Ver Versão Completa : GRAND VITARA
Salve pessoal,
Adquiri recentemente meu primeiro 4X4, penso que comecei bem com um GV 09/10 2.0 16V AT, estou satisfeito com o carro, que apesar do ano, está em excelente estado e baixa KM.
Peguei em SP, na concessionaria Toyota inter Japan do Butantã, chegando em minha cidade, Chapecó/SC, percebi um barulho na frete, lado esquerdo, fui até a Suzuki Banzai, aqui da cidade, pessoal super bacana, excelente atendimento e muito conhecimento sobre o carro, o mecânico identificou que o barulho é na Caixa de direção, vai reportar a fabrica a situação para ver sobre a possibilidade de reparo ou a substituição da peça.
No caso de substituição a brincadeira ficara entre 3 a 3,5 mil reais!!!
Gostaria de saber se alguém já teve este problema, e como foi resolvido.
Segundo o mecânico, o problema não vai afetar a segurança, mas o barulho é bem chato.
Agradeço qualquer ajuda, e com certeza estarei lendo os comentários desde o início do fórum, para apender mais sobre o carro.
Grande abraço a todos,
Regimar
Em qual situação você percebe o barulho, no asfalto buraco, virando a esquerda a direita ?
Tive um barulho na frente, levei em dois mecânicos que confirmaram defeito do setor, autorizei a manutenção e o problema não era Setor.
No meu caso o barulho e quando viro tanto pra esquerda ou direita em estradas de paralelepípedo mas em linha reta não possui barulho algum.
Obrigado.
Scgomes
AugustoSC
08/01/2015, 13:52
Salve pessoal,
Adquiri recentemente meu primeiro 4X4, penso que comecei bem com um GV 09/10 2.0 16V AT, estou satisfeito com o carro, que apesar do ano, está em excelente estado e baixa KM.
Peguei em SP, na concessionaria Toyota inter Japan do Butantã, chegando em minha cidade, Chapecó/SC, percebi um barulho na frete, lado esquerdo, fui até a Suzuki Banzai, aqui da cidade, pessoal super bacana, excelente atendimento e muito conhecimento sobre o carro, o mecânico identificou que o barulho é na Caixa de direção, vai reportar a fabrica a situação para ver sobre a possibilidade de reparo ou a substituição da peça.
No caso de substituição a brincadeira ficara entre 3 a 3,5 mil reais!!!
Gostaria de saber se alguém já teve este problema, e como foi resolvido.
Segundo o mecânico, o problema não vai afetar a segurança, mas o barulho é bem chato.
Agradeço qualquer ajuda, e com certeza estarei lendo os comentários desde o início do fórum, para apender mais sobre o carro.
Grande abraço a todos,
Oi Regimar,
Aqui neste tópico já apareceu este tipo de reclamação (não sei é a mesma) e pelo que lembro o problema era de uma mangueira da direção que era curta e o problema era resolvido com a substituição da mangueira (o que era feito sem custo pelas concessionárias).
Dá uma procurada aqui no tópico e avalia se o seu problema é semelhante e se o ano do seu carro se enquadra no ano dos carros que apresentavam este problema.
Abraços, Augusto
eduardo.reis68
08/01/2015, 22:46
Boa noite pessoal e um Feliz 2015 para todos!!!
Por pouco esse meu 2015 não começa com um prejuízo enorme. Voltando pra casa nessa quarta-feira das férias, no município de Seabra/BA, o oléo do carter vazou totalmente, a minha sorte foi que vi uma fumaça na traseira do carro, pelo contato do óleo com as partes quentes do carro, e parei imediatamente. Isso aconteceu porque na revisão de 70 mil KM, que antecipei, fazendo aos 69 mil por causa da viagem, os mecânicos lá da concessionária da SOMA SUZUKI, aqui em Brasília, deixaram o parafuso do bujão do carter de oleo frouxo, com isso ele caiu em cima daquela proteção de plástico do carter. Taí uma utilidade daquela proteção de plástico, aparar alguma peça que cair do motor.
Depois dessa, autorizada nunca mais!!!
Abraço a todos.
dcarrasco
08/01/2015, 23:08
Boa Noite.
Hoje cheguei de minha segunda grande viagem feita com o Grand Vitara,
Desta vez o destino foi o Noroeste Argentino, Atacama e Catamarca.
Ao todo foram mais de 7 mil km, destes uns 800 de rípio.
O carro se comportou perfeitamente, sem nenhum problema, nem sequer pneu furado.
Nas travessias de altitude (Paso Jama e Sico) o carro se saiu muito bem, não senti nenhuma perda de potência, muito pelo contrário o consumo diminuiu nestas travessias, fazendo quase 12,5 Km/l nestes trechos. No restante da viagem a média foi de 10 Km/l.
No trajeto a Antofagasta de La Sierra a estrada atravessa vários rios, que normalmente estão bem baixos, porém durante a noite que estávamos lá caiu uma grande tempestade, o que é raríssimo de ocorrer naquela região. Na volta os rios estavam bem caudalosos e ficamos bem apreensivos, porém todas as travessias foram tranquilas.
O carro é perfeito e para estas longas viagens, pois não gera cansaço para longos períodos de estrada, nos trechos de deslocamento cheguei dirigir por 14 hrs, parando apenas para abastecer, e no dia seguinte estava super inteiro para mais um dia de estrada.
Para quem tem alguma dúvida ou receio de encarar longas viagens com o veículo, pode ir super tranquilo que o carro é muito confiável.
Boa noite pessoal e um Feliz 2015 para todos!!!
Por pouco esse meu 2015 não começa com um prejuízo enorme. Voltando pra casa nessa quarta-feira das férias, no município de Seabra/BA, o oléo do carter vazou totalmente, a minha sorte foi que vi uma fumaça na traseira do carro, pelo contato do óleo com as partes quentes do carro, e parei imediatamente. Isso aconteceu porque na revisão de 70 mil KM, que antecipei, fazendo aos 69 mil por causa da viagem, os mecânicos lá da concessionária da SOMA SUZUKI, aqui em Brasília, deixaram o parafuso do bujão do carter de oleo frouxo, com isso ele caiu em cima daquela proteção de plástico do carter. Taí uma utilidade daquela proteção de plástico, aparar alguma peça que cair do motor.
Depois dessa, autorizada nunca mais!!!
Abraço a todos.
Tilapia,
Eu estou pensando fazer uma viajem por esse lado de Chile e Argentina. Você poderia informar-me qual foi seu roteiro, quantos dias foram de viagem e uma ideia de quanto se gasta numa viagem dessas. Quais sao tuas recomendações caso a viagem seja feita num carro so.
Agradeço toda informação que podas dar-me.
David
Oi Regimar,
Aqui neste tópico já apareceu este tipo de reclamação (não sei é a mesma) e pelo que lembro o problema era de uma mangueira da direção que era curta e o problema era resolvido com a substituição da mangueira (o que era feito sem custo pelas concessionárias).
Dá uma procurada aqui no tópico e avalia se o seu problema é semelhante e se o ano do seu carro se enquadra no ano dos carros que apresentavam este problema.
Abraços, Augusto
Fala amigos,
Eu tive esse problema....quando esterçava até o fim pro lado esquerdo ou direito, fazia um barulho de estalo.
Relatei o problema na concessionária e arrumaram sem custo.
Falaram que o problema era da Mangueira da direção hidráulica ser muito curto. O problema é conhecido pela fábrica tanto que os novos Grand Vitara (não sei a partir de qual ano) não tem esse problema, pois já vem com uma mangueira mais longa.
Abs
Experiência Off Road
10/01/2015, 08:14
Olá a todos! Hj sairei em busca de uma GVIII para comprar. Assim que comprar me junto a vocês neste fórum de Suzukeiros.
joilsontf
10/01/2015, 14:34
Pessoal, pesquisando na web vi que o preço dos GV 2009 e 2010 para venda localizados em Fortaleza-Ce estão pelo menos R$ 10 mil mais baratos que aqui em Salvador-Ba. O que vocês acham desses, compensaria uma viagem de 1200 Kms e pegar um?
http://fortaleza.olx.com.br/suzuki-grand-vitara-2009-4x4-automatico-iid-765003787#clm-br_rold-2
http://fortaleza.olx.com.br/suzuki-grand-vitara-4x4-2009-automatico-iid-768099246#clm-br_rold-1
lolsasquatch
10/01/2015, 14:42
Pessoal, pesquisando na web vi que o preço dos GV 2009 e 2010 para venda localizados em Fortaleza-Ce estão pelo menos R$ 10 mil mais baratos que aqui em Salvador-Ba. O que vocês acham desses, compensaria uma viagem de 1200 Kms e pegar um?
http://fortaleza.olx.com.br/suzuki-grand-vitara-2009-4x4-automatico-iid-765003787#clm-br_rold-2
http://fortaleza.olx.com.br/suzuki-grand-vitara-4x4-2009-automatico-iid-768099246#clm-br_rold-1
O primeiro o cara diz que é manual no anúncio e a foto é de automático...
Luis Artur - SP
10/01/2015, 17:04
O primeiro o cara diz que é manual no anúncio e a foto é de automático...
e que tem 870.000 km???
lolsasquatch
10/01/2015, 18:36
e que tem 870.000 km???
Pois é, eu olhei e dei automaticamente 87.000 km por certo erro de digitação (até porque NINGUÉM anuncia para vender com essa quilometragem).
Pois é, eu olhei e dei automaticamente 87.000 km por certo erro de digitação (até porque NINGUÉM anuncia para vender com essa quilometragem).
Srs
Antes de comprar a Gv tinha um vizinho que tinha uma 2.0 que retirou zero Km estava com 100 mil Km sem nada de problemas só revisões na css , cuidando bem das trocas de óleo filtro etc o carro roda tranquilo 250 mil Km.
Eu ando no máximo 10 mil km por ano da pra ter carro pra 10 anos.
De preferencia pela prata cinza ou branca pra quem gosto de andar com o carro sempre limpo a preta da trabalho.
Obrigado.
scgomes
lolsasquatch
10/01/2015, 20:32
Srs
Antes de comprar a Gv tinha um vizinho que tinha uma 2.0 que retirou zero Km estava com 100 mil Km sem nada de problemas só revisões na css , cuidando bem das trocas de óleo filtro etc o carro roda tranquilo 250 mil Km.
Eu ando no máximo 10 mil km por ano da pra ter carro pra 10 anos.
De preferencia pela prata cinza ou branca pra quem gosto de andar com o carro sempre limpo a preta da trabalho.
Obrigado.
scgomes
Mas 870.000 km é mais difícil :-)
Mas 870.000 km é mais difícil :-)
Este gosta do carro
http://g1.globo.com/carros/noticia/2013/09/homem-completa-4-milhoes-de-km-rodados-com-o-mesmo-carro.html
scgomes
lolsasquatch
10/01/2015, 21:16
Este gosta do carro
http://g1.globo.com/carros/noticia/2013/09/homem-completa-4-milhoes-de-km-rodados-com-o-mesmo-carro.html
scgomes
Realmente :-)
leoventura
11/01/2015, 10:17
Camaradas,
Apenas para compartilhar o fato.
Estava viajando de férias voltando para casa (RJ), quando, do nada o ar condicionado parou de funcionar. Estava em Alagoinhas - BA, perto de Feira de Santana e tinha mais uns 1700km a rodar. O ar só funcionava com o ar de fora. Até quase o fim da Bahia, pela 101, foi suportável, mas ao sair de Teixeira de Freitas na manhã de 6a, ficou insuportável. Parei por volta de 15hs em Cachoeiro de Itapemirim para deixar anoitecer e seguir viagem.
Chegando na madrugada de sábado e tendo dormir pouco fui logo tentar resolver o problema, o qual foi resolvido trocando o módulo do ar condicionado. O estranho é que o que estava no carro era da Mitsubishi, levando a crer que já deveria ter sido trocado pelo menos uma vez.
Antes que alguém pergunte, não queria nenhum curioso mexesse no carro e não tinha a mínima noção do que estava acontecendo. Poderia ser algo mais complicado. Por isso deixei para resolver aqui no RJ. Além do que, como disse, estava quente, mas suportável.
Abs.
lolsasquatch
11/01/2015, 10:28
Camaradas,
Estava viajando de férias voltando para casa (RJ), quando, do nada o ar condicionado parou de funcionar. Estava em Alagoinhas - BA, perto de Feira de Santana e tinha mais uns 1700km a rodar. O ar só funcionava com o ar de fora. Até quase o fim da Bahia, pela 101, foi suportável, mas ao sair de Teixeira de Freitas na manhã de 6a, ficou insuportável. Parei por volta de 15hs em Cachoeiro de Itapemirim para deixar anoitecer e seguir viagem.
Chegando na madrugada de sábado e tendo dormir pouco fui logo tentar resolver o problema, o qual foi resolvido trocando o módulo do ar condicionado. O estranho é que o que estava no carro era da Mitsubishi, levando a crer que já deveria ter sido trocado pelo menos uma vez.
Antes que alguém pergunte, não queria nenhum curioso mexesse no carro e não tinha a mínima noção do que estava acontecendo. Poderia ser algo mais complicado. Por isso deixei para resolver aqui no RJ. Além do que, como disse, estava quente, mas suportável.
Abs.
Se serve de consolo, uma vez meu antigo Fiesta 2002 (ou algo assim) travou em aquecimento no meio de uma viagem no duro do verão.... desidratei para chegar no meu destino.
Camaradas,
Abs.
Leo
Sabe me informar aonde fica este modulo e qual a função do mesmo e o custo pra sanar o problema?
489130
Obrigado.
scgomes
felippetti
11/01/2015, 18:51
E que tal isso, Joilson?
http://boavista-roraima.olx.com.br/suzuki-gran-vitara-v6-iid-759541117
Roraima é logo ali... =)
joilsontf
11/01/2015, 22:27
Felippetti,
Eu encararia pegar a estrada pra consegui essa Grand Vitara V6. Mas infelizmente a dona já vendeu, e o comprador deve está de sorriso no rosto por ter comprado por míseros 45 mil.
Oh sorte que eu não tenho!!!
Regimar Cassiano Pansera
12/01/2015, 16:18
Valeu Scgomes,
A situação é exatamente o que vc relatou, barulho ao girar o volante, tanto para direita como esquerda, quando ando em estrada de terra ou paralelepípedos.
A concessionária fez contato com a Suzuki, que orientou a substituição da Cx. direção.
Se puder me passar o contato da concessionária que te atendeu e fez a substituição da mangueira, vou falar com eles, vê se podem orientar o pessoal da Banzai Chapecó.
Marquei para ir na quarta, 14/01, o mecânico vai verificar novamente e verificar o amortecedor traseiro direito, percebi que joga a traseira em curvas com ondulações, e um amigo que viajou atrás em estrada de terra disse que está quicando...o carro está com 46 mil km, nenhum carro que tive estourou amortecedor com esta km!!!
Agradeço as informações, e atualizarei o desfecho desta historia.
Abraço a todos que responderam.
Att.
RegimarCassiano
leoventura
12/01/2015, 20:20
Leo
Sabe me informar aonde fica este modulo e qual a função do mesmo e o custo pra sanar o problema?
489130
Obrigado.
scgomes
Ele fica do lado esquerdo do porta luvas, tirando a proteção que fica em baixo do mesmo. Tem 3 contatos e um dissipador grande. Ele parece com um relé (contatos) e um processador de computador (dissipador).
Abs.
leoventura
12/01/2015, 20:22
Ele fica do lado esquerdo do porta luvas, tirando a proteção que fica em baixo do mesmo. Tem 3 contatos e um dissipador grande. Ele parece com um relé (contatos) e um processador de computador (dissipador).
Abs.
E o custo: R$465,00 na Frioline da Vila Valqueire.
Valeu Scgomes,
A situação é exatamente o que vc relatou, barulho ao girar o volante, tanto para direita como esquerda, quando ando em estrada de terra ou paralelepípedos.
A concessionária fez contato com a Suzuki, que orientou a substituição da Cx. direção.
Se puder me passar o contato da concessionária que te atendeu e fez a substituição da mangueira, vou falar com eles, vê se podem orientar o pessoal da Banzai Chapecó.
Marquei para ir na quarta, 14/01, o mecânico vai verificar novamente e verificar o amortecedor traseiro direito, percebi que joga a traseira em curvas com ondulações, e um amigo que viajou atrás em estrada de terra disse que está quicando...o carro está com 46 mil km, nenhum carro que tive estourou amortecedor com esta km!!!
Att.
RegimarCassiano
Regimar
Este barulho que tenho no veiculo também foi diagnosticado como cx de direção e foi enviada para concerto e segunda a empresa que faz este tipo de manutenção devolveu a cx de direção dizendo que a mesma não possuía problema algum, mesmo assim o mecânico insistiu que o defeito era caixa de direção e comprei a cx e o problema continua.
Resumindo vou fazer troca das bieletas, pivos ,buchas da barra de direção para ver se resolve.
Se conseguir identificar o problema te aviso, mas se vc achar o problema primeiro aguardo seu relato.
Obrigado.
scgomes
Regimar
Este barulho que tenho no veiculo também foi diagnosticado como cx de direção e foi enviada para concerto e segunda a empresa que faz este tipo de manutenção devolveu a cx de direção dizendo que a mesma não possuía problema algum, mesmo assim o mecânico insistiu que o defeito era caixa de direção e comprei a cx e o problema continua.
Resumindo vou fazer troca das bieletas, pivos ,buchas da barra de direção para ver se resolve.
Se conseguir identificar o problema te aviso, mas se vc achar o problema primeiro aguardo seu relato.
Obrigado.
scgomes
Regimar
Da uma olhada neste link encontrei esta informação.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/50890-novo-grand-vitara-09-a-325.html#post1779193
scgomes
leoventura
13/01/2015, 16:32
Como dito, deixei o carro na terça na Millenium do RJ e o mecânico confirmou que é recorrente a reclamação de "barulho na suspensão dianteira" proveniente da caixa de direção. O problema é que ele simplesmente disse que não sabia como resolver. Muitos proprietários não ligam, outros se conformam mas alguns ficam realmente indignados em ver barulhos desse tipo num carro de R$ 90 mil.
Coincidentemente tive que viajar pra Vitória e visitei a concessionária daqui pra relatar o fato (o carro ainda tá na CSS do Rio). Fiquei suspreso que os caras sacaram uma "NEWLATTER nº 1156, de 07/12/2011" que descreve o que segue:
"Este boletim visa informar sobre os procedimentos de resolução dos ruídos provenientes da caixa de direção dos veículos Grand Vitara"
1.Condição
"Ruído de algo batendo na frete do veículo ao trafegar em baixa velocidade por vias mal conservadas ou não pavimentadas, provenente da caixa de direção"
2. Causa
"Falta de pressão entre a cremalheira e o êmbolo da caixa de direção. Esta condição pode causar ruídos gerados a partir do contato dos pneus com o solo"
4. Correção
" Realize a substituição da caixa de direção (48580-65J51-000) conforme o Manual de Reparos (Steering Gear Case Assembly Removal and Instalation).
6. Para a Garantia
Part nº Afetado 48580-65D51-000
Part nº Aplicado 48580-65J51-000
Pelo visto, quem tem o carro na garantia e está com modelo de caixa de direção 48580-65D51-000, deve trocar pelo 48580-65J51-000. Fora da garantia o serviço custa R$ 3.000,00
Vou trocar a minha.
