Conectar

Ver Versão Completa : Nova Ford Ranger - Geração 2012.

Páginas : 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 52 53 54 55 56 57 58 59 60 61 [62] 63 64

GLIDER
26/06/2019, 10:09
Troquei as minhas pastilhas originais com 84.000 Km.
Coloquei pastilhas SYL que não vão durar nem metade disso. Além de serem muito pior nas frenagens.

Fala MONSTER! Duraram bem, por isso que vejo vantagem nas originais não desmerecendo as paralelas, e vejo que o poder de frenangem também é bom, em longas descidas carregado freia bem.

Kenko
26/06/2019, 10:30
Valeu galera pelas dicas das pastilhas, vou trocar na CSS mesmo, fizeram por R$700,00 e vou colocar minha Ranger pra vender hoje e vou pegar uma 2020 XLT - Prazo de entrega uns 60 dias, espero não vender tão rápido rsrsrs... A minha é uma XLS 2019 Diesel 4x4 MT Branca.

maurilio junior
26/06/2019, 11:19
Vocês gostaram dessa nova grade ?

Achei feia. A pior de todas desde 2013.

567157
Eu particularmente prefiro a frente do modelo "atual", visto que esse modelo só estará disponível a partir de agosto, mais o que eu gostei mesmo foram as melhorias nesse facelfift, a xls agora vem com ar dual zone e central multimída sync 3 igual na limited além do mostradores do painel iguais os das versões mais cores, teve também melhorias no câmbio que segundo a imprensa teve melhoras nas trocas e reduções de marcha, e o preço que teoricamente permence o mesmo, resta saber como será a política de descontos

maurilio junior
26/06/2019, 11:20
Valeu galera pelas dicas das pastilhas, vou trocar na CSS mesmo, fizeram por R$700,00 e vou colocar minha Ranger pra vender hoje e vou pegar uma 2020 XLT - Prazo de entrega uns 60 dias, espero não vender tão rápido rsrsrs... A minha é uma XLS 2019 Diesel 4x4 MT Branca.
Sandro, primeiramente parabéns pela compra da xlt 2020, agora uma curiosidade, já tem os descontos para o modelo 2020?

maurilio junior
26/06/2019, 16:30
Ford Ranger 2020: Impressoes ao dirigir (https://www.noticiasautomotivas.com.br/ford-ranger-2020-impressoes-ao-dirigir/)

Kenko
26/06/2019, 17:04
Sandro, primeiramente parabéns pela compra da xlt 2020, agora uma curiosidade, já tem os descontos para o modelo 2020?
Então Maurílio, estou ainda em negociação com a Ford, eles disseram que a Tabela com os descontos chega em Julho, espero que seja acima dos 10% pra ficar bom!

Monster Flux
07/07/2019, 20:03
285/70R17. São os BF KM3.

Miranda, com essas medidas de pneus o velocímetro passa a marcar a velocidade real (igual ao GPS), correto ?

Porque com os pneus originais o velocímetro tem um erro para menos, com relação à velocidade real.
Pouca coisa mas tem.

maurilio junior
02/08/2019, 12:01
COMERCIAIS LEVES.

À exceção da Ford Ranger (1.830) e da Renault Duster Oroch (1.105), todos os demais comerciais leves do top 10 registraram incremento nas vendas em relação a junho. Líderes da Fiat, Strada (7.021) e Toro (6.212) juntas superaram os 13 mil emplacamentos. Batida pela VW Saveiro (3.500) nos dois últimos meses, a Toyota Hilux (3.855) voltou ao pódio.

Atrás da Chevrolet S10 (3.093), a Fiat Fiorino se destacou ao crescer quase 50% e ultrapassar a barreira das 2 mil unidades (2.008). VW Amarok (1.668) e Chevrolet Montana (1.072) foram as outras representantes da parte de cima da tabela.

Vendas julho (oficial): chegada breve do Onix Sedan nao abala o Prisma (https://motor1.uol.com.br/news/363113/vendas-julho-prisma-destaque-onix-sedan/)

monteiroalexandre
05/08/2019, 18:45
Galera, vendi minha Ranger XLT 14/14 com 70 mil km em Abril desse ano e depois desse período sem pickup e depois de andar em todas as pick-ups médias a venda no Brasil, não teve jeito, voltei para a Ranger. Fechei uma XLT 19/19, a ideia era fechar uma 2020, porém o desconto que me foi ofertado na XLT 19/19 cinza moscou foi impossível de resistir.
Devo receber o carro até dia 15 desse mês, assim que receber postarei as fotos.

Abraço a todos!

Miranda_MG
06/08/2019, 05:30
Bacana demais, Alexandre!

Imagino que esteja aguardando ansiosamente essa entrega. Esse cinza é das cores mais bonitas para a Ranger. Parabéns.

Com tempo, relate aqui para nós o comparativo entre as picapes; já que deve ter experimentado todas as versões mais novas que temos no mercado.

Abraço,

Miranda

Galera, vendi minha Ranger XLT 14/14 com 70 mil km em Abril desse ano e depois desse período sem pickup e depois de andar em todas as pick-ups médias a venda no Brasil, não teve jeito, voltei para a Ranger. Fechei uma XLT 19/19, a ideia era fechar uma 2020, porém o desconto que me foi ofertado na XLT 19/19 cinza moscou foi impossível de resistir.

Abraço a todos!

maurilio junior
06/08/2019, 08:39

Abraço a todos!
Parabéns Alexandre a picape média mais bonita do Brasil na minha opinião, é a ranger xlt na cor cinza moscou, imagino que tenha conseguido uma boa negociação na 19/19, e a xlt foi a que menos teve mudanças nesse facelift e você ainda saiu em vantagem pelo fato da 2019 ter banco do motorista elétrico, que foi retirado na 2020

monteiroalexandre
07/08/2019, 20:13
Bem pessoal vamos lá, vou relatar aqui o que me lembro dos teste driver que fiz, como estou fora de casa não tenho aqui comigo as anotações dos valores das negociações, por conta disso irei postar o que lembro no tocante a valores.
Não irei postar aqui todos os diferenciais entre os modelos no tocante a opcionais e penduricalhos, pois estas informações porem ser colhidas no site dos fabricantes, irei focar nas questões subjetivas.

Amarok HL 2.0
Pontos positivos: Espaço interno (para os ocupantes do banco dianteiro) provavelmente o melhor da categoria, Bancos excelentes, câmbio que casa muito bem com o motor e consegue extrair tudo e mais um pouco desse.

Pontos negativos: Apesar do câmbio ser excelente o motor está sem dúvidas subdimensionado e você sente falta de força principalmente em baixa rotação, simplicidade do painel, acabamento interno que está abaixo da Ranger e da S10 (na minha opinião).

Observações: Realmente o rodar da Amarok é de longe o que mais se aproxima do rodar de um carro de passeio, bem isso pode ser bom para alguns mas no meu caso eu estou comprando uma pickup e por incrível que pareça eu quero uma pickup com comportamento de pickup, por esse motivo não lancei esse item como ponto positivo ou negativo.
Quanto ao atendimento na CCS esse foi bem neutro, porém foi inferior a todos os outros, com uma certa indiferença presente, faltou "garra" para querer vender o produto. O melhor preço que consegui nesse modelo em questão foi de R$ 176.900,00 com muito choro da minha parte.

Amarok HL V6
Pontos positivos: os mesmos da 2.0 HL, somados ao motor extraordinário que junto com o câmbio fazem dela o atual benchmark do mercado.

Pontos negativos: simplicidade do painel e acabamento interno ainda mais incoerente quando se leva em conta o valor cobrado.

Observações: possui um acerto mais firme da suspensão o que me agradou, não chega a ser firme como o da Ranger e muito menos como o da Triton sport, mas é melhor que o da versão 2.0. O melhor preço que consegui nessa versão foi de R$ 195.000,00

Triton sport HPE-S
Pontos positivos: Suspensão para quem vai fazer offroad, direção bem direta, sistema 4x4, partida por botão.

Pontos negativos: Suspensão para quem vai rodar unicamente em vias pavimentadas (mal pavimentadas por sinal), painel muito simples (o pior na minha opinião)

Observações: Apesar de ter apenas 5 marchas, por incrível que pareça o câmbio é bom, é rápido, é curto, não deixa a rotação cair, para uma tocada offroad sobre dunas deve ser bem divertido. O motor é bem suave no funcionamento, está no mesmo nível de performance de Ranger, Frontier e S10 isso em uso na cidade, saída de semáforos e na condução normal do dia a dia, para ser sincero, tirando a Amarok V6 todos os outros se equivalem nesse ponto. O ponto mais negativo desse carro é sem dúvidas o preço, para o que ela oferece os R$ 185.000,00 que consegui são muito caros.

S10 LTZ 2.8
Pontos positivos: Qualidade dos materiais internos um pouco melhor que o da Amarok, L200 e Frontier e equivalente ao da Ranger, conjunto motriz no nível das rivais, com exceção da Amarok V6, painel de instrumentos bem completo no tocante a informações do veículo, central multimídia muito boa sendo inferior somente a da Ranger, bancos muito bons.

Pontos negativos: Suspensão pouco firme, principalmente a dianteira que cede demais em frenagens mais forte para transpor valetas por exemplo, os estribos reduzem consideravelmente o vão livre, visualmente parece ser a pickup com menor vão livre.

Observações: Atendimento muito bom na CCS, na baixa rotação acho esse motor equivalente ao da Ranger, mas o câmbio deixa a condução mais agradável. Melhor valor que consegui foi de R$ 179.000,00

Frontier XE
Pontos positivos: Suspensão traseira para quem vai andar na maioria do tempo sem carga (meu exemplo), câmbio muito bom, porém achei que o motor poderia ter mais força em baixa, devido o artifício do bi-turbo, painel bem completo, bons ângulos de ataque e de saída, boa altura livre do solo.

Pontos negativos: Não é tão negativo, mas acho que a suspensão dianteira poderia ser um pouco mais firme, assim como a Amarok 2.0 você tem que pisar um pouco mais que as outras para o carro andar, porém depois que embala fica na média, espaço no banco traseiro é o pior de todos.

Observações: Quando fiz o teste drive na Frontier LE a um tempo atrás (no lançamento dessa geração) eu tinha a impressão de que ela andava mais que minha ex-ranger 2014, mas no último teste drive que fiz no modelo XE e comparando com a ranger 2019 notei que a Ford fez alguns ajustes no acelerador e no câmbio que melhoraram as respostas na baixa, então atualmente para o uso no dia a dia e dentro da cidade considero o funcionamento da ranger melhor. Preço da versão XEna oferta: R$ 149.000,00

Ranger XLT 18-19 (a que irei receber será a 19-19 com o estribo plataforma de inox já igual o da 2020)
Pontos positivos: ergonomia, tudo muito ao alcance das mãos acho a melhor nesse quesito, painel muito bonito porém poderia ter mais informações, espaço no banco traseiro que na minha opinião empata com a S10 como as melhores, tamanho das caixas de rodas que permitem a instalação de pneus maiores sem complicações, motor em baixas rotações.

Pontos negativos: Melhoraram o câmbio mas ainda não conversa tão bem com o motor quanto o da S10, no uso do dia a dia se defende bem, porém quando mais exigido ainda exita um pouco, melhorou em relação ao da minha antiga 14-14 mas pode melhorar, suspensão dianteira poderia ser mais firme igual o da L200 na minha opinião, faróis sem DRL, a qualidade dos materiais internos são de forma geral bons, porém o console central destoa totalmente, péssima qualidade do material ali empregado.

Observações: Olha, juro que não queria comprar outra Ranger, não tive problema algum com minha Ex, mas queria experimentar outro carro, porém as revisões anuais, os 5 anos de garantia, minha experiencia passado com o pós-venda e principalmente o desconto que me foi ofertado sufocaram meu espírito de desbravar novos caminhos e eu continuei na Ford. Paguei R$ 145.990,00 na 19-19 cinza moscou, levei ainda protetor de caçamba e capota marítima, receberam o meu Prisma(estava rodando no prisma da minha esposa pois a venda da ex-ranger rendeu a ela um Novo Vitara 4you allgrip) modelo LTZ 16-17 com 25.000km por 48.000,00 não foi Fipe, mas não se pode ganhar tudo. Sei dos problemas da Ranger, conversor de torque, questão das mangueiras (já resolvido), Bicos (aparentemente já resolvido), bomba de óleo (pescador foi substituído por um mais longo), turbina mas bem, tenho 5 anos de garantia e até lá vou aprendendo mais.

