Conectar

Ver Versão Completa : Amarok - Picape média da VW

Páginas : 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 [32] 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 62 63 64 65 66 67 68 69 70 71 72 73 74 75 76 77 78 79 80 81 82

A. Neto
18/04/2012, 23:09
Eu coloquei na minha só o protetor de caçamba na ccs, porque vi uns colocados que estva muito ruim. Agora capota coloquei fora, só que a minha dependendo da velocidade faz barulho. A minha é flash cover. Alguém colocou alguma que faz menos barulho e que não custe os 1000 e tanto que custa na ccs?

A. Neto
18/04/2012, 23:10
Se eu aumentar os pneus das minhas para 265/70r17 o esp irá ser prejudicado? E eu consegui arrancar o lameiro da frente do lado esquerdo, existe presilha para prender ele denovo ou terei que comprar novos?

A. Neto
18/04/2012, 23:18
Fuketeiro,

Minha amarok está fedendo bicho morto, aí levei na ccs e falaram que é a embreagem que deve ter queimado um pouco e estava fedendo, e que passaria com 3 a 4 dias, mas hoje fui entrar na garagem e senti o cheiro denovo, so colocar o nariz no capo do lado esquerdo que sente o cheiro, mas ta bem fraco agora. Será se será necessário trocar ou realmente acaba?

alevv
19/04/2012, 06:08
Olá, pela minha experiência, ou vc coloca o protetor da Autoliner ou o original, são os que praticamente não fazem barulho, tem mais barato, mas a dor de cabeça, lona marítima mesma coisa, tem umas baratinhas que é só passar de 120 km/h que a bateção começa, eu só coloco coisa que presta, porque investir quase R$ 140.000,00 num veículo e economizar num acessório...., mas cada um tem seus conceitos, somente minha opinião...hehe, abraço.

Amigo, obrigado pela dica.
Realmente essa questão do barulho era o meu medo.
Dei uma chorada boa na CSS e eles me deram um bom desconto. Assim, optei pelos originais mesmo. Até porque esses possuem assistência e garantia em qualquer CSS, e como viajo muito, era outro ponto a se considerar.

Sobre os estribos laterais. Vocês usam?
Tirando a estética, eles ajudam em alguma coisa?
Já li em algum lugar que dependendo da situação eles podem até atrapalhar.
E também podem ser fonte de barulho?

alexfrossard
19/04/2012, 07:16
Só instalo acessório na CCS se for de brinde e não conseguir converter o valor em desconto no preço.
No mercado paralelo tem muita coisa boa e ainda tem a vantagem de acompanhar a instalação.
Na CCS normalmente fazem a instalação bem mal e porcamente.

Mandei o Subaru Forester do meu pai pra revisão de 10k. Os itens para observação eram: Farol xenon treme, farol de neblina lado d as vezes não acende, camera de ré demora a acionar, peças de plastico se soltando no banco traseiro, vidro eletrico as vezes nao fecha no comando da chave. TODOS os itens de responsabilidade de acessórios instalados na ccs (Xenon, camera de ré, couro, alarme) . Por um lado a desconfiança da qualidade do serviço, mas por outro a segurança de ter a quem recorrer ou reclamar. Fica a experiência: Se fizer na CCS, peça 100000000 de descontos, mas se for fazer fora vá a uma excelente loja de acessórios, com história e reconhecimento. Acho até que a segunda opção é melhor. Mas não economize micharia.

FUKETEIRO
19/04/2012, 08:06
Dei uma chorada boa na CSS e eles me deram um bom desconto. Assim, optei pelos originais mesmo. Até porque esses possuem assistência e garantia em qualquer CSS, e como viajo muito, era outro ponto a se considerar.

Olá, tem a vantagem da garantia mesmo, qualquer css atende, os estribos depende de onde vc usa atrapalha, só não recomendo os que são fixados na caixa de ar da cabine, trinca tudo a lata e entra poeira, nós aqui temos os estribos originais e um mais simples não original que é preso no chassi, esse paralelo qualquer enroscadinha entorta, já o original tem que ser a pancada...hehe, não tenho notícia de fazerem barulho, abraço.

Thiago Pereira
19/04/2012, 08:08

As vezes o estribo é útil, ajuda a subir e descer do carro em algumas situações e principalmente para idosos.
Também protege a porta em algumas situações, uma vezes na L200 um camarada abriu a porta qdo eu estava passando, a porta dobrou para frente e no estribo só fez um leve amassado e um arranhão, se fosse na lataria o estrago era grande.

Agora em relação a estética em não gosto, sem ele a pkp parece bem mais alta, e dependendo do modelo ele realmente diminui a altura em relação ao solo.
Sobre barulho normalmente os tubulares ou em peça única não dão problema, já aqueles que tem uma chapa rebitada com o tempo os rebites folgam e fica uma bateção só, também é importante na instalação deixar uma folga entre o estribo e a carroceira quando o estribo é fixado no chassi.

Edit: O estribo tb é excelente para sujar a barra da calça de barro!!!

FUKETEIRO
19/04/2012, 08:10
Fuketeiro,

Minha amarok está fedendo bicho morto, aí levei na ccs e falaram que é a embreagem que deve ter queimado um pouco e estava fedendo, e que passaria com 3 a 4 dias, mas hoje fui entrar na garagem e senti o cheiro denovo, so colocar o nariz no capo do lado esquerdo que sente o cheiro, mas ta bem fraco agora. Será se será necessário trocar ou realmente acaba?
Olá, para estar fedendo a embreagem vc forçou ela, qual era a situação onde ocorreu? Se não estiver patinando agora depois disso tudo o cheiro vai passar, se vc for sair carregado de algum lugar aciona 4x4 e reduzida, saiu do sufoco 4x4 normal, se for no asfalto vc usa pra sair da ladeira e ja desaciona tudo em seguida, não vai forçar a embreagem tão cedo...hehe, abraço.

alevv
19/04/2012, 08:29
Obrigado a todos pelas respostas.

Martinho1
19/04/2012, 09:18
Olá, para estar fedendo a embreagem vc forçou ela, qual era a situação onde ocorreu? Se não estiver patinando agora depois disso tudo o cheiro vai passar, se vc for sair carregado de algum lugar aciona 4x4 e reduzida, saiu do sufoco 4x4 normal, se for no asfalto vc usa pra sair da ladeira e ja desaciona tudo em seguida, não vai forçar a embreagem tão cedo...hehe, abraço.

A. Neto,

realmente se você forcou a caminhonete da este cheiro e depois uns dias acaba. Agora existe a possibilidade que a mola que pressiona a embreagem perdeu a força e a embreagem começa patinar sem forçar muito. Você pode fazer o teste andando na estrada com +- 2500 giros e acelerar repetinamente. Se o giro sobe sem a velocidade subir a embreagem está com problemas.

RenatoCoelho
19/04/2012, 11:16
Meu pai acabou de entrar para o club da Amarok, ele sim viaja mais de 2.000 km mes, logo posto as primeiras impressoes dele.

A. Neto
19/04/2012, 11:23

Eu sempre faço isso, pois chegando na fazenda tem um top muito acentuada e carregada ela só sobe com 4x4 reduzido ligado. O dia que ela fedeu, foi subindo um lugar la que depois tiro foto do local para verem como é, mas tava em 4x4 reduzido. Agora vi a explicação do amigo em um post embaixo e toda fez que seguro a embreagem em engarrafamento a camionete da umas tremidas bem de leves isso é normal?

RenatoCoelho
19/04/2012, 12:24
Primeiro defeitinho, como ja havia dito anteriormente as borrachas das portas tem muita pressao e hj notei que a borracha traseira onde recebe o impacto da dianteira rasgou, fui na css e encomendaram a peça vou aguardar o tempo que demora pra chegar e posto aqui.

jeffsbarreto
19/04/2012, 14:28
alguem pode me dizer se o sensor de estacionamento original da p liga-lo na central multimidia da motor one ( m1)?

RenatoCoelho
19/04/2012, 14:37
alguem pode me dizer se o sensor de estacionamento original da p liga-lo na central multimidia da motor one ( m1)?

Sim se sua Amarok nao for 2012 funciona, a 2012 mudou o cabo de coneccao e estao testanto um que de certo (digo isso pelo que vi na do meu irmao).

Daniel.Shimomoto
19/04/2012, 16:53
Olá, verdade...hehe, oque vem agora é o EA211, evolução de EA111, o EA827 vai pro museu, rsrs, agora é o EA888, eleito na Europa o melhor motor do mundo, o que tem o funcionamento mais harmonioso é a linha VR5 e VR6, os novos motores diesel passarão a ter curso dos pistões menores, porque tem como aumentar o torque nas pré injeções e na injeção pincipal, o controle eletrônico e os novos injetores da Bosch não usam mais o sistema de acionamento piezoelétrico, são com acionamento eletromagnéticos, vem coisa boa em relação a consumo pela frente, só aguardar...hehe, abraço.

Fuketeiro;

Uma pena a despedida do EA827....é um projeto vitorioso, durável e de elevada confiabilidade e simplicidade de manutenção. Uma simples "incrementada nele, tenho certeza, deixaria o 1,6L mais potente que os atuais EA-111/VHT 1,6L

Agora nos tira uma duvida (pelo menos minha...)

Sabemos que o Amarok tem compontentes de outros fornecedores (cambio ZF no manual e no automático). Quais são os fabricantes (e versões) da caixa de transferência e dos eixos traseiro (que aparenta incrivel robustez - lembra, de aparencia naturalmente, os Dana 46 da F-1000) e dianteiro? Saberia nos dizer?

Abraços

alevv
19/04/2012, 16:56
Aproveitando as duvidas do Daniel.
Qual o fabricante dos motores da amarok?

Marcelo L. C. Jr.
19/04/2012, 17:53

Alev, o fabricante do motor é a propria vw.

Eu coloquei só o friso lateral a capota maritima e o prot de caçamba.

Prot de caçamba BEPO, foi uns 500 conto. bem acabado e tal, mas o instalador deu uns vacilos e eu tive que dar uma ajeitada colocando umas espumas no fundo dele, perto da cabine, ai melhorou os barulhos, mas isso pq sou mto chato com barulho, só eu ouvia...

Capota maritima, nao sei a marca, foi 230 reais, nao é das mais bem feitas, mas cumpre a funçao. Fez mto barulho na primeira viagem logo depois de instalada, mas depois, reclamei, ajustaram e ficou de boa.

Abraços

NGDaniel
19/04/2012, 17:56

Até onde sei é a propria VW..

Martinho1
19/04/2012, 18:26
Sabemos que o Amarok tem compontentes de outros fornecedores (cambio ZF no manual e no automático).

No manual também é ZF? Não sabia desta. Alguem deste forum disse que parecia ser da Volkswagen mexicana.

alevv
19/04/2012, 19:17
Mais uma vez obrigado a todos.

Realmente não sabia que o motor era da própria VW.
Sempre me perguntavam se era Cummins, MWM, etc. Eu não sabia responder.

E os motores da Hilux e nova S-10, quem fabrica?

Daniel.Shimomoto
19/04/2012, 20:29
Mais uma vez obrigado a todos.

Realmente não sabia que o motor era da própria VW.
Sempre me perguntavam se era Cummins, MWM, etc. Eu não sabia responder.

E os motores da Hilux e nova S-10, quem fabrica?

Alevv

Por partes:

-> Hilux - Toyota
-> Mitsubishi - Mitsubishi
-> Nova S-10 - Projeto Italiano VM Motori, chamado de Duramax (nome dado aos motores diesel da GM) e fabricados (montados?) pela Navistar (dona das fábricas da MWM e da International Engines)

Abraços

FUKETEIRO
19/04/2012, 20:40
Fuketeiro;

Uma pena a despedida do EA827....é um projeto vitorioso, durável e de elevada confiabilidade e simplicidade de manutenção. Uma simples "incrementada nele, tenho certeza, deixaria o 1,6L mais potente que os atuais EA-111/VHT 1,6L

Agora nos tira uma duvida (pelo menos minha...)

Sabemos que o Amarok tem compontentes de outros fornecedores (cambio ZF no manual e no automático). Quais são os fabricantes (e versões) da caixa de transferência e dos eixos traseiro (que aparenta incrivel robustez - lembra, de aparencia naturalmente, os Dana 46 da F-1000) e dianteiro? Saberia nos dizer?

Abraços
Olá, Caixa de transferência é fornecida pela Magna Powertrain, sede em Chicago EUA (fornecedor da Scania), OBU para transmissão automática e 0C7 Part time, com reduzida para câmbio manual, diferencial dianteiro ZF, Caixa de direção ZF, a Caixa automática é exclusiva para serviço pesado, óleo específico para ela, o diferencial traseiro é feito pela American Axle & Manufacturing (fabricado em São José dos Pinhais), o Motor é fabricado pela VWAG Alemanha....hehe, quanto ao motor EA888 nada mais é que o Apezão puramente renovado, curso do virabrequim é o mesmo, diâmetro dos pistões também, sofreu uma evolução para ficar melhor ainda, mais forte, mais duravel, mais econômico, mais potente e menos poluente...hehe, abraço.

NOTLE
19/04/2012, 21:01
Sim se sua Amarok nao for 2012 funciona, a 2012 mudou o cabo de coneccao e estao testanto um que de certo (digo isso pelo que vi na do meu irmao).

Fala Renato, blz!

Se puder peça para seu irmão me passar os detalhes do vendedor da M1, mandei um e-mail mas acho que ele não recebeu.

Obrigado.

PS.: Poxa não consegui resolver o problema do cabo, então?

NOTLE
19/04/2012, 21:23
O problema dos acessórios na ccs não é só o preço e sim a pilantragem deles.

Ontem me ligaram oferecendo acessórios e mandaram e-mail com preço para o pacote capota, prot caçamba e estribo lateral pela bagatela de R$ 5.180,00, nem retornei. Pelo site da VW estes itens ficam em R$ 3.305,41. No mercado paralelo em R$ 1.900 (fabricante Keko).

Hoje me ligaram novamente. Educadamente respondi que não havia qq condição de colocar os acessórios lá. Me ofereceram 17%, não aceitei pois ainda assim um absurdo R$ 4.200. Começaram a insistir e mandei que estavam pedindo R$ 1000 acima do site, e que aquele preço da ccs era no mínimo uma extorsão .... A sem noção da vendedora ainda teve a capacidade de dizer que o valor do site era sem instalação. E fez a proposta de manter o preço do site e cobrar a instalação ... Só R$600 reais...rsrsrsr

Mais uma vez educadamente, agradeci e deliguei. Se já estivesse com o carro mandava ..... Começou bem a VW ....

Abs

PS.: Me desculpem o desabafo, mas fiquei p... com a atitude da cc. Não é pq comprei um carro nesse valor que rasgo dinheiro. Vou colocar o paralelo sim e se fizer barulho coloco espuma nessa m.

Daniel.Shimomoto
19/04/2012, 21:35
Olá, Caixa de transferência é fornecida pela Magna Powertrain, sede em Chicago EUA (fornecedor da Scania), OBU para transmissão automática e 0C7 Part time, com reduzida para câmbio manual, diferencial dianteiro ZF, Caixa de direção ZF, a Caixa automática é exclusiva para serviço pesado, óleo específico para ela, o diferencial traseiro é feito pela American Axle & Manufacturing (fabricado em São José dos Pinhais), o Motor é fabricado pela VWAG Alemanha....hehe, quanto ao motor EA888 nada mais é que o Apezão puramente renovado, curso do virabrequim é o mesmo, diâmetro dos pistões também, sofreu uma evolução para ficar melhor ainda, mais forte, mais duravel, mais econômico, mais potente e menos poluente...hehe, abraço.

Valeu pelas respostas! A Amarok será a segunda picape a usar os eixos AA&M. A primeira foi o eixo dianteiro diferencial da S-10.

Abraços

Flavio Nilo
19/04/2012, 21:39
O problema dos acessórios na ccs não é só o preço e sim a pilantragem deles.

Ontem me ligaram oferecendo acessórios e mandaram e-mail com preço para o pacote capota, prot caçamba e estribo lateral pela bagatela de R$ 5.180,00, nem retornei. Pelo site da VW estes itens ficam em R$ 3.305,41. No mercado paralelo em R$ 1.900 (fabricante Keko).

Hoje me ligaram novamente. Educadamente respondi que não havia qq condição de colocar os acessórios lá. Me ofereceram 17%, não aceitei pois ainda assim um absurdo R$ 4.200. Começaram a insistir e mandei que estavam pedindo R$ 1000 acima do site, e que aquele preço da ccs era no mínimo uma extorsão .... A sem noção da vendedora ainda teve a capacidade de dizer que o valor do site era sem instalação. E fez a proposta de manter o preço do site e cobrar a instalação ... Só R$600 reais...rsrsrsr

Mais uma vez educadamente, agradeci e deliguei. Se já estivesse com o carro mandava ..... Começou bem a VW ....

Abs

PS.: Me desculpem o desabafo, mas fiquei p... com a atitude da cc. Não é pq comprei um carro nesse valor que rasgo dinheiro. Vou colocar o paralelo sim e se fizer barulho coloco espuma nessa m.

Comigo também foi a mesma conversa fiada. Comprei os acessórios por fora, me enviaram com frete grátis e a instalação (colocação) eu mesmo fiz, que não é nada demais, muito simples por sinal. Para você ter uma idéia, até as pastilhas de freio são facílimas de trocar...

NOTLE
19/04/2012, 21:46
Comigo também foi a mesma conversa fiada. Comprei os acessórios por fora, me enviaram com frete grátis e a instalação (colocação) eu mesmo fiz, que não é nada demais, muito simples por sinal. Para você ter uma idéia, até as pastilhas de freio são facílimas de trocar...

Flavio,

Se puder passar a dica de onde comprou agradeço.
Na Triton a ccs instalou a capota como brinde, dentre outras coisas, na VW se bobear nem tapete vem .... kkkkkk

Flavio Nilo
19/04/2012, 22:34
Flavio,

Na Triton a ccs instalou a capota como brinde, dentre outras coisas, na VW se bobear nem tapete vem .... kkkkkk

Comprei na Cometa Acessórios - www.cometaacessorios.com.br

NOTLE
19/04/2012, 22:46
Vlw, Flavio!!!

RenatoCoelho
20/04/2012, 09:53
Flavio,

Verdade nem os tapetes me deram.. disseram que o jogo de tapetes custa 400 dilmas.

pilotothiago
20/04/2012, 10:14
Verdade nem os tapetes me deram.. disseram que o jogo de tapetes custa 400 dilmas.

Aqui na minha cidade tem eles da borcol por R$70,00 e os da michellin por R$100,00, todos os dois muito bons por sinal, uso o da borcol e agora que esta na hora de trocar o mesmo...

leocunhamg
20/04/2012, 10:41
Pessoal, ontem fiz um teste drive bem longo na Amarok 180cv, automática, 8 marchas. Peguei até estrada com ela. Ela é muito confortável, ótima na cidade, arrancada rápida, câmbio bom. O espaço interno é muito bom, pelo menos pra mim, que tenho 1,94 de altura.

Agora, me desculpe quem tem Amarok, mas que motor ridículo na estrada!! Pra passar de 130 ele chora demais. Parece motor 1.0!! Nunca vi uma pickup assim. A Triton que tenho é estúpida no quesito potência, mesmo tendo menos potência declarada que a Amarok. eu á esperava algo abaixo em altas velocidades, pois ela tem o menor motor da categoria: 2.0, contra 3.2 da Triton.

Eu ia trocar a minha por uma Amarok pq pegaria por um preço muito abaixo de tabela. Seria um bom negócio. Mas a falta de potência está me fazendo pensar muito. Não tenho paciência pra ficar esperando carro embalar...

O que o pessoal achou?

RenatoCoelho
20/04/2012, 11:45
Eu tb fiz o teste drive em TODAS antes de comprar, como ja disse em postagens anteriores vai valer para cada um a pick up que atender as suas nescessidades, se a sua nescessidade é chegar a bota vai na nova Ranger, no quesito Amarok a minha em setima atingiu 193 km h em um teste q fiz, no cambio na posicao tip ela é o bixo pra ultrapassar, vi que o amigo possui a Triton, no teste drive que fiz achei que ela esterça pouco, caçamba ridicula, e pula demais, o que valera nessa geraçao é se serve pra vc ou nao.

Pessoal, ontem fiz um teste drive bem longo na Amarok 180cv, automática, 8 marchas. Peguei até estrada com ela. Ela é muito confortável, ótima na cidade, arrancada rápida, câmbio bom. O espaço interno é muito bom, pelo menos pra mim, que tenho 1,94 de altura.