A única questão a se acrescentar é que se trata de um problema crônico de fábrica do veículo, então, o conserto deve ser feito sem custo algum ao proprietário mesmo fora da garantia, a título de recall. Se não concederem à solicitação do cliente, cabe processo.
Abs.
jcdorini
13/01/2015, 21:41
Meu GV 2011 está com 49k e parece que os amortecedores estão fracos (meia vida). Vou retirá-los para verificar.
Fiz cotações em autorizadas e algumas importadoras. Na autorizada os quatros saem por R$ 1.600,00, porém não sabem dizer a marca (seria KYB?).
Sei que existe uma opção mais em conta na Suzucar em Sampa, porem a marca TRK é chinesa, portanto, sem chance, mesmo de graça.
Alguém sabe se existe outras alternativas de marca, por exemplo, cofap, monroe etc.?
Sds.
JCDorini/SP.
MrElvio1
13/01/2015, 23:02
Valeu Scgomes,
Att.
RegimarCassiano
não sei se o seu problema é igual ao que tive. Meu volante rangia quando eu girava. Resolvi aqui numa oficina especializada em Suzuku aqui em BH. Foi só trocar as buchas da barra de direção. Não teve que trocar caixa. Isso foi há um ano e ainda está ok.
Experiência Off Road
14/01/2015, 00:30
OH DÚVIDA CRUEL.
Pessoal!!! Compro ou não compro uma GV V6 2008/2009? R$ 65 mil. Está bem conservada, com 41,2mil km. Andei no carro e está tinindo... Revisões todas feitas em concessionária, único dono. Show! Minha dúvida é quanto à reposição de peças, etc.
Quem tiver uma e quiser contribuir com as experiências... agradeço muito. Já algumas coisas neste tópico, mas gostaria de opiniões mais recentes. obrigado.
OH DÚVIDA CRUEL.
Pessoal!!! Compro ou não compro uma GV V6 2008/2009? R$ 65 mil. Está bem conservada, com 41,2mil km. Andei no carro e está tinindo... Revisões todas feitas em concessionária, único dono. Show! Minha dúvida é quanto à reposição de peças, etc.
Quem tiver uma e quiser contribuir com as experiências... agradeço muito. Já algumas coisas neste tópico, mas gostaria de opiniões mais recentes. obrigado.
Oi amigo,
Tinha um GV 2012 que comprei 0km. Depois de um 1,5 anos de uso (14.000km) acabei trocando por um V6 2010.
Comprei esse 2010 com 33.000 e hj está com aprox 49.000km. Até agora nenhum problema.
Faço as revisões a cada 6 meses na concessionária. Nunca precisei trocar nenhuma peça.
Todo mês faço uma lavagem geral no carro.
Fiz um lift de 3,5cm por que acho o carro muito baixo e coloquei pneus 245/60/17R.
Não gosto da ideia de ficar com um carro com mais de 5 anos de uso, mas quando vejo as opões de carro com reduzida e comparo com o GV V6, acabo concluindo que é melhor ficar com ele por um bom tempo ainda.
HJ nao o trocaria por outro 0km. A menos que a suzuki oferecesse ESP, air bags laterais e chave com sensor de presença, xenônio, entre outros acessórios.
O motor de 230cv é um grande diferencial em estradas. Mas a grande diferença pra mim sao os ítens de segurança e acessórios.
Só vou mudar de idéia, se ele começar a dar problema ou precisar de outro tipo de carro.
Apesar dos 5 anos de uso, acho que o carro se comporta como um veiculo novo.
Boa sorte!
Abs,
felippetti
14/01/2015, 13:12
OH DÚVIDA CRUEL.
Tá de sacanagem? Vai lá e risca o cheque logo!!
Complementando tudo que o Dan-Ce falou, lembro que a V6 tem cambio de 5 marchas e o consumo é o mesmo (as vezes até melhor que o) da 2.0. Fora que o barulho do V6 funcionando é lindo! Manutenção tende a zero (tenho a minha a 16 meses) e faço revisões periódicas com um mecânico bem criterioso...
MARDINIZ
14/01/2015, 14:33
OH DÚVIDA CRUEL.
Boa tarde suzukeiro,
Reforço as opiniões feitas até aqui. Possuo a V6 há 17 meses tendo rodado 17.000km e estando hoje com 55.000km. Quando comprei o carro troquei as pastilhas e os 4 pneus (usando Pirelli Scorpion na medida original) e depois gastando somente os itens obrigatórios na revisão. O carro nunca apresentou nenhum defeito sequer e é disparado o melhor automóvel que já tive até hoje.
Acredito não haver no mercado nenhum automóvel que entregue tanto pelo preço que custa. Quanto as peças, a maioria é compartilhada com as do 2.0 e as que não são acredito poder encontrar nas Css ou em lojas virtuais de peças importadas. Para mim, isso de maneira nenhuma chega a condenar a opção pelo V6. Se fechar, vai se apaixonar pelo bichinho...
Abraço,
Marcelo Diniz.
Se alguém tiver um GVIII V6 a venda também to querendo!
Mas de preferência aqui no RS.....
Abraço!
luiz mirante
14/01/2015, 18:21
OH DÚVIDA CRUEL.
Ola, Amigo,
Tenho uma V6 3.2 2010 , comprei com 40.000KM , segundo o proprietario nunca trocou nada, hoje ela esta com 91000 KM e so troquei as pastihas dianteiras , fluidos em geral e filtros. Amortecedores mandei testar estao bons .
Consumo so cidade 6,5 km/l e estrada a 120 km/h da 9,5 - 10 km/l.
O resto os amigos ja comentaram : 232 cv, xenon, couro de fabrica , 5 marchas,ESP,controles de subida e descida, teto solar,partida sem chave e etc
Seja bem vindo ao grupo.
Luiz Mirante
GV 3.2 - V6 - 2010 pneus 235/65/17 PIRELLI ATR
Experiência Off Road
14/01/2015, 22:00
Oi amigo,
Tinha um GV 2012 que comprei 0km. Depois de um 1,5 anos de uso (14.000km) acabei trocando por um V6 2010.
Comprei esse 2010 com 33.000 e hj está com aprox 49.000km. Até agora nenhum problema.
Faço as revisões a cada 6 meses na concessionária. Nunca precisei trocar nenhuma peça.
Todo mês faço uma lavagem geral no carro.
Fiz um lift de 3,5cm por que acho o carro muito baixo e coloquei pneus 245/60/17R.
Não gosto da ideia de ficar com um carro com mais de 5 anos de uso, mas quando vejo as opões de carro com reduzida e comparo com o GV V6, acabo concluindo que é melhor ficar com ele por um bom tempo ainda.
HJ nao o trocaria por outro 0km. A menos que a suzuki oferecesse ESP, air bags laterais e chave com sensor de presença, xenônio, entre outros acessórios.
O motor de 230cv é um grande diferencial em estradas. Mas a grande diferença pra mim sao os ítens de segurança e acessórios.
Só vou mudar de idéia, se ele começar a dar problema ou precisar de outro tipo de carro.
Apesar dos 5 anos de uso, acho que o carro se comporta como um veiculo novo.
Boa sorte!
Abs,
Boa noite!
Obrigado a todos pelas informações e incentivos. Fechei com a viatura. Assim que pegar postarei fotos. Estou ansioso para colocar a "nervosa" na aventura. Abs. e obrigado mais uma vez.
Experiência Off Road
14/01/2015, 22:07
Ah... conheço 03 que estão a venda aqui em SamPa. São duas pretas 2010 e uma cinza. Uma com 53 mil km, outra com 100 mil km e outra com 76mil km. Se quiserem verificar, seguem os links.
PRETA com 53 mil km - Essa eu vi e está show - liguem e falem com Thiago
http://www.webmotors.com.br/comprar/suzuki/grand-vitara/3-2-4x4-v6-24v-gasolina-4p-automatico/4-portas/2008-2009/13031649
CINZA com 76 mil km
http://www.webmotors.com.br/comprar/suzuki/grand-vitara/3-2-4x4-v6-24v-gasolina-4p-automatico/4-portas/2009-2010/8657215
PRETA c/ 100 mil km
http://sp.bomnegocio.com/sao-paulo-e-regiao/veiculos/carros/grand-vitara-3-2-v6-aut-completa-56211627?xtmc=grand+vitara+v6&xtnp=1&xtcr=1
Experiência Off Road
14/01/2015, 22:21
Boa tarde suzukeiro,
Reforço as opiniões feitas até aqui. Possuo a V6 há 17 meses tendo rodado 17.000km e estando hoje com 55.000km. Quando comprei o carro troquei as pastilhas e os 4 pneus (usando Pirelli Scorpion na medida original) e depois gastando somente os itens obrigatórios na revisão. O carro nunca apresentou nenhum defeito sequer e é disparado o melhor automóvel que já tive até hoje.
Acredito não haver no mercado nenhum automóvel que entregue tanto pelo preço que custa. Quanto as peças, a maioria é compartilhada com as do 2.0 e as que não são acredito poder encontrar nas Css ou em lojas virtuais de peças importadas. Para mim, isso de maneira nenhuma chega a condenar a opção pelo V6. Se fechar, vai se apaixonar pelo bichinho...
Abraço,
Marcelo Diniz.
Já me apaixonei só de fazer o test drive. Muito show!
Experiência Off Road
14/01/2015, 22:24
Tá de sacanagem? Vai lá e risca o cheque logo!!
Complementando tudo que o Dan-Ce falou, lembro que a V6 tem cambio de 5 marchas e o consumo é o mesmo (as vezes até melhor que o) da 2.0. Fora que o barulho do V6 funcionando é lindo! Manutenção tende a zero (tenho a minha a 16 meses) e faço revisões periódicas com um mecânico bem criterioso...
Linda viatura Felippetti! Qual medida de pneu está usando na viatura? Tem lift? Abs. Samuel
Experiência Off Road
14/01/2015, 22:29
Se alguém tiver um GVIII V6 a venda também to querendo!
Mas de preferência aqui no RS.....
Abraço!
CR!CO, conheço 03 que estão a venda aqui em SamPa. São duas pretas 2010 e uma cinza. Uma com 53 mil km, outra com 100 mil km e outra com 76mil km. Seguem os links.
PRETA com 53 mil km - Essa eu vi e está show - liguem e falem com Thiago
http://www.webmotors.com.br/comprar/...-2009/13031649 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/redirect-to/?redirect=http%3A%2F%2Fwww.webmotors.com.br%2Fcomp rar%2Fsuzuki%2Fgrand-vitara%2F3-2-4x4-v6-24v-gasolina-4p-automatico%2F4-portas%2F2008-2009%2F13031649)
CINZA com 76 mil km
http://www.webmotors.com.br/comprar/...9-2010/8657215 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/redirect-to/?redirect=http%3A%2F%2Fwww.webmotors.com.br%2Fcomp rar%2Fsuzuki%2Fgrand-vitara%2F3-2-4x4-v6-24v-gasolina-4p-automatico%2F4-portas%2F2009-2010%2F8657215)
PRETA c/ 100 mil km
http://sp.bomnegocio.com/sao-paulo-e...&xtnp=1&xtcr=1 (http://www.4x4brasil.com.br/forum/redirect-to/?redirect=http%3A%2F%2Fsp.bomnegocio.com%2Fsao-paulo-e-regiao%2Fveiculos%2Fcarros%2Fgrand-vitara-3-2-v6-aut-completa-56211627%3Fxtmc%3Dgrand%2Bvitara%2Bv6%26xtnp%3D1%2 6xtcr%3D1)
felippetti
14/01/2015, 23:47
Linda viatura Felippetti! Qual medida de pneu está usando na viatura? Tem lift? Abs. Samuel
Samuel, rodo BFGoodrich A/T KO 245/70 R17 com lift de 30mm da RC4x4... Setup de primeira! Recomendo!
Marco Antonio Helio
15/01/2015, 00:09
Boa noite!
Obrigado a todos pelas informações e incentivos. Fechei com a viatura. Assim que pegar postarei fotos. Estou ansioso para colocar a "nervosa" na aventura. Abs. e obrigado mais uma vez.
Parabéns pela compra!
Tenho a minha V6 2010 há quase 1 ano. Comprei-a com 54000 km e já rodei 15000 km. O único problema até agora foi um vazamento no respiro do tanque de combustível.
Este é o sétimo Suzuki que tenho e, na minha opinião, é de longe o melhor produto que a Suzuki vendeu até hoje. Concordo com as descrições dos companheiros. Certamente não há melhor relação custo/benefício no mercado.
O motor é excelente, mas os itens de segurança são absolutamente obrigatórios para um veículo desta categoria. Provavelmente só trocarei este V6 quando a Suzuki Veículos incluir estes equipamentos nos novos aqui no Brasil.
Se quiser fazer umas trilhas, você vai adorar, porque o sistema anti-derrapagem faz o trabalho de um bloqueio de diferencial.
Depois posta fotos dela!
Abs,
MVSEIXAS
15/01/2015, 08:17
De acordo!
A minha, possuo há 4 anos.
Parabéns pela compra!
Tenho a minha V6 2010 há quase 1 ano. Comprei-a com 54000 km e já rodei 15000 km. O único problema até agora foi um vazamento no respiro do tanque de combustível.
Este é o sétimo Suzuki que tenho e, na minha opinião, é de longe o melhor produto que a Suzuki vendeu até hoje. Concordo com as descrições dos companheiros. Certamente não há melhor relação custo/benefício no mercado.
O motor é excelente, mas os itens de segurança são absolutamente obrigatórios para um veículo desta categoria. Provavelmente só trocarei este V6 quando a Suzuki Veículos incluir estes equipamentos nos novos aqui no Brasil.
Se quiser fazer umas trilhas, você vai adorar, porque o sistema anti-derrapagem faz o trabalho de um bloqueio de diferencial.
Depois posta fotos dela!
Abs,
De acordo!
A minha, possuo há 4 anos.
Srs
Eu costumo trocar de carro de 2 em 2anos, e geralmente fico pesquisando +/- 3 meses antes de decidir por qual carro vou trocar, já tenho GV v6 a 2 anos então iniciei a pesquisa e me surpreendi que em 1 horas cheguei a conclusão.
Não há veiculo no mercado brasileiro com preço qualidade robustez que se compara com GV V6 resumindo daqui a 2 anos volto as pesquisas.
Obrigado
Scgomes
felippetti
15/01/2015, 12:50
Srs
Eu costumo trocar de carro de 2 em 2anos, e geralmente fico pesquisando +/- 3 meses antes de decidir por qual carro vou trocar, já tenho GV v6 a 2 anos então iniciei a pesquisa e me surpreendi que em 1 horas cheguei a conclusão.
Não há veiculo no mercado brasileiro com preço qualidade robustez que se compara com GV V6 resumindo daqui a 2 anos volto as pesquisas.
Obrigado
Scgomes
Meu modus operandi é semelhante... O candidato mais próximo que encontrei do GV3 V6 foi a Jeep Cherokee (Chamada Liberty lá fora), mas ela perde em TODOS os quesitos que eu considero na avaliação: bebe mais, tem menos espaço, menos itens de conveniência, etc...
Devo ficar muito tempo com meu GV3, sem dúvida...
richardmilk
15/01/2015, 19:55
Que mal pergunte, o que acham da GV 0km e em comparação a outras opções que tenho, como Forester e Rav4. Grato!
Que mal pergunte, o que acham da GV 0km e em comparação a outras opções que tenho, como Forester e Rav4. Grato!
Como e o uso do veiculo?
richardmilk
15/01/2015, 22:01
Como e o uso do veiculo?
80% asfalto, 20% diversos tipos de estradas de terra, mas não trilha.
80% asfalto, 20% diversos tipos de estradas de terra, mas não trilha.
A Forester, XV, ASX,Tiguan, são mais econômicos mais leves tem controle de Tração e estabilidade, cuidando sempre para comprar as versões 4x4 , as vantagens da grand vitara e o preço a reduzida, monobloco com sub chassi heavy duty, a confiabilidade que o produto provou ter em durabilidade ,como vc não vai fazer trilha não seria mais indicado para sua utilização, porque no asfalto você anda mais rápido sendo assim e melhor ter mais segurança com a eletrônica embarcada.
Obrigado.
scgomes
Pessoal,
Meus bancos de couro estão com algumas manchas de protetor solar. Estou pensando em limpar com sabonete líquido e água morna e, depois, aplicar um hidratante automotivo.
Gostaria de saber quais os melhores produtos que estão usando e com resultados mais satisfatórios.
Abç
Marcio Nogueira
16/01/2015, 11:21
Pessoal,
Meus bancos de couro estão com algumas manchas de protetor solar. Estou pensando em limpar com sabonete líquido e água morna e, depois, aplicar um hidratante automotivo.
Gostaria de saber quais os melhores produtos que estão usando e com resultados mais satisfatórios.
Abç
Sem medo de ser feliz! :concordo:
489617
altimar.ferreira
16/01/2015, 20:37
Boa noite Joilsontf.
Amanha vou ate a capital para verificar um veiculo anunciado, é 2013/2013 com teto, fiquei interessado no gv, o meu é 2011/2011 4x4 AT mas não tem teto solar, por essa razão quero trocar, vou vender o meu, podemos negociar se você quiser.
Experiência Off Road
16/01/2015, 21:34
Olá pessoal! Peguei viatura. GVIII V6. Andei uns 6 km com ela e ainda estou me acostumando com carro. Em breve posto fotos.
Sem medo de ser feliz! :concordo:
489617
Obrigado Marcio. Valeu pela dica! :brinde:
guilhermejcp
17/01/2015, 21:36
Boa noite, acabei de chegar de uma viagem de 3500km entre sul da Bahia e Montanhas de Minas. Não precisa nem dizer do comportamento do carro. Excelente como sempre. O único problema é que a não está saindo ar cond na saída direita do painel, e alguns rangidos por causa da quantidade de costelas de vaca, ou melhor, elefantes das estradas de terra no sul da Bahia, mas essa semana vai pra revisão e pedirei para apertar tudo e colocar no jeito.
To escrevendo porque para tirar umas dúvidas.
Primeiro: Quem usou Dunlop AT3 percebeu cheiro de borracha queimada? O pneu cheira demais a queimado. Será que pode ser porque é AT e estava muito quente?
Segundo: Alguém já instalou a película da 3M Crystalline de parabrisa? Ela não deixa passar calor pra dentro do carro. Fiz o teste na loja e é impressionante como ela bloqueia o calor (eles colocam uma luz vermelha quente para colocar a mão e depois coloca a película e vc testa de novo).
Mandei em todos os vidros para apaziguar o calor do verão. Porém na viagem, não percebi pouca diferença em relação ao insufilm comum (menor ainda quando o custo é 10x maior).
Minha dúvida é se esse crystalline só funciona bem com luz vermelha e menos com o sol ou me deram o golpe na loja? Alguém já teve essa experiencia?
De qualquer forma vou em BH verificar. Mesmo que financeiramente não compense, não vou dar esse dinheiro de mão beijada pra eles.
Srs
Com que tipo de roda e pneus consigo elevar altura do solo da GV sem fazer lift, e quantos cm conseguiria de elevação ?
Obrigado
scgomes
richardmilk
19/01/2015, 08:59
Srs
Com que tipo de roda e pneus consigo elevar altura do solo da GV sem fazer lift, e quantos cm conseguiria de elevação ?