Miranda_MG
07/08/2019, 22:54
:palmas::palmas::palmas:

Agradecemos pela disposição em escrever o comparativo. E a escolha não podia ser outra mesmo.

Você falou da ergonomia, mas sempre teve algo que me incomodou na Ranger do meu modelo: a posição do comando dos vidros elétricos na porta. Ando na Tiguan e quando volto para a Ranger, tenho que encolher o braço esquerdo bastante para acesso aos botões. Estaria ótimo para um Tiranossauro Rex. Isso mudou?

Abraço,

Miranda

Bem pessoal vamos lá, vou relatar aqui o que me lembro dos teste driver que fiz, como estou fora de casa não tenho aqui comigo as anotações dos valores das negociações, por conta disso irei postar o que lembro no tocante a valores.
Não irei postar aqui todos os diferenciais entre os modelos no tocante a opcionais e penduricalhos, pois estas informações porem ser colhidas no site dos fabricantes, irei focar nas questões subjetivas.

Amarok HL 2.0
Pontos positivos: Espaço interno (para os ocupantes do banco dianteiro) provavelmente o melhor da categoria, Bancos excelentes, câmbio que casa muito bem com o motor e consegue extrair tudo e mais um pouco desse.

Pontos negativos: Apesar do câmbio ser excelente o motor está sem dúvidas subdimensionado e você sente falta de força principalmente em baixa rotação, simplicidade do painel, acabamento interno que está abaixo da Ranger e da S10 (na minha opinião).

Observações: Realmente o rodar da Amarok é de longe o que mais se aproxima do rodar de um carro de passeio, bem isso pode ser bom para alguns mas no meu caso eu estou comprando uma pickup e por incrível que pareça eu quero uma pickup com comportamento de pickup, por esse motivo não lancei esse item como ponto positivo ou negativo.
Quanto ao atendimento na CCS esse foi bem neutro, porém foi inferior a todos os outros, com uma certa indiferença presente, faltou "garra" para querer vender o produto. O melhor preço que consegui nesse modelo em questão foi de R$ 176.900,00 com muito choro da minha parte.

Amarok HL V6
Pontos positivos: os mesmos da 2.0 HL, somados ao motor extraordinário que junto com o câmbio fazem dela o atual benchmark do mercado.

Pontos negativos: simplicidade do painel e acabamento interno ainda mais incoerente quando se leva em conta o valor cobrado.

Observações: possui um acerto mais firme da suspensão o que me agradou, não chega a ser firme como o da Ranger e muito menos como o da Triton sport, mas é melhor que o da versão 2.0. O melhor preço que consegui nessa versão foi de R$ 195.000,00

Triton sport HPE-S
Pontos positivos: Suspensão para quem vai fazer offroad, direção bem direta, sistema 4x4, partida por botão.

Pontos negativos: Suspensão para quem vai rodar unicamente em vias pavimentadas (mal pavimentadas por sinal), painel muito simples (o pior na minha opinião)

Observações: Apesar de ter apenas 5 marchas, por incrível que pareça o câmbio é bom, é rápido, é curto, não deixa a rotação cair, para uma tocada offroad sobre dunas deve ser bem divertido. O motor é bem suave no funcionamento, está no mesmo nível de performance de Ranger, Frontier e S10 isso em uso na cidade, saída de semáforos e na condução normal do dia a dia, para ser sincero, tirando a Amarok V6 todos os outros se equivalem nesse ponto. O ponto mais negativo desse carro é sem dúvidas o preço, para o que ela oferece os R$ 185.000,00 que consegui são muito caros.

S10 LTZ 2.8
Pontos positivos: Qualidade dos materiais internos um pouco melhor que o da Amarok, L200 e Frontier e equivalente ao da Ranger, conjunto motriz no nível das rivais, com exceção da Amarok V6, painel de instrumentos bem completo no tocante a informações do veículo, central multimídia muito boa sendo inferior somente a da Ranger, bancos muito bons.

Pontos negativos: Suspensão pouco firme, principalmente a dianteira que cede demais em frenagens mais forte para transpor valetas por exemplo, os estribos reduzem consideravelmente o vão livre, visualmente parece ser a pickup com menor vão livre.

Observações: Atendimento muito bom na CCS, na baixa rotação acho esse motor equivalente ao da Ranger, mas o câmbio deixa a condução mais agradável. Melhor valor que consegui foi de R$ 179.000,00

Frontier XE
Pontos positivos: Suspensão traseira para quem vai andar na maioria do tempo sem carga (meu exemplo), câmbio muito bom, porém achei que o motor poderia ter mais força em baixa, devido o artifício do bi-turbo, painel bem completo, bons ângulos de ataque e de saída, boa altura livre do solo.

Pontos negativos: Não é tão negativo, mas acho que a suspensão dianteira poderia ser um pouco mais firme, assim como a Amarok 2.0 você tem que pisar um pouco mais que as outras para o carro andar, porém depois que embala fica na média, espaço no banco traseiro é o pior de todos.

Observações: Quando fiz o teste drive na Frontier LE a um tempo atrás (no lançamento dessa geração) eu tinha a impressão de que ela andava mais que minha ex-ranger 2014, mas no último teste drive que fiz no modelo XE e comparando com a ranger 2019 notei que a Ford fez alguns ajustes no acelerador e no câmbio que melhoraram as respostas na baixa, então atualmente para o uso no dia a dia e dentro da cidade considero o funcionamento da ranger melhor. Preço da versão XEna oferta: R$ 149.000,00

Ranger XLT 18-19 (a que irei receber será a 19-19 com o estribo plataforma de inox já igual o da 2020)
Pontos positivos: ergonomia, tudo muito ao alcance das mãos acho a melhor nesse quesito, painel muito bonito porém poderia ter mais informações, espaço no banco traseiro que na minha opinião empata com a S10 como as melhores, tamanho das caixas de rodas que permitem a instalação de pneus maiores sem complicações, motor em baixas rotações.

Pontos negativos: Melhoraram o câmbio mas ainda não conversa tão bem com o motor quanto o da S10, no uso do dia a dia se defende bem, porém quando mais exigido ainda exita um pouco, melhorou em relação ao da minha antiga 14-14 mas pode melhorar, suspensão dianteira poderia ser mais firme igual o da L200 na minha opinião, faróis sem DRL, a qualidade dos materiais internos são de forma geral bons, porém o console central destoa totalmente, péssima qualidade do material ali empregado.

Observações: Olha, juro que não queria comprar outra Ranger, não tive problema algum com minha Ex, mas queria experimentar outro carro, porém as revisões anuais, os 5 anos de garantia, minha experiencia passado com o pós-venda e principalmente o desconto que me foi ofertado sufocaram meu espírito de desbravar novos caminhos e eu continuei na Ford. Paguei R$ 145.990,00 na 19-19 cinza moscou, levei ainda protetor de caçamba e capota marítima, receberam o meu Prisma(estava rodando no prisma da minha esposa pois a venda da ex-ranger rendeu a ela um Novo Vitara 4you allgrip) modelo LTZ 16-17 com 25.000km por 48.000,00 não foi Fipe, mas não se pode ganhar tudo. Sei dos problemas da Ranger, conversor de torque, questão das mangueiras (já resolvido), Bicos (aparentemente já resolvido), bomba de óleo (pescador foi substituído por um mais longo), turbina mas bem, tenho 5 anos de garantia e até lá vou aprendendo mais.

Miranda_MG
07/08/2019, 23:00
Perdão, Monster.

Só agora vi sua pergunta.

Respondendo: em 70 km/h (e proximidades), é preciso o hodômetro em relação ao GPS. Mas parece que a relação não é linear. Em 100 km/h no painel, o GPS está em 102-103. Depois perceba na sua se existe essa diferença também, mesmo com o painel mostrando a mais já que está com a medida original.

Abraço,

Miranda

Miranda, com essas medidas de pneus o velocímetro passa a marcar a velocidade real (igual ao GPS), correto ?

Porque com os pneus originais o velocímetro tem um erro para menos, com relação à velocidade real.
Pouca coisa mas tem.

Miranda_MG
08/08/2019, 05:39
Eu escrevi hodômetro, mas corrijam aí pelo óbvio, que é velocímetro... :screwy:

Perdão, Monster.

Respondendo: em 70 km/h (e proximidades), é preciso o hodômetro em relação ao GPS. Mas parece que a relação não é linear. Em 100 km/h no painel, o GPS está em 102-103. Depois perceba na sua se existe essa diferença também, mesmo com o painel mostrando a mais já que está com a medida original.

Abraço,

Miranda

Monster Flux
08/08/2019, 07:38
Perdão, Monster.

Abraço,

Miranda

Valeu Miranda !

:curtir:

paulorl
08/08/2019, 10:51
Perdão, Monster.

Abraço,

Miranda

Pessoal, um site legal pra se ter ideia de quanto um pneu com medidas diferentes afeta o velocímetro é o Tire Size Comparison (https://tiresize.com/comparison/)

Você cita as medidas originais e as medidas desejadas e ele te dá uma ideia da variação de velocidade no velocímetro. Pode ser útil saber isso para evitar levar multas por radares de velocidade (quem gosta de passar no "limite" da velocidade por eles).

[]s

monteiroalexandre
10/08/2019, 22:54
:palmas::palmas::palmas:

Agradecemos pela disposição em escrever o comparativo. E a escolha não podia ser outra mesmo.

Você falou da ergonomia, mas sempre teve algo que me incomodou na Ranger do meu modelo: a posição do comando dos vidros elétricos na porta. Ando na Tiguan e quando volto para a Ranger, tenho que encolher o braço esquerdo bastante para acesso aos botões. Estaria ótimo para um Tiranossauro Rex. Isso mudou?

Abraço,

Miranda

Opa Miranda, nesse ponto eu concordo com você, realmente a posição dos controles dos vidros é ruim, porém nas outras não é muito melhor, nas japonesas ainda tem o problema da falta do "one touch" para subir e descer em todos os vidros, na Amarok não estou lembrando onde é a posição e como é o funcionamento.
Mas dificilmente eu abro os vidros, somente para acessar um estacionamento por exemplo.

maurilio junior
15/08/2019, 16:39
https://www.4x4brasil.com.br/forum/4x4brasil-off-road/2474-ford-ranger-2020-xlt-ou-melhor-partir-para-limited.html

Nicmartinhao
15/08/2019, 22:11
Essa semana levei minha ranger 2.2 xls 2018 para fazer os recalls da mangueira do freio dianteiro e do anteparo do câmbio. Fiquei esperando aproximadamente 2 meses as peças para o recall das mangueiras chegarem, enquanto o anteparo estava no estoque da concessionária.

Apesar de funcionar como uma proteção de câmbio e caixa de transferência, achei que diminuiu muito a altura livre na região do câmbio.

Alguém mais teve essa impressão?

568205 568206

Danilo Rolim
24/08/2019, 20:25
Lift de 2p? Qualquer o pneu?

Miranda_MG
25/08/2019, 10:16
Muitas vezes, só o lift não resolve para trocar por pneus grandes. Isso porque, ao virar a direção, o pneu, maior e mais largo normalmente, pega no chassi e/ou na caixa de roda. Ao montar, pode raspar na extremidade da bandeja também.

Considere o uso de espaçadores para aumentar muito o tamanho do pneu. Lembrando dos riscos relacionados as nossas leis nos dois casos.

Lift de 2p? Qualquer o pneu?

Miranda_MG
25/08/2019, 10:17
Diminui sim. :curtir:

Essa semana levei minha ranger 2.2 xls 2018 para fazer os recalls da mangueira do freio dianteiro e do anteparo do câmbio. Fiquei esperando aproximadamente 2 meses as peças para o recall das mangueiras chegarem, enquanto o anteparo estava no estoque da concessionária.

