Ver Versão Completa : Amarok - Picape média da VW
Alcotrim
20/11/2012, 19:42
Fala Fuketeiro,
obrigado pela indicação. Para eu entender bem, há como instalar o de plataforma nos locais destinados a eles? As CSS não têm um concenso sobre quais são os mais adequados para a Amakor, se ovais ou plataforma, assim como a Ranger utiliza os ovais e a S10 os plataforma. Tem alguma sugestão?
Valeu
Sem querer palpitar sem ser chamado, eu instalei o estribo plataforma da Keko na cor cinza e preto. Ficou ótimo . Acho o tubular esteticamente feio e manjado mas, ele protege a lateral do carro da porta do vizinho ja que ele fica um pouco pra fora. Coloquei o plataforma e colei um friso lateral na cor da pkp.
Alcotrim
20/11/2012, 20:30
Minha pkp esta com roda 18. Sofri um pouco nessa ultima viagem com as chuvas e o barro. Sem duvida tem que colocar o protetor do tanque e manha próxima amarok vai ter que ser com roda aro 19. O off road foi bem . Quando precisei do bloqueio do diferencial foi 10. Sofri em descida no barro liso e levei alguns sustos já que ela não para... O abs não deixa...
PABLO VASCONCELOS
20/11/2012, 21:28
Minha pkp esta com roda 18. Sofri um pouco nessa ultima viagem com as chuvas e o barro. Sem duvida tem que colocar o protetor do tanque e manha próxima amarok vai ter que ser com roda aro 19. O off road foi bem . Quando precisei do bloqueio do diferencial foi 10. Sofri em descida no barro liso e levei alguns sustos já que ela não para... O abs não deixa...
ixiiii,se vc se assustou no barro com o abs da amarok vc vai se assustar muito mais com qualquer outra camionete,o abs no barro é uma bosta,não para de jeito nenhum,o da amarok é um pouquinho melhor que as outras,faz uma boa diferença quando vc liga o off road,na amarok o susto é menor mais não deixa de existir.
Alcotrim
20/11/2012, 21:59
ixiiii,se vc se assustou no barro com o abs da amarok vc vai se assustar muito mais com qualquer outra camionete,o abs no barro é uma bosta,não para de jeito nenhum,o da amarok é um pouquinho melhor que as outras,faz uma boa diferença quando vc liga o off road,na amarok o susto é menor mais não deixa de existir.
A pkp é pesada e na hora de descer a ladeira no barro o off road(que estava ligado) e o abs não segura. Pra melhor talvez trocando pneu ou botando corrente mas aí , é covardia.
leobnaval
20/11/2012, 23:36
A pkp é pesada e na hora de descer a ladeira no barro o off road(que estava ligado) e o abs não segura. Pra melhor talvez trocando pneu ou botando corrente mas aí , é covardia.
O ABS no off-road só piora a frenagem, por isso da Amarok ter a função ABS off-road que deixa os pneus travarem melhorando a frenagem no off-road, porém para que isso ocorra tem que acionar a tecla off-road.
De qualquer modo nas descidas o melhor é descer engrenado na mecânica use a reduzida em 1ª ou 2ª (na AT use 1ª marcha no modo tiptronic) e/ou o HDC.
[]s
Nas 960 paginas deste excelente mas confuso forum não consegui achar as seguintes informações:
Tenho uma AMAROK AT high modelo que tem apenas tres teclas ao lado do cambio : ligar e desligar o ESP, bloquei do diferencial do eixo traseiro e a função off-road.
O manual da amarok é extremamente sucinto e confuso quanto as diversas combinações de uso. Mistura a transmissão manual com automatica e falta um bê a ba com exemplo de situações de uso e de combinações.
Vejam o caso de Costalonga e alcotrim eles não poderiam ter usado os freios ou não poderiam ter colocado as marchas em manual e selecionado a marcha 1 para descer mais "amarrado"? (Sei lá talvez até o tenham feito e não adiantou).
Li alguma coisa sobre uma subida pesada em drive que o correto era selecionar manual e subir em primeira para não "forçar" (esquentar) a caixa automática isso se aplica a amarok?
Seria uma grande contribuição, pelo menos para mim, ler a opinião de quem SABE USAR A AMAROK AUTOMÁTICA como e quando usar estas teclas. Gostaria de aprender com quem sabe e usa ou seja com vc´s e não com vendedor de ccs!
O ABS no off-road só piora a frenagem, por isso da Amarok ter a função ABS off-road que deixa os pneus travarem melhorando a frenagem no off-road, porém para que isso ocorra tem que acionar a tecla off-road.
De qualquer modo nas descidas o melhor é descer engrenado na mecânica use a reduzida em 1ª ou 2ª (na AT use 1ª marcha no modo tiptronic) e/ou o HDC.
[]s
Taí Leo ja ajudando com sua resposta!
FUKETEIRO
21/11/2012, 08:03
Nas 960 paginas deste excelente mas confuso forum não consegui achar as seguintes informações:
Tenho uma AMAROK AT high modelo que tem apenas tres teclas ao lado do cambio : ligar e desligar o ESP, bloquei do diferencial do eixo traseiro e a função off-road.
O manual da amarok é extremamente sucinto e confuso quanto as diversas combinações de uso. Mistura a transmissão manual com automatica e falta um bê a ba com exemplo de situações de uso e de combinações.
Vejam o caso de Costalonga e alcotrim eles não poderiam ter usado os freios ou não poderiam ter colocado as marchas em manual e selecionado a marcha 1 para descer mais "amarrado"? (Sei lá talvez até o tenham feito e não adiantou).
Li alguma coisa sobre uma subida pesada em drive que o correto era selecionar manual e subir em primeira para não "forçar" (esquentar) a caixa automática isso se aplica a amarok?
Seria uma grande contribuição, pelo menos para mim, ler a opinião de quem SABE USAR A AMAROK AUTOMÁTICA como e quando usar estas teclas. Gostaria de aprender com quem sabe e usa ou seja com vc´s e não com vendedor de ccs!
Olá, é simples, colocou as rodas na terra aciona o modo Off Road, tem descida ou subida coloca o câmbio no modo Tiptronic em 1° marcha, vc verá que tem freio motor, abraço.
Costalonga
21/11/2012, 08:49
Olha só, o HDC tanto faz estando em ponto morto como em 1ª ou 6ª marcha, a função dele será a mesma.
O problema é que como na Amarok o HDC é dentro do pacote Off Road você nunca sabe quando ele está ativo ou não.
No morro que eu acertei a pedra ele estava atuando, mas no meio desse morro ele desativou sozinho, por conta de ser um lugar quase plano.
Outros carros tem o HDC mas em forma de botão do tipo liga-desliga.
Ai esse só vai ser desativado quando você quiser, o da Amarok funciona, porém é dentro de uma sopa de letrinha que ajuda, mas você nunca sabe quando está ativo ou não.
No meu caso se ele fosse um botão sozinho para o HDC não teria acontecido isso, porque ele continuaria ligado.
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
danielk181
21/11/2012, 09:26
Olha só, o HDC tanto faz estando em ponto morto como em 1ª ou 6ª marcha, a função dele será a mesma.
O problema é que como na Amarok o HDC é dentro do pacote Off Road você nunca sabe quando ele está ativo ou não.
No morro que eu acertei a pedra ele estava atuando, mas no meio desse morro ele desativou sozinho, por conta de ser um lugar quase plano.
Outros carros tem o HDC mas em forma de botão do tipo liga-desliga.
Ai esse só vai ser desativado quando você quiser, o da Amarok funciona, porém é dentro de uma sopa de letrinha que ajuda, mas você nunca sabe quando está ativo ou não.
No meu caso se ele fosse um botão sozinho para o HDC não teria acontecido isso, porque ele continuaria ligado.
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Costalonga, você estava descendo em D ou no Tiptronic? Com base nos testes que fiz no HDC acredito que em ambos os casos a Amarok iria embalar, mas em 1 marcha no tiptronic deveria reduzir um pouco esse efeito.
Abraço
Costalonga
21/11/2012, 10:16
Costalonga, você estava descendo em D ou no Tiptronic? Com base nos testes que fiz no HDC acredito que em ambos os casos a Amarok iria embalar, mas em 1 marcha no tiptronic deveria reduzir um pouco esse efeito.
Abraço
Eu estava em D, mas no primeiro test drive, logo quando lançaram a AT eu andei em um morro com ela em N e desceu segurando.
É o que falei anteriormente, o HDC parou de funcionar quando ela ficou andando no lugar quase plano.
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Fiz ontem um teste drive na Amarok AT, passei 2 dias com ela e pude melhor avaliar. A Ranger AT, andei muito pouco e não puder ter uma visão melhor dela. Estava em dúvidas em qual pegar.
Achei show a Amarok AT, o cambio é simplesmente fantastico. Estava com dúvidas a respeito do comportamento dela em condição off road e fiz um percurso de dunas e areia fofa que sempre faço com 4x4, as vezes usando reduzida. E digo que ela completou o percurso excepcionalmente, basta vc usar os recursos que ela tem. Usava sempre o triptonic na segunda e na faixa de 2.000 rpm para subir dunas e andar em areia fofa, onde passava com reduzida antes, usava na Amarok o botão off-road e aumentava um pouco a rotação, quando segurava muito colocava a primeira nos 2.000 rpm que ela saia. Muito bom o carro, estava na dúvida entre a Amarok e a Ranger e a dúvida só fez piorar...hhehehhe.
Algumas considerações sobre as 2 pkup:
- Amarok suspensão de sedã, muito confortavel, mas nas curvas ela parece que esta nos trilhos de tão estavel.
- Espaço interno muito grande, a terceira pessoa no banco traseiro fica confortável, não tem a mesinha.
- Muito larga, em trilhas isso é um defeito.
- Cambio muito rápido e motor na média, o que faz a diferenca e a combinação entre os dois.
- Muito silenciosa, só ouve um zumbindo bem leve, realmente surpeendente para um motor a diesel
Ranger, pq optei por ela:
- Motor forte, cambio sequencial, 4x4 com reduzida e toda as eletronicas que a Amarok tem
- A suspensão é boa, mas não chega a ser uma Amarok
- Tradição da Ford, o pessoal da VW ainda tá quebrando cabeça quando o serviço e alem da revisão
- Conforto para 4 pessoas, a quinta com mesinha não dá
- Mais estreita, quem anda em lugares apertados sabe como é bom ficar com a pintura e os retrovisores nos lugares
- ACHO que a revenda da Ranger vai ser melhor que a Amarok
- Fico com um pé atrás no motor da Amarok, quem não se lemba nos VW 1.000 com turbo....só o tempo nos dirá se é confiável
E isso pessoal, acho que vou fazer uma boa aquisição.
carotefeliz
21/11/2012, 12:42
Ranger só daqui um ano pra poder pensar em falar dela, por enquanto só especulações. Amarok acho que ninguém precisa se preocupar com o motor pq até hoje tb só ouço especulações. Compre a que mais te agrada. Melhor camionete é a de marca
ZERO kM.
andremeneghin
22/11/2012, 11:33
Concordo plenamente!
Bom sou novo por aqui... Acabo de comprar uma amarok, devo pegar amanhã...
As informações aqui são muito boas!! Parabéns a todos que participam!!!
Minha escolha pela Amarok ficou basicamente determinada pela ergonomia! tenho 1.96m de altura, andei em todas, e posso afirmar que a Amarok é a única que comporta com conforto pessoas de minha estatura.
Claro que tambem foi a unica que me impressionou no test drive mas isso, acredito eu, é culpa do vendedor da disbrave aqui em brasília... foi feito na lama com uma chuva torrencial... impressionante a estabilidade dessa caminhonete!!!
Abraço
DinoGuimaraes
22/11/2012, 11:49
Fiz ontem um teste drive na Amarok AT, passei 2 dias com ela e pude melhor avaliar. A Ranger AT, andei muito pouco e não puder ter uma visão melhor dela. Estava em dúvidas em qual pegar.
Achei show a Amarok AT, o cambio é simplesmente fantastico. Estava com dúvidas a respeito do comportamento dela em condição off road e fiz um percurso de dunas e areia fofa que sempre faço com 4x4, as vezes usando reduzida. E digo que ela completou o percurso excepcionalmente, basta vc usar os recursos que ela tem. Usava sempre o triptonic na segunda e na faixa de 2.000 rpm para subir dunas e andar em areia fofa, onde passava com reduzida antes, usava na Amarok o botão off-road e aumentava um pouco a rotação, quando segurava muito colocava a primeira nos 2.000 rpm que ela saia. Muito bom o carro, estava na dúvida entre a Amarok e a Ranger e a dúvida só fez piorar...hhehehhe.
Algumas considerações sobre as 2 pkup:
- Amarok suspensão de sedã, muito confortavel, mas nas curvas ela parece que esta nos trilhos de tão estavel.
- Espaço interno muito grande, a terceira pessoa no banco traseiro fica confortável, não tem a mesinha.
- Muito larga, em trilhas isso é um defeito.
- Cambio muito rápido e motor na média, o que faz a diferenca e a combinação entre os dois.
- Muito silenciosa, só ouve um zumbindo bem leve, realmente surpeendente para um motor a diesel
Ranger, pq optei por ela:
- Motor forte, cambio sequencial, 4x4 com reduzida e toda as eletronicas que a Amarok tem
- A suspensão é boa, mas não chega a ser uma Amarok
- Tradição da Ford, o pessoal da VW ainda tá quebrando cabeça quando o serviço e alem da revisão
- Conforto para 4 pessoas, a quinta com mesinha não dá
- Mais estreita, quem anda em lugares apertados sabe como é bom ficar com a pintura e os retrovisores nos lugares
- ACHO que a revenda da Ranger vai ser melhor que a Amarok
- Fico com um pé atrás no motor da Amarok, quem não se lemba nos VW 1.000 com turbo....só o tempo nos dirá se é confiável
E isso pessoal, acho que vou fazer uma boa aquisição.
Ze Artur,
quanto ao motor da amarok pode ficar trankilo....
ja vi algumas com 140, 160 mil km, e o cara so trocou oleo, pastilhas etc.....
eu mesmo acabei de comprar uma trendline e confesso que tinha o mesmo medo depois q vi e conversei com esses donos isso me tranquilizou muito mais. de inicio queria uma frontier, mas percebi q nao se compara em tecnologia (se bem q acho ate a frontier mais bonita), inclusive alguns sites europeus, voce ve esse motor preparado ate com 350 cvs.
essa é a minha opiniao, grande abraco
Lavratti
22/11/2012, 13:58
Boa tarde,
gostaria de saber se na amarok 12/12 já vem com a tranca na porta da caçamba??
andremeneghin
22/11/2012, 14:15
Boa tarde,
Vem sim... pelo menos a que vi na consessionaria tinha
Fuketeiro, é possível instalar a tranca na caçamba da minha amarok trend 11/12?
A chave do farol do gol g4 deu certo para acender o milha. Obrigado!
abr
Lavratti
22/11/2012, 14:54
Boa tarde Fuketeiro,
venho acompanhando a sua saga a muito tempo no forum mas não me lembro se você chegou a falar sobre isto, se eu instalar um kit multimidia na amarok eu perco a garantia???
Boa tarde,
Meu pai tem uma Amarok S 122cv 2012/2012 e já tem!
JNpicapeiro
22/11/2012, 17:31
abr
Na minha deu certo tbm, R$ 150,00. E ainda fiquei com o original, na hora de vender, mado colocar de volta...
Alcotrim
22/11/2012, 18:13
Salve salve pessoal! Pergunta aos universitários : posso colocar os pneus BF All Terrain 275\65 na minha roda aro 18 ? Cabe ? Prós e contras . Perco a garantia?
Salve salve pessoal! Pergunta aos universitários : posso colocar os pneus BF All Terrain 275\65 na minha roda aro 18 ? Cabe ? Prós e contras . Perco a garantia?
Pode por que não pega eu tenho na minha.
Senhores, procurei um fórum sobre Amarok para entender mais da pick-up, pois acabei de comprar a minha. Apesar de já ter tido outras caminhonetes na família (F1000, D20, Silverado, Dodge RAM simples e dupla e Hilux), essa é a primeira minha mesmo, realizando um sonho antigo.
Gostaria de saber se há algo com que tenha que me preocupar com esse veículo. Até tentei procurar algo nessas 962 páginas, mas ficou um tanto complicado. É uma Amarok Automática. Uso 98% em asfalto com eventuais estradas de chão.
Grande abraço e desde já agradeço e parabenizo pelo fórum muito rico em informações.
Ze Artur,
quanto ao motor da amarok pode ficar trankilo....
ja vi algumas com 140, 160 mil km, e o cara so trocou oleo, pastilhas etc.....
eu mesmo acabei de comprar uma trendline e confesso que tinha o mesmo medo depois q vi e conversei com esses donos isso me tranquilizou muito mais. de inicio queria uma frontier, mas percebi q nao se compara em tecnologia (se bem q acho ate a frontier mais bonita), inclusive alguns sites europeus, voce ve esse motor preparado ate com 350 cvs.
essa é a minha opiniao, grande abraco
Valeu Dino, agora pense em uma decisão difícil Amarok ou Ranger ????
Vou dizer a verdade vou pegar a Ranger pela alegria da quantidade de cavalos.....:cavalo:
Ou melhor vou pegar a Amarok pela alegria de domar os cavalos ...... :karate:
abs
Alcotrim
22/11/2012, 21:11
Pode por que não pega eu tenho na minha.
Ther , obrigado pela resposta. Preciso levantar minha pkp . O diferencial nessa minha ultima viagem chegou quase a raspar no chão .Você viu diferença na troca do pneu ?Levantou a pkp ? Como fica o computador ? Será que eu perco a garantia ?
FUKETEIRO
22/11/2012, 21:17
abr
Olá, possível é, mas tem um kit elétrico que vc liga na trava da porta traseira esquerda, acionou o alarme a tampa fica trancada...hehe, abraço.
FUKETEIRO
22/11/2012, 21:19
Boa tarde Fuketeiro,
venho acompanhando a sua saga a muito tempo no forum mas não me lembro se você chegou a falar sobre isto, se eu instalar um kit multimidia na amarok eu perco a garantia???
Olá, se vc instalar sem cortar nenhum fio não perde a garantia, tem mais de um modelo que é só instalar e funciona tudo, até o controle no volante, abraço.
Alcotrim
22/11/2012, 21:24
Fuketeiro me da uma luz nesse lance do pneu BF AT 275/65 . Valeu!
FUKETEIRO
22/11/2012, 21:38
Olá, já vi várias com BF só não lembro a medida, sei que tem um que não pega em nada, só que o velocímetro vai ficar marcando menos a velocidade, computador de bordo não vai mais indicar as médias corretas, eu sei que no PY tem um modelo da MAXXIS na medida original e tem um também da Grabber com desenho ajeitado, olha esse, abraço.
Pneu 255 60 R18 - Pneu General Tire Aro 18 255 60 R18 Grabber AT2 112H - para VW Amarok Pneu General Tire - Pensou pneu, pensou GBG Pneus. Tudo em até 12x sem juros! Pneus RJ (http://www.gbgpneus.com.br/pneu-255-60-r18-pneu-general-tire-aro-18-255-60-r18-grabber-at2-112h-para-vw-amarok_general-tire.html)
FUKETEIRO
22/11/2012, 21:46
Ainda acho o 265/65-18 menos traumático...rsrs
Alcotrim
22/11/2012, 21:49
Olá, já vi várias com BF só não lembro a medida, sei que tem um que não pega em nada, só que o velocímetro vai ficar marcando menos a velocidade, computador de bordo não vai mais indicar as médias corretas, eu sei que no PY tem um modelo da MAXXIS na medida original e tem um também da Grabber com desenho ajeitado, olha esse, abraço.
Pneu 255 60 R18 - Pneu General Tire Aro 18 255 60 R18 Grabber AT2 112H - para VW Amarok Pneu General Tire - Pensou pneu, pensou GBG Pneus. Tudo em até 12x sem juros! Pneus RJ (http://www.gbgpneus.com.br/pneu-255-60-r18-pneu-general-tire-aro-18-255-60-r18-grabber-at2-112h-para-vw-amarok_general-tire.html)
Você tem alguma sugestão para elevar um pouco a pkp ?
FUKETEIRO
22/11/2012, 22:16
Olá, já tem uns kits na Europa para vender, mola e amortecedor dianteiros e calço no diferencial traseiro e amortecedores senão me engano, dá uma espiada aqui....hehe
http://www.4x4brasil.com.br/forum/picapes/57457-amarok-picape-media-da-vw-492.html
leobnaval
22/11/2012, 22:18
Alcotrim a única forma de erguer realmente a picape é pneus maiores, pois eles realmente aumentam o vão livre do solo.
Alteração como body lift (calço de carroceria) e/ou lift de suspesão, em geral devem ser feitos justamente para que caiba pneus maiores.
Como na Amarok cabe o 275/65 R18 (o Ther usa na dele), você não terá que fazer nada a não ser a troca dos pneus.
[]s
Alcotrim
22/11/2012, 22:21
E a garantia como fica?
FUKETEIRO
22/11/2012, 22:22
SEIKEL VW Amarok: VW Auto Seikel GmbH (http://www.seikel.de/en/products/seikel-vw-amarok/)
Alcotrim
22/11/2012, 22:28
SEIKEL VW Amarok: VW Auto Seikel GmbH (http://www.seikel.de/en/products/seikel-vw-amarok/)
Preciso aumentar a distancia do diferencial em relação ao piso .
diegodsls
22/11/2012, 22:49
www.afcardesign.com VW Amarok HARDTOP CANOPY cobertura da bagageira Крыша пикапа цвет - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=SSBls64vqts&feature=related)
Alguém sabe ou já viu essa capota aqui no brasil, eu dei uma olhada em umas , mais são muito feias vão matar a caminhonete.
carotefeliz
22/11/2012, 22:49
Preciso aumentar a distancia do diferencial em relação ao piso .
Essa deve resolver !
382107
Flavio Nilo
22/11/2012, 23:27
E a garantia como fica?
Até onde sei, a troca de pneus não interfere na garantia do veículo, desde que você use as medidas específicas e aceitáveis. Nada de colocar rodas aro 22 ou maiores com pneus finos.
leobnaval
22/11/2012, 23:34
E a garantia como fica?
Qualquer alteração nas características originais do veículo pode interferir na garantia. Além de geralmente a garantia não cobrir algum dano que venha a causar relacionado ao item alterado. Leia seu manual para maiores informações.
De qualquer modo muita gente troca pneus nas camionetes e muitas vezes por medidas maiores e nem por isso tiveram problemas com garatia.
Só pra constar tinha um amigo que trocou as rodas, molas e amortecedores de seu Passat tirado 0km e toda vez que iá pra revisão ele voltava o conjunto original. Deu problema na barra de direção e a css trocou tudo em garantia.