Obrigado
scgomes
Algum pneu com maior perfil, como 70, 75, 80, mas não sei sobre disponibilidade. Talvez tenha que procurar um com largura menor que 245 também, para não raspar. Pra saber quantos cm mais alto ficaria, só fazendo as contas.
Dá uma olhada nessa calculadora http://www.kouki.co.uk/utilities/visual-tyre-size-calculator.
MARDINIZ
19/01/2015, 13:07
Pessoal,
Tenho a mesma dúvida do scgomes. Quero trocar os pneus para ganhar o máximo de altura sem precisar de lift e de preferência sem trocar as rodas originais também. Alguém aqui usa uma medida maior sem lift e sem raspar? Penso principalmente na medida 245/65 r17. Se alguém souber como fica o carro com essa medida seria muito útil...
Agradeço desde já,
Marcelo Diniz.
Pessoal,
Tenho a mesma dúvida do scgomes. Quero trocar os pneus para ganhar o máximo de altura sem precisar de lift e de preferência sem trocar as rodas originais também. Alguém aqui usa uma medida maior sem lift e sem raspar? Penso principalmente na medida 245/65 r17. Se alguém souber como fica o carro com essa medida seria muito útil...
Agradeço desde já,
Marcelo Diniz.
Marcelo
A medida 245/65/17 fica tranquilo, eu queria uma configuração com pneu maior mas provavelmente terei que colocar uma roda 16.
Gostaria de subir uns 3 cm ja daria um bom ganho.
Obrigado.
scgomes
guilhermejcp
20/01/2015, 09:18
Marcelo
A medida 245/65/17 fica tranquilo, eu queria uma configuração com pneu maior mas provavelmente terei que colocar uma roda 16.
Gostaria de subir uns 3 cm ja daria um bom ganho.
Obrigado.
scgomes
Gomes,
Trocar as rodas 17 por 16 vão te dar mais borracha, mas não altura.
Acho que a 245/65R17 é o limite sem lift. Digo isso porque tenho lift de 30mm e entre a parte interna da frente do para-choque e o pneu não cabe o dedão. Ou seja, menos de um polegada de diferença com pneus 245/65R17.
Talvez o pneu 235/70R17 caiba, mas não é vendido no Brasil, a não ser que tenha medida equivalente para a roda 16, pois isso não verifiquei. Assim ganharia altura com roda 16, mas precisa testar pra ver se cabe.
Aproveitando a questão do pneu, alguém já reparou que os pneus de asfalto com a mesma medida dos AT's parecem muito mais largo? Vou tentar tirar uma foto e postar aqui.
Marcio Nogueira
20/01/2015, 09:56
Aproveitando a questão do pneu, alguém já reparou que os pneus de asfalto com a mesma medida dos AT's parecem muito mais largo? Vou tentar tirar uma foto e postar aqui.
Assim como existem diferenças entre ATs do mesmo tamanho. As diferentes bandas de rodagem (umas mais agressivas do que as outras) influenciam as dimensões das extremidades - por isso, entre dois pneus diferentes com a mesma medida, há a possibilidade de um raspar e outro não.
MARDINIZ
20/01/2015, 10:19
Obrigado pelas dicas pessoal,
Como meus pneus atuais ainda estão novos quero fazer a vistoria do Detran com eles, mas lá pra abril trocarei por outros da medida 245/65 r17. Se depois achar que tenho que ganhar um pouco mais de altura parto para um lift de 30 ou 35mm. O toque do Marcio foi importante, procurarei uma marca com a banda não tão agressiva pra não correr o risco de raspar...
Abraços.
O Grand Vitara obteve uma boa pontuação no ranking de consumo de combustíveis do Inmetro de 2015. A categoria 4x4 está na página 8 da lista.
Lista em: http://estaticog1.globo.com/2015/01/20/veiculos_leves_2015.pdf
Experiência Off Road
20/01/2015, 21:18
Olá a todos! Estou há 5 dias com a nova viatura. Uma GV III 3.2, V6, 08/09. Já rodei uns 300 km com ela e ainda estou me acostumando com o carro. O que posso dizer é que estou satisfeito com a aquisição. O carro roda bem no asfalto e estrada. Faz muito muito bem as curvas e é firme sem ser desconfortável. Fiz 10 km/litro na estrada usando o ar condicionado 100% do tempo e com piloto automático na maior parte do tempo. A única coisa que estou percebendo é que quando piso no freio em velocidades mais altas, sinto uma pequena trepidação no volante. Deixarei no meca para dar uma olhada nos freios. Vou precisar também de 1 pneu. O dono anterior trocou 3 pneus e colocou o estepe para rodar. Ocorre que os 3 pneus novos são Bridgestone também, mas de um modelo diferente do estepe. Assim que estiver tudo ok posto notícias. Abs.
lolsasquatch
20/01/2015, 21:22
Olá a todos! Estou há 5 dias com a nova viatura. Uma GV III 3.2, V6, 08/09. Já rodei uns 300 km com ela e ainda estou me acostumando com o carro. O que posso dizer é que estou satisfeito com a aquisição. O carro roda bem no asfalto e estrada. Faz muito muito bem as curvas e é firme sem ser desconfortável. Fiz 10 km/litro na estrada usando o ar condicionado 100% do tempo e com piloto automático na maior parte do tempo. A única coisa que estou percebendo é que quando piso no freio em velocidades mais altas, sinto uma pequena trepidação no volante. Deixarei no meca para dar uma olhada nos freios. Vou precisar também de 1 pneu. O dono anterior trocou 3 pneus e colocou o estepe para rodar. Ocorre que os 3 pneus novos são Bridgestone também, mas de um modelo diferente do estepe. Assim que estiver tudo ok posto notícias. Abs.
Aqueles Dueller originais? Não são muito populares... se puder, substitui o que sobrou, até porque já deve estar vencido -- pneu tem validade de 5 anos, pelo que lembro.
Experiência Off Road
20/01/2015, 23:06
Aqueles Dueller originais? Não são muito populares... se puder, substitui o que sobrou, até porque já deve estar vencido -- pneu tem validade de 5 anos, pelo que lembro.
Isso mesmo. O antigo dono colocou 3 Dueler novos, mas que possuem um desenho diferente dos originais, ai o carro ficou com 3 pneus novos + o estepe novo, mas com desenho diferente e vencido. Minha intenção é colocar 4 BFs AT, mas primeiro preciso juntar a grana.
guilhermejcp
20/01/2015, 23:09
Bem vindo Experiência, tirando minha esposa que acha que o carro pula demais , todo mundo que anda gosta e tenho certeza que vai acontecer com você também. Vai ver com o carro bem carregado fica melhor ainda de andar.
Meus freios também trepidam. Na concessionaria disseram que era desgaste irregular do disco. Não aplainaram na revisão de 60mil km por ser pouca a vibração mas nessa de 70k km devem fazer.
Esse consumo é no computador ou tanque a tanque? Se for computador pode descontar 1km/l. Na minha não marca certo (mesmo antes de trocar os pneus) e já vi outros relatos de quem tem V6 de erro de aferição do consumo do comp.
Vai dando notícias.
Experiência Off Road
20/01/2015, 23:31
Bem vindo Experiência, tirando minha esposa que acha que o carro pula demais , todo mundo que anda gosta e tenho certeza que vai acontecer com você também. Vai ver com o carro bem carregado fica melhor ainda de andar.
Meus freios também trepidam. Na concessionaria disseram que era desgaste irregular do disco. Não aplainaram na revisão de 60mil km por ser pouca a vibração mas nessa de 70k km devem fazer.
Esse consumo é no computador ou tanque a tanque? Se for computador pode descontar 1km/l. Na minha não marca certo (mesmo antes de trocar os pneus) e já vi outros relatos de quem tem V6 de erro de aferição do consumo do comp.
Vai dando notícias.
Desconsiderei o computador de bordo e medi no tanque a tanque. Vou melhorando as aferições e posto notícias.
Sobre as libras para calibração dos pneus, vcs tem andado com 35 mesmo? Ou pode baixar um pouquinho? Abs.
guilhermejcp
21/01/2015, 00:12
Desconsiderei o computador de bordo e medi no tanque a tanque. Vou melhorando as aferições e posto notícias.
Sobre as libras para calibração dos pneus, vcs tem andado com 35 mesmo? Ou pode baixar um pouquinho? Abs.
Ando normalmente com 30 na cidade e 32 pra viajar. Só coloquei 34 nesta viagem de ferias porque o carro foi muito carregado.
Em calçamento de pedra igual Ouro Preto já baixo pra 26, senão parece que está de troller.
Pessoal
Estou procurando um suporte para estepe pra usar na GV, mas a duvida e quando de peso posso colocar no estepe sem prejudicar a porta traseira, alguém tem experiencia de transportar 3 bikes ao mesmo tempo?
Obrigado.
Scgomes
guilhermejcp
21/01/2015, 23:03
Alguns dados sobre do carro na última viagem:
Km total: 4.104 km;
Combustível consumido: 603l;
Consumo médio: 6.8 km/l;
Consumo médio na estrada: 7.8km/l;
Melhor média: 10,5km/l;
Pior média: cidade 2,4km/l em Diamantina(comp. bordo, deve ser pior o número) e 5,2km/l sendo 50% da estrada terra. No asfalto somente foi 7,2km/l.
Vou tirar o rack do teto e começar a medir de novo. Pelo barulho que faz com o vento deve atrapalhar bem a aerodinâmica do carro. Também trocarei os estribos pelos ovais. Como é vazado e oval deve ajudar também.
Guilherme, tenho um suporte de step da thule para duas bicicletas.
Muito bom. Já transportei de tudo lá. muito prático. Mas nao cabem 3 bicicletas.
Acho que a melhor opção para 3 bikes seria o easy base da thule. é uma base para o reboque que tem vários acessorios. entre eles, suporte para 3 bikes.
Nao gosto da idéia de andar com muita coisa em cima do carro.
Abs,
MrElvio1
22/01/2015, 00:03
Ando normalmente com 30 na cidade e 32 pra viajar. Só coloquei 34 nesta viagem de ferias porque o carro foi muito carregado.
Em calçamento de pedra igual Ouro Preto já baixo pra 26, senão parece que está de troller.
Abaixo de 30 o pneu se desgasta demais. Ando com 32, boa parte do tempo. 35 para viajar com carro cheio.
felippetti
22/01/2015, 00:40
Alguns dados sobre do carro na última viagem:
Km total: 4.104 km;
Combustível consumido: 603l;
Consumo médio: 6.8 km/l;
Consumo médio na estrada: 7.8km/l;
Melhor média: 10,5km/l;
Pior média: cidade 2,4km/l em Diamantina(comp. bordo, deve ser pior o número) e 5,2km/l sendo 50% da estrada terra. No asfalto somente foi 7,2km/l.
Vou tirar o rack do teto e começar a medir de novo. Pelo barulho que faz com o vento deve atrapalhar bem a aerodinâmica do carro. Também trocarei os estribos pelos ovais. Como é vazado e oval deve ajudar também.
Guilherme, só a título de comparação... Fui pro RS agora em dezembro (4400Km ida e volta) e fiz média de 8,3 km/l no computador de bordo (chuto uns 8,5 por litro se fosse fazer na calculadora)... velocidade de cruzeiro nos 120~130 Km/h... vazio e sem apendices aerodinamicos... =)
felippetti
22/01/2015, 00:46
Pessoal
Estou procurando um suporte para estepe pra usar na GV, mas a duvida e quando de peso posso colocar no estepe sem prejudicar a porta traseira, alguém tem experiencia de transportar 3 bikes ao mesmo tempo?
Obrigado.
Scgomes
Já pensou em levar no teto? Eu não arrisco outro jeito... (mas é o gosto de cada um, claro...)
martins132
22/01/2015, 10:44
Abaixo de 30 o pneu se desgasta demais. Ando com 32, boa parte do tempo. 35 para viajar com carro cheio.
Ando com 35 sempre. Mas uso o Scorpion green. Para o meu uso é a situação que verifiquei maior conforto e estabilidade.
Abs.
eduardo.reis68
22/01/2015, 11:57
Tenho usado 32 libras, cidade e estrada. Pneu Kumho Road Venture APT KL51 225/65 17.
Marcio Nogueira
22/01/2015, 12:16
Cidade e estrada: 32 PSI (+3 PSI nos traseiros com o carro cheio)
Terra, trilha, pedra/paralelepípedo: 24 PSI
Areia: 18 PSI
BrunoCosta07
22/01/2015, 14:30
A galera das trilhas, como tirar aquela "saia" preta que ela tem sob o parachoque dianteiro? Levantei o carro com o macaco ontem, olhei, vi algumas presilhas plásticas, são elas que são pra tirar? como tira? tava pensando em fazer um passeio aqui pelo litoral, mas tenho receio em quebrar essa peça
E ah, uso 29/29 PSI nos Maxxis 771 AT recem colocados.
guilhermejcp
22/01/2015, 21:07
Guilherme, só a título de comparação... Fui pro RS agora em dezembro (4400Km ida e volta) e fiz média de 8,3 km/l no computador de bordo (chuto uns 8,5 por litro se fosse fazer na calculadora)... velocidade de cruzeiro nos 120~130 Km/h... vazio e sem apendices aerodinamicos... =)
Consumo médio meu pelo computador de bordo foi 8,7km/l. O meu sempre marca a mais. Em média 1km/l a mais.
Luis Artur - SP
23/01/2015, 00:24
Guilherme, tenho um suporte de step da thule para duas bicicletas.
Muito bom. Já transportei de tudo lá. muito prático. Mas nao cabem 3 bicicletas.
Acho que a melhor opção para 3 bikes seria o easy base da thule. é uma base para o reboque que tem vários acessorios. entre eles, suporte para 3 bikes.
Nao gosto da idéia de andar com muita coisa em cima do carro.
Abs,
Uso esse da Thule, muito bom, feito para 3 bikes. Facilidades: Montagem, colocação das bikes, pra quem mora em prédio já sai da garagem pronto. Desvantagens: angulo de saída pior do mundo, custo e necessidade de engate.
490545490547
Luis Artur - SP
23/01/2015, 00:35
Uso 35, cidade estrada. Yoko G12 235-65-17, acho bom em ambas as situações
dodger 4x4
26/01/2015, 09:14
Bom dia Senhores
Sou o novo e feliz proprietário de uma Grand Vitara 2010.
Este final de semana fiz meu primeiro passeio e surgiram as necessidades. Meu objetivo são passeios e expedições, puxar o samurai pras trilhas pesadas, etc
Suspiros de caixa e eixos, alguém tem alguma receita ou kit pronto pra indicar?
Kit Lift 2", já testaram o da Alternativa 4x4? A GV já veio com pneus maiores 245 65 17 Maxxis, será que com este tamanho de pneu o conjunto fica harmonioso com o kit de 2"?
Existe bloqueio do diferencial das GV3?
Snorkel, alguém tem fotos da instalação dentro do cofre? Não tem muito espaço por ali...
Abraços
Desde já obrigado pela ajuda
lolsasquatch
26/01/2015, 13:35
Estou com uma dúvida na sonda lambda. Será que a SX4 usa a mesma, já que compartilha o motor J20A? Estou procurando uma alternativa à CCS (1290 reais está meio caro...) e achei meio confusas as referências. A Bosch fala em Grand Vitara 2.0i 4WD de 2000 para frente, mas fiquei meio na dúvida -- até porque a sonda não está indicada para SX4.
lolsasquatch
26/01/2015, 14:44
Estou com uma dúvida na sonda lambda. Será que a SX4 usa a mesma, já que compartilha o motor J20A? Estou procurando uma alternativa à CCS (1290 reais está meio caro...) e achei meio confusas as referências. A Bosch fala em Grand Vitara 2.0i 4WD de 2000 para frente, mas fiquei meio na dúvida -- até porque a sonda não está indicada para SX4.
Aliás, liguei para o SAC da Suzuki para perguntar a referência da peça e eles começaram dizendo que não podiam dar e que eu tinha que entrar em contato com a concessionária. Visto minha indignação, prometeram verificar e me ligar de volta...
martins132
26/01/2015, 19:01
Aliás, liguei para o SAC da Suzuki para perguntar a referência da peça e eles começaram dizendo que não podiam dar e que eu tinha que entrar em contato com a concessionária. Visto minha indignação, prometeram verificar e me ligar de volta...
Já tentou cotar na Suzucar?
lolsasquatch
26/01/2015, 19:35
Já tentou cotar na Suzucar?
Eu perguntei faz um tempo, eles não tinham. Olhei no site e aparentemente ainda não tem.
Entrei num forum do Reino Unido e perguntei lá, porque eles também tem GV 2.0. Vamos ver se alguém responde.
[]s
Marco Antonio Helio
26/01/2015, 21:56
A galera das trilhas, como tirar aquela "saia" preta que ela tem sob o parachoque dianteiro? Levantei o carro com o macaco ontem, olhei, vi algumas presilhas plásticas, são elas que são pra tirar? como tira? tava pensando em fazer um passeio aqui pelo litoral, mas tenho receio em quebrar essa peça
E ah, uso 29/29 PSI nos Maxxis 771 AT recem colocados.
BrunoCosta07,
Eu retirei esta proteção porque ela fica mesmo muito exposta em trilhas. É fácil de ser retirada: são algumas presilhas e acho que tem 1 parafuso de cada lado. Na concessionária eles fazem isso rapidinho.
Boas trilhas!
leoventura
27/01/2015, 01:56
Eu perguntei faz um tempo, eles não tinham. Olhei no site e aparentemente ainda não tem.
Entrei num forum do Reino Unido e perguntei lá, porque eles também tem GV 2.0. Vamos ver se alguém responde.
[]s
Camarada,
Geralmente tem na Suzucar sim. Só que eles não costumam disponibilizar a peça por 2 motivos:
1º As sondas que eles têm geralmente são usadas
2º Eles têm medo de que o problema não seja uma das sondas, e receber o material usado de volta pode dar prejuízo para eles se a sonda não funcionar por problemas principalmente no transporte.
O que aconteceu comigo foi que eles disponibilizaram através do Zé da Zezuki, que apesar do ser do RJ, é um comprador assíduo deles, tendo a certeza de que o problema realmente era da sonda. Pesquisa nos meus posts que vc vai ver a história toda, desde o problema até a solução.
Mas de qq forma procura um mecânico para te dar um parecer e pede pra ele entrar em contato com a Suzucar.
Flw?!
Abs.
lolsasquatch
27/01/2015, 07:40
leoventura, vou dar uma olhada. Obrigado.
Para registrar, aqui está o post que fiz no site dos gringos: http://www.suzukiclubuk.co.uk/forum1/viewtopic.php?f=13&t=11636 . Já tive uma resposta e estou checando os códigos.
Editado: medi as resistências e obtive 1 e 15 ohms, bem fora da faixa aceitável. Meu multímetro não é grandes coisas, mas não ia errar por tanto.
GV3-2014
27/01/2015, 12:49
lolsas
vi neste site varias sondas que devem servir:
http://www.vehiclepartsdatabase.com/vehicles/allprivateroadvehicles/suzuki/grandvitaraii/20allwheeldrive/j20a/23091/lambdaoxygensensors
Alias, não só sondas como outras peças também:
http://www.vehiclepartsdatabase.com/vehicles/allprivateroadvehicles/suzuki/grandvitaraii
boa sorte,
Ricardo
leoventura, vou dar uma olhada. Obrigado.