Apesar de funcionar como uma proteção de câmbio e caixa de transferência, achei que diminuiu muito a altura livre na região do câmbio.

568205 568206

GLIDER
02/09/2019, 08:48
Pessoal, gostaria de fazer um relato sobre a Ranger 3.2 diesel 4x4 2014 e exatos 5 anos de uso. A viatura esta com 197.000km, e resolvi fazer a revisão de 200.000km. O que posso concluir da ( minha ) viatura:

Chegou com louvor a essa quilometragem, sem problema de turbina, sem problema de vazamentos, sem problemas eletricos, sem problemas de mangueiras, nenhum problema de ferrugem em nenhuma parte. Foi recolocado varios fluidos novos, e o que pude perceber é:

No caso dos Deferenciais nenhum barulho ou mal funcionamento: o óleo original aguenta bem até os 200.000, não saiu preto, o curioso é que o óleo do diferencial dianteiro parece mais gasto que o trazeiro, os imãs estavam com pouquíssima limalha o que é bom. Recoloquei o óleo que é recomendado pelo fabricante Sae 80w90 API gl5 de boa marca. Pesquisei bastante e vi que esse eixo não requer óleos sofisticados apesar de ter bloqueio eletrônico. Podendo ser trocado tranquilo com 200.000 km.

Caixa de transferência nenhum barulho ou mal funcionamento: o óleo recomendado é o Mercon-LV utilizei o da Motorcraft, notei que o imã tinha pouca limalha, mas acho que trocar com 200.000 mil km pode ser reduzida talvez para 100.000 km pois é apenas 1,23 litros de óleo.

Óleo de cambio Automático: foi trocado por completo, e feito o nivelamento, trocando junta do carter, filtro, e utilizado máquina. Utilizei mercom LV da Motorcraft, o imã estava quase sem limalhas, o que me surpreendeu pois pensava estar com muito mais limalha. Vejo que pode ser trocado com 200.000 km, mas se tiver bala na agulha e vc for ficar com o carro pode trocar com 100.000km. Detalhe tanto o oleo, a junta, o filtro foram feitos nos Estados Unidos e foram comprados em concessionaria, por um preço que jungo ser barato, o que não justifica comprar de outras marcas algo que vai ficar confinado muito tempo.

Correia POLY-V:aguenta bem os 200.000 km troquei mas estava como nova, o que julgo impressionante. Comprada em concessionaria, é fabricada nos Estados Unidos, preço um pouco mais caro que as paralelas recomendo a original pois dura muito mais que 200.000 km. Lembrando que esse motor usa corrente de comando, e essas correia que me refiro é a de acessórios, alternador, direção, bombas etc.

Bateria: a original durou 4 anos e troquei por precaução.

Óleo de motor: Sempre usei 5w30 913D sintético, já usei Castrol, Motorcraft, e Petronas, todos funcionam bem na viatura, o que percebi é que o Petronas faz realmente o motor trabalhar aparentemente mais refrigerado dentro daquele escopo normal de funionamento. Troco de 10 em 10 mil km SEMPRE.

Filtros: Uso somente Mahle, Ar, Óleo, e Diesel, Cabine. Ja usei Fram e funciona bem também. Troco todos de 10 em 10 mil km. SEMPRE.

Direção Hidraulica: O òleo dura mais de 200.000 km, mas resolvi substituir.

Pastilha de freio: A original dura muito, a minha durou entorno de 90.000 km. Recomendo as originais.

Lampadas: as unicas que queimaram foi as do farol o resto tudo original.

Molas e Amortecedores: Ainda Originais.

Diesel: Sempre usei S10, pelo menos paguei pelo S10:roll:, acho que o Diesel Shell Evolux é o que deixa o melhor comportamento do motor. Mas uso outros na falta.

Unicas chamadas para ajustes que não considero recall: o Fecho/Trinco do banco trazeiro que estava bom e operante, mas mesmo assim foi trocado, e o tal do 3º protetor de carter para o cambio que todas vão ter que colocar, desde a primeira Ranger 2012, esse protetor acompanha outras duas peças refratoras de calor colocadas no escapamento. As novas já saem com esse item. Este ultimo não é um defeito apenas agrega proteção e evita que ocorra queima da vejetação caso o veiculo venha a trafegar em áreas de mato seco, coisa que todo veiculo fora de estrada deveria ter.

enasor
02/09/2019, 09:05
... Ranger 3.2 diesel 4x4 2014. A viatura esta com 197.000km, e resolvi fazer a revisão de 200.000km. ...

...
Óleo de cambio Automático: foi trocado por completo, trocando junta do carter, filtro, e utilizado máquina. Utilizei mercom LV da Motorcraft, o imã estava quase sem limalhas, o que me surpreendeu pois pensava estar com muito mais limalha. Vejo que pode ser trocado com 200.000 km, mas se tiver bala na agulha e vc for ficar com o carro pode trocar com 100.000km. Detalhe tanto o oleo, a junta, o filtro foram feitos nos Estados Unidos e foram comprados em concessionaria, por um preço que jungo ser barato, o que não justifica comprar de outras marcas algo que vai ficar confinado muito tempo....

Prezado amigo Glider

Bom dia.

Primeiramente, parabéns e muito obrigado pelo brilhante relato, com riqueza de detalhes ... Muito útil, não só para os proprietários de Ranger, como também de outras viaturas ...

Relativamente à troca de óleo da transmissão automática, saberias informar se essa foi a primeira troca nesses 197.000 kms rodados da viatura?

Forte abraço.

GLIDER
02/09/2019, 09:08
Prezado amigo Glider

Bom dia.

Primeiramente, parabéns e muito obrigado pelo brilhante relato, com riqueza de detalhes ... Muito útil, não só para os proprietários de Ranger, como também de outras viaturas ...

Relativamente à troca de óleo da transmissão automática, saberias informar se essa foi a primeira troca nesses 197.000 kms rodados da viatura?

Forte abraço.

Bom Dia Enasor, respondendo a sua pergunta, sim, pois sou o único dono do veiculo. Mesmo assim como o tipo de público da viatura é muito variado desde trabalho extremo até ida ao shopping, eu recomendo monitorar, e para trabalho extremo uma troca antes disso poderá ser necessaria.

enasor
02/09/2019, 09:19
Bom Dia Enasor, respondendo a sua pergunta, sim, pois sou o único dono do veiculo. Mesmo assim como o tipo de público da viatura é muito variado desde trabalho extremo até ida ao shopping, eu recomendo monitorar, e para trabalho extremo uma troca antes disso poderá ser necessaria.

Valeu!!! ... E parabéns pela "nave", revelando ser, também, um "trator de luxo" ... Forte abraço e boa sorte.

GLIDER
02/09/2019, 09:53
Pessoal, gostaria de fazer um relato sobre a Ranger 3.2 diesel 4x4 2014 e exatos 5 anos de uso. A viatura esta com 197.000km, e resolvi fazer a revisão de 200.000km. O que posso concluir da ( minha ) viatura:

Chegou com louvor a essa quilometragem, sem problema de turbina, sem problema de vazamentos, sem problemas eletricos, sem problemas de mangueiras, nenhum problema de ferrugem em nenhuma parte. Foi recolocado varios fluidos novos, e o que pude perceber é:

No caso dos Deferenciais nenhum barulho ou mal funcionamento: o óleo original aguenta bem até os 200.000, não saiu preto, o curioso é que o óleo do diferencial dianteiro parece mais gasto que o trazeiro, os imãs estavam com pouquíssima limalha o que é bom. Recoloquei o óleo que é recomendado pelo fabricante Sae 80w90 API gl5 de boa marca. Pesquisei bastante e vi que esse eixo não requer óleos sofisticados apesar de ter bloqueio eletrônico. Podendo ser trocado tranquilo com 200.000 km.

Caixa de transferência nenhum barulho ou mal funcionamento: o óleo recomendado é o Mercon-LV utilizei o da Motorcraft, notei que o imã tinha pouca limalha, mas acho que trocar com 200.000 mil km pode ser reduzida talvez para 100.000 km pois é apenas 1,23 litros de óleo.

Óleo de cambio Automático: foi trocado por completo, e feito o nivelamento, trocando junta do carter, filtro, e utilizado máquina. Utilizei mercom LV da Motorcraft, o imã estava quase sem limalhas, o que me surpreendeu pois pensava estar com muito mais limalha. Vejo que pode ser trocado com 200.000 km, mas se tiver bala na agulha e vc for ficar com o carro pode trocar com 100.000km. Detalhe tanto o oleo, a junta, o filtro foram feitos nos Estados Unidos e foram comprados em concessionaria, por um preço que jungo ser barato, o que não justifica comprar de outras marcas algo que vai ficar confinado muito tempo.

Correia POLY-V:aguenta bem os 200.000 km troquei mas estava como nova, o que julgo impressionante. Comprada em concessionaria, é fabricada nos Estados Unidos, preço um pouco mais caro que as paralelas recomendo a original pois dura muito mais que 200.000 km. Lembrando que esse motor usa corrente de comando, e essas correia que me refiro é a de acessórios, alternador, direção, bombas etc.

Óleo de motor: Sempre usei 5w30 913D sintético, já usei Castrol, Motorcraft, e Petronas, todos funcionam bem na viatura, o que percebi é que o Petronas faz realmente o motor trabalhar aparentemente mais refrigerado dentro daquele escopo normal de funionamento. Troco de 10 em 10 mil km SEMPRE.

Filtros: Uso somente Mahle, Ar, Óleo, e Diesel, Cabine. Ja usei Fram e funciona bem também. Troco todos de 10 em 10 mil km. SEMPRE.

Pastilha de freio: A original dura muito, a minha durou entorno de 90.000 km. Recomendo as originais.

Diesel: Sempre usei S10, pelo menos paguei pelo S10:roll:, acho que o Diesel Shell Evolux é o que deixa o melhor comportamento do motor. Mas uso outros na falta.

Unicas chamadas para ajustes que não considero recall: o Fecho/Trinco do banco trazeiro que estava bom e operante, mas mesmo assim foi trocado, e o tal do 3º protetor de carter para o cambio que todas vão ter que colocar, desde a primeira Ranger 2012, esse protetor acompanha outras duas peças refratoras de calor colocadas no escapamento. As novas já saem com esse item. Este ultimo não é um defeito apenas agrega proteção e evita que ocorra queima da vegetação caso o veiculo venha a trafegar em áreas de mato seco, coisa que todo veiculo fora de estrada deveria ter.

Completando: o Liquido do arrefecimento : troca-se com 200.000 ou 10 anos, não troquei pois ainda esta muito bom e fazendo seu papel, trocarei depois.

monteiroalexandre
03/09/2019, 21:19
Olá pessoal, seguem as fotos da nova viatura da assinatura.
Acredito que por 146 mil tálqueis eu não conseguiria nada melhor, minha esposa é testemunha de que eu não queria outra Ranger, não por ter tido prolemas com a anterior (pelo contrário, foram 4 anos e 70 mil km de alegria) mas porquê queria um carro diferente. Pois bem, estou muito satisfeito até agora com o carro.
E GLIDER parabéns pelo relato da revisão!

568503568504568505568506

GLIDER
04/09/2019, 08:36
Parabéns pela viatura e essa cor é show!

Monster Flux
04/09/2019, 10:34

Caixa de transferência nenhum barulho.......

Ótimo relato Glider.
Obrigado.

A minha é de novembro de 2012 e ainda está com 115.000 Km.
Fiz uma sondagem para ver quanto que a CSS pagaria na minha, na troca por uma XLT 3.2 2019 nova.
O vendedor disse que pagava no máximo R$60.000,00 e que a quilometragem assusta um pouco.
É um fanfarrão !

O que ele queria, uma picape com 7 anos de uso com 20.000Km !?
Tem picape 2017 mais rodada que a minha.

paulorl
04/09/2019, 14:04
Ótimo relato Glider.
Obrigado.

Fiz uma sondagem para ver quanto que a CSS pagaria na minha, na troca por uma XLT 3.2 2019 nova.
O vendedor disse que pagava no máximo R$60.000,00 e que a quilometragem assusta um pouco.
É um fanfarrão !

