Ver Versão Completa : GRAND VITARA
martins132
25/11/2013, 20:01
Geometria e balanceamento faço sempre fora da CCS, pois não afeta a garantia.
Assim acompanho o serviço e sei o que foi feito. Algumas CCS dizem que fazem o rodízio, mas não fazem e aí ocorre o desgaste prematuro. Às vezes nem o serviço fazem, mas cobram.
O meu GV está com 22 mil Km, e a banda de rodagem ainda está com 5mm, isso que o meu é 4x4.
Abs.
Pessoal, preciso trocar a embragem do meu carro. uma oficina me pediu R$ 2.000,00 pelas peças. Achei caro. Você sabem onde posso comprar um kit de embreagem pro GV 4x4 2009, manual e o preço? Tem alguma oficina em BH especializada em Suzuki? Obrigado, antecipadamente.
uvantuil
25/11/2013, 21:53
suzucar ve se acha la, o povo sempre fala nessa loja on line
desconfio que seja algo relacionado ao alinhamento/geometria mas o dificil é provar alguma coisa, e pior ainda conseguir resolver com a CSS.
Fiz o alinhamento/geometria e rodizio de pneus na CSS durante a revisao de 10K KM e acompanhei o serviço de perto, mas nao vejo outra explicacao e estou indignado por ter que trocar pneus de um carro que nem completou um ano de vida.
Marcio Nogueira
26/11/2013, 10:46
desconfio que seja algo relacionado ao alinhamento/geometria mas o dificil é provar alguma coisa, e pior ainda conseguir resolver com a CSS.
Fiz o alinhamento/geometria e rodizio de pneus na CSS durante a revisao de 10K KM e acompanhei o serviço de perto, mas nao vejo outra explicacao e estou indignado por ter que trocar pneus de um carro que nem completou um ano de vida.
Bem vindo ao clube. Tive de trocar os meus com 17K. Absurdo! Mas procurei ver pelo lado positivo - migrei logo para os pneus AT e fiz o lift, e a partir daí passei a ter outro carro: um TANK VITARA!
uvantuil
26/11/2013, 10:57
Cidades diferentes sintomas iguais.... é tamo na m.. mesmo sendo atendidos por revendas caras e sem qualidade.
Bem vindo ao clube????? valeu, mas desse jeito é mais provavel que eu saia do clube mto em breve...:-|
eduardo.reis68
26/11/2013, 14:28
Bem vindo ao clube????? valeu, mas desse jeito é mais provavel que eu saia do clube mto em breve...:-|
Problemas desse tipo não é exclusividade de uma marca específica, infelizmente. Hoje em dia você compra a viatura considerando as qualidades do carro e não pelo pós venda que, salvo raras exceções (raríssimas mesmo), ruim na grande maioria.
Abs
EDSONGALIZA
26/11/2013, 15:30
Amigo não fique triste não esse tema já foi altamente discutido aqui no fórum o defeito não e o carro e sim o pneu que a fábrica teima em usar no carro . O meu bridisbosta só durou 13000 km hj meu carro está com 50000km usando o pirelli 235 65 17r e o pneu ainda vai rodar muiiiiito .quer dizer eu já rodei 37000 km com p pneu novo e ainda vai continuar na ativa .
A Suzuki mudou dos pneus Bridgestone para Dunlop.
EDSONGALIZA
26/11/2013, 19:46
A Suzuki mudou dos pneus Bridgestone para Dunlop.
O dunlop só vem no at e eu não acho essas coisas toda não.
no MT ainda vem o bridisbosta que só dura 13000 km tem gente que coloca o carro nas costas e faz o milagre de fazer 60000 com eles mas ainda não vi pessoalmente. O que eu já vi na CSS foram vários donos de gv reclamando dos bridisbosta com menos de 20000 e carecas no ferro.
uvantuil
26/11/2013, 21:14
no MT ainda vem o bridisbosta que só dura 13000 km tem gente que coloca o carro nas costas e faz o milagre de fazer 60000 com eles mas ainda não vi pessoalmente. O que eu já vi na CSS foram vários donos de gv reclamando dos bridisbosta com menos de 20000 e carecas no ferro.
quem puder dar conferida na promocao tem os yokohama g012 ou mesmo o g001 na Miltfort - Sua opção para peças e serviços Mitsubishi - www.miltfort.com.br (http://www.miltfort.com.br/) em promoção, se a medida interessar e o preço troca logo os ruins originais.. por pneus que tem boa aceitação e avaliação por muitos do forum....
freitasjr
27/11/2013, 02:49
ola,
tenho um GV 2013 4x2 AT que comprei para o uso urbano apenas, o carro esta agora com 15000 KM rodados, fiz a revisao dos 10000 com rodizio de pneus, balanceamento e geometria etc recomendados pela CSS para evitar o desgaste irregular dos pneus.
Para minha surpresa agora com 15000 e 6 meses depois, os pneus dianteiros estao "no osso" no lado interno e terei que troca-los. Ja os traseiros continuam bons e vao rodar pelo menos mais uns 5 a 10 mil KM ...
Vc já verificou se o alinhamento e balanceamento foram feitos corretamente ? Verifique os valores de cambagem, carter, convergência se estão certos. Ah algumas páginas atrás deste tópico disponibilizaram estes valores aqui neste tópico. Mas este pneu realmente é muito ruim mesmo.
Alem disso, nao consegui me adaptar a essa combinacao cambio/motor 2.0, viajar com o GV principalmente em trechos de serra é lastimavel, da vontade de arrancar o cambio no meio da subida....consumo de carrao e desempenho de 1.0.
Olha o GV não é nenhum SUV esportivo, mas desempenho de 1.0 já eh exagero. Ele tem um motor 2.0 de 140cvs e 19kgfm de torque, p/ empurrar uma massa de 1664 Kilos, além disso o câmbio AT dele é de 4 marchas, onde o ideal seria um de 5 ou 6 marchas, contudo, mesmo sendo de 4, ainda tem um gerenciamento bem melhor que o de outros carros como o da TR4, L200 Outdoor, Pajero Sport 2.5, etc.
Para o que oferece de cavalaria e torque e peso que carrega, ele cumpre bem o seu papel, se vc quiser algo mais potente, terá que migrar p/ um RAV4, Sportage, Honda CRV, que são SUVs que possuem motores mais potentes, porém por um preço bem mais caro que o GV, e além disso, perdem em muito no quesito Off-Road p/ o GV que possue 4X4 Lock e reduzida(p/ vc se divertir em Dunas e trilhas). Se o seu negócio é só 4X4 integral p/ ter um maior controle do carro em piso chuvoso e estradas de terra(barro simples) e gosta de mais esportividade, então seu perfil é outro, escolheu o carro errado, o seu SUV ideal é aqueles que descrevi a pouco atrás.
Uma dica, p/ melhorar a dirigibilidade do GV AT, use a opção do botão Power ativada, que ele vai responder mais rápido nas trocas de marchas e reduzir mais rápido quando necessário. O que é automático, é o câmbio, e não o carro, logo vc tem que dar uma ajudinha a ele quando tiver subindo uma serra. Ponha o câmbio na posição 2 ou 3(vai depender da velocidade que vc quer imprimir e do quanto é íngreme a serra) que ele ficará em uma única posição(marcha) e deixará o motor "cheio" e isso evitará que o câmbio fique oscilando/trocando de marcha e com isso fazer o carro perder força/torque na subida.
Caso tudo isso ainda não te agrade, vc pode remapear a central do carro p/ te dar um maior conforto na potência do mesmo, porém isso o fará melhorar, mas não o tornará nenhum "canhão" esportivo. Se esse é seu intento, como disse antes seu perfil é outro e te aconselho a mudar de carro.
Um abraço e boa diversão com o seu carro, atenciosamente, Francisco de Freitas...
lolsasquatch
27/11/2013, 09:01
Comprei o meu GV faz pouco, com 45.000 km e pneus originais Rueller. Já estavam no limite, então troquei por uns Maxxis 770 que, por enquanto, estou achando muito confortáveis. Mesmo sendo HT, fui entrar com eles na rampa da garagem da obra (puro areião, tive um trabalhinho com o C3 lá) e entrei praticamente na lenta.
Marcio Nogueira
27/11/2013, 09:28
Petri: pode absorver as dicas do Freitas sem medo de ser feliz. Ele é um dos caras que mais sabe de GV3 aqui no nosso grupo.
Freitas: na mosca, parceiro! Forte abraço!
valeu Freitas e todos, obrigado pelas dicas...
o desempenho geral do GV nao é ruim, mas em viagens com serras a coisa fica realmente complicada, mesmo usando os recursos que o carro oferece (power, posicao 2, etc).
Vou citar 2 trechos aqui da regiao que fiz e e estressei com o carro, quem é da regiao deve conhecer...serra de campos do jordao e da praia de maresias. Estressei pq ja fiz esses mesmos trechos com outros carros (ate um fit 1.4) e o pior desempenho sem duvida foi do GV. Mas OK, é uma limitacao do carro, nao acho que o motor seja fraco, creio que o maior problema esteja no cambio.
Os outros carros que citou tem motor 2.0 tambem e nao acho que tem grande diferença de potencia para o GV (tirando o fator cambio).
Penso em trocar o carro no meio do ano que vem e estou avaliando as opcoes de SUV, mas nem penso em pegar outro SUV com motor 2.0 (a menos que seja turbo), mas ai o valor pula pra 120K pra cima....complicado.
Qto aos pneus, eu acompanhei o serviço todo na CSS e os parametros estavam corretos(ate onde sei), depois de tantos relatos ja to achando que o problema é apenas um... a qualidade dos pneus. Vou troca-los, mas a ideia é trocar apenas os dianteiros que estao criticos, os traseiros ainda estao legais.
O problema nesse caso é que terei que trocar os dianteiros pelos mesmo bridgestone pra manter o conjunto coerente, certo???
abraço
higatetsuo
27/11/2013, 10:46
Meu tio quer trocar a TR4 dele e fui com ele ver a nova RAV a 6 meses atras. Ele pediu uma 2.5 pq acha que 2.0 ia ser manca. Engano: a 2.5 é tão manca que até agora não chegou o carro, desde jul/13...!!!
Ontem fomos ver a new Forester. Andamos na 2.0 sem TURBO, MAS É COMPLETA, COM 6 air bag, eps, controle de descida, auxilio de rampa, teto panoramico, xenon, porta malas motorizado, etc.......... e comparando com a GV3 é uma ferrari!
Parte da explicação: GV3 1600kg+150kg de proteções e parachoque ferro = 1750-1800kg, com 140cv e 4 marchas. Forester, 1400kg e cambio de 6 marchas com 150 cv com comando variavel, etc.....
Tem até um sistema que bloqueia a roda via ABS na temida situação em que o carro fica em X. Para descidas, tem um sistema parecido com da Freelander, que controla a descida em baixa velocidade, em que usariamos a reduzida em 1a na GV3.
O que me assustou foram os preços:
CRV EX 4wd: 125.000,00 (agio?)
RAV4 2.0 4wd: 115.000,00
RAV4 2.5 4wd: 127.000,00
Forester S 2.0: 115.000,00 (com gps)
Forester XT turbo: 140.000,00 (com GPS)
Acho que a unica coisa que vai definir a compra é o valor do seguro.
o desempenho geral do GV nao é ruim, mas em viagens com serras a coisa fica realmente complicada, mesmo usando os recursos que o carro oferece (power, posicao 2, etc).
Vou citar 2 trechos aqui da regiao que fiz e e estressei com o carro, quem é da regiao deve conhecer...serra de campos do jordao e da praia de maresias. Estressei pq ja fiz esses mesmos trechos com outros carros (ate um fit 1.4) e o pior desempenho sem duvida foi do GV. Mas OK, é uma limitacao do carro, nao acho que o motor seja fraco, creio que o maior problema esteja no cambio.
Os outros carros que citou tem motor 2.0 tambem e nao acho que tem grande diferença de potencia para o GV (tirando o fator cambio).
Penso em trocar o carro no meio do ano que vem e estou avaliando as opcoes de SUV, mas nem penso em pegar outro SUV com motor 2.0 (a menos que seja turbo), mas ai o valor pula pra 120K pra cima....complicado.
Qto aos pneus, eu acompanhei o serviço todo na CSS e os parametros estavam corretos(ate onde sei), depois de tantos relatos ja to achando que o problema é apenas um... a qualidade dos pneus. Vou troca-los, mas a ideia é trocar apenas os dianteiros que estao criticos, os traseiros ainda estao legais.
O problema nesse caso é que terei que trocar os dianteiros pelos mesmo bridgestone pra manter o conjunto coerente, certo???
abraço
higatetsuo
27/11/2013, 10:51
Materia interessante na CD sobre a RAV4 e a CRV
Honda CR-V enfrenta o rival Toyota RAV4 Carros Comparativo (http://caranddriverbrasil.uol.com.br/carros/comparativo/honda-crv-enfrenta-o-rival-toyota-rav4/6512)
Sobre a new Forester
Novo Subaru Forester parte de R$ 115 mil Notícias Lançamentos (http://caranddriverbrasil.uol.com.br/noticias/lancamentos/novo-subaru-forester-parte-de-r-115-mil/6409)
Bpicanco
27/11/2013, 11:23
abraço
Meu caro Petri,
entendo a sua frustação com relação ao desempenho do carro nas subidas de serra, mas achei um pouco demais. Também acho que o carro merecia uma motorização melhor (não sei o que a Suzuki pensa sobre o nosso mercado, eles estão fazendo uma leitura equivocada - pena...). Outros itens de segurança também deveriam ser disponibilizados, tais como outros air bag, controle de estabilidade...
Realmente ele não é um esportivo, está longe disso, mas fiz uma viagem pelas serras de SC com a família e com malas até no banco traseiro (rodei mais de 5000km com conforto). Não tive nenhum tipo de problema, por vezes tive que ter um pouco de paciência para realizar uma ultrapassagem, mas nada que compensasse a segurança provinda da tração integral (passei por São Joaquim durante aquele período de neve e gelo na estrada).
Nesse último fim de semana tive que ir (debaixo de chuva) até uma cidade próxima ao hotel que eu estava e a facilidade com que o carro atravessou um atoleiro de uns 20m foi incrível.
A escolha de um carro, como qualquer outro bem, depende de como você pretende usá-lo.
Eu escolhi o GVIII porque eu quero viajar com a família tendo a tranquilidade de que passarei sem medo por atoleiros e áreas alagadas (São Paulo e Rio dde Janeiro - rs) caso eu precise. Também poderei me divertir em dunas e ir para diversas cachoeiras sabendo que não precisarei levar o carro diratamente para uma oficina no retorno.
Outros foristas possuem muito mais experiência com o carro do que eu, mas nunca tive um carro tão resistente, passei por buracos em que a mairoria dos carros ficariam sem a suspensão dianteira.
Não encontrei no mercado nenhum outro carro com essas caracteríscas (especialmente as qualidades off-road) com preço parecido com o GVIII.
Aqui nesse site, você poderá encontrar diversos fóruns com comparativos de vários carros.
Procure os carros que você se interessa e veja as vantagens e desvantagens de cada, encontre o carro que mais se adeque ao que você deseja e seja feliz.
Mas se no final da história você realmente quiser vender o seu GVIII, avise. Quem sabe alguém aqui não esteja querendo um GVIII mais novo?
Abraços e boa sorte,
Bruno Picanço
higatetsuo
27/11/2013, 14:01
Eu estava tentando faze-lo vender o GV baratinho!!!!
Não existe carro bom em tudo. Sempre tem que se abrir mão de alguma coisa. No cado do GV é esta potencia extra, que se o tivesse, aumentaria seu preço e consumo.
Eu comprei o GV pq tem esta mínima aptidão fora de estrada. Uma RAV4, CRV ou Forester podem ser bem melhores no asfalto (como mostra a reportagem), mas na lama/terra não servem para muita coisa.
Existem a a Freelander, boa de asfalto e terra (pouca coisa menos que o GV),anda bem e é economica (diesel) mas custa o olho da cara, e a manutenção é pela hora da morte!
Enfim, tem que ver o que é mais importante e priorizar.
Assim, vou com a GV devagarzinho nas estradas. Na cidade, acho que anda bem, só o consumo que mata.
Meu caro Petri,
entendo a sua frustação com relação ao desempenho do carro nas subidas de serra, mas achei um pouco demais. Também acho que o carro merecia uma motorização melhor (não sei o que a Suzuki pensa sobre o nosso mercado, eles estão fazendo uma leitura equivocada - pena...). Outros itens de segurança também deveriam ser disponibilizados, tais como outros air bag, controle de estabilidade...
Realmente ele não é um esportivo, está longe disso, mas fiz uma viagem pelas serras de SC com a família e com malas até no banco traseiro (rodei mais de 5000km com conforto). Não tive nenhum tipo de problema, por vezes tive que ter um pouco de paciência para realizar uma ultrapassagem, mas nada que compensasse a segurança provinda da tração integral (passei por São Joaquim durante aquele período de neve e gelo na estrada).
Nesse último fim de semana tive que ir (debaixo de chuva) até uma cidade próxima ao hotel que eu estava e a facilidade com que o carro atravessou um atoleiro de uns 20m foi incrível.
A escolha de um carro, como qualquer outro bem, depende de como você pretende usá-lo.
Eu escolhi o GVIII porque eu quero viajar com a família tendo a tranquilidade de que passarei sem medo por atoleiros e áreas alagadas (São Paulo e Rio dde Janeiro - rs) caso eu precise. Também poderei me divertir em dunas e ir para diversas cachoeiras sabendo que não precisarei levar o carro diratamente para uma oficina no retorno.
Outros foristas possuem muito mais experiência com o carro do que eu, mas nunca tive um carro tão resistente, passei por buracos em que a mairoria dos carros ficariam sem a suspensão dianteira.
Não encontrei no mercado nenhum outro carro com essas caracteríscas (especialmente as qualidades off-road) com preço parecido com o GVIII.
Aqui nesse site, você poderá encontrar diversos fóruns com comparativos de vários carros.
Procure os carros que você se interessa e veja as vantagens e desvantagens de cada, encontre o carro que mais se adeque ao que você deseja e seja feliz.
Mas se no final da história você realmente quiser vender o seu GVIII, avise. Quem sabe alguém aqui não esteja querendo um GVIII mais novo?
Abraços e boa sorte,
Bruno Picanço
guilhermejcp
27/11/2013, 20:31
Bem vindo ao Clube do desiludidos (com os Bridbosta). Desse clube, quanto mais rápido sair melhor. rsrs
Comprei o meu carro com 19mil km, com 21mil km troquei os 4 pneus quase no arame. E o pior que quando comprei não pareciam tão ruins. Parece aqueles pneus de Fórmula 1 que fazem o macarrãozinho e ficam careca de uma vez só.
Quanto a potencia, tem GV3 V6 pouco rodada à venda. Você terá motor muito bom, cambio de 5 marchas automático e vários itens de segurança, além de ser tão econômica quanto a 2.0 (sabendo andar).
Marcio Nogueira
27/11/2013, 20:55
Tem GV3 V6 pouco rodada à venda.
Onde viu anunciado, Guilherme? Pode postar o link?
guilhermejcp
28/11/2013, 01:07
Onde viu anunciado, Guilherme? Pode postar o link?
Tem uma aqui no classificados com 25mil km rodados. ta anunciado por 78mil eu acho.
uvantuil
28/11/2013, 06:47
Tem uma aqui no classificados com 25mil km rodados. ta anunciado por 78mil eu acho.
qual valor para uma mec das primeiras dessa nova geração alguem tem ideia?
MVSEIXAS
28/11/2013, 17:14
GV V6 é tão completa quanto (ou até mais), mas não tem mais 0km.
Um semi novo bem conservado...
Meu tio quer trocar a TR4 dele e fui com ele ver a nova RAV a 6 meses atras. Ele pediu uma 2.5 pq acha que 2.0 ia ser manca. Engano: a 2.5 é tão manca que até agora não chegou o carro, desde jul/13...!!!
Ontem fomos ver a new Forester. Andamos na 2.0 sem TURBO, MAS É COMPLETA, COM 6 air bag, eps, controle de descida, auxilio de rampa, teto panoramico, xenon, porta malas motorizado, etc.......... e comparando com a GV3 é uma ferrari!
Parte da explicação: GV3 1600kg+150kg de proteções e parachoque ferro = 1750-1800kg, com 140cv e 4 marchas. Forester, 1400kg e cambio de 6 marchas com 150 cv com comando variavel, etc.....
Tem até um sistema que bloqueia a roda via ABS na temida situação em que o carro fica em X. Para descidas, tem um sistema parecido com da Freelander, que controla a descida em baixa velocidade, em que usariamos a reduzida em 1a na GV3.
O que me assustou foram os preços:
CRV EX 4wd: 125.000,00 (agio?)
RAV4 2.0 4wd: 115.000,00
RAV4 2.5 4wd: 127.000,00
Forester S 2.0: 115.000,00 (com gps)
Forester XT turbo: 140.000,00 (com GPS)
Acho que a unica coisa que vai definir a compra é o valor do seguro.
higatetsuo
01/12/2013, 14:13
Agora estou comunicável!
441535
higatetsuo
01/12/2013, 14:24
Parachoque GV3 em promoção:
De 4WD Brasil
.BLACK FRIDAY.
Grand Vitara 2010 R$ 2240,00 1 Preto semi-brilho
E-mail: contato@4wdbrasil.com.br
Telefones: (11) 2919-5356 / 2291-1877
https://www.facebook.com/sharer/sharer.php?u=https://www.facebook.com/photo.php?fbid=592433010811684&set=a.231129213608734.62565.228191457235843 (https://www.facebook.com/sharer/sharer.php?u=https://www.facebook.com/photo.php?fbid=592433010811684&set=a.231129213608734.62565.228191457235843)
felippetti
01/12/2013, 15:55
GV V6 é tão completa quanto (ou até mais), mas não tem mais 0km.
