Ver Versão Completa : Amarok - Picape média da VW
RenatoCoelho
15/05/2012, 16:28
Bom dia levei minha amarok para lavar dia 05/05 o infelim do lava rapido lavou o motor. Que nao liga mais acende tudo mais nao da sinal de partida foi robocada para a conseciona biguaçu no carro. O carro esta la faz uma semana e não me deram nenhama posiçao ainda so falam que estao achando avaria no computador. Alguem pode me ajudar
Essa camionete vc usava o Racer Chip nela?
Como melhorou o nível das discussões neste forum durante estas ultimas páginas hein?!
parabéns a todos pelas explicações sobre o uso do 4x4. Aprendi muito. Na verdade acho que o que seu sabia estava tudo errado!
Muito bom.
Agora sim. Sem picuinhas e caçadores de defeito!
leobnaval
15/05/2012, 17:39
Muito bom Leobnaval.
Na verdade preciso corrigir este comparativo, pois eu adotei o valor da reduzida amarok como sendo 2,0:1, e o Fuketeiro informou que a relação da reduzida é 2,72:1.
Daqui a pouco eu coloco a comparação corrigida.
[]s
leobnaval
15/05/2012, 17:50
O sistema SuperSelect da TR4 (e o EasySelect que equipa a Triton e o Pajero Full) tem opção de 4x4 para se rodar no asfalto e que pode ser engatado até 100 km/h segundo o manual.
Errado, as Pajeros TR4, Dakar e Full, usam o sistema de tração Super Select, que tem as opções de:
4x2,
4x4 com dif. central livre (para uso em asfalto),
4x4 com dif. central bloqueado (igual ao sistema de 4x4 part time 50% de torque para cada eixo) e
4x4 dif. central bloqueado com reduzida.
As L200 GL, GLX, GLS, sport, outdoor, Triton (todas as L200), e Pajero Sport, usam o sistema de tração Easy Select, que tem a opção:
4x2
4x4 part time (50% de torque para cada eixo)
4x4 reduzida
A mitsubishi recomenda que a tração 4x4 pode ser engata estando até 100km/h independente do sistema ser o Easy ou o Super Select, e a reduzida deve-se estar com o carro parado (mas dá para engatar, fica até mais fácil estando em movimento, muitíssimo devagar, tipo 5km/h).
O restante eu concordo com você Neilson
[]s
Como melhorou o nível das discussões neste forum durante estas ultimas páginas hein?!
parabéns a todos pelas explicações sobre o uso do 4x4. Aprendi muito. Na verdade acho que o que seu sabia estava tudo errado!
Muito bom.
Agora sim. Sem picuinhas e caçadores de defeito!
Com certeza, o melhor desses foruns automotivos é aprender! E repassar conhecimento de quem já ta dentro. sinceramente nos primeiro dias fiquei desanimado com esse forum( ja participo do ClubePalio.com) mas agora estou animado, pois vejo que tem muita gente com boa vontade pra ensinar, e ajudar a resolver os problemas!
leobnaval
15/05/2012, 18:01
Segue a planilha com a relação da reduzida da Amarok MT, corrigida:
Amarok AT:
relação de marchas
relação de transmissão:
1ª - 4,70:1;
4,70
17,390
2ª - 3,13:1;
3,13
11,581
3ª - 2,10:1;
2,10
7,770
4ª - 1,67:1;
1,67
6,179
5ª - 1,29:1
1,29
4,773
6ª - 1,00:1;
1,00
3,700
7ª - 0,84:1;
0,84
3,108
8ª - 0,67:1;
0,67
2,479
ré - 3,30:1
3,30
12,210
relação do diferencial: 3,7:1
3,70
Amarok MT:
relação de marchas
relação de transmissão:
relação de transmissão com reduzida:
1ª - 4,81:1
4,81
19,721
53,641
2ª - 2,54:1
2,54
10,414
28,326
3ª - 1,50:1
1,50
6,150
16,728
4ª - 1,00:1
1,00
4,100
11,152
5ª - 0,76:1
0,76
3,116
8,476
6ª - 0,63:1
0,63
2,583
7,026
ré -
relação do diferencial: 4,1:1
4,10
Relação da Reduzida: 2,72:1
Variação de relação câmbio:
AT
4,03
MT
4,18
A MT tem uma 1ª marchas mais curta e a última marcha (6ª) mais longa que a (8ª) da AT e ainda tem a opção da reduzida.
Amarok MT comparação da relação de transmissão (dif. e câmbio):
1ª
13% mais curta que a AT.
2ª, 3ª e 4ª
Nessas marchas intermediárias a AT leva uma vantagem enorme, pelo fato de ter as relações próximas, ganhando em economia de combustível e desempenho.
5ª
Praticamente a mesma rel. da AT em 7ª
6ª
4% mais curta que a AT em 8ª
Mesmo com estas relações a MT atingi maior velocidade final, conforme materia do Bob Sharp, 2km/h a mesnos, isso deve principalmente ao sistema mecânico de trasmissão ter menos perda de eficiência.
[]s
Com certeza, o melhor desses foruns automotivos é aprender! E repassar conhecimento de quem já ta dentro. sinceramente nos primeiro dias fiquei desanimado com esse forum( ja participo do ClubePalio.com) mas agora estou animado, pois vejo que tem muita gente com boa vontade pra ensinar, e ajudar a resolver os problemas!
Exatamente.
Aqui não é Forum de time de futebol, onde cada um defende o seu a unhas e dentes.
O que vale é a informação imparcial e troca de experiências.
Maranguas
15/05/2012, 21:06
Errado, as Pajeros TR4, Dakar e Full, usam o sistema de tração Super Select, que tem as opções de:
4x2,
4x4 com dif. central livre (para uso em asfalto),
4x4 com dif. central bloqueado (igual ao sistema de 4x4 part time 50% de torque para cada eixo) e
4x4 dif. central bloqueado com reduzida.
As L200 GL, GLX, GLS, sport, outdoor, Triton (todas as L200), e Pajero Sport, usam o sistema de tração Easy Select, que tem a opção:
4x2
4x4 part time (50% de torque para cada eixo)
4x4 reduzida
A mitsubishi recomenda que a tração 4x4 pode ser engata estando até 100km/h independente do sistema ser o Easy ou o Super Select, e a reduzida deve-se estar com o carro parado (mas dá para engatar, fica até mais fácil estando em movimento, muitíssimo devagar, tipo 5km/h).
O restante eu concordo com você Neilson
[]s
Leo... permita-me apenas ponderar um detalhe.
No projeto de concepção da tração do tipo part-time (4x4hi/low) está previsto que seu uso será fora do asfalto, ou seja, em pisos que a aderência é baixa e inconstante e sendo assim, o projeto dos diferenciais está determinado que o lado que tiver menor aderência é beneficiado com mais tração (chamado efeito diferencial). Já no asfalto como a aderência é plena, ocorre a distribuição 50% o que não é nada legal para curvas. Por isso a contra indicação de uso no asfalto sob nenhuma circunstância principalmente em aquaplanagem pois ocorre o exato oposto em carros com tração integral.
Em alguns modelos da L200 e Pajeros, existe o botão do bloqueio do diferencial traseiro. Esse bloqueio garante a tramissão de 50% da tração para cada lado do eixo independente da aderência de cada roda traseira. Usado para situações críticas... essa ai nunca e jamais poderá ser usada em asfalto... é quebra na certa.
Daniel.Shimomoto
15/05/2012, 21:30
No projeto de concepção da tração do tipo part-time (4x4hi/low) está previsto que seu uso será fora do asfalto, ou seja, em pisos que a aderência é baixa e inconstante e sendo assim, o projeto dos diferenciais está determinado que o lado que tiver menor aderência é beneficiado com mais tração (chamado efeito diferencial). Já no asfalto como a aderência é plena, ocorre a distribuição 50% o que não é nada legal para curvas. Por isso a contra indicação de uso no asfalto sob nenhuma circunstância principalmente em aquaplanagem pois ocorre o exato oposto em carros com tração integral.
Em alguns modelos da L200 e Pajeros, existe o botão do bloqueio do diferencial traseiro. Esse bloqueio garante a tramissão de 50% da tração para cada lado do eixo independente da aderência de cada roda traseira. Usado para situações críticas... essa ai nunca e jamais poderá ser usada em asfalto... é quebra na certa.
E fora que os 4x4 part time a tração é igual no eixo dianteiro e traseiro. QUalquer diferenca no perimetro dos pneus em piso de aderencia acaba esforçando todo o conjunto.
Abs!!!
Policarpo
15/05/2012, 21:40
Achei a proposta da Amarok AT 4x4 full time excelente. Pena que já comprei minha pick up na virada do ano. A estabilidade e segurança operacional são muito superiores...mesmo com a perda da cx de redução.
Focando-se o aspecto segurança, todas pick ups deveriam ser 4x4 full time...e a cx de redução opcional...sonhar não é proibido!
leobnaval
15/05/2012, 21:46
No projeto de concepção da tração do tipo part-time (4x4hi/low) está previsto que seu uso será fora do asfalto, ou seja, em pisos que a aderência é baixa e inconstante
Exatamente tração 4x4 part-time somente fora do asfalto (cimento e pisos com alto atrito em geral)
o projeto dos diferenciais está determinado que o lado que tiver menor aderência é beneficiado com mais tração (chamado efeito diferencial).
Mais ou menos, porque o efeito dif. faz com que a roda que tiver menor atrito, receba mais rotação e não mais tração. A roda que possui mais atrito sim é a que tem mais tração, porém esta recebe menos rotação ou nenhuma rotação dependendo da situação. Por isso a importância do diferencial ter ou não bloqueio de deslizamento limitado ou bloqueio 100%.
Este bloqueio 100% no eixo tras. faz milagres no off-road é uma grande vantagem a Amarok ter disponivel este item. Assim como algumas L200 (sport, outdoor, savana 10/...)
[]s e obrigado por complementar as informações
RenatoCoelho
16/05/2012, 10:00
Achei a proposta da Amarok AT 4x4 full time excelente. Pena que já comprei minha pick up na virada do ano. A estabilidade e segurança operacional são muito superiores...mesmo com a perda da cx de redução.
Focando-se o aspecto segurança, todas pick ups deveriam ser 4x4 full time...e a cx de redução opcional...sonhar não é proibido!
X2 .... meu Pai anda mais de 150 km semana na terra, com a S10 ele NUNCA usou a reduzida na fazenda.isso que ele tem 4x4 ha mais de 10 ou 15 anos.Ele ta encantado com a Amarok.
RenatoCoelho
16/05/2012, 10:07
Tenho um amigo que tinha uma Hilux 2009 ate andar com minha Amarok no dia 24 de Abril, comprou e esta rindo a toa , pessoal tem medo de tudo e na minha regiao que só tem unha de fome, e ficam com medo nao de quebra de motor, falta de reduzida e outras coisas, compram para nao perder dinheiro na hora de vender.Como diz o velho ditado a vida é curta e mais vale um gosto que dinheiro no bolso rsrsrs.
Pequeno jr
16/05/2012, 10:27
X2 .... meu Pai anda mais de 150 km semana na terra, com a S10 ele NUNCA usou a reduzida na fazenda.isso que ele tem 4x4 ha mais de 10 ou 15 anos.Ele ta encantado com a Amarok.
Pista de cascalho para chegar até a fazenda?
RenatoCoelho
16/05/2012, 12:12
Pista de cascalho para chegar até a fazenda?
Chao Batido e terra vermelha. na epoca das aguas so passa 4x4
marcos ambrogi
16/05/2012, 13:33
Chao Batido e terra vermelha. na epoca das aguas so passa 4x4
Renato, me desculpe se estou enganado, mas vc tinha uma Amarok Mec antes, não? Vc chegou a dar a sua como parte do preço? Se sim, qto teve de voltar? Chegou a fazer uma pesquisa de concessionária? Poderia me indicar uma?
Abraço
Flavio Nilo
16/05/2012, 13:44
Tenho um amigo que tinha uma Hilux 2009 ate andar com minha Amarok no dia 24 de Abril, comprou e esta rindo a toa , pessoal tem medo de tudo e na minha regiao que só tem unha de fome, e ficam com medo nao de quebra de motor, falta de reduzida e outras coisas, compram para nao perder dinheiro na hora de vender.Como diz o velho ditado a vida é curta e mais vale um gosto que dinheiro no bolso rsrsrs.
Disse tudo, Renato. Meu problema agora com minha vtr, após 20.000 km rodados e 01 ano de uso, é que enjoei da cor Preto Mystic e estou querendo uma AT.
RenatoCoelho
16/05/2012, 14:50
Renato, me desculpe se estou enganado, mas vc tinha uma Amarok Mec antes, não? Vc chegou a dar a sua como parte do preço? Se sim, qto teve de voltar? Chegou a fazer uma pesquisa de concessionária? Poderia me indicar uma?
Abraço
Eu comprei essa sem dar carro na troca, se vc tiver algum amigo ou parente no MS compra por la porque o primeiro ano é Isento de IPVA e nos anos seguintes vc paga 2,5% contra 4% em SP. comprei ela na AUTOBEL em Campo Grande pode falar com o vendedor Diego Martinez que ele é bom de negocio.
RenatoCoelho
16/05/2012, 14:52
Disse tudo, Renato. Meu problema agora com minha vtr, após 20.000 km rodados e 01 ano de uso, é que enjoei da cor Preto Mystic e estou querendo uma AT.
Grande Flavio, de uma olhada na Branca pois esta muito bonita e facil de cuidar, fico sem lavar a minha 10 dias e nao aparece sujeira, a do meu irmao que é preta ele lava de manha e a tarde ja ta com uma fina camada marron de terra bem visivel.
andrepucca
16/05/2012, 15:58
RenatoCoelho, meu tio tem terrenos em Dourados/MS essa informaçao do IPVA gratis 1 ano procede?
Por exemplo sou de Maringá / PR caso eu queira comprar na concessionaria COMDOVEL lá de Dourados eu poderia comprar e depois fazer transferencia? eh que uma vez por semana ele ta em dourados e to muito interessado na Amarok Trend AUT quando lançar!
RenatoCoelho
16/05/2012, 16:06
RenatoCoelho, meu tio tem terrenos em Dourados/MS essa informaçao do IPVA gratis 1 ano procede?
Por exemplo sou de Maringá / PR caso eu queira comprar na concessionaria COMDOVEL lá de Dourados eu poderia comprar e depois fazer transferencia? eh que uma vez por semana ele ta em dourados e to muito interessado na Amarok Trend AUT quando lançar!
Procede sim André, vc vai gastar mais ou menos 700 reais de documentaçao e mais nada.
Aqui em Goiás também tem isenção de ipva no primeiro ano e com a escolha de placa por exemplo eu chego a ficar 1 ano e meio sem pagar ipva. Inclusive tem 3 anos que não pago ipva, pois troco antes de chegar a data.
Aqui em Goiás também tem isenção de ipva no primeiro ano e com a escolha de placa por exemplo eu chego a ficar 1 ano e meio sem pagar ipva. Inclusive tem 3 anos que não pago ipva, pois troco antes de chegar a data.
Viva em MG e pague imposto a vida toda!!
jguarezi
16/05/2012, 18:22
Olha é verdade mesmo, ainda bem que a vw ainda as vezes pensa no cliente pois vejo que muitas montadoras só querem ferrar os consumidores, e ficam testando o o veiculo no proprio cliente, vc fica 2 anos ai se o motor nao presta, ai trocam de motor,
ai concorrencia faz um motor mais eficiente mais economico com mais tecnologia, ai eles mudam o motor ou outras coisas, obrigam vc a pegar um outro veiculo e dizem que este motor melhor é mais moderno e tal, pra vc trocar de veiculo gastar mais dinheiro, eu acho isso uma baita sacanagem abraço a todos
Olá, dura sim, mas todos os fabricantes terão que partir para esse mesmo caminho para atender as normas daqui pra frente, a VW está se antecipando, ela poderia ter lançado a Amarok com o motor 2.5 de 178cv da Crafter, só que agora teria que trocar pelo 2.0 para atender as normas, quem ia se lascar seria o Cliente que teria um veículo com praticamente 2 anos de uso e com motor fora de linha, vc concorda? Abraço.
FUKETEIRO
16/05/2012, 18:26
Procede sim André, vc vai gastar mais ou menos 700 reais de documentaçao e mais nada.
Olá, se eu não estiver enganado, se for tranferir antes de um ano para outro estado precisa pagar o IPVA, abraço.
Pequeno jr
16/05/2012, 18:57
Olá, se eu não estiver enganado, se for tranferir antes de um ano para outro estado precisa pagar o IPVA, abraço.
x2 no fuketeiro.
David Ricardo
16/05/2012, 19:16
Tenho Uma amarok e minha picape ja foi varias vezes a uma cc aki em macae por causa de uma luz que fica piscando no painel e perde a potencia nao passa dos 60 km e sem forca depois acende a luz de catalizador avariado falei com a responsavel pela oficina que vou chegar na cc rebocando a amarok por uma hilux e vou filmar colocar fotos na internet se o problema nao for resolvido minhas revisoes foram todas feitas em um so lugar la mesmo e n deram jeito ate hoje. Como devo agir? gostaria da opiniao de voces.
Helder Braga
16/05/2012, 19:46
Fuketeiro,
Procede essa informação de Trend Automatica??????????
Abraços.
Flavio Nilo
16/05/2012, 19:56
Olá, dura sim, mas todos os fabricantes terão que partir para esse mesmo caminho para atender as normas daqui pra frente, a VW está se antecipando, ela poderia ter lançado a Amarok com o motor 2.5 de 178cv da Crafter, só que agora teria que trocar pelo 2.0 para atender as normas, quem ia se lascar seria o Cliente que teria um veículo com praticamente 2 anos de uso e com motor fora de linha, vc concorda? Abraço.
Fuketeiro, falando em motor fora de linha, agora que a VW lançou a Amarok com 180 cv, como ficam os clientes com a Amarok de 163 cv? Teoricamente, esse motor de 163 cv está defasado. Ou será que a VW ainda fabrica modelos com 163 cv? Vamos pensar daqui a uns 03 anos, se o proprietário precisar fazer algum reparo, como fica a questão das peças?
FUKETEIRO
16/05/2012, 20:19
Fuketeiro, falando em motor fora de linha, agora que a VW lançou a Amarok com 180 cv, como ficam os clientes com a Amarok de 163 cv? Teoricamente, esse motor de 163 cv está defasado. Ou será que a VW ainda fabrica modelos com 163 cv? Vamos pensar daqui a uns 03 anos, se o proprietário precisar fazer algum reparo, como fica a questão das peças?
Olá, esse motor sofreu apenas atualização para se adequar a norma vigente aqui no Brasil, foram poucas modificações que se vc abrir o capõ e olhar nem vai notar oque tem de diferente, agora fala pra mim como ficam os donos de Hilux que não tem mais o motor dos pôneis? Como ficam os donos de Frontier? Como ficam os donos de Triton? Hoje os veículos sofrem modificações mais frequentes do que no tempo do Fusca, Corcel, Opala, Fiat 147, vc percebeu que TODAS montadoras fizeram essa atualização? Abraço.
Ps. A Amarok só não foi lançada aqui com esse motor porque não tinha Diesel S10 ou S50 disponível.
FUKETEIRO
16/05/2012, 20:21
Fuketeiro,
Procede essa informação de Trend Automatica??????????
Abraços.
Olá, vai ter sim, abraço.
Pedro-GO
16/05/2012, 20:24
Aqui no GO é 3,5% de IPVA,, MT 2,5% ta bom!!
Helder Braga
16/05/2012, 21:20
Olá, vai ter sim, abraço.
Tem Previsão?????
Abraço.
Amigos, tenho algumas duvidas e espero que possam me ajudar.
1° No asfalto, é recomendado colocar o cambio automático na posição N durante uma descida para deixar embalar (banguela) e depois voltar a posição D quando começar a subida? Isso traria redução no consumo de combustível?
2° Novamente no asfalto, mas em uma situação contraria, onde eu queira "segurar" a caminhonete na descida, o que é melhor? Ligar o modo off road para usar o assistente de descidas (nem sei se isso é possivel ou até se é recomendado), ou colocar no tiptronic e ir reduzindo para usar o freio motor e economizar os freios?!
Flavio Nilo
16/05/2012, 21:51
Olá, esse motor sofreu apenas atualização para se adequar a norma vigente aqui no Brasil, foram poucas modificações que se vc abrir o capõ e olhar nem vai notar oque tem de diferente, agora fala pra mim como ficam os donos de Hilux que não tem mais o motor dos pôneis? Como ficam os donos de Frontier? Como ficam os donos de Triton? Hoje os veículos sofrem modificações mais frequentes do que no tempo do Fusca, Corcel, Opala, Fiat 147, vc percebeu que TODAS montadoras fizeram essa atualização? Abraço.
Ps. A Amarok só não foi lançada aqui com esse motor porque não tinha Diesel S10 ou S50 disponível.
No caso das outras marcas, elas já rodam aqui por mais tempo e é mais fácil de encontrar peças, em caso de precisão. Mas tranquilo então. É que como foi lançada em 2010 (meio do ano para frente, de 2010, salvo engano) e em 2012 já houve alterações no motor, fica aquela preocupação, pois achei que as mudanças seriam muito complexas. De qualquer forma, estou pensando seriamente depois de julho, de trocar por outra mais nova, uma AT, apesar de estar satisfeito com essa MT, com exceção da cor, que já enjoei. Ou então, espero acabar a garantia. Valeu pelas informações. Abraço.
leobnaval
16/05/2012, 21:57
Flávio essa desculpa da cor heimmm, você quer mesmo é trocar pela AT, senão você pode adesivar (envelopar) a sua amarok de outra cor qualquer e solicitar a alteração de cor no documento.
[]s
Thiago Pereira
16/05/2012, 22:00
Amigos, tenho algumas duvidas e espero que possam me ajudar.
1° No asfalto, é recomendado colocar o cambio automático na posição N durante uma descida para deixar embalar (banguela) e depois voltar a posição D quando começar a subida? Isso traria redução no consumo de combustível?
Não, alem de perigoso o consumo será maior, pois em uma descida sem acelerar e com o cambio em D seu consumo é zero.
2° Novamente no asfalto, mas em uma situação contraria, onde eu queira "segurar" a caminhonete na descida, o que é melhor? Ligar o modo off road para usar o assistente de descidas (nem sei se isso é possivel ou até se é recomendado), ou colocar no tiptronic e ir reduzindo para usar o freio motor e economizar os freios?!
Seu cambio é sequencial, se quer poupar freio e segurar no motor é so reduzir as marchas, o modo off-road utiliza o freio e a velocidade é muito baixa, é para uso off-road.
Flavio Nilo
16/05/2012, 22:36
Flávio essa desculpa da cor heimmm, você quer mesmo é trocar pela AT, senão você pode adesivar (envelopar) a sua amarok de outra cor qualquer e solicitar a alteração de cor no documento.
[]s
Isso é verdade, estou querendo mesmo trocar na AT. Mas esse negócio de envelopar não sei se fica bom não. Já vi uns carros envelopados que ficaram muito bons, mas em compensação, já vi outros que não valeram a pena. Acho que depende muito do lugar e do aplicador.
Daniel.Shimomoto
16/05/2012, 22:37
Fuketeiro
Voce conseguiria a curva de potência e torque do Amarok para compartilhar aqui no fórum? Seria legal!