Putz! Realmente entendo a vontade de trocar, variar um pouco, modelo mais novo etc e tal, mas é FROID receber uma oferta dessas, ainda mais com uma KM tão baixa assim. Se for analisar, pegar uma grana pra fazer uma revisão e troca de peças GERAL nela, mangueiras, fluidos, suspensão, tudo tudo mesmo, o que mais pode dar problema? Talvez uma turbina com folga, algo assim? O que eu quero dizer é que a diferença de grana entre uma picape igual a sua e uma zero é muita grana........ hoje em dia é ruim negociar "semi-novo". Se seu carro é antigo, ai vale o estado de conservação, acessórios, etc. Se é semi-novo, vale o que o vendedor quer pagar.

Sorte de quem tiver bala na agulha para pegar um semi-novo desse jeito, desde que tenha um dinheiro reservado para uma manutenção preventiva e eventualmente alguma corretiva. Vai ter um baita carro.

maurilio junior
04/09/2019, 16:59
Olá pessoal, seguem as fotos da nova viatura da assinatura.
Grande Alexandre, parabéns pela camionete, sem sombra de dúvidas você fez uma ótima compra e que ela lhe traga alegrias igual a 2014 trouxe a você, depois se possível você posta as impressões dela comparado a anterior.

maurilio junior
04/09/2019, 17:00
Ótimo relato Glider.
Obrigado.

É um fanfarrão !

Avaliaram a limited 2017 do meu pai com 45 mil km em 100 mil reais, para trocar em uma limited 19/20

rossetto
04/09/2019, 19:07
Ótimo relato Glider.
Obrigado.

É um fanfarrão !

CCS na troca é só pra jogar grana fora mesmo, meu primo vendeu a dele de mesmo ano, só que Flex, pela tabela, tem que vender por fora mesmo.

Monster Flux
05/09/2019, 07:04
CCS na troca é só pra jogar grana fora mesmo, meu primo vendeu a dele de mesmo ano, só que Flex, pela tabela, tem que vender por fora mesmo.

Tem razão Rossetto.

O negócio é vender por fora.

Na verdade foi apenas uma sondagem mesmo.
Só para ver quanto eles pagariam na minha e para ver se ainda tinha alguma XLT 2019 0Km a venda. Pois eu não gostei muito da frente da 2020.

Mas a minha está boa. Só preciso consertar o tranco na 2ª marcha do câmbio automático.
Acho que vou ficar por muito tempo com ela.
Como o Paulo falou, é muita grana para passar para uma 0Km.

GLIDER
05/09/2019, 08:37
é por isso que não vendo a minha, na essência, é o mesmo carro de uma zero, quero dizer no quesito motor, cambio, chassi, atributos off road é o mesmo carro, agora que passei por essa fase da revisão dos 200.000 mil km as proximas revisões são repetição das primeiras, vou usar a viatura até acabar, ou vou comprar outra quando desejar uma segunda pickup, agora que o ipva vai baixando, daqui a pouco mais a viatura fica isenta dependendo do (estado ums anos mais outros menos) e quando o carro ta na fase de ficar mais barato de manter eu vou vender? eu sugiro que o pessoal encare as manutenções, pois perde-se muito dinheiro na venda de um usado, a vantagem de vender na concessionaria é que o carro vira dinheiro na hora, a desvantagem é que paga-se menos (recebe-se menos pelo veiculo), claro impostos, nota, comissão etc, no caso de venda para particular pode-se pedir mais, mas, tem o perigo de levar um calote do pagador e quase sempre não se recebe a vista.

Eu fiz esse relato não para "glorificar" a Ford ou a Ranger, mas sim motivar quem possui o veiculo a ter confiança no produto que adquiriu, se eu tivesse tido alguma experiencia ruim com a viatura eu descreveria aqui, para que agregasse informação a determinados situações. O que eu não falei é que quase tudo que foi feito tirando oleo de cambio e a correia, o resto tudo foi eu que fiz e comprei pouco a pouco para usar no momento da revisão, não da pra comprar tudo numa tacada só.

GLIDER
05/09/2019, 08:57
Putz! Realmente entendo a vontade de trocar, variar um pouco, modelo mais novo etc e tal, mas é FROID receber uma oferta dessas, ainda mais com uma KM tão baixa assim. Se for analisar, pegar uma grana pra fazer uma revisão e troca de peças GERAL nela, mangueiras, fluidos, suspensão, tudo tudo mesmo, o que mais pode dar problema? Talvez uma turbina com folga, algo assim? O que eu quero dizer é que a diferença de grana entre uma picape igual a sua e uma zero é muita grana........ hoje em dia é ruim negociar "semi-novo". Se seu carro é antigo, ai vale o estado de conservação, acessórios, etc. Se é semi-novo, vale o que o vendedor quer pagar.

Sorte de quem tiver bala na agulha para pegar um semi-novo desse jeito, desde que tenha um dinheiro reservado para uma manutenção preventiva e eventualmente alguma corretiva. Vai ter um baita carro.

Amigo PAULO, me diz uma coisa lembra que falavamos no filtro de diesel? E vc comprou o Mahle, faz um relato ai para o pessoal!

enasor
05/09/2019, 09:20
Avaliaram a limited 2017 do meu pai com 45 mil km em 100 mil reais, para trocar em uma limited 19/20

Caro Maurilio ... Bom dia ... Só para eu ter uma ideia do descompasso de preço Mercado x Css ... Qual o preço da Limited 2017 do seu pai na FIPE? ... Abs.

paulorl
05/09/2019, 09:22
Amigo PAULO, me diz uma coisa lembra que falavamos no filtro de diesel? E vc comprou o Mahle, faz um relato ai para o pessoal!

Fala Glider! Sim, peguei o da Mahle! Na mão dá pra perceber a qualidade do produto, pelo menos comparando com as fotos dos demais filtros, me pareceu um produto de primeira linha e os demais de segunda linha. Agora, se ele é bom ou não, ai são outros quinhentos, rsrsrs.... Também acabei de passar por uma situação parecida com a bucha inferior da bandeja. Fiquei procurando por alternativas ao original, e a apresentação dos produtos não era legal, até que achei as buchas da Sampel. Quando chegaram, fiquei bastante aliviado porque a apresentação do produto é TOP, desde a cara em si da peça até a embalagem, com informações bem descritas, inclusive com o código deles junto ao código da montadora, para não ter dúvidas. As demais buchas que encontrei eram até mesmo "genéricas", serviam tanto para a parte dianteira quanto traseira da bandeja, eram um modelo apenas... As da Sampel não, eram dois modelos, igual as originais, e na hora de montar havia uma diferença entre elas, muito discreta mas havia, não sei na prática o que isso representa, mas se fosse pra ser igual já sairia de fábrica com ambas iguais, né? Então fiquei satisfeito, se alguém precisar de buchas batentes e afins, recomendo a Sampel (e a dpaschoal também recomenda, disseram que é homologada pela montadora), e quanto ao filtro, também comprarei o da mahle nas minhas próximas trocas.

Obs.: Só reforçando que não sei se as peças são boas, as vezes uma peça "feia" não significa que ela é ruim, mas eu acho que a apresentação do produto vale muito, minha opinião!

[]s

GLIDER
05/09/2019, 10:00
Fala Glider! Sim, peguei o da Mahle! Na mão dá pra perceber a qualidade do produto, pelo menos comparando com as fotos dos demais filtros, me pareceu um produto de primeira linha e os demais de segunda linha. Agora, se ele é bom ou não, ai são outros quinhentos, rsrsrs.... Também acabei de passar por uma situação parecida com a bucha inferior da bandeja. Fiquei procurando por alternativas ao original, e a apresentação dos produtos não era legal, até que achei as buchas da Sampel. Quando chegaram, fiquei bastante aliviado porque a apresentação do produto é TOP, desde a cara em si da peça até a embalagem, com informações bem descritas, inclusive com o código deles junto ao código da montadora, para não ter dúvidas. As demais buchas que encontrei eram até mesmo "genéricas", serviam tanto para a parte dianteira quanto traseira da bandeja, eram um modelo apenas... As da Sampel não, eram dois modelos, igual as originais, e na hora de montar havia uma diferença entre elas, muito discreta mas havia, não sei na prática o que isso representa, mas se fosse pra ser igual já sairia de fábrica com ambas iguais, né? Então fiquei satisfeito, se alguém precisar de buchas batentes e afins, recomendo a Sampel (e a dpaschoal também recomenda, disseram que é homologada pela montadora), e quanto ao filtro, também comprarei o da mahle nas minhas próximas trocas.

Obs.: Só reforçando que não sei se as peças são boas, as vezes uma peça "feia" não significa que ela é ruim, mas eu acho que a apresentação do produto vale muito, minha opinião!

[]s

isso ai Paulo, no caso do filtro a diferença de preço é gigante, no caso da MAHLE vs filtro motorcraft que é MANN. Só que não se acha filtro MANN para Ranger, creio que por questão de contratuais. Na Europa Mahle e Mann brigam cabeça a cabeça pela liderança.

monteiroalexandre
05/09/2019, 12:05
Pessoal, venho através deste fazer uma breve comparação entre a minha Ex Ranger XLT 14/14 com a atual 19/19, vamos aos pontos:

- Zerei o primeiro tanque hoje, 100% cidade, transito leve/moderado, 8,5km/l sensivelmente melhor que o da 14/14 antes de amaciar.
- Gostei muito do estribo plataforma, que é igual a do modelo 19/20, sempre tive preconceito com esse tipo de estribo pois achava que eles eram muito frágeis e que com o tempo vão cedendo, mas aparentemente não é o caso desse da Ranger, grata surpresa.
- a direção elétrica também não tem o que comparar, deixou a pickup bem mais civilizada.
- ainda bem que não mexeram na suspensão e nas caixas de rodas, que continuam bastante espaçosas o que possibilita um upgrade de pneus sem mexer na suspensão.
- ar condicionado bem melhor que o da 14/14 que só ficou decente depois que eu isolei o ar quente.
- Uma grata surpresa foi o "handling" com os pneus dueler montador no aro 18, macio e silencioso, acredito que em dunas baixando a pressão para umas 18lbs na frente e 14lbs atrás não terei muito problema em incursões leves. No asfalto estou usando 36lbs na frente e 34lbs atrás, calibrados a freio com temperatura ambiente de 26ºC.
- Motor e cambio, apesar de serem os mesmo sem dúvida fizeram algumas alterações, pois o acelerador está mais responsivo e o câmbio agora parece explorar mais o alto torque desse motor em baixas rpm, mantendo o motor sempre girando baixo, acho que ainda não passei dos 2200 rpm.
- Na parte inferior do carro na altura da cx automática e cx de transferência eles instalaram um puta peito de aço, protegendo agora praticamente tudo que faz parte do grupo motriz.
- Central Sync 3, é rápida, eficiente no que se propões, ainda não errei 1 comando de voz, sem dúvidas a melhor central que já usei, uso com um telefone Sony Xperia XZ1 (android 9) e o android auto foi recentemente atualizado, show de bola demais.

Se tiverem corridos os problemas que todos nos sabemos que existem nessa geração T6, provavelmente será uma pickup quase perfeita (ainda mais por 146 mil tálqueis), gosto da ranger pq apesar de toda eletrônica ela ainda se comporta como uma pickup e como eu já disse se eu quisesse uma pickup que não parece pickup eu compraria um sedã.

Quaisquer outra dúvida sobre o modelo ou em relação a 14/14 podem postar aqui. Abandonei todos os grupos de whatsapp sobre carros, vou retornar aos fóruns, acho bem mais democrático e termina sendo mais técnico também.