Um semi novo bem conservado...
Não tem 0Km, mas tem muita V6 conservada rodando por aí...Paguei 60K numa V6 novíssima agora em setembro! É preciso peneirar um pouco...
Pesa pouco mais que a 2.0, mas tem 232 pocotós embaixo do capô, cambio auto 5 marchas, ABS, EBD, ESP, controle de descida, teto solar, xenon, etc, etc, etc... também tem o esquema de bloqueio de rodas quando fica em X (usando a leitura do ABS), o controle de descida aciona os freios independentemente em cada uma das 4 rodas, e por aí vai... Fora que faz 8,5 Km/l na cidade (não verifiquei na estrada ainda, mas deve ir pra uns 10Km/l)
Cada um sabe o que faz com seu dinheiro, né...
Abraço e boa sorte na escolha!
Rafael
Marcio Nogueira
01/12/2013, 23:26
Agora estou comunicável!
441535
Eu também! rsrs...
441564
cbandeira
02/12/2013, 12:56
Agora estou comunicável!
441535
Ótima idéia! Como ficou a alimentação do rádio? Foi tranquilo de instalar?
freitasjr
05/12/2013, 03:30
Bom dia pessoal, os que estão já a algum tempo usando Lift's de calços(como o do RC4X4 ou da Alternativa4x4), tiveram algum tipo de problema ? Como fadiga ou quebra de alguma peça(seja da suspensão do GV ou do próprio Kit Lift) ?
Tou pensando em fazer um de 30cm no meu GV e gostaria de opiniões de quem já usa, a respeito da durabilidade desses Kit's e se afetaram alguma coisa da suspensão do GV.
Grato, atenciosamente, Francisco de Freitas...
Marcio Nogueira
05/12/2013, 07:40
Bom dia pessoal, os que estão já a algum tempo usando Lift's de calços(como o do RC4X4 ou da Alternativa4x4), tiveram algum tipo de problema ? Como fadiga ou quebra de alguma peça(seja da suspensão do GV ou do próprio Kit Lift) ?
Tou pensando em fazer um de 30cm no meu GV e gostaria de opiniões de quem já usa, a respeito da durabilidade desses Kit's e se afetaram alguma coisa da suspensão do GV.
Grato, atenciosamente, Francisco de Freitas...
Grande Freitas! Estou com o lift da Rocky Road há quase três anos e, até agora é só alegria!
Grand Vitara Lift:*Suzuki Grand Vitara Lift and XL7, 2006 and Newer (http://www.rocky-road.com/grand-vitara-lift.html)
Marcio Nogueira
05/12/2013, 13:01
Lembrando que esse lift que coloquei é de 2.125 polegadas = 54 mm. :concordo:
cbandeira
05/12/2013, 15:16
Colega, você teve algum problema na cambagem dos pneus traseiros? Nos meus, com carro levantado 2.123 polegadas, a cambagem traseira ficou com ângulo levemente positivo (parte de baixo dos pneus um pouco para dentro). O mecânico falou que não tinha como corrigir mais, mas que ainda estava "dentro do padrão".
Fiquei meio encucado :-)
freitasjr
05/12/2013, 19:54
Olá Márcio tudo blz, eu errei, quando falei 30cm, quiz dizer 30mm Hehehee :-) Esse seu de 54mm usa amortecedores traseiros né ? Deve ser equivalente aos da SobPerformance Lift Kit 5.4 para Grand Vitara 3 - Suspensão (http://www.sobperformance.com.br/index.php/suspensao/lift-kit-5-4-para-grand-vitara-3.html)
Abraço, atenciosamente, Francisco de Freitas...
Marcio Nogueira
05/12/2013, 20:56
Colega, você teve algum problema na cambagem dos pneus traseiros? Nos meus, com carro levantado 2.123 polegadas, a cambagem traseira ficou com ângulo levemente positivo (parte de baixo dos pneus um pouco para dentro). O mecânico falou que não tinha como corrigir mais, mas que ainda estava "dentro do padrão".
Fiquei meio encucado :-)
É isso mesmo. Chegou no limite da regulagem e não deu para "ir mais", mas ficou dentro de um limite de tolerância. :concordo:
Marcio Nogueira
05/12/2013, 20:59
Olá Márcio tudo blz, eu errei, quando falei 30cm, quiz dizer 30mm Hehehee :-) Esse seu de 54mm usa amortecedores traseiros né ? Deve ser equivalente aos da SobPerformance Lift Kit 5.4 para Grand Vitara 3 - Suspensão (http://www.sobperformance.com.br/index.php/suspensao/lift-kit-5-4-para-grand-vitara-3.html)
É esse mesmo, Freitas, que comprei com o Alexandre X. É o mesmo kit da Rocky Road que ele importou.
Inclusive, o carro que aparece na imagem é o meu! hehe...
Caso queira rever fotos/depoimentos que postei na época, estão a partir da página 156.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/50890-novo-grand-vitara-09-a-156.html
enegreiros
05/12/2013, 21:03
Prezados,
Peço aos proprietários de GVIII AT de fortaleza que informem o consumo médio de suas viaturas. Estou pensando em adquirir um e necessito dessa informação. Desde já agradeço a ajuda dos amigos.
Para estabelecer um parâmetro de consumo do GVIII, 4x4, A/T, ou de qualquer outro carro, é necessário se ter o mesmo motorista, com seu modo costumeiro de dirigir, percorrendo o seu trajeto, também costumeiro (moro em Curitiba), e com viaturas diversas. Eis o meu exemplo em relação a alguns veículos que tive ou ainda tenho:
- TR4, 4x4, 2008, A/T, flex (meu carro anterior): consumo na cidade: etanol= 5,5 km/l – gasolina= 6,5 km/l
- Fiesta 2006, 1.6, flex (antigo carro da minha esposa, contudo utilizei por 15 dias para verificar consumo): etano= 6,5 km/l – gasolina= 8,0 km/l.
- SX4, AWD, A/T, 2012 (atual carro da minha esposa, contudo utilizei por 15 dias para verificar consumo): gasolina: 8,2 km/l
- GVIII, 4x4, A/T, 2011 (meu atual carro)gasolina: 7,5 km/l
higatetsuo
06/12/2013, 15:53
GV3 COM PNEU 235 E PESO EXTRA DE parachoque de aço + 4 squiplate aço = 6,2km/l (estrada 7,5 km/l)
Livina 1.8 AT = 7 km/l (estrada - nunca medi)
Corolla antigo 1.8 AT = 9 km/l (estrada 13 km/l)
Em São Paulo - consumo urbano pesado, com ar condicionado.
Prezados,
Peço aos proprietários de GVIII AT de fortaleza que informem o consumo médio de suas viaturas. Estou pensando em adquirir um e necessito dessa informação. Desde já agradeço a ajuda dos amigos.
Para estabelecer um parâmetro de consumo do GVIII, 4x4, A/T, ou de qualquer outro carro, é necessário se ter o mesmo motorista, com seu modo costumeiro de dirigir, percorrendo o seu trajeto, também costumeiro (moro em Curitiba), e com viaturas diversas. Eis o meu exemplo em relação a alguns veículos que tive ou ainda tenho:
- TR4, 4x4, 2008, A/T, flex (meu carro anterior): consumo na cidade: etanol= 5,5 km/l – gasolina= 6,5 km/l
- Fiesta 2006, 1.6, flex (antigo carro da minha esposa, contudo utilizei por 15 dias para verificar consumo): etano= 6,5 km/l – gasolina= 8,0 km/l.
- SX4, AWD, A/T, 2012 (atual carro da minha esposa, contudo utilizei por 15 dias para verificar consumo): gasolina: 8,2 km/l
- GVIII, 4x4, A/T, 2011 (meu atual carro)gasolina: 7,5 km/l
Ah, sim, lembrei: no caso do GVIII o condicionador de ar fica todo o tempo ligado. No SX4 fiz a média também com o condicionador de ar todo o tempo ligado. Na TR4, condicionador ligado não mais que 30% do tempo e no caso do Fiesta, condicionador nunca utilizado. Todos os consumos são urbanos.
EDSONGALIZA
06/12/2013, 18:26
prezados,
peço aos proprietários de gviii at de fortaleza que informem o consumo médio de suas viaturas. Estou pensando em adquirir um e necessito dessa informação. Desde já agradeço a ajuda dos amigos.
o meu gv 2010 mt 4x4 quando eu comprei so fazia 6,2 depois dos 30000 6.8 agora com 50000 esta nos 7
sempre com ar ligado ( existe botao para desligar ar ? Kkkkkk) .no transito de fortaleza agora fiz uma viagem nele ate joao pessoa campina grande e voltei p fortaleza ele fez na estrada 8,6 mas veio voando achei o consumo excelente.andando na boa da 10 brincando.agora se for at por relatos de amigos daqui vc pega os meus numeros e diminui de 1 a 1,5.
Ex: Ta fazendo 7 no at deve ta com 6 ou 5,5 como diz a maioria dos conhecidos na porta da sol ccs da suzuki aqui de fortaleza mas isso muda de pessoa a pessoa .
enegreiros
06/12/2013, 21:00
Obrigado a todos pelos relatos de consumo das suas viaturas!
freitasjr
07/12/2013, 20:16
É esse mesmo, Freitas, que comprei com o Alexandre X. É o mesmo kit da Rocky Road que ele importou.
Inclusive, o carro que aparece na imagem é o meu! hehe...
Caso queira rever fotos/depoimentos que postei na época, estão a partir da página 156.
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/50890-novo-grand-vitara-09-a-156.html
Oi Márcio vi seus relatos na pag 156, porém tenho umas dúvidas em relação a conforto e barulhos na suspensão. O Kit da Ironman por exemplo, quem colocou reclamou da dureza(o carro ficou muito duro, perdeu muito em conforto) e de uma batedeira danada da suspensão, pois os amortecedores parecem que não ficavam bem encaixados, sei lá o que...
Em relação ao seu Lift:
1 - Ouve perda do conforto, ou seja, com a troca dos amortecedores traseiros, o carro ficou duro ou pulando muito ?
2 - Apareceu algum barulho na suspensão ? Se não me engano, em alguma parte deste tópico, parece que (não me lembro se foi vc ou outro colega do fórum) comenta que ficou um rangido e vc teve que trocar umas buchas, confere ?
Abraço, cordialmente, Francisco de de Freitas...
Marcio Nogueira
08/12/2013, 01:49
Oi Márcio vi seus relatos na pag 156, porém tenho umas dúvidas em relação a conforto e barulhos na suspensão. O Kit da Ironman por exemplo, quem colocou reclamou da dureza(o carro ficou muito duro, perdeu muito em conforto) e de uma batedeira danada da suspensão, pois os amortecedores parecem que não ficavam bem encaixados, sei lá o que...
Em relação ao seu Lift:
1 - Ouve perda do conforto, ou seja, com a troca dos amortecedores traseiros, o carro ficou duro ou pulando muito ?
2 - Apareceu algum barulho na suspensão ? Se não me engano, em alguma parte deste tópico, parece que (não me lembro se foi vc ou outro colega do fórum) comenta que ficou um rangido e vc teve que trocar umas buchas, confere ?
Abraço, cordialmente, Francisco de de Freitas...
1) Houve sim, Freitas. Achei que o carro ficou um pouco mais duro. Porém, na minha opinião, não ficou desconfortável. Tampouco, ficou pulando.
2) Apareceu, mas não por conta do kit. O "nhec, nhec" que surgiu é do próprio amortecedor, e não uma anomalia. Não compromete em nada em termos de funcionalidade e/ou segurança.
Pretendo trocar de carro ano que vem. Tirarei o kit do meu carro e colocarei no novo! :concordo:
freitasjr
10/12/2013, 08:54
1) Houve sim, Freitas. Achei que o carro ficou um pouco mais duro. Porém, na minha opinião, não ficou desconfortável. Tampouco, ficou pulando.
2) Apareceu, mas não por conta do kit. O "nhec, nhec" que surgiu é do próprio amortecedor, e não uma anomalia. Não compromete em nada em termos de funcionalidade e/ou segurança.
Pretendo trocar de carro ano que vem. Tirarei o kit do meu carro e colocarei no novo! :concordo:
Huummm :pensativo: , então se o "nhec, nhec" é originário do amortecedor que vem com o Kit, posso supor que a suspensão mais dura se deve também a esse amortecedor traseiro que vem no Kit, e Não devido aos calços certo :?:
Abraço, cordialmente Francisco de Freitas...
Marcio Nogueira
10/12/2013, 09:17
Huummm :pensativo: , então se o "nhec, nhec" é originário do amortecedor que vem com o Kit, posso supor que a suspensão mais dura se deve também a esse amortecedor traseiro que vem no Kit, e Não devido aos calços certo :?:
Abraço, cordialmente Francisco de Freitas...
Isso mesmo. Caso queira um amortecedor menos barulhento e não tão rígido, teria que medir o do kit (olhal - olhal) e achar um no mercado.
freitasjr
10/12/2013, 18:56
Isso mesmo. Caso queira um amortecedor menos barulhento e não tão rígido, teria que medir o do kit (olhal - olhal) e achar um no mercado.
Blz Márcio, devido aos seus relatos, acho que vou preferir então o Kit de 30/35mm que são só calços e deixa o resto da suspensão original. Os pneus decido depois qual coloco(perfil e largura). Atualmente tou com os Kumho AT 235/65 R17.
Abraço e obrigado pelas informações, Francisco de Freitas...
Freitas, tive problema de rangido ao trocar os amortecedores traseiros.
No meu caso, o problema foi causado pelas buchas dos amortecedores novos que vieram em tamanho diferente dos originais. A haste central era muito cumprida e causava o rangido ao encostar na estrutura da carroceria.
Mandei trocar as buchas. Acho que vai resolver.
Outro detalhe: o link de 35mm sem trocar os amortecedores, altera a estabilidade do carro na estrada consideravelmente.
freitasjr
11/12/2013, 10:30
Freitas, tive problema de rangido ao trocar os amortecedores traseiros.
No meu caso, o problema foi causado pelas buchas dos amortecedores novos que vieram em tamanho diferente dos originais. A haste central era muito cumprida e causava o rangido ao encostar na estrutura da carroceria.
Mandei trocar as buchas. Acho que vai resolver.
Outro detalhe: o link de 35mm sem trocar os amortecedores, altera a estabilidade do carro na estrada consideravelmente.
Bom dia Dan-Ce, vc está usando é esse Lift de 35mm, ou vc ouviu relatos de alguém que está usando a respeito da alteração da estabilidade do carro na estrada ?
Caso seja experiência própria sua, vc comprou o Kit Lift na Alternativa4x4 ou no Rc4x4 ?
Grato pelas informações, abraço, cordialmente, Francisco de Freitas...
Freitas,
Tô no segundo GV e fiz alterações na suspensão de ambos. Vou tentar resumir minha experiencia:
1) Calços de borracha de 2,5cm com calços dianteiros nas molas: resultado excelente. Não tive ruídos, nem mudanças perceptíveis na estabilidade do carro. Mas o lift era pouco perceptivel. Usava pneu 235/65.
2) Calços de borracha 3,5cm com calços dianteiros nas molas: não gostei do resultado, pois os calços dianteiros deformaram e as molas descentraram. O lift era bem mais perceptivel. Vale dizer que passei a usar pneus 245/65.
3) Calços da tecnotrilha de 3,5cm. Calços dianteiros de aço no coxim e traseiros de tecnil.
Os dianteiros são perfeitos e não tive nenhum problema para instalar, mas o traseiros não encaixaram. Tive que manter os de borracha que eu tinha na suspensão traseira. O único problema que eu achei foi a perda na estabilidade do veiculo quando na estrada. Mas só achei bem perceptível quando andava a mais de 100 km/h.
4) Amortecedores da offlimits fabricados para um lift de 35mm usando calços na suspensão traseira.
De longe o melhor resultado em termos de estabilidade. A diferença no conforto é muito pequena. Conduto apresentaram muito ruido na suspensão traseira. Acredito que o problema do ruido será resolvido com a troca das buchas. Estou aguardando o retorno dos amortecedores para confirmar.
Abs,
freitasjr
11/12/2013, 18:04
Freitas,
Tô no segundo GV e fiz alterações na suspensão de ambos. Vou tentar resumir minha experiencia:
... 3) Calços da tecnotrilha de 3,5cm. Calços dianteiros de aço no coxim e traseiros de tecnil.
Os dianteiros são perfeitos e não tive nenhum problema para instalar, mas o traseiros não encaixaram. Tive que manter os de borracha que eu tinha na suspensão traseira. O único problema que eu achei foi a perda na estabilidade do veiculo quando na estrada. Mas só achei bem perceptível quando andava a mais de 100 km/h...
Vixe, estava pensando em por estes, que acho que devem ser os mesmo que vendiam na Alternativa4x4 ou no Rc4x4(parece que não vendem mais). Agora uma dúvida, como é que eles(Tecnotrilha) vendem algo que não se encaixam no carro, se é feito especificamente p/ este tipo de veículo GV III :parede: ... Vc chegou na época a ligar e questionar eles a respeito disso ?
Também tou no meu 2º GV, no 1º alterei o aro das rodas e pus um pneu 225/75 R16 da BF com a roda com off-set mais negativo e ficou um pouco p/ fora. Agora nesse quero preservar o aro 17 e por uns pneus mais agressivos + um Liftzinho. O de 30mm da Rc4x4 seria o ideal p/ mim. O "Felippetti" aqui do fórum colocou, mas parece que não vendem mais.
Abraço, cordialmente, Francisco de Freitas...
felippetti
11/12/2013, 18:14
Quem disse que "não vendem mais"? Instalei o meu em outubro... (e, cá entre nós, ficou muito bala!)
Vixe, estava pensando em por estes, que acho que devem ser os mesmo que vendiam na Alternativa4x4 ou no Rc4x4(parece que não vendem mais). Agora uma dúvida, como é que eles(Tecnotrilha) vendem algo que não se encaixam no carro, se é feito especificamente p/ este tipo de veículo GV III :parede: ... Vc chegou na época a ligar e questionar eles a respeito disso ?
Também tou no meu 2º GV, no 1º alterei o aro das rodas e pus um pneu 225/75 R16 da BF com a roda com off-set mais negativo e ficou um pouco p/ fora. Agora nesse quero preservar o aro 17 e por uns pneus mais agressivos + um Liftzinho. O de 30mm da Rc4x4 seria o ideal p/ mim. O "Felippetti" aqui do fórum colocou, mas parece que não vendem mais.
freitasjr
12/12/2013, 03:26
Quem disse que "não vendem mais"? Instalei o meu em outubro... (e, cá entre nós, ficou muito bala!)
Não consta mais no site o produto, e mandei email p/ eles e nem sequer se dão ao trabalho de responder.
E em relação a estabilidade e conforto do carro, alterou em alguma coisa ?
felippetti
12/12/2013, 10:41
Não consta mais no site o produto, e mandei email p/ eles e nem sequer se dão ao trabalho de responder.
E em relação a estabilidade e conforto do carro, alterou em alguma coisa ?
Até onde me lembro, o site da RC4x4 não é atualizado há um bom tempo... Acho q o kit do GVIII nunca constou no site... E o Portugal ta sempre correndo - acho que ele olha o e-mail uma vez por mês só... Hehehehe...
Melhor é dar uma ligada lá...
Comportamento dinâmico do carro não mudou nada...
eduardopks
12/12/2013, 11:59
Pergunta de iniciante total (estou com o carro a 2 semanas): A caixa de fusíveis interna do GVIII (2009)fica embaixo da peça de acabamento do volante? Vi no manual que apontam uma localização que não teria acesso sem remover os parafusos desta peça inteira...
higatetsuo
12/12/2013, 16:19
seim tem que remover aquele plastico com chave philips, e precisa de uma lanterna, pq q caixa fica bem no fundo.
Pergunta de iniciante total (estou com o carro a 2 semanas): A caixa de fusíveis interna do GVIII (2009)fica embaixo da peça de acabamento do volante? Vi no manual que apontam uma localização que não teria acesso sem remover os parafusos desta peça inteira...
freitasjr
12/12/2013, 16:56
Até onde me lembro, o site da RC4x4 não é atualizado há um bom tempo... Acho q o kit do GVIII nunca constou no site... E o Portugal ta sempre correndo - acho que ele olha o e-mail uma vez por mês só... Hehehehe...
Melhor é dar uma ligada lá...
Comportamento dinâmico do carro não mudou nada...
Vc conseguiu contato com eles através de qual número :?: Pois eu tentei este (11) 5632-2594 que está no site, e só faz chamar e ninguém atende... :? Tá ruim p/ eles conseguirem vender alguma coisa assim heim...
Oi Freitas,
Ele disse que já tinha vendido esse mesmo kit para várias pessoas e nunca teve problema. O fato é que os calços não encaixaram. Eu mandei fotos mostrando o problema e ele recomendou fazê-los aqui mesmo no ceará. fiz um orçamento do serviço e ele depositou na minha conta.
Abs,
felippetti
12/12/2013, 17:20
Esse número mesmo...
Tenho certeza que eles perdem muito negócio por causa da falta de atenção ao atendimento. No entanto, os produtos costumam ser bons. Talvez por isso eu continue comprando deles...
Boa sorte!
Rafael
Vc conseguiu contato com eles através de qual número :?: Pois eu tentei este (11) 5632-2594 que está no site, e só faz chamar e ninguém atende... :? Tá ruim p/ eles conseguirem vender alguma coisa assim heim...
freitasjr
12/12/2013, 18:13
Oi Freitas,
Ele disse que já tinha vendido esse mesmo kit para várias pessoas e nunca teve problema. O fato é que os calços não encaixaram. Eu mandei fotos mostrando o problema e ele recomendou fazê-los aqui mesmo no ceará. fiz um orçamento do serviço e ele depositou na minha conta.
