Ver Versão Completa : Amarok - Picape média da VW
freitasjr
21/06/2010, 15:33
A Outdoor pode ser.
A embreagem da Ranger é bem leve. Mais leve que qualquer automóvel e dirigi ultimamente....
Só se for da Ranger mod 2010, pois em 2009 fiz um Test Drive em uma e achei dura sim, porém menos que a da Outdoor. Se comparada a carros de passeio e a da Amarok, a da Ranger é dura.
A da L200 Triton(2º opiniões de proprietários) dizem que é macia, mas eu particularmente nunca testei.
Abraço, atenciosamente, Francisco de FReitas...
Alagoano
21/06/2010, 16:55
1 - Ao contrário de que alguns aqui falaram, Não achei a embreagem dura, pelo contrário, é macia. Quem já andou de Outdoor e Ranger, isso sim, tem embreagem dura, principalmente quando se está fazendo meia embreagem.
2 - O câmbio possui engates bons, e a marcha ré, entra fácil.
Sobre a durabilidade do motor, bem, aí, só o tempo dirá... acho que será compatível com o das demais picapes do mesmo segmento. Mas esses motores a diesel novos de hoje(Ranger 3.0, Triton, nova Frontier, Amarok, Hilux, etc) com CM, injeção eletrônica , etc, não duram a mesma coisa dos antigos com bomba injetora mecânica como MWM Sprint, o da D20, F1000, etc.
Seus itens 1 e 2 foi bem diferente do resto do pessoal, acho q vc andou numa Maroca premiada, tenho Ranger e digo: o pedal da Maroca é duro e os engates do câmbio IMprecisos e duro...
Sobre as retomadas vejo como uma questão meio que objetiva, se ela tem câmbio longo é de se esperar que suas retomadas não sejam tão espertas, o contrário acontece com o câmbio curto...na minha opinião, a falta de retomadas é compesada pela maior vida útil do motor, melhor consumo e maior conforto em viagens...ou seja, prefiro de olhos fechados câmbio longo, principalmente em motor de alto torque...
Sobre os motores CR e mecânicos, concordo 100% com vc....os mecânicos dão banho em durabilidade e manitenção...
Abs!!
Alagoano
21/06/2010, 17:01
Corrigindo: Seus itens 1 e 2 foram bem diferentes...
Daniel.Shimomoto
21/06/2010, 19:25
(...)
1 - Ao contrário de que alguns aqui falaram, Não achei a embreagem dura, pelo contrário, é macia. Quem já andou de Outdoor e Ranger, isso sim, tem embreagem dura, principalmente quando se está fazendo meia embreagem.
(...)
A Amarok que tinha a disposição na Concessionária Garcia Santos aqui na minha cidade tinha a embreagem pesada igual ao da minha Ranger de 100 mil km. E os vendedores e mecanicos da loja também repararam na mesma coisa. Não fui eu só quem reparou. Quando eu assustei tinha uma fila de gente que trabalha nessa revenda, no estacionamento para pisar na embreagem da minha Ranger e todos acharam, em peso, igual. Apenas com uma diferença: O Amarok era zero e a Ranger com embreagem de 100 mil km
O cambio eu HONESTAMENTE não gostei. Se for ZF, explica o porque de ser mais duro que os demais. Perde-se em maciez, ganha-se em robustez.
Abs!!!!
DieselPower
21/06/2010, 20:08
7 - Ao contrário do que falaram, Não achei o acabamento ruim não. Apesar de o couro ser de menor qualidade, o resto não é ruim da forma que estão falando aqui... há exagero de alguns.
X2!!!
Concordo em número, gênero e grau!
Principalmente na última frase...
DieselPower
21/06/2010, 20:13
1 - Ao contrário de que alguns aqui falaram, Não achei a embreagem dura, pelo contrário, é macia.
Acredito que também andei em uma Maroka premiada, então!
Concordo, pra mim, a embreagem é tão macia quanto a do Gol 1000 que possuo, inclusive era a propaganda do vendedor, todo mundo que passava perto ele dizia: Entra e aperta a embreagem, não é macia?
E o câmbio, na minha opinião é preciso e justo. Gostei mais dele que o da Frontier (o qual eu já havia gostado muito).
Em relação ao conjunto, não digo nem que é ótima, nem que é péssima... Isso só o tempo dirá!
No resto, é só especulação, paixão por parte de uns e raiva e preconceito por parte de outros.
dalmolin
21/06/2010, 20:57
Concordo, pra mim, a embreagem é tão macia quanto a do Gol 1000 que possuo, inclusive era a propaganda do vendedor, todo mundo que passava perto ele dizia: Entra e aperta a embreagem, não é macia?
E o câmbio, na minha opinião é preciso e justo. Gostei mais dele que o da Frontier (o qual eu já havia gostado muito).
a embreagem da F250 tem uma mola de 1" pra puxar o pedal de volta e segurar firme , esses dias fui tocar pra frente um agrale 13000 quase que arranco o pedal da embregem fora :oops:.
DiEgOsEiChIrLz
22/06/2010, 06:37
ja tem amarok rodando emplacada aqui em porto velho, meu amigo vendedor da SAGAVW vendeu uma semana passada pra um tiuzao aqui da city.
ainda n fiz o teste drive mas posso antecipar os pontos positivos e os negativos q ja encontrei (nao citarei a parte de motor).
positivos: regulagem de profundidade do volante,ar-condicionado dual zone, bancos rebativeis, controle de estabilidade, bloqueio eletronico do diferencial traseiro, 2 opçoes de abs, assistencia de downhill e cambio que n transmite vibraçao.
pontos negativos: motor diesel com correia dentada, conjunto de pneus/rodas, falta de pontos de ancoragem, ausencia de central multimidia, falta de cambio automatico, aproveitamento de peças de veiculos inferiores e o preço.
um ponto a destacar é o cambio manual da picape, que provavelmente é o melhor cambio manual existente no mercado(superando o zf5s420)
pra finalizar quero deixar esse video após presenciar paginas é mais paginas de discussao sobre motores.
http://www.youtube.com/watch?v=xZAVmsARKpU
reparem no prazer que o velho detroit oferece ao proprietario.
Carlão Rover
22/06/2010, 09:03
Temos falado de tecnologia do motor, mas sem entrar em detalhes e isso não deixa muitas pessoas entenderem o porquê do motor 2.0 render muito mais proporcinalmente ao tamanho (1963 cc).
A combustão nos cilindros é otimizada pela direção dos jatos dos bicos injetores especiais que com auxílio de 16 válvulas possibilitam e entrada na admissão de um fluxo constantemente equilibrado de acordo com a aceleração e temperatura do motor, graças ao biturbo que fornece quantidades controladas em baixas e altas rotações, e ao controle eletrônico de injeção regulado para ótimo desempenho.
Por isso, comparando motores de maior volume como o 3.0, mesmo eletrônico, este motor é muito superior. Na prática, o desempenho (potência, torque) do 2.0 é proporcionalmente muito superior. Isso é matemática,física,química e engenharia.
Se alguém prefere um motor ou outro não tem problema, vai de cada um.
Agora não dá para ignorar que um motor 2.0 que anda muito, com muito torque, não seja mais moderno e eficiente que qualquer outro 3.0 que não possua a mesma tecnologia.
Abraço.
Só não acho que seja mais eficiente.
Eficiente pra mim se andasse mais que a SEL, triton e hilux o que não ocorre e consumo pelo que andei conversando com um proprietário la em MG esse final de semana não é la essas coisas como muitos aqui apostaram.
La nessa cidadezinha onde faço 8,5 Km/l na hilux, o senhor disse que tem feito 8,0 km/l.
Tudo bem que a hilux está com 17000 km e a amarok estava com 7 mil e alguma coisa.
Achei uma boa oportunidade para pegar as impressões dele pois é um fazendeiro experiente que deve ter seus 60 anos de idade, ou seja foi criado dentro de pick-up e não tem vaidade ou porquê mentir.
Como a proza foi rápida e a pick-up ainda está muito nova não tivemos muito o que conversar, mas vou resumir:
-- De modo geral está satisfeito com a pick-up, mas nesses 7.000 km já voltou na concessionária que fica a 80 km de sua cidade pra "ajeitarem" os barulhos que tava fazendo nos plásticos (palavras dele).
-- Ficou impressionado com a estabilidade da pick-up tanto no asfalto quanto na estrada de chão.
Como as ultimas 5 pick-ups dele foram duas S-10 executive e 3 hilux (uma manual e duas automáticas) as comparações foram inevitáveis.
Na S10 ele nem tocou, nas hilux reclamou da 2005/06 manual que ele teve pois quebrou o para choque na roça e tb teve que trocar os discos de freio bem antes do normal (cerca de 30.000 Km).
Nas outras duas hilux (automáticas) uma 2007 e outra 2009 não teve problema algum, foi só abastecer e fazer revisão.
Dizendo ele que se arrepende de ter comprado a amarok pelo fato de ser manual, e que hoje esperaria a automática pois não se acostuma mais. Pedi a ele que fizesse um comparativo entre a hilux manual dele com a amarok e ele foi direto: a hilux manual é um canhão, andava muito mais que a amarok e disse mais: "esses trem de dois turbos é só enrolação, não senti diferença alguma pra turbina da hilux" palavras dele.
Outro ponto que ele disse estar preocupado foi em relação a barulhos na pick-up em tão pouco tempo. Ele acha que "essa frescuraiada de botãozinho e luizinha colorida é só pra dar trabalho e fazer barulho" palavras dele.
Disse que um ponto positivo das hilux que ele teve era que mesmo após ter rodado 160.000 Km na primeira, 150.000 km na segunda e 70.000 km na terceira todas elas estavam muito boas por dentro, quase não fazia barulho pelo painel e portas.
Perguntei a ele o que achava da SEL e da triton e disse que teve uma experiencia nada boa com a mit alem de não ter concessionária perto. Frontier disse que acha muito bonita mas não concorda com a altura livre do solo.
Por fim fiz uma pergunta maldosa :twisted: Se o senhor tivesse sua amarok furtada e recebesse do seguro R$ 130.000,00 para comprar outra pick-up qual compraria? Na lata ele respondeu: estou gostando bastante da amarok, mas o câmbio automático na hilux por si só me faria voltar a ter uma hilux.
Bem, foi isso que deu pra pegar de informação com ele.
Carlão Rover
22/06/2010, 12:11
Esse tiozinho não entende muito de pick up mesmo na minha opinião.
A Amarok anda mais que qualquer uma...isso logo será consenso pela avaliãção prática dos futuros usuários que só aparece com o tempo...Veja os vídeos aqui postados que verá a aceleração das duas e tire suas conclusões...Medição no dinamômetro é a mais precisa possível das mensurações para motores diesel. Avalia-se o torque na roda.
Em relação ao motor, esqueci de dizer que as válvulas menores e em maior número também contribuem para uma melhor regulagem e equilíbrio da combustão do diesel, pois é mais eficiente a abertura e fechamento em altas rotações.
E podem acreditar, o motor 2.0 TDI é mais econômico em média que qualquer um.
Michelangelo
22/06/2010, 12:58
Falar que o Senhor anteriormente citado não entende nada de picape apenas por ser sexagenário é pra mim incompreensível. Ele está na sua sexta picape segundo o relato do Loyer e é proprietário dessa nova picape da VW. Com certeza a experiência dele deve nos dá uma noção do famoso péssimo acabamento da VW. Esses ruídos no carro comprovam o que eu já imaginava, que a VW é a mesma de sempre, fazendo um acabamento interno de Gol em qualquer carro.
FLÁVIO FAF
22/06/2010, 13:02
fui hoje ver amarok em uma autorizada localizada na av garibalde ,salvador , lá eles tinham 02 para pronta entrega ; inicio de conversa valor da amarok 119.000,00 valor oferecido na frontier sel at 2008 65.000,00 avaliado sem ver pois minha frontier encontra-se parada há 26 dias aguardando a chegada da turbina . achei a amarok comparado a um delicioso sorvete de xuxu , independente da tecnologia nela ,tem que haver uma beleza , conforto e cambio at para picapes top , pelo valor eu compraria uma triton at ou frontier at e sobraria para o seguro e emplacamento. o painel é simples mas não compromete , volante muito feio , a embreagem o pedal é bem macia , a ergonomia do banco do motorista ruim , vai sofrer quem fizer viagens longas , no banco de trás é bem mais apertado que a frontier,os pneus aros 18 com sulcos rasos vai desgastar rápido e devem ser caros para trocar , é uma picape que pode ter muitas novidades , motor biturbo ,mas não empolga.
RONIE_VALIM
22/06/2010, 13:03
Falar que o Senhor anteriormente citado não entende nada de picape apenas por ser sexagenário é pra mim incompreensível. Ele está na sua sexta picape segundo o relato do Loyer e é proprietário dessa nova picape da VW. Com certeza a experiência dele deve nos dá uma noção do famoso péssimo acabamento da VW. Esses ruídos no carro comprovam o que eu já imaginava, que a VW é a mesma de sempre, fazendo um acabamento interno de Gol em qualquer carro.
Pelo que entendi é a sexta pick-up das mais "modernas" ou as seis mais recentes. Com certeza ele tem experiência em diversas outras...
JoaoClaudio
22/06/2010, 13:16
Carlão é capaz do senhor entender mais de pickup que todos do topico juntos. O que ele pode (talvez) não entender é de mecanica. As impressões dos donos prevalecem sobre nossas teorias, se vc que não tem Amarok é um expert e mecanica diesel me falar que ela é a melhor e um tiozinho do interior que teve as duas (e ainda tem a Amarok) me falar que gostou mais de hilux vou de hilux na certa.
Agora o que eu acho que vc tem razão é em dizer que o motor menor da amarok RENDE melhor que os 3.0 ou 3.2 ou 2.5 das outras eu concordo pq a potencia especifica é maior (embora com periféricos).
Agora quanto a Amarok andar mais que as outras comparando num dinamometro, faz favor né... Esqueceu a influencia do peso? Da aerodinamica? do tipo de pneu? da relação de marchas?
O caso do giro subir mais rapido não quer necessariamente dizer que a Amarok anda mais, pode ser apenas pela relação de marchas mais curtas, inclusive pelo cambio ter 6 marchas.
Espero que a Amarok ande muito mais que todas (até que minha flex), pq assim a concorrencia vai se mexer pra pegar ela e melhorar as outras pick ups.
Ainda assim como o Ronie disse só acredito qdo vir uma ao lado da outra em um arrancadão (e se for manual trocando de piloto) pq teste de revista não vale.
Abs.
Carlão Rover
22/06/2010, 14:50
Galera, eu não estou defendendo a Amarok...Estou falando do motor que já tive, tenho uma Land Biturbo, e uso veículos diesel há dez anos.
No conjunto de acabamento e design, a Amarok na minha opinião perde para todas elas.
O que já disse e repeti e ninguém entende, é que a Amarok tem um conjunto mecânico que nenhuma outra por enquanto tem...
Eu respeito a opinião do tio que já andou com várias pick ups, mas ele dizer que anda menos, é falta de percepção na direção.Não adianta idade, pois experiência não vem com o tempo e sim com a observação adequada.Claro que quando junta os dois isso é melhor ainda.
Quanto ao dinamômetro, independente do peso, da aerodinâmica, etc, o torque é o fator decisivo em um comparativo. Isso repito, não sou eu quem falo, mas quem trabalha com motores.
Minha Land Rover é um "tijolo baiano" sobre rodas em termos de aerodinâmica.
Eu aposto arrancada com qualquer um que não tenha biturbo em sua pick up, que não aguenta o tranco.E olha que é um Maxion 2.5.Veja o que uma performance pode fazer em um motor.
Da mesma maneira, minha biturbo(Land) não acompanhava meu jeep 1.9 TDI com uma única turbina de geometria variável...Isto é a diferença da tecnologia e performance diesel.
E repito, o teste do dinamômetro é o único realmente válido para mensurar o torque e potência do motor.Não posso aceitar a opinião de um Sr. que diz o contrário só porque já teve muitas pick ups...Vejam o vídeo...
Abraço a todos.
Edintruder
22/06/2010, 15:18
Bem, meus conhecimentos em mecânica vêm desde a infância, com 18 anos dei aulas de mecânica de aeronaves no aeroclube da minha cidade. No ano passado dei aulas d mecânica num projeto em conjunto com a Mercedes Benz, porém mudei os planos antes de começar a 2a turma, senão ainda estaria dando aulas de mecânica diesel...
Vamos falar de motores ciclo diesel, princípio de funcionamento e "teorias".
Um motor ciclo diesel precisa de ar, quanto mais ar for admitido em seus cilindros, mais combustível pode injetar, e dessa forma mais potência e torque é capaz de gerar. Um motor de 4 válvulas por cilindro tem a capacidade de admitir maior volume de ar, o que permite maior quantidade de diesel a injetar. Nesse ponto, um 2.0 pode ser superior a qualquer 2.5 justamente pela capacidade de admissão de ar, nada além de um cabeçote bem feito e um bom sistema de turbo alimentação bem desenhado. PORÉM, quanto maiores as válvulas, maior será o volume de ar admitido também, dessa forma um diferencial maior será o sistema de turboalimentação bem dimensionado. Dizer que o 2.0 é melhor que o 3.0 é irreal, uma vez que o motor 3.0 NGD-e tem um excelente desenho, 4 valvulas por cilindro e muito bem dimensionado para eu volume, PORÉM, mais uma vez, o 3.0 da Ranger vem com potência limitada eletronicamente e não possui a TGV. Esse motor pode tranquilamente gerar seus 220cv apenas com ajuste eleetrônico, se colocar um biturbo ou apenas uma TGV melhora mais ainda. O motor da Toyota Hilux 4D4 tem um sistema de gerenciamento eletrônico melhor que o da Ranger, usa TGV e esse também tem uma tecnologia de ponta.
A diferença entre elas é que a VW usa um 2.0 bombado com Biturbo (última palavra em turbo alimentação) com gerenciamento eletrônico bem calibrado. Porém esse motor está muito mais próximo de seu limite que qualquer 3.0 moderno!!!
Se usar um bi-turbo no NGD-e e ajustar a potência, conseguirá quase o dobro da potência que o VW, sem os riscos de quebra...
Motor 16v é tão jurássico quanto cagar agachado!!! Bi-turbo é algo bem batido nos EUA e europa... O que tem no VW de tão novo assim??? Absolutamente NADA!!!
É apenas um AP 2.0 modernizado com cabeçote melhorado de 4 válvulas por cilindro, um monte de sensores pro motor não explodir e um belo sistema de admissão e compressão de ar pra fazer o bichinho andar...
NGDaniel
22/06/2010, 16:20
Bem, meus conhecimentos em mecânica vêm desde a infância, com 18 anos dei aulas de mecânica de aeronaves no aeroclube da minha cidade. No ano passado dei aulas d mecânica num projeto em conjunto com a Mercedes Benz, porém mudei os planos antes de começar a 2a turma, senão ainda estaria dando aulas de mecânica diesel...
Um motor ciclo diesel precisa de ar, quanto mais ar for admitido em seus cilindros, mais combustível pode injetar, e dessa forma mais potência e torque é capaz de gerar. Um motor de 4 válvulas por cilindro tem a capacidade de admitir maior volume de ar, o que permite maior quantidade de diesel a injetar. Nesse ponto, um 2.0 pode ser superior a qualquer 2.5 justamente pela capacidade de admissão de ar, nada além de um cabeçote bem feito e um bom sistema de turbo alimentação bem desenhado. PORÉM, quanto maiores as válvulas, maior será o volume de ar admitido também, dessa forma um diferencial maior será o sistema de turboalimentação bem dimensionado. Dizer que o 2.0 é melhor que o 3.0 é irreal, uma vez que o motor 3.0 NGD-e tem um excelente desenho, 4 valvulas por cilindro e muito bem dimensionado para eu volume, PORÉM, mais uma vez, o 3.0 da Ranger vem com potência limitada eletronicamente e não possui a TGV. Esse motor pode tranquilamente gerar seus 220cv apenas com ajuste eleetrônico, se colocar um biturbo ou apenas uma TGV melhora mais ainda. O motor da Toyota Hilux 4D4 tem um sistema de gerenciamento eletrônico melhor que o da Ranger, usa TGV e esse também tem uma tecnologia de ponta.
A diferença entre elas é que a VW usa um 2.0 bombado com Biturbo (última palavra em turbo alimentação) com gerenciamento eletrônico bem calibrado. Porém esse motor está muito mais próximo de seu limite que qualquer 3.0 moderno!!!
Se usar um bi-turbo no NGD-e e ajustar a potência, conseguirá quase o dobro da potência que o VW, sem os riscos de quebra...
Motor 16v é tão jurássico quanto cagar agachado!!! Bi-turbo é algo bem batido nos EUA e europa... O que tem no VW de tão novo assim??? Absolutamente NADA!!!
É apenas um AP 2.0 modernizado com cabeçote melhorado de 4 válvulas por cilindro, um monte de sensores pro motor não explodir e um belo sistema de admissão e compressão de ar pra fazer o bichinho andar...
:palmas::palmas::palmas::palmas::palmas:
:shock:Que aula!
Esse é o professor EdinTruder!
Quanto ao potencial do ngd, é só ver os relatos no proprio forum, de "chipagem" para 220 cavalos, já vi relatos de que nao altera sequer o consumo!
abs,
DiEgOsEiChIrLz
22/06/2010, 16:51
vejo a eficiencia de um motor multivalvulas somente em alto giro, sendo q em baixo giro um motor de 2 valvulas por cilindro consegue se comportar melhor. quanto a aumentar o numero de valvulas para aumentar a quantidade de ar admitido, esse nao é o unico meio, é possivel aumentar o fluxo de ar aumentando o tamanho/diametro das valvulas e suas respectivas sedes(estou me referindo a motor de 2 valvulas por cil).
é só ver os gols 16 valvulas e os 8valvulas ambos 1.0, o 16 valvulas é mico no mercado.
outra detalhe é q se voce pegar 2 motores iguais, só mudando a quantidade de valvulas, podera observar que o diametro das valvulas do motor 16v é menor q o do 8v.
Pelo parco conhecimento que tenho, o que interessa é o volume de ar admitido. A questão de cabeçotes multivávulas tem mais à ver com área de admissão do que quantidade de valvulas em si... Outro ponto é que a inércia da valvula em sí é menor com 2 vávulas de menor diâmetro do que uma só "gigante".
O dimensionamento dos coletores, bem como a configuração dos comando de válvulas (enquadramento, lift, duração, etc....) também tem influência na eficiência do motor, impactando diretamente no fluxo dos gases....
Como podemos ver, deve-se analisar todo o conjunto, não só a quantidade de válvulas ou de turbos....
A grande aposta aqui, ao meu ver ver, é como se comportará um motor essencialmente de uso automotivo, contra concorrentes cujos motores tem origem mais voltado ao trabalho.
Daniel.Shimomoto
22/06/2010, 17:47
Temos falado de tecnologia do motor, mas sem entrar em detalhes e isso não deixa muitas pessoas entenderem o porquê do motor 2.0 render muito mais proporcinalmente ao tamanho (1963 cc).
A combustão nos cilindros é otimizada pela direção dos jatos dos bicos injetores especiais que com auxílio de 16 válvulas possibilitam e entrada na admissão de um fluxo constantemente equilibrado de acordo com a aceleração e temperatura do motor, graças ao biturbo que fornece quantidades controladas em baixas e altas rotações, e ao controle eletrônico de injeção regulado para ótimo desempenho.
Por isso, comparando motores de maior volume como o 3.0, mesmo eletrônico, este motor é muito superior. Na prática, o desempenho (potência, torque) do 2.0 é proporcionalmente muito superior. Isso é matemática,física,química e engenharia.
(...)
Abraço.
A questão de tecnologia envolvida nos motores diesel, e, especialmente nos "common rails" atuais é bem interessante.
A primeira geração era a injeção pura e simples de diesel, sob alta pressão e melhor pulverizado em relação a BI comum. A segunda geração passou a haver um maior controle da injeção de diesel, havendo multiplas injeções, uma pré injeção de combustivel, com o intuito de fazer a primeira queima e depois uma pós injeção de combustivel. Nos Estados Unidos, os Powerstroke da F-250 já usam um sistema de altissima pressão e 5 fases de injeção de diesel.
Os bicos também passaram a ter a forma como pulverizam o diesel controlado por meio de bicos piezoeletricos com quartzo, que permite a precisao ainda maior da quantidade de combustivel injetada. Esse é o sistema que usa o NGD/Powerstroke 3.0.
A questão dos motores diesel multiválvulas iniciou-se no Brasil com o lançamento do MWM Sprint, com duas valvulas de admissão e uma de escape, sendo que as duas válvulas de admissão tem tempos de abertura diferentes para gerar a turbulencia adequada dentro da câmara para a queima do diesel. Mas a técnica em si é bem antiga e começou na década de 30 com motores aeronauticos (embora abandonada posteriormente e nunca mais ressussitada). A idéia é que duas valvulas menores fariam melhor o trabalho de uma unica valvula grande, sem a necessidade de emprego de molas de elevada carga (desgaste no eixo de comando) e a inércia, que pode acarretar em flutuação de válvulas em alta rotação.