Para registrar, aqui está o post que fiz no site dos gringos: http://www.suzukiclubuk.co.uk/forum1/viewtopic.php?f=13&t=11636 . Já tive uma resposta e estou checando os códigos.
Editado: medi as resistências e obtive 1 e 15 ohms, bem fora da faixa aceitável. Meu multímetro não é grandes coisas, mas não ia errar por tanto.
lolsasquatch
27/01/2015, 13:10
GV3-2014, todas são para depois do catalisador (pelo menos não achei nenhuma pré-catalisador ali).
GV3-2014
27/01/2015, 15:55
lolsas
esta da bosh parece que serve: 0 258 986 507 – Universal - vendida no Brasil
veja no catalogo da bosch
http://www.bosch.com.br/br/autopecas/produtos/injecao/downloads/Catalogo_Sonda_Lambda_2012_2013.pdf
GV3-2014, todas são para depois do catalisador (pelo menos não achei nenhuma pré-catalisador ali).
lolsasquatch
27/01/2015, 16:10
lolsas
esta da bosh parece que serve: 0 258 986 507 – Universal - vendida no Brasil
veja no catalogo da bosch
http://www.bosch.com.br/br/autopecas/produtos/injecao/downloads/Catalogo_Sonda_Lambda_2012_2013.pdf
Eu achei que dava, mas o código da peça não bate. Acabaram de me ligar da Suzuki Brasil, o código é 18213-65J00-000, o que confere com a peça que o inglês me falou (tirando os últimos 3 dígitos).
GV3-2014
27/01/2015, 19:01
O codigo é da bosch, é uma sonda universal que serve em vários carros, veja no catalogo da bosh que esta no link. inclusive no catalogo eles não mencionam o número da suzuki. por R$ 153,00 (este foi o preço que vi na internet) acho que vale a pena arriscar.
Eu achei que dava, mas o código da peça não bate. Acabaram de me ligar da Suzuki Brasil, o código é 18213-65J00-000, o que confere com a peça que o inglês me falou (tirando os últimos 3 dígitos).
GV3-2014
27/01/2015, 19:06
veja na pagina B49 do catalogo da bosch.
lolsasquatch
27/01/2015, 19:27
veja na pagina B49 do catalogo da bosch.
Sim, eu olhei. O detalhe é que nenhum código daqueles bate com o da peça original e o "2.0i 4WD" a partir de 2000 deve ser o GV2.
Estou esperando resposta da Bosch sobre a adequação, mas tenho quase certeza que não bate.
Experiência Off Road
27/01/2015, 20:48
Parabéns pela compra!
Depois posta fotos dela!
Abs,
Boa noite! Seguem fotos da viatura. Estou há 1,5 semana e estou achando show de bola. Agora é juntar $$ para os pneus AT e lift. Tenho percebido um pequena "vibraçãozinha" quando esterço todo o volante e faço curva em uma garagem, por exemplo. É como se as rodas da frente estivessem arrastando um pouquinho. Alguém já sentiu algo semelhante?
Sobre as pastilhas de freio traseiras... já li em algum lugar e não achei mais que são as mesmas do Honda Civic. Procede a informação?
Abs.
Samuel
MrElvio1
28/01/2015, 11:34
Gomes,
Trocar as rodas 17 por 16 vão te dar mais borracha, mas não altura.
Acho que a 245/65R17 é o limite sem lift. Digo isso porque tenho lift de 30mm e entre a parte interna da frente do para-choque e o pneu não cabe o dedão. Ou seja, menos de um polegada de diferença com pneus 245/65R17.
Talvez o pneu 235/70R17 caiba, mas não é vendido no Brasil, a não ser que tenha medida equivalente para a roda 16, pois isso não verifiquei. Assim ganharia altura com roda 16, mas precisa testar pra ver se cabe.
Também queria subir o meu sem ter que fazer o lift. Pelo que li, posso concluir que se colocar um pneu 245/65/17 o carro fica mais alto e s rodas não tocam a parte interna do para-lamas, correto? E se sobe, sobem quantos centímetros?
Olha, tenho 245/65/17r (michelin LTX/AT2) e te digo que vai subir muito pouco.
Fiz lift de 3,5cm e mesmo assim precisei fixar a parte interna da peça de plastico (asa de urubu) para que nao tocasse no pneu quando a roda está esterçada.
Depois que fiz essa fixação, nunca mais tocou no pneu.
abs,
O meu eu tb coloquei um 245/65/17 e já deixou o carro mais parrudo... pensei muito sobre fazer um lift, mas acabei comprando uma moto... kkkk
Experiência Off Road
29/01/2015, 06:43
O meu eu tb coloquei um 245/65/17 e já deixou o carro mais parrudo... pensei muito sobre fazer um lift, mas acabei comprando uma moto... kkkk
Colocou os 245/65/17 sem precisar de lift? Como ficou? Pegou na lataria? Poste fotos. Abs Samuel
Também queria subir o meu sem ter que fazer o lift. Pelo que li, posso concluir que se colocar um pneu 245/65/17 o carro fica mais alto e s rodas não tocam a parte interna do para-lamas, correto? E se sobe, sobem quantos centímetros?
Elvio,
fazendo as contas com as medidas dos pneus 225/65/17 x 245/65/17, encontraremos um acréscimo na altura de 1,30cm.
Não sei se vai tocar na parte interna.
Luis Artur - SP
29/01/2015, 09:38
Com o 245 aumenta quanto o consumo? Troquei pelos 235 e percebi uma perda de 1,0 a 1,5 km/L, principalmente na estrada
Abs
MrElvio1
29/01/2015, 23:49
Valeu, meu chapa!
MrElvio1
29/01/2015, 23:51
Elvio,
fazendo as contas com as medidas dos pneus 225/65/17 x 245/65/17, encontraremos um acréscimo na altura de 1,30cm.
Não sei se vai tocar na parte interna.
obrigado, Mattos. São muitas as variáveis.
MrElvio1
29/01/2015, 23:53
Olha, tenho 245/65/17r (michelin LTX/AT2) e te digo que vai subir muito pouco.
Fiz lift de 3,5cm e mesmo assim precisei fixar a parte interna da peça de plastico (asa de urubu) para que nao tocasse no pneu quando a roda está esterçada.
Depois que fiz essa fixação, nunca mais tocou no pneu.
abs,
valeu, Dan. Tenho que avaliar bem o que fazer. Ta parecendo que vou ficar no lift.
leoventura
30/01/2015, 12:58
Com o 245 aumenta quanto o consumo? Troquei pelos 235 e percebi uma perda de 1,0 a 1,5 km/L, principalmente na estrada
Abs
O 235 que vc colocou é AT ou HT? Tb senti esta diferença, mas o que eu coloquei foi AT.
Confesso que me arrependi, pois uso pouco o carro em estradas de terra, e não justifica, no meu caso, esse consumo maior.
Abs.
Luis Artur - SP
30/01/2015, 18:41
O 235 que vc colocou é AT ou HT? Tb senti esta diferença, mas o que eu coloquei foi AT.
Confesso que me arrependi, pois uso pouco o carro em estradas de terra, e não justifica, no meu caso, esse consumo maior.
Abs.
Coloquei o Yoko G12 AT, até faço uso deles com certa freqüência (trabalho no meio rural) mas no asfalto o aumento foi bem perceptível, não consigo mais fazer os 10Km/L que fazia antes na faixa de 110 -120 km/h. O pneu é bem borrachudo, o carro ficou bem mais parrudo, imagino com o 245 mas o consumo:(
GV3-2014
30/01/2015, 23:58
lolsas,
boa noite,
a sonda lambda da bosch serve nos nossos carros? o que eles responderam?
abs
Ricardo
Sim, eu olhei. O detalhe é que nenhum código daqueles bate com o da peça original e o "2.0i 4WD" a partir de 2000 deve ser o GV2.
Estou esperando resposta da Bosch sobre a adequação, mas tenho quase certeza que não bate.
lolsasquatch
31/01/2015, 08:12
lolsas,
boa noite,
a sonda lambda da bosch serve nos nossos carros? o que eles responderam?
abs
Ricardo
A Bosch não respondeu. Pelo que o carinha no fórum do Reino Unido falou (e pelos comentários do cara que não quis me vender uma sonda genérica e o meu mecânico, que não queria que eu comprasse), essa sonda da Suzuki não é substituível por uma outra sem perdas. As únicas que encontrei fora da Suzuki novas e com aquele código de peça eram chinesas...
Me decidi por comprar uma de desmanche e testar antes de instalar. Dá para comprar 3 ou 4 pelo preço da original, e nada me garante que uma nova não vai falhar de novo em 50K km. Estou com uns dois candidatos do Mercado Livre atualmente.
guilhermejcp
31/01/2015, 19:23
Abs.
Arrependa ainda não. Se precisar dele uma unica vez, verá que valeu à pena.
Quando tive um airtrek o povo me xoava de ter 4x4 de asfalto. Uma vez na estrada uma barreira caiu na pista quebrando tudo. Tinha um desvio de 40km por uma represa, cheio de lama, que poderia tentar passar ou esperar abrir o desvio da pista. Eu fui embora juntos com umas caminhonetes. Quem tentou passar com carro pequeno atolou. E tiveram que esperar 7 horas na estrada, debaixo de chuva pra seguirem viagem. Os dois anos que fiquei com caro precisei a tração 3x e não arrependo de jeito nenhum do gasto a mais que tive pra usar apenas 3x a tração.
Talvez uma solução intermediária pra você seriam os pneus 70/30. Se conseguir comprar um GV2 pra trilhas e passeioa esse ano, vou voltar pra esse tipo de pneu. Muito melhor e econômico no asfalto e da conta de uma terrinha de vez em quando.
guilhermejcp
31/01/2015, 22:55
Arrependa ainda não. Se precisar dele uma unica vez, verá que valeu à pena.
Quando tive um airtrek o povo me xoava de ter 4x4 de asfalto. Uma vez na estrada uma barreira caiu na pista quebrando tudo. Tinha um desvio de 40km por uma represa, cheio de lama, que poderia tentar passar ou esperar abrir o desvio da pista. Eu fui embora juntos com umas caminhonetes. Quem tentou passar com carro pequeno atolou. E tiveram que esperar 7 horas na estrada, debaixo de chuva pra seguirem viagem. Os dois anos que fiquei com caro precisei a tração 3x e não arrependo de jeito nenhum do gasto a mais que tive pra usar apenas 3x a tração.
Talvez uma solução intermediária pra você seriam os pneus 70/30. Se conseguir comprar um GV2 pra trilhas e passeioa esse ano, vou voltar pra esse tipo de pneu. Muito melhor e econômico no asfalto e da conta de uma terrinha de vez em quando.
Desculpem os erros de digitação. No tablet eé foda...
Mladeira
01/02/2015, 22:38
Pessoal-
alguém ai sabe informar se para os vidros fecharem automaticante ao trancar o carro é só uma reprogramação ou se tem algum equipamento adicional?
martins132
01/02/2015, 23:33
Pessoal-
alguém ai sabe informar se para os vidros fecharem automaticante ao trancar o carro é só uma reprogramação ou se tem algum equipamento adicional?
Mladeira,
No meu caso, instalei alarme com interface.
Além do acionamento pelo alarme, se deixar a chave na ignição com ela no primeiro estágio, com as portas fechadas e os vidros abertos, depois de alguns segundos as portas trancam e os vidros sobem.
Desconheço se há alguma programação que faça isto sem a instalação destes equipamentos.
Abs.
MVSEIXAS
01/02/2015, 23:36
Salvo engano, o nome é módulo de conforto, e é encontrado nessas lojas que instalam som.
Pessoal-
martins132
02/02/2015, 12:15
Prezados,
Alguém já substituiu a palheta do limpador do vidro traseiro e que poderia me indicar onde adquirir um fora da autorizada?
Grato.:computador:
lolsasquatch
02/02/2015, 12:21
Prezados,
Alguém já substituiu a palheta do limpador do vidro traseiro e que poderia me indicar onde adquirir um fora da autorizada?
Grato.:computador:
Eu troquei fora da concessionária, mas foi um parto. O que eu consegui foi trocar a borracha (levei o carro numa lojinha dessas pequenas e o cara achou um que casava a borracha).
martins132
02/02/2015, 14:12
Eu troquei fora da concessionária, mas foi um parto. O que eu consegui foi trocar a borracha (levei o carro numa lojinha dessas pequenas e o cara achou um que casava a borracha).
Obrigado Lolsasquacch.
Pelo jeito vou ter que marchar na CCS mesmo.
Abs.
martins132
02/02/2015, 20:03
A quem interessar, encontrei a palheta original numa empresa de Curitiba por R$ 31,90. Estou aguardando a entrega. Quando chegar relato aqui.
Endereço: http://www.sulacessorios.com.br/PALHETAS/SUZUKI/palheta-traseira-nova-suzuki-gran-vitara-2008-em-diante-modelo-original-original___510172-SIT.html
MVSEIXAS
02/02/2015, 20:49
Não tem sucata de Grand Vitara por aí?
Obrigado Lolsasquacch.
Pelo jeito vou ter que marchar na CCS mesmo.
Abs.
martins132
02/02/2015, 21:05
Não tem sucata de Grand Vitara por aí?
MVSEIXAS, não cheguei a procurar peças em desmanches por aqui.
Então, não sei.
Mas no caso da palheta, só me serve nova mesmo.
Abs.
Pessoal, alguma dica sobre como proteger o motor desse novo percentual de alcool na gasolina?
Algum aditivo? e em que frequência?
Fora o aumento do preço, ainda vão piorar a qualidade da gasolina...
Pelo menos nossos carros não são de injeção direta, que, pelo que entendi, são os que mais sofrem.
Abs,
guilhermejcp
02/02/2015, 22:54
Pessoal,
pra quem mudou o tamanho do pneu é quer saber qual a calibragem usar, o pneusfcail calcula e envia por e-mail a nova calibragem com base nas informações do pneu original.
http://www.pneusfacil.com.br/encontra_calibragem_pneu.php
Mandei hoje o e-mail. Vamos ver o que vai dar.
TONHO SUZUKI
02/02/2015, 23:25
A quem interessar, encontrei a palheta original numa empresa de Curitiba por R$ 31,90. Estou aguardando a entrega. Quando chegar relato aqui.
Endereço: http://www.sulacessorios.com.br/PALHETAS/SUZUKI/palheta-traseira-nova-suzuki-gran-vitara-2008-em-diante-modelo-original-original___510172-SIT.html
Valeu. Acabei de encomendar também, estava precisando.
GV3-2014
02/02/2015, 23:32
Pessoal, quero trocar os pneus aro 18 que vieram no GV por aro 16. Alguém aqui usa as rodas do new civic? algum problema com esta troca? Tenho dúvidas se haverá algum problema com a roda pois o GV é pelo menos 300kg mais pesado que um civic 2009.
grato
Ricardo
GV3-2014
02/02/2015, 23:34
Dan-Ce, outro dia estive na concessionaria e perguntei isto ao mecanico, ele respondeu que não há motivo de preocupação, nada a ser feito.
abs
Ricardo
Pessoal, alguma dica sobre como proteger o motor desse novo percentual de alcool na gasolina?
Pelo menos nossos carros não são de injeção direta, que, pelo que entendi, são os que mais sofrem.
Abs,
GV3-2014
03/02/2015, 00:27
Olá Freitas,
Vou mudar minhas rodas 18 para 16. Qual você comprou? Sabe quais outras além da que você usa servem no GVIII? Vi em algum post o uso da roda do civic, mas como ele é mais leve 300 kg que a GV fico preocupado se dará certo. Sabe alguma coisa a respeito?
grato,
Ricardo
Olá Guilherme, Não vou por o aro 17, e sim o 245/70 R16 . Já comprei as rodas e estou só esperando o Lift de 30mm da Tecnotrilha chegar e os pneus Yokohama G012 AT. Os pneus devem chegar lá p/ o dia 12 de agosto, aí monto tudo e digo como ficou.
Abraço, atenciosamente, Francisco de Freitas...
Abs,
Dan-ce
Se alguém tiver esta dica que seja o quanto antes.
http://www1.folha.uol.com.br/mercado/2015/02/1583981-governo-eleva-mistura-de-etanol-na-gasolina-para-27.shtml
scgomes
MVSEIXAS
03/02/2015, 09:30
Aqui em SP já vi duas GV III batidas, e praticamente 0 km em desmanches, com peças e acessórios muito novos.
O objetivo da observação (verificar em desmanche), foi ajudar.
Que bom que vc encontrou nova.
Abs.
MVSEIXAS, não cheguei a procurar peças em desmanches por aqui.
Então, não sei.
Mas no caso da palheta, só me serve nova mesmo.
Abs.
martins132
03/02/2015, 15:31
Aqui em SP já vi duas GV III batidas, e praticamente 0 km em desmanches, com peças e acessórios muito novos.
O objetivo da observação (verificar em desmanche), foi ajudar.
Que bom que vc encontrou nova.
Abs.
MVSEIXAS,
Agradeço a pretensão de ajuda e me desculpo se em algum momento pareci rude, não foi minha intenção.
As vezes, na correria, a gente não presta muito atenção no que escreve e acaba gerando algum mal entendido não intencional.
Não sei se foi esse o caso, mas acho que essa é a ideia do Fórum, buscar, oferecer ajuda, trocar experiências.
Um fraterno abraço.
martins132
03/02/2015, 18:26
Valeu. Acabei de encomendar também, estava precisando.
De nada Tonho.
Fico satisfeito em ajudar.
Abs.
Marco Antonio Helio
03/02/2015, 19:47
Pessoal, quero trocar os pneus aro 18 que vieram no GV por aro 16. Alguém aqui usa as rodas do new civic? algum problema com esta troca? Tenho dúvidas se haverá algum problema com a roda pois o GV é pelo menos 300kg mais pesado que um civic 2009.
grato
Ricardo
Ricardo,
Eu instalei as rodas 16 da Pajero IO, ano 2002, série SE. São as rodas Enkei Rally, de competição. Incluí uma foto do meu antigo GV para seu conhecimento. Além da mesma furação do GV, elas têm um off set um pouquinho mais largo. NJão conheço outras que sirvam...
Concordo com você em sua preocupação com as rodas do Civic. A diferença de peso entre os carros e a aplicação são muito diferentes.
Abs,
GV3-2014
04/02/2015, 08:09
Marco,
obrigado pela atenção,
abs
Ricardo
Ricardo,
Eu instalei as rodas 16 da Pajero IO, ano 2002, série SE. São as rodas Enkei Rally, de competição. Incluí uma foto do meu antigo GV para seu conhecimento. Além da mesma furação do GV, elas têm um off set um pouquinho mais largo. NJão conheço outras que sirvam...
Concordo com você em sua preocupação com as rodas do Civic. A diferença de peso entre os carros e a aplicação são muito diferentes.
Abs,
AugustoSC
04/02/2015, 15:16
Oi Pessoal,
Eu também tenho o GVIII 2014 e quero trocar os aros 18'' logo na primeira troca que eu precisar fazer de pneus. Pesquisei aqui no fórum e fora de fórum sobre quais rodas colocar, medidas de pneus, etc. e não vi nada muito esclarecedor do ponto de vista técnico.