Abs,
Ok Dan-Ce, obrigado pelos esclarecimentos. Caso eu não consiga comprar pela RC4X4, vou tentar estes da Tecnotrilha.
freitasjr
12/12/2013, 18:18
Esse número mesmo...
Tenho certeza que eles perdem muito negócio por causa da falta de atenção ao atendimento. No entanto, os produtos costumam ser bons. Talvez por isso eu continue comprando deles...
Boa sorte!
Rafael
Olá Rafael, obrigado pela informação, vou continuar tentando entrar em contato com eles, uma vez que, vc mencionou que os produtos deles são de qualidade. Caso não consiga, vou então comprar o Kit da Tecnotrilha.
eduardopks
12/12/2013, 18:39
seim tem que remover aquele plastico com chave philips, e precisa de uma lanterna, pq q caixa fica bem no fundo.
Então entrará para o kit de ferramentas básicas do carro uma chave phillips...afinal, de que adianta um fusível reserva sem acesso à caixa? rs
Obrigado!
Então entrará para o kit de ferramentas básicas do carro uma chave phillips...afinal, de que adianta um fusível reserva sem acesso à caixa? rs
Obrigado!
Eduardo, toda vez que mexo no meu eu deito de costas no assoalho dianteiro com a cabeça próximo aos pedais e troco o fusível queimado identificando no esquema constante do manual, não tiro nada no painel.
A caixa fica na lateral entre as dobradiças da porta e o pedal da embreagem, bem lá em cima.
Não vi como retirar o painel.
Abs
higatetsuo
13/12/2013, 08:50
Eu sou gordo, não consigo me esticar tanto em baixo do painel!
Vou tentar trocar sem tirar a tampa então. MAs que lugar mais fdp que a suzuki foi instalar esta caixa de fusivel... fora que são aqueles mini-fusivel e que são complicados de manipular.
Eduardo, toda vez que mexo no meu eu deito de costas no assoalho dianteiro com a cabeça próximo aos pedais e troco o fusível queimado identificando no esquema constante do manual, não tiro nada no painel.
A caixa fica na lateral entre as dobradiças da porta e o pedal da embreagem, bem lá em cima.
Abs
eduardopks
13/12/2013, 11:40
Abs
Tentarei acessar os fusíveis por aí, se não der tiro a peça. De fato prefiro mexer o mínimo possível no carro...mas que acesso difícil né?
eduardopks
13/12/2013, 11:52
Outra pergunta que já apareceu no fórum, foi respondida, mas acho que agora, com mais usuários e tempo de uso do veículo dá para ter uma posição consolidada: Alguém que instalou as proteções da New Track sofreu com aquecimento excessivo do motor? Alguma contra indicação aos protetores de cárter e de caixa de redução? ,
Como disse, peguei o carro a pouco e, em que pese não pretender grandes peripécias com ele, quero o deixar com o básico para viagens tranquilas. Pelo que pude apurar as preocupações primordiais são: Proteções e em seguida "elevar os suspiros/respiros dos diferenciais, cx. de transferência e do câmbio AT" (dica do freitasjr). A viatura veio com pneus nexxen que andam bem na cidade e estão zerados, logo não pretendo mexer nisso agora e nem realizar um lift.
Por fim, a instalação das proteções é complicada? Encomendei pelo site NewTrack e imagino que a maior necessidade seja um elevador para facilitar a colocação, de resto é só aparafusar. Aqui em Brasília estava significativamente mais caro.
Para quem já foi a Terra Ronca (lugar lindo) com um C4 Hatch, carro baixissimo (sem atolar e sem quebrar nada, só raspando fundo rs) acho que por enquanto tá bom né?
Obrigado pessoal! No que eu puder contribuir, dentro da minha inexperiência, estou aqui.
eduardopks
13/12/2013, 12:00
Outra pergunta que já apareceu no fórum, foi respondida, mas acho que agora, com mais usuários e tempo de uso do veículo dá para ter uma posição consolidada: Alguém que instalou as proteções da New Track sofreu com aquecimento excessivo do motor? Alguma contra indicação aos protetores de cárter e de caixa de redução? ,
Como disse, peguei o carro a pouco e, em que pese não pretender grandes peripécias com ele, quero o deixar com o básico para viagens tranquilas. Pelo que pude apurar as preocupações primordiais são: Proteções e em seguida "elevar os suspiros/respiros dos diferenciais, cx. de transferência e do câmbio AT" (dica do freitasjr). A viatura veio com pneus nexxen que andam bem na cidade e estão zerados, logo não pretendo mexer nisso agora e nem realizar um lift.
Por fim, a instalação das proteções é complicada? Encomendei pelo site NewTrack e imagino que a maior necessidade seja um elevador para facilitar a colocação, de resto é só aparafusar. Aqui em Brasília estava significativamente mais caro.
Para quem já foi a Terra Ronca (lugar lindo) com um C4 Hatch, carro baixissimo (sem atolar e sem quebrar nada, só raspando fundo rs) acho que por enquanto tá bom né?
Obrigado pessoal! No que eu puder contribuir, dentro da minha inexperiência, estou aqui.
Aproveitando a oportunidade da minha pesquisa sobre os suspiros/respiros: Liguei agora no Patrick (SOF Sul), e ele me disse que não adianta muito fazer este tipo de serviço, pois não se poderia ir muito acima na profundidade indicada no manual sob o risco de calço hidráulico.
Achei honesto da parte dele alertar-me antes de colocar o carro para fazer o serviço. De toda forma, só em janeiro poderei levar lá por causa das férias dele...
Abraços
guilhermejcp
13/12/2013, 13:51
Ok Dan-Ce, obrigado pelos esclarecimentos. Caso eu não consiga comprar pela RC4X4, vou tentar estes da Tecnotrilha.
Eu comprei os meus da Tecnotrilha. Como queria de 30mm e não 35mm (hoje colocaria de 35 pois esses 0,5mm já fizeram falta.rsrs) ele fez sob encomenda e me enviou um e-mail quando ficou pronto.
Até agora sem problemas. Também não notei muita perda de estabilidade não. Só depois dos 160km/h que ele parece flutuar mais, mas como não estamos na Alemanha, não considero isso como ruim aos ganhos que temos com o aumento da altura.
higatetsuo
13/12/2013, 16:17
essa parte dos 160 km/h é bulin com o pessoal do 4cil!
Eu comprei os meus da Tecnotrilha. Como queria de 30mm e não 35mm (hoje colocaria de 35 pois esses 0,5mm já fizeram falta.rsrs) ele fez sob encomenda e me enviou um e-mail quando ficou pronto.
Até agora sem problemas. Também não notei muita perda de estabilidade não. Só depois dos 160km/h que ele parece flutuar mais, mas como não estamos na Alemanha, não considero isso como ruim aos ganhos que temos com o aumento da altura.
freitasjr
13/12/2013, 19:47
Blz Guilherme, mas vc Não teve problemas de encaixe dos calços traseiros como o Dan-Ce teve né ?
freitasjr
13/12/2013, 19:49
essa parte dos 160 km/h é bulin com o pessoal do 4cil!
Kkkkkkkkkkk :lol: essa foi boa
freitasjr
13/12/2013, 20:07
Aproveitando a oportunidade da minha pesquisa sobre os suspiros/respiros: Liguei agora no Patrick (SOF Sul), e ele me disse que não adianta muito fazer este tipo de serviço, pois não se poderia ir muito acima na profundidade indicada no manual sob o risco de calço hidráulico.
Achei honesto da parte dele alertar-me antes de colocar o carro para fazer o serviço. De toda forma, só em janeiro poderei levar lá por causa das férias dele...
Abraços
Olá Eduardo, acho que esse "Mexânico" aí tá com preguiça de fazer o serviço :drool: . Elevar os respiros dos diferenciais e Cx. de câmbio e transferência não tem nada a ver com calço hidráulico, e sim evitar que o óleo que passa por essas partes se contaminem por água e/ou lama.
Calço hidráulico se dar quando o motor aspira água em vez de ar, e p/ isso acontecer no GV, tem que se passar em um lugar realmente bem fundo. O que indica no manual dos carros - geralmente em quase todos - é que não se deve ultrapassar mais da metade da altura do pneu/roda, e isso é muito, mais muito conservador. Se vc for seguir este critério a risca, vc não passa nem na poça de água da esquina da sua rua após uma chuva um pouco mais forte.
Quando ele abrir a boca p/ falar isso de novo, mostra essas fotos aí p/ ele que se encontra na pag 88 deste tópico (http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/50890-novo-grand-vitara-09-a-88.html) , aí depois vc me diz o que ele falou Kkkkkkk
Detalhe, essa travessia, foi feita em carro original, sem nenhuma modificação :dance:. É claro que após isso, é quase certo que ele deve ter contaminado os óleos dos diferenciais... se tivesse elevado, não teria que se preocupar com isso.
Fica a dica, abraço, atenciosamente, Francisco de Freitas...
eduardopks
14/12/2013, 19:10
Francisco, eu tinha visto estas fotos...tem que ter muita coragem para mergulhar o carro aí!:palmas:
A elevação destes respiros é muito trabalhosa? Minha dificuldade, aqui em Brasilia, é que ainda estou procurando um mecânico de confiança para 4x4. O Patrick é bem elogiado aqui no fórum, o Menezes, outro que comentaram, sofre críticas por empurrar serviços e não dar a devida atenção ao veículo...e não me recordo de nenhum outro no momento...rs
Obrigado pela dica! Já elevou os respiros do GV 2013?
Abraço!
Olá Eduardo, acho que esse "Mexânico" aí tá com preguiça de fazer o serviço :drool: . Elevar os respiros dos diferenciais e Cx. de câmbio e transferência não tem nada a ver com calço hidráulico, e sim evitar que o óleo que passa por essas partes se contaminem por água e/ou lama.
Calço hidráulico se dar quando o motor aspira água em vez de ar, e p/ isso acontecer no GV, tem que se passar em um lugar realmente bem fundo. O que indica no manual dos carros - geralmente em quase todos - é que não se deve ultrapassar mais da metade da altura do pneu/roda, e isso é muito, mais muito conservador. Se vc for seguir este critério a risca, vc não passa nem na poça de água da esquina da sua rua após uma chuva um pouco mais forte.
Quando ele abrir a boca p/ falar isso de novo, mostra essas fotos aí p/ ele que se encontra na pag 88 deste tópico (http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/50890-novo-grand-vitara-09-a-88.html) , aí depois vc me diz o que ele falou Kkkkkkk
Detalhe, essa travessia, foi feita em carro original, sem nenhuma modificação :dance:. É claro que após isso, é quase certo que ele deve ter contaminado os óleos dos diferenciais... se tivesse elevado, não teria que se preocupar com isso.
Fica a dica, abraço, atenciosamente, Francisco de Freitas...
Marcio Nogueira
14/12/2013, 20:07
Minha dificuldade, aqui em Brasilia, é que ainda estou procurando um mecânico de confiança para 4x4. O Patrick é bem elogiado aqui no fórum, o Menezes, outro que comentaram, sofre críticas por empurrar serviços e não dar a devida atenção ao veículo...e não me recordo de nenhum outro no momento.
Vá ao Makoto, sem pestanejar!
Light Auto Peças
AE 2A, conjunto B, lotes 2/4
Setor de Oficinas - Guará II
3568-7560 | 3381-5655
Pode falar que o Marcio, do Grand Vitara prata com lift, foi quem indicou.
Não conheço o Patrick e ecoo o comentário sobre o Menezes (não fui muito com a cara dele).
felippetti
14/12/2013, 21:13
Light Auto Peças
3568-7560 | 3381-5655
Não conheço o Patrick e ecoo o comentário sobre o Menezes (não fui muito com a cara dele).
Reforço o coro: vai no Makoto que tu não te arrepende...
guilhermejcp
14/12/2013, 21:44
Blz Guilherme, mas vc Não teve problemas de encaixe dos calços traseiros como o Dan-Ce teve né ?
Não. Antes de colocar eu fiquei sabendo do caso do Dan-Ce e perguntei para o Fabiano da Tecnotrilha. Ele me disse que realmente teve esse problema mas já havia resolvido.
eduardopks
14/12/2013, 22:47
Reforço o coro: vai no Makoto que tu não te arrepende...
Agradeço a indicação Felippe e Marcio! Espero que ele esteja trabalhando esta semana (as festas estão aí), já que queria uma revisão com conhecimento de causa do carro que comprei antes de colocá-lo na estrada.
freitasjr
15/12/2013, 03:40
Francisco, eu tinha visto estas fotos...tem que ter muita coragem para mergulhar o carro aí!:palmas:
A elevação destes respiros é muito trabalhosa? Minha dificuldade, aqui em Brasilia, é que ainda estou procurando um mecânico de confiança para 4x4. O Patrick é bem elogiado aqui no fórum, o Menezes, outro que comentaram, sofre críticas por empurrar serviços e não dar a devida atenção ao veículo...e não me recordo de nenhum outro no momento...rs
Obrigado pela dica! Já elevou os respiros do GV 2013?
Abraço!
Olá Eduardo, p/ o serviço ficar bem feito o mecânico me pediu uma manhã inteira p/ poder realizar com calma.
Sim já realizei a elevação do GV 2013. Tanto o 2009 como o 2013, fiz na concessionária, foi um acordo que fiz na hora da compra do carro, solicitando que o mesmo já me fosse entregue com a elevação dos respiros realizada, por isso não me foi cobrado nada. Geralmente, Não é um tipo de serviço que as autorizadas costumam fazer. Mandando efetuar por fora em um mecânico, deve cobrarem algo em torno de 100 a 200 reais.
freitasjr
15/12/2013, 03:45
Não. Antes de colocar eu fiquei sabendo do caso do Dan-Ce e perguntei para o Fabiano da Tecnotrilha. Ele me disse que realmente teve esse problema mas já havia resolvido.
Beleza Guilherme, fico mais tranquilo agora com essa sua informação, pois caso eu vá comprar com eles, sei que já resolveram esse tipo de problema. Só achei o preço deles bem salgado, 790 reais :shock:
Nabolino
15/12/2013, 08:05
Alguém tem fotos da elevação dos suspiros?
Mladeira
16/12/2013, 14:05
Pessoal de São Paulo, capital, tem alguma indicação? Até agora estou levando só na CCS mas como sabem o preço lá é bem salgado para fazer qualquer coisa!!!
Light Auto Peças
3568-7560 | 3381-5655
Nabolino
17/12/2013, 12:45
Caros, para elevar o respiro do diferencial é só instalar um kit conforme este?
443754Aqui na Gama4x4 você encontra tudo para seu 4x4 (11) 5062-9000 Tele Vendas (http://www.gama4x4.com.br/respiro-do-diferencial-p-jeep-rural-toyota.html)
Serviria no Grand Virata?
Caros, estou pesquisando para trocar os pneus e no nosso forum peguei várias opções.
Estou pensando no Yokohama Geolandar G012 ATS ou no Michelin LTX A/T2, vai depender do preço.
Eu acho o Yoko mais bonito.
Achei uma tabela num site estrangeiro que mostra uma pesquisa entre os consumidores e o Michelin está mais bem cotado que o Yoko.
Não consegui entender, por exemplo, quantos respostas por pneu (o Kunho KL61 aparece com desempenho próximo ao Dueler AT D695, bem diferente do desempenho citado por nossos colegas que o possui)
Lá os Dueler estão com péssimo desempenho, será o nosso?
443786
Site Consumer Survey Results By Category (http://www.tirerack.com/tires/surveyresults/surveydisplay.jsp?type=ORAT&sortValue=0&filter=y&width=235%2F&ratio=65&diameter=17&showwp=N&showdp=N&showws=N&showcm=N)
Lâmpada, freio
Pessoal, uma das luzes traseiras da minha Grand Vitara 2011 não aciona quando piso no freio, apesar das duas acenderem normalmente quando ligadas. Não sei se é problema da lâmpada simplesmente. Alguém saberia quais as especificações da lâmpada?
martins132
17/12/2013, 19:02
Lâmpada, freio
Pessoal, uma das luzes traseiras da minha Grand Vitara 2011 não aciona quando piso no freio, apesar das duas acenderem normalmente quando ligadas. Não sei se é problema da lâmpada simplesmente. Alguém saberia quais as especificações da lâmpada?
Se entendi a pergunta, a iluminação funciona nas duas lâmpadas, mas a luz de freio somente em uma. Neste caso é provável que o filamento da indicação da luz de freio esteja rompido na lâmpada defeituosa, a qual deve ser substituída.
Um teste que pode ser feito para confirmar se a pane é na lâmpada consiste em inverte-las de um lado para o outro. Se a lâmpada boa acender a luz de freio do outro lado, o problema é na lâmpada substituída. Se não, o problema é elétrico.
Não sei as especificações da lâmpada pois nunca as substitui, mas acredito que possas resolver isso num eletricista, caso tenhas algum receio de mexer no carro.
Abs.
Se entendi a pergunta, a iluminação funciona nas duas lâmpadas, mas a luz de freio somente em uma. Neste caso é provável que o filamento da indicação da luz de freio esteja rompido na lâmpada defeituosa, a qual deve ser substituída.
Um teste que pode ser feito para confirmar se a pane é na lâmpada consiste em inverte-las de um lado para o outro. Se a lâmpada boa acender a luz de freio do outro lado, o problema é na lâmpada substituída. Se não, o problema é elétrico.
Não sei as especificações da lâmpada pois nunca as substitui, mas acredito que possas resolver isso num eletricista, caso tenhas algum receio de mexer no carro.
Abs.
É isso mesmo, só funciona uma das luzes de freio. Acredito que seja problema com o filamento. Encontrei a especificação da lâmpada no manual do veículo e quero ver se troco eu mesmo, pois parece ser bem simples.
Obrigado Martins.
jcdorini
18/12/2013, 12:05
Olá amigos,
Alguém está utilizando velas de iridium no GV?
Sds.
JC Dorini
arlysonmark
18/12/2013, 13:31
Olá amigos,
Alguém está utilizando velas de iridium no GV?
Sds.
JC Dorini
O GVIII vem com velas de iridium de fábrica!
dcarrasco
18/12/2013, 22:39
Amigos,
Aproveito esta nota para agradecer a todos os integrantes deste topico pelas dicas e conselhos referentes ao NGV III e para desejar a todos um Feliz Natal e um prospero 2014 cheio de aventuras, trilhas e de dinheiro e tempo para gastar em nossa viatura.
Agora, espero que o proximo ano seja possível fazer un encontro de Suzukeros em Sao Paulo já que fazer um encontro nacional é mais difícil.
Um abraço a todos de um caipira nordestino mexicano.
David
Caros, estou pesquisando para trocar os pneus e no nosso forum peguei várias opções.
Estou pensando no Yokohama Geolandar G012 ATS ou no Michelin LTX A/T2, vai depender do preço.
Eu acho o Yoko mais bonito.
Achei uma tabela num site estrangeiro que mostra uma pesquisa entre os consumidores e o Michelin está mais bem cotado que o Yoko.
Não consegui entender, por exemplo, quantos respostas por pneu (o Kunho KL61 aparece com desempenho próximo ao Dueler AT D695, bem diferente do desempenho citado por nossos colegas que o possui)
Lá os Dueler estão com péssimo desempenho, será o nosso?
443786
Site Consumer Survey Results By Category (http://www.tirerack.com/tires/surveyresults/surveydisplay.jsp?type=ORAT&sortValue=0&filter=y&width=235%2F&ratio=65&diameter=17&showwp=N&showdp=N&showws=N&showcm=N)
Oi amigo,
Tenho o LTx/AT2 245/65/17. Só elogios.
É claro que não é tao silencioso na estrada quanto um pneu all season (usava o lattitude tour). Mas estou muito satisfeito.
Abs,
eduardopks
19/12/2013, 14:10
Alguém tem fotos da elevação dos suspiros?
Olhei ontem embaixo do carro junto com o Makoto e percebi que os suspiros do carro são bem altos. Segundo ele, o que poderia ser elevado é o suspiro do diferencial traseiro. Bom, no momento não vou mexer nisso, então não tenho como passar fotos.
Alguém usa proteção para o diferencial traseiro e caixa de marchas? Qual o modelo bom? Os da NewTrack que comprei são de boa qualidade, mas não cobrem estes dois equipamentos. Acho improvável de algo atingir a caixa fora de uma trilha bem pesada, assim como tomarei cuidado quanto ao diferencial traseiro (o protetor de cárter irá "avisar" de eventual obstáculo elevado), mas é bom não correr riscos...
Oi amigo,
Tenho o LTx/AT2 245/65/17. Só elogios.
É claro que não é tao silencioso na estrada quanto um pneu all season (usava o lattitude tour). Mas estou muito satisfeito.
Abs,
Daniel, boa noite!
Pela pesquisa citada o Michelin é o melhor, nunca vi o Firestone Destination aqui no Brasil.
De qualquer forma o Yokohama encontrei aqui no RJ para instalar no dia seguinte, já o Michelin ninguém tinha para pronta entrega. Em termos de custo o LTX é R$ 50,00 mais caro, ou seja praticamente o mesmo valor.
Vou colocar o 235 x 65 x 17.
Quanto ao barulho espero não me incomodar, só ando com o ar ligado.
Os Dueler originais ainda não chegaram no limite mas aindei aquaplanando numa lâmina muito fina de água. Daí...
Abs
Daniel, boa noite!
Pela pesquisa citada o Michelin é o melhor, nunca vi o Firestone Destination aqui no Brasil.