[]s
Leo Pires
23/11/2012, 10:00
Olha só, o HDC tanto faz estando em ponto morto como em 1ª ou 6ª marcha, a função dele será a mesma.O problema é que como na Amarok o HDC é dentro do pacote Off Road você nunca sabe quando ele está ativo ou não.No morro que eu acertei a pedra ele estava atuando, mas no meio desse morro ele desativou sozinho, por conta de ser um lugar quase plano.Outros carros tem o HDC mas em forma de botão do tipo liga-desliga.Ai esse só vai ser desativado quando você quiser, o da Amarok funciona, porém é dentro de uma sopa de letrinha que ajuda, mas você nunca sabe quando está ativo ou não.No meu caso se ele fosse um botão sozinho para o HDC não teria acontecido isso, porque ele continuaria ligado.Abraços.Atenciosamente,André Costalonga.
Vc mencionou q teve uma descida, uma pequena curva, um pequeno plano e uma outra descida onde havia essa curva mais fechada, certo?
Só o q posso imaginar é q nesse pequeno plano, vc acelerou e sendo assim, o sistema deixou de travar na velocidade q estava p "travar" na nova velocidade q vc andou neste plano.... Vamos dizer q vc estava a 5km/h, o sistema ia se manter nesta velocidade, se no plano vc foi a 15km/h, qd chegou essa curva fechada, o sistema estava "travado" a 15km/h.
Já desci muita coisa na fazenda e se ñ mexer no acelerador, ela vai travando até vc dar gás no acelerador.
abs
Costalonga
23/11/2012, 15:34
Vc mencionou q teve uma descida, uma pequena curva, um pequeno plano e uma outra descida onde havia essa curva mais fechada, certo?
Só o q posso imaginar é q nesse pequeno plano, vc acelerou e sendo assim, o sistema deixou de travar na velocidade q estava p "travar" na nova velocidade q vc andou neste plano.... Vamos dizer q vc estava a 5km/h, o sistema ia se manter nesta velocidade, se no plano vc foi a 15km/h, qd chegou essa curva fechada, o sistema estava "travado" a 15km/h.
Já desci muita coisa na fazenda e se ñ mexer no acelerador, ela vai travando até vc dar gás no acelerador.
abs
Eu não acelerei amigo.
Já passei inumeras vezes no local, inclusive com minha ex L200.
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Regis Limited
23/11/2012, 17:14
Eu não acelerei amigo.
Já passei inumeras vezes no local, inclusive com minha ex L200.
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
O HDC (controle de descida) e o HSA (assistente para partida em subida) dependem de um certo ângulo de inclinação para atuarem e se desligam automaticamente quando o ângulo equivale a zero (Informação de um consultor técnico da VW), por isso assim que vc passou nessa parte plana ele deixou de atuar.
Abraço.
Costalonga
23/11/2012, 17:25
O HDC (controle de descida) e o HSA (assistente para partida em subida) dependem de um certo ângulo de inclinação para atuarem e se desligam automaticamente quando o ângulo equivale a zero (Informação de um consultor técnico da VW), por isso assim que vc passou nessa parte plana ele deixou de atuar.
Abraço.
Isso no caso da Amarok, no caso da Ranger ele só vai deixar de atuar quando apertar o botão para desligar ele, certo?
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
O HDC não desliga, ele pára de atuar no plano, porém mantém a velocidade do final da descida e a PKP continua sem acelerar rodando lentamente. Pelo menos a minha funciona assim.
Tendo outra inclinação na seqüência ele (hdc) volta a atuar assim que a PKP inclina a dianteira. No caso de terreno muito acidentado, deixo em "S" ou no manual, acho que fica mais na mão, segura na rotação do motor, se deixar em D ela vai ficar solta e ao menor toque no acelerador ele sobe para 2 marcha e embala.
Ainda, ao acionar o off road entra em ação o ABS off road, que em terra batida ou fofa funciona com boa segurança, na lama ainda não usei com vontade kkkkk pra ver a reação do sistema.
Costalonga
23/11/2012, 22:57
O HDC não desliga, ele pára de atuar no plano, porém mantém a velocidade do final da descida e a PKP continua sem acelerar rodando lentamente. Pelo menos a minha funciona assim.
Tendo outra inclinação na seqüência ele (hdc) volta a atuar assim que a PKP inclina a dianteira. No caso de terreno muito acidentado, deixo em "S" ou no manual, acho que fica mais na mão, segura na rotação do motor, se deixar em D ela vai ficar solta e ao menor toque no acelerador ele sobe para 2 marcha e embala.
Ainda, ao acionar o off road entra em ação o ABS off road, que em terra batida ou fofa funciona com boa segurança, na lama ainda não usei com vontade kkkkk pra ver a reação do sistema.
Então, no plano ele parou de atuar e ela embalou.
Ai como segura um carro de 2 toneladas na lama?
Na curva o HDC tava atuando, mas num adianta, ele trabalha com freio, e freio em lama não funciona.
Talvez se eu tivesse colocado no manual talvez teria embalado menos, mas mesmo assim, ele deixou ela embalar, claro, tava quase plano, ele vindo de uma descida forte acabou entendendo que ali poderia desligar.
Mas depois tinha uma outra descida e com curva.
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Alcotrim
24/11/2012, 21:13
Então, no plano ele parou de atuar e ela embalou.
Ai como segura um carro de 2 toneladas na lama?
Na curva o HDC tava atuando, mas num adianta, ele trabalha com freio, e freio em lama não funciona.
Talvez se eu tivesse colocado no manual talvez teria embalado menos, mas mesmo assim, ele deixou ela embalar, claro, tava quase plano, ele vindo de uma descida forte acabou entendendo que ali poderia desligar.
Mas depois tinha uma outra descida e com curva.
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
PRA segurar 2 T descendo a ladeira na lama no HDC e no ABS OFF ROAD tem que usar pneu apropriado. Pneu liso fica perigoso e ai talvez o melhor eh usar o cambio da AT em S1 sem a tecla OFF ROAD , desligar o controle de tracao e bloquear o diferencial. Falei bobagem ?
O HDC da Ranger utiliza recursos de freio e de motor, talvez seja mais eficiente.
FUKETEIRO
25/11/2012, 08:28
O HDC da Ranger utiliza recursos de freio e de motor, talvez seja mais eficiente.
OLá, só fazendo o mesmo percurso com A Ranger e com mesmo tipo de pneu para saber, abraço.
Beto Rangel
25/11/2012, 12:19
Não, eu não desliguei ele Fuketeiro.
Ele ficou o tempo todo ligado, já que ele é pra andar no fora de estrada.
Eu fiz um desenho meio porco, mas dá pra mostrar como era o lugar.
Na primeira descida ele controlou bem, a luz do Off Road estava piscando muito bem, nesse meio onde a inclinação é quase nenhuma ele simplesmente parou de atuar, nas ficou piscando mais segurando o carro.
E como é um lugar com lama qualquer embalo atrapalha, porque não tem como frear.
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Pessoal,
Entrei no time de pickapeiros recentemente e agradeço imensamente as informações postadas por todos, pois tem sido muito valiosas. Este mês estão completando 02 anos de S10 CD 4x4 e só tive alegrias até agora.
Quanto ao incidente com o Costalonga com a pedra x retrovisor, sugiro:
- Discubra na concessionária que lhe emprestou o carro quem é o especialista na amarok, ou seja, quem recebeu os treinamentos deste carro;
- Chame-o para um test-drive e leve-o para o local do incidente, explicando o ocorrido. Deixe-o pilotar e explicar qual seria a melhor técnica a ser empregada nesta situação;
- Observe como a amarok irá se comportar no trecho de nivelação seguido de declive;
- Se o problema ocorrer novamente, temos que: A técnica empregada não é a correta, a programação de funcionamento do HDC está precisando de ajustes ou existe erro de projeto;
- Neste caso, sugira ao Concessionário que repasse o ocorrido para a engenharia da fábrica a fim de ajuste e/ou correção de programação, projeto ou procedimento.
- Tal procedimento, visa correção da anomalia e evitará novos acidentes, inclusive mais graves.
Visto ser um veículo ainda em aprimoramento, infelizmente são através de nossas avaliações e reclamações que tais eventos serão corrigidos.
Também realizei recentemente um test-drive com a Amarok automática e achei ela imprecionante, principalmente quanto a dirigibilidade. Estou cogitando a troca em uma dessas.
No entanto, fiquei precupado com dois itens:
- Força motora - Não percebi aquela cavalaria da MWM de minha S10 ao acelerar, embora os dados técnicos apontem para 42,8 mkgf de torque e 180 cv x 34 mkgf de torque e 140 cv da minha S10.
- Reduzida - A falta de reduzida ainda me intriga. Não sei se em um atoleiro pesado ela conseguirá transpor o obstáculo.
Tive procurando no Youtube pela Amarok automática em situações extremas e ainda não encontrei. Se alguém encontrar envia o link.
Espero ter ajudado um pouco.
Abraços a todos!
Dante Furtado
25/11/2012, 13:59
Amigos do fórum, venho pedir a ajuda de vocês, posto aqui no fórum da Amarok porque é a viatura pretendida (especificamente aqui porque é o fórum da Amarok mais visitado). Tenho um Grand Vitara 2010/11, 2.0 4x4 mecânico e estou pensando em vendê-lo e comprar uma Amarok S 122 CV CD 4x4, com opcionais ESP, Módulo elétrico e rodas de liga aro 16. Quero mencionar aqui que gosto muito do GV, mas devido ao quanto tenho rodado (mais de 60 mil Km/ano) acredito ser o momento de adquirir um veículo a diesel e também pelo fato da Concessionária Suzuki aqui de Goiânia ter fechado perdi a garantia de 3 anos porque me recusei a levar o carro em Brasília para a revisão de 30 mil. O meu GV está com um ano de uso e 40 mil Km, isso porque viajo também em um Classic (que também será vendido) que adquiri este ano e também já está com quase 40 mil Km. Quanto ao custo com seguro e impostos, acredito que o da Amarok ficará próximo ao que tenho hoje considerando os dois veículos.
A escolha pela Amarok de 122 CV é porque depois de pesquisar todo o possível aqui no fórum sobre ela acredito que me atenda, é relatado um bom consumo (muito importante frente à quilometragem que rodo) e principalmente pelo preço que se enquadra dentro das possibilidades, cerca de 84 mil com os opcionais mencionados (posso comprar por CNPJ ou Inscrição de PR).
Como referência de veículos a diesel já tive bastante convivência com Ranger CD 2.5 2001 (121 CV e Torque 20,1), S10 2.8 modelo anterior (140 CV e Torque 34,7), L200 Outdoor GLS 2010 (121 CV e Torque 26,2).
Gostaria que quem puder discutir sobre o assunto faça uma comparação aproximada da Amarok 122 CV e Torque 34,7 frente aos modelos citados anteriormente no que se refere a desempenho, principalmente arrancada e retomada de velocidade no caso de ultrapassagens. E ainda se possível sobre o desempenho da Amarok 122 CV Torque 34,7 frente ao meu atual GV que tem 140 CV e Torque 18,7 mas com motor a gasolina.
Desculpem o tamanho do post e um abraço a todos.
Dante
Pessoal, minha Amarok tem 1.000 km e acendeu uma luz amarela no painel, parecida com um escapamento (é na parte de cima do contagiros). Procurei no manual e nao achei nada a respeito.
Alguem ja teve essa luz acesa?
Abss
Amigos do fórum, venho pedir a ajuda de vocês, posto aqui no fórum da Amarok porque é a viatura pretendida (especificamente aqui porque é o fórum da Amarok mais visitado). Tenho um Grand Vitara 2010/11, 2.0 4x4 mecânico e estou pensando em vendê-lo e comprar uma Amarok S 122 CV CD 4x4, com opcionais ESP, Módulo elétrico e rodas de liga aro 16. Quero mencionar aqui que gosto muito do GV, mas devido ao quanto tenho rodado (mais de 60 mil Km/ano) acredito ser o momento de adquirir um veículo a diesel e também pelo fato da Concessionária Suzuki aqui de Goiânia ter fechado perdi a garantia de 3 anos porque me recusei a levar o carro em Brasília para a revisão de 30 mil. O meu GV está com um ano de uso e 40 mil Km, isso porque viajo também em um Classic (que também será vendido) que adquiri este ano e também já está com quase 40 mil Km. Quanto ao custo com seguro e impostos, acredito que o da Amarok ficará próximo ao que tenho hoje considerando os dois veículos.
A escolha pela Amarok de 122 CV é porque depois de pesquisar todo o possível aqui no fórum sobre ela acredito que me atenda, é relatado um bom consumo (muito importante frente à quilometragem que rodo) e principalmente pelo preço que se enquadra dentro das possibilidades, cerca de 84 mil com os opcionais mencionados (posso comprar por CNPJ ou Inscrição de PR).
Como referência de veículos a diesel já tive bastante convivência com Ranger CD 2.5 2001 (121 CV e Torque 20,1), S10 2.8 modelo anterior (140 CV e Torque 34,7), L200 Outdoor GLS 2010 (121 CV e Torque 26,2).
Gostaria que quem puder discutir sobre o assunto faça uma comparação aproximada da Amarok 122 CV e Torque 34,7 frente aos modelos citados anteriormente no que se refere a desempenho, principalmente arrancada e retomada de velocidade no caso de ultrapassagens. E ainda se possível sobre o desempenho da Amarok 122 CV Torque 34,7 frente ao meu atual GV que tem 140 CV e Torque 18,7 mas com motor a gasolina.
Dante
dante, só a partir da trendline que tem disponivel o ESP.
já q vc tb tem desconto de cpnj ou pr, veja a frontier tb. um cara postou aqui os preços com até 15% de desconto mas nao achei agora.....
acho uma frontier xe 4x4 de 190cv mais negócio q uma amarok de 122cv. o motor da fronter é novo, é 2.5 tb mas é diferente do vendido até o ano passado. dizem q ficou mais economico tb. aí vai questão de gosto.
no uso na cidade acredito que a amarok seja melhor que o GV, mas na estrada em retomadas e ultrapassagens, acredito que o GV seja mais ágil.....já com a frontier, a diferença será absurda em ambas situações.
faça um teste drive e leia o forum da frontier tb.
pois nessa faixa de preço só tem a amarok s, frontier xe e ranger xl.
leobnaval
25/11/2012, 17:26
acho uma frontier xe 4x4 de 190cv mais negócio q uma amarok de 122cv.
pois nessa faixa de preço só tem a amarok s, frontier xe e ranger xl.
X2, Dante faça um test drive nesses modelos e escolha o que lhe agradar mais (só a Ranger que acho que não vai ter para test drive a XL).
[]s
PRA segurar 2 T descendo a ladeira na lama no HDC e no ABS OFF ROAD tem que usar pneu apropriado. Pneu liso fica perigoso e ai talvez o melhor eh usar o cambio da AT em S1 sem a tecla OFF ROAD , desligar o controle de tracao e bloquear o diferencial. Falei bobagem ?
Desculpe, não quero ser arrogante, mas nosso amigo André cometeu um pequeno deslize (sem trocadilho) em não descer usando o tiptronic. O cambio da Amarok é programado para isso, passar as marchas rapidinho, afinal tem que desfrutar as 8 marchas.
..... Tive procurando no Youtube pela Amarok automática em situações extremas e ainda não encontrei. Se alguém encontrar envia o link.
Amigo já fucei a net toda e não encontrei, daí fiz o que tinha que ser feito... Test Drive nos lugares onde já tinha andado com 4x4 , com reduzida, e a Amarok comportou-se exemplarmente. Basta vc usar os recursos que ela tem inclusive o cambio tiptronic, pois ele não tá ali como enfeite.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/picapes/57457-amarok-picape-media-da-vw-961.html#post1817725
[]'s a todos.
Dante Furtado
25/11/2012, 19:09
X2, Dante faça um test drive nesses modelos e escolha o que lhe agradar mais (só a Ranger que acho que não vai ter para test drive a XL).
[]s
Obrigado pelas repostas Leobnaval e Jera!!!
Jera, você tem razão, estou com o folha onde a vendedora montou as configurações, realmente onde ela marcou Módulo elétrico e Rodas tem na frente os códigos de referência e embora tenha marcado ESP na frente só tem dois traços(indicando indisponível com essa configuração).
Acompanho os fóruns da Frontier desde o início (também todos da Ranger, L200 Outdoor, Novo GV III e agora também da nova S10). A Frontier é uma opção, embora tenha ido visitar a CCS Katana já há uns bons 15 dias e o atendimento não me animou muito além do que o vendedor ficou de me ligar e até hoje nada. Outra coisa são os relatos quanto a custos de manutenção, seguro e alguns outros defeitos. A Ranger era uma opção, mas a XLS 200 CV, o que me desanimou foi o preço acima de R$100 mil e todos os relatos da dificuldade de encontrar ela por enquanto. Olhei também a S10 LT 4x4 por R$99 mil (no modelo LS, o seu interior deixa muito a desejar), mas ofereceram cerca de R$20 mil a menos no meu GV frente o valor de mercado.
Sobre a Amarok eu pensava na SE de 180 CV, mas alguns relatos aqui no fórum me deixaram animado com a de 122 CV e Torque de 34,7 já com 1600 rpm. Pensei que talvez poderia ter um desempenho melhor em arrancada e retomada frente ao GV, únicos pontos onde ele deixa um pouco a desejar.
A SE 180 CV (com as opcionais citadas anteriormente menos o ESP) sai por R$91 mil, um preço interessante também.
Amanhã vou tentar conseguir um tempinho para fazer o teste drive na Amarok, a disponível é uma Trend de 180 CV.
Mais uma vez muito obrigado.
Dante
Pessoal,
Tive procurando no Youtube pela Amarok automática em situações extremas e ainda não encontrei. Se alguém encontrar envia o link.
Espero ter ajudado um pouco.
Abraços a todos!
Desculpe esqueci de mencionar esse video, não é AMAROK AT mas vc coloca o tiptronic na primeira e coloca em uma rotação que não danifica o motor, gosto de usar perto de 2.000, que ela vai longe.....
vw amarok snow challenge - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=TRdQmX0EOoY)
DinoGuimaraes
25/11/2012, 19:32
Jera, você tem razão, estou com o folha onde a vendedora montou as configurações, realmente onde ela marcou Módulo elétrico e Rodas tem na frente os códigos de referência e embora tenha marcado ESP na frente só tem dois traços(indicando indisponível com essa configuração).
Acompanho os fóruns da Frontier desde o início (também todos da Ranger, L200 Outdoor, Novo GV III e agora também da nova S10). A Frontier é uma opção, embora tenha ido visitar a CCS Katana já há uns bons 15 dias e o atendimento não me animou muito além do que o vendedor ficou de me ligar e até hoje nada. Outra coisa são os relatos quanto a custos de manutenção, seguro e alguns outros defeitos. A Ranger era uma opção, mas a XLS 200 CV, o que me desanimou foi o preço acima de R$100 mil e todos os relatos da dificuldade de encontrar ela por enquanto. Olhei também a S10 LT 4x4 por R$99 mil (no modelo LS, o seu interior deixa muito a desejar), mas ofereceram cerca de R$20 mil a menos no meu GV frente o valor de mercado.
Sobre a Amarok eu pensava na SE de 180 CV, mas alguns relatos aqui no fórum me deixaram animado com a de 122 CV e Torque de 34,7 já com 1600 rpm. Pensei que talvez poderia ter um desempenho melhor em arrancada e retomada frente ao GV, únicos pontos onde ele deixa um pouco a desejar.
A SE 180 CV (com as opcionais citadas anteriormente menos o ESP) sai por R$91 mil, um preço interessante também.
Amanhã vou tentar conseguir um tempinho para fazer o teste drive na Amarok, a disponível é uma Trend de 180 CV.
Dante
amarok SE sem ESP, sem computador de bordo, roda 16, sem Farol de Milha, etc.... por 89 mil no cnpj,
ou
amarok Trendline Com ESP, com computador de bordo, roda 17, milha etc...
cheguei a pedir a SE, cancelei e pedi a TREND depois que vi oq o ESP faz toda a diferenca....
fatura em uns 10 dias.....
abraco
Dante Furtado
25/11/2012, 19:59
amarok SE sem ESP, sem computador de bordo, roda 16, sem Farol de Milha, etc.... por 89 mil no cnpj,
ou
cheguei a pedir a SE, cancelei e pedi a TREND depois que vi oq o ESP faz toda a diferenca....
abraco
Olá Dino,
Se não for problema poderia dizer de quanto foi a diferença da SE para a Trend, CNPJ?
Abraços
Dante
DinoGuimaraes
25/11/2012, 20:06
ainda nao negociamos mais esta naa faixa de 98 a 100........ na 2013
mas tem cara conseguindo a 96 a 2012 por ai...
abracos...
Dante Furtado
25/11/2012, 20:07
ainda nao negociamos mais esta naa faixa de 98 a 100........ na 2013
mas tem cara conseguindo a 96 a 2012 por ai...
abracos...
Muito obrigado
Abraços
Video Amarok AT
Volkswagen Amarok auto a refined drive | Stuff.co.nz (http://www.stuff.co.nz/motoring/road-tests/7392830/Auto-Amarok-a-refined-drive)
Beto Rangel
25/11/2012, 21:09
Amigo já fucei a net toda e não encontrei, daí fiz o que tinha que ser feito... Test Drive nos lugares onde já tinha andado com 4x4 , com reduzida, e a Amarok comportou-se exemplarmente. Basta vc usar os recursos que ela tem inclusive o cambio tiptronic, pois ele não tá ali como enfeite.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/picapes/57457-amarok-picape-media-da-vw-961.html#post1817725
[]'s a todos.[/QUOTE]
ZeArtur,
Valeu pela dica, vou tentar realizar um test drive mais severo e acompanhar o fórum, Youtube, etc...
Dante Furtado,
Olha os preços de amarok e outras caminhonetes neste site: Compre o seu Carro novo, usado ou semi novo - Comprar Carro ou Moto - WebMotors (http://www.webmotors.com.br/comprar) e Carros usados, novos e seminovos para comprar e vender - iCarros (http://www.icarros.com.br/principal/index.jsp)
Costuma aparecer bons preços, só não esqueça de clicar no botão preço para listar as mais baratas.
Abraços!