GLIDER
05/09/2019, 15:51
isso ai Paulo, no caso do filtro a diferença de preço é gigante, no caso da MAHLE vs filtro motorcraft que é MANN. Só que não se acha filtro MANN para Ranger, creio que por questão de contratuais. Na Europa Mahle e Mann brigam cabeça a cabeça pela liderança.
uma correção, falei que MANN era o de combustivel mas corrigindo é o de oleo do motor, o filtro motorcraft de oleo do motor é feito pela MANN, o de combustivel pode até ser MAHLE.

rossetto
05/09/2019, 18:43
Pessoal, venho através deste fazer uma breve comparação entre a minha Ex Ranger XLT 14/14 com a atual 19/19, vamos aos pontos:

- Zerei o primeiro tanque hoje, 100% cidade, transito leve/moderado, 8,5km/l sensivelmente melhor que o da 14/14 antes de amaciar.
- Gostei muito do estribo plataforma, que é igual a do modelo 19/20, sempre tive preconceito com esse tipo de estribo pois achava que eles eram muito frágeis e que com o tempo vão cedendo, mas aparentemente não é o caso desse da Ranger, grata surpresa.
- a direção elétrica também não tem o que comparar, deixou a pickup bem mais civilizada.
- ainda bem que não mexeram na suspensão e nas caixas de rodas, que continuam bastante espaçosas o que possibilita um upgrade de pneus sem mexer na suspensão.
- ar condicionado bem melhor que o da 14/14 que só ficou decente depois que eu isolei o ar quente.
- Uma grata surpresa foi o "handling" com os pneus dueler montador no aro 18, macio e silencioso, acredito que em dunas baixando a pressão para umas 18lbs na frente e 14lbs atrás não terei muito problema em incursões leves. No asfalto estou usando 36lbs na frente e 34lbs atrás, calibrados a freio com temperatura ambiente de 26ºC.
- Motor e cambio, apesar de serem os mesmo sem dúvida fizeram algumas alterações, pois o acelerador está mais responsivo e o câmbio agora parece explorar mais o alto torque desse motor em baixas rpm, mantendo o motor sempre girando baixo, acho que ainda não passei dos 2200 rpm.
- Na parte inferior do carro na altura da cx automática e cx de transferência eles instalaram um puta peito de aço, protegendo agora praticamente tudo que faz parte do grupo motriz.
- Central Sync 3, é rápida, eficiente no que se propões, ainda não errei 1 comando de voz, sem dúvidas a melhor central que já usei, uso com um telefone Sony Xperia XZ1 (android 9) e o android auto foi recentemente atualizado, show de bola demais.

Se tiverem corridos os problemas que todos nos sabemos que existem nessa geração T6, provavelmente será uma pickup quase perfeita (ainda mais por 146 mil tálqueis), gosto da ranger pq apesar de toda eletrônica ela ainda se comporta como uma pickup e como eu já disse se eu quisesse uma pickup que não parece pickup eu compraria um sedã.

Quaisquer outra dúvida sobre o modelo ou em relação a 14/14 podem postar aqui. Abandonei todos os grupos de whatsapp sobre carros, vou retornar aos fóruns, acho bem mais democrático e termina sendo mais técnico também.

Show de bola, o painel e a central são o melhor, parabéns pela barca.

maurilio junior
06/09/2019, 16:08

Boa tarde Alexandre, nós também tivemos as impressões, comparando a lmited 2017 com a limited 2013, não foi só um mero facelift como muitos pensam, o carro mudou bastante e para melhor.

maurilio junior
06/09/2019, 16:11
Caro Maurilio ... Bom dia ... Só para eu ter uma ideia do descompasso de preço Mercado x Css ... Qual o preço da Limited 2017 do seu pai na FIPE? ... Abs.
Boa tarde amigo, o preço de tabela na fipe é de 135.877,00, pelo que vi após buscas no webmotors e olx, e algumas páginas de carros a venda no instagram, é que o valor de mercado dela gira em torno de 125 a 135 mil, variando o estado de conservação e quilometragem.

maurilio junior
06/09/2019, 16:14
Ford deve introduzir dois motores V6 turbinados na proxima Ranger (https://www.noticiasautomotivas.com.br/ford-deve-introduzir-dois-motores-v6-turbinados-na-proxima-ranger/)

Miranda_MG
10/09/2019, 00:04
GLIDER,

Parabéns pelo cuidado com sua picape. Ela é muito boa, não há dúvida. Mas o zelo de um bom proprietário é fundamental para qualquer veículo.

Abraço,

Miranda

Unicas chamadas para ajustes que não considero recall: o Fecho/Trinco do banco trazeiro que estava bom e operante, mas mesmo assim foi trocado, e o tal do 3º protetor de carter para o cambio que todas vão ter que colocar, desde a primeira Ranger 2012, esse protetor acompanha outras duas peças refratoras de calor colocadas no escapamento. As novas já saem com esse item. Este ultimo não é um defeito apenas agrega proteção e evita que ocorra queima da vejetação caso o veiculo venha a trafegar em áreas de mato seco, coisa que todo veiculo fora de estrada deveria ter.

maurilio junior
12/09/2019, 12:13
Proximas Amarok e Ranger nao serao eletrificadas (https://www.noticiasautomotivas.com.br/proximas-amarok-e-ranger-nao-serao-eletrificadas/)

rossetto
12/09/2019, 15:17
Que delícia seria uma Ranger/Amarok com um sistema 48v ein, consumo ia melhorar muito.

maurilio junior
12/09/2019, 17:47
Hyundai tera picape media esportiva para enfrentar Ranger Raptor (https://motor1.uol.com.br/news/370261/hyundai-tera-picape-media-rival-ranger-raptor/)

Monster Flux
20/09/2019, 12:25
Depois de 7 anos talvez eu seja mais um "contemplado" com a falha nos bicos injetores da Continental.
O diagnóstico foi falha de baixa pressão num dos bicos injetores.
A Ranger limita a rotação em 2.000 rpm (modo de proteção). E não sinalizou nada no painel.

Realmente é uma falha que pode causar acidentes, conforme vários relatos de proprietários das primeiras Nova Rangers e Trollers, equipados com os bicos da Continental.
A Ford deveria ter feito um recall.

Se tiver que trocar, vou trocar os 5.

GLIDER
03/10/2019, 10:13
a titulo de informação para os amigos Rangeiros algumas das mais comuns opções de óleos para os motores 3.2 e 2.2 diesel. Todos os vídeos com análise química.

https://www.youtube.com/watch?v=ir16BNX4b7Q

https://www.youtube.com/watch?v=4mZow0BzMis

https://www.youtube.com/watch?v=EL7rFYaoaTI

https://www.youtube.com/watch?v=OS9GtPxWhMo

O Petronas é um oleo paralelo com homologação Ford, o Castrol já foi Genuino Motorcraft virou original e depois paralelo com homologação Ford, o MoBil é original e ainda é atualmente o Motorcraft, o Motorcraft é peça genuína. Todos boas opções. Lembrando que um tem desempenho melhor que o outro mas todos aguentam o tranco dos 3.2 e 2.2 diesel.

Miranda_MG
05/10/2019, 04:28
Bom dia, Monster.

Como ficou a solução do problema?

Abraço,

Miranda

Depois de 7 anos talvez eu seja mais um "contemplado" com a falha nos bicos injetores da Continental.
O diagnóstico foi falha de baixa pressão num dos bicos injetores.
A Ranger limita a rotação em 2.000 rpm (modo de proteção). E não sinalizou nada no painel.

Realmente é uma falha que pode causar acidentes, conforme vários relatos de proprietários das primeiras Nova Rangers e Trollers, equipados com os bicos da Continental.
A Ford deveria ter feito um recall.

Se tiver que trocar, vou trocar os 5.

Miranda_MG
05/10/2019, 05:09
GLIDER, bom dia.

Bem interessante o comparativo e as análises. Não conhecia esse canal.

Senti falta foi do Motul Specific 913-D na lista deles. Um óleo que atende as especificações e tem um fabricante reconhecido como um dos melhores do mundo.

É um óleo que já usei algumas vezes por essa questão da qualidade, embora seja mais caro também.

Como não sou competente o suficiente para analisar o desempenho por óleo do motor (porque tem gente que consegue distinguir sons ou maciez do motor por óleo - pelo menos dizem), fui procurar por ele em outra especificação, apenas pela comparação com um genuíno. Nesse caso, achei uma norma da VW no canal deles. É, realmente, é um bom óleo. Só não sei se vale pela diferença de preço. Enfim, fica como opção também.

Abraço,

Miranda

GLIDER
05/10/2019, 05:32
GLIDER, bom dia.

Bem interessante o comparativo e as análises. Não conhecia esse canal.

Senti falta foi do Motul Specific 913-D na lista deles. Um óleo que atende as especificações e tem um fabricante reconhecido como um dos melhores do mundo.

É um óleo que já usei algumas vezes por essa questão da qualidade, embora seja mais caro também.

Como não sou competente o suficiente para analisar o desempenho por óleo do motor (porque tem gente que consegue distinguir sons ou maciez do motor por óleo - pelo menos dizem), fui procurar por ele em outra especificação, apenas pela comparação com um genuíno. Nesse caso, achei uma norma da VW no canal deles. É, realmente, é um bom óleo. Só não sei se vale pela diferença de preço. Enfim, fica como opção também.

Abraço,

Miranda

Bom dia Miranda, sim tem o Motul, excelente produto, tem outros que serverm na Ranger, creio que ele colocou os que são mais faceis de achar na praça creio eu, apesar de o Motu tambéml ser facil de achar.

Monster Flux
05/10/2019, 10:13
Bom dia, Monster.

Como ficou a solução do problema?

Abração,

Miranda

Oi Miranda.

Apesar do alarme que apareceu no scanner indicar baixa pressão num dos bicos injetores, os caras fizeram outros testes e concluíram que era um sensor que vai no escapamento e o corpo da borboleta.
Esse sensor eu ainda não tive tempo de ver onde fica.
O corpo da borboleta fica no final daquela mangueira que sai do intercooler, na chegada do coletor de admissão.

Disseram que essas 2 peças quando apresentam defeito, geram aquela mensagem de baixa pressão de bico injetor.
E o mesmo sintoma, ou seja, entra em modo de proteção e limita a rotação do motor em 2.000 RPM.

Tirei o carro e estava normal. Aparentemente resolveu.
Mas no mesmo dia levei numa outra oficina em Guarulhos, especializada em câmbio automático, para o reparo do câmbio que dá tranco na 2° marcha. E estou sem o carro até agora (1 semana).
Portanto não tive tempo rodar mais com a Ranger.

1) AV61/ 12B591/BA SENSOR (código do produto -> 262268) -> R$336,75
2) BK2Q/ 9E926/ AC/ CORPO DO TUBO (código do produto -> 276631) -> R$477,04

Com relação ao câmbio automático:

Na CSS eles fizeram um orçamento e cobram a bagatela de R$18.000,00 para trocar o câmbio inteiro.
Eles levam numa oficina que é homologada pela Ford. PAT Paullicéia.
E eles dão 1 ano de garantia. Mas só se você trocar o câmbio inteiro.

Nessa outra oficina em Guarulhos, eles trocam algumas peças por novas e as "partes duras" são mantidas.
Mas o grande diferencial dessa oficina é que eles fazem um reforço no conversor de torque.
O dono da oficina é engenheiro mecânico. E ele disse que esse câmbio da Ranger tem um problema crônico (conforme já sabíamos de acordo com os vários relatos de proprietários com o mesmo problema) e com o tempo "perde o centro". E onde o óleo deveria passar, apresenta problema e dificulta a sua passagem.
E é ai que eles fazem o reforço.

Ou seja, não adianta colocar um câmbio novo que o problema vai aparecer cedo ou tarde.
O segredo é fazer o tal do reforço no conversor de torque.

Ele disse que a Ford não está mais usando esse câmbio, que tinha como origem um projeto alemão.

Ele já atendeu várias Rangers com o mesmo problema e disse que até hoje ninguém reclamou.

Bem, essa oficina é bem conceituada. Inclusive fui lá por indicação.
Calegari

A paulada lá sai por R$14.400,00 com 6 meses de garantia.

Em relação aos bicos injetores que era a suspeita inicial, pensando bem, se não apresentaram falha depois de 7 anos, acredito que escapei do lote defeituoso da Continental. Qualquer defeito agora seria mais pelo tempo de vida.

Agora é torcer para que tudo funcione depois dessa gastança toda.

Abração

Ranger CD XLT 3.2 4x4 Diesel A/T 2012/2013

VargasRS
06/10/2019, 15:13

.
.
.
.
..