De qualquer forma o Yokohama encontrei aqui no RJ para instalar no dia seguinte, já o Michelin ninguém tinha para pronta entrega. Em termos de custo o LTX é R$ 50,00 mais caro, ou seja praticamente o mesmo valor.
Os Dueler originais ainda não chegaram no limite mas aindei aquaplanando numa lâmina muito fina de água. Daí...
Abs
Não se preocupe com o barulho. Falei aquilo porque tinha como referencia o lattitude tour (que é muito silencioso).
Vc vai gostar bastante. Se tiver lift, recomendo o 245/65/17.
abs
Não se preocupe com o barulho. Falei aquilo porque tinha como referencia o lattitude tour (que é muito silencioso).
Vc vai gostar bastante. Se tiver lift, recomendo o 245/65/17.
abs
Estou com lift de 35mm, mas não quero que fique mais alto. Um colega nosso falou que o 245 dá mais segurança.
Eu venho usando o original (225) e já estou acostumado com ele. Curvas no limite em serra deve melhorar .
Com o 235 vou ter um ganho na largura de 1 cm e consequentemente de 0,65cm na altura.
Abs
leoventura
20/12/2013, 01:01
Srs.,
Estou pensando em comprar um Kuhmo 235/60. Será que funciona bem em vista do original 225/65? Não arrasta nas laterais ou fica baixo na altura? Lembrando que não tenho lift...
Abs
leoventura
20/12/2013, 01:12
Daniel, boa noite!
Abs
E quais os preços que vc conseguiu nesses pneus? Eu consegui o Michelin a R$835, mas vi uns kuhmo na internet entre 400 e 700.
Abs.
freitasjr
20/12/2013, 02:28
Srs.,
Estou pensando em comprar um Kuhmo 235/60. Será que funciona bem em vista do original 225/65? Não arrasta nas laterais ou fica baixo na altura? Lembrando que não tenho lift...
Abs
Por que não põe o 235/65 R17 Kuhmo ? Se vc botar o de perfil 60 vai ficar mais baixo que o pneu original, apesar de ser 1cm mais largo.
Marcio Nogueira
20/12/2013, 09:52
Por falar em pneus, como é que os novos proprietários estão fazendo com o carro, que agora está saindo com aro 18? Antes alguns ou ficavam no 17, ou caíam do 17 para o 16. E agora?
E quais os preços que vc conseguiu nesses pneus? Eu consegui o Michelin a R$835, mas vi uns kuhmo na internet entre 400 e 700.
Abs.
Leo, o preço foi muito mais caro - R$ 1 mil , o Lt x 235x65 e R$ 950 o Geolandar.
Abs
felippetti
20/12/2013, 12:39
Leo, o preço foi muito mais caro - R$ 1 mil , o Lt x 235x65 e R$ 950 o Geolandar.
Abs
Caramba, pessoal... eu paguei 749 cada um dos BFGoodrich AT 246/70R17, que é sabidamente um pneu mais caro, por causa do aro maior... Não é possível quase 1000 reais num pneu destes...
Caramba, pessoal... eu paguei 749 cada um dos BFGoodrich AT 246/70R17, que é sabidamente um pneu mais caro, por causa do aro maior... Não é possível quase 1000 reais num pneu destes...
Você pagou muito barato, pesquisando na internet não vi preço abaixo de R$ 1 mil...
Tem muito tempo?
MVSEIXAS
20/12/2013, 13:22
Felipe, boa tarde.
sei que vc, de certa forma, já respondeu, mas pergunto:
Com 245/70 dá para usar sem lift?
Obrigado.
Seixas
jcdorini
23/12/2013, 14:23
O GVIII vem com velas de iridium de fábrica!
Ops, valeu pela informação.
Realmente consta no manual.
Aproveitando o assunto, estou querendo instalar o filtro da K&N (33-2361 - K&N Replacement Filters, Replacement Air Filter direct from K&N (http://www.knfilters.com/search/product.aspx?prod=33-2361))
Já li neste mesmo fórum que melhorou a retomada.
Alguém que use ou tenha usado pode dar maiores informações?
Sds.
JC Dorini/SP
arlysonmark
23/12/2013, 20:13
Aproveitando o assunto, estou querendo instalar o filtro da K&N (33-2361 - K&N Replacement Filters, Replacement Air Filter direct from K&N (http://www.knfilters.com/search/product.aspx?prod=33-2361))
Sds.
JC Dorini/SP
Comprei o filtro K&N 33-2361, realmente tenho a impressão que o carro tem um desempenho melhor e mais continuo, mas é pouco perceptível!! Também percebi que o consumo aumenta um pouco ( deve ser pela sensação de aumento potência). Mas a principal vantagem é não precisa trocar mais o filtro é só fazer limpeza, o manual recomenda lavar a cada 80.000km, mas vou lavar em um intervalo menor, estou em dúvida entre 20.000km ou 80.000km. Vou analisar pelo estado do filtro!
Pessoal alguém já trocou Bieletas da Grand vitara as minhas estão apresentando uma folga pretendo trocar as duas encontrei na minha cidade por R$ 190,00 o par mas não e original sera que vale a pena.
Obrigado
Scgomes
felippetti
24/12/2013, 01:52
Pessoal alguém já trocou Bieletas da Grand vitara as minhas estão apresentando uma folga pretendo trocar as duas encontrei na minha cidade por R$ 190,00 o par mas não e original sera que vale a pena.
Obrigado
Scgomes
Troquei as minhas faz uma semana... Comprei por este preço na Suzucar... Não sei dizer se são as originais, mas creio q são, comparando com as que tirei...
freitasjr
24/12/2013, 04:10
Sds.
JC Dorini/SP
Depois que li este texto aqui (ISO 5011 Duramax Air Filter Test Report (http://www.billswebspace.com/AirFilterTest.htm)) sobre testes a respeito de filtros e o K&N teve um dos piores desempenhos no que diz respeito a capacidade de retenção de sujeira, Não o recomendo a ninguém.
Uma pena que só li isso um tempo depois que comprei o filtro.
requeijo
26/12/2013, 09:42
Depois que li este texto aqui (ISO 5011 Duramax Air Filter Test Report (http://www.billswebspace.com/AirFilterTest.htm)) sobre testes a respeito de filtros e o K&N teve um dos piores desempenhos no que diz respeito a capacidade de retenção de sujeira, Não o recomendo a ninguém.
Uma pena que só li isso um tempo depois que comprei o filtro.
Putzzzzz Freitas... também fiquei com a mesma situação que a sua... comprei o filtro e estava esperando apenas fazer a 2a revisão na css, pois nesta revisão eles colocam um filtro novo. Fiz a revisão semana passada, e agora estava pronto para colocar o filtro mas agora fiquei em duvida, uma vez que ando bastante em estrada de terra e sem falar que aqui no RJ tem bastante poluente... acredito que aqui no RJ perca apenas para SP.
Fiquei literalmente com o "filtro na mão"... rsrsrsrs
Abraços
freitasjr
26/12/2013, 21:10
Putzzzzz Freitas... também fiquei com a mesma situação que a sua... comprei o filtro e estava esperando apenas fazer a 2a revisão na css, pois nesta revisão eles colocam um filtro novo. Fiz a revisão semana passada, e agora estava pronto para colocar o filtro mas agora fiquei em duvida, uma vez que ando bastante em estrada de terra e sem falar que aqui no RJ tem bastante poluente... acredito que aqui no RJ perca apenas para SP.
Fiquei literalmente com o "filtro na mão"... rsrsrsrs
Abraços
Huahuahua, essa do filtro na mão foi boa... Tem um pessoal aqui do fórum, que já usa o K&N a algum tempo, porém, se o uso dele for prejudicial(pelo fato de deixar passar mais poeira e sujeira p/ o motor), os problemas deverão surgir ao longo prazo, aí neste caso, prefiro não arriscar pois ainda não sei se vou ficar com esse atual GV por pouco ou muito tempo.
No atual momento, vou coloca-lo apenas p/ alguns testes, e se não alterar em nada na performance do carro, aí que eu Não uso o K&N nem que me pagem rsrsrsrs :)
Marco Antonio Helio
26/12/2013, 23:52
Huahuahua, essa do filtro na mão foi boa... Tem um pessoal aqui do fórum, que já usa o K&N a algum tempo, porém, se o uso dele for prejudicial(pelo fato de deixar passar mais poeira e sujeira p/ o motor), os problemas deverão surgir ao longo prazo, aí neste caso, prefiro não arriscar pois ainda não sei se vou ficar com esse atual GV por pouco ou muito tempo.
No atual momento, vou coloca-lo apenas p/ alguns testes, e se não alterar em nada na performance do carro, aí que eu Não uso o K&N nem que me pagem rsrsrsrs :)
Pessoal,
Quero dar minha opinião nesta celeuma!
Uso o filtro K&N há quase 2 anos no meu GV, e usei antes também na Tracker. Em ambos, o motor melhorou muito, principalmente nas retomadas. Fiquei mais feliz ainda quando o Robson, mecânico da Yuki em Niterói, não acreditou quando viu que meu motor não estava carbonizado aos 62 mil km (o que é o usual, segundo ele). Concluímos que com o K&N a mistura fica mais homogênea, e com o filtro de papel a mistura fica muito rica de combustível e então carboniza mais rapidamente o motor.
Uso sem medo, inclusive nas trilhas. Tenho fotos da caixa do filtro de ar, que anexei a esta mensagem. A primeira mostra a parte de baixo que estava imunda por causa de várias trilhas que havia feito. A segunda foto mostra a parte de cima da caixa, a parte que fica depois do filtro, quando o ar vai para o motor. Está limpa, sem qualquer poeira. Então, o K&N filtra bem as impurezas. Não acredito que traga risco para o motor.
Mas atenção: a limpeza deve ser feita a cada 10 mil km, como está escrito na caixa.
MVSEIXAS
27/12/2013, 10:10
Uso o filtro há quase 2 anos, e faço minhas as palavras do Marco Antonio Hélio, reforçando que a limpeza deve ser a cada 10.000 km, sem prejuízo de olhar antes, caso tenha feito trilhas com mais intensidade e frequência.
O filtro não é recomendável para veículo só de trilha, e veículo movido a diesel.
Se torna nocivo ao motor se rodar com o filtro muito sujo, pois a solução que utilizamos no produto absorve a sujeira, e se muito sujo, pode passar para o motor.
Seixas
Pessoal,
Quero dar minha opinião nesta celeuma!
Uso o filtro K&N há quase 2 anos no meu GV, e usei antes também na Tracker. Em ambos, o motor melhorou muito, principalmente nas retomadas. Fiquei mais feliz ainda quando o Robson, mecânico da Yuki em Niterói, não acreditou quando viu que meu motor não estava carbonizado aos 62 mil km (o que é o usual, segundo ele). Concluímos que com o K&N a mistura fica mais homogênea, e com o filtro de papel a mistura fica muito rica de combustível e então carboniza mais rapidamente o motor.
Uso sem medo, inclusive nas trilhas. Tenho fotos da caixa do filtro de ar, que anexei a esta mensagem. A primeira mostra a parte de baixo que estava imunda por causa de várias trilhas que havia feito. A segunda foto mostra a parte de cima da caixa, a parte que fica depois do filtro, quando o ar vai para o motor. Está limpa, sem qualquer poeira. Então, o K&N filtra bem as impurezas. Não acredito que traga risco para o motor.
Mas atenção: a limpeza deve ser feita a cada 10 mil km, como está escrito na caixa.
altimar.ferreira
27/12/2013, 21:23
Boa noite senhores, como já tinha comentado no forum a respeito do meu carro, que apresentou uma falha em baixa rotaçao. segue meu testemunho:
No mês de outubro, meu veiculo apresentou um defeito, o carro falhou quando reduziu para a 1ª marcha, logo após parou e nao funcionou mais, levei no guincho para css, lá eles fizeram varios testes e trocaram varias peças e nao encontraram o problema,
visto isso resolveram trocar todo motor, estou chateado com essa situaçao, o problema é a demora nas decisoes, acho que a Suzuki deveria ser mais explosiva nas decisoes, pois nao se trata de um veiculo mais sim da reputaçao da marca. sao exatos 3 meses nesta burocracia, lembrando que meu carro esta com 56 mkl com todas revisoes em dia, ontem quando fui na css tinha um gv 12/12 com problema na embrenhagem, fiquei preocupado.
leoventura
27/12/2013, 22:32
Camaradas,
Me corrijam se eu estiver falando besteira, mas não é possível que aumente a potência do carro com o filtro de ar K&N simplesmente pq passa mais ar por ele?
P.S.: Também comprei um e estou esperando chegar...
leoventura
27/12/2013, 22:38
Felipe, boa tarde.
Obrigado.
Seixas
Estou com a mesma dúvida....
Marco Antonio Helio
27/12/2013, 23:27
Camaradas,
Me corrijam se eu estiver falando besteira, mas não é possível que aumente a potência do carro com o filtro de ar K&N simplesmente pq passa mais ar por ele?
P.S.: Também comprei um e estou esperando chegar...
leoventura,
Acho que não aumenta a potência, mas melhora o seu aproveitamento através de uma mistura ar/combustível melhor.
Bom dia a todos!
Estou há pouco com um Grand Vitara 2013 e ainda não tive a oportunidade de escrever neste forum, mas já vou inaugurar trazendo uma pergunta: alguém sabe qual o código da trava mc guard para o estepe do nosso carro? Alguém já comprou também para as 4 rodas? Alguém já comprou do exterior (tipo Amazon)? Agradeço qualquer dica que puderem postar!
Abraço e feliz 2014!!
Gustavo
Tenho visto o conjunto de quatro porcas da McGard com esse código: 24152. Alguém sabe se uma dessas porcas pode ser usada no estepe e as outras três para proteger três das rodas em uso?
Quando vejo anúncio do individual tem sido mais comum o código 75776, na base de R$108,00. Será que esse é igualzinho às porcas do 24152? Esse kit tem no pneufácil (Pneus Fácil - McGard Porcas Anti-Furto Suzuki Vitara Todos - 24152 (http://www.pneusfacil.com.br/kit_mcgard.php?antifurto=266)) o conjunto de 4 por R$185,00 a vista e no Amazon por +-US$18. Quem já tem o produto e pode ajudar?
http://www.mcgard.com/media/com_hikashop/upload/images/products/2/4/24152-part.jpg
leoventura
28/12/2013, 19:55
Felipe, boa tarde.
Obrigado.
Seixas
Eu estava dando uma olhada no tópico sobre preparação para trilhas e o mesmo Felippetti falou:
"
http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/misc/quote_icon.png Postado originalmente por felippetti http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/buttons/viewpost-right.png (http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/95803-novo-grand-vitara-iii-preparacao-para-trilhas-7.html#post2002419)
Aí, pessoal...
Instalei hoje os BFGoodrich All Terrain 245/70 R17... Sem os calços ainda, que é para ver o 'antes e depois' do lift...
Só com os pneus novos, o carro já ficou esteticamente dubaralho!! Dinamicamente, então, ficou uma palhaçada! Maciozão, silencioso... e o V6 nem sentiu a diferença.. Só alegria!
Antes que perguntem... sim, raspa um pouco (MUITO pouco!) em alguns pontos da proteção plástica da caixa de rodas... Por enquanto não vou mexer, pois o lift de 30mm do Rodrigo Portugal chega esta semana... Eu creio que pneus nesta medida com o desenho um pouco menos agressivo talvez não raspem nada...
Até agora, recomendo MUITO esta medida...
Abraço!
Rafael"
MVSEIXAS
28/12/2013, 21:31
Obrigado, leoventura!
Eu não tinha visto essa postagem.
Abs.
Seixas
Eu estava dando uma olhada no tópico sobre preparação para trilhas e o mesmo Felippetti falou:
"
http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/misc/quote_icon.png Postado originalmente por felippetti http://www.4x4brasil.com.br/forum/images/buttons/viewpost-right.png (http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/95803-novo-grand-vitara-iii-preparacao-para-trilhas-7.html#post2002419)
Aí, pessoal...
Instalei hoje os BFGoodrich All Terrain 245/70 R17... Sem os calços ainda, que é para ver o 'antes e depois' do lift...
Só com os pneus novos, o carro já ficou esteticamente dubaralho!! Dinamicamente, então, ficou uma palhaçada! Maciozão, silencioso... e o V6 nem sentiu a diferença.. Só alegria!
Antes que perguntem... sim, raspa um pouco (MUITO pouco!) em alguns pontos da proteção plástica da caixa de rodas... Por enquanto não vou mexer, pois o lift de 30mm do Rodrigo Portugal chega esta semana... Eu creio que pneus nesta medida com o desenho um pouco menos agressivo talvez não raspem nada...
Até agora, recomendo MUITO esta medida...
Abraço!
Rafael"
guilhermejcp
29/12/2013, 19:42
Obrigado, leoventura!
Abs.
Seixas
Felippetti,
você já testou o carro numa trilha para ver o desempenho dos pneus em situação mais extrema do uso da suspensão?
Continua raspando pouco ou aumenta muito?
MVSEIXAS
29/12/2013, 22:57
GSC, boa noite.
Vc deu uma ótima dica.
Acho que em contato com a pneufacil, eles devem informar com mais precisão. Eu farei isso!
abs e seja bem vindo
Seixas
Tenho visto o conjunto de quatro porcas da McGard com esse código: 24152. Alguém sabe se uma dessas porcas pode ser usada no estepe e as outras três para proteger três das rodas em uso?
Quando vejo anúncio do individual tem sido mais comum o código 75776, na base de R$108,00. Será que esse é igualzinho às porcas do 24152? Esse kit tem no pneufácil (Pneus Fácil - McGard Porcas Anti-Furto Suzuki Vitara Todos - 24152 (http://www.pneusfacil.com.br/kit_mcgard.php?antifurto=266)) o conjunto de 4 por R$185,00 a vista e no Amazon por +-US$18. Quem já tem o produto e pode ajudar?
http://www.mcgard.com/media/com_hikashop/upload/images/products/2/4/24152-part.jpg
Eu comprei está "McGard 24552 Chrome Cone Seat Wheel Locks (M12 x 1.25 Thread Size) - Set of 5 (http://www.amazon.com/dp/B000COMX40/ref=pe_385040_30332190_pe_175190_21431760_M3T1_ST1 _dp_1)" no site da Amazon, são 5 porcas. Está 62.17 dolares com taxa de importação e frete.
felippetti
30/12/2013, 11:32
Comprei dois kits com 5 travas (1 vai no estepe) deste no Amazon: McGard 24552 Chrome Cone Seat Wheel Locks (M12 x 1.25 Thread Size) - Set of 5 : Amazon.com : Automotive (http://www.amazon.com/gp/product/B000COMX40/ref=oh_details_o00_s00_i00?ie=UTF8&psc=1)
Um para o GVIII e outro para o Jimny da patroa.
Vale MUITO a pena comprar no Amazon, pq pelo preço de 1 trava (108 reais) você compra o kit com 5. Paguei 106 doletas pela encomenda toda, incluindo já frete e taxas de alfandega do Brasil...
E eles entregam rapidinho, pq não vem pelos correios, e sim pela DHL. Isso significa que tu pagas a taxa de importacao na hora da compra e a DHL desembaraça aqui no Brasil, então tua encomenda não fica 45 dias esperando o pessoal da receita federal tirar a bunda da cadeira.
E o produto é de primeiríssima qualidade! Recomendadíssimo!!
Rafael
felippetti
30/12/2013, 14:10
Obrigado, leoventura!
Abs.
Seixas
Seixas,
vou te passar minha sensação sobre os 245/70R17:
- com lift de 30mm que instalei, raspa muito de leve, mas raspa...
- sem o lift raspava o mesmo tanto, mas com mais frequencia, i.e., em uma gama maior de situações...
- o Portugal da RC4x4, que foi quem me vendeu o kit, me disse que mesmo com kits de 2" os A/T 245 raspam um pouco.
Estou super satisfeito com o conjunto. E isso quem te fala é alguém MUITO chato com ruídos do carro, te garanto! =)
Por fim, comparando o desenho dos BFG A/T (do meu GVIII) e o dos BFG M/T (do Jimny da patroa) é bem perceptível a diferença no desenho do ombro dos dois pneus. O A/T tem o ombro bem mais 'quadrado'. Talvez se eu estivesse utilizando o M/T 245 no GVIII o pneu não raspasse...
Sei que o pessoal da Apache montou pneus 245/70R17 num GVIII (Apache 4x4 » Produtos (http://apache4x4.com.br/produtos/))... talvez eles possam dar mais informações
Marcio Nogueira
30/12/2013, 16:38
Alguém aí conhece o Jeep Compass? Está por 97,9K.
http://www.jeep.com.br/ficha_tecnica_jeep_compass.pdf
Será que temos um concorrente?
felippetti
30/12/2013, 17:28
Alguém aí conhece o Jeep Compass? Está por 97,9K.
http://www.jeep.com.br/ficha_tecnica_jeep_compass.pdf
Será que temos um concorrente?
Só concorre com as versões 4x2 do GV... E é mais cara...
MVSEIXAS
30/12/2013, 18:20
Obrigado, Felippe!
Feliz 2014!
Seixas
Seixas,
vou te passar minha sensação sobre os 245/70R17:
- com lift de 30mm que instalei, raspa muito de leve, mas raspa...
- sem o lift raspava o mesmo tanto, mas com mais frequencia, i.e., em uma gama maior de situações...
- o Portugal da RC4x4, que foi quem me vendeu o kit, me disse que mesmo com kits de 2" os A/T 245 raspam um pouco.