Agora, me desculpe quem tem Amarok, mas que motor ridículo na estrada!! Pra passar de 130 ele chora demais. Parece motor 1.0!! Nunca vi uma pickup assim. A Triton que tenho é estúpida no quesito potência, mesmo tendo menos potência declarada que a Amarok. eu á esperava algo abaixo em altas velocidades, pois ela tem o menor motor da categoria: 2.0, contra 3.2 da Triton.

Eu ia trocar a minha por uma Amarok pq pegaria por um preço muito abaixo de tabela. Seria um bom negócio. Mas a falta de potência está me fazendo pensar muito. Não tenho paciência pra ficar esperando carro embalar...

O que o pessoal achou?

jeffsbarreto
20/04/2012, 12:06
Renato coelho
a minha e at 2012 e queria ver se da p ligar o sensor de estacionamento original no kit multimidia da m1,,,,
pois tenho esse kit q tirei da outra amarok manual q tinha ,,, mais ainda nao instalei nesta,,
alem do sensor sera q funciona tbem os controles do volante?

LuizBHZ
20/04/2012, 12:07
Saiu uma reportagem do caderno de veiculos no jornal Estado de Minas falando a respeito da correia do motor da Amarok. Que especialmente em Mina Gerais estavam ocorrendo muitas quebras em amaroks de mineradoras, porque ocorria o acumulo de muitas particulas de minerio de ferro em uma cavidade do motor que entra em contato com a correia e resultava no rompimento prematuro da mesma. Entao a Vw ao constatar o problema, estava instalando uma proteção a mais afim de reter a entrada dessa "sujeira" e não provocar mais rompimentos da correia. Tanto em usadas quanto nas novas.
Nao achei a materia digital ainda, assim q achar posto aqui.

alevv
20/04/2012, 12:33
Qual correia Luis? A dentada ou a poli V?

Daniel Reder
20/04/2012, 13:26
Saiu uma reportagem do caderno de veiculos no jornal Estado de Minas falando a respeito da correia do motor da Amarok. Que especialmente em Mina Gerais estavam ocorrendo muitas quebras em amaroks de mineradoras, porque ocorria o acumulo de muitas particulas de minerio de ferro em uma cavidade do motor que entra em contato com a correia e resultava no rompimento prematuro da mesma. Entao a Vw ao constatar o problema, estava instalando uma proteção a mais afim de reter a entrada dessa "sujeira" e não provocar mais rompimentos da correia. Tanto em usadas quanto nas novas.

Achei a reportagem Luiz, só que tem que abrir ela pelo Cache do Google, pois ela pede senha na versão HMTL.

Link: Reforço na correia dentada - Caderno de Veículos do Jornal Estado de Minas (http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:3-yvHhQgvWAJ:impresso.em.com.br/app/noticia/toda-semana/vrum/2012/04/18/interna_vrum,32476/reforco-na-correia-dentada.shtml+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br)

Obs: Quando pedir Nome de Usuario e Senha é só clicar em cancelar que a reportagem abre normalmente.

FUKETEIRO
20/04/2012, 14:21

O que o pessoal achou?
Olá. é só vc afundar o pé no acelerador que anda, tinha alguém da css junto para instruir? Abraço.

Jera
20/04/2012, 14:28

é bom ficar de olho...pq um forista aqui tb teve o mesmo problema....e não é só picape usada em minas não....

Daniel Reder
20/04/2012, 18:15
Volkswagen resolve problema de vedação da correia da picape que, especialmente em Minas Gerais, vinha apresentando defeito por causa de contato com pó de minério

342464
Várias unidades da caminhonete apresentaram o mesmo problema em Minas

Encontrar a solução, resolver e não devolver o ônus ao proprietário do veículo. Apesar de não declarada oficialmente e ao contrário do que vem sendo prática num mercado em que o consumidor é pouquíssimo respeitado, essa foi a postura da Volkswagen do Brasil diante de reclamações de consumidores que tiveram a correia dentada da picape Amarok arrebentada, na maioria dos casos com muito pouco tempo de uso.

Os casos chegaram a chamar a atenção nas oficinas das concessionárias de Belo Horizonte. Duas delas chegaram a receber cinco modelos com defeito, na mesma época. Em alguns casos, a correia arrebentada chegou a danificar o motor, que teve que ser trocado. A fábrica – pelo menos nas situações em que se tem notícia – consertou todos os veículos em garantia, independentemente da quilometragem, apesar de alegar que o problema só aconteceu em Minas Gerais.

A origem do defeito estava na vedação do sistema de proteção da correia dentada. Pouco resistente às regiões com pó de minério, a proteção possibilitava a penetração de resíduos que ressecavam a correia. O resultado era que com pouco tempo de uso a correia arrebentava, nas situações mais críticas, danificando o motor.
A solução encontrada foi rever o sistema de proteção da correia, com melhor vedação e, consequentemente, maior eficiência. Uma fonte ligada à fábrica garantiu, inclusive, que a solução foi adotada não só nos modelos com defeito, mas em todos os zero quilômetro saídos de fábrica a partir do momento em que se detectou o problema, aproximadamente há 60 dias. É possível, inclusive, a verificação em garantia de modelos comprados há mais tempo, para verificar a necessidade de troca da correia e do sistema de proteção.

RESPOSTA VW A montadora informa que em condições de uso severo pode haver necessidade da verificação antecipada de componentes de desgaste no modelo, em função do tipo de utilização do veículo, conforme orientação no livreto de manutenção e garantia. É considerada situação severa quando o veículo roda predominantemente em situações com elevado índice de partículas suspensas, como as existentes especialmente nas regiões próximas às indústrias mineradoras, de cimento e siderúrgia, marmorarias e salinas. Nesses casos, o livreto de manutenção e garantia recomenda que seja feita verificação das correias a cada 10 mil quilômetros ou seis meses, o que ocorrer primeiro. A Volks esclarece que para os clientes que apresentaram a ocorrência mencionada, depois da revisão e os reparos necessários, os seus veículos foram entregues em condições normais de uso. A Amarok conta com três anos de garantia total, incluindo motor e transmissão. Para isso, é necessário que se cumpra o Plano de Manutenção do Veículo.

Obs: Tentei editar meu post anterior para colocar a reportagem completa em um post só mas não consegui, então se algum moderador achar necessário pode modificar. :concordo:

Marcelo L. C. Jr.
20/04/2012, 19:29
é bom ficar de olho...pq um forista aqui tb teve o mesmo problema....e não é só picape usada em minas não....

Realmente não custa ficar de olho. Ainda não entendo pq num motor tão moderno a VW cismou de usar Correia dentada...

Como eu relatei, a minha correia foi trocada com 10.000 KM, pela própria CCS. Agora não sei se foi a correia, ou se fizeram isso aí também. Vou verificar, se notar algo diferente tiro fotos e posto aqui.

Não estou defendendo a VW, mas esse minério aqui da região é foda. O Proprio estado de minas fez uma outra reportagem alguns anos atrás mostrando como a poeira do minério abreviava a vida das correias...

Eu mesmo tive um mille fire que usava para ir pro meio do mato fazer trilhas de bike, nunca consegui limpar o carro todo, toda vez que eu lavava o carro, achava minério em algum cantinho... A Bike então, toda encardida de minério, tenis então, nunca mais deixa de ser laranja... huahauahuah

Abraços!

SERGIO NC
20/04/2012, 19:48
Olá,
A locadora que presta serviço à empresa em que trabalho adquiriu 200 amaroks SE para trabalhar em várias obras pelo país. Aproximadamente 70 delas estão na implantação de um grande projeto industrial na região metropolitana do RJ.

Como estou interessado em adquirir uma amarok, e também cismado com esta correio dentada, o que considero um tremendo erro de engenharia da vw, hoje conversei com 2 motoristas de amarok. A boa notícia é que em uso em canteiro de obra com muita lama e poeira não há relato de correia dentada arrebentada. A má notícia é que uma delas teve a transmissão danificada porque o motorista teria acionado a reduzida com o veículo em movimento ou a tração acima de velocidade limite, não consegui apurar precisamente a causa da quebra.

Não deveria haver proteção contra este tipo de erro?

abraço

Thiago Pereira
20/04/2012, 20:14
A má notícia é que uma delas teve a transmissão danificada porque o motorista teria acionado a reduzida com o veículo em movimento ou a tração acima de velocidade limite, não consegui apurar precisamente a causa da quebra.

Não deveria haver proteção contra este tipo de erro?

abraço

Normalmente nos veículos que possuem o acionamento elétrico da tração existem proteções, como ter que acionar a embreagem e o freio para engatar a reduzida.
Proteções maiores que essa prejudicariam o uso qdo realmente necessário.

Um exemplo de proteção que atrapalharia em um 4X4 é a que tem nos carros Adventures da FIAT, o bloqueio elétrico do diferencial é automaticamente desligado ao atingir 36km/h...

Rot's
20/04/2012, 21:14
Eu coloquei na concessionária , e coloquei os estribos laterais , pois minha esposa reclamava para "subir" na maroka , em compensação ajudei a sogra tbm!!! Ahahahahah! Mas barulho não faz!

Flavio Nilo
20/04/2012, 21:22

O que o pessoal achou?

Se você pisar no acelerador e apertar, a vtr anda. Agora, sem acelerar, nem em ladeira...:euforico:::euforico:::euforico:

Rot's
20/04/2012, 21:24
Da hilux é a propria Toyota e da s-10 é a VM motori , uma empresa italiana especializada em motores diesel da GM e FIAT , as duas sao sócias 50% cada!

Rot's
20/04/2012, 21:35
Eu já viajei com a triton do meu irmão , e ela anda bem , porém não achei que anda mais , ao contrário , pois a triton o cambio de 4 marchas automático , deixa a camionete barulhenta e o banco é muito baixo cheguei com a pá tiro há doendo depois de 4 hrs de viajem , senta a bota no modo seqüencial para ver!

NGDaniel
20/04/2012, 23:42
Muito bom.. como já disse aqui anteriormente, agente tem de meter o pau quando da um problema, mas quando a montadora resolve a tempo e modo, com o devido respeito ao consumidor, temos de reconhecer que fizeram a sua obrigação!

alevv
21/04/2012, 07:14
Mudando um pouco de assunto.
Peguei a minha automática ontem. Vim de um highline manual.
O câmbio realmente é fantástico. Suave nas trocas e não da aqueles trancos.
No mais notei pouca diferença entre a minha que era 10/11 e essa nova. Talvez a suspensão, mas ainda não deu para concluir se esta mais macia ou mais firme, pois andei apenas em asfalto.

A única coisa que me irritou um pouco foi o marcador de consumo do computador de bordo, que faz a medição em L/100km ou invés de Km/l, como era na minha antiga. Já dei uma pesquisada, perguntei na css, mas acho que não tem como mudar essa configuração.
E o que mais me irritou foi o comando de voz quando se aperta o botão do comando na direção. Esta em portugues de Portugal. E aquela moça bigoduda não entende nada que eu falo, e eu o mesmo. Achei bem mancada da VW. Deveria ter nosso idioma.

Para quem pegou zero. É recomendado dar uma maneirada no motor, para amaciar, até uns 1.500 km?

FUKETEIRO
21/04/2012, 07:59
Realmente não custa ficar de olho. Ainda não entendo pq num motor tão moderno a VW cismou de usar Correia dentada...

Como eu relatei, a minha correia foi trocada com 10.000 KM, pela própria CCS. Agora não sei se foi a correia, ou se fizeram isso aí também. Vou verificar, se notar algo diferente tiro fotos e posto aqui.

Não estou defendendo a VW, mas esse minério aqui da região é foda. O Proprio estado de minas fez uma outra reportagem alguns anos atrás mostrando como a poeira do minério abreviava a vida das correias...

Eu mesmo tive um mille fire que usava para ir pro meio do mato fazer trilhas de bike, nunca consegui limpar o carro todo, toda vez que eu lavava o carro, achava minério em algum cantinho... A Bike então, toda encardida de minério, tenis então, nunca mais deixa de ser laranja... huahauahuah

Abraços!
Olá, o motor é moderno sim, oque não é moderno é a mente das pessoas, os mecânicos precisam seguir o Check-list na hora da inspeção, até a velha Kombi precisa que se verifique a cada 10.000km a correia dentada, mesma coisa na Amarok, varias dessas correias arrebentaram porque foram engatar engatar a quinta marcha e engataram a terceira e isso ninguém assume, mas estava gravado na ECU do motor, mesmo assim a VOLKSWAGEN DO BRASIL ASSUMIU AS DESPESAS, isso também ninguém fala, teve um lote de correia que apresentou defeito mesmo, para vcs terem uma idéia essa correia e feita de borracha, kevlar e teflon, super resistente, tanto que várias Eurovan rodaram 180.000km sem quebrar a correia, teve Amarok que rodou até os 120.000km sem acontecer nada, foi trocado no prazo previsto, condições severas de uso como em mineradoras é outra história, pode pegar o veículo que for vai acontecer a mesma coisa, para mudar para corrente o acionamento do comando precisa desenvolver outro bloco para o motor, caso do novo EA-888 do Tiguan e Passat, onde está sendo desenvolvido a próxima geração de motores diesel da VW, espero ter esclarecido alguma coisa, abraço.

FUKETEIRO
21/04/2012, 08:08
No mais notei pouca diferença entre a minha que era 10/11 e essa nova. Talvez a suspensão, mas ainda não deu para concluir se esta mais macia ou mais firme, pois andei apenas em asfalto.

A única coisa que me irritou um pouco foi o marcador de consumo do computador de bordo, que faz a medição em L/100km ou invés de Km/l, como era na minha antiga. Já dei uma pesquisada, perguntei na css, mas acho que não tem como mudar essa configuração.
E o que mais me irritou foi o comando de voz quando se aperta o botão do comando na direção. Esta em portugues de Portugal. E aquela moça bigoduda não entende nada que eu falo, e eu o mesmo. Achei bem mancada da VW. Deveria ter nosso idioma.

Para quem pegou zero. É recomendado dar uma maneirada no motor, para amaciar, até uns 1.500 km?
Olá, segunda feira vou verificar como faz essa mudança no painel, quanto a Portuguesa até no Jetta e Passat é assim e tem mais veículos que vem da Europa assim, e segundo o manual do Proprietário que ninguém lê precisa sim andar moderadamente nos primeiros 1500km, não é recomendado ir até o vermelho do tacômetro, nós fizemos isso desde a nossa primeira Amarok, a primeira depois dos 10.000km eu coloquei 205,0km/h no retão e dava 210,0km/h nas descidas, a Automática ja está com 3500km e já dá 200,0km/h no retão, abraço.

Thiago Pereira
21/04/2012, 09:32
Olá, o motor é moderno sim, oque não é moderno é a mente das pessoas, os mecânicos precisam seguir o Check-list na hora da inspeção, até a velha Kombi precisa que se verifique a cada 10.000km a correia dentada, mesma coisa na Amarok, varias dessas correias arrebentaram porque foram engatar engatar a quinta marcha e engataram a terceira e isso ninguém assume, mas estava gravado na ECU do motor, mesmo assim a VOLKSWAGEN DO BRASIL ASSUMIU AS DESPESAS, isso também ninguém fala, teve um lote de correia que apresentou defeito mesmo, para vcs terem uma idéia essa correia e feita de borracha, kevlar e teflon, super resistente, tanto que várias Eurovan rodaram 180.000km sem quebrar a correia, teve Amarok que rodou até os 120.000km sem acontecer nada, foi trocado no prazo previsto, condições severas de uso como em mineradoras é outra história, pode pegar o veículo que for vai acontecer a mesma coisa, para mudar para corrente o acionamento do comando precisa desenvolver outro bloco para o motor, caso do novo EA-888 do Tiguan e Passat, onde está sendo desenvolvido a próxima geração de motores diesel da VW, espero ter esclarecido alguma coisa, abraço.

Tentativa de justificar o injustificável...deu defeito assume e arruma, parabéns a VW nesse ponto, se fosse a Mit ainda dava um jeito de apresentar a conta pro proprietário.
Colocar a culpa no usuário é sacanagem, se toda troca de marcha errada de 5ª para 3ª arrebentasse correia dentada, ia ter carro parado em varias subidas...ja vi minha mãe errar de 4ª para 2ª na L200 e nenhuma correia saiu voando, nem dente pulou!!!
E como a ECU registra troca de marcha errada? Existe no cambio sensor para identificar cada marcha engatada?
Quanto ao material da correia, não é exclusividade da Amarok.

FUKETEIRO
21/04/2012, 09:57
[QUOTE=Thiago Pereira;1674386]Tentativa de justificar o injustificável...deu defeito assume e arruma, parabéns a VW nesse ponto, se fosse a Mit ainda dava um jeito de apresentar a conta pro proprietário.
Colocar a culpa no usuário é sacanagem, se toda troca de marcha errada de 5ª para 3ª arrebentasse correia dentada, ia ter carro parado em varias subidas...ja vi minha mãe errar de 4ª para 2ª na L200 e nenhuma correia saiu voando, nem dente pulou!!!
E como a ECU registra troca de marcha errada? Existe no cambio sensor para identificar cada marcha engatada?
Quanto ao material da correia, não é exclusividade da Amarok.[/QUOTE
Olá, ela tem indicador de marcha no painel...abraço.

Thiago Pereira
21/04/2012, 10:07

Legal!
Curiosidade minha, vc sabe como funciona? Existe no cambio um sensor para cada marcha?

leobnaval
21/04/2012, 13:48

Entre ela ter um indicador de marcha no painel e gravar estas informações na ECU existe uma grande diferença, pois não significa nada ter indicador de marcha no painel e ter os dados gravados na ECU.
Até onde eu sei o que algumas ECU`s conseguem gravar são falhas, inclusive de sobre-giro do motor, quando o motorista erra uma marcha ou usa freio-motor inadequadamente em que sai da faixa de rotação apropriada do motor, isso sim algumas ECU`s gravam e ficam disponiveis algumas últimas rotações que o motor atingiu, mas somente isso a RPM que o motor atingiu, não coseguem saber em que marcha o veículo estava.

[]s

Daniel.Shimomoto
21/04/2012, 13:55
motor hilux tailandia:

O visual a Hilux 2012 lembra bastante o Corolla, especialmente os faróis. Para aquela região, o destaque – além do estilo (http://www.4x4brasil.com.br/forum/#) – é o novo motor diesel 3.2 D4-D com 190 cv.

Se proceder a informação...Olha seo: Outro fabricante que preferiu o aumento de cilindrada e um aumento bem discreto de potencia ao invés de exigir em demasia de um motor de pequena capacidade.

Abracos!

Marcelo L. C. Jr.
21/04/2012, 14:21
Entre ela ter um indicador de marcha no painel e gravar estas informações na ECU existe uma grande diferença, pois não significa nada ter indicador de marcha no painel e ter os dados gravados na ECU.
Até onde eu sei o que algumas ECU`s conseguem gravar são falhas, inclusive de sobre-giro do motor, quando o motorista erra uma marcha ou usa freio-motor inadequadamente em que sai da faixa de rotação apropriada do motor, isso sim algumas ECU`s gravam e ficam disponiveis algumas últimas rotações que o motor atingiu, mas somente isso a RPM que o motor atingiu, não coseguem saber em que marcha o veículo estava.

[]s

Leo,
Nao manjo nada de ECU, mas pra um bom leitor de informações, não precisa de indicação de marcha,

Acelerador na posição X, RPM Y Velocidade Z
Ai momentos depois,
Acelerador X, RPM 3Y e Velocidade Z, não precisa ser MAGO pra entender que o cara enfiou a marcha errada.

Galera vem falar mal, que isso não existe pq acha que todo mundo dirige meticulosamente e cuidando da vtr como nós aqui dirgimos, mas põe esses carros na mão de pião, aonde o carro não é deles... ish.... Num duvido do que o fuketeiro falou não.

Pra vcs terem ideia, ontem fui deixar o fit da minha mãe pra revisão de 50.000 km
Tinha um fit com 3mil KM para a troca de embreagem... Sabe o que o que rolou? A Filha da madame tentou tirar o carro da garagem ( uma rampa) de terceira, achando que era a primeira... Tem mto nó cego por aí...

Mas é como alguem falou ai mais cedo, ( não lembro o nome) defeito dá, o bom foi que foi tomada as precauçaoes e as medidas corretivas.