Abraços
Não, alem de perigoso o consumo será maior, pois em uma descida sem acelerar e com o cambio em D seu consumo é zero.
Seu cambio é sequencial, se quer poupar freio e segurar no motor é so reduzir as marchas, o modo off-road utiliza o freio e a velocidade é muito baixa, é para uso off-road.
Obrigado pelas dicas.
Mais uma duvida: quando desligo a Amarok, aparece uma mensagem no computador de bordo "check deadlock".
Alguem sabe o que siguinifica?
Na css em Uberaba não souberam.
Prezados, a VW de SP não concedeu garantia da EGR da minha AMAROK alegando que havia vencido em 30 dias o prazo da revisão, mesmo a camioneta estando com apenas 5500km da última revisão. isto é um absurdo, pois o defeito na EGR está sendo uma epidemia nas produzidas em 2010.
A agência está tentando a garantia com a regional da VW aqui do PR. Seguramente terei que entrar com uma ação judicial contra a VW por conta disso e o pior, toda a tesão e respeito que, contra vontade, adquiri em relação a Amarok (sai da ranger em 2011) se foi...é uma pena mesmo, pois a camioneta é fantástica.
Quem adquiriu aquelas produzidas em 2010? quase todas já apresentaram um outro probleminha (sensor do ABS trazeiro, etc.) e agora esta válvula EGR que está oxidando por penetração da água do radiador, pequena que nem se nota o volume diminuir.
Pior de tudo que ficarei no mínimo 10 a 15 dias sem o carro...
Saudações
Marco
FUKETEIRO
17/05/2012, 08:13
Obrigado pelas dicas.
Mais uma duvida: quando desligo a Amarok, aparece uma mensagem no computador de bordo "check deadlock".
Alguem sabe o que siguinifica?
Na css em Uberaba não souberam.
Olá, onde vc comprou não mudaram o idioma no painel, nem fizeram entrega técnica isso é apenas um alerta que se vc trancar ela com apenas um toque no controle e se ficou alguém dentro do carro não consegue destravar as portas, é o chamado modo SAFE, tem no manual a explicação...hehe, abraço.
FUKETEIRO
17/05/2012, 08:18
Prezados, a VW de SP não concedeu garantia da EGR da minha AMAROK alegando que havia vencido em 30 dias o prazo da revisão, mesmo a camioneta estando com apenas 5500km da última revisão. isto é um absurdo, pois o defeito na EGR está sendo uma epidemia nas produzidas em 2010.
A agência está tentando a garantia com a regional da VW aqui do PR. Seguramente terei que entrar com uma ação judicial contra a VW por conta disso e o pior, toda a tesão e respeito que, contra vontade, adquiri em relação a Amarok (sai da ranger em 2011) se foi...é uma pena mesmo, pois a camioneta é fantástica.
Quem adquiriu aquelas produzidas em 2010? quase todas já apresentaram um outro probleminha (sensor do ABS trazeiro, etc.) e agora esta válvula EGR que está oxidando por penetração da água do radiador, pequena que nem se nota o volume diminuir.
Pior de tudo que ficarei no mínimo 10 a 15 dias sem o carro...
Saudações
Marco
Olá, no manual de garantia ta bem explícito quanto a prazo e kilometragem para as inspeções e ainda tem um aviso no painel que começa aparecer antes do prazo, ainda tem css que liga para o Cliente avisando que tem inspeção para fazer....abraço.
Prezados Fuketeiro, sei bem o que está escrito e observei a mensagem no painel sim. Acontece que este problema não tem nada a ver com a revisão feita (troca de óleo e filtro). É um problema de engenharia e como tal, deve ser solucionado.
Além do mais, eu estava em viagem em parte deste período (30 dias após a revisão) e minha camioneta teve na agência por conta do problema do sensor do abs da roda trazeira. Como tal, o serviço foi inserido no portifólio da camioneta que fica na agência e porque não fizeram a revisão então?!
De qualquer forma, estou aguardando o desfecho e desejando que tudo se resolva da melhor forma possível.
ATT
Marco
andrepucca
17/05/2012, 08:44
Fuketeiro voce poderia falar qual a CSS que o senhor trabalha?
É que é tantos relatos positivos, excelente pos venda e como possuo terrenos no MS, provavelmente quero comprar por ai!
Outra coisa, provavelmente vou ir na Trendline AUT... alguem poderia citar as diferenças básicas da Trend P/ High?
Grande abraço e uma otima quinta feira pra voces!
Olá, onde vc comprou não mudaram o idioma no painel, nem fizeram entrega técnica isso é apenas um alerta que se vc trancar ela com apenas um toque no controle e se ficou alguém dentro do carro não consegue destravar as portas, é o chamado modo SAFE, tem no manual a explicação...hehe, abraço.
Não mudaram e fizeram a entrega técnica mal e porcamente.
O responsável perguntou se eu já tinha Amarok. Eu disse que sim e ele respondeu que então eu já sabia de tudo.
Como combinaram de entregar as 13 hs e já era mais de 16 hs quando ficou pronta para entrega e eu estava cansado de esperar. Fui embora assim mesmo.
Para mudar o idioma é somente no aparelho ou dá para fazer direto nela?
RenatoCoelho
17/05/2012, 09:40
Bom hj minha Amarok ta na css, levei ela pq ja é a sexta vez que o motor falha como se estivesse agua no filtro de oleo . ja postei ate um video anteriormente, a do meu pai ontem a tarde falhou em alta, vamos ver o desfecho da historia.
JoaoClaudio
17/05/2012, 10:25
Prezados Fuketeiro, sei bem o que está escrito e observei a mensagem no painel sim. Acontece que este problema não tem nada a ver com a revisão feita (troca de óleo e filtro). É um problema de engenharia e como tal, deve ser solucionado.
Além do mais, eu estava em viagem em parte deste período (30 dias após a revisão) e minha camioneta teve na agência por conta do problema do sensor do abs da roda trazeira. Como tal, o serviço foi inserido no portifólio da camioneta que fica na agência e porque não fizeram a revisão então?!
De qualquer forma, estou aguardando o desfecho e desejando que tudo se resolva da melhor forma possível.
ATT
Marco
1 - To fora da Amarok!!!!!!!!!!!!!
2 - Procure outra concessionária que as vezes o atendimento faz a diferença nessa hora. E vc pode conseguir a garantia sem estresse.
3 - Ligue no atendimento da VW e explique a situação, não deixe isso na mão apenas da CCS...
4 - Se o valor do conserto for baixo pague e depois entre com uma ação de cobrança em juizado especial contra a VW e a CCS;
5 - Em ULTIMO CASO procure um advogado e entre com a ação, porém realmente não aconselho, pois poderá depender de pericia e ai começa a complicar demais...
FUKETEIRO
17/05/2012, 11:02
É que é tantos relatos positivos, excelente pos venda e como possuo terrenos no MS, provavelmente quero comprar por ai!
Outra coisa, provavelmente vou ir na Trendline AUT... alguem poderia citar as diferenças básicas da Trend P/ High?
Olá. manda uma MP para mim, não consigo mandar para vc, abraço.
neilsonhenriques
17/05/2012, 11:03
Opa, aí não ! Se não me engano, já houve decisão no STJ sobre esse assunto e foi noticiado há uns 2 anos atrás que só fica anulada a garantia de uma peça com defeito se ficar comprovado por perícia que a falta da revisão programada no manual ocasionou o dano.
No seu caso, parece que a VW está muito errada.
Agora, cá pra nós. Quem compra os primeiros modelos fica mais sujeito a esse tipo de coisa.
Tem gente com paciência pra consertar os defeitinhos. Eu não tenho. Só compro determinado modelo depois de uns 2 ou 3 anos.
Lançar carros com erros de projeto está virando praxe. Por isso que a Toyota continua vendendo (muito) uma pick-up mediana e sem nenhuma novidade pelos olhos da cara.
Você já pensou em trocar de concessionária ?
Abraço e boa sorte !
Neilson
leobnaval
17/05/2012, 12:24
Agora, cá pra nós. Quem compra os primeiros modelos fica mais sujeito a esse tipo de coisa.
Tem gente com paciência pra consertar os defeitinhos. Eu não tenho. Só compro determinado modelo depois de uns 2 ou 3 anos.
Lançar carros com erros de projeto está virando praxe. Por isso que a Toyota continua vendendo (muito) uma pick-up mediana e sem nenhuma novidade pelos olhos da cara.
Isso acontece muito, quem compra lançamento, sempre se sujeita a isso. Independente da marca e modelo, lógico que algumas marcas conseguem ter maior ocorrências desse tipo.
[]s
David Ricardo
17/05/2012, 12:52
Tenho uma amarok 2010/2011 com 80 mil rodados Dando esse problema de EGR perde a força e etc. um cara me pediu 20 pilas de volta e uma hilux 2008 automatica com 50 mil rodados vale a pena c nao quanto poderia oferecer. Desde ja agradeço a todos.
leobnaval
17/05/2012, 13:18
Ixi começou os relatos de defeitos e quebras na Amarok, cada dia aparece um...
David arruma a EGR da sua Amarok e depois tenta vender ela por um preço justo, aí você poderá comprar outro veículo da marca e modelo que quiser. Essa diferença de 20 mil numa Hilux 2 anos mais velha não vale em lugar nenhum. Pega o preço da tabela FIPE e compara o preço da sua e da dele. A Amarok deve valer mais que a Hilux, só concerte ela antes, se não vai perder muito dinheiro.
Tenho uma amarok 2010/2011 com 80 mil rodados Dando esse problema de EGR perde a força e etc. um cara me pediu 20 pilas de volta e uma hilux 2008 automatica com 50 mil rodados vale a pena c nao quanto poderia oferecer. Desde ja agradeço a todos.
[]s
Bernardo Miranda
17/05/2012, 13:20
Externamente as diferenças são roda aro 17 ao invés de 18, parachoque, retrovisores e outros detalhes cromados, além da coluna lateral na cor do veículo. Internamente o ar da Trend não é digital e ela não vem com o sensor de estacionamento. Tem o banco de couro e o navegador, mas são opcionais.
David Ricardo
17/05/2012, 13:29
Ixi começou os relatos de defeitos e quebras na Amarok, cada dia aparece um...
David arruma a EGR da sua Amarok e depois tenta vender ela por um preço justo, aí você poderá comprar outro veículo da marca e modelo que quiser. Essa diferença de 20 mil numa Hilux 2 anos mais velha não vale em lugar nenhum. Pega o preço da tabela FIPE e compara o preço da sua e da dele. A Amarok deve valer mais que a Hilux, só concerte ela antes, se não vai perder muito dinheiro.
[]s
Pra te falar averdade eu ja nen sei o que faço mais eu trocaria p n me apurrinhar mais pq ja perdi a conta de quantas vezes meu carro ja foi p cc ele mexem e volta ao normal eu ando depois aparece no painel de novo aquela molinha e a luz de catalizador avariado vai p cc coloca no aparelho como eles dizem ai apaga e volta fora que ja trocaram o cambio de marcha. uma vez tive que vir de Goias a macae com o carro a 60km por que tosas cc que parava n resolvia n sabia o que era.
andrepucca
17/05/2012, 14:40
Fuketeiro ja descobri o problema, é que tenho muitos poucos POST no forum.. por isso o sistema nao me deixa enviar/receber MP, se tiver como passar algum contato seu, ou jaja eu alcanço os 50post, obrigado pela atenção!
Flavio Nilo
17/05/2012, 14:53
Isso acontece muito, quem compra lançamento, sempre se sujeita a isso. Independente da marca e modelo, lógico que algumas marcas conseguem ter maior ocorrências desse tipo. []s
Se bem que esses fatos são isolados, não acontecem em todos os veículos, senão seria cruel demais. Problemas sempre vão aparecer. Até nas marcas e modelos já consolidados aparecem um defeito ou outro. Vejam bem, não estou defendendo A ou B, mas problemas sempre aparecem. Estou torcendo para que não apareça na minha...
NGDaniel
17/05/2012, 16:08
Olá, no manual de garantia ta bem explícito quanto a prazo e kilometragem para as inspeções e ainda tem um aviso no painel que começa aparecer antes do prazo, ainda tem css que liga para o Cliente avisando que tem inspeção para fazer....abraço.
Se o carro der um problema que não tem nada a ver com revisão isso tem um nome: PILANTRAGEM!
Detalhe: eu detesto defender a açougueira, mas queria ver isso acontecendo na Toyota..
leobnaval
17/05/2012, 16:34
acho que todas dão problemas... o que diferencia uma marca da outra é a vontade de resolver o problema! e tambem a competência.
Exatamente. Manutenção, barulinhos e um problema ou outro sempre aparecem, é muito dificil ter um carro sem defeito nenhum.
Mas o que realmente conta é a rapidez, qualidade do atendimento e receber realmente o carro com o que foi relato ok e que não volte a acontecer. Além de cobrar um preço justo e atender os itens que estão em garantia sem que pareça que você esta mendigando por um favor, quando é um direito.
Marcelo L. C. Jr.
17/05/2012, 18:39
Externamente as diferenças são roda aro 17 ao invés de 18, parachoque, retrovisores e outros detalhes cromados, além da coluna lateral na cor do veículo. Internamente o ar da Trend não é digital e ela não vem com o sensor de estacionamento. Tem o banco de couro e o navegador, mas são opcionais.
A high tb vem a mais que a trend, regulagem de altura dos farois, uns cromadinhos internos ( volante saida de ar e talz) e também já vem de série com o travamento mecanico do diferencial traseiro.
Da uma olhadinha no site, lá tem tudo. Configurador Amarok (http://www.vwbr.com.br/monteasuaamarok/)
Uma dica se pegar a trend, peça com o opcional do ESP, faz toda a diferença no quesito segurança e adciona o controle de descida e o hill holder (que em BH é uma bela mão na roda).
Abraços
A high tb vem a mais que a trend, regulagem de altura dos farois, uns cromadinhos internos ( volante saida de ar e talz) e também já vem de série com o travamento mecanico do diferencial traseiro.
Da uma olhadinha no site, lá tem tudo. Configurador Amarok (http://www.vwbr.com.br/monteasuaamarok/)
Uma dica se pegar a trend, peça com o opcional do ESP, faz toda a diferença no quesito segurança e adciona o controle de descida e o hill holder (que em BH é uma bela mão na roda).
Abraços
Cidades com muitos morros, sempre tem um que encosta bem no carro da gente, e pkp carregada e mais complicado pra arrancar sem esse assistente.
tem um video teste jabá em que um cara da Volks explica em detalhes o controle de descida e o hill holder. gostei da demonstração
http://www.youtube.com/watch?feature=fvwp&NR=1&v=_XQHO7_JNFw
Marcelo L. C. Jr.
17/05/2012, 18:49
Se o carro der um problema que não tem nada a ver com revisão isso tem um nome: PILANTRAGEM!
Detalhe: eu detesto defender a açougueira, mas queria ver isso acontecendo na Toyota..
Pilantragem é mato!
Eu concordo que o pós venda da toyota dá de mil, mas não é livre de defeitos não.
Um tio meu, teve que brigar bastante na Adhara em BSB pra conseguir trocar os bicos da sw4 dele com defeito.
E foi mais ou menos a mesma coisa, o carro passou uns dias ou km (nao me lembro) do estipulado e os caras quiseram sair fora. Mas no fim deu certo.
Agora, sinceramente pessoal, começar a falar que a Amarok é ruim por causa de o que? Uns 10 defeitos que aparecem aqui no site é meio demais né? Defeito dá, todo componente mecanico está sujeito a isso, já discutimos isso por aqui.
Aos que partilham isso com a gente, obrigado é bom saber pra ficar esperto, e pra quem quiser comprar uma usada um dia, estar precavido tb.
E no mais, desejo sorte na resolução dos problemas. Fazer burburinho, cartas pra autoesporte, pra reclame aqui, twitter, 0800 da fábrica, sempre ajudam!
Agora, realmente, eu não compro carro recém lançado e nao recomendo ngm a comprar. Trabalhei na Fiat e na epoca peguei o final do projeto BMPV, vulgo IDEA, caramba, o tanto de Artificio Técnico ( ou Gambiarra se preferirem) que fizeram pro carro lançar a tempo não tá no GIBI! pra vcs terem ideia, as guarnicoes de borracha das portas tiveram que ser refeitas 3x, por que simplesmente as portas nao encaixavam direito... e por aí vai.
Abraços!
Essa questão da válvula EGR pelo visto é um problema que tende a afetar muitas Amarok, o que pode ser feito para prevenir o problema?
Maranguas
17/05/2012, 19:21
Essa questão da válvula EGR pelo visto é um problema que tende a afetar muitas Amarok, o que pode ser feito para prevenir o problema?
Em meu leigo conhecimento, a válvula EGR desse motor nao há muito oq se fazer para previnir. Não ouvi falar em reparos ainda... provavelmente ela está travando aberta, gerando alterações nas rotações quando se acelera ou ate em marcha lenta (um colega postou o video aqui da Amarok dele oscilando na lenta)
É rezar pra ser um lote e a VW trocar logo e não deixar ninguém no "prego". Talvez fosse o caso de vc na próxima revisão perguntar sobre isso e ver se a válvula da sua bruta está ok.
Em meu leigo conhecimento, a válvula EGR desse motor nao há muito oq se fazer para previnir. Não ouvi falar em reparos ainda... provavelmente ela está travando aberta, gerando alterações nas rotações quando se acelera ou ate em marcha lenta (um colega postou o video aqui da Amarok dele oscilando na lenta)
É rezar pra ser um lote e a VW trocar logo e não deixar ninguém no "prego". Talvez fosse o caso de vc na próxima revisão perguntar sobre isso e ver se a válvula da sua bruta está ok.
Vou ver isso mesmo, está quase na hora da revisão de 40k. Mas será que não há que se possa fazer antes de dar problema?
leobnaval
17/05/2012, 19:37
Vou ver isso mesmo, está quase na hora da revisão de 40k. Mas será que não há que se possa fazer antes de dar problema?
Troca de camionete rsrsrs, brincadeira. Acho que o Fukeito deve ter alguma informação a respeito disso, já que está lá na VW.
[]s
Maranguas
17/05/2012, 19:40
Bom... se eu fosse vc, visto tanto relatos sobre a EGR aberta, para tentar previnir eu só abasteceria com Diesel 50 daqui em diante... Acho q esse motor é bem exigente em relação a isso.
David Ricardo
17/05/2012, 19:43
Esqueci de Comentar aki minha caminhonete tambem andou abaixando a agua mandava p cc eles completavam e diziam que estava normal. O ruim disso tudo e vc perder a confianca no carro vc n sabe c pode sair com o carro semana passada andei 30 km e fiquei a pe esse semana viajei e n deu nada mas ontem deixei o carro ligado um tempinho acendeu a luz e perdeu a forca desliguei e ligue voltou ao normal.
Bom... se eu fosse vc, visto tanto relatos sobre a EGR aberta, para tentar previnir eu só abasteceria com Diesel 50 daqui em diante... Acho q esse motor é bem exigente em relação a isso.
Acredito ser uma hipotese real o uso do S-50, inclusive quem ja ta com problema, se puder é claro, poderia tentar usar o s-50 pra ver se ameniza o problema.
FUKETEIRO
17/05/2012, 19:53
Troca de camionete rsrsrs, brincadeira. Acho que o Fukeito deve ter alguma informação a respeito disso, já que está lá na VW.
[]s
Olá, aqui na região não aconteceu com nenhuma, nós recomendamos colocar só diesel aditivado(S50 nas novas), nas inspeções é obrigatório drenar o filtro de diesel, mas ainda tem css que só troca o óleo e filtro do motor, apaga o insp no painel, lava e entrega, agora se o Cliente fez todas as inspeções em dia e acontecer um defeito destes, quem vai se lascar é a css que fez o serviço mal feito, abraço.
Maranguas
17/05/2012, 19:59
Acredito ser uma hipotese real o uso do S-50, inclusive quem ja ta com problema, se puder é claro, poderia tentar usar o s-50 pra ver se ameniza o problema.
Acho q o problema é nosso diesel mesmo... existem alguns produtos para borrifar na EGR, mas no caso das AMAROK como estão na grantia eu não mexeria... no máximo colocaria aditivo no diesel para ver se livra as fuligens q devem está dentro do reciclador da válvula. Mas é isso... DIESEL 50 forever...348022
David Ricardo
17/05/2012, 20:05
Fuketeiro essa questao do carro perder forca nao passar de 60km aquela luz no painel que parece uma molinha isso tudo e mesmo ocasionado pela valvula EGR? se for mesmo eu estou pensando em continuar um pouco mais com a amarok e nao trocar agora. e a questao da agua tbm pode ser por conta da valvula? Desde ja Agradeço.
se tiver que usar só diesel s50 pra evitar esse problema, quase todo mundo ta ferrado então.
pq há muitos países que a amarok é exportada que nao tem diesel s-50.
no topico da hilux coloquei fotos da valvula egr da hilux e triton.....cheias de fuligem, quase entopem a valvula e o coletor.
na mit e toyota ele retiram e limpam! simples assim.
na vw, se for a EGR mesmo, acredito que seja apenas fazer o mesmo procedimento, não???? o négócio é saber fazer no motor vw.
Maranguas
17/05/2012, 20:12
Jera... acho q a exigência não é nem especificamente para o Diesel S50... mas sim para fugir do Diesel comum daqui que é um dos piores do mundo!
FUKETEIRO
17/05/2012, 20:15
Fuketeiro essa questao do carro perder forca nao passar de 60km aquela luz no painel que parece uma molinha isso tudo e mesmo ocasionado pela valvula EGR? se for mesmo eu estou pensando em continuar um pouco mais com a amarok e nao trocar agora. e a questao da agua tbm pode ser por conta da valvula? Desde ja Agradeço.
Olá, quando a luz acende é porque tem avaria na injeção aí para proteger o motor corta a a potência do motor, vou ver com um Engenheiro da Fábrica sobre esse problema que ocorreu na EGR, ele pode ter a resposta, abraço.
Jera... acho q a exigência não é nem especificamente para o Diesel S50... mas sim para fugir do Diesel comum daqui que é um dos piores do mundo!
Aqui em casa temos galoes para estocar diesel par ao trator e meu pai porcamente compra diesel mais barato sempre( na ranger ele abastecia nos meesmos lugares), mas tinha pelo menos o cuidado de trocar o filtro de oleo a cada 5000km, coisa que ele pretende seguir fazendo na amarok, mas nela ele vai usar s50 por que eu mesmo ja falei, s50 ou fica a pé. hehe
Mas voltando aos galoes, ficam uma uma massa cinzenta no fundo parecendo grafite em pó, em cada 50 litros, o residou do fundo deve dá pelo menos entre 50 a 100mL só de sujeira, imagina isso nun carro mais exigente?
maranguas, acho que isso é coisa da valvula egr mesmo. recircula os gases do escape que junta com óleo do suspiro do motor, causando o acumulo da fuligem, vira uma meleca. na europa mesmo acontece esses problemas. na australia tb acontece muito.
sobre o spray, ele limpa sim, mas tem gente q fez foi entupir tudo! pq meteram o spray na caixa do filtro de ar e o motor tava cheio de fuligem....aí foi sair tudo junto e entupiu! isso é o pessoal do forum toyota e 4wd da asutralia falando.
a recomendação é colocar aos poucos, cada X km dar uma borrifada. mas aqui no brasil nao sei se tem.....talvaz wd ou o limpa bicos faça a mesma coisa....
e outra coisa q falam nos foruns gringos.....ficar mt tempo em marcha lenta, andar sempre na "maciota" em rpm constantes e baixos aumenta o acumulo de fuligem. quem senta a botina, acumula menos.....