Estou super satisfeito com o conjunto. E isso quem te fala é alguém MUITO chato com ruídos do carro, te garanto! =)
Por fim, comparando o desenho dos BFG A/T (do meu GVIII) e o dos BFG M/T (do Jimny da patroa) é bem perceptível a diferença no desenho do ombro dos dois pneus. O A/T tem o ombro bem mais 'quadrado'. Talvez se eu estivesse utilizando o M/T 245 no GVIII o pneu não raspasse...
Sei que o pessoal da Apache montou pneus 245/70R17 num GVIII (Apache 4x4 » Produtos (http://apache4x4.com.br/produtos/))... talvez eles possam dar mais informações
lolsasquatch
30/12/2013, 21:34
Eu me lembro vagamente de uma avaliação, crucificaram pelo acabamento, consumo, desempenho, etc... foi o pior SUV se não me engano. O Grand Vitara não estava nessa avaliação por falta de viatura emprestada.
arlysonmark
31/12/2013, 13:06
Vou relatar uma comparação do GVIII 2.0 Auto usando o botão Power, realizo constante viagens entre Recife/Natal, e desta vez fui com o botão Power ligado, sempre tentava utilizar o botão Power em um momento de necessidade de maior desempenho como uma ultrapassagem (mas tinha a impressão que não alterava usando ou não o botão), desta vez decidi deixar ele ligado o tempo todo. O que percebi foi que em ladeiras ele utilizava mais o conversor de torque, permanecendo mais tempo na quarta marcha e não reduzindo logo para terceira, e quando reduzia levava a rotação até o limite do giro, quando viaja sem o botão Power apertado, o carro pegava a ladeira quando ia perdendo a velocidade usava muito pouco o conversor de torque e logo colocava a terceira marcha, e a rotação em 4.000rpm já ficava querendo passar marcha, ou como estivesse segurando o carro. Também foi claro que i botão Power acionado o carro consome mais, normalmente viajo entre 120 e 130km/h, e normalmente faço entre 10,4 a 10,8km/l, com o botão Power acionado o Consumo ficou em 10,0km/l. Mas preferi a forma de funcionamento do cambio em estrada com o botão Power acionado, na cidade usarei com o botão Power desativado.
guilhermejcp
31/12/2013, 13:14
Vou relatar uma comparação do GVIII 2.0 Auto usando o botão Power, realizo constante viagens entre Recife/Natal, e desta vez fui com o botão Power ligado, sempre tentava utilizar o botão Power em um momento de necessidade de maior desempenho como uma ultrapassagem (mas tinha a impressão que não alterava usando ou não o botão), desta vez decidi deixar ele ligado o tempo todo. O que percebi foi que em ladeiras ele utilizava mais o conversor de torque, permanecendo mais tempo na quarta marcha e não reduzindo logo para terceira, e quando reduzia levava a rotação até o limite do giro, quando viaja sem o botão Power apertado, o carro pegava a ladeira quando ia perdendo a velocidade usava muito pouco o conversor de torque e logo colocava a terceira marcha, e a rotação em 4.000rpm já ficava querendo passar marcha, ou como estivesse segurando o carro. Também foi claro que i botão Power acionado o carro consome mais, normalmente viajo entre 120 e 130km/h, e normalmente faço entre 10,4 a 10,8km/l, com o botão Power acionado o Consumo ficou em 10,0km/l. Mas preferi a forma de funcionamento do cambio em estrada com o botão Power acionado, na cidade usarei com o botão Power desativado.
Vou testar andar com o Power ligado pois no piloto automático sem o Power qualquer subida já reduz a marcha. Uso o power apenas pra ultrapassagem (sem ele o carro não reduz suficiente e fica perigoso). Já pensei até mandar uma mensagem da Suzuki pedindo pra colocar o botão no volante. Devo apertá-lo pelo menos umas 100x por viagem e à noite fica mais difícil de achar.
Rafael e NMNeto,
Obrigado pelas respostas, realmente esse kit com 5 porcas é a melhor opção disparada! E também agradeço pelas dicas do Amazon, pois nunca comprei lá e não botava muita fé. Vou comprar!
Abraço,
Gustavo
Só para acrescentar, segue o resumo do meu pedido das porcas, detalhando o valor de frete e impostos:
Order Summary
Items:
$20.89
Shipping & handling:
$10.97
Total before tax:
$31.86
Estimated tax to be collected:
$0.00
Import Fees Deposit (https://www.amazon.com/gp/help/customer/display.html?ie=UTF8&nodeId=14309551&pop-up=1)
$30.31
Order total:
$62.17
AmazonGlobal Standard Shipping (averages 9-12 days)
MVSEIXAS
02/01/2014, 14:32
GSC, Rafael e NMNeto!
Também comprei o kit pelo Amazon, no mesmo valor de 62,17 "doletas" (usando a intuição masculina e o google tradutor, é claro!)
Agora é esperar chegar, e instalar!
Abs.
Seixas
Rafael e NMNeto,
Obrigado pelas respostas, realmente esse kit com 5 porcas é a melhor opção disparada! E também agradeço pelas dicas do Amazon, pois nunca comprei lá e não botava muita fé. Vou comprar!
Abraço,
Gustavo
Marcio Nogueira
03/01/2014, 16:35
Por falar em pneus, como é que os novos proprietários estão fazendo com o carro, que agora está saindo com aro 18? Antes alguns ou ficavam no 17, ou caíam do 17 para o 16. E agora?
Alguém aí pode dar um feedback?
E aproveitando o embalo, alguém sabe informar a largura da tala da roda 18" e se mudou a furação e/ou o offset?
Dalmer Souza
03/01/2014, 17:03
Sou novo aqui no fórum. Adquiri um GVIII Limeted edition 2014. Encho o tanque e ando 80 Km ele mostra no marcador de combustível já ter consumido 1/4. é isso mesmo? Qual a melhor gasolina comum, aditivada ou podium?
Desde já agradeço a atenção
martins132
03/01/2014, 17:22
Bem vindo Dalmer,
Quanto ao mostrador, é assim mesmo, ele baixa mais rápido no início e mais devagar na medida em que ultrapassa do meio tanque para menos. Use gasolina comum sem receio.
Abs.
Pedro.
Sou novo aqui no fórum. Adquiri um GVIII Limeted edition 2014. Encho o tanque e ando 80 Km ele mostra no marcador de combustível já ter consumido 1/4. é isso mesmo? Qual a melhor gasolina comum, aditivada ou podium?
Dê uma olhada nos links abaixo:news-coffee:
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/50890-novo-grand-vitara-09-a-493.html#post2053260
http://www.4x4brasil.com.br/forum/suzuki/50890-novo-grand-vitara-09-a-493.html#post2053381
Marco Antonio Helio
03/01/2014, 18:40
arlysonmark,
Eu ando com o Power ativado o tempo todo! O carro fica muito mais esperto e com melhores respostas do motor. Use-o por um tempo e depois desligue-o para ver a diferença. Não acho que o consumo seja muito afetado. Fiquei adepto deste recurso desde o Vitara 98 e depois nos GV 2.0 2001 e V6 2002.
O acionamento deste botão deve ser feito com o motor desligado, conforme está descrito no manual. Então, acho que esta orientação de mudar "só quando for ultrapassar" etc é coisa de técnico de concessionária...
Usar aditivada sempre mantém os bicos limpos e impede seu entupimento; a diferença de preço nem se compara ao prejuízo da necessidade de trocar um bico.
Podium só tem vantagem para motores de altíssima performance, que não é o seu caso.
leoventura
04/01/2014, 04:37
Como o seu motor ainda é novo ele deve consumir um pouco mais do que o normal, mas depois de uns 1500km rodados ele deve ficar assumir uma média mais constante. Qual a média que o seu comp de bordo mostra? Talvez quando vc enche o tanque ele não deve encher até a boca. Pode existir um desnível no posto que faça com que isso aconteça.
Quanto ao tipo de gasolina, em relação a consumo, a comum e a podium tem uma diferença de menos de 0,4km/L. Em se tratando apenas de consumo a podium não é uma boa opção. Em relação a durabilidade do motor não posso esclarecer esta questão. Peço para que outros se manifestem.
Abs
leoventura
04/01/2014, 04:47
arlysonmark,
Eu ando com o Power ativado o tempo todo! O carro fica muito mais esperto e com melhores respostas do motor. Use-o por um tempo e depois desligue-o para ver a diferença. Não acho que o consumo seja muito afetado. Fiquei adepto deste recurso desde o Vitara 98 e depois nos GV 2.0 2001 e V6 2002.
O acionamento deste botão deve ser feito com o motor desligado, conforme está descrito no manual. Então, acho que esta orientação de mudar "só quando for ultrapassar" etc é coisa de técnico de concessionária...
Tenho um GVIII 2009/10 2.0 a 4 meses. Após alguns tanques fazendo testes com o botão Power ligado em alguns e desligado em outros cheguei à conclusão que a questão do consumo depende do pé. Prefiro deixar o Power ligado sempre. Assim, tenho o carro mais "na mão", escolhendo quando quero que ele estique mais as marchas ou não só no pé. Por algumas vezes, quando estava com ele desligado, errei o botão ao tentar ligá-lo... daí só rezando pra ele desenvolver melhor.... rs
A única coisa que tenho a reclamar em relação ao desempenho é que a retomada na 2a marcha (automático) é sofrível, mesmo com o Power ligado. Sem ele então é uma tristeza....
MVSEIXAS
04/01/2014, 05:54
Vixi, Marco A. Hélio!
Eu não sabia disso! Sempre acionava com o motor ligado.
O acionamento deste botão deve ser feito com o motor desligado...
Sobre a gasolina: abasteço normalmente com a comum. Há um aditivo da Bardhal de limpeza rápida (recipiente vermelho), que deixa o veículo nitidamente diferente. Coloco a cada 4 tanques.
Dalmer Souza
04/01/2014, 11:50
Obrigado pelas informacoes. O comp de bordo esta marcando 9,8 na estrada e 6,8 na cidade. Estranho e que o tanque entra na reserva e quando encho cabe 46l. Será que a capacidade e de 67l como esta no manual? Pelo que li antes achei que o consumo fosse melhor. Tinha um Jetta 2009, 2.5, 170CV que na estrada, andando a 120, ela fazia 11km/l. A chei o Vitara beberrão com apenas 330 km rodados ele entra na reserva. Bebe mais que o Jetta. Mas trata-se de um excelente carro. Estou muito satisfeito. Esta edicao especial o carro vem completo.
Amigos Foristas, pelas conversas sobre consumo de combustível que tenho lido aqui no fórum, percebo que a esmagadora maioria dos que aqui participam, assim como quase a totalidade do consumidor brasileiro, não sabem que existem dois tipos de gasolina comum: a comum propriamente dito (ou refinada) e a formulada. O posto onde abasteço só compra a comum (verdadeira) inclusive já solicitei, algumas vezes, ao gerente que me mostrasse a nota de compra junto à distribuidora. Se o posto trabalhar com a formulada eu não abasteço. Para melhor esclarecer aos Foristas, colo abaixo um link, com matéria jornalística, que aborda bem o tema:
Você sabe o que é Gasolina Formulada e o por quê paga mais barato? (http://www.ojornalnet.com.br/novo/2011/11/voce-sabe-o-que-e-gasolina-formulada-e-o-por-que-paga-mais-barato/)
Rangelbr81
04/01/2014, 14:42
Pessoal,
preciso de uma ajuda de vocês. Existe algum jeito de fazer as travas de porta do GVIII fecharem as portas automaticamente quando ligo o carro ou quando ele começa a se movimentar? Estou precisando disso depois que minha esposa sofreu uma tentativa de assalto aqui no Rio.
So para vocês sentirem meu drama, fui na Concessionária Millenium aqui do Rio de Janeiro e pedi para instalar um módulo que travasse as portas automaticamente. Os cara me venderam o módulo mais caro e, para minha surpresa, as portas não travam. O vendedor falou que não sabia e que vai ver com a Suzuki se existe um mecanismo para travas as portas. Pqp, me venderam um negócio que faz tudo, menos aquilo que pedi. As concessionárias realmente são uma porcaria. Já tinha tido problema com a Sarang que tinha me vendido uma central da Samsung, só que não existia no mercado central da Samsung: era de outra marca.
Bem pessoal, se alguém tiver uma dica, agradeço.
Grande abraço
Renato
Amigos Foristas, pelas conversas sobre consumo de combustível que tenho lido aqui no fórum, percebo que a esmagadora maioria dos que aqui participam, assim como quase a totalidade do consumidor brasileiro, não sabem que existem dois tipos de gasolina comum: a comum propriamente dito (ou refinada) e a formulada. O posto onde abasteço só compra a comum (verdadeira) inclusive já solicitei, algumas vezes, ao gerente que me mostrasse a nota de compra junto à distribuidora. Se o posto trabalhar com a formulada eu não abasteço. Para melhor esclarecer aos Foristas, colo abaixo um link, com matéria jornalística, que aborda bem o tema:
Você sabe o que é Gasolina Formulada e o por quê paga mais barato? (http://www.ojornalnet.com.br/novo/2011/11/voce-sabe-o-que-e-gasolina-formulada-e-o-por-que-paga-mais-barato/)
Pesquisei no YouTube vídeos sobre a gasolina formulada, achei um que traz boas informação à exceção de que a gasolina formulada não é nova no mercado, ela está sendo comercializa desde 2001. O detalhe, que ninguém conta, é que a gasolina formulada aumenta substancialmente a quantidade de resíduos sólidos decorrentes da combustão, diminuindo a vida útil do motor e detona mais rapidamente os bicos injetores.
CONHEÇA A GASOLINA FORMULADA BALANÇO GERAL 24 07 12 - YouTube (http://youtu.be/AVL_V6i6h5U)
Pessoal,
preciso de uma ajuda de vocês. Existe algum jeito de fazer as travas de porta do GVIII fecharem as portas automaticamente quando ligo o carro ou quando ele começa a se movimentar? Estou precisando disso depois que minha esposa sofreu uma tentativa de assalto aqui no Rio.
So para vocês sentirem meu drama, fui na Concessionária Millenium aqui do Rio de Janeiro e pedi para instalar um módulo que travasse as portas automaticamente. Os cara me venderam o módulo mais caro e, para minha surpresa, as portas não travam. O vendedor falou que não sabia e que vai ver com a Suzuki se existe um mecanismo para travas as portas. Pqp, me venderam um negócio que faz tudo, menos aquilo que pedi. As concessionárias realmente são uma porcaria. Já tinha tido problema com a Sarang que tinha me vendido uma central da Samsung, só que não existia no mercado central da Samsung: era de outra marca.
Grande abraço
Renato
Renato, comprei meu carro na Millenium em 2010 e eles instalaram um alarme, negociado na hora de comprar o veículo.
Com esse módulo, não sei se é do alarme ou do próprio carro, ao deixar o carro estacionado eu comando com os botões da chave o levantamento dos vidros, ao mesmo tempo que fecha as travas e arma o alarme. Também trava as portas ao dar a partida no veículo e destrava as portas ao desligar o veículo.
A única coisa chata (que eles dizem que não tem jeito) é o acionamento de toques de sirene a cada arma e desarma.
Abraço
guilhermejcp
04/01/2014, 22:47
Vixi, Marco A. Hélio!
Eu não sabia disso! Sempre acionava com o motor ligado.
Sobre a gasolina: abasteço normalmente com a comum. Há um aditivo da Bardhal de limpeza rápida (recipiente vermelho), que deixa o veículo nitidamente diferente. Coloco a cada 4 tanques
O acionamento deste botão deve ser feito com o motor desligado...
.
Aciono a tecla Power várias vezes durante uma viagem. Também não sabia disso.
Procurei no manual todo onde fala isso e não achei pois fiquei preocupado de estar usando errado o recurso.
Onde você encontrou essa informação?
EDSONGALIZA
05/01/2014, 11:53
Renato, comprei meu carro na Millenium em 2010 e eles instalaram um alarme, negociado na hora de comprar o veículo.
Com esse módulo, não sei se é do alarme ou do próprio carro, ao deixar o carro estacionado eu comando com os botões da chave o levantamento dos vidros, ao mesmo tempo que fecha as travas e arma o alarme. Também trava as portas ao dar a partida no veículo e destrava as portas ao desligar o veículo.
A única coisa chata (que eles dizem que não tem jeito) é o acionamento de toques de sirene a cada arma e desarma.
Abraço
O meu gv 2010 MT já veio da Ccs com alarme ,trava as portas quando o carro anda e levanta os vidros quando aciona o alarme.
arlysonmark
05/01/2014, 22:25
A centralina para o GVIII que não necessita de corte é o da marca TURY, ele permitirá levantar os vidros automaticamente após o acionamento do alarme, e possibilita one Toque para todos os vidros para o motorista (se quiser para todos os ocupantes será necessários duas centralinas).
Para travar automaticamente as travas após o andamento do veículo de 5-30km/h, é o alarme fks, para o GVIII é o FKE515, ele trava através do sensor de movimento.
As centralinas pode ser de outra marcas como positron que tem baixa taxa de falha, mas será necessário cortar a fiação para colocar os contatos em série, desta forma recomendo o da TURY, que é Plug&Play, só vai ter que buscar o sinal da Keys!!
Rangelbr81
06/01/2014, 13:09
Amigos,
muito obrigado pelas informações. Vou entrar em contato com a Millenium para ver a solução que vão me dar.
grande abraço
Renato
A centralina para o GVIII que não necessita de corte é o da marca TURY, ele permitirá levantar os vidros automaticamente após o acionamento do alarme, e possibilita one Toque para todos os vidros para o motorista (se quiser para todos os ocupantes será necessários duas centralinas).
Para travar automaticamente as travas após o andamento do veículo de 5-30km/h, é o alarme fks, para o GVIII é o FKE515, ele trava através do sensor de movimento.
As centralinas pode ser de outra marcas como positron que tem baixa taxa de falha, mas será necessário cortar a fiação para colocar os contatos em série, desta forma recomendo o da TURY, que é Plug&Play, só vai ter que buscar o sinal da Keys!!
leoventura
07/01/2014, 22:47
Márcio,
Vi na sua assinatura que vc fez remapeamento de central e ganhou 20HP. Qual foi o tipo de remapeamento e aonde fez? Pergunto pq tenho pesquisado a algum tempo as respostas da mudança em algumas oficinas sejam elas de reprogramação direta na ECU ou chipagem e vejo ganhos máximos nas curvas de potência de 10 a 12 cv nos modelos 2.0.
Abs.
guilhermejcp
08/01/2014, 22:40
arlysonmark,
Bem pessoal fiz o teste de andar com o Power ligado o tempo todo (900km rodados). O resultado me impressionou. O desempenho ficou muito melhor, mais esportivo como já era esperado. Porém, como o Arlyson já comentou e eu tive que que dar uma de São Tomé pra acreditar, o carro usa muito mais o conversor de torque (talvez seja um dos motivos do pequeno aumento de consumo). Isso faz com que ele trabalha numa rotação mais alta mas também segure mais a marcha. Em trechos que o carro começa a subir e já jogava quarta ele passou quase tudo em quinta marcha. E quando pisava no acelerador a redução era quase que instantânea, mal sentia a marcha passando. Acabei abusando um pouco do acelerador na viagem aproveitando desse vigor.
Agora a parte ruim da história e um dos poucos pontos que me desagrada no carro: autonomia. Após encher o tanque e rodar míseros 280km o carro entra na reserva. Média de 5,6km/l. Para um veículo destinado a viagens e incursões off road, o tanque de pelo menos 80 litros seria o esperado. Fazer uma expedição onde exigem autonomia de 600km e considerando que vai usar até a reduzida, precisa de quase 3 galões de 20 litros para completar a autonomia.
Olá Amigos,
Comprei um Grand Vitara 2010 há pouco mais de 40 dias. Confesso que achei que ele seria mais econômico, mas tá muito bom pro tamanho do carro.
Já li umas 50 paginas deste forum... com tempo leio tudo
Ele é full, com 57k km.
Já testei 3 formas de dirigir (todas em Brasília, com o ARCON ligado full-time):
- Com o POWER desligado: 8,4 KM/L
- Ligando o POWER eventualmente: 8,4 KM/L
- Com o POWER o tempo todo acionado: 8,9 KM/L
A terceira opção, além de mais econômica, faz com o que o carro mude bem menos de marcha. Acho que isso explica a economia... vai entender...
Abraços a todos!
leoventura
09/01/2014, 02:50
Bem pessoal fiz o teste de andar com o Power ligado o tempo todo (900km rodados). O resultado me impressionou. O desempenho ficou muito melhor, mais esportivo como já era esperado. Porém, como o Arlyson já comentou e eu tive que que dar uma de São Tomé pra acreditar, o carro usa muito mais o conversor de torque (talvez seja um dos motivos do pequeno aumento de consumo). Isso faz com que ele trabalha numa rotação mais alta mas também segure mais a marcha. Em trechos que o carro começa a subir e já jogava quarta ele passou quase tudo em quinta marcha. E quando pisava no acelerador a redução era quase que instantânea, mal sentia a marcha passando. Acabei abusando um pouco do acelerador na viagem aproveitando desse vigor.
Agora a parte ruim da história e um dos poucos pontos que me desagrada no carro: autonomia. Após encher o tanque e rodar míseros 280km o carro entra na reserva. Média de 5,6km/l. Para um veículo destinado a viagens e incursões off road, o tanque de pelo menos 80 litros seria o esperado. Fazer uma expedição onde exigem autonomia de 600km e considerando que vai usar até a reduzida, precisa de quase 3 galões de 20 litros para completar a autonomia.
Guilherme,
Realmente inviabiliza fazer grandes incursões.... Para servir como exemplo, mês passado fiz um passeio de mais ou menos 150km de areia fofa usando a maior parte do tempo o bloqueio. A média do trecho, contando com os 50km de asfalto (média 8,9km/L), com velocidade de cruzeiro entre 55 e 80km/h, foi de 3,9km/L. Ou seja, se tiver que fazer alguma viagem usando reduzida ou o torque máximo ou próximo disso, um galão generoso é um bom companheiro.