JPauloudi
25/11/2012, 22:34
Dante
Dante,
Acho que nosso amigo que indicou a frontier tem razão. Eu quase comprei ela no lugar da Amarok. Não sei se tem necessidade do 4x4, se não tiver uma ótima opção e a Frontier SV Attack 4x2 163cv por 87.500 para CNPJ ou PR. Ela anda tanto quanto a 4x4, a diferença esta no torque para utilização em condições severas. A 4x2 tem a ajuda do pneu misto. Se tiver necessidade da tração a SV Attack 4x4 sai a 95.000 nas mesmas condições. Na estrada elas são muito boas, tanto motor quanto estabilidade. Aí vc pergunta por que não comprei uma? Gosto. Optei por um projeto mais moderno.
leobnaval
25/11/2012, 23:02
Na estrada elas são muito boas, tanto motor quanto estabilidade. Aí vc pergunta por que não comprei uma? Gosto. Optei por um projeto mais moderno.
Aí você chegou num ponto interessante.
Não sei quais itens de série e opcionais cada versão oferece (Frontier x Amarok). Mais concerteza dá um ótimo comparativo partindo de valores.
[]s
PAQarqBR
26/11/2012, 08:13
Dante
Caro Dante,
De uma olhada na nova S-10, como vc disse possuir CNPJ, caso tenha 4 carros no nome da empresa, a Chevrolet possui 10% de desconto, com este desconto, a ST LT 4x4 AT sai por R$ 98.000,00, as versões manuais ou mesmo a LS ficam bem mais baratas e acredito possuir uma "sopa de letrinhas" com ABS, ESP e etc bem interessante.
O problema talvez seja o prazo, que esta bem longo.
Costalonga
26/11/2012, 12:37
O problema não foi ela jogar a marcha a mais.
E sim ela desligar o HDC, ele parou de atuar onde precisava dele.
Ai vem a questão, eu já passei neste mesmo local de Pajero e de L200, a L200 usava o Scorpion ATR e a Pajero usava o Milchelin Latitude Tour HP.
E nenhum dos dois perdeu controle em ponto algum.
Nos pontos de subida com lama a Amarok foi melhor que todos por conta do Bloqueio e controle de Tração atuando junto, mas morro abaixo agente fica refém do sistema.
Volto a dizer, se tivesse reduzida não teria acontecido, porque mesmo o HDC desligando eu ainda teria ela em reduzida.
Outra coisa, com a tecla Off Road ela segura mais a marcha, certo?
Se ela jogou a segunda marcha foi entendimento da eletronica dela, e o mais interessante que jogou a marcha na descida maior onde o HDC ainda funcionava e não aumentou a velocidade.
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
joroberto
26/11/2012, 19:47
O problema não foi ela jogar a marcha a mais.
E sim ela desligar o HDC, ele parou de atuar onde precisava dele.
Ai vem a questão, eu já passei neste mesmo local de Pajero e de L200, a L200 usava o Scorpion ATR e a Pajero usava o Milchelin Latitude Tour HP.
E nenhum dos dois perdeu controle em ponto algum.
Nos pontos de subida com lama a Amarok foi melhor que todos por conta do Bloqueio e controle de Tração atuando junto, mas morro abaixo agente fica refém do sistema.
Volto a dizer, se tivesse reduzida não teria acontecido, porque mesmo o HDC desligando eu ainda teria ela em reduzida.
Outra coisa, com a tecla Off Road ela segura mais a marcha, certo?
Se ela jogou a segunda marcha foi entendimento da eletronica dela, e o mais interessante que jogou a marcha na descida maior onde o HDC ainda funcionava e não aumentou a velocidade.
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Nesse caso não seria melhor ter descido no tiptronic (em 1ª marcha), que faria o papel da reduzida.
Roberto.
Costalonga
26/11/2012, 19:55
Ai é que tá.
Morros bem mais inclinados eu desci no D.
O que não poderia ter ali era o "plano".
E continuo afirmando, a Amarok MT é bem mais bruta que a Amarok AT.
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
JPauloudi
26/11/2012, 21:47
Concordo contigo Costalonga. Se e pra utilizar no off road e pra brincar de pilotar, principalmente nas estradas, a manual manda muito bem. Pra quem quer a tranquilidade na cidade, nenhuma como a automatica. Posso sofrer retaliaçoes aqui, mas quem entrega o prazer ao dirigir e a manual.
PABLO VASCONCELOS
26/11/2012, 23:02
ou
abraco
foi o nosso caso tambem,a gente ja tinha uma se e ja tinha pedido a outra,ai cancelamos e pedimos a trend com esp e mais umas coisas,foi a melhor coisa que fizemos,a camionete é mais encorpada,mais confortavel por causa de piloto automatico,computador de bordo e mais bem detalhada,e ainda tem o santo esp,pra mim aquilo é um anjo que fica segurando as laterais,é um dispositivo que todo carro deveria ter,aqui em casa nao entra camionete sem esp mais,vale cada centavo.
DinoGuimaraes
27/11/2012, 00:50
foi o nosso caso tambem,a gente ja tinha uma se e ja tinha pedido a outra,ai cancelamos e pedimos a trend com esp e mais umas coisas,foi a melhor coisa que fizemos,a camionete é mais encorpada,mais confortavel por causa de piloto automatico,computador de bordo e mais bem detalhada,e ainda tem o santo esp,pra mim aquilo é um anjo que fica segurando as laterais,é um dispositivo que todo carro deveria ter,aqui em casa nao entra camionete sem esp mais,vale cada centavo.
quanto pagaram pela trend? foi no cnpj ne? abracos
Bem vc pode descer morro mais inclinados usando D e o HDC, MAS o bom senso pede para vc usar SEMPRE o Tiptronic em condição off road, pois vai fazer como reduzida.
Desculpe, mas o pessoal reclama que não tem reduzida..... OK não tem....... pq não usa o Tiptronic ????
Esse é o recurso mais importante é o pessoal que usar no D .....
[]' a todos.
FUKETEIRO
27/11/2012, 08:25
Bem vc pode descer morro mais inclinados usando D e o HDC, MAS o bom senso pede para vc usar SEMPRE o Tiptronic em condição off road, pois vai fazer como reduzida.
Desculpe, mas o pessoal reclama que não tem reduzida..... OK não tem....... pq não usa o Tiptronic ????
Esse é o recurso mais importante é o pessoal que usar no D .....
[]' a todos.
Olá, isso é desculpa para falar que a camionete não presta sem reduzida...rsrs, abraço.
Fuketeiro, aproveitando sua boa vontade.... estou querendo faturar por PJ uma Amarok Higline 12/13, mas não consta ainda o preço no sistema, apesar de ter varias prontas em telas, sei que estão querendo desovar as 12/12.
Posso fazer o pedido 12/13 para PJ com desconto e preço das 12/12, ou agora só sai o desconto para as 12/12 e vai ter aumento das 12/13 ?
Obrigado,
[]' a todos.
Fala galera!!!
Peguei minha amarok at 12/12 na quinta (22/11) rodei com ela apenas sábado e domingo (+/-220km)
na segunda (26/11) indo para o detran a amarok simplesmente “morre” e não pega mais.
No momento está na disnave sem previsão de concerto, onde ninguém sabe o que pode ser e o atendimento é péssimo.
Já estou com saudades da minha frontier. :-(
Costalonga
27/11/2012, 09:02
ZeArtur, você já andou em alguma caminhonete AT com Reduzida?
Eu já tive uma L200 Sport e um Pajero Full.
O Pajero tem Tip Tronic e não preciso ficar usando ele direto não, ele só troca marcha se tiver em 4x4 comum, reduzindo ele não troca.
E aqui, aprende uma coisa, o D1, o S1 e o 1 [Tip Tronic] a relação é a mesma, a velocidade da pick-up em uma mesma rotação é a mesma.
Faz o teste ai pra ver.
E agora deixa eu fazer uma pergunta bem interessante, e isso é pra todos.
Quantos aqui que tem a Amarok AT tem a coragem de fazer o que fiz com ela?
Tem um conhecido meu que tem uma Amarok MT, eu vou conversar com ele da gente ir lá dá uma volta, ai eu posto pra vocês o resultado.
FUKETEIRO, em algum post meu você viu eu falando que ela não presta?
Só acho que aqui nada pode ser dito, tem que todo mundo falar a mesma coisa.
E pra falar a mesma coisa não é fórum, é fanatismo, e isso não é comigo!
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Ando com ela
....... ele só troca marcha se tiver em 4x4 comum, reduzindo ele não troca.
Ai é que tá vc esta acostumado com a 4x4 com reduzida, qdo andou em uma que não tem quis fazer a mesma coisa, deixando em D...
Garanto que seria diferente, se vc usa-se o tiptronic na primeira e com pneu igual que vc usa normalmente....
Não quero polemizar, mas o tiptronic com marchas curtas foi colocado lá para fazer de reduzida, não tem o mesmo efeito mas quebra um galho danado.....
[]' a todos
JNpicapeiro
27/11/2012, 09:40
Eu já tive uma L200 Sport e um Pajero Full.
O Pajero tem Tip Tronic e não preciso ficar usando ele direto não, ele só troca marcha se tiver em 4x4 comum, reduzindo ele não troca.
E aqui, aprende uma coisa, o D1, o S1 e o 1 [Tip Tronic] a relação é a mesma, a velocidade da pick-up em uma mesma rotação é a mesma.
Faz o teste ai pra ver.
E agora deixa eu fazer uma pergunta bem interessante, e isso é pra todos.
Quantos aqui que tem a Amarok AT tem a coragem de fazer o que fiz com ela?
Tem um conhecido meu que tem uma Amarok MT, eu vou conversar com ele da gente ir lá dá uma volta, ai eu posto pra vocês o resultado.
FUKETEIRO, em algum post meu você viu eu falando que ela não presta?
Só acho que aqui nada pode ser dito, tem que todo mundo falar a mesma coisa.
E pra falar a mesma coisa não é fórum, é fanatismo, e isso não é comigo!
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Costalonga, se vc, um dia, voltar nesse lugar com Amarok AT, experimente descer com 1° ou 2° tip tronic (a manual), pois aí vc tem controle total da velocidade, exatamente o que vai fazer com MT. Acho que vai dar certo. Aguardo seu post com Amarok MT.
Abs
Costalonga
27/11/2012, 09:51
Ando com ela
Ai é que tá vc esta acostumado com a 4x4 com reduzida, qdo andou em uma que não tem quis fazer a mesma coisa, deixando em D...
Garanto que seria diferente, se vc usa-se o tiptronic na primeira e com pneu igual que vc usa normalmente....
Não quero polemizar, mas o tiptronic com marchas curtas foi colocado lá para fazer de reduzida, não tem o mesmo efeito mas quebra um galho danado.....
[]' a todos
O pneu que uso em meu Pajero é o Michelin MS2.
E já passei no mesmo lugar que ela com ele, e usava na epoca o Michelin Latitude Tour HP que é 100% asfalto.
Eu estava em D, não acelerei, e quando ela jogou a 2ª não aumentou a velocidade, ficou na mesma.
O problema é o HDC dela que é dentro de um pacote, ele liga e desliga a hora que ele bem entende.
Deveria ser um botão só pra ele.
Tem vezes que mesmo você não querendo ele funciona, como em outro lugares, ele dava algumas seguradas, e isso atrapalha, porque escorrega, e depois da primeira escorregada nada segura mais.
E já que você anda com uma AT com reduzida, vá com ela em um lugar que você saiba que tenha de usar a reduzida, desca, suba e faça todo o trajeto.
Depois faça o mesmo com a Amarok AT como eu fiz.
E depois se possivel faça com a Amarok MT.
No Pajero eu desço em 2ª reduzida, o que dá uma relação de 3,9, e a segunda da Amarok AT é 3,13, uma diferença infima, se colocarmos em conta o peso de um carro para outro.
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Costalonga
27/11/2012, 09:55
Costalonga, se vc, um dia, voltar nesse lugar com Amarok AT, experimente descer com 1° ou 2° tip tronic (a manual), pois aí vc tem controle total da velocidade, exatamente o que vai fazer com MT. Acho que vai dar certo. Aguardo seu post com Amarok MT.
Abs
Ai é que tá.
A MT tem reduzida, a AT não.
E descendo você não pode acelerar [caso da AT], ela desce em lenta com o treco eletronico funcionando.
E mesmo jogando 2ª marcha ele continua segurando no morro, mas quando chega em algum lugar com inclinação proxima de 0 ele desliga.
Até ai normal, mas quando você tem mais um lance de descida onde está cheia de lama você não pode freiar pra segurar porque escorrega, e nessa hora eu já puxei a primeira de volta.
Ele não embalou por causa da 2ª marcha, e sim por falta do treco eletronico segurando.
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
....
.... Eu estava em D, não acelerei, e quando ela jogou a 2ª não aumentou a velocidade, ficou na mesma.
Ok.... viu o que aconteceu, jogou a 2ª, o carro ficou bobo ...... se usa-se o tiptronic ela fixava na primeira e segurava o carro....
André, lendo seus post acho que vc é um cara que engrandece o forum.
Então não pecisa fica com raiva pq uma pessoa acha que se vc fizese de outra forma, sairia melhor. É questão de opinião.
[]'a a todos
neilsonhenriques
27/11/2012, 10:23
Até ai normal, mas quando você tem mais um lance de descida onde está cheia de lama você não pode freiar pra segurar porque escorrega, e nessa hora eu já puxei a primeira de volta.
Ele não embalou por causa da 2ª marcha, e sim por falta do treco eletronico segurando.
André,
Eu imaginava que o HDC da Amarok fosse como nos Land Rovers, um botão no console sem interferência da eletrônica. Se acelerar o carro, ele desliga; tirou o pé do acelerador ele entra em ação novamente.
Não tinha nenhuma pessoa da VW junto contigo durante o teste ? Pergunto porque o "liga/desliga" pode ser uma opção no computador de bordo (meio burro, mas pelo menos existe), enfim, sei lá, porque não faz muito sentido o carro "decidir" se liga ou não o HDC. Quem sabe da estrada é o motorista.
Sobre o mecanismo, é uma coisa linda. Fiz um relato no tópico da Ranger nova e como é meio grande, não vou postar aqui. Mas garanto que funciona maravilhosamente bem em descidas com muita lama mesmo estando com 1a. reduzida.
Gostei da ideia de um colega, páginas atrás, que sugeriu reportar isso à Volkswagen, não à concessionária que está pouco se lixando, mas é fácil ir no site alemão e mandar uma mensagem. Os alemães não são brasileiros e a VW não tem experiência com carros off-road. Aposto que eles consideram muito esses feedbacks.
Abraço, :concordo:
Neilson
Costalonga
27/11/2012, 10:29
Olha só ZeArtur.
O HDC você pode estar em N que ele vai funcionar.
Ele é um sistema que trabalha em conjunto com o ABS, então independente da marcha ele faz o seu papel, quando não desliga.
Eu não acelerei em momento algum, o carro não ficou bobo, simplesmente ele andou onde não era pra andar.
Onde o HDC deveria funcionar não funcionou.
O porque, não sei.
Quer ver outro carro que tem o HDC mas funciona por conta própria, a Pajero Full de 2010 pra cá.
Você na reduzida e descendo um lugar ele começa a funcionar. Isso tá errado, o HDC tem de ser independente, tem que funcionar a parte. Assim como é no Freelander, Discovery 4, Ranger entre outros carros.
Não fiquei com raiva, só estou demonstrando que de qualquer outra forma a Amarok iria escorregar naquele momento e acontecer o que aconteceu.
Se ela tivesse aumentado a velocidade, tudo bem concordaria que na primeira isso não aconteceria.
E ela saiu de frente, justamente quando os sistema quis voltar a funcionar, mas em velocidade ele trava as rodas, o que não ajuda muito. Talvez se ele tivesse ficado desligado eu conseguiria passar, porque de certa forma ela estava acatando ao volante, mas com freio ela não acata.
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Costalonga
27/11/2012, 10:34
André,
Eu imaginava que o HDC da Amarok fosse como nos Land Rovers, um botão no console sem interferência da eletrônica. Se acelerar o carro, ele desliga; tirou o pé do acelerador ele entra em ação novamente.
Não tinha nenhuma pessoa da VW junto contigo durante o teste ? Pergunto porque o "liga/desliga" pode ser uma opção no computador de bordo (meio burro, mas pelo menos existe), enfim, sei lá, porque não faz muito sentido o carro "decidir" se liga ou não o HDC. Quem sabe da estrada é o motorista.
Sobre o mecanismo, é uma coisa linda. Fiz um relato no tópico da Ranger nova e como é meio grande, não vou postar aqui. Mas garanto que funciona maravilhosamente bem em descidas com muita lama mesmo estando com 1a. reduzida.
Gostei da ideia de um colega, páginas atrás, que sugeriu reportar isso à Volkswagen, não à concessionária que está pouco se lixando, mas é fácil ir no site alemão e mandar uma mensagem. Os alemães não são brasileiros e a VW não tem experiência com carros off-road. Aposto que eles consideram muito esses feedbacks.
Neilson
Ele funciona da seguinte forma, você chega bem devagar no começo da descida e ele aciona sozinho a 5km/h e assim vai descendo, só aumenta se você der toques no acelerador, e diminui se você frear um pouco [o que descendo num é nada aconselhavel], em outras descidas que são tranquilhas e retas eu mantinha o carro a 1000RPM e ele descia proximo dos 10km/h. Sem problemas até ai.
Nessa descida do ocorrido eu desci sem acelerar e no D, só que como expliquei páginas atras o morro não era uma inclinação só, e muito menos reto, tinha uma curva bem fechada no final dele.
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Fala galera!!!
Peguei minha amarok at 12/12 na quinta (22/11) rodei com ela apenas sábado e domingo (+/-220km)
na segunda (26/11) indo para o detran a amarok simplesmente “morre” e não pega mais.
No momento está na disnave sem previsão de concerto, onde ninguém sabe o que pode ser e o atendimento é péssimo.
Acompanhando... Tem a possibilidade de ser Diesel ruim?
neilsonhenriques
27/11/2012, 11:10
Ele funciona da seguinte forma, você chega bem devagar no começo da descida e ele aciona sozinho a 5km/h e assim vai descendo, só aumenta se você der toques no acelerador, e diminui se você frear um pouco [o que descendo num é nada aconselhavel], em outras descidas que são tranquilhas e retas eu mantinha o carro a 1000RPM e ele descia proximo dos 10km/h. Sem problemas até ai.
Nessa descida do ocorrido eu desci sem acelerar e no D, só que como expliquei páginas atras o morro não era uma inclinação só, e muito menos reto, tinha uma curva bem fechada no final dele.
Analisando o mecanismo, não haveria diferença se você estivesse em 1a. marcha (tiptronic) ou em "D" nessa descida, o HDC vai frear o carro até 6 km/h. Pelo menos é assim nos Land Rovers e pelo objetivo da eletrônica, não teria porquê ser diferente na Amarok. A marcha não importa enquanto o mecanismo estiver atuando, que desejavelmente seria durante toda a descida.
Pelo seu relato, só acho um grande erro da VW em não deixar o motorista decidir quando usar o HDC, seria só um botão no painel.
A VW ainda está começando no mundo off-road. A Amarok é um excelente começo. Eu nem esperava isso tudo. Os alemães procuram automatizar tudo. Pode pegar qualquer marca que vai ser sempre a mesma premissa, até os mais caros como Porsche. O problema é que as situações off-road dependem de analisar o que vem a frente e quem deve fazer isso é o motorista. Não há como ignorar o fator humano e deixar a eletrônica fazer tudo sozinha.
A intenção dos caras foi boa, mas desse jeito, acabaram por inutilizar uma grande ferramenta.
Neilson
Costalonga
27/11/2012, 11:31
Analisando o mecanismo, não haveria diferença se você estivesse em 1a. marcha (tiptronic) ou em "D" nessa descida, o HDC vai frear o carro até 6 km/h. Pelo menos é assim nos Land Rovers e pelo objetivo da eletrônica, não teria porquê ser diferente na Amarok. A marcha não importa enquanto o mecanismo estiver atuando, que desejavelmente seria durante toda a descida.
Pelo seu relato, só acho um grande erro da VW em não deixar o motorista decidir quando usar o HDC, seria só um botão no painel.
A VW ainda está começando no mundo off-road. A Amarok é um excelente começo. Eu nem esperava isso tudo. Os alemães procuram automatizar tudo. Pode pegar qualquer marca que vai ser sempre a mesma premissa, até os mais caros como Porsche. O problema é que as situações off-road dependem de analisar o que vem a frente e quem deve fazer isso é o motorista. Não há como ignorar o fator humano e deixar a eletrônica fazer tudo sozinha.
A intenção dos caras foi boa, mas desse jeito, acabaram por inutilizar uma grande ferramenta.
Neilson
Não é só os Alemães não.
A Mit fez isso com a Full também, colocou isso dentro do pacote, só funciona com a Reduzida, mas nunca se sabe quando vai funcionar.
Inteligente não?!
KKKKKKKKKKKKKKKKKK
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
neilsonhenriques
27/11/2012, 11:53
Inteligente não?!
Não ! :mrgreen:
A VW fazer isso eu até aceito, mas a Mitsubishi não, ainda mais num carro lendário como o Pajero Full. :-?
Acho que a direção da Amarok (e surpreendentemente da Mitsubishi) estaria correta se tivessem sido adicionadas câmeras de vídeo nos 4 lados da pick-up ligadas a um computador que analisasse todas as condições do terreno (topografia, tipo, tamanho) e comandasse os freios e diferenciais pra transpor os obstáculos off-road. Aí sim, bastava acionar o botão e deixar o carro fazer o resto. :mrgreen:
Quem sabe no modelo 2015 ? :torcendo:
Costalonga
27/11/2012, 11:57
Não ! :mrgreen:
A VW fazer isso eu até aceito, mas a Mitsubishi não, ainda mais num carro lendário como o Pajero Full. :-?
Acho que a direção da Amarok (e surpreendentemente da Mitsubishi) estaria correta se tivessem sido adicionadas câmeras de vídeo nos 4 lados da pick-up ligadas a um computador que analisasse todas as condições do terreno (topografia, tipo, tamanho) e comandasse os freios e diferenciais pra transpor os obstáculos off-road. Aí sim, bastava acionar o botão e deixar o carro fazer o resto. :mrgreen:
Quem sabe no modelo 2015 ? :torcendo:
Tu quer um carro ou um Big Brother?
KKKKKKKKKKKKKK
E detalhe, os participantes são Engenheiros, Topografos, Matemáticos e Afins!
KKKKKKKKKKKKKKKK
Dá IBOPE hein!
Mas é isso mesmo, no meu carro que é 2006 já tem um pouco desse recurso, o ABS trabalha em conjunto com a Reduzida, escorregou ele contorna a situação, mesmo descendo.
Mas não o vejo como um HDC, porque ele só controla depois da merda, não a evita!
KKKKKKKKKKKK
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Neilson
A marcha imprtou sim Neilson nesse caso, André falou que desceu um morro com mais declive e não teve problemas, mas qdo pegou um morro com pequeno plano no meio ela embalou, repito se estivese no triptonic na primeira ela não embalava.
[]' a todos.