O NGD/PS juntamente com a Toyota D3.0D (Hilux) foram os primeiros motores diesel com 4 válvulas por cilindro disponiveis no país, além do emprego do dos sistemas EGR (Mitubishi 4D56 apenas) como forma de melhorar e otimizar a admissão e a queima do combustivel.
Inclusive sobre o EGR existe uma informação interessante: Começou na década de 60, nos carros de maior desempenho nos EUA. Depois viram que contribuía também para a diminuição de NOx. Pois a “requeima” do NOx, além de otimizar o desempenho, liberaria N2 e H2O. Apenas a titulo de curiosidade e culturna inútil, os primeiros tratores Valmet´s 148 turbo (motor MWM TD-229/6) tinham um EGR tosco (se é que pode se chamar de EGR) que consistia num cano que ligava o escape ao filtro de ar. Obviamente que a admissão acabava “chupando” uma parte dos gases de escape...
Sobre turbinas, o eterno debate...Bi-Turbo, VNT, WG e toda a sopa de letrinhas. A bola da vez agora são os bi-turbos. Tal qual na Fisioterapia (Pilates é a bola da vez. Antes era o RPG – PS não sou fisoterapeuta, mas meu pai precisa de fisioterapia então a gente acaba sabendo). Os bi-turbos tem suas vantagens, assim como as turbinas WG e as VNT. A International por exemplo está apelando para as turbinas VNT controladas eletronicamente. Mas também, o uso de dois turbos ligados em série vem da segunda guerra mundial e os motores de aviões. Inclusive o intercooler em alguns motores era para os gases comprimidos pela primeira turbina e o conceito de aftercooler foi quando puseram para os gases comprimidos depois das duas turbinas. Até agora ainda só não apareceu turbo-compound na industria automobilisca. Turbo-compound (erroneamente associado a Bi-turbo – inclusive por um renomado preparador de motores que conversei certa vez ao telefone) foi um conceito empregado nos motores Wright R-3350 de 18 cilindros que era um compressor mecânico que comprimia o ar para a admissão e no escape, um conjunto de turbinas ligados a acoplamentos viscosos e conversores de torque que recuperava uma parte da energia dos gases de escape e transmitia para o virabrequim.
Com relação a potencia especifica Amarok versus o resto, temos que ver também a questão da taxa de compressão. A Mit conseguiu um desempenho ímpar com o 4D56 sem recorrer ao uso da eletrônica na L-200 empregando uma taxa de compressão de 21:1 enquanto o NGD e os demais motores estão na casa dos 17/18:1.
Como vemos, até agora não apareceu nada de novo (exceto a eletrônica). Todos os conceitos foram desenvolvidos 50 anos atrás.
Abs!!!!
DiEgOsEiChIrLz
22/06/2010, 18:23
Até agora ainda só não apareceu turbo-compound na industria automobilisca. Turbo-compound (erroneamente associado a Bi-turbo – inclusive por um renomado preparador de motores que conversei certa vez ao telefone) foi um conceito empregado nos motores Wright R-3350 de 18 cilindros que era um compressor mecânico que comprimia o ar para a admissão e no escape, um conjunto de turbinas ligados a acoplamentos viscosos e conversores de torque que recuperava uma parte da energia dos gases de escape e transmitia para o virabrequim.
a scania adotou esse sistema no r470. como a volvo conseguiu extrair 480 e 520 cv do seu bloco 13 litros TGV EGR e a scania com o seu 12litros só conseguiu atingir os 440cvs, ela importou/importa o bloco v8 16l utilizado nos scania 580,620 e 660cvs europeus e rebaixa sua potencia para 500cvs para concorrer com o volvo fh520. como o volvo fh480 nadava de braçadas na categoria a scania pegou o bloco 12 litros(equipa os 380,400,420 e 440) e adotou esse sistema, onde um um turbo funciona de forma convencional(jogando ar comprimido pro coletor de admissao) e o outro é ligado ao virabrequim(por correia eu acho) do motor, adquirindo assim 30cvs a mais de potencia(junto de outros ajustes claro).
http://www.marolaservice.com.br/truck/noticias/scania-r470-la-6x2-na-highline-um-senhor-caminhao/
Carlão Rover
23/06/2010, 00:31
Galera, não confundam tecnologia com descobertas, invenções...
Tecnologia é aperfeiçoar algo que existe com novos meios mais precisos e de melhor desempenho. A matemática existe faz tempo; a calculadora surgiu faz tempo; depois o computador; depois computadores melhores...a matemática é a mesma,mas a aplicação é muito mais rápida, eficiente e consegue resultados inéditos.
Em matemática fórmulas que eram consideradas caóticas por não se conseguir chegar a um resultado pelo tempo(mais de uma vida de um matemático) que se levava para calcular, foram conseguidos os resultados com computadores modernos...
Na ânsia de questionar esta nova tecnologia, estão sem fundamentos, na minha opinião atacando a volks.
Outra coisa importantíssima. Otto e diesel não podem ser comparados em hipótese alguma, nem em relação ao nímero de válvulas.
Ter um biturbo composto não é novidade. Na verdade caminhões preparados apresentam um turbo por cilindro e atingem torque inacreditáveis.A questão é desenvolver um motor pequeno, de alto desempenho e que atenda ás necessidades que se propõe.
Este motor não é uma adaptação do AP como muitos acham pelo fato de ter existido o motor diesel ap da Kombi.É uma outra engenharia 100% diesel, com desenho das câmaras de combustão, disposição dos bicos, rotação do ar na admissão, válvulas menores em maior número(que aumentam a precisão do controle principalmente em altas velocidades, não tem a ver com a admissão de ar, pois isso se consegue com válvulas maiores, mas que apresentam pouca elasticidade em altas rotações); controle eletrônico do recuo e avanço da injeção do diesel pela bomba injetora; dimensionamento otimizado do escape e do intercooler, aumentando a densidade do ar admitido além da quantidade regulada de ar nas variadas rotações e temperaturas controladas pela central eletrônica.
Tem um livro bem interessante como referência para mecânica diesel que se chama:
Mecânica Diesel-caminhões, pick ups e barcos, do Marco Rache da editora Hemus.
Ele aborda tudo desde a descoberta e invenção da combustão do diesel pelo Rudolf Diesel, passando pelos primeiros motores até os dias atuais.
E infelizmente vou repetir: análise de torque e desempenho é no dinamômetro.Sensação de direção não há como determinar o torque nem pelo mais experiente dos mecânicos; inclusive estes vão indicar o dinamômetro.
Abraço.
Carlão Rover
23/06/2010, 00:39
Quanto a motores maiores que sejam preparados, não há dúvidas que vão render e andar muito mais que este 2.0.Mas não terão a mesma eficiência em termos de economia pelo conjunto ser adaptado e não original de fábrica.
Meu maxion 2.5 está com 180 CV.Gasta o mesmo de quando tinha 115 CV.
Abraço.
amarok nem pensar ,é muito sem graça e o banco de motorista não é ergonomico nem comfortavel fora não ter cambio at e custar 119.000,00 , eu só troco de carro quando acaba a garantia (faltam 16 meses) , fora isso eu rodo 70000 km por ano ,não aconselho nenhum comprador particular a comprar .
Tranquilo! Eu ia comprar pra agência, não ia ficar com ela não, acho as revisões muito salgadas.
Abraço.
Carlão Rover
23/06/2010, 09:06
Um dos mais importantes aspectos da possibilidade do uso de motores menores são os pistões de taxa de compressão variável(VCR).Com formas e características especiais, permitem um aumento de potência de saída do motor, evitando o correspondente aumento de pressão da câmara de combustão.
Como a pressão máxima fica limitada, os esforços resultantes no BLOCO do motor ficam limitados, e ele pode ser mais LEVE, melhorando a relaçao PESO-POTÊNCIA do motor.
A taxa de compressão pode variar de 22:1 na partida do motor a 10:1 no funcionamento normal. Este pistão pode aumentar a potência em até 40% em comparação com um motor similar sem este pistão.
Este é um dos grandes fatores da durabilidade e da relação Peso/potência.
Abraço.
Carlão Rover
23/06/2010, 12:13
Então, o motor é novidade ou é coisa antiga no nosso mercado??? :pensativo:
Em relação à durabilidade, deve chegar sem problemas aos 300.000km, porém se não chegar não tem galho, pois as l200 só as bem cuidadas chegam aos 300.000km tb e a Mit não deixou de vender L200 por anos! rsrsrs
De novo você está tentando achar que é o AP...Não é. Este projeto do motor, que hoje é este 2.0 TDI começou nos carros de passeio na Europa na década de 90. O AP original nem turbo e nem intercooler tinha.
Por fora realmente os blocos se parecem na forma geral tendo em vista que os mesmos veículos da volks saiam com motores diesel ou gasolina.
Mas por dentro é muuuuito diferente.
Carlão Rover
23/06/2010, 12:30
Carlão,
Não entendi: a taxa de compressão varia, permitindo a potencia aumentar e com isso não haveria um aumento de pressão na câmara de combustão?
Se não estou enganado, de maneira genérica: + ar admitido = + potência
(óbvio, tem que ter combustível em quantidade adequada)
+ ar não seria = + pressão?
Maior taxa de compressão não acarretaria maiores esforços na câmara de combustão de qualquer forma?
Com o aumento das rotações por minuto do motor(RPM) a taxa de compressão sobe até atingir um valor ótimo determinado em função da resistência do motor. Um acréscimo das rotações por minuto leva a uma pequena redução da taxa de compressão interna do cilindro durante a combustão, mantendo a taxa média constante.
O funcionamento do pistão VCR é baseado em um sistema que aproveita o óleo lubrificante que passa pela biela por dutos até um coletor sendo mantido pressurizado por uma válvula de esfera com mola.
O óleo passa para as duas câmaras internas do pistão(alta e baixa) lubrificando a parte interna do pistão e permitir a VARIAÇÃO DE COMPRESSÃO.(esta é a sua dúvida, a variação é no pistão).
A pressão máxima do cilindro é limitada em função da relação entre a pressão dos gases na câmara de combustão durante os tempos de compressão e combustão, e a pressão hidráulica da câmara superior.
A maior taxa de compressão é atingida no PMS(ponto morto superior) e a menor no PMI(inferior).
Mais resistente, mais eficiente(40%) e mais durável.
Abraço.
Com o aumento das rotações por minuto do motor(RPM) a taxa de compressão sobe até atingir um valor ótimo determinado em função da resistência do motor. Um acréscimo das rotações por minuto leva a uma pequena redução da taxa de compressão interna do cilindro durante a combustão, mantendo a taxa média constante..
Isso ocorre devido à propriedade "elástica" dos gases admitidos. A taxa de compressão se mantém constante, o que altera é quantidade de ar e/ou mistura admitida. A taxa de preenchimento do cilidro irá variar conforme a velocidade e volume de ar que possam ser admitidos no cilindro. Isso pode ser influenciado por vários fatores como a rugosidade, área, regime de fluxo, angulos, curvas, componentes de restrição e outros itens do coletor, cabeçote e válvulas. Um compressor por exemplo, modifica a quantidade de ar a ser comprimida.
O funcionamento do pistão VCR é baseado em um sistema que aproveita o óleo lubrificante que passa pela biela por dutos até um coletor sendo mantido pressurizado por uma válvula de esfera com mola.
O óleo passa para as duas câmaras internas do pistão(alta e baixa) lubrificando a parte interna do pistão e permitir a VARIAÇÃO DE COMPRESSÃO.(esta é a sua dúvida, a variação é no pistão).
A pressão máxima do cilindro é limitada em função da relação entre a pressão dos gases na câmara de combustão durante os tempos de compressão e combustão, e a pressão hidráulica da câmara superior.
Mais resistente, mais eficiente(40%) e mais durável.
Abraço.
Sim, mas a questão que queria colocar é: a "maior explosão" (decorrente do aumento da taxa de compressão) não aumentaria os esforços sobre pistão/biela/pino/cilindro?
O que eu vi sobre esse sistema, é basicamente para motores ciclo otto, que, normalmente, giram muito mais que motores diesel e tem taxa de compressão mais baixa. Não vi nenhum estudo deste sistema para motores diesel...
Que pode aumentar a eficiência do motor não duvido, a resistência não de ser alterada e a questão da durabilidade é sempre aquela: será? um pistão "móvel" não0 seria mais alguma coisa para "encrencar"?
Daniel.Shimomoto
23/06/2010, 15:20
Um dos mais importantes aspectos da possibilidade do uso de motores menores são os pistões de taxa de compressão variável(VCR).Com formas e características especiais, permitem um aumento de potência de saída do motor, evitando o correspondente aumento de pressão da câmara de combustão.
(...)
A taxa de compressão pode variar de 22:1 na partida do motor a 10:1 no funcionamento normal. Este pistão pode aumentar a potência em até 40% em comparação com um motor similar sem este pistão.
Este é um dos grandes fatores da durabilidade e da relação Peso/potência.
Abraço.
TAXA DE COMPRESSÃO=VOLUME DO CILINDRO DIVIDIDO PELO VOLUME DA CAMARA DE COMBUSTÃO
Motor com taxa de compressão variavel: Existe experimentos de fabricantes europeus nesse sentido (ACHO que a SAAB) e os motores que avaliam octanagem de gasolina
Abs!!!!
Daniel.Shimomoto
23/06/2010, 17:59
De novo você está tentando achar que é o AP...Não é. Este projeto do motor, que hoje é este 2.0 TDI começou nos carros de passeio na Europa na década de 90. O AP original nem turbo e nem intercooler tinha.
Por fora realmente os blocos se parecem na forma geral tendo em vista que os mesmos veículos da volks saiam com motores diesel ou gasolina.
Mas por dentro é muuuuito diferente.
O projeto mãe do 1.9 e do 2.0 TDi parte do EA827 (o famoso AP). Obviamente que reprojetado em termos de camara de combustão, pistões etc. etc. etc. A VW tem motores diesel baseados no EA827, EA111 e por assim vai. Obviamente que não existe comparação com o AP da Kombi diesel que sempre foi ruim na Kombi e outra, houve um reprojeto desses motores para rodar com diesel. (embora o AP diesel tenha funcionado bem em adaptações em Saveiros)
E nada demais em ser um APzão. Até porque cito um exemplo clássico. Muita gente julga (mal) o motor Land Rover diesel (que no Brasil se tornou o famoso Maxion HS2.5) e fala bem do HS/PS2.8 sem saber que o HS/PS2.8 é uma evolução do Maxion HS 2.5.
Outro exemplo clássico é o Maxion S4 que nada mais é que um Perkins Q20 evoluido. Muda o nome mas o projeto mãe é o mesmo.
O 4D56 da Mit L-200, tal qual o Maxion-Rover HS2.5, nasceu para queimar gasolina e foi adaptado para diesel. Não há nada demais com as adaptações. O importate é o fabricante trabalhar bem no reprojeto.
Abs!!!
Carlão Rover
23/06/2010, 19:14
Não podemos NUNCA comparar nada de otto com diesel.
Diesel não tem explosão, é combustão, que é diferente, e muito.É a principal diferença da energia produzida por um motor e por outro.
Exatamente porque o pistão é variável(aumenta e diminui de tamanho) que aumenta e diminui a câmara de combustão.
O motor SDI da Volks, era originário do AP. O TDI não, é outra engenharia...por fora como disse parece muito, principalmente os 1.9 TDI, mas por dentro é TOTALMENTE DIFERENTE.
DieselPower
23/06/2010, 19:33
por fora como disse parece muito, principalmente os 1.9 TDI, mas por dentro é TOTALMENTE DIFERENTE.
Ta, mas se por fora parece muito, será que o bloco é o mesmo?
Daniel.Shimomoto
23/06/2010, 20:26
Não podemos NUNCA comparar nada de otto com diesel.
Diesel não tem explosão, é combustão, que é diferente, e muito.É a principal diferença da energia produzida por um motor e por outro.
Exatamente porque o pistão é variável(aumenta e diminui de tamanho) que aumenta e diminui a câmara de combustão.
O motor SDI da Volks, era originário do AP. O TDI não, é outra engenharia...por fora como disse parece muito, principalmente os 1.9 TDI, mas por dentro é TOTALMENTE DIFERENTE.
Carlão;
Que o ciclo diesel é diferente do ciclo otto todos nós sabemos. Inclusive o ciclo diesel é uma máquina cuja regulagem das rotações se dá por meio do fluxo de combustivel e o otto, pelo fluxo de ar.
Agora em qualquer fabricante, o que define uma familia de motores, basicamente é a intercambiabilidade de peças (pistoes, bielas etc - caso do MWM Sprint 4 e 6 cilindros) OU o bloco (distancia entre os centros dos cilindros). No caso do bloco comum, não necessariamente signifique que os pistoes, por exemplo, ou o cabeçote sejam os mesmos. Ou mesmo que não exista uma evolução do projeto em termos de desenho de camara, uso ou não de turbo intercooler, eletronica embarcada, etc. etc. etc.
No caso da VW que o povo batizou do 2.0 TDi de APzão é porque o bloco é o bloco original do EA827 de 88mm de distancia entre os centros dos cilindros. E que por sinal o EA113 do Golf 2.0 é irmão mais evoluido.
Diesel e ciclo otto são diferentes sim. Mas nada impede que compatilhem o mesmo bloco.
Abs!!!
leobnaval
23/06/2010, 21:23
E infelizmente vou repetir: análise de torque e desempenho é no dinamômetro.Sensação de direção não há como determinar o torque nem pelo mais experiente dos mecânicos; inclusive estes vão indicar o dinamômetro.
Carlão acontece que ninguém compra uma camionete ou veiculo qualquer para ficar rodando no dinamômetro...
Por isso o que realmente importa é o comportamento dinâmico da Amarok e não apenas do seu motor, já que temos inúmeras váriaveis que são diretamente ligadas as desempenho do veiculo, e não somente seu motor.
Agora quanto a questão de potência e torque tem sim que ser analisada no dinamômetro e no caso um dinamômetro de motor e não de rolo, pois o de rolo já é influenciado pela perda durante a transmissão da rotação para as rodas.
Abraços, Leo
Daniel.Shimomoto
23/06/2010, 22:31
Carlão acontece que ninguém compra uma camionete ou veiculo qualquer para ficar rodando no dinamômetro...
Por isso o que realmente importa é o comportamento dinâmico da Amarok e não apenas do seu motor, já que temos inúmeras váriaveis que são diretamente ligadas as desempenho do veiculo, e não somente seu motor.
Agora quanto a questão de potência e torque tem sim que ser analisada no dinamômetro e no caso um dinamômetro de motor e não de rolo, pois o de rolo já é influenciado pela perda durante a transmissão da rotação para as rodas.
Abraços, Leo
X2!!!!
E complementando. O "powertrain" é importante pois uma relação errada de cambio e diferencial pode anular completamente qualquer vantagem de um motor. Um bom motor pode ser excelente num veiculo e o mesmo motor, uma porcaria em outro. A VW mesmo fez isso 15 anos atrás com o Pointer GTi e o GLi. Mesmo AP 2.0 só que um de cambio "close ratio" e o outro "wide ratio". O Passat 1983 podia ser comprado com cambio longo e cambio curto. Mesmo motor, dirigibilidade diferente.
Em picapes, vemos a mesma coisa: Trechos que uma L-200 e motor de 141cv e 30kgf/m torque a 2000rpms sai em 4x4hi, a Ranger 3.0 de 163cv e torque de 38,8kgf/m a 1600-2200rpms precisa colocar reduzida. Diferença no diferencial!
Então, tudo é relativo.
Abs!!!
E porque precisamos de tanto tecnologia na Amarok, para enviar tanta ar na 2.0TDi, enquanto o motor de referencia ja tem 3.0 em alta e baixa rotacao, + uma turbina TGV. O problema nao e o quantia de diesel, mas e o quantia de ar, para o combustao perfeito. Um litro de oleo diesel, com rendimento de 30%, pode mover quase o mesmo peso em todos as caminhonetes, dependendo muito do powertrain. A economia e limitado, a diferenca de peso e limitado. media de 9km por litro ou 11 km por litro em 100.000km, faz um diferenca de 4000reais (1,90/litro). O custo de manutencao e conserto so com tempo vamos ver, mas eu nao acredito que compensa gastar o meu dinheiro em um motor 2.0. O sonho e 3.0 em 6 cilindros.
FJV
Carlão Rover
24/06/2010, 08:50
O torque no dinamômetro utiliza uma aferição que controla o uso dos "rolos".
O Power train não importa nesta análise exatamente pois a diferença de uma pick up e outra é a configuração que a fábrica coloca nela. E é exatamente isso que diferencia a Amarok das concorrentes, o motor e o câmbio.
Quanto a aerodinâmica, a diferença entre elas não será tão importante, com um motor com torque de 45 Kg medido no dina. Seria importante se o veículo fosse utilizado para andar acima de 120 Km/h, mais aí a aerodinâmica atrapalha em todas as pick ups.
Em relação à tecnologia é preciso para diminuir a poluição, melhorar e eficiência e durabilidade dos motores, além é claro de desenvolver mais torque e melhorar a sensação de direção.
Fui ver a Armarok e pra falar a verdade não gostei do que vi.
Não gostei do desenho dela e achei o acabamento ruim. Muito plástico de baixa qualidade. Como não fiz test drive não posso opinar mais. Mas posso dar NOTA ZERO para o atendimento da concessionária que eu fui. Fiquei uns 30 minutos mexendo no carro e nem olharam pra mim. Pedi pra um vendedor que ia passando para abrir o capu, ele parou abriu apontou para o motor "é biturbo" e sumiu... Fiquei tão puto que comecei a passar as marchas com "um pouco mais de força" e nem assim eles repararam, e olha que o barulho era alto, hehehe.
Tirei algumas fotos de coisas que achei relevantes.
- Proibido biodiesel!!!;
- Turbina maior e turbina menor (e mais um punhado de valvulas e sensores);
- Alguma coisa que julgo ser uma EGR;
- Precinho camarada.
Eu como não sou bobo e nem fã da VW não pegaria um carro desses nem F%$#%@ :odedo:
Pode ser muito bom mas prefiro um motor mais "simples" como o da ranger/hilux. Imagina quando começar a dar problema...
Uma dúvida: o BioDiesel não é obrigatório ai no BR? Como é que um "motorzão :mrgreen:" destes não queima isto???
NGDaniel
24/06/2010, 15:38
Fui ver a Armarok e pra falar a verdade não gostei do que vi.
Não gostei do desenho dela e achei o acabamento ruim. Muito plástico de baixa qualidade. Como não fiz test drive não posso opinar mais. Mas posso dar NOTA ZERO para o atendimento da concessionária que eu fui. Fiquei uns 30 minutos mexendo no carro e nem olharam pra mim. Pedi pra um vendedor que ia passando para abrir o capu, ele parou abriu apontou para o motor "é biturbo" e sumiu... Fiquei tão puto que comecei a passar as marchas com "um pouco mais de força" e nem assim eles repararam, e olha que o barulho era alto, hehehe.
Tirei algumas fotos de coisas que achei relevantes.
- Proibido biodiesel!!!;
- Turbina maior e turbina menor (e mais um punhado de valvulas e sensores);
- Alguma coisa que julgo ser uma EGR;
- Precinho camarada.
Eu como não sou bobo e nem fã da VW não pegaria um carro desses nem F%$#%@ :odedo:
Pode ser muito bom mas prefiro um motor mais "simples" como o da ranger/hilux. Imagina quando começar a dar problema...
PERAI!!!
Mas não pode ver Biodiesel ???
ENTÃO NEM PODERIA ESTAR VENDENDO NO BRASIL, caramba!!!
Quando der problema o que a VW vai dizer:
- Ahhhh é o Diesel brasileiro que é ruim e tem BIODIESEL ???????
:twisted:
Tio Eddie
24/06/2010, 15:45
Uma dúvida: o BioDiesel não é obrigatório ai no BR? Como é que um "motorzão :mrgreen:" destes não queima isto???
É isso mesmo Alexandre, atualmente há adição de 5% de biodiesel no diesel e confesso que o motor da minha F-1000 "não gosta" muito desse oélo com biodiesel, mas a tedência é ficar como a gasolna daqui que tem obrigatoriamente uma fração de metanol.
[s
Elmer_Jeep
24/06/2010, 16:01
Olha essa aqui sobre biodiesel: http://www.4x4brasil.com.br/forum/showthread.php?p=1178389#post1178389
[]'s
Tchê 4x4
24/06/2010, 16:50
Quando fui ver não me liguei de abrir a porta do tanque. E se realmente não pode biodiesel, aí vem problema...
Como a VW pode projetar um veículo e não adaptá-lo ao combustivel do país onde vende???... Será que isso não foi um "furo", esqueceram de tirar a etiqueta???...
Walter L. L. Casitta
24/06/2010, 17:13
Quando fui ver não me liguei de abrir a porta do tanque. E se realmente não pode biodiesel, aí vem problema...