Olá, quando a luz acende é porque tem avaria na injeção aí para proteger o motor corta a a potência do motor, vou ver com um Engenheiro da Fábrica sobre esse problema que ocorreu na EGR, ele pode ter a resposta, abraço.
Faz isso Fuketeiro, ajuda a todos do forum em geral, Inclusive essa agua que aparece na EGR pode ser do diesel, nao é mesmo??
Olá, aqui na região não aconteceu com nenhuma, nós recomendamos colocar só diesel aditivado(S50 nas novas), nas inspeções é obrigatório drenar o filtro de diesel, mas ainda tem css que só troca o óleo e filtro do motor, apaga o insp no painel, lava e entrega, agora se o Cliente fez todas as inspeções em dia e acontecer um defeito destes, quem vai se lascar é a css que fez o serviço mal feito, abraço.
Tenho abastecido só com S-50 msm e quase sempre o Podium
Costumo usar o Bardahl Power Diesel tb, alguma contra-indicação deste produto Fuketeiro?
se tiver que usar só diesel s50 pra evitar esse problema, quase todo mundo ta ferrado então.
pq há muitos países que a amarok é exportada que nao tem diesel s-50.
no topico da hilux coloquei fotos da valvula egr da hilux e triton.....cheias de fuligem, quase entopem a valvula e o coletor.
na mit e toyota ele retiram e limpam! simples assim.
na vw, se for a EGR mesmo, acredito que seja apenas fazer o mesmo procedimento, não???? o négócio é saber fazer no motor vw.
Foi isso que eu pensei em fazer, quando chegar na revisão vou acompanhar e perguntar ao mecânico se é possível fazer.
Aqui em casa temos galoes para estocar diesel par ao trator e meu pai porcamente compra diesel mais barato sempre( na ranger ele abastecia nos meesmos lugares), mas tinha pelo menos o cuidado de trocar o filtro de oleo a cada 5000km, coisa que ele pretende seguir fazendo na amarok, mas nela ele vai usar s50 por que eu mesmo ja falei, s50 ou fica a pé. hehe
Mas voltando aos galoes, ficam uma uma massa cinzenta no fundo parecendo grafite em pó, em cada 50 litros, o residou do fundo deve dá pelo menos entre 50 a 100mL só de sujeira, imagina isso nun carro mais exigente?
bom.....eu tb uso mt galões de diesel na fazenda e os meus nao acontecem isso não. sempre olho e os galões tão limpos.
por isso que o posto tem q ser bom, drenar sempre os reservatórios e ter filtro de diesel. com o s50 a drenagem deve ser mais frequente ainda.
maranguas, acho que isso é coisa da valvula egr mesmo. recircula os gases do escape que junta com óleo do suspiro do motor, causando o acumulo da fuligem, vira uma meleca. na europa mesmo acontece esses problemas. na australia tb acontece muito.
sobre o spray, ele limpa sim, mas tem gente q fez foi entupir tudo! pq meteram o spray na caixa do filtro de ar e o motor tava cheio de fuligem....aí foi sair tudo junto e entupiu! isso é o pessoal do forum toyota e 4wd da asutralia falando.
a recomendação é colocar aos poucos, cada X km dar uma borrifada. mas aqui no brasil nao sei se tem.....talvaz wd ou o limpa bicos faça a mesma coisa....
e outra coisa q falam nos foruns gringos.....ficar mt tempo em marcha lenta, andar sempre na "maciota" em rpm constantes e baixos aumenta o acumulo de fuligem. quem senta a botina, acumula menos.....
O limpa bicos ou Descarbonizante pode sim fazer isso, falo com conhecimento de causa, usava para descabonização manual de motores de motos e funciona muito bem, ma so problema é que se existir algum componente sensivel ao descarbonizante vai tudo pras cucuias...tenho uma leve impressão que esse material destroi borrachar a longos prazos.
FUKETEIRO
17/05/2012, 20:31
Olá, isso é verdade, abraço.
bom.....eu tb uso mt galões de diesel na fazenda e os meus nao acontecem isso não. sempre olho e os galões tão limpos.
por isso que o posto tem q ser bom, drenar sempre os reservatórios e ter filtro de diesel. com o s50 a drenagem deve ser mais frequente ainda.
ja cansei de falar com meu pai sobre esse posto, é um posto na beira da Br , mas que nao tem muito movimento, certamente pela qualidade dos produtos, pois é barato e tem bandeira Shell!
na minha cidade tem 2 postos bandeira branca, 2 ipirangas e 1 shell( nao é o mesmo shell porco, e um posto com tanques novos e de uma grand erede) e 1 Br vendendo S50, mas ainda nao confiaria em nenhum dos bandeira brancas pois são do mesmo dono e vende diesel comum interior( mais vagabundo) encontra-se o metropolitano S500 e interior, que tem bem mais enxofre.
FUKETEIRO
17/05/2012, 20:35
Foi isso que eu pensei em fazer, quando chegar na revisão vou acompanhar e perguntar ao mecânico se é possível fazer.
Olá, pede para olhar o Check-list que é anexado na ordem de serviço, lá esta marcado oque é para ser realizado na inspeção, o correto é drenar en todas e substituir o filtro cada 30.000km, dependendo do que sair na drenagem deve ser substituido na hora, abraço.
Faz isso Fuketeiro, ajuda a todos do forum em geral, Inclusive essa agua que aparece na EGR pode ser do diesel, nao é mesmo??
na EGR, só passa gases! EGR- Recirculação dos Gases de Escape
agua é no diesel e fica retida no filtro!
pra quem nunca viu.....segue algumas egr entupidas!
1º......motor vw: Keep Your Act Clean: The Importance of Intake and EGR Cleaning on Your TDI | Greasecar Vegetable Fuel Systems (http://www.greasecar.com/article/keep-your-act-clean-importance-intake-and-egr-cleaning-your-tdi)
aqui tme outras fotos: http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/97627-triton-egr-killer-3.html
ja cansei de falar com meu pai sobre esse posto, é um posto na beira da Br , mas que nao tem muito movimento, certamente pela qualidade dos produtos, pois é barato e tem bandeira Shell!
na minha cidade tem 2 postos bandeira branca, 2 ipirangas e 1 shell( nao é o mesmo shell porco, e um posto com tanques novos e de uma grand erede) e 1 Br vendendo S50, mas ainda nao confiaria em nenhum dos bandeira brancas pois são do mesmo dono e vende diesel comum interior( mais vagabundo) encontra-se o metropolitano S500 e interior, que tem bem mais enxofre.
abastece no posto de maior movimento de caminhoes. pois aí o diesel é novo.
onde eu abasteço, a cada 2 dias chega diesel novo.
Olá, pede para olhar o Check-list que é anexado na ordem de serviço, lá esta marcado oque é para ser realizado na inspeção, o correto é drenar en todas e substituir o filtro cada 30.000km, dependendo do que sair na drenagem deve ser substituido na hora, abraço.
Eu tenho substituído em todas, acho que vale a pena.
O que acha do Bardahl Power Diesel?
na EGR, só passa gases! EGR- Recirculação dos Gases de Escape
agua é no diesel e fica retida no filtro!
pra quem nunca viu.....segue algumas egr entupidas!
1º......motor vw: Keep Your Act Clean: The Importance of Intake and EGR Cleaning on Your TDI | Greasecar Vegetable Fuel Systems (http://www.greasecar.com/article/keep-your-act-clean-importance-intake-and-egr-cleaning-your-tdi)
aqui tme outras fotos: http://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/97627-triton-egr-killer-3.html
Amigo Jera, acho que talvez nao tenha sido claro, o filtro retem a agua do diesel, mas isso não é 100% convenhamos, eu disse que a agua que pode estar presente no diesel pode depois da queima ir pra EGR e ferrar com tudo, ou não? Eu presumo que sim.A agua pode passar ali sob a forma de vapor. por isso disse a respeito do uso de diesel de melhor qualidade.
abastece no posto de maior movimento de caminhoes. pois aí o diesel é novo.
onde eu abasteço, a cada 2 dias chega diesel novo.
Com a amarok vai ser assim e eu to tentando mudar a cabeça dele pra comprar só s50, pq ai evita de vez esses diesel meia boca, fora os frentistas lerdos que ja chegam pra abastecer com qualquer combustivel. certa vez eu vi um car ase arastando com uam s10, quando o mecanico foi olhar, notou um combustivel estranho na caminhonete que era flex, foi ver o frentista botou diesel, nem o dono viu, nem o frentista olhou.
Amigo Jera, acho que talvez nao tenha sido claro, o filtro retem a agua do diesel, mas isso não é 100% convenhamos, eu disse que a agua que pode estar presente no diesel pode depois da queima ir pra EGR e ferrar com tudo, ou não? Eu presumo que sim.A agua pode passar ali sob a forma de vapor. por isso disse a respeito do uso de diesel de melhor qualidade.
pra separar 100%, é bom o purifilt.
se eu tivesse só maquina nova e cara na fazenda, eu ia comprar um desse. custa +- 700 reais. dá pra colocar no carro tb!
Purifilt - Eletrostatic Process - Empresa (http://www.purifilt.com/empresa)
leobnaval
17/05/2012, 20:46
Não a água que o pessoal fala, é do sistema de arrefecimento, veja o post do amigo:
Por isso alguns relataram água baixando do sistema de arrefecimento, nesse caso o problema já está mais grave.
[]s
Será que rola um EGR Killer na Amarok?
Não a água que o pessoal fala, é do sistema de arrefecimento, veja o post do amigo:
Por isso alguns relataram água baixando do sistema de arrefecimento, nesse caso o problema já está mais grave.
[]s
A tá, tinha lido isso, mas pensei que tambem tivesse esse problema em relação ao diesel. mas a EGR é refrigerada?
pra separar 100%, é bom o purifilt.
se eu tivesse só maquina nova e cara na fazenda, eu ia comprar um desse. custa +- 700 reais. dá pra colocar no carro tb!
Purifilt - Eletrostatic Process - Empresa (http://www.purifilt.com/empresa)
aqui nem rola, o trator e é hiper velhinho e tem outras prioridades pra ele, ele vive com o filtro comum, meu medo é a Amarok. minha preocupação é cuidar bem dela.
Daniel.Shimomoto
17/05/2012, 21:00
Uma pergunta simples e direta para todos: O EGR do Amarok é refrigerado (cooled EGR)? É ele que dá problema ou é a valvula? É necessário distinguir bem porque se for o "Cooled EGR", ai a solução é uma só: Usar diesel S50 mesmo se o manual for silente nesse assunto.
O enxofre da queima se mistura com outros gases e forma um coquetel bem acido (literalmente falando) rodando pelas galerias de resfriamento, apodrecendo tudo. Por isso que só agora os fabricantes estão introduzindo isso nos motores.
Abraços
EDIT Agora li os ultimos posts...a VW foi doida de lançar um veiculo com EGR refrigerado para queimar diesel S500 e acima (até meses atrás, ainda tinha postos com S1800)
Veja uma foto do EGR refrigerado http://www.hitachi-c-m.com/mideast/images/products/loader/wheel/zw220/KL_EN001_15_02.jpg
http://ww2.justanswer.com/uploads/apjp02/2010-07-06_233442_EGRcoolerv3.png
leobnaval
17/05/2012, 21:01
Será que rola um EGR Killer na Amarok?
Foi a 1ª coisa que eu pensei depois de ler tanto problemas com a EGR, mais não sei por este motor ter vários sensores e muita eletrônica, não sei se funcionaria.
Se a EGR é refrigerada não sei, nunca análisei as peças deste motor.
[]s
leobnaval
17/05/2012, 21:08
O enxofre da queima se mistura com outros gases e forma um coquetel bem acido (literalmente falando) rodando pelas galerias de resfriamento, apodrecendo tudo. Por isso que só agora os fabricantes estão introduzindo isso nos motores.
Daniel pelo visto é extamente isso que está acontecendo, e o problema está acontecendo nas 2010 por aí, por já terem uma certa quilometragem, com isso o diesel que até 2012 era somente S1800 e S500 (que foi o diesel que o usuário utilizou neste período) misturado com os gases de escape acabam corroendo o sistema.
Nesse caso a responsabilidade é toda da VW que vendeu a camionete, sabendo que o diesel a venda aqui é o S500 e S1800 e mais, a obrigação de se usar o diesel S50 é somente dos compradores dos modelos 2012 (que tem a informação na tampa de abastecimento, salientando o uso do S50). Portanto quem tem Amarok 2010, 2011, pode abastecer com o diesel que quiser e qualquer problema que venha a ocorrer é responsabilidade da VW, desde que as revisões tenha sido realizadas nos prazos corretos e ela esteja na garantia.
Vamos ver a postura da VW adotada para solucionar estes problemas.
[]s
Daniel pelo visto é extamente isso que está acontecendo, e o problema está acontecendo nas 2010 por aí, por já terem uma certa quilometragem, com isso o diesel que até 2012 era somente S1800 e S500 (que foi o diesel que o usuário utilizou neste período) misturado com os gases de escape acabam corroendo o sistema.
Nesse caso a responsabilidade é toda da VW que vendeu a camionete, sabendo que o diesel a venda aqui é o S500 e S1800 e mais, a obrigação de se usar o diesel S50 é somente dos compradores dos modelos 2012 (que tem a informação na tampa de abastecimento, salientando o uso do S50). Portanto quem tem Amarok 2010, 2011, pode abastecer com o diesel que quiser e qualquer problema que venha a ocorrer é responsabilidade da VW, desde que as revisões tenha sido realizadas nos prazos corretos.
Vamos ver a postura da VW adotada para solucionar estes problemas.
[]s
leobnaval, então realmente o pessoal tem todo o direito de usar qualquer diesel( inclusive o S1800 ainda existe, pois meu pai compra essa coisa pra usar no trastor velho daqui e usava na ranger dele, é o mais barato, aqui custa 1,97. o S500 sai um pouco mais caro em torno de 2,00 e o S50 sai a 2,10, todos os postos da cidade cobram 10 centavos a mais pelo S50) o problema e que o pessoal vai ter dor de cabeça, seja agora com a propria volks que pode ter cometido um vacilo ou depois que o carro sair da garantia, o que será muito pior, mas acho que quam ja ta usando não vai adiantar praticamente nada usar S50 a essa altura do campeonato...
Daniel, sua pesquisa agregou muito, certamente esse é o tiro no pe da volks, por sorte ou nao, deve tudo melhorar nos carros 2012 em diante com a obrigatoriedade do S50.
Marcelo L. C. Jr.
17/05/2012, 21:25
Foi a 1ª coisa que eu pensei depois de ler tanto problemas com a EGR, mais não sei por este motor ter vários sensores e muita eletrônica, não sei se funcionaria.
Se a EGR é refrigerada não sei, nunca análisei as peças deste motor.
[]s
Primeira coisa que eu pensei foi isso, inventar EGR KILLER na Amarok nem a pau. Mta eletronica embarcada....
Acho que deve ser tiro no pé.
Melhor ficar andar de pé embaixo e escolher Diesel de Boa Qualidade.
Abraços
PABLO VASCONCELOS
17/05/2012, 21:54
Ai pessoal,estou fazendo um serio teste comparativo entre o diesel s1800 e o diesel s50,pois eu tenho uma empresa de prestaçao de serviços agricolas e nos trabalhamos com trator,retroescavadeira,pá carregadeira... E tive um altissimo indice de problemas com bi nos ultimos meses devido a qualidade do diesel,pois entao,resolvi fazer este teste conparativo para colher os resultados e estou tendo boas respostas com o diesel s50, eu peguei um tambor trasnparente de 1000litros e coloquei o diesel s1800 e outro com o s50,a diferença é muito grande pois o s1800 alem de ser bem mais escuro ele cria uma borra no fundo que é tipo um gel sujo isso com poucos dias de uso e s50 pode ficar la que o fundo do tambor fica completamente impecavel,é incrivel mais parece que ate limpa o tambor enqunato o s1800 incarde,por ai a gente ve que a limpezaq do s50 é perfeita,ou seja o diesel é realmente puro,no tambor de 1000 litros com o s1800 a quantidade de borra(sujeira) que fica no fundo é muito grande,coisa de 500 gramas,deixando bem claro que eu compro o oleo de uma posto br do grupo decio que sao os maiores vendedores de oleo diesel das americas e um dos maiores do mundo,esse posto deles aqui de ituiutaba vende 2 milhoes de litros de oleo diesel por mes e ali é só oleo novo,chega todo dia,no quesito desenpenho os tratores estao bem melhores em torno de 20%,a quantidade de fumaça com s50 é zero,nao sai fumaça preta,literalmente nao sai,isso significa que todo o combustivel é queimado na na camara de combustao,na economia enquanto o trator gasta 13,4 litros por hora com o disel s1800 com o s50 esta fazendo 11.14litros por hora nas mesmas condiçoes,ou seja ainda nao acabei meus testes mais o que anda acontecendo é que o desenpenho do s50 é consideravelmente viavel apesar de ser r$0.14 centavos mais caro,mais esse custo é conpensado com a economia e o desenpenho do motor,eu vou colocar as fotos aqui da borra produzida pelo s1800 armazenado,realmente esse novo combustivel veio pra nos ajudar.vou colocando os resultados.
Primeira coisa que eu pensei foi isso, inventar EGR KILLER na Amarok nem a pau. Mta eletronica embarcada....
Acho que deve ser tiro no pé.
Melhor ficar andar de pé embaixo e escolher Diesel de Boa Qualidade.
Abraços
Na hilux tb nao dá! O motor entra em modo de segurança e tem q desmontar.
Os australianos antenados no assunto fazem uma limpeza preventiva. Com 100-120milkm eles fazem essa limpeza. Desmontando e montando a válvula e o coletor.
Ai pessoal,estou fazendo um serio teste comparativo entre o diesel s1800 e o diesel s50,pois eu tenho uma empresa de prestaçao de serviços agricolas e nos trabalhamos com trator,retroescavadeira,pá carregadeira... E tive um altissimo indice de problemas com bi nos ultimos meses devido a qualidade do diesel,pois entao,resolvi fazer este teste conparativo para colher os resultados e estou tendo boas respostas com o diesel s50, eu peguei um tambor trasnparente de 1000litros e coloquei o diesel s1800 e outro com o s50,a diferença é muito grande pois o s1800 alem de ser bem mais escuro ele cria uma borra no fundo que é tipo um gel sujo isso com poucos dias de uso e s50 pode ficar la que o fundo do tambor fica completamente impecavel,é incrivel mais parece que ate limpa o tambor enqunato o s1800 incarde,por ai a gente ve que a limpezaq do s50 é perfeita,ou seja o diesel é realmente puro,no tambor de 1000 litros com o s1800 a quantidade de borra(sujeira) que fica no fundo é muito grande,coisa de 500 gramas,deixando bem claro que eu compro o oleo de uma posto br do grupo decio que sao os maiores vendedores de oleo diesel das americas e um dos maiores do mundo,esse posto deles aqui de ituiutaba vende 2 milhoes de litros de oleo diesel por mes e ali é só oleo novo,chega todo dia,no quesito desenpenho os tratores estao bem melhores em torno de 20%,a quantidade de fumaça com s50 é zero,nao sai fumaça preta,literalmente nao sai,isso significa que todo o combustivel é queimado na na camara de combustao,na economia enquanto o trator gasta 13,4 litros por hora com o disel s1800 com o s50 esta fazendo 11.14litros por hora nas mesmas condiçoes,ou seja ainda nao acabei meus testes mais o que anda acontecendo é que o desenpenho do s50 é consideravelmente viavel apesar de ser r$0.14 centavos mais caro,mais esse custo é conpensado com a economia e o desenpenho do motor,eu vou colocar as fotos aqui da borra produzida pelo s1800 armazenado,realmente esse novo combustivel veio pra nos ajudar.vou colocando os resultados.
Vc percebeu o que comentei uns posts atras, meu pai compra diesel s1800 e fica essa borra gosmenta. o diesel e mais escuro tambem, o S50 é muito claro, quase transparente( pelo menos o da rede BR)
PABLO VASCONCELOS
17/05/2012, 22:09
vc percebeu o que comentei uns posts atras, meu pai compra diesel s1800 e fica essa borra gosmenta. O diesel e mais escuro tambem, o s50 é muito claro, quase transparente( pelo menos o da rede br)
o s50 é verde bem claro enquanto o outro é bem escuro,se vc ve no tambor de 1000 litros a diferença da cor é ainda maior,o s50 parece agua,no copinho de vidro dos tratores fica bom de ver tambem,o copo com o s50 fica claro,fica ate bonito.
o s50 é verde bem claro enquanto o outro é bem escuro,se vc ve no tambor de 1000 litros a diferença da cor é ainda maior,o s50 parece agua,no copinho de vidro dos tratores fica bom de ver tambem,o copo com o s50 fica claro,fica ate bonito.
isso mesmo, verde bem claro, o outros aki na minha regiao ou são azulados ou avermelhados e o mais baratinho é s1800, ja perguntei no posto e é muito sujo.
PABLO VASCONCELOS
17/05/2012, 22:16
Esse negocio de diesel ainda vai dar muito problema,aqui no brasil eles lançam o carro primeiro pra depois fazer ele andar,é brincadeira né,os trem é do avesso,essas camiontes 2012 só andam com o s50,agora nao tem logica,pouquissimos postos no brasil tem o s50,eeeeeeeeeee brasillllllllll...
Daniel.Shimomoto
17/05/2012, 22:19
Vc percebeu o que comentei uns posts atras, meu pai compra diesel s1800 e fica essa borra gosmenta. o diesel e mais escuro tambem, o S50 é muito claro, quase transparente( pelo menos o da rede BR)
Interessante salientar que, o diesel S50 tem, além das 50ppm de enxofre, 46 cetanos (4 a mais do que o S500/1800/2000) o que é muito importante para uma queima mais completa e a redução das emissões.
Na Ranger, recentemente fiz duas experiências com ela: Diesel S50 comum e e em outra ocasião, diesel Podium S50 (51 cetanos). Do diesel Podium para o S50 comum não vi diferença significativa mas do S50 para o S500/1800 que a Ranger tá acostumada a beber desde zero, a diferença é enorme: Redução perceptível no consumo (de 13,5 para 14,3km/L indicados no painel, na mesma rodovia Castello Branco, que meu carro faz praticamente sozinho de tanto que viajo por esta rodovia), melhora na retomada (sem a tradicional "engasgadinha" em retomadas de quinta marcha e motor abaixo de 1500rpms, quando passo no Sem Parar), motor funcionando mais "suave" e muito menos fumaça quando em acelerações mais fortes.
Abraços
Esse negocio de diesel ainda vai dar muito problema,aqui no brasil eles lançam o carro primeiro pra depois fazer ele andar,é brincadeira né,os trem é do avesso,essas camiontes 2012 só andam com o s50,agora nao tem logica,pouquissimos postos no brasil tem o s50,eeeeeeeeeee brasillllllllll...
Em governador valadares temos mais de 20 postos so na regiao urbana, e temos apenas 4 vendendo s50 por obrigação, ninguem é voluntario ainda. tem mais 2 na zona rural.
Interessante salientar que, o diesel S50 tem, além das 50ppm de enxofre, 46 cetanos (4 a mais do que o S500/1800/2000) o que é muito importante para uma queima mais completa e a redução das emissões.