Como não pesquisei a fundo sobre galões e suportes, vi na apache4x4.com.br algo que parece parte do "GV3 trator" das modificações deles, 2 galões de 10L presos no bagageiro de teto, podendo expandir para mais galões pelo jeito.
Abs
leoventura
09/01/2014, 02:58
Olá Amigos,
Comprei um Grand Vitara 2010 há pouco mais de 40 dias. Confesso que achei que ele seria mais econômico, mas tá muito bom pro tamanho do carro.
Já li umas 50 paginas deste forum... com tempo leio tudo
Ele é full, com 57k km.
Já testei 3 formas de dirigir (todas em Brasília, com o ARCON ligado full-time):
- Com o POWER desligado: 8,4 KM/L
- Ligando o POWER eventualmente: 8,4 KM/L
- Com o POWER o tempo todo acionado: 8,9 KM/L
A terceira opção, além de mais econômica, faz com o que o carro mude bem menos de marcha. Acho que isso explica a economia... vai entender...
Abraços a todos!
Camarada,
Definitivamente vc tem um pé de anjo... Claro que ajuda a topografia quase plana do DF, mas 8,9km/L só consigo na estrada e olhe lá, e isso andando a 110km/h no máximo, mas confesso que prefiro entre 8,3 e 8,7km/L andando a 130km/h.
De qualquer forma, seja bem vindo. Comprei um GV3 a uns 4 meses em condições parecidas com as suas. E a conclusão é a mesma: se não fosse o consumo seria só felicidade.... Quem sabe no futuro não troque por uma SW4... Mas como nem tudo são flores aí vem o seguro pra dar uma facada generosa....
Abs
cbandeira
09/01/2014, 08:27
Ligou a luz da reserva aos 280km? Isso foi somente com o Power ligado ou é sempre assim?
O meu 2.0, sempre com power ligado e com pneus 245/75R16, tem acendido a reserva por volta dos 400KM (já contabilizada a diferença de circunferência dos pneus), cabendo em média 50 litros de gasolina. O consumo do v6 é tão pior assim? Poxa, eu tenho pensado seriamente em fazer um upgrade, mas se a autonomia for ainda pior, partirei logo para um carro a diesel :).
MVSEIXAS
09/01/2014, 08:49
Reserva nos 280 km? Deve ter alguma coisa errada.
Minha viatura (também V6) faz média de 9 na estrada e 6 na cidade, com pneus 255/65 R17.
Reserva, somente depois dos 400km.
Ligou a luz da reserva aos 280km? Isso foi somente com o Power ligado ou é sempre assim?
O meu 2.0, sempre com power ligado e com pneus 245/75R16, tem acendido a reserva por volta dos 400KM (já contabilizada a diferença de circunferência dos pneus), cabendo em média 50 litros de gasolina. O consumo do v6 é tão pior assim? Poxa, eu tenho pensado seriamente em fazer um upgrade, mas se a autonomia for ainda pior, partirei logo para um carro a diesel :).
felippetti
09/01/2014, 09:47
Minha viatura (também V6) faz média de 9 na estrada e 6 na cidade, com pneus 255/65 R17.
Fui pro sul agora na virada do ano com o GVIII V6. Total de 5040 Km. Média de 8 Km/l. Ar ligado o tempo todo. Pneus 245/70R17. Power desligado. Velocidade de cruzeiro entre 120 e 130 Km/h.
O que me matou foi o cruise control. Para manter a velocidade em 110~120 morro acima o cambio reduzia até para 3a. algumas vezes... Desisti de usar. Fui controlando no pé o tempo todo, aí a média ficou boa...
Considerando o tanto que o motorzão empurra forte, achei uma média boa. Se eu fosse mais contido, acho que faria fácil 8,5km/l (talvez até 9km/l) andando na faixa de 110...
Marcio Nogueira
09/01/2014, 10:00
Márcio,
Vi na sua assinatura que vc fez remapeamento de central e ganhou 20HP. Qual foi o tipo de remapeamento e aonde fez? Pergunto pq tenho pesquisado a algum tempo as respostas da mudança em algumas oficinas sejam elas de reprogramação direta na ECU ou chipagem e vejo ganhos máximos nas curvas de potência de 10 a 12 cv nos modelos 2.0.
Abs.
Opa! Na verdade os 20 HP foram uma estimativa de ganho de acordo com a simulação feita pelo programador - nunca coloquei o carro no dinamômetro, pois aqui em Brasília não há equipamento para os eixos dianteiro e traseiro. Fiz o serviço com o Maurício, da Reiko.
felippetti
09/01/2014, 10:57
Opa! Na verdade os 20 HP foram uma estimativa de ganho de acordo com a simulação feita pelo programador - nunca coloquei o carro no dinamômetro, pois aqui em Brasília não há equipamento para os eixos dianteiro e traseiro. Fiz o serviço com o Maurício, da Reiko.
Opa! Preciso do telefone desse cara... Os pneus 235 que botei no Jimny da patroa deixaram o carro meio amarrado...
Tens como me mandar o número? O cara é mesmo bom de serviço?
felippetti
09/01/2014, 10:58
E desculpe a pergunta, mas gastou quanto no serviço?
requeijo
09/01/2014, 18:03
Pessoal,
Grande abraço
Renato
Olá Renato, o meu coloquei lá na Millenium.... é putz, o vendedor/técnico não sabe de informação (ou melhor PO##A) nenhuma. :freaking:
Quando cheguei na CSS para buscar o carro, vi que ainda tinha um candango instalando o modulo é foi ai que vi que era da TURY. Mas o pior não é isto, nenhuma CSS da Suzuki do RJ instala o modulo... eles terceirizam o serviço... ou seja, contratam algum curioso em alarme/som para instalar.... diria de passagem que o instalador sabia mais do modulo do que o próprio funcionário treinado pela Suzuki.
Bom, por falta de conhecimento acabei pagando o olho da cara, isto com um pouco de choro... pois vi que no MercadoLivre possui o modulo da TURY por 100 dilmas e com algumas 100 (que já esta caro) de instalação.
Opnião sobre o modulo.... que M&RDA ... modulo safado, trava apenas durante a partida do carro... caso vc destrave para alguém entrar ou descer, tem que voltar a era do dinossauro novamente... ou seja, travar manualmente... portanto, não adiantou muita coisa.
Instalei este modulo por conta de um "quase acidente"... logo, já estava vendo que a qualquer hora teria um acidente feio... instalei o modulo e de nada adiantou, destravei e esqueci de travar manualmente (pois automaticamente com o carro ligado... esquece) e mais uma vez o "quase acidente" voltou.
requeijo
09/01/2014, 18:15
Olá Arlyson.
Legal esta sua explicação :palmas:.... quando estava pesquisando sobre módulos de vidro, vi que alguns aqui no forum do GV tinham instalado positron sem qualquer necessidade de corte.. se eu não estou enganado... mas acho a linha KeyLess, e neste caso, achei um modulo no MercadoLivre para GV:
Modulo Positron Subir Vidro Eletri Original Sx4 Grand Vitara - R$ 99,80 no MercadoLivre (http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-524002462-modulo-positron-subir-vidro-eletri-original-sx4-grand-vitara-_JM)
Não me recordo muito, pois já faz tempo a minha pesquisa aqui no forum falando sobre instalação destes modulos.
Pois sinceramente, a CSS cobrar 800 dilmas por um serviço terceirizado.... onde, 200 dilmas (no máximo) vai para o terceirizado e 600 fica com a CSS.
arlysonmark
09/01/2014, 18:21
Olá Renato, o meu coloquei lá na Millenium.... é putz, o vendedor/técnico não sabe de informação (ou melhor PO##A) nenhuma. :freaking:
Quando cheguei na CSS para buscar o carro, vi que ainda tinha um candango instalando o modulo é foi ai que vi que era da TURY. Mas o pior não é isto, nenhuma CSS da Suzuki do RJ instala o modulo... eles terceirizam o serviço... ou seja, contratam algum curioso em alarme/som para instalar.... diria de passagem que o instalador sabia mais do modulo do que o próprio funcionário treinado pela Suzuki.
Bom, por falta de conhecimento acabei pagando o olho da cara, isto com um pouco de choro... pois vi que no MercadoLivre possui o modulo da TURY por 100 dilmas e com algumas 100 (que já esta caro) de instalação.
Opnião sobre o modulo.... que M&RDA ... modulo safado, trava apenas durante a partida do carro... caso vc destrave para alguém entrar ou descer, tem que voltar a era do dinossauro novamente... ou seja, travar manualmente... portanto, não adiantou muita coisa.
Instalei este modulo por conta de um "quase acidente"... logo, já estava vendo que a qualquer hora teria um acidente feio... instalei o modulo e de nada adiantou, destravei e esqueci de travar manualmente (pois automaticamente com o carro ligado... esquece) e mais uma vez o "quase acidente" voltou.
Neste caso é necessário um alarme com sensor de velocidade para quando o carro ultrapassar de 5-30km/h ele trave todas as portas, no caso que conheço que tem este sensor de velocidade é o da fks, os demais são por tempo que pode ocasionar o travamento em momento indevido!!
Pessoal estive na SUZUKI para compra de um par de bieletas para v6 e fui informado que não possuiam a mesma só sob encomenda, valor R$560,00 as duas, prazo de entrega de 45 dias.
Perguntei para o atendente estas não são as mesmas da 2.0 e me disse que não servem.
A questão que no site Bieleta do Suzuki G.VITARA 2.0 16V GERAÇÃO III (após 2006) (http://suzucar.com.br/loja/bieleta-do-suzuki.html) tem informação que e a mesma bieleta, agora eu acredito em quem se compro no site e não cabe ? (http://jrlviseu.blogs.sapo.pt/495.html)
felippetti
09/01/2014, 21:13
(...)
A questão que no site Bieleta do Suzuki G.VITARA 2.0 16V GERAÇÃO III (após 2006) (http://suzucar.com.br/loja/bieleta-do-suzuki.html) tem informação que e a mesma bieleta, agora eu acredito em quem se compro no site e não cabe ? (http://jrlviseu.blogs.sapo.pt/495.html)
Pode comprar que serve. Instalei no meu agora em dezembro e já fiz mais de 5000Km nas viagens de fim de ano, sem qualquer problema.
guilhermejcp
09/01/2014, 21:40
Senhores,
como eu disse no post, eu abusei do acelerador. O problema nem é tanto a velocidade mas sim a quantidade de ultrapassagens que temos que fazer quando andamos mais rápido que os outros. É pra quem conhece a BR-262 sabe como os caminhoneiros andam por lá. Um grudado no outro tentando impedir ao máxima a ultrapassagem de carros pequenos. Praticamente toda ultrapassagem eu tinha que diminuir de 140km/h para 60km/h e acelerar tudo de novo. Entrava a segunda e ia até quase 110km/h.
Para não acharem que o carro é bebedor, como pareceu no post anterior (acho ele até econômico para o porte e motor), andando na mesma velocidade (média 130 chegando a 180km/h) em pista dupla, sem precisar reduzir e acelerar para ultrapassar o consumo ficou em 8,2km/l no computador. Ainda não aferi o número real, mas deve ficar perto de 7.5km/h. Já cheguei a rodar 480km com um tanque antes de entrar na reserva voltando do Mato Grosso em "velocidade de passeio".
Mas ainda acho que pra uma expedição off road, o consumo não deve passar dos 7km/l e aí a coisa complica.
Marcio Nogueira
09/01/2014, 21:56
E desculpe a pergunta, mas gastou quanto no serviço?
Paguei R$ 2 mil à vista.
felippetti
09/01/2014, 22:02
Senhores,
como eu disse no post, eu abusei do acelerador. O problema nem é tanto a velocidade mas sim a quantidade de ultrapassagens que temos que fazer quando andamos mais rápido que os outros. É pra quem conhece a BR-262 sabe como os caminhoneiros andam por lá. Um grudado no outro tentando impedir ao máxima a ultrapassagem de carros pequenos. Praticamente toda ultrapassagem eu tinha que diminuir de 140km/h para 60km/h e acelerar tudo de novo. Entrava a segunda e ia até quase 110km/h.
Para não acharem que o carro é bebedor, como pareceu no post anterior (acho ele até econômico para o porte e motor), andando na mesma velocidade (média 130 chegando a 180km/h) em pista dupla, sem precisar reduzir e acelerar para ultrapassar o consumo ficou em 8,2km/l no computador. Ainda não aferi o número real, mas deve ficar perto de 7.5km/h. Já cheguei a rodar 480km com um tanque antes de entrar na reserva voltando do Mato Grosso em "velocidade de passeio".
Mas ainda acho que pra uma expedição off road, o consumo não deve passar dos 7km/l e aí a coisa complica.
Enfrentei a questão das ultrapassagens na BR116, de Curitiba até Nova Petrópolis... mas confesso que curto os trechos de pista simples, principalmente os trechos de serra...
No trecho Anhanguera+RegisBittencourt, tudo duplicado, o que matou foi o sobe e desce da pista acompanhando o terreno. Nas subidas, para manter a velocidade do cruise controle, o cambio reduzia as vezes até para 3a. marcha... De matar qualquer tentativa de manter uma média de consumo descente, hehhehe...
Ontem, exatos 7 dias após o pedido das porcas McGard na Amazon, as porcas chegaram aqui em casa
. Se viessem do Brasil chegariam tão rápido?
Sds,
Gustavo
Só para acrescentar, segue o resumo do meu pedido das porcas, detalhando o valor de frete e impostos:
Order Summary
Items:
$20.89
Shipping & handling:
$10.97
Total before tax:
$31.86
Estimated tax to be collected:
$0.00
Import Fees Deposit (https://www.amazon.com/gp/help/customer/display.html?ie=UTF8&nodeId=14309551&pop-up=1)
$30.31
Order total:
$62.17
AmazonGlobal Standard Shipping (averages 9-12 days)
felippetti
10/01/2014, 14:02
Ontem, exatos 7 dias após o pedido das porcas McGard na Amazon, as porcas chegaram aqui em casa
. Se viessem do Brasil chegariam tão rápido?
Sds,
Gustavo
Quando vem por empresa courier (Fedex/DHL/UPS), o desembaraço na alfandega é MUITO mais rápido... Eles devem ter uma fila especial, suponho...
requeijo
10/01/2014, 15:49
Para o pessoal de olho no consumo da viatura.
Estava aqui "punhetando" e acabei encontrando a seguinte reportagem sobre consumos de veiculo avaliados pelo Inmetro. Para a grande surpresa, a nossa viatura esta nesta reportagem... mas infelizmente não muito favorável, pois ela foi avaliada com a categoria E, ou seja, bebe mais do que eu... rsrsrsrs
:brinde:
Os valores que encontrados pelo inmetro, outros aqui do fórum já encontraram no dia a dia. Vejam a reportagem completa no link abaixo:
Auto Esporte - Veja o consumo de 327 carros ano 2013, segundo o Inmetro (http://g1.globo.com/carros/noticia/2013/01/inmetro-inmetro-divulga-ranking-de-consumo-de-carros-de-2013.html)
Abraçso
Olá Pessoal,
Estou analisando a compra de um Suzuki Grand Vitara 2010 V6 3.2 Gasolina.
Tenho lido as mensagens dos tópicos e percebi que os proprietários estão muito satisfeitos com o carro, apesar dele ter uma grande sede de gasolina.
Sei que o motor é feito com o mesmo bloco da Captiva e do Omega astraliano.
Gostaria da saber sobre disponibilidade de peças para a manutenção desse motor, pois sei que ele foi descontinuado pela Suzuki pelo fim da parceria com a GM.
Caso não seja fácil a obtenção de peças para ele, vou optar pela compra de um com grand vitara com motor 2.0.
Contudo o modelo V6 é bem mais completo,
Então, pela experiência de vocês, gostaria de saber se é difícil obter peças para a manutenção desse motor V6 3.2 .
Em outros sites, verifiquei que a manutenção do motor da Captiva V6 é bem caro e algumas peças tem valores exorbitantes.
Conversei com um mecânico da Suzuki e ele me disse que esse motor dificilmente dá problema, pois degasta menos por trabalhar com mais folga, além de não ter correia dentada e possuir corrente, o que traz mais segurança na prevenção de danos.
Contudo, enviei email para um loja de importação de peças Suzuki e eles me disseram que não tem peças para o modelo V6, e que é melhor comprar o 2.0.
Em um artigo sobre Grand Vitara V6 tem a opinião do articulista de que o câmbio de 5 marchas não é adequado para o motor do carro, e que ele foi pego emprestado do modelo a diesel que não é importado para o Brasil.
Ele falou que por causa disso o câmbio pode dar problemas com o tempo.
Já passei muitas horas lendo as riquíssimas informações aqui deste fórum, mais antes de firmar esse "casamento" com o carro, queria saber da opinião dos proprietário do modelo V6, acerca do risco de falta de peças para a manutenção desse motor.
Então, será um negócio arriscado comprar um V6?
Saudações a todos os participantes do Fórum,
Desculpem-me pelo tamanho do Post.
Abç.
Ed.Morais
leoventura
10/01/2014, 20:19
Olá Pessoal,
Tenho lido as mensagens dos tópicos e percebi que os proprietários estão muito satisfeitos com o carro, apesar dele ter uma grande sede de gasolina.
Gostaria da saber sobre disponibilidade de peças para a manutenção desse motor, pois sei que ele foi descontinuado pela Suzuki pelo fim da parceria com a GM.
Caso não seja fácil a obtenção de peças para ele, vou optar pela compra de um com grand vitara com motor 2.0.
Então, pela experiência de vocês, gostaria de saber se é difícil obter peças para a manutenção desse motor V6 3.2 .
Em outros sites, verifiquei que a manutenção do motor da Captiva V6 é bem caro e algumas peças tem valores exorbitantes.
Conversei com um mecânico da Suzuki e ele me disse que esse motor dificilmente dá problema, pois degasta menos por trabalhar com mais folga, além de não ter correia dentada e possuir corrente, o que traz mais segurança na prevenção de danos.
Contudo, enviei email para um loja de importação de peças Suzuki e eles me disseram que não tem peças para o modelo V6, e que é melhor comprar o 2.0.
Em um artigo sobre Grand Vitara V6 tem a opinião do articulista de que o câmbio de 5 marchas não é adequado para o motor do carro, e que ele foi pego emprestado do modelo a diesel que não é importado para o Brasil.
Já passei muitas horas lendo as riquíssimas informações aqui deste fórum, mais antes de firmar esse "casamento" com o carro, queria saber da opinião dos proprietário do modelo V6, acerca do risco de falta de peças para a manutenção desse motor.
Abç.
Ed.Morais
Morais,
O que posso acrescentar é que o motor 2.0 também trabalha com corrente ao invés da correia dentada. As peças do 2.0 já não são muito fáceis de achar, mas por exemplo, no ebay, é muito mais fácil de achar peças descritas para o modelo 3.2 V6 do que o 2.0 pq esta versão (2.0) só é vendida em mercados considerados "emergentes", ou seja, se não achar aqui vc tem que recorrer a Austrália, Índia e Rússia, principalmente. Algumas peças servem para todos os modelos. Algumas servem para os modelos a diesel vendidos na Europa e para o 2.0, mas não para o V6, como o filtro de ar por exemplo, e por aí vai.
O câmbio automático da versão 2.0 é de 4 marchas. Pior ainda do que o V6, que é de 5. Aliás, considero um dos pontos negativos do GV3. Outros são o consumo, como vc falou, e a necessidade de alterações estruturais mais intensas para pegar situações mais extremas, como um lift por exemplo, e não apenas uma simples troca de pneus. Em relação ao consumo meio que tanto faz o 2.0 16V e o 3.2V6, pq para andar tem que dar uma forçada no 2.0 e no V6 é muito mais tranquilo, e nessas situações eles consomem quase a mesma coisa. E em velocidade de cruzeiro na cidade ou na estrada a diferença fica por volta de 1km/L.
Espero ter ajudado.
Abs.
leoventura
10/01/2014, 20:33
Paguei R$ 2 mil à vista.
Cara,
Eu fico na maior dúvida. A Garagestore faz o serviço por R$1080, em SP ou PR, usando o sistema da Padro. A Dastek aqui do Rio vende o Unichip instalado, a 3k. O bom do Unichip é que posso tirá-lo e colocá-lo em outro carro que eu queira. Tenho a pretensão de trocar o GV em uma SW4 no futuro e o ganho na injeção em motores turbo diesel é muito boa. Parece que chega a quase 50cv em 4000 rpm nas SW4....
MVSEIXAS
10/01/2014, 22:14
DEM, boa noite.
Compre sem medo.
Vc está "paquerando" um Suzuki, meu caro.
O motor é tão confiável como o carro, e econômico (afinal, um motor com 6 cilindros e 232 CV, fazer uma media de 9 km/l...)
O veículo foi comercializado em vários países do mundo. Assim, peças (vc dificilmente precisará) duvido que haverá tanta dificuldade.
O meu está com 70000 km, e só troca de óleo.
O mecânico - Daniel Simon, fez uma análise geral do motor do carro (está na oficina para retirada do lift), e não economizou elogios.
Acho o cambio adequado para o carro, pois o motor sobra, e as marchas tem uma boa relação. A 4 e 5 são longas.
Não vejo como razoável comparar com um carro a diesel, na medida em que, sabemos, motor a diesel possui maior torque. Logo, sempre terá melhor resposta. Para se ter um ideia, subo ladeiras em terceira marcha com meu Engesa (que e a diesel).
Abs
Seixas
Olá Pessoal,
Abç.
Ed.Morais
DEM, boa noite.
Compre sem medo.
O motor é tão confiável como o carro, e econômico (afinal, um motor com 6 cilindros e 232 CV, fazer uma media de 9 km/l...)
O veículo foi comercializado em vários países do mundo. Assim, peças (vc dificilmente precisará) duvido que haverá tanta dificuldade.
O mecânico - Daniel Simon, fez uma análise geral do motor do carro (está na oficina para retirada do lift), e não economizou elogios.
Acho o cambio adequado para o carro, pois o motor sobra, e as marchas tem uma boa relação. A 4 e 5 são longas.
Não vejo como razoável comparar com um carro a diesel, na medida em que, sabemos, motor a diesel possui maior torque. Logo, sempre terá melhor resposta. Para se ter um ideia, subo ladeiras em terceira marcha com meu Engesa (que e a diesel).
Abs
Seixas
Leoventura e Seixas,
Obrigado pelas repostas.
Não sei ainda se o "namoro" vai dar em "casamento", mas bate um medo na hora de assumir o risco de comprar.
Preciso do carro para trabalhar e não tenho duas vagas na garagem para manter dois automóveis, então não posso ficar na mão.
Mas olhando a experiência do pessoal do Fórum, realmente é excelente veículo, atenderia de sobra minhas necessidades por alguns anos.
Também estou analisando a opção de uma MIT OUTLANDER GT V6 (mais cara, mas também bem completa).
Vou pesquisar mais para tomar a decisão final, mas acho que é certo que a esposa será Japonesa, rsrsrsrs
Abraço a todos,
EdMorais
DEM, boa noite.
Compre sem medo.
Abs
Seixas
E aí Seixas,
Seu lift deu problema?
Abs,
Marcio Nogueira
11/01/2014, 12:17
E aí Seixas,
Seu lift deu problema?
Abs,
Ia fazer a mesma pergunta.
guilhermejcp
11/01/2014, 16:29
Leoventura e Seixas,
Obrigado pelas repostas.
Não sei ainda se o "namoro" vai dar em "casamento", mas bate um medo na hora de assumir o risco de comprar.
Preciso do carro para trabalhar e não tenho duas vagas na garagem para manter dois automóveis, então não posso ficar na mão.
Mas olhando a experiência do pessoal do Fórum, realmente é excelente veículo, atenderia de sobra minhas necessidades por alguns anos.
Também estou analisando a opção de uma MIT OUTLANDER GT V6 (mais cara, mas também bem completa).
Vou pesquisar mais para tomar a decisão final, mas acho que é certo que a esposa será Japonesa, rsrsrsrs
Abraço a todos,
EdMorais
D.E.M,
se for olhar olhar a razão compre a V6, muito mais segurança, se olhar a emoção, vai do gosto de cada um.
Quando comprei nem pensei nisso. Mas acredito ser mais fácil arrumar peças para o V6 que 2.0 no futuro considerando que no mundo tem muito mais V6 rodando. O preço de manutenção vai depender muito mais da boa vontade e disponibilidade do dono em procurar peças.
Quando fui comprar tive essas duas opções, o GVIII V6 ou uma Mit Outlander GT branca completa. Os dois do mesmo ano e a diferença de preço muito pequena. Na época fazia MBA com uma turma da Mit da área de produção e controle de qualidade e estavam testando os suzukis para poder produzirem aqui. Eles me disseram o seguinte: "Se alguém ouvir isso estamos demitidos mas o Suzuki é muito melhor que os Mit, exceto pela Full que tem um tratamento especial ".
Talvez hoje eu comprasse o Outlander apenas por ele ter 7 lugares que está me fazendo muita falta, senão GVIII na cabeça.
guilhermejcp
11/01/2014, 16:33
Pessoal,
final de semana passada fiquei com o Suzuki Tracker do meu irmão. Quando voltei pro meu carro achei que nem tinha direção hidráulica tamanha a diferença de peso. Isso também ocorre com o Fit mas como é outra categoria nem ligava.
Alguém já experimentou os dois carros e reparou nisso?
MVSEIXAS
11/01/2014, 18:55
Eu também pensei na possibilidade de um mitsubishi, mesmo sabendo que os suzukis são mais confiáveis, mas outras duas coisas pesaram: manutenção e seguro em Suzuki são bem mais baratos que em mitsubishi.
Boa escolha!
Leoventura e Seixas,
Obrigado pelas repostas.
Abraço a todos,
EdMorais
MVSEIXAS
11/01/2014, 19:14
Retirei o lift, pois não estou mais "brincando" com o GV há algum tempo, em razão da aquisição do Engesa.
Seixas
E aí Seixas,
Seu lift deu problema?
Abs,
guilhermejcp
11/01/2014, 20:46
Eu também pensei na possibilidade de um mitsubishi, mesmo sabendo que os suzukis são mais confiáveis, mas outras duas coisas pesaram: manutenção e seguro em Suzuki são bem mais baratos que em mitsubishi.
Boa escolha!
Complementando o Seixas quanto ao Seguro e Manutenção. Eu tive um Mit Airtrek. Paguei em torno R$50.000,00 na época, seguro R$3.500,00 (GVIII é R$2.000,00 e custa mais caro). Revisão de 35.000km fora da garantia. Pediram R$6.000,00 e com muito custo consegui reduzir para R$2.000,00 e depois descobri que não trocaram nada no carro. Cobraram óleo e filtros e não trocaram nada. Isso foi em São Paulo.
Mudei para Catalão e achei que as coisas melhorariam por a montadora ser aqui. Primeira vez na concessionária para verificar o consumo que tinha aumentado muito o "técnico especialista da Mit" diz: Carro 6 cilindros com reduzida bebe muito mesmo, você não estaria andando com a reduzida ligada?
Bem, o carro não é 6 cilindros e muito menos tem reduzida. Depois disso eu disse que Mit nunca mais (a não ser um Full que é um caso à parte, pelo menos é o que vendem). Já chega a raiva que passo toda vez que envio as pickups da empresa pra revisão e sempre voltam pior.
fbarrosn
12/01/2014, 20:45
Troca de Pajero Sport por GVIII
prezados,
tenho uma Pajero Sport Diesel 2010 e estou pensando na troca por um GVIII 0km, já que a Dakar (que substituiu a Sport) ta muito cara.
alguem aqui tem ou já teve os dois carros e pode me indicar quais os pontos positivos e negativos da troca ?
abraços,
Fausto
leoventura
14/01/2014, 20:37
Troca de Pajero Sport por GVIII
prezados,
tenho uma Pajero Sport Diesel 2010 e estou pensando na troca por um GVIII 0km, já que a Dakar (que substituiu a Sport) ta muito cara.
alguem aqui tem ou já teve os dois carros e pode me indicar quais os pontos positivos e negativos da troca ?
abraços,
Fausto
Fausto,
O GV3 é um ótimo carro. Mas como nem tudo são flores tem seus pontos negativos tb. Vou tentar enumerá-los
Positivos:
- É o 8o carro mais seguro do mundo (versão 4x4). Isso já simplifica ao falar de vários itens, como freios (excelentes), estabilidade (muito acima da média desta categoria), suspensão (ótimo projeto), etc.;
- Mecânica confiável
- Seguro
- Tração altamente funcional e pouca necessidade de manutenção (troque apenas óleo na tempo certo e verifique o diferencial se ficou muito tempo submerso e seja feliz)
-Não sei da Pajero Sport, mas o GV3 vem com alguns itens de conforto interessantes como: ar condicionado digital (diga-se de passagem, o melhor ac que já vi neste tipo de veículo), vários porta objetos, 3 tomadas 12v (2 no painel e uma no porta-malas), altura dos faróis, dos bancos e do volantes reguláveis, isofix, etc.
- Super espaçoso. Tenho 1,82m , coloco o banco quase no máximo para trás e uma pessoa de 1,75m consegue ir com folga no banco de trás.
-Porta malas generoso.
Negativos:
-Vão livre do solo (20cm) com entreeixos largo (2,64m). Então, ao fazer um off road um pouco mais pesado recomenda-se fazer um lift de pelo menos 3cm (apenas calços de mola. Nada muito caro. Acho que com menos de 1k dá pra fazer um bom serviço)
- Motor 2.0 fraco para seus mais de 1600kg. Algumas pessoas fizeram reprogramação/remapeamento de central. Pergunta a elas o resultado. Preço, pelas minhas pesquisas, Prado (SP ou PR) R$1080,00; Reiko (SP) R$2k; Dastek (Unichip) R$3k ( a vantagem do Unichip é que vc pode trocar de carro, tirar e instalar no outro carro)
- Consumo alto (menos do que TR4, mas mesmo assim alto). Eu tenho um 2010 automático e nunca consegui uma média superior a 8.7km/L na estrada (sempre com a tecla power e o ar ligados, andando entre 120 e 130 km/h) e 7.1km/L na cidade. Considere que o manual geralmente faz 1km/L a mais e a versão 4x2 manual faz 2km/L a mais.
- Preço da gasolina (R$3,10 com muita boa vontade aqui no RJ).
Flw?!
Abs.
PS.: Aproveitando a oportunidade fiquei curioso em saber quanto está custando o seguro do seu Pajero Sport, com região e idade.
eduardopks
15/01/2014, 10:00
Pessoal,
Estava estudando o manual de manutenção do GV III, e nele obtive as seguintes informações:
1) Vi que é necessário lubrificar o eixo cardã a cada 10 mil km. Isso eu não fiz ainda e questiono: É um procedimento complicado?
2) Vi que, segundo o manual, as velas do GV III 2.0 são de níquel, com indicação de troca a cada 20 mil km, diferente das dos V6, que são de Iridium, com um ciclo de troca bem menor (segue a foto).
447020
Abraços
eduardo.reis68
15/01/2014, 12:45
As velas do meu, que é o GVIII 2.0 2011/2, são de iridium também. Só são trocadas depois dos 100 mil Km.
arlysonmark
15/01/2014, 12:52
Pessoal,
Estava estudando o manual de manutenção do GV III, e nele obtive as seguintes informações:
1) Vi que é necessário lubrificar o eixo cardã a cada 10 mil km. Isso eu não fiz ainda e questiono: É um procedimento complicado?
2) Vi que, segundo o manual, as velas do GV III 2.0 são de níquel, com indicação de troca a cada 20 mil km, diferente das dos V6, que são de Iridium, com um ciclo de troca bem menor (segue a foto).
447020
Abraços
Também olhei isto da lubrificação do eixo cardã, e na revisão de 20.000km perguntei ao mecânico da Concessionária sobre essa lubrificação que estava no manual e ele falou que diferente dos Mitsubishi que tem os graxeiros no eixo cardã, no Suzuki não tem.
No meu manual não diferencia o 2.0 do V6, e fala que os GVIII usa velas de iridium para troca a cada 115.000km, mas no caso meu carro é 2013.
Também olhei isto da lubrificação do eixo cardã, e na revisão de 20.000km perguntei ao mecânico da Concessionária sobre essa lubrificação que estava no manual e ele falou que diferente dos Mitsubishi que tem os graxeiros no eixo cardã, no Suzuki não tem.
No meu manual não diferencia o 2.0 do V6, e fala que os GVIII usa velas de iridium para troca a cada 115.000km, mas no caso meu carro é 2013.
Será que não existe a possibilidade de colar os bicos de engraxe? afinal é um sistema muito simples.
eduardopks
15/01/2014, 16:54
Só corrigindo a imagem, que não entendi porque ficou de cabeça para baixo. Acho que meu celular é meio louco...
447058
Pessoal,
Abraços
eduardopks
15/01/2014, 16:56
O meu é um 2009/10. Eu teria que ver a vela para ter certeza então...
As velas do meu, que é o GVIII 2.0 2011/2, são de iridium também. Só são trocadas depois dos 100 mil Km.
conradogf
15/01/2014, 17:32
Fausto,
O GV3 é um ótimo carro. Mas como nem tudo são flores tem seus pontos negativos tb. Vou tentar enumerá-los
Positivos:
- É o 8o carro mais seguro do mundo (versão 4x4). Isso já simplifica ao falar de vários itens, como freios (excelentes), estabilidade (muito acima da média desta categoria), suspensão (ótimo projeto), etc.;
- Mecânica confiável
- Seguro
- Tração altamente funcional e pouca necessidade de manutenção (troque apenas óleo na tempo certo e verifique o diferencial se ficou muito tempo submerso e seja feliz)
-Não sei da Pajero Sport, mas o GV3 vem com alguns itens de conforto interessantes como: ar condicionado digital (diga-se de passagem, o melhor ac que já vi neste tipo de veículo), vários porta objetos, 3 tomadas 12v (2 no painel e uma no porta-malas), altura dos faróis, dos bancos e do volantes reguláveis, isofix, etc.
- Super espaçoso. Tenho 1,82m , coloco o banco quase no máximo para trás e uma pessoa de 1,75m consegue ir com folga no banco de trás.
-Porta malas generoso.
Negativos:
-Vão livre do solo (20cm) com entreeixos largo (2,64m). Então, ao fazer um off road um pouco mais pesado recomenda-se fazer um lift de pelo menos 3cm (apenas calços de mola. Nada muito caro. Acho que com menos de 1k dá pra fazer um bom serviço)
- Motor 2.0 fraco para seus mais de 1600kg. Algumas pessoas fizeram reprogramação/remapeamento de central. Pergunta a elas o resultado. Preço, pelas minhas pesquisas, Prado (SP ou PR) R$1080,00; Reiko (SP) R$2k; Dastek (Unichip) R$3k ( a vantagem do Unichip é que vc pode trocar de carro, tirar e instalar no outro carro)
- Consumo alto (menos do que TR4, mas mesmo assim alto). Eu tenho um 2010 automático e nunca consegui uma média superior a 8.7km/L na estrada (sempre com a tecla power e o ar ligados, andando entre 120 e 130 km/h) e 7.1km/L na cidade. Considere que o manual geralmente faz 1km/L a mais e a versão 4x2 manual faz 2km/L a mais.
- Preço da gasolina (R$3,10 com muita boa vontade aqui no RJ).
Flw?!
Abs.
PS.: Aproveitando a oportunidade fiquei curioso em saber quanto está custando o seguro do seu Pajero Sport, com região e idade.
Comprei um Grand Vitara 2013/2014 em dezembro passado (Rakki) e com menos de 400 Km rodados sai de São paulo para Uruguay em 26/12/2013.
Voltei na 2ª feira (13/01/2014) com 5.200 Km rodados só nesta viagem, 5.600 hodômetro total.
Comparto em gênero e número as considerações acima. Tenho 1,87 m de altura e tem espaço de sobra!
Ótimo carro, super seguro e confortável, porém um pouco fraco de motor. Com o Power ligado melhora um pouco, porém ainda deixa desejar, especialmente nas serras do Sul...
Aprendi que na serra não da para ligar o Cruise Control... Ele fica doido tentando manter a velocidade nas subidas e levanta os giros até quase o limite... Porém nas pampas do Sul e do Uruguay o Gruise Contro é uma maravilha!
O consumo foi variando (saí com o motor muito duro, só 400 Km), teve tanques de 8,5, de 9,00, de 10,00 e de 10,2 Km/lt andando em fila no Uruguay a uns 100 Km/h entra Punta del Este y Montevideo.
O novo rodado 18" é uma maravilha!!
Estou a procura de um protetor de cárter e caixa um pouco melhor que o original, porque de vez em quando entro em trilhas com um grupo de BH "Caminho das Pedras". Até agora tinha um TR4 2007 manual, com protetor Road Tech do Sarmento).
Alguém indica um bom protetor? O Sarmento ainda não produz para este modelo.
Abraços.
Marcio Nogueira
16/01/2014, 00:22
O que é a diversidade, não é mesmo?!
Acho um CRIME pôr aro 18" em um carro com aptidão para a trilha.
Estou trocando de GV e experimentarei o aro 16".
Meu lema: menos ferro, mais borracha! rsrs...
cbandeira
16/01/2014, 08:50
Concordo. Optei pelo aro 16, com rodas do Civic, e não me arrependo! Vejam como ficou.
Aliás, acabei de ver que você também é de Brasília, Márcio. Vamos combinar umas trilhas qualquer dia desses? Deve haver uma expedição com o pessoal do Jeep Clube em fevereiro. Abraços.
Marcio Nogueira
16/01/2014, 09:33
Concordo. Optei pelo aro 16, com rodas do Civic, e não me arrependo! Vejam como ficou.
Aliás, acabei de ver que você também é de Brasília, Márcio. Vamos combinar umas trilhas qualquer dia desses? Deve haver uma expedição com o pessoal do Jeep Clube em fevereiro. Abraços.
Opa, vamos marcar sim! Costumo participar das expedições do grupo Fora da Cidade <foradacidade.com> mas sempre quis conhecer a turma do Jeep Clube.
Seu carro ficou show de bola! Está usando 245/75-16 com lift, certo?
homerohermida
16/01/2014, 09:55
Ficou muito bom! Excelente! Alguma adaptação foi feita?
ps: acho aro 18 é ruim até no asfalto brasileiro...
conradogf
16/01/2014, 09:56
Concordo que na trilha é melhor o aro 16". Porém para viagens de longa distancia no asfalto o aro 18" é um tapete...
Abç.
cbandeira
16/01/2014, 10:45
Exatamente. 245/75R16 com 2" de lift.
Não conhecia esse site foradacidade.com. Vi que eles sempre fazem expedições legais. Vou entrar em contato. De repente participo da próxima!
Eu ainda não conheço o pessoal do Jeep Clube, mas tenho um amigo da mountain bike que também é jipeiro há muito tempo (roda de Niva!). Pretendo participar da próxima viagem com eles - expedição para Barro Alto/GO.
Opa, vamos marcar sim! Costumo participar das expedições do grupo Fora da Cidade <foradacidade.com> mas sempre quis conhecer a turma do Jeep Clube.
Seu carro ficou show de bola! Está usando 245/75-16 com lift, certo?
cbandeira
16/01/2014, 10:56
Não foi necessário adaptar nada. O kit que comprei é da Masterkit1 (http://www.masterkit1.com/en-US/buy/category/view/16), no Canadá. Vem com os espaçadores, parafusos de cambagem e amortecedores traseiros. Um problema que tive foi em relação aos pneus BFGoodrich: no final do esterçamento, eles estavam raspando um pouco. Acho que isso acontece por conta do formato deles, que é bem "quadrado". Acredito que isso não aconteceria com outros pneus AT. O fato é que agora, com um pouco do desgaste, está tudo 100%.
Outro detalhe é que os amortecedores são um pouco barulhentos. Pretendo trocá-los no futuro, talvez pelos offshocks, mas ainda não decidi.
Ficou muito bom! Excelente! Alguma adaptação foi feita?
ps: acho aro 18 é ruim até no asfalto brasileiro...
Marcio Nogueira
16/01/2014, 11:20
cbandeira, não consegui te mandar uma mensagem particular aqui pelo fórum.
Como faço para entrar em contato contigo?
Bpicanco
16/01/2014, 11:48
Comprei um Grand Vitara 2013/2014 em dezembro passado (Rakki) e com menos de 400 Km rodados sai de São paulo para Uruguay em 26/12/2013.
Voltei na 2ª feira (13/01/2014) com 5.200 Km rodados só nesta viagem, 5.600 hodômetro total.
Comparto em gênero e número as considerações acima. Tenho 1,87 m de altura e tem espaço de sobra!
Ótimo carro, super seguro e confortável, porém um pouco fraco de motor. Com o Power ligado melhora um pouco, porém ainda deixa desejar, especialmente nas serras do Sul...
Aprendi que na serra não da para ligar o Cruise Control... Ele fica doido tentando manter a velocidade nas subidas e levanta os giros até quase o limite... Porém nas pampas do Sul e do Uruguay o Gruise Contro é uma maravilha!
O consumo foi variando (saí com o motor muito duro, só 400 Km), teve tanques de 8,5, de 9,00, de 10,00 e de 10,2 Km/lt andando em fila no Uruguay a uns 100 Km/h entra Punta del Este y Montevideo.
Estou a procura de um protetor de cárter e caixa um pouco melhor que o original, porque de vez em quando entro em trilhas com um grupo de BH "Caminho das Pedras". Até agora tinha um TR4 2007 manual, com protetor Road Tech do Sarmento).
Abraços.
Meus caros companheiros,
estou com o meu GV faz apenas 6 meses e, assim como o conradogf, peguei o carro e fui até o RS.
Não serei repetitivo falando sobre os pontos positivos e "negativos" do carro.
Quero apenas dizer que a robustei e conforto do carro traz muita tranquilidade em viajar pelo Brasili a fora, independente do tipo e condições das estradas que poderemos enfrentar.
Nada está livre de defeitos, mas as chances de terminar a viagem sem problemas é muito grande, assim como as visitas ao mecânico tem sido apenas para revisões padrão e muito papo e cerveja.
Existem carros melhores? Claro, mas não vi nada melhor na relação custo x benfício, além da versatilidade (bom de conforto, bom de espaço interno, bom de porta-malas, bom para viagens longas, bom no fora estrada...)
Abraços para todos,
Bruno Picanço
cbandeira
16/01/2014, 12:52
Mande um e-mail para minha conta de spam: contagratis@mail.com. De lá te mando meu e-mail pessoal!
Acho que ainda não tenho a quantidade de postagens necessárias para desbloquear meu acesso às MPs aqui no fórum...
cbandeira, não consegui te mandar uma mensagem particular aqui pelo fórum.
Como faço para entrar em contato contigo?
Dalmer Souza
16/01/2014, 13:37
Conradogf,
Compartilho todos os pontos observados por você sobre o carro. Comprei um GV 2013/2014, Limited Edition, 4x2, automático em 20/12/2013 por 92K. Viajei no Natal 1000Km o carro realmente é muito bom. Senti, como você, na subida de serra. Falei esta semana com o gerente da loja que me vendeu o carro e ele disse que em subida de serra jogue a marcha da posição D para 3 que ele sobe muito bem. Vou experimentar.