Como a VW pode projetar um veículo e não adaptá-lo ao combustivel do país onde vende???... Será que isso não foi um "furo", esqueceram de tirar a etiqueta???...
Qual o problema em não aceitar biodiesel? Os postos só vendem Diesel...
Tchê 4x4
24/06/2010, 17:23
Walter desde 2009 o diesel brasileiro já possui 5% de biodiesel em sua composição...
Além do mais já tramita na Câmara o Projeto de Lei 204/07, do deputado Leonardo Vilela (PSDB-GO), que obriga a adição de pelo menos 20% de biodiesel ao óleo diesel comercializado no Brasil, ou seja, se o projeto for aprovado é problema na certa caso realmente este motor não aceite este o biocombustivel.
Carlão Rover
24/06/2010, 17:59
Qualquer motor diesel aceita biodiesel. O único problema é na partida a frio, que pelas propriedades do biodiesel necessita de um pré-aquecimento do diesel antes de ser injetado no motor quando se utiliza 100% de óleo vegetal, ou proporcões acima de 20% em média, variando com as especificações do motor. Acima disso o motor deve ser regulado para este fim, tendo em vista as diferentes propriedades na combustão do óleo vegetal em relação ao Petrodiesel.
O primeiro motor inventado por Rudof Diesel era com óleo vegetal("biodiesel").
O problema que encontramos aqui no Brasil é a qualidade dos serviços prestados em todos os setores...No caso do Biodiesel, o armazenamento, distribuição, estado dos tanques dos postos, e principalmente como é feita a mistura do diesel com o biodiesel.
Em postos de estrada(só abasteço neles) que tem uma maior rotatividade, fica difícl condensar água nos tanques deste postos, pois são constantemente reabastecidos e misturados diesel com biodiesel.Já nos postos em cidades, que vende proporcionalmente menor quantidade de diesel, pela má qualidade do armazenamento, forma-se maior quantidade de água que se mistura ao diesel e nem sempre a mistura é feita nas proporções adequadas(diesel+óleo vegetal).
O termo biodiesel internacionalmente significa 100% óleo vegetal.E o motor da maioria dos veículos não estão regulados para andar com mais de 20% de óleo vegetal.
Nós é que erramos ao usar o termo biodiesel para mistura de óleo vegetal com petrodiesel.
Misturas até 20%(de qualidade) de óleo vegetal com diesel não acarreta problemas ao motor e seu funcionamento.
Na europa já são vendidos Kits desde a década de 90 para utilizar 100% óleo vegetal nos motores convencionais.
Creio que a proibição do uso de biodiesel se refere ao uso de 100% de óleo vegetal, que é o que significa o termo Biodiesel.
Tchê 4x4
24/06/2010, 18:16
Ok, então porque viria a etiqueta no compartimento proibindo o uso???... E mais, o motor da Amarok foi adaptado p/o uso desta % do biocombustivel aqui???... No país de origem dele é usado o biocombustivel???...
Daniel.Shimomoto
24/06/2010, 18:22
Qualquer motor diesel aceita biodiesel. O único problema é na partida a frio, que pelas propriedades do biodiesel necessita de um pré-aquecimento do diesel antes de ser injetado no motor quando se utiliza 100% de óleo vegetal, ou proporcões acima de 20% em média, variando com as especificações do motor. Acima disso o motor deve ser regulado para este fim, tendo em vista as diferentes propriedades na combustão do óleo vegetal em relação ao Petrodiesel.
O primeiro motor inventado por Rudof Diesel era com óleo vegetal("biodiesel").
O problema que encontramos aqui no Brasil é a qualidade dos serviços prestados em todos os setores...No caso do Biodiesel, o armazenamento, distribuição, estado dos tanques dos postos, e principalmente como é feita a mistura do diesel com o biodiesel.
Em postos de estrada(só abasteço neles) que tem uma maior rotatividade, fica difícl condensar água nos tanques deste postos, pois são constantemente reabastecidos e misturados diesel com biodiesel.Já nos postos em cidades, que vende proporcionalmente menor quantidade de diesel, pela má qualidade do armazenamento, forma-se maior quantidade de água que se mistura ao diesel e nem sempre a mistura é feita nas proporções adequadas(diesel+óleo vegetal).
O termo biodiesel internacionalmente significa 100% óleo vegetal.E o motor da maioria dos veículos não estão regulados para andar com mais de 20% de óleo vegetal.
Nós é que erramos ao usar o termo biodiesel para mistura de óleo vegetal com petrodiesel.
Misturas até 20%(de qualidade) de óleo vegetal com diesel não acarreta problemas ao motor e seu funcionamento.
Na europa já são vendidos Kits desde a década de 90 para utilizar 100% óleo vegetal nos motores convencionais.
Creio que a proibição do uso de biodiesel se refere ao uso de 100% de óleo vegetal, que é o que significa o termo Biodiesel.
Boa colocação! É isso mesmo. Quando se fala em biodiesel, proibição em usar biodiesel, geralmente se fala no B100, disponivel em alguns locais da Europa (dai o porquê do adesivo)
Apenas é importante diferenciar Biodiesel de oleo vegetal: Biodiesel é o óleo vegetal livre de glicerideos enquanto óleo vegetal...é oleo vegetal mesmo, bruto, extraido dos grãos, qualquer que sejam eles.
Abs!!!
hj dei uma volta de amarok!
o carro ja tava todo ferrado. o painel da porta do motorista ja tava saindo o couro.....nao sei oq o pessoal fez com a amarok, mas nunca vi pneus novos tão desgastados....a borda estava toda comida. devem ter ficado fazendo zerinhos no asfalto bem grosso pra deixar os pneus naquele estado. acho q nem pneu de corrida fica com a borda toda ferrada daquele jeito. carro com apenas 1500km.
mas bem.......nao gostei do carro. parece ser uma boa picape mas nao compraria. hj andei de hilux (a minha), frontier e amarok....a amarok seria a minha ultima opção.
ela é espaçosa, os passageiros vão bem atrás, mas o banco traseiro da hilux é o mais confortavel e inclinado de todas as picapes. o banco traseiro da amarok é mais reto do que a hilux e frontier, mas mesmo assim sobra espaço para as pernas....
não gostei do interior, os bancos tem o couro de qualidade duvidosa....aquilo parece curvim, muito feio.......o interior da hilux e frontier são mais aconchegantes.
o motor é silencioso e puxa bem. mas acho q anda a mesma coisa da hilux at. em baixas rotações se comporta da mesma forma q a hilux at.....a hilux tem o cambio at e o tgv pra ajudar e a amarok os dois turbos.....pra mim ficou a mesma coisa. nao senti diferença. se for comparar com a ranger, turbo simples, tem uma grande diferença. na ranger é nítido o turbo lag, depois q o turbo enche a ranger da um pulo, na amarok a aceleração é uniforme.
essa foi a 1a vez q dirigi uma picape manual depois da ranger. com o cambio manual a gente sente o motor puxar a cada troca de marcha. com a hilux é sem graça, vc pisa e ela vai mas de um modo diferente. com o manual é mais emocionante nessas horas. mas uma coisa posso dizer, a minha ex-ranger andava muito mais, sem comparação. pra quem gosta, vale a pena chipar essas picapes. a diferença é monstruosa.
o cambio.....achei q ele podi ser mais macio.....ele é curto, mas é "seco". a cada troca de marcha vc escuta o cambio ranger. nem parece cambio de carro novo.
mas pode ser o carro q dirigi, pois outro q eu vi parecia ter trocas mais suaves.
na loja tinha uma amarok em cima de umas pedras, dava pra ver a parte inferior do carro. gostei muito. chassis bem reforçado, a parte de suspensão parece ser bem robusta tb. na parte de chassis, achei mais reforçado do q a ranger e hilux.
na suspensão, pelo menos nas imperfeiçoes do asfalto, ela balança menos do q a hilux. ela absorve bem as ondulações.
uma coisa legal foi q se vc ficar parado em subidas e vc tirar o pé do freio, ela não desce.....ela fica parada por 3 segundos. ajuda muito no transito e poupa embreagem.
o bom dela mesmo são os recursos "offroad" segundo a vw. controle de subida e descida e bloqueio do diferencial traseiro. e tb o controle de estabilidade (o unico opcional) coisa q nenhuma picape tem.
outra coisa.....ela tem tomada 12v na caçamba. não sei oq eu posso ligar alí, mas tem a "tomadinha" lá.
o preço.....até q deram um desconto........amarol com opcional ESP....122.900 na tabela, o vendedor deu um desconto na hora e fez por 119.000. aí falei q estava indeciso se comprava ou não e q ia ver as outras picapes. aí o vendedor me falou q se eu decidisse pela amarok ele poderia fazer um negocio melhor, q os 119 era um preço q ele deu alí na hora, mas fechando o negocio ele poderia abaixar um pouco mais.
se tivesse amarok automatica, talvez eu compraria pelo oq eu vi de chassis e suspensão e pelos recursos eletronicos.
Pelo preço dessa Amarok vai ser mais um elefante branco da VW.
Quem vai deixar de comprar uma toyota pra comprar Amarok?
Carlão Rover
25/06/2010, 08:51
Jera, fica tranquilo que ela anda mais que qualquer pick up!!!
Se eu fosse comprar uma pick up deixaria fácil,fácil de comprar principalmente uma toyota para comprar uma Amarok.
Já anota um voto aí Leo!
FLÁVIO FAF
25/06/2010, 09:22
Pelo preço dessa Amarok vai ser mais um elefante branco da VW.
Quem vai deixar de comprar uma toyota pra comprar Amarok?
isso é uma questão de tempo , a amarok cambio manual e banco do motorista péssimo em conforto e ergonomia , não quero nem imaginar pegar uma viagem 1000 km direto com ela , o espaço do banco traseiro regulando o banco dianteiro para mim é bem pior do que a frontier, a amarok devia mirar a ranger e a s10 suas versoes top. comparações com a hilux srv at não da, ela é um lugar comum , um investimento tipo poupança não ganha muito mas tambem não perde , mas custa aqui em salvador 14 mil a mais que a triton e a frontier le at , eu não pagaria esta diferença tanto que já tem hilux pronta entrega , esta semana recebi um telefonema da terra forte para conhecer a hilux, que diferença em 2008 na concessionaria guebor para comprar a hilux tinha que dar 10000,00 de sinal ainda esperar 02 meses , acho que isso me traumatizou em relação a toyota , mas entre a amarok e a hilux at , 100 % hilux.
Pequeno jr
25/06/2010, 09:43
Jera,
Você foi na Brasal??? A que você andou foi a preta que está com os adesivos??
Se foi ... realmente está meio detonada ... mas devido ao uso sem dó que o pessoal está dando nela. Essa é a mesma que foi para a demonstração que eu postei as fotos e agora foi para teste de clientes e funcionários.
Como disse, .. estão usando sem dó.
Michelangelo
25/06/2010, 10:46
Mas apenas 1500 km usando como test drive e demonstração já detonaram o carro??? Pra mim isso significa que falta mesmo é qualidade no produto pra ela estar assim tão judiada!!!
Daniel.Shimomoto
25/06/2010, 12:07
Mas apenas 1500 km usando como test drive e demonstração já detonaram o carro??? Pra mim isso significa que falta mesmo é qualidade no produto pra ela estar assim tão judiada!!!
Michelangelo;
Para os cupins de metal, 1500km é muito...hehehe....Detonam com menos quilometragem que isso.
Abs!!!
Andei numa Amarok nesses dias!!
Ainda estou na dúvida se gostei ou não.É fácil perceber que o acabamento é típico de VW.Mas isso já foi bem relatado aqui!!! O motor anda bem,mas só depois de 1800 rpm’s,não tem jeito,só depois disso.Acredito que num transito pesado se torne cansativo pela embreagem bem pesada,essa já deve ser assim para agüentar...
Achei ela mas bonita por fotos,ao vivo é um golfão!!!Joguem pedras e mais pedras,mas é sim!!!
E querendo ou não,numa puxada violenta,ela anda com uma Hilux AT,mas na MT a fixa muda,assim como na Triton.
Não vou comparar com minha Savana que é jogo baixo,mas mesmo assim,meu tgv parece mais uniforme que biturbo(estou esperando as pedradas de peito aberto agora)
Uma coisa que não gostei foi do marcadores de temperatura e combustível digital(não vou citar acabamento,não há necessidade).
Em tempo,o Audi A5 sportback usa o APzão 2.0 com 200 e pouco cv’s,com injeção direta e tudo mais,por que esse motor não poderia ser um AP catapultado com “tanta tecnologia”???
Completando,eu comprava sim uma Amarok,sem sombra de dúvidas,mas por esse preço tá fora de rumo total para MEU bolso!!!!
Completando,eu comprava sim uma Amarok,sem sombra de dúvidas,mas por esse preço tá fora de rumo total para MEU bolso!!!!
X2, seu pudesse comprar uma....
Vejam bem, seu PUDESSE comprar não quer dizer se eu tivesse os 120k que pedem por ela, eu teria que estar bem mais sossegado ($$$$) que isso.
Quando e SE ela viesse a dar problemas, passa pra frente....
Jera,
Você foi na Brasal??? A que você andou foi a preta que está com os adesivos??
Se foi ... realmente está meio detonada ... mas devido ao uso sem dó que o pessoal está dando nela. Essa é a mesma que foi para a demonstração que eu postei as fotos e agora foi para teste de clientes e funcionários.
Como disse, .. estão usando sem dó.
não....foi na Saga...uma cinza de testdrive. se der passa lá pra vc ver o estado da lateral dos pneus e conta pra galera. fiquei de cara!
Tchê 4x4
25/06/2010, 14:19
Provavelmente seja problemas de geometria, balanceamento e pau que os caras deram com pressão baixa nos pneus... Agora, pra começar não deveria estar detonada com 1500KM, e muito menos a concessionária apresentar um carro assim pra test drive...
Maior queimação de filme, putz...
GiovanniP
25/06/2010, 16:05
Agora, pra começar não deveria estar detonada com 1500KM, e muito menos a concessionária apresentar um carro assim pra test drive...
Maior queimação de filme, putz...
A realidade é que já faz um tempinho que Amarok está disponível nas concessionárias e até hoje ninguém viu uma nas ruas que não fosse "best drive". A essa altura as Hilux (quando foram lancadas) tinha fila de espera de não sei quantos meses, a Ranger depois do último face lift (que todos acharam horrível) se via unidades emplacadas poucas semanas após chegarem nas concessionárias.
Acho que se a volks não se mexer, será sim um novo elefante branco.
Abraços
Renatopami
25/06/2010, 18:34
A realidade é que já faz um tempinho que Amarok está disponível nas concessionárias e até hoje ninguém viu uma nas ruas que não fosse "best drive". A essa altura as Hilux (quando foram lancadas) tinha fila de espera de não sei quantos meses, a Ranger depois do último face lift (que todos acharam horrível) se via unidades emplacadas poucas semanas após chegarem nas concessionárias.
Acho que se a volks não se mexer, será sim um novo elefante branco.
Abraços
X2.....e só para constar,a amarok preta na concessionária aqui de Niterói, ainda está lá....desde o lançamento.......a não ser que eles tenham um estoque enorme de marocas pretas....:mrgreen:
Hilux tinha fila de espera até ano passado,se não me falhe a memória.....três anos após o lançamento....:roll:
ABRAÇOS!!!!!
Tchê 4x4
25/06/2010, 18:49
Soube ontem de fonte segura que aqui em Pelotas foram vendidas somente 02 até hoje, e compradas a vista por 02 empresários do ramo da construção de rodovias...
Só não as vi rodando ainda, nem mesmo a de test drive.
Walter L. L. Casitta
25/06/2010, 18:50
...outra coisa.....ela tem tomada 12v na caçamba. não sei oq eu posso ligar alí, mas tem a "tomadinha" lá...
A Triton também tem isso. De repente dá para ligar um compressor de ar pra encher os pneus ou alguma luminária para iluminar a caçamba...
NGDaniel
25/06/2010, 20:01
A Triton também tem isso. De repente dá para ligar um compressor de ar pra encher os pneus ou alguma luminária para iluminar a caçamba...
Isso... muito util para pescaria noturna... poe a luminaria na caçamba...
Baum tamem:mrgreen:
isso é uma questão de tempo , a amarok cambio manual e banco do motorista péssimo em conforto e ergonomia , não quero nem imaginar pegar uma viagem 1000 km direto com ela , o espaço do banco traseiro regulando o banco dianteiro para mim é bem pior do que a frontier, a amarok devia mirar a ranger e a s10 suas versoes top. comparações com a hilux srv at não da, ela é um lugar comum , um investimento tipo poupança não ganha muito mas tambem não perde , mas custa aqui em salvador 14 mil a mais que a triton e a frontier le at , eu não pagaria esta diferença tanto que já tem hilux pronta entrega , esta semana recebi um telefonema da terra forte para conhecer a hilux, que diferença em 2008 na concessionaria guebor para comprar a hilux tinha que dar 10000,00 de sinal ainda esperar 02 meses , acho que isso me traumatizou em relação a toyota , mas entre a amarok e a hilux at , 100 % hilux.
A toy vem baixando a bola mesmo, em Janeiro estavam pedindo 126k numa AT. semana passada um amigo pagou 124.500 com protetor e capota.
Walter L. L. Casitta
25/06/2010, 20:10
A toy vem baixando a bola mesmo, em Janeiro estavam pedindo 126k numa AT. semana passada um amigo pagou 124.500 com protetor e capota.
Aqui em BH. 123.000,00 pronta entrega. Pode escolher a cor...
DieselPower
25/06/2010, 20:58
Cara se tivesse com grana, compraria so pra ver qual é, fazer uns acessorios para este animal e depois vender e comprar uma ranger....
KKKKKKKKKKKKKKKK
Uma Rangerhindra???
Realmente a Ford acertou, muito bonita (:parede:)a Ranger depois do face lift, ou seria um face lower? :rolleyes::rolleyes::rolleyes:
Hoje fui ver uma Sport, pois estou pensando em pegar uma picape pequena (Saveiro) para o trabalho, como os valores são semelhantes fui dar uma olhada na Ranger.
O interiror me surpreendeu, realmente é maior que eu pensava, porém pagar 50 K por uma picape horrorível (horrorosa + horrível), com o mesmo volante da 1995 e a gasolina? Acho que não...
Antes disso eu faço seguro da "Verdona" e viajo com ela...
PS.: Desconto para produtor rural de 11% na 10/10 e 8% na 10/11.
Para produtor também estava disponível a XL 4x4 Diesel, pela bagatela de 76 K!!! :shock::shock::shock:
DieselPower
25/06/2010, 21:02
os bancos tem o couro de qualidade duvidosa....aquilo parece curvim, muito feio......
Aquilo É curvim, o qual a VW chama carinhosamente de "Couro Ecológico".
Mas pensemos pelo lado bom, a VW possui consciência ambiental (ou será que é melhor comprar curvim e vender por "Couro Ecológico"?).
O Marketing é tudo!
DieselPower
25/06/2010, 21:04
Mas apenas 1500 km usando como test drive e demonstração já detonaram o carro???
Será que todas as noites esta Amarok não volta a ter 1.500 km? :pensativo:
poweroot
25/06/2010, 21:51
Boa Noite a todos, a muito tempo venho acompanhando o 4x4 Brasil e depois de tanto ler chegou a hora de contribuir.
Ja tive alguns veiculos a diesel entre eles o primeiro uma S-10 97 cabine estendida que rodou 140.000 km sem dar uma dor de cabeça, e trabalhava com 1,1 bar ,sem intercooler com bomba injetora ajustada para essa pressão.
Meu segundo veiculo foi uma Frontirer Strike não eletronica, onde essa eu coloquei uns pneus 33x 12,5 que o pessoal desacreditava onde ela passava rsss, rodou mais de 100 mil, só de vez em quando rompia a mangueira do intercooler e era toda orignal.
Depois veio uma pageiro Sport A/T, em releção a problemas nenhum, mas minhas impressoes são de um carro extremamente "lerdo" parecia que nun tinha força nem pra levar o proprio peso, fiquei 6 meses e troquei com uma s-10 Flex, vixeee, essa sim tive por bastante tempo 4 meses pq fico mais de um mes parada na concecionaria pra vender rsss era alcolatra bebia que era um inferno , acabei trocando ela por uma Frontier LE A/T. Até agora a melhore das picapes que tive para seu propósito que é uso misto. As vezes acho ela com um pouco de falta de estabilidade, mais ai lembro que nun é igual ao passat 2.0TFSI que viajo mais.
Todos os veiculos tem seus pontos positivos e negativos o ideal é que os positivos sejam o que vc espera e os negativos passem desapercebidos e usalos para o fim que foram criados.
Em relação a Amarok estou esperando, pois a concecionaria que eu costumo comprar nun tem , sou o 5 da fila de espera, e em relção ao seu principal "medo" que é o motor, estou despreocupado, é o mesmo que roda na europa nos A3/Bora/Jetta/Golf/Passat e la a configuração deles e de 140 e 170 cv e vai sair no passat cc com o mesmo conjunto de turbo-compressor R2S com 200 hp
depois continuo a expor minhas opiniões.
Felipe
Carlão Rover
25/06/2010, 22:29
Caramba!!!!
Vi em duas revistas (quatro rodas e auto esporte) que o custo médio do seguro da Amarok é de R$10.000,00!!!!
Como diria o chato do Neto: É brincadeira!!!!!
Vocês fazem seguro completo na pick up de vocês?Quem puder relatar os preços e a marca/ano para comparar com a Amarok...
Michelangelo
25/06/2010, 22:38
Boa Noite a todos, a muito tempo venho acompanhando o 4x4 Brasil e depois de tanto ler chegou a hora de contribuir.
Ja tive alguns veiculos a diesel entre eles o primeiro uma S-10 97 cabine estendida que rodou 140.000 km sem dar uma dor de cabeça, e trabalhava com 1,1 bar ,sem intercooler com bomba injetora ajustada para essa pressão.
Meu segundo veiculo foi uma Frontirer Strike não eletronica, onde essa eu coloquei uns pneus 33x 12,5 que o pessoal desacreditava onde ela passava rsss, rodou mais de 100 mil, só de vez em quando rompia a mangueira do intercooler e era toda orignal.
Depois veio uma pageiro Sport A/T, em releção a problemas nenhum, mas minhas impressoes são de um carro extremamente "lerdo" parecia que nun tinha força nem pra levar o proprio peso, fiquei 6 meses e troquei com uma s-10 Flex, vixeee, essa sim tive por bastante tempo 4 meses pq fico mais de um mes parada na concecionaria pra vender rsss era alcolatra bebia que era um inferno , acabei trocando ela por uma Frontier LE A/T. Até agora a melhore das picapes que tive para seu propósito que é uso misto. As vezes acho ela com um pouco de falta de estabilidade, mais ai lembro que nun é igual ao passat 2.0TFSI que viajo mais.
Todos os veiculos tem seus pontos positivos e negativos o ideal é que os positivos sejam o que vc espera e os negativos passem desapercebidos e usalos para o fim que foram criados.
Em relação a Amarok estou esperando, pois a concecionaria que eu costumo comprar nun tem , sou o 5 da fila de espera, e em relção ao seu principal "medo" que é o motor, estou despreocupado, é o mesmo que roda na europa nos A3/Bora/Jetta/Golf/Passat e la a configuração deles e de 140 e 170 cv e vai sair no passat cc com o mesmo conjunto de turbo-compressor R2S com 200 hp
depois continuo a expor minhas opiniões.
Felipe
Acho que você é o primeiro corajoso aqui do fórum a ter coragem de comprar essa Amarok ! Boa sorte! Sei que gosto não se discute mas ela seria a minha última opção dentre as picapes modernas.
Espero que ela te dê muitas alegrias e não apenas a 2 alegrias que sei que ela te daria. A da compra e a da venda!!!
Caramba!!!!
Vi em duas revistas (quatro rodas e auto esporte) que o custo médio do seguro da Amarok é de R$10.000,00!!!!
Vocês fazem seguro completo na pick up de vocês?Quem puder relatar os preços e a marca/ano para comparar com a Amarok...
Tenhos varios carros, aqui ou no reflorestamento.
Não uso carrodiesel a noite, nao paro na rua. Evito ir onde não ha segurança.
Procurocomprar carros não visados. Aqui em joinville (30kms), numa semana, foram recuparados 03 tritons furtadas em curitiba. Motor de pajero e super visado. Acredito que hilux seja a mesma coisa.
A mais de 10 anos não tenho nenhum seguro ou carro roubado.