Na Ranger, recentemente fiz duas experiências com ela: Diesel S50 comum e e em outra ocasião, diesel Podium S50 (51 cetanos). Do diesel Podium para o S50 comum não vi diferença significativa mas do S50 para o S500/1800 que a Ranger tá acostumada a beber desde zero, a diferença é enorme: Redução perceptível no consumo (de 13,5 para 14,3km/L indicados no painel, na mesma rodovia Castello Branco, que meu carro faz praticamente sozinho de tanto que viajo por esta rodovia), melhora na retomada (sem a tradicional "engasgadinha" em retomadas de quinta marcha e motor abaixo de 1500rpms, quando passo no Sem Parar), motor funcionando mais "suave" e muito menos fumaça quando em acelerações mais fortes.
Abraços
Também fiz essa comparação e notei a mesma melhora, outra coisa que percebi é que ela funciona mais silenciosa e da a partida mais rápido.
Daniel.Shimomoto
17/05/2012, 22:26
Em governador valadares temos mais de 20 postos so na regiao urbana, e temos apenas 4 vendendo s50 por obrigação, ninguem é voluntario ainda. tem mais 2 na zona rural.
Na região de Marilia, apenas UM posto: O Gigantão na BR-153.
Na região de Marilia, apenas UM posto: O Gigantão na BR-153.
Muito sem opçao!
Flavio Nilo
17/05/2012, 23:02
Também fiz essa comparação e notei a mesma melhora, outra coisa que percebi é que ela funciona mais silenciosa e da a partida mais rápido.
Diogo, como vc elevou de 163 para 205 cv?
Amarok Highline
dalmolin
17/05/2012, 23:03
Ai pessoal,estou fazendo um serio teste comparativo entre o diesel s1800 e o diesel s50,pois eu tenho uma empresa de prestaçao de serviços agricolas e nos trabalhamos com trator,retroescavadeira,pá carregadeira... E tive um altissimo indice de problemas com bi nos ultimos meses devido a qualidade do diesel,pois entao,resolvi fazer este teste conparativo para colher os resultados e estou tendo boas respostas com o diesel s50, eu peguei um tambor trasnparente de 1000litros e coloquei o diesel s1800 e outro com o s50,a diferença é muito grande pois o s1800 alem de ser bem mais escuro ele cria uma borra no fundo que é tipo um gel sujo isso com poucos dias de uso e s50 pode ficar la que o fundo do tambor fica completamente impecavel,é incrivel mais parece que ate limpa o tambor enqunato o s1800 incarde,por ai a gente ve que a limpezaq do s50 é perfeita,ou seja o diesel é realmente puro,no tambor de 1000 litros com o s1800 a quantidade de borra(sujeira) que fica no fundo é muito grande,coisa de 500 gramas,deixando bem claro que eu compro o oleo de uma posto br do grupo decio que sao os maiores vendedores de oleo diesel das americas e um dos maiores do mundo,esse posto deles aqui de ituiutaba vende 2 milhoes de litros de oleo diesel por mes e ali é só oleo novo,chega todo dia,no quesito desenpenho os tratores estao bem melhores em torno de 20%,a quantidade de fumaça com s50 é zero,nao sai fumaça preta,literalmente nao sai,isso significa que todo o combustivel é queimado na na camara de combustao,na economia enquanto o trator gasta 13,4 litros por hora com o disel s1800 com o s50 esta fazendo 11.14litros por hora nas mesmas condiçoes,ou seja ainda nao acabei meus testes mais o que anda acontecendo é que o desenpenho do s50 é consideravelmente viavel apesar de ser r$0.14 centavos mais caro,mais esse custo é conpensado com a economia e o desenpenho do motor,eu vou colocar as fotos aqui da borra produzida pelo s1800 armazenado,realmente esse novo combustivel veio pra nos ajudar.vou colocando os resultados.é isso ae , na bomba onde eu abasteço S50 hoje , quando tinha diesel comum nela, eu nao via dentro do filtro do posto de tao sujo que era o acrilico , ate eu preferia achar que aquele filtro era desativado. Quando veio o S50 , limparam tudo , e hoje quando começa a abastecer da pra ver o diesel limpido subindo e passando ali , a cor eh verde oliva.
Na minha camionete , o S50 melhorou muito em baixa rotaçao , por queimar mais que o comum , em vez de fazer fumaça agora ele explode , enfim achei o bicho , e acabou com a fuligem na garagem toda vez que eu ligava ela depois de fria.
SERGIO NC
17/05/2012, 23:07
Boa noite,
Se gás de escapamento for resfriado abaixo do ponto de condensação dos óxidos sulfurosos nele contidos haverá formação de ácido sulfúrico em estado líquido diluído, que é muito corrosivo. Outro problema é que a temperatura de condensação desse ácido aumenta com o aumento da concentração de óxidos no gás, ou seja, quanto mais enxofre menos resfriamento é necessário para formar ácido.
O diesel S50 é mais estável que os demais porque no processo de remoção do enxofre também são removidos outras substâncias que causam formação de depósitos e escurecimento.
O diesel S50 mesmo não aditivado tem maior poder de solvência que os demais, por isso ele limpa depósitos nos galões. Esta propriedade se deve a reformulação do produto para atingir número de cetano 46.
Abs.
otaviosoma
17/05/2012, 23:15
Pessoal,
A vw mandou chipar sua amarok, que correrar o sertoes em uma empresa onde ja fiz servico, e o resltado foi incrivel, potecial atual 210cv numa amarok "original" se 163cv, e que agora conta com 87cv de torque, o carro deve te ficado foda. Quem nao acredita, visualiza os graficos e dados em SFI CHIPS - Chip de Potência - Reprogramação de ECU - Repotenciamento Eletrônico (http://sfichips.com.br/),
Abraco
leobnaval
17/05/2012, 23:40
com 87cv de torque, o carro deve te ficado foda.
Foda é ler 87cv de torque rsrsrs
Seria 87 kgf.m que é a unidade de medida do torque...você só se confundiu devido ao entusiasmo. Deve ter ficado animal mesmo.
No ESPN passa algumas provas de rally e tenho visto estas Amaroks preparadas nas provas.
[]s
PABLO VASCONCELOS
17/05/2012, 23:54
O leo,mas pra ter ficado só com 210 cv os 87kgfm de troque nao procede hein,ai é pouca velocidade pra muita força.o que vc acha????acho que ele confundiu esse torque,é força demaisssss hein moço.
Diogo, como vc elevou de 163 para 205 cv?
Amarok Highline
Fiz remapeamento da ECU
O leo,mas pra ter ficado só com 210 cv os 87kgfm de troque nao procede hein,ai é pouca velocidade pra muita força.o que vc acha????acho que ele confundiu esse torque,é força demaisssss hein moço.
Não duvido que tenha isso tudo, mas pra esse torque todo deve ter feito algo na caixa tb e mais outras modificações pra aguentar a pressão.
Já conversei muito com o gerente de lá, o David, e eles conseguem resultados que nem dá pra imaginar... só que chegar nestes números em carros de rua fica inviável porque vai quebrar em uma semana.
Prezados, como disse anteriormente, o problema é crônico e fatal para as fabricadas em 2010. A partir de 2011 houve várias mudanças na camioneta, dentre elas, a EGR. Na época, a engenharia da VW não havia percebido a gravidade do problema. Agora sim, pois as peças estavam retidas para fornecimento as concessionárias até a 2aF passada. Agora liberaram para aquisição, mas é um modelo diferente para este motor.
O problema é a vedação da água circulante que refrigera a válvula e por isso, o nível do reservatório diminui. Quem insiste em conduzir o veículo, em pouco tempo irá aquecer, como a outra que está em manutenção aqui em Dois Vizinhos.
Tive sorte, pois deu a indicação no painel, parei e vi que era problema e como já estava indo para fazer a revisão, o mecânico alertou sobre o problema. Sou engenheiro e tenho formação mecânica e discutimos e analisamos o problema.
Quem deu garantia foi a regional da VW do PR, que mandou reparar o veículo em garantia, inclusive, com o fornecimento do carro reserva, já que demorará 10 a 15 dias para chegar a peça.
Saudações
Marco
David Ricardo
18/05/2012, 10:12
Prezados, como disse anteriormente, o problema é crônico e fatal para as fabricadas em 2010. A partir de 2011 houve várias mudanças na camioneta, dentre elas, a EGR. Na época, a engenharia da VW não havia percebido a gravidade do problema. Agora sim, pois as peças estavam retidas para fornecimento as concessionárias até a 2aF passada. Agora liberaram para aquisição, mas é um modelo diferente para este motor.
O problema é a vedação da água circulante que refrigera a válvula e por isso, o nível do reservatório diminui. Quem insiste em conduzir o veículo, em pouco tempo irá aquecer, como a outra que está em manutenção aqui em Dois Vizinhos.
Tive sorte, pois deu a indicação no painel, parei e vi que era problema e como já estava indo para fazer a revisão, o mecânico alertou sobre o problema. Sou engenheiro e tenho formação mecânica e discutimos e analisamos o problema.
Quem deu garantia foi a regional da VW do PR, que mandou reparar o veículo em garantia, inclusive, com o fornecimento do carro reserva, já que demorará 10 a 15 dias para chegar a peça.
Saudações
Marco
Marco bom dia mas vc sabe me informas se a garantia cobre a troca desta peça? e se depois da troca eles colocam a peça da nova amarok ou coloca a peça "antiga"? a amarok e um carro show mais esses probleminha estao me decepcionando e estou pensando seriamente em mudar p hilux
SERGIO AUGUSTO
18/05/2012, 10:23
Foda é ler 87cv de torque rsrsrs
Seria 87 kgf.m que é a unidade de medida do torque...você só se confundiu devido ao entusiasmo. Deve ter ficado animal mesmo.
No ESPN passa algumas provas de rally e tenho visto estas Amaroks preparadas nas provas.
[]s
Fala GALERA!
87 Kgf?m de torque??!!! NUM 2.0?? ESTÁ ERRADO!!!
PARA PRODUZIR 210CV@4200, IMPLICA NUM TORQUE DE 35,8 Kgf/m. NA FICHA TÉCNICA DA AMAROK DIZ, QUE ESTE MOTOR DE 180CV@4000RPM (O QUE IMPLICA NUM TORQUE DE 32,22Kgf/m), TEM O TORUQE MÁXIMO DE 42,8 Kgf/m@1750RPM. ENTÃO SE CONSIDERARMOS NESTA "PREPARAÇÃO UTÓPICA" QUE O TORQUE MÁXIMO APARECE LÁ A 3500RPM(EXAGEREI PRA CARAMBA!!) "ESTES" 87Kgf/m CORRESPONDERÁ A UMA POTENCIA DE 425,24CV!!! OU SE CONSIDERARMOS A RPM DO TORQUE "ORIGINAL" (COMO INICIO DA FAIXA DE TORQUE MÁXIMO) SIGNIFICA QUE A POTENCIA SERIA DE 212,62CV@1750RPM. SEM FALAR, QUE, CONSIDERANDO UMA ESTEQUIMETRIA RUIM, DE 16/1( MISTURA AR/COMBUSTÍVEL, PARA QUEM NÃO SABE O QUE É ESTEQUIOMETRIA), PARA OS PADRÕES ATUAIS, ONDE A "BOA" NOS TURBO DIESEL É DE 22/1, SERIA NECESSÁRIA UMA PRESSÃO ABSOLUTA NO COLETOR DE 76,64 PSI, O QUE É IGUAL A 4,36Kg!!! SERÁ QUE VAI AGUENTAR??? ALÉM DO QUE A POTENCIA DE TORQUE MÁXIMO SERIA MAIOR QUE A POTENCIA NA RPM MÁXIMA. Brincadeira, estes caras "generalizam" todo que mundo que pode ler as publicações deles, como sendo um bando de leigos. Ou tem erro de impressão/digitação, seja já lá o que, ou são "malandros".
Fiquem "atentos" com as "informações" da SFI CHIPS, no link deles, não consegui encontrar o grpafico desta "medição" no dinamômetro.
Abraços.
Sérgio.
Pablo RR
18/05/2012, 11:18
hehe imaginei a mesma coisa.. 87kgmf de torque em 4 cilindros de 500ml. Motorzinho resistente...
leobnaval
18/05/2012, 11:44
Está muito estranho isso aí . Eu fiz umas contas parecidas com as do Sérgio aí no post abaixo, e é exatamente o que ele diz.
É muito torque para pouca potência.
Esses dados só seria possivéis matematicamente se o torque de 87 kgf.m tivesse um pico átipico em 1730rpm, gerando os 210cv.
Só este valor de 87 kgf.m neste motor 2.0 já é bastante estranho. Pois na mecânica não existe mágica, imagine conseguir mais que dobrar o torque máximo (aumento de 104%) e ter um ganho de apenas 17% na potência.
Fora que os componentes não estariam preparados (considerando peças originais) para suportar todo este torque. Além do que precisaria de uma pressão de turbo muitissimo alta, assim como a injeção de combusível seria muito maior....
Fala GALERA!
87 Kgf?m de torque??!!! NUM 2.0?? ESTÁ ERRADO!!!
PARA PRODUZIR 210CV@4200, IMPLICA NUM TORQUE DE 35,8 Kgf/m. NA FICHA TÉCNICA DA AMAROK DIZ, QUE ESTE MOTOR DE 180CV@4000RPM (O QUE IMPLICA NUM TORQUE DE 32,22Kgf/m), TEM O TORUQE MÁXIMO DE 42,8 Kgf/m@1750RPM. ENTÃO SE CONSIDERARMOS NESTA "PREPARAÇÃO UTÓPICA" QUE O TORQUE MÁXIMO APARECE LÁ A 3500RPM(EXAGEREI PRA CARAMBA!!) "ESTES" 87Kgf/m CORRESPONDERÁ A UMA POTENCIA DE 425,24CV!!! OU SE CONSIDERARMOS A RPM DO TORQUE "ORIGINAL" (COMO INICIO DA FAIXA DE TORQUE MÁXIMO) SIGNIFICA QUE A POTENCIA SERIA DE 212,62CV@1750RPM. SEM FALAR, QUE, CONSIDERANDO UMA ESTEQUIMETRIA RUIM, DE 16/1( MISTURA AR/COMBUSTÍVEL, PARA QUEM NÃO SABE O QUE É ESTEQUIOMETRIA), PARA OS PADRÕES ATUAIS, ONDE A "BOA" NOS TURBO DIESEL É DE 22/1, SERIA NECESSÁRIA UMA PRESSÃO ABSOLUTA NO COLETOR DE 76,64 PSI, O QUE É IGUAL A 4,36Kg!!! SERÁ QUE VAI AGUENTAR??? ALÉM DO QUE A POTENCIA DE TORQUE MÁXIMO SERIA MAIOR QUE A POTENCIA NA RPM MÁXIMA. Brincadeira, estes caras "generalizam" todo que mundo que pode ler as publicações deles, como sendo um bando de leigos. Ou tem erro de impressão/digitação, seja já lá o que, ou são "malandros".
Fiquem "atentos" com as "informações" da SFI CHIPS, no link deles, não consegui encontrar o grpafico desta "medição" no dinamômetro.
Abraços.
Sérgio.
X2 Sérgio, tambem procurei gráficos de potência e torque mais não achei nada. Interessante que eles jogam esta propaganda e não informam as rotações de potência e torque:
http://www.sfichips.com.br/abre_amarok.jpg
Fonte da imagem: SFI CHIPS - Chip de Potência - Reprogramação de ECU - Repotenciamento Eletrônico (http://sfichips.com.br/)
[]s, dos não acreditando em duendes, papai noel e na SFI chips hehehehe
leobnaval
18/05/2012, 11:49
Só para se ter uma idéia a Dodge Ram 2500 tem um motor 6 cil. 5,9 litros turbo intercooler que gera 83,1 kgf.m de torque a 1600 RPM...
Mais torque que uma Dodge RAM... num sei não viu?!
E outra, que embreagem e quais pneus que vão aguentar esse rojão?
Abraço,
FUKETEIRO
18/05/2012, 12:23
Só para se ter uma idéia a Dodge Ram 2500 tem um motor 6 cil. 5,9 litros turbo intercooler que gera 83,1 kgf.m de torque a 1600 RPM...
Leo, acredito ser 210CV e 57kgfm de torque, esse conjunto de transmissão só suporta o torque do Tourareg diesel que tem 76,5 kgfm de torque e é um V10, acho impossível tirar isso de torque num motor 2.0....abraço.
Marcelo-HPE
18/05/2012, 12:50
Tropa, geralmente a água não arrefece a EGR , a água arrefece o gás que passa pela mesma, o Gás entra numa derivação que sai da exaustão e passa num permutador de calor , em que troca calor com água, saindo mais frio para que mais quantidade do mesmo possar ser injetado na admissão.
Se este permutador estiver furado internamente , a água vai passar para o gás e vai aparecer na egr.
Geralmente o sistema egr funciona assim nas picapes novas , Não é possível que a vw tenha feito diferente para complicar para os consumidores.
abs
Costalonga
18/05/2012, 13:13
Ai galera, o Gráfico do Dyno da Amarok Rally.
Esse gráfico quem conseguiu e me enviou foi o Lucas Patto, ele participa aqui do fórum.
O Márcio Medina disponibilizou pra galera poder ver.
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
otaviosoma
18/05/2012, 13:17
Ia postar agora o grafico, mas o amigo ja adiantou. Tai o grafico dino que prova 100cv de primeira marcha. Ela ta ganhando nova relacao e cabio Eaton do troller.
Esse gráfico quem conseguiu e me enviou foi o Lucas Patto, ele participa aqui do fórum.
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Leonardo Prado
18/05/2012, 13:44
Pensei nisso também.... mais torque q a RAM 2500??? humm..... muito estranho...
A F-250 tem 203cv e 56kgf.m num 4c 3.9l....
só vendo para acreditar!!!
Leonardo Prado
18/05/2012, 13:48
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Costalonga e Otaviosoma.. vcs teriam mais gráficos?
Abraços..
SERGIO AUGUSTO
18/05/2012, 13:52
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Fala Costalonga:
Veja, neste gráfico, OS NÚMEROS REFERENTES AO TORQUE, ESTÃO EM QUE UNIDADE DE MEDIDA??? DEFINITIVAMENTE NÃO É Kgf/m(kilograma força/metro). O que será isso??? não tenho idéia, libra/pé, não é também, pois esta tem uma relação(bem a grosso modo), de 1,3/1 com Kgf, Nm também não é, pois tem relação de 9,8/1(também a grosso modo) com o Kgf/m. No eixo HORIZONTAL, deve está expresso a VELOCIDADE, penso que não é RPM, pois vemos a potencia e torque máximos, em diversos "pontos" ao longo do eixo horizontal. Observe que onde "se deu" a potencia máxima, está no eixo horital na altura dos 90 sei lá o que( deve ser Km/h), o o torque está nos 87,28 "sabe-se lá"(NÃO É Kgf/m!!) o que.
Para concluir; temos que a uma rotação de 4000rpm, para se obter uma potencia de 176,48hp, que corresponde a 180 CV(VEJA QUE NO EIXO "Y" DO LADO DA POTENCIA TEM ENTRE PARÊNTESES, QUE OS NÚMEROS ALI IMPRESSOS SÃO EM HP), precisamos de um torque de 32,22Kgf/m. É IMPOSSIVEL DE SER DIFERENTE, POIS TEMOS UMA FÓRMULAMATEMÁTICA/FÍSICA, PARA CHEGARMOS A ESTA CONCLUSÃO, que considera, em resumo, que a POTENCIA É RESULTADO DA FORÇA(NO NOSSO CASO TORQUE, QUE É A FORÇA PROPRIAMENTE DITA, CONSEGUIDA COM A "EXPLOSÃO" DA MISTURA AR/COMBUSTÍVEL, APLICADA A UMA ALAVANCA/MANIVELA, QUE TERÁ SUA INTENSIDADE MULTIPLICADA PELO COMPRIMENTO DESTA ALAVANCA, QUE É REPRESENTADA , NO NOSO CASO, PELO CURSO DOS PISTÕES, QUE DEPENDE , ENTRE OUTRAS COISAS, DO COMPRIMENTO DAS "MANIVELAS" DO VIRA BREQUIM) PELA ROTAÇÃO(VELOCIDADE ANGULAR). Então NÃO TEM MÁGICA!! Se faz necessário, pelo menos, que estes caras digam, em que unidade de medida, estão os números, que eles colocaram no gráfico, representando o TORQUE.
COMPLEMENTANDO A "MINHA ANÁLISE", NA QUAL ENTENDO QUE AQUILO ALI REPRESENTADO NÃO É TORQUE EM Kgf/m., TEMOS QUE, NUM MOTOR DE 2.0L DE CAPACIDADE VOLUMÉTRICA, PARA SE OBTER UM TORQUE "ASTRONOMICO" DE 87 Kgf/m A "QUALQUER ROTAÇÃO", PRECISAMOS DE UM FLUXO DE AR "X" QUE REPRESENTADO EM LIBRAS/MIN, E CONSIDERANDO UMA ROTAÇÃO DE TORQUE MÁXIMO, A MESMA "ORIGINAL" DESTE MOTOR, OU SEJA 1750RPM, SERÁ UM FLUXO IGUAL A 21,55LIB./MIN. QUE PRECISARIAM SER "EMPURRADOS" PARA DENTRO DO MOTORZINHO A UMA ESTRATOSFÉRICA PRESSÃO ABSOLUTA NA ENTRADA DO COLETOR DE ADMISSÃO, DE 75,45 PSI, O QUE SERIA UM PRESSÃO DE 4,28KG OU UMA RAZÃO DE PRESSÃO, OU A DIFERENÇA ENTRE A PRESSÃO ATMOSFÉRICA E A PRESSÃO D NETRADA NO COLETOR,(PARA CITARMOS OS TURBOS) DE 5,47. NÃO CONHEÇO NEHUMA TURBINA, DAS QUE TENHO GRÁFICOS, E OLHE QUE SÃO INÚMERAS, QUE TEMOS UM "CRUZAMENTO" DA RAZÃO DE PRESSÃO COM FLUXO DE AR NECESSÁRIO, EM PONTO OU PONTOS DO GRAFICO DE SEU RESPECTIVO COMPRESSOR, QUE DÊ UM RENDIMENTO "ACEITÁVEL", a não ser que se projetasse um sistema multi turbo em série/sequencial para o lado frio e parelelo/sequencial para o lado quente, etc,etc,etc.. Além do que com uma pressão destas, seria necessário ter um super motor "forjado" com bielas de "tungstênio", pitões de aço carbono 1043, vira brequim idém, etc.etc.
Viu a coisa não é só assim, dizer tem um torque qualquer , e pronto.
Abraço.
Sérgio.
Costalonga
18/05/2012, 13:59
Eu também acho muito estranho essa quantidade de torque.
Sendo que pra transformar a Amarok de 163cv pra 180cv teve de mudar algumas coisas no bloco e turbina.
No Motor 4m41 também a Full num tem 200cv atoa não, teve mudanças no coletor, cabeçote e ultimamente na Turbina colocando a TGV.
Sobre o gráfico eu só tenho esse, como disse foi o Marcio Medina da SFI Chips que disponibilizou no Face dele, ai o Lucas me passou um e-mail.
Provavelmente tem algum erro de numeros ai sim, porque os serviços do Marcio são bons, mas não tem como alcançar isso tudo sem mexer em mais coisas.
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Prezados, para minha surpresa ligaram-se hoje pela manhâ dizendo que o veículo estava pronto e neste momento, já estou com ela. A garantia regional cobriu todas as despesas e foi trocado todo o conjunto da válvula EGR e não somente o sensor do EGR. O conjunto trocado já é do modelo novo e a prova de corrosão (tomara...)
Ela parece um radiador (caixa toda em alumínio e inox) e é arrefecida por água sim.
Em resumo, só tenho que agradecer o empenho e dedicação da concessionária DIVEL na pessoa do chefe de peças (OBY) e o seu Zé, chefe da oficina.
ATT
Marco
JoaoClaudio
18/05/2012, 14:47
Leo, acredito ser 210CV e 57kgfm de torque, esse conjunto de transmissão só suporta o torque do Tourareg diesel que tem 76,5 kgfm de torque e é um V10, acho impossível tirar isso de torque num motor 2.0....abraço.
Fuketeiro eu tava pensando a mesma coisa, que era erro de digitação e o torque era de 47 ou 57kgf....
Mas agora tem o tal do grafico, eu sou completamente leigo, mas não acredito nesse torque todo ainda mais com uma potencia em "só" 210cv...
A nova s-10 reprogramada ficou com 220cv e ganhou 10kgf de torque como a Amarok pode ficar com 210 e 87kgf?
JoaoClaudio
18/05/2012, 14:53
Prezados, para minha surpresa ligaram-se hoje pela manhâ dizendo que o veículo estava pronto e neste momento, já estou com ela. A garantia regional cobriu todas as despesas e foi trocado todo o conjunto da válvula EGR e não somente o sensor do EGR. O conjunto trocado já é do modelo novo e a prova de corrosão (tomara...)
Ela parece um radiador (caixa toda em alumínio e inox) e é arrefecida por água sim.
Em resumo, só tenho que agradecer o empenho e dedicação da concessionária DIVEL na pessoa do chefe de peças (OBY) e o seu Zé, chefe da oficina.
ATT
Marco
Rapaz, que beleza e viva a garantia.....
andrepucca
18/05/2012, 16:57
Alguem tem uma Amarok ai sem protetor de caçamba...? Putz to precisando de uma ajuda só falta uma medida pra arrumarmos a caixa!!
Seria do comprimento da Amarok sem o protetor, no site da VW diz ser 155,5cm correto? alguem poderia medir? Obrigado
é que minhas caixas deram 153,3CM ai eu precisava saber...
Marcio Medina
18/05/2012, 17:06
É isso aí. O jeito mais fácil é ligar na Dynojet do Brasil e verificar se os 87,28 referem-se em Kgfm, libras/pés ou NM. O New Civic da Indy foi testado lá, para efeito comparativo com o que a fábrica alegava de potência e torque e bateu nos parâmetros. Aliás, várias revistas automotivas fazem testes lá. A unidade de medida é retirada da lateral pois no software estava em NM, quando o dinamômetro está lendo em Kgfm. Esse detalhe está sendo corrigido mas, quem tiver dúvidas, pode passar o carro no dyno e ver se realmente bate com o torque original do veículo.
Acabei de falar com o Dalmo e ele confirmou que o 87,28 refere-se a Kgfm.
Abs.
Marcio Medina
18/05/2012, 17:12
Eu também acho muito estranho essa quantidade de torque.
Sendo que pra transformar a Amarok de 163cv pra 180cv teve de mudar algumas coisas no bloco e turbina.
No Motor 4m41 também a Full num tem 200cv atoa não, teve mudanças no coletor, cabeçote e ultimamente na Turbina colocando a TGV.
Sobre o gráfico eu só tenho esse, como disse foi o Marcio Medina da SFI Chips que disponibilizou no Face dele, ai o Lucas me passou um e-mail.
Provavelmente tem algum erro de numeros ai sim, porque os serviços do Marcio são bons, mas não tem como alcançar isso tudo sem mexer em mais coisas.
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Sim, mas a receita completa não é passada aqui. Contamos o milagre, mas não o Santo. Trata-se de um PROJETO elaborado para rally, não vamos confundir as coisas, devidamente aferido na Dynojet do Brasil, referência em medições de potência, sem vínculo algum com a SFI CHIPS. Como disse anteriormente, lá são aferidos veículos para várias marcas e revistas, deve ter um pouco de credibilidade.
• Vale lembrar que tem Gol 1.0 (isso mesmo, mil cilindradas) turbinado e COM MIOLO ORIGINAL (pistões, bielas, cabeçote e virabrequim) que rendeu 328cv/44kgfm no dyno. Sendo assim, esse "pobre" Gol 1.0 ficou com mais torque que uma Ferrari Modena, com seu "modesto" motor V8, 3.5 litros e 40 válvulas, que gera "apenas", 37,3kgfm.
Abs.
Marcelo L. C. Jr.
18/05/2012, 17:14
Na hilux tb nao dá! O motor entra em modo de segurança e tem q desmontar.
Os australianos antenados no assunto fazem uma limpeza preventiva. Com 100-120milkm eles fazem essa limpeza. Desmontando e montando a válvula e o coletor.
Jera,
Entendi... Realmente com tanta eletronica embarcada fica complicado
Agora, os Australianos que tiraram a a EGR, como fica a questão das emissões?
Morei um tempo na australia, e a tal da inspeção anual lá é bem chata. Será que eles andavam sem e qdo fossem fazer a inspeção eles colocavam a EGR?
Abraços!
Marcelo L. C. Jr.
18/05/2012, 17:17
Sim, mas a receita completa não é passada aqui. Contamos o milagre, mas não o Santo. Trata-se de um PROJETO elaborado para rally, não vamos confundir as coisas, devidamente aferido na Dynojet do Brasil, referência em medições de potência, sem vínculo algum com a SFI CHIPS. Como disse anteriormente, lá são aferidos veículos para várias marcas e revistas, deve ter um pouco de credibilidade.
Abs.
Grande Márcio,
Realmente a potencia e o torque alcançados são espetaculares, contudo acredito que a maneira que vcs estão noticiando é um pouco enganosa.
Em momento nenhum se faz menção de preparação, aos olhos de um leigo, o cara vai achar que consegue isso apenas com a troca de um chip e ou reprogramação...
É um belíssimo trabalho, mas no mundo de hje nós potenciais consumidores somos exigentes e exigimos mais informações.
Fica a dica, faça um mkt completo e bem feito.
Abraços!
Marcio Medina
18/05/2012, 17:28
Grande Márcio,
Realmente a potencia e o torque alcançados são espetaculares, contudo acredito que a maneira que vcs estão noticiando é um pouco enganosa.
Em momento nenhum se faz menção de preparação, aos olhos de um leigo, o cara vai achar que consegue isso apenas com a troca de um chip e ou reprogramação...
É um belíssimo trabalho, mas no mundo de hje nós potenciais consumidores somos exigentes e exigimos mais informações.
Fica a dica, faça um mkt completo e bem feito.
Abraços!
Olá, Marcelo.
O marketing está bem feito, em momento algum, dissemos que ganha-se isso apenas reprogramando a ECU. Se vc ou alguém ligou e consultou, certamente obteve essa resposta. O "mote" da peça publicitária diz: "A Amarok Rally não está para brincadeira. Nós também não!" Apenas fizemos a citação de que a Amarok Rally é um case nosso e líder do campeonato brasileiro de cross country. Com isso, procuramos, apenas, mostrar um de nossos projetos.
Se entrar no site e for na parte de laudos e resultados, verá também o laudo de uma Amarok "de rua" aferida no dinamômetro. Aqui é jogo aberto e o site é repleto de informações. Só não podemos pautar sobre mitos e lendas em todos osFóruns da vida. Se a pessoa ficou realmente interessada, tem dúvidas ou acha que alguma coisa está errada, tem mais informações no site ou basta ligar que esclareceremos tudo.
Grande abraço e mto obrigado pelo reconhecimento!
Pequeno jr
18/05/2012, 17:34
• Vale lembrar que tem Gol 1.0 (isso mesmo, mil cilindradas) turbinado e COM MIOLO ORIGINAL (pistões, bielas, cabeçote e virabrequim) que rendeu 328cv/44kgfm no dyno. Sendo assim, esse "pobre" Gol 1.0 ficou com mais torque que uma Ferrari Modena, com seu "modesto" motor V8, 3.5 litros e 40 válvulas, que gera "apenas", 37,3kgfm.
Abs.
É isso ai,
O Medina fez carros de alguns amigos e o que obtive de informação é que ele é um grande profissional. A maioria desses carros são de uso do dia a dia e também em Rally MMS - Mitsubishi.
Fala Costalonga:
Veja, neste gráfico, OS NÚMEROS REFERENTES AO TORQUE, ESTÃO EM QUE UNIDADE DE MEDIDA??? DEFINITIVAMENTE NÃO É Kgf/m(kilograma força/metro). O que será isso??? não tenho idéia, libra/pé, não é também, pois esta tem uma relação(bem a grosso modo), de 1,3/1 com Kgf, Nm também não é, pois tem relação de 9,8/1(também a grosso modo) com o Kgf/m. No eixo HORIZONTAL, deve está expresso a VELOCIDADE, penso que não é RPM, pois vemos a potencia e torque máximos, em diversos "pontos" ao longo do eixo horizontal. Observe que onde "se deu" a potencia máxima, está no eixo horital na altura dos 90 sei lá o que( deve ser Km/h), o o torque está nos 87,28 "sabe-se lá"(NÃO É Kgf/m!!) o que.
Para concluir; temos que a uma rotação de 4000rpm, para se obter uma potencia de 176,48hp, que corresponde a 180 CV(VEJA QUE NO EIXO "Y" DO LADO DA POTENCIA TEM ENTRE PARÊNTESES, QUE OS NÚMEROS ALI IMPRESSOS SÃO EM HP), precisamos de um torque de 32,22Kgf/m. É IMPOSSIVEL DE SER DIFERENTE, POIS TEMOS UMA FÓRMULAMATEMÁTICA/FÍSICA, PARA CHEGARMOS A ESTA CONCLUSÃO, que considera, em resumo, que a POTENCIA É RESULTADO DA FORÇA(NO NOSSO CASO TORQUE, QUE É A FORÇA PROPRIAMENTE DITA, CONSEGUIDA COM A "EXPLOSÃO" DA MISTURA AR/COMBUSTÍVEL, APLICADA A UMA ALAVANCA/MANIVELA, QUE TERÁ SUA INTENSIDADE MULTIPLICADA PELO COMPRIMENTO DESTA ALAVANCA, QUE É REPRESENTADA , NO NOSO CASO, PELO CURSO DOS PISTÕES, QUE DEPENDE , ENTRE OUTRAS COISAS, DO COMPRIMENTO DAS "MANIVELAS" DO VIRA BREQUIM) PELA ROTAÇÃO(VELOCIDADE ANGULAR). Então NÃO TEM MÁGICA!! Se faz necessário, pelo menos, que estes caras digam, em que unidade de medida, estão os números, que eles colocaram no gráfico, representando o TORQUE.
COMPLEMENTANDO A "MINHA ANÁLISE", NA QUAL ENTENDO QUE AQUILO ALI REPRESENTADO NÃO É TORQUE EM Kgf/m., TEMOS QUE, NUM MOTOR DE 2.0L DE CAPACIDADE VOLUMÉTRICA, PARA SE OBTER UM TORQUE "ASTRONOMICO" DE 87 Kgf/m A "QUALQUER ROTAÇÃO", PRECISAMOS DE UM FLUXO DE AR "X" QUE REPRESENTADO EM LIBRAS/MIN, E CONSIDERANDO UMA ROTAÇÃO DE TORQUE MÁXIMO, A MESMA "ORIGINAL" DESTE MOTOR, OU SEJA 1750RPM, SERÁ UM FLUXO IGUAL A 21,55LIB./MIN. QUE PRECISARIAM SER "EMPURRADOS" PARA DENTRO DO MOTORZINHO A UMA ESTRATOSFÉRICA PRESSÃO ABSOLUTA NA ENTRADA DO COLETOR DE ADMISSÃO, DE 75,45 PSI, O QUE SERIA UM PRESSÃO DE 4,28KG OU UMA RAZÃO DE PRESSÃO, OU A DIFERENÇA ENTRE A PRESSÃO ATMOSFÉRICA E A PRESSÃO D NETRADA NO COLETOR,(PARA CITARMOS OS TURBOS) DE 5,47. NÃO CONHEÇO NEHUMA TURBINA, DAS QUE TENHO GRÁFICOS, E OLHE QUE SÃO INÚMERAS, QUE TEMOS UM "CRUZAMENTO" DA RAZÃO DE PRESSÃO COM FLUXO DE AR NECESSÁRIO, EM PONTO OU PONTOS DO GRAFICO DE SEU RESPECTIVO COMPRESSOR, QUE DÊ UM RENDIMENTO "ACEITÁVEL", a não ser que se projetasse um sistema multi turbo em série/sequencial para o lado frio e parelelo/sequencial para o lado quente, etc,etc,etc.. Além do que com uma pressão destas, seria necessário ter um super motor "forjado" com bielas de "tungstênio", pitões de aço carbono 1043, vira brequim idém, etc.etc.
Viu a coisa não é só assim, dizer tem um torque qualquer , e pronto.
Abraço.
Sérgio.
não vou entrar no mérito e nem no diz que me diz, vou falar uma única coisa:
AMAROK RALLY - logo, não é a Amarok Highline, Confortline ou o cacete que a Volks inventa...é a versão para correr provas de regularidade ou velocidade, tal qual temos a Triton RS, por exemplo, dentre outros veículos.
O mesmo dyno fez o antes e o depois...e, como foi dito, não foi contado o santo, apenas o milagre e o Medina não tem nada a ver com isso...o André pegou o laudo, sem nem sequer falar com ele - eu não pedi autorização e nem perguntei pro Medina se podia postar...
Eu andei ontem, ela estava no Pacaembu e realmente ela está andando muito forte, os 2kg de pressão de turbo enchem absurdamente rápido...e, a todos, os esclarecimentos já foram prestados pelo dono do projeto
AlemãoRS
18/05/2012, 17:48
Porque o gráfico de potência e torque não é feito em relação a rotação do motor(eixo horizontal do gráfico)?
Porque o gráfico de potência e torque não é feito em relação a rotação do motor(eixo horizontal do gráfico)?
Alemão
uma dúvida, cadê, no eixo horizontal, rotação do motor???
vamos lá...no laudo, eixo à esquerda é potência, em cv...do lado direito, torque, em kgfm...já o eixo horizontal é velocidade...logo, em nenhum momento foi dito ou está escrito que tem rotação do motor aí...
abs
SERGIO AUGUSTO
18/05/2012, 18:40
não vou entrar no mérito e nem no diz que me diz, vou falar uma única coisa:
AMAROK RALLY - logo, não é a Amarok Highline, Confortline ou o cacete que a Volks inventa...é a versão para correr provas de regularidade ou velocidade, tal qual temos a Triton RS, por exemplo, dentre outros veículos.
O mesmo dyno fez o antes e o depois...e, como foi dito, não foi contado o santo, apenas o milagre e o Medina não tem nada a ver com isso...o André pegou o laudo, sem nem sequer falar com ele - eu não pedi autorização e nem perguntei pro Medina se podia postar...
Eu andei ontem, ela estava no Pacaembu e realmente ela está andando muito forte, os 2kg de pressão de turbo enchem absurdamente rápido...e, a todos, os esclarecimentos já foram prestados pelo dono do projeto
Fala Pato:
Você ESCREVEU NO TERCEIRO PARÁGRAFO, " os 2kg de pressão enchem absurdamente rápido" com isso , ME CONFIRMA, A NÃO SER QUE TENHA "LIDO" O MANÔMETRO "EQUIVOCADAMENTE", QUE COM ESSA "PRESSÃOZINHA", UM MOTOR DIESEL DE 2.0L NÃO PRODUZIRÁ 87 Kgf DE TORQUE EM NEHUMA ROTAÇÃO.E acredito no milagre da RESSUREIÇÃO DE JUSUS, E NO MILGRE DA ASCENÇÃO AOS CEUS(E NESTE ELE DESAFIA A LEI DA GRAVIDADE),quem sabe com muita conversa, acabo acreditando neste, desta "preparação" milagrosa, desafiadora das leis da física, que se chega a absurdos 87 Kgf/m de torque, num motor 2.0 diesel, com um conjunto de turbos que chega a meros 2.0 Kg de pressão, e "só" se extrai uma potencia máxima de 210 Cv?? Será que aos mesmo 4000rpm do "motor original"???Só escrevi isso, poirque respondeu com uma citação no meu post.
Abração.
Sérgio.
PABLO VASCONCELOS
18/05/2012, 18:59
ummmm e 2kgs de pressao no turbo é tanto assim pra dar essa potencia toda?????minha f1000 4x4 mwm turbo da 2kgs de turbo na boa,tudo bem, a bi é regulada e tudo mais,pra dar esse torque todo tinha que dar muito mais pressao de turbo.
AlemãoRS
18/05/2012, 19:56
Alemão
uma dúvida, cadê, no eixo horizontal, rotação do motor???
vamos lá...no laudo, eixo à esquerda é potência, em cv...do lado direito, torque, em kgfm...já o eixo horizontal é velocidade...logo, em nenhum momento foi dito ou está escrito que tem rotação do motor aí...
abs
Pois esta é minha dúvida, porque não entendi para que serve um gráfico com a velocidade. Curva de potência e de torque deve ser em relação a rotação do motor.
dalmolin
18/05/2012, 20:11
ummmm e 2kgs de pressao no turbo é tanto assim pra dar essa potencia toda?????minha f1000 4x4 mwm turbo da 2kgs de turbo na boa,tudo bem, a bi é regulada e tudo mais,pra dar esse torque todo tinha que dar muito mais pressao de turbo.o biturbo manda ar em excesso pro motor , vc consegue pressoes muito altas sem esforço , vide a amarok 2.0 com 163 cv trabalha provavelmente perto de 2kg original.
O que pode ter acontecido, eh que foram mantidos os turbos originais , o que impede um valor alto de potencia. Porem foi aumentado muito a quantidade de diesel injetado , como os turbos tem WG , os 2kg de pressao maxima mantem , só que agora ta dando 2kg fazendo uma fumacera do carai o que explica esse torque bruto.
Toda essa quantidade de diesel injetada , so eh possivel justamente por ser biturbo e com WG , se fosse sem WG , com o aumento do debito a pressao ia as alturas , e sem ser biturbo nao haveria ar suficiente pra queimar em baixa ....
Eu ja andei de biturbo entao , ta falado :)
leobnaval
18/05/2012, 20:25
Fala Pato:
Você ESCREVEU NO TERCEIRO PARÁGRAFO, " os 2kg de pressão enchem absurdamente rápido" com isso , ME CONFIRMA, A NÃO SER QUE TENHA "LIDO" O MANÔMETRO "EQUIVOCADAMENTE", QUE COM ESSA "PRESSÃOZINHA", UM MOTOR DIESEL DE 2.0L NÃO PRODUZIRÁ 87 Kgf DE TORQUE EM NEHUMA ROTAÇÃO.E acredito no milagre da RESSUREIÇÃO DE JUSUS, E NO MILGRE DA ASCENÇÃO AOS CEUS(E NESTE ELE DESAFIA A LEI DA GRAVIDADE),quem sabe com muita conversa, acabo acreditando neste, desta "preparação" milagrosa, desafiadora das leis da física, que se chega a absurdos 87 Kgf/m de torque, num motor 2.0 diesel, com um conjunto de turbos que chega a meros 2.0 Kg de pressão, e "só" se extrai uma potencia máxima de 210 Cv?? Será que aos mesmo 4000rpm do "motor original"???Só escrevi isso, poirque respondeu com uma citação no meu post.
Abração.
Sérgio.
X2 Sérgio...
Parece aquela propaganda: Veja Bem rsrsrsrs
Mas pelo jeito essa Amarok, nem tem motor da Amarok, vai saber...e muito menos deve ser 2.0 litros. Mesmo assim está muito mal contada esta estória.
A coisa vai ser esclarecida quando aparecer o gráfico de potência (cv) e torque (kgf.m) x rotação.
[]s
348313348314
Tá ai o grafico do dinamometro da Amarok e o torque foi de 44kgf
dalmolin
18/05/2012, 20:39
eu sempre desconfiei de dinamometro , mas agora boto fé .
a minha F250 tem o mesmo turbo da F250 prata do site da rasch , eu fiz ela em cascavel e o pessoal la desconhecia a preparaçao com esse turbo , achavam ate qe nao ia dar certo , muito menos o cara do dino nao sabia de nada.
O unico que sabia era eu , como ia ficar a curva e o quantos cv ia dar , a na primeira passada ja deu 309 cv na roda , e a do video da rasch indica 307 cv , a curva tbm praticamente igual.
Daniel.Shimomoto
18/05/2012, 20:53
Eu acho uma beleza essas preparações....
Só que ninguém garante que não vai sair um pistão voado capo afora.....
Abracos!
348313348314
Tá ai o grafico do dinamometro da Amarok e o torque foi de 44kgf
ther, pelos dados, a potencia máxima é alcançada bem mais cedo!
dirigindo vc sentiu isso?
se for isso mesmo, excelente!!!
SERGIO AUGUSTO
18/05/2012, 21:12
Eu acho uma beleza essas preparações....
Só que ninguém garante que não vai sair um pistão voado capo afora.....
Abracos!
Fala Daniel:
Te mandei uma MP.
Abs.
Sergio e...
Com todo o conhecimento seu, vc deveria saber q o turbo da amarok funciona 1 para baixa e 2 para media e é por isso q a amarok tem torque em baixa e media...deveria ainda saber q os dois turbos nao funcionam em conjunto ou seja enquanto um trabalha o outro apenas fica roletando e vai entrando conforme o outro comeca ficar somente roletando..
Outro detalhe é, repito, embora o motor seja o mesmo 2.0 biturbo de 163cv esta é uma versao para competições e nao pra rodar na cidade...
Por isso alcancou estes nrs. Mas o dyno mais respeitado do Brasil esta mentindo e a razao é de vcs.
Seguindo a linha de vcs tadinho q tem 309cv na F250 ele esta mentindo
Bom final de semana
SERGIO AUGUSTO
18/05/2012, 22:00
Sergio e...
Com todo o conhecimento seu, vc deveria saber q o turbo da amarok funciona 1 para baixa e 2 para media e é por isso q a amarok tem torque em baixa e media...deveria ainda saber q os dois turbos nao funcionam em conjunto ou seja enquanto um trabalha o outro apenas fica roletando e vai entrando conforme o outro comeca ficar somente roletando..
Outro detalhe é, repito, embora o motor seja o mesmo 2.0 biturbo de 163cv esta é uma versao para competições e nao pra rodar na cidade...
Por isso alcancou estes nrs. Mas o dyno mais respeitado do Brasil esta mentindo e a razao é de vcs.