Costalonga
27/11/2012, 12:13
A marcha imprtou sim Neilson nesse caso, André falou que desceu um morro com mais declive e não teve problemas, mas qdo pegou um morro com pequeno plano no meio ela embalou, repito se estivese no triptonic na primeira ela não embalava.
[]' a todos.
ZeArtur em alguns morros eu desci em 2ª porque deixei a todo momento no D, e alguns eu andei em torno de 1000RPM e com a velocidade proxima de 10km/h.
Na hora do ocorrido ela estava +/- nessa velocidade, ou seja, não foi falha da marcha, e sim do sistema num todo.
E é o seguinte, eu entendo como o sistema funciona, já tinha passado no local com outros carros, agora imagina alguem sem um conhecimento, o que aconteceria?
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Ok, vamos por partes, como dizia Jack estripador..
... vc desceu um morro com maior declive = o HDC funcionou
... outro morro com menos declive, mas o cambio mudou a marcha = o HDC não funcionou
repetindo sem ser chato, mas já sendo, se estivesse no tiptronic na primeira iria fazer diferença.
mas não adianta eu ficar falando e vc tb, tem que por em prática, o resultado pode surpeender um de nos.
[]' a todos.
Costalonga
27/11/2012, 12:34
Ok, vamos por partes, como dizia Jack estripador..
... vc desceu um morro com maior declive = o HDC funcionou
... outro morro com menos declive, mas o cambio mudou a marcha = o HDC não funcionou
repetindo sem ser chato, mas já sendo, se estivesse no tiptronic na primeira iria fazer diferença.
mas não adianta eu ficar falando e vc tb, tem que por em prática, o resultado pode surpeender um de nos.
[]' a todos.
KKKKKKKKKKKKKK
Olha só, no morro maior, ela também jogou segunda como neste, porém, como tinha uma inclinação somente ele funcionou corretamente.
No lugar do ocorrido, no começo da descida ele estava em 1ª e logo depois jogou 2ª e desceu em 5km/h, porém onde ele desligou o HDC era praticamente plano, pouquissima inclinação, até ai tudo bem, porém eu precisava dessa velocidade constante que estava pra continuar no outro local que tinha uma descida não tão forte mas com uma curva fechada.
Então tanto de primeira como seguda ele iria a 10km/h velocidade que eu acho ser a que ele estava.
E quando notei que o Off Road não piscava eu reduzi ela pra primeira, o que de nada adiantou.
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
neilsonhenriques
27/11/2012, 12:53
Ze Artur,
Não conheço o funcionamento do HDC da Amarok, estou tomando como base a minha experiência nos Land Rovers, e se o objetivo do mecanismo em ambos é manter o carro numa velocidade baixa freando as rodas sem travá-las, não faria diferença se o câmbio estivesse em D ou 1 durante a descida porque o carro estaria sendo freado centenas de vezes por segundo.
Mas se o carro estava em D antes de descer aí até concordo contigo que ele pudesse estar mais veloz e o HDC levaria um tempo maior pra deixar o carro em baixa velocidade, mas ser desativado eletronicamente quando poderia ser necessário não é o funcionamento ideal.
Pode ser que o HDC da Amarok só seja acionado com o câmbio em 1. Câmbio em D desativa o HDC, o que também seria bem lógico. :pensativo:
Ainda assim, tudo isso poderia ser resolvido de forma simples: um botão. É barato e eficaz. :mrgreen:
Você que tem uma Amarok AT, dá pra olhar o manual e ver em que condições eles dizem que o HDC irá atuar ?
Neilson
Ze Artur,
.... Mas se o carro estava em D antes de descer aí até concordo contigo que ele pudesse estar mais veloz e o HDC levaria um tempo maior pra deixar o carro em baixa velocidade
....
....
A Amarok descendo a 1000RPM ela está por volta de 8km/h e me parece que fica mais firme porque ela fica como se tivesse reduzida, só que não deveria jogar uma marcha a mais, e se jogar não deixar embalar, mas continuar do mesmo jeito, porque tirei o pé do acelerador nessa hora e não adiantou de nada.
cada um tira suas conclusões....
... tá parecendo quem der o último suspiro, ganha o embate...:fight:
Mas pra mim tá tudo de boas.
[]'s a todos
Costalonga
27/11/2012, 13:11
[]'s a todos
Isso foi em outra situação não a do lugar que acabei acertando a pedra.
Por isso que falei que no lugar da pedra eu não acelerei, deixei ela a vontade.
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Costalonga
27/11/2012, 13:18
O lugar em que desci acelerando direto foi esse dai da foto, porque tinha valeta e ela tava encrencando de ir pra dentro delas.
Eu tava com o HDC ligado e descendo de 2 [D2] ai acelerei e desci, alguns lugares ele travava a roda outros não.
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
neilsonhenriques
27/11/2012, 13:27
Ze Artur,
Só entro num embate se alguém ofender meu caráter (ou minha mãe). :mrgreen: Meu objetivo não é ter razão, é entender como funciona o negócio. Trabalho com engenharia e essa curiosidade é característica. Já adianto que não quero meter o pau na pick-up e a considero o melhor negócio pra 90% dos compradores, já disse isso aqui. Na minha opinião, só há duas escolhas: New Ranger e Amarok. O resto é pau velho.
No manual da sua caminhonete não tem nada falando do funcionamento do HDC ? Vai ver estamos discutindo por nada se a montadora explica como ele funciona. :concordo:
Abraço,
Neilson
blz cara :concordo:
Mas aceite o contraditório e refaça o percurso usando a primeira fixa, vc vai ver que o comportamento da pkp vai ser outro.
[]' a todos
Costalonga
27/11/2012, 13:35
Mas aceite o contraditório e refaça o percurso usando a primeira fixa, vc vai ver que o comportamento da pkp vai ser outro.
[]' a todos
Opa, chegou onde eu queria.
Nesse "percurso" de 32km tiveram várias descidas e subidas.
E eu testei descer sem o Off Road, em Tip Tronic, no S e no D, ficou tudo na mesma, por isso desci 99% dos morros em D, e eu conheço o lugar por isso fiz o teste lá, que eu sabia como poderia sair de algumas situações.
Testei subir sem o modo Off Road, sem bloqueio, no D no S no Tip Tronic, de todas as formas possíveis.
Aonde ela quebrou o retrovisor eu tive que voltar e passar por onde eu já tinha passado, porque não dava pra passar daquele ponto e tinha outros piores.
E eu subi no local onde ela escorregou e acertou a pedra, e na curva ela saiu de lado, mesmo bloqueada.
Ou seja, subindo tava um quiabo, imagina descendo.
Não estou querendo provar nada a ninguem, mas que tem algumas falhas no projeto do sistema Off Road da Amarok isso tem.
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Mas uma coisa que ninguem falou ainda é o estado dos pneus. os que vem na Amarok orig não vale nada na estradas de chão e muito menos no barro, eu tirei os da minha com 20mil km. ela era ruim no barro mas por não ter pneu adquado, agora com os BF, a coisa mudou muito.
Acho eu que onde vc passou Costalonga, e a Amarok tivesse pneus tipo os meus não teria acontecido o incidente. mas falo isso numa hipotese, e tb não posso dar palpite pq nunca andei a Amarok aut.
O que vc acha?
leobnaval
27/11/2012, 13:51
Acho eu que onde vc passou Costalonga, e a Amarok tivesse pneus
Pneu é 50% da performance no off-road (não que seja regra, mais é uma forma de dizer o quão importante são os pneus, afinal são eles que fazem todo o contato da pick-up com o solo, vale daquela velha frase: "potência não é nada sem controle")
[]s
Costalonga
27/11/2012, 13:53
Mas uma coisa que ninguem falou ainda é o estado dos pneus. os que vem na Amarok orig não vale nada na estradas de chão e muito menos no barro, eu tirei os da minha com 20mil km. ela era ruim no barro mas por não ter pneu adquado, agora com os BF, a coisa mudou muito.
Acho eu que onde vc passou Costalonga, e a Amarok tivesse pneus tipo os meus não teria acontecido o incidente. mas falo isso numa hipotese, e tb não posso dar palpite pq nunca andei a Amarok aut.
O que vc acha?
Claro, pneu ajuda e muito.
Mas o que me deixa intrigado é que só fez isso ali, sendo que nos outros lugares foram da mesma maneira.
Andei de tudo que é jeito e só encrenco ali.
E quando eu fui com a minha Full ali, foram com pneus 100% asfalto, os Michelin Latitude Tour HP. Já passei também com os Michelin MS2, mas esses são até "bons" na lama.
A L200 eu não digo porque usavam os Scorpion ATR, não são aquela coisa, mas são melhores que os pneus pra Asfalto.
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
leobnaval
27/11/2012, 13:56
Não vai aparecer um santo proprietário de uma Amarok que possa postar a(s) páginas referente ao funcionamento do HDC do manual? Assim como o procedimento para descidas off-road.
Pessoal quem tiver a possibilidade de fornecer este tipo de informação é muito importante, para tirarmos uma conclusão embasada tecnicamente.
[]s contando com a colaboração dos Amarokers rsrsrs
Outra questão, o pessoal tem dúvidas da Amarok pq tem tração integral e não tem reduzida.... Ok blz
O que vcs acham da Triton RS que participa de rali ?
aquilo que é carro, uma máquina, é outra conversa....
Opssss.... só tem tração integral e não tem reduzida...
Ou seja o novo traz desconfiança, e eu fui um deles...
neilsonhenriques
27/11/2012, 14:47
Pro meu uso, especificamente, não serviria, mas aposto que atende a 90% de quem compra, igual a Amarok AT. A VW fez uma pick-up pra agradar a imensa e esmagadora maioria das pessoas. A meia dúzia de gatos pingados como eu, procurariam outra. Excelente estratégia como raramente se vê.
leobnaval
27/11/2012, 14:47
Péssimo exemplo de comparativo, afinal a RS é uma camionete de competição, ou melhor rally para altas velocidade e não para trilhas.
Além do que ela nunca irá carregar nem rebocar nada e concerteza ela vai passar tão rápido pelos trechos que seria totalmente dispensável o uso da reduzida (portanto os eng. avaliaram corretamente apenas o uso da tração 4x4 sem a reduzida) visto que ela precisa de velocidade e não de força.
Eu já disse para mais de 90% dos usuários da amarok AT a reduzida não será necessária portanto a VW avaliou este mercado e conclui que apenas a tração 4x4 seria mais do que suficiente para o seu público. Porém o usuário que quiser fazer o uso dela para situações constantes de off-road, trabalho ou reboque tem a disponibilidade da MT que possui a reduzida.
[]s
Thiago Pereira
27/11/2012, 14:53
Outra questão, o pessoal tem dúvidas da Amarok pq tem tração integral e não tem reduzida.... Ok blz
Começou a apelar!
Qual seria o uso de uma reduzida em um rally de velocidade?
No WRC muitos nem 4X4 são e continua sendo um rally off-road.
marcos ambrogi
27/11/2012, 16:06
Eu fiz um trajeto muito parecido ao do André, na serra da bocaina, na chuva com muita lama. Infelizmente não gravei pq estava com minha namorada e ela estava quase pulando da picape de nervoso qudo eu decidir encarar a volta de uma pousada. Passei por trechos de descidas e o que mais senti falta foram pneus apropriados. Qto à dinâmica do dispositivo eu realmente não entendo como aconteu o que foi relatado perlo André, porque o acionamento é intermitente e encessariamente vc está em baixíssima velocidade, de modo que, se alcança área plana não há aceleração ou força pra vencer o atrito, ainda que da lama. Foi o que eu senti. É claro, tbém, que independentemente do dispositivo eu acionava o freio e o pedal, apesar de duro, se soltava quando da intermitência. E como no módulo off road o giro aumenta consideravelmente não há troca de marchas de surpresa. Mas só o André sabe pelo o que passou e se pra ele o dispositivo não serviu tá falado!
Costalonga
27/11/2012, 16:45
ZeArtur, já deu uma olhada no sistema de suspensão da L200 RS?
Digamos que ela seja um Pajero Full em forma de Caminhonete.
Ela usa o mesmo sistema de suspensão da Pajero Full e com muitas melhorias, uma delas sendo 2 amortecedores por roda.
Ela tem muito mais estabilidade, mas muito mais mesmo que qualquer outra caminhonete.
Mas isso não vem ao caso, até porque ela só pode andar nos Rallyes, não tem como emplacar ela.
Não estou com desconfiança na Amarok, só que pra mim ela só serve com reduzida.
Tendo o problema comigo ou não, muito antes disso a minha opinião estava formada.
O Discovery 4 usa o mesmo cambio dela, o ZF de 8 marchas, tem um motor V6 3.0 Diesel, Bi Turbo de 256cv e 63kg de Torque, e engraçado, ele tem Reduzida.
E ele tem muito, mas muito mais recurso que a Amarok tem, e ainda usa a Reduzida.
Agora me explica como na Amarok não precisa?
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Costalonga
27/11/2012, 16:50
Eu fiz um trajeto muito parecido ao do André, na serra da bocaina, na chuva com muita lama. Infelizmente não gravei pq estava com minha namorada e ela estava quase pulando da picape de nervoso qudo eu decidir encarar a volta de uma pousada. Passei por trechos de descidas e o que mais senti falta foram pneus apropriados. Qto à dinâmica do dispositivo eu realmente não entendo como aconteu o que foi relatado perlo André, porque o acionamento é intermitente e encessariamente vc está em baixíssima velocidade, de modo que, se alcança área plana não há aceleração ou força pra vencer o atrito, ainda que da lama. Foi o que eu senti. É claro, tbém, que independentemente do dispositivo eu acionava o freio e o pedal, apesar de duro, se soltava quando da intermitência. E como no módulo off road o giro aumenta consideravelmente não há troca de marchas de surpresa. Mas só o André sabe pelo o que passou e se pra ele o dispositivo não serviu tá falado!
Marcos, o sistema serve, mas eu não entendi porque naquele local em questão ele deixou de funcionar.
Ele funciona de qualquer maneira, eu fiz os testes, no D no S no Tip Tronic, não importa, ele funciona, quando quer talvez!
KKKKKKKKKKKKKKK
Ele aumenta o giro do motor, segura a marcha, mas não muda a relação, pois a RPM x KM/H continua a mesma coisa.
E por ele sempre aumentar o giro do motor, e prender a marcha que não vi diferença entre descer em Tip Tronic ou no D, e mesmo jogando uma marcha a mais o HDC controla isso.
Quando você tá a 5km/h e o HDc para de funcionar, mesmo que seja num local quase plano, a velocidade tende a aumentar, você solta o carro.
E foi isso que ele fez, estava seguro a 5km/h, deu um pequeno "leve" com inclinação proxima a 0, ai ele desligou e embalou.
Na lama 1km/h faz diferença.
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Pessoal só estou dizendo que:
1) a Triton RS eh uma excelente pkp, mas destinado a um publico diferente .
2) a Amarok AT também eh uma execelente pkp, mas destinado a um publico diferente das tradicionais pkp.
O problema eh que as pessoas torcem o nariz, por não ter reduzida. Mas ela esta focada em outro segmento, diferente do que estávamos acostumado. Ela tem uma estabilidade e conforto não encontrada em outra pkp. Não parece uma pkp, mas eh, só que focada repito em outro segmento. Alias acho que 90% do usuário querem isso, os outros 10% querem subir em parede com a pkp.
Uns dizem que não se interessa por isso, ok, mas se lembre que estamos no Forum of road, eh de se esperar isso.
Mas muita, muita gente nunca engatou o 4x4 na sua vida, e isso agente tem que levar em consideração.
Não acho que estou apelando, ou eh um péssimo exemplo, só estou dizendo que Amark AT eh um execelente pkp, mas com suas peculiaridades.
[]'s a todos.
Costalonga
27/11/2012, 17:13
Nesse ponto você tá coberto de razão.
Agora o que você acha melhor, ela conter todos esses recursos + a reduzida, ou somente este recurso?
Ai vamos a outro ponto, esses 10% são os que realmente fazem uso da Pick-up, que vão trazer um feedback pra VW.
Você que a Hilux vende tanto por que?
Porque a Toyota tem um pós venda bom, que tem um preço de revisão atraente?
Quantas Hilux tu ve toda sambada de tanto que o cara acaba com ela.
Aqui na minha região é Hilux AT pra trabalho. E se na mão de uns cara desses ela aguenta, na mão de alguem que não sabe o que é 4x4 vai durar muito mais.
Ao meu ver a VW pecou em não ter trago uma versão AT com reduzida, se tivesse trago hoje o sistema seria outro.
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Esse negocio de preferencia eh complicado. Veja em:
http://www.tela.com.br/dados_mercado/maisvendidos/index_cubo.asp?codItem=13&ws=f&acesso=true&log=9878
No Paraná vende bem a Amarok, em Fortaleza Triton aí vc tem que levar em conta o pos venda da região e claro a sua reputação.
A Hilux eh um fenômeno, vende muito bem e a mais cara. Pos venda de primeira. Mas acho que já estamos comprando Gato por Lebre, qdo foi lançada era até justificada essa diferença mas agora ela vive de FAMA.
Quanto ao que vc quer em uma pkp, eu queria o conforto e estabilidade da Amarok, a resistência e pos venda da Hilux e o preco da Frontier. Quanto aos recursos vai muito onde vc anda, se vc quer 90% asfalto vc quer estabilidade (Amarok), se 90% terra vai de Hilux junto com um ortopedista para cuidar de sua coluna, se for de areia de praia vc vai de Triton pois custa menos que Hilux eh um trator.
[]'s a todos.
É exatamente o que disse em meu post algumas páginas atrás, se vc está descendo com o off road ligado, quando ela atinge o plano a PKP tende a parar e vc precisa acelerar.
Outra não dá para precisar quando este câmbio faz as trocas de marcha, pois ele é adaptativo e leva em conta fatores como carga do motor, estilo de pilotagem individual e velocidade, ou seja troca de marcha como o motorista manda!!!!! Porém em testes que já fiz, a minha em descida sem aceleração não troca marcha a 1000 rpm e 5 km/h, a troca é feita por volta das 1600 rpm e a quase 30 km/h. Para trocar antes disso o motorista terá que acelerar e soltar imediatamente o acelerador, o câmbio vai entender que deve subir uma marcha.
Independete de tudo que já foi falado ta ai a página do manual da Amarok onde diz como dirigir no off-road. Tirem suas conclusões.
382744
Costalonga
27/11/2012, 20:27
É exatamente o que disse em meu post algumas páginas atrás, se vc está descendo com o off road ligado, quando ela atinge o plano a PKP tende a parar e vc precisa acelerar.
Outra não dá para precisar quando este câmbio faz as trocas de marcha, pois ele é adaptativo e leva em conta fatores como carga do motor, estilo de pilotagem individual e velocidade, ou seja troca de marcha como o motorista manda!!!!! Porém em testes que já fiz, a minha em descida sem aceleração não troca marcha a 1000 rpm e 5 km/h, a troca é feita por volta das 1600 rpm e a quase 30 km/h. Para trocar antes disso o motorista terá que acelerar e soltar imediatamente o acelerador, o câmbio vai entender que deve subir uma marcha.
Independete de tudo que já foi falado ta ai a página do manual da Amarok onde diz como pilotar no off-road. Tirem suas conclusões.
382744
Isso é verdade, precisar as trocas é complicado.
Porque em certos locais ele ficou em primeira, tais como um morro bem pesado ele fica em primeira.
Nesse do caso da pedra ele jogou uma segunda marcha, o que acusava no painel, logo no começo da descida, mas isso não influenciou na descida.
No plano o HDC desligou e o carro andou um pouco a mais do que deveria, e depois disso eu não sei dizer ao certo se o HDc tentou funcionar, se funcionou.
Ai eu já tentei trazer o carro de volta por minha conta, não dava pra esperar a eletronica trabalhar.
Ai no manual diz que tem que deixar no Tip Tronic, mas descendo no N ou engatado dá o mesmo efeito, eu fiz os testes com ela.
E como você disse, acelerando ela a 1000RPM descendo com o HDC funcionando ela fica a quase 10km/h e tem vezes que troca de marcha, mas claro dependendo da inclinação.
Não creio que o sistema estava com problema porque funcionou bem em muitos locais.
Essa não é uma das piores descidas que fui, mas no final dela tem uma curva fechada, fator que a torna problemática.
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
....
Independete de tudo que já foi falado ta ai a página do manual da Amarok onde diz como dirigir no off-road. Tirem suas conclusões.
....
382744
COPIA DO MANUAL DA AMAROK AUTOMÁTICA PARA CONDUÇÃO OFF-ROAD
- No caso de lama, areia, água ou trechos de terreno ondulado, conduzir com o modo manual sequencial.
- No caso de descida acentuada ou uma subida grande, conduzir na marcha 1. Engatar o bloqueio do diferencial e utilizar o assistente de arranque em subidas.
- No caso solo mole ou liso, conduzir em velocidades ajustadas e no nÍvel de rodagem mais alto possível do modo manual sequencial.
[]' a todos
neilsonhenriques
27/11/2012, 21:02
- No caso de lama, areia, água ou trechos de terreno ondulado, conduzir com o modo manual sequencial.
- No caso de descida acentuada ou uma subida grande, conduzir na marcha 1. Engatar o bloqueio do diferencial e utilizar o assistente de arranque em subidas.
- No caso solo mole ou liso, conduzir em velocidades ajustadas e no nÍvel de rodagem mais alto possível do modo manual sequencial.
É André, você vai ter que pegar essa pick-up de novo pra descer de primeira e ver o bicho que dá. :chorandoderir:
Se pensarmos bem, até faz sentido o HDC ser acionado apenas na primeira marcha (quando supostamente a pick-up vai estar devagar) e me causa estranheza ele atuar até em N como você falou. Nunca fiz esse teste no Land Rover, mas talvez ele não funcione com o câmbio em D. Vou tentar fazer isso quando tiver oportunidade.
Pessoal de Amarok, o manual não fala nada especificamente sobre o HDC ? Toda a função off-road está resumida nessa página ?
Pernalonga
27/11/2012, 21:06
Hj fiz um teste drive na Amarok, e sinceridade me apaixonei por ela, e como irei utilizar 99% em uso urbano, acredito que seria uma otima opção, por fim agora estou entre a Amarok e a Frontier.
Costalonga
27/11/2012, 21:10
Tá tudo bem no manual da VW diz isso.
Agora porque nos testes o sistema funciona da mesma forma em qualquer situação?
O próprio Jera no video dele no Test Drive ele desceu um lugar com ela no N e o Off Road segurou?
Agora eu quero que me expliquem qual a diferença da relação da 1ª marcha do Drive e da 1ª do Tip Tronic.
E sobre a questão do contraditório beleza, aceito numa boa.
Mas por que quando eu joguei a primeira quando ela começou a descer rápido o HDC não funcionou de imediato?
No manual é uma coisa, na prática outra.
No manual da minha Pajero vem dizendo que tem de se usar o Bloqueio de Diferencial em várias situações, mas cade o bendito bloqueio, não veio em nenhuma unidade para o Brasil!
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Costalonga
27/11/2012, 21:12
É André, você vai ter que pegar essa pick-up de novo pra descer de primeira e ver o bicho que dá. :chorandoderir:
Se pensarmos bem, até faz sentido o HDC ser acionado apenas na primeira marcha (quando supostamente a pick-up vai estar devagar) e me causa estranheza ele atuar até em N como você falou. Nunca fiz esse teste no Land Rover, mas talvez ele não funcione com o câmbio em D. Vou tentar fazer isso quando tiver oportunidade.
Pessoal de Amarok, o manual não fala nada especificamente sobre o HDC ? Toda a função off-road está resumida nessa página ?
Pois é Neilson, vou esperar dar mais chuva e ir lá de novo, mas dessa vo levar uma Retro pra tirar a pedra do lugar, assim num corro o risco!
KKKKKKKKKKKKK
Sobre descer em N, desce sim, a Ranger também desce, olhe lá no Tópico da Nova Ranger.
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Neilson,
Tem outras páginas, mas o manual da Amarok é uma zona, que nem aqueles cabos em cima do motor dela kkkkkkkkkk, principalmente o da minha que é 12/12 vem com o manual da mecânica e um encarte sem vergonha da automática, não sei se as mais novas estão assim tb.
Seguinte o HDC funciona em N, D, S e Tiptronic, o problema é que no Tiptronic a marcha com certeza não será trocada até o limite de proteção do motor lá pelos 5 mil rpm se não me engano, ou seja vc terá o máximo do freio motor funcionando.
Constumo andar em serras acentuadas (inclusive asfalto) no Tiptronic o carro vira outro fica muito mais na mão.
Abs,
Elton
Costalonga
27/11/2012, 21:21
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=UkKBrb7kcww#!
Tá ai, lá pelo meio do video tem o Off Road trabalhando em uma descida.
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalinga.
Costalonga
27/11/2012, 21:24
Neilson,
Tem outras páginas, mas o manual da Amarok é uma zona, que nem aqueles cabos em cima do motor dela kkkkkkkkkk, principalmente o da minha que é 12/12 vem com o manual da mecânica e um encarte sem vergonha da automática, não sei se as mais novas estão assim tb.
Seguinte o HDC funciona em N, D, S e Tiptronic, o problema é que no Tiptronic a marcha com certeza não será trocada até o limite de proteção do motor lá pelos 5 mil rpm se não me engano, ou seja vc terá o máximo do freio motor funcionando.
Constumo andar em serras acentuadas (inclusive asfalto) no Tiptronic o carro vira outro fica muito mais na mão.
Abs,
Elton
Elton a maior vantagem de segurar um cambio no Tip Tronic é a segurança que você dá pro cambio, ele não fica pensando que poderá jogar uma marcha a qualquer momento, isso ajuda na refrigeração dele.
No mais pouca coisa muda com o Off Road ligado.
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Exato. E ainda vai impedir que passe a segunda sem necessidade.
leobnaval
27/11/2012, 22:12
Como ja disse a uns post atrás no off-road a melhor forma é manter no tip tronic.
Por mais que o HDC funcione em N, D, tiptronic em 1. Ele estando em 1 no tiptronic é a forma mais segura de garantir caso falhe algo ela não fará a troca de marcha.
Na descida que é o único lugar que a reduzida não deveria fazer falta na AT está gerando essa discussão, devido ao que ocorreu com o Costalonga.
Galera concerteza o manual dela se refere mais precisamente ao funcionamento do HDC e da forma de condução, favor fotografar e postar aqui as págs. referentes.
[]s
Para mim a unica diferença entre os três modos é o ponto de troca de marcha em D próximo a 1750 rpm (força do motor modo econômico), dependendo de como pisa ela troca em 2200. O S troca lá pelos 3000rpm e o Tiptronic vai até a rotação de proteção do motor 4000 mil e alguma coisa E ainda o Tiptronic com o sistema anti cagada do motorista que troca as marchas de forma automática ao chegar no limite de rotação, e quando se reduz a pkp se rotação cair muito ele se encarrega de abaixar a marcha tb.
Fora isso não vi o comportamento mudar por usar qualquer um dos modos, seja off ou asfalto.
Quando digo carro mais na mão é justamente por vc escolher o momento da troca no Tiptronic e o carro não ficar bobo trocando de marcha sem necessidade.
FUKETEIRO
27/11/2012, 22:42
Para mim a unica diferença entre os três modos é o ponto de troca de marcha em D próximo a 1750 rpm (força do motor modo econômico), dependendo de como pisa ela troca em 2200. O S troca lá pelos 3000rpm e o Tiptronic vai até a rotação de proteção do motor 4000 mil e alguma coisa E ainda o Tiptronic com o sistema anti cagada do motorista que troca as marchas de forma automática ao chegar no limite de rotação, e quando se reduz a pkp se rotação cair muito ele se encarrega de abaixar a marcha tb.
Fora isso não vi o comportamento mudar por usar qualquer um dos modos, seja off ou asfalto.
Quando digo carro mais na mão é justamente por vc escolher o momento da troca no Tiptronic e o carro não ficar bobo trocando de marcha sem necessidade.
Olá, vc não percebeu a mudança para o modo Off road porque não devem ter explicado para vc lá na css, uma vez acionado o câmbio não faz mais o desacoplamento em parado do conversor de torque, ele continua empurrando se vc parar, é só soltar o freio que ela sai andando, o controle de tração altera o funcionamento também, como toda a eletrônica, abraço.
Esse negocio de preferencia eh complicado. Veja em:
http://www.tela.com.br/dados_mercado/maisvendidos/index_cubo.asp?codItem=13&ws=f&acesso=true&log=9878
No Paraná vende bem a Amarok, em Fortaleza Triton aí vc tem que levar em conta o pos venda da região e claro a sua reputação.
A Hilux eh um fenômeno, vende muito bem e a mais cara. Pos venda de primeira. Mas acho que já estamos comprando Gato por Lebre, qdo foi lançada era até justificada essa diferença mas agora ela vive de FAMA.
Quanto ao que vc quer em uma pkp, eu queria o conforto e estabilidade da Amarok, a resistência e pos venda da Hilux e o preco da Frontier. Quanto aos recursos vai muito onde vc anda, se vc quer 90% asfalto vc quer estabilidade (Amarok), se 90% terra vai de Hilux junto com um ortopedista para cuidar de sua coluna, se for de areia de praia vc vai de Triton pois custa menos que Hilux eh um trator.
[]'s a todos.
Concordo e digo mais a AMAROK AT, como pouco bons carros(subaru, AUDI, LAMBORGHINI etc), tem a espetacular tração integral permanente que faz a diferença, (e que diferença) nas curvas, infelizmente num site 4x4 isso é irrelevante e o importante é uma reduzida. Tanto que a volks/amarok nem tópico especifico tem rss
Agora quem compra a hilux tem que ter seguro pois ainda ontem vi uma em cima de um reboque totalmente destruida PT capotou....
PauloLimited
28/11/2012, 01:40
Concordo e digo mais a AMAROK AT, como pouco bons carros(subaru, AUDI, LAMBORGHINI etc), tem a espetacular tração integral permanente que faz a diferença, (e que diferença) nas curvas, infelizmente num site 4x4 isso é irrelevante e o importante é uma reduzida. Tanto que a volks/amarok nem tópico especifico tem rss
Agora quem compra a hilux tem que ter seguro pois ainda ontem vi uma em cima de um reboque totalmente destruida PT capotou....
Num é bem assim, realmente tração integral é muito bom, todas deviam ter, o que ficou meio fora de foco é uma CAMIONETE "TRAÇADA" num ter reduzida. Imagina uma ferrari da mais top com motor 2.0, vai ser boa igual as outras, mas o foco do carro que é acelerar ela vai ficar devendo em relação as v8, v10, v12.
Mancada d+, uma camionete de 130 mil num ter reduzida, é se a desculpa for que a maioria dos donos não usam pra mim não colou, se for assim daqui a pouco vão lançar um sedan que não abre o porta malas.
Costalonga
28/11/2012, 08:57
E você acha que por conta do 4x4 Full Time que a Amarok é mais estável?
Então os donos das Amarok MT e as mais simples capotam direto por não ter isso?
A diferença da Amarok pra Hilux são vários fatores, e que não tem nada a ver com sistema de tração.
O centro de gravidade da Hilux é mais alto, ele é mais estreita que a Amarok, tem menos controles [hoje tem a top que tem os controles de tração e estabilidade mas vende pouco] e a Hilux tem uma suspensão um pouco complicada, quica mais do que precisava.
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
E você acha que por conta do 4x4 Full Time que a Amarok é mais estável?
Então os donos das Amarok MT e as mais simples capotam direto por não ter isso?
A diferença da Amarok pra Hilux são vários fatores, e que não tem nada a ver com sistema de tração.
O centro de gravidade da Hilux é mais alto, ele é mais estreita que a Amarok, tem menos controles [hoje tem a top que tem os controles de tração e estabilidade mas vende pouco] e a Hilux tem uma suspensão um pouco complicada, quica mais do que precisava.
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Concordo que são vários fatores como vc falou, mas discordo de um ponto:
A AT é mais estável sim por causa do 4x4 full time, isso não resta dúvida, ou seja tem a ver com a tração.
[]' a todos
Costalonga
28/11/2012, 10:12
Aqui eu tenho uma Pajero Full que tem o sistema de 4x4 Full Time.
E eu não uso ele, ando direto na 4x2.
Já fiz viagens em 4x4 e 4x2.
Não muda consumo, não muda estabilidade, não muda dirigibilidade.
O que muda é a facilidade de se retomar velocidade, porque ao invés de ter 2 rodas para serem empurradas eu teria duas rodas a mais tracionando.
No mais não notei diferença alguma.
A Amarok é estável mesmo nos modelos mais simples.
Pode pegar uma AT e fazer um percurso sinuoso nela e depois fazer o mesmo numa MT.
O que a AT ganha é na chuva, mas na chuva andando com um carro de 2T o caboco tem que ter bom senso e aliviar o pé, aliviando o pé e tomando cuidado pode andar em 4x4 mesmo na MT. Andei muito com a minha L200 e nunca deu problema.
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
RenatoCoelho
28/11/2012, 10:20
Bom na minha opniao reduzida nao faz falta nenhuma em 99% dos consumidores, uso na fazenda ja desatolei s10 em barro e toda semana ando mais ou menos 200 km de terra e barro, nunca fiquei na mao, agora se eu quiser fazer trilha compro um troller.
.... O que a AT ganha é na chuva, mas na chuva andando com um carro de 2T o caboco tem que ter bom senso e aliviar o pé .......
ou seja é mais estavel
[]' a todos
Bom na minha opniao reduzida nao faz falta nenhuma em 99% dos consumidores, uso na fazenda ja desatolei s10 em barro e toda semana ando mais ou menos 200 km de terra e barro, nunca fiquei na mao, agora se eu quiser fazer trilha compro um troller.
É um ponto de vista, que certamente foi o foco da VW.
Mas não resta dúvida que ter uma reduzida disponível para vc usar, é um sossego a mais.....
[]' a todos
joroberto
28/11/2012, 10:34
Concordo que são vários fatores como vc falou, mas discordo de um ponto:
A AT é mais estável sim por causa do 4x4 full time, isso não resta dúvida, ou seja tem a ver com a tração.
[]' a todos
Já andei em ambas, (MT e Automática) e sem dúvida a fulltime tem mais aderência nas curvas,
Caso semelhante com o fusion que tem ambas as versões, e a versão AWD faz curvas melhores
do que a versão FWD.
Roberto.
Costalonga
28/11/2012, 10:38
ou seja é mais estavel
[]' a todos
Não exatamente.
Todo carro tração traseira se torna complicado na chuva, porque você não tem tração nas rodas direcionais.
Um carro tração dianteira é mais estável que um tração traseira na chuva.
E na chuva qualquer caminhonete pode ser traçada, sem problema algum.
O Walter Cassita aqui do fórum andou muitos KM com a Ranger dele e sempre que chovia traçava ela. E hoje faz o mesmo com a Triton.
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Já andei em ambas, (MT e Automática) e sem dúvida a fulltime tem mais aderência nas curvas,
Caso semelhante com o fusion que tem ambas as versões, e a versão AWD faz curvas melhores
do que a versão FWD.
Roberto.
Concordo plenamente. A AT é mais estavel que a MT, basta vc andar que vc sente a diferença.
[]' a todos
Imperador!
28/11/2012, 10:45
É incrível como a discussão anda em círculos nesse tópico da Amarok...
É verdade, sempre foi assiduo desse forum, mas não queria entrar por causa disso, mas resolvi entrar ....
Os tópicos são recorrentes, mas com quase 1000 paginas fica dificil não voltar a um assunto ...
Mas o problema é que os pensamentos não mudam, por mais que seja debatido os fatos .....
Ai volta tudo de novo..... fazer o que né?
[]' a todos
Acho que a questão da estabilidade vai muito mais da sensação que passa para o condutor do que ser melhor ou pior em 4X4 ou 4X2.
Se for falar em capacidade de tração, ai eu até começo a entender, afinal 4 rodas tracionam melhor do que 2, agora um mesmo modelo de carro ter a estabilidade aumentada só porque tem 4X4 full time eu acho que é forçar a barra, o atrito com os pneus não vai mudar, mas a sensação com certeza muda, afinal, se vc afundar o pé no acelerador de um carro com tração traseira numa saída de curva vc provavelmente vai sair de traseira, agora com tração em todas as rodas isso pode não acontecer.
Se alguém souber de algum teste de aceleração lateral que mostre o mesmo modelo com tração em 2 e 4 rodas que mostre que o com tração em 4 rodas consegue uma aceleração lateral máxima maior do que com tração em 2 eu passo a acreditar que o tipo de tração muda a estabilidade.
Abraço
TCHEIGOR
28/11/2012, 11:50
Acho que a questão da estabilidade vai muito mais da sensação que passa para o condutor do que ser melhor ou pior em 4X4 ou 4X2.
Se for falar em capacidade de tração, ai eu até começo a entender, afinal 4 rodas tracionam melhor do que 2, agora um mesmo modelo de carro ter a estabilidade aumentada só porque tem 4X4 full time eu acho que é forçar a barra, o atrito com os pneus não vai mudar, mas a sensação com certeza muda, afinal, se vc afundar o pé no acelerador de um carro com tração traseira numa saída de curva vc provavelmente vai sair de traseira, agora com tração em todas as rodas isso pode não acontecer.
Se alguém souber de algum teste de aceleração lateral que mostre o mesmo modelo com tração em 2 e 4 rodas que mostre que o com tração em 4 rodas consegue uma aceleração lateral máxima maior do que com tração em 2 eu passo a acreditar que o tipo de tração muda a estabilidade.
Abraço
concordo, acho que o uso da palavra 'estabilidade' é que está equivocado. Estabilidade vem da suspensão, o que o AWD proporciona é mais controle na dirigibilidade, o que causa no motorista uma impressão de maior estabilidade.
Costalonga
28/11/2012, 12:02
Abraço
E no caso da Amarok com controle de Tração nem essa saída de traseira irá acontecer, e também uma saída lateral também não.
Afinal tem o ESP que dá uma força.
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
....
agora um mesmo modelo de carro ter a estabilidade aumentada só porque tem 4X4 full time eu acho que é forçar a barra, o atrito com os pneus não vai mudar......
....
um carro com tração traseira numa saída de curva vc provavelmente vai sair de traseira, agora com tração em todas as rodas isso pode não acontecer....
Mas aumenta a estabilidade sim, basta vc pegar sua pkp 4x2 e fazer um percurso sinuoso, volte a fazer em 4x4 e me diga !!!
".... provavelmente vai sair de traseira, agora com tração em todas as rodas isso pode não acontecer" = ou seja mais estabilidade
Tração nas quatro rodas proporciona potência para as quatro rodas. Ele fornece o SUV com melhor tração e estabilidade,
Read more: Qual é a diferença entre um 4X2 e um SUV 4X4? | EHow.com (http://www.ehow.com/info_8739555_difference-between-4x2-4x4-suv.html#ixzz0Ym7yYOKG) What Is the Difference Between a 4X2 & a 4X4 SUV? | eHow.com (http://www.ehow.com/info_8739555_difference-between-4x2-4x4-suv.html#ixzz0Ym7yYOKG)
Read more: What Is the Difference Between a 4X2 & a 4X4 SUV? | eHow.com (http://www.ehow.com/info_8739555_difference-between-4x2-4x4-suv.html#ixzz0Ym7BCP4K) What Is the Difference Between a 4X2 & a 4X4 SUV? | eHow.com (http://www.ehow.com/info_8739555_difference-between-4x2-4x4-suv.html#ixzz0Ym7BCP4K)
Read more: Qual é a diferença entre um 4X2 e um SUV 4X4? | EHow.com (http://www.ehow.com/info_8739555_difference-between-4x2-4x4-suv.html#ixzz0YmBRL0SF) What Is the Difference Between a 4X2 & a 4X4 SUV? | eHow.com (http://www.ehow.com/info_8739555_difference-between-4x2-4x4-suv.html#ixzz0YmBRL0SF)
leobnaval
28/11/2012, 12:22
Não precisa muito para saber que um modelo que tracione as 4 rodas consiga realizar uma curva mais rápido que o mesmo modelo apenas em 4x2, assim como ter melhor aceleração devido a maior área de contato com o solo tracionando. Para considerarmos isso estou supondo o uso da tração 4x4 full-time que possui dif. central.
E lógicamente que um modelo 4x4 full-time tem mais estabilidade que um 4x2.
Amigo você mesmo respondeu sua pergunta:
se vc afundar o pé no acelerador de um carro com tração traseira numa saída de curva vc provavelmente vai sair de traseira, agora com tração em todas as rodas isso pode não acontecer.
Um carro tração dianteira é mais estável que um tração traseira na chuva.
Não necessáriamente, pois cada veículo tem um comportamento dinâmico, uma distribuição de peso, um tipo e calibração de suspensão, etc... impossivel dizer que um tipo de tração é mais estável que o outro, depende das condições e do veículo.
E na chuva qualquer caminhonete pode ser traçada, sem problema algum.
Pode até pode, mais o usuário tem que saber onde e como usar, se o trajeto ter curvas acentuadas, mesmo com chuva não deve usar a tração (sendo ela part-time 50%/50%) sob risco de quebras, além da falsa sensão de segurança que a tração 4x4 (part-time) dá no asfalto seco ou molhado em curvas acentuadas, visto que as rodas percorrem distâncias e trajetos diferentes alguma roda terá que patinar para compensar essa diferença sendo assim o pneu passará de atrito estático para dinâmico, sabendo que o coef. do atrito dinâmico é inferior ao estático essa roda terá um tendência de perda de tração. Por outro lado ele terá as rodas direcionais (diant.) gerando uma força no sentido da trajetória.
Ou seja ganha-se de um lado e perde-se de outro. Se souber os pontos onde pode usar concerteza trará mais segurança.
[]s
leobnaval
28/11/2012, 12:30
E no caso da Amarok com controle de Tração nem essa saída de traseira irá acontecer, e também uma saída lateral também não.
Afinal tem o ESP que dá uma força.
Essa saída de tras. pode não ocorrer com o controle de tração, assim como o HDC não falhou em sua descida :-P.
Pessoal vocês tem que entender que estes sistema são para auxiliar o motorista, eles não fazem tudo sozinho.
Quem faz a segurança são os motoristas e não os veículos. Se você fizer uma manobra os controles e sensores podem não ter tempo de atuar, falhar. Além deles não saberem as condições do piso, inclinação a frente, tráfego. Por isso quem dita as regras é o motorista a eletrônica é muito bem vinda para auxiliar e tornar as tarefas mais seguras na medida do possivel.
Não é porque o veículo tem ESP que ele não vai capotar ou perder a trajetória nunca.
[]s
Costalonga
28/11/2012, 13:52
Essa saída de tras. pode não ocorrer com o controle de tração, assim como o HDC não falhou em sua descida :-P.
Pessoal vocês tem que entender que estes sistema são para auxiliar o motorista, eles não fazem tudo sozinho.
Quem faz a segurança são os motoristas e não os veículos. Se você fizer uma manobra os controles e sensores podem não ter tempo de atuar, falhar. Além deles não saberem as condições do piso, inclinação a frente, tráfego. Por isso quem dita as regras é o motorista a eletrônica é muito bem vinda para auxiliar e tornar as tarefas mais seguras na medida do possivel.
Não é porque o veículo tem ESP que ele não vai capotar ou perder a trajetória nunca.
[]s
KKKKKKKKKKKKK
A saída de traseira ocorre sim, com menos frequência mas ocorre.
Sobre o HDC isso já foi mais que discutido, digamos que o ERRO foi meu, já que assim agrada a maioria, assim como a Amarok AT sem reduzida que é vendida no Brasil.
Sobre capotar com o ou sem o ESP, é só procurar pelas Amarok batida no Google, tem algumas que capotaram, e não só Amarok, como um Santa Fé que vi em uma das minhas viagens a MG.
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Regis Limited
28/11/2012, 14:01
Meu amigo é a pura verdade, chega tá dando sono. A verdade é que ninguém aqui nunca chegará a um acordo, fica esse vai e vem dessa discussão besta entre reduzida e 4x4 full time. Cada um que compre a que melhor lhe convier, se vai usar nos atoleiros ou vai precisar de mais força que o normal compre a que tem reduzida, se for andar só no asfalto ou passear no shopping compre a full time. Chega de tentar convencer que uma é melhor que a outra. Se quer ter os dois faça como o amigo Costalonga compre logo uma Full e para com essas picuinhas. Já encheu o saco.
Marcelo-HPE
28/11/2012, 14:40
Bom na minha opniao reduzida nao faz falta nenhuma em 99% dos consumidores, uso na fazenda ja desatolei s10 em barro e toda semana ando mais ou menos 200 km de terra e barro, nunca fiquei na mao, agora se eu quiser fazer trilha compro um troller..
Não precisa ser trilha , basta uma subida enlameada para ela ficar !!!! alem da falta de reduzida, a baixa altura do solo e os pneus comuns contribuiram para a situação.
Agora esses Nordestinos possuem um sotaque muito engraçado !!!! heheheh , Vá !!.... Vá!!!... de ré!!!!.... de ré!!! hehehe
Abração aos Amigos do Nordeste, entre dia 7 e 8 dezembro estarei passando Pela Bahia , Aracaju, Recife , até Natal,se Deus quizer !!!! se tiver algum dono de amarok afim de me acompanhar será uma alegria .
abs.
Amarok 2012 automática TEST TRILHA . - YouTube (http://www.youtube.com/watch?v=Ww7tkzPwN-A)
Marcelo-HPE
28/11/2012, 16:08
Errei as contas aqui é entre 6 e 7 de janeiro !!! no meio do verão !!!! que estarei passando pelo Nordeste !!
Reparem no vídeo com a bicha bate o fundo, me lembro do protetor de carter de barras longitudinais !
Meu amigo é a pura verdade, chega tá dando sono. A verdade é que ninguém aqui nunca chegará a um acordo, fica esse vai e vem dessa discussão besta entre reduzida e 4x4 full time. Cada um que compre a que melhor lhe convier, se vai usar nos atoleiros ou vai precisar de mais força que o normal compre a que tem reduzida, se for andar só no asfalto ou passear no shopping compre a full time. Chega de tentar convencer que uma é melhor que a outra. Se quer ter os dois faça como o amigo Costalonga compre logo uma Full e para com essas picuinhas. Já encheu o saco.
Kkkkk
Ta f@dis mesmo.....
O pessoal não entra nem em acordo quanto ao 4x4 ful time, que tem mais estabilidade do que um 4x2.....
Daqui a pouco o ESP , vai se chamar CSE (Controle da Sensação da Estabilidade).....
[]'s a todos.
JPauloudi
28/11/2012, 19:40
Abraço
Bom, agora temos um assunto interessante. A traçao full time, em conjunto com a construçao do chassi e com a eletronica embarcada, aumenta sim a estabilidade da vtr em situaçoes de estrada. Em situaçoes normais, a traçao age na traseira, e em qualquer outra ela e dividida para qualquer outra roda, fazendo sim o atrito mudar em caso de perda dele. Numa roda travada em uma curva, a força centripeta age livremente, diferente da roda tracionada fazendo uma força em outra direçao. Agora, isso em situaçoes de aceleraçao. Nas situaçoes de frenagem, o que vai agir e o ABS e EBD, independente do tipo de taçao. E como outro amigo disse aqui, o chassi e seus componentes de suspensao vao ditar metade desta historia de full time ou 4x4 ou 4x2. Tenho uma Subaru Forester, e tudo isso fica muito claro quando voce sente no braço.
Abraço!
JPauloudi
28/11/2012, 19:45
Kkkkk
Ta f@dis mesmo.....
Daqui a pouco o ESP , vai se chamar CSE (Controle da Sensação da Estabilidade).....
[]'s a todos.
Gostei do seu novo sistema CSE!
leobnaval
29/11/2012, 00:10
Em situaçoes normais, a traçao age na traseira, e em qualquer outra ela e dividida para qualquer outra roda
Na Amarok AT a distribuição de torque pelo dif. central tipo torsen se dá em 60% para o eixo tras. e 40% para o eixo diant., podendo transmitir até 80% para uns dos eixos conforme a necessidade e logicamente apenas 20% para o outro.
Agora quem diz se vai mandar para uma roda, para ambas, e qual a porcentagem disso são os dif. dos eixos e no caso o tras. pode ser bloqueado em 100%, para uso off-road, sendo dividido então 50% de torque que eles receber para cada roda tras.
fazendo sim o atrito mudar em caso de perda dele.
O atrito nunca é perdido, a não ser que você salte com a camionete ou a roda fique suspensa no ar.
O que altera é o coeficiente conforme a situação, calibragem, tipo de solo, etc.
Esse assunto já foi mais que discutido por aqui, está ficando entedioso. Quem quiser mais informações digite no google e acrescente no campo busca a palavra "forum 4x4" ele vai dar alguns resultados com a s respectivas pág. do tópico.
[]s
JPauloudi
29/11/2012, 00:39
Ok Leo, obrigado pela dica do outro fórum, tentei explicar ao colega um assunto sem dizer respeito à Amarok, por isso nao a citei. Mas valeu pela dica, como este fórum é muito grande e sou novo aqui, não sabia que já tinha ficado entediado.
Abraço
leobnaval
29/11/2012, 00:50
Ok Leo, obrigado pela dica do outro fórum, tentei explicar ao colega um assunto sem dizer respeito à Amarok, por isso nao a citei. Mas valeu pela dica, como este fórum é muito grande e sou novo aqui, não sabia que já tinha ficado entediado.
Amigo desculpe se pareceu grosseiro, não foi essa a intenção.
É que este tópico é grande tem agora 973 páginas e muita coisa boa e a maioria que não serve pra nada.
Então fica dificil saber o que já foi discutido aqui, mais esse assunto da tração da AT sempre volta a tona...
Então a maioria das vezes uma busca no google resulta em páginas com o assunto e colocando "forum 4x4" ele dará o resultado referente a este tópico especialmente.
[]s e seja bem vindo!
Este é um tópico sobre pickups e o especifico da AMAROK-PICKUP MÉDIA DA WW é o de maior postagens. Entendo que fica dificil para quem não se interessa ou não tem uma amarok sempre ver os mesmos assuntos debatidos. Mas me perdoem estes porque tenho uma amarok e entro neste topico para ouvir opiniões, elogios e criticas de todos, desde que sobre a amarok.
O sucesso se deve a isso, Vejam que os administradores do site fizeram um tópico sobre o S-50 beleza, sabia decisão! pois isto era um assunto em circulos que pouco tinha a ver com o assunto específico do tópico.
Conclusão : Acho ainda válido o assunto da reduzida. Não estou totalmente convencido... Ainda não vi nenhum proprietário de AMAROK AT reclamando de forma incontestável da falta dela.
Outra coisa, coloquei minha certeza sobre o beneficio da 4x4 permanente e algumas opiniões foram contrarias.... Achei incrivel! Tudo que sabia sobre os beneficios incontestáveis da tração integral foi comprovado quando adquiri a amarok, mas tudo bem respeito e procuro até entender, faz parte de um "forum livre" e isso até ensejou algumas respostas muito bem humoradas como a do "CSE" :D.
ainda bem que o "CSE" eh um item de serie da Amarok AT.....
e não precisa apertar nenhum botão para ativar....
pois teria o risco de alguém dizer que esqueceu de ativar o danado !!!
[]'s a todos.
" A Volkswagen errou ao lançar a Amarok exclusivamente com câmbio manual, em2 010. Pior: demorou para corrigir a rota. Só em 2012 apresentou a caixa automática produzidap ela alemã ZF. Mas entrou em grande estilo no mercado de picapes topo de linha: o câmbio ZF tem oito marchas e seu gerenciamento eletrônico garante um funcionamento acima da média. Morro abaixo, a Amarok é a que transmite a maior sensação de segurança, graças ao HDC, um assistente eletrônico que evita que o carro embale e dispensa o uso do freio, situações que quase sempre levam à perda de controle. Na hora de subir, no entanto, a situação se inverte e a Amarok foi a que mais sofreu para cumprir a prova. O sistema de distribuição de tração da picape VW é um dos mais eficientes, o problema é que os pneus da Amarok priorizam a vida em ambiente urbano. Na banda de rodagem, os blocos são pouco distantes uns dos outros, formando canais mais estreitos e difícultando a expulsão da terra. A contrapartida está na rodagem mais silenciosa no asfalto. Num segmento em que o comportamento offroad é supervalorizado, a Amarok pode desagradar dar por sua inteligência artificial. Os dispositivos eletrômcos criam filtros que interferem excessivamente na interação do motorista com a máquína.Por exemplo, a Amarok é a única das três picapes aqui reunidas que faz a seleção da tração autoticamente, sem interferência do piloto. Muito picapeiro se diverte ao dirigir na terra com tração ai nas nas rodas traseiras, situação em que metade das curvas para a direita são contornadas com o volante virado para a esquerda e vice-versa. Suspensão e direção também neutralizam demasia as reações da Amarok na terra. Conforto é sempre bem-vindo, mas, em se tratando de picape 4x4, a impressão de se estar no comando de um carro de passeio só é positiva no asfalto. A Amarok é a única vendida com opcionais. sem eles, ela empata com as rivais em preço, fica devendo em conteúdo. Controle de estabilidade, assistentes de partida em subida e de descidas de ladeira (1440 reais), rodas aro 19 (1824 reais) e sistema multimídia com GPS (2400 reais) são pagos à parte e elevam a conta para 136214 reais."
Pessoal, foi capturado da revista através de um software do iPhone, então se tiver algum erro, favor corrigir.
[]' a todos
Beto Rangel
29/11/2012, 20:32
Aqui eu tenho uma Pajero Full que tem o sistema de 4x4 Full Time.E eu não uso ele, ando direto na 4x2.Já fiz viagens em 4x4 e 4x2.Não muda consumo, não muda estabilidade, não muda dirigibilidade.O que muda é a facilidade de se retomar velocidade, porque ao invés de ter 2 rodas para serem empurradas eu teria duas rodas a mais tracionando.No mais não notei diferença alguma.A Amarok é estável mesmo nos modelos mais simples.Pode pegar uma AT e fazer um percurso sinuoso nela e depois fazer o mesmo numa MT.O que a AT ganha é na chuva, mas na chuva andando com um carro de 2T o caboco tem que ter bom senso e aliviar o pé, aliviando o pé e tomando cuidado pode andar em 4x4 mesmo na MT. Andei muito com a minha L200 e nunca deu problema.Abraços.Atenciosamente,André Costalonga.Costalonga e demais colegas,Para quem acha que estabilidade não tem nada a ver com tração nas quatro rodas, vejam este vídeo entre AMAROK X FRONTIER: http://www.youtube.com/watch?v=JiaKAKStkMoAbraços,Rangel
Beto Rangel
29/11/2012, 20:39
Aqui eu tenho uma Pajero Full que tem o sistema de 4x4 Full Time.
E eu não uso ele, ando direto na 4x2.
Já fiz viagens em 4x4 e 4x2.
Não muda consumo, não muda estabilidade, não muda dirigibilidade.
O que muda é a facilidade de se retomar velocidade, porque ao invés de ter 2 rodas para serem empurradas eu teria duas rodas a mais tracionando.
No mais não notei diferença alguma.
A Amarok é estável mesmo nos modelos mais simples.
Pode pegar uma AT e fazer um percurso sinuoso nela e depois fazer o mesmo numa MT.
O que a AT ganha é na chuva, mas na chuva andando com um carro de 2T o caboco tem que ter bom senso e aliviar o pé, aliviando o pé e tomando cuidado pode andar em 4x4 mesmo na MT. Andei muito com a minha L200 e nunca deu problema.
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Costalonga e demais colegas,
Para quem acha que estabilidade não tem nada a ver com tração permanente nas quatro rodas, vejam este vídeo entre AMAROK X FRONTIER:
#7 Test Drive Amarok 2.0 Vs. Frontier 2.5 200km Full HD Informe Automotivo - YouTube (http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=JiaKAKStkMo)
Abraços,
Rangel
Costalonga
29/11/2012, 21:40
Não vamos comparar carros totalmente diferentes.
Comparar Amarok MT com AT tudo bem.
Agora Amarok contra Hilux, Frontier, Triton, S10 e até a Ranger nova não é correto, a suspensão e o proprio tipo de pneu altera e muito isso!
É igual eu comparar a minha Full com a Amarok AT, é lavada pro meu carro.
Suspensão independente nas 4 Rodas.
Ou melhor, comparar a Discovery 4 com a minha Full.
KKKKKKKKKKKKKKK
Eu aprendi uma coisa com isso tudo.
Eu tenho uma Pajero Full, vou ver o tópico que relaciona ela que fala sobre ela, porque aqui nada pode ser dito contra a Amarok.
Tem poucas pessoas que são proprietário da Amarok e são sensatos a ponto de falarem o que realmente acontece com a caminhonete e mostrarem a cara a tapa, o resto fica escondido ou só aparece quando falam algo que é contrário a Amarok.
Regis Limited
29/11/2012, 21:51
Agora Amarok contra Hilux, Frontier, Triton, S10 e até a Ranger nova não é correto, a suspensão e o proprio tipo de pneu altera e muito isso!
KKKKKKKKKKKKKKK
Eu tenho uma Pajero Full, vou ver o tópico que relaciona ela que fala sobre ela, porque aqui nada pode ser dito contra a Amarok.
Tem poucas pessoas que são proprietário da Amarok e são sensatos a ponto de falarem o que realmente acontece com a caminhonete e mostrarem a cara a tapa, o resto fica escondido ou só aparece quando falam algo que é contrário a Amarok.
Falou a voz da sabedoria!
kkkk
Abraço.
Alcotrim
29/11/2012, 22:06
KKKKKKKKKKKKKKK
Acho melhor você vender a Pajero e comprar uma Amarok AT seeeeeeem reduzida...
Costalonga
29/11/2012, 22:58
Acho melhor você vender a Pajero e comprar uma Amarok AT seeeeeeem reduzida...
To começando a observar isso.
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Costalonga
29/11/2012, 23:00
Falou a voz da sabedoria!
kkkk
Abraço.
Reginaldo quem dera eu ser a voz da sabedoria.
Mas repara bem, esses dias foi comigo, daqui uns dias vai ser outro, que vai falar algo que achou de errado na Amarok e com toda certeza vai vir milhares reclamar e dizer a mesma coisa de sempre.
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Flavio Nilo
29/11/2012, 23:08
Reginaldo quem dera eu ser a voz da sabedoria.
Mas repara bem, esses dias foi comigo, daqui uns dias vai ser outro, que vai falar algo que achou de errado na Amarok e com toda certeza vai vir milhares reclamar e dizer a mesma coisa de sempre.
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Costalonga, não liga não... Parece que eu sou o único por aqui, proprietário de Amarok, que consegue criticar a vtr, apontando suas falhas. Um dia desses, fiquei atolado por duas vezes no mesmo atoleiro, sendo que minha vtr é MT com reduzida. Imagina se fosse AT... Estava lá até hoje... Sai de lá rebocado...
Costalonga
29/11/2012, 23:17
Costalonga, não liga não... Parece que eu sou o único por aqui, proprietário de Amarok, que consegue criticar a vtr, apontando suas falhas. Um dia desses, fiquei atolado por duas vezes no mesmo atoleiro, sendo que minha vtr é MT com reduzida. Imagina se fosse AT... Estava lá até hoje... Sai de lá rebocado...
Sair de certos atoleiros a Reduzida não vai fazer diferença, porque não falta força, e sim tração.
Não sei como foi no seu caso, mas já fiquei atolado com a L200 que não teve saída, nem bloqueio tirou.
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
PABLO VASCONCELOS
29/11/2012, 23:41
sair de certos atoleiros a reduzida não vai fazer diferença, porque não falta força, e sim tração.
Não sei como foi no seu caso, mas já fiquei atolado com a l200 que não teve saída, nem bloqueio tirou.
Abraços.
Atenciosamente,
andré costalonga.
o negocio costalonga é que muita gente acha que camionete 4x4 passa em qualquer lugar,que nada atola uma 4x4 e ainda mais se tiver reduzida,se tiver reduzida a camionete nao atola nunca...hehehehehehehe...pela primeira vez na minha vida eu estou andando provisoriamente em uma 4x2 ate comprar minha outra 4x4,pela primeira vez na vida eu atolei uma 4x2,agora a 4x4 eu ja tolei varias vezes pois andei muito mais nelas,quando tem que encravar nao adianta,muito dificil a reduzida resolver em alguns casos agora em outros ela dicide mais pelo controle da situação do que pela propria tração,nao desmerecendo a reduzida de jeito nenhum pois acho ela extremamente essencial em uma camionete assim como eu acho o 4x4 essencial,no meu ponto de vista nada é mais burro que comprar uma camionetge 4x2,um carro caro e restrito mesmo que a pessoa ande só no asfalto,se ela for na chacara de uma formatura de uma parente e parar de frente na grama e chover a 4x2 nao sai de ré enquanto seu parente no unim sai de boa e vai pra festa...hehehehe...camionete 4x2 é fria.
Flavio Nilo
30/11/2012, 00:13
o negocio costalonga é que muita gente acha que camionete 4x4 passa em qualquer lugar,que nada atola uma 4x4 e ainda mais se tiver reduzida,se tiver reduzida a camionete nao atola nunca...hehehehehehehe...pela primeira vez na minha vida eu estou andando provisoriamente em uma 4x2 ate comprar minha outra 4x4,pela primeira vez na vida eu atolei uma 4x2,agora a 4x4 eu ja tolei varias vezes pois andei muito mais nelas,quando tem que encravar nao adianta,muito dificil a reduzida resolver em alguns casos agora em outros ela dicide mais pelo controle da situação do que pela propria tração,nao desmerecendo a reduzida de jeito nenhum pois acho ela extremamente essencial em uma camionete assim como eu acho o 4x4 essencial,no meu ponto de vista nada é mais burro que comprar uma camionetge 4x2,um carro caro e restrito mesmo que a pessoa ande só no asfalto,se ela for na chacara de uma formatura de uma parente e parar de frente na grama e chover a 4x2 nao sai de ré enquanto seu parente no unim sai de boa e vai pra festa...hehehehe...camionete 4x2 é fria.
Na verdade, atolei de bobeira, pois além de muita lama profunda, encontrei uma vala, onde a vtr ficou. Como sou teimoso, voltei novamente no mesmo lugar e atolei de novo. Ainda bem que o guincheiro é conhecido... Um fator determinante, foi os pneus de asfalto que na lama profunda, só serve para sujar o carro todo, lançando lama para todo lado. Mas foi uma experiência boa, para aprender que tudo tem limites. Imagine se eu estivesse no meio do nada... Ainda bem que era perto de casa, numa ex-pista de motocross, que foi desativada. Se tivesse uns pneus apropriados e uns dois centímetros mais alta, acho que não tinha atolado. Mas valeu assim mesmo.
Costalonga e demais colegas,
Para quem acha que estabilidade não tem nada a ver com tração permanente nas quatro rodas, vejam este vídeo entre AMAROK X FRONTIER:
#7 Test Drive Amarok 2.0 Vs. Frontier 2.5 200km Full HD Informe Automotivo - YouTube (http://www.youtube.com/watch?feature=player_detailpage&v=JiaKAKStkMo)
Abraços,
Rangel
è isso mesmo e não tem exagero, vc sente as quatro rodas tracionando(acredito que o tipo do pneu ajuda).
Marcelo-HPE
30/11/2012, 08:06
Depois do carro atolado , a vantagem da reduzida , é que vc pode fazer inúmeros movimentos alternativos de vai e vem, afim desatolar o veículo , sem forçar todo o sistema de transmissão . a caixa de redução é para isso , aumenta a torque e diminui os impactos no sistema de tração .
Essa Amarok AT deveria custar a mesmo valor da MT , só o $$$ em caixas de transferência caríssimas que a VW economizou !! dava para dar um descontão nessa picape !!!
Engraçado que na Europa existe a Amarok AT com reduzida , só aqui que vendem a bicha pela metada !!!!!!! colocaram um cambio modernoso e retiraram a CT. dão com uma mão e tomam com a outra !!!! porque nós não temos o produto completo !!!!
È uma baita sacangem com o consumidor !!!!!!!!!
Falo sem Medo de errar que pelas suas configurações a hilux AT 5 e a new ranger AT6 são as melhores picapes AT do mercado, eu falei picape !!! boa altura do solo , bons , angulos , boa robustez , e não sedãs de caçamba, baixinhos da altura de uma strada locker !!!!
Imperador!
30/11/2012, 09:27
Essa Amarok AT deveria custar a mesmo valor da MT , só o $$$ em caixas de transferência caríssimas que a VW economizou !! dava para dar um descontão nessa picape !!!
Engraçado que na Europa existe a Amarok AT com reduzida , só aqui que vendem a bicha pela metada !!!!!!! colocaram um cambio modernoso e retiraram a CT. dão com uma mão e tomam com a outra !!!! porque nós não temos o produto completo !!!!
Agora falou-se uma coisa certa: A Amarok deveria ter o mesmo preço se AT ou MT. O preço maior da caixa AT de 8 marchas é compensado pela falta de reduzida no quesito custo!
A diferença entre a Europa e o Brasil, na questão de picape, é que na Europa picapes são carros realmente de trabalho e ninguém compraria uma sem reduzida exatamente por fazer falta. Diferente do Brasil que é carro de status e de cidade. Mas nem culpo os brasileiros não, andar nas nossas cidades é mesmo que fazer rally todo dia...
...
a Reduzida não vai fazer diferença, porque não falta força, e sim tração.
...
:concordo: falou tudo amigo
reforçando NÃO BASTA TER FORÇA, MAS TAMBEM TEM QUE TRAÇÃO......
veja o comentario da 4 rodas de dezembro....
....
Morro abaixo, a Amarok é a que transmite a maior sensação de segurança, graças ao HDC um assistente eletrônico que evita que o carro embale e dispensa o uso do freio, situações que quase sempre levam à perda de controle ....
....
Na hora de subir, no entanto, a situação se inverte e a Amarok foi a que mais sofreu para cumprir a prova. O sistema de distribuição de tração da picape VW é um dos mais eficientes, o problema é que os pneus da Amarok priorizam a vida em ambiente urbano. Na banda de rodagem, os blocos são pouco distantes uns dos outros, formando canais mais estreitos e difícultando a expulsão da terra.
...
[]' a todos
Pequeno jr
30/11/2012, 10:44
" A Volkswagen errou ao lançar a Amarok exclusivamente com câmbio manual, em2 010. Pior: demorou para corrigir a rota. Só em 2012 apresentou a caixa automática produzidap ela alemã ZF. Mas entrou em grande estilo no mercado de picapes topo de linha: o câmbio ZF tem oito marchas e seu gerenciamento eletrônico garante um funcionamento acima da média. Morro abaixo, a Amarok é a que transmite a maior sensação de segurança, graças ao HDC, um assistente eletrônico que evita que o carro embale e dispensa o uso do freio, situações que quase sempre levam à perda de controle. Na hora de subir, no entanto, a situação se inverte e a Amarok foi a que mais sofreu para cumprir a prova. O sistema de distribuição de tração da picape VW é um dos mais eficientes, o problema é que os pneus da Amarok priorizam a vida em ambiente urbano. Na banda de rodagem, os blocos são pouco distantes uns dos outros, formando canais mais estreitos e difícultando a expulsão da terra. A contrapartida está na rodagem mais silenciosa no asfalto. Num segmento em que o comportamento offroad é supervalorizado, a Amarok pode desagradar dar por sua inteligência artificial. Os dispositivos eletrômcos criam filtros que interferem excessivamente na interação do motorista com a máquína.Por exemplo, a Amarok é a única das três picapes aqui reunidas que faz a seleção da tração autoticamente, sem interferência do piloto. Muito picapeiro se diverte ao dirigir na terra com tração ai nas nas rodas traseiras, situação em que metade das curvas para a direita são contornadas com o volante virado para a esquerda e vice-versa. Suspensão e direção também neutralizam demasia as reações da Amarok na terra. Conforto é sempre bem-vindo, mas, em se tratando de picape 4x4, a impressão de se estar no comando de um carro de passeio só é positiva no asfalto. A Amarok é a única vendida com opcionais. sem eles, ela empata com as rivais em preço, fica devendo em conteúdo. Controle de estabilidade, assistentes de partida em subida e de descidas de ladeira (1440 reais), rodas aro 19 (1824 reais) e sistema multimídia com GPS (2400 reais) são pagos à parte e elevam a conta para 136214 reais."
Pessoal, foi capturado da revista através de um software do iPhone, então se tiver algum erro, favor corrigir.
[]' a todos
Tudo bem que tem um certo Jaba, mas uma coisa que não sei aonde eles acharam foi esse valor da Amarok em R$ 136.214,00
Direto vejo o povo postando valores da Amarok High na casa de 120 para baixo.
Tudo bem que tem um certo Jaba, mas uma coisa que não sei aonde eles acharam foi esse valor da Amarok em R$ 136.214,00
rpz a quatro patas come um jabá aretado, se for com farinha melhor ainda..... kkkkkkkk
quem não se lembra 2011 a JAC foi escolhida a melhor compra, mas vou te dizer..... esse jabá nem com farinha!!
mas parece que os chineses não gostaram muito do jabá não, pois deixaram de pagar a fufa e ficou no esquecimento....
[]'s a todos
Bernardo Miranda
30/11/2012, 13:45
É que a comparação é com preço de tabela, acho um vacilo da VW colocar o preço de tabela tão mais alto que os preços efetivamente praticados.
Dante
Eu to a alguns dias sem entrar no forum, e acredito que alguem ja respondeu, mas segue minha contribuição:
Em comparação a Ranger 2.5 2001CD, tivemos uma dessa antes da Amarok S. O desempenho da Amarok é Vigoroso, Mantem velocidade mesmo com 500kg na caçamba nas subidas sem grandes perdas. Outro fato que ajuda é o ar condicionado da Amarok que é aliviado em relação ao da Ranger e dá pra usar mesmo carregada e em trechos de serra, o que e impensavel com a ranger que ficava igual carro 1.0 tambem com ar. Com carga de 520kg e so motorista meu pai colocou na velocidade do painel cerca de 160km/h com ela nun trecho que pode apertar um pouco, vazia já chegou aos 180km/h morro abaixo. Geralmente voltando de 6ª para 5ªe já é o suficiente para retomar para fazer as ultrapassagens. até agora sem problemas e com medias gerais iguais ou superiores a 10km/l uso 50% OFF( maior parte com 4x4 h as vezes usando o low) 40% rodovia e 10% urbano sem muito transito
Alcotrim
30/11/2012, 14:30
Esses caras da Ranger , S10 ,Michuba etc tão com uma p dor de cotovelo... Vivem aqui no fórum Maroka. Baixa um protetor de tela com a Maroka e pronto!
Depois do carro atolado , a vantagem da reduzida , é que vc pode fazer inúmeros movimentos alternativos de vai e vem, afim desatolar o veículo , sem forçar todo o sistema de transmissão . a caixa de redução é para isso , aumenta a torque e diminui os impactos no sistema de tração .
Falo sem Medo de errar que pelas suas configurações a hilux AT 5 e a new ranger AT6 são as melhores picapes AT do mercado, eu falei picape !!! boa altura do solo , bons , angulos , boa robustez , e não sedãs de caçamba, baixinhos da altura de uma strada locker !!!!
O cambio AT é bem mais caro que o MT. E como a VW adotou um cambio da ZF que só equipa carros Tops deve ter pesado no orçamento da maroka AT. Acredito que essas duas alterações são bem mais caras que a caixa reduzida.
Quanto a maroca europeia AT alguem aqui consiguiu provar que tem reduzida?
Thiago Pereira
30/11/2012, 14:56
O cambio AT é bem mais caro que o MT. E como a VW adotou um cambio da ZF que só equipa carros Tops deve ter pesado no orçamento da maroka AT. Acredito que essas duas alterações são bem mais caras que a caixa reduzida.
X2
O cambio A/T é bem mais caro e ela tem sim caixa de transferência, inclusive equipada com um diferencial Torsen, apenas não tem a reduzida.
Em matéria de custos, com certeza este é maior na versão A/T.
Já a sobre a Amarok A/T com reduzida, acreditava que existia por ler aqui no fórum, mas procurei em diversos sites e não achei nada.
Bernardo Miranda
30/11/2012, 14:59
Esses caras da Ranger , S10 ,Michuba etc tão com uma p dor de cotovelo... Vivem aqui no fórum Maroka. Baixa um protetor de tela com a Maroka e pronto!
kkkkkkk Concordo em partes
Tem muuuuuuita gente com veículos de outras marcas que colaboram demais aqui também, vide costalonga, leobnaval, imperador, ngdaniel, entre outros.. Mas tem outros que agem exatamente da mesma forma que dizem que os donos de amarok agem. Inclusive nos fóruns de outras pick ups não só exaltam o próprio carro como também desmerecem a amarok quando ela nem faz parte do assunto.
Exageros tem de todos os lados, que nunca aconteça, mas caso minha Amarok tenha algum problema não vejo razão nenhuma para omitir isso.
Bernardo Miranda
30/11/2012, 15:01
Já a sobre a Amarok A/T com reduzida, acreditava que existia por ler aqui no fórum, mas procurei em diversos sites e não achei nada.[/QUOTE]
Também só sei de ler aqui no fórum, até gostaria que alguém pudesse de fato confirmar isso, pois diante das críticas futuramente é possível que a VW altere isso.
marcos ambrogi
30/11/2012, 15:29
Falando em reduzida na Amarok MT, o que eu posso dizer é que, com o off road acionado, é a que mais segura em 1ª marcha, isso em comparação com ranger MT, hilux AT e l200 AT. A Amarok AT é disitinta pela intermitência, mas tbém segura mais que as outras. Até hoje não senti falta de reduzida, mas posso a vir a sentir, a depender da situação Em relação a Hilux tive problema em subida bem íngreme no 4x4 low:sempre acendia uma luz vermelha que agora não me lembro o nome. EM relação a l200 pode ter a melhor configuração para off road, mas como pneu de asfalto não significa nada. Passo por um trecho em lama com aclive que tem um ângulo respeitável. A única que passei na chuva foi a Hilux com pneu BF all terrain, mas com a p. da lux vermelha acionada. A L200 eu tive de descer de lado, deslizando. A amarok trava, então vc consegue voltar de ré sem maior medo. Um única obs: eu não tenho experiência constante no off road.
Pequeno jr
30/11/2012, 16:41
Acho que foi o Próprio fuketeiro que postou as informações e depois a galera pegou os links com a informação
Costalonga
30/11/2012, 17:11
Já entrou dentro de uma Pajero Full?
Já andou em alguma, passou nos mesmos locais que passa com a Amarok.
Já andou em um Discovery 4?
Depois que você andar em um deles ai você vem aqui e fala quem tá com dor de cotovelo!
Depois que você andar em um deles ai você vem aqui e fala quem tá com dor de cotovelo!
O cara tava comparando pick-up (ranger s10 L200) com pick-up (maroka).
Dante Furtado
30/11/2012, 19:42
Eu to a alguns dias sem entrar no forum, e acredito que alguem ja respondeu, mas segue minha contribuição:
Em comparação a Ranger 2.5 2001CD, tivemos uma dessa antes da Amarok S. O desempenho da Amarok é Vigoroso, Mantem velocidade mesmo com 500kg na caçamba nas subidas sem grandes perdas. Outro fato que ajuda é o ar condicionado da Amarok que é aliviado em relação ao da Ranger e dá pra usar mesmo carregada e em trechos de serra, o que e impensavel com a ranger que ficava igual carro 1.0 tambem com ar. Com carga de 520kg e so motorista meu pai colocou na velocidade do painel cerca de 160km/h com ela nun trecho que pode apertar um pouco, vazia já chegou aos 180km/h morro abaixo. Geralmente voltando de 6ª para 5ªe já é o suficiente para retomar para fazer as ultrapassagens. até agora sem problemas e com medias gerais iguais ou superiores a 10km/l uso 50% OFF( maior parte com 4x4 h as vezes usando o low) 40% rodovia e 10% urbano sem muito transito
Obrigado hcr2463, eu já havia visto várias postagens positivas sua sobre a 122 CV. Abraços
Dante
Alcotrim
30/11/2012, 19:56
Tô brincando...É que nem moto , BMW ou Harley , qual é a boa ?
leobnaval
30/11/2012, 20:10
Tô brincando...É que nem moto , BMW ou Harley , qual é a boa ?
A que você tiver na garagem...
Galera relaxa, num existe nada melhor do mundo.
Um exemplo que gosto de usar é o do pato: porque ele anda, nada e voa, mais não faz nenhum dos 3 direito.
Moral da história, nem a natureza faz as coisas "perfeitas".
[]s
FUKETEIRO
30/11/2012, 22:42
Um exemplo que gosto de usar é o do pato: porque ele anda, nada e voa, mais não faz nenhum dos 3 direito.
[]s
Leo, essa valeu o dia, grande abraço.
Tb já fiz uma barbeiragem dessa. Andava de awd subaru e o carro corrigia qq movimento em velocidade...peguei um corola emprestado, andei na mesma velocidade e rodei na 1 curva na terra (chao batido)!!
carro integral é outro padrao e imagino que a amarok at deve grudar. Queria uma MT integral.
Hoje a L200 foi embora dando lugar a uma Amarok High AT 12, diria que a Mitsubishi tem que fazer MUITA coisa para chegar no nivel de mecanica da Amarok, em termos de espaco (ando com 2 cadeiras de crianca no banco trazeiro e ainda cabe um adulto medio), cacamba, tamanho tanque, consumo (ainda nao sei mas como o meu pe adora ir pro porao...), mas o principal barulhos e posicao de dirigir sao impecaveis. Some o fato do cambio de 8 marchas sem alavanca de Reduzida ou 4x4 (integral), achei Super estavel. Adorava a L200 e fiquei com ela 7 longos anos (desde zero), nunca me deu nenhuma dor de cabeca, sempre fiz as revisoes (Ate 40k na Mit) depois com o Zela de Interlagos que da de 10 a 0 nos caras da Mit, e ele mantinha ela na linha, troquei em 96.000km rodados, 3 vezes correias, 3 vezes parafuso vira, 8 vezes pastilhas, 1 vez amortecedores originais, oleo sempre a cada 5000, oleos das caixas de CT, cambio e outros 2 vezes (aos 40 e aos 80), mangueira do turbo (rasgou), ou seja apenas manutencao absolutamente normal. Na Amarok imagino que seja a mesma coisa, pastilha, oleos, só não terei o Ze para me ajudar com conhecimento da VW, mas que irei pedir palpites a isso nao tenho duvida.
[]s
É isso no final das contas.
Eu procurava uma pickup (pq precisava de caçamba) e tinha acabado de comprar um sitio que ficava apenas 6 km de estrada de terra(em estado precário) da pista. A pista com cerca de 25 km é nada mais nada menos que a que esta sendo duplicada por conta do estadio da copa aqui em São Lourenço, (Recife-Pe), Pista novíssima, tem pouco transito, é bem segura e uma delicia para "puxar um pouquinho".
Tinha um "roceira" mas valente S-10 diesel 4x2.
Resolvi comprar uma nova pickup:
Opções : L-200, Frontier, nova S-10, Amarok (a Ranger não conta pq só tinha em propaganda na época).
Não vou nem detalhar pq não escolhi as outras, mas escolhi a AMAROK depois que fiz o teste drive e raciocinei que iria usar mais on que off.
Complementando a sabedoria popular de Leo, como nada é perfeito vc deve procurar a pickup mais perfeita para a sua necessidade.
Até agora satisfeitissimo.
Na pista, meu maior percurso, mantenho uma média segura de 150/160 km/h com consumo reduzidíssimo, ela é o 10!
Quanto aos 6 km de terra ela sobe aclive (que a s10 só subia em primeira derrapando) em drive na marcha 2 firme como rocha excelente... bem, pra ser sincero, Vcs sabem que aqui está uma seca tremenda, então ainda não peguei lama braba com ela. Só falta isso para afirmar que a escolha foi perfeita para meu uso (no verão e inverno).
Costalonga
01/12/2012, 10:52
Mudando o assunto de Pau pra Cacete...
A Amarok 2013 vai vir com painel de iluminação branca?
Lá fora tá vindo assim, será que aqui vai ser assim aqui também?
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Tem muuuuuuita gente com veículos de outras marcas que colaboram demais aqui também, vide costalonga, leobnaval, imperador, ngdaniel, entre outros.. Mas tem outros que agem exatamente da mesma forma que dizem que os donos de amarok agem. Inclusive nos fóruns de outras pick ups não só exaltam o próprio carro como também desmerecem a amarok quando ela nem faz parte do assunto.
Exageros tem de todos os lados, que nunca aconteça, mas caso minha Amarok tenha algum problema não vejo razão nenhuma para omitir isso.
Eh verdade, mas quando o fanatismo toma conta ai fica brabo!
Deem uma olhada no topico da nova ranger que esta tomando esse rumo. La ja tem proprietarios da nova ranger falando em "melhor picape da categoria", porem ainda acho cedo pra fazer tal afirmacao. Daqui 2-3 anos vamos falar com eles e ver se continuam fazendo juras de amor....
mombergue
01/12/2012, 13:55
Marcelo, me fala uma coisa, a Amarok Highline Mecânica tem diferencial central? Aquela caixa que tem maioria das SUV´s que possibilita maiores malabarismos com o 4x4 acionado?
Fato! Nos próximos dias eu vou postar uma imagem onde meu pai não subia de pickup 4x4, mas de Mille ou palio a gente subia, com muita ou com pouca chuva....
Penso o mesmo, outro sexta-feira eu tava conversando com uma cara que tava la loja de pneus onde eu estava e o cara falando que queria pegar um picjkup mas ficou traumatizado com a amarok, inclusive recomendei esse forum pra ele ver que não era tudo aquilo que o mexanico de uma oficina generica disse, até pq o cara não manja nada e colocou problemas por base de um unico carro que teve problema. pior que nem especificou o que o ocorreu, so disse que ela travou toda... ( mas como o que ocorreu mesmo o energumeno não explicou pro cara não) ou seja tem muita gente que só rende assunto sem base.
Por outro lado com certeza temos pessoas que ajudam muito como ja foi citado!
Costalonga
01/12/2012, 15:27
Marcelo, me fala uma coisa, a Amarok Highline Mecânica tem diferencial central? Aquela caixa que tem maioria das SUV´s que possibilita maiores malabarismos com o 4x4 acionado?
Lá fora tem!
Aqui que não tem.
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
mombergue
01/12/2012, 15:31
Lá fora tem!
Aqui que não tem.
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Que pena.... Curto muito usar o 4x4 nos dias de chuva, mas como muitos dizem que não convem utilizar mesmo com chuva... Gsto muito porque o comportamente dinamico do veículo traçado muda muito!!!!
Que pena.... Curto muito usar o 4x4 nos dias de chuva, mas como muitos dizem que não convem utilizar mesmo com chuva... Gsto muito porque o comportamente dinamico do veículo traçado muda muito!!!!
Entao esse foi um dos motivos de comprar a Amarok, a tracao integral constante nao gera os prejuizos das caixas 4x4 part time (ex L200 Outdoor) ou das caixas Full time (pajero full), nao sei ao certo como considerar a amarok nesta comparacao, mas digo pelo angulo do piloto que muda muito a forma de conducao, vc acredita mais no carro e nao sente aqueles problemas de curvas com 4x4 (l200) ou na Full (bem menos). Ja rodei com Cherokee 4x4 integral e nao gostei, comparando com a Amarok tenho a sensacao que o carro esta mais colado no chao.
Costalonga
02/12/2012, 09:47
Entao esse foi um dos motivos de comprar a Amarok, a tracao integral constante nao gera os prejuizos das caixas 4x4 part time (ex L200 Outdoor) ou das caixas Full time (pajero full), nao sei ao certo como considerar a amarok nesta comparacao, mas digo pelo angulo do piloto que muda muito a forma de conducao, vc acredita mais no carro e nao sente aqueles problemas de curvas com 4x4 (l200) ou na Full (bem menos). Ja rodei com Cherokee 4x4 integral e nao gostei, comparando com a Amarok tenho a sensacao que o carro esta mais colado no chao.
A Full tem a tração 4x4 permanente igual a Amarok.
Ela tem diferencial central.
E de toda forma mesmo sendo tração permanente a Amarok tem uma caixa de transferência, sem as engrenagens da reduzida e de ficar em 4x2, mas tem.
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
JNpicapeiro
02/12/2012, 10:51
Eh verdade, mas quando o fanatismo toma conta ai fica brabo!
Deem uma olhada no topico da nova ranger que esta tomando esse rumo. La ja tem proprietarios da nova ranger falando em "melhor picape da categoria", porem ainda acho cedo pra fazer tal afirmacao. Daqui 2-3 anos vamos falar com eles e ver se continuam fazendo juras de amor....
X2, se for verdade, veremos se daqui 4 a 5 meses está no top de venda do segmento...
A Full tem a tração 4x4 permanente igual a Amarok.
E de toda forma mesmo sendo tração permanente a Amarok tem uma caixa de transferência, sem as engrenagens da reduzida e de ficar em 4x2, mas tem.
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Voc~e me deixou curioso com uma coisa, pra que essa caixa de transferência.... huahua deve ter ficado ali só pra não terem que desenvolver outras peças diferentes para eliminá-lo.
Costalonga
02/12/2012, 11:14
Voc~e me deixou curioso com uma coisa, pra que essa caixa de transferência.... huahua deve ter ficado ali só pra não terem que desenvolver outras peças diferentes para eliminá-lo.
A caixa de transferência não é só pra usar reduzida ou ter como deixar o carro 4x2 ou 4x4.
Ela é uma peça que leva a tração pra traseira, pode procurar no Google que você vai ver.
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Thiago Pereira
02/12/2012, 11:37
Fazendo uma analogia, a caixa de transferência é como aqueles T (em alguns lugares conhecidos como Benjamim) que colocamos para ligar mais de um equipamento ao mesmo tempo em apenas uma tomada elétrica.
Benjamim (acessório elétrico) (http://pt.wikipedia.org/wiki/Benjamim_(acess%C3%B3rio_el%C3%A9trico))
O cambio tem apenas uma saída, e em um carro 4X4 vc precisa de duas (uma para cada eixo) então a função da caixa de transferência é fazer essa "multiplicação" de saídas, as caixas de transferências podem ser equipadas com reduzida ou não, ser part-time, full-time, com engrenagens, com acoplamentos viscosos, correntes, correias, etc.
Todo 4X4 precisa de uma, mesmo que ela esteja na mesma carcaça do cambio.
Exemplo de cambio e caixa de transferência de um veiculo 4X4 com motor transversal (ex. Ecosport 4WD):
383465
Exemplo de caixa de transferência de um veiculo 4X4 com motor longitudinal (ex. Amarok):
383466
EDIT: Eu disse que todo 4X4 precisa de uma caixa de transferência, mas não está correto. A Ferrari FF, por exemplo, é 4X4, mas não tem uma, nela o eixo dianteiro utiliza o torque que sai da frente do motor (que normalmente gira apenas as correias e os acessórios), porem nesse caso são necessários dois câmbios, o que aumenta consideravelmente os custos.
Essa solução só foi utilizada para não precisar elevar o motor e assim manter o CG o mais baixo possível.
Costalonga
02/12/2012, 11:47
Thiago, alguns carros a arvore principal da CT vai pra traseira, outras a arvore principal vai pra dianteira.
Isso significa algo de diferente no sistema de tração, uma ser 4x2 dianteira e o outro ser 4x2 traseira?
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Thiago Pereira
02/12/2012, 12:13
Thiago, alguns carros a arvore principal da CT vai pra traseira, outras a arvore principal vai pra dianteira.
Isso significa algo de diferente no sistema de tração, uma ser 4x2 dianteira e o outro ser 4x2 traseira?
Isto está ligado ao tipo de veiculo, normalmente utilitários tem motores maiores e são instalados longitudinalmente, dessa forma em 4X2 há menos "coisas" para serem movidas se o torque for levado apenas para a traseira, com isso há menos perdas.
Já em um SUV (principalmente os coreanos) o motor transversal é mais usual, e da mesma forma que no outro caso, é mais simples levar o torque para a dianteira.
Outro detalhe e que o eixo que é part-time pode ser mais "fraco", pois esse sempre vai receber metade do torque.
Sendo mais fraco ele pode ser menor, sendo menor é mais fácil instala-lo na dianteira de um utilitários, pois o motor longitudinal poderá ser mais baixo (melhorando a estabilidade).
Já em um SUV o eixo traseiro sendo menor, cardã tb é menor, diferencial, etc, assim vc pode usar esse espaço para aumentar o conforto interno, e na dianteira eles podem ser instalados paralelamente ao motor, não exigindo sua elevação.
Outro, a tração dianteira tende a ser mais fácil de ser controlada do que a traseira, em uma curva se vc perder a frente é muito mais facil corrigir do que perder a traseira, dessa forma a tração dianteira é mais segura.
Só que em um utilitário isso prejudica a tração, imagina colocar 1000 kg na caçamba e ter que subir uma ladeira escorregadia com tração dianteira, muito provavelmente vai ficar cantando pneu e nada de subir.
No resumo é segurança e conforto X utilidade, sendo tração dianteira X traseira respectivamente.
O full-time une os dois mundos, mas também não são só maravilhas em todas as aplicações, senão F1, Nascar, StockCar seriam 4X4.
Fazendo uma analogia, a caixa de transferência é como aqueles T (em alguns lugares conhecidos como Benjamim) que colocamos para ligar mais de um equipamento ao mesmo tempo em apenas uma tomada elétrica.
Benjamim (acessório elétrico) (http://pt.wikipedia.org/wiki/Benjamim_(acess%C3%B3rio_el%C3%A9trico))
O cambio tem apenas uma saída, e em um carro 4X4 vc precisa de duas (uma para cada eixo) então a função da caixa de transferência é fazer essa "multiplicação" de saídas, as caixas de transferências podem ser equipadas com reduzida ou não, ser part-time, full-time, com engrenagens, com acoplamentos viscosos, correntes, correias, etc.
Todo 4X4 precisa de uma, mesmo que ela esteja na mesma carcaça do cambio.