Agradeço MUITO essas informações detalhadas eu desconhecia o fato do motor ter corrente de comando, desconfiava muito dos intervalos de manutenção indicados pelo manual, que não explica essas coisas. estou com 88km, já estava com medo da corrente de comando kkk

utilizo filtros Mann/Mahle e óleo Motorcraft que não tem saído muito caro. rodei até o momento 45km com uma XL comprada usada em 2017.
O filtro de combustível e ar tenho trocado de 20/20, os demais de 10/10km.

É fantástico o poder do conhecimento.

** Edit, a questão das Buchas também estava me preocupando, vou procurar essas. Sabe informar a diferença de valor das originais e essas Sampel? Grato. vou trocar na revisão de 90k.

GLIDER
07/10/2019, 09:53
O filtro de combustível e ar tenho trocado de 20/20, os demais de 10/10km.

o de ar dependendo onde vc roda, pode ser trocado de 20/20, mas se for locais tipo triangulo mineiro, locais de muita poeiram, estrada de chão fique atento. e reduza a troca.

o filtro de combustivel eu particularmente não recomendo de 20/20 e sim de 10/10. sempre. Inclusive o manual recomenda 10/10

Monster Flux
10/10/2019, 05:13
Reparo concluído no câmbio automático.
Por enquanto tudo ok.
Está como zero km. Sem tranco algum.

Orientação do dono da oficina:
Trocar o óleo do câmbio a cada 40.000Km (troca parcial com abertura do cárter e substituição do filtro do óleo do câmbio).
Utilizar o óleo Multi ATF da Motul (o melhor), ou o Valvoline ATF+4 (bom e metade do preço).

São superiores aos LV (especificação da Ford).

569031569032

GLIDER
10/10/2019, 09:11
Reparo concluído no câmbio automático.
Por enquanto tudo ok.
Está como zero km. Sem tranco algum.

Orientação do dono da oficina:
Trocar o óleo do câmbio a cada 40.000Km (troca parcial com abertura do cárter e substituição do filtro do óleo do câmbio).
Utilizar o óleo Multi ATF da Motul (o melhor), ou o Valvoline ATF+4 (bom e metade do preço).

São superiores aos LV (especificação da Ford).

569031569032

fala MONSTER, outro dia fiquei sabendo que tem gente que está aplicando independente da marca da viatura oleo hidraulico de maquinario agricola, por incrivel que possa parecer funciona um periodo mas depois estraga todo cambio, o que quero dizer é sempre devemos acompanhar o serviço e ver as peças sendo aplicadas. Serviço muito barato é um indicio.

GLIDER
10/10/2019, 09:12
tem um vídeo da Ford sobre Fluido de cambio ATF

https://www.youtube.com/watch?v=vNSVTr4qz20

Monster Flux
10/10/2019, 10:41
fala MONSTER, outro dia fiquei sabendo que tem gente que está aplicando independente da marca da viatura oleo hidraulico de maquinario agricola, por incrivel que possa parecer funciona um periodo mas depois estraga todo cambio, o que quero dizer é sempre devemos acompanhar o serviço e ver as peças sendo aplicadas. Serviço muito barato é um indicio.

Fala Glider !
Considero muito todas as suas postagens.
E já mudei alguns procedimentos meus, baseados em seus relatos e recomendações.

Acredito ter encontrado uma excelente oficina para câmbio automático.
Os caras estão lá há mais de 40 anos. Já estão na 3ª geração.

A grande parte dos comentários são positivos e enfatizam a honestidade e profissionalismo deles.
Seria muito caro para eles perderem confiança dos clientes, depois de tantos anos de tradição.

Foi o que pude sentir conversando com eles e antes pesquisando sobre a oficina.

Mas é sempre bom ficar de olho mesmo.
100% de certeza só com o tempo.

E sinceramente... confio mais neles do que na Ford.
Nunca mais quero entrar numa CSS.

Em relação à troca de óleo, faço num lugar há muito tempo e sempre fico lá acompanhando o serviço.
Você tem razão ao fazer o alerta.

Vou acompanhar o desempenho do "novo" câmbio.
Qualquer problema, relato aqui.

Ele usa esse óleo e recomenda a troca a cada 40.000Km, pois afirma que a especificação Ford não considera as condições de rodagem do Brasil.
Ou seja, o Mercon LV seria suficiente para as condições de rodagem dos EUA.

Como eles trabalham direto com câmbios automáticos, perceberam que isso é uma verdade.
E faz todo o sentido.

Naquela reportagem do programa Auto Esporte da Globo os donos de oficinas disseram a mesma coisa.
Os câmbios não suportam as condições de rodagem do Brasil. Precisa trocar o óleo bem antes do especificado no manual.
AutoEsporte | Oleo de cambio automatico precisa ou nao trocar ? - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=Z7QsPS8VOro)

Com relação ao óleo Motul Multi ATF, pelo que pesquisei, parece ser realmente superior ao Mercon LV.

Motul - Products show

(https://www.motul.com/br/pt-BR/products/multi-atf)
----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Motul Multi ATF
O Motul Multi ATF 100% sintético é o melhor fluido para transmissões automáticas existente. Atende as mais altas normas de todos os fabricantes e supera largamente as normas Dexron III / Mercon convencionais. Atende veículos com câmbios automáticos modernos, em modo manual ou seqüencial, com controle eletrônico de trocas, e equipadas com sistema de bloqueio de turbina ou não.

Reduz o consumo de combustível em veículos equipados com caixas de velocidades automáticas mediante a redução da fricção nos trilhos das engrenagens epicicloidais.
Melhora o funcionamento das caixas de velocidades automáticas tanto a baixas temperaturas quanto fornece maior estabilidade do filme lubrificante em elevadas temperaturas.
Melhor resposta na transmissão automática: mais suavidade na troca das marchas e diminuição do tempo de mudança de uma velocidade para outra.
Evita a VIBRAÇÃO da embreagem e volante do motor por melhorar a fricção do acoplador (deslizamento uniforme e limitado) da turbina.
Aumenta a durabilidade com maior resistência contra a oxidação e uma melhor estabilidade ao cisalhamento em altas temperaturas, protegendo as engrenagens, cada vez mais numerosas, mais compactas e submetidas a mais cargas.

Atende as normas GM Dexron IIIG/ IIIH/ IID/IIE, Ford Mercon LV, Kia/Hyunday Red-I, ATF +3, +4, ZF 03D/04D/14A, VW Audi G 052 025/ G 052 e 055, etc, Aisin Warner entre outros.

GLIDER
10/10/2019, 11:29
Fala Glider !

E sinceramente... confio mais neles do que na Ford.
Nunca mais quero entrar numa CSS.

isso ai, se é de confiança não interessa aonde e se o cara entende do serviço é o que importa.

Monster Flux
10/10/2019, 12:35
Propriedades importantes numa comparação

569038

Monster Flux
10/10/2019, 14:07
Motul Multi ATF vs Motorcraft Mercon LV

569045

GLIDER
11/10/2019, 09:44
bom comparativo esse Monster :curtir:, quanto mais informação de qualidade melhor.

GLIDER
11/10/2019, 12:59
5W-30 ACEA A5/B5; Ford WSS-M2C913-C; Ford WSS-M2C913-D - сводная таблица лабораторных анализов Ойл Клуб. - Сводные таблицы - Форум oil-club.ru - Выбор моторных масел, трансмиссионных жидкостей, антифризов, топлива, смазок. Форум экспертов и любителей. (https://www.oil-club.ru/forum/topic/28420-5w-30-acea-a5b5-ford-wss-m2c913-c-ford-wss-m2c913-d-svodnaya-tablica-laboratornyh-analizov-oyl-klub/)

forum com analise quimica de varios wss-m2c913D. Muitos destas opções temos por aqui, algums só importando. Para o pessoal ver que oleo dentro da mesma homologação tem diferença, mas somente a homologação garante um nivel de segurança para durabilidade do motor.

GLIDER
15/10/2019, 10:37
Evento de exposição de equipamentos de defesa 2019 no Reino Unido. Elencando a proposta de substituição da LR Defender por Ford Ranger para veiculos militares de serviços gerais no Reino Unido.

https://www.youtube.com/watch?v=F7OEYJel_rw

Monster Flux
16/10/2019, 00:28

568205 568206

Recall do anteparo do câmbio feito ontem.

Também achei que diminuiu a altura naquela região.

569110 569111

maurilio junior
16/10/2019, 09:03
Ranger XLS 2.2 e uma boa compra? - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=goHNW9H1_jU)

maurilio junior
16/10/2019, 09:05
Teste Ford Ranger XLT 2020 com Gerson Borini - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=SA6TNnMjF3I)

GLIDER
17/10/2019, 16:32
https://www.youtube.com/watch?v=lFQGdwjzdv0

paulorl
18/10/2019, 13:28
Propriedades importantes numa comparação

569038

Desculpe minha falta de conhecimento, mas não entendi, quer dizer que se a viscosidade for menor, o óleo é melhor? Qual seria o melhor nessa e na outra imagem que vc enviou?

[]s

Monster Flux
18/10/2019, 21:47
Desculpe minha falta de conhecimento, mas não entendi, quer dizer que se a viscosidade for menor, o óeo é melhor? Qual seria o melhor nessa e na outra imagem que vc enviou?

[]s

Oi Paulo.
Também não conheço muita coisa, mas pelo que pesquisei, de todos os parâmetros, acredito que dois sejam os mais importantes:

1) O índice de viscosidade (Viscosity Index) -> quanto maior melhor
2) Flash point ou ponto de fulgor -> quanto maior melhor

O índice de viscosidade (IV) é um meio convencional de se exprimir o grau de variação da viscosidade e pode ser calculado por meio de uma fórmula. Os óleos lubrificantes de maquinas e motores a combustão sofrem alterações na sua viscosidade quando sujeitos a variações de temperatura.
Quanto maior for o IV de um óleo, menor será sua variação de viscosidade entre duas temperaturas.

Ou seja, o óleo de melhor qualidade é aquele que sofre menor variação na viscosidade com o aumento da temperatura.
Mas analisando o comparativo, o Motul sofre maior variação (de 36.2 para 7,6 = 28,6).
Enquanto que o Motorcraft aparentemente sofre uma menor variação (de 29,6 para 6 = 23,6).
Mas com tem uma fórmula para o cálculo do IV, pode ser que o mais importante seja o óleo não perder muita viscosidade em altas temperaturas.
E o Motul apresenta viscosidade de 7,6 para 100°C.
Enquanto que o Motorcraft apresenta uma queda maior na viscosidade. 6 para 100ºC.

Provavelmente a fórmula leva isso em consideração. E não simplesmente a diferença entre a máxima e a mínima.

Então talvez esse seja o mais importante, ou seja, chegar a 100ºC com uma viscosidade razoável (7,6 para o Motul). Independente de ter partido de uma viscosidade de 36,2 a 40ºC.

Lembrando que quanto mais viscoso é um óleo, mais "grosso" ele é.
E quanto menos viscoso, mais "fino" ele é.

O Flash Point (ponto de fulgor), quanto maior melhor, porque mostra a temperatura máxima que o óleo suporta trabalhar, antes de entrar em colapso.

O Motul suporta trabalhar até 218ºC, enquanto o Motorcraft suporta até 216ºC. Não é muita coisa, mas revela uma melhor qualidade do Motul. Uma melhor resistência.

O Pour Point é um parâmetro mais útil em países com baixas temperaturas. Abaixo de 0ºC.
Não sendo muito importante para os países tropicais.
Seria o oposto do Flash Point.

Estou estudando o parâmetro Specifi Gravity (Peso específico), que é a relação da densidade do óleo dividida pela densidade da água.
Ainda não cheguei a conclusão do que seria melhor.

Monster Flux
20/10/2019, 13:00
Melhorando o texto:

Oi Paulo.

Não é isso de quanto menor a viscosidade melhor será. Ou quanto maior, melhor será.

Cada fabricante irá determinar qual a melhor faixa de viscosidade para seu sistema mecânico (motor, câmbio, etc).

Quando digo faixa de viscosidade é porque ela varia com a temperatura.

Então não é desejável que um óleo tenha grandes variações de viscosidade, numa determinada faixa de temperatura.