Seguindo a linha de vcs tadinho q tem 309cv na F250 ele esta mentindo
Bom final de semana
Pato:
Veja, tenho sim o conhecimento, e sei sobre a "sequencia" de funcionamento dos turbos sim. E por isso, pelos meus conhecimentos, que afirmo que os turbos NÃO TEM FLUXO DE AR SUFiCUENTE PARA ALIMENTAR ESTE TORQUE(87kgf/m) NUM MOTOR 2.0L, EM NENHUMA FAIXA DE ROTAÇÃO DISPONIVEL NESTE MOTOR. Não fui eu que "inventei" a maneira de se alimentar uma combustão, para que ela gere força, que virará torque, e que a uma determinada rotação gerará uma potencia. ISSO É MATEMÁTICO, FÍSICO, DINÂMICO. Não disse que o dino está mentindo, disse, e repito, que no eixo vertical(eixo "y" do gráfico) do lado direito, NÃO ESTÁ ESPECIFICADO, qual a unidade de medida a que os numeros estão representando, e sei que não é Kgf/m. E quando fala que no eixo "x" não está especificado a RPM do motor, até entendo, mas, É IMPOSSIVEL DESVINCULAR ROTAÇÃO, DA RELAÇÃO TORQUE/POTENCIA.
Outra coisa, "ter" 309 Cv@3600rpm NUM MOTOR 4.2 L(210% maior em VOLUME, que o 2.0 da MAROKA). dispende um fluxo de ar equivalente a 43,05lib/miin(isso considerando uma estequiometria a nível de EURO VII,rs), que EM FUNÇAÕ DA CAPACIDADE VOLUMÉTRICA DO MOTOR DE 4,2 L, SÃO NECESSÁRIOS 37,76PSI DE PRESSÃO ABSOLUTA NO COLETOR, OU O EQUIVALENTE A UMA RAZÃO DE PRESSÃO DE 2,91/1( ou 1,65Bar na entrada do coletor), que é a "unidade" de pressão que utilizamos para selecionar um turbo ou conjunto de turbos, no caso de bi turbo, que atenda ao fluxo de pressão necessário à potencia desejada, com a RAZÃO DE PRESSÃO NECESSÁRIA PARA "EMPURRAR" O FLUXO PARA DENTRO DO MOTOR, NUMA FAIXA DE RPM PRÉ DETERMINADA. Portanto, 309 cv num 4,2 a 3600 rpm, É "FIXINHA", temos( no brasil) mais de um modelo de turbo, capaz de alimentar isso.
Esqueci de dizer, 309cv@3600rpm, num 4,2l "turbo diesel" necessita de 61,46Kgf/m de torque.
Qualquer dúvida a mais, estamos aqui.
Abraço.
Sérgio
ther, pelos dados, a potencia máxima é alcançada bem mais cedo!
dirigindo vc sentiu isso?
se for isso mesmo, excelente!!!
Sim Jera ela responde bem melhor mesmo, mas não chega perto da ranger chipada.
Ela tinha ficado bem melhor mas ai coloquei o BF 275/65R18 , ai ela sentiu bastante o tamanho dos pneus.
dalmolin
18/05/2012, 22:02
o grafico do dinamometro , mostra que ta tendo um pico forte pra caraio de força em baixa , e a medida que o RPM sobe ta estrangulando o motor , pois o valores caem em vez de crescerem.
como eu falei PROVAVELMENTE , os turbos originais , com injeçao a balde de diesel a quase 2000 bar.
A questão toda é que a potência máxima é incondisente com o torque, a não ser que tenha esse pico de torque em 1750rpm e em +- 50rpm esse torque caia em 50%. Gostaria de ver a curva de torque x rpm para verificar se é quase plana como a maioria dos motores diesel ou com pico como nos gasolina.
Sem o Gráfico Potência x Torque x RPM não é possível avaliar essa preparação.
Abraço
Marcelo L. C. Jr.
18/05/2012, 23:55
Achei Doido hein?
VW Amarok - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=vf8XOtTyUMs)
FUKETEIRO
19/05/2012, 12:40
o biturbo manda ar em excesso pro motor , vc consegue pressoes muito altas sem esforço , vide a amarok 2.0 com 163 cv trabalha provavelmente perto de 2kg original.
O que pode ter acontecido, eh que foram mantidos os turbos originais , o que impede um valor alto de potencia. Porem foi aumentado muito a quantidade de diesel injetado , como os turbos tem WG , os 2kg de pressao maxima mantem , só que agora ta dando 2kg fazendo uma fumacera do carai o que explica esse torque bruto.
Toda essa quantidade de diesel injetada , so eh possivel justamente por ser biturbo e com WG , se fosse sem WG , com o aumento do debito a pressao ia as alturas , e sem ser biturbo nao haveria ar suficiente pra queimar em baixa ....
Eu ja andei de biturbo entao , ta falado :)
Olá, original é 0,6 bar de pressão, abraço.
Daniel.Shimomoto
19/05/2012, 13:26
Olá, original é 0,6 bar de pressão, abraço.
FUKETEIRO
Só 0.6 bar de pressão original??? Tá errado esse numero ai...Até Maxion ST4 Plus trabalha com mais de 1 bar....
Abs!!!
PABLO VASCONCELOS
19/05/2012, 13:54
fuketeiro
só 0.6 bar de pressão original??? Tá errado esse numero ai...até maxion st4 plus trabalha com mais de 1 bar....
Abs!!!
daniel,nao da pra comparar estes motores de hoje com os daquela epoca,maxion s4t plus ou s4t,mwm 229td,mwm x10 era muitooooo mais motor meu amigo,para se ter uma ideia os maxions era 4.0,o mwm 229 td é 3.9 e o x10 é 4.3,isso era motor,tinha muito torque e aguentava pau demais,eles trabalham com uma faixa de pressao de turbo que vai de 1.2kg ate 2.0kg,o maxion s4t plus se nao me engano era 1.6 de turbo,esses motores sao tao bons que eram usados em tratores e caminhoens tambem,tinham muita cilindrada e por isso eu acho que aguentavam muito mais pau e desaforo,pra mim sao os motores mais resistentes que eu ja vi ate hoje,eu ja vi d20 que rodou 920.000km sem nunca abrir o motor,eu nao fiquei sabendo,eu vi.
leobnaval
19/05/2012, 14:21
FUKETEIRO
Só 0.6 bar de pressão original??? Tá errado esse numero ai...Até Maxion ST4 Plus trabalha com mais de 1 bar....
Abs!!!
Nossa se for só 0,6 bar de pressão é bem baixo....
Alguém já instalou manometro do turbo na Amarok?
Tirar 180 cv de um motor diesel 2.0 com 0.6 bar de pressão, não é nada fácil...
dalmolin
19/05/2012, 15:24
virge santa , eu achei que o povo tava manjando mais....
o punto turbo em overboost da 1.2 kg.
to fugindo daqui correndo
leobnaval
19/05/2012, 16:24
virge santa , eu achei que o povo tava manjando mais....
o punto turbo em overboost da 1.2 kg.
to fugindo daqui correndo
Pois é estas últimas páginas deste tópico só tem piada e mal contada...hsaushaushaush
FUKETEIRO
19/05/2012, 18:58
FUKETEIRO
Abs!!!
É isso mesmo, agora vc sabe quanto é o VOLUME DE AR QUE ENTRA? Aí que está o X da questão, os Motores TSI trabalham com 0,9 bar de pressão, vc ja viu falar em turbina ponto 50 nos carros de arrancada? Esse 50 é o tamnho do caracol frio vc usando uma dessas com 1,0kg de pressão manda o dobro de ar ou mais que uma apl 240 que tinha na F1000, pegou a idéia? Abraço.
FUKETEIRO
19/05/2012, 19:03
Nossa se for só 0,6 bar de pressão é bem baixo....
Alguém já instalou manometro do turbo na Amarok?
Tirar 180 cv de um motor diesel 2.0 com 0.6 bar de pressão, não é nada fácil...
Leo, nem precisa instalar manômetro no VAS da pra ver a pressão no bloco de valores, são duas turbinas empurrando ar pra dentro, a de baixa empurra a turbina de alta gerando uma pressão constante, ela vai deixando de empurrar assim que chega em médios giros, onde a de alta assume, o controle do by pass é eletrônico...hehe. Abraço
SERGIO AUGUSTO
19/05/2012, 19:12
FUKETEIRO
Abs!!!
Fala Daniel;
Tão errado quanto os 87 Kgf/m de torque da "preparação DIVINA" da SFI CHPS.
Para se extrair 180Cv@4000rpm num motor 2.0 diesel serão necessários, considerando uma razão ar/combustível(estequiometria), de 22/1, QUE NÃO É A "MELHOR", TIPO EURO VI, 22,80 Lib/min de FLUXO DE AR, que, NESTA CAPACIDADE VOLUMÉTRICA(2.0L) NA ROTAÇÃO CITADA, SERÃO NECESSÁRIOS 35,48PSI, QUE SÃO IGUAIS A 1,46BAR, NA ENTRADA DO COLETOR DE ADMISSÃO. O que , na melhor das hipotéses( considerando INTERCOOLER que vai resfriar isso ai, pra uns 50 graus celsius, e terá uma perda de carga em torno de 7Psi), a pressão de serviço dos turbos(máxima), não poderá ser menor que 1,8/1,9 Bar.
Abraço
sérgio
Daniel.Shimomoto
19/05/2012, 19:21
Pois é estas últimas páginas deste tópico só tem piada e mal contada...hsaushaushaush
1.2 bar era a pressão do Gol Turbo...
Agora Amarok com 0.6bar tá bizarro....
kkkkkkkkk
leobnaval
19/05/2012, 19:22
É isso mesmo, agora vc sabe quanto é o VOLUME DE AR QUE ENTRA? Aí que está o X da questão, os Motores TSI trabalham com 0,9 bar de pressão, vc ja viu falar em turbina ponto 50 nos carros de arrancada? Esse 50 é o tamnho do caracol frio vc usando uma dessas com 1,0kg de pressão manda o dobro de ar ou mais que uma apl 240 que tinha na F1000, pegou a idéia? Abraço.
Putz o cara me fala que o tamanho do caracol consegue mandar o dobro ou mais de volume de ar....(eu não estou acreditando nisso:parede:)
O volume de ar admitido, é o volume da câmara de combustão. Ex. se o motor da Amarok é 2.0 e tem 4 cil. o volume de ar admitido é de aprox. 500 ml ou cm³ por cilindro. E isso não se altera pois o volume da câmara é sempre o mesmo. O que consegue-se variar é a massa de ar admitida, devido as alterações de temperatura e pressão.
A temperatura desse ar influência diretamente na massa de ar admitida e consequentemente na massa de oxigênio (que é o importante para a combustão).
A Pressão também é diretamente proporcional a massa de ar admitido, visto que quanto maior a pressão, maior massa de ar consegue-se acondicionar dentro deste mesmo volume de câmara.
Agora o que o tamanho do caracol da turbina tem a ver com o volume de ar?
O caracol da turbina interfere principalmente em que faixa de rotação vai se ter maiores ganhos, visto que a turbina consegue deslocar um certo fluxo de ar e o motor admitir um certo fluxo de ar, no momento em que se consegue casar estas 2 condições na pressão desejada o motor tem seu maior rendimento.
Pois uma turbina pequena consegue ter uma excelente performance em baixa rotação porém acabaria restringindo o fluxo de ar em alta rotação, por isso o dimensionamento do tamanho do caracol e por isso da amarok ser bi-turbo, conseguindo uma performance melhor numa ampla faixa de rotação.
Este tópico já foi bom, últimamente tenho lido cada coisa por aqui...
[]s
leobnaval
19/05/2012, 19:26
kkkkkkkkk
Pode tirar as 2 turbinas e colocar alguém assoprando o coletor de admissão da amarok, então kkkkkkkkkkkkk
E se o cara tiver o pulmão baum e assoprar forte, vai gerar uns 87 kgf.m de torque husahsuahsua
Nóis se diverte demais rsrsrsrsrs
SERGIO AUGUSTO
19/05/2012, 19:39
Fala Daniel;
Tão errado quanto os 87 Kgf/m de torque da "preparação DIVINA" da SFI CHPS.
Para se extrair 180Cv@4000rpm num motor 2.0 diesel serão necessários, considerando uma razão ar/combustível(estequiometria), de 22/1, QUE NÃO É A "MELHOR", TIPO EURO VI, 22,80 Lib/min de FLUXO DE AR, que, NESTA CAPACIDADE VOLUMÉTRICA(2.0L) NA ROTAÇÃO CITADA, SERÃO NECESSÁRIOS 35,48PSI, QUE SÃO IGUAIS A 1,46BAR, NA ENTRADA DO COLETOR DE ADMISSÃO. O que , na melhor das hipotéses( considerando INTERCOOLER que vai resfriar isso ai, pra uns 50 graus celsius, e terá uma perda de carga em torno de 7Psi), a pressão de serviço dos turbos(máxima), não poderá ser menor que 1,8/1,9 Bar.
Abraço
sérgio
E para se chegar nestes números, não tem segredo algum, são as equações;
(Ce/60) x Pot D x Rel. AR/COMB. - TEM-SE O FLUXO DE AR EM LIBRAS POR MINUTO ou Fl/min.
Onde:
Ce- consumo especifico - motor diesel = 0,38
Pot D - Potencia desejada = ?
Rel. AR/COMB. - A ideal, segundo estudos dos entendidos, para emissões "aceitáveis", em motores turbo = 22/1
Pressão absoluta no coletor(P.A. C.) =(Fl/min x Const. Gás x (460 + (temp. col. x 1,8 x 32)))/(E.V. x(rpm/2) x (Cil. x 61,02))
Onde:
Fl/min.= Fluxo de ar em libras/min
Const. Gás = 639,6
temp. col. = no caso de intercooler bem dimensionados = 50 graus celsius
E.V = ECFICIENCIA VOLUMÉTRICA = nos mtores de 4 vlavulas por cilindro, podemosm considerar 95 a 98%
Rpm= nem precisa dizer, mas É A RPM DO MOTOR, NA QUAL SE DESEJA UMA POTENCIA
Cil.= capacidade volumétrica = cilindrada.
Ai, é só montar as equações, simples assim, e menos "trabalhoso"(hehe...) que ficar falando o que não se tem nem "noção". E como matemática/física química, dificilmente( sempre "NUNCA") tem "mais ou menos", é isso ai.
Abraço
Sérgio.
PABLO VASCONCELOS
19/05/2012, 20:05
Eu acho que com o.6 bar de presao ela nao dava aquela puxada quando as turbinas entram,agora 1.8 ou 1.9 é meio demais hein,a minha f1000 com 2 bar de presao é uma tacada forte,agora 0.6 ta pouca demais fusketeiro,pode achar o valor certo,ai vc vem aqui e fala que 0.6 era só o primeiro turbo hehehee...
SERGIO AUGUSTO
19/05/2012, 20:24
Eu acho que com o.6 bar de presao ela nao dava aquela puxada quando as turbinas entram,agora 1.8 ou 1.9 é meio demais hein,a minha f1000 com 2 bar de presao é uma tacada forte,agora 0.6 ta pouca demais fusketeiro,pode achar o valor certo,ai vc vem aqui e fala que 0.6 era só o primeiro turbo hehehee...
Pablo:
Temos que primeiro ENTENDER que a "pressão de trabalho" que nos interessa, É A PRESSÃO NO COLETOR DE ADMISSÃO, QUE VAI VARIAR, PARA MAIS OU PÁRA MENOS(obvio,rs), EM FUNÇÃO DA TEMPERATURA DO AR ADMITIDO, QUE DEPENDE, DA EXISTENCIA E DA EFICIENCIA DO INTERCOOLER. Em função da "potencia desejada" em um motor específico(tamanho do dito em L.), numa "rotação conhecida", será necessária uma PRESSÃO ABSOLUTA NO COLETOR DE ADIMISSÃO( OU NA "ENTRADA DE AR DO MOTOR"), PARA "EMPURRAR" A QUANTIDADE DE AR QUE NECESSITAMOS PARA A POTENCIA DESEJADA, QUE VARIARÁ( A PRESSÃO NO COLETOR/ENTRADA), EM FUNÇÃO DA TEMPERAURA DESTE AR. E O "INSTRUMENTO" QUE NOS FORNECERÁ ESTE "AR PRESSURIZADO" SERÁ O TURBO(OU TURBOS), OBVIAMENTE, E QUE ESTE( O TURBO), TERÁ QUE PRODUZIR EM CONDIÇÃO DE RENDIMENTO DENTRO DA "PLOTAGEM" ÓTIMA DO GRÁFICO DE SEU COMPRESSOR, ESTE FLUXO DE AR, A UMA PRESSÃO "TOTAL" IGUAL OU MAIOR QUE A SOMA DA PRESSÃO ABSOLUTA NO COLETOR, MAIS A PRESSÃO NECESSÁRIA PARA VENCER AS RESISTENCIAS DO CIRCUITO( AS PERDAS DE CARGA NO INTERCOOLER, DUTOS,ETC). Por isso "estimamos" que o turbo( ou turbos), claro que fazendo uso das constantes das equações, terão que "produzir" uma pressão de 1,9 Bar, para "sobrar" no coletor( depois de passar no intercooler, dutos, mangueiras, curvas, etc,etc), a pressão E FLUXO( ou VAZÃO, se preferir) de ar que necessitamos.
Abraço
Sérgio.
Vale lembrar que medir a pressão do turbo com o carro parado na oficina apenas acelerando não vai marcar a pressão que nele atinge pois o turbo só da pressão se o motor estiver com carga.
Abraço,
FUKETEIRO
19/05/2012, 20:36
kkkkkkkkk
Gol turbo era no máximo 0,9 bar e ia caindo conforme ia subindo o giro eu tenho o curso dele na Fábrica.
FUKETEIRO
19/05/2012, 20:41
Vale lembrar que medir a pressão do turbo com o carro parado na oficina apenas acelerando não vai marcar a pressão que nele atinge pois o turbo só da pressão se o motor estiver com carga.
Abraço,
Isso qualquer mecânico formado sabe disso, vai ter que acelerar até voar as bielas para fora para dar pressão ou então engatar uma marcha e arrancar freado para dar carga no motor, o teste da pressão é feito com o carro andando em terceira marcha a 1200rpm, aí vc acelera e mede a pressão máxima que vai dar.
FUKETEIRO
19/05/2012, 20:49
Pablo:
Temos que primeiro ENTENDER que a "pressão de trabalho" que nos interessa, É A PRESSÃO NO COLETOR DE ADMISSÃO, QUE VAI VARIAR, PARA MAIS OU PÁRA MENOS(obvio,rs), EM FUNÇÃO DA TEMPERATURA DO AR ADMITIDO, QUE DEPENDE, DA EXISTENCIA E DA EFICIENCIA DO INTERCOOLER. Em função da "potencia desejada" em um motor específico(tamanho do dito em L.), numa "rotação conhecida", será necessária uma PRESSÃO ABSOLUTA NO COLETOR DE ADIMISSÃO( OU NA "ENTRADA DE AR DO MOTOR"), PARA "EMPURRAR" A QUANTIDADE DE AR QUE NECESSITAMOS PARA A POTENCIA DESEJADA, QUE VARIARÁ( A PRESSÃO NO COLETOR/ENTRADA), EM FUNÇÃO DA TEMPERAURA DESTE AR. E O "INSTRUMENTO" QUE NOS FORNECERÁ ESTE "AR PRESSURIZADO" SERÁ O TURBO(OU TURBOS), OBVIAMENTE, E QUE ESTE( O TURBO), TERÁ QUE PRODUZIR EM CONDIÇÃO DE RENDIMENTO DENTRO DA "PLOTAGEM" ÓTIMA DO GRÁFICO DE SEU COMPRESSOR, ESTE FLUXO DE AR, A UMA PRESSÃO "TOTAL" IGUAL OU MAIOR QUE A SOMA DA PRESSÃO ABSOLUTA NO COLETOR, MAIS A PRESSÃO NECESSÁRIA PARA VENCER AS RESISTENCIAS DO CIRCUITO( AS PERDAS DE CARGA NO INTERCOOLER, DUTOS,ETC). Por isso "estimamos" que o turbo( ou turbos), claro que fazendo uso das constantes das equações, terão que "produzir" uma pressão de 1,9 Bar, para "sobrar" no coletor( depois de passar no intercooler, dutos, mangueiras, curvas, etc,etc), a pressão E FLUXO( ou VAZÃO, se preferir) de ar que necessitamos.
Abraço
Sérgio.
Para aquelas duas turbininhas darem essa pressão que vc está falando ja tinham saído pelo escapamento só os pedaços delas, olha o tamanho do eixo ta turbina do Caminhão Titan 310 que manda 3,0 bar de pressão pra dentro do motor, vcs desconhecem o projeto do motor e ficam no "achismo" a solução para o enigma da pirâmide, ou vc trabalha na VW?
FUKETEIRO
19/05/2012, 20:50
Foi falado no curso dela.
o que me deixa com a pulga atras da orelha sao os 80 e tantos kgfm da preparaçao....
Lembrando que a RAM 2012 tem um motorzinho 6.7L com 310cv EEEEEEE 84,6kgfm de torque.... agora tirar isso de uma amarok 2.0????
sei nao.. se firezam isso ela nao deve durar 100km pisando!!
mas se conseguiram MESMO parabens!!! eu quero uma!!!
Qto a pressao do turbo da amarok... eu nao sei, mas do meu ex- troller (coloquei um medidor) e media picos de 1.5, sustentava 1.4
Acho que vc entendeu errado FUKETEIRO, não seria 1.6kgf/cm2??? ao inves de 0,6??
Costalonga
19/05/2012, 21:06
Olha só, pressão de turbina é muito relativo.
A L200 Sport/Outdoor, você acelera ela e ve a mangueira inchar que chega a empurrar o intercooler pra cima, e toda linha tanto antes do intercooler como depois dele.
O Pajero Full a mangueira nem mexe, você pode acelerar a vontade que não nota, mesmo apertando a mangueira você não sente muita diferença, o que na L200 era nitido.
Então pressão de turbina vai de projeto pra projeto.
Eu só queria que alguem explicasse pelo menos +/- o que foi feito pra conseguir isso tudo, e porque do valor de CV baixo demais em relação ao torque.
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
FUKETEIRO
19/05/2012, 21:12
o que me deixa com a pulga atras da orelha sao os 80 e tantos kgfm da preparaçao....
Lembrando que a RAM 2012 tem um motorzinho 6.7L com 310cv EEEEEEE 84,6kgfm de torque.... agora tirar isso de uma amarok 2.0????
sei nao.. se firezam isso ela nao deve durar 100km pisando!!
mas se conseguiram MESMO parabens!!! eu quero uma!!!
Qto a pressao do turbo da amarok... eu nao sei, mas do meu ex- troller (coloquei um medidor) e media picos de 1.5, sustentava 1.4
Acho que vc entendeu errado FUKETEIRO, não seria 1.6kgf/cm2??? ao inves de 0,6??
Não entendi errado porque eu não estava dormindo no curso do motor....rsrs eu tenho na apostila, para vc ter uma idéia a ECU sabe até quando vc pisa na embreagem, tem um sensor no pedal, para passar de 163CV para 180CV foi alterada a taxa de compressão de 16,5:1 para 16,0:1, aumentado o tamanho das turbinas para aumentar o VOLUME DE AR, as válvulas injetoras são novas, mudou o retorno de diesel, a pressão no raill foi alterada, mapa da injeção, filtro de partículas e uns sensores a mais, lembrando que esse motor tem 4 válvulas por cilindro, balanceiros roletados e umas coisinhas...abraço.
FUKETEIRO
19/05/2012, 21:22
Pode tirar as 2 turbinas e colocar alguém assoprando o coletor de admissão da amarok, então kkkkkkkkkkkkk
E se o cara tiver o pulmão baum e assoprar forte, vai gerar uns 87 kgf.m de torque husahsuahsua
Nóis se diverte demais rsrsrsrsrs
Leo, como vc está fazendo facul de engenharia explica pra nóis como uma moto de 1000cc tem 176CV?