O Fuketeiro é uma ótima fonte pra gente, tem a maior boa vontade de responder tudo pra gente, mas é a volks que paga o salário dele, então temos que dar uma relevada no que ele fala! huahuahuahuahuauha Sem ressentimentos hein fuketeiro? hahahah

Abraços!
Marcelo

Marcelo L. C. Jr.
21/04/2012, 14:24
Se proceder a informação...Olha seo: Outro fabricante que preferiu o aumento de cilindrada e um aumento bem discreto de potencia ao invés de exigir em demasia de um motor de pequena capacidade.

Abracos!

Daniel, vc pode definir " EXIGIR em DEMASIA"?? Por que isso pra mim é uma questão de interpretação e ou ponto de vista (como vc preferir)...

Se pra vc 180cv em um motor 2 litros é exigir em demasia pra mim 3.2 com 190 cv é subdimensionamento... ;-)

leobnaval
21/04/2012, 14:38
Leo,
Nao manjo nada de ECU, mas pra um bom leitor de informações, não precisa de indicação de marcha,

Acelerador na posição X, RPM Y Velocidade Z
Ai momentos depois,
Acelerador X, RPM 3Y e Velocidade Z, não precisa ser MAGO pra entender que o cara enfiou a marcha errada.

Exatamente se a ECU gravar estes parâmetros durante a falha é facilmente encontrada a marcha no momento, mais pelo que li a ECU de uma montadora nacional não faz a gravação da velocidade, nem posição do pedal, ela só grava a falha da rotação que o motor atingiu. Para eles já é suficiente pois já configura erro de condução e não falha no produto ou montagem. Ou seja é importante saber a causa do defeito e com isso eles já conseguem, independente se o custo será do fabricante ou do usuário, aí já são outros 500....

[]s

Jera
21/04/2012, 14:54
Daniel, vc pode definir " EXIGIR em DEMASIA"?? Por que isso pra mim é uma questão de interpretação e ou ponto de vista (como vc preferir)...

Se pra vc 180cv em um motor 2 litros é exigir em demasia pra mim 3.2 com 190 cv é subdimensionamento... ;-)

marcelo, leia aqui um texto do nosso amigo daniel falando sobre isso. Fotos do mural | Facebook (http://www.facebook.com/photo.php?fbid=333569240036102&set=a.294263463966680.69523.294253360634357&type=1&theater)
se for assim, pq os motores de caminhoes grandes ou até mesmo as picapes americanas, que necessitam força, não usam motores de baixa cilindrada e alta potencia?!

[]s

ow....pra uma ECU gravar tantos dados assim, a todo momento, ela nao teria que ter uma memória de vários gigabytes??? ela tem isso?!?!?

NGDaniel
21/04/2012, 16:15
marcelo, leia aqui um texto do nosso amigo daniel falando sobre isso. Fotos do mural | Facebook (http://www.facebook.com/photo.php?fbid=333569240036102&set=a.294263463966680.69523.294253360634357&type=1&theater)
se for assim, pq os motores de caminhoes grandes ou até mesmo as picapes americanas, que necessitam força, não usam motores de baixa cilindrada e alta potencia?!

:palmas: muito bom o texto do Xará..

leocunhamg
21/04/2012, 16:38
Afundei o pe o tempo todo e me impressionou o tanto que ela é presa! Bem mais presa que as outras que já andei.

RenatoCoelho
21/04/2012, 18:24
Afundei o pe o tempo todo e me impressionou o tanto que ela é presa! Bem mais presa que as outras que já andei.
Compra uma Dodge Ram e coloca BullY dog que correspondera as suas expectativas.

Daniel.Shimomoto
21/04/2012, 20:42

Marcelo;

Desculpe mas nem discordar eu irei. Irei CONTESTÁ-LO. Procuro ver a coisa pelo angulo dos FATOS e não de maneira subjetiva. E demonstrarei abaixo.

A coisa não é bem assim: Se você leu em algum lugar o que eu postei você entenderá: Precisamos partir de alguns pressupostos:

-> Nenhum motor diesel de alta rotação foi projetado para trabalhar em regime de potencia maxima 100% do tempo.

-> Nenhum motor diesel de alta rotação terá a mesma durabilidade de um de baixa rotação (esses sim projetados para trabalhar em "full power" por longos periodos).

-> Para controlar emissões: Ou o fabricante parte para redução de cilindrada ou o fabricante mantem cilindrada e reduz potencia ou o fabricante aumenta a cilindrada e mantém a potencia. Não tem nada de sub ou superdimensionamento. Existe FILOSOFIA de projeto.

O Amarok 180cv, gostem ou não tem potencia demais para cilindrada de menos. É um projeto novo, revolucionário cuja durabilidade só o tempo dirá. Mas enquanto a maioria dos motores diesel trabalha com 60cv/L o Amarok está com 90cv/L em Euro V!!!!!!!! É potencia demais até para motores de ciclo otto (cuja caracteristica é justamente a ignição por centelha mais lenta e controlada e trabalhar com rotações mais elevadas).

Qual vai ser a durabilidade disso eu não sei. Posso te garantir que vai ser uma durabilidade suficiente e projetada mas longe de ser a mesma de um motor mais "manso". Durará o suficiente estimado pela VW, mas não será a mesma coisa que um Sprint ou um NGD mais "mansos" pode ter certeza!

Goste ou não a INDUSTRIA trabalha com 60cv/L de potencia especifica no diesel. Hoje falamos em até 63cv/L como um limite de compromisso entre durabilidade, desempenho e potencia disponivel em baixas rotações. É o que a atual tecnologia permite nos motores HSD tradicionais. ALguns fabricantes, indo para o lado do downsize vão mais além:Nissan = 76cv/L, Mit européia=71,2cv/L são bons exemplos de aumento da potencia especifica.

É importantissimo notar que em DIESEL, diminuição de cilindrada não significa diminuição de consumo. Uma Hilux ou uma Ranger 3.0diesel, eu garanto o que quiser, consome menos que um Amarok 2.0 de mesma potencia ou mesmo que uma Frontier SEL 2.5L mais potente. E significativamente menos que a L-200 Outdoor de menor potencia....

Eu honestamente prefiro motores um pouco maiores. Tem gente que prefere o contrário. Ai é questão de gosto!

Perambulante
21/04/2012, 21:37
Ótimo texto. Elucidativo. Lembro apenas, que independente da 'filosofia' adotada por esta ou aquela cia., para homologarem seus motores para o Proconve 7 GARANTIRAM 500.000 km de vida útil. Cada um faz a sua conclusão com relação a Amarok.

Marcelo;

Desculpe mas nem discordar eu irei. Irei CONTESTÁ-LO. Procuro ver a coisa pelo angulo dos FATOS e não de maneira subjetiva. E demonstrarei abaixo.

A coisa não é bem assim: Se você leu em algum lugar o que eu postei você entenderá: Precisamos partir de alguns pressupostos:

-> Nenhum motor diesel de alta rotação foi projetado para trabalhar em regime de potencia maxima 100% do tempo.

-> Nenhum motor diesel de alta rotação terá a mesma durabilidade de um de baixa rotação (esses sim projetados para trabalhar em "full power" por longos periodos).

-> Para controlar emissões: Ou o fabricante parte para redução de cilindrada ou o fabricante mantem cilindrada e reduz potencia ou o fabricante aumenta a cilindrada e mantém a potencia. Não tem nada de sub ou superdimensionamento. Existe FILOSOFIA de projeto.

O Amarok 180cv, gostem ou não tem potencia demais para cilindrada de menos. É um projeto novo, revolucionário cuja durabilidade só o tempo dirá. Mas enquanto a maioria dos motores diesel trabalha com 60cv/L o Amarok está com 90cv/L em Euro V!!!!!!!! É potencia demais até para motores de ciclo otto (cuja caracteristica é justamente a ignição por centelha mais lenta e controlada e trabalhar com rotações mais elevadas).

Qual vai ser a durabilidade disso eu não sei. Posso te garantir que vai ser uma durabilidade suficiente e projetada mas longe de ser a mesma de um motor mais "manso". Durará o suficiente estimado pela VW, mas não será a mesma coisa que um Sprint ou um NGD mais "mansos" pode ter certeza!

Goste ou não a INDUSTRIA trabalha com 60cv/L de potencia especifica no diesel. Hoje falamos em até 63cv/L como um limite de compromisso entre durabilidade, desempenho e potencia disponivel em baixas rotações. É o que a atual tecnologia permite nos motores HSD tradicionais. ALguns fabricantes, indo para o lado do downsize vão mais além:Nissan = 76cv/L, Mit européia=71,2cv/L são bons exemplos de aumento da potencia especifica.

É importantissimo notar que em DIESEL, diminuição de cilindrada não significa diminuição de consumo. Uma Hilux ou uma Ranger 3.0diesel, eu garanto o que quiser, consome menos que um Amarok 2.0 de mesma potencia ou mesmo que uma Frontier SEL 2.5L mais potente. E significativamente menos que a L-200 Outdoor de menor potencia....

Eu honestamente prefiro motores um pouco maiores. Tem gente que prefere o contrário. Ai é questão de gosto!

edival
21/04/2012, 22:07

Ola Boa noite.
tenho interesse em trocar minha Amarok High 2010/2011 por uma automatica. Como foi a negociacao para pegar a automatica? Entregou a sua na troca? Qual foi a volta? Se puder me mandar um mp. Obrigado

FUKETEIRO
21/04/2012, 22:36

[]s
Olá, ela grava até a hora, km, rotação, em que ocorreu, com todos os dados, ela tem rede can, tudo interligado, eletrônica embarcada, abraço.

FUKETEIRO
21/04/2012, 22:41
Compra uma Dodge Ram e coloca BullY dog que correspondera as suas expectativas.
Verdade, ali o sistema é bruto, rústico e sistemático....rsrsrs, 3,0km/l de diesel....kkkkk, abraço.

FUKETEIRO
21/04/2012, 22:43
Você tem certeza que andou numa Amarok Automática? devia estar com problema essa que vc andou.

FUKETEIRO
21/04/2012, 22:45
Legal!
Curiosidade minha, vc sabe como funciona? Existe no cambio um sensor para cada marcha?
Sim, interruptor multi-funcional eletrônico, igual dos Audi.

mariomofilho
21/04/2012, 22:45
Marcelo;

"É importantissimo notar que em DIESEL, diminuição de cilindrada não significa diminuição de consumo. Uma Hilux ou uma Ranger 3.0diesel, eu garanto o que quiser, consome menos que um Amarok 2.0 de mesma potencia ou mesmo que uma Frontier SEL 2.5L mais potente. E significativamente menos que a L-200 Outdoor de menor potencia..

Não garanta, que você vai perder, já possui Ranger 3.0, e a Amarok é mais econômica. A Ranger é econômica na estrada, no trânsito não. A Hilux 3.0 de um amigo, consome mais, quando usamos nas mesmas condições. E a Frontier nem se fala, relatos de amigos que tem, a média fica entre 7 a 9 Km/L.

Perambulante
21/04/2012, 23:05
O amigo leu que o Daniel se refere a mesma potência? Ranger e sua Amarok tem a mesma potência?

Não garanta, que você vai perder, já possui Ranger 3.0, e a Amarok é mais econômica. A Ranger é econômica na estrada, no trânsito não. A Hilux 3.0 de um amigo, consome mais, quando usamos nas mesmas condições. E a Frontier nem se fala, relatos de amigos que tem, a média fica entre 7 a 9 Km/L.

mariomofilho
21/04/2012, 23:08
O amigo leu que o Daniel se refere a mesma potência? Ranger e sua Amarok tem a mesma potência?

Mesma potência 163 cv.

Carolino
21/04/2012, 23:21
o defeito da AMAROK que ate agora achei e ser feita pela VW, empresa sem compromisso com o cliente ate agora comigo foi assim.

Depois de 3 meses exatos a tal caixa de reducao chegou pra troca, absurdo isso, 3 meses e brincadeira ne?

Ai a moca da garantia me ligou no inico da seman, falei que estava em viagem, e quando chegasse ia na ccs, ai ontem outra moca ligou, falando que a VW pede a peca defeituosa em 2 dias depois da nova chegar, ai soltei os cachorros nela, hora, eu posso esperar 3 meses, e a VW espera so 2 dias? Vai a merda uai.

Daniel.Shimomoto
22/04/2012, 00:20

Minha Ranger faz 14.5km/L na estrada (com diesel s50) e de 9 a 10km/L no transito DE SÃO PAULO.

Garanto e assino embaixo para quem quiser ver.

A Hilux pré 2008 (ou 2009) tinha um diferencial mais longo e era bem mais economica que as atuais.

E você mesmo confirmou que a Ranger é mais economica que a Amarok em circuito rodoviário. Detalhe: A Ranger tem aerodinamica infinitamente pior. Assim eu não preciso garantir nada. Um "Amarokeiro" já confirmou para mim!!!hehehehe...

Galera, tem que deixar o fanatismo de lado. Esse tópico tá coisa de fundamentalista mas ao invés de ser islamico, é de Amarokeiros, PQP!!!!

Em nenhum momento falei que Amarok é beberrona. Em nenhum momento falei que motor de Amarok explodira com 100 mil km. As pessoas distorcem em prol de um fanatismo sem tamanho!A gente tem que ter em mente que a VW trouxe um conceito inédito de picape em todos os sentidos, diferente daquilo que estamos acostumados a ver. Quer exemplos, vamos lá!

-> A eletronica embarcada de qulquer Amarok faz a picape mais completa do mercado parecer D-10. É show!

-> Uma picape com motor diesel de automóvel. Sim o Amarok tem motor diesel de automóvel, o motor 2.0 é usado em carros da VW no exteror (Audi TT, Golf Mk VI, Jetta, etc.) enquanto todos os demais concorrentes tem motores pesados para aplicações em picapes e SUV's e até pequenos comerciais. Vai dar certo? Não sei. A VW rarissimamente faz porcaria.

-> Cambio automatico 8 velocidades sem reduzida e tração 4x4 integral. Outra novidade! Vai dar certo em uso? Não sei. Duvido que os proprietários das primerias Amarok's A/T tenham enfiado ela na lama pra valer. Só o tempo dirá. Mas que o cambio é fora de série, isso é também.

Temos que ver que o Amarok (como vários produtos VW) vieram "rever conceitos". Eu não gostei da proposta do Amarok, do interior (achei-o fraco, de plastico rustico) nem do "powertrain" (não é do meu agrado, embora seja uma proposta). Mas é um conjunto e acho dificil a VW colocar o nome dela a premio por conta de besteiras.

Não sou fã do Amarok, não fez minha cabeça (já falei isso - meu negocio é picape com motor diesel fabricado por empresa independente, estilo caminhão) mas acho importante conhecer. Frequento o topico para ler as impressões gerais, as respostas do Fuketeiro, essas coisas. Mas temos que abandonar o fundamentalismo e achar que alguém que coloque uma ideia dissonante do estilo esteja contra.

Abracos!

gmilani
22/04/2012, 00:20
o defeito da AMAROK que ate agora achei e ser feita pela VW, empresa sem compromisso com o cliente ate agora comigo foi assim.

Depois de 3 meses exatos a tal caixa de reducao chegou pra troca, absurdo isso, 3 meses e brincadeira ne?

Ai a moca da garantia me ligou no inico da seman, falei que estava em viagem, e quando chegasse ia na ccs, ai ontem outra moca ligou, falando que a VW pede a peca defeituosa em 2 dias depois da nova chegar, ai soltei os cachorros nela, hora, eu posso esperar 3 meses, e a VW espera so 2 dias? Vai a merda uai.

aiaiaiia.... é a VW.... tive VW muito tempo, até que enchi da falta de respeito da marca, sempre fui tratado como lixo, paga-se muito, ofere pouco... estou com vontade de comprar uma amarok, masssssss por ser VW, estou com medo se a amarok fosse de outra marca, talves ja estaria na garagem de casa...

Daniel.Shimomoto
22/04/2012, 00:21
Mesma potência 163 cv.

Tua Ranger não devia estar bem amaciada....

E a Hilux pre 2008 é mais economica que as mais recentes.

Abracos!

mariomofilho
22/04/2012, 07:40
Minha Ranger faz 14.5km/L na estrada (com diesel s50) e de 9 a 10km/L no transito DE SÃO PAULO.

Garanto e assino embaixo para quem quiser ver.

A Hilux pré 2008 (ou 2009) tinha um diferencial mais longo e era bem mais economica que as atuais.

E você mesmo confirmou que a Ranger é mais economica que a Amarok em circuito rodoviário. Detalhe: A Ranger tem aerodinamica infinitamente pior. Assim eu não preciso garantir nada. Um "Amarokeiro" já confirmou para mim!!!hehehehe...

Galera, tem que deixar o fanatismo de lado. Esse tópico tá coisa de fundamentalista mas ao invés de ser islamico, é de Amarokeiros, PQP!!!!

Em nenhum momento falei que Amarok é beberrona. Em nenhum momento falei que motor de Amarok explodira com 100 mil km. As pessoas distorcem em prol de um fanatismo sem tamanho!A gente tem que ter em mente que a VW trouxe um conceito inédito de picape em todos os sentidos, diferente daquilo que estamos acostumados a ver. Quer exemplos, vamos lá!

-> A eletronica embarcada de qulquer Amarok faz a picape mais completa do mercado parecer D-10. É show!

-> Uma picape com motor diesel de automóvel. Sim o Amarok tem motor diesel de automóvel, o motor 2.0 é usado em carros da VW no exteror (Audi TT, Golf Mk VI, Jetta, etc.) enquanto todos os demais concorrentes tem motores pesados para aplicações em picapes e SUV's e até pequenos comerciais. Vai dar certo? Não sei. A VW rarissimamente faz porcaria.

-> Cambio automatico 8 velocidades sem reduzida e tração 4x4 integral. Outra novidade! Vai dar certo em uso? Não sei. Duvido que os proprietários das primerias Amarok's A/T tenham enfiado ela na lama pra valer. Só o tempo dirá. Mas que o cambio é fora de série, isso é também.

Temos que ver que o Amarok (como vários produtos VW) vieram "rever conceitos". Eu não gostei da proposta do Amarok, do interior (achei-o fraco, de plastico rustico) nem do "powertrain" (não é do meu agrado, embora seja uma proposta). Mas é um conjunto e acho dificil a VW colocar o nome dela a premio por conta de besteiras.

Não sou fã do Amarok, não fez minha cabeça (já falei isso - meu negocio é picape com motor diesel fabricado por empresa independente, estilo caminhão) mas acho importante conhecer. Frequento o topico para ler as impressões gerais, as respostas do Fuketeiro, essas coisas. Mas temos que abandonar o fundamentalismo e achar que alguém que coloque uma ideia dissonante do estilo esteja contra.

Abracos!

Calma Daniel, simplesmente comparei com outras sobre o consumo, na Ranger já cheguei a fazer até 15 KM/L em estrada, agora pisando em ovo, no trânsito de capital nunca fiz mais de 9 Km/L e no interior onde moro e vou pra fazenda, a Ranger nunca fez mais de 7 Km/L. Pisando em ovo, qualquer uma passa dos 13 Km/L na estrada, já fiz 15 km/L na Amarok.

Consumo pra mim ter que ser média geral, na Ranger nunca fiz mais de 10 Km/L, na Amarok consigo 11,5 a 12 Km/L de média geral.

Então Daniel, não sou Amarokeiro, nem fundamentalista como você disse. Não tenho apego por marcas, carro uso sem dó, enquanto estiver na garantia. Até agora não tenho o que reclamar da Amarok, se ela começar a dar dor de cabeça, não espero nem a garantia acabar, passo pra frente e relato aqui o que aconteceu.

Um abraço.

alevv
22/04/2012, 08:37
Olá, segunda feira vou verificar como faz essa mudança no painel, quanto a Portuguesa até no Jetta e Passat é assim e tem mais veículos que vem da Europa assim, e segundo o manual do Proprietário que ninguém lê precisa sim andar moderadamente nos primeiros 1500km, não é recomendado ir até o vermelho do tacômetro, nós fizemos isso desde a nossa primeira Amarok, a primeira depois dos 10.000km eu coloquei 205,0km/h no retão e dava 210,0km/h nas descidas, a Automática ja está com 3500km e já dá 200,0km/h no retão, abraço.

Obrigado pela resposta.
Vou aguardar sua resposta sobre a configuração do computador de bordo. Se conseguir mudar isso será muito bom.
Sobre o idioma, será possível uma atualização futura com portugues brasileiro?

Saberia dizer qual versão de mapa (teleatlas, navitec, etc) esta instalado no RNS-315?
Sera que tem como introduzir radares nesse GPS?