DiEgOsEiChIrLz
26/06/2010, 08:55
ontem conheci de perto a amarok, foi no feirao da SAGA VW que esta ocorrendo essa semana no estacionamento do porto velho shoping. fui la por acaso, depois da facul, com a intençao de pegar um negocio com um amigo meu
vendedor da saga, como acabei nao encontrando o msm, aproveitei a ocasiao pra fuçar a amarok. cheguei num vendedor e falei que estava interessado em trocar a s10 de casa por uma picape mais atual e entao o msm acabou por me atender(nenhum vendedor me abordou, provavelmente pq eu estava de chinelo e bermuda tipo surf fora os 20 anos na cara:lol:).
de inicio subi no banco do motorista e achei mt estranho a ergonomia do banco entao o vendedor me aconselhou ajustar a posiçao de dirigir, apesar disso continuei achando de mau gosto o formato e a textura do banco(prefiro o da s10). ele me mostrou todos os ajustes do banco e do volante, nessa parte achei de ponto positivo a regulagem de profundidade do volante(na s10 seria otimo) e de ponto negativo observei a regulagem de altura do banco, que na minha opniao deveria ser eletrico como na s10 executive. logo depois me foquei no acabamento do veiculo, o acabamento da amarok na minha opniao é inferior ao da hilux srv 2009 do sogro do meio irmao. o volante, os botoes, os plasticos do painel e os difusores de ar me fizeram lembrar de um veiculo inferior vw. o painel eu achei bastante simples porem funcional com aquele computador de bordo vermelho ao centro. o volante com os varios botoes eu considerei de otima pegada apesar de achar mais bonito e de melhor acabamento o da hilux. o console de teto, os defletores e o console central considerei parelho ao dos concorrentes. o acionamento do freio de mao eu achei macio, pensava q seria duro como de praxe nos veiculos VW.
entao o vendendor me chamou para entrar em outra amarok(havia 5 presentes no feirao e só uma com chave, isso era as 22:00) para ligar o motor. a principio achei mt estranho o formato da chave(achei horrivel, fiquei tentando colocar a chave em varias posicoes) e entao dei partida no motor. o motor n passou vibraçao alguma pro interior do veiculo e se tratando de ruido, me senti em um veiculoo movido a gasolina(em nenhum momento baixei os vidros).dei umas aceleradas no motor pra sentir o ronco e a subida de giro da criança e notei q o motor sobe giro mt rapido em relaçao ao mwm sprint da s10 e q msm acelerando n deu pra notar aquele tipico castanhar de diesel, fora a vibraçao, que se aumentou, foi mt pouco. dei algumas pisadas na embreagem e notei que ela nao é la das mais macias e que é acionada num percurso de pendulo,como se fosse uma mola longa tipo gatilho, passou a impressao de n ser acionada por cilindro/pistao hidraulico como na s10. o cambio estranhei devido a ele nao ser inclinado de baixo pra cima, de frente pra tras como na s10 e por ser bem curto. o vendedor queria mostrar que o cambio n sofria vibraçao com o acionamento do motor entao tirou seu celular e colocou em cima do trambulador, pedindo em seguiada para eu acelerar. acelerei umas 4 vezes e n consegui derrubar o maldito celular :sad: que nem vibrou. em seguida fui para o banco do passageiro e aí observei uma drastica vantagem para amarok em relaçao a s10. a posiçao dos passageiros é mt boa e o espaço é bem amplo, o banco n é verticalmente reto como na s10 e o assoalho nao é razo, fazendo com que eu n ficasse com o joelho acima da linha da cintura como na s10.
chegou entao a vez da caçamba: achei a caçamba mt facil de acesso, inclusive para pessoas de baixa estatura, se tratando de volume observei que ela esta a frente da s10 e da maioria das concorrentes. acredito que esse maior volume seja devido a profundidade da caçamba, que achei mt funda. notei a presença de uma tomada 12v e nao notei o quase essencial protetor de caçamba. os engates de prender da caçamba sao resistentes porem mt mal posicionados.
externamente ela transpassa um ar de robustez e grandeza( achei bonita tirando a traseira "exagerada"), as rodas sao bonitas, porem de pouca utilidade para uma caminhonete acredito eu. a picape n chega a ser alta como uma ranger mas tbm n é baixinha como a frontier. como estava de noite e quase no final do expediente, deixei de observar a parte de baixo e o motor da picape.
detalhes que achei interessante foi o arcondicionado dual zone mt silencioso e funcional(numa picape acredito q seja exclusividade), desativaçao do arbarg do passageiro(nem sabia q isso existia, o vendedor teve que me explicar a utilidade),controle de estabilidade q n pude testar, bloqueio do diferencial traseiro q n pude testar, trava da abertura do tanque(o da s10 ja teve frentista q quebrou), abs offroad q n pude testar, controle de estabilidade q tbm n pude testar mas se for igual ao de veiculos esportivos será otimo, e a assistencia de descida q tbm n pude testar :mrgreen:. oquei eu achei curioso foi o acionamento do 4x4, por setas pra cima e pra baixo.
oque eu mais gostei nessa minha subita vizita ao feirao foi q um frequentador do shoping estacionou sua hilux srv bem ao lado do feirao(os carros estavam expostos dentro do estacionamento), proximo a algumas amaroks, permitindo assim comparaçoes visuais(n vo esconder que achei a hilux mais estilosa).
se tudo der certo volto hoje la pra fazer o teste drive offroad e onroad(ontem ja tinha acabado), meu amigo vendendor afirmou q é impossivel capotar a picape e que eu e os testers poderiam tentar e n iriam conseguir (gostei dessa parte :twisted:). oq posso adiantar é que teve um amigo meu q foi fazer o testdrive e me contou q a borda dos pneus dos veiculos estao extremamente "comidos".
ia me esquecendo do principal: 125.000,00$ sem choro algum. só pra constar hilux aqui ta saindo por 128k$.
Walter L. L. Casitta
26/06/2010, 09:04
Caramba!!!!
O seguro no início sempre é mais caro. Algumas seguradoras mantém estoque de peças que faz com que o custo do seguro baixe um pouco. Daqui a uns dois anos o seguro da Amarok deverá estar no nível das outras...
É por isso que sempre digo: É o melhor a deixar Amarok para os afoitos. Eles vão ajudar a mercado e as seguradoras ajustarem o preço para o futuro. Enquanto isso nó vamos de Hilux, Triton e Frontier AT que são bem melhores e mais baratos que qualquer Amarok MT.
FLÁVIO FAF
26/06/2010, 10:28
o seguro tem se levar em conta o bonus , na maioria das seguradoras varia de 1 a 10 com 5% de desconto a cada categoria de bonus , bonus 10, 50% de desconto , o rastreador instalado reduz em torno de 700 reais , mas gasta-se 500,00 para a contratação , pena que os ladroes já aprenderam a desativa-lo. a amarok outro ponto negativo é o acionamento da tração 4x4 , uma tecla no lado esquerdo do cambio facil de acionamento acidental, a amarok que eu vi estava com o 4x4 reduzido ligado e o vendedor nem sabia o que era ja pensou se alguem fosse fazer um test driver, esta concessionaria tambem vende audi o vendedor estava negociando um audi , acho que sobrou para mostrar para mim um estagiario. o meu seguro bonus 8 , sem rastreador , 110 % tabela fipe , 30 dias carro reserva e vidros , 1800,00 franquia , 100.000 danos materias , saiu 4700,00 reais em 10 x sem juros no banco do brasil.
Eduardo Eustaquio
26/06/2010, 11:14
Caramba!!!!
Hilux 2010 R$ 2900,00 - Seguro sempre completo.
RONIE_VALIM
26/06/2010, 13:43
Barato demais!
Aqui é 4500 uma 2007... São Paulo!
Bom, estou para comprar uma 4x4 diesel cabine dupla 0km ou no máximo com um ano de uso e de baixa quilometragem. Pois vejo que, as opções são inumeras e cada uma com suas particularidaes. Uma com espaço interno, outra com motor mais potente, outra melhor de revenda, etc etc. Confeço que estou em duvidas a qual comprar. Pois utilizo caminhonete 90% em asfalto e raramente em lama ou terrenos extremamente acidentados. Quanto a Amarok, fui ver e achei bonita, embora não sendo fã da VW. Oque esta me desanimando nela é o BIturbo, pois li no forum uma opnião de um argentino que tem uma e disse que ela é lenta até entrar os dois turbos. Mas vamos ver o comportamento dela. Enquanto isso, fico a definir qual comprar: hilux ou amorok
Tchê 4x4
27/06/2010, 22:21
Bom, estou para comprar uma 4x4 diesel cabine dupla 0km ou no máximo com um ano de uso e de baixa quilometragem. Pois vejo que, as opções são inumeras e cada uma com suas particularidaes. Uma com espaço interno, outra com motor mais potente, outra melhor de revenda, etc etc. Confeço que estou em duvidas a qual comprar. Pois utilizo caminhonete 90% em asfalto e raramente em lama ou terrenos extremamente acidentados. Quanto a Amarok, fui ver e achei bonita, embora não sendo fã da VW. Oque esta me desanimando nela é o BIturbo, pois li no forum uma opnião de um argentino que tem uma e disse que ela é lenta até entrar os dois turbos. Mas vamos ver o comportamento dela. Enquanto isso, fico a definir qual comprar: hilux ou amorok
Se me permite amigo, pra mim a sua duvida se resume em duas palavras, bem distintas, a qual particularmente não teria nenhuma dúvida: A confiável ou o novo???...
A Quatro-Rodas disse que a Amarok anda como uma Hilux AT,já a revista Carro desse més disse que ela só não anda mais que a Frontier,que anda mais que a Hilux...
Esses teste de revistas são osso mesmo.
Tchê 4x4
28/06/2010, 09:18
Em tempo: Ontem vi pela primeira vez uma das 02 Amarok daqui, e como foi a primeira vez que vi andando me chamou a atenção que a pickup praticamente não faz barulho. Passou 3x na minha frente bem devagar e não escutei o motor, muito silenciosa, em baixas rotações pelo menos...
Ta infestando a rua....
Tem preta, prata, cor de burro quando foge...
Tchê 4x4
28/06/2010, 09:35
Por aqui, só duas... E convenhamos, essa caixa de roda traseira com esses pneuzinhos é muuuito feia... Rsrsrs
Pior que caixa de roda quadrada com pneuzão fica muito bala...
Ta infestando a rua....
Tem preta, prata, cor de burro quando foge...
É, acho que preto, prata e branco devem ser as únicas cores que existem...
O mercado brasiliero está quase igual ao que o FORD com o modelo "T" fez: "qualquer cor desde que seja PRETO!!!!"
pelamordeDeus!!!!!
(de quem tem dois carros pretos na garagem.... ainda não deu para ser uma picape.....)
Tchê 4x4
28/06/2010, 12:21
Tchê....isso não é diferencial, ela faz o mesmo "pouco" barulho da Hilux, Triton e Frontier, só achei o castanhado dela mais "fino" que as demais, imagino que devido à baixa litragem do motor...
Lembrando que, como ela, a Hilux não vibra nada...acredito que a Triton e Frontier também, então outro diferencial que não é só dela...
Abs!
Amigo, ja dirigi Hilux e Triton e continuo com a impressão de que a Amarok é bem mais silenciosa, mesmo sem dirigir e apesar de não gostar da mesma. Acredito tbm que seja resultante do motor 2.0...
De resto, pra mim não passa de um GOLFão.
freitasjr
28/06/2010, 12:36
Amigo, ja dirigi Hilux e Triton e continuo com a impressão de que a Amarok é bem mais silenciosa, mesmo sem dirigir e apesar de não gostar da mesma. Acredito tbm que seja resultante do motor 2.0...
Já dirigi ambas(Amarok e Hilux) e já fui de carona em uma Triton e nessa parte eu concordo contigo :concordo: Basta parar uma Triton ou uma Hilux do seu lado no trânsito que dar p/ se ouvi o castanhado do motor a diesel; o da Amarok, quase não se houve.
Abraço, atenciosamente, Francisco de Freitas...
Hilux 2010 R$ 2.700,00 (dessa vez franquia normal) completo, sem rastreador, incluindo vidros, faróis e retrovisores.
Abraço.
Alagoano
28/06/2010, 18:52
Já dirigi ambas(Amarok e Hilux) e já fui de carona em uma Triton e nessa parte eu concordo contigo :concordo: Basta parar uma Triton ou uma Hilux do seu lado no trânsito que dar p/ se ouvi o castanhado do motor a diesel; o da Amarok, quase não se houve.
Abraço, atenciosamente, Francisco de Freitas...
Cotonete!! :odedo::odedo:
Sério...achei praticamente o mesmo tom de barulho, não tem nada de incrível no motor da Maroca...
É impressão minha ou vcs querem a fim do castanhado característico dos moteres Diesel de vez???
leobnaval
28/06/2010, 22:34
Pior que caixa de roda quadrada com pneuzão fica muito bala...
:concordo: X2... caixa de roda meio quadradinha fica muito bonito, tem um estilo mais rustico, mais robusto, mais off-road mesmo hehehe
[]s
leobnaval
28/06/2010, 22:40
Quanto a questão do barulho do motor diesel outro dia um amigo voltando de carona, falo "seu motor ta ruim escuta o barulho, ta batendo biela" eu disse: " não ta nada, é a diesel hehehe"
Alagoano
28/06/2010, 22:49
eheh.. Pois eh, eu ja ia pensando isso mesmo.. todo mundo querendo carro silencioso.. .Gosto é gosto mesmo...
Tem horas que da vontade de ter uma s-10 com um MWM castanhdão...
Se for pra ter picape silenciosa, volta pra gasosa :odedo:..
abs,
X2...eu bem que gosto do meu 2.8 PS....acho que o limite de vibração dos motores Diesel chegou com essa nova geração de eletrônicos, até aí tá ótimo...mais q isso vai ficar uma merda, meio fresco....:stop:
Fala-se muito do Motor da Maroca.....mas o 3.2 da Pajero Full é tão silencioso qto....e se não for mais...e é o mesmo motor da Triton né? Então essa puxação de saco com a vibração da Maroca é só pq é um produto novo, bem antes dela já existia produto igual....do mesmo "naipe"...
Tá bom demais já.....chega de tanto silêncio.....quero pisar e ver a turbina assoviando e o bichão roncando....quem quiser silêncio vá pra gasosa, que só dá tesão de V6 pra cima....:mrgreen::mrgreen::mrgreen:
Abs!!
Fui ver o bixo, belo carro mas o preço me desanimou, tava com esperança que fosse um pouco mais baixo que a toyota, mas esses capitalista são tudo do cartel :evil:
RONIE_VALIM
29/06/2010, 20:15
Amarok CS =
http://www.webmotors.com.br/wmPublicador/OffRoad_Conteudo.vxlpub?hnid=44353
RONIE_VALIM
29/06/2010, 20:19
Ilustrando =
Alagoano
01/07/2010, 22:10
Acabou o recreio!!
Voltando ao tópico, vcs já repararam como a Amarok CS é tão baixa e simples que parace uma Saveiro "premium"??
Perto dela a S10 2010 CS parace um Big Foot...
Renatopami
01/07/2010, 22:17
Cadê o Pequeno Jr com as vendas da maroka no mês de junho???:mrgreen:
ABRAÇOS!!!!!
Renatopami
01/07/2010, 23:24
Foram vendidas 372 marokas no mês de junho......fraco não......:pensativo:
Mas o que importa é que esta em franco crescimento...
DieselPower
02/07/2010, 10:36
Se vier a Amarok CS por um preço "competitivo", me candidato a proprietário...
Estava pegando uma Saveiro, depois dei uma olhada na Ranger (Rangerhindra) CS, S-10 nem de graça... Vou esperar e ver a Maroka CS...
NGDaniel
02/07/2010, 14:10
Se vier a Amarok CS por um preço "competitivo", me candidato a proprietário...
Estava pegando uma Saveiro, depois dei uma olhada na Ranger (Rangerhindra) CS, S-10 nem de graça... Vou esperar e ver a Maroka CS...
Gosto é que nem bexiga neh...
Sou MUITO mais MUITO mais uma s-10 flex qq porcaria baixa do tipo saveiro..
abs
Cadê o Pequeno Jr com as vendas da maroka no mês de junho???:mrgreen:
ABRAÇOS!!!!!
Olha que legal esse relatório da FENABRAVE.
Carlão Rover
03/07/2010, 15:31
Acabei de chegar da Volks São Bernardo aonde fui testar uma Amarok.
Primeira coisa que fui informado: não há disponível para venda apenas sob encomenda pois o pouco que chega já está vendida.
Inclusive a que vi estava vendida e o dono estava indo buscar e a do best drive estava sendo usada; marquei para semana que vem o best drive.
No planejamento da Volks o mercado Brasileiro é o que menos receberá unidades segundo a fábrica, tendo em vista que a prioridade é Argentina e países outros sulamericanos,assim como a Europa através da Alemanha.
Quem acha que para ela "dar" certo é vendendo no Brasil está redondamente enganado, pois aqui nem é o alvo principal do início das vendas. Por isso mesmo os modelos simples nem estão disponíveis.
Bom a Pick up é a maior da categoria sem sombra de dúvidas.Quem fala ao contrário não conhece ou não tem noção de espaço.
A embreagem é muito macia, assim como o câmbio parece de carro de passeio.
O motor é mais silencioso que muito carro, principalmente com o capô fechado devido ao isolamento acústico de fábrica e baixos índices de decibéis do próprio motor.
A grande diferença de barulho se dá na estrada, pois com a sexta marcha é incomparável a qualquer pick up.
Depois coloca mais impressões e fotos...
poweroot
03/07/2010, 17:25
[QUOTE=Carlão Rover;1200996]Acabei de chegar da Volks São Bernardo aonde fui testar uma Amarok.
Primeira coisa que fui informado: não há disponível para venda apenas sob encomenda pois o pouco que chega já está vendida.
Inclusive a que vi estava vendida e o dono estava indo buscar e a do best drive estava sendo usada; marquei para semana que vem o best drive.
Estou nessa situação, era o quinto da fila de espera e essa semana chegaram 2 então passei pra terceiro, e nem tenho tanta preferencia por cor, mas mesmo assim só daqui 10 dias é a previsão.
autoamante
03/07/2010, 18:51
Prezados, eu não me iludo com conversa de vendedor...geralmente as revendas evitam ter veículos muito caros em estoque para não empatar capital e isto se aplica ao caso da AMAROK. Lista de espera, faturamento para 10-40 dias...sei não, é um claro indicador de 'corpo mole' por parte das revendas da VW. E é equivocada a informação de que o Brasil não seja o alvo primário da AMAROK na América do Sul. Os mercados argentino e dos demais países da região [somados] são irrisórios quando comparado com o nosso. A VW deixou claro desde o início que o Brasil era o alvo primário, tanto que desenvolveu um para-choques traseiro a la Hilux por exigência do mercado brasileiro. Além disso, as fábricas não desenvolvem carros tendo em mente fanáticos por marca, por 4 x 4 ou em busca de 'publicidade' positiva por parte da imprensa especializada. Elas miram primariamente as vendas para recuperar o investimento. Tenho certeza que a AMAROK não é um veículo de nicho. Para a VW, quanto mais vender melhor...E se o Brasil é o maior mercado de picapes da América do Sul...não faz sentido considera-lo não prioritário. Quanto aos modelos mais simples: não estão aqui porque ainda não foram lançados em nenhum outro mercado. O que está claro no caso da AMAROK é que não adianta colocar 300-400 unidades para servir em test-drive se a política de preço é equivocada. Embora exista uma corrida dos potenciais consumidores para fazer test-drive, a maioria - mesmo sendo elogiosa em relação ao veículo - tem se recusado a pagar o que a VW está pedindo pelo seu novo lançamento. Até o momento, conforme os números de venda disponíveis na página da FENABRAVe, a VW está caminhando celeremente para transformar sua primeira picape média em um mico no mercado. A Fiat fez o mesmo com o Linea, um sedan compacto que ela tentou empurrar para o mercado como concorrente de Corolla e Civic.
Walter L. L. Casitta
03/07/2010, 19:41
Prezados, eu não me iludo com conversa de vendedor...geralmente as revendas evitam ter veículos muito caros em estoque para não empatar capital e isto se aplica ao caso da AMAROK. Lista de espera, faturamento para 10-40 dias...sei não, é um claro indicador de 'corpo mole' por parte das revendas da VW. E é equivocada a informação de que o Brasil não seja o alvo primário da AMAROK na América do Sul. Os mercados argentino e dos demais países da região [somados] são irrisórios quando comparado com o nosso. A VW deixou claro desde o início que o Brasil era o alvo primário, tanto que desenvolveu um para-choques traseiro a la Hilux por exigência do mercado brasileiro. Além disso, as fábricas não desenvolvem carros tendo em mente fanáticos por marca, por 4 x 4 ou em busca de 'publicidade' positiva por parte da imprensa especializada. Elas miram primariamente as vendas para recuperar o investimento. Tenho certeza que a AMAROK não é um veículo de nicho. Para a VW, quanto mais vender melhor...E se o Brasil é o maior mercado de picapes da América do Sul...não faz sentido considera-lo não prioritário. Quanto aos modelos mais simples: não estão aqui porque ainda não foram lançados em nenhum outro mercado. O que está claro no caso da AMAROK é que não adianta colocar 300-400 unidades para servir em test-drive se a política de preço é equivocada. Embora exista uma corrida dos potenciais consumidores para fazer test-drive, a maioria - mesmo sendo elogiosa em relação ao veículo - tem se recusado a pagar o que a VW está pedindo pelo seu novo lançamento. Até o momento, conforme os números de venda disponíveis na página da FENABRAVe, a VW está caminhando celeremente para transformar sua primeira picape média em um mico no mercado. A Fiat fez o mesmo com o Linea, um sedan compacto que ela tentou empurrar para o mercado como concorrente de Corolla e Civic.
É justamente o contrário. Quanto mais em estoque mais fácil vender. O estoque nas concessionárias é consignada. Portanto caro ou barato para a concessionária não faz diferença. Tudo que ela tem que fazer é cumprir uma meta de vendas acordada com a fábrica que em contrapartida oferece descontos progressivos. A Ford oferecer bônus as concessionárias que cumprem metas e algumas repassam ao cliente. Devido a essas metas de venda a melhor época para negociar com um concessionária é nos últimos dias do mês.
Por falar nisso uma vez alguém me contou que um concessionária Troller leva R$13000,00 por Troller vendido...:mrgreen:
Carlão Rover
03/07/2010, 23:17
Lembrando que a Volks de São Bernardo é na fábrica principal...
Michelangelo
03/07/2010, 23:49
Quem é que vai a uma concessionária pra gastar R$120.000,00 e sair de lá com um carro com emblema da VW, em vez de um com emblema da Ford, Toyota, Mitsubishi, etc...
Só mesmo alguns raros seres ...
Gente, querendo ou não a marca influencia e muito na venda de um produto!!!
É lógico que muitos produtos até vendem eventualmente por serem novidade ou até por outras influências mercadológicas tais como melhor relacionamento de um certo cliente com uma empresa e etc...
Sem falar que a VW se não me engano é a montadora que mais micos fabricou no Brasil (Polo Classic, Pointer, Logus e muitos outros).
A picape pode até ser boa mas duvido que mesmo sendo a de projeto mais moderno seja melhor que Hilux e Triton. Não comparo com a Ranger pois seu projeto é muito antigo e a Ford deve estar preparando alguma novidade e só não lançou modelo mais moderno aqui no Brasil porque falta mesmo e respeito pelo consumidor brasileiro.
SERGIO AUGUSTO
04/07/2010, 19:04
Apenas um esclarecimento, cambio da "maroka" é o ZF 6S-450 num.ZF 1361 060 015, não que os EATON não sejam ótimos equipamentos, só esclarecendo mesmo.
Abraço
SERGIO AUGUSTO
04/07/2010, 19:18
Grande Diesel:
Apenas um esclarecimento, cambio da "maroka" é o ZF 6S-450 num.ZF 1361 060 015, não que os EATON não sejam ótimos equipamentos, só esclarecendo mesmo.
Abraço
Fabricado aqui, para o mundo(em relação a AMAROK, que é montada na Argentina, pois este cambio é fabricado também na Alemanha).
Daniel.Shimomoto
04/07/2010, 20:19
Grande Diesel:
Abraço
Dizem que a ZF (pelo menos em caminhões) tem os engates mais duros mas são muito mais parrudos que os EATON. Acho que a linha Cargo usa EATON e a VW (essa eu tenho certeza) usa ZF.
Abs!!!!
DieselPower
04/07/2010, 20:29
Grande Diesel:
Abraço
Ih Rapaz,
Pensei uma coisa e escrevi outra!
Isto está começando a acontecer em conversas também, as vezes estou falando sobre um assunto e coloco uma palavra sem sentido no meio!!!
Acho que estou trabalhando demais...
Obrigado a você e o Walter, pela correção!
SERGIO AUGUSTO
04/07/2010, 20:58
Dizem que a ZF (pelo menos em caminhões) tem os engates mais duros mas são muito mais parrudos que os EATON. Acho que a linha Cargo usa EATON e a VW (essa eu tenho certeza) usa ZF.
Abs!!!!