O motor foi projetado para ter essa potência, vc ja viu quanto pesa uma biela do do motor Q20B?
Vc ja viu uma biela do motor da Amarok?
Para fazer todo aquele peso gerar potência só com 2,0kg de pressão mesmo. Aí ja começa a diferença....abraço.
Daniel.Shimomoto
19/05/2012, 21:22
Gol turbo era no máximo 0,9 bar e ia caindo conforme ia subindo o giro eu tenho o curso dele na Fábrica.
Ao que me consta a pressão MEDIA de trabalho era 0,9kgf/cm2 podendo atingir picos de 1,4kgf/cm2 (não constante mas previsível em projeto)
Abs!!!
FUKETEIRO
19/05/2012, 21:25
Ao que me consta a pressão MEDIA de trabalho era 0,9kgf/cm2 podendo atingir picos de 1,4kgf/cm2 (não constante mas previsível em projeto)
Abs!!!
Eu fiz o curso e medimos com o carro andando, pra dar mais que 0,9 bar só alterando a regulagem original, eu tenhos as apostilas aqui em casa.
SERGIO AUGUSTO
19/05/2012, 21:28
Para aquelas duas turbininhas darem essa pressão que vc está falando ja tinham saído pelo escapamento só os pedaços delas, olha o tamanho do eixo ta turbina do Caminhão Titan 310 que manda 3,0 bar de pressão pra dentro do motor, vcs desconhecem o projeto do motor e ficam no "achismo" a solução para o enigma da pirâmide, ou vc trabalha na VW?
DEFINITIVAMENTE, VOCÊ NÃO TEM NENHUMA IDÉIA, DO FUNCIONAMENTO NADA!!
Se voce disser/mostrar explicar como se resolve a equação que levou ao resultado de que 0,6 Bar de pressão consegue "empurrar" o fluxo necessário para alimentar 180 cv@4000rpm, num motor 2.0 turbo diesel SEM "FUMACEAR", com certeza, peço demissão.
O "aloprado" que lhe disse que a HOLSET HX 45 " "manda" 3.0 bar de pressão pra dentro do motor, está lhe ensinando errado. TURBINA NEHUMA "MANDA PRESSÃO" PRA DENTRO DE NADA, NEM DE MOTOR, MANDA AR! QUE PARA ISSO, SIM, PRECISA "PRESSURIZAR" ESTE AR. O "CONSTELATION" 19-320, QUE É EQUIPADO COM O CUMMINS ISC 8.3 DE 320 CV, diga-se de passagem motor que conheço bem, pois equipa varios equipamentos das linhas de máquinas da montadora da qual sou funcionário de uma das suas concesionárias, pressuriza a 1,8 Bar "brutos" dando uma pressão líquida no coletor, de 1,31 Bar.
Admiro demais a AMAROk, até penso que no segmento, ela é a que está em primeiro lugar, mas vamos no ater ao bom senso!!! Sobre o"projeto" do motor, É MUITO BOM, mas nada de INÉDITO, NEM MIRABOLANTE, aliás, tive o privilégio, não se voce já teve algum igual, de poder conversar e aprender muiiiiiiiiiiitooo, com o Sr. FERNANDO SALAZAR, da FM RACING, empresa Espanhola, que entre outros, preparou muitos destes motores, para as competições de gran turismo na Europa, onde os Golf e Audi utilizam este EXECELENTE MOTOR VW 2.0 Turbo Diesel, com potencia de até 220/230 cv.
Abraço
Sérgio.
Leo, como vc está fazendo facul de engenharia explica pra nóis como uma moto de 1000cc tem 176CV?
O motor foi projetado para ter essa potência, vc ja viu quanto pesa uma biela do do motor Q20B?
Para fazer todo aquele peso gerar potência só com 2,0kg de pressão mesmo. Aí ja começa a diferença....abraço.
Sem aprofundar muito, uma moto 1000 cc gera 176 cv pq gira a 11000 rpm... E como potencia é torque vs rotação... Muita rotação muita potência...
Abraços
Daniel.Shimomoto
19/05/2012, 21:36
Não entendi errado porque eu não estava dormindo no curso do motor....rsrs eu tenho na apostila, para vc ter uma idéia a ECU sabe até quando vc pisa na embreagem, tem um sensor no pedal, para passar de 163CV para 180CV foi alterada a taxa de compressão de 16,5:1 para 16,0:1, aumentado o tamanho das turbinas para aumentar o VOLUME DE AR, as válvulas injetoras são novas, mudou o retorno de diesel, a pressão no raill foi alterada, mapa da injeção, filtro de partículas e uns sensores a mais, lembrando que esse motor tem 4 válvulas por cilindro, balanceiros roletados e umas coisinhas...abraço.
FUKETEIRO;
Você mesmo já disse o contrário: Se a VW reduziu a taxa de compressão de 16,5:1 para 16:1 pode ter certeza que houve aumento de pressão da turbina. Os motores aspirados utilizam compressão mais alta que os turbinados. Um bom exemplo é o MWM D229: O aspirado tem taxa de compressão de 17:1 enquanto a versão turbo intercooler (maritima apenas), 15,7:1. Se você coloca pressão, tem que reduzir em algum lugar porque senão fica igual o Souza Ramos 4D56 e sua taxa de 21:1: 143cv mas com durabilidade inferior aos concorrentes (especialmente sucetivel a trincas no cabeçote)
Quanto ao Amarok usar 4 valvulas por cilindro, com balancins roletados, tuchos hidraulicos...O NGD3.0E do Troller/Ranger já emprega isso desde 2005. E o MWM Sprint usa 3 válvulas por cilindro, sendo duas para admissão com leve diferença no tempo de abertura, visando uma melhor turbulencia no cilindro, desde 1996!
Quanto ao Constellation, esses sim tem motores realmente parrudos: Os Cummins são verdadeiras maravilhas.
Abs!!
FUKETEIRO
19/05/2012, 21:43
FUKETEIRO;
Você mesmo já disse o contrário: Se a VW reduziu a taxa de compressão de 16,5:1 para 16:1 pode ter certeza que houve aumento de pressão da turbina. Os motores aspirados utilizam compressão mais alta que os turbinados. Um bom exemplo é o MWM D229: O aspirado tem taxa de compressão de 17:1 enquanto a versão turbo intercooler (maritima apenas), 15,7:1. Se você coloca pressão, tem que reduzir em algum lugar porque senão fica igual o Souza Ramos 4D56 e sua taxa de 21:1: 143cv mas com durabilidade inferior aos concorrentes (especialmente sucetivel a trincas no cabeçote)
Quanto ao Amarok usar 4 valvulas por cilindro, com balancins roletados, tuchos hidraulicos...O NGD3.0E do Troller/Ranger já emprega isso desde 2005. E o MWM Sprint usa 3 válvulas por cilindro, sendo duas para admissão com leve diferença no tempo de abertura, visando uma melhor turbulencia no cilindro, desde 1996!
Quanto ao Constellation, esses sim tem motores realmente parrudos: Os Cummins são verdadeiras maravilhas.
Abs!!
Acabei de queimar as apostilas do curso do motor da Amarok, eles ensinam tudo errado mesmo.
Daniel.Shimomoto
19/05/2012, 21:44
Essa é moleza!
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/pt/math/0/6/d/06d8227b11328a4fffcb7907b03f9457.png
Onde P=Potencia em CV, T = torque em m.kgf e n=rotações por minuto. Esses motores de motocicleta tem 176cv em mais de 10 mil rpms e um torque ridiculo em mais de 10 mil rpms também.
Como torque e rotação são inversamente proporcionais no calculo da potencia, de acordo com a formula, então, é só fixar o valor da potencia e fazer contas simulando combinações de torque e rotação. Para uma potencia X, se você diminui o torque, aumenta a rotação e vice versa.
Abs!!!
FUKETEIRO
19/05/2012, 21:47
Sem aprofundar muito, uma moto 1000 cc gera 176 cv pq gira a 11000 rpm... E como potencia é torque vs rotação... Muita rotação muita potência...
Abraços
isso eu sei, na minha só estico até 14.000rpm para não entrar no vermelho...hehe
Daniel.Shimomoto
19/05/2012, 21:48
Acabei de queimar as apostilas do curso do motor da Amarok, eles ensinam tudo errado mesmo.
Calma...Ninguém aqui quer destruir nada. Mas sugiro que antes de queimar você RELEIA o que estava escrito lá. 0.6 é pouco. Menos que o Gol turbo!
Quanto aos balancins roletados, 4 valvulas por cilindro, se você nnao acredita no que eu te disse, se o teu curso disse o contrário, ofereço minha Ranher para você conhecer caso duvide que ela já incorpore tudo isso desde 2005
Abs!!!
FUKETEIRO
19/05/2012, 21:50
Essa é moleza!
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/pt/math/0/6/d/06d8227b11328a4fffcb7907b03f9457.png
Onde P=Potencia em CV, T = torque em m.kgf e n=rotações por minuto. Esses motores de motocicleta tem 176cv em mais de 10 mil rpms e um torque ridiculo em mais de 10 mil rpms também.
Como torque e rotação são inversamente proporcionais no calculo da potencia, de acordo com a formula, então, é só fixar o valor da potencia e fazer contas simulando combinações de torque e rotação. Para uma potencia X, se você diminui o torque, aumenta a rotação e vice versa.
Abs!!!
No papel é uma coisa, para vc botar isso na pratica muda um pouco...
FUKETEIRO
19/05/2012, 21:53
Calma...Ninguém aqui quer destruir nada. Mas sugiro que antes de queimar você RELEIA o que estava escrito lá. 0.6 é pouco. Menos que o Gol turbo!
Quanto aos balancins roletados, 4 valvulas por cilindro, se você nnao acredita no que eu te disse, se o teu curso disse o contrário, ofereço minha Ranher para você conhecer caso duvide que ela já incorpore tudo isso desde 2005
Abs!!!
Isso eu sei, vc precisa explicar sobre o motor da AMAROK, o tópico é sobre ela.
FUKETEIRO
19/05/2012, 21:57
Tem um pessoal que entra aqui nesse tópico e questionam tudo e não explicam nada da AMAROK, sabem até como funciona uma nave espacial, menos como é uma AMAROK, vou lá pros tópicos das Gaiolas, tem outra cultura, não são as bolachas mais gostosas do pacote, nem os donos da verdade, fiquem com Deus.
SERGIO AUGUSTO
19/05/2012, 22:25
Tem um pessoal que entra aqui nesse tópico e questionam tudo e não explicam nada da AMAROK, sabem até como funciona uma nave espacial, menos como é uma AMAROK, vou lá pros tópicos das Gaiolas, tem outra cultura, não são as bolachas mais gostosas do pacote, nem os donos da verdade, fiquem com Deus.
Espera FuKETEIRO!!
Vamos conversar, hehe... quem sabe voce nos convence.
A propósito, vou fazer um merchadise, vejam a nossa nova "maquina" a chegar em terras tupiniquins. Não é nehnuma AMAROK, mas, como sou orbigado a estudar sobre motores e afins, por causa delas, vejam ai. Talvez não tenha um torque de 87 Kgf/m( na "amarok da SFI, que dá 43,5 Kgf/m por 1.0l), mas "é bem fortinho", tem 17,98Kgf/m por 1.0l, a 1900 rpm, no modelo 550, o que dá 231,41 Kgf/m@ 1900rpm e 614CV348517348517348517 .
348514348515348516
PABLO VASCONCELOS
19/05/2012, 22:26
[QUOTE=FUKETEIRO;1695932]Tem um pessoal que entra aqui nesse tópico e questionam tudo e não explicam nada da AMAROK, sabem até como funciona uma nave espacial, menos como é uma AMAROK, vou lá pros tópicos das Gaiolas, tem outra cultura, não são as bolachas mais gostosas do pacote, nem os donos da verdade, fiquem com Deus.[/QUOTE
FUSKETEIROOOOOO QUE IGNORANCIA É ESSA RAPAIZ,ESSE FORUM É PARA ISSO MESMO,DEBATES,TROCAS DE IDEIA,DIALOGOS,CONTRADIÇÕES E TROCA DE INFORMAÇOES,OU VC ACHA QUE VC SABE DE TUDO E QUE A VW TE ENSINA TUDOOOO????CARAMBA RAPAIZ,VC TEM QUE TER MAIS JOGO DE CINTURA,VC ACHA QUE TUDO QUE VC DIZ TEM QUE SER VERDADE É A UNICA COISA CORRETA DA GALAXIA,VC NAO TA SABENDO VIVER AQUI DENTRO DO FORUM,CONCORDO QUE AS VEZES VC É ATACADO,O NEGOCIO É QUE A SUA POSICAO TE FORÇA A ISSO,QUEM MADOU VC DIZER QUE TRABALHA EM CCS DA VW A 40 ANOS????TENHA MAIS JOGO DE CINTURA MEU AMIGO E SAIBA OUVIR E DEBATER MAIS,ISSO É DEMOCRACIA ONDE TODOS PODEM OPINAR E TER SUAS PROPRIAS IDEIAS.
Thiago Pereira
19/05/2012, 22:40
Meu Deus!!!! A fogueira vai ter que ser grande, pq vou precisar queimar meu diploma e todos os livros de termodinâmica já publicados até hoje.
Engenheiro passa cinco anos sentado numa cadeira vendo números e números e com isso acabam entendendo o que eles significam, qdo alguém com conhecimento fornece um monte de dados todos corretos e justificados ninguém acredita, agora outros que lançam performances milagrosas todo mundo só falta ajoelhar. Por isso que tem tantos estelionatarios por aí, o povo gosta de ser enganado.
Para uma Amarok gerar a potênciaXrpm declarada com motor 2.0 e com 0.6 Kgf/cm2 só se trocar o combustível, pq com diesel é impossível.
Para queimar mais combustível vc precisa de mais oxigênio (ar), o único jeito é aumentar a pressão, assim vc aumenta a massa de ar, já que o volume da câmara de combustão é fixo, não existe milagre tecnológico que resolva essa equação.
Sobre os 87 kgf.m nem vou perder meu tempo! Esses caras tinham que estar na F1.
SERGIO AUGUSTO
19/05/2012, 22:53
"Sobre os 87 kgf.m nem vou perder meu tempo! Esses caras tinham que estar na F1."
OU PRESOS!
FUKETEIRO
19/05/2012, 22:54
Meu Deus!!!! A fogueira vai ter que ser grande, pq vou precisar queimar meu diploma e todos os livros de termodinâmica já publicados até hoje.
Engenheiro passa cinco anos sentado numa cadeira vendo números e números e com isso acabam entendendo o que eles significam, qdo alguém com conhecimento fornece um monte de dados todos corretos e justificados ninguém acredita, agora outros que lançam performances milagrosas todo mundo só falta ajoelhar. Por isso que tem tantos estelionatarios por aí, o povo gosta de ser enganado.
Para uma Amarok gerar a potênciaXrpm declarada com motor 2.0 e com 0.6 Kgf/cm2 só se trocar o combustível, pq com diesel é impossível.
Para queimar mais combustível vc precisa de mais oxigênio (ar), o único jeito é aumentar a pressão, assim vc aumenta a massa de ar, já que o volume da câmara de combustão é fixo, não existe milagre tecnológico que resolva essa equação.
Sobre os 87 kgf.m nem vou perder meu tempo! Esses caras tinham que estar na F1.
Ja devia ter queimado por que não entende patavina nenhuma, explica então a difença entre volume de ar e pressão?
Thiago Pereira
19/05/2012, 23:04
Achei em fóruns australianos a pressão de 22.5 psi no coletor de admissão, o que eqüivale a aproximadamente 1,6 kgf/cm².
A própria VW divulga que a Amarok possui turbo de alta pressão.
DDCA TDI420 (TBA)
2 Litre (1968cc) Diesel
DOHC 16 Valve with EFI
Direct Injection - Common Rail
Turbo charged with intercooler
Claimed 132Kw @ 4000 RPM
Claimed 420Nm @ 1500 RPM
Note The Amarok uses a 2 litre engine and high pressure turbo!
Daniel.Shimomoto
19/05/2012, 23:06
No papel é uma coisa, para vc botar isso na pratica muda um pouco...
Não tem nada de teoria isso tem de MATEMATICA!!!!
A matemática é essa e a prática é o reflexo dessas relaçnoes matemáticas. Seu chuveiro vai ter 4400Watts por exemplo, sendo 220V e puxando 20Amperes e os mesmos 4400Watts puxando 40Amperes a 110Volts.
O mesmo vale para os motores.
Isso eu sei, vc precisa explicar sobre o motor da AMAROK, o tópico é sobre ela.
Leia o que eu escrevi e vera que em nenhum momento fugi do tema. Só falei que o TDi da Amarok não é o pioneiro no uso de multivalvulas por cilindro e de balancins roletados e tuchos hidraulicos...
Daniel.Shimomoto
19/05/2012, 23:17
(...)
x2!
Amigo meu, tarimbado de roça, sempre fala isso
Abs!!!
Thiago Pereira
19/05/2012, 23:21
Ja devia ter queimado por que não entende patavina nenhuma, explica então a difença entre volume de ar e pressão?
Hahahahahaha! Cara vc tem sérias dificuldades conceituais e sem o conceito fica difícil entender.
Pressão é força sobre área, volume é volume...Google it!
Tenho um exemplo q talvez ajude, vc conhece os cilindros de GNV certo? Então em um cilindro de 20 m3 na vdd vc tem a 200 bar a mesma massa de gas que teria em 20 m3 a 1 bar....Por isso que vc consegue colocar 20 m3 em um cilindro que naomtem nem 1 m3.
Edit: Ahh a equação disso é pV=nRT joga no Google tb...procura por primeira lei da termodinâmica.
FUKETEIRO
19/05/2012, 23:28
Hahahahahaha! Cara vc tem sérias dificuldades conceituais e sem o conceito fica difícil entender.
Tenho um exemplo q talvez ajude, vc conhece os cilindros de GNV certo? Então em um cilindro de 20 m3 na vdd vc tem a 200 bar a mesma massa de gas que teria em 20 m3 a 1 bar....Por isso que vc consegue colocar 20 m3 em um cilindro que naomtem nem 1 m3.
Então, eu faço umm motor de Gol 2.0 para arrancada com uma turbina .48 na caixa fria com 1.8 bar de pressão render 450CV.
Daniel.Shimomoto
19/05/2012, 23:37
Então, eu faço umm motor de Gol 2.0 para arrancada com uma turbina .48 na caixa fria com 1.8 bar de pressão render 450CV.
Facctivel. Mas é uma preparação impossivel de ser dirigida normalmente na rua. E outra. O tópico é da Amarok e não de Gol 2.0 de rua
FUKETEIRO
19/05/2012, 23:40
Facctivel. Mas é uma preparação impossivel de ser dirigida normalmente na rua. E outra. O tópico é da Amarok e não de Gol 2.0 de rua
vai cachimbar formiga
SERGIO AUGUSTO
19/05/2012, 23:48
Se voce utlizar ALCOOL como combustivel(estequiometria de 8/1), e esta potencia for a 6500rpm, com um bom INTERCOOLER, VAI PRECISAR DE 1,67 Bar DE PRESSÃO NO COLETOR, PARA "EMPURRAR" 36 Lib./Min. DE FLUXO. CONSIDERANDO PERDAS DE CARGA "RAZOÁVEIS" PRECISARÁ DE UM TURBO QUE PRODUZA 1,95 a 2,02 Bar.( OU UMA RAZÃO DE PRESSÃO DE 2,88 a 2,95) COM ESTE FLUXO. O A/R DA CAIXA FRIA (COMPRESSOR) POUCO VAI INFLUENCIAR, SE UTILIZAR UM MAIOR QUE .48, FAVORECERÁ AO FLUXO DE AR(DINAMICAMENTE FALANDO), MAS SE UTILIZAR UMA CARACAÇA QUENTE COM A/R .48 , E UM BOM SISTEMA DE WG, CONSEGUIRÁ BONS NÍVEIS DE TORQUE EM BAIXA RPM, E UMA CURVA DE TORQUE MAIS PLANA. SACOU?? OU QUER QUE EU DESENHE??
Abraço.
Sérgio.
FUKETEIRO
19/05/2012, 23:51
Se voce utlizar ALCOOL como combustivel(estequiometria de 8/1), e esta potencia for a 6500rpm, com um bom INTERCOOLER, VAI PRECISAR DE 1,67 Bar DE PRESSÃO NO COLETOR, PARA "EMPURRAR" 36 Lib./Min. DE FLUXO. CONSIDERANDO PERDAS DE CARGA "RAZOÁVEIS" PRECISARÁ DE UM TURBO QUE PRODUZA 1,95 a 2,02 Bar.( OU UMA RAZÃO DE PRESSÃO DE 2,88 a 2,95) COM ESTE FLUXO. O A/R DA CAIXA FRIA (COMPRESSOR) POUCO VAI INFLUENCIAR, SE UTILIZAR UM MAIOR QUE .48, FAVORECERÁ AO FLUXO DE AR(DINAMICAMENTE FALANDO), MAS SE UTILIZAR UMA CARACAÇA QUENTE COM A/R .48 , E UM BOM SISTEMA DE WG, CONSEGUIRÁ BONS NÍVEIS DE TORQUE EM BAIXA RPM, E UMA CURVA DE TORQUE MAIS PLANA. SACOU?? OU QUER QUE EU DESENHE??
Abraço.
Sérgio.
isso eu sei
Maranguas
20/05/2012, 00:20
Que confusão!
Sem polemizar e respeitando o conhecimento técnico de TODOS colegas...
Garanto e tenho absoluta certeza do que eu digo... A pressão dos turbos (original) da Amarok é de 2 bar.
Sem mais...
Abraços
leobnaval
20/05/2012, 00:26
1º já me formei,
2º é muito fácil uma moto esportiva consegue ter alta potência, pois a desenvolve em alta rotação, como cada rotação temos algumas explosões dentro do cilindro (depende do nº de cilindros da moto) este motor em alta rotação consegue ter um maior nº de explosões num mesmo intervalo de tempo (cerca de o dobro de rotação que um motor de carro de mesma cilindrada atingi), porém mantendo o torque baixo e só atingindo um valor de torque máximo tambem em alta rotação, pois devido ao peso de uma motocicleta ela não precisa de tanto torque para conseguir deslocar o seu peso, como em um carro.
Alguns dados técnicos:
Suzuki GSX-R1000: potência máxima de 185 cv a 12.000 rpm*.
Yamaha YZF R1: potência máxima de 182 cv a 12.500 rpm*.
Honda CBR 1000RR Fireblade: potência de 178,1cv a 12.000rpm*.
Suzuki GSX-R1000: torque máximo de 11,90 kgf.m a 10.000 rpm*.
Yamaha YZF R1: torque máximo de 11.78 kgf.m a 10.000 rpm*.
Honda CBR 1000RR Fireblade: 11,4kgf.m a 8.500rpm*.
Fonte dos valores: GSX R1000 - YZF R1 ou CBR 1000RR Fireblade - Motos Motor (http://www.motos-motor.com.br/motos/gsx-r1000-yzf-r1-cbr-1000rr-fireblade/)
Entendeu o principio básico?
Demais detalhes o pessoal já postou até as formulas de torque e potência.