Abs,
felippetti
16/01/2014, 16:27
Olhaí... contando o meu, já são 3 GVs de Brasília... Já dá pra fazer um "Encontro GV do Centro-Oeste"... =)
eduardopks
16/01/2014, 17:10
Somos 4! rs
Só que o meu ainda está bem original. Apenas instalei as proteções da NewTrack.
Bom, o peguei (usado) em dezembro, já rodei com ele mais de 3 mil km e está uma beleza. Só troquei filtros e óleo até agora.
Quanto ao desempenho em subidas achei bem razoável (só se torna beberrão), ressalvado em uma serra próxima de Brumadinho (MG), que mesmo colocando no 3 ao invés do D, com power ligado, o câmbio não conseguia uma posição confortável... mas a inclinação lá era pesada!
Olhaí... contando o meu, já são 3 GVs de Brasília... Já dá pra fazer um "Encontro GV do Centro-Oeste"... =)
+1 = 4 GVs de Brasília.
Comprei o meu há menos de 2 meses (GV III 2008/2009 MT). Em dezembro fui pra Guarajuba-BA. O carro me surpreendeu.
Meu carro anterior era um Suzuki Samurai. Tive muita dó em vendê-lo mas não teve outro jeito ($$$$)...família crescendo e necessidade de maior conforto e segurança em viagens e no dia-a-dia.
guilhermejcp
16/01/2014, 18:20
+1 = 4 GVs de Brasília.
Comprei o meu há menos de 2 meses (GV III 2008/2009 MT). Em dezembro fui pra Guarajuba-BA. O carro me surpreendeu.
Meu carro anterior era um Suzuki Samurai. Tive muita dó em vendê-lo mas não teve outro jeito ($$$$)...família crescendo e necessidade de maior conforto e segurança em viagens e no dia-a-dia.
Sou de Brasília, mas se algum resolverem se encontrar em Pirenópolis ou fazer uns passeios pro lado sul de Goiás, pode avisar.
Quem sabe não dá pra ir.
Realmente a topografia e as avenidas contínuas de Brasília ajudam na economia.
Neste fim de semana fui para Chapada dos Veadeiros com ele e ficou mais ou menos no mesmo consumo de 8-virgula-alguma-coisa.
Como ele tem Cruise Control percebi que ele sofre muito para manter a velocidade nas subidas... reduz uma, as vezes reduz outra... aí desligava e deixava a velocidade cair naturalmente com a subida.
Fui naquele estilo acelera na descido e relaxa na subida.
Abraços
Camarada,
Definitivamente vc tem um pé de anjo... Claro que ajuda a topografia quase plana do DF, mas 8,9km/L só consigo na estrada e olhe lá, e isso andando a 110km/h no máximo, mas confesso que prefiro entre 8,3 e 8,7km/L andando a 130km/h.
De qualquer forma, seja bem vindo. Comprei um GV3 a uns 4 meses em condições parecidas com as suas. E a conclusão é a mesma: se não fosse o consumo seria só felicidade.... Quem sabe no futuro não troque por uma SW4... Mas como nem tudo são flores aí vem o seguro pra dar uma facada generosa....
Abs
Neste fim de semana fui para Chapada dos Veadeiros com ele e ficou mais ou menos no mesmo consumo de 8-virgula-alguma-coisa.
Como ele tem Cruise Control percebi que ele sofre muito para manter a velocidade nas subidas... reduz uma, as vezes reduz outra... aí desligava e deixava a velocidade cair naturalmente com a subida.
Abraços
guilhermejcp
16/01/2014, 22:25
Sou de Brasília, mas se algum resolverem se encontrar em Pirenópolis ou fazer uns passeios pro lado sul de Goiás, pode avisar.
Quem sabe não dá pra ir.
Corrigindo. Não sou de Brasília.
cbandeira
17/01/2014, 08:33
Só nessas últimas páginas já são 6, contando comigo. De repente marcamos um passeio aqui por perto? Há várias trilhas fáceis e até médias aqui no DF, onde poderíamos levar nossos carros! Alto Paraíso e Pirenópolis também são boas opções.
Vi na sua assinatura que você também pedala, certo? Estava combinando com outro amigo uma trilha 4x4/MTB acabou que, por compromissos no dia, acabou não acontecendo. Se você animar, da próxima vez eu também te chamo!
Abraços a todos!
cbandeira
17/01/2014, 08:37
Sempre vou para a Chapada e meu consumo na volta (somente asfalto) não passa muito dos 9km/l.
Pessoal de Brasília: como anda o consumo dos seus carros? O meu, com pneus maiores, fica na média 8km/l. Original era por volta de 9km/l.
Abraços
felippetti
17/01/2014, 08:56
Só nessas últimas páginas já são 6, contando comigo. De repente marcamos um passeio aqui por perto? Há várias trilhas fáceis e até médias aqui no DF, onde poderíamos levar nossos carros! Alto Paraíso e Pirenópolis também são boas opções.
Vi na sua assinatura que você também pedala, certo? Estava combinando com outro amigo uma trilha 4x4/MTB acabou que, por compromissos no dia, acabou não acontecendo. Se você animar, da próxima vez eu também te chamo!
Abraços a todos!
Opa! To dentro!!
felippetti
17/01/2014, 08:57
Sempre vou para a Chapada e meu consumo na volta (somente asfalto) não passa muito dos 9km/l.
Pessoal de Brasília: como anda o consumo dos seus carros? O meu, com pneus maiores, fica na média 8km/l. Original era por volta de 9km/l.
7,8 a 8... Considerando q é V6 e rodo BFG AT 245/70r17...
conradogf
17/01/2014, 09:00
Bruno Picanço? É você mesmo? O do Forum BMW G650 GS?
Se não for, grande casualidade!
Tenho um grande amigo, de Niterói, Bruno Picanço, que posta e é moderador no Forum BMW G650 GS...
Abraço.
eduardopks
17/01/2014, 10:45
Meo consumo médio está entre 8,2 e 8,9. Agora, que o trânsito está leve na cidade, o computador de bordo acusa 8,9 km/l. Na viagem que fiz ao Rio, passando pelas serras em MG e RJ, a média foi de 8,5.
O motor do meu é o 2.0 mesmo. Troquei o filtro de ar e combustível recentemente. E ele está com pneus 100% asfalto.
Agora estou pesquisando o Jalapão no carnaval. Quanto as trilhas, acho boa a idéia...sei que fácil dá para fazer, mas média para mais tenho alguma dúvida...em que pese ele ser bem valente...
Marcio Nogueira
17/01/2014, 11:12
Agora estou pesquisando o Jalapão no carnaval.
Segue expedição marcada do grupo que participo, caso interesse. :concordo:
5c Expedição Jalapão Carnaval 2014 (http://www.foradacidade.com/turismo/expedicao-jalapao-carnaval-2014/)
felippetti
17/01/2014, 11:13
(...)
Abraços a todos!
Pro pessoal que pedala...
Andei pesquisando racks para levar as bikes no GV...
Descartei levar as bikes no teto (como sempre levei), pq o carro ficou muito alto...
Descobri este rack australiano, que achei sensacional: iSi Advanced 4x4 Bicycle Carrier and Bike Rack Systems (http://www.isi-carriers.com/isi-4x4-ed/bike-carrier.html)
Também descobri um cabra bom de serviço que faria este rack pra mim aqui no DF. Só que pra fazer um só, a brincadeira sai caro (~1300 latinhas). Se mais alguém tiver interesse, talvez consiga diluir um pouco o custo, tornando o equipamento acessível a mais gente. Alguém tem interesse?
Rafael
eduardopks
17/01/2014, 13:05
Segue expedição marcada do grupo que participo, caso interesse. :concordo:
5c Expedição Jalapão Carnaval 2014 (http://www.foradacidade.com/turismo/expedicao-jalapao-carnaval-2014/)
Eu vi ontem e mandei uma mensagem pelo site, já que achei bem interessante partir na expedição, mas ainda não me responderam. Vamos ver como serão as tratativas :)
Bpicanco
17/01/2014, 14:32
Bruno Picanço? É você mesmo? O do Forum BMW G650 GS?
Se não for, grande casualidade!
Tenho um grande amigo, de Niterói, Bruno Picanço, que posta e é moderador no Forum BMW G650 GS...
Abraço.
Meu caro conradogf,
Infelizmente eu não sou o seu amigo de Niteroi.
Mas o simples fato de ser confundido com um AMIGO é bom.
Felicidades e um bom fim de semana.
A propósito, minha esposa é louca para ter um TR4.
Você poderia fazer um breve comparativo entre o TR4 e o GVIII (de amigo para amigo)?
Abraços,
Bruno Picanço
arlysonmark
17/01/2014, 15:37
Meo consumo médio está entre 8,2 e 8,9. Agora, que o trânsito está leve na cidade, o computador de bordo acusa 8,9 km/l. Na viagem que fiz ao Rio, passando pelas serras em MG e RJ, a média foi de 8,5.
O motor do meu é o 2.0 mesmo. Troquei o filtro de ar e combustível recentemente. E ele está com pneus 100% asfalto.
Agora estou pesquisando o Jalapão no carnaval. Quanto as trilhas, acho boa a idéia...sei que fácil dá para fazer, mas média para mais tenho alguma dúvida...em que pese ele ser bem valente...
Tinham me informado que o GVIII não usa filtro de combustível, somente peneira e canester! Isso procede??
Tinham me informado que o GVIII não usa filtro de combustível, somente peneira e canester! Isso procede??
O filtro só é trocado com 100000 km. Está dentro da bomba de combustível que por sua vez está dentro do tanque.
eduardopks
17/01/2014, 18:22
Desculpe, quis dizer filtro de óleo!
Abraço
Dalmer Souza
17/01/2014, 22:55
Pessoal,
Tenho um GVT 2013/14 a central multimidia vem com GPS, porém não consigo colocar alarme para informar radar. Verifiquei no manual segui os passos, porém sem sucesso. Alguémm pode ajudar- me?
Grato
conradogf
18/01/2014, 09:23
Meu caro conradogf,
Infelizmente eu não sou o seu amigo de Niteroi.
Mas o simples fato de ser confundido com um AMIGO é bom.
Felicidades e um bom fim de semana.
A propósito, minha esposa é louca para ter um TR4.
Você poderia fazer um breve comparativo entre o TR4 e o GVIII (de amigo para amigo)?
Abraços,
Bruno Picanço
Bruno Picanço: Bruno Picanço já me confirmou que não é Bruno Picanço... :)
Ainda não entrei em trilhas com o GV como para comparar en esa situação, , porém posso arriscar.
Pela distancis entre eixos, peso e altura livre acredito que o TR4 seja bem mais ágil e valente no off.
Ma estrada sem duvida o GV é muito mais confortável, estável e espaçoso para viagens. O TR4 é bem mais duro. O meu era mecânico e com a embreagem bem pesada.
Com relação ao consumo e potencia são bem similares. O meu TR4 tinha uma preparação leve do Lossaco que o fazia mais experto, levando os 132 hp originais para uns 140 e melhorando principalmente o torque.
Também acho que o GV com sua pinte de carrão deve dar mais dor de ser enfiado nas trilhas do que o TR4. Em definitiva acho o TR4 mais jipe e o GV mais carro. Abraço.
dcarrasco
18/01/2014, 11:31
Abraços.
Fausto, Eu também comparto nossos colegas. O ano passado fui de Sao Paulo a Ushuaia, torres del Paine e El Calafate, 13560 km em total com rendimento de 10 km/l a 100 km/hora. Não aumente muito a velocidade porque la embaixo os postos de gasolina são escassos. Em toda a viagem não tive nenhum problema mecânico. O carro é muito confortável. O único problema foi a entrada de poeira ao percorrer as estradas de ripio na Peninsula Valdez. Porem um problema que uma fita crepe solucionou. É um ótimo veiculo.
TONHO SUZUKI
18/01/2014, 20:07
A quem interessar, pneus bons com preço excelente:
PNEU 235/65 R 17 KL61 MARSHAL 103S - Aro 17 - KMV Pneus - Pneus para carro, caminhonete, SUV, utilitário e caminhão (http://www.kmvpneus.com.br/produto/303-pneu-235-65-r-17-kl61-marshal-103s)
fbarrosn
19/01/2014, 13:52
Agradeço as respostas e informo que acabo de fechar a troca da Pajero pelo GVIII 4x4 AT !!! Confesso que a Pajero vai deixar saudades mas a vida anda pra frente e não existe outro carro no mercado hoje com melhores referências que o GVIII. Agora já aproveitando, alguém sabe me indicar qual suporte da Thule encaixa no teto deste carro ?
abs
Fausto
MVSEIXAS
19/01/2014, 22:59
Bem-vindo ao mundo dos Suzukeiros, Fausto!
O suporte thule de ferro é mais caro que o original vendido na CSS, que é de alumínio e mais bonito.
Sei pq pesquisei antes de comprar.
Veja, abaixo, uma foto do meu:
Agradeço as respostas e informo que acabo de fechar a troca da Pajero pelo GVIII 4x4 AT !!! Confesso que a Pajero vai deixar saudades mas a vida anda pra frente e não existe outro carro no mercado hoje com melhores referências que o GVIII. Agora já aproveitando, alguém sabe me indicar qual suporte da Thule encaixa no teto deste carro ?
abs
Fausto
O suporte thule de ferro é mais caro que o original vendido na CSS, que é de alumínio e mais bonito.
Fala Seixas,
Fora um pouco do assunto do suporte, que foto bonita heim! Belo visual da paisagem e do carro atravessando o rio!
Abs!
freitasjr
20/01/2014, 03:11
Pessoal,
final de semana passada fiquei com o Suzuki Tracker do meu irmão. Quando voltei pro meu carro achei que nem tinha direção hidráulica tamanha a diferença de peso. Isso também ocorre com o Fit mas como é outra categoria nem ligava.
Alguém já experimentou os dois carros e reparou nisso?
Já reparei isso, inclusive esse GV-III com o passar do tempo a direção hidráulica vai ficando mais dura/pesada. Vou leva-lo a Css p/ a remoção de alguns barulhinhos internos e vou mandar checar isso.
Abraço, atenciosamente, Francisco de Freitas..
conradogf
20/01/2014, 07:51
Já reparei isso, inclusive esse GV-III com o passar do tempo a direção hidráulica vai ficando mais dura/pesada. Vou leva-lo a Css p/ a remoção de alguns barulhinhos internos e vou mandar checar isso.
Abraço, atenciosamente, Francisco de Freitas..
Com o carro parado ou manobrando eu a avho a direção do GVIII bem mais leve que a do TR4. Na medida que vai aumentando a velocidade ela vai ficando msis dura o que é uma medida de segurança.
Abraço.
homerohermida
20/01/2014, 09:57
Nossa! Que foto linda! Parabéns!
eduardopks
20/01/2014, 10:38
Muito bacana a foto da viatura! Parabéns!
...
Com pé leve, mas sem frescuras, e AC 80% do tempo tá fazendo 10,3 km/l - 10,5 km/l em Brasília (câmbio manual). Na estrada, indo pra Bahia, a média final foi 9,0 km/l, mas aí teve serras, velocidades mais elevadas, etc. Acho que sou o único que consigo ter melhor consumo dentro da cidade.
MVSEIXAS
20/01/2014, 21:47
Rapaz, ficou bonita mesmo!
Tirada em Delfinopolis/MG - Serra da Canastra.
Abs
Seixas
Fala Seixas,
Fora um pouco do assunto do suporte, que foto bonita heim! Belo visual da paisagem e do carro atravessando o rio!
Abs!
leoventura
21/01/2014, 07:07
A quem interessar, pneus bons com preço excelente:
PNEU 235/65 R 17 KL61 MARSHAL 103S - Aro 17 - KMV Pneus - Pneus para carro, caminhonete, SUV, utilitário e caminhão (http://www.kmvpneus.com.br/produto/303-pneu-235-65-r-17-kl61-marshal-103s)
Por acaso esses pneus são os Kuhmo KL61??? Estão muito parecidos... Aliás, o Marshall é 103 (875kg por pneu) e o Kuhmo é 108 (1000kg por pneu), mas mesmo assim o desenho dos 2 é o mesmo...
Dalmer Souza
21/01/2014, 13:21
Pessoal,
Comprei um GVIII 2014 Limited Edition e a central multimídia da clarion esta com o GPS desatualizado.
Alguém sabe como atualizar.
Desde já agradeço.
TONHO SUZUKI
21/01/2014, 18:20
Por acaso esses pneus são os Kuhmo KL61??? Estão muito parecidos... Aliás, o Marshall é 103 (875kg por pneu) e o Kuhmo é 108 (1000kg por pneu), mas mesmo assim o desenho dos 2 é o mesmo...
Os pneus da marca Marshal são fabricados pela Kumho. São a marca que eles vendem nos EUA. Pelo prelo que estão neste site está valendo muito, um excelente CxB.
leoventura
22/01/2014, 20:02
Os pneus da marca Marshal são fabricados pela Kumho. São a marca que eles vendem nos EUA. Pelo prelo que estão neste site está valendo muito, um excelente CxB.
Concordo, mas infelizmente não tem quantidade disponível. Simulei uma compra e consegui apenas 1.
Vlw!
Abs
Nabolino
23/01/2014, 07:23
Concordo, mas infelizmente não tem quantidade disponível. Simulei uma compra e consegui apenas 1.
Vlw!
Abs
Comprei por um preço similar no site do extra.
leoventura
23/01/2014, 21:34
Comprei por um preço similar no site do extra.
No Extra o pneu é o Pneu 235/60 R 17 KH15 Kumho 102H (http://www.extra.com.br/automotivo/PneusRodasCalotas/Pneus/Pneu-235-60-R-17-KH15-Kumho-102H-2222260.html?recsource=busca-int&rectype=busca-976) por R$467,10. O Pneu Kumho aro 17 - 235/65R17 - KL61 - 108S (http://www.extra.com.br/automotivo/PneusRodasCalotas/Pneus/Pneu-Kumho-aro-17---235-65R17---KL61---108S-2335440.html?recsource=busca-int&rectype=busca-976) está por R$663,90. Mas vlw a dica. Fica como opção.
Abs
guilhermejcp
24/01/2014, 00:54
No Extra o pneu é o Pneu 235/60 R 17 KH15 Kumho 102H (http://www.extra.com.br/automotivo/PneusRodasCalotas/Pneus/Pneu-235-60-R-17-KH15-Kumho-102H-2222260.html?recsource=busca-int&rectype=busca-976) por R$467,10. O Pneu Kumho aro 17 - 235/65R17 - KL61 - 108S (http://www.extra.com.br/automotivo/PneusRodasCalotas/Pneus/Pneu-Kumho-aro-17---235-65R17---KL61---108S-2335440.html?recsource=busca-int&rectype=busca-976) está por R$663,90. Mas vlw a dica. Fica como opção.
Abs
Pessoal,
para quem procurava a medida 235/70 r17 segue um link que achei. Não olhei o preço mas pelo menos é bom saber que essas medidas estão chegando ao Brasil.
Acho que esta deve ser a medida que se encaixa melhor para lift 30mm.
235/70R17 (http://www.maveautocenter.com.br/pneu-yokohama-g012-235_70r17-108s-a_t-s-p182)
Bpicanco
24/01/2014, 10:40
Meu caro MV Seixas, muito maneira a foto!!!
Aproveito para pedir uma ajuda a respeito da elevação dos suspiros. Ainda não fiz e com isso não me sinto seguro para fazer uma travessia igual à sua (tenho razão?).
O meu mecânico não é especialista em 4x4 e não se sentiu à vontade com esse assunto, inclusive ele não encontrou todos os suspiros.
Como fazer a elevação dos suspiros? Até onde elevar? Onde eles ficam? Teriam algumas fotos? A caixa de câmbio automática possui suspiro?
Sou do Rio de Janeiro e moro em Copacabana, vocês teriam algum lugar para me indicar?
Entendo que essa elevação seja muito importante, se puderem me ajudar, eu agradeço.
Atenciosamente,
Bruno Picanço
Bpicanco
24/01/2014, 10:42
Bruno Picanço: Bruno Picanço já me confirmou que não é Bruno Picanço... :)
Ainda não entrei em trilhas com o GV como para comparar en esa situação, , porém posso arriscar.
Pela distancis entre eixos, peso e altura livre acredito que o TR4 seja bem mais ágil e valente no off.
Ma estrada sem duvida o GV é muito mais confortável, estável e espaçoso para viagens. O TR4 é bem mais duro. O meu era mecânico e com a embreagem bem pesada.
Com relação ao consumo e potencia são bem similares. O meu TR4 tinha uma preparação leve do Lossaco que o fazia mais experto, levando os 132 hp originais para uns 140 e melhorando principalmente o torque.
Também acho que o GV com sua pinte de carrão deve dar mais dor de ser enfiado nas trilhas do que o TR4. Em definitiva acho o TR4 mais jipe e o GV mais carro. Abraço.
Meu caro conradogf, muito obrigado pelas informações.
Agora você conhece DOIS Bruno Picanço.
Abraços,
Bruno Picanço
Luis Artur - SP
24/01/2014, 10:47
Pessoal,
para quem procurava a medida 235/70 r17 segue um link que achei. Não olhei o preço mas pelo menos é bom saber que essas medidas estão chegando ao Brasil.
Acho que esta deve ser a medida que se encaixa melhor para lift 30mm.
235/70R17 (http://www.maveautocenter.com.br/pneu-yokohama-g012-235_70r17-108s-a_t-s-p182)
Esse é de primeira mas deve ser caaaaaro...O 235/65R17 ta pra lá de 1000 dilmas....