Fala Daniel:
A ZF realmente não equipa a linha CARGO, só equipa na Ford, os F-250/350/4000. A VW, usa os dois (ZF e EATON), na linha média/pesada. Existem entre ZF e EATON, digamos, os "similares"(na linha média/pesada) onde os EATON/FULER são tão bons quanto os ZF,e alguns caminhões, como VW 26-310 TRAÇADO, usa o EATON FULER RT8908LL, para serviço extra pesado,ao invés de um ZF 16S 1650 como nos VW 31-320, inclusive nos USA, equipam(os EATON),grandes máquinas(INTERNATIONAL, MACK, FORD,GMC,etc). Enfim são duas super marcas(em qualidade, robustez,etc,etc) de cambios.
Eu particularmente, prefiro ZF, mas não posso desmerecer a qualidade do EATON medios/pesados que conheço bem, mas gosto mais dos ZF, ao contrário que dizem, os ZF 10 e 16 marchas, são mais "macios" na minha opinião, que os EATON.
Abraço
Sérgio
Dieselboy
04/07/2010, 22:58
...
Existem quilômetros de distância entre o conforto de uma picape e de um sedan...
Sinceramente, não sei o porquê de tanta gente na cidade estar comprando picape. Se não precisasse da caçamba, com certeza ficaria só com carro de passeio! Despesas menores e conforto superior!
Vc não sabe o motivo?
Propaganda!!
No caso, a propaganda faz o serviço de praxe, vende falsas necessidades atreladas ao status e à ilusória sensação de segurança!
Resultado, as vendas de pick-ups cresceram exponencialmente de uns 10 anos p/ cá!
Não é exagero qdo dizem que muitos proprietários nunca acionaram o 4x4 de suas pick-ups! :shock:
RONIE_VALIM
04/07/2010, 23:15
Não é exagero qdo dizem que muitos proprietários nunca acionaram o 4x4 de suas pick-ups! :shock:
Aqui as pick-ups que compramos (usadas), normalmente chegam com dificuldade de acionar o 4x4. Não sei se é impressão, mas com o passar do tempo a alavanca vai ficando mais macia conforme o uso que faço.
Talvez o motivo é o uso quase que inexistente do antigo dono. Ou talvez impressão minha!
Obs.: Na penúltima pick-up que foi uma Frontier 2003, no início eu não conseguia trocar de 4x2 para 4x4 com o carro em movimento, tinha que parar! Depois isso mudou...
Carlão Rover
05/07/2010, 10:55
Fotos da Amarok que testei...
Embreagem macia; câmbio igual de carro de passeio; espaço interno muito bom para uma pick up média; motor muito silencioso,igual gasolina com capô fechado(selamento acústico de fábrica);garantia de 3 anos independente da Km...
Carlão Rover
05/07/2010, 10:57
Mais fotos...
Né por nada não, mas este cofre do motor poderia ser mais arrumado, não acham???
Tchê 4x4
05/07/2010, 11:18
Né por nada não, mas este cofre do motor poderia ser mais arrumado, não acham???
x2!!! Já tinha dito isso, podiam pelo menos ter colocado aquelas tampas plásticas por cima, já melhoraria muito.
É por isso e muitas outras coisas que eu particularmente que essa pickup não vale o que a VW pede.
Daniel.Shimomoto
05/07/2010, 11:24
x2!!! Já tinha dito isso, podiam pelo menos ter colocado aquelas tampas plásticas por cima, já melhoraria muito.
É por isso e muitas outras coisas que eu particularmente que essa pickup não vale o que a VW pede.
X3!!!!
O cofre é bem caotico...
Abs!!!!
X3!!!!
O cofre é bem caotico...
Abs!!!!
Caótico não....é uma zona mesmo!!!
Walter L. L. Casitta
05/07/2010, 11:38
Parece que o espaço para a troca da correia de distribuição é muito bom. Nem ventilador na frente do motor tem...
Carlão Rover
05/07/2010, 11:38
Meus caros tenho que discordar de vocês.O cofre é muito bem distribuído e tem espaço de sobra.Vou tirar outras fotos, embora para palpitar o ideal seri ver ao vivo.
Abraço.
Carlão Rover
05/07/2010, 11:39
Parece que o espaço para a troca da correia de distribuição é muito bom. Nem ventilador na frente do motor tem...
X2!!! É isso mesmo Walter...
qnd vi o motor nas fotos achei uma bagunça total....mas depois de ver ao vivo, nem achei tão bagunçado. até q é "normal".....e tb fiquei na cabeça, motor 2.0 deve ser menor que os 3.0 de ranger e hilux, mas ele aparentemente é do mesmo tamanho....digo do tamanho externo!
qnt tão pedindo aí carlão??
qnd fui ver, com o ESP ela sairia por 122.900, mas deram um desconto e me entregariam por 119.000 e talvez até por menos.
outra coisa.....na amarok que vc testou, era só vc soltar a embreagem que ela já saía?? soltar o pé apenas 1cm o carro ja andava. achei estranho, deixei o carro morrer por 2x.
RONIE_VALIM
05/07/2010, 11:53
Falando em preço, aqui em Guarulhos estão pedindo 141 mil latas!!!!!!
Quando a vendedora falou eu não acreditei, depois vi o preço no descritivo no vidro do carro, vacilei em não ter tirado uma foto, depois faço isso!
Martin Melcop
05/07/2010, 12:06
Acho estranho estarem pedindo tão alto, ainda mais que hoje em dia um telefonema vc consegue saber o preço de outra.
qnd vi o motor nas fotos achei uma bagunça total....mas depois de ver ao vivo, nem achei tão bagunçado. até q é "normal".....e tb fiquei na cabeça, motor 2.0 deve ser menor que os 3.0 de ranger e hilux, mas ele aparentemente é do mesmo tamanho....digo do tamanho externo!
qnt tão pedindo aí carlão??
qnd fui ver, com o ESP ela sairia por 122.900, mas deram um desconto e me entregariam por 119.000 e talvez até por menos.
outra coisa.....na amarok que vc testou, era só vc soltar a embreagem que ela já saía?? soltar o pé apenas 1cm o carro ja andava. achei estranho, deixei o carro morrer por 2x.
O motor ao vivo é melhor de se ver.
E quanto a embreagem,também foi a mesma coisa!!!
Carlão Rover
05/07/2010, 13:46
Estão pedindo 119.900,00 completa.Garantia de 3 anos sem Km.Financiamento com taxas de 1,37%.
Realmente a embreagem é macia mas tem que acostumar por isso mesmo. Acho que a diferença é o torque em baixa rotação, acelera um pouco e já pula para frente...
Mas a sensação de dirigir é muito boa...Quem tem um diesel turbinado apimentado sabe o que estou dizendo...Gostaria de testar na estrada...Agendei para fazer isso esta semana.Vou filmar o motor funcionando e posto aqui depois...
Caro é o IPVA de 10 mil!!!!Só porque é cabine dupla não entra como utilitário...Viva nosso governo!!!
Realmente a embreagem é macia mas tem que acostumar por isso mesmo. Acho que a diferença é o torque em baixa rotação, acelera um pouco e já pula para frente...
Mas a sensação de dirigir é muito boa...Quem tem um diesel turbinado apimentado sabe o que estou dizendo...Gostaria de testar na estrada...Agendei para fazer isso esta semana.Vou filmar o motor funcionando e posto aqui depois...
Macia????????
Juro que da minha F1000 é melhor!!!
Torque em baixa rotação???
Pois então foi a que você testou,pois a que eu andei só acorda depois de 1.800 rpm's,depois disso é um foguete...
autoamante
05/07/2010, 14:04
Lamentável que a VW resolveu 'improvisar' alargadores plásticos em volta das rodas, como faz a Toyota e fazia a Ford. É um saco pois qualquer encostada e lá se vão muitos R$$$ para reparar. Se é tão moderna, a Amarok deveria, nesse detalhe específico, se espelhar na Ranger 2010 e na Frontier.
Autoamante
05/07/2010, 14:11
Caro é o IPVA de 10 mil!!!!Só porque é cabine dupla não entra como utilitário...Viva nosso governo!!!
IPVA tem que ser 4% do valor do carro, então deveria ser uns 6K e não 10K
Carlão Rover
05/07/2010, 14:51
Macia????????
Juro que da minha F1000 é melhor!!!
Torque em baixa rotação???
Pois então foi a que você testou,pois a que eu andei só acorda depois de 1.800 rpm's,depois disso é um foguete...
Netão, a bixada era a que testou com certeza...
É impossível comparar o arranque dela com qualquer outra....Inclusive este é um dos motivos do biturbo...Mas com certeza quem não tem experiência com biturbo não sabe como é a direção de um veículo assim...quer acelerar devagarinho como se você aprendendo a dirigir carro a gasolina...É normal até acostumar...
A sua F1000 deve ser uma mosca branca com esta embreagem...você está mal acostumado com certeza...
Carlão Rover
05/07/2010, 14:53
IPVA tem que ser 4% do valor do carro, então deveria ser uns 6K e não 10K
É verdade,errei na conta.
Obrigado!
JoaoClaudio
06/07/2010, 12:02
Carlão fala ai pra gente o que vc NÃO gostou da Amarok. Só pra gente ter certeza que vc não é um espião da VW ou que não é um dono de concessionária. hahahahah
Por falar nisso gosto dessa cor meio marron ai que vc viu. Se fosse comprar uma acho que comprava essa.
Carlão Rover
06/07/2010, 13:46
Fala Joao!
Não gostei da posição de dirigir...
Não gostei do acabamento e aparência do couro ecológico;
Não gostei da relação pneu/roda;
Não gostei do volante(pequeno para uma pick up);
Não gostei do feixe de mola traseiro;
E não gostei do preço!!!kkkkkkkkkkkkk
Também achei a marrom muito bonita...
Carlão Rover
06/07/2010, 13:54
Pick up para mim era essa...adorava ver ela "pulando" no seriado!!!
DiEgOsEiChIrLz
06/07/2010, 14:02
Fala Joao!
Não gostei da posição de dirigir...
Não gostei do acabamento e aparência do couro ecológico;
Não gostei da relação pneu/roda;
Não gostei do volante(pequeno para uma pick up);
Não gostei do feixe de mola traseiro;
E não gostei do preço!!!kkkkkkkkkkkkk
Também achei a marrom muito bonita...
nao gostei do preço.
nao gostei do volante (sem botões).
nao gostei do acabamento de gol g5 e do designe de todo o painel.
nao gostei do conjunto optico traseiro.
nao gostei do acionamento do comando de valvulas (correia dentada).
nao gostei da regulagem de altura do banco do motorista (deveria ser eletrico).
nao gostei das rodas (18 é 19 polegadas é desnecessario em picapes).
nao gostei da falta de trava por chave na caçamba.
sobre o resto nada a reclamar.
Carlão,cheguei agora da loja da Volks,olhei outra Amarok,essa para venda,não do teste dirve.
A embreagem estava um pouco melhor!!
O que eu acho estranho é a primeira amarok que eu andei ter a embreagem pesada com apenas 2.500 rodados.
E sobre os engates,continuo achando duros,principalmente da 5ª para a 6ª!!!!
Em todas as duas lojas fui muito bem atendido,muito bom sobre isso!!
Carlão Rover
06/07/2010, 18:24
Fala Netão...Cara nem engatei a 5 e a 6, então não posso palpitar...
O vendedor conhecia um pouco da pick up pelo menos?O que falou comigo foi super atencioso mas não sabia nada...Nem comentou que era biturbo...Acho que estão com medo de falar...srsrsrrs
Fala Netão...Cara nem engatei a 5 e a 6, então não posso palpitar...
O vendedor conhecia um pouco da pick up pelo menos?O que falou comigo foi super atencioso mas não sabia nada...Nem comentou que era biturbo...Acho que estão com medo de falar...srsrsrrs
Cara,o vendedor foi muito bom em atênção,mas ele estava com tudo gravado.
Era um papaguaio.Quando eu questionei sobre a supenção ele não sabia,mas se abaixou e olhou embaixo da pkp.Não deu em nada,mas pelo menos olhou.
EU perguntei pelo o deslocamento volumetrico do motor,ele se complicou com tão pouco...
Quando eu mostrei minha Savana ele virou meu amigo mesmo,perguntou sobre o carro,se era bom mesmo e tudo mais...
Agora notei que ele sabe pouco no geral.Ele falou que o motor da Triton é totalmente novo no Brasil...
Mas o cara foi gente boa!!!Dou 10 ao atendimento!!!!
moisespeabiru
07/07/2010, 08:00
a caçamba da minha ranger ficou pequena perto da da amarok
mas tambem as paredes da ranger são quase o dobro da espessura
Walter L. L. Casitta
07/07/2010, 08:59
a caçamba da minha ranger ficou pequena perto da da amarok
mas tambem as paredes da ranger são quase o dobro da espessura
Diferente do que imaginava, depois de comparar, descobri que a caçamba da Range é menor ainda que a da Triton.
Alagoano
08/07/2010, 22:25
Estão pedindo 119.900,00 completa.Garantia de 3 anos sem Km.Financiamento com taxas de 1,37%.
Sobre o preço, acho que é questão de tempo ele baixar...pelo menos com algo bem próximo de Frontier e Triton, ambas AT. Acho bem precipitato adquirir uma Amarok agora...
A embreagem é dura...
Diferença é o torque em baixa rotação? Cara...difinitivamente, vc acha 1800 rpm baixa rotação de torque? Minha Ranger 2.8 WG dispara em 1500rpm, isso é baixa rotação Carlão....no TGV o 2.8 PS dispara em 1100rpm....ISSO SIM É A SUA DEFINIÇÃO DE: "ACALERA UM POUCO E JÁ PULA PRA FRENTE".
Carlão, vc seria mais coerente se afirmasse que o grande DIFERENCIAL da Amarok é a eletrônica, nesse ponto sim....ela é uma revolução no munto das picapes, deixa Hilux, Triton e Frontier parecendo FIAT´s 147...pq achei o 2.0 biturbo bem esperto, gostei mesmo...mas nada que enterrasse os 3.0 monoturbo...os dois têm propostas bem semelhantes, se o 2.0 tiver uma manutenção bem mais em conta, aí sim...sera outro DIFERENCIAL, vamos aguardar...
Abs!
Daniel.Shimomoto
08/07/2010, 23:48
(...)
(...) o grande DIFERENCIAL da Amarok é a eletrônica, nesse ponto sim....ela é uma revolução no munto das picapes, deixa Hilux, Triton e Frontier parecendo FIAT´s 147...pq achei o 2.0 biturbo bem esperto, gostei mesmo...mas nada que enterrasse os 3.0 monoturbo...os dois têm propostas bem semelhantes, se o 2.0 tiver uma manutenção bem mais em conta, aí sim...sera outro DIFERENCIAL, vamos aguardar...
Abs!
Alagoano;
O diferencial é a eletronica embarcada, mas não na eletronica do motor, que em ambos os casos apresenta common rails de segunda geração (o Brasil ainda não permite os de terceira - não tem diesel sem enxofre para tanto).
O que será a revolução será se ese 2,0L Bi-turbo tiver consumo abaixo dos concorrentes 3.0 e durabilidade proxima (a tecnologia atual ainda não é benevolente em durabilidade com altas potencias especificas - Quem tem Ferrari que o diga). Ai sim será a revolução. Caso contrário será apenas uma jogada de marketing.
Até o momento, em materia de motores a "ultima" revolução no mercado nacional foram os HS2.5 de alta rotação nas F-1000 (mostraram que se pode tirar 115cv com metade do peso de um MWM 229) e o MWM 6.07 Sprint (que se não estou enganado, foi o primeiro motor diesel do mundo de alta rotação com 6 cilindros) que mostrou que se podia tirar a mesma potencia de um Maxion S4T Plus, com o mesmo peso e quase a mesma cilindrada, e vibrando muito menos.
Abs!!!!
Carlão Rover
09/07/2010, 00:01
Sobre o preço, acho que é questão de tempo ele baixar...pelo menos com algo bem próximo de Frontier e Triton, ambas AT. Acho bem precipitato adquirir uma Amarok agora...
A embreagem é dura...
Diferença é o torque em baixa rotação? Cara...difinitivamente, vc acha 1800 rpm baixa rotação de torque? Minha Ranger 2.8 WG dispara em 1500rpm, isso é baixa rotação Carlão....no TGV o 2.8 PS dispara em 1100rpm....ISSO SIM É A SUA DEFINIÇÃO DE: "ACALERA UM POUCO E JÁ PULA PRA FRENTE".
Carlão, vc seria mais coerente se afirmasse que o grande DIFERENCIAL da Amarok é a eletrônica, nesse ponto sim....ela é uma revolução no munto das picapes, deixa Hilux, Triton e Frontier parecendo FIAT´s 147...pq achei o 2.0 biturbo bem esperto, gostei mesmo...mas nada que enterrasse os 3.0 monoturbo...os dois têm propostas bem semelhantes, se o 2.0 tiver uma manutenção bem mais em conta, aí sim...sera outro DIFERENCIAL, vamos aguardar...
Abs!
Você está confundindo as coisas...RPM não é pressão do turbo...
E definitivamente está se baseando em informações de revista. Na prática o torque entra forte com 1300/1400 RPM.
Com 0,5kg de pressão o biturbo dispara animalmente; impossível comparar com qualquer motor com um turbo só, mesmo TGV. Me desculpe mas na minha opinião você está enganado.
Alagoano
09/07/2010, 02:58
Alagoano;
O diferencial é a eletronica embarcada, mas não na eletronica do motor, que em ambos os casos apresenta common rails de segunda geração (o Brasil ainda não permite os de terceira - não tem diesel sem enxofre para tanto).
Fala Shimomoto!!
Me referi a eletrônica "extra motor"...que no caso a concorrência nem arrisca chegar perto....
Abs!!
Alagoano
09/07/2010, 03:05
Você está confundindo as coisas...RPM não é pressão do turbo...
E definitivamente está se baseando em informações de revista. Na prática o torque entra forte com 1300/1400 RPM.
Com 0,5kg de pressão o biturbo dispara animalmente; impossível comparar com qualquer motor com um turbo só, mesmo TGV. Me desculpe mas na minha opinião você está enganado.
Animalmente? E pq ela andou menos que uma Hilux AT? Ah...esqueci...teste de revista né....ok...
Então vamos para a prática, 1300rpm no TGV da Ranger....um pouco distante dos 1800rpm da Amarok, ou não? O pulo dela realmente é animal...mas esse animal furioso, na minha opinião, acorda tarde pra quem é biturbo...tem q ter uma certa paciência...
Vc continua achando que a Amarok acorda cedo?
Abs!!
RONIE_VALIM
09/07/2010, 09:51
Eu particularmente gostei bastante da Amarok, apenas não arriscaria comprar de imediato por ser novidade...
Todas pick-ups tem pontos positivos e negativos, se desse pra colocar tudo no liquidificador pra misturar e pegar só as coisas boas de todas seria uma maravilha :odedo:
Uma observação:
Tem muita Ranger 3.0 andando com 240cv ou mais... Meu Troller andava mais forte que isso. Será que esse motor 2.0 vai aguentar o rojão de uma reprogramação deste nível?
Me lembro da época dos casos de L200 sport o pessoal reclamando que a reprogramação das hpe que acarretava todos os problemas que anguns sofriam...
Tá ai minha dúvida!
Walter L. L. Casitta
09/07/2010, 10:02
Eu particularmente gostei bastante da Amarok, apenas não arriscaria comprar de imediato por ser novidade...
Todas pick-ups tem pontos positivos e negativos, se desse pra colocar tudo no liquidificador pra misturar e pegar só as coisas boas de todas seria uma maravilha :odedo:
Uma observação:
Tem muita Ranger 3.0 andando com 240cv ou mais... Meu Troller andava mais forte que isso. Será que esse motor 2.0 vai aguentar o rojão de uma reprogramação deste nível?
Me lembro da época dos casos de L200 sport o pessoal reclamando que a reprogramação das hpe que acarretava todos os problemas que anguns sofriam...
Tá ai minha dúvida!
A L200 sport já vinha chipada da fábrica (HPE). Já estava próxima do limite.
Na europa o pessoal tem chipado o Tiguan com esse mesmo motor sem dó...
RONIE_VALIM
09/07/2010, 10:11
A L200 sport já vinha chipada da fábrica (HPE). Já estava próxima do limite.
Na europa o pessoal tem chipado o Tiguan com esse mesmo motor sem dó...
Eu "tô ligado" sobre as HPE, pelo que o pessoal reclama, concluo que esse seja o principal motivo dos problemas...
Você sabe como fica a potência desses Tiguan Walter?
Abs!
Walter L. L. Casitta
09/07/2010, 10:33
Eu "tô ligado" sobre as HPE, pelo que o pessoal reclama, concluo que esse seja o principal motivo dos problemas...
Abs!
Pelo que andei vendo pela internet afora da para ganhar uns 30Hp com segurança.
No PDF abaixo tem as instrução de instalação de um chip Bully Dog num Jetta 2.0TDI 140CV que basicamente tem o mesmo motor da Amarok (com um tubo)...
http://www.bullydog.com/documents/Volkswagen%20Rapid%20Power%20Module%20Install.pdf
Walter L. L. Casitta
09/07/2010, 10:45
Abs!
Na Austrália tem Chip da DPChip para a VW Multivan com o mesmo motor biturbo da Amarok vai para 205CV...
Walter L. L. Casitta
09/07/2010, 10:53
Quando afirmei que o 2.5 HPE estava no limite foi porque não encontrei nenhum chip que conseguisse um aumento significativo na potência dele.
Everton Júnior
09/07/2010, 12:10
Andei na Amarok. Em relaçao a tecnologia nao existe picape igual! Gostei da posiçao de dirigir, suspensão macia, motor muito silencioso.
Mas comparando o desempenho do motor com a hilux do meu pai, achei a amarok meio "amarrada". De saida não anda mais que a hilux de jeito nenhum!
Achei muito simples por dentro. Quadro do painel é praticamente igual ao do gol g5, botao de ligar o farol bem ultrapassado e o couro bem simples.
Preço? R$ 120.000 com ESP. Bem caro para um carro que chegou agora e quer roubar as vendas das veteranas!
Alguem ja reparou que o escapamento acaba no meio do carro? Com um tempo vai ficar tudo preto por baixo.
Abs!
Tchê 4x4
09/07/2010, 14:10
:pipoca: Resumindo todas as opiniões postadas até agora, sugiro fazermos um ranking sem compromisso com pontuação de 0 a 10 sobre a Amarok, o que acham???...
Os ítens podiam ser:
1. Design
2. Desempenho
3. Conforto
4. Posição de dirigir
5. Acabamento
6. Consumo
7. Caçamba
8.
9.
10.
os preços estão caindo.........no webmotors tem amaroks anunciadas por 114-115-116.000
Walter L. L. Casitta
09/07/2010, 21:52
Aqui em BH Tem para pronta entrega...
Marcelo-HPE
09/07/2010, 21:55
Aqui na cidade ainda não venderam a cinza urano que está lá quietinha.
Renatopami
09/07/2010, 22:03
Aqui na cidade ainda não venderam a cinza urano que está lá quietinha.
Aqui em Niterói a preta que estava no salão da concessionária vendeu rapidinho.........40 dias.....:dance:
Agora já tem outra exposta.....uma prata......
ABRAÇOS!!!!
vendas do mes de julho até hoje.
actyon: 49
amarok: 107
frontier: 168
ranger: 328
l200: 408
s-10: 883
hilux: 907
acho q a amarok só vai deslanchar qnd a vw lançar a versão automatica e com preços menores q a hilux.....e tb qnd chegarem as versoes mais simples.
NGDaniel
10/07/2010, 08:09
acho q a amarok só vai deslanchar qnd a vw lançar a versão automatica e com preços menores q a hilux.....e tb qnd chegarem as versoes mais simples.
Ehh, pra quem queria bater a hilux, está "bem" :odedo:
Já estão abaixando o preço ?? Acordou, VW ? :palmas:
ThiagoSNogueira
10/07/2010, 09:28
Meus Deus! a que ponto pode chegar a parcialidade da impressa automobilística!
Vejam a matéria da Carsale
Amarok X Hilux
http://carsale.uol.com.br/novosite/revista/avaliacao/materia.asp?idnoticia=5591
Amarok ganhar em acabamento?
Entre outras coisas...
Maranguas
10/07/2010, 10:45
Fui ver uma Amarok hj... muito boa hein... motor muito eficiente e acho que brevemente receberá um prémio!
Dei uma olhada por baixo dela... chassi e diferencial muito robustos. Carro de qualidades...
Agora internamente... tá certo que o câmbio é quase como um golf... mas o plástico está por todo carro... plástico de GOL !!! como pode a volks vacilar nisso? Essa versão, já que é a TOP deveria vir no mínimo com o mesmo material de acabamento do GOLF... o pecado está ai aliado ao preço... que me cheira o famoso colar, colou!
Rapaz será que esses números estão certos? Achei muito baixo o da L200, pois eles colocam tudo junto: outdoor, L, GL, savana e triton.
Walter L. L. Casitta
10/07/2010, 13:54
1- Não tem fila de espera. Aqui em BH tem Amarok a vontade.
2- É cedo de mais para falar que a VW não está vendendo. Tem muita gente que nem sabe ainda que a Amarok existe. Além disso a VW tem muita gordura pra cortar no preço e vai cortar assim que vender a parte dos afobados.
3- Para quem torce contra o motor VW 2.0 e acha que motor de picape é diferente diferente de motor de automóvel, não pode comprar GMC, Dodge, Ford, Toyota uma vez que todos eles fabricam picapes com motor de automóveis.
O Motor WV 2.0 Bi-turbo da Amarok é usado em automóveis e vans na Europa, USA e Austrália a muito tempo onde as condições de uso podem ser até piores que no Brasil. Esse motor não é novo e já está muito bem testado...
SERGIO AUGUSTO
10/07/2010, 14:36
2- É cedo de mais para falar que a VW não está vendendo. Tem muita gente que nem sabe ainda que a Amarok existe. Além disso a VW tem muita gordura pra cortar no preço e vai cortar assim que vender a parte dos afobados.
3- Para quem torce contra o motor VW 2.0 e acha que motor de picape é diferente diferente de motor de automóvel, não pode comprar GMC, Dodge, Ford, Toyota uma vez que todos eles fabricam picapes com motor de automóveis.
O Motor WV 2.0 Bi-turbo da Amarok é usado em automóveis e vans na Europa, USA e Austrália a muito tempo onde as condições de uso podem ser até piores que no Brasil. Esse motor não é novo e já está muito bem testado...
X2!!:concordo:
Grande Walter!!
Eu não estou postando com tanta frequencia, neste tópico(talvez até esteja errado, pois devo expor minhas opiniões), mas não posso me furtar aos elogios para com seus comentários, sempre sensatos e oportunos!
Entendo que a tempos atrás, dei uma resumida, no que penso; vamos aguardar(na questão de qualidade e confiabilidade, do motor principalmente, sendo que entendo que no momento, é o que se apresenta de melhor), e quanto ao preço, que é o "gargalo" do lançamento, na minha opinião, pra mim, é igual pra outras também, acho todas muito caras!!
Abraço
Sérgio
SAPO-BOMBA
10/07/2010, 16:09
O pessoal fala que esse motor já roda na "Zoropa", mas insistem em esquecer do diesel que se usa lá comparado com o "coquetel" que nos servem aqui.
Só vamos ter uma dimensão do quanto esse motor pode durar daqui a um ano de uso, e mesmo assim, pelo estilo claramente "urbano", não vai ser tão comum ver a Amarok nas mãos de quem usa pickup pra valer no trabalho.
Quanto às comparações com a Hilux, temos ambas com a mesma potência, porém a eficiência do TGV da Hilux é muito evidente, tanto pela faixa de torque quanto pela rotação em que a potência máxima aparece ( 3400RPM Hilux contra 4000RPM na Amarok ).
SAPO-BOMBA
10/07/2010, 16:16
Reparem só: O torque da Hilux é de 35,0 kgf entre 1.400RPM a 3.200RPM e logo quando chega aos 3400RPM, alcança sua potência máxima.
A Amarok tem torque máximo ( 40,8 kgf ) divulgado entre 1500RPM a 2000RPM ( Cadê a vantagem do biturbo? ) e precisa de 4000RPM pra alcançar sua potência máxima.
Reparem o quanto o motor da VW precisa girar pra poder se equivaler ao da Hilux. Isso inevitavelmente afeta tanto o desempenho e consumo quanto durabilidade.
Mas como não sou vidente, novamente espero ver como estarão esses motores VW daqui a um ano de uso intenso, como nas Hilux, usando nosso "diesel"....
Alagoano
10/07/2010, 16:52
os preços estão caindo.........no webmotors tem amaroks anunciadas por 114-115-116.000
Como tinha imaginado, bem próximo de Triton e Frontier AT....esse valor ainda pode ser justificado pela alta eletrônica empregada na viatura...
autoamante
10/07/2010, 16:52
1. Sobre as tais filas de espera ou prazos de 30-40 dias para entrega: não existe em BH e provavelmente logo deixarão de existir nas outras localidades onde a Amarok está sendo vendida. É uma estratégia de venda usada para que os 'afobados' se decidam de pronto pela 'loucura' que é dar R$ 120 mil pela Amarok [a própria VW deve ter consciência disso...]
2. Vendas da Amarok: é fato que a Amarok está vendendo muito mal. Neste mês de julho ela está vendendo pouco mais de 10% do que vende a Hilux, a picape que a VW afirmou que seria a concorrente do seu novo lançamento. Para comparar: em 2005, quando a nova Hilux foi lançada, vendeu 637, 1.765 e 1.896 unidades nos três primeiros meses.
3. Quanto ao motor de automóvel ser usado em picapes: nos mercados externos isso é verdade, mas no Brasil não. Dessa forma, a VW, para vender a Amarok no Brasil, vai ter que convencer os consumidores brasileiros que um motor 2.0 é adequado para uma picape cujos concorrentes usam motores maiores e 'exclusivos' de suas linhas de picapes.
Cada mercado tem suas peculiaridades. Veja o caso dos EUA: embora existam motores V6 mais modernos, potentes e de menor custo, a maioria dos consumidores daquele país prefere suas picapes equipadas com motores V8.
- Porque no Brasil os consumidores iriam mudar de mentalidade de uma hora para outra?
Ainda mais que a VW não deu nenhum estímulo para alimentar esta mudança, ou seja, cobrar um preço justo pela sua picape que além do motor pequeno, tem acabamento interno sofrível [para uma versão top], com excesso de plástico barato que lembra o interio do Gol G5.
NGDaniel
10/07/2010, 17:04
1. Sobre as tais filas de espera ou prazos de 30-40 dias para entrega: não existe em BH e provavelmente logo deixarão de existir nas outras localidades onde a Amarok está sendo vendida. É uma estratégia de venda usada para que os 'afobados' se decidam de pronto pela 'loucura' que é dar R$ 120 mil pela Amarok [a própria VW deve ter consciência disso...]
2. Vendas da Amarok: é fato que a Amarok está vendendo muito mal. Neste mês de julho ela está vendendo pouco mais de 10% do que vende a Hilux, a picape que a VW afirmou que seria a concorrente do seu novo lançamento. Para comparar: em 2005, quando a nova Hilux foi lançada, vendeu 637, 1.765 e 1.896 unidades nos três primeiros meses.
3. Quanto ao motor de automóvel ser usado em picapes: nos mercados externos isso é verdade, mas no Brasil não. Dessa forma, a VW, para vender a Amarok no Brasil, vai ter que convencer os consumidores brasileiros que um motor 2.0 é adequado para uma picape cujos concorrentes usam motores maiores e 'exclusivos' de suas linhas de picapes.
Cada mercado tem suas peculiaridades. Veja o caso dos EUA: embora existam motores V6 mais modernos, potentes e de menor custo, a maioria dos consumidores daquele país prefere suas picapes equipadas com motores V8.
- Porque no Brasil os consumidores iriam mudar de mentalidade de uma hora para outra?
Ainda mais que a VW não deu nenhum estímulo para alimentar esta mudança, ou seja, cobrar um preço justo pela sua picape que além do motor pequeno, tem acabamento interno sofrível [para uma versão top], com excesso de plástico barato que lembra o interio do Gol G5.
X2 em tudo, menos num detalhe:
No brasil so se tem picape com motor de carro as picapes com ciclo OTTO..
Mesmo pq temos uma proibição (mais uma jaboticaba brasileira) de nao poder ter motor a diesel em carro de passeio...
Por outro lado, acredito que os motores diesel das picapes daqui não seriam compativeis com carros de passeio.. Imagina um GOLF com um NGD 3.0 ? :mrgreen:
Por fim, tenho dito desde a primeira vez que vi a Amarok, o problema é que a VW errou feio no preço e no acabamento.. nem digo o motor, que pode ate ser questionável, mas o problema maior é o acabamento interno que é incompativel com uma picape que se quer seja "top".. e o preço que incompativel com o protudo final que se tem...
Sejamos sinceros, como será uma versão "pe de boi" da amarok ?? é o que se tem - o painelsinho digital... nao tem como ficar mais "peao" do já é..
Alagoano
10/07/2010, 17:14
A Amarok tem torque máximo ( 40,8 kgf ) divulgado entre 1500RPM a 2000RPM ( Cadê a vantagem do biturbo? ) e precisa de 4000RPM pra alcançar sua potência máxima.
Divulgado entre 1500 e 2000rpm....mas na prática seria entre 1800 e 2000rpm....haja paciência pra bichinha disparar...
RONIE_VALIM
10/07/2010, 17:26
Foto retirada da matéria postada anteriormente...
Na boa, a Hilux é bonita "de frente" mas a Amarok não deixa a desejar não, na minha opinião é muito bonita também!
Sou fã da Hilux, mas beleza por beleza, acho a Amarok mais bonita.
Maaaaaaas beleza não põe mesa, a VW ainda tem que provar seu valor, eu particularmente acho que só vem a somar, tem tudo pra ser uma baita picape.
Abs
Michelangelo
10/07/2010, 17:49
Colocar a Amarok como nova referência no mercado só de brincadeira mesmo! Essas matérias são claramente pagas pela montadora! Já viram as matérias da AutoEsporte como são!!???? Os carros ali mostrados são perfeitos!!! É impossível acreditar nessas avaliações. Essa CarSale falando que a cabine da Hilux é barulhenta!!!! Fala sério!!! Falar que o acabamento da Amarok é melhor que o da Hilux!!!! Só se for no sonho!!! Quando sair a versão pé de boi da Amarok então o acabamento interno vai ser de Fusca então!!!!
SERGIO AUGUSTO
10/07/2010, 18:13
Reparem só: O torque da Hilux é de 35,0 kgf entre 1.400RPM a 3.200RPM e logo quando chega aos 3400RPM, alcança sua potência máxima.
Reparem o quanto o motor da VW precisa girar pra poder se equivaler ao da Hilux. Isso inevitavelmente afeta tanto o desempenho e consumo quanto durabilidade.
Mas como não sou vidente, novamente espero ver como estarão esses motores VW daqui a um ano de uso intenso, como nas Hilux, usando nosso "diesel"....
Fala Sapo:
Apenas colocando algumas considerações, a respeito da durabilidade dos motores(sem querer dizer que este ou aquele é melhor, mesmo porque a "motorzinho" da AMAROK, não rodou o sufuciente aqui, mas lá fora tá mais que testado, e não tenho dúvidas quanto a sua "qualidade"), e em seguida ao sistema bi-turbo, senão vejamos;
Pelo que li por ai, em fichas técnicas divulgadas, o curso do motor TOYOTA, é de 103mm, o que dá uma VELOCIDADE DE DESLOCAMENTO DO PISTÃO, de 11,67 m/s, a 3400 RPM, e o "motorzinho" 2.0, tem curso de 95,5mm., o que da uma VELOCIDADE DE DESLOCAMENTO DE PISTÃO de 12,73m./s. Em face disso, como sabemos que um dos "iténs" que afetam em maior escala, o desgaste do motor, no aspecto atrito, é o dito deslocamento, pode-se ver que os dois motores estão dentro da faixa considerada pelos entendidos, de "ideal"para motores diesel, entre 11 e 13 m/s, em faixas de rotação deferentes, então, em tese, a durabilibidade, em função do atrito são semelhantes. Agora, é sabido que, para suportar a força(torque, mesmo), gerada pela "explosão" é que deve-se ter observado as questões de ligas apropriadas para confecção de pistões, bielas, pinos, etc,etc, isso imagino eu, do alto de humilde ignorancia. Quanto à questão do bi-turbo, com certeza é mais fácil para um turbo de dimensões "minusculas"( A/R e TRIM pequenos, numa UNICA GEOMETRIA/CARCAÇA) empurrar 11,46 ,lib/min. de fluxo de ar a uma pressão de quase 2 bar(que teoricamente é o que se precisa num motor 2.0 diesel para gerar este torque a esta rotação), do que um unico turbo grande , mesmo que de geometria variável. Pode crer, se a tecnolgia bi turbo (R2S), chegar aos 3.0(torço pra isso),pois NÃO É TECNOLOGIA DA VW, imagine o que se pode conseguir. Mas enquanto isso, no cenário atual(original de fábrica), o "motorzinho" VW tá levando vantagem, não que será ÚNICO E ABSOLUTO, pois devemos torcer pelas reações (positivas ) da concorrencia.
Refinadas as especificações, tecnologias, etc, etc, o CONSUMO ESPECÍFICO, para uma determinada potencia, independe do deslocamento cúbico.
Abraço
Sérgio
Carlão Rover
10/07/2010, 18:51
Repetindo:
Quem quiser tirar um racha, vou de amarok contra qualquer picape do segmento.
Muita teoria para pouco conhecimento prático.
Incrível como muitos insistem em se basear em números que não condizem com a prática.
Quem tiver dúvidas do desempenho do motor da Amarok em relação a Hilux, pode ver nos vídeos postados lá atrás no tópico.
A Amarok tem uma relação CV/Kg do motor incomparável. E é isso que é considerado na avaliação do rendimento e potência de um motor.Quem fala isso é a engenharia respaldada pela física, matemática,etc.
Pequeno jr
10/07/2010, 19:11
item 1 - DF, GO e até em Palmas tem Amarok a pronta entrega.
Item 2 - Vendas é muito cedo a falar ... a viatura mal foi lançada. O problema dela é só o preço pelo que oferece. Na hora que tiver preço justo ela vai explodir nas vendas.
Item 3 - Ja respondido pelos demais.
Item 3 -
Marcelo-HPE
10/07/2010, 20:08
A Amarok tem um conjunto de farois máscara negra muito bonito , mas a hilux tem a imponente entrada de ar para o intercooler em cima do capô .
Eu ficaria com a hilux. sem dúvida .
NGDaniel
11/07/2010, 06:24
A Amarok tem um conjunto de farois máscara negra muito bonito , mas a hilux tem a imponente entrada de ar para o intercooler em cima do capô .
Eu ficaria com a hilux. sem dúvida .
Nao acho a Amarok feia externamente não.. é bonita e tem seu ar de imponencia..
Mas acho que deram um jeito de rebaixar a Hilux nessa foto.. nao é possivel... quando se ve a Amarok ao vivo parece tão baixinha.. na foto está maior que a Hilux..
FLÁVIO FAF
11/07/2010, 09:39
a hilux(1,82) é menor pouca coisa que a amarok(1,84), 02 cm. na altura livre minima do solo a hilux ganha , 29 cm contra 24 cm da amarok.
Walter L. L. Casitta
11/07/2010, 10:25
Toda hora vem um aqui falar que a Amarok vai ter problema com o diesel. Eu gostaria de saber por que. Eu nunca tive problema com diesel. Qual é o problema do diesel brasileiro afinal?
Quando fui ao Paraguai, a recomendação era: Vá com o tanque vazio, abasteça dentro do Paraguai o diesel de lá é muito melhor, a picape anda muito mais com o diesel de lá.
Mesma coisa, diferença nenhuma e ainda foi até mais caro. É que o brasileiro tem essa mania essa feia da divulgar que o galo catou sem saber em qual galinheiro. :mrgreen:
RoadRunner
11/07/2010, 11:44
A Amarok também é vendida em outros países, alguém tem notícias do acabamento dela lá fora?
Tchê 4x4
11/07/2010, 11:53
A Amarok também é vendida em outros países, alguém tem notícias do acabamento dela lá fora?
Sinceramente duvido muito que seja igual ao daqui... Puro plástico.
Eu boto fé na Amarok,só não comprei uma por que não tenho grana para 120 mil numa pkp!!!!
Walter L. L. Casitta
11/07/2010, 12:16
Sinceramente duvido muito que seja igual ao daqui... Puro plástico.
Eu sei que você tá bem acostumado com Rural. Lá em casa também, já tivemos uma que só a forração do teto, das portas e laterais não eram de ferro e nem plástico também. Depois disso todos os carros viraram de plástico por dentro. Agora é assim: Só plástico mesmo e quando muito um forrozinho de tecido ou couro e não só no Brasil com lá fora também...:mrgreen:
eduardo1968
11/07/2010, 19:17
Se a amarok tiver o sucesso da Kombi, será uma excelente referência.:pipoca:
entra dia sai dia o que é mais atacado na Amarok é seu acabamento...
Michelangelo
11/07/2010, 20:01
O que acontece é que a maioria comprovou que o acabamento da Amarok é comparável ao do Gol e não do Touareg, Tiguan ou Jetta ! Se seu acabamento fosse melhor com certeza a comparação seria com os outros modelos da marca!
NGDaniel
11/07/2010, 20:26
entra dia sai dia o que é mais atacado na Amarok é seu acabamento...
:stop:
Eu diria que o que mais andam criticando é a disparidade entre preço e o que ela oferece e acabamento..
A VW poderia ter feito essa picape do jeito que está e manerado no preço que não iamos ter tanta critica assim..
Pede 120k-130k, mas bota ela com um cambio automático e um acabamento decente, do tipo jettra, tiguan e outros..
O que se fala das outras coisas nem se pode avaliar como critica.. Sobre motor, p. ex., se são criticas são ou infundadas ou eivadas de preconceitos do tipo (ahh, eu prefiro um motor 3.0 e etc), (ah, sou mais um TVG do que dois turbos pra dar problema) e assim por diante...
Prática mesmo, so daqui uns anos, pra ver como a picape vai se comportar (se vai ter recall, se o motor vai aguentar, se o sistema de injeçao comporta no BIODIESEL, e etc) e, principalmente, como o mercado vai reagir, neh..
abs,
DieselPower
11/07/2010, 20:55
Volto a repetir: Não achei ruim o acabamento.
Me senti bem no veículo, inclusive, PARA MIM o acabamento remete ao segmento das picapes médias.
Para falar a verdade, ficou melhor que a Frontier (na minha opinião).
Interior não condisente é S-10, com instrumentos muito mal distribuidos, com um volante mal posicionado, forçando o motorista a dirigir com os braços encolhidos...
Interior não condisente, é Ranger, com um painel completamente desatualizado, igual a da primeira Ranger "nanica" que desembarcou por aqui...
Ambas não possuem uma continuidade ligando o painel ao console central, isso sim parece coisa de "carro popular pé-de-boi".
Em relação a qualidade dos plásticos empregados, não sou especialista nesta área, talvez por isso não vejo diferença entre os concorrentes...
Essa á MINHA OPINIÃO.
Walter L. L. Casitta
11/07/2010, 21:01
Eu não tô nem um pouco a fim mas eu vou acabar tendo que fazer um testedrive nessa Amarok.:mrgreen:
Alagoano
11/07/2010, 21:07
Eu não tô nem um pouco a fim mas eu vou acabar tendo que fazer um testedrive nessa Amarok.:mrgreen:
Do comportamento dela como PICAPE....vc vai gostar....
eduardo1968
11/07/2010, 21:17
Volto a repetir: Não achei ruim o acabamento.
Me senti bem no veículo, inclusive, PARA MIM o acabamento remete ao segmento das picapes médias.
Para falar a verdade, ficou melhor que a Frontier (na minha opinião).
Interior não condisente é S-10, com instrumentos muito mal distribuidos, com um volante mal posicionado, forçando o motorista a dirigir com os braços encolhidos...
Interior não condisente, é Ranger, com um painel completamente desatualizado, igual a da primeira Ranger "nanica" que desembarcou por aqui...
Ambas não possuem uma continuidade ligando o painel ao console central, isso sim parece coisa de "carro popular pé-de-boi".
Em relação a qualidade dos plásticos empregados, não sou especialista nesta área, talvez por isso não vejo diferença entre os concorrentes...
Essa á MINHA OPINIÃO.
Não dá pra comparar Ranger (R$ 82K numa XLT) e s10 (R$ 84K numa executive) com a Amarok (R$ 125K). Ela só pode ser comparada com a Hilux ou Triton (R$120-130K). Essa comparação com ranger e s10 é o mesmo que comparar o fiesta e corsa com o golf...:parede::parede::parede::parede::parede:
Andei e gostei. Achei somente o preço despropopcional ao produto: novo e sem tradição. A vw errou!
Pequeno jr
11/07/2010, 21:25
Tentemos manter comparativos com base nas categorias
Pick-ups TOP:
- Hilux
- Frontier SEL
- Triton
- Amarok
Pick-ups de entrada
S-10
Ranger
L-200 Outdoor
Mahindra
DieselPower
11/07/2010, 21:27
Não dá pra comparar Ranger (R$ 82K numa XLT) e s10 (R$ 84K numa executive) com a Amarok (R$ 125K). Ela só pode ser comparada com a Hilux ou Triton (R$120-130K). Essa comparação com ranger e s10 é o mesmo que comparar o fiesta e corsa com o golf...:parede::parede::parede::parede::parede:
Mas muitos aqui já fizeram esta comparação, basta voltar algumas páginas.
Agora, estes preços que você passou não refletem a realidade aqui da região, onde S-10 Executive e Ranger Limited custam acima de 100 K.
Se você reler meu comentário, eu a comparei com a Frontier, e disse considerar o acabamento condisente com outras picapes médias.
Grande abraço.
eduardo1968
11/07/2010, 21:44
DieselPower
Preço da ranger XLT 4X4 CD 3.0, configuração HDM1 (última antes da Limited), essa eu conferi pessoalmente na concessionária Ford Bassani Sto Ângelo-RS, no dia 08/07/10, com o desconto de produtor rural (13%), vai por 82.000,00, sem desconto sai por 94.000.
Na s10 é só verificar o preço apresentado aqui no forum pelo tópico S10 X L200.
O valor da Amarok também conferi pessoalmente hoje.
dalmolin
11/07/2010, 21:54
nao andei com a camionete , (nem vou prqe nao vou comprar mesmo :pipoca: ) mas nota-se que tem qe andar 500 rpm acima das outras...
ou seja andando na maciota 2000 rpm ,
normal uns 3000 rpm ,
e no pega com as demais do segmento , esticando 4400 , troca marcha cai a 3500 ..... aaa quero ver heim , os valores de cv e torque nao foram inventados :discordo: , so tem qe encontrar eles :dance: .
Daniel.Shimomoto
11/07/2010, 22:13
Galera do OFF, Ilmo Dr. Sapo Bomba (Advogado da Acusação da VW), Ilmo Dr. Carlão Rover (Advogado de Defesa) - brincadeirinha para descontrair
Hoje fui ver OUTRA Amarok em outra concessionária fiz um rapidissimo Test Drive por conta do horario (eram quase 6 da tarde), que nada foi que uma voltinha no quarteirão. E confesso que minha opinião, em alguns aspectos mudaram e em outros, permaneceram as mesmas, especialmente nas avaliações "numericas" que eu acabei previamente fazendo e que se mostraram relevantes.
Bom, o primeiro contato é aquele lá mesmo. Carro novo, com cheiro de novo. Bancos confortáveis, achei astante boa as costuras. CD "Touchscreen", ar digital são boas impressões que destoam com o plástico do painel que parece resto do Gol G-IV. Feio pra burro para um quadro de instrumentos (painel de instrumentos, controles de ar e CD) tão bonitos...A diferença mais gritate é perceptivel no volante: Um aro super bem encapado, com um material tão bonito constrastanto com o miolo e aquele famigerado plástico corrugado do Gol.
O motor, bem, o bloco é o nosso velho conhecido EA827/AP, vertido para diesel. Até no fato de ele ficar levemente inclinado! Mas com um trabalho muito bem feito pela VW, ele vibra menos que um AP2.0 a gasolina/alccol! Acho que faz até menos ruido se comparado ao irmão gemeo de ciclo otto
A embreagem merece um capitulo a parte: A primeira que eu entre tinha uma embreagem mais pesada que a minha Ranger de 100 mil km. A de hoje tinha embreagem macia. Um pouco mais macia que a da Ranger e similar as de picapes novas. O Cambio de engates curtinhos também estavam macios. Nem pareciam ZF.
A distância do banco traseiro para o banco dianteiro, na posição que uso para dirigir (tenho 1,73m) é EXATAMENTE o mesmo da Ranger. O diferencial é que o encosto é normal (e não na vertical igual minha Fordona) e as pernas ficam perfeitamente apoiadas no assento, ao contrário da Ranger, da Hilux e da propria Nissan.
A parte eletronica é um capitulo a parte: Controle eletronico da tração traseira (além do diferencial LSD), controle de estabilidade, ABS off road (como a VW diz), etc fazem um serviço e tanto. A parte de eletronica do motor é igualzinha a da Ranger, Hilux e Nissan - Common rail de segunda geração, etc. etc. etc.). O que ajuda o Amarok é que a pressão de trabalho das duas turbinas, pelo que li nos materiais internos de venda da VW é de 2 bar (ante os 1,5 da Ranger - O International NGD/Powerstroke da Ranger com 2 bar chega em 243cv, potencia especifica identica ao da Amarok - 81,5cv/L).