Ther
22/04/2012, 11:05
Eu tive 3 Ranger uma 2.8 e duas 3.0, as Ranger nunca fizerem a média q a Amarok faz.
E fazer 15km/l tb não acredito tem q andar a 80km/h só reta e não pode ter subida.
Quero saber tua média em geral no uso mesmo vc transportanto coisa na caçamba, atrasado para algum compromisso, anda e para no transito.
A Ranger minha era 7.5 na cidade eno max uns 10 na estrada, e está otimo fazendo isso.
A Amarok tb não faz coisa muito melhor q isso 8,5 cidade e estrada 12. isso é melhor mas nada q me diga nossa.
Mas ainda gosto mais do motor da ranger, apesar de muito mais barulhento ainda tenho saudades.

NGDaniel
22/04/2012, 11:16
A Ranger minha era 7.5 na cidade eno max uns 10 na estrada, e está otimo fazendo isso.

Concordo com a media na cidade, mas na estrada, para fazer 10 o cara tem que ser artista, ser MUUIIITTOO pé de chumbo ou ter muita tralha na caçamba.. e ainda tem o detalhe da aerodinamica pré-socrática..

A vantagem da Amarok é, de fato, na cidade.. assustei com a media que o pessoal faz por aqui, é muito boa.. agora, na estrada, são outros quinhentos..

mariomofilho
22/04/2012, 11:34
Eu tive 3 Ranger uma 2.8 e duas 3.0, as Ranger nunca fizerem a média q a Amarok faz.
E fazer 15km/l tb não acredito tem q andar a 80km/h só reta e não pode ter subida.
Quero saber tua média em geral no uso mesmo vc transportanto coisa na caçamba, atrasado para algum compromisso, anda e para no transito.
A Amarok tb não faz coisa muito melhor q isso 8,5 cidade e estrada 12. isso é melhor mas nada q me diga nossa.
Mas ainda gosto mais do motor da ranger, apesar de muito mais barulhento ainda tenho saudades.

Isso mesmo, a 80 Km/h, pisando em ovo mesmo pra conseguir fazer 15 Km/L e se tiver mais subidas que decidas não faz.

Chalbuque
22/04/2012, 12:13
Uma picape com motor diesel de automóvel. Sim o Amarok tem motor diesel de automóvel, o motor 2.0 é usado em carros da VW no exteror (Audi TT, Golf Mk VI, Jetta, etc.) enquanto todos os demais concorrentes tem motores pesados para aplicações em picapes e SUV's e até pequenos comerciais. Vai dar certo? Não sei. A VW rarissimamente faz porcaria.

Vou ter que me meter, mas só um pouquinho.......................a Actyon Sports usa motor do mercedes c200, 2.0 e, pra mim, tem um desempenho ótimo com o câmbio de 6 marchas.

Nunca fiz menos que 10,5km/l na estrada, mesmo viajando a 140-160 km/h.

Só pra contribuir no debate.

Gosto muito da Amarok, mas o que me desanima, além do atendimento da VW, é o acabamento de gol 1.0, a que tive oportunidade de andar tinha acabamento muito, mas muito vagabundo.

Sds

Rot's
22/04/2012, 12:16
Olhas as medias que consegui , todas com ar uso misto 60%asfalto , 30% terra 10% cidade , andando sem pisar em ovos , asfalto 120 a 140km: s-10 2008 10a10,5 , triton 2009at 7,3 a 7,8 , hilux 2010at 9,5 , amarok 10/11 10,8a 11,3 e a primeira tanqueada da amarok at 9,7 ! Eu mesmo dirigindo , ninguém "me disse" ou seja a amarok é mais econômica principalmente a manual , a at talvez melhore com o tempo , mas não sentei a bota pois estou esperando os 1500km recomendados pela fabrica! Ah tive uma ranger 2.5 mas era ruim , meu Cunha tem uma 2011 e fala que faz 10km/ l e gosta da viatura!

Isso mesmo, a 80 Km/h, pisando em ovo mesmo pra conseguir fazer 15 Km/L e se tiver mais subidas que decidas não faz.

Daniel.Shimomoto
22/04/2012, 13:17
Calma Daniel, simplesmente comparei com outras sobre o consumo, na Ranger já cheguei a fazer até 15 KM/L em estrada, agora pisando em ovo, no trânsito de capital nunca fiz mais de 9 Km/L e no interior onde moro e vou pra fazenda, a Ranger nunca fez mais de 7 Km/L. Pisando em ovo, qualquer uma passa dos 13 Km/L na estrada, já fiz 15 km/L na Amarok.

Consumo pra mim ter que ser média geral, na Ranger nunca fiz mais de 10 Km/L, na Amarok consigo 11,5 a 12 Km/L de média geral.

Então Daniel, não sou Amarokeiro, nem fundamentalista como você disse. Não tenho apego por marcas, carro uso sem dó, enquanto estiver na garantia. Até agora não tenho o que reclamar da Amarok, se ela começar a dar dor de cabeça, não espero nem a garantia acabar, passo pra frente e relato aqui o que aconteceu.

Um abraço.

Mario;

Minha média de 14,5km/L com a Ranger é na estrada. Castello Branco. Na maioria das estradas é 13km/L a 110km/h. Casquinha de ovo? Pode ser, não ando mais do que isso mesmo, até porque as estradas paulistas tem mais radar do que placas.

Na cidade de São Paulo, faço tranquilamente 9km/L. A PIOR média que fiz por lá foi 8,5km/L. Em Garça, onde moro faço 10km/L brincando.

Agora quando falei em Amarokeiros fundamentalistas, não me referi a você. Mas tem muita gente neste topico que se falar uma virgula dissonante de elogios, já chega com a tropa de choque. Acho chato isso. É contraproducente. Igual uma galera que existia antigamente nas Mitsubishis Sport/Outdoor que desmereciam proprietários desses veiculos com problemas de superaquecimento. Digo que essa galera acabou porque ate mesmo quem desacreditava no fenomeno passou por isso. O que adiantou? Nada! kilobytes e kilobytes perdidos em assuntos inuteis.

Abraços!

PS: Tua Amarok é mecanica ou A/T?

Marcelo L. C. Jr.
22/04/2012, 14:56
Marcelo;

Daniel,
antes de mais nada eu só tenho a agradecer todas as informações que eu recebo aqui no fórum, e o tempo que cada um dispende dividindo essas informações com a gente.

De maneira nenhuma, eu acho que vc está me CONTESTANDO, bem como eu não te contestei. Não tomei posição, não disse quem está certo ou quem está errado. Eu apenas olhei as coisas por um outro angulo ( faço isso o tempo inteiro na minha vida pessoal), com o objetivo de "think out of the box" pura e simplesmente.
Meus amigos me chamam de criador de polemica... rs ;-) Olha aí a galera de comentários que vieram depois de uma simples pergunta?

Durante anos os ianques, repetiram a frase, there's no replacement for displacement, e isso está mudando... Em motores a Gasolina, e na minha opinião, com o Diesel...

É como vc disse Daniel, é uma questão de gosto, ponto de vista... Tanto faz...
Eu sinto que vivo no futuro, tecnologias impensáveis ha anos atras, regras irrevogáveis de mecanica, sendo flexibilixadas por novos materiais, tecnologias.... etc... Então particularmente, eu continuo apostando minhas fichas no futuro, pq se as coisas não continuarem mudando, vai ser tudo chato pra ca****!!!

E eu aposto no downsizing. Ainda mais para aplicações leves como em pick ups e vans.
Toda vez andando com a Maroka, eu penso, PQP, essa merda tem um 2 litros debaixo do capô! E modestia a parte Daniel, a tecnologia, o alto rendimento e o futuro, me fascinam... Sou formado em ADM e pra mim fazer mais com menos é praticamente uma filofia de vida.
É como vc disse, questão de gosto.

E pra mim, Daniel, com todo seu argumento técnico e com todo respeito a vc, pra mim é subdimensionamento, eu ainda acredito que os japas e os americanos poderiam fazer MAIS,com menos. Mas aí eles tem que querer, investir em desenvolvimento e ir contra a quem tem medo do futuro.

Mas é com o tempo que vamos ver que fez a aposta certa. A mesma Ford, tem motores a gasolina que são hje exemplos de downsing, será mesmo que ela vai parar só nos motores a gasolina...? Vamos ver...

Grande Abraço!

Daniel.Shimomoto
22/04/2012, 16:07
(...)

Fala Marcelo!!!

Existe uma diferença interessante do ciclo otto para o ciclo diesel. O Ciclo diesel trabalha com mistura mais empobrecida e tem diferenças conceituais em relação ao ciclo otto. A começar pelo próprio conceito base: Enquanto o motor de ciclo otto é uma máquina térmica controlada pela vazão de ar, no ciclo diesel, quem controla é o fluxo de combustivel!

Para manter um nivel "x" de emissões, existe dois caminhos distintos: Você pode promover o downsize e manter a potencia maxima as custas de incremento de rotações e pressões de trabalho (Amarok, Nissan, Mit Triton estrangeira). Ou você pode manter a potencia de trabalho as custas de um leve aumento de cilindrada do motor, mantendo o mesmo nivel de potencia (o que você chama de "subsimensionamento" - que neste caso é proposital). Acho que o melhor exemplo que temos são os motores Euro III (o "divisor de águas" entre motores mecanicos e eletronicos).

Pegarei apenas um exemplo que pode ser extrapolado: Em Euro II, a MWM fabricava o motor 6.10 TCA de 6,5L com diversas calibragens de potencia que iam dos 180cv até os 240cv! Em Euro III, para atingir o limite de emissões mantendo a bomba injetora comum, a empresa teve que limitar o 6.10TCA a 170cv! Enauqnto isso a mesma MWM produzia motores eletronicos com 4,8L e 4 cilindros que em Euro III rendiam de 150 até 206cv (ainda que com curva de potencia e torque levemente desfavorável em relação ao 6.10).

AI entra a seguinte questão: Há subdimensionamento? Aparentemente existe mas nós (eu tb sou ADM) sabemos que subdimensionamento existe quando há capacidade ociosa inaproveitada. Nestes casos há uma "aparente" capacidade ociosa (a cilindrada versus potencia) mas o "gargalo" é o limite de emissões (esse sim no limite para a tecnologia empregada sistema de injeção e redução no escapamento). E porque amnter um Euro III de tamanha cilindrada? Custo e simplicidade de manutenção! Essa é a resposta correta.

Quer outro exemplo mas agora moderno? Os americanos tem a Ford 250 Powerstroke 6.7L e 400cv e a RAM Cummins 6.7L e 330cv. Alguém poderá dizer "a Cummins subdimensionou o motor da RAM". Será? Só que a RAM não usa catalizador com redução por meio de ARLA 32 (Uréia) e a Ford F-250 necessita. Garanto que se a Ford não empregasse o sistema SCR, o motor ficaria limitado aos seus 330cv por conta exatamente das emissões ser o fator limitante. Em outras palavras, a F-250 é mais potente e necessita de um baldinho de Arla na Caçamba enquanto a RAM, bem essa dai nao necessita de Arla.

Tudo é relativo. Não pode ter uma visão maniqueista. Gosto de tecnologia mas é preciso entender as vertentes da tecnologia. ELAS NAO SAO EXCLUDENTES!!!!!. Voce pode ter um motor trabalhando mais folgado e emitindo menos poluição ou outro trabalhando no limite emitindo a mesma coisa. Não é subdimensionamento. E linha de projeto. E elas não são excludentes pois atualmente atingem aos mesmos objetivos: Peso, consumo, vibração, ruido e principalmente EMISSOES!!!

Abraços!

leobnaval
22/04/2012, 17:22
Até que enfim discussões inteligentes neste tópico....rsrsrs

mariomofilho
22/04/2012, 17:57
Mario;

Minha média de 14,5km/L com a Ranger é na estrada. Castello Branco. Na maioria das estradas é 13km/L a 110km/h. Casquinha de ovo? Pode ser, não ando mais do que isso mesmo, até porque as estradas paulistas tem mais radar do que placas.

Na cidade de São Paulo, faço tranquilamente 9km/L. A PIOR média que fiz por lá foi 8,5km/L. Em Garça, onde moro faço 10km/L brincando.

Agora quando falei em Amarokeiros fundamentalistas, não me referi a você. Mas tem muita gente neste topico que se falar uma virgula dissonante de elogios, já chega com a tropa de choque. Acho chato isso. É contraproducente. Igual uma galera que existia antigamente nas Mitsubishis Sport/Outdoor que desmereciam proprietários desses veiculos com problemas de superaquecimento. Digo que essa galera acabou porque ate mesmo quem desacreditava no fenomeno passou por isso. O que adiantou? Nada! kilobytes e kilobytes perdidos em assuntos inuteis.

Abraços!

PS: Tua Amarok é mecanica ou A/T?

Mecânica. Um abraço.

Rot's
22/04/2012, 18:59
Marcelo e Daniel , eu tbm sou formado en Ad , mas acho que faltei de mais nas aulas , estas matérias eu não vi! Ahahah ! Caras vocês deveriam ter feito Direito!

Fala Marcelo!!!

Existe uma diferença interessante do ciclo otto para o ciclo diesel. O Ciclo diesel trabalha com mistura mais empobrecida e tem diferenças conceituais em relação ao ciclo otto. A começar pelo próprio conceito base: Enquanto o motor de ciclo otto é uma máquina térmica controlada pela vazão de ar, no ciclo diesel, quem controla é o fluxo de combustivel!

Para manter um nivel "x" de emissões, existe dois caminhos distintos: Você pode promover o downsize e manter a potencia maxima as custas de incremento de rotações e pressões de trabalho (Amarok, Nissan, Mit Triton estrangeira). Ou você pode manter a potencia de trabalho as custas de um leve aumento de cilindrada do motor, mantendo o mesmo nivel de potencia (o que você chama de "subsimensionamento" - que neste caso é proposital). Acho que o melhor exemplo que temos são os motores Euro III (o "divisor de águas" entre motores mecanicos e eletronicos).

Pegarei apenas um exemplo que pode ser extrapolado: Em Euro II, a MWM fabricava o motor 6.10 TCA de 6,5L com diversas calibragens de potencia que iam dos 180cv até os 240cv! Em Euro III, para atingir o limite de emissões mantendo a bomba injetora comum, a empresa teve que limitar o 6.10TCA a 170cv! Enauqnto isso a mesma MWM produzia motores eletronicos com 4,8L e 4 cilindros que em Euro III rendiam de 150 até 206cv (ainda que com curva de potencia e torque levemente desfavorável em relação ao 6.10).

AI entra a seguinte questão: Há subdimensionamento? Aparentemente existe mas nós (eu tb sou ADM) sabemos que subdimensionamento existe quando há capacidade ociosa inaproveitada. Nestes casos há uma "aparente" capacidade ociosa (a cilindrada versus potencia) mas o "gargalo" é o limite de emissões (esse sim no limite para a tecnologia empregada sistema de injeção e redução no escapamento). E porque amnter um Euro III de tamanha cilindrada? Custo e simplicidade de manutenção! Essa é a resposta correta.

Quer outro exemplo mas agora moderno? Os americanos tem a Ford 250 Powerstroke 6.7L e 400cv e a RAM Cummins 6.7L e 330cv. Alguém poderá dizer "a Cummins subdimensionou o motor da RAM". Será? Só que a RAM não usa catalizador com redução por meio de ARLA 32 (Uréia) e a Ford F-250 necessita. Garanto que se a Ford não empregasse o sistema SCR, o motor ficaria limitado aos seus 330cv por conta exatamente das emissões ser o fator limitante. Em outras palavras, a F-250 é mais potente e necessita de um baldinho de Arla na Caçamba enquanto a RAM, bem essa dai nao necessita de Arla.

Tudo é relativo. Não pode ter uma visão maniqueista. Gosto de tecnologia mas é preciso entender as vertentes da tecnologia. ELAS NAO SAO EXCLUDENTES!!!!!. Voce pode ter um motor trabalhando mais folgado e emitindo menos poluição ou outro trabalhando no limite emitindo a mesma coisa. Não é subdimensionamento. E linha de projeto. E elas não são excludentes pois atualmente atingem aos mesmos objetivos: Peso, consumo, vibração, ruido e principalmente EMISSOES!!!

Abraços!

Marcelo-HPE
23/04/2012, 11:39
O problema do mais com menos .é que algo sempre fica prejudicado .
O que acontece na pratica em motores pequenos é que eles demoram a encher . foi isso que notei no test drive da amarok mt quando coloquei a bicha no asfalto achei a bicha xôxa mesmo. o motor só acorda perto nos 3000rpm ,aí sim vc sente a pegada , abaixo disso o motor é amarrado. tem que ficar trocando de marcha assim que a rpm cai de 2500 , por isso um cambio de 6 marchas.
Aí vem os entendidos e dizem "pôxa mas a amarok com um 2.0 tem 40 kfg/m de torque e uma l200 triton com 3.2 tem 38kg/. "
Na pratica mais importante que a quantidade de torque que o motor possue é a velocidade com que esse torque aparece . ou seja a velocidade com que esse motor enche . na pratica um 3.0 ou um 3.2 enche muito mais rápido do que um 2.0 bombado .
L200 triton e hilux MT a 2000 rpm menos de 1/4 de aceleragem os já saem cavacando o chão quando arrancam . o motor enche na hora , infelizmente não foi isso que eu ví no diesel VW .
Abs.
Esperando a fúria dos apaixonados e sentimentais da Amarok .
heheheh

dojao campeao
23/04/2012, 12:09
Postado originalmente por FUKETEIRO http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/buttons/viewpost-right.png (http://www.4x4brasil.com.br/forum/picapes/57457-amarok-picape-media-da-vw-post1674362.html#post1674362) Olá, segunda feira vou verificar como faz essa mudança no painel, quanto a Portuguesa até no Jetta e Passat é assim e tem mais veículos que vem da Europa assim, e segundo o manual do Proprietário que ninguém lê precisa sim andar moderadamente nos primeiros 1500km, não é recomendado ir até o vermelho do tacômetro, nós fizemos isso desde a nossa primeira Amarok, a primeira depois dos 10.000km eu coloquei 205,0km/h no retão e dava 210,0km/h nas descidas, a Automática ja está com 3500km e já dá 200,0km/h no retão, abraço.

Mesmo que seja em descidas e não tem limitador de velocidade não? Essas marcas não vi em nenhuma das revistas especializadas que testaram a Amarok! Salvo se for o caso de velocímetro "otimista", como é na maioria das VTRs! Espero que apesar do "zelo profissional" do Fuketeiro, o que é compreensível, ele não descambe para Cascateiro!
Quanto a polêmica do consumo, é só consultar o teste comparativo da Quatro Rodas, no qual diga-se de passagem a Amarok foi considerada vencedora, para verificar que a Hilux (considerada última colocada) tem o desempenho muito parelho e é mais econômica, coisa de ajuste fino Toyota que se reflete em eficiência!

Imperador!
23/04/2012, 12:22
Essa discussão sobre o motor da Amarok, mais que uma questão de engenharia é mais uma questão pessoal mesmo. Portanto, nem adianta aprofundar muito a discussão.

Algumas coisas porém tem que ser ditas:
1) O motor "pequeno" da Amarok exigiu a utilização de um biturbo pelas razões que o Marcelo aí em cima falou. O turbo "de baixa" trabalha para dar pegada no motor em baixas rotações. O turbo "de alta" tenta dar a potência máxima em altas rotações sem sacrificar o desempenho em baixas rotações. A Amarok com toda certeza não teria o mesmo desempenho se usasse um turbo convencional ou mesmo uma TGV.

2) A Amarok indiscutivelmente veio para brigar sério no seguimento de picapes. Especialmente no Brasil em que as picapes são os verdadeiros carros de luxo (ainda mais que os sedãs de marcas importadas..) e são utilizados na cidade. 95% dos usuários da Amarok jamais vai exigir o máximo que ela pode entregar, a grande maioria jamais vai utilizar a tração nem colocar o carro seriamente à prova. Por essa razão é que a Amarok AWD sem reduzida vai ser um grande sucesso no mercado e a reduzida não fará grande falta para os consumidores, mesmo a VW garantindo que a reduzida não fará falta.

______
Parte da opinião pessoal: Ainda não andei na Amarok AT ainda. Mas a impressão que eu tive da manual, quando fiz o test drive, era que ela não devia nada pra minha Ranger. Andava tão bem quanto. Não tive sequer problema com a saída dela (que alguns falaram que ela era meio "pesada" pra sair). Naquele tempo eu ainda achava o design dela meio duvidoso, mas agora eu já aceito facilmente.

Eu acho que o escalonamento do câmbio da Amarok foi muito bem feito pela VW no manual de 6 marchas (esse AT de 8 deve ser melhor ainda...).

Quanto à questão do consumo, tenho que concordar com a opinião do Daniel alguns posts atrás. A Ranger na estrada a 110km/h tem consumo praticamente imbatível (talvez a única picape CD que dispute seja a S10 mecânica e a Amarok). Mas aqui não é a questão de quem é mais econômica, mas sim aplaudir o fato de que a Amarok é bastante econômica, tanto na cidade como na estrada, conceitos que a Nissan e a Mit tem que reaprender para suas picapes.

Tinha mais coisa pra dizer, mas acabei esquecendo :concordo:

RenatoCoelho
23/04/2012, 13:31
Novo Site da Amarok

Volkswagen Amarok - Agora com câmbio automático de 8 marchas. A força da inteligência. (http://www.amarok.vw.com.br/?utm_source=uol&utm_medium=display_click&utm_content=predicta_banner:vw__amarok:uol:uol__ho me_page:intervencao::54632:151:51:Video:&utm_campaign=vw__amarok:)

alevv
23/04/2012, 13:52
Obrigado pela resposta.
Vou aguardar sua resposta sobre a configuração do computador de bordo. Se conseguir mudar isso será muito bom.
Sobre o idioma, será possível uma atualização futura com portugues brasileiro?

Saberia dizer qual versão de mapa (teleatlas, navitec, etc) esta instalado no RNS-315?
Sera que tem como introduzir radares nesse GPS?

E ai amigo fuketeiro, já descobriu como mudar o computador de bordo de l/100 km para km/lt?

Rot's
23/04/2012, 14:14
[Puxa eu tbm estou esperando por isto , a minha manual 10/11 marcava km/l! Por favor qdo descobrir compartilhe conosco! Grato!

QUOTE=alevv;1675593]E ai amigo fuketeiro, já descobriu como mudar o computador de bordo de l/100 km para km/lt?[/QUOTE]

Daniel.Shimomoto
23/04/2012, 14:41
O problema do mais com menos .é que algo sempre fica prejudicado .
O que acontece na pratica em motores pequenos é que eles demoram a encher . foi isso que notei no test drive da amarok mt quando coloquei a bicha no asfalto achei a bicha xôxa mesmo. o motor só acorda perto nos 3000rpm ,aí sim vc sente a pegada , abaixo disso o motor é amarrado. tem que ficar trocando de marcha assim que a rpm cai de 2500 , por isso um cambio de 6 marchas.
Aí vem os entendidos e dizem "pôxa mas a amarok com um 2.0 tem 40 kfg/m de torque e uma l200 triton com 3.2 tem 38kg/. "
Na pratica mais importante que a quantidade de torque que o motor possue é a velocidade com que esse torque aparece . ou seja a velocidade com que esse motor enche . na pratica um 3.0 ou um 3.2 enche muito mais rápido do que um 2.0 bombado .
L200 triton e hilux MT a 2000 rpm menos de 1/4 de aceleragem os já saem cavacando o chão quando arrancam . o motor enche na hora , infelizmente não foi isso que eu ví no diesel VW .
Abs.
Esperando a fúria dos apaixonados e sentimentais da Amarok .
heheheh

Marcelo;

No topico da Ford, comentei justamente isso: Tem que tomar cuidado com o marketing porque o pessoal vende "torque" como se fosse algo absoluto e não é: O torque é um (importante) compontente para a analise do motor mas o que vale mesmo é a potencia disponivel.

Exemplo bobo mas válido: Existe um motor que tem 38,2m.kgf de torque a 1400rpms e esse motor tem mais torque que a Triton de 165cv, mais torque que a Triton "repotenciada" para 170cv e significativamente mais torque que a Hilux. Sabe que carro é esse? A Ranger 2.8 TGV! E nem por isso ela tem mais "força" e desempenho que as duas picapes acima citadas.

O que manda mais uma vez repito é a CURVA DE POTENCIA!!!! Claro que um torque elevado mostrará uma potencia maior se comparado com outro propulsor de torque inferior na mesma rotação. Mas o que manda é a POTENCIA!!!!!

Abraços!!!!

leobnaval
23/04/2012, 15:15
O que manda mais uma vez repito é a CURVA DE POTENCIA!!!! Claro que um torque elevado mostrará uma potencia maior se comparado com outro propulsor de torque inferior na mesma rotação. Mas o que manda é a POTENCIA!!!!!

Concerteza quanto quanto maior o torque disponível numa ampla faixa de rotação, melhor.
Pois a potência é o trabalho realizado num espaço de tempo e é o produto do torque pela velocidade angular do motor.

Outro ponto muitíssimo importante é a relação de transmissão e pneus, pois a força, a aceleração, a faixa de rotação que será utilizadas, o consumo, estes pontos sofrem grandes influências devido a esse quesito. Por isso da ranger ter um motor com ótimo torque, mais não ter o desempenho dessas camionetes mais modernas citadas em seu post, porém ela tem um bom consumo devido justamente a essa mesma transmissão que é considerada "longa".

Portanto nem sempre um ótimo motor se traduz num ótimo veiculo. O melhor veículo é o que tem o melhor conjunto...ou o que se tem na garagem rsrsrsrs

[]s

AlemãoRS
23/04/2012, 15:20
Dos fatores citados, adicionaria ainda a relação peso/potência.

leobnaval
23/04/2012, 15:29
Dos fatores citados, adicionaria ainda a relação peso/potência.
Das fatores acima citados falta inúmeros.............rsrsrsrs
Por isso o melhor comparativo ainda são os teste em pistas com instrumentação. E é claro para o consumidor final, nada melhor que o bom test drive para ele andar, conhecer e ver o veiculo atende as suas necessidades.

[]s

AlemãoRS
23/04/2012, 15:32
Das fatores acima citados falta inúmeros.............rsrsrsrs
Por isso o melhor comparativo ainda são os teste em pistas com instrumentação. E é claro para o consumidor final, nada melhor que o bom test drive para ele andar, conhecer e ver o veiculo atende as suas necessidades.

[]s

X2!
É incrivel a quantidade de gente que compra carro sem fazer test drive!

Imperador!
23/04/2012, 15:45
Concerteza quanto quanto maior o torque disponível numa ampla faixa de rotação, melhor.
Pois a potência é o trabalho realizado num espaço de tempo e é o produto do torque pela velocidade angular do motor.

Outro ponto muitíssimo importante é a relação de transmissão e pneus, pois a força, a aceleração, a faixa de rotação que será utilizadas, o consumo, estes pontos sofrem grandes influências devido a esse quesito. Por isso da ranger ter um motor com ótimo torque, mais não ter o desempenho dessas camionetes mais modernas citadas em seu post, porém ela tem um bom consumo devido justamente a essa mesma transmissão que é considerada "longa".

Portanto nem sempre um ótimo motor se traduz num ótimo veiculo. O melhor veículo é o que tem o melhor conjunto...ou o que se tem na garagem rsrsrsrs

[]s
Se me permite o adendo, a Ranger só não anda junto da Frontier.
Todas as outras a Ranger anda junto, só começa perder a partir dos 150km/h, provavelmente devido à relação muito longa somada com a péssima aerodinâmica dela.
Agora se colocar o pneu 265, aí a Ranger fica pra trás mais rápido mesmo, porque alonga ainda mais a relação...

alevv
23/04/2012, 15:50
Puxa eu tbm estou esperando por isto , a minha manual 10/11 marcava km/l! Por favor qdo descobrir compartilhe conosco! Grato!

E ai amigo fuketeiro, já descobriu como mudar o computador de bordo de l/100 km para km/lt?

Ok. Também estou aguardando.

leobnaval
23/04/2012, 15:59
Se me permite o adendo, a Ranger só não anda junto da Frontier.

Estava comparando o Ranger 2.8 com as camionetes novas, não que o desemepnho dela deixe a desejar, sendo a 2.8 de 135 cv, pelos dados de testes de 0 a 100 km/h ela ficaria um pouco atrás.
Para quem não é piloto ou não tentar ser um com uma camionete dessas o desempenho esta praticamente no mesmo nível das demais. E esperamos que a nova se destaque...

[]s

fillippo
23/04/2012, 17:38
FUKETEIRO
gostaria de saber se com tua experiência talvez possa me ajudar. Sou novo no fórum e adquiri uma AMAROK CS 122 cv. Semana passada, fui à uma empresa para instalar meu aparelho de DVD + CAMERA DE RÉ. Bem, o técnico tirou o aparelho original e recolocou pq não havia conseguido instalar por causa do tamanho. A lampada do Air Bag, porém ficou acesa. Ele insistiu que eu a deixasse lá para ele resolver, porém fiquei com medo, levei para css e lá passaram o rastreador e consertaram. Não voltei mais à loja de som. Hoje, porém, resolvi tentar em outra. O DVD e a Camera de Ré foram instalados, porém, lá está, novamente a lampada do air bag acesa. Gostaria de saber se é algo corriqueiro como uma falha elétrica do carro, ou se os instaladores fizeram algo de errado, pois, levei em duas lojas distintas, para 2 técnicos distintos, e o problema vou voltou a ocorrer. Gostaria saber também se a função do air bag pode estar desativada tb. obrigado mestre!!

Marcelo L. C. Jr.
23/04/2012, 18:21
Sabe o que é engraçado....?
Agente não pode defender a amarok não... rs

Mas toda hora vem um e fala, A Ranger isso, a Hilux isso, a L200 não sei o que lá... rs
Ai qdo agente fala das nossas viaturas, agente tá defendendo, estamos cegos... etc etc etc.... rs

pilotothiago
23/04/2012, 18:28
Sabe o que é engraçado....?
Agente não pode defender a amarok não... rs

Mas toda hora vem um e fala, A Ranger isso, a Hilux isso, a L200 não sei o que lá... rs
Ai qdo agente fala das nossas viaturas, agente tá defendendo, estamos cegos... etc etc etc.... rs

Mas Marcelo, eu sou meio neutro e nao gosto de ficar falando aqui neste topico da Amarok nao, so fico lendo, voce e alguns outros donos de Amarok, sao sensatos, em compensaçao tem alguns donos que parecem aqueles palestinos bomba do hammas, se falar alguma coisa da religiao muçulmana(Amarok) ja vem fuzilando e explodindo bombas para o lado...

Diogoqf
23/04/2012, 18:32
FUKETEIRO
gostaria de saber se com tua experiência talvez possa me ajudar. Sou novo no fórum e adquiri uma AMAROK CS 122 cv. Semana passada, fui à uma empresa para instalar meu aparelho de DVD + CAMERA DE RÉ. Bem, o técnico tirou o aparelho original e recolocou pq não havia conseguido instalar por causa do tamanho. A lampada do Air Bag, porém ficou acesa. Ele insistiu que eu a deixasse lá para ele resolver, porém fiquei com medo, levei para css e lá passaram o rastreador e consertaram. Não voltei mais à loja de som. Hoje, porém, resolvi tentar em outra. O DVD e a Camera de Ré foram instalados, porém, lá está, novamente a lampada do air bag acesa. Gostaria de saber se é algo corriqueiro como uma falha elétrica do carro, ou se os instaladores fizeram algo de errado, pois, levei em duas lojas distintas, para 2 técnicos distintos, e o problema vou voltou a ocorrer. Gostaria saber também se a função do air bag pode estar desativada tb. obrigado mestre!!

Cagada do instalador, provavelmente ele soltou o plug do botão e ai da erro mesmo, pra apagar só levando na concessionária.
Quando instalei a minha central o técnico retirou o botão do painel sem desplugar o fio, acho que se voce desplugar sem a chave na ignição também não da problema.
Abraço!

RenatoCoelho
23/04/2012, 18:56
FUKETEIRO

Basta Religar o som SEM ninguem sentado no banco do motorista, aconteceu o mesmo com a do meu irmao.Apaga na hora.

RenatoCoelho
23/04/2012, 19:00
Renato coelho
a minha e at 2012 e queria ver se da p ligar o sensor de estacionamento original no kit multimidia da m1,,,,
pois tenho esse kit q tirei da outra amarok manual q tinha ,,, mais ainda nao instalei nesta,,
alem do sensor sera q funciona tbem os controles do volante?
Os controles de som do volante e o ar climatronic NAO estao funcionando na central M1 pois mudaram o chicote do modelo 2012, mas assim que o tecnico da M1 der uma solucao para meu irmao eu posto aqui, o sensor de re com a camera funciona perfeitamente.

FUKETEIRO
23/04/2012, 21:52
FUKETEIRO
Olá, é que nas duas vezes que desmontaram removeram uma espécie de botão que tem aí perto do som para indicar que o Air bag do passageiro está ou não ligado, todo componente eletrônico nessa Pick-up está interligado via rede can, mexeu fica gravado na memória, pode ir na css para apagar a avaria e vc vai ver que vai indicar que o som foi desconectado...hehe, abraço.

Flavio Nilo
23/04/2012, 22:34
Postado originalmente por FUKETEIRO http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/buttons/viewpost-right.png (http://www.4x4brasil.com.br/forum/picapes/57457-amarok-picape-media-da-vw-post1674362.html#post1674362) Olá, segunda feira vou verificar como faz essa mudança no painel, quanto a Portuguesa até no Jetta e Passat é assim e tem mais veículos que vem da Europa assim, e segundo o manual do Proprietário que ninguém lê precisa sim andar moderadamente nos primeiros 1500km, não é recomendado ir até o vermelho do tacômetro, nós fizemos isso desde a nossa primeira Amarok, a primeira depois dos 10.000km eu coloquei 205,0km/h no retão e dava 210,0km/h nas descidas, a Automática ja está com 3500km e já dá 200,0km/h no retão, abraço.

Mesmo que seja em descidas e não tem limitador de velocidade não? Essas marcas não vi em nenhuma das revistas especializadas que testaram a Amarok! Salvo se for o caso de velocímetro "otimista", como é na maioria das VTRs! Espero que apesar do "zelo profissional" do Fuketeiro, o que é compreensível, ele não descambe para Cascateiro!
Quanto a polêmica do consumo, é só consultar o teste comparativo da Quatro Rodas, no qual diga-se de passagem a Amarok foi considerada vencedora, para verificar que a Hilux (considerada última colocada) tem o desempenho muito parelho e é mais econômica, coisa de ajuste fino Toyota que se reflete em eficiência!

Até que ele, o Cascateiro, quer dizer Fuketeiro, dá umas dicas boas. Mas aquela de fazer 18km/l com a Amarok, foi braba...
Fuketeiro, sem ressentimentos...
:euforico::euforico::euforico:

alevv
23/04/2012, 22:40
Olá, é que nas duas vezes que desmontaram removeram uma espécie de botão que tem aí perto do som para indicar que o Air bag do passageiro está ou não ligado, todo componente eletrônico nessa Pick-up está interligado via rede can, mexeu fica gravado na memória, pode ir na css para apagar a avaria e vc vai ver que vai indicar que o som foi desconectado...hehe, abraço.

Desculpe a insistência, mas conseguiu resolver a questão do computador de bordo?

JPBernardes
23/04/2012, 22:49
Acabei de comprar uma Amarok HighLine AT TDI 4Motion Branca com os opcionais: GPS integrado ao painel (Rádio RNS-315) . Santantonio Preto Fosco . Estribo Lateral e Controle de Estabilidade. Com desconto para Produtor Rural e um chorinho, levei ela por 130 mil com todos os opcionais, depois posto minhas impressões.

Jera
23/04/2012, 22:55
Acabei de comprar uma Amarok HighLine AT TDI 4Motion Branca com os opcionais: GPS integrado ao painel (Rádio RNS-315) . Santantonio Preto Fosco . Estribo Lateral e Controle de Estabilidade. Com desconto para Produtor Rural e um chorinho, levei ela por 130 mil com todos os opcionais, depois posto minhas impressões.

e o prazo de entrega??

JPBernardes
23/04/2012, 23:15
30 dias, como tava sem pressa encarei de boa!

Paulista VM
23/04/2012, 23:19
30 dias eh bom...
Quem tem muita pressa num pode escolher muito, e tem que levar a que estiver a pronta entrega..

JPBernardes
23/04/2012, 23:29
não sei na cidade de vcs, mas aqui tem mta amarok... arrisco a dizer que tem mais amarok que triton e quase o tanto de frotier levando o fato da amarok ter sido lançada 3 anos dps

SERGIO NC
23/04/2012, 23:57

Olá, você podia dizer desse preço que você conseguiu quanto foi o desconto de PR. Obrigado.

Paulista VM
24/04/2012, 00:57
não sei na cidade de vcs, mas aqui tem mta amarok... arrisco a dizer que tem mais amarok que triton e quase o tanto de frotier levando o fato da amarok ter sido lançada 3 anos dps

Já aqui não tem muita amarok não.. Frontier acho até que tem menos, mas o que tem de hilux, não tá no gibi.
Ta aparecendo muita Triton, de um ano pra ca...
E tem mais S-10 nova que amarok e frontier...

Jera
24/04/2012, 01:10
30 dias, como tava sem pressa encarei de boa!

esse é o problema.....palavra de vendedor.....

minha namorada comprou um fox por venda direta tb.....chegou ontem! só 53 dias de espera.....a promessa era de 20-25 dias.....isso pq é um fox, feito aqui e alto volume de produção!

pra amarok, o vendedor me disse que são 3 a 6 meses! tem gente aqui no forum que esperou 6 meses!!!

mas de qq forma, sorte aí no prazo de entrega! o preço, frente a concorrencia, até que foi bom!

Martinho1
24/04/2012, 10:41
Mas Marcelo, eu sou meio neutro e nao gosto de ficar falando aqui neste topico da Amarok nao, so fico lendo, voce e alguns outros donos de Amarok, sao sensatos, em compensaçao tem alguns donos que parecem aqueles palestinos bomba do hammas, se falar alguma coisa da religiao muçulmana(Amarok) ja vem fuzilando e explodindo bombas para o lado...

Estou na mesmo linha. Prefiro opinar mais nos assuntos técnicos. Assunto de carro já esta entrando na categora de religião e time de futebol; não se discute. Cada um tem sua preferência.

Martinho1
24/04/2012, 10:47

Valeu pela colocação Daniel.

Tenho um Siena Fire também e esta discussão me lembrou que o motorzinho Fire é bastante exigido. São quase 75 Cv com 1.0 sem turbo. Na troca de óleo este fds resolvi colocar óleo sintético por causa disto.

RenatoCoelho
24/04/2012, 10:59
Me lembro quando assistia a F1 em que o motor era 1.500 cc V6 Turbo e desenvolvia mais de 1.000 cv nos treinos isso sim era Downsize rsrsrs.

Martinho1
24/04/2012, 12:26
Me lembro quando assistia a F1 em que o motor era 1.500 cc V6 Turbo e desenvolvia mais de 1.000 cv nos treinos isso sim era Downsize rsrsrs.

Lembro desta época. Acho que dava quase 1500cv nos treinos, dando 1000cv por litro. Mas também tinha sempre uns motores explodindo nas corridas.

Imperador!
24/04/2012, 13:13
Posso estar falando besteira, mas acho que os motores de F1 tem pequena cilindrada porque alta cilindrada implica em maior peso do motor e, consequentemente, menor desempenho, gasto de pneus maior e maior esforço da suspensão do carro...

RenatoCoelho
24/04/2012, 13:16
Dei uma pesquisada o motor era 1.500 cc e 1400 ps feito SOMENTE para o treino pois nao aguentava mais que 5 voltas.
Eitaaaa. em 2014 a FIA esta no processo final de conclusao dos estudos mas é quase certo que sera um 4 cilindros Turbo.

Posso estar falando besteira, mas acho que os motores de F1 tem pequena cilindrada porque alta cilindrada implica em maior peso do motor e, consequentemente, menor desempenho, gasto de pneus maior e maior esforço da suspensão do carro...

Marcelo L. C. Jr.
24/04/2012, 13:21

Thiagão,
Concordo com vc, tem mta gente que não sabe ponderar...
Mas vc há de convir comigo, todo mundo defende suas escolhas, e nada mais chato que alguém malhando a sua escolha.
Mas sou da opnião que quem apela perde a razão...

Abraços!

Marcelo L. C. Jr.
24/04/2012, 13:51
Fala Marcelo!!!

Abraços!

Daniel San,
Mais uma vez obrigado pela aula.
Desculpe a demora em responder... Eu deixei aberto aqui e acabei fechando sem querer.

Sabe, eu não considero uma visão maniqueista. Sempre procuro ver os 2 lados de tudo.

Com base no que vc me falou, lhe pergunto. Sem Ironia, sem maldade, sem nada, puramente pessoal..

Vc realmente acha que estamos chegando então no limite dos motores diesel? Vai ser isso aí o resto da vida?
Eu já te respondo com a minha opnião... Eu acho que não.
Desde que o mundo é mundo, engenheiros, visionários, curiosos vem

Se o 2 litros da vw utilizado na amarok e SUPERDIMENSIONADO, e ele faz tudo bem, tem torque, tem potencia, atende indices de emissao ( na europa inclusive a Amarok AT tem a versão bluemotion, com start-stop que emite niveis razoaveis de co2) e é econimico, de certa maneira ele brinca com algumas das regras que vc comenta. Só sobra a durabilidade, ou ele vai abrir o bico rápido, ou ele estar fazendo mágica, correto? Ou como eu acho, é o início de uma nova era.

Vc já teve oportunidade de estudar os motores diesel usados pela audi nos últimos anos nas 24hs de Le Mans, Sebring e tal?
Eu acho que ali tem mta tecnologia de ponta que futuramente chegará aos diesels de produção ( se já não chegou). Mesmo que sejam aplicaçoes diferentes e tal, não seja de ser uma nova perspectiva sobre um assunto antigo né? ;-)

Grande abraço!

Sandro Herique
24/04/2012, 14:18
http://www.youtube.com/watch?v=onK3uEbP0NY

so nao reparem nas besteiras q ele fala... "acionando a reduzida", "ela por ser automatica, ela ja é 4x4!!!!"

Sandro Herique
24/04/2012, 14:21
http://www.youtube.com/watch?v=RHJEbm0wKL0&feature=relmfu

leobnaval
24/04/2012, 14:59
so nao reparem nas besteiras q ele fala... "acionando a reduzida", "ela por ser automatica, ela ja é 4x4!!!!"

Esse cara é o mestre dos magos hsuahsuashusa ele consegue acionar a reduzida inexistente na Amarok AT...
"Agora eu não preciso fazer mais nada só dirigir" hushsuhsua

"Se não está nos 45° está próximo"....tenha paciência vá ali num tá nem 20°.

Alguém avisa ele que a mais importante tecnologia, ele não usou: o cinto de segurança...

A VW precisa treinar melhor seus pessoal, e o cara ainda divulga na mídia parabéns para a Joauto tá sabendo legal...huashuashs

[]s

flavint
24/04/2012, 16:02

Esses dias fui na concessionaria aqui da cidade e estava conversando com um gerente. Ele falou algumas besteiras e dai falou q a amarok AT vinha com reduzida, falei pra ele q apostava com ele q nao tinha reduzida na amarok AT, ele jurava q vinha e tal.
Olha que ele eh um dos donos da concessionaria, acreditava q eles deviam ter um minimo de conhecimento dos produtos q eles vendem, nao da pra confiar nesse pessoal nao.

alevv
24/04/2012, 16:29
Falando nisso. Como se tem a confirmação de que uma Amarok possui controle de estabilidade? Na nota fiscal tem?

alexfrossard
24/04/2012, 17:08
Falando nisso. Como se tem a confirmação de que uma Amarok possui controle de estabilidade? Na nota fiscal tem?
Boa pergunta! Mas com certeza poderá ser identificado através de uma tecla e uma luz sinalizadora no painel. Agora, perguntar pro vendedor e ele não saber é f..... Isso porque o carro vale pra lá de 120K reais.

alevv
24/04/2012, 17:42
Não tem tecla e nada no painel que indique. Falo isso porque tenho uma.
O que aparece no painel e tem botão no console é o controle de tração.

JPBernardes
24/04/2012, 17:48
tem na nota fiscal sim ^^

alevv
24/04/2012, 17:51
Tem botão para desligar o controle de tração.
Controle de estabilidade não.

Diogoqf
24/04/2012, 18:54

Tem um botão com um carrinho escrito off, fica acima dos botões de bloqueio de diferencial traseiro e do controle de descida. Na Amarok MT esse botão é do lado direito e na AT do lado esquerdo.
343069

alevv
24/04/2012, 19:18
Tem um botão com um carrinho escrito off, fica acima dos botões de bloqueio de diferencial traseiro e do controle de descida. Na Amarok MT esse botão é do lado direito e na AT do lado esquerdo.
343069

Esse é o botão de controle de TRAÇÃO, ou ASR!!!

Estou falando do controle de ESTABILIDADE, ou ESP!!!

Bernardo Miranda
24/04/2012, 19:34
Esse é o botão de controle de TRAÇÃO, ou ASR!!!

Estou falando do controle de ESTABILIDADE, ou ESP!!!

Na minha esse é o botão do controle de estabilidade, pode conferir no manual. Na nota fiscal vem discriminado como 1AT. Pelo menos na minha foi assim.

alevv
24/04/2012, 20:14
Tem razão. Na verdade esse botão aciona as duas coisas, pelo que entendi. Na nota veio discriminando 1AT mesmo.
Valeu e desculpem pela confusão.

Alias, alguém conseguiu alterar o computador de bordo de L/100km para km/Lt?

Bernardo Miranda
24/04/2012, 21:12
Tem razão. Na verdade esse botão aciona as duas coisas, pelo que entendi. Na nota veio discriminando 1AT mesmo.
Valeu e desculpem pela confusão.

Alias, alguém conseguiu alterar o computador de bordo de L/100km para km/Lt?

Eu já tentei modificar de tudo quanto foi jeito, mas não consegui. Acredito que inexplicavelmente a VW padronizou assim a partir das 2012. Com o tempo a gente tem noção do que representa o valor apresentado e se acostuma.

Abraço!!

FUKETEIRO
24/04/2012, 21:27
343069
Olá, correto e vem descriminado na nota fiscal...abraço.

FUKETEIRO
24/04/2012, 21:29
Eu já tentei modificar de tudo quanto foi jeito, mas não consegui. Acredito que inexplicavelmente a VW padronizou assim a partir das 2012. Com o tempo a gente tem noção do que representa o valor apresentado e se acostuma.

Abraço!!
Olá, tentei fazer hoje, está bloqueado o acesso via VAS, vou ver com o pessoal da fábrica se tem como através de uma senha, abraço.

PABLO VASCONCELOS
24/04/2012, 22:43
não tem tecla e nada no painel que indique. Falo isso porque tenho uma.
O que aparece no painel e tem botão no console é o controle de tração.

quando tem o desenho de um carrinho escrito off é porque tem o esp,quando nao tem o esp onde é o carrinho vem escrito asr off que é o controle de traçao,na que tem o esp(o desenhoo do carrinho) ele trabalha junto com o controle de traçao,se vc desligar o esp estara desligando tambem o controle de traçao.na nota fiscal tambem vem.

pilotothiago
24/04/2012, 23:01
Pablo cade as fotos da Milona ??? Ja fez aniversario o envio..... kkkkkkk... Abraçao...

alevv
25/04/2012, 06:31
Olá, tentei fazer hoje, está bloqueado o acesso via VAS, vou ver com o pessoal da fábrica se tem como através de uma senha, abraço.

Se conseguir passa pra galera.

JoaoClaudio
25/04/2012, 09:40
Esses dias fui na concessionaria aqui da cidade e estava conversando com um gerente. Ele falou algumas besteiras e dai falou q a amarok AT vinha com reduzida, falei pra ele q apostava com ele q nao tinha reduzida na amarok AT, ele jurava q vinha e tal.
Olha que ele eh um dos donos da concessionaria, acreditava q eles deviam ter um minimo de conhecimento dos produtos q eles vendem, nao da pra confiar nesse pessoal nao.

É tudo igual...na MIT o gerente da oficina ficou brigando comigo que o cambio da Triton tinha 5 marchas, eram 4 + overdrive, eu disse que apostava a Triton com ele, ai ele ligou pra sei lá quem e confirmou que eram 5 marchas.... eu insisti se ele apostava não deram 30segundos ligou o cara de novo pra ele dizendo que eram 4 marchas mesmo....eiiitaaaaa....

Martinho1
25/04/2012, 10:57
É tudo igual...na MIT o gerente da oficina ficou brigando comigo que o cambio da Triton tinha 5 marchas, eram 4 + overdrive, eu disse que apostava a Triton com ele, ai ele ligou pra sei lá quem e confirmou que eram 5 marchas.... eu insisti se ele apostava não deram 30segundos ligou o cara de novo pra ele dizendo que eram 4 marchas mesmo....eiiitaaaaa....

E ai? Ganhou a caminhoneta?

otaviosoma
25/04/2012, 11:48
Bem apos 22 dias de espera a AMAROK do meu tio saiu da UTI eheh 20 dias esperando as pecas em 2 dias ela tava montada e testada, vamos ver mais quantos km ela ira suportar agora, rezar para que tenhao substituida as peca pelo lote sem defeitos.

Monteiro10
25/04/2012, 14:54
Bem apos 22 dias de espera a AMAROK do meu tio saiu da UTI eheh 20 dias esperando as pecas em 2 dias ela tava montada e testada, vamos ver mais quantos km ela ira suportar agora, rezar para que tenhao substituida as peca pelo lote sem defeitos.

Caro Otavio, Boa tarde.

Ql o problema que a viatura apresentou?

Abçs

Monteiro

RenatoCoelho
25/04/2012, 15:17
Caro Otavio, Boa tarde.

Ql o problema que a viatura apresentou?

Abçs

Monteiro

Amigo é só clicar no nome dele e ver post anterior-

Abs

flaviocoelho
25/04/2012, 16:34
Bom, pra quem se interessar em colocar uma Central Multimídia completa(TV, GPS, DVD, Camera de Ré, Blueetoth, Internet, etc) eu recomendo a da M1(Motor One). Comprei a minha e já até relatei aqui, porém não estavam funcionando os comandos do volante e informações do ar condicionado. Após muito diálogo entre as partes(eu, instalador e o vendedor), a CM está 100%. Funcionando tudo perfeitamente. Se alguém tiver alguma dúvida é só falar.
Abraços.

alevv
25/04/2012, 16:38
Quanto ao consumo, rodei os primeiros 500 km (automática) e abasteci, obtendo media de 11,6 km/l. Sendo que o percurso foi 90% estrada, a uma media de velocidade de 110 km/h.

Confesso que devido aos relatos que li aqui e que ouvi nas concessionárias, fiquei um pouco decepcionado.
Minha mecânica fazia media geral de 10,5 km/l, e nas mesmas condições acima também fazia 11,5 km/l.
Mas acredito que depois do motor totalmente amaciado deva melhorar.

Quem tem a versão automática, que media estão fazendo?

flaviocoelho
25/04/2012, 16:41
Alevv, a minha tá fazendo a mesma média.
Na cidade faz uns 8,5 a 9 Km/L. Rodovia 11 Km/L.

Sandro Herique
25/04/2012, 18:29
http://www.youtube.com/watch?v=IMbA7TROlc4

Sandro Herique
25/04/2012, 18:38
http://www.youtube.com/watch?v=EC1CBhJ7Eq8

Teste aqui da Revenda de Londrina mostrando mais um vantagem da amarok.. vc pode chegar antes dela nas descidas..

fillippo
25/04/2012, 19:05
Ao amigo FUKETEIRO e RENATO COELHO, e tb aos outros que ajudaram, consegui resolver na css o problema da lampada do air bag. Obrigado à todos pela atenção, bom resto de semana!!

NOTLE
25/04/2012, 20:32
Depois de muuuuuiiita espera........

Tá na mão ... mais um para o clube da AMAROK!! kkkkk

Peguei segunda e só consegui rodar cerca de 80 km na cidade. Show de bola!!! Sexta pego estrada.

1º Problema, não se acha Disel S-50 em Pinheiros/SP... hauhauhauhauhau

PS.: O Consumo, no CB, está em 8,5 km/l, transito de SP. Bem diferente da Triton kkkkkkkk

NOTLE
25/04/2012, 21:00
Bom, pra quem se interessar em colocar uma Central Multimídia completa(TV, GPS, DVD, Camera de Ré, Blueetoth, Internet, etc) eu recomendo a da M1(Motor One). Comprei a minha e já até relatei aqui, porém não estavam funcionando os comandos do volante e informações do ar condicionado. Após muito diálogo entre as partes(eu, instalador e o vendedor), a CM está 100%. Funcionando tudo perfeitamente. Se alguém tiver alguma dúvida é só falar.
Abraços.

Flávio,

Me manda as coordenadas do vendedor.

Abs,

alevv
25/04/2012, 21:08
Depois de muuuuuiiita espera........

Tá na mão ... mais um para o clube da AMAROK!! kkkkk

Peguei segunda e só consegui rodar cerca de 80 km na cidade. Show de bola!!! Sexta pego estrada.

1º Problema, não se acha Disel S-50 em Pinheiros... hauhauhauhauhau

PS.: O Consumo, no CB, está em 8,5 km/l, transito de SP. Bem diferente da Triton kkkkkkkk

Seu computador de bordo marca o consumo em km/l ou L/100 km?

NOTLE
25/04/2012, 21:17

L/100km !!!!!!!!

leobnaval
25/04/2012, 21:36
Comparar o consumo de um V6 3.5L ciclo otto com um motor diesel biturbo 2,0L é covardia, né...

flaviocoelho
25/04/2012, 22:57
Notle:
E-letrosom - (44) 9967-5063 / (44) 3522-2777
Wilson.
Qualquer coisa é só falar.
abraço!

FUKETEIRO
25/04/2012, 23:23
Olá, ja recebi o arquivo da Fábrica de como mudar para km/l amanhã vou converter o arquivo e fazer a alteração e falo...hehe, abraço.

Imperador!
25/04/2012, 23:51
Olá, ja recebi o arquivo da Fábrica de como mudar para km/l amanhã vou converter o arquivo e fazer a alteração e falo...hehe, abraço.

Que bom, já ia dizer pra galera se acostumar com a regra de 3...

alevv
26/04/2012, 06:38

Boa noticia. Tem jeito de mudar das nossas também?
Como funciona?

RenatoCoelho
26/04/2012, 08:57
Ao amigo FUKETEIRO e RENATO COELHO, e tb aos outros que ajudaram, consegui resolver na css o problema da lampada do air bag. Obrigado à todos pela atenção, bom resto de semana!!
Se for porque desligou o som tem que ir a concessionaria e eles resetam a memoria atraves de um cabo conectado a viatura, diferentemente do que me haviam informado que era so religar sem estar sentado no banco do motorista, meu irmao estava vendo esse cabo no ebay para comprar pois ele ja vem ate com cd para instalar no note, custa em torno de 50 reais.vai ate a agencia que em 5 minutos eles resetam.

JoaoClaudio
26/04/2012, 10:25
E ai? Ganhou a caminhoneta?

Vc acha que ele teve coragem de apostar?????? Arregou.

Isso pq ele tinha certeza absoluta que eram 5 marchas, 4 + overdrive....

Sandro Herique
26/04/2012, 10:49
http://www.youtube.com/watch?v=eMOmcv6pNZ0

Sandro Herique
26/04/2012, 10:51
http://www.youtube.com/watch?v=S1QaQRzn1Nw

Esta pista fica em Curitiba. Se alguem fizer o best drive compartilhe as impressões com a gente.

JoaoClaudio
26/04/2012, 10:58
Isso é excepcional e que eu me lembre as outras não têm:

Bloqueo de amarok - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=3NSNPTsGAy0&feature=related)

Adidario
26/04/2012, 13:14
Alguem ja colocou manometro de turbo na amarok.

FUKETEIRO
26/04/2012, 13:58
Pessoal tem como mudar o computador de bordo de L/100 para Km/H , ja testamos numa aqui, operação realizada com sucesso....hehe, detalhe: Só pode ser feito na Concessionária, abraço a todos.

flaviocoelho
26/04/2012, 14:13
Valeu FUKETEIRO! Vou levar na CSS e ver se conseguem mudar.
Abraço!

FUKETEIRO
26/04/2012, 14:15
Valeu FUKETEIRO! Vou levar na CSS e ver se conseguem mudar.
Abraço!
Se o Pessoal da css não tiver o arquivo do procedimento entra em contato comigo que eu passo por e-mail pra eles. Abraço.

Thiago Pereira
26/04/2012, 14:37
Hoje fiz um testdrive off-road com a Amarok, para quem conhece Atibaia brinquei um pouco no Puma.
Não vi nada de excepcional na Amarok, fiz tudo que já fiz com a L200 e Troller, ambos com pneu de All Terrain.
É claro que não entrei em atoleiros, apenas testei nas erosões e subidas bem íngremes, agora o que realmente faz falta é a reduzida, em termos minimizada pela eletrônica, por exemplo um dos morros que desci tem cerca de 45 graus de inclinação e é mandatório o uso do abs off-road, se colocar em Sport e primeira ela desembesta para baixo, diferente em um carro com reduzida que é so colocar primeira reduzida que desce do mesmo jeito que a Amarok com o freio off-road.
Já para subir o mesmo morro ela sofreu em termos de motor, giro lá em cima com atuação constante do controle de tração, lembrando que o bloqueio estava ativado, e cambio em S1. É possível sentir a atuação do controle de tração alem da luz acendendo no painel, não sei qto tempo ela aguenta sem superaquecer o óleo do cambio.
Nesse mesmo morro da para subir de primeira reduzida com o giro lá em baixo.

Até o momento das pkp atuais A/T considero a Amarok a melhor para ir ao shopping, conforto e segurança excelente, mas para quem precisa realmente de uma pkp para trabalho e situações off-road ela deixa a desejar.

flaviocoelho
26/04/2012, 14:43
Pronto! Resolvido... Km/L configurado.
Valeu pela dica, FUKETEIRO!

Marcelo-HPE
26/04/2012, 14:45
http://www.youtube.com/watch?v=S1QaQRzn1Nw

Esta pista fica em Curitiba. Se alguem fizer o best drive compartilhe as impressões com a gente.

Essa pista off-road aí até o meu gol power 1.6 G5 2011 anda tranquilo , pois é só uma estrada de chão batido, essas CCs não sabem nem o que off-road de verdade com atoleiros e facões .
botar a picape para correr numa estrada de chão batido é facil .
abs

Thiago Pereira
26/04/2012, 14:47
Pronto! Resolvido... Km/L configurado.
Valeu pela dica, FUKETEIRO!

Caraí....vc mora dentro da CCS? :-D
Teve custo? Vc teve q explicar como fazia ou eles ja sabiam o procedimento?

flaviocoelho
26/04/2012, 14:50
Caraí....vc mora dentro da CCS? :-D
Teve custo? Vc teve q explicar como fazia ou eles ja sabiam o procedimento?
Thiago, trabalho bem próximo da concessionária... :D
Não teve custo... só pedi pro cara alterar, ele plugou uma conector nela e pegou o note. Levou uns 3 minutinhos e tava pronto.
Abraço!

Thiago Pereira
26/04/2012, 14:52
Isso é excepcional e que eu me lembre as outras não têm:

Bloqueo de amarok - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=3NSNPTsGAy0&feature=related)

Nessa situação qlq 4X4 sairia, pois vc não fez o X, o bloqueio faz a diferença numa situação de X, onde uma roda de cada eixo fica sem tração.
Qlq 4X4 integral se não bloquear o diferencial central ele fica mesmo nessa situação, exemplo Defender, Niva, Amarok A/T.

alevv
26/04/2012, 14:55
Se o Pessoal da css não tiver o arquivo do procedimento entra em contato comigo que eu passo por e-mail pra eles. Abraço.

Meu também quero.
Como entro em contato com você?

alevv
26/04/2012, 14:59
Thiago, trabalho bem próximo da concessionária... :D
Não teve custo... só pedi pro cara alterar, ele plugou uma conector nela e pegou o note. Levou uns 3 minutinhos e tava pronto.
Abraço!

Tem algum segredo?
Porque tem uns "ténicos" por aí que não manjam nada. Ou não tem boa vontade.
Poderia passar o caminho para eu explicar pro técnico da css.

Abraços,

flaviocoelho
26/04/2012, 15:23
Tem algum segredo?
Porque tem uns "ténicos" por aí que não manjam nada. Ou não tem boa vontade.
Poderia passar o caminho para eu explicar pro técnico da css.

Abraços,
Não, sem segredo.
Com o equipamento deles ele ligou lá na Amarok e foi até a parte de "Unidades"... ai alterou facil facil.
Sem crise.

RenatoCoelho
26/04/2012, 15:46
FUKETEIRO acabei de chegar da css atendimento nota 10, ele mudou pra KM/L em menos de 1 minuto.
Valeu pela dica.

jeffsbarreto
26/04/2012, 16:19
vou fazer a modificacao tbem p km/l

alevv
26/04/2012, 16:25
Não, sem segredo.
Com o equipamento deles ele ligou lá na Amarok e foi até a parte de "Unidades"... ai alterou facil facil.
Sem crise.

Valeu, obrigado.

FUKETEIRO
26/04/2012, 18:18
FUKETEIRO acabei de chegar da css atendimento nota 10, ele mudou pra KM/L em menos de 1 minuto.
Valeu pela dica.
Valew...hehe, qualquer coisa da um grito, abraço.

Jera
26/04/2012, 18:26
uma curiosidade........flavio e renato coelho, vcs são irmãos?!?!?

flaviocoelho
26/04/2012, 19:01
Jera, somos sim...

leobnaval
26/04/2012, 19:07
Nessa situação qlq 4X4 sairia, pois vc não fez o X, o bloqueio faz a diferença numa situação de X, onde uma roda de cada eixo fica sem tração.
Qlq 4X4 integral se não bloquear o diferencial central ele fica mesmo nessa situação, exemplo Defender, Niva, Amarok A/T.

Pois é tambem achei estranho ele falar que é excepcional, pois ali é só engatar a tração 4x4 ou bloquear o dif. central em um 4x4 que seja permanente e sair da situação. Pois o eixo diant. estava com 2 rodas em contato com o solo.

Thiago, sobre suas impressões sobre o test drive na Amarok AT, acredito que foi o mais preciso possivel, resumindo é uma ótima camionete para asfalto e consegue se virar no off-road. Mas a reduzida fez falta.

[]s

FUKETEIRO
26/04/2012, 21:38
Pois é tambem achei estranho ele falar que é excepcional, pois ali é só engatar a tração 4x4 ou bloquear o dif. central em um 4x4 que seja permanente e sair da situação. Pois o eixo diant. estava com 2 rodas em contato com o solo.

Thiago, sobre suas impressões sobre o test drive na Amarok AT, acredito que foi o mais preciso possivel, resumindo é uma ótima camionete para asfalto e consegue se virar no off-road. Mas a reduzida fez falta.

[]s
Olá, primeiro aquela Amarok do vídeo não é automática, porque na automática ela passa naquela situação em Drive normal sem acionar o modo Off Road, vem aqui na pista que eu mostro, mesmo na mecãnica entra em ação o controle de tração eo bloqueio eletrõnico do diferencial traseiro, para ficar patinando naquele situação estava com o contorle desligado, na automática a primeira marcha tem a relação de 7,07:1 e a relação dos diferenciais é de 4,1:1 , não esqueça que o principal ainda é a peça atras do volante, hehe, abraço.

Thiago Pereira
26/04/2012, 22:59
Olá, primeiro aquela Amarok do vídeo não é automática, porque na automática ela passa naquela situação em Drive normal sem acionar o modo Off Road, vem aqui na pista que eu mostro, mesmo na mecãnica entra em ação o controle de tração eo bloqueio eletrõnico do diferencial traseiro, para ficar patinando naquele situação estava com o contorle desligado, na automática a primeira marcha tem a relação de 7,07:1 e a relação dos diferenciais é de 4,1:1 , não esqueça que o principal ainda é a peça atras do volante, hehe, abraço.

Então me explica o que eu fiz de errado, modo off-road ligado, cambio em S1 e controle de tração tb ligado...ela subi, mas gritando, giro lá em cima, luz do controle de tração piscou varias vezes, e não adianta falar q enfiei o pé pq não fiz isso, tenho um pouco de noção, afinal são uns 10 anos pelo menos brincando com 4X4.

Quanto a relação de marchas novamente fiz uma busca (ja tinha postado as relações a um tempo atras) e novamente só consegui achar as relações abaixo e dessa vez direto do press release da ZF para o cambio 8HP.
Não sei de onde vc acha esse 7,07:1, pois eu não consigo encontrar em lugar algum, agradeço se compartilhar a fonte.
Gear ratios ZF 8HP

1
2
3
4
5
6
7
8
R

4.696
3.130
2.104
1.667
1.285
1.000
0.839
0.667
3.300

Outro detalhe é que já precisei em algumas situações da ré reduzida, como a Amarok se sai nessa situação?

FUKETEIRO
26/04/2012, 23:05
Então me explica o que eu fiz de errado, modo off-road ligado, cambio em S1 e controle de tração tb ligado...ela subi, mas gritando, giro lá em cima, luz do controle de tração piscou varias vezes, e não adianta falar q enfiei o pé pq não fiz isso, tenho um pouco de noção, afinal são uns 10 anos pelo menos brincando com 4X4.

Quanto a relação de marchas novamente fiz uma busca (ja tinha postado as relações a um tempo atras) e novamente só consegui achar as relações abaixo e dessa vez direto do press release da ZF para o cambio 8HP.
Não sei de onde vc acha esse 7,07:1, pois eu não consigo encontrar em lugar algum, agradeço se compartilhar a fonte.
Gear ratios ZF 8HP

1

2

3

4

5

6

7

8

R

4.696

3.130

2.104

1.667

1.285

1.000

0.839

0.667

3.300

Outro detalhe é que já precisei em algumas situações da ré reduzida, como a Amarok se sai nessa situação?
Essa relação de marcha que vc achou na net não é da Amarok, essa que passei é fornecida no treinamento da VW que é quem monta e vende a Amarok, quando vc pega lama e precisa acelerar vc experimenta desligar o controle de tração pra ver oque acontece...pergunta pro Pablo...hehe, abraço.

NOTLE
27/04/2012, 00:17
Comparar o consumo de um V6 3.5L ciclo otto com um motor diesel biturbo 2,0L é covardia, né...
Kkkkk, sei disso. Só pra perturbar!!!

NOTLE
27/04/2012, 00:18
Notle:
E-letrosom - (44) 9967-5063 (tel:(44) 9967-5063) / (44) 3522-2777 (tel:(44) 3522-2777)
Wilson.
Qualquer coisa é só falar.
abraço!
Valeu Flávio!!!

leobnaval
27/04/2012, 00:42
Olá, primeiro aquela Amarok do vídeo não é automática, porque na automática ela passa naquela situação em Drive normal sem acionar o modo Off Road

Fuketeiro em momento algum eu disse que se tratava de uma Amarok AT, disse que naquela situação o simples engate da tração 4x4 ou o bloqueio do dif. central num 4x4 permanente serião suficientes para sair daquela situação.

na automática a primeira marcha tem a relação de 7,07:1 e a relação dos diferenciais é de 4,1:1 , não esqueça que o principal ainda é a peça atras do volante, hehe
Então o que você me diz dessa ficha técnica da Amarok AT:
http://www.maxpressnet.com.br/e/vw/imagens/Ficha_Tecnica_Amarok_Automatica-29-03-12.pdf

Que confirma as relações de marchas postado pelo Thiago, e postadas a tempos atrás aqui neste tópico, até porque o câmbio é ZF. E a ZF não iria fazer diversas relações de engrenagens para o mesmo modelo de câmbio ainda mais ele contendo 8 marchas.

[]s

luizinhor
27/04/2012, 02:05
Olá, correto e vem descriminado na nota fiscal...abraço.

Bem isso que o Fuketeiro falou!

Vem descrito na nota fiscal.

E me parece, que o assistente de subida e o controle de descida somente com esse opcional.

Até agora 2500 rodados e to gostando muito do carro, estabilidade me surpreendendo. To gostando mais de tocar ela que meu Fusion 2.5!

luizinhor
27/04/2012, 02:07
Para quem quer colocar acessório!

Coloquei capota marítima flash-cover, protetor de caçamba, estribo plataforma bepo e trava tampa!

Saiu tudo 1590 reais na Av. Duque de Caxias em São Paulo.

Estribo tá em promoção, preço de 1200 por 770.

Capota da Flash-Cover é um modelo novo, com cantos arredondados e para abertura, basta rodar um pino, não precisa ficar puxando o cabo para destravar dos cantos

luizinhor
27/04/2012, 02:12
Consumo até o momento!

Primeiro média 10,58 km/l rodando ai 80% de estrada.
Segunda média 100% cidade, 9,5 km/l!

Vamos encarar agora viagem até Foz do Iguaçu, 1100 km, tomare que não tenho problemas em encontrar o s50, já estou com relação de postos e vamos que vamos!

Notei um barulho quando se passava em lombada, conclui ser os feixes de molas traseiros.

Fiz a devida limpeza, e apliquei uma borracha auto-adesiva (a mesma que se coloca entra a capota maritima e a caçamba). Barulho de tec, tec quando se passava na lombada sumiu por completo!

FUKETEIRO
27/04/2012, 08:07
Fuketeiro em momento algum eu disse que se tratava de uma Amarok AT, disse que naquela situação o simples engate da tração 4x4 ou o bloqueio do dif. central num 4x4 permanente serião suficientes para sair daquela situação.

Então o que você me diz dessa ficha técnica da Amarok AT:
http://www.maxpressnet.com.br/e/vw/imagens/Ficha_Tecnica_Amarok_Automatica-29-03-12.pdf

Que confirma as relações de marchas postado pelo Thiago, e postadas a tempos atrás aqui neste tópico, até porque o câmbio é ZF. E a ZF não iria fazer diversas relações de engrenagens para o mesmo modelo de câmbio ainda mais ele contendo 8 marchas.

[]s
Leo, aquela Amarok do vídeo é 4X2, olha as rodas, o prefixo da caixa automática é 0CM, a relação de marchas é exclusiva para Amarok, assim como o fluído da transmissão, eu acredito no que a VW passa no Treinamento para nós, abraço.

Thiago Pereira
27/04/2012, 08:18
Essa relação de marcha que vc achou na net não é da Amarok, essa que passei é fornecida no treinamento da VW que é quem monta e vende a Amarok, quando vc pega lama e precisa acelerar vc experimenta desligar o controle de tração pra ver oque acontece...pergunta pro Pablo...hehe, abraço.

Essa relação é a do cambio 8HP da ZF que fabrica o componente e vende para a VW que equipa a Amarok, logo???
Em todos os fóruns sobre a Amarok (Austrália, Alemanha, Ásia) e fichas técnicas que encontrei é essa a relação, não existe nenhuma citação dessa relação que vc postou.
Acredito que deva existir uma ficha técnica oficial e detalhada da Amarok, seria interessante que postasse para a gente.
E vejo que o treinamento da VW é bem padronizado, já que para o vendedor que me atendeu instruíram que o controle de tração deve ser mantido ligado em situações como eu testei, já para vc disseram que deve ser desligado.
Estranho o fato de que o controlemos tração desligado melhora a Amarok subir um morro que uma das dificuldades é justamente a falta de tração, nos Land Rovers o controle de tração ajuda demais nessas situações.

No resumo fica a dica para o pessoal que tem Amarok, qdo precisarem de mais tração desliguem o controle de tração. :parede:

A. Neto
27/04/2012, 08:27
Essa relação é a do cambio 8HP da ZF que fabrica o componente e vende para a VW que equipa a Amarok, logo???
Em todos os fóruns sobre a Amarok (Austrália, Alemanha, Ásia) e fichas técnicas que encontrei é essa a relação, não existe nenhuma citação dessa relação que vc postou.
Acredito que deva existir uma ficha técnica oficial e detalhada da Amarok, seria interessante que postasse para a gente.
E vejo que o treinamento da VW é bem padronizado, já que para o vendedor que me atendeu instruíram que o controle de tração deve ser mantido ligado em situações como eu testei, já para vc disseram que deve ser desligado.
Estranho o fato de que o controlemos tração desligado melhora a Amarok subir um morro que uma das dificuldades é justamente a falta de tração, nos Land Rovers o controle de tração ajuda demais nessas situações.

No resumo fica a dica para o pessoal que tem Amarok, qdo precisarem de mais tração desliguem o controle de tração. :parede:

Não sei quem interpretou mal, mas acho que ele falou de modo ironico para desligar o controle, ou seja se desligar com certeza não ira subir.

Thiago Pereira
27/04/2012, 08:37
Não sei quem interpretou mal, mas acho que ele falou de modo ironico para desligar o controle, ou seja se desligar com certeza não ira subir.

Realmente vc esta certo, li novamente e constatei a ironia, agora não entendo o que fiz de errado então ao subir o morro.

JoaoClaudio
27/04/2012, 08:44
Pois é tambem achei estranho ele falar que é excepcional, pois ali é só engatar a tração 4x4 ou bloquear o dif. central em um 4x4 que seja permanente e sair da situação. Pois o eixo diant. estava com 2 rodas em contato com o solo. Thiago, sobre suas impressões sobre o test drive na Amarok AT, acredito que foi o mais preciso possivel, resumindo é uma ótima camionete para asfalto e consegue se virar no off-road. Mas a reduzida fez falta.[]s

Eu imaginei que estava em "x" nessa situação, no inicio do video a roda que está no ar fica girando em falso e o carro nao sai do lugar, ai aciona o bloqueio e sai.

Um duvida, entre as picapes a Amarok não seria a unica a ter bloqueio 100% de diferencial? Eu acho que sim, por isso falei que era excepcional. Se não for só ela que tem estou errado de novo. Tb não tinha reparado que a Amarok é 4x2.

AlemãoRS
27/04/2012, 09:42

Thiago, tem certeza de que quando se coloca o Terrain Response da Land em MUD, ela não desliga o controle de tração? Se não me engano tem uma discussão sobre isso no tópico das Land e falam que ela desliga.

FUKETEIRO
27/04/2012, 10:00
Realmente vc esta certo, li novamente e constatei a ironia, agora não entendo o que fiz de errado então ao subir o morro.
Olá,, me desculpe se fui mal interpretado, quando vc coloca ela fora do asfalto vc já aciona o modo Off Road e alavanca em 'S' , se for plano e lama vc pode desligar o controle de tração e acelerar para os pneus cavarem o solo para achar terra firme, se vc deixar ligado o contorle de tração ela corta o giro do motor se acelerar demais para controlar o torque do motor, se for uma descida vc precisa estar em 'S' e modo Off Road para ter os recuros eletrônicos atuando e ela continuar em primeira marcha, subida forte e terra firme mesma coisa, subida forte e lama vc bloqueia o diferencial traseiro e se vc precisar de giro desliga o controle de tração, senão vc mantém a aceleração constante e deixa a inteligência eletrônica atuar, estamos com um vídeo quase pronto feito numa rampa escorregadia, só falta uma foto da rampa para anexar, assim que estiver pronto eu coloco aqui, espero ter ajudado, abraço.

RenatoCoelho
27/04/2012, 10:32
FUKETEIRO subi um morro de 45 graus com lama e cabeças de pedra no caminho, subi com o cambio na posicao D e se nao me engano acionei o Off Road, foi brincadeira de criança em nehum momento ela sofreu, sera que na posicao D igual eu subi tb nao da certo?

Thiago Pereira
27/04/2012, 11:11
Olá,, me desculpe se fui mal interpretado, quando vc coloca ela fora do asfalto vc já aciona o modo Off Road e alavanca em 'S' , se for plano e lama vc pode desligar o controle de tração e acelerar para os pneus cavarem o solo para achar terra firme, se vc deixar ligado o contorle de tração ela corta o giro do motor se acelerar demais para controlar o torque do motor, se for uma descida vc precisa estar em 'S' e modo Off Road para ter os recuros eletrônicos atuando e ela continuar em primeira marcha, subida forte e terra firme mesma coisa, subida forte e lama vc bloqueia o diferencial traseiro e se vc precisar de giro desliga o controle de tração, senão vc mantém a aceleração constante e deixa a inteligência eletrônica atuar, estamos com um vídeo quase pronto feito numa rampa escorregadia, só falta uma foto da rampa para anexar, assim que estiver pronto eu coloco aqui, espero ter ajudado, abraço.

Fuketeiro,

Fiz exatamente isso, e ela foi pedindo aceleração e subiu com o giro lá em cima...do mesmo jeito que um Samurai ou CJ sobe, com o giro lá em cima (nesses casos por ter motor fraco) e bem diferente de L200, Troller, Hilux, etc, todos equipados com reduzida e com motor potente..
Uma obs importante é que estou falando de um morro realmente a 45º, um morro dessa inclinação vc tem a nítida impressão que vai bater e não subir...so é possível começar e terminar a subida pq na entrada e saída o angulo é bem menor, senão bate os para-choques.

Pra finalizar, não há milagre, para quem precisa a reduzida faz falta sim...duvido ela aguentar horas de areia fofa de dunas ou outra situação que precisa de força, o óleo do cambio vai ferver...para todos os outros quesitos a Amarok A/T é superior (vamos aguardar a Ranger), ou seja, atende 99% dos que compram pkp hoje em dia...
Só acho errado afirmar o contrario e ludibriar alguem que realmente vai precisar dessas caracteristicas.

Edit: Mais uma obs: O morro que subi tem uns 30 metros nessa inclinação e comecei parado.
Nesse mesmo local já subi morro com inclinação próxima a essa de Idea Adventure, mas para fazer isso o morro não tinha nem 3 metros e embalei bastante, de praticamente sair do chão no topo da subida, ou seja, na porrada qlq carro sobe um morro, é só tem angulo de entrada e saída suficiente.

Thiago Pereira
27/04/2012, 11:17
Thiago, tem certeza de que quando se coloca o Terrain Response da Land em MUD, ela não desliga o controle de tração? Se não me engano tem uma discussão sobre isso no tópico das Land e falam que ela desliga.

Leonardo,

Não tenho certeza não...mas no mesmo local que comentei nos posts anteriores (Puma Atibaia) já vi Discovery 4 subindo os mesmos morros e vc consegue ver claramente as rodas dando umas travadas qdo perdem o atrito. Parece que giram uns 90º e travam, giram mais 90º e travam e vão nessa tocada até chegar no topo.
Pode ser que o procedimento/nomenclatura da Land para o sistema seja diferente, mas no meu entender esse é um controle de tração atuando.

FUKETEIRO
27/04/2012, 12:01
FUKETEIRO subi um morro de 45 graus com lama e cabeças de pedra no caminho, subi com o cambio na posicao D e se nao me engano acionei o Off Road, foi brincadeira de criança em nehum momento ela sofreu, sera que na posicao D igual eu subi tb nao da certo?
Renato, ela anda em 'D' também nessa condição, se vc colocar em 'S' ela praticamente não troca para segunda marcha, porque o sensor do ESP ta lendo que ela está numa rampa...hehe, abraço.

Costalonga
27/04/2012, 13:27
A minha Pajero desliga o controle de estabilidade quando coloco na Reduzida, mas se um pneu escorrega ela tira a tração dele e passa pra outro, ou seja, controle de tração funcionando.
E quando eu subo um morro em 4x2 ou 4x4 eu vejo as luzes piscar de onde está deslizando.

Abraços.

Atenciosamente,
André Costalonga.

FUKETEIRO
27/04/2012, 13:48
Fuketeiro,

Fiz exatamente isso, e ela foi pedindo aceleração e subiu com o giro lá em cima...do mesmo jeito que um Samurai ou CJ sobe, com o giro lá em cima (nesses casos por ter motor fraco) e bem diferente de L200, Troller, Hilux, etc, todos equipados com reduzida e com motor potente..
Uma obs importante é que estou falando de um morro realmente a 45º, um morro dessa inclinação vc tem a nítida impressão que vai bater e não subir...so é possível começar e terminar a subida pq na entrada e saída o angulo é bem menor, senão bate os para-choques.

Pra finalizar, não há milagre, para quem precisa a reduzida faz falta sim...duvido ela aguentar horas de areia fofa de dunas ou outra situação que precisa de força, o óleo do cambio vai ferver...para todos os outros quesitos a Amarok A/T é superior (vamos aguardar a Ranger), ou seja, atende 99% dos que compram pkp hoje em dia...
Só acho errado afirmar o contrario e ludibriar alguem que realmente vai precisar dessas caracteristicas.

Edit: Mais uma obs: O morro que subi tem uns 30 metros nessa inclinação e comecei parado.
Nesse mesmo local já subi morro com inclinação próxima a essa de Idea Adventure, mas para fazer isso o morro não tinha nem 3 metros e embalei bastante, de praticamente sair do chão no topo da subida, ou seja, na porrada qlq carro sobe um morro, é só tem angulo de entrada e saída suficiente.
Ola, o giro subiu porque ela estava em primeira marcha, o óleo não vai ferver porque ela tem embreagem anuladora do conversor de torque, fica mecânico, não tem deslizamento do conversor, vc reparou que ela tem um radiador de óleo na frente só para a transmissão? Tem até termostado no circuito para manter a temperatura estável...hehe, nós deixamos bem claro para o Cliente, se ela mora num local, ou uso específico para uso com reduzida, o modelo mecânico pode atender de uma forma melhor as necessidades...., abraço.

leobnaval
27/04/2012, 14:09
eu acredito no que a VW passa no Treinamento para nós, abraço.