[]s
leobnaval
20/05/2012, 00:39
explica então a difença entre volume de ar e pressão?
Se quiser entender pesquise sobre os assuntos que o Thiago descreve abaixo:
joga no Google tb...procura por primeira lei da termodinâmica.
Eu já falei basicamente a diferença nest post.
Putz o cara me fala que o tamanho do caracol consegue mandar o dobro ou mais de volume de ar....(eu não estou acreditando nisso:parede:)
O volume de ar admitido, é o volume da câmara de combustão. Ex. se o motor da Amarok é 2.0 e tem 4 cil. o volume de ar admitido é de aprox. 500 ml ou cm³ por cilindro. E isso não se altera pois o volume da câmara é sempre o mesmo. O que consegue-se variar é a massa de ar admitida, devido as alterações de temperatura e pressão.
A temperatura desse ar influência diretamente na massa de ar admitida e consequentemente na massa de oxigênio (que é o importante para a combustão).
A Pressão também é diretamente proporcional a massa de ar admitido, visto que quanto maior a pressão, maior massa de ar consegue-se acondicionar dentro deste mesmo volume de câmara.
Como salientou o Sérgio, a turbina não gera pressão, ela gera fluxo de ar, quem gera pressão é a restrição ao fluxo. E aí chega-se num limite de pressão que o sistema consegue atingir por a turbina ser uma espécie de bomba centrífuga.
[]s
Então, eu faço umm motor de Gol 2.0 para arrancada com uma turbina .48 na caixa fria com 1.8 bar de pressão render 450CV.Por acaso vc ja esqueceu dos F1 da era turbo, motor 1.5 com mais de 1000hp agora com explicou o Leo a rotação é outra, a marcha lenta já é em torno de 5000rpm e a durabilidade....
Abraço,
Isso qualquer mecânico formado sabe disso, vai ter que acelerar até voar as bielas para fora para dar pressão ou então engatar uma marcha e arrancar freado para dar carga no motor, o teste da pressão é feito com o carro andando em terceira marcha a 1200rpm, aí vc acelera e mede a pressão máxima que vai dar.
Se desta forma você só consegue 0,6 bar de pressão máxima com certeza você está aplicando pouca carga no motor.
Abraço,
1º já me formei,
2º é muito fácil uma moto esportiva consegue ter alta potência, pois a desenvolve em alta rotação, como cada rotação temos algumas explosões dentro do cilindro (depende do nº de cilindros da moto) este motor em alta rotação consegue ter um maior nº de explosões num mesmo intervalo de tempo (cerca de o dobro de rotação que um motor de carro de mesma cilindrada atingi), porém mantendo o torque baixo e só atingindo um valor de torque máximo tambem em alta rotação, pois devido ao peso de uma motocicleta ela não precisa de tanto torque para conseguir deslocar o seu peso, como em um carro.
Alguns dados técnicos:
Suzuki GSX-R1000: potência máxima de 185 cv a 12.000 rpm*.
Yamaha YZF R1: potência máxima de 182 cv a 12.500 rpm*.
Honda CBR 1000RR Fireblade: potência de 178,1cv a 12.000rpm*.
Suzuki GSX-R1000: torque máximo de 11,90 kgf.m a 10.000 rpm*.
Yamaha YZF R1: torque máximo de 11.78 kgf.m a 10.000 rpm*.
Honda CBR 1000RR Fireblade: 11,4kgf.m a 8.500rpm*.
Fonte dos valores: GSX R1000 - YZF R1 ou CBR 1000RR Fireblade - Motos Motor (http://www.motos-motor.com.br/motos/gsx-r1000-yzf-r1-cbr-1000rr-fireblade/)
Entendeu o principio básico?
Demais detalhes o pessoal já postou até as formulas de torque e potência.
[]s
Pois é, e ainda tem os Honda, lembra do Civic VTi 1.6 com 160cv e o S2000 2.0 com 240cv e ambos aspirados, mas com a rotação lá em cima 8300rpm.
Abraço,
NGDaniel
20/05/2012, 07:29
Edit: Ahh a equação disso é pV=nRT joga no Google tb...procura por primeira lei da termodinâmica.
Nossa! Algo famliar, que bom... kkk
Maranguas
20/05/2012, 07:53
"...a couple of turbochargers and a suitably fettled ECU credit it with 120kW and 400Nm at 2 bar boost pressure..."
Volkswagen Amarok BiTDI « All Revved Up with Aaron Borrill (http://aaronborrill.com/2011/01/27/volkswagen-amarok-bitdi/)
Fora isso eu vi pessoalmente um engenheiro da Volkswagen no lançamento dela aqui em Fortaleza falando nisso, por isso eu disse que tinha certeza.
SERGIO NC
20/05/2012, 08:03
E para se chegar nestes números, não tem segredo algum, são as equações;
(Ce/60) x Pot D x Rel. AR/COMB. - TEM-SE O FLUXO DE AR EM LIBRAS POR MINUTO ou Fl/min.
Onde:
Ce- consumo especifico - motor diesel = 0,38
Pot D - Potencia desejada = ?
Rel. AR/COMB. - A ideal, segundo estudos dos entendidos, para emissões "aceitáveis", em motores turbo = 22/1
Pressão absoluta no coletor(P.A. C.) =(Fl/min x Const. Gás x (460 + (temp. col. x 1,8 x 32)))/(E.V. x(rpm/2) x (Cil. x 61,02))
Onde:
Fl/min.= Fluxo de ar em libras/min
Const. Gás = 639,6
temp. col. = no caso de intercooler bem dimensionados = 50 graus celsius
E.V = ECFICIENCIA VOLUMÉTRICA = nos mtores de 4 vlavulas por cilindro, podemosm considerar 95 a 98%
Rpm= nem precisa dizer, mas É A RPM DO MOTOR, NA QUAL SE DESEJA UMA POTENCIA
Cil.= capacidade volumétrica = cilindrada.
Ai, é só montar as equações, simples assim, e menos "trabalhoso"(hehe...) que ficar falando o que não se tem nem "noção". E como matemática/física química, dificilmente( sempre "NUNCA") tem "mais ou menos", é isso ai.
Abraço
Sérgio.
Bom dia,
Não sou empregado ou vinculado a nenhuma ccs ou montadora, apenas fiquei curioso com esta questão da pressão. Como já foi dito inúmeras vezes aqui, para ter potência é preciso pressão de ar que garanta o fluxo.
Sem querer polemizar, mas analisando seu post acima percebi um erro na conversão de temperatura de graus C para graus F. Está escrito "temp. col. x 1,8 x 32" quando o correto é temp. col. x 1,8 + 32. Provavelmente é um erro de digitação, mas se algum desavisado tentar fazer as contas não vai conseguir.
A pressão fornecida pela equação dos gases ideais é absoluta, como você destaca. E alguns posts atrás você calculou a pressão requerida de 1,8/1,9 bar. Esta pressão é manométrica ou absoluta? Só estou tentando esclarecer se não estamos falando de 0,6 Bar_man e 1,8 Bar_abs.
Abs
Maranguas
20/05/2012, 08:18
348532
A quem interessar, achei esse manual técnico completo sobre o motor da Amarok TDI em .pdf
Daniel.Shimomoto
20/05/2012, 09:14
348532
A quem interessar, achei esse manual técnico completo sobre o motor da Amarok TDI em .pdf
Valeu!!!
Bacana pra caramba!
Abs!!!
Daniel.Shimomoto
20/05/2012, 09:33
Não entendi errado porque eu não estava dormindo no curso do motor....rsrs eu tenho na apostila, para vc ter uma idéia a ECU sabe até quando vc pisa na embreagem, tem um sensor no pedal, para passar de 163CV para 180CV foi alterada a taxa de compressão de 16,5:1 para 16,0:1, aumentado o tamanho das turbinas para aumentar o VOLUME DE AR (...)...abraço.
Pode queimar as apostilas. O volume de ar admitido pelo motor do Amarok vai ser sempre 0,5L+volume da camara por cilindro na fase de admissão.
Para aumentar a MASSA DE AR, sendo o VOLUME CONSTANTE, você precisa aumentar a PRESSÃO. Para tal, utiliza-se o compressor (turbo) e o intercooler (redução da temperatura do ar implicandomais massa de ar admitida).
FUKETEIRO
20/05/2012, 09:44
348532
Olá, show de bola, é de Pessoas assim que precisamos no tópico, que tragam algo útil, e não esses APAIXONADOS INFLAMADOS que querem mostrar quando 3,1416 é igual a 1 , mais uma vez parabéns pelo post, abração.
Marcelo-HPE
20/05/2012, 10:11
Ainda bem que existe a tropa de elite do forum , que conhece muito mesmo !!!! senão os leigos que nem eu estariam sendo enganados pelos apertadores de parafusos de CCS, que não sabem as especificações corretas da viatura em questão.
So lembrando que o Souza Ramos 4d56 cospe óleo pela vareta de nível com o motor ligado , pois passa pressão para o carter e isso é perfeitamente normal segundo a fabrica , pois 1.8 kgf/cm2 de pressão a 21.1 não é mole. ví um motor 0km fazer isso dentro de uma CCs .
Marcelo-HPE
20/05/2012, 10:21
E visto o que maltratava o 4d56 era cambio curto que jogava a rpm na extratosféra e o sistema de arrefecimento mal dimensionado . esses dois aí que comprometiam o motor + o pé do dono incauto .
Porém hoje existe o New 2.5 4d56 com 170cv 16cv e CR. e taxa de compressão em torno 17:1 minha dúvida é se virá para o Brasil. abs
Daniel.Shimomoto
20/05/2012, 10:37
E visto o que maltratava o 4d56 era cambio curto que jogava a rpm na extratosféra e o sistema de arrefecimento mal dimensionado . esses dois aí que comprometiam o motor + o pé do dono incauto .
Porém hoje existe o New 2.5 4d56 com 170cv 16cv e CR. e taxa de compressão em torno 17:1 minha dúvida é se virá para o Brasil. abs
Marcelo;
O 4D56 é tão bom no exterior que a Mit usou ele como base para sua linha diesel.
Abs!!!
SERGIO AUGUSTO
20/05/2012, 11:00
Bom dia,
Não sou empregado ou vinculado a nenhuma ccs ou montadora, apenas fiquei curioso com esta questão da pressão. Como já foi dito inúmeras vezes aqui, para ter potência é preciso pressão de ar que garanta o fluxo.
Sem querer polemizar, mas analisando seu post acima percebi um erro na conversão de temperatura de graus C para graus F. Está escrito "temp. col. x 1,8 x 32" quando o correto é temp. col. x 1,8 + 32. Provavelmente é um erro de digitação, mas se algum desavisado tentar fazer as contas não vai conseguir.
A pressão fornecida pela equação dos gases ideais é absoluta, como você destaca. E alguns posts atrás você calculou a pressão requerida de 1,8/1,9 bar. Esta pressão é manométrica ou absoluta? Só estou tentando esclarecer se não estamos falando de 0,6 Bar_man e 1,8 Bar_abs.
Abs
Fala Sérgio:
Isso mesmo, erro de digitação. temp. col x 1,8 + 32.
1,9 Bar man, porque para a potencia citada no 2.0 a 4000rpm(180cv), considerando as "variáveis" do jeito que coloquei(temperatuta no coletor, estequiometria, eficiencia volumétrica e consumo específico), o fluxo precisa de uma pressão absoluta no coletor de 42,79psi.
Abraço
Sérgio.
Thiago Pereira
20/05/2012, 11:05
Muito bom o material, esclareceu muitas duvidas e sanou curiosidades que tinha nesse motor, o único detalhe é que esse manual não é do exato modelo que está na Amarok, a principal diferença é que não é bi-turbo.
Agora pensar nessa nova geração de motores sem a garantia da fabrica me dá calafrios.
Primeiro a dificuldade de identificar um defeito, segundo o custo de manutenção.
Voltando no assunto do filtro de partículas, por exemplo, esse manual deixa bem claro que em carros que rodarem exclusivamente em trechos urbanos terão dificuldades de fazer o processo de regeneração e acenderão luzes no painel, se o motorista demorar para ir na CCS vai ter que trocar o filtro...e parece que não é barato.
Eu prevejo problemas futuros nesses filtros, principalmente pq ainda é difícil encontrar o S-50.
E isso não é exclusividade da Amarok.
Achei muito interessante o sistema de aquecimento do diesel (Glow) controlado por pwm, tinham me falado que o common rail dispensava esse sistema, mas não é vdd, nesse motor o sistema chega a aquecer o diesel a 1000ºC se for necessário e faz isso em dois segundos e é ativado em fases para poupar o sistema elétrico.
Thiago Pereira
20/05/2012, 11:12
Olá, show de bola, é de Pessoas assim que precisamos no tópico, que tragam algo útil, e não esses APAIXONADOS INFLAMADOS que querem mostrar quando 3,1416 é igual a 1 , mais uma vez parabéns pelo post, abração.
Hahahahahaha,tá conversando com o espelho??
Coitado do http://upload.wikimedia.org/wikipedia/pt/math/5/2/2/522359592d78569a9eac16498aa7a087.png, ele tava quietinho!
Desculpe não resisti...
NGDaniel
20/05/2012, 11:21
Agora pensar nessa nova geração de motores sem a garantia da fabrica me dá calafrios.
Primeiro a dificuldade de identificar um defeito, segundo o custo de manutenção.
Voltando no assunto do filtro de partículas, por exemplo, esse manual deixa bem claro que em carros que rodarem exclusivamente em trechos urbanos terão dificuldades de fazer o processo de regeneração e acenderão luzes no painel, se o motorista demorar para ir na CCS vai ter que trocar o filtro...e parece que não é barato.
Eu prevejo problemas futuros nesses filtros, principalmente pq ainda é difícil encontrar o S-50.
As vezes penso nisso e me da um aperto no coração de não ter comprado uma das ultimas rangerhindras com o NGD...
Esperei que ia ter um bom desconto no final e o que vejo é que as ccs´s perceberam que muita gente pensava assim..
Maranguas
20/05/2012, 11:43
A moral da historia é: Quem comprou Amarok pra deixar "guardada" em casa ou rodar em pequenos trajetos urbanos, vai ter problemas com esse motor (é a primeira vez que vejo um manual citar isso). O primeiro "reclame" é da válvula EGR tão lembrada por aqui...
E outra...2 bar de pressão! Respeite a preSSão hein!
Helder Braga
20/05/2012, 12:27
Voltando ao assunto AMAROK, como vcs estão protegendo os estepes??? e se alguém já prestou atenção em um barulho como se fosse uma borracha batendo depois de 140km/h???
Abraços
Flavio Nilo
20/05/2012, 14:20
http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/misc/quote_icon.png Postado originalmente por Thiago Pereira http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/buttons/viewpost-right.png (http://www.4x4brasil.com.br/forum/picapes/57457-amarok-picape-media-da-vw-729.html#post1696078)
A moral da historia é: Quem comprou Amarok pra deixar "guardada" em casa ou rodar em pequenos trajetos urbanos, vai ter problemas com esse motor (é a primeira vez que vejo um manual citar isso). O primeiro "reclame" é da válvula EGR tão lembrada por aqui...
E outra...2 bar de pressão! Respeite a preSSão hein!
Então, a solução é utilizar somente o S-50, ou o aditivado ou pódium também resolvem? Pois uso diesel comum e rodo pouco durante a semana.
Maranguas
20/05/2012, 14:41
http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/misc/quote_icon.png Postado originalmente por Thiago Pereira http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/buttons/viewpost-right.png (http://www.4x4brasil.com.br/forum/picapes/57457-amarok-picape-media-da-vw-729.html#post1696078)
Então, a solução é utilizar somente o S-50, ou o aditivado ou pódium também resolvem? Pois uso diesel comum e rodo pouco durante a semana.
No geral já está avisado no manual técnico do motor que não é recomendado rodar pouco. Não que isso seja uma regra... é apenas uma recomendação. Quanto ao Diesel, é evidente que o recomendado para esse motor é usar somente o S-50 em qualquer situação. Diesel podium é uma alternativa. Fuja dos aditivados, pois são os que mais são adulterados.
leobnaval
20/05/2012, 14:50
Flávio o melhor é usar diesel S50 (podium, evolux, e todos esses que são S50) e se possivel andar de tempos em tempos numa velocidade acima de 65km/h.
[]s
leoomaior
20/05/2012, 14:52
Bentley vai participar do Dakar com Touareg modificado (http://caranddriverbrasil.uol.com.br/noticias/fabricantes/bentley-vai-participar-do-dakar-com-touareg-modificado/2149)Publicado em 19-05-12 às 20h33 por Marcelo CosentinoCOMENTE!
0
(http://www.4x4brasil.com.br/forum/#comment)
Utilitário esportivo EXP 9 F pode antecipar as linhas do futuro SUV da marca
[/URL][URL="http://www.4x4brasil.com.br/forum/#"] (http://www.4x4brasil.com.br/forum/#)
http://caranddriverbrasil.uol.com.br/upload/imagens_upload/Bentley_EXP_9F_1.jpg (http://caranddriverbrasil.uol.com.br/visualizacao/bentley-vai-participar-do-dakar-com-touareg-modificado/Bentley-EXP-9F-1/)
A Bentley vai participar do Rally Dakar 2013, o maior rali do planeta, com o utilitário esportivo EXP 9 F. Para participar da competição, o modelo será montado sobre a plataforma do VW Touareg Racing. Informações mecânicas não foram divulgadas, mas sabe-se que os utlitários da Volks têm um motor 2.0 bi-turbo diesel de 256 cv sob o capô.
A expectativa é que o fora-de-estrada antecipe as linhas do SUV que a Bentley vai lançar em alguns anos. No Salão de Genebra deste ano a Bentley mostrou uma prévia de seu utilitário e não emocionou.
Flavio Nilo
20/05/2012, 19:09
No geral já está avisado no manual técnico do motor que não é recomendado rodar pouco. Não que isso seja uma regra... é apenas uma recomendação. Quanto ao Diesel, é evidente que o recomendado para esse motor é usar somente o S-50 em qualquer situação. Diesel podium é uma alternativa. Fuja dos aditivados, pois são os que mais são adulterados.A recomendação na minha vtr é de que não se pode utilizar apenas o biodiesel.
A recomendação na minha vtr é de que não se pode utilizar apenas o biodiesel.
flavio, use o s50 e evite problemas futuros com a sua EGR ou até o catalisador. com o s50 vc está usando um diesel melhor, e não pior. então pode usar sem problemas.
tem s50 no shell da 407 sul, shell do Sia, BR na frente do Ceasa...aqui dentro do plano só sei esses.
Thiago Pereira
20/05/2012, 19:42
A recomendação na minha vtr é de que não se pode utilizar apenas o biodiesel.
Não é possivel encontrar diesel que não tenha biodiesel, por força de lei todo diesel brasileiro tem 5% de biodiesel. Isso inclui o S-50.
Se sua Amarok não é 2012 ela não tem filtro de partículas, portanto vc não tem a "obrigação" de usar S-50, apesar do uso só trazer benefícios.
Flavio Nilo
20/05/2012, 20:38
flavio, use o s50 e evite problemas futuros com a sua EGR ou até o catalisador. com o s50 vc está usando um diesel melhor, e não pior. então pode usar sem problemas.
tem s50 no shell da 407 sul, shell do Sia, BR na frente do Ceasa...aqui dentro do plano só sei esses.
Abasteci algumas vezes no BR, frente do Ceasa. Não sei se foi impressão, mas o motor funcionou mais macio, sem falar na emissão de fumaça, que quase não se via.
Flavio Nilo
20/05/2012, 20:41
Não é possivel encontrar diesel que não tenha biodiesel, por força de lei todo diesel brasileiro tem 5% de biodiesel. Isso inclui o S-50.
Se sua Amarok não é 2012 ela não tem filtro de partículas, portanto vc não tem a "obrigação" de usar S-50, apesar do uso só trazer benefícios.
A recomendação é para não utilizar biodiesel puro, mas entre 5% e 10%, não tem jeito, pois não consegui ainda achar diesel puro, pois ao que sei, todos são misturados, salvo engano, com até 20% de biodiesel.
Pessoal, eu fiquei com preguiça de ler o manual técnico, mas sobre o filtro de partículas, qual o que tem a ver a regeneração do mesmo com a velocidade do carro?
Se não houver possibilidade de andar a mais de 65 Km/h, subir um morro que exigisse uma aceleração maior que a necessária para se manter a velocidade de 65 Km/h já não bastaria?
O filtro de partículas demora em média quanto tempo para limpar quando em regeneração automática, feita pelo próprio gerenciamento eletrônico do caro?
Abraço
Thiago Pereira
20/05/2012, 20:58
A recomendação é para não utilizar biodiesel puro, mas entre 5% e 10%, não tem jeito, pois não consegui ainda achar diesel puro, pois ao que sei, todos são misturados, salvo engano, com até 20% de biodiesel.
Ok, vou reformular:
Não é possivel encontrar diesel que não tenha biodiesel e nem biodiesel puro.
Por força de lei (desde janeiro de 2010) todo diesel brasileiro (exceto maritimo) tem 5% de biodiesel (nem mais, nem menos), denominado B5. Isso inclui o S-50.
Quando for abastecer* nem precisa perguntar.
*abastecimento em postos de combustível
Thiago Pereira
20/05/2012, 21:05
Pessoal, eu fiquei com preguiça de ler o manual técnico, mas sobre o filtro de partículas, qual o que tem a ver a regeneração do mesmo com a velocidade do carro?
Se não houver possibilidade de andar a mais de 65 Km/h, subir um morro que exigisse uma aceleração maior que a necessária para se manter a velocidade de 65 Km/h já não bastaria?
O filtro de partículas demora em média quanto tempo para limpar quando em regeneração automática, feita pelo próprio gerenciamento eletrônico do caro?
Abraço
Talvez pela carga do motor, mas o que importa é que o software exige essa velocidade por alguma caracteristica de projeto que eu desconheco, portanto não há o que ser feito.
O manual tecnico afirma que se o filtro atingir 40 g de material particulado a regeneração só pode ser feita na CCS, se atingir 45 g somente trocando o filtro.
Se vc tem uma Amarok 2012 veja o que o manual fala a respeito e diz para a gente, parece que existe uma luz no painel referente ao filtro de partículas.
Por enquanto ainda não tenho nenhum carro. Estou tentando Mestrado no momento. Só queria saber por curiosidade mesmo.
Flavio Nilo
20/05/2012, 22:34
Ok, vou reformular:
Por força de lei (desde janeiro de 2010) todo diesel brasileiro (exceto maritimo) tem 5% de biodiesel (nem mais, nem menos), denominado B5. Isso inclui o S-50.
Vou reformular também:
Sei disso que você citou. Ocorre que já encontrei diesel com as especificações B-5 e B-10, bem como já encontrei um posto aqui na minha cidade que tinha biodiesel puro, segundo informações do próprio frentista. Se ele estava falando a verdade ou não, eu não sei, mas o mesmo me recomendou para não abastecer lá e procurar outro posto, ao ver o aviso na tampa do tanque da minha pickup.
Ok, vou reformular:
agora você me deixou uma duvida, tenho uma lancha com motor mwm sprint marinizado de 260 hp megatech mas abasteço com diesel de posto normal (tenho usado o S50 inclusive) pois a marina de buzios não tem posto, minha pergunta é, quando você diz que o diesel maritimo não contem biodiesel, isso é para os rebocadores/transatlânticos da vida né? ou para lanchas tipo a minha com motores de carro marinizados também??