Ao volante, bem, é ai que a minha impressão que tive em relação aos numeros se confirmaram: Ele é anemico abaixo das 1500rpms! Mas você não percebe por causa da eletronica! Ao engatar a primeira e começar a soltar o pé da embreagem, o motor não altera de rotação porque a eletronica não deixa! Mas eu consegui "matar" o motor no reto: Engatei a primera e fui soltando a embreagem no reto, em baixissima velocidade. Eletronicamente, o motor não morre mas quando acabei de soltar o pedal da embreagem, a uns 10km/h e acelerei achando que a velocidade já era compativel para tal...pum: Surpresa! O motor morreu. E ele estava em torno de 1300 rpms! O vendedor mesmo comentou que isso "acontecia mesmo". E isso justifica a necessidade das 6 marchas, justamente para fazer o motor trabalhar sempre acima das 1500 rpms!. Mas ela é bem confortável e esperta. Esperta MESMO! Mas precisa das 6 marchas o que pode deixar o dirigir em perimetros urbanos mais cansativos.
O que estraga na Amarok são justamente as rodas e pneus, mais esportivos do que de fora de estrada: Você olha para eles e eles se pudesem falar te diriam: "Sou perfeito para você que tem uma casa que chama de sitio de 5 mil m2 e que pega no máximo 500m de caminho de terra". Com uma rodagem dessas (aro 18 - os 19 são opcionais) perfil baixo e um jogo de belissimos pneus Continental, o 4x4 Low da Amarok é pura decoração, ninguém jamais vai utilizar. Até porque os pneus não ajudarão em nada.
Valor do brinquedo: R$115.800,00 na Marte Veiculos e na Sorana (ambas em São Paulo)
Impressão final: Picape urbana. Bem urbana. Não sei como sairia se colocasse um jogo de rodas menores e pneus mais condizentes para uso fora de estrada. Mas justifica plenamente os R$115 mil pedidos por ela. E mostra que os R$120 mil de uma Hilux mecanica são exagerados, ousaria dizer que até indecente, especialmente se lembrarmos que a Hilux é identica a Ranger, do ponto de vista de tecnologia embarcada e acabamento.
A grande dificuldade (e essa será a maior delas) será a rede de vendas, acostumada a vender Gol/Parati/Saveiro e Polo, vender um carro de 115 mil Reais, convencer o publico de que é um carro diferente, de outro nivel e isso sem falar na associação da marca VW ao Gol. Seria a mesma coisa de uma loja popular começar a vender algo de griffe: Teria que convencer o consumidor de que, além dos produtos populares, tem algo diferenciado para vender e trazer o publico diferenciado que compra em lojas "chiques" para a loja popular para comprar seu produto diferenciado. Basta ver a dificuldade da VW em vender Bora, Jetta...
Resumo: Gostei da Amarok. Se tivesse R$120 mil no bolso não compraria uma porque não faz meu estilo, mas é uma opção e tanto para quem quer uma caminhonete 4x4 para andar 95% do tempo no asfalto e os 5% restantes, em estradas de terra, bem patroladas e compactadas. Como veiculo, justifica muito mais o preço pedido que a Hilux e a Nissan.
Um abraço e dou por encerrado meu testemunho. Aguardando manifestação da Defesa e da Acusação.
Carlão Rover
12/07/2010, 00:12
Grande Daniel, este é o espírito...srsrsrsr
Eu achei sua descrição muito imparcial, e por isso merece aplausos.
Em relação ao RPM, vou dar minhas críticas, de quem tem um biturbo.
A configuração da pick up Amarok, visa a economia,autonomia e principalmente diminuição dos índices de poluição; meta esta de todos as marcas que produzem motores a diesel,não apenas da VW.Em relação a tecnologia já discutimos em páginas anteriores.
Como consequência para ter uma saída arrancada tem que pisar mesmo no acelerador. O controle e o segredo do biturbo está no pedal do acelerador.
Se pisar como num motor turbo convencional, não obterá as vantagens do R2S.
Isso que ninguém entende, e acha que dirigir uma pick up Biturbo é igual a qualquer outra. Não é. E o vendedor conhece muito menos que qualquer um aqui do fórum deste tópico.Com o tempo de uso, pega-se o jeito da coisa.Quem for testar a Amarok faça isso que eu disse como parte do "test drive".
Em relação ao acabamento eu como disse antes, acho que a VW deveria ter caprichado mais,já que é um novo segmento da empresa.
Para quem não sabe e palpita de "orelhada" além de ter experiência por muitos anos com o modelo anterior deste motor da Amarok, eu Fiz o Test drive na VW(de novo não leram o tópico todo) e tenho uma Defender Biturbo.
Quem conhece de pick ups e andou na Amarok sabe que tem muitos defeitos como todos nós já postamos, mas a tecnologia embarcada dela nenhuma aqui no Brasil tem no mesmo segmento.
Alagoano
12/07/2010, 09:57
A grande dificuldade (e essa será a maior delas) será a rede de vendas, acostumada a vender Gol/Parati/Saveiro e Polo, vender um carro de 115 mil Reais, convencer o publico de que é um carro diferente, de outro nivel e isso sem falar na associação da marca VW ao Gol. Seria a mesma coisa de uma loja popular começar a vender algo de griffe: Teria que convencer o consumidor de que, além dos produtos populares, tem algo diferenciado para vender e trazer o publico diferenciado que compra em lojas "chiques" para a loja popular para comprar seu produto diferenciado. Basta ver a dificuldade da VW em vender Bora, Jetta...
Como esperado, o valor já chegou num patamar....digamos que mais "aceitável". Como vc bem disse, a imagem da VW está muito ligada ao GOL, dizem que o consumidor de maior poder aquisitivo não quer pagar caro num veículo que ostenta a logo da VW...pois remete a carro popular, como vc bem falou, um exemplo é o Jetta que não vende...
Pra vc ter uma ideia, no site www.maceioautos.com.br (http://www.maceioautos.com.br), tem um Bora 2009 TOP de linha, 2.0, bancos de couro, câmbio Tiptronic AT com sequencial e meros 28.761km rodados.....ou seja, NOVO! Tão pedindo 46k no brinquedo, onde com uns 43k vivinhos na mão acho q o dono entrega....
Acho que vai acontecer a mesma coisa com a Amarok, é uma puta picape (com exceção do acabamento interno e essas rodas e pneus de playboy), mas não acho que seja uma boa compra 0km.....acho que será uma ótima compra como seminova, pq imagino uma desvalorização bem maior que a Hilux por exemplo...como com toda inivação e tecnologia, pois é uma VW....
Abs!!
Alagoano
12/07/2010, 09:59
Corrigindo o final: mesmo com toda inovação e tecnologia, pois é uma VW...
Marcelo-HPE
12/07/2010, 10:17
Karaká !! ja tive um gol 2005 com o mesmo blodo do motor da Amarok - A.P .
isso que é status para o gol AP.
caminhonete com bloco de motor de carro popular .
SERGIO AUGUSTO
12/07/2010, 11:31
Bom dia:
Quero elogiar primeiro, a análise muito bem feita, e imparcial, do Daniel, é isso ai, companheiro.
Bom de hoje até quinta, estarei em Goiania, e vou tentar achar um tempinho pra ir numa concessionária VW pleitear um teste drive(espero que mais longo que o do Daniel), e juro(se conseguir o teste), que postarei as impressões o mais imparcialmente possivel.
Mas, comentando um pouco as postagens recentes, estão aparecendo em maior numero, opiniões favoráveis,hehe..
Não tem como ser diferente, apesar do "plástico tosco" no acabamento(pra uns), no geral, é isso que o Daniel relatou(muito bem), a concorrencia terá que correr atrás.
A questão da pressão máxima de trabalho do turbo, Daniel, pode reparar num post que coloquei estes dias, onde falo, que "teoricamente"(mas com cálculos, obviamente), a pressão pra esta potencia, neste giro, num motor 2.0, com razão comburente/combustivel, pra não fumacear(19 a 22/1),será esta mesmo 2,0 bar.
E isto, com biturbo, é bem mais fácil de se trabalher, que com um único(mesmo VNT).
Na questão de uso de pneus menores, para as incursões oof-road, é sabido que em se modificando, as acelerações e "pegadas" ficarão mais evidentes, melhorando a performance,nesta situação(off).
Abraço
Sérgio
DiEgOsEiChIrLz
12/07/2010, 11:58
o problema de colocar ranger na comparaçao é q ela nao usa tgv. pra comparar comportamento do motor tem que ser hilux ou frontier (triton,ranger e s10 sao wastegate)
Alagoano
12/07/2010, 12:14
Mas, comentando um pouco as postagens recentes, estão aparecendo em maior numero, opiniões favoráveis,hehe..
Sergio, a ficha tá começando a cair na cabeça do pessoal....é inútil e infantil não ver que a Amarok é um lançamento revolucionário no mercado de picapes, com suas virtudes e defeitos...
Os defeitos são normais de qualquer seguimento: Preço elevado, acabamento simples, falta do câmbio AT (que é questão de tempo ser resolvido)...
As virtudes são muitas, o principal, indiscutivelmente, é a eletrônica. Essa questão do conjunto rodas/pneu é besteira, algo fácil de ser resolvido....é só trocar, e imagino que o custo disso será praticamente ZERO, pois esse conjunto rodas/pneu aro 18" deve ser bem SALGADO!! Ela com
rodas 16" calçadas com pneus BF AT 31" ou 32" deve ficar bem interessante e pronta pro off road como qualquer outra picape do seguimento....e com as vantagens "eletrônicas" que só ela tem...
S10, Ranger e Outdoor são verdadeiros MUSEUS perto da Amarok; Triton Frontier e Hilux ainda se salvam pelo câmbio AT, melhor acabamento interno e pelos motores modernos....no mais, perdem pra Amarok.
Imagino que Mit, Toy e Nissam vão começar a se mexer e trazer a eletrônica para os seus modelos, resta saber como ficarão os preços....principalmente no caso da Toyota, os valores da hilux terão que ser revistos e acho q a tendência é cair....o lançamento da Amarok foi bom para todos, amantes ou não da VW...
Eu não pagaria os 115k nela, pois sou apaixonado pela Hilux e não preciso dos recursos eletrônicos da Amarok...torço para que o preço da Hilux baixe e fique mais real e viável...
E pra quem fica desdenhando.....VCS ESTÃO PARANDO NO TEMPO COM SEUS MUSEUS!! :odedo::odedo::odedo::odedo:
Abs!!
JoaoClaudio
12/07/2010, 12:33
Na minha opinião a Amarok é mto bonita, até mais bonita que todas eu diria. O acabamento é quase igual ao do tiguan no desenho (já andei no Tiguan e é uma blz, mas é mto, mto barulhento e tem pouco espaço interno), só que os materiais da Amarok dão a impressão de serem muito piores em qualidade.
Pq eu NÃO compraria uma hoje?
1 - Preço;
2 - acabamento mto feio (que até da pra encarar);
3 - Tração através de botão (detesto - as das minhas 2 ranger deram problema)
Quanto à mecanica ainda não dá pra saber, mas como tem 3 anos de garantia pelo menos por 3 anos ela tem que funcionar - senão é grana de volta e indenização.
Deivid/silveira
12/07/2010, 13:15
Aí Amigos , vou tirar um tempo para fazer tambem um test drive, mas olhei a MAroka na rua fiquei atrás dela na sinal, olhando ela assim não pagaria + que 70 k sinceramente.
Pra mim se a fiat fabricasse uma picape, seria melhor que a Amarok.
:odedo::odedo:
DieselPower
12/07/2010, 13:56
Falei com um vendedor da VW conhecido meu, segundo ele, inicio do ano desembarca Amarok AT 6 marchas Tiptronic.
Daí quero ver a concorrência correr atrás!
Maaaaaaaasssss, sabe como é vendedor... A grande maioria nem sabe para que serve um diferencial...
Ainda, parece que3 Amarok CS só Diesel... Acredito que a VW não faria isso, afinal, alguém tem que competir com Ranger e S-10 de entrada.
Torço para que venha!
SERGIO AUGUSTO
12/07/2010, 14:08
Sergio, a ficha tá começando a cair na cabeça do pessoal....é inútil e infantil não ver que a Amarok é um lançamento revolucionário no mercado de picapes, com suas virtudes e defeitos...
Os defeitos são normais de qualquer seguimento: Preço elevado, acabamento simples, falta do câmbio AT (que é questão de tempo ser resolvido)...
As virtudes são muitas, o principal, indiscutivelmente, é a eletrônica. Essa questão do conjunto rodas/pneu é besteira, algo fácil de ser resolvido....é só trocar, e imagino que o custo disso será praticamente ZERO, pois esse conjunto rodas/pneu aro 18" deve ser bem SALGADO!! Ela com
rodas 16" calçadas com pneus BF AT 31" ou 32" deve ficar bem interessante e pronta pro off road como qualquer outra picape do seguimento....e com as vantagens "eletrônicas" que só ela tem...
S10, Ranger e Outdoor são verdadeiros MUSEUS perto da Amarok; Triton Frontier e Hilux ainda se salvam pelo câmbio AT, melhor acabamento interno e pelos motores modernos....no mais, perdem pra Amarok.
Imagino que Mit, Toy e Nissam vão começar a se mexer e trazer a eletrônica para os seus modelos, resta saber como ficarão os preços....principalmente no caso da Toyota, os valores da hilux terão que ser revistos e acho q a tendência é cair....o lançamento da Amarok foi bom para todos, amantes ou não da VW...
Eu não pagaria os 115k nela, pois sou apaixonado pela Hilux e não preciso dos recursos eletrônicos da Amarok...torço para que o preço da Hilux baixe e fique mais real e viável...
E pra quem fica desdenhando.....VCS ESTÃO PARANDO NO TEMPO COM SEUS MUSEUS!! :odedo::odedo::odedo::odedo:
Abs!!
Fala Alagoano!
Belas consideraçòes, muito bom:concordo:!
Como disse acima, vou tentar um teste drive numa, de hoje até quinta, e postarei as impressões, sem "fanatismo favorável" e muito menos "repúdia"! hehe..
Grande abraço
Sérgio
Na minha opinião a Amarok é mto bonita, até mais bonita que todas eu diria. O acabamento é quase igual ao do tiguan no desenho (já andei no Tiguan e é uma blz, mas é mto, mto barulhento e tem pouco espaço interno), só que os materiais da Amarok dão a impressão de serem muito piores em qualidade.
Pq eu NÃO compraria uma hoje?
1 - Preço;
2 - acabamento mto feio (que até da pra encarar);
Quanto à mecanica ainda não dá pra saber, mas como tem 3 anos de garantia pelo menos por 3 anos ela tem que funcionar - senão é grana de volta e indenização.
3 anos de garantia tudo bem, mas eu to querendo saber é QUANTO custam as revisões para mantê-la na garantia.
Já estive em duas concessionárias aqui no DF e não souberam dizer, aliás uma disse que não seria pacote fechado e a outra disse que seria mas que não tinham o valor.
Alguem ai tem os valores?
Alagoano
12/07/2010, 19:03
Vai se acostumando com a tração elétrica João, entre GM, Ford, Nissan, VW, Mit e Toy, só as duas últimas permaneceram com tração manual, que está se tornando coisa de museu também...não dá pra brigar contra a tecnologia cara, eu por exemplo não gosto dos novos motores Diesel CR, mas fazer oq? Agora não tem como voltar atrás....o mesmo digo pra tração elétrica...
Sem falar nas marcas mais famosas....Land Rover por exemplo, a própria Mit com o Outlander, tração elétrica remete ao luxo....o fim da tração manual é questão de tempo tbm...
Só pra finalizar, se tração elétrica não fosse eficente, não seria a maioria do seguimento...
Abs!!
Walter L. L. Casitta
12/07/2010, 19:10
...Vai se acostumando com a tração elétrica João, entre GM, Ford, Nissan, VW, Mit e Toy, só as duas últimas permaneceram com tração manual...
Todas são elétricas, mesmo tendo a alavanca as duas ultimas também dependem de eletricidade para que a tração funcione...
Alagoano
12/07/2010, 19:23
Todas são elétricas, mesmo tendo a alavanca as duas ultimas também dependem de eletricidade para que a tração funcione...
Boa informação, não sabia dessa....como vc mesmo diz, Picape não foi feita pra trilha...digamos que a tração elétrica atenda de forma satisfatória ao produto...
No caso da Mit, a mesma informação serve pra Outdoor?
Walter L. L. Casitta
12/07/2010, 19:26
Boa informação, não sabia dessa....como vc mesmo diz, Picape não foi feita pra trilha...digamos que a tração elétrica atenda de forma satisfatória ao produto...
No caso da Mit, a mesma informação serve pra Outdoor?
Mesmo coisa diria até que o índice de defeitos na tração da L200 não está muito longe da Ranger não...
Daniel.Shimomoto
12/07/2010, 19:31
Galera
Primeiramente obrigado aos que julgaram minhas impressões imparciais. Esse foi mesmo o objetivo de quando fui experimentar o Amarok: Extrair uma impressão imparcial!
Carlão Rover e Sergio Augusto: Realmente os bi-turbos devem ter um comportamento, uma tocada diferente se comparado a outros motores. Mas a VW fez um excelente trabalho eletronico que não permite que ela morra facilmente nas rotações digamos "criticas" (abaixo de 1500rpm´s). Eu "matei" o motor da Amarok pois eu fui lá pra isso mesmo, pra ver e experimentar. Mas um usuário normal dificilmente o fará. Palmas para a VW!
E isso serviu para mostrar o quanto a Nissan tem isso de deficiencia: Dirigi por um longo trajeto uma Frontier LE 6 marchas e honestamente me senti dirigindo um Gol 1.0 de 16 valvulas daqueles da geração II: A ausencia do controle eletronico do acelerador/embreagem faz a gente parecer barbeiro ao extremo pois precisa jogar o giro em 2000 rpms para soltar a embreagem, e a picape começar a andar! Altamente constrangedor sair de um semaforo com uma picape a diesel e ela simplesmente morrer por falta de torque.
Alagoano: As unicas picapes cuja tecnologia fica bem abaixo das demais são a L-200 Outdoor (que ainda usa bomba injetora rotativa) e a S10 (que ainda está na primeira geração de "common rails". Isso sim são museus tecnologicos. A Ranger, apesar do estilo/chassis/cabine ser praticamente a mesma desde 1998, evoluiu tremendamente e a parte eletronica dela é sofisticada e toda interligada. Existe um nome especifico para isso que eu não me recordo agora, mas analogamente a computadores, seria como se toda a parte eletronica dela fosse interligada em "rede" ao invés de sensores unidades de comando individualizadas. Inclsuive, um "handheld" da HP é o scanner que a Ford usa para verificar todos os sistemas da picape e do motor, desde o 4x4 até travamento de portas.
Na parte "motor", a tecnologia contida nos motores da Ranger, Hilux, Triton, Amarok e Nissan se equiparam: Common rails de segunda geração, bicos injetores piezoelétricos, possibilidade de 3 injeções de diesel no mesmo ciclo, rails trabalhando com mais de 1500 bar, etc. etc. etc. Naturalmente diferem em nivel de ruido e concepção (mais compacto ou aplicações mais amplas) , mas tecnologicamente se equiparam e nenhum faz feio diante do outro. A unica coisa que resta ver é como se comportará o 2.0L da Amarok depois dos 100 mil km...
E tecnologicamente falando, com todo respeito a todos os proprietários de picapes de mais de R$100 mil Reais: Todas elas não tem eletronica voltada para a dirigibilidade. E só por isso acho mais de R$115 mil pedidos por uma Hilux, Mit Triton e Frontier, muito mais uma questão de "comprar a marca" do que um pacote de beneficios. Faz parte do mercado. E é por isso que eu PENSO (saliento que é uma percepção minha) que será a dificuldade da VW em convencer o consumidor que compra uma Toyota, Mitsubishi ou Nissan a entrar na VW que vende Gol/Saveiro/Kombi para comprar um projeto inovador de R$115 mil Reais. Acho que se tivesse os 4 circulos entrelaçados na grade dianteira (marca Audi) a coisa seria mais fácil...
Marcelo-HPE: Não há inconveniente de emprestar o bloco para um motor diesel. Essa é uma prática extremamente comum dos fabricantes em se verter motores de ciclo otto para rodar com diesel. Inclusive, o Mitsubishi 4D56, hoje na Europa rodando com cabeçote de 4 valvulas por cilindro e common rail de segunda geração foi introduzido no mercado na década de 70 queimando gasolina, sob o nome de Mitsubishi Astron.
Abraços a todos
SAPO-BOMBA
12/07/2010, 20:00
Grande Daniel, vou destacar algumas partes do seu comentário sobre a Amarok, e lhe dar minhas razões pq a Amarok não vale o que se pede
Galera do OFF, Ilmo Dr. Sapo Bomba (Advogado da Acusação da VW), Ilmo Dr. Carlão Rover (Advogado de Defesa) - brincadeirinha para descontrair
Hoje fui ver OUTRA Amarok em outra concessionária fiz um rapidissimo Test Drive por conta do horario (eram quase 6 da tarde), que nada foi que uma voltinha no quarteirão. E confesso que minha opinião, em alguns aspectos mudaram e em outros, permaneceram as mesmas, especialmente nas avaliações "numericas" que eu acabei previamente fazendo e que se mostraram relevantes.
Bom, o primeiro contato é aquele lá mesmo. Carro novo, com cheiro de novo. Bancos confortáveis, achei astante boa as costuras. CD "Touchscreen", ar digital são boas impressões que destoam com o plástico do painel que parece resto do Gol G-IV. Feio pra burro para um quadro de instrumentos (painel de instrumentos, controles de ar e CD) tão bonitos...A diferença mais gritate é perceptivel no volante: Um aro super bem encapado, com um material tão bonito constrastanto com o miolo e aquele famigerado plástico corrugado do Gol.
O motor, bem, o bloco é o nosso velho conhecido EA827/AP, vertido para diesel. Até no fato de ele ficar levemente inclinado! Mas com um trabalho muito bem feito pela VW, ele vibra menos que um AP2.0 a gasolina/alccol! Acho que faz até menos ruido se comparado ao irmão gemeo de ciclo otto
A embreagem merece um capitulo a parte: A primeira que eu entre tinha uma embreagem mais pesada que a minha Ranger de 100 mil km. A de hoje tinha embreagem macia. Um pouco mais macia que a da Ranger e similar as de picapes novas. O Cambio de engates curtinhos também estavam macios. Nem pareciam ZF.
A distância do banco traseiro para o banco dianteiro, na posição que uso para dirigir (tenho 1,73m) é EXATAMENTE o mesmo da Ranger. O diferencial é que o encosto é normal (e não na vertical igual minha Fordona) e as pernas ficam perfeitamente apoiadas no assento, ao contrário da Ranger, da Hilux e da propria Nissan.
A parte eletronica é um capitulo a parte: Controle eletronico da tração traseira (além do diferencial LSD), controle de estabilidade, ABS off road (como a VW diz), etc fazem um serviço e tanto. A parte de eletronica do motor é igualzinha a da Ranger, Hilux e Nissan - Common rail de segunda geração, etc. etc. etc.). O que ajuda o Amarok é que a pressão de trabalho das duas turbinas, pelo que li nos materiais internos de venda da VW é de 2 bar (ante os 1,5 da Ranger - O International NGD/Powerstroke da Ranger com 2 bar chega em 243cv, potencia especifica identica ao da Amarok - 81,5cv/L).
Ao volante, bem, é ai que a minha impressão que tive em relação aos numeros se confirmaram: Ele é anemico abaixo das 1500rpms! Mas você não percebe por causa da eletronica! Ao engatar a primeira e começar a soltar o pé da embreagem, o motor não altera de rotação porque a eletronica não deixa! Mas eu consegui "matar" o motor no reto: Engatei a primera e fui soltando a embreagem no reto, em baixissima velocidade. Eletronicamente, o motor não morre mas quando acabei de soltar o pedal da embreagem, a uns 10km/h e acelerei achando que a velocidade já era compativel para tal...pum: Surpresa! O motor morreu. E ele estava em torno de 1300 rpms! O vendedor mesmo comentou que isso "acontecia mesmo". E isso justifica a necessidade das 6 marchas, justamente para fazer o motor trabalhar sempre acima das 1500 rpms!. Mas ela é bem confortável e esperta. Esperta MESMO! Mas precisa das 6 marchas o que pode deixar o dirigir em perimetros urbanos mais cansativos.
O que estraga na Amarok são justamente as rodas e pneus, mais esportivos do que de fora de estrada: Você olha para eles e eles se pudesem falar te diriam: "Sou perfeito para você que tem uma casa que chama de sitio de 5 mil m2 e que pega no máximo 500m de caminho de terra". Com uma rodagem dessas (aro 18 - os 19 são opcionais) perfil baixo e um jogo de belissimos pneus Continental, o 4x4 Low da Amarok é pura decoração, ninguém jamais vai utilizar. Até porque os pneus não ajudarão em nada.
Valor do brinquedo: R$115.800,00 na Marte Veiculos e na Sorana (ambas em São Paulo)
Impressão final: Picape urbana. Bem urbana. Não sei como sairia se colocasse um jogo de rodas menores e pneus mais condizentes para uso fora de estrada. Mas justifica plenamente os R$115 mil pedidos por ela. E mostra que os R$120 mil de uma Hilux mecanica são exagerados, ousaria dizer que até indecente, especialmente se lembrarmos que a Hilux é identica a Ranger, do ponto de vista de tecnologia embarcada e acabamento.