Então aguardo a postagem de algum material técnico, seja disponibilizado pela VW nos treinamentos ou para divulgação na mídia da relação de marchas e do dif. da amarok AT.
Pois não é possivel eu só achar o material com divulgação de dados que segundo você estão "equivocados".

E mais uma novidade...a ZF já apresentou o câmbio automático ZF 9HP que conta com 9 marchas...

[]s

RenatoCoelho
27/04/2012, 14:47
So nao entendo tanto alarde quanto a relaçao de marchas da automatica, primeiramente porque todos que estao questionando isso, em topicos anteriores ja disseram ser imprescindivil a reduçao, como ja disse a camionete serve para vc? isso é o que tem que ser posto em pauta, questionar defeitos e qualidades, se nao serve e for so pra ficar arrumando picuinha acho desnecessario tal discussao. A minha ta aqui to feliz com ela ainda mais agora que passei de L/100 km para K/ LT e meu de boa esquece numeros de relaçao de marcha e se for fazer trilha ou puxar lancha subir o everest compra uma de outra marca que tenha reduzida controle de subida controle de nao sei o q e seja feliz. E que se fod· se a relacao de primeira é 4, tarara pra 1 se é 5 sei la. 99,9% nao ta nem um puco interessado nisso.Parece que as pessoas tem prazer em ficar atormentando o coitado do FUKETEIRO sendo que ate agora se mostrou util em ajudar os amigos foristas.

dojao campeao
27/04/2012, 15:06
Ola, o giro subiu porque ela estava em primeira marcha, o óleo não vai ferver porque ela tem embreagem anuladora do conversor de torque, fica mecânico, não tem deslizamento do conversor, vc reparou que ela tem um radiador de óleo na frente só para a transmissão? Tem até termostado no circuito para manter a temperatura estável...hehe, nós deixamos bem claro para o Cliente, se ela mora num local, ou uso específico para uso com reduzida, o modelo mecânico pode atender de uma forma melhor as necessidades...., abraço.

"Tá começando a clarear"!!!!!!!!!!!!

Thiago Pereira
27/04/2012, 15:12
Ola, o giro subiu porque ela estava em primeira marcha, o óleo não vai ferver porque ela tem embreagem anuladora do conversor de torque, fica mecânico, não tem deslizamento do converso

Sim Fuketeiro, mas numa conta rápida pelas relações de macha que eu tenho da Amarok em 1ª marcha com a rotação beirando os 4000 rpm (qdo estava subindo o morro) eu deveria estar a aproximadamente 33 km/h, mas estava MUITO abaixo disso.
Usando as relações que vc diz q a Amarok tem estaria beirando os 20 km/h e tb não estava nessa velocidade.
Como isso é possível com o conversor de torque travado? É obvio que ele estava "deslizando".

vc reparou que ela tem um radiador de óleo na frente só para a transmissão? Tem até termostado no circuito para manter a temperatura estável...

Quanto ao radiador e termostato para o cambio isso não é novidade alguma, das pkp A/T que conheço todas tem e a função do termostato é ativar as proteções em caso de superaquecimento (luz no painel, travar trocas de marcha ou limitação do motor) e não impedir que a temperatura aumente.

nós deixamos bem claro para o Cliente, se ela mora num local, ou uso específico para uso com reduzida, o modelo mecânico pode atender de uma forma melhor as necessidades....

:palmas: Pela primeira vez vc diz que a reduzida pode fazer falta para alguém.
É apenas esse o ponto que eu discordei de vc (e outros apaixonados) desde o começo.
De resto concordo em td a respeito da tecnologia embarcada na Amarok.

leobnaval
27/04/2012, 15:15
Saber a relação de marchas é justamente questionar as qualidade e defeitos. E por este mesmo motivo o tópico está aberto para isso...
Quanto ao câmbio AT de 8 marchas, eu acho indescutível a qualidade e performance que ele gera na Amarok. Porém gostaria e muito de saber de fontes confiáveis a relação de marchas dele. Pois foi uma escolha da VW não ter a reduzida neste modelo e sabendo a relação de marchas e dif. deste modelo, conseguiria até mesmo justificar se é necessário ou não ter a opção de redução. Simples assim...

Se você está contente com sua Amarok AT e ela te atende perfeitamente, ótimo isso demosntra que você escolheu um veículo correto para as suas necessidades.
Agora não é por isso que vou deixar de postar aqui. Apenas não leia meus post, pois acesso isso justamente para saber os pontos positivos e negativos de cada modelo.

o coitado do FUKETEIRO
Essa eu não entendi o que leva uma pessoa a ter o sentimento de dó por outro forista?
Se ele apenas discorda das informações postados, apenas peço a ele que me informe corretamente, com base em algum material da VW.

Fuketeiro me desculpe se te ofendi de alguma maneira, agora até eu estou com dó de você hsaushuashuahsuhsa

[]s

Thiago Pereira
27/04/2012, 15:31
So nao entendo tanto alarde quanto a relaçao de marchas da automatica, primeiramente porque todos que estao questionando isso, em topicos anteriores ja disseram ser imprescindivil a reduçao, como ja disse a camionete serve para vc? isso é o que tem que ser posto em pauta, questionar defeitos e qualidades, se nao serve e for so pra ficar arrumando picuinha acho desnecessario tal discussao. A minha ta aqui to feliz com ela ainda mais agora que passei de L/100 km para K/ LT e meu de boa esquece numeros de relaçao de marcha e se for fazer trilha ou puxar lancha subir o everest compra uma de outra marca que tenha reduzida controle de subida controle de nao sei o q e seja feliz. E que se fod· se a relacao de primeira é 4, tarara pra 1 se é 5 sei la. 99,9% nao ta nem um puco interessado nisso.Parece que as pessoas tem prazer em ficar atormentando o coitado do FUKETEIRO sendo que ate agora se mostrou util em ajudar os amigos foristas.

Campeão, se não te interessa é só não ler.

E se ofendi o Fuketeiro me desculpe essa não é minha intenção, ao meu ver a discussão está em alto nível.

Thiago Pereira
27/04/2012, 15:42
Isso são 45º ou até um pouco mais de inclinação.

Se não quiser ver tudo avance para 1:20 minuto.

http://www.youtube.com/watch?v=TKzCsIb8l4s&feature=player_detailpage#t=82 s

RenatoCoelho
27/04/2012, 15:47
Campeão, se não te interessa é só não ler.

E se ofendi o Fuketeiro me desculpe essa não é minha intenção, ao meu ver a discussão está em alto nível.

Campeao so nao entendo o seguinte se a relaçao for 4, nao sei q la por 1 ou se for 3, nao sei q la por um em ela nao serve pra vc pq ? so gostaria de entender o porque ja que parece ser um grande entendedor do assunto.

Thiago Pereira
27/04/2012, 16:09
Em nenhum momento disse que não me serve, na verdade pouquíssimas vezes a reduzida foi crucial e foi para desatolar alguém, se meu carro não tivesse largava o cara lá e pronto, apesar de me sentir mto mais seguro entrar reduzido em dunas e caminhos tortuosos.
O que acontece é que para alguns pode não servir, e ao entrar na VW todos afirmam que a milagrosa tecnologia da Amarok permite que ela faça tudo que uma pkp equipada com reduzida faria e isso não é verdade.

Gostaria muito de ser um grande entendedor, se fosse estaria do outro lado, projetando, tendo ideias e ganhando $$$ e não desse comprando e gastando com esses preços absurdos que nos enfiam goela abaixo e pagamos quietinhos, mas isso é motivo para outra discussão.
Apenas tenho curiosidades técnicas, gosto de saber como tudo funciona e ODEIO ser enganado.

Costalonga
27/04/2012, 18:06
Creio que eu como muitos tem dó de jogar um carro 0KM em qualquer valeta, certo?
Ai imagina você subindo um morro onde tenha muitas valetas grandes e que precisa de alto torque pra passar, ou você passa de estacão, dá aquele embalo e vem de vez.
Num carro 0Km você viria no embalo?
Creio que não né, e infelizmente nesse caso o uso da reduzida faz falta.

Só pra constar, a SW4 também tem tração permanente, e tem a reduzida pra usar na hora que quiser.

A Hilux AT 4 marchas já tem uma boa relação quando reduzida, agora com o cambio AT de 5 marchas deve ter ficado ainda mais reduzida nas primeiras marchas não?
Porque analisando o cambio da Full e da Triton as maiores diferenças são na 1ª e 2ª marchas, que no caso da Full é bem mais reduzida.

Abraços.

Atenciosamente,
André Costalonga.

JPBernardes
27/04/2012, 18:22
Só uma pergunta que pode resumir toda a discussão: A 1 marcha que a VW diz que pode ser usada no lugar da tração reduzida da manual e melhor que um carro sem reduzida ou é a mesma coisa? Se não for (pra melhor) essa primeira marcha pode pelo menos ter 70% de qualidade que uma marcha reduzida poderia ter?

Thiago Pereira
27/04/2012, 18:29
Só uma pergunta que pode resumir toda a discussão: A 1 marcha que a VW diz que pode ser usada no lugar da tração reduzida da manual e melhor que um carro sem reduzida ou é a mesma coisa? Se não for (pra melhor) essa primeira marcha pode pelo menos ter 70% de qualidade que uma marcha reduzida poderia ter?

De acordo com todas as fichas técnicas disponíveis na net e no site da ZF (fabricante do cambio da Amarok) a 1ª marcha é exatamente a mesma coisa.
Agora se tiver realmente a relação que o Fuketeiro diz, ai sim ela é melhor, não chega perto da 1ª reduzida das outras pkp, mas é melhor.

leobnaval
27/04/2012, 19:01
Depois ainda tem a rel. de diferencial que nas fichas que eu achei é mais longa na AT.

Beto da Dojja
27/04/2012, 21:54
Galera, preciso de vossa opiniao ... quem puder me ajudar agradeço.

tirei aquele catalisador que sai da boca do motor e vai descendo até o escapamento ... arranquei tudo ... e coloquei um cano direto nela .. acho que de 3 polegadas ... ficou bom o barulho da amarok ... acontece que quando fui andar na pista hoje com ela eu tava em 4 marcha (manual) a mais ou menos uns 140 km/h ... quando ela cortou e ascendeu uma luz no painel dela que ficou piscando na cor amarela ,,, a mesma luz que quando viramos a chave pra ligar ela, ela ascende e apaga em seguida. Andei mais um pouco só que em velocidade mais baixa e percebi que as turbinas pararam de encher ... parei, desliguei e esperei 5 minutos ... liguei e esta tudo normal novamente ... vi no manual algo sobre super aquecimento ... mas nao entendi pq pois sempre andei com ela assim com scap original, alguem tem algum comentario sobre o que pode ter havido e o que devo fazer para corrigir ???

A. Neto
27/04/2012, 22:09

tirei aquele catalisador que sai da boca do motor e vai descendo até o escapamento ... arranquei tudo ... e coloquei um cano direto nela .. acho que de 3 polegadas ... ficou bom o barulho da amarok ... acontece que quando fui andar na pista hoje com ela eu tava em 4 marcha (manual) a mais ou menos uns 140 km/h ... quando ela cortou e ascendeu uma luz no painel dela que ficou piscando na cor amarela ,,, a mesma luz que quando viramos a chave pra ligar ela, ela ascende e apaga em seguida. Andei mais um pouco só que em velocidade mais baixa e percebi que as turbinas pararam de encher ... parei, desliguei e esperei 5 minutos ... liguei e esta tudo normal novamente ... vi no manual algo sobre super aquecimento ... mas nao entendi pq pois sempre andei com ela assim com scap original, alguem tem algum comentario sobre o que pode ter havido e o que devo fazer para corrigir ???

Amigo teria como você gravar um video com o barulho dela? Porque tenho muita vontade de ouvir como fica o barulho, apesar de não ter coragem de fazer, estou tomando coragem para colocar pneu maior. Imagina fazer tudo isso hehe.

Jera
27/04/2012, 22:10
cara....essas picapes novas tem sensor em tudo qnt é canto.......com certeza sem o catalizador, tá dando uma leitura anormal para o carro, e isso deve fazer o motor entrar em "modo de segurança" (isso é oq acontece na ranger qnd tem algo errado, perde potencia).

dá uma pesquisada nos foruns americanos sobre o assunto, o pessoal de lá fazem isso nas picapes e dá certo.

Beto da Dojja
27/04/2012, 22:17
Neto, até posto cara ... mas primeiro queria resolver essa questao ... rsss ... abraço

Beto da Dojja
27/04/2012, 22:20
cara....essas picapes novas tem sensor em tudo qnt é canto.......com certeza sem o catalizador, tá dando uma leitura anormal para o carro, e isso deve fazer o motor entrar em "modo de segurança" (isso é oq acontece na ranger qnd tem algo errado, perde potencia).

dá uma pesquisada nos foruns americanos sobre o assunto, o pessoal de lá fazem isso nas picapes e dá certo.

Jera ... mas a luz amarela ... significa modo de seguranca e nao danificou nada, somente alertou ?... ou pode ter danificado algo?, pq cortou as turbinas ... apesar de depois ter voltado ao normal ....

FUKETEIRO
27/04/2012, 22:25

Olá, sua Amarok é automática? Se for vc pode se preparar para gastar uns R$ 15.000,00 para colocar essa peça nova, isso que vc arrancou fora é o filtro de partículas, vc não vai conseguir andar sem ele, abraço.

FUKETEIRO
27/04/2012, 22:29
Jera ... mas a luz amarela ... significa modo de seguranca e nao danificou nada, somente alertou ?... ou pode ter danificado algo?, pq cortou as turbinas ... apesar de depois ter voltado ao normal ....
Olá, a luz acendeu porque a ECU do motor perdeu todas as referências da leitura dos gases e pressão do escape, para não danificar o motor ela cortou o giro, fica o alerta, " O QUE É ORIGINAL NÃO SE DESORIGINALISA, POIS SE DESORIGINALISAR JAMAIS ORIGINAL SERÁ" agora tenta falar essa frase bem rápido.....hehe, abraço.

Beto da Dojja
27/04/2012, 22:32
Olá, sua Amarok é automática? Se for vc pode se preparar para gastar uns R$ 15.000,00 para colocar essa peça nova, isso que vc arrancou fora é o filtro de partículas, vc não vai conseguir andar sem ele, abraço.

fuketeiro ... a minha é manual .... e a peça original ta guardada ... e a caminhonete esta normal .... acredito que colocar o original denovo volte ao normal .... mas com barulho ela fica mais legal ... só fiquei com medo pq cortou a acelaracao

leobnaval
27/04/2012, 22:38
alguem tem algum comentario sobre o que pode ter havido e o que devo fazer para corrigir ???

1º grava uns vídeos do barulho hehehehe em diversas situações: marcha lenta, aceleração, retomada, etc.
2º volta todo o sistema de escape original

Pronto problema solucionado...

Se puder posta uma foto do sistema de escape que você tirou, e se tinha algum plugle ligado nele.

[]s

FUKETEIRO
27/04/2012, 22:40
fuketeiro ... a minha é manual .... e a peça original ta guardada ... e a caminhonete esta normal .... acredito que colocar o original denovo volte ao normal .... mas com barulho ela fica mais legal ... só fiquei com medo pq cortou a acelaracao
Olá, e o que vc fez com a sonda que estava instalada lá antes do catalizador? Como vc eliminou a contra pressão dos gases do escape, vc alterou todo o funcionamento da injeção, vai acender a luz de novo, vc também corre o risco de ter o motor avariado, abraço.

Beto da Dojja
27/04/2012, 22:49

Jera, voce tem algum link pra me passar dos foruns americanos???

valeu

A. Neto
27/04/2012, 22:59
1º grava uns vídeos do barulho hehehehe em diversas situações: marcha lenta, aceleração, retomada, etc.
2º volta todo o sistema de escape original

Pronto problema solucionado...

Se puder posta uma foto do sistema de escape que você tirou, e se tinha algum plugle ligado nele.

[]s

x1. Resolve seu problema e ainda mata minha curiosidade, que foi de ouvir uma amarok com um barulho mais bruto.

Sandro Herique
27/04/2012, 23:39
http://www.youtube.com/watch?v=tzbNc4ly404

JPBernardes
28/04/2012, 01:10
Relação de Marchas da Amarok de acordo com a Revista Car And Driver:

1ª 4,70 | 2ª 3,13 | 3ª | 4ª 1,67 | 5ª 1,29 | 6ª 1,00 | 7ª 0,84 | 8ª 0,67 | Rº 3,30

comparaando com as outras caminhonetes presentes no comparativo (frontier, hilux e s10) é a que tem as marchas mais bem escalonadas. E em relação a primeira marcha que seria a tal reduzida, só se o carro aplicar uma força extra nas rodas quando está nessa marcha, pois a relação dela não e muito maior do que para a S10, ja para as outras, a sim uma diferença maior...

FUKETEIRO
28/04/2012, 08:02
relação de marchas da amarok de acordo com a revista car and driver:

1ª 4,70 | 2ª 3,13 | 3ª | 4ª 1,67 | 5ª 1,29 | 6ª 1,00 | 7ª 0,84 | 8ª 0,67 | rº 3,30

comparaando com as outras caminhonetes presentes no comparativo (frontier, hilux e s10) é a que tem as marchas mais bem escalonadas. E em relação a primeira marcha que seria a tal reduzida, só se o carro aplicar uma força extra nas rodas quando está nessa marcha, pois a relação dela não e muito maior do que para a s10, ja para as outras, a sim uma diferença maior...
mistério....

Costalonga
28/04/2012, 10:42
http://www.youtube.com/watch?v=C-9HzJW2J3s&feature=fvst

Pra bom intendedor um pingo é letra!

Abraços.

Atenciosamente,
André Costalonga.

Marcelo L. C. Jr.
28/04/2012, 11:11
http://www.youtube.com/watch?v=C-9HzJW2J3s&feature=fvst

Pra bom intendedor um pingo é letra!

Abraços.

Atenciosamente,
André Costalonga.

Sou Burro pra C***** então...
Que tem a ver o C* com as Calças????

Costalonga
28/04/2012, 13:23
Estão falando que pra subir tal rampa, romper tal lugar precisa de controle de tração e mais uma sopa de letrinhas.

Ai me diz qual letrinha tem essa L200?
Pelo visto é um carro 2004~2006, com um motor de 121cv (parece ser GLS) e onde ela passou ai, provavelmente uma Amarok AT não passa, uma MT vai bem, se tiver mais altura de preferência.

Ou seja tecnologia ajuda até certo ponto e reduzida faz falta sim.

Abraços.

Atenciosamente,
André Costalonga.

Perambulante
28/04/2012, 14:45
Sem contar que a VW fez seu vídeo num ambiente meticulosamente preparado com esta finalidade.
Aliás, mostram mais descendo do que qualquer coisa, que no dito popular `ladeira abaixo todo santo ajuda´demonstra que a Amarok ficaria melhor sem este vídeo.
Para afastar qualquer controvérsia de quem não gostar da afirmação, convido a postar vídeos da Amarok fazendo o mesmo que as outras fazem - num ambiente real.
A propósito, não vale aquele da Argentina onde a Amarok atola e os hermanos culpam o piloto que é brasileiro.

Lucas Nassif
28/04/2012, 15:32
Ou seja tecnologia ajuda até certo ponto e reduzida faz falta sim.

Essa da VW de não usar reduzida tá igual a Agrale com o Marruá, ambas com o mesmo papo de que a 1a marcha "super reduzida" vai bem no offroad.

Balela pura, eu que o diga!

[]`s

leoomaior
28/04/2012, 16:27
Renato/Flavio Coelho, notle ou mais alguem q tenha adkirido amarok at...

R$ 136.500,00 em uma at branca, com esp, rodas 19" e radio gps + cortesia de capota... ta + ou - na media q vcs fecharam ou ta fora, pois me ofertaram hj...? so por curiosidade por kanto vcs fecharam?

esta ta com uns 3, 4% de desconto... pois nem taxa de financ. boa foi liberada... venda direta tb naum compensa na vw, comparado a carro no chão/estoque... kase na msm, fora a espera...

o vendedor tb me disse sobre seguro de três anos na faixa de R$ 10.000,00 e 6x direto com a vw...

fuketeiro sabe valores na sua css?

vlws.. flws.. abç...