Também não conheço muita coisa, mas pelo que pesquisei, de todos os parâmetros, acredito que dois sejam os mais importantes:

1) Índice de viscosidade (Viscosity Index) -> quanto maior melhor
2) Flash point ou ponto de fulgor -> quanto maior melhor

“O Índice de viscosidade (IV) É um meio convencional de se exprimir o grau de variação da viscosidade e pode ser calculado por meio de uma fórmula. Os óleos lubrificantes de máquinas e motores a combustão sofrem alterações na sua viscosidade quando sujeitos a variações de temperatura.
Quanto maior for o IV de um óleo, menor será sua variação de viscosidade entre duas temperaturas.”

“A resistência que um produto de petróleo apresenta para modificar sua viscosidade com a variação de temperatura,
é indicada na prática por um simples número adimensional chamado de Índice de Viscosidade, ou simplesmente IV,
cujo cálculo é baseado nas medidas da viscosidade cinemática às temperaturas de 40º C e 100 º C.
Quanto mais alto o IV, menor o efeito da temperatura sobre a viscosidade do produto.”

Ou seja, o óleo de melhor qualidade é aquele que sofre menor variação na sua viscosidade com o aumento da temperatura.

Mas analisando o comparativo, o Motul sofre maior variação (de 36.2 para 7,6 = 28,6).
Enquanto que o Motorcraft sofre uma menor variação (de 29,6 para 6 = 23,6).

Como tem uma fórmula para esse cálculo do IV, pode ser que o mais importante seja o óleo não perder muita viscosidade em altas temperaturas.

E o Motul apresenta viscosidade de 7,6 para 100°C.

Enquanto que o Motorcraft apresenta uma queda maior na sua viscosidade. Viscosidade = 6 para 100°C (fica muito fino).

Provavelmente a fórmula leva isso em consideração. E não simplesmente a diferença entre a máxima e a mínima.

Então talvez esse seja o mais importante, ou seja, chegar a 100°C com uma viscosidade razoável (7,6 para o Motul).
Independentemente de ter partido de uma viscosidade de 36,2 a 40°C.

O fato é que o IV do Motul é maior que o IV do Motorcraft. (185 contra 155 do Motorcraft).

Lembrando que quanto mais viscoso é um óleo, mais "grosso" ele é.
E quanto menos viscoso, mais "fino" ele é.

Cálculo do IV:
Cálculo de Índice de Viscosidade - Lubrimaq do Brasil (http://www.lubrimaq.com.br/calculo-de-indice-viscosidade.php)

O Flash Point (ponto de fulgor), quanto maior melhor, porque mostra a temperatura máxima que o óleo suporta trabalhar, antes de entrar em colapso.

O Motul suporta trabalhar até 218°C, enquanto o Motorcraft suporta até 216°C. Não é muita coisa, mas revela uma melhor qualidade do Motul. Uma melhor resistência.

O Pour Point é um parâmetro mais útil em países com baixas temperaturas. Países onde a temperatura pode chegar a valores abaixo de 0°C.
Não sendo muito importante para os países tropicais.
Seria o oposto do Flash Point.

Estou estudando o parâmetro Specifi Gravity, que é a relação da densidade do óleo dividida pela densidade da Água.
Ainda não cheguei a conclusão do que seria melhor.

Vídeos que explicam o IV:

ENTENDA A VISCOSIDADE DOS LUBRIFICANTES - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=S_u4wBO3_k0)

Lubrificantes Indice de Viscosidade ( IV ) - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=ntor8qypnsU)

paulorl
22/10/2019, 08:45
Show, deu para entender um pouco, mas é isso ai, pra entender legal mesmo tem que se afundar nos estudos, é muito parâmetro! Valeu pela explicação!

Monster Flux
24/10/2019, 17:26
Pessoal,

A Ranger possui 2 bombas de combustível.
Uma dentro do tanque e outra de alta pressão.

Alguém sabe me dizer se essa bomba que fica dentro do tanque de combustível é acionada apenas na partida, ou fica ligada enquanto o carro estiver ligado ?

Porque a minha Ranger de vez em quando não pega. Começou isso faz 2 semanas.

Detectaram que era ar no filtro de combustível, Mas isso nunca aconteceu antes.

Estou desconfiado dessa bomba de dentro do tanque.

thyagovieira
25/10/2019, 10:41
Pessoal,

A Ranger possui 2 bombas de combustível.
Uma dentro do tanque e outra de alta pressão.

Alguém sabe me dizer se essa bomba que fica dentro do tanque de combustível é acionada apenas na partida, ou fica ligada enquanto o carro estiver ligado ?

Porque a minha Ranger de vez em quando não pega. Começou isso faz 2 semanas.

Detectaram que era ar no filtro de combustível, Mas isso nunca aconteceu antes.

Estou desconfiado dessa bomba de dentro do tanque.

Esse teste é bem simples, peça pra medir a pressão das bombas.

GLIDER
25/10/2019, 12:26
entrei para o clube dos 200000 km, mais alguém no fórum com Nova Ranger diesel 4x4?

Ranger 3.2 diesel 4x4 2014.
569312

Monster Flux
25/10/2019, 23:21
Boa Glider !
Que chegue aos 500.000Km.

A minha ainda está com 117.000 Km.

É a CD XLT 3.2 diesel 4x4 AT.
2012/2013

maurilio junior
11/11/2019, 17:45
Picapes mais vendidas: Fiat Toro tem resultado historico em outubro (https://motor1.uol.com.br/news/381543/picapes-mais-vendidas-toro-bate-recorde-outubro/)

ggpoa
11/11/2019, 22:35
Boa noite.

Mais uma da Ford BR que descobri hoje: na vizinha Argentina, segue sendo oferecida a versao a gasolina da Ranger: Ford Argentina - Nueva Ranger (https://www.ford.com.ar/crossovers-suvs-4x4/nueva-ranger/)

Piada da Ford BR em retirar do mercado a melhor picape flex que tinhamos a venda! Acorda Ford BR!

Abcs

maurilio junior
12/11/2019, 16:16
Ford Ranger XL 2020 volta ao catalogo por R$ 126.800 (https://motor1.uol.com.br/news/381592/ford-ranger-xl-2020-precos/)

maurilio junior
12/11/2019, 16:17
Nova Ford Ranger 2020 l Interior e Exterior l HD - O que mudou na Ranger, assista! - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=EgfrcIXI-iI)

maurilio junior
12/11/2019, 16:18
Carros pra Voce - Ford Ranger XLT 2020 - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=iFahs0k36Sw)

maurilio junior
14/11/2019, 12:36
Ford Ranger: avaliamos a picape que une conforto e valentia para encarar obstaculos (https://www.uol.com.br/carros/reportagens-especiais/ford-ranger-avaliamos-a-picape-que-une-conforto-e-valentia-para-encarar-obstaculos/index.htm#leia-mais)

Monster Flux
19/11/2019, 07:10
Será que tem como instalar as longarinas de teto da Limited, na XLT ?
As originais da Limited. Não aquela paralela da Bepo.

Monster Flux
26/11/2019, 20:04
Nem me fala !

Comigo já foram 3 vezes.

Se tiver uma próxima falha, eu prometi travar a portinhola do ar quente na posição fechada.

rossetto
27/11/2019, 08:19
Nem me fala !

Comigo já foram 3 vezes.

Se tiver uma próxima falha, eu prometi travar a portinhola do ar quente na posição fechada.

Apagaram meu post, acho que não pode acessar o fórum com raiva ahhahahahah

Depois me ensina a técnica ein, não tenho saco pra andar 500 km achar uma CCS pra resolver erro besta.

Monster Flux
29/11/2019, 09:07
Apagaram meu post, acho que não pode acessar o fórum com raiva ahhahahahah

Depois me ensina a técnica ein, não tenho saco pra andar 500 km achar uma CCS pra resolver erro besta.

Olá Rossetto.

Se eu fizer, te passo as informações.
No momento não sei o procedimento exato.
Mas precisa acessar a caixa do ar-condicionado e travar/colar a portinhola do ar quente na posição fechada.
E desabilitar o atuador. Provavelmente retirando o cabeamento de comando elétrico.

O ar vai ficar gelado no máximo.
Sempre.

Porque o ajuste de temperatura é feito justamente abrindo a portinhola do ar quente.
Para aumentar a temperatura, esse sistema tempera o ar frio com ar quente.

Nos sistemas mais modernos o compressor é variável e não precisa mais usar o ar quente para temperar.

Miranda_MG
30/11/2019, 09:51
Bom dia, Monster.

Ter como instalar, é muito provável. Só tem que estar disposto a fazer a furação apenas. Quer que eu olhe o código e os preços?

Aquelas paralelas não valem a pena. Já li um relato de um sujeito que pôs aqueles que são colados e a peça soltou quando um sujeito do lava-jato subiu no estribo e se apoiou lá para lavar o teto.

Abraço,

Miranda

Será que tem como instalar as longarinas de teto da Limited, na XLT ?
As originais da Limited. Não aquela paralela da Bepo.

Monster Flux
30/11/2019, 10:11
Bom dia, Monster.

Ter como instalar, é muito provável. Só tem que estar disposto a fazer a furação apenas. Quer que eu olhe o código e os preços?

Aquelas paralelas não valem a pena. Já li um relato de um sujeito que pôs aqueles que são colados e a peça soltou quando um sujeito do lava-jato subiu no estribo e se apoiou lá para lavar o teto.

Abraço,

Miranda

Olá Miranda !
Se puder conseguir os códigos, lhe agradeço.

Imagino que sejam os códigos das longarinas e das peças que vão nas calhas (canaletas) do teto, para a fixação das longarinas, correto ?

Valeu !

Miranda_MG
30/11/2019, 11:56
Monster,

Encontrei aqui. Note que os preços são apenas da peça do lado direito. Achei bem caro, mas tem um distribuidor (teoricamente peça original) que está com o valor BEM abaixo (de se desconfiar, mas não de descartar diretamente).

Talvez valha a pena dar uma olhada em desmanches legais também. Não imagino que esse seja o tipo de peça que gere muita atratividade e, portanto, pode ser que as encontre baratas lá.

Se não for essa a peça, é porque não entendi bem. Aí você posta uma foto e destaca o que quer para mim, por favor.

Abraço,

Miranda

569937

569938

Olá Miranda !
Se puder conseguir os códigos, lhe agradeço.

Imagino que sejam os códigos das longarinas e das peças que vão nas calhas (canaletas) do teto, para a fixação das longarinas, correto ?

Valeu !

Monster Flux
30/11/2019, 12:29
Monster,

Encontrei aqui. Note que os preços são apenas da peça do lado direito. Achei bem caro, mas tem um distribuidor (teoricamente peça original) que está com o valor BEM abaixo (de se desconfiar, mas não de descartar diretamente).

Talvez valha a pena dar uma olhada em desmanches legais também. Não imagino que esse seja o tipo de peça que gere muita atratividade e, portanto, pode ser que as encontre baratas lá.

Se não for essa a peça, é porque não entendi bem. Aí você posta uma foto e destaca o que quer para mim, por favor.

Abraço,

Miranda

569937

569938

Miranda, é essa peça mesmo.

Muito obrigado camarada !

rossetto
02/12/2019, 08:47
Olá Rossetto.

Se eu fizer, te passo as informações.
No momento não sei o procedimento exato.
Mas precisa acessar a caixa do ar-condicionado e travar/colar a portinhola do ar quente na posição fechada.
E desabilitar o atuador. Provavelmente retirando o cabeamento de comando elétrico.

O ar vai ficar gelado no máximo.
Sempre.

Porque o ajuste de temperatura é feito justamente abrindo a portinhola do ar quente.
Para aumentar a temperatura, esse sistema tempera o ar frio com ar quente.

Nos sistemas mais modernos o compressor é variável e não precisa mais usar o ar quente para temperar.

Entendi, obrigado meu amigo.

Kenko
10/12/2019, 17:37
Olá pessoal, comprei hoje uma Ranger XLT 2020 Cinza Moscou por: R$150. Cortesia (Capota Marítima, protetor caçamba, película, emplacamento e primeira revisão grátis). Acho que ficou bom o negócio! agora é esperar pra chegar, disseram que chega em 15 dias, mas que está chegando em 7 dias! Vendi meu carro hoje e estou à pé! Preciso que chegue logo pra viajar de férias. rsrsrs...