Resumo: Gostei da Amarok. Se tivesse R$120 mil no bolso não compraria uma porque não faz meu estilo, mas é uma opção e tanto para quem quer uma caminhonete 4x4 para andar 95% do tempo no asfalto e os 5% restantes, em estradas de terra, bem patroladas e compactadas. Como veiculo, justifica muito mais o preço pedido que a Hilux e a Nissan.
Um abraço e dou por encerrado meu testemunho. Aguardando manifestação da Defesa e da Acusação.
Vou tentar resumir e não ser repetitivo ( apenas de às vezes ser necessário pra alguns, entende? ):
1 - O acabamento não condiz com o valor do carro nem com a proposta de ser "a melhor do segmento". Quem quer ser melhor não pode ser muito boa em uma parte e horrível em outra. Veja o equilíbrio entre o acabamento de Hilux, Triton e Frontier e compare com a Amarok.
Ou melhor: Entre num Jetta e depois entre na Amarok! :mrgreen:
Quem já andou em um Jetta ou Passat sabe do que eu falo! Não tem a menor comparação o acabamento de ambos com o plástico tosco que por infelicidade ( ou burrice ) da VW, botaram na Amarok! :parede:
2 - Pode parecer chacota, mas até hoje considero a Ranger, juntamente com a Actyon Sports, a pickup que me senti mais à vontade em termos de posição de dirigir! :rolleyes:
Sobre o espaço interno, muitos já comentaram que a Amarok tem tamanho por fora mas o espaço interno pouco difere e/ou parece inferior aos das outras pickups.
3 - A conversa de "motor revolucionário" apregoada por um certo forista aqui não passa de balela. E nota-se ainda o que venho batendo a tecla: COMO SERÁ A DURABILIDADE DESSE MOTOR AQUI NO BRASIL? :pipoca:
Não adianta vir com papo de "esse motor roda na Europa", sabemos que uma coisa é falar da Petrobrás como referência em combustível e outra coisa é o que chega nos postos pra vender.
Além disso, o que me deixou ainda mais surpreso: 2.0 bar de pressão num motorzinho 2.0??? Será que vai aguentar? Será que vai durar? :pensativo:
Não adianta neguinho chegar aqui e falar mil maravilhas desse motor enquanto o carro não começar a rodar no nosso mercado, nas mãos de gente com o forista Luiz Antonio ou Eduardo Eustáquio, que rodam pra cacete com suas pickups pra cima e pra baixo, sem pena, sem dó! :concordo:
4 - Eu pensei que o motor fosse ser muito esperto em baixas rotações, como a Hilux! Ou mesmo como a L200 com VGT! :odedo:
Pelo visto, ela sofre do mesmo problema que acomete as Frontier MT, segundo já li aqui no fórum. A diferença é que nem o biturbo salvou a Amarok como já defendiam com unhas e dentes por aqui... :mrgreen:
5 - FALTA CÂMBIO AT!!!!!! Isso não tem nem como contestar/justificar! Ainda mais pelo preço cobrado e pela suposta "nova referência" que ela deveria ser como pickup!
6 - Pra quem vai usar a pickup pra trabalho, as rodas 18 simplesmente são um desperdício/engodo/fardo que serviu pra deixar a pickup bonita, mas pra usar na lama/terra/dunas e PRINCIPALMENTE com a buraqueira que são nossas estradas e ruas/avenidas hoje em dia, totalmente dispensável e encareceu o valor final do carro.
7 - Por último, talvez a cereja do bolo: É um Volkswagen: A marca tem valor de revenda em seus carros populares, tem fama em nosso mercado adquirida graças aos seus populares e à fama de esportividade de alguns de seus modelos, por conta do extinto motor AP1600/1800/2000. Mas quando se fala em seus carros mais caros, e principalmente os importados, nota-se tanto falta de VENDAS como falta de COMPRADORES interessados em um seminovo, pq alguns viraram mico-bucha. Passat VR6, Passat 2.8, os primeiros Jetta 150cv, Caravelle, Eurovan, só pra citar alguns...
Fora isso, falta de experiência em pickups médias, falta de experiência das concessionárias com carros desse segmento, falta de experiência dos mecânicos com motorização diesel VW moderninho. E pelo visto falta de senso da VW em lançar uma pickup até bacana e com boas qualidades, mas fazer cagada na hora de dar um acabamento decente e condizente com o seu maior problema: O PREÇO! :rolleyes:
Termino aqui, quem quiser ler e entender, ótimo. Quem quiser ficar se matando aí defendendo cegamente um carro que ninguém ainda tem sequer dados concretos sobre qualidade/durabilidade/custo de manutenção, tb não tem problema. Vou virar mero espectador agora! :odedo:
Abraços aos amigos!
Marcelo-HPE
12/07/2010, 21:04
Quero ver essa turma que fica aqui falando que a Amarok é um avanço tecnológio .ter coragem e meter 120.000 em umazinha .
com 120.000 eu comprava uma Triton ou uma Hilux.
SAPO-BOMBA
12/07/2010, 21:11
É bem por aí, na hora de rasgar elogios, é uma coisa.
Mas na hora de assinar o cheque, a conversa muda de figura e quase todo mundo pula fora e mete o cheque numa Hilux, Triton ou Frontier.
Walter L. L. Casitta
12/07/2010, 21:12
Quero ver essa turma que fica aqui falando que a Amarok é um avanço tecnológio .ter coragem e meter 120.000 em umazinha .
Que isso Rapa! Esse preço vai baixar, vai ter AT e nos vamos poder comprar um. Até o Sapo vai quer...:mrgreen:
SAPO-BOMBA
12/07/2010, 21:19
Que isso Rapa! Esse preço vai baixar, vai ter AT e nos vamos poder comprar um. Até o Sapo vai quer...:mrgreen:
Não faz meu estilo, tem jeitão de pickup de playboy com aquelas rodonas 18", e a traseira eu acho mais feia do que bater na própria mãe!
Se tivesse grana pra gastar, investiria numa Frontier ou Triton. :pipoca:
Daniel.Shimomoto
12/07/2010, 21:23
Marcelo;
Não defendo a Amarok. Mas também não defendo os R$120 mil da Frontier/Hilux/Triton. Não colocaria 120 mil nem na Amarok, nem na Hilux nem na Triton. Com esse valor, compraria uma F-250 ou uma Dodge Rams em pestanejar (essas sim: Maquinas, Caminhonetes de verdade).
Minha Ranger custou R$86.846,00 em Dezembro de 2006 e na mesma época a Hilux custava em torno de R$95 mil. Algum tempo depois, (+/-2008 ) fui ao stand da Toyota na Agrishow e o representante estufou o peito, falando das maravilhas da Hilux e me disse, com ar de quem estava vendendo um produto altamente diferenciado (tipo uma Ferrari das caminhonetes) e soltou: R$120 mil com 120 dias no minimo de espera. E a mesma Ranger que eu tenho, custando no stand ao lado, 86 mil Reais.
Não me consta que os indices de inflação IGP-M, INPC, IPC/Dieese ter sido de 26% entre Dezembro de 2006 e maio de 2008. Vamos ser racionais e razoáveis...
Agora que eletronicamente falando ela dá um banho nas demais, não posso negar.
Abs!!!
DieselPower
12/07/2010, 21:30
2.0 bar de pressão num motorzinho 2.0??? Será que vai aguentar? Será que vai durar? :pensativo:
Quem quiser ficar se matando aí defendendo cegamente um carro que ninguém ainda tem sequer dados concretos sobre qualidade/durabilidade/custo de manutenção, tb não tem problema.
Irá durar e aguentar exatamente como um 3.0 (ou 5.0 ou 10.0) com 2 bar!
2 bar são 2 bar, seja em qualquer capacidade volumétrica...
Sapo, compare sua frase inferior com as colocações superiores. :concordo:
Se não temos dados concretos, devemos esperar para que seja possível tirar alguma conclusão.
Outra coisa, concordo com muitos de seus argumentos (principalmente no quesito rodas X pneus), mas enquanto a maioria passou por aqui e postou suas impressões uma vez, você postou as suas umas 1.000 vezes (a cada duas mensagens tem uma sua falando as mesmas coisas)!
Cada um tem direito de tirar suas conclusões, mas também devemos respeitar a dos outros. Na minha opinião, tanto você como o Carlão estão nos extremos (advogado e promotor como já disseram).
Vamos aguardar para ver como a Maroka irá se comportar.
Eu até gostei, mas HOJE não compraria uma (nem se tivesse dinheiro para isso :mrgreen:).
Grande abraço!
PS.: Paz no coração minha gente!
Marcelo-HPE
12/07/2010, 22:01
Daniel tudo bem !!
Desculpa mas eu considero avanço tecnológico, se a Amarok tivesse um sistema de tração com diferêncial central tipo Pajero Full, que permita manobras com o carro traçado e reduzido sem forçar o sistema , grande mal das picapes 4x4 . Se a Amarok tivesse uma suspensão tipo terrain response das Land´s que vc nivela o carro do jeito que quizer . se tivesse um motor com VVT ou um cambio AT 5M com seguencial .
aí sim seria um diferêncial dentre as outras .
Isso sim seria avanço , o resto é papagaiada da VW !!
abs
Tio Eddie
12/07/2010, 22:02
Como bom brasileiro vou me permitir um breve exercício de futurologia.
Daqui a uns 2-3 anos, quando tivermos algumas "marokas" rodando e o frisson da novidade e as diversas "dores de cotovelo"
-de quem tem grana pra ter nas não acha que vale a pena, ou que precisa valorizar seu investimento; e
-de quem não tem grana pra nenhuma das mais novas (triton, hilux, frontier, amarok e afins).......
Várias das questões referentes a durabilidade, desgastes, desempenho e afins já terão sido respondidas, ao menos em parte, e os problemas mais comuns identificados, sanados, ou pelo fabrcante ou pela inventividade do povo brasileiro......
Dai sim teremos mais uma pkp que pode cair no gosto do povo e sucitar paixões como ocorrem até hoje e são tão claramente expostas neste tópico.
Até lá, voltemos a "masturbação mental".
Em tempo. Tenho um cliente que trocou sua hilux modelo novo, AT por uma amarok. Tive a oportunidade de dirigir (sem ser test drive) por 45 km de estrada de chão.
Posso dizer que achei a embreagem macia, mas sem mágica, que precisa pisar para ela andar como em várias outras pkps "modernas", com a sensação de que em baixa rotação falta torque ou que vai apagar. Achei o comportamento da pkp muito bom e o conforto da posição de dirigir superior a outros modelos.
Na ida para a fazenda ela foi carregada com 2 tambores de diesel com 220L cada e voltou vazia.
Em sintese, cumpre o papel a que se destina. Quanto as outras firulas (rodas, pneus, etc) nada que um pouco de customização não resolva. Aliás, em geral é o que mais fazemos em nossas viaturas.
De antemão peço desculpas pela dose de ironia.
Abraços
Eddie
Marcelo-HPE
13/07/2010, 20:10
Aqui na cidade tem uma Amarok a um mês na VW daqui . fui lá dei uma olhada e não senti vontade de fazer test drive . essas picapes com muita papagaiada não faz o meu estilo .
Michelangelo
13/07/2010, 20:28
Eu também fui ver essa Amarok e fiquei tão decepcionado que nem quiz fazer o test drive!
Não deu tesão!!!
Carlão Rover
14/07/2010, 00:13
Realmente errei em relação ao diesel, e assumo o erro.Não estou aqui para confundir ninguém, apenas dividir o que sei e aprender com os colegas e por esta correção agradeço.
É incrível como o fato do bloco do motor por fora ser parecido, muitos insistem em dizer que é igual. Qualquer montadora segue um padrão dos seus veículos, agora imaginar que o ciclo diesel de alto rendimento usa o mesmo bloco do famigerado e infrutífero AP 1.6 diesel está enganadíssimo.O que usava o bloco bem pouco parecido por dentro, era o SDI e não o TDI.
Abraço.
Elmer_Jeep
14/07/2010, 09:47
É incrível como o fato do bloco do motor por fora ser parecido, muitos insistem em dizer que é igual. Qualquer montadora segue um padrão dos seus veículos, agora imaginar que o ciclo diesel de alto rendimento usa o mesmo bloco do famigerado e infrutífero AP 1.6 diesel está enganadíssimo.O que usava o bloco bem pouco parecido por dentro, era o SDI e não o TDI.
Abraço.
Seguindo essa lógica tenho um bom exemplo aqui.
Os antigos motores land rover à gasolina tem um bloco muito semelhante aos primeiros modelos à diesel, acredito até que seja o mesmo pois vem um tampão no local do distribuidor... Aí veio a versão conhecida como 200tdi cujo bloco é muito parecido com o anterior, depois o 300tdi ou HSD 2.5 que também relembra o modelo antigo, na sequência veio o PSD 2.8 e por último surgiu o NGD 3.0 que também tem lá suas semelhanças apenas no visual externo(que fique bem claro), pois por dentro, diametroXcurso dos cilindros, circuito de lubrificação são bem distintos.
Deve ser isso que o carlão ta tentando explicar :mrgreen:
[]'s
Carlão Rover
14/07/2010, 09:58
Obrigado Elmer, é exatamente isso.
Walter L. L. Casitta
14/07/2010, 10:07
Obrigado Elmer, é exatamente isso.
Melhor que isso só desenhando...:mrgreen:
Seguindo essa lógica tenho um bom exemplo aqui.
Os antigos motores land rover à gasolina tem um bloco muito semelhante aos primeiros modelos à diesel, acredito até que seja o mesmo pois vem um tampão no local do distribuidor... Aí veio a versão conhecida como 200tdi cujo bloco é muito parecido com o anterior, depois o 300tdi ou HSD 2.5 que também relembra o modelo antigo, na sequência veio o PSD 2.8 e por último surgiu o NGD 3.0 que também tem lá suas semelhanças apenas no visual externo(que fique bem claro), pois por dentro, diametroXcurso dos cilindros, circuito de lubrificação são bem distintos.
Deve ser isso que o carlão ta tentando explicar :mrgreen:
[]'s
Elmer,
Também achava que era isso o que ele estava querendo dizer...
O que enrosca para mim é que o Carlão Rover fala toda hora que o motor é TOTALMENTE NOVO, nova tecnologia, etc, etc.. depois ele fala que é super durável porque ele já teve um jipe com esse motor, que rodou não sei quantos quilometros e não precisou mexer em nada.....
Elmer_Jeep
14/07/2010, 10:42
Melhor que isso só desenhando...:mrgreen:
Pois é, pra quem já tem alguns anos de vida vendo motores desmontados diariamente fica fácil.
Ainda pensei em pesquisar algumas imagens pelo google mas to meio sem paciencia pra isso :pensativo:
[]'s
SAPO-BOMBA
14/07/2010, 17:45
Já está em 115k e a tendência é baixar...
Se as outras montadoras equalizarem seus preços, ainda continuará senodo mais vantajoso ( ou menos arriscado ) investir nas nipônicas.
A Amarok ainda tem muito o que provar antes de ser considerada uma opção à altura das concorrentes ( durabilidade, manutenção, seguro, mercado, etc... )
Se a VW for um pingo inteligente, baixa o preço pra valer e oferece o modelo AT ( quando sair ) abaixo do preço das outras AT do mercado.
Troller-a-vista
14/07/2010, 18:34
fico me perguntando se toda a parafernalia eletronica da amarok vai se comportar devidamente com novos sapatos, principalmente, novas rodas.
pois embora pode-se chegar muito proximo do diametro total da roda, para a eletronica ser calibrada, é importante o tamanho da RODA + PNEU inclusive com a sua massa perfeita! Do contrario a eletronica se perde (lembre-se sao valores pre definidos e nao sao mutaveis, portanto, ao se alterar rodas e pneus, abs, ebd, e outras sopinhas ficam comprometidas, inclusive em BMW e mercedes, alguns manuais salientam isso! sendo a troca do aro sendo permitida ate 1 polegada acima e mesmo assim dentro de um limite de diferenca de peso ja definido!).
Dessa forma, fica bastante complicado pensar em por uma roda aro 16 ou ate 15 com pneuzao mud la... ou se busca um pneu importado pro diametro da roda ou ta semi-lascado.
leobnaval
14/07/2010, 20:19
Esta questão levantada pelo Troller existe, mas não é assim que funciona...
Vejam a quantidade de veiculos com abs, ebd e o caraí a 4..., Todos já vimos diversas camionetes, entre elas, Triton, Hilux, Frontier, F-250, Ram e outras com pneus diferentes dos originais a maioria delas possuem vários sistemas de leituras e referências que são projetados para o uso com pneus originais ou bem próximo deles, porém como tem o pessoal que gosta de modificar e colocar pneuzão pra off-road ou rodas aro 22", 24"... e pneus perfil baixo esportivo, em ambos os casos as camionetes ou seja o que for continuam funcionando perfeitamente e com todos os sistemas atuando.
Só para se ter idéia do que é um ABS: nas pontas de eixo ou disco, ou qualquer outra peça em movimento da roda possui uma roda fonica e esta sofre leitura por um sensor, se colocar um pneu maior acontece que o sistema tem um tempo minimo de leitura e atuação e ele entende que você percorreu 1 m com os pneus originais em quanto com os maiores na realidade você percorreu 1,1 m, portanto terá uma divergência pequena no funcionamento destes componentes eletrônicos, tornando o tempo de resposta maior pela mesma distância percorrida.
Para se comparar veja nos EUA o tanto de componentes eletrônicos que tem os veiculos deles e a quantidade de equipamentos, acessórios e tamanho de pneus que o pessoal usa, portanto pode usar pneu maior sim, se a questão for esta.
[]s, Leo
SERGIO AUGUSTO
14/07/2010, 20:54
Esta questão levantada pelo Troller existe, mas não é assim que funciona...
Vejam a quantidade de veiculos com abs, ebd e o caraí a 4..., Todos já vimos diversas camionetes, entre elas, Triton, Hilux, Frontier, F-250, Ram e outras com pneus diferentes dos originais a maioria delas possuem vários sistemas de leituras e referências que são projetados para o uso com pneus originais ou bem próximo deles, porém como tem o pessoal que gosta de modificar e colocar pneuzão pra off-road ou rodas aro 22", 24"... e pneus perfil baixo esportivo, em ambos os casos as camionetes ou seja o que for continuam funcionando perfeitamente e com todos os sistemas atuando.
Só para se ter idéia do que é um ABS: nas pontas de eixo ou disco, ou qualquer outra peça em movimento da roda possui uma roda fonica e esta sofre leitura por um sensor, se colocar um pneu maior acontece que o sistema tem um tempo minimo de leitura e atuação e ele entende que você percorreu 1 m com os pneus originais em quanto com os maiores na realidade você percorreu 1,1 m, portanto terá uma divergência pequena no funcionamento destes componentes eletrônicos, tornando o tempo de resposta maior pela mesma distância percorrida.
Para se comparar veja nos EUA o tanto de componentes eletrônicos que tem os veiculos deles e a quantidade de equipamentos, acessórios e tamanho de pneus que o pessoal usa, portanto pode usar pneu maior sim, se a questão for esta.
[]s, Leo
X2!
Existe esta diferença(afetando mais as leituras de deslocamento e freio ABS, entre outras), mas perfeitamente "reprogramável", inclusive irei recalibrar a central da minha DAKOTA, por favor, vamos guardar as proporçôes tecnológicas, mas os principios não são diferentes, estou dando exemplo( porque irei mudar a relação, e obvio, é como alterar o diametro de roda), e isto se faz por ai, com o pé nas costas, mais "dificil" é reprogramar/chipar uma central para alterar o funcionamento do motor(mais torque/potencia), e tem uns "caras" por ai, que são feras. As indústria(montadoras), obvio, querem se proteger, dizendo que é perigoso, ou sei o lá o que. Mas nâo é por acaso que estão por ai, PROCOMP, AMERICAN RACE, entre outros, construindo rodas de vários diametros, pra equipar DODGE RAM, F-150, HILUX, GMC, FRONTIER, e o escambau, todas com "sopas de letrinhas" bem sortidas.hehe.. Se não desse certo estariam f@d@d@s.
Abs
Sérgio
Walter L. L. Casitta
14/07/2010, 21:13
Pode mudar tamanho do pneu a vontade. A eletrônica digita dos veículos são feitas para ser adaptativa. Um exemplo claro é a IE digital. Ela se adapta e mantém em funcionamento mesmo com um motor bem desgastado...
DieselPower
14/07/2010, 23:00
Troller,
Mas isso vale para todas as picapes atuais, afinal, todas possuem ABS...
Sapo,
Em relação a substituição das rodas, provavelmente você iria ganhar um trocado... Basta ligar em uma empresa de rodas/pneus e perguntar o quanto custa um jogo de rodas e pneus 16" e quanto custa um 18"...
SAPO-BOMBA
14/07/2010, 23:04
Não era mais fácil a VW oferecer as rodas 16" com pneus AT como padrão e baratear o preço da pickup? E oferecer 18" e 19" como opcionais?
Ou seja, o cara compra a pickup e tem que correr atrás de rodas apropriadas pra uma pickup?
Acho engraçado a galera metendo o pau quando fulano ou cricano diz que vai colocar rodas grandes numa F-1000, Silverado ou F-250... e agora o caso muda de rumo. Hehehehe
Walter L. L. Casitta
14/07/2010, 23:11
Não era mais fácil a VW oferecer as rodas 16" com pneus AT como padrão e baratear o preço da pickup? E oferecer 18" e 19" como opcionais?
Ou seja, o cara compra a pickup e tem que correr atrás de rodas apropriadas pra uma pickup?
Acho engraçado a galera metendo o pau quando fulano ou cricano diz que vai colocar rodas grandes numa F-1000, Silverado ou F-250... e agora o caso muda de rumo. Hehehehe
Na verdade esse é mais um daqueles assuntos totalmente irrelevantes, mas já que é para meter o pau na Amarok... Vale tudo...
DieselPower
14/07/2010, 23:43
Sapo,
Concordo pelnamente com este seu comentário, inclusive já havia citado isso anteriormente.
Postei em relação a valores, apenas para contra-argumenter, quando você disse que haveria um custo elevado na substituição.
Abraço.
PS.: Ainda não sabemos NADA a respeito da durabilidade da Maroka, portanto não temos o porquê de ficar "procurando chifres em cabeça de cavalos" para dizer que ela não presta. Não gostou, diz que não gostou e pronto. Os outros não precisam ser convencidos de que sua opinião é a correta (isso também vale para as opiniões altamente favoráveis).
O calcanhar de aquiles da para Amarok, pelo menos para mim, é o motor.
Acredito que quando as atuais chegarem a demanda de usados, vai ter um certo repúdio. Ora, o brasileiro até hoje repudia 16v, imagina bi-turbo.
Veja, gostamos de novidades e tecnologia, mas lá no fundinho gostamos da simplicidade, da facilidade.
Quantos carros bons não emplacaram por causa disso.
Fora que nesses primeiros anos, os donos são reféns das concessionárias.
Edintruder
15/07/2010, 12:28
Hoje cedo fiz o Test drive na Amarok. A impressão é de andar em um sedã. Ela realmente tem boa ergonomia, e espaço interno, porém o ruído não é tão baixo assim como alguns comentam, o motor achei muito fraquinho pra dizer que tem 45kgf de torque. Na boa, sem acelerar e solta a embreagem, ela apaga direto. Até a Ranger 2.5 arranca melhor em marcha lenta. Em 2a reduzida ocorreu o mesmo. Apaga direto igual à carro à gasolina :parede: Tem um desempenho muito bom, porém o motor só é bom em rpm mais alta, sempre acima de 2000rpm, abaixo de 1600 o motor é terrível mesmo em marchas curtas. Em 3a marcha na Ranger 2.5 mesmo a 1000 rpm, ao se acelerar ela tem uma resposta, na Amarok simplesmente tem que reduzir a marcha pois não sobe o rpm. Quebra molas tem que ser em 2a marcha, se colocar 3a já apaga. Pro meu estilo de condução aonde costumo rodar na cidade com o motor na lenta, a Amarok não serve, pois o motor só é bom com os turbos trabalhando. Fraquinha demais!
A caçamba achei pequena, do tamanho da Ranger e mais funda, porém é curtinha.
O interior achem bem melhor que muitos outros VW, então não achei ruim não, foi muito bem desenhado e construido.
O tamanho chama atenção, pois de longe parece pequena, porém de perto ela é bem grandona.
Se a VW baixar o preço e colocar o câmbio AT, vai vender como água, porém assim como está não vai agradar mesmo. O Câmbio AT corrige a falta de torque em baixa do câmbio e mascara esse ponto fraco da Amarok. Penso que se estiver carregada ela passa trabalho numa subida. O motor estiquei até 4800 e é bem linear como qualquer diesel com injeção eletrônica.
Precisa ver se cabe a roda de aro 16 no lugar de uma que era aro 18. Lembre-se de considerar o tamanho dos discos. Provavelmente a Marmota tem roda aro 18 justamente por não caber uma roda menor...