Pesquisando, achei uma página http://www.wheel-size.com/size/suzuki/grand-vitara/ aonde pode-se encontrar as medidas das rodas e pneus das diversas gerações do Grand Vitara. Para o GVIII, acredito que não haja diferenças entre as versões mais recentes 2013-2014 para as versões até 2012. No site está diferente, mas eu acredito que seja o que já foi comercializado pela Suzuki.
Para as versões até 2012, temos as seguintes possibilidades de acordo com o site:
Tires for Suzuki Grand Vitara 2012
Diameters: 16'' - 20''
Width (mm): 215 - 245
Tire aspect ratio (%): 40 - 70
Smallest tire size: 215/70 R16
Largest tire size: 245/40 R20
Rims for Suzuki Grand Vitara 2012
Bolt pattern 5x115
Diameter: 16'' - 20'';
Width (inches): 7.5 - 8.5;
Offset (mm): 30 - 47.
Bolt pattern 5x114.3
Diameter: 16'' - 18'';
Width (inches): 6.5 - 8;
Offset (mm): 38 - 45.
Por estas informações, acho que podemos ter uma base do que pode ser colocado no carro.
Por exemplo, seria possível colocar rodas aro 16''/8'' em conjunto com um pneu 245/70.
Pesquisando as especificações das rodas da Pajero 2002, conforme sugestão do Marco Antônio, parece que para a furação do GVIII elas são 16''/6'', o que parece ser a mesma especificação do New Civic, e que realmente cabe no GVIII.
Além das medidas do aro, ainda tem a questão do offset e também da combinação rodas+pneus e o erro que isto vai causar no computador de bordo quanto a km percorridos, velocidade, consumo, etc..
Eu ainda não consegui chegar a uma conclusão sobre o que colocar no meu carro, além do que não é fácil encontrar por aí rodas com a furação adequada ao GVIII, as opções são poucas.
Pensei em criar um tópico específico sobre o assunto, pois acho que isto é fundamental para todo GVIII que anda na terra e não achei informações suficientes neste tópico e no de preparação. Entretanto, preferi seguir na discussão que foi iniciada recentemente.
Será que alguém tem o caminho das pedras pra nós que compramos o GVIII com aro 18''?
Augusto, sugiro manter a troca de informações neste tópico, para melhor pesquisa quando necessária.
AugustoSC
04/02/2015, 17:24
Oi Pessoal,
Complementando a informação anterior, as rodas do GVIII 2014-2015 são 18''x7'' offset 45 e furação 5x114,3 e os pneus que vêm no carro são 225/60 18.
Se eu não estiver muito enganado, aproximadamente o raio do aro+pneu seria 18"/2+225mm*0.6=36,4cm
As rodas da TR4 são 16''x7'', offset 43 e furação 5x114,3, ou seja, parecem que servem perfeitamente para os nossos GVIII.
Com rodas 16'' e um pneu 235/70 o raio do aro+pneu seria de aproximadamente 16''/2+235mm*0.7=36,8cm, ou seja, se não estou fazendo besteira, com estas medidas aro 16'' e pneus 235/70 o carro ficaria praticamente igual a configuração com o raio 18'', no que diz respeito ao raio da roda+pneu, não sendo necessária nenhuma correção de velocímetro ou de km rodados. É isso mesmo?
Everton30
04/02/2015, 19:22
Olá,
Recentemente adquiri uma Grand Vitara 2012, 4x4, manual. Estou pensando em substituir o som original por uma central multi-mídia, alguma sugestão? Obrigado.
GV3-2014
04/02/2015, 20:02
Augusto e demais parceiros do Forum,
Como mencionei acima, também estou procurando uma roda aro 16 para substituir as aro 18 que vieram no carro. Depois de muito pesquisar fui numa loja atrás de uma da tucson e da outlander (como o civic é mais de 300kg mais leve que a GVIII desisti das suas rodas pois fiquei preocupado em exceder a capacidade de carga delas com o GV carrgado para viagens). As furações batem, o offset é bem próximo, porém o diâmetro do furo central do cubo da roda da GVIII é de 60,1 mm de destes outros carros são maiores. Para poder usa-las é necessária uma adaptação: criar um rabaixo nas rodas e encaixar um anel de ferro para poder ajustar a roda ao cubo do GV. Serviço de torneiro mecânico.
O site com as informações sobre as rodas de todos os carros é: www.http://pt.wheel-size.com/.
Tem também dois sites que calculam exatamente o tamanho das rodas+pneus: http://www.pneusfacil.com.br/compare_medidas.php
http://www.pneumix.com.br/conversao-pneus/ (prefiro este).
abs a todos,
Ricardo
Oi Pessoal,
Complementando a informação anterior, as rodas do GVIII 2014-2015 são 18''x7'' offset 45 e furação 5x114,3 e os pneus que vêm no carro são 225/60 18.
Se eu não estiver muito enganado, aproximadamente o raio do aro+pneu seria 18"/2+225mm*0.6=36,4cm
As rodas da TR4 são 16''x7'', offset 43 e furação 5x114,3, ou seja, parecem que servem perfeitamente para os nossos GVIII.
Com rodas 16'' e um pneu 235/70 o raio do aro+pneu seria de aproximadamente 16''/2+235mm*0.7=36,8cm, ou seja, se não estou fazendo besteira, com estas medidas aro 16'' e pneus 235/70 o carro ficaria praticamente igual a configuração com o raio 18'', no que diz respeito ao raio da roda+pneu, não sendo necessária nenhuma correção de velocímetro ou de km rodados. É isso mesmo?
AugustoSC
04/02/2015, 20:58
Oi Ricardo,
Obrigado informações e pelos sites.
Quando você conseguir resolver a troca das rodas posta aqui. Acredito que no final deste ano vou ter que trocar e desde já estou me preparando.
Abraços
GV3-2014
04/02/2015, 22:34
ok Augusto, me lembrei de uma coisa, as rodas da TR4 tem o mesmo problema do furo central muito grande.
abs
Ricardo
Oi Ricardo,
Quando você conseguir resolver a troca das rodas posta aqui. Acredito que no final deste ano vou ter que trocar e desde já estou me preparando.
Abraços
Olá Pessoal!
Um amigo comprou um GV 2014, automático. Em alguns aclives, o câmbio alterna subida e descida de marcha de forma desconfortável mesmo mantendo o acelerador estável.
Pergunto: esta seria uma característica deste modelo? Existe ou já existiu alguma atualização do software deste câmbio?
Obrigado,
Sidnei
GV3-2014
04/02/2015, 23:58
Não há nenhuma atualização de software. Este é um comportamento normal do cambio, quando atinge certa rotção passa para marcha superior. Duas soluções possíveis:
1 - acionar a tecla AT power que fará com que as marchas sejam trocadas em rotações mais elevadas e eliminar o problema;
2 - colocar o cambio em 3ª ou 2ª se a subida for muito forte,
abs
Olá Pessoal!
Um amigo comprou um GV 2014, automático. Em alguns aclives, o câmbio alterna subida e descida de marcha de forma desconfortável mesmo mantendo o acelerador estável.
Pergunto: esta seria uma característica deste modelo? Existe ou já existiu alguma atualização do software deste câmbio?
Obrigado,
Sidnei
Caracteristica dos câmbios automáticos com conversor de torque ou automatizados. Não acontece na transmissão CVT. Conforme já informado, selecionar 3a ou 2a marchas.
AugustoSC
05/02/2015, 14:31
Olá Pessoal!
Obrigado,
Sidnei
Já foi respondido, mas eu gostaria de adicionar que quanto mais se anda no carro, mais você fica acostumado com o câmbio. Por exemplo, mesmo sem colocar o câmbio no modo power, se você pisar com vontade no acelerador ele só troca a marcha em rotações maiores, ao tirar o pé do acelerador muitas vezes o câmbio sobe uma marcha, e assim vai.
O problema é quando temos uma subida forte, por exemplo após uma parada em semáforo, e tem carros lentos a frente. Aí câmbio de apenas 4 marchas sofre. O que eu faço nesse casos é na saída do semáforo deixar em L (só primeira marcha). Se o transito ficar lento, é só deixar em L. Se o trânsito fluir, quando o motor atinge uns 5000 giros eu troco para o 2 e sigo. Esse motor 2.0 reponde bem mesmo de 4000 giros pra cima, então em situações em que se exige torque do motor como em subidas, o ideal e deixar o motor sempre acima do 3500 giros. No caso acima, se for sair em D ou em 2 ou 3, o carro vai sair de primeira, mas na hora que você tirar o pé do acelerador devido ao carro da frente mais lento ele vai jogar a segunda e você perde muita força. Neste momento o carro da frente abre e você acelera, então ele joga a primeira esquelando e logo depois troca pra segunda...Aí fica realmente chato. Portanto, muitas vezes tem que tirar do D e usar o câmbio.
O power pode ajudar em muitos casos, mas nem tanto.
AugustoSC
05/02/2015, 14:56
Voltando ao assunto das rodas 16''.
Achei esta roda original Suzuki http://www.hubcaphaven.com/mm5/merchant.mvc?Screen=PROD&Store_Code=HC&Product_Code=4331&Category_Code=1421
Pena que não dá pra comprar por aqui.
martins132
05/02/2015, 15:44
Prezados,
Recebi a palheta do limpador traseiro.
É idêntica à original e ficou perfeita.
Segundo o fabricante, ela é a mesma para os seguintes veículos: FIAT 500 2012 em diante; FREMONT 2010 em diante; IX35 2010 em diante; PICANTO 2006 em diante e HILUX SW4 89 em diante.
Então, quem tiver disponibilidade de pesquisar em autopeças ou supermercados pode procurar por estes equivalentes vaso não encontre para o GV.
Abs.
Voltando ao assunto das rodas 16''.
Achei esta roda original Suzuki http://www.hubcaphaven.com/mm5/merchant.mvc?Screen=PROD&Store_Code=HC&Product_Code=4331&Category_Code=1421
Pena que não dá pra comprar por aqui.
Augusto, coloquei a mesma roda Enkei Rally 16" que o Marco Antonio Helio usou no seu GV. Uso BF AT 245/70 e vai muito bem. Tão bem que há mais de ano comprei os calços de 35 mm da Tecnotrilha mas ainda não animei a instalar.
Nesse mesmo tópico na página 283 outro colega tem a mesma configuração do meu, mas com lift.
Abraço
lolsasquatch
05/02/2015, 16:11
Prezados,
Recebi a palheta do limpador traseiro.
É idêntica à original e ficou perfeita.
Segundo o fabricante, ela é a mesma para os seguintes veículos: FIAT 500 2012 em diante; FREMONT 2010 em diante; IX35 2010 em diante; PICANTO 2006 em diante e HILUX SW4 89 em diante.
Então, quem tiver disponibilidade de pesquisar em autopeças ou supermercados pode procurar por estes equivalentes vaso não encontre para o GV.
Abs.
Grande informação!
Everton30
05/02/2015, 16:16
Boa Tarde,
Recentemente adquiri uma Grand Vitara 2012, manual, 4x4, e estou gostando bastante. Li muito antes da compra e percebo, agora, que muitas reclamações sobre o veículo são sem fundamento, como por exemplo barulho interno, suspensão dura, consumo excessivo, etc... O carro é bem confortável pra rodar na cidade, tô achando a suspensão bem macia em vista do carro que tinha antes (Polo Sportline hatch) e o consumo com ar desligado e rodando sem pisar muito está ficando na casa dos 10 Km/l, na estrada com o ar ligado e pisando forte ficou na casa de 8 Km/l. No domingo vou testar a tração, irei em uma cachoeira que só é acessível com veículo 4x4, vamos ver como o carro se sai.
Desculpem interromper o assunto sobre rodas e pneus, mas gostaria de esclarecer algumas dúvidas:
1 - Com qual gasolina vocês abastecem??? Comum, aditivada ou podium??? Será que o abastecimento com a gasolina podium da petrobrás é melhor para o motor do GV?
2 - Durante uma viagem recente quase perdi o controle do carro devido a chuva excessiva e o asfalto escorregadio, o carro deu uma rabiada bonita, mas consegui segurar na direção. Nesta situação eu devo acionar o 4H Lock ou mantenho só no 4H?
3 - Qual a marca de central multimídia mais usada no GV?
4 - Por fim, quero trocar os pneus Bridgestone Dueler 687 por um A/T com as mesmas medidas (225, 65, 17), qual vocês recomendariam?
Obrigado.
GV3-2014
05/02/2015, 16:23
Netuno,
boa tarde, voce precisou colocar algum anel no furo central da roda (a da TR4 é maior que a da Grand vitata, certo?)?
Ricardo
Augusto, coloquei a mesma roda Enkei Rally 16" que o Marco Antonio Helio usou no seu GV. Uso BF AT 245/70 e vai muito bem. Tão bem que há mais de ano comprei os calços de 35 mm da Tecnotrilha mas ainda não animei a instalar.
Nesse mesmo tópico na página 283 outro colega tem a mesma configuração do meu, mas com lift.
Abraço
AugustoSC
05/02/2015, 18:56
Oi Everton,
O carro é excelente mesmo, não tenho o que reclamar. Sobre o consumo do seu, está excelente na cidade. O manual tem melhor consumo que o automático, mas voce provavelemente anda no plano e com transito fluído. O meu automático faz 6 km/l na cidade, mas moro em Juiz de Fora que é um terror pra consumo.
Eu abasteço com a a grid da Petrobrás, quando coloco podium tenho a impressão que o consumo sobe um pouco, mas só coloco podium a cada 15 tanques.
Sobre a estabilidade do carro, eu acho excelente, e na chuva o 4H faz a diferença. Acho que no seu caso pode ter sido o estado dos pneus, pois acho a GV mais estável que outros carros que já tive. O 4H lock só deve ser usado em pisos soltos, como terra, cascalho, areia, etc...No asfalto, mesmo molhado eu não indico.
A central original é da clarion.Tenho no meu carro e gosto da qualidade de som, mas o GPS não é dos melhores. Acho que no painel do GV você consegue colocar praticamente qualquer central, então te aconselho a comprar a que te convier mais de uma marca de respeito. Já comprei central do ML que não durou um mês em outro carro que já tive.
Sobre os pneus, ainda não troquei na minha que é aro 18 e veio com o dunlop sport, então não posso opinar.
Abraços
Boa Tarde,
Recentemente adquiri uma Grand Vitara 2012, manual, 4x4, e estou gostando bastante. Li muito antes da compra e percebo, agora, que muitas reclamações sobre o veículo são sem fundamento, como por exemplo barulho interno, suspensão dura, consumo excessivo, etc... O carro é bem confortável pra rodar na cidade, tô achando a suspensão bem macia em vista do carro que tinha antes (Polo Sportline hatch) e o consumo com ar desligado e rodando sem pisar muito está ficando na casa dos 10 Km/l, na estrada com o ar ligado e pisando forte ficou na casa de 8 Km/l. No domingo vou testar a tração, irei em uma cachoeira que só é acessível com veículo 4x4, vamos ver como o carro se sai.
Desculpem interromper o assunto sobre rodas e pneus, mas gostaria de esclarecer algumas dúvidas:
1 - Com qual gasolina vocês abastecem??? Comum, aditivada ou podium??? Será que o abastecimento com a gasolina podium da petrobrás é melhor para o motor do GV?
2 - Durante uma viagem recente quase perdi o controle do carro devido a chuva excessiva e o asfalto escorregadio, o carro deu uma rabiada bonita, mas consegui segurar na direção. Nesta situação eu devo acionar o 4H Lock ou mantenho só no 4H?
4 - Por fim, quero trocar os pneus Bridgestone Dueler 687 por um A/T com as mesmas medidas (225, 65, 17), qual vocês recomendariam?
Obrigado.
http://carros.uol.com.br/noticias/redacao/2015/02/05/maior-fabrica-do-mundo-faz-um-carro-a-cada-10-s-conheca-o-top-10.htm
MVSEIXAS
05/02/2015, 21:33
Prezado Martins,
Fico contente que vc não tenha tido a intenção de ser rude.
Não há do que pedir desculpas, meu caro!
Quando puder, avise se palheta ficou boa.
Abs.
MVSEIXAS,
Agradeço a pretensão de ajuda e me desculpo se em algum momento pareci rude, não foi minha intenção.
As vezes, na correria, a gente não presta muito atenção no que escreve e acaba gerando algum mal entendido não intencional.
Não sei se foi esse o caso, mas acho que essa é a ideia do Fórum, buscar, oferecer ajuda, trocar experiências.
Um fraterno abraço.
AugustoSC
05/02/2015, 22:14
Ricardo,
Realmente precisa da peça para usar os aros com o furo central de 66.1?
Não é o caso de apenas ficar mais chato de colocar a roda no lugar? Depois de aparafusada, qual seria o problema?
Abraços
Galera,
Só para compartilhar...na semana passada fui levar o carro para concessionária...
durante a inspeção do carro, verificaram que na roda dianteira estava faltando 2 porcas da roda.
Ainda bem que não sofri nenhum acidente...o que me disseram é que houve tentativa de furto da roda e parece que não deu tempo.
Abs
martins132
05/02/2015, 22:52
Prezado Martins,
Fico contente que vc não tenha tido a intenção de ser rude.
Não há do que pedir desculpas, meu caro!
Quando puder, avise se palheta ficou boa.
Abs.
Prezado MSEIXAS,
Ficou idêntica à original!:euforico:
Abs.
Oi Everton,
O carro é excelente mesmo, não tenho o que reclamar. Sobre o consumo do seu, está excelente na cidade. O manual tem melhor consumo que o automático, mas voce provavelemente anda no plano e com transito fluído. O meu automático faz 6 km/l na cidade, mas moro em Juiz de Fora que é um terror pra consumo.
Eu abasteço com a a grid da Petrobrás, quando coloco podium tenho a impressão que o consumo sobe um pouco, mas só coloco podium a cada 15 tanques.
Sobre a estabilidade do carro, eu acho excelente, e na chuva o 4H faz a diferença. Acho que no seu caso pode ter sido o estado dos pneus, pois acho a GV mais estável que outros carros que já tive. O 4H lock só deve ser usado em pisos soltos, como terra, cascalho, areia, etc...No asfalto, mesmo molhado eu não indico.
A central original é da clarion.Tenho no meu carro e gosto da qualidade de som, mas o GPS não é dos melhores. Acho que no painel do GV você consegue colocar praticamente qualquer central, então te aconselho a comprar a que te convier mais de uma marca de respeito. Já comprei central do ML que não durou um mês em outro carro que já tive.
Sobre os pneus, ainda não troquei na minha que é aro 18 e veio com o dunlop sport, então não posso opinar.
Abraços
Oi amigo, a sua central Clarion apresenta ruídos no painel?
Pergunto isso, pois coloquei uma Pioneer que foi só alegria no começo, mas depois de alguns meses começaram uns grilos no painel da central que melhoram um pouco com a colocação de adesivos, mas que acabam voltando em seguida.
Sou muito chato com isso e penso em trocar a central só por essa razão.
Pessoal, coloquei recentemente palhetas bosch (aerotwin) no parabrisa dianteiro. até agora nao pude testar direito, pois nada de chuva aqui no CE. mas logo que testar, coloco as impressoes.
Pessoal, se puderem, favor passar o telefone de sucatas com GVIII.
To querendo trocar o parasol do motorista que custa 300,00 R$ novo.
AugustoSC
06/02/2015, 08:18
Dan-ce,
Em relação a central original da Clarion, por enquanto nada de grilos e ruídos no painel. Meu carro veio de fábrica com ela.
lolsasquatch
06/02/2015, 08:21
Pessoal, se puderem, favor passar o telefone de sucatas com GVIII.
To querendo trocar o parasol do motorista que custa 300,00 R$ novo.
Vai no Mercado Livre e procura por "sucata Grand Vitara". Tem umas quantas.
romeroborges
06/02/2015, 08:25
Boa Tarde,
Obrigado.
caro everton
o problemas da perda de controle é dos pneus bridgestone, são péssimos, troquei os meus pelos Yokohama Geolander G!2, na mesma medida original, só alegria...tambem perdi o controle uma vez com uma pista umida (não molhada) quando o carro tinha 4000 km. troque logo, voce vai ter mais segurança, alem do pneu ser A/T, já pode pegar uma terrinha.
romero
Marcio Nogueira
06/02/2015, 09:44
Galera,
Só para compartilhar...na semana passada fui levar o carro para concessionária...
durante a inspeção do carro, verificaram que na roda dianteira estava faltando 2 porcas da roda.
Ainda bem que não sofri nenhum acidente...o que me disseram é que houve tentativa de furto da roda e parece que não deu tempo.
Abs
Coloquei as porcas da McGard no meu carro faz tempo.
http://www.antifurtorodas.com.br/
Marcio Nogueira
06/02/2015, 09:50
À galera que está perguntando sobre o aro 16, estou usando a roda do Sportage.
Veja meu depoimento na página 550: http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/50890-novo-grand-vitara-09-a-550.html
O Freitas também seguiu a minha dica e, até onde sei, está satisfeito.
E, de minha parte, é só alegria.
Good luck! :concordo:
GV3-2014
06/02/2015, 09:55
Márcio,
bom dia,
estou procurando uma roda 16 para colocar. O furo central da sportage é igual ou maior ao da GV? Você fez alguma adaptação ou colocou algum anel para ajustar o furo central?
grato, abs
Ricardo
À galera que está perguntando sobre o aro 16, estou usando a roda do Sportage.
Veja meu depoimento na página 550: http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/50890-novo-grand-vitara-09-a-550.html
O Freitas também seguiu a minha dica e, até onde sei, está satisfeito.
E, de minha parte, é só alegria.
Good luck! :concordo:
Marcio Nogueira
06/02/2015, 10:38
Márcio, bom dia.
Estou procurando uma roda 16 para colocar. O furo central da sportage é igual ou maior ao da GV? Você fez alguma adaptação ou colocou algum anel para ajustar o furo central?
Nenhuma adaptação. Foi trocar uma pela outra. Todos os testes foram feitos na loja. Queria ter a certeza de que a pinça do freio não iria raspar na parte interna da roda. Deu tudo certo.
eduardo.reis68
06/02/2015, 10:48
Bom dia, pessoal!!
De uns 20 dias pra cá, quando faço curvas apareceram uns rangidos na traseira do meu GV. Alguém que tenha passado por isso sabe o que é?
Agradeço quem puder ajudar.
Abs
Netuno,
boa tarde, voce precisou colocar algum anel no furo central da roda (a da TR4 é maior que a da Grand vitata, certo?)?
Ricardo
Ricardo, só coloquei umas calotinhas com o logo da Suzuki, para proteção contra poeira, lama... Comprei no ML.
Abs
GV3-2014
06/02/2015, 13:02
Márcio e Netuno,
obrigado pelas respostas, minha insistência no assunto se deve a videos e informações da internet alertando sobre o furo central da roda de tamanho adequado, pois é ele que deve sustentar a roda, os parafusos são somente para manter a roda presa. As rodas que vocês estão usando possuem furo central maior que o da GV, sem o anel há o risco de quebra de parafusos. Vejam o video e o site da bestcars,
https://www.youtube.com/watch?v=R_X1piJiKls
http://bestcars.uol.com.br/cons-ane.htm
abs
Ricardo
Nenhuma adaptação. Foi trocar uma pela outra. Todos os testes foram feitos na loja. Queria ter a certeza de que a pinça do freio não iria raspar na parte interna da roda. Deu tudo certo.
Marcio Nogueira
06/02/2015, 14:05
As rodas que vocês estão usando possuem furo central maior que o da GV.
Onde encontrou essa informação? Poderia postar o link da fonte?
GV3-2014
06/02/2015, 14:35
Ricardo, só coloquei umas calotinhas com o logo da Suzuki, para proteção contra poeira, lama... Comprei no ML.
Abs
Onde encontrou essa informação? Poderia postar o link da fonte?
Márcio,
coloquei este endereço no meu post da pag 645
alias, lá o endereço está com um pequeno erro, o correto é: http://pt.wheel-size.com/size/ (sem www).
Tem referências de todos os tipos de rodas, o da Kia Sportage é:
http://pt.wheel-size.com/size/kia/sportage/ selecione o ano do modelo, mas por algumas que eu ví são todas com CB (que é a medida do furo central) de 67,1mm. A da GV possui furo central de 60,1mm.
abs
Ricardo
GV3-2014
06/02/2015, 14:43
Pessoal,
a propósito, fui numa loja ver umas rodas hoje e me mostraram uns aneis centralizadores de PLÁSTICO (coloridos) que vão servir apenas para facilitar a colocação dos parafusos nas rodas, eles não tem nenhuma capacidade mecânica de sustentar o peso do carro, existem aneis de alumínio para vender no mercado livre e em algumas lojas, fica a dica,
abs
Ricardo
Abs
Márcio,
coloquei este endereço no meu post da pag 645
alias, lá o endereço está com um pequeno erro, o correto é: http://pt.wheel-size.com/size/ (sem www).
Tem referências de todos os tipos de rodas, o da Kia Sportage é:
http://pt.wheel-size.com/size/kia/sportage/ selecione o ano do modelo, mas por algumas que eu ví são todas com CB (que é a medida do furo central) de 67,1mm. A da GV possui furo central de 60,1mm.
abs
Ricardo
Márcio e Netuno,
obrigado pelas respostas, minha insistência no assunto se deve a videos e informações da internet alertando sobre o furo central da roda de tamanho adequado, pois é ele que deve sustentar a roda, os parafusos são somente para manter a roda presa. As rodas que vocês estão usando possuem furo central maior que o da GV, sem o anel há o risco de quebra de parafusos. Vejam o video e o site da bestcars,
https://www.youtube.com/watch?v=R_X1piJiKls
http://bestcars.uol.com.br/cons-ane.htm
abs
Ricardo
Ola turma vou aproveitar este espaço:
estou vendendo meu GVIII, com tristeza, mas estou viajando muito, fiz algumas contas e vou partir para um veiculo a diesel..
dados do companheiro: Modelo 2009, mecânico, 4x4, 492146492147492148bancos de couro original suzuki, 163000 km, revisões realizadas na Via Natsu (concessionária suzuki em BH), estou com ele deste os 3.500Km, anunciei nos classificados do fórum, mas vou colocar algumas fotos, quem quiser mais detalhes entre em contato. estou pedindo R$ 43.000,00
Everton30
06/02/2015, 16:08
Obrigado pelas respostas AugustoSC e Romeroborges, ainda estou aprendendo a lidar com a maquina e este fórum e o conselho dos mais experientes estão me ajudando muito.
Abço.
AugustoSC
06/02/2015, 16:21
Oi Ricardo,
Segue um link com um texto que achei mais embasado que o vídeo do youtube.
http://www.gsmrodas.com.br/aneis_centralizadores
Acho que a grande questão é a roda ficar montada corretamente centralizada em relação ao eixo, entretanto, com cinco parafusos, me parece pouco provável que seja possível montar a roda descentralizada.
Mesmo a anel sendo de alumínio, se houvesse realmente tensão ali ele não aguentaria. Veja que no vídeo o anel é de plástico.
De qualquer forma, se eu vier a trocar as rodas do carro, usarei esses anéis de alumínio.
Abs,
Pessoal só pode ser Brincadeira.
Quero ver como a GV vai se comportar.
Sera que vai?
http://www.car.blog.br/2015/02/anfavea-carros-nao-flex-terao-que-usar.html
scgomes
Pessoal, estou para pegar um GV4x4 aut 2015, mas estou com uma dúvida sobre essa nova gasolina com 27,5% de alcool, será que pelo fato da GV nao ser flex, podemos ter problemas?
felippetti
07/02/2015, 21:08
(...)
Pessoal, coloquei recentemente palhetas bosch (aerotwin) no parabrisa dianteiro. até agora nao pude testar direito, pois nada de chuva aqui no CE. mas logo que testar, coloco as impressoes.
To usando AeroTwin tb... Já peguei uns dilúvios e as palhetas mandam muito bem!
felippetti
07/02/2015, 21:20
Vai... bota pneu maior... levanta a suspensão, que fica legal! E depois se mata pra botar as bikes no teto, seu cabeçudo... kkkkkkkkkkk...
GV3-2014
07/02/2015, 21:43
Augusto, boa noite,
pesquisei bastante e a única roda que serve PERFEITAMENTE na GV é a da RAV4, possui furação 5x114,3 o furo central é igual ao da GV, 60,1mm, e o offset é de 38mm, sete a menos que a GV, creio que não fará diferença. A única questão é que esta roda é mosca branca, mas se garimpar bastante é capaz de encontrar um jogo completo acessível.
Acabei colocando as aro 17 originais da GV mesmo, não é o ideal mas já ajuda muito na ampliação da diversidade de pneus para colocar. Comprei 5 rodas zeradas por R$ 1000,00 em São Paulo numa loja chamada Old Garage. Fui buscar em mãos, mas ele envia pelo correio. Ele tem vários anuncios no mercado livre, foi lá que o encontrei. Ele disse que tem mais um jogo de aro 17 da GV.
Apesar dos cinco parafusos poderem sustentar a roda, como devem estar fazendo em muitos carros por ai, depois que eu li a respeito da função do furo central fiquei preocupado com a situação. Em viagens ando com o carro cheio de bagagem, 4 ou 5 pessoas, e não gostaria de ter possíveis problemas com as rodas por causa disto.
Abs,
Ricardo
Oi Ricardo,
Abraços
Bobagem! 2% a mais ou 2% a menos de etanol numa gasolina que já está adicionada com 25%, não fará a menor diferença, seja no consumo ou seja na durabilidade do motor. As margens de segurança dos fabricantes vão muito além disto quando "tropicalizam" os propulsores utilizados na "terra brasilis, reino das falsificações e adulterações". Consideram, inclusive, a adição de solventes, muito comum na "porcalina" brasileira". A Anfavea é a associação NACIONAL de produtores de veículos e todos os seu modelo são flex, pouca coisa das montadoras filiadas a esta entidade é importada com motor monocombustível, quantidade insignificante. Isto é pura guerra comercial contra as importadoras.
Experiência Off Road
07/02/2015, 22:07
Tenho usado 32 libras, cidade e estrada. Pneu Kumho Road Venture APT KL51 225/65 17.
Comprei minha GV III V6 08/09 há 01 mês. Os pneus são os Bridgestone Dueler 470 e estão novos. Estou rodando com 30 psi e estou achando o carro muito duro. Alguém recomenda pneus mais macios?
felippetti
07/02/2015, 22:18
Finalmente consegui uma forma de fixar o iPhone no suporte do GPS OEM... Agora ficou bala o cockpit!
guilhermejcp
07/02/2015, 23:13
Comprei minha GV III V6 08/09 há 01 mês. Os pneus são os Bridgestone Dueler 470 e estão novos. Estou rodando com 30 psi e estou achando o carro muito duro. Alguém recomenda pneus mais macios?
Quando eu comprei o carro também estava com os pneus originais. Achava ele duro, cantava em qualquer curva e na chuva parecia que sairia da pista toda hora. Resumindo, não estava gostando do carro de jeito nenhum. Pensei até em devolver já que o dono da concessionária disse que pegaria de volta se eu não gostasse.
Fiz uma viagem de 1500km e resolvi trocar os pneus, antes mesmo que acabassem (21mil km) pois estava realmente ruim ficar andando no carro. Coloquei os yokohama. Parecia outro carro. Macio, não fazia barulho nenhum, nem em curvas e a estabilidade melhorou 100% principalmente na chuva, terra e barro. Foi quando comecei a tomar gosto pelo carro de novo.
E não estou exagerando não, pode pesquisar na Net, esses pneus que veem são muito ruins ou pelo menos, não se deram bem com o GV.
guilhermejcp
07/02/2015, 23:29
Gostaria de saber de quem já tirou a aquela peça preta debaixo do para-choque dianteiro, se ao passar em poça d'água o carro joga menos água no vidro.
Já discutimos aqui isso, mais no começo do fórum, o quanto de água que o GV3 joga pra frente e não pro lado, mas é uma característica dele e de carro mais jipes.
Hoje peguei um chuvão que a estrada virou rio. E eu praticamente não conseguia andar por falta de visibilidade, pois a questão de estabilidade tava tranquila (acaba que você passa os outros carros com facilidade tamanha a segurança que o GV3 transmite).
Acabei parando um pouco (não sei nem o que estava pior, a chuva a patroa ao lado reclamando). E enquanto estava parado esperando o "rio" diminuir, vi outros carros passando e pouca água vai parar no para-brisa.
Se alguém fez o teste e deu certo, me avise que vou tirar essa peça também. Questão até de segurança.
Experiência Off Road
07/02/2015, 23:48
Quando eu comprei o carro também estava com os pneus originais. Achava ele duro, cantava em qualquer curva e na chuva parecia que sairia da pista toda hora. Resumindo, não estava gostando do carro de jeito nenhum. Pensei até em devolver já que o dono da concessionária disse que pegaria de volta se eu não gostasse.
Fiz uma viagem de 1500km e resolvi trocar os pneus, antes mesmo que acabassem (21mil km) pois estava realmente ruim ficar andando no carro. Coloquei os yokohama. Parecia outro carro. Macio, não fazia barulho nenhum, nem em curvas e a estabilidade melhorou 100% principalmente na chuva, terra e barro. Foi quando comecei a tomar gosto pelo carro de novo.
E não estou exagerando não, pode pesquisar na Net, esses pneus que veem são muito ruins ou pelo menos, não se deram bem com o GV.
Legal! Realmente estou querendo trocar os pneus. E esses Dunlop, o que acha? Quero colocar uns pneus AT. Pena que a BF não tem a medida 225/65R17.
Pessoal, pra GV 2015, com essa porcaria de aro 18, tem algum pneu mais fora de estrada pra indicar? ou vale mais a pena comprar um jogo de aro 16 ou 17?
GV3-2014
08/02/2015, 02:12
Na medida 225/65r17 tem o Yokohama Geolandar G012 A/T-S
tem também o Toyo Open Country A/t, tem Pirelli Scorpion ATR, AT-771 Bravo Maxxis, Fortera Confortred Goodyear e outros não AT.
Se quiser ver opções em outras medidas olhe no site http://www.pneusfacil.com.br/. É so colocar as medidas de interesse e o site lista todos os pneus disponíveis nelas,
abs
Ricardo
Legal! Realmente estou querendo trocar os pneus. E esses Dunlop, o que acha? Quero colocar uns pneus AT. Pena que a BF não tem a medida 225/65R17.
GV3-2014
08/02/2015, 02:17
Pessoal, pra GV 2015, com essa porcaria de aro 18, tem algum pneu mais fora de estrada pra indicar? ou vale mais a pena comprar um jogo de aro 16 ou 17?
Dan-RJ,
Esta decisão da Suzuki de colocar roda aro 18 já mostra como ela esta vendo o SUV como carro apenas urbano, tanto é que o novo Vitara não tem reduzida...
Realmente não temos no Brasil pneus aro 18 A/T. Hoje mesmo comprei rodas aro 17 originais da GV para poder colocar pneus AT. Paguei R$ 200,00 em cada roda.
Para este aro, e usando a medida original dele (225/65r17) tem o Yokohama Geolandar G012 A/T-S o Toyo Open Country A/t, o Pirelli Scorpion ATR, AT-771 Bravo Maxxis, Fortera Confortred Goodyear e outros não AT.
Se quiser ver opções em outras medidas olhe no site http://www.pneusfacil.com.br/. É so colocar as medidas de interesse e o site lista todos os pneus disponíveis nelas,
abs
Ricardo
AugustoSC
08/02/2015, 11:01
Anibal,
Eu também acho que 25 para 27 não é grave, mas os 25 já são demais e o pior é o que isso sinaliza, ou seja, daqui a pouco vai pra 30 e num futuro não muito distante estaremos com 50...
Lamentável não termos nem a opção de colocar uma gasolina, mesmo que fosse mais cara, mas nos padrões europeus de octanagem e composição.
Pagar mais de 4 reais numa podium com 25% de alcool é que não faz sentido.
Bobagem! 2% a mais ou 2% a menos de etanol numa gasolina que já está adicionada com 25%, não fará a menor diferença, seja no consumo ou seja na durabilidade do motor. As margens de segurança dos fabricantes vão muito além disto quando "tropicalizam" os propulsores utilizados na "terra brasilis, reino das falsificações e adulterações". Consideram, inclusive, a adição de solventes, muito comum na "porcalina" brasileira". A Anfavea é a associação NACIONAL de produtores de veículos e todos os seu modelo são flex, pouca coisa das montadoras filiadas a esta entidade é importada com motor monocombustível, quantidade insignificante. Isto é pura guerra comercial contra as importadoras.
AugustoSC
08/02/2015, 11:11
Oi Ricardo,
Obrigado pelas informações. O preço que você conseguiu foi excelente.
Eu também fico preocupado com as características originais do carro, mas quero colocar realmente aro 16.
Estou pendendo para as rodas do sportage que tem alguma oferta no ML e vou colocar os aneis centralizadores de alumínio quando chegar a hora da troca.
Abraços, Augusto
guilhermejcp
08/02/2015, 12:34
É difícil comparar pneu H/T com os AT pois o comportamento é um pouco diferente.
Minha opinião do pouco que andei com os dunlop. É muito melhor que os originais mas pior que os Yokohama, que pra mim são os top's de linha no Brasil (junto com Michellin).
Ainda não tive coragem de andar como andava com os Yokohama, não senti segurança pra isso. Agora, pra chuva, estão no mesmo nível dos yoko. Muito bom mesmo, gruda no chão.
Resumindo, se fosse comprar de novo, pegaria os Dunlop outra vez. Acho que a diferença quase R$1.000,00 por pneu entre as duas marcas não vale a pena e a durabilidade é a mesma.
guilhermejcp
08/02/2015, 12:45
Pessoal,
pra quem está querendo comprar rodas, dá uma olhada no tópico deste fórum.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/109494-preparando-grand-vitara-2012-para-off-road-4.html
Anibal,
Eu também acho que 25 para 27 não é grave, mas os 25 já são demais e o pior é o que isso sinaliza, ou seja, daqui a pouco vai pra 30 e num futuro não muito distante estaremos com 50...
Lamentável não termos nem a opção de colocar uma gasolina, mesmo que fosse mais cara, mas nos padrões europeus de octanagem e composição.
Pagar mais de 4 reais numa podium com 25% de alcool é que não faz sentido.
Augusto, concordo com você, a preocupação é que "de grão em grão a galinha enche o papo", ou seja: "de ml em ml a gasolina do litro desaparece e vira tudo álcool.". :shock:
Vai... bota pneu maior... levanta a suspensão, que fica legal! E depois se mata pra botar as bikes no teto, seu cabeçudo... kkkkkkkkkkk...
Eu que tenho 1,66 m teria que carregar escada pra coloca e tirar a bike, prefiro usar o suporte do pneu alem de bike carrega outras tralhas e achei mais pratico.
492386
scgomes
Experiência Off Road
08/02/2015, 19:23
Dan-RJ,
Esta decisão da Suzuki de colocar roda aro 18 já mostra como ela esta vendo o SUV como carro apenas urbano, tanto é que o novo Vitara não tem reduzida...
Realmente não temos no Brasil pneus aro 18 A/T. Hoje mesmo comprei rodas aro 17 originais da GV para poder colocar pneus AT. Paguei R$ 200,00 em cada roda.
Para este aro, e usando a medida original dele (225/65r17) tem o Yokohama Geolandar G012 A/T-S o Toyo Open Country A/t, o Pirelli Scorpion ATR, AT-771 Bravo Maxxis, Fortera Confortred Goodyear e outros não AT.
abs
Ricardo
:palmas:Obrigado pelas informações Ricardo. Abs. Samuel
GV3-2014
08/02/2015, 23:39
Oi Ricardo,
Obrigado pelas informações. O preço que você conseguiu foi excelente.
Eu também fico preocupado com as características originais do carro, mas quero colocar realmente aro 16.
Estou pendendo para as rodas do sportage que tem alguma oferta no ML e vou colocar os aneis centralizadores de alumínio quando chegar a hora da troca.
Abraços, Augusto
Augusto,
O local onde comprei as rodas tinha muitas outras, e como ele mudou de lugar, a loja dele esta nos jardins em SPaulo, creio que o espaço diminuiu e ele está liquidando algumas delas. Tem outras rodas por R$ 200,00 tbém, inclusive da hyundai.
O endereço do anuncio da roda que eu comprei é:
http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-612323981-rodas-suzuki-vitara-aro-17-crvazeratucsonrav4triton--_JM
Todos os produtos dele no ML:
http://lista.mercadolivre.com.br/_CustId_6159956
e o site dele:
http://www.oldgarage.com.br/
Se vocÊ ver alguma coisa que interessa pode pagar e retirar em mãos se for a SP.
Vi mais um site interessante sobre a questão da roda, porém é em inglês:
http://tires.about.com/od/understanding_wheels/a/hub-centric-vs-lug-centric-wheels.htm
bem é isto,
abs
Ricardo
GV3-2014
08/02/2015, 23:46
:palmas:Obrigado pelas informações Ricardo. Abs. Samuel
Samuel,
hoje "descobri" um outro pneu, acho que vou coloca-lo, é o Dunlop aro 17 - 225/65R17 - GRANDTREK AT3 - 102H , tem gente aqui no forum que usa ele e fala bem (guilhermejcp), o preço dele é bom, dá pra consegui-lo na internet por uns R$ 520,00.
abs
Ricardo
Samuel,
hoje "descobri" um outro pneu, acho que vou coloca-lo, é o Dunlop aro 17 - 225/65R17 - GRANDTREK AT3 - 102H , tem gente aqui no forum que usa ele e fala bem (guilhermejcp), o preço dele é bom, dá pra consegui-lo na internet por uns R$ 520,00.
abs
Ricardo
Fala pessoal.
atualmente uso Continental LX2 crosscontact.
foi na faixa de R$ 750,00.
por emquanto se mostraram superiores que os originais.
Abs!
Luis Artur - SP
09/02/2015, 16:34
É difícil comparar pneu H/T com os AT pois o comportamento é um pouco diferente.
Minha opinião do pouco que andei com os dunlop. É muito melhor que os originais mas pior que os Yokohama, que pra mim são os top's de linha no Brasil (junto com Michellin).
Ainda não tive coragem de andar como andava com os Yokohama, não senti segurança pra isso. Agora, pra chuva, estão no mesmo nível dos yoko. Muito bom mesmo, gruda no chão.
Resumindo, se fosse comprar de novo, pegaria os Dunlop outra vez. Acho que a diferença quase R$1.000,00 por pneu entre as duas marcas não vale a pena e a durabilidade é a mesma.
Guilherme, acho que a diferença de $$ não da tudo isso. Paguei R$ 1000/cada Yokohama G12 AT 235/65/17. Acho que a diferença de desempenho entre as marcas ta na terra, o desenho desse G12, principalmente na lama é fantástico.
Abs
Everton30
09/02/2015, 17:07
Felippetti,
O painel de sua viatura ficou bem bacana, qual a central multimídia que você está usando? Qual sua opinião sobre ela (GPS)? Como fez a adaptação do iphone no console central? Na minha não é possível abrir esse compartimento, acho que só na 3.2 V6 que temos essa possibilidade, certo?
Abço.
felippetti
09/02/2015, 18:39
Felippetti,
O painel de sua viatura ficou bem bacana, qual a central multimídia que você está usando? Qual sua opinião sobre ela (GPS)? Como fez a adaptação do iphone no console central? Na minha não é possível abrir esse compartimento, acho que só na 3.2 V6 que temos essa possibilidade, certo?
Abço.
Everton,
Utilizo central multimídia Caska (CA-106A Premium). Gosto mais de utilizar o Waze, mas o iGo da central não é ruim, mesmo estando com o mapa um pouco desatualizado. Recomendo!
O compartimento é possível de ser instalado em qualquer GV, pois é original Suzuki - só tem que importar. O part number é 990B0-35019 - só tem que ter coragem de cortar o teu painel original para encaixar esta peça nele... =)
Boa sorte!
Rafael
eder oliveira
09/02/2015, 19:14
Samuel,
abs
Ricardo
GV3, estou usando este dunlop na minha tracker há 10 meses, já rodei 16 mil km e os pneus tão parecendo novos. Um ótimo custo benefício. Muito bom na terra e no asfalto.
GV3-2014
09/02/2015, 19:17
Everton,
Utilizo central multimídia Caska (CA-106A Premium). Gosto mais de utilizar o Waze, mas o iGo da central não é ruim, mesmo estando com o mapa um pouco desatualizado. Recomendo!
O compartimento é possível de ser instalado em qualquer GV, pois é original Suzuki - só tem que importar. O part number é 990B0-35019 - só tem que ter coragem de cortar o teu painel original para encaixar esta peça nele... =)
Boa sorte!
Rafael
Felippetti,
Tem alguma marcação por dentro do painel para ajudar a fazer a furação ou vc furou por cima mesmo? abs Ricardo
guilhermejcp
09/02/2015, 20:24
Guilherme, acho que a diferença de $$ não da tudo isso. Paguei R$ 1000/cada Yokohama G12 AT 235/65/17. Acho que a diferença de desempenho entre as marcas ta na terra, o desenho desse G12, principalmente na lama é fantástico.
Abs
Luís,
realmente encontra-se mais barato, na casa dos R$1.100,00 por aqui. Porém quando fui comprar o rapaz me disse que sairia R$1.4000,00 cada para trazer dentro do prazo para eu viajar (dois dias). Olhei também os Michellin LXAt2 que falam muito bem dele na net e o valor era bem próximo disso. Pra mim, só valeria colocar um pneu desses se a durabilidade fosse muito maior que os outros (no meu caso os yoko que duraram 41.500km) ou a diferença fosse até R$200,00.
felippetti
09/02/2015, 20:53
Felippetti,
Tem alguma marcação por dentro do painel para ajudar a fazer a furação ou vc furou por cima mesmo? abs Ricardo
Não tem marcação... Meça duas vezes, corte uma...
Everton,
Boa sorte!
Rafael
felippetti
Uso também caska Premium mas retirei o igô e coloquei o igô primo e bem mais informativo e funcional.
Obrigado.
scgomes
GV3-2014
09/02/2015, 21:37
GV3, estou usando este dunlop na minha tracker há 10 meses, já rodei 16 mil km e os pneus tão parecendo novos. Um ótimo custo benefício. Muito bom na terra e no asfalto.
Eder, este pneu vai bem também na chuva, no asfalto, tem boa aderência? E quanto à aquaplanagem? Já usou ele na lama?
Ultimas perguntas antes de compra-los.....
grato,
abs
Ricardo
Pessoal, comprei os LTX/AT2 245/65/17R há mais de 1 ano por aprox 850,00 R$ e agora em meados de novembro/2014, comprei o step por aprox 920,00 R$. Sempre com NF, certificado de garantia, etc...
felippetti
09/02/2015, 22:43
felippetti
Uso também caska Premium mas retirei o igô e coloquei o igô primo e bem mais informativo e funcional.
Obrigado.
scgomes
interessante... tem o procedimento em algum lugar?
Experiência Off Road
09/02/2015, 23:25
Olá! Muito boas as informações! Hoje quero um pneu mais macio para a cidade e que dê um ar mais agressivo. Vou rodar 99% na cidade e quero dar uma cara de mais bravo. Abs Samuel
GV3-2014
10/02/2015, 02:29
Para quem estiver procurando pneu para comprar:
1 - Pneu Dunlop AT3 Grandtrek 225/65R17 102H - R$ 539,00 comprando 4 e pagando no boleto na www.itaro.com.br (via oferta no www.buscape.com.br)
2 - Pneu 225/65R17 Yokohama G012 A/T-S 102H - R$ 653,60 à vista com desconto Boleto Online / valor unitário na http://www.guaporepneus.com.br/
Ambos os sites possuem algumas reclamações no www.reclameaqui.com.br, vale a pena conferir.
Eu comprei 5 Grandtrek AT3 na Itaro, assim que chegarem aviso aqui no Forum,
abs
eder oliveira
10/02/2015, 21:39
Eder, este pneu vai bem também na chuva, no asfalto, tem boa aderência? E quanto à aquaplanagem? Já usou ele na lama?
Ultimas perguntas antes de compra-los.....
grato,
abs
Ricardo
Ricardo, desculpe pela demora na resposta, já peguei chuvas fortes viajando e nunca tive problema de aquaplanagem.
Como não faço trilhas radicais, o que poço te dizer é que em estradinhas de terra com lama, passa tranquilo. Como te disse, para o meu estilo de condução é um ótimo custo beneficio, e além disso tem um desenho muito agressivo.
Até mais.
GV3-2014
10/02/2015, 23:34
Ricardo, desculpe pela demora na resposta, já peguei chuvas fortes viajando e nunca tive problema de aquaplanagem.
Como não faço trilhas radicais, o que poço te dizer é que em estradinhas de terra com lama, passa tranquilo. Como te disse, para o meu estilo de condução é um ótimo custo beneficio, e além disso tem um desenho muito agressivo.
Até mais.
Eder, obrigado pela atenção, agora já sou mais um a usar este pneu (o meu ainda vai chegar)!! Depois posto minhas experiências,
abs
Ricardo
Galera,
vocês que conhecem tudo de GV... Pretendo pegar o carro para uso 80% urbano e fazer umas viagens pro nordeste , pegar areia fofa , dunas e oq aparecer pela frente. O Controle de tração ou Bloqueio de diferencial (dianteiro ou traseiro) fazem muita falta? Caso o GV fique em "X" da pra sair ou só voltando pegando embalo e passando forte?
Vi um video onde o cara diz que em algumas situações de X, da pra sair "bombando o freio do mão e acelerando ao mesmo tempo" segue o link:
https://www.youtube.com/watch?v=PkfupUI2xj0
leoventura
11/02/2015, 21:21
Galera,
vocês que conhecem tudo de GV... Pretendo pegar o carro para uso 80% urbano e fazer umas viagens pro nordeste , pegar areia fofa , dunas e oq aparecer pela frente. O Controle de tração ou Bloqueio de diferencial (dianteiro ou traseiro) fazem muita falta? Caso o GV fique em "X" da pra sair ou só voltando pegando embalo e passando forte?
Vi um video onde o cara diz que em algumas situações de X, da pra sair "bombando o freio do mão e acelerando ao mesmo tempo" segue o link:
Dan,
Eu atolei e fiquei em X nas dunas próximas à lagoa de Jacumã (Extremox - RN). Não estava preocupado pq o carro estava cheio e foi justamente essa galera que cavou pra sair. O que fiz foi mandar o pessoal empurrar para baixo a parte da frente do carro que estava a uns 50cm do solo. Engatei a reduzida e quando o pneu tocava o solo eu tracionava. Saí com certa facilidade em relação ao tamanho do buraco que fiz na areia. Ficou na altura da porta. Tanto que não dava pra abrir a porta do motorista. Como não sabia dessas técnicas (a do freio com o pé esquerdo - câmbio automático - e pé no acelerador alternados e essa do freio de mão), fiz isso.
Abs.
Dan,
Eu atolei e fiquei em X nas dunas próximas à lagoa de Jacumã (Extremox - RN). Não estava preocupado pq o carro estava cheio e foi justamente essa galera que cavou pra sair. O que fiz foi mandar o pessoal empurrar para baixo a parte da frente do carro que estava a uns 50cm do solo. Engatei a reduzida e quando o pneu tocava o solo eu tracionava. Saí com certa facilidade em relação ao tamanho do buraco que fiz na areia. Ficou na altura da porta. Tanto que não dava pra abrir a porta do motorista. Como não sabia dessas técnicas (a do freio com o pé esquerdo - câmbio automático - e pé no acelerador alternados e essa do freio de mão), fiz isso.
Abs.
Entendi,
vendo o vídeo parece que da pra sair, da trabalho mas sai... Como vou fazer essa viagem com a patroa não vou ter "galera" pra ajudar, mas pelo visto não é muito comum acontecer de ficar em X em areia hehehe...
Marcio Nogueira
11/02/2015, 23:15
O colega Carlos Bandeira já havia postado este vídeo com a técnica de frenagem com o pé esquerdo (veículos com câmbio automático) para sair de situações de "X". Ajuda bastante.
http://youtu.be/L85t5WLCK84
Muito bom!!!
Agora estou mais tranquilo, se não tem bloqueio ou controle de tração a gente vai na "categoria" hehehehe!!
muito obrigado pela ajuda, não vejo a hora de pegar meu GV.
Pintou outra dúvida, será que o sistema "BOS" não atrapalha a tentativa de acelerar freando?
BOS:Brake Override System - Cancelamento da aceleração em caso de acionamento do freio e acelerador juntos.
AugustoSC
13/02/2015, 13:53
Voltando ao assunto de rodas e pneu.
No site pneu fácil é possível verifcar qual a nova calibragem em caso de troca de medida do pneu. Eu solicitei o calculo e o resultado foi o seguinte:
Original 225/60 18 calibragem 32 e 32
Nova medida 235/70 16 claibragem 38 e 38.
Eu achei esse valor muito elevado. É isso mesmo?
Marcio Nogueira
13/02/2015, 14:14
Voltando ao assunto de rodas e pneu.
No site pneu fácil é possível verifcar qual a nova calibragem em caso de troca de medida do pneu. Eu solicitei o calculo e o resultado foi o seguinte:
Original 225/60 18 calibragem 32 e 32
Nova medida 235/70 16 claibragem 38 e 38.
Eu achei esse valor muito elevado. É isso mesmo?
Fiz a consulta também e os cálculos voltaram de 32/32 (225/60-18) para 34/34 (245/75-16).
Ficarei nos 32 mesmo, que é a pressão que sempre usei no asfalto.
Cleitonvp
13/02/2015, 14:36
Olá, pessoal! Sou novo por aqui. Estou pensando em comprar o meu primeiro 4x4 esse ano e sempre tive uma pretensão a comprar um Grand Vitara. O problema é q ouvi falar q ele sairá de linha no próximo ano, é verdade?? Qnd soube disso me desesperei pq sempre quis comprar um GV. Outra duvida...fui ver o carro zero mas achei muito caro e estive pensando em pegar um semi-novo. O que vcs acham? O q devo observar no carro pra fazer uma compra segura?
Um grande abraço a todos!
AugustoSC
13/02/2015, 15:11
Olá, pessoal! Sou novo por aqui. Estou pensando em comprar o meu primeiro 4x4 esse ano e sempre tive uma pretensão a comprar um Grand Vitara. O problema é q ouvi falar q ele sairá de linha no próximo ano, é verdade?? Qnd soube disso me desesperei pq sempre quis comprar um GV. Outra duvida...fui ver o carro zero mas achei muito caro e estive pensando em pegar um semi-novo. O que vcs acham? O q devo observar no carro pra fazer uma compra segura?
Um grande abraço a todos!
Oi Cleiton,
Sobre o GV sair de linha. A Suzuki mundial lançou um novo Vitara (crossover de pequeno/médio porte, tipo o ASX da mitsubishi) e parece que disse que o Grand Vitara não seria mais fabricado.
Como o GV é importado, pode ser que para 2016 ou 2017 não tenhamos mais o GV no país. A Suzuki Brasil apresentou no salão de são paulo em 2014 o S-Cross que pode ser que fique no lugar do GV por aqui e pode ser que daqui a algum tempo possa desembarcar o novo Vitara, lembrando que este novo Vitara não tem mais nada a ver com o nosso GV, deixando de ser um SUV de verdade para se tornar um crossover.
O GV é o carro chefe da Suzuki Brasil, então pode ser que a comercialização do mesmo possa continuar por aqui, mas pra quem está preocupado em comprar um carro que vai sair de linha, é um risco.
Sobre o preço do carro zero, normalmente existe espaço para negociação nas concessionárias, por outro lado com o dólar subindo o tanto que está e a volta do IPI, pode ser que este espaço tenha acabado... No segundo semestre do ano passado comprei um GV que o preço de tabela era 104 por 97...
Sobre comprar seminovo, eu acho que vale a pena. O carro que eu comprei, provavelmente eu conseguiria comprar usado por uns 92, com poucos quilômetros rodados. Um carro seminovo, estaria na garantia e os GVs não têm problemas crônicos ou surpresas desagradáveis, fora o gasto de IPVA que para um usado já deve-se comprar quitado.
Sugiro você postar também no tópico Grand Vitara 09, que é onde se fala sobre o GVIII.
Abraços, Augusto
AugustoSC
13/02/2015, 15:16
Qual a lógica do pneu 245/75 16 ser 34/34 e o 235/70 16 ser 38/38?
Acho que não dá pra acreditar nesse cálculo do pneu fácil.
Marcio Nogueira
13/02/2015, 15:32
Pois é...
Como sempre, vale o bom senso. :concordo:
guilhermejcp
14/02/2015, 16:15
Qual a lógica do pneu 245/75 16 ser 34/34 e o 235/70 16 ser 38/38?
Acho que não dá pra acreditar nesse cálculo do pneu fácil.
Faz sentido isso. Pressão é força sobre área. A Força é o peso do carro, que não muda nesse caso. Se a área diminuiu, a pressão vai aumentar para manter o equilíbrio. Agora se os números estão certos, é outra história...
Acho que a diferença ficou muito grande.
Boa noite pessoal. Sou novo aqui no fórum, então já peço desculpas se vou perguntar algo que já consta no fórum. Fiz uma pesquisa prévia sobre o assunto, mas nada encontrei. Então, comprei um GV 2009/2010 ontem. O carro está muito bom. Uma coisa que me chamou a atenção foi o fato de que o ar, do ar condicionado, não está saindo pelos ventiladores laterais. Dei uma olhada no interior deles e constatei que existe uma placa vedadora. Tentei abrir, mas não consegui e fiquei com medo de forçar. Gostaria de saber se é isso mesmo (o ar não sai por esses ventiladores laterais mesmo, só pelos centrais) ou se existe uma maneira de retirar essa suposta tampa para que o ar possa fluir pelas laterais. Agradeço desde já a atenção de quem possa me ajudar. Att., Gustavo.
Boa noite pessoal. Sou novo aqui no fórum, então já peço desculpas se vou perguntar algo que já consta no fórum. Fiz uma pesquisa prévia sobre o assunto, mas nada encontrei. Então, comprei um GV 2009/2010 ontem. O carro está muito bom. Uma coisa que me chamou a atenção foi o fato de que o ar, do ar condicionado, não está saindo pelos ventiladores laterais. Dei uma olhada no interior deles e constatei que existe uma placa vedadora. Tentei abrir, mas não consegui e fiquei com medo de forçar. Gostaria de saber se é isso mesmo (o ar não sai por esses ventiladores laterais mesmo, só pelos centrais) ou se existe uma maneira de retirar essa suposta tampa para que o ar possa fluir pelas laterais. Agradeço desde já a atenção de quem possa me ajudar. Att., Gustavo.
Bem, o sistema de ar condicionado do GVIII é digital e tem o modo automático. Se voce estiver neste modo, o sistema abriará os dutos no momento estabelecido pelo programa.
GV3-2014
14/02/2015, 21:38
Gustavo, boa noite, seja bem vindo e não se acanhe em perguntar nada, se o assunto já foi tratado em profundidade o pessoal indica onde encontrar.
O ar sai sim pelos ventiladores laterais dependendo da regulagem do modo de operação do ar, que é regulado no botão da esquerda na tecla MODE, você já tentou aciona-la?
Se possível coloque uma foto do seu painel com o carro e o ar ligado para podermos ver e ajuda-lo.
abs
Ricardo
http://mlb-s2-p.mlstatic.com/comandos-do-ar-condicionado-grand-vitara-1111-original-14280-MLB3491219304_122012-O.jpg
Obrigado Annibal. Mas já testei todos os modos. O que existe é uma placa vedadora no interior das saídas de ar laterais. Dá pra ver nitidamente que existe esse placa. Parece que ela não foi removida e não sei como removê -la. Já olhei o manual inteiro e não há nada sobre isso. Abs.!
Gustavo, boa noite, seja bem vindo e não se acanhe em perguntar nada, se o assunto já foi tratado em profundidade o pessoal indica onde encontrar.
O ar sai sim pelos ventiladores laterais dependendo da regulagem do modo de operação do ar, que é regulado no botão da esquerda na tecla MODE, você já tentou aciona-la?
Se possível coloque uma foto do seu painel com o carro e o ar ligado para podermos ver e ajuda-lo.
abs
Ricardo
http://mlb-s2-p.mlstatic.com/comandos-do-ar-condicionado-grand-vitara-1111-original-14280-MLB3491219304_122012-O.jpg
Obrigado Ricardo. Já testei todos os modos do AC. Na verdade existe uma placa vedando o fluxo do ar no interior das saídas laterais. Não sei como remover e nem porque elas estão no local. Acho que terei que levar o carro numa concessionária. Abs.!
fabio fontoura L 200
15/02/2015, 10:17
Bom Dia Galera !!!
Alguém já mexeu na suspensão dianteira da GVIII ???
Estou com um barulhão do lado do motorista como se fosse alguma coisa solta ....
SuZUCaR tem tudo ???
Obrigado
guilhermejcp
15/02/2015, 11:57
Obrigado Ricardo. Já testei todos os modos do AC. Na verdade existe uma placa vedando o fluxo do ar no interior das saídas laterais. Não sei como remover e nem porque elas estão no local. Acho que terei que levar o carro numa concessionária. Abs.!
O meu também não está ventilando do lado direito. Acho que é o módulo que controla a direção do ar Pois antes funcionava normalmente.
lolsasquatch
15/02/2015, 12:18
O meu também não está ventilando do lado direito. Acho que é o módulo que controla a direção do ar Pois antes funcionava normalmente.
Não sei se funciona da mesma forma, mas o C4 da patroa estava com problema de não direcionar o ar para onde a gente queria. No caso dela, era um parafuso espanado entre o módulo de controle do ar e o mecanismo que redireciona o ar. Acho que vale 'a pena dar uma olhada... pelo que vi dava para fazer com superbonder, mas como um C4 é quase impossível de desmontar os painéis, mandei na autorizada e saiu menos de 400 dilmas.
GV3-2014
15/02/2015, 22:58
Sim, quando se estar em "N", os diferenciais não estão "trabalhando".
Com relação ao uso do 4x4H, 4x4L e 4x4LL faço um pouco diferente.
Aí acho mais uma questão de gosto do freguês, até porque geralmente quando se passa por terrenos de fácil acesso como barro batido se pega situações de barro/asfalto/cascalho/asfalto/barro de novo, etc... aí eu particularmente não gosto de ficar mudando a tração todo tempo, uma vez que o 4H dar conta do recado tranquilo nessas situações.
Eu já penso diferente, se eu vou dirigir por uma distâncias considerável e o 4X4 Lock dar conta do recado, prefiro só engatar o 4X4 LOW quando se faz realmente necessário, uma vez que quando se anda reduzido, o carro trabalha em uma faixa de rotação bem mais alta e além disso consome mais combustível.
Agora se a pessoa estiver em uma trilha travada(com muita lama, água, pedras, buracos e aclives) com muitos obstáculos pela frente, aí sim, sou da opinião de se ligar a redução logo, até p/ não ficar o tempo todo mudando de tração.
Outro exemplo, em Dunas, geralmente procuro desenvolver velocidades maiores, aí ando de 4HLock e só reduzo quando se faz necessário p/ subir uma Duna maior; porém se a areia estiver muito pesada, não tenho dúvida vou de 4LockLow direto.
Em fim, é mais uma questão de vc saber dosar o que é melhor p/ o conjunto mecânico do carro - se reduz o carro trabalha em alto giro, porém vc poupa a embreagem ou o câmbio caso seja AT, se anda apenas de 4X4 bloqueado o motor trabalha em uma rotação mais baixa/suave, porém judia mais da embreagem e câmbio AT... vai depender da situação, afinal, não se pode ter tudo na vida :concordo: :bye:
Abraço, atenciosamente, Francisco de Freitas...
Francisco, boa noite,
há alguma dificuldade de passar de 4H para 4H lock e de 4H Lock para 4H ou você consegue da primeira vez que tenta? Não estou conseguindo na primeira tentativa, alias, tenho que fazer muitas para conseguir mudar a tração.
obrigado,
Ricardo
guilhermejcp
16/02/2015, 11:26
Francisco, boa noite,
há alguma dificuldade de passar de 4H para 4H lock e de 4H Lock para 4H ou você consegue da primeira vez que tenta? Não estou conseguindo na primeira tentativa, alias, tenho que fazer muitas para conseguir mudar a tração.
obrigado,
Ricardo
Se demorar um pouco tenta pisar meio acelerador e soltar em linha reta. Comigo sempre funciona.
AugustoSC
16/02/2015, 14:13
Para mudar de 4H para 4H Lock pode ser andando, mas com a direção reta. Com as rodas viradas normalmente é mais complicado. Para colocar a reduzida ou no N tem que estar com o veículo parado.
Só tive dificuldade uma vez para sair do 4H Lock para 4H, quando estava numa estrada de terra e cheguei numa cidade com paralelepípedo e tive que manobrar o carro. Como eu estava em 4H lock, não dava para virar muito o volante e manobrar. Tentei voltar para o 4H e não foi fácil, o símbolo da transmissão ficava piscando e não indicava a mudança. Acho que na hora faltou intimidade como carro e tranquilidade.
Mas acho que é mais ou menos isso que o Guilherme falou. Em linha reta troca de um pra outro e dá uma acelerada e aguarda que a troca dá certo. Outro ponto importante é tentar realizar a troca sempre em piso que desliza. No asfalto, bloquete, etc. o melhor é deixar em 4H.
GV3-2014
17/02/2015, 00:36
Para mudar de 4H para 4H Lock pode ser andando, mas com a direção reta. Com as rodas viradas normalmente é mais complicado. Para colocar a reduzida ou no N tem que estar com o veículo parado.
Só tive dificuldade uma vez para sair do 4H Lock para 4H, quando estava numa estrada de terra e cheguei numa cidade com paralelepípedo e tive que manobrar o carro. Como eu estava em 4H lock, não dava para virar muito o volante e manobrar. Tentei voltar para o 4H e não foi fácil, o símbolo da transmissão ficava piscando e não indicava a mudança. Acho que na hora faltou intimidade como carro e tranquilidade.
Mas acho que é mais ou menos isso que o Guilherme falou. Em linha reta troca de um pra outro e dá uma acelerada e aguarda que a troca dá certo. Outro ponto importante é tentar realizar a troca sempre em piso que desliza. No asfalto, bloquete, etc. o melhor é deixar em 4H.
Guilherme e Augusto, obrigado pela atenção. Tenho mais uma dúvida, já li o manual e vários posts aqui no forum mas ela persiste. Em que situação vocês usam o 4H Lock? Ele pode ser usado no asfalto com chuva?
abs,
Ricardo
AugustoSC
17/02/2015, 09:13
Oi Ricardo,
Mesmo em asfalto molhado o pneu agarra muito no solo a menos se estiver aquaplanando. Portanto, usar o 4H lock vai forçar a transmissão.
Em asfalto eu só uso o 4H.
Abraços
guilhermejcp
17/02/2015, 11:41
Guilherme e Augusto, obrigado pela atenção. Tenho mais uma dúvida, já li o manual e vários posts aqui no forum mas ela persiste. Em que situação vocês usam o 4H Lock? Ele pode ser usado no asfalto com chuva?
abs,
Ricardo
Ricardo,
como o carro é 4x4 full time, eu não vejo necessidade de acionar o bloqueio no asfalto molhado (como o Augusto respondeu) e até mesmo em estradas de terra batida onde os pneus derrapam pouco pois o 4x4 normal da conta do recado.
Eu ligo a 4x4H Lock em estrada de terra com chuva, estrada de terra com cascalho solto, um pouco de barro ou grama, onde não há necessidade de muita força ou controle do carro.
Se você quiser andar no 4x4 normal também vai passar nesses lugares (com mais dificuldade) porém o manual recomenda ligar a tração 4x4H lock nesses tipos de piso para evitar desgastes prematuro das peças dos diferenciais devido as rodas estarem constantemente patinando.
Já a 4x4L Lock uso para descer subir paredão de rocha em linha reta, descer e subir rampas íngremes com barro, estradas com muito barro, passar por erosão que exige maior controle do carro ou quero andar na terra com mais emoção, saindo de lado no barro (devido ao controle de estabilidade que só desliga na reduzida).
Nas dunas eu nunca andei mas pelos comentários aqui, a reduzida é a melhor opção. Nas areias do Jalapão só o bloqueio deu conta do recado.
GV3-2014
17/02/2015, 14:28
Oi Ricardo,
Mesmo em asfalto molhado o pneu agarra muito no solo a menos se estiver aquaplanando. Portanto, usar o 4H lock vai forçar a transmissão.
Em asfalto eu só uso o 4H.
Abraços
Augusto e Guilherme, obrigado pelos esclarecimentos,
abs
Ricardo
AntonioCMN
17/02/2015, 19:15
Oi Fabio,
Já tive barulho 2x, uma foi bucha da barra estabilizadora e a outra foi coxim do motor.
Abs.
Bom Dia Galera !!!
Alguém já mexeu na suspensão dianteira da GVIII ???
Estou com um barulhão do lado do motorista como se fosse alguma coisa solta ....
SuZUCaR tem tudo ???
Obrigado
TONHO SUZUKI
17/02/2015, 22:20
Oi Fabio,
Já tive barulho 2x, uma foi bucha da barra estabilizadora e a outra foi coxim do motor.
Abs.
O meu barulho foi no coxim do motor. Por incrível que pareça, essa peça foi mais barata na ccs que no mercado paralelo. Exemplo: 350 na ccs e 450 na Suzucar. Efetuada a troca problema resolvido.
Boa noite galera.... sou novo no site e achei bem interessante as trocas de informações sobre pneus, pois me foram bem úteis.
Estarei trocando o solado esta semana e achei bem interessante o Dunlop AT3 Grandtrek 225 / 65 R17 102 H; parece uma boa proposta para quem como eu usa a GV 80% do tempo na cidade/estrada e em quem os pneus originais não me transmitem muita segurança na estrada/asfalto com chuva.
Os outros 20% são em serras e terrenos médio acidentados (valetas, costelas, desníveis, pedras...etc..)...
Caso tenha algum grupo de Ribeirão Preto -SP no fórum estou programando uma travessia da Serra da Canastra pela Portaria 03 rumo a Portaria 01 (sentido Oeste/Leste - caminho inverso ao tradicional, já que a porção leste é a mais visitada pois é em São Roque de Minas onde há estrutura de pousadas..etc.. serão 94 km pelo platô), caso alguem se interesse entre em contato.
Abraços !!
Grand Vitara 4X4 M 2009/10
guilhermejcp
18/02/2015, 00:42
Boa noite galera.... sou novo no site e achei bem interessante as trocas de informações sobre pneus, pois me foram bem úteis.
Estarei trocando o solado esta semana e achei bem interessante o Dunlop AT3 Grandtrek 225 / 65 R17 102 H; parece uma boa proposta para quem como eu usa a GV 80% do tempo na cidade/estrada e em quem os pneus originais não me transmitem muita segurança na estrada/asfalto com chuva.
Os outros 20% são em serras e terrenos médio acidentados (valetas, costelas, desníveis, pedras...etc..)...
Caso tenha algum grupo de Ribeirão Preto -SP no fórum estou programando uma travessia da Serra da Canastra pela Portaria 03 rumo a Portaria 01 (sentido Oeste/Leste - caminho inverso ao tradicional, já que a porção leste é a mais visitada pois é em São Roque de Minas onde há estrutura de pousadas..etc.. serão 94 km pelo platô), caso alguem se interesse entre em contato.
Abraços !!
Grand Vitara 4X4 M 2009/10
Braww,
quando está pensando em ir? Já tem uma programação?
Quero ir para Delfinópolis no feriado de 21 de abril. Só falta convencer a patroa, pois ela quer ir para Diamantina.
guilhermejcp
18/02/2015, 01:04
Acabei de receber as novas calibragens para os pneus 245/65R17 feitas no site pneusfacil.
Os pneus foram de 225/65R17 101H HT para 245/65R17 108H AT.
De 29psi para 26 vazio.
De 35/38psi (dianteiro/traseiro) para 29psi cheio.
Acho que existem duas formas de calcular mas não sei qual a certa pois os resultados são totalmente diferentes.
Uma é considerando o peso do carro, calcula-se a área de contato da original e depois converte para o novo e usa-se de novo o peso para chegar na pressão nova. Desse jeito eu cheguei ao números próximos aos do pneusfacil.
Outra forma é considerando a capacidade máxima de carga e pressão do pneu comparando com o original.
Com isso a pressão nova pra mim, com o carro vazio seria de 32psi e 38psi cheio bem diferente dos 26psi e 29psi do cálculo acima.
Vou continuar usando os 32psi que uso hoje, porém é bom saber que em Ouro Preto ou ruas de pedra posso baixar para 26psi sem problemas.
Guilherme Maccari
18/02/2015, 14:09
Boa Tarde!
Acompanho esse tópico a um bom tempo já e sempre alimentei a vontade de trocar meu Renault em um GVIII, pois tenho um SX4 em casa e sei das qualidades e quanto são robustos os veiculos da Suzuki.
A pergunta é a seguinte, levando em consideração um Modelo 2.0 4x4 2011 AT com aproximadaemente 70.000 km rodados, quais os itens que preciso revisar além de trivial óleo, filtros, freios e fluidos?
Uma revisão completa deve girar em torno de quantos reais?
Obrigado, atenciosamente
Guilherme Maccari
Qual óleo geralmente usam na GV ? Sintético, Semi-sintético ou mineral 5w 30 ?
Boa Tarde!
Acompanho esse tópico a um bom tempo já e sempre alimentei a vontade de trocar meu Renault em um GVIII, pois tenho um SX4 em casa e sei das qualidades e quanto são robustos os veiculos da Suzuki.
A pergunta é a seguinte, levando em consideração um Modelo 2.0 4x4 2011 AT com aproximadaemente 70.000 km rodados, quais os itens que preciso revisar além de trivial óleo, filtros, freios e fluidos?
Uma revisão completa deve girar em torno de quantos reais?
Obrigado, atenciosamente
Guilherme Maccari
Oi Guilherme, se sua intenção e pegar trilhas mesmo que leves a moderadas com GV te aconselho repensar o câmbio automático; a não ser que seja só para uso na cidade com trânsito pesado ou que queira mesmo este conforto.
Penso que uma GV AT para trilha é como pular na piscina usando bóia...se diverte..mas não aproveita todas oportunidades..rsrsrs...eu particulamente prefiro o manual, onde posso sentir melhor o carro e os nuances do caminho.
Não respondí o que perguntou, mas só queria deixar minha opinião sobre o câmbio.
Abraços e boa sorte seja qual for sua escolha!! :)
Braww,
quando está pensando em ir? Já tem uma programação?
Quero ir para Delfinópolis no feriado de 21 de abril. Só falta convencer a patroa, pois ela quer ir para Diamantina.
Guilherme,
Ainda não tenho uma data definida mas provavelmente será fim de semana fora de feriado, só não fui neste Carnaval pq um dos pneus me deixou inseguro e não saberia bem o que poderia encontrar já que era previsão de chuva, mesmo que leve.
Delfinópolis é um bom passeio e se prepare para andar a pé para chegar até as melhores cachoeiras. De lá até a Canastra não aconselho, pois teria que passar pela Serra Branca onde até bike passa com dificuldades e sendo carregada pelo que sei atualmente e até 4x4 leves não estão encarando.
A melhor opção é por Sacramento (Portaria 03) ou via Ibiraci a partir de Franca, subindo um trecho em melhores condições que a Serra Branca até onde sei.
Outro ponto importante é que a Portaria 1 está interditada, pois caiu barreira na estrada onde estavam mexendo e não há passagem para São Roque de Minas, portanto seria um trecho de ida e volta no mesmo dia para a base.
Espero que convença a sua patroa..rs..é um passeio que vale a pena.
Vamos nos falando quem sabe as datas batem.
Abraços !!
Braww
GV 2.0 12V M 4x4 2009/2010
Não sei se funciona da mesma forma, mas o C4 da patroa estava com problema de não direcionar o ar para onde a gente queria. No caso dela, era um parafuso espanado entre o módulo de controle do ar e o mecanismo que redireciona o ar. Acho que vale 'a pena dar uma olhada... pelo que vi dava para fazer com superbonder, mas como um C4 é quase impossível de desmontar os painéis, mandei na autorizada e saiu menos de 400 dilmas.
Levei o carro hoje na concessionária Suzuki daqui de Brasília (Soma) e identificaram que o problema é que a peça que interliga a parte externa da saída do ar (que tem os direcionadores) à tampa de vedação interna (essa tampa existe para impedir a entrada de poeira quando a saída não está sendo utilizada) está quebrada. Tem que trocar todo o conjunto. Me pediram R$ 195,00 em cada uma. Achei caro. Alguém conhece alguma revenda de peças Suzuki "paralela"? Não vejo necessidade de colocar uma peça original tão cara. Abs., Gustavo.