Monster Flux
11/12/2019, 02:29
Olá pessoal, comprei hoje uma Ranger XLT 2020 Cinza Moscou por: R$150. Cortesia (Capota Marítima, protetor caçamba, película, emplacamento e primeira revisão grátis). Acho que ficou bom o negócio! agora é esperar pra chegar, disseram que chega em 15 dias, mas que está chegando em 7 dias! Vendi meu carro hoje e estou à pé! Preciso que chegue logo pra viajar de férias. rsrsrs...

Parabéns pela aquisição.
Conseguiu um ótimo preço.

rossetto
17/12/2019, 15:52
Latin NCap eleva nota de Ranger e rebaixa Eclipse Cross | Best Cars (https://bestcars.uol.com.br/bc/informe-se/noticias/latin-ncap-eleva-nota-de-ranger-e-rebaixa-eclipse-cross/)

ggpoa
18/12/2019, 12:35
Latin NCAP insiste (segunda vez) em testar a unica versão da Ranger que não é vendida no principal mercado latino americano que é o Brasil: aqui TODAS tem 07 airbags e ESC. No EURO NCAP, onde se faz o NCAP completo (Latin NCAP não faz todos os testes), incluindo famoso teste do alce, esta Ranger tem nota maxima (5) desde 2012, muito antes que o resto!

Vide:Official Ford Ranger 2012 safety rating results (https://www.euroncap.com/en/results/ford/ranger/10926)

Sobre o NCAP incompleto de que falei, vide FAQ:
https://www.latinncap.com/en/faq

(https://disq.us/url?url=https%3A%2F%2Fwww.latinncap.com%2Fen%2Ffaq %3AL8ccpmEGNKMaWdrnetzCpK7Mgj4&cuid=1089225)"Can you compare Latin NCAP with Euro NCAP?
The star ratings in Euro NCAP cannot be
directly compared with the star ratings in Latin NCAP. Euro NCAP makes
the final star rating from 5 different tests: Frontal off-set, side,
pole, whiplash and pedestrian tests. Latin NCAP only performs the
frontal off-set crash test and side impact test to develop the star
rating for each car and side pole impact test for those cars that may
reach 5 stars. This is why there is no possible comparison between both
star ratings.
Latin NCAP frontal crash test itself is the same as performed by Euro
NCAP. So the performance of the car in the frontal crash test can be
directly compared between the two. This test does give a very good
indication of the safety performance of the car."

Reportagem mal feita / incompleta / parcial tambem esta do BCWS, postei lá estas informações dos links acima e foram apagadas!?

Abçs

Kenko
19/12/2019, 11:11
Essa semana chegou minha Ranger da Argentina direto na Fábrica de São Bernardo do Campo SP e a Nota já saiu também, vem direto pra Curitiba! Pensei que viria de Camaçari BA. Deve chegar até amanhã!

rossetto
20/12/2019, 09:25
Show de bola, nos mande fotos, essa cor é linda.

Monster Flux
21/12/2019, 03:33
Alguém já usou aditivo para limpeza do filtro de partículas (DPF) ?
Funciona mesmo ?
Qual é a melhor marca ?

570270 570271 570272 570273 570274

GLIDER
31/12/2019, 08:05
Funciona mesmo ?
Qual é a melhor marca ?

Bom dia Monster, eu nunca usei esses, na verdade nunca usei nenhum. Suponho que estes são misturados ao combustivel?

Monster Flux
03/01/2020, 00:24
Sim Glider, são misturados ao combustÃ*vel.

Tem uma dosagem alta para manutenção corretiva, quando o filtro já está bem saturado.

E uma dosagem menor para manutenção preventiva.

Monster Flux
06/01/2020, 02:44
O vídeo é de 2017, mas achei legal.

Ford Ranger 2017 - Arnaldo Keller entrevista Eneas Lamoglie, chefe de engenharia da Ford - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=rkDcSnnsPjU)

rossetto
06/01/2020, 07:17
Sim Glider, são misturados ao combustÃ*vel.

Tem uma dosagem alta para manutenção corretiva, quando o filtro já está bem saturado.

E uma dosagem menor para manutenção preventiva.

Eu uso um aditivo para diesel mas específico para os bicos, uso pois reprogramei e o mecânico disse que ajuda nesse bando de diesel meio ruim que volta e meia a gente cai, eu sinceramente acho do DPF uma enganação, ele limpa pela calor, não será um aditivo no combustível que vai limpar ele mas tb não sou engenheiro pra dar opinião embasada em algo, e pessoalmente nunca tive problemas com o meu, mas vivo na BR, então ele sempre alcança a temperatura de queima, coisa que na Frontier com uma semana na cidade já dava pau.

Miranda_MG
13/01/2020, 06:47
Senhores, bom dia.

Inicio a volta para casa de uma viagem que há tempos gostaria de ter feito e, finalmente, acabou acontecendo.

Criarei um tópico em específico com o relato posteriormente, mas de antemão para vocês, levei a Ranger para o Jalapão. E, embora eu tenha lido muito a respeito antes de "subir" para lá, confesso que não tinha noção do quanto o ambiente do Jalapão pode ser hostil (sob diversos aspectos - inclusive para veículos) e, ao mesmo tempo, SENSACIONAL.

Ainda não sei o que vou precisar fazer nela na volta. As únicas certezas são a limpeza e o polimento. Mas isso é o de menos, porque a suspensão é o que mais sofre. São pancadas de todo tipo, intensidade e momento. O conjunto motor também é exigido bastante, dadas as limitações na condução. Enfim, entro em detalhes depois. De qualquer forma, após voltar para o asfalto, me surpreendeu que ela se manteve alinhada. É praticamente um milagre. :lol:

570526

Abraço a todos,

Miranda

GLIDER
13/01/2020, 09:10
Senhores, bom dia.

Inicio a volta para casa de uma viagem que há tempos gostaria de ter feito e, finalmente, acabou acontecendo.

Criarei um tópico em específico com o relato posteriormente, mas de antemão para vocês, levei a Ranger para o Jalapão. E, embora eu tenha lido muito a respeito antes de "subir" para lá, confesso que não tinha noção do quanto o ambiente do Jalapão pode ser hostil (sob diversos aspectos - inclusive para veículos) e, ao mesmo tempo, SENSACIONAL.

Ainda não sei o que vou precisar fazer nela na volta. As únicas certezas são a limpeza e o polimento. Mas isso é o de menos, porque a suspensão é o que mais sofre. São pancadas de todo tipo, intensidade e momento. O conjunto motor também é exigido bastante, dadas as limitações na condução. Enfim, entro em detalhes depois. De qualquer forma, após voltar para o asfalto, me surpreendeu que ela se manteve alinhada. É praticamente um milagre. :lol:

570526

Abraço a todos,

Miranda

bom dia Miranda, bela foto, e esse "pé de borracha ai? cravudo(Pneu) aguardando os relatos!

GiovanniP
13/01/2020, 20:30
Senhores, bom dia.

570526

Abraço a todos,

Miranda
👏👏👏👏 ansioso pelo relato

rossetto
16/01/2020, 17:07
Na revisão me vieram com uma conversa de recall da EGR, que abre um buraquinho da EGR e dá BO, que eles precisam trocar mas como o local é de difícil acesso demora dois dias para o serviço?
Mais alguém ouviu?

GLIDER
17/01/2020, 10:35
Na revisão me vieram com uma conversa de recall da EGR, que abre um buraquinho da EGR e dá BO, que eles precisam trocar mas como o local é de difícil acesso demora dois dias para o serviço?
Mais alguém ouviu?

Amigo Rossetto, creio que a Ford, lá dos Eua, ta de olho no Brasil, um passarinho me contou, não tudo mas alguma coisa. Ouvi dizer que tem uma comitiva que está andando o Brasil, e fazendo visitas nas concessionárias. Creio ser por isso que algumas estão fechando ou mudando para representar outras marcas, falando português tem muito concessionário com um monte de não conformidade com os padrões da marca, e estão fugindo mesmo essa é a real. Como sou mal informado vamos aguardar, talvez alguem melhor informado dê maiores detalhes.

GLIDER
18/01/2020, 18:57
https://www.youtube.com/watch?v=apjUsxqX1ok

Miranda_MG
18/01/2020, 21:01
rosseto,

Muito pouco provável que sejam realmente dois dias. Fosse para tirar a peça e fazer manutenção nela, seria até aceitável. Mas só trocar não. O que penso é que muitas CSS não conseguem se programar perfeitamente em relação a prazos de serviços (o que me parece até aceitável, dado que exigiria uma padronização considerável e isso deve ser bem complicado do ponto de vista de volume e variedade deles) e acabam pedindo mais tempo do cliente.

Na CSS que faço tudo, tenho contato mais confiável com o consultor e sempre marco no primeiro horário do dia. Que aí sabemos pelo menos que hora vão começar e acabo não sendo surpreendido. Fiz a revisão da suspensão como exemplo, para essa última viagem. Pediram 2 horas e às 11 da manhã eu estava saindo de lá. Veja se você não consegue algo semelhante.

Abraço,

Miranda

Mais alguém ouviu?

Miranda_MG
18/01/2020, 21:08
GLIDER,

Não sei qual o tamanho e qual a extensão disso, mas o que sei de algumas fontes é que estão implementando melhorias nos processos de atendimento ao consumidor em algumas CSS-piloto. Aproveitando a já citada no post anterior com o rosseto, a que vou é padrão Honda/Toyota no atendimento. Sim, já tivemos veículos dessas marcas em casa e posso comparar os atendimentos.

E, do que sei na minha experiência profissional, é que ninguém propõe e investe em melhorias em apenas uma parte da cadeia (seja interna ou externa), porque não adianta de nada - seria só custo sem retorno. Ou seja, minha percepção corrobora com o que você diz sobre "olhar com carinho". Que seja! Amém.

Abraço,

Miranda

Amigo Rossetto, creio que a Ford, lá dos Eua, ta de olho no Brasil, um passarinho me contou, não tudo mas alguma coisa. Ouvi dizer que tem uma comitiva que está andando o Brasil, e fazendo visitas nas concessionárias. Creio ser por isso que algumas estão fechando ou mudando para representar outras marcas, falando português tem muito concessionário com um monte de não conformidade com os padrões da marca, e estão fugindo mesmo essa é a real. Como sou mal informado vamos aguardar, talvez alguem melhor informado dê maiores detalhes.

Miranda_MG
18/01/2020, 21:15
:palmas:

Não sei se já foi comentado por aqui, mas até os americanos estão surpresos com o volume de vendas dela lá. Não esperavam isso.

https://www.youtube.com/watch?v=apjUsxqX1ok

Monster Flux
19/01/2020, 21:55
Sobre as concessionárias não vou citar o nome, mas tem uma aqui em SP que é bem tradicional, mas parece estar jogada às traças.
Perguntei se estavam em reforma ou algo assim, porque o aspecto era de abandono.
Não tem mais funilaria e a concessionária vizinha (de outra marca), vai comprar o galpão de onde era a funilaria. Foi o que disseram.

Talvez essa seja uma que está fugindo.

Monster Flux
19/01/2020, 22:13
Mudando de assunto, estou vivendo um inferno astral com a minha Ranger.
De uns tempos para cá ela começou a apresentar dificuldade em ligar. Como se fosse pane seca.
Não é bateria.
A falha era intermitente. Depois de um tempo tentando ligá-la (1 ou 2 horas), ela resolvia ligar normalmente.

As ocorrências dessa falha eram espaçadas. Ou seja, acontecia num dia, depois normalizava por vários dias, e num belo dia voltava a ocorrer.
Numa das ocorrências, tive que chamar o guincho e levei para a CSS.
Disseram que era ar no filtro de combustível.

Porém na última semana a falha voltou com força total e foram 3 ocorrências. Sendo que agora ela não liga de jeito nenhum. Ou seja, se alguma peça estava com falha intermitente, agora quebrou de vez.

O que de certa forma é bom, pois não tem nada pior que uma falha intermitente. Você leva até a oficina e a falha some.
Agora a falha está presