Ver Versão Completa : GRAND VITARA
Adquiri uma gv3 4x4 automática há 4 meses, para puxar um barco alumínio para pescarias, e é só alegria desde então. Tive que trocar 2 pneus e optei pelo 225 65r17, scorpion at plus (está com um preço muito bom na pneufree). Tem um desenho bem agressivo e treadwear 640. Agora estou em dúvida em colocar um lift 2", mas mantendo as medidas de pneus originais. Alguém utiliza o veículo nesta configuração? Se sim, houve perda significativa de estabilidade?
Ola,
Com qquer pneu (pqnos/originais, médios, bf, grandes aro 18) se fizer lift de suspensão altera segurança/estabilidade.
Um cm que muda pra cima (principalmente na traseira) já é outro carro. Assim quanto mais subir mais instável será!!
Há uma diferença enorme entre subir 5cm na traseira e mudar para 6.3, por exemplo. Há como se por 8.7cm atrás ou até mais, mas vira uma charrete.
Para amenizar o lado negativo da modificação, de qquer forma o ideal seria fazer uma boa CAMBAGEM TRASEIRA (na dianteira tb, mas menos crítico pelo peso do motor) deixando o ajuste em 0 ou -1 (negativa como original), já que o lift traseiro tende a zerar ou deixar positivo.
Se for andar de boa, até uns 100km/h a cambagem traseira zerada é bem vinda, senão o carro vai cantar pneu.
O bom da gv3 é que tem ajuste de cambagem traseira mais fácil que na dianteira, pois os parafusos já estão lá originais. Na frente vc precisa por um par de parafusos cam14 (substituir o original em cada buraco superior de cada lado de amortecedor) até 4,5 cm em média. Considerando um lift de 2 pol e sua mola arriando um pouco, vc ficaria no limite de ajuste em 0 na cambagem dianteira.
Se subir mais ou quiser ajustar mais é possível por um par de cam12 que vai te permitir ajuste de até -3 graus na dianteira e ai a paciência para ajustar ou levar num alinhamento 3d já resolve.
Tudo isso para fugir do CYBORG, máquina que puxa o corpo do amortecedor e deforma sua estrutura ou a do carro, atingindo o "ajuste" de cambagem.
Fabrico e instalo lift, por isso os detalhes, mas há diversos modelos no mercado. Procure por aqueles que já tem a solução para o possível estouro do coxim/borracha da torre da haste do amortecedor dianteiro. Alguns kits do mercado não se preocuparam com isso e há relatos de perdas.
Uma outra opção ADICIONAL seria a colocação de 4 espaçadores de roda de 32mm. São anéis grandes que ficam entre a roda e o cubo de roda aumentando a distância horizontal dos pneus e por consquencia melhorando o centro de gravidade. Particularmente indico e estou indo nesse sentido.
Boa sorte.
Muito obrigado pela aula! Vou seguir suas recomendações.
conradogf
11/04/2018, 11:46
Ola,
Com qquer pneu (pqnos/originais, médios, bf, grandes aro 18) se fizer lift de suspensão altera segurança/estabilidade.
Um cm que muda pra cima (principalmente na traseira) já é outro carro. Assim quanto mais subir mais instável será!!
Há uma diferença enorme entre subir 5cm na traseira e mudar para 6.3, por exemplo. Há como se por 8.7cm atrás ou até mais, mas vira uma charrete.
Para amenizar o lado negativo da modificação, de qquer forma o ideal seria fazer uma boa CAMBAGEM TRASEIRA (na dianteira tb, mas menos crítico pelo peso do motor) deixando o ajuste em 0 ou -1 (negativa como original), já que o lift traseiro tende a zerar ou deixar positivo.
Se for andar de boa, até uns 100km/h a cambagem traseira zerada é bem vinda, senão o carro vai cantar pneu.
O bom da gv3 é que tem ajuste de cambagem traseira mais fácil que na dianteira, pois os parafusos já estão lá originais. Na frente vc precisa por um par de parafusos cam14 (substituir o original em cada buraco superior de cada lado de amortecedor) até 4,5 cm em média. Considerando um lift de 2 pol e sua mola arriando um pouco, vc ficaria no limite de ajuste em 0 na cambagem dianteira.
Se subir mais ou quiser ajustar mais é possível por um par de cam12 que vai te permitir ajuste de até -3 graus na dianteira e ai a paciência para ajustar ou levar num alinhamento 3d já resolve.
Tudo isso para fugir do CYBORG, máquina que puxa o corpo do amortecedor e deforma sua estrutura ou a do carro, atingindo o "ajuste" de cambagem.
Fabrico e instalo lift, por isso os detalhes, mas há diversos modelos no mercado. Procure por aqueles que já tem a solução para o possível estouro do coxim/borracha da torre da haste do amortecedor dianteiro. Alguns kits do mercado não se preocuparam com isso e há relatos de perdas.
Uma outra opção ADICIONAL seria a colocação de 4 espaçadores de roda de 32mm. São anéis grandes que ficam entre a roda e o cubo de roda aumentando a distância horizontal dos pneus e por consquencia melhorando o centro de gravidade. Particularmente indico e estou indo nesse sentido.
Boa sorte.
Bom dia. Na minha GV3 2014 tenho instalado o lift de 35 mm da Tecnotrilha, calços superiores de alumínio na coluna de suspensão dianteira e molas 35 mm mais altas na traseira. Amortecedores traseiros da Kombi 2012. Cambagem checada e ajustada, 0º na dianteira e -1º na traseira. Coloquei pneus 255/55 r18 Maxxis Bravo AT. 30 mm mais largos e 5 mm mais altos que os originais Nada se perdeu em estabilidade. Pelo contrario, dobra como sobre trilhos! A única observação é que ao ser os pneus bem mais largos gastam mais na banda interna... Abraço.
freitasjr
11/04/2018, 13:57
Bom dia. Na minha GV3 2014 tenho instalado o lift de 35 mm da Tecnotrilha, calços superiores de alumínio na coluna de suspensão dianteira e molas 35 mm mais altas na traseira. Amortecedores traseiros da Kombi 2012. Cambagem checada e ajustada, 0º na dianteira e -1º na traseira. Coloquei pneus 255/55 r18 Maxxis Bravo AT. 30 mm mais largos e 5 mm mais altos que os originais Nada se perdeu em estabilidade. Pelo contrario, dobra como sobre trilhos! A única observação é que ao ser os pneus bem mais largos gastam mais na banda interna... Abraço.
Olá Conrado, vc poderia passar o código deste amortecedor da Kombi ? Ele é Plug and Play ?
Abraço, atenciosamente, Francisco de Freitas...
Rafael_Facanha
11/04/2018, 14:07
Olá Conrado, vc poderia passar o código deste amortecedor da Kombi ? Ele é Plug and Play ?
Abraço, atenciosamente, Francisco de Freitas...
Retirado de um post que não me recordo... rs
"Cofap L.12363. Medidas: 356mm (fechado) e 591 mm (aberto)) Precisa de arruelas com furo de parafuso de 12 mm para preencher o espaço (3mm)"
conradogf
12/04/2018, 10:37
"Cofap L.12363. Medidas: 356mm (fechado) e 591 mm (aberto)) Precisa de arruelas com furo de parafuso de 12 mm para preencher o espaço (3mm)"
Isso mesmo.
Olá, instalei recentemente o pneu scorpion at plus 225 65r17 e posso relatar que fiquei impressionado com a boa qualidade do pneu. Muito reforçado, e desenho agressivo. Comparado com o scorpion convencional, parece ser até maior, embora de mesma medida. Esta com um preço muito bom, $539 na pneufree, sem dúvida alguma recomendo!
Abraços
freitasjr
15/04/2018, 12:15
Rafael, valeu pela resposta, obrigado.
Atenciosamente, Francisco de Freitas...
Zé Novais
18/04/2018, 22:33
valeu a dica pela direção Chuva, video salvo e arquivado...
Zé Novais
18/04/2018, 22:37
Rafael, valeu pela resposta, obrigado.
Atenciosamente, Francisco de Freitas...
para os que estão cogitando mexer na suspensão, li que existe uns suportes que vieram na GV 4sport pra centralizar as rodas traseiras, existe um kit de susp ja feito com tudo isso?
Rafael_Facanha
19/04/2018, 07:59
para os que estão cogitando mexer na suspensão, li que existe uns suportes que vieram na GV 4sport pra centralizar as rodas traseiras, existe um kit de susp ja feito com tudo isso?
O único que verifiquei foi o da RC4x4. O kit de 2 polegadas deles vem com o seguinte:
- Espaçador dianteiro
- Molas traseiras maiores
- Amortecedor traseiro maior
- suporte original da 4Sport
- prolongador de batente traseiro (para evitar que a mola comprima mais que o projetado)
(que eu lembre é isso)...
Zé Novais
19/04/2018, 14:09
O único que verifiquei foi o da RC4x4. O kit de 2 polegadas deles vem com o seguinte:
- Espaçador dianteiro
- prolongador de batente traseiro (para evitar que a mola comprima mais que o projetado)
valeu, é isso ai mesmo...
Mas esse kit aceita os amortecedores da kombi?
Rafael_Facanha
19/04/2018, 15:42
valeu, é isso ai mesmo...
Mas esse kit aceita os amortecedores da kombi?
Qualquer forma que vc elevar seu carro em 2 polegadas vc vai poder utilizar o amortecedor da Kombi...
Esse kit vem com amortecedor, desconfio que seja o da Kombi mesmo... rs
Zé Novais
19/04/2018, 18:04
Pessoal sem querer criar polêmica mas criando, encontrei isso esse vídeo...
Grand Vitara 2.0 instalado o sistema Air Power Sandecar - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=aLLL757Qx4E)
e depois nos comentários do vídeo encontrei o Pedro Santos.
Minhas perguntas são:
O Pedro Santos participa do fórum?
Alguém o conhece?
Ele ainda esta com o GV?
Alguém conhece esse sistema?
Alguma resposta????
- Espaçador dianteiro
Assim q vier o próximo carro pra trocar o lift eu mostro como q fica arriada a suspensão traseira com as "molas" da RC.. kkk
Rafael_Facanha
20/04/2018, 08:21
Assim q vier o próximo carro pra trocar o lift eu mostro como q fica arriada a suspensão traseira com as "molas" da RC.. kkk
Sério? Que merda... Não tinha lido nenhum relato disso ainda... Aqui no Rio tem a facilidade de mandar fazer a mola sob medida... É uma boa solução pra quem quer fazer o lift de 2 polegadas... só que tem que levar o carro...
Chuva, com sua experiência, conhece alguma mola de mercado que sirva para lift de 2 pol?
Chuva, qual a melhor forma de prevenir que a suspensão fique arriada? Este fato pode trazer algum risco na condução do veículo? Obrigado.
allima27
22/04/2018, 12:19
Olá DMC,
Pelo que andei pesquisando, aqui no Brasil não estão vendendo a bucha maior da bandeja !! Somente a bandeja completa !!! isso é um absurdo, sendo que lá fora da para comprar essa bucha normalmente !!
Consegui algumas dimensões da bucha em um site na Russia, e vou mandar fazer em PU para meu carro!!
Precisa ver como o seu mecânico avaliou as peças !!! como ele descobriu que o pivô esta ruim ? fez algum teste? desmontou? ou só levantou o carro o olhou?
Mas acho que com essa km as peças já devem estar próximas ao fim de vida mesmo !!! Meu GV 2010 esta com 72.000km e as buchas maiores estão começando a apresentar desgaste !!!
A vida útil dessas peças, depende de onde e como usou o carro !! carro que andou muito em cidades esburacadas com lombadas ou estradas de terra tendem a se desgastar mais rápido que carros que rodaram em estradas asfaltadas !!
Segue os desenhos que achei das buchas !!
Olá! Acredito que já tenha executado o serviço, mas isso poderá ajudar outros membros do grupo posteriormente...
Na sua lista está faltando um item muito importante. Bieletas. R$ 60 a unidade no mercado livre. Estou com um GV 2011 com 90mil km. Recentemente rodando por 3 semanas no Rio de Janeiro foram o suficiente para parecer que o carro todo estava desmontando por baixo. Incluindo a traseira. Troquei as 2 bieletas e 80% do barulho foi embora e anulando totalmente os ruidos na traseira. Com a remoção destes barulhos, pude notar que há uma folga nos Braços Axiais que serão substituídos junto com as ponteiras.
Me parece que buchas de balança deterioradas causa trepidação durante as frenagens. Trocar todos este itens bom para o conforto do carro, mas muitas vezes o problema estão somente nas bieletas que quando deterioradas fazem parecer que o carro vai desmontar...
Chuva, qual a melhor forma de prevenir que a suspensão fique arriada? Este fato pode trazer algum risco na condução do veículo? Obrigado.
Bom pessoal,
Eu gosto do trabalho da RC mas tive uma péssima experiência com a Tracker, colocando as molas do kit lift.
Elas são mais altas mas a têmpera mais mole e elas cedem fácil, principalmente depois dos primeiros buracos que se soca as molas.
Acredito que é uma boa idéia e intenção a troca de molas, mas mesmo as da GV3 tb sendo com o fio mais largo (não lembro se era 14mm, mas algo assim maior em relação as molas originais) pessoas que fizeram o lift com a troca de molas se arrependeram.
Essa semana pego outro carro nesse formato. A traseira baixa e a frente lemvantada. Os calços dianteiros de furo central bem aberto tb não estão prevendo os estouros dos coxins/batentes de borracha dos amortecedores dianteiros.
Eu sinceramente não sei se esses dois problemas (dianteiro=abertura e traseiro=mola) já foram resolvidos. Só sei q o kit que vou pegar amanha foi instalado em 06-2017.
Dessa forma, depois de relatos da tracker (dá pra por as molas do opala dianteiras) e da GV3 (aparentemente iguais as da tracker, mas não conheço ninguem q adaptou as do opala) eu decidi que as molas originais são muito bem vindas no lift.
Isso pq o carro não é um Troller e a abertura da suspensão não precisa variar absurdamente pq o carro vai atolar mesmo, vide as bandejas traseiras de suspensão independentes relativamente já originalmente baixas!
Os calços de nylon (eu prefiro) pu ou metal deixa o carro com a maciez original e a traseira, pricipalmente, samba menos nas curvas. Claro que quanto maior o lift menor o centro de gravidade e mais instável o carro ficará, mas as molas originais não arriam com o tempo, não arriam ao se passar em lombadas quase até batendo o fim de curso.
Resumindo, as molas maiores são mais moles, mesmo sendo mais grossas.
Qquer alteração de altura aumenta o risco de condução. A GV3 já é bem baixa, se for avaliar a grosso modo, isso pq ela precisa ser assim para dar os 200km/h de uma SUV. Se fizer um lift agressivo de mais de 2 pol essa velocidade deve cair pela metade por segurança. Um lift médio de 3,5, 4cm já fica no meio termo e vc pode passar dos 130km/h, por exemplo. Isso tudo em retas, em curvas melhor não abusar nada!
Há tb o detalhe do espaçador de rodas para deixar o carro lateralmente mais largo e vou testar para um camarada, mas parece que só da certo para pneus "biscoito" (225/75/16), ja que na GV3 32mm de espaçador já tende a raspar na lata da cx de roda traseira.
Assim que puder coloco fotos para vcs verem.
[ ]s
Rafael_Facanha
23/04/2018, 11:52
Bom pessoal,
Eu gosto do trabalho da RC mas tive uma péssima experiência com a Tracker, colocando as molas do kit lift.
Elas são mais altas mas a têmpera mais mole e elas cedem fácil, principalmente depois dos primeiros buracos que se soca as molas.
...
[ ]s
Interessante! Obrigado pelo relato... Nada como a experiência para mostrar o melhor caminho...
Pretendo em breve fazer o lift da suspensão, usando o seu projeto.
Tenho um amigo que queria fazer o lift de 2 polegadas, trocando o conjunto molas + amortecedores. Vou conversar com ele sobre isso.. Mas se ele realmente quiser seguir por essa linha, acho que a melhor forma será mandar fazer as molas sob medida.
Já ouvi bons relatos das Molas Tigre aqui do Rio (porém nunca para elevação), não sei se conhecem.
Bom pessoal,
Acredito que é uma boa idéia e intenção a troca de molas, mas mesmo as da GV3 tb sendo com o fio mais largo (não lembro se era 14mm, mas algo assim maior em relação as molas originais) pessoas que fizeram o lift com a troca de molas se arrependeram.
Essa semana pego outro carro nesse formato. A traseira baixa e a frente lemvantada. Os calços dianteiros de furo central bem aberto tb não estão prevendo os estouros dos coxins/batentes de borracha dos amortecedores dianteiros.
Eu sinceramente não sei se esses dois problemas (dianteiro=abertura e traseiro=mola) já foram resolvidos. Só sei q o kit que vou pegar amanha foi instalado em 06-2017.
Dessa forma, depois de relatos da tracker (dá pra por as molas do opala dianteiras) e da GV3 (aparentemente iguais as da tracker, mas não conheço ninguem q adaptou as do opala) eu decidi que as molas originais são muito bem vindas no lift.
Isso pq o carro não é um Troller e a abertura da suspensão não precisa variar absurdamente pq o carro vai atolar mesmo, vide as bandejas traseiras de suspensão independentes relativamente já originalmente baixas!
Os calços de nylon (eu prefiro) pu ou metal deixa o carro com a maciez original e a traseira, pricipalmente, samba menos nas curvas. Claro que quanto maior o lift menor o centro de gravidade e mais instável o carro ficará, mas as molas originais não arriam com o tempo, não arriam ao se passar em lombadas quase até batendo o fim de curso.
Resumindo, as molas maiores são mais moles, mesmo sendo mais grossas.
Qquer alteração de altura aumenta o risco de condução. A GV3 já é bem baixa, se for avaliar a grosso modo, isso pq ela precisa ser assim para dar os 200km/h de uma SUV. Se fizer um lift agressivo de mais de 2 pol essa velocidade deve cair pela metade por segurança. Um lift médio de 3,5, 4cm já fica no meio termo e vc pode passar dos 130km/h, por exemplo. Isso tudo em retas, em curvas melhor não abusar nada!
Há tb o detalhe do espaçador de rodas para deixar o carro lateralmente mais largo e vou testar para um camarada, mas parece que só da certo para pneus "biscoito" (225/75/16), ja que na GV3 32mm de espaçador já tende a raspar na lata da cx de roda traseira.
Assim que puder coloco fotos para vcs verem.
[ ]s
Chuva, obrigado por dividir sua experiência.
Pessoal,
Preciso trocar as pastilhas de freio da minha GVIII, que estão com 60.000Km.
Verifiquei aqui no fórum que as do Sentra servem.
Também encontrei algumas marcas como a FRAS-LE, COBREQ,...
As originais são excelentes, mas não as encontro para vender fora das css...
Alguém poderia informar qual seria o melhor custo-benefício?
Pessoal, sou um feliz proprietário de um GV 4x4 2.0 2009 automático, essa semana quando estava voltando de viagem meu carro perdeu tração, só andava com o bloqueio do diferencial central ativado, no dia seguinte já na oficina, meu mecânico avaliou e disse que o problema esta na junta deslizante do cardan dianteiro. Só achei para vender aqui no Brasil o eixo completo usado, o que não é uma solução ideal para mim, a não ser que carro doador fosse novo tipo um 2014. Mas a ideia principal seria trocar a junta por uma nova OEM. Alguém conhece alguma solução?
557850
Rafael_Facanha
25/04/2018, 16:30
Pessoal, sou um feliz proprietário de um GV 4x4 2.0 2009 automático, essa semana quando estava voltando de viagem meu carro perdeu tração, só andava com o bloqueio do diferencial central ativado, no dia seguinte já na oficina, meu mecânico avaliou e disse que o problema esta na junta deslizante do cardan dianteiro. Só achei para vender aqui no Brasil o eixo completo usado, o que não é uma solução ideal para mim, a não ser que carro doador fosse novo tipo um 2014. Mas a ideia principal seria trocar a junta por uma nova OEM. Alguém conhece alguma solução?
557850
Por curiosidade, ligou em alguma C$$ pra verificar o preço? Pega o código da peça, com ele fica mais fácil de pesquisar...
De qualquer maneira, fui dar uma procurada no google pra ver se achava algo pertinente pra ajudar e achei esse distribuidor: Juntas Deslizantes - IMA (http://www.ima.ind.br/juntas-deslizantes) Verifica se eles possuem...
Por curiosidade, ligou em alguma C$$ pra verificar o preço? Pega o código da peça, com ele fica mais fácil de pesquisar...
De qualquer maneira, fui dar uma procurada no google pra ver se achava algo pertinente pra ajudar e achei esse distribuidor: Juntas Deslizantes - IMA (http://www.ima.ind.br/juntas-deslizantes) Verifica se eles possuem...
Fui a uma C$$ eles vendem apenas o cardan completo pela bagatela de 5 mil e mais alguns... O código é 2710166j01...
2710166J01 Genuine Suzuki SHAFT ASSY, PROPELLER FR 27101-66J01 | eBay (https://www.ebay.com/itm/2710166J01-Genuine-Suzuki-SHAFT-ASSY-PROPELLER-FR-27101-66J01-/182771942517)
Segue anúncio como exemplo...
Rafael_Facanha
26/04/2018, 21:53
Fui a uma C$$ eles vendem apenas o cardan completo pela bagatela de 5 mil e mais alguns... O código é 2710166j01...
2710166J01 Genuine Suzuki SHAFT ASSY, PROPELLER FR 27101-66J01 | eBay (https://www.ebay.com/itm/2710166J01-Genuine-Suzuki-SHAFT-ASSY-PROPELLER-FR-27101-66J01-/182771942517)
Nossa, que barato.... kkkkkkkkk
Bom, se nao aparecer mais nenhuma alternativa aqui, liga praquela empresa que falei ou procura em ferro velho...
GV3-2014
26/04/2018, 22:36
aqui vc consegue importar, vai sair uns 2000 reais com imposto e frete
Search of a detail in the article (https://www.ssg.asia/search.html?article=+2710166J01&search=Find&smode=A)
GV3-2014
26/04/2018, 22:41
mas como aconteceu este defeito? comeu o friso interno que acopla no cardan?
557850
Rpxavier
27/04/2018, 10:49
Saudações a todos!
Alguém saberia dizer qual o filtro de óleo do cárter da GV, 2.0, 4x4, 5P, 2014/2015?
Abçs do Sam.
Bom dia meu amigo,
Use SEMPRE o filtro de óleo ORIGINAL
Zé Novais
27/04/2018, 19:00
Pessoal revisão do s 110mil chegou, pra quem não sabe peguei o GV em Ctba e sempre foi tratado em css ate os 100 mil, mas estou a 300km da css mais proxima, então agora é por minha conta... pra essa me baseei na revisão programada da SZK, então ajudem ai se falta alguma coisa, qual marca usar, algo mais a verificar/trocar.... oleo do motor, filtro de oleo, filtro de ar, anel do carter, limpeza sistema combustivel...
Olá galera,
Com alguns exemplos pude filmar e mostrar o que costumo ver nas GV3s.
Particularmente acho, mesmo precisando de ajustes, que os calços de suspensão continuam a ser a melhor opção, pelo fato de manter a mesma maciez já conhecida da viatura.
OBS: alturas originais de altura do carro (no método usado no vídeo para medir do chão até a lata pelo centro da roda):
- Dianteira: 800mm
- Traseira: 790mm
Grand Vitara III Aspectos lift suspensão com calço ou mola maior na traseira - YouTube (https://youtu.be/CIjTqz8ffLg)
conradogf
30/04/2018, 11:36
No meu GV3 2014 tenho o kit Tecnotrilha para Lift 35 mm.
Calço 35 mm na frente. Molas +35 mm na traseira. As medidas atuais, após 2 anos de uso do kit são: Dianteira 83,5 cm (+35 mm); Traseira 82,0 cm (+30 mm)
Rafael_Facanha
30/04/2018, 12:26
No meu GV3 2014 tenho o kit Tecnotrilha para Lift 35 mm.
Calço 35 mm na frente. Molas +35 mm na traseira. As medidas atuais, após 2 anos de uso do kit são: Dianteira 83,5 cm (+35 mm); Traseira 82,0 cm (+30 mm)
Bom relato!
Lembra de como ficou logo que instalou? Subiu os 35mm prometidos?
Pessoal,
Sabem me dizer se compensa substituir as pastilhas de freio pelas da fras-le?
Não tenho encontrado as originais fora das css...
Ola ton,
Nem Frasle, nem Sil, nem Cobreq... a original q tende a durar mais de 100kkm não existe mais, principalmente a traseira.
Comprei o último kit dianteiro em css da Advics azul por 500 pilas..
O melhor custo benefício hoje em dia é a da Jurid Bendix de CERÂMICA (Caixa Amarela) q vc acha no ML tanto a dianteira quanto a traseira, códigos HQJ-4059 E HQJ-4060 respectivamente, por menos de 200 pilas cada jogo.
Não sei quanto vão durar pq ainda estou usando, mas acredito que vão durar bem. Elas não apitam, não soltam quase nada de fuligem, freiam bem, não rangem quando se freia.
[ ]
conradogf
01/05/2018, 19:33
Bom relato!
Lembra de como ficou logo que instalou? Subiu os 35mm prometidos?
Na frente sim e mantém os +35 mm até agora.
Na traseira no começo tinha algum mm a mais do que agora. Nada significativo. Estabilizou em +30 mm.
Os pneus AT 255/55 r18 tem +5 mm do que os originais, quando novos. O que somava esses 5 mm na altura. Hoje estão bem rodados, chegando na marca de desgaste. Por tanto atualmente sua altura deve ser igual à dos originas.
Não faço trilha, só expedição. Com a altura original raspava fácil o fundo em estradas com erosão, lama ou areião. Com o lift 35 mm nunca mais raspou.
Com o lift, amortecedores da Kombi na traseira
(mais duros), os pneus Maxxis Bravo AT 255/55 r18, 30 mm mais largos que os originais, não percebi qualquer perda de estabilidade. Pelo contrário, dobra como sobre trilhos, tanto no asfalto como na terra.
Abç.
Obs.: não se acham mais esses pneus... Uma lástima. São ótimos. Eu precisava só 1 para pôr a rodar junto com o estepe que está 0 Km e não consegui em lugar nenhum...
Nãose deve pôr para rodar pneus velhos e novos no mesmo trem. A diferença de altura estraga o diferencial.
Parapa_Sam
01/05/2018, 21:47
Bom dia meu amigo,
Use SEMPRE o filtro de óleo ORIGINAL
Grato Xavier.
Consegui a informação:
Wega: JFO0898
Fram (melhor e recomendável): PH4967
Abçs do Sam!
mas como aconteceu este defeito? comeu o friso interno que acopla no cardan?
Falando a verdade não sei se é o friso ou as esferas que se soltam, mas o mecânico comentou que em outros casos já tentou recondicionar e não fica bom após algum tempo volta a quebrar, de qualquer forma comprei uma peça usada e já estou com o carro rodando normalmente. Estou querendo importar uma peca EOM, mas ainda não o fiz devido ao $$$. Grato a todos...
Obrigado Chuva!
Vou procurar por essas. Sei da fama das originais, mas infelizmente estão difíceis de achar...
:curtir::brinde:
Ola ton,
Nem Frasle, nem Sil, nem Cobreq... a original q tende a durar mais de 100kkm não existe mais, principalmente a traseira.
Comprei o último kit dianteiro em css da Advics azul por 500 pilas..
O melhor custo benefício hoje em dia é a da Jurid Bendix de CERÂMICA (Caixa Amarela) q vc acha no ML tanto a dianteira quanto a traseira, códigos HQJ-4059 E HQJ-4060 respectivamente, por menos de 200 pilas cada jogo.
Não sei quanto vão durar pq ainda estou usando, mas acredito que vão durar bem. Elas não apitam, não soltam quase nada de fuligem, freiam bem, não rangem quando se freia.
[ ]
Mladeira
14/05/2018, 15:28
Pessoal,
Estou pensando em trocar o meu Grand Vitara e apesar de achar que vou perder muito do layout vou ganhar em tecnologia. Alguém interessado num 2010 4x4 Automático com 98.000 Km, todas as revisões feitas na Proauto de São Paulo, sendo a última hoje, pneus novinhos de Janeiro, bateria novinha e original, as 2 únicas coisas que gastei no carro fora das garantias. Nesta estão trocando as pastilhas de freio... o resto tudo perfeito! Se houver interesse me chamem no email ladeiram@gmail.com que mando fotos ou combinamos para visita...
Arildo MT
15/05/2018, 03:28
Vibração na direção...
boa noite, alguém já passou por isso?
quando viro todo o volante surge uma vibração chata, o carro esta manobrando bem, andando bem, mas andando devagar dobrando uma esquina ou estacionando na garagem ou em vagas que exijam manobra surge essa vibração... alguma ideia???
Olá, podem ser varias coisas na suspensão, direção, transmissão, buchas, homocinética, terminais, pivô, cx direção, de uma olha em especial nas bieletas, não lembro o tópico, mas teve usuário doido com isso, vários orçamentos, concessionarias, oficinas, valores estratosféricos, no final, se me lembro bem, eram as bieletas, pode não seu caso, mas...
Rpxavier
15/05/2018, 13:21
Boa tarde meu amigo.
Este pneu tem para vender no Magazine Luiza, ao custo de 588,99, sem frete.
Na frente sim e mantém os +35 mm até agora.
Na traseira no começo tinha algum mm a mais do que agora. Nada significativo. Estabilizou em +30 mm.
Os pneus AT 255/55 r18 tem +5 mm do que os originais, quando novos. O que somava esses 5 mm na altura. Hoje estão bem rodados, chegando na marca de desgaste. Por tanto atualmente sua altura deve ser igual à dos originas.
Não faço trilha, só expedição. Com a altura original raspava fácil o fundo em estradas com erosão, lama ou areião. Com o lift 35 mm nunca mais raspou.
Com o lift, amortecedores da Kombi na traseira
(mais duros), os pneus Maxxis Bravo AT 255/55 r18, 30 mm mais largos que os originais, não percebi qualquer perda de estabilidade. Pelo contrário, dobra como sobre trilhos, tanto no asfalto como na terra.
Abç.
Obs.: não se acham mais esses pneus... Uma lástima. São ótimos. Eu precisava só 1 para pôr a rodar junto com o estepe que está 0 Km e não consegui em lugar nenhum...
Nãose deve pôr para rodar pneus velhos e novos no mesmo trem. A diferença de altura estraga o diferencial.
conradogf
16/05/2018, 11:27
Boa tarde meu amigo.
Uau!! Sério? Vou investigar. Obrigado!!
conradogf
16/05/2018, 11:46
Boa tarde meu amigo.
Lamentavelmente não... :(
Tem 255/60 r18, porém não 255/55 r18...
O 255/60 é muito alto para a GV, vai mudar muito a potência na roda, a aferição do velocímetro e possivelmente raspe na lataria.
O 255/55 é somente 5mm mais alto que o pneu original da GV (225/60 r18) e está dentro da tolerancia de ~3%.
O 255/60 é 18mm mais alto!
Obrigado igual.
Abraço.
Amigos poderiam indicar, qual o Modulo de Travamento de Portas para Instalar no GVIII 2008/9 (Marca e Modelo), ele ja tem o de Levantamento de Vidros.
Grato
GV3-2014
11/06/2018, 05:50
Buhler,
bom dia,
os da marca Tury são plug & play (o conector serve perfeitamente), eles andaram mudando os modelos, dê uma olhada em Tury (http://www.tury.com.br)
abs
Amigos poderiam indicar, qual o Modulo de Travamento de Portas para Instalar no GVIII 2008/9 (Marca e Modelo), ele ja tem o de Levantamento de Vidros.
Grato
felipe diehl
12/06/2018, 18:30
Olá pessoal. Estou em vias de adquirir um Gran Vitara 2.0 diesel 2002. O carro parece estar impecável no entanto o vendedor fez uma ressalva quanto ao ronco que vem do diferencial traseiro. Trata-se de um problema sério? O mesmo disse que o ronco inicia a partir dos 90 kilometros por hora. Ele disse que não é necessário mexer agora , que é desgaste normal do carro de 16 anos. Aguardo opiniões dos mais experientes.
helvecio
20/06/2018, 22:11
vlw galera, então quando chegar a hora de trocar os meus, vou partir para o 235 tb, gostaria de ver foto de como fica, se alguem tiver.
obrigado
sobre a calibragem, vou esperimentar 33 nas 4, acho que 35 deve ficar muito duro.
Carlos
boa noite carlos, já usei o 235/65/17 pirelli scorpion , cabe tranquilo, calibragem 35 libras, hoje uso um pneu chamado sailum A/T 235/65/17, o pneu saillum promete durabilidade maior que o pirelli (que acabou com uns 20.000km) e é caro pra caramba.
guilhermejcp
30/06/2018, 22:05
Boa noite, o diferencial central do gv é o Torsen mesmo? Se for, pelo que li, ele tem uma sistema de transferência de torque quando uma roda está patinando. Porém para funcionar uma tem que ter um mínimo de tração. Li que é só pisar no pedal de freio que ele começa a transferir a tração para a outra roda e sai bem tranquilo.
Isso precede?
felipemfeijo
30/06/2018, 22:37
Boa noite, sou novo no fórum e tenho uma GV III 2008/2009 4x4 At. Estou com ela a uns 2 meses. Quando comprei mandei logo pra uma revisão com um mecânico bem recomendado aqui na minha cidade, onde ele me informou que meu carro está em ótimo estado e precisaria fazer somente uma limpeza nos bicos para melhorar o consumo e a dificuldade em liga-lo, pois demorava a pegar. O carro voltou bem melhor de consumo e força. Porém o problema de demorar a pegar continua, principalmente as primeiras vezes que tento, depois da primeira ele pega fácil em seguida. E noto q em algum a momentos ele fica tremendo, como se estivesse sem força, ou algo do tipo. Já aconteceu isso com vocês? O que fizeram para sanar o problema. Não queria levar no mesmo mecânico, e ainda estou procurando um confiável, caso contrário vou na CSS mesmo, sei q na CSS tudo é mais caro, mas acho q vou ter que pagar o preço.
Rafael_Facanha
01/07/2018, 00:08
Boa noite, o diferencial central do gv é o Torsen mesmo? Se for, pelo que li, ele tem uma sistema de transferência de torque quando uma roda está patinando. Porém para funcionar uma tem que ter um mínimo de tração. Li que é só pisar no pedal de freio que ele começa a transferir a tração para a outra roda e sai bem tranquilo.
Isso precede?
Olha nao sei se o Dif central eh o que comentou, mas o carro vem equipado com bloqueio nesse diferencial, entao nao faria diferença, certo?
Abraço
Rafael_Facanha
01/07/2018, 00:11
Boa noite, sou novo no fórum e tenho uma GV III 2008/2009 4x4 At. Estou com ela a uns 2 meses. Quando comprei mandei logo pra uma revisão com um mecânico bem recomendado aqui na minha cidade, onde ele me informou que meu carro está em ótimo estado e precisaria fazer somente uma limpeza nos bicos para melhorar o consumo e a dificuldade em liga-lo, pois demorava a pegar. O carro voltou bem melhor de consumo e força. Porém o problema de demorar a pegar continua, principalmente as primeiras vezes que tento, depois da primeira ele pega fácil em seguida. E noto q em algum a momentos ele fica tremendo, como se estivesse sem força, ou algo do tipo. Já aconteceu isso com vocês? O que fizeram para sanar o problema. Não queria levar no mesmo mecânico, e ainda estou procurando um confiável, caso contrário vou na CSS mesmo, sei q na CSS tudo é mais caro, mas acho q vou ter que pagar o preço.
Oi Felipe... tem N coisas que pode contribuir para o que está acontecendo com seu carro...
O Ideal é passar um scanner no carr9 e verificar anomalias no sistema.
Quando fez a limpeza nos bicos, verificou a equalização e funcionamento dos bicos? A Injeção Eletronica da GV eh bem sensível. Tem um mecanico especialista em GV aqui no grupo que eh do Ceará, vou ver se ele eh de fortaleza tb pra pegar o contato pra vc...
GV3-2014
01/07/2018, 11:15
Felipe, a valvula EGR travada costuma dar uns problemas parecidos com este, muitas vezes uma limpeza resolve, o Chuva tem um tópico aqui no Forum que vale a pena vc ler, ele tbm tem um canal no youtube: Ryck Sw
- YouTube (https://www.youtube.com/channel/UCWtFwRFW8SuhwY5w2oqFkZw)
aqui no forum da suzuki procure "mecanica e perfumaria",
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/156052-gv3-2009-perfumarias-e-lift-1-1-4-feito-em-casa.html
abs
guilhermejcp
01/07/2018, 18:03
Olha nao sei se o Dif central eh o que comentou, mas o carro vem equipado com bloqueio nesse diferencial, entao nao faria diferença, certo?
Abraço
Quando entra num X o carro não consegue tração. Se apertar o freio ele distribuiu a tração para todas as rodas e sai do X. Queria saber se é verdade. Tive um GV mas era V6 com diferencial Torsen. Mas o controle de tração e estabilidade não deixou fazer o teste. rs
felipemfeijo
01/07/2018, 18:32
Vibração na direção...
boa noite, alguém já passou por isso?
quando viro todo o volante surge uma vibração chata, o carro esta manobrando bem, andando bem, mas andando devagar dobrando uma esquina ou estacionando na garagem ou em vagas que exijam manobra surge essa vibração... alguma ideia???
Amigão, boa noite.
Você conseguiu resolver esse seu problema? Percebi que também acontece isso no meu GV. Caso já tenha resolvido, me dá uma ajuda. Um abraço.
felipemfeijo
02/07/2018, 01:53
Felipe, a valvula EGR travada costuma dar uns problemas parecidos com este, muitas vezes uma limpeza resolve, o Chuva tem um tópico aqui no Forum que vale a pena vc ler, ele tbm tem um canal no youtube: Ryck Sw
- YouTube (https://www.youtube.com/channel/UCWtFwRFW8SuhwY5w2oqFkZw)
aqui no forum da suzuki procure "mecanica e perfumaria",
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/156052-gv3-2009-perfumarias-e-lift-1-1-4-feito-em-casa.html
abs
Obg amigo, li alguns tópicos mas não consegui achar sobre a limpeza dessa válvula, depois vou olhar todos os vídeos do YouTube do chuva pra v se acho algo, vi que ele posta bastante coisa legal. Achei mto bacana a iniciativa de tá sempre compartilhando experiências que ajudam a todos. Sou mto leigo com esse lance de carro, tô começando a ler algumas coisas agora. Vocês tem algum grupo no whatsapp?
Rafael_Facanha
02/07/2018, 08:35
Obg amigo, li alguns tópicos mas não consegui achar sobre a limpeza dessa válvula, depois vou olhar todos os vídeos do YouTube do chuva pra v se acho algo, vi que ele posta bastante coisa legal. Achei mto bacana a iniciativa de tá sempre compartilhando experiências que ajudam a todos. Sou mto leigo com esse lance de carro, tô começando a ler algumas coisas agora. Vocês tem algum grupo no whatsapp?
Felipe, se ainda estiver interessado em uma oficina de confiança e que entenda do carro, segue o contato da oficina que falei na msg anterior.
OFICINA DO PAULISTA
Daniel Simon
Rua Cristal 84, Eusébio
Tel e WhatsApp 085 98175-2723
Quanto ao Grupo de Whatsapp, existe sim... Vai lá no tópico do chuva e pede pra ele te adicionar... http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/156052-gv3-2009-perfumarias-e-lift-1-1-4-feito-em-casa.html
guilhermejcp
12/07/2018, 19:48
Amigão, boa noite.
Você conseguiu resolver esse seu problema? Percebi que também acontece isso no meu GV. Caso já tenha resolvido, me dá uma ajuda. Um abraço.
Meu carro teve isso quando comprei . Depois de muito procurar na frente descobrimos que problema estava no diferencial traseiro. Estava quase sem óleo e vibrava apenas nas curvas devagar e eu sentia na direção. Completei o óleo e coloquei militec. Acabou o problema.
Meu carro teve isso quando comprei . Depois de muito procurar na frente descobrimos que problema estava no diferencial traseiro. Estava quase sem óleo e vibrava apenas nas curvas devagar e eu sentia na direção. Completei o óleo e coloquei militec. Acabou o problema.
Só para acrescentar ao comentario do amigo. Tenho uma GV 3.2 V6 - 2010. No início do ano, percebi uma gotas de óleo na garagem embaixo do diferencial traseiro, levei ao mecânico e era só o retentor do eixo lado esquerdo. Se eu não tivesse visto poderia ter esgotado o óleo pois a quantidade é pequena. Vale ficar atento e olhar embaixo do carro de vez em quando.
Caveira4x4
14/08/2018, 17:03
bico injetor .. eu ja estava de saco cheio , comprei logo os 4 .. 1000 reais .. agora se vc tiver paciencia compra o kit de reparo de bico e manda um cara bom trocar. vai resolver seu problema ... lembrando que isso aconteceu depois deu mandar limpar os bicos .. depois disso o bico gotejava um pouco dando afogamento
pessoal, estou interessado numa grand vitara ano 2010 a 2012. mas aki no df, soh tenho visto mais 2wd. e 2.0
axam que compensa esperar ate pintar umua 4wd? ou a 2wd traçao traseira cumpre bem a funcao?
pessoal, estou interessado numa grand vitara ano 2010 a 2012. mas aki no df, soh tenho visto mais 2wd. e 2.0
axam que compensa esperar ate pintar umua 4wd? ou a 2wd traçao traseira cumpre bem a funcao?
Fala Cimerio,
Se você não for usar para off-road, 4x2 já atende.
De qualquer forma, vai a minha opinião.
Se for comprar um carro para andar somente em cidade/estrada e sem off-road....o GVIII não é o carro mais indicado.
Ele foi construído para atender o público off-road e dado isso tem as suas características, como o chassi full frame que torna o carro mais resistente e em contra partida, ele é mais pesado. Por causa do peso, ele não é um carro econômico.
Eu não compraria o GVIII 4x2....tem outras opções melhores, como um CRV que é mais urbano e mais economico.
GVIII pra mim faz sentido somente 4x4
Abs
Caveira4x4
22/08/2018, 13:40
Fala Cimerio,
Se você não for usar para off-road, 4x2 já atende.
De qualquer forma, vai a minha opinião.
Se for comprar um carro para andar somente em cidade/estrada e sem off-road....o GVIII não é o carro mais indicado.
Ele foi construído para atender o público off-road e dado isso tem as suas características, como o chassi full frame que torna o carro mais resistente e em contra partida, ele é mais pesado. Por causa do peso, ele não é um carro econômico.
Eu não compraria o GVIII 4x2....tem outras opções melhores, como um CRV que é mais urbano e mais economico.
GVIII pra mim faz sentido somente 4x4
Abs
falar a minha opniao .. nem o vitara 4x4 para offroad serve .. carro cheio de frescura , motor fraquissimo para offroad .. carro e pesado demaissss .. cheio de peculiaridade .. vitara e um carro pra quem gosta e quem tem cuidados especiais e paciencia acima de tudo kkk
Rpxavier
23/08/2018, 09:17
falar a minha opniao .. nem o vitara 4x4 para offroad serve .. carro cheio de frescura , motor fraquissimo para offroad .. carro e pesado demaissss .. cheio de peculiaridade .. vitara e um carro pra quem gosta e quem tem cuidados especiais e paciencia acima de tudo kkk
Verdade, só tem GV3 quem ama, eu estou na terceira, isso diz tudo.
bom, pessoal, estou surpreso.
um dos suvs que vi com melhores avaliações pelos proprietários eh esse gran vitara, como um carro que exije pouca manutenção e resistente.
meu uso seria mais cidade e estrada mesmo.
axo o crv manco. se o gran vitara é ainda pior, então estou no caminho erado.
mas eu preferia um carro que fosse mais resistente e bebesse mais que o contrário.
pra falar a verdade, nas condições que estao nossos asfaltos, o dano não é mt diferente da ambiente rural não.
tava interessado nele e no forester. agora terei que repensar.
GV3-2014
26/08/2018, 15:31
Caveira,
sugiro alguns videos pra vc assistir e tirar suas conclusões
SUZUKI GRAND VITARA BRASIL 4X4 - Лучшие моменты - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=n_5fOwwIwHI)
Grand Vitara / Grand Nomade Ultimate Compilation Tribute - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=ZLnUDUxUd-U&t=215s)
dá pra brincar um pouquinho sim
quais são as frescuras e peculiaridades que vc identificou?
abs
GV3-2014
26/08/2018, 15:35
Se for uma forester xt andará mais que a gv com certeza, mas ela será menos resistente que a gv tbm.....
para fazer uma boa escolha seria bom pelo menos fazer um teste drive nos dois e avaliar melhor os pontos fortes e fraco de cada um deles.
bom, pessoal, estou surpreso.
um dos suvs que vi com melhores avaliações pelos proprietários eh esse gran vitara, como um carro que exije pouca manutenção e resistente.
meu uso seria mais cidade e estrada mesmo.
axo o crv manco. se o gran vitara é ainda pior, então estou no caminho erado.
mas eu preferia um carro que fosse mais resistente e bebesse mais que o contrário.
pra falar a verdade, nas condições que estao nossos asfaltos, o dano não é mt diferente da ambiente rural não.
tava interessado nele e no forester. agora terei que repensar.
realbulldog
28/08/2018, 17:14
Boa tarde!
Colega, sou um proprietário de um GV 2.0 4x2 ano 2016 das últimas unidades vendidas no Brasil.
Meu uso é urbano, estrada, viagens, isso uns 85 %, já estrada de chão, rural, etc. uns 15%.
Como grande parte dos proprietários das últimas unidades da GV, não sinto falta da opção 4x4, a tração traseira já me atende bem.
Mesmo a Suzuki identificou isso, ampliando no final suas vendas nessa configuração na minha região. Talvez seja o caso da sua região também.
É um carro que fez fama em função da resistência, e muito boa capacidade off road, por isso a maioria no fórum, por questões óbvias, não abre mão da opção em 4x4.
Realmente, na cidade faço entre 6,5 e 7,5 km/l, com pouco trânsito dá para fazer 8 km/l aqui.(Para ter uma ideia, a Compass flex gasta bem mais no meu trecho faz 5 a 5,5 km/l no trânsito).
Tem projetos mais modernos, carros menores, porém bem menos robustos como o Kicks e outros que fariam 10 km/l, mas tudo depende do que você procura priorizar.
Em rodovias chego a fazer 12,5 a 12,8 km/l, nas melhores médias, carregado com 4 ocupantes entre 80 a 100 km/h. Considero uma média muito boa pelo porte e peso do carro.
Não é um carro com visual tão desejado quanto um Compass, ou Hyundai, ou Honda, não é tão econômico quanto um Kicks, não tem o desempenho de um Subaru turbo, mas, o melhor custo/benefício. Pouco visado para roubo, seguro barato, não dá manutenção, suspensão acima da média, tem bastante espaço e te leva muito melhor na buraqueira, onde os outros carros como Ecosport, Kicks, Renegade, peugeot 2008, Creta, HR-V, te levariam.
Até então estou muito satisfeito.
Se fosse para comprar um carro mais urbano, não pegaria ele, mas muito menos esses novos moderninhos SUVs que somente tem a suspensão elevada, então pegaria uma Station tipo Golf Variant, ou um sedan tipo Corolla, Jetta. (Mas esse não é nosso caso).
Att.
obrigado pela informações, realbulldog
Guilherme Tonin
29/10/2018, 17:44
Vou trocar minha Tracker 2008 impecável numa GV3 2014.
Os amigos que já fizeram essa troca poderiam relatar como foi a experiência? Sentirei muita perca de capacidade offroad?
O consumo é muito maior? Manual bebe menos que a automática?
O fôlego em ultrapassagens é melhor?
desslock
05/11/2018, 12:20
Vou trocar minha Tracker 2008 impecável numa GV3 2014.
Os amigos que já fizeram essa troca poderiam relatar como foi a experiência? Sentirei muita perca de capacidade offroad?
O consumo é muito maior? Manual bebe menos que a automática?
O fôlego em ultrapassagens é melhor?
Fiz exatamente isso há 3 meses (vendi o meu Tracker 2008 e comprei um GV3 2014 4x4 auto Limited).
Off-road: ainda não peguei trecho off-road que necessitasse muito do carro mas aparentemente o GV3 é pior que o GV2/tracker nesse quesito, principalmente por não ter chassi independente.
Consumo: depende do trecho/transito/pé mas meu Tracker dava 7km/l na cidade e 9,5km/l na estrada. O GV3 (4x4 auto) está com 5,5km/l na cidade e 9,0km/l estrada.
Desempenho: aqui uma surpresa positiva, apesar de mais pesado, automático e 4x4 direto, anda mais que o Tracker, tanto em ultrapassagens quanto final (é fácil mantê-lo acima de 120, coisa que no Tracker era difícil).
De maneira geral o GV3 é mais confortável, mais gostoso de dirigir, em suma, mais SUV e menos jipe.
Se você gosta de trilhas mais pesadas, fique no Tracker. Se você precisa de mais espaço, conforto (principalmente pelo câmbio automático) e seu off-road é mais "leve", vá de GV3 sem susto.
O meu levantei 1" e por ser aro 18 não há opção de pneu AT e acabei colocando o Pirelli Scorpion Assimétrico 235/60.
A única coisa que está me incomodando é o misterioso barulho na dianteira que ninguém consegue resolver...
Obs: vi que você é de SS Paraíso, então deve conhecer bem Babilônia/Canastra. Bem com o Tracker apenas com lift de 1" e pneu BF AT eu subia a serra branca, atravessava os rios para as cachoeiras, etc. Minha impressão é que com o GV3 vai ser mais difícil/lento, mas com paciência vai me levar também (pela menor altura em relação ao solo, pneu "baixo", entre eixos-maior, etc).
Guilherme Tonin
05/11/2018, 13:30
Fiz exatamente isso há 3 meses (vendi o meu Tracker 2008 e comprei um GV3 2014 4x4 auto Limited).
Antes de mais nada, muito obrigado pela resposta longa e detalhada! Como você mesmo disse, nossos casos são exatamente iguais!
Off-road: ainda não peguei trecho off-road que necessitasse muito do carro mas aparentemente o GV3 é pior que o GV2/tracker nesse quesito, principalmente por não ter chassi independente.
Vi que o GV3 tem um monobloco com chassi incorporado. O que é isso?
Consumo: depende do trecho/transito/pé mas meu Tracker dava 7km/l na cidade e 9,5km/l na estrada. O GV3 (4x4 auto) está com 5,5km/l na cidade e 9,0km/l estrada.
Nunca fiz apenas cidade ou apenas estrada para ter os consumos separadamente. Mas em trecho misto o meu faz uma média de 7,8 km/l. A aumento desse consumo é o meu maior medo, especialmente no preço que está a gasolina.
Desempenho: aqui uma surpresa positiva, apesar de mais pesado, automático e 4x4 direto, anda mais que o Tracker, tanto em ultrapassagens quanto final (é fácil mantê-lo acima de 120, coisa que no Tracker era difícil).
Só de ler isso já fico mais feliz. A Tracker peca demais nesse quesito. Tenho que pensar, calcular, pegar embalo, pra só depois arriscar uma ultrapassagem.
De maneira geral o GV3 é mais confortável, mais gostoso de dirigir, em suma, mais SUV e menos jipe.
O espaço no porta malas é maior que na Tracker?
Se você gosta de trilhas mais pesadas, fique no Tracker. Se você precisa de mais espaço, conforto (principalmente pelo câmbio automático) e seu off-road é mais "leve", vá de GV3 sem susto.
Meu uso não é pesado, mas carrego muita tralha. Costumo acampar na região da Serra da Canastra e às margens da represa do Rio Grande.
O meu levantei 1" e por ser aro 18 não há opção de pneu AT e acabei colocando o Pirelli Scorpion Assimétrico 235/60.
Essa era uma dúvida minha, se haveria pneu AT. Vou pesquisar o Pirelli Scorpion Assimétrico 235/60 que você está usando.
A única coisa que está me incomodando é o misterioso barulho na dianteira que ninguém consegue resolver...
Não sabia desse barulho. É comum nas GV3? Tipo barulho de coisa solta?
Obs: vi que você é de SS Paraíso, então deve conhecer bem Babilônia/Canastra. Bem com o Tracker apenas com lift de 1" e pneu BF AT eu subia a serra branca, atravessava os rios para as cachoeiras, etc. Minha impressão é que com o GV3 vai ser mais difícil/lento, mas com paciência vai me levar também (pela menor altura em relação ao solo, pneu "baixo", entre eixos-maior, etc).
Já fiz todos esses trechos com a Tracker! Nunca me deixou na mão!
Você é de onde? Vem sempre pra cá?
562428
desslock
05/11/2018, 14:37
[QUOTE=Guilherme Tonin;2490609]Antes de mais nada, muito obrigado pela resposta longa e detalhada! Como você mesmo disse, nossos casos são exatamente iguais!
Vi que o GV3 tem um monobloco com chassi incorporado. O que é isso?
Significa que o monobloco é soldado ao chassi (composto por longarinas e transversinas) e não parafusado como no Tracker.
Nunca fiz apenas cidade ou apenas estrada para ter os consumos separadamente. Mas em trecho misto o meu faz uma média de 7,8 km/l. A aumento desse consumo é o meu maior medo, especialmente no preço que está a gasolina.
Se você pegar mecânico a média deve se manter. Se pegar automático, deve cair para uns 6,5-7,0km/l. Isso considerando 4x4 pois 4x2 não vai te atender. Consumo misto, meu Tracker dava 7,5 e o GV3 6,2km/l. O problema é que rodo trechos pequenos, sempre com o motor frio. Nessas condições o consumo é maior pois a injeção enriquece a mistura para não falhar (antigamente, nos carros carburados, havia o afogador, lembra?).
Só de ler isso já fico mais feliz. A Tracker peca demais nesse quesito. Tenho que pensar, calcular, pegar embalo, pra só depois arriscar uma ultrapassagem.
Eu tenho um Tiguan também (que anda muito mais que o GV3 V6) e acho o desempenho do GV3 2.0 bom para que o carro se propõe. É um carro para colocar a família e andar a 100-120 subindo, descendo, fazendo curva, etc. Chega a 150 com facilidade (já o Tracker para atingir isso só em descida com vento a favor).
O espaço no porta malas é maior que na Tracker?
Bem maior. Pelo menos 50% a mais.
Meu uso não é pesado, mas carrego muita tralha. Costumo acampar na região da Serra da Canastra e às margens da represa do Rio Grande.
4x4 já está definido! kkkk. Se você não pega trânsito como eu em BH (onde um câmbio automático faz a diferença), o manual vai te atender bem e ainda será uns 10-20% mais econômico.
Essa era uma dúvida minha, se haveria pneu AT. Vou pesquisar o Pirelli Scorpion Assimétrico 235/60 que você está usando.
Na verdade é o simétrico (me confundi). Esse aqui: Pneu 235/60R18 103V SCORPION ZERO PIRELLI - PNEUFREE.COM (https://www.pneufree.com.br/vendas/suv/235/60/R18/103V/SCORPION-ZERO/PIRELLI?gclid=EAIaIQobChMItbWyhte93gIViIKRCh21HgyU EAQYASABEgLE0fD_BwE)
Tem gente que coloca rodas aro 16 ou 17 para usar pneu AT com perfil mais alto. Vai da necessidade de cada um.
Não sabia desse barulho. É comum nas GV3? Tipo barulho de coisa solta?
Sim, há vários relatos. O barulho é idêntico ao barulho de bieleta ou bucha da barra estabilizadora do Tracker (no Tracker eu troquei as buchas 3x em 130.000km). Quando fiz o test-drive no GV3 eu até achei que eram elas e já comprei as buchas para trocar. Mas não era. Troquei coxins/rolamento do amortecedor, o amortecedor, bieleta e o barulho persiste. Internei o carro semana passada para averiguarmos melhor. Mas a maioria convive com esse barulho sem maiores problemas. Eu é porque sou chato.
Já fiz todos esses trechos com a Tracker! Nunca me deixou na mão!
Você é de onde? Vem sempre pra cá?
BH. Vou pelo menos uma vez por ano para passear e comprar queijo!
Guilherme Tonin
23/12/2018, 14:44
Como instalar um subwoofer no rádio original do GV3 2011?
BrunoSX4
16/02/2019, 20:29
Grand Vitara encarando enchente como voce nunca viu / Facing big flood / наводнение - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=tO-O4Zq7bqs)
Leandrods
11/07/2019, 09:52
Bom dia pessoal, alguém já colocou esses chips de potência que prometem 10% de Ganho na CVs e torque? Será q vale a pena? Estava olhando um que te entregam e dão 7 dias pra testar e se não gostar pode devolver Chip De Potência - Suzuki Grand Vitara Power By Speed Chip.
maulicks
16/07/2019, 19:12
Tenho o mesmo problema. Troquei coxins do motor, travessa da caixa e fiz limpeza de bicos na autorizada.
Nada funcionou. E depois de tudo dizem que é normal. Antes não era.
Mecânico Repecol (especialista 4x4 em Gravataí RS) acha que é algum tipo de calço mas não sabe qual ainda.
Alguém achou algum tipo de solução. Só acontece em baixa rotação ao retomar a velocidade e na segunda marcha. Exemplo após passar um quebra-molas ou dobrar uma esquina. Se estica a primeira e eleva rotação antes de passar para segunda não ocorre.
Alguém solucionou isso ?
maulicks
16/07/2019, 19:14
Boa noite pessoal, sou proprietário de um GV 2010 4x4 MT, acompanho o fórum sempre que posso, estou com alguns problemas e quero saber se alguém poderia me ajudar na solução:
-01- vou trocar os pneus 225/65/17 Pirelli scorpion atr (calibrados com 35 conforme indicado aqui por alguns participantes) pela medida 235/65/17 pirelli scorpion atr, minha dúvida é qual a calibragem que devo usar na cidade pra não moer os novos pneus?
-02- Meu carro está com uma vibração forte quando arranco e mantenho em baixa rotação de segunda marcha ou terceira(o carro é zero,sou chato com a viatura). A vibração vem da parte de trás do carro , já troquei 2 suportes do motor (estavam estourados), dei uma geral no cardã(lubrificação e conferência de rolamentos e oring`s ,borrachas da descarga e abafador (tudo novo sem defeitos) e não encontrei de onde vem a vibração ( já retirei a tampa do estepe), estou trocando agora os suportes do diferencial traseiro, 04 buchas(caro pra doer) . Minha pergunta é , alguém já teve esse problema? Como resolveu?
Pesquisei muito em alguns foruns do exterior e vi algumas pessoas reclamando desse mesmo problema, existiu até um recall no exterior para trocar o suporte do diferencial traseiro, porém liguei em 02 concessionárias (via natsu bh e Rakki sp) e eles não confirmam e nem desmentem a existência de qualquer tipo de recall, me pediram o número do chassi para checar e não retornaram até hoje (inclusive um 01 relacionado a superaquecimento do motor e perda de lubrificação na ponta do eixo cardã a graxa derretia e vazava devido as proteções do motor travarem a refrigeração dos mesmos e o outro relacionado a folga na direção, um link no sistema de direção que folgava).
Por favor , se alguém no fórum já tiver resolvido o problema da vibração absurda na parte de trás das viaturas me ajudem nessa empreitada.
Tenho o mesmo problema. Troquei coxins do motor, travessa da caixa e fiz limpeza de bicos na autorizada.
Nada funcionou. E depois de tudo dizem que é normal. Antes não era.
Mecânico Repecol (especialista 4x4 em Gravataí RS) acha que é algum tipo de calço mas não sabe qual ainda.
Alguém achou algum tipo de solução. Só acontece em baixa rotação ao retomar a velocidade e na segunda marcha. Exemplo após passar um quebra-molas ou dobrar uma esquina. Se estica a primeira e eleva rotação antes de passar para segunda não ocorre.
Alguém solucionou isso ?
Hanashiro
24/07/2019, 10:22
Bom dia, pessoal!
Vendi meu sx4 e estou tentado a pegar um GV3.
O gostava bastante do sx4 mas o espaço e a altura do solo estavam incomodando.
Já estamos em meados de 2019 e as viaturas disponíveis já estão quase todas beirando (ou passaram) os 100 mil km.
Vocês acham que ainda vale a pena pegar um GV3 com uns 8 anos de uso e uns 90 mil km?
Como estão as viaturas de vocês?
Um abraço!
eder oliveira
24/07/2019, 14:31
Bom dia, pessoal!
Vendi meu sx4 e estou tentado a pegar um GV3.
O gostava bastante do sx4 mas o espaço e a altura do solo estavam incomodando.
Já estamos em meados de 2019 e as viaturas disponíveis já estão quase todas beirando (ou passaram) os 100 mil km.
Vocês acham que ainda vale a pena pegar um GV3 com uns 8 anos de uso e uns 90 mil km?
Como estão as viaturas de vocês?
Um abraço!
Boa tarde amigo,
Minha opinião: Se foi bem cuidado e revisado em dia, tranquilo demais, vc teve suzuki e sabe que não é problemático. A faixa de km para uns 8 anos é essa mesma, o meu está com 88 mil e é ano 11/12. Já tive 3 gv, um 08, um 10 e este 11/12. Gosto demais e não me deixa na mão de jeito nenhum. Como não ligo para carro zero e sou fã de suzuki, vou vender este e pegar um GV 4sport, que é um pouco mais alto e tem uns detalhes a mais, e na faixa dos 60 mil km. Pretendo ficar uns 2 anos como sempre faço e aí vai ser aquela dúvida, pular para o vitara ou esticar mais o tempo, mas aí, só Deus vai saber. kkkk
Hanashiro
26/07/2019, 10:08
Boa tarde amigo,
Minha opinião: Se foi bem cuidado e revisado em dia, tranquilo demais, vc teve suzuki e sabe que não é problemático. A faixa de km para uns 8 anos é essa mesma, o meu está com 88 mil e é ano 11/12. Já tive 3 gv, um 08, um 10 e este 11/12. Gosto demais e não me deixa na mão de jeito nenhum. Como não ligo para carro zero e sou fã de suzuki, vou vender este e pegar um GV 4sport, que é um pouco mais alto e tem uns detalhes a mais, e na faixa dos 60 mil km. Pretendo ficar uns 2 anos como sempre faço e aí vai ser aquela dúvida, pular para o vitara ou esticar mais o tempo, mas aí, só Deus vai saber. kkkk
Obrigado pelo retorno, Eder!
Amanhã vou ver uns que estão anunciados aqui. Eu geralmente fico mais tempo com os veículos. O SX4 fiquei por quase 4. O GV pretendo ficar pelo menos esse tempo também. Vou procurar com calma.
Ainda não bati o martelo quanto à tração 4x4 ou 4x2. A 4x2 já atenderia meu uso atual, mas quem já teve viatura 4x4 sempre fica tentado.
Vou dando notícias!
Walter Arendt
26/07/2019, 12:16
Estimados, peguei uma GV 2012 2.0 16 válvulas em junho. Nenhum barulho, fiz toda revisão com 125.000 km. Fui de SP para Caldas Novas e um posto Petrobras me acendeu luz da ignição. Passou a consumir muito. Chegando lá passou o computador era a sonda após o catalizador apagou e ficou tudo certo. Coloquei gasolina Ipiranga. Voltei para SP. No dia seguinte fui para Avaré, quase chegando, estourou a biela do último cilindro arrebentando as paredes do bloco dos dois lados. Ouvi dizer que isso é comum no GV 3, está acontecendo mesmo ?
Hanashiro
29/07/2019, 23:34
Estimados, peguei uma GV 2012 2.0 16 válvulas em junho. Nenhum barulho, fiz toda revisão com 125.000 km. Fui de SP para Caldas Novas e um posto Petrobras me acendeu luz da ignição. Passou a consumir muito. Chegando lá passou o computador era a sonda após o catalizador apagou e ficou tudo certo. Coloquei gasolina Ipiranga. Voltei para SP. No dia seguinte fui para Avaré, quase chegando, estourou a biela do último cilindro arrebentando as paredes do bloco dos dois lados. Ouvi dizer que isso é comum no GV 3, está acontecendo mesmo ?
Olá Walter,
Já li muitas páginas do fórum, mas não vi nada relacionado à quebra de biela. O fórum está bem parado. Talvez as discussões estejam acontecendo mais no grupo de WhatsApp.
E o segundo caso que leio a respeito. O outro foi no grupo do Facebook. Inclusive tem um vídeo com o bloco estourado.
O Edvaldo, da Suzucar, disse que tem visto vários casos semelhantes. Seria efeito de calço hidráulico, o que eu atribuiria a bicos injetores com excesso. A gasolina em excesso não queima e ocorre o calço hidráulico.
Confesso que foi uma surpresa para mim. Nunca tinha lido nada até a semana passada.
Abs,
LFC
diegosfazevedo
09/10/2019, 17:00
Ainda existe esse grupo no Whatsapp? Me adicionem por favor!!
tenho uma GV Limited Edition 14/15
61 99676-9261
Valeu!!
Olá amigo,
Eu ja usei osram nightbreaker na gv.
São ótimas. Mas não duraram 7 meses.
Essas lâmpadas que emitem mais luz duram menos.
Após elas queimarem, mês passado, instalei um kit de xenon da k2. 4300k. Igual a xenon original. Gostei do resultado.
Também tenho pingos de led. Neste caso te recomendo apenas da philips(T10). São os melhores.
Tanto os pingos quanto as h7 são de fácil substituição. Sem segredos. Faça vc mesmo.
As h11 dos neblina são mais chatinhas de trocar, pois tem q afastar a proteção da caixa de roda. Mas dá para fazer. Tranquilo.
No meu sx4, durante 3 anos, sempre usei neblinas amarelos(2500k). Iluminam muuuuuuuito melhor.
Inicialmente usava da marca PIAA, modelo plasma ion. Era top dos tops mas durou só 1 ano. Ai parti pra lampadas da marca nokia. De 2500k tb. Menos intensas mas também muito bonitas e eficientes.Vendi o carro com elas.
No geral só fique longe de leds xingling e lampadas superbrancas.
Junte-se a nós no grupo do whats.
Abs
guigow2004
17/10/2019, 12:01
Olá, sou novo no forum. Comprei um grand vitara. Tenho uma dúvida.
O que seria essa peça na parte de baixo de carro que prejudica tanto a altura livre do solo do grand vitara?
Numerei e pergunto é possível remover elas ou uma das duas ?
Acredito que uns 4 cm são perdidos ma altura.
569134
Olá, sou novo no forum. Comprei um grand vitara. Tenho uma dúvida.
O que seria essa peça na parte de baixo de carro que prejudica tanto a altura livre do solo do grand vitara?
Numerei e pergunto é possível remover elas ou uma das duas ?
Acredito que uns 4 cm são perdidos ma altura.
569134
Suporte da reduzida, não dá para tirar não.
guigow2004
17/10/2019, 13:12
Suporte da reduzida, não dá para tirar não.
Que reduzida é essa?
Mesmo sendo 4x2 ?
E a peça 1 é o que catalizador ? (ela está na mesma altura da peça 2, apesar de nesse angulo da foto não mostrar).
Que reduzida é essa?
Mesmo sendo 4x2 ?
E a peça 1 é o que catalizador ? (ela está na mesma altura da peça 2, apesar de nesse angulo da foto não mostrar).
Nunca vi uma 4x2 por baixo, mas o suporte deve ser o mesmo para a caixa de marchas.
guigow2004
18/10/2019, 13:14
Nunca vi uma 4x2 por baixo, mas o suporte deve ser o mesmo para a caixa de marchas.
Beleza, eu vo ver se levanto o carro pra vejo o que tem embaixo.
cadgcao00
26/10/2019, 17:37
Boa noite eu sou proprietário no Grand Vitara 2009 4x4 automático eu gostaria de saber a numeração do retentor da saída para o cardan traseiro (o retentor vai na caixa de transferência)
cadgcao00
05/11/2019, 20:32
Bom depois de pesquisar a medida do retentor a medida correta e 40x54x7 eu confirmei fazendo a troca do retentor da minha tanto a saída para o cardan traseiro quanto dianteiro é essa medida, agora a medida do retentor da Tracker/gv2 e 40x54x10, isso significa quê serve também, eu na minha usei o 40x54x10, é um pouco mais alto mais serve e até melhor, eu paguei 50 reais no retentor ,o original na css custava 70 reais mais não iria espera 15 dias
xibiu!!!
05/11/2019, 20:49
Bom depois de pesquisar a medida do retentor a medida correta e 40x54x7 eu confirmei fazendo a troca do retentor da minha tanto a saída para o cardan traseiro quanto dianteiro é essa medida, agora a medida do retentor da Tracker/gv2 e 40x54x10, isso significa quê serve também, eu na minha usei o 40x54x10, é um pouco mais alto mais serve e até melhor, eu paguei 50 reais no retentor ,o original na css custava 70 reais mais não iria espera 15 dias
Muito bom.
Muito importante, mesmo que não se tenha obtido uma resposta breve de alguma dúvida, retornarem ao tópico e deixar registrado o resultado da sua pesquisa.
Esta atitude demonstra o apreço com os colegas que acompanham o tópico e aos demais que aqui, usarão essa informação no futuro.
Parabéns mesmo.:palmas::concordo:
Bom dia!
Desculpe, mas onde conseguiu comprar esse parachoque de impulsão com protetor para o farol?
Estou a procura e não consigo encontrar...
Abraços e obrigado!!
Boa noite galera! Participei do do Suzuki Adventure deste final de semana em Itaipava/RJ. Fui na categoria FUN, apesar o percurso não ter terrenos muito acidentados, é bem divertido. Abaixo as fotos da viatura adesivada!!!
432017432018432019432020
Ajuda na escolha de um Grand Vitara 2010Olá amigos do fórum!
Peço licença para publicar aqui um post que fiz, mas que foi redirecionado para um outro que não é movimentado desde 2014, como estou precisando tomar uma decisão resolvi postar aqui também. Será que alguém pode me ajudar?
Comecei a acompanhar este fórum tem uns meses quando surgiu a necessidade de comprar um 4x4 e não conhecia praticamente nada deste novo mundo, então se me permitirem vou fazer meu primeiro post para solicitar a ajuda de vocês...mas gostaria de contextualizá-los antes de entrar especificamente no propósito do post.
Recentemente comprei um terreno em uma área rural cujo acesso se dá por uma estrada de terra com alguns trechos com bastante declividade e não muito bem construído, apesar de ser uma estrada rural com certa movimentação e que recebe manutenção frequente, em certas situações pode se tornar bastante complicada. Atualmente tenho um Honda Fit 2008 e apesar de gostar muito do carro e de a princípio estar relutante em trocar, considerando as circunstâncias terei de fazê-lo. Subi para o sítio algumas poucas vezes com o Fit, e apesar de ter chegado lá, o fato dele ser muito baixo judiou um pouco do carro, principalmente em trechos com muitas pedras. Não cheguei a pegar a estrada na chuva, mas acredito que nessa condição realmente apenas um 4x4 consiga me levar lá com segurança, e por isso comecei a buscar um carro com esta finalidade.
Como podem ver não pretendo fazer trilhas pesadas, apenas preciso de um carro mais alto, robusto, resistente e com tração 4x4. Além disso, um carro que seja confortável tanto para o dia a dia como para fazer viagens mais longas. Gostaria ainda que este fosse econômico (mas essa opção já descartei! hahaha). Portanto, depois de buscar bastante e ler inúmeros posts aqui no fórum estava decidido a comprar uma Tracker 2008, gostei bastante do carro e só li coisas boas a respeito, carro realmente valente! Entretanto, a necessidade de um espaço um pouco maior e maior conforto para viagens, bem como o câmbio automático, me fizeram optar por seu sucessor o Grand Vitara 3ª geração, que me apareceu como a solução perfeita para o meu caso.
Iniciei então a busca por usados aqui na região (Vitória-ES) na faixa de preço que posso arcar (Aproximadamente 30.000 reais). Encontrei dois carros do ano 2010 do jeito que procuro. Vou descrever as características deles e gostaria da opinião dos colegas mais experientes para me auxiliar na tomada de decisão sobre qual escolher.
Carro 1:
É um carro de um vendedor privado da OLX, único dono e todas as revisões realizadas na concessionária, parece estar muito bem cuidado.
Ano 2010;
120.000 km rodados;
4x4;
Completo;
Câmbio automático;
Central multimídia de fábrica;
Câmera de ré;
Cor prata com aquele detalhe preto no comprimento da lateral.
Carro 2:
É um carro de uma loja revendedora que comprou de uma concessionária da Nissan, não conhece muito bem o histórico do carro (eu teria que investigar um pouco mais).
Ano 2010;
86.000 km rodados;
4x4;
Completo;
Câmbio automático;
Central multimídia de fábrica;
Câmera de ré e sensor de estacionamento;
Cor prata com aquele detalhe preto no comprimento da lateral;
tem aquele refletor maior no para-choque traseiro logo abaixo das lanternas (deve ser a primeira versão, achei mais feio esse detalhe do que o do outro que é mais discreto, mas estou disposto a relevar isso)
Ambos os carros estão com a luz do check engine apagadas (mesmo quando dá-se a partida), ou seja, em algum momento deve ter dado o problema crônico desse carro e a luz foi desligada (que infelizmente é um problema que me desanimou um pouco com o carro, não fossem todos os outros atributos teria buscado outro carro, mas não há nenhum outro com todas as características que procuro).
Além disso, uma coisa que achei bastante estranha no Carro 2 é que ao entrar no carro verifiquei que o botão do 4x4 estava ligado na posição N, perguntei para o vendedor (que não conhece o carro direito) se ele deixava no N quando estacionava, e ele comentou que pegou o carro assim e nunca mexeu, que roda assim desde então, e que a opção 4H seria para quando precisasse do 4x4. Expliquei que é algo estranho pois teoricamente esse botão deixaria o carro em neutro sem possibilidade de tracionar e que este é um carro 4x4 integral e o botão deveria estar na posição 4H para rodar. (Estou enganado? Como poderia o carro continuar andando mesmo estando em N?)
Bom, como vocês podem ver tenho dois carros muito similares em análise, um com 120.000 km e todas as revisões em concessionária e outro menos rodado com 86.000 km, mas sem a certeza da procedência e com essa fato curioso do botão do 4x4. Ambos estão no mesmo valor também, 34.000 reais.
Qual será a melhor compra? Sei que existem vários outros fatores a serem considerados para bater o martelo, mas estou buscando opiniões para poder tomar a melhor decisão, considerando que pretendo ficar com o carro por um boooom tempo.
Será que vocês podem me ajudar? (O que mais devo considerar na compra?)
Agradeço desde já a atenção, tenho aprendido bastante neste fórum!
Douglas Arco
24/11/2019, 20:07
Ajuda na escolha de um Grand Vitara 2010
Olá amigos do fórum!
...
Boa noite amigo. Deixa eu contribuir com o que conheço (do carro e um pouco de mecânica). Eu acabei de compra um GV ano 2010, cambio manual (consumo melhor) 4X4 com 104.000 KM de um único dono. Bom eu gosto muito de fazer passeios em estrada de terras e lugares com a "necessidade" de 4X4 leve, assim optei pela compra desse carro. Eu rodei pouco com ele, mas o consumo rodoviário já pude constatar que fica entre 10 e 11. Um carro extremamente estável (4X4 sob demanda) e pelo que li no manual, a posição "N" só é utilizada para quando o veiculo vai ser rebocado.
Sobre a minha opinião é um carro que vale muito a pena. Posso dizer que já fui um feliz proprietário de HONDA (Civic 2005 1.7 MT, Fit 2008 1.5 CVT e Civic 2014 2.0 EXR), carros muitos robustos, de baixa manutenção e econômicos, porem pouco divertidos no fora de estrada. Eu achei o consumo aceitável pelo porte do carro, pelo que pesquisei é um carro de manutenção baixa (sistema toyota/honda) e relativamente barata.
Só um conselho, sei que é um carro que não é fácil de encontrar, porem procure com calma e encontre um carro com a manutenção em dia e KM correto (confiável), pois esses carros com baixa KM, porem sem histórico confiável é bem complicado.
O meu, eu sei que preciso trocar o filtro de combustível que fica dentro do tanque, e sei que é um pouco caro (R$ 1.000,00 a peça) porem troca a cada 100.000 KM. Fora isso esta todo revisado e com 4 pneus novos.
Por enquanto é isso que posso contribuir, espero que faça uma boa escolha/compra.
Abraço
Douglas Arco
24/11/2019, 20:11
Pessoal, como citei acima, eu preciso trocar o filtro de combustível do meu GV III 2010. Pesquisei um pouco e encontrei o conjunto completo para troca (R$ 1.000,00) porem gostaria de saber se existe uma solução confiável, porem mais barata?
Grato
Geovanny
25/11/2019, 11:15
Ajuda na escolha de um Grand Vitara 2010
Olá amigos do fórum!
...
Bom dia!
Quanto ao veículo encontrar-se com o botão na posição "N", isto não é problema. O ideal é que o veículo esteja na posição 4H que é a de uso diário, onde ele não está com o diferencial bloqueado. A posição N é utilizada apenas para quando for rebocar o veículo, porém, para acionar de fato esta posição, necessita-se parar o veículo, pisar no freio, acionar o pedal da embreagem e virar o botão para a posição N, acenderá uma luz no painel identificando a posição acionada. Somente virar o botão não altera em nada a situação em que o veículo se encontra, por isso ele anda normalmente.
A respeito de uma sugestão de compra, te adianto que não se preocupe com a diferença de quilometragem, é um veículo robusto e se bem cuidado, feitas as revisões corretamente, estes 34.000km não farão diferença. Meu conselho é procure um veículo bem cuidado e que você tenha conhecimento da procedência dele. Leve-o em um mecânico de confiança, ande no carro, escute os barulhos, teste todos os sistemas (ar condicionado, ar quente, 4x4, reduzida, luzes, som, aparência do automóvel) estas informações te proporcionarão saber se os donos anteriores se preocuparam em manter o carro em ordem.
No mais, é um excelente carro para quem necessita de um veículo para o fora-de-estrada leve e até médio, sem qualquer necessidade de modificação. Esteja preparado para o consumo, pé leve = média aproximada entre 10 e 11km/l, pé normal = 8,5 e 10km/l e também para o preço das peças, que obviamente são melhores, porém mais caras que a de um carro popular.
Boa sorte na sua procura!
Eu iria no carro 1 que tem procedencia, revisoes na concessionaria não significam muita coisa, porem pelo menos tens certeza de que foram feitas.
Boa noite amigo. Deixa eu contribuir com o que conheço (do carro e um pouco de mecânica). Eu acabei de compra um GV ano 2010, cambio manual (consumo melhor) 4X4 com 104.000 KM de um único dono. Bom eu gosto muito de fazer passeios em estrada de terras e lugares com a "necessidade" de 4X4 leve, assim optei pela compra desse carro. Eu rodei pouco com ele, mas o consumo rodoviário já pude constatar que fica entre 10 e 11. Um carro extremamente estável (4X4 sob demanda) e pelo que li no manual, a posição "N" só é utilizada para quando o veiculo vai ser rebocado.
Sobre a minha opinião é um carro que vale muito a pena. Posso dizer que já fui um feliz proprietário de HONDA (Civic 2005 1.7 MT, Fit 2008 1.5 CVT e Civic 2014 2.0 EXR), carros muitos robustos, de baixa manutenção e econômicos, porem pouco divertidos no fora de estrada. Eu achei o consumo aceitável pelo porte do carro, pelo que pesquisei é um carro de manutenção baixa (sistema toyota/honda) e relativamente barata.
Só um conselho, sei que é um carro que não é fácil de encontrar, porem procure com calma e encontre um carro com a manutenção em dia e KM correto (confiável), pois esses carros com baixa KM, porem sem histórico confiável é bem complicado.
O meu, eu sei que preciso trocar o filtro de combustível que fica dentro do tanque, e sei que é um pouco caro (R$ 1.000,00 a peça) porem troca a cada 100.000 KM. Fora isso esta todo revisado e com 4 pneus novos.
Por enquanto é isso que posso contribuir, espero que faça uma boa escolha/compra.
Abraço
Obrigado pelo relato. Gosto muito do meu Honda Fit e por mim não trocaria ele não fosse a necessidade de um carro mais alto e om 4x4 que surgiu.
Vou continuar pesquisando com calma a fim de encontrar um Grand Vitara do jeito que quero.
Abraço
Bom dia!
Quanto ao veículo encontrar-se com o botão na posição "N", isto não é problema. O ideal é que o veículo esteja na posição 4H que é a de uso diário, onde ele não está com o diferencial bloqueado. A posição N é utilizada apenas para quando for rebocar o veículo, porém, para acionar de fato esta posição, necessita-se parar o veículo, pisar no freio, acionar o pedal da embreagem e virar o botão para a posição N, acenderá uma luz no painel identificando a posição acionada. Somente virar o botão não altera em nada a situação em que o veículo se encontra, por isso ele anda normalmente.
A respeito de uma sugestão de compra, te adianto que não se preocupe com a diferença de quilometragem, é um veículo robusto e se bem cuidado, feitas as revisões corretamente, estes 34.000km não farão diferença. Meu conselho é procure um veículo bem cuidado e que você tenha conhecimento da procedência dele. Leve-o em um mecânico de confiança, ande no carro, escute os barulhos, teste todos os sistemas (ar condicionado, ar quente, 4x4, reduzida, luzes, som, aparência do automóvel) estas informações te proporcionarão saber se os donos anteriores se preocuparam em manter o carro em ordem.
No mais, é um excelente carro para quem necessita de um veículo para o fora-de-estrada leve e até médio, sem qualquer necessidade de modificação. Esteja preparado para o consumo, pé leve = média aproximada entre 10 e 11km/l, pé normal = 8,5 e 10km/l e também para o preço das peças, que obviamente são melhores, porém mais caras que a de um carro popular.
Boa sorte na sua procura!
Entendi. O botão está na posição N, mas não está acionado. Bom, pelo menos não é um problema com o carro como imaginava que poderia ser.
Pois é, fiquei na dúvida se esses 34.000 km tem grande relevância na escolha, mas acredito que a conservação e procedência do carro é muito mais importante né...
Vou continuar olhando opções de GV a venda, mas acredito que pelo dinheiro que tenho disponível teria que ser algo parecido com os que descrevi. Um 2010-2011....
Agradeço a ajuda!
Eu iria no carro 1 que tem procedencia, revisoes na concessionaria não significam muita coisa, porem pelo menos tens certeza de que foram feitas.
Estou considerando o carro 1 mesmo. apesar do carro 2 estar com menor quilometragem o carro 1 parece estar mais bem cuidado.
Abraço
Estou assinando o tópico, para acompanhar as discussões, e marcá-lo para ler regressivamente as 900 páginas de conteúdo que tem aqui.
Já tive uma GV do modelo antigo (a minha era uma 98), e agora sou um feliz proprietário de um GV III 2014 Limited Edition.
Aproveitando... esse carro que peguei está impecável, uma relíquia... nunca vi um carro dessa idade tão novo.
Mas a grade frontal inferior do para choque está quebrada... apenas a parte preta, não atingiu a barra prata que tem no meio...
Alguém sabe onde consigo, e o custo aproximado dessa peça?
Logo que eu puder coloco uma foto pra mostrar a peça e o problema...
pequijeep
27/05/2020, 14:13
Puxa, guilcm, eu não sei nada do GVIII, mas vou te dar a dica mais batida de todas, hehehe: Suzukar.... e o bom e velho Mercado Livre.
Esse mês de maio eu tive sorte fazendo buscas no OLX, dá trabalho mas às vezes a gente encontra quem trabalha quase só com peças de GV...
Puxa, guilcm, eu não sei nada do GVIII, mas vou te dar a dica mais batida de todas, hehehe: Suzukar.... e o bom e velho Mercado Livre.
Esse mês de maio eu tive sorte fazendo buscas no OLX, dá trabalho mas às vezes a gente encontra quem trabalha quase só com peças de GV...
Então... Agradeço pela resposta e intenção...
Já comprei na Suzukar, para o meu GV antigo, e realmente, tem praticamente tudo e por um preço justo...
Mas andei dando uma olhada, para o GVIII não tem muita coisa lá...
Tem uma concessionária aqui em Floripa, quando tiver um tempo vou chegar lá pra ver se conseguem a peça, e o tamanho da facada...
Angelo RJ
28/05/2020, 16:02
Olá pessoal,
Sou integrante deste forum ha muitos anos, e já tive alguns veiculos 4x4, entre eles o CJ, JPX, SW4 e o Grand Vitara (1999). Foi neste grand vitara que fui a Capitolio e a serra da Canastra.
Pois bem, agora estou sem veiculo 4x4, mas em breve, por necessidade e gosto, vou voltar pra este mundo. Será o segundo carro da família, não será usado para trilhas e sim para uso em estradas de terra ( visitas a fazendas e sitios) e viagens para locais mais remotos com a família. Moro em cidade pequena onde o transito é muito pouco.
Como os recursos financeiros que terei não serão altos, estou pensando em três carros:
Cherokee Sport (97, 98 ou 99) - pelo estilo e força, mas perde no consumo.
Tracker (2006, 2007 ou 2008) - Como tive o Grand Vitara 1999, que é o mesmo carro, conheço bem....tem um bom custo benefício, é forte, pouca manutenção, porém perde no espaço interno e porta malas
Grand Vitara III (2009) - confesso que não fazia parte da lista, mas tenho observado que é um carro muito elogiado e que o preço deste carro neste ano (2009) está mais acessível.
Acho o estilo do Grand Vitara III mais para um SUV urbano, apesar de saber que o mesmo é um legítimo fora de estrada, pois tem tração nas 4 rodas e reduzida.
Fiquei muito impressionado com o visual do Grand Vitara 4Sport (2015), achei ele com "cara" de off road raiz.
Pergunto:
Comprando um Grand Vitara 2009, é possível, com algumas modificações, tornar ele parecido com o 4Sport , ou seja, fazer um lift, com pneus maiores e algumas modificações de parachoque, por exemplo ?
Obrigado.
gilberto i camargo
03/06/2020, 14:16
Amigos, tudo bom?
Alguém já instalou quebra-mato no Grand Vitara?
Estou em SP e não acho um loja que vende e instala.
Achei um site que vende o quebra mato.
Inclusive foi postador por alguém do Forum.
Quebra Mato aco inox para o Suzuki Grand Vitara 2007 a 2011 - Parachoque de impulsao - SRT IMPORTADORA (http://www.srt-importadora.com.br/produto/quebra-mato-aco-inox-para-o-suzuki-grand-vitara-2007-a-2011-parachoque-de-impulsao/9424)
eu também estou procurando uma loja que tenha só encontrei um cara na mooca que fabrica mas parece que o contran agora exige que o produto seja fabricado por industria e que tenha uma placa com medidas de colocação no carro e autorização do inmetro. assim fica dificil.
gilberto i camargo
03/06/2020, 14:17
eu também estou procurando uma loja que tenha só encontrei um cara na mooca que fabrica mas parece que o contran agora exige que o produto seja fabricado por industria e que tenha uma placa com medidas de colocação no carro e autorização do inmetro. assim fica dificil.
LUAN SOARES
21/08/2020, 13:29
Boa tarde Alessandro,
Como deixou sua ex GV3 dessa altura? Poderia passar os acessórios por favor (lift, medida dos pneus..)? e se puder dar dicas das lojas que comprou também por favor...
Tenho uma GV3 branca 2012, quero deixar exatamente assim..
Suzuki Grand Vitara III Aspectos lift suspensao com calco ou mola maior na traseira - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=CIjTqz8ffLg)
MUNDO OUTDOOR
23/08/2020, 21:31
Caros amigos,
Depois de muito procurar, consegui encontrar o GV dos meus sonhos (o terceiro rsrss). Peguei um 2015 Premium, automático, completão, com apenas 48.000km, em excelente estado.
Porém, minha alegria rapidamente virou preocupação. O consumo tá elevadíssimo. Esperava algo em torno de 6 a 7 urbano e 9 a 10 estrada, com pé leve. Porém, no urbano não passa de 5,5 e na estrada 7,5... andando bem de boa.
Nos últimos meses testei vários postos. No shell com aditivada foi a pior média, apenas 4,39. No Ipiranga a melhor, 5,51. Semana passada levei em uma oficina, fiz limpeza dos bicos, troquei filtros... mas a média continua na casa de 5.
Vocês consideram essa média normal? Tem algo mais que eu possa fazer/verificar para melhorar o consumo?
Confesso curto demais esse carro. Tive tracker 2009 e GV 4x2 2013... mas com esse consumo o carro fica inviável.
Desde já agradeço.
Andre F Cavalheiro
31/08/2020, 11:12
Olá pessoal
Gostaria de tirar algumas duvidas sobre a minha GV e alguns problemas que estão ocorrendo.
é uma 2012 4x4 117mil km.
Ela está tendo uma variação da marcha lenta, foi apenas feito a limpeza do TBI que melhorou um pouco.
Quando ligo o carro, frio, a marcha lenta fica acelerada, acima de 1100rpm, quando ele começa aquecer ele vai descendo, até ficar em uns 600rpm mais ou menos, o carro não morre. Outro detalhe, caso eu ligue o ar condicionado, a rotação fica nos 900rpm, porém muito importante, meu compressor está com a bobina queimada, então não está acoplando o compressor.
A segunda coisa que está acontecendo é uma poeria que está entrando pela ventilação, principalmente por aquela abertura de ventilação no porta malas, alguém sabe o que pode ser? andei em uma estrada de chão e entrou muita poeira no interior.
desde já agradeço o pessoal.
Geovanny
31/08/2020, 16:38
A variação da marcha lenta com o motor a frio é normal. Ele liga em uma rotação mais alta e vai diminuindo conforme o motor esquenta e estabiliza próximo de 650 a 700 rpm.
Para esse problema, te indico desligar os fios da bateria por alguns minutos, deixar desconectado. Após uns 10 minutos, ligue a bateria novamente, dê a partida e não acelere, deixa a central refazer a leitura e ajustar as rotações automaticamente. Demora uns três a cinco minutos. Mas cuidado pois desligar a bateria pode fazer com que o som, se for original, peça uma senha na hora que religar. tenha certeza de saber qual é.
Se ligar o ar condicionado é normal também que as rotações aumentem, pois o motor necessitará de mais força pra fazer funcionar também o motor do ar condicionado. O conselho é o mesmo de cima, refazer o ajuste da central através do procedimento descrito.
A poeira no porta-malas deve ser proveniente de algum buraco por onde passa alguma fiação elétrica, principalmente se foi instalado sensor de ré. A minha estava assim também. Retire a proteção plástica que fica no porta malas, ela tem uns pinos na parte baixa, que prende junto ao carpete e alguns na lateral que são apenas de encaixe, por pressão. Retire os pinos embaixo e vá soltando puxando devagar. Achando o buraco por onde entra a poeira coloque cola de silicone. Dessas que colocam em aquários ou pia de cozinha. A minha estava entrando poeira na lateral onde fica o macaco.
Olá pessoal
Gostaria de tirar algumas duvidas sobre a minha GV e alguns problemas que estão ocorrendo.
é uma 2012 4x4 117mil km.
Ela está tendo uma variação da marcha lenta, foi apenas feito a limpeza do TBI que melhorou um pouco.
Quando ligo o carro, frio, a marcha lenta fica acelerada, acima de 1100rpm, quando ele começa aquecer ele vai descendo, até ficar em uns 600rpm mais ou menos, o carro não morre. Outro detalhe, caso eu ligue o ar condicionado, a rotação fica nos 900rpm, porém muito importante, meu compressor está com a bobina queimada, então não está acoplando o compressor.
A segunda coisa que está acontecendo é uma poeria que está entrando pela ventilação, principalmente por aquela abertura de ventilação no porta malas, alguém sabe o que pode ser? andei em uma estrada de chão e entrou muita poeira no interior.
desde já agradeço o pessoal.
MUNDO OUTDOOR
31/08/2020, 20:11
A variação da marcha lenta com o motor a frio é normal. Ele liga em uma rotação mais alta e vai diminuindo conforme o motor esquenta e estabiliza próximo de 650 a 700 rpm.
Para esse problema, te indico desligar os fios da bateria por alguns minutos, deixar desconectado. Após uns 10 minutos, ligue a bateria novamente, dê a partida e não acelere, deixa a central refazer a leitura e ajustar as rotações automaticamente. Demora uns três a cinco minutos. Mas cuidado pois desligar a bateria pode fazer com que o som, se for original, peça uma senha na hora que religar. tenha certeza de saber qual é.
Se ligar o ar condicionado é normal também que as rotações aumentem, pois o motor necessitará de mais força pra fazer funcionar também o motor do ar condicionado. O conselho é o mesmo de cima, refazer o ajuste da central através do procedimento descrito.
A poeira no porta-malas deve ser proveniente de algum buraco por onde passa alguma fiação elétrica, principalmente se foi instalado sensor de ré. A minha estava assim também. Retire a proteção plástica que fica no porta malas, ela tem uns pinos na parte baixa, que prende junto ao carpete e alguns na lateral que são apenas de encaixe, por pressão. Retire os pinos embaixo e vá soltando puxando devagar. Achando o buraco por onde entra a poeira coloque cola de silicone. Dessas que colocam em aquários ou pia de cozinha. A minha estava entrando poeira na lateral onde fica o macaco.
Geovanny, boa noite! Vi que é de Divinópolis como eu. Tem mto tempo que tem seu GV? Costuma levá-lo em qual oficina?
Desde já agradeço.
Geovanny
01/09/2020, 08:20
Bom dia Mundo Outdoor!
Faz 2 anos que não moro mais em Divinópolis, estou em Paraisópolis, próximo de Pouso Alegre, no sul de MG. Tenho uma GV 2011/12 desde 2014. Ou seja, tem 06 anos que possuo e fiquei em Divinópolis com ela durante 04 anos.
Depende do que você precisa mexer. A parte debaixo, freios suspensão, pneus, troca de óleo e filtros sempre levei na Britto's Pneus, Michelin. Fica na Avenida Autorama. Procure o Fernandão lá e diga que fui eu quem indicou.
Quanto a algum outro tipo de mecânica, tem a Honda Car, ficava na Rua Pernambuco, em frente ao Universo do Parafuso. Vi que a oficina mudou, mas não deve ter sido pra longe.
Mas eu gostava também de levar na Concessionária Via Natsu, em BH. De vez em quando eu fazia uma revisão lá.
Porém, nunca tive problemas com a mecânica dele, até hoje foi trocado um rolamento dessas polias na correia de serviços (este rolamento na Honda Car). O restante foi só manutenção de praxe: correia de serviços, óleos, filtros, líquido de arrefecimento e pastilha de freio. (Estas eu sempre troquei na Michelin).
Precisando de mais alguma informação, só fazer contato.
Semana que vem irei em Divinópolis, se quiser podemos nos encontrar pra trocar informações ou quem sabe até marcar um passeio por aí. Valeu companheiro.
Geovanny, boa noite! Vi que é de Divinópolis como eu. Tem mto tempo que tem seu GV? Costuma levá-lo em qual oficina?
Desde já agradeço.
lordsoth
20/10/2021, 11:47
Fala pessoal. Acompanho este tópico a um booom tempo.
Foi ele que fez optar pelo Grand Vitara G3 em vez de um TR4.
Mas demorei para achar. Foram quase dois anos em busca de um 4x4 que valesse a pena. E valeu. Peguei um 2013 com 50 mil Km.
Agora começa a "brincadeira".
Já decidi pelo lift de 2". Encontrei a RC4x4 e a Tadson que vendem o kit. A Tadson pareceu mais completo (https://www.tadsson.com.br/lift-de-suspensao/suzuki/grand-vitara-2006-em-diante/kit-lift-total-dianteira-e-traseira-2-polegadas-suzuki-grand-vitara-g3-2006-ate-2017) do que a RC. Mas queria uma opinião de alguém que já comprou.
Vou colocar tbm todos os kits de proteção.
Mas estou pensando em colocar espaçadores. Uma vez que estou elevando o carro, gostaria de aumentar a distância entre as rodas. A Tadson tem um combo com os espaçadores e o kit lift (https://www.tadsson.com.br/combos/suzuki/grand-vitara-2006-em-diante/combo-espacador-alargador-de-rodas-kit-lift-2-suzuki-grand-vitara-06-ate-17). O espaçador é de 32 mm. Vou manter a roda 18" original. Com ele eu consigo aumentar o diâmetro do Pneu?
Outra coisa. O kit lift deles não vem com os parafusos de ajuste de cambagem. Isto pode ser um problema?
Rafael_Facanha
20/10/2021, 11:55
Fala pessoal. Acompanho este tópico a um booom tempo.
Foi ele que fez optar pelo Grand Vitara G3 em vez de um TR4.
Mas demorei para achar. Foram quase dois anos em busca de um 4x4 que valesse a pena. E valeu. Peguei um 2013 com 50 mil Km.
Agora começa a "brincadeira".
Já decidi pelo lift de 2". Encontrei a RC4x4 e a Tadson que vendem o kit. A Tadson pareceu mais completo (https://www.tadsson.com.br/lift-de-suspensao/suzuki/grand-vitara-2006-em-diante/kit-lift-total-dianteira-e-traseira-2-polegadas-suzuki-grand-vitara-g3-2006-ate-2017) do que a RC. Mas queria uma opinião de alguém que já comprou.
Vou colocar tbm todos os kits de proteção.
Mas estou pensando em colocar espaçadores. Uma vez que estou elevando o carro, gostaria de aumentar a distância entre as rodas. A Tadson tem um combo com os espaçadores e o kit lift (https://www.tadsson.com.br/combos/suzuki/grand-vitara-2006-em-diante/combo-espacador-alargador-de-rodas-kit-lift-2-suzuki-grand-vitara-06-ate-17). O espaçador é de 32 mm. Vou manter a roda 18" original. Com ele eu consigo aumentar o diâmetro do Pneu?
Outra coisa. O kit lift deles não vem com os parafusos de ajuste de cambagem. Isto pode ser um problema?
Uso o kit lift desenvolvido pelo @Chuva desde 2018. Acho melhor e bem mais barato. Com relação ao espaçador, a minha é uma 2012 com rodas 17, não coloquei espaçador, apenas pneus de diametro e largura maiores. Gostei muito do resultado.
Cuidado para não colocar espaçador grande e o pneu ficar pra fora da lataria do carro, isso é proibido e a PRF pode encrencar.
jasonfloripa
07/12/2021, 13:56
Boa tarde, alguém poderia me adicionar em um grupo de whatsapp que comentaram que tinha de proprietários de Grand Vitara, comprei um que está parado desde março, vou buscar essa quinta, mas gostaria de tirar algumas dúvidas antes de andar com ele, do que fazer para não ter problemas, o que seria ideal fazer visto que o carro está 9 meses parado, antes de rodar ou mesmo ligar ele para não ter nenhum problema, sendo que o veículo estava funcionando normalmente. Muito obrigado, meu contato é o 48 991500484.
lcdalzoc
08/12/2021, 15:56
Boa tarde, alguém poderia me adicionar em um grupo de whatsapp que comentaram que tinha de proprietários de Grand Vitara, comprei um que está parado desde março, vou buscar essa quinta, mas gostaria de tirar algumas dúvidas antes de andar com ele, do que fazer para não ter problemas, o que seria ideal fazer visto que o carro está 9 meses parado, antes de rodar ou mesmo ligar ele para não ter nenhum problema, sendo que o veículo estava funcionando normalmente. Muito obrigado, meu contato é o 48 991500484.
Eu não compraria nem se tivesse ficado apenas 2 meses parado.
Ruídos de toc-toc no painel ao girar a chave: o meu GV 2013 começou, há algumas semanas, a apresentar um ruído vindo do painel, como de fosse um metrônomo (30 "tocs"), assim que a chave é virada. Esperando acabar a sequência de tocs ou não esperando, o carro liga normalmente e funciona sem qualquer outro problema. Alguém tem ideia do que poderia ser?
https://youtu.be/n47oNifaBpU
Miranda_MG
12/01/2022, 20:31
GSC,
Pode ser um dos atuadores do ar condicionado. TALVEZ. Em alguns veículos, esses pequenos motores levam as palhetas que direcionam a saída do ar e/ou que fazem a mistura quente/frio a uma posição de repouso ao se desligar a ignição. Quando o veículo é ligado novamente, elas retornam à posição que está definida no painel. Como essa movimentação é feita através de pequenas engrenagens, se uma delas estiver com algum dente gasto ou quebrado, ela escapa e faz barulho similar.
Não sei se você consegue desabilitar o sistema de ar condicionado no seu GV (como um fusível, por exemplo), mas valeria o teste. A propósito, você já notou algum funcionamento diferente do sistema?
Abraço,
Miranda
Ruídos de toc-toc no painel ao girar a chave: o meu GV 2013 começou, há algumas semanas, a apresentar um ruído vindo do painel, como de fosse um metrônomo (30 "tocs"), assim que a chave é virada. Esperando acabar a sequência de tocs ou não esperando, o carro liga normalmente e funciona sem qualquer outro problema. Alguém tem ideia do que poderia ser?
Geovanny
13/01/2022, 00:50
Boa noite! Concordo com a resposta do Miranda_MG. Muito provavelmente é um dos motores de atuação do ar. Se o barulho vier de trás do porta-luvas é o motor que controla o ar externo e interno. Faça o teste apertando o botão que fica logo abaixo do ar condicionado. Um botão com dois carros.
Se for este motor, a peça é essa:
https://http2.mlstatic.com/D_NQ_NP_2X_634128-MLB32920822708_112019-F.webp
Tive de trocar a minha. Tentei comprar no mercado livre, mas por duas vezes vieram com o mesmo defeito. Comprei na Rakki de São Paulo, enviaram via correios.
Bom dia, Miranda MG e Geovanny, obrigado pela ajuda! Vou tentar fazer este teste agora, mando notícias aqui.
Andreyheifel
16/02/2022, 16:18
Boa tarde, tenho uma gv 2009 e recentemente liguei a reduzida, entrou normal, passei por uma areia meio pesada, logo após tentei desligar e não saiu mais da reduzida, testei fusiveis (os da caixa da frente e os de baixo da direção) e estão todos bons, testei o terminal onde vai os fios na caixa da reduzida e não ta chegando corrente, mas os fios aparentemente estão todos ok, alguem sabe se tem mais alguma caixa de fusiveis ou algum relé da reduzida ?
Joao Baeta
18/02/2022, 00:00
:arrow: Muito tempo sem acompanhar o tópico...!
Estou na minha terceira GV3 4x4 (geral quarto, tive 2001 a diesel)
Atual é ano 14 top de linha... Prata...!
578418
Esse carro já conhecia, pois era do amigo meu.... Vendeu p/ SP e busquei no final de agosto de 21
Peguei com quase 85.000km.... Extremo cuidado, sou o quinto dono...!
Tive 12-12 prata que peguei em 2015 (44.450 até 153.400km, deu PT)
14/15 chumbo - peguei em março de 2020...... com Quase 60 mil km.... Roubaram em maio de 21 com +- 76000km
Atual: 13/14 (Mesmo equipamento da 14/15) com quase 85.000km (Já veio com proteções + lift de 1.5")...... Estou rodando pouco e rodovia (cidade quase nao uso)
Voltarei a viajar em breve...!
herbertolive7
09/07/2022, 19:32
Comprei a minha Grand Vitara em setembro de 2021. A minha é 2012. Cerca de 3 meses atrás começou a fazer o mesmo barulho. No meu caso basta posicionar a exaustão do ar condicionado para "fechada" ou "recirculando" que para.
Geovanny
11/07/2022, 15:13
Comprei a minha Grand Vitara em setembro de 2021. A minha é 2012. Cerca de 3 meses atrás começou a fazer o mesmo barulho. No meu caso basta posicionar a exaustão do ar condicionado para "fechada" ou "recirculando" que para.
Boa tarde companheiro.
O motor que fecha e abra a entrada de ar externo está com defeito. Ele possui engrenagens plásticas que quebram os dentes e faz esse barulho. Ele fica atrás do porta luvas.
Nome da peça: Atuador da caixa do ar
Código da peça: CSA512T009
O meu deu esse problema e cheguei a comprar a peça usada no mercado livre, mas não fiquei satisfeito. Devolvi e comprei original na Suzuki. Isso foi um ano e meio atrás. Preço na época perto de R$600,00.
Joao Baeta
02/11/2022, 22:48
:arrow: Povo!
Dúvida aqui:
Eu troquei óleo de cambio na 6f dia 28/10 a modo manual......
Retirei o velho, fez extra lavagem, colocou novo óleo 3309+ limpeza do filtro também
E quando estava voltando p/ casa no domingo (pois moro em Petrópolis agora), e sempre o app SZ Viewer ligado e monitorando e reparei grande diferença de temperatura entre arrefecimento e óleo de cambio
(88/90 e cambio a 140) estranhei começou a sentir cheiro de queimado e parei...
Deixei de resfriar, andei pouco e chamei o reboque.....
E o cara da oficina testou o carro, tirou a válvula termostato para testar e continua aquecendo a temperatura do cambio(E já recolocou no lugar)
Colocamos a mangueira de fora para ver óleo circulando e estava ok..... Quando colocamos no radiador de e continua dando a diferença de temperatura....!
Só quero entender pq está aquecendo o óleo de cambio....?
Será que tem ar no sistema dele?
Fico em duvidas....!
Como já falei mais de uma vez, muitas vezes, antes de vc executar e quando orcou comigo: o barato sai caro, sempre deitam e rolam em vc .. Agora quero ver... Rico muca iooooohh.. Kkk
Joao Baeta
03/11/2022, 16:22
Como já falei mais de uma vez, muitas vezes, antes de vc executar e quando orcou comigo: o barato sai caro, sempre deitam e rolam em vc .. Agora quero ver... Rico muca iooooohh.. Kkk
:arrow:Pois é Tio.....! :parede:
Se não resolver.......... Te comunico!
Abs
xibiu!!!
21/01/2023, 15:51
Novo Grand Vitara começa a ser exportado da Índia; vinda ao Brasil ainda é incerta - AUTOO (https://www.autoo.com.br/novo-suzuki-grand-vitara-comeca-a-ser-exportado-da-india-vinda-ao-brasil-ainda-e-incerta/)
580117
amigos ouvi dizer que daria para usar bicos do corolla no gv 2.0 16v verdade? este bico é igual do tr4? será que serve no v6? agradeco
Tarcísio Antônio
12/02/2023, 19:17
Amigos
Pretendo comprar um GV 3 com a intenção de instalar GNV em baixo do porta malas, alguém sabe se isso é possível.
Então: tb pretendo ter um GV e colocar GNV mesmo que seja só um botijão pequeno embaixo do porta malas e se pois silencioso, escapamento pra um dos lados, alguém tem alguma dica?
mlopesteixeira
25/02/2023, 17:30
Boa tarde.
Há menos de um ano adquiri uma GVIII 2009 com 130KM e desde lá estou acompanhando o fórum e só hoje consegui chegar à ultima página. Alegre por ter completado a empreitada e triste por ver o fórum quase parado. Agradeço muito a todos que desde 2009 contribuiram desinteressadamente com informações e experiências. Se ainda existir o grupo no whatsapp, favor me adicionar..(51) 99967-3928.
Grande abraço a todos e obrigado.
xibiu!!!
25/02/2023, 22:11
Boa tarde.
Há menos de um ano adquiri uma GVIII 2009 com 130KM e desde lá estou acompanhando o fórum e só hoje consegui chegar à ultima página. Alegre por ter completado a empreitada e triste por ver o fórum quase parado. Agradeço muito a todos que desde 2009 contribuiram desinteressadamente com informações e experiências. Se ainda existir o grupo no whatsapp, favor me adicionar..(51) 99967-3928.
Caro mlopesteixeira.
Realmente fiquei admirado que o colega, após ler os 11.884 post's deste tópico aqui, e após todo esse tempo dedicado à essa importante leitura, não tenha tido em nenhum momento a vontade de perguntar alguma dúvida, responder a um questionamento, elogiar uma ação de algum colega no tópico, ou simplesmente descrever alguma experiência sua vivida com seu veículo.
Vou deixar a todos aqui, um exemplo que pude constatar ainda ontem, que prova que o Fórum nunca vai deixar de existir.
Reparem no início da primeira frase, do primeiro post de um colega que se registrou ontem aqui no Fórum 4x4 Brasil.
" Pessoal, apesar de ser um tópico antigo, gostaria de deixar uma contribuição..."
https://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/156146-barulho-ao-acelerar-tr4-2010-a-2.html#post2553549
Sempre digo que o "Fórum 4x4 Brasil somos todos nós" pois ele é resultado de tudo que fazemos (ou deixamos de fazer).
É a diferença entre deixar algo registrado para uma pesquisa na posteridade, ou simplesmente dizer "passei por aqui".
Grupos Whatsapp - Suzuki. (https://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/149332-grupos-whatsapp-suzuki.html)
Abraço a todos.
Joao Baeta
07/03/2023, 21:14
Boa tarde.
:arrow: Temos grupo no zap....!
Vou te colocar no Nacional e algum membro do RS que te põe no regional!
Pois é..... o WhatsAapps "matou" o forum....
mlopesteixeira
07/03/2023, 21:53
Caro mlopesteixeira.
Realmente fiquei admirado que o colega, após ler os 11.884 post's deste tópico aqui, e após todo esse tempo dedicado à essa importante leitura, não tenha tido em nenhum momento a vontade de perguntar alguma dúvida, responder a um questionamento, elogiar uma ação de algum colega no tópico, ou simplesmente descrever alguma experiência sua vivida com seu veículo.
Vou deixar a todos aqui, um exemplo que pude constatar ainda ontem, que prova que o Fórum nunca vai deixar de existir.
Reparem no início da primeira frase, do primeiro post de um colega que se registrou ontem aqui no Fórum 4x4 Brasil.
" Pessoal, apesar de ser um tópico antigo, gostaria de deixar uma contribuição..."
https://www.4x4brasil.com.br/forum/mitsubishi/156146-barulho-ao-acelerar-tr4-2010-a-2.html#post2553549
Sempre digo que o "Fórum 4x4 Brasil somos todos nós" pois ele é resultado de tudo que fazemos (ou deixamos de fazer).
É a diferença entre deixar algo registrado para uma pesquisa na posteridade, ou simplesmente dizer "passei por aqui".
Grupos Whatsapp - Suzuki. (https://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/149332-grupos-whatsapp-suzuki.html)
Abraço a todos.
Boa noite Xibiu!!!
Pois é...dúvidas tive algumas mas que com o tempo as pessoas iam esclarecendo...para responder não me sentia capacitado pela pouca experiência - e o tempo já tinha passado...elogiar ao pessoal do tópico fiz agora que terminei a leitura...e o relato de experiências não ocorreu pois até agora o meu uso da viatura foi basicamente urbano, de casa para o trabalho e vice-versa...algumas poucas viagens curtas.
De agora em diante pretendo ter experiências a relatar...passeios...encontros. Pessoal do RS me avise do que está acontecendo por aqui por favor.
Agora estou me dedicando a ler dois tópicos...o preparação para trilhas e lift e perfumarias. Como a prática está pouca, estou me dedicando à teoria.
Grande abraço a todos - obrigado ao João Baeta por me colocar no grupo, e, acima de tudo, obrigado a todos por compartilharem as suas experiências com os outros.
mlopesteixeira
07/03/2023, 22:10
Então: tb pretendo ter um GV e colocar GNV mesmo que seja só um botijão pequeno embaixo do porta malas e se pois silencioso, escapamento pra um dos lados, alguém tem alguma dica?
Boa noite Tarcício.
Há muitos anos tenho carros com GNV por morar um pouco longe do trabalho num local retirado. Tenho mais de 1.000.000 de km no gnv de experiência. E coloquei na GV logo que comprei. O único lugar para colocar o(s) cilindros é no porta-malas. Foi o que fiz e matou o espaço quase completamente. Sinceramente, não achei que ficou bom. O carro tem notoriamente pouca potência para o seu peso e arrasto com pneus mais largos e o gnv - mesmo de 5ª geração - faz o motor perder um pouco de potência. No caso de nossa viatura isto é muito ruim. O ideal do gnv é colocar em carro que ande bem e com boa potência. Outra coisa: o consumo no gnv não ficou muito bom para justificar o investimento.
É claro que é apenas uma opinião. Espero ajudar e se precisar de mais alguma informação, fique à vontade.
Abraço e boa noite, Milton.
xibiu!!!
08/03/2023, 19:43
...
De agora em diante pretendo ter experiências a relatar...passeios...encontros. Pessoal do RS me avise do que está acontecendo por aqui por favor.
...
Meu caro mlopesteixeira.
Ficamos felizes por tê-lo participando ativamente e ansiosos por acompanhar seus futuros relatos aqui no Fórum.
Tenho certeza que terá muitas histórias interessantes para compartilhar conosco.
:palmas::palmas::palmas:
Abraço;:concordo:
Joao Baeta
08/03/2023, 23:22
Boa noite Tarcício.
Há muitos anos tenho carros com GNV por morar um pouco longe do trabalho num local retirado. Tenho mais de 1.000.000 de km no gnv de experiência. E coloquei na GV logo que comprei. O único lugar para colocar o(s) cilindros é no porta-malas. Foi o que fiz e matou o espaço quase completamente. Sinceramente, não achei que ficou bom. O carro tem notoriamente pouca potência para o seu peso e arrasto com pneus mais largos e o gnv - mesmo de 5ª geração - faz o motor perder um pouco de potência. No caso de nossa viatura isto é muito ruim. O ideal do gnv é colocar em carro que ande bem e com boa potência. Outra coisa: o consumo no gnv não ficou muito bom para justificar o investimento.
É claro que é apenas uma opinião. Espero ajudar e se precisar de mais alguma informação, fique à vontade.
Abraço e boa noite, Milton.
:arrow:Tomar cuidado com o GNV...!
Motor J20A não aceita muito bem esse combustível....!
Fazer manutenção antecipada que é bom....!
mlopesteixeira
12/03/2023, 18:17
:arrow:Tomar cuidado com o GNV...!
Motor J20A não aceita muito bem esse combustível....!
Fazer manutenção antecipada que é bom....!
Fala João Baeta...abraço!
Então...como falei, não recomendo o gnv para o Gran Vitara pelo fato do carro já ter pouca força para empurrar este tanque na gasolina. No gnv a coisa piora. Mas só por isso. Sem querer polemizar, mas falando só por experiência, já tive vários carros no gnv: o primeiro foi um Santana 1995 que vendi com 440000km com motor original...Um corolla 2001 maravilhoso que vendi pro meu mecânico com 330000km com motor original - e que está com ele até agora. Não é o gnv o problema...o problema é o conjunto entre o combustível e o carro.
Valeu...bom final de domingo e grande abraço à todos.
Sds, Milton.
Oelligton
17/05/2023, 10:18
Não é exatamente a medida que pediste. Os meus são 245/70R17. Estas fotos são sem o lift... Deu uma bela encorpada na espaçonave...
Olá.
Nessas medidas o pneu caba pegando em algum lugar, ou fica livre?
Fealmeidar
10/01/2024, 07:11
[Adaptação caixa de direção elétrica GVIII]
Olá Pessoal, espero que todos estejam bem!
Sou novo no Fórum então peço desculpas se o tema ja foi tratado aqui alguma vez ( impossivel ler mais de 11k posts, hahah, e eu vasculhei aqui mas nao achei o assunto), caso ja tenha sido tratado, poderiam me indicar onde?
Venho trocando com amigos aqui em SP e um deles me disse que esta pensando em fazer uma adaptação da caixa de direção do GVIII (2015) para torna-la elétrica. Fiquei pensando no assunto, ja que tenho uma 2014.
Mas meu conhecimento em caixas de direção é bem limitado, alguem aqui do time maravilhoso ja viu, ou sabe alguma informação sobre esse tipo de adaptação na GVIII?
Muito grato pessoal! E parabéns por todas as infos que vocês compartilham aqui!
Abs,
Felipe
Bruno_BH
08/03/2024, 13:22
Pessoal, será possível manter o sistema IFS da suspensão dianteira, porém, com um diferencial Dana44? Tipo de caminhonete ou semelhante ao do Stark. A ideia seria ter mais robustez, mais opções de bloqueio de diferencial e também de relação Coroa/pinhão, e maior disponibilidade de peças.
Penso nessa opção em relação a eixo rígido, da mesma forma que muitos trocaram o diferencial de alumínio pelo de ferro. Mantém o sistema original, e ganha resistência. No caso do Dana44 temos outras vantagens.
Resta saber se cabe a "bola" do diferencial Dana44 no espaço da original.
Os semi eixos podem ser encomendados na HD, ROTAX... E o eixo traseiro pode ser substituído pelo do jeep ou pelo da rural willys.
amigos , olhando para o modulo de abs no cofre do motor tem como saber se é módulo mexicano ou japones?
agradeco
Olá, o modulo abs mexicano está com dizeres grafados no próprio plástico preto do corpo do abs. O Japonês, versão 1, 2 ou 3 possui uma etiqueta branca com dizeres pretos.
Um detalhe depois de todos esses anos: não importa se o módulo é mexicano ou japonês, TODOS DÃO PAU DO MESMO JEITO!
Hoje, em 2025 já ha casos de módulos japoneses com a parte eletrica abrindo o bico, igual os mexicanos.
OU SEJA, de novo os problemas elétricos e hidráulicos já conhecidos voltam a ser a causa dos problemas, na minha opinião. Isso tb considerando outros veículos até mais novos que dão problemas identicos no ABS complexo (ESP, hhill, etc) da mesma forma!
Quer ter um ABS saudável, cuide do fluido anualmente (DOT4 pelo menos), use bateria com mais de 80ah, não faça chupetas ou dê trancos elétricos na rede (carregadores e/ou auxiliar de partida) com amperagens altisssimas detonam a parte eletronica do brinquedo! Os transistores mosfets de carga alta de entrada de bomba e solenoides abrem o bico facilmente! Além dos problemas de mal contato e soldas frias (cofre do motor tb é forno!).
Há um vídeo com detalhes de conserto de ABS abaixo. Há profissionais de remanufaturamento de abs. Uns ficam bons, outros não. Módulo zero tem a vantagem de vir com TODOS os componentes zero, aumentando a longevidade e uso, diferente dos consertados.
Mas claro que isso vai de bolso, praticamente meio a meio a estatística.
Suzuki Grand Vitara III - Algumas peripecias - YouTube (https://www.youtube.com/playlist?list=PL0M9HusgYq4slmPmWQx5VUmL7eDSngty4)