Exemplo de cambio e caixa de transferência de um veiculo 4X4 com motor transversal (ex. Ecosport 4WD):
383465
Exemplo de caixa de transferência de um veiculo 4X4 com motor longitudinal (ex. Amarok):
383466
EDIT: Eu disse que todo 4X4 precisa de uma caixa de transferência, mas não está correto. A Ferrari FF, por exemplo, é 4X4, mas não tem uma, nela o eixo dianteiro utiliza o torque que sai da frente do motor (que normalmente gira apenas as correias e os acessórios), porem nesse caso são necessários dois câmbios, o que aumenta consideravelmente os custos.
Essa solução só foi utilizada para não precisar elevar o motor e assim manter o CG o mais baixo possível.
Ótima explicação companheiro! Entendi como funciona, inclusive algum tempo a atrás andei olhando o Ecosport 4wd e vi que a CT dele é com Acoplamento Viscoso derivada de um veiculo se não me engano da Mazda, empresa com a qual a Ford tinha e/ou tem parceria. No Eco mesmo a Tração é dianteira, podendo transferir até 60% do torque para a traseira, mas eu ja vi o cardã dele é é bem fininho, talvez por que não seja uma peça solicitada o tempo todo e sim apenas em momentos críticos.
Flavio Nilo
02/12/2012, 14:19
Parabéns ao Costalonga e Thiago pereira. Como sempre, as contribuições de vocês são espetaculares, principalmente para um leigo em mecânica e 4x4 como eu. É exatamente esse tipo de diálogo e explanações que, nós, os leigos, precisamos. E acredito também que até aqueles que têm conhecimento mais avançado, também se beneficiam com comentários dessa natureza.
02/12/2012, 14:40
Isto está ligado ao tipo de veiculo, normalmente utilitários tem motores maiores e são instalados longitudinalmente, dessa forma em 4X2 há menos "coisas" para serem movidas se o torque for levado apenas para a traseira, com isso há menos perdas.
Eu te perguntei aquilo por conta de estar analisando o Outlander da Mit.
Ele é um V6, portanto é um motor comum, longitudinal.
E ele é tração dianteira com aquela função On Demand, que na hora que precisa ele aciona, e ele tem o dif. central.
E nele a arvore primária é a que joga a tração pra frente.
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Thiago Pereira
02/12/2012, 15:02
Ótima explicação companheiro! Entendi como funciona, inclusive algum tempo a atrás andei olhando o Ecosport 4wd e vi que a CT dele é com Acoplamento Viscoso derivada de um veiculo se não me engano da Mazda, empresa com a qual a Ford tinha e/ou tem parceria. No Eco mesmo a Tração é dianteira, podendo transferir até 60% do torque para a traseira, mas eu ja vi o cardã dele é é bem fininho, talvez por que não seja uma peça solicitada o tempo todo e sim apenas em momentos críticos.
Não conheço em detalhes o sistema do Ecosport, mas faz todo sentido a tração "predominante" ser na dianteira, como você confirmou, o cardã é pequeno, já que nunca vai receber 100% do torque.
Thiago Pereira
02/12/2012, 15:14
Eu te perguntei aquilo por conta de estar analisando o Outlander da Mit.
Ele é um V6, portanto é um motor comum, longitudinal.
E ele é tração dianteira com aquela função On Demand, que na hora que precisa ele aciona, e ele tem o dif. central.
E nele a arvore primária é a que joga a tração pra frente.
O V6 da Outlander está instalado transversalmente.
O motor:
383503
Na Outlander:
383505
Olhando na foto acima, o cambio está do lado direito e a CT (provavelmente viscosa, e bem similar aquela foto que postei anteriormente) e os semi-eixos atrás.
Na Outlander a engenharia privilegia o conforto e a segurança, assim a tração traseira só entra se for necessária, nunca recebendo 100% do torque, reduzindo todo o agregado traseiro (cardã, diferencial, semi-eixos), com cardã menor o assoalho dos pés podem ser mais planos, o porta-malas também pode ter o assoalho mais baixo, comportando mais malas e tambem contribuindo para um CG mais baixo e mais estabilidade
Costalonga
02/12/2012, 15:30
Eu não tinha reparado nisso.
Confesso que é o primeiro V6 que vejo transversal em um carro.
Por isso falei que era longitudinal, to sempre acostumado a ver os V6 assim.
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Thiago Pereira
02/12/2012, 15:59
Eu não tinha reparado nisso.
Confesso que é o primeiro V6 que vejo transversal em um carro.
Por isso falei que era longitudinal, to sempre acostumado a ver os V6 assim.
Isso está sendo cada vez mais comum, como o avanço da tecnologia já se consegue tirar potencia de motores relativamente pequenos, e motores pequenos podem ser instalados transversalmente.
Parabéns ao Costalonga e Thiago pereira. Como sempre, as contribuições de vocês são espetaculares, principalmente para um leigo em mecânica e 4x4 como eu. É exatamente esse tipo de diálogo e explanações que, nós, os leigos, precisamos. E acredito também que até aqueles que têm conhecimento mais avançado, também se beneficiam com comentários dessa natureza.
Reforçando, tambem agradeço, pois vocês ja me ensinaram bastante coisa, assim como algumas outras pessoas tambem do forum. Outro detalhe é que esse forum foi muito importante principalmente para reforçarmos a nossa escolha que até o momento está nos satisfazendo!
[QUOTE=Costalonga;1825469]A Full tem a tração 4x4 permanente igual a Amarok.
----
Na Full tem tracao 4x4 mas não integral, tenho a opção de ligar ou nao nas versoes 4x4, 4x4 Bloqueado, 4x4 Bloqueado Alto e baixo
Vejo como diferente da Amarok onde vc tem 4x4 o tempo todo (nao da pra ter 4x2 como na Full) e vc apenas controla se tem reduzida (Modo Off road) ou se o diferencial esta bloqueado.
Costalonga
03/12/2012, 08:14
[QUOTE=Costalonga;1825469]A Full tem a tração 4x4 permanente igual a Amarok.
----
Na Full tem tracao 4x4 mas não integral, tenho a opção de ligar ou nao nas versoes 4x4, 4x4 Bloqueado, 4x4 Bloqueado Alto e baixo
Vejo como diferente da Amarok onde vc tem 4x4 o tempo todo (nao da pra ter 4x2 como na Full) e vc apenas controla se tem reduzida (Modo Off road) ou se o diferencial esta bloqueado.
Amigo, na Full o 4x4 Bloqueado dela é jogando 50/50, como se fosse uma tração Part Time e quando você deixa na primeira opção de 4x4 é Full Time sim.
Ela tem diferencial central como na Amarok, a unica diferença é que a Full tem mais opções do que a Amarok, fica a cargo do motorista escolher qual ele quer.
E sobre a reduzida na Amarok, se você ler umas páginas atrás vai ver que esse botão Off Road não tem nada a ver com reduzida.
Faz um teste depois.
Coloca ela no Tip Tronic em 1ª e ande até 2000RPM e marque a velocidade.
E depois faça o mesmo procedimento, porém com o Off Road ligado, e depois nos diga sobre a reduzida dela.
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
euclidesneto
03/12/2012, 10:22
André, no manual da full existe alguma recomendação para não andar direto no 4x4 ?
Costalonga
03/12/2012, 10:55
André, no manual da full existe alguma recomendação para não andar direto no 4x4 ?
Ao contrário.
Olhe ai, isso é um adesivo que vem na porta, ao estilo L200!
KKKKKKKKKKK
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Thiago Pereira
03/12/2012, 10:58
Desculpe amigo, mas esta precisando pesquisar um pouco antes de postar as coisas no fórum, e faça isso rápido já que comprou uma Amarok, pois vc está lotando o fórum de desinformação e isso não é nada bom para os demais.
Ola pessoal. O vendedor da VW aqui de minha cidade me fez uma boa proposta para trocar meu carro em uma amarok highline AT.. Segundo ele Highline agora só AT isso procede? Sei também que ela não tem reduzida, isso realmente fará falta? Ando 90% asfalto e gosto de pegar uma lama de vez em quando, também gostaria de saber como está a revenda dessas camionetes.. Obrigado
Pequeno jr
03/12/2012, 17:34
Ola pessoal. O vendedor da VW aqui de minha cidade me fez uma boa proposta para trocar meu carro em uma amarok highline AT.. Segundo ele Highline agora só AT isso procede? Sei também que ela não tem reduzida, isso realmente fará falta? Ando 90% asfalto e gosto de pegar uma lama de vez em quando, também gostaria de saber como está a revenda dessas camionetes.. Obrigado
Revenda - Depende de estado para estado.
Reduzida - 90% de asfalto você não necessitará. O Ruim é se você começar a gostar do OFf Road e esse percentual do asfalto reduzir ... ai .... só depois vc para falar se vai ou não precisar.
não sei se ja foi discutido aqui, mas pela ficha técnica da amarok trendline automática, ela tem 4x4 com reduzida.
editando.....acabei de ver fotos do interior da trend 4x4.....pelo jeito é 4x4 fulltime igual à highline.
Pessoal, qual o pneu ideal para AREIA FOFA?
Sei que pneus MUD ou AT não são mais indicados e quanto mais liso melhor.
E que o importante é a calibragem baixa, perto de 17 a 20 libras.
Mas alguém recomendaria um pneu que se adapta melhor na areia fofa ???
Estava pensando em pegar um Pirelli Scorpion STR, 265/60 R18, o que vc acaham?
[]'s
Imperador!
04/12/2012, 08:23
[]'s
Você disse tudo, quanto mais liso melhor e com calibragem baixa.
Pneus com desenho onroad em geral se saem bem na areia fofa. Mas os offroad não fazem feito também, porque o principal é a calibragem nesse uso.
[QUOTE=wdoc;1825902]
Amigo, na Full o 4x4 Bloqueado dela é jogando 50/50, como se fosse uma tração Part Time e quando você deixa na primeira opção de 4x4 é Full Time sim.
Ela tem diferencial central como na Amarok, a unica diferença é que a Full tem mais opções do que a Amarok, fica a cargo do motorista escolher qual ele quer.
E sobre a reduzida na Amarok, se você ler umas páginas atrás vai ver que esse botão Off Road não tem nada a ver com reduzida.
Faz um teste depois.
Coloca ela no Tip Tronic em 1ª e ande até 2000RPM e marque a velocidade.
E depois faça o mesmo procedimento, porém com o Off Road ligado, e depois nos diga sobre a reduzida dela.
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Andre, o que eu quiz dizer é que na Full vc tem 4x4 temporario (vc engata quando quer) e na amarok é 4x4 permanente (sem a opcao de 4x2). Mas acredito que ambas 4x4 full time 50/50, um pouco diferente por exemplo da L200 que tem 4x4 part time.
A Amarok ainda esta com 50km e nem placas tem, logo nao tive tempo de rodar com ela para testar o off road (que mais me parece um controle de subida e descida e mais alguma outra coisa), mas talvez nas 1a. marcha no Tip pode ser que seja bem reduzida, coisa que imagino a VW tenha feito, de forma a eliminar a alavanca de 4x4.
Assim que emplacar irei testar e posto aqui as impressoes.
Ao contrário.
Olhe ai, isso é um adesivo que vem na porta, ao estilo L200!
KKKKKKKKKKK
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Ja na L200 a etiqueta é diferente, mas se bem me lembro recomenda 4x4 somente em piso escorregadio pois em piso normal força muito o sistema, em curvas então....
Exemplo sempre desci a serra da Mogi Bertioga em 4x2, porem em dias de chuva ligava o 4x4 e nao sentia esse esforço, acredito que era o uso correto da tração.
Desculpe amigo, mas esta precisando pesquisar um pouco antes de postar as coisas no fórum, e faça isso rápido já que comprou uma Amarok, pois vc está lotando o fórum de desinformação e isso não é nada bom para os demais.
Thiago
Discordo de vc, o proposito do forum é justamente unir pessoas com questões e dúvidas e fomentar a discussão para ai sim chegar na informação totalmente correta.
Seja um pouco mais cauteloso antes de criticar alguem que vc não conhece, estamos aqui para discutir mecanica e afins.
Costalonga
04/12/2012, 10:22
Andre, o que eu quiz dizer é que na Full vc tem 4x4 temporario (vc engata quando quer) e na amarok é 4x4 permanente (sem a opcao de 4x2). Mas acredito que ambas 4x4 full time 50/50, um pouco diferente por exemplo da L200 que tem 4x4 part time.
A Amarok ainda esta com 50km e nem placas tem, logo nao tive tempo de rodar com ela para testar o off road (que mais me parece um controle de subida e descida e mais alguma outra coisa), mas talvez nas 1a. marcha no Tip pode ser que seja bem reduzida, coisa que imagino a VW tenha feito, de forma a eliminar a alavanca de 4x4.
Assim que emplacar irei testar e posto aqui as impressoes.
O 4x4 da Full é temporário se você quiser, se deixar a alavanca na posição do 4x4 Full Time assim ela irá ficar, não tem como sair, ou tem?
Nenhum Full Time é 50/50, é de acordo com o torque necessário, no caso da Pajero é 67/33 praticamente o tempo todo, e dependendo da situação dividi mais ou menos.
No meu caso eu ando em 4x2 direto, choveu eu ponho o 4x4, entrei numa estrada de chão, vai o 4x4 50/50 pra ter melhor tração, e se eu vejo que vo passar em um lugar com muita valeta engato a reduzida e pronto.
Veja bem, a Amarok MT e AT tem o pacote Off Road que nos dois carros tem a mesma coisa. E na MT você tem a escolha da Reduzida, ou seja, a Amarok AT não tem reduzida.
Você usar a 1ª Tip Tronic, S1, ou D1 vai dar no mesmo em questão Velocidade x RPM, o que mudará é o RPM em que a marcha vai ser trocada, e só.
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Costalonga
04/12/2012, 10:24
Ja na L200 a etiqueta é diferente, mas se bem me lembro recomenda 4x4 somente em piso escorregadio pois em piso normal força muito o sistema, em curvas então....
Exemplo sempre desci a serra da Mogi Bertioga em 4x2, porem em dias de chuva ligava o 4x4 e nao sentia esse esforço, acredito que era o uso correto da tração.
Na L200 a tração em Part Time, totalmente diferente da Pajero.
Eu só me referi a etiqueta que vem na porta da Pajero, pois se parece com as etiquetas que vem nas L200.
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Thiago Pereira
04/12/2012, 11:20
Thiago
Discordo de vc, o proposito do forum é justamente unir pessoas com questões e dúvidas e fomentar a discussão para ai sim chegar na informação totalmente correta.
Seja um pouco mais cauteloso antes de criticar alguem que vc não conhece, estamos aqui para discutir mecanica e afins.
Compreendo vc discordar, mas continuo afirmando para pesquisar um pouco antes.
Entendo que acabou de comprar a Amarok e é mais do que normal estar super entusiasmando, mas isso não a transforma na cereja do bolo de todos, pode ser apenas a do seu bolo!
Observo em seu avatar que tem ou tinha uma Pajero Full, saiba que a CT dela é muito mais completa do que da Amarok.
Ter a opção de rodar 4X2 e 4X4 no asfalto não é um demérito da Full, pelo contrario.
Sobre a reduzida, novamente volte páginas desse tópico e veja as informações que existem e facilmente concluirá que não há nada na Amarok que simule ou se aproxime de uma redução, outros carros que tem os mesmo recursos e o mesmo cambio tem a reduzida, por exemplo a Discovery 4.
Ah, e esse assunto já está chato a tempos, sempre que um proprietário novo chega é o mesmo papo e brigas. Quer brigar? Vá na CCS e brigue com o vendedor que te enganou.
euclidesneto
04/12/2012, 11:47
Pelo que li até aqui, fica parecendo que esse "off road" da amaok, só serve pra descida, e olhe lá.
Pelo que li até aqui, fica parecendo que esse "off road" da amaok, só serve pra descida, e olhe lá.
Do manual da Amarok:
Off road aciona = ESP desligado, 4x4LOW e ASR desligado, alem do controle de subida (que deve ser feito pela reducao da marcha)
leobnaval
04/12/2012, 12:24
[]'s
O pneu original da Amarok é bom na areia visto que ele tem uma proposta on road, qualquer modelo on-road vai funcionar bem na areia, desde que você use a calibragem bem baixa (só tome cuidado para não baixar demais e destalonar o pneu).
[]s
Do manual da Amarok:
Off road aciona = ESP desligado, 4x4LOW e ASR desligado, alem do controle de subida (que deve ser feito pela reducao da marcha)
Só corrigindo umas coisas...
Tecla OFF ROAD:
Na Amarok MT=ESP desligado, Controle de Subida e Descida e ABS off-road ativados( ASR desliga automaticamente quando seleciona o 4x4 tanto em High quanto em LOW) para desativa-lo em 4x2 existe a tecla própria. Quando se aciona o 4x4 LOW, ela aciona o modo OFF-ROAD automaticamente.
Na Amarok AT=ESP desligado, ASR DESLIGADO, Controle de Subida e Descida e ABS off-road ativados. Simplesmente não liga o 4x4Low por que não existe nessa versão.
Pelo que vi, não sei se é verdade afinal não guiei uma ainda, é que a troca de marchas acontece em um RPM maior, para que não tenha perca de potência, mas isso só quem é usuário de uma versão AT pode me dizer.
Costalonga
04/12/2012, 13:03
Só corrigindo umas coisas...
Tecla OFF ROAD:
Na Amarok MT=ESP desligado, Controle de Subida e Descida e ABS off-road ativados( ASR desliga automaticamente quando seleciona o 4x4 tanto em High quanto em LOW) para desativa-lo em 4x2 existe a tecla própria. Quando se aciona o 4x4 LOW, ela aciona o modo OFF-ROAD automaticamente.
Na Amarok AT=ESP desligado, ASR DESLIGADO, Controle de Subida e Descida e ABS off-road ativados. Simplesmente não liga o 4x4Low por que não existe nessa versão.
Pelo que vi, não sei se é verdade afinal não guiei uma ainda, é que a troca de marchas acontece em um RPM maior, para que não tenha perca de potência, mas isso só quem é usuário de uma versão AT pode me dizer.
Resumiu tudo em poucas palavras!
Nem precisa ser usuário, é só andar com e sem o Off Road.
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Resumão:
Aos que são favoraveis a Amarok:
- Excelente pkp, mas não tem reduzida.
- Se os recursos que ela tem te deixa feliz, PARABENS vc adquiriu uma excelente pkp e não precisa de reduzida.
- Se não te satisfaz, vá atrás de uma que tem reduzida, mas não encha o saco.
Aos que são favoraveis a uma pkp com reduzida:
- Para de encher o saco e deixa o cara ser feliz.
- Se os recursos que ela tem te deixa feliz, PARABENS vc adquiriu uma excelente pkp e precisa de reduzida.
- Olhando bem, não preciso de uma reduzida, então vá para Amarok mas não encha o saco.
[]'s a todos
Marcelo L. C. Jr.
04/12/2012, 13:41
Resumão:
- Se os recursos que ela tem te deixa feliz, PARABENS vc adquiriu uma excelente pkp e não precisa de reduzida.
- Se os recursos que ela tem te deixa feliz, PARABENS vc adquiriu uma excelente pkp e precisa de reduzida.
- Olhando bem, não preciso de uma reduzida, então vá para Amarok mas não encha o saco.
[]'s a todos
huahauhauhauh
Tava sumido dessa bagaça...
Voltei hje e já voltei sorrindo!
Boa Zé Artur, Boa!
Resumiu tudo em poucas palavras!
Nem precisa ser usuário, é só andar com e sem o Off Road.
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Nada que a leitura do forum + assistir alguns video-jabá + o uso combinando as funçoes da Pickup não esclareça.
Algo que já notei é que andar com ASR ligado em 4x2 em subida de serra e sem carga é bom se vc tiver sem pressa, por quer ele poda o motor, as vezes vc perde força, o que exige redução de marcha... mas como essa trepidação que gera o uso do ASR some com carga, até que pesada dá pra usar numa boa. No asfalto e pratico deixar ligado, aind anão vi situação on-road que necessitasse desativar o dispositivo
Resumão:
[]'s a todos
Não culpo ninguem por ser enganado pela empurroterapia dos vendedores( culpo sim: os VENDEDORES), mas é fato que Amarok AT não tem reduzida, e nem uma 1° marcha que faça isso, pois pelo que foi passado paginas atrás, a relação da 1ª é mais longa que da MT.
Necessidade de redução depende de usuário para usuário! Eu pelo menos até hj so usei o 4x4 low para fazer manobras em espaços apertados e para atravessar um lamaçal sem sujar a maroka. Ou seja até o momento não fez falta, pois dava pra fazer isso sem a redução. Mas quem reboca coisas acredito que podem necessitar.
O fato é que algumas pessoas ainda não entenderam que: A que te satisfaz é a melhor pra você!
Bernardo Miranda
04/12/2012, 15:01
Não culpo ninguem por ser enganado pela empurroterapia dos vendedores( culpo sim: os VENDEDORES), mas é fato que Amarok AT não tem reduzida, e nem uma 1° marcha que faça isso, pois pelo que foi passado paginas atrás, a relação da 1ª é mais longa que da MT.
Necessidade de redução depende de usuário para usuário! Eu pelo menos até hj so usei o 4x4 low para fazer manobras em espaços apertados e para atravessar um lamaçal sem sujar a maroka. Ou seja até o momento não fez falta, pois dava pra fazer isso sem a redução. Mas quem reboca coisas acredito que podem necessitar.
O fato é que algumas pessoas ainda não entenderam que: A que te satisfaz é a melhor pra você!
Exatamente, mas essas conclusão foi dita milhares de vezes.
Mas garanto que em 20 páginas ou menos o assunto da reduzida (que não existe na Amarok AT) volta a tona. Parece que o do S50 pelo menos foi superado.
Pessoal, meu primeiro post aqui no forúm, e já li umas 200 paginas desse forúm, porém tem mais umas 800 hahah,
só uma pergunta: eu vi uns ai falarem de tiptronic no volante da amarok... ja vem de fabrica ou precisa adaptar uma para ter?
valeu! e desculpa qlqr coisa
Fala galera!!!
Fala Galera!
Já estou com a viatura, ficou pronta ontem. Não falaram direito o que foi, mas tudo indica que foi combustível. Trocaram bombas, bicos e o tanque.
Agora vou pedir sempre no posto nota com a placa e o Km.
Ainda não deu para testar, mas espero que aguente o “tranco” como a frontier aguentou.
Vou colocar o BF 275 / 65 / 18 e estou procurando um kit de suspensão de 2" alguem indica???
Abraços,
Costalonga
04/12/2012, 17:25
Vou colocar o BF 275 / 65 / 18 e estou procurando um kit de suspensão de 2" alguem indica???
Abraços,
Pra Amarok é meio complicado.
Mas dá uma conversada com o Adams, quem sabe ele não ajuda em algo.
Adams Lifts & Body Lifts (http://www.adams.ind.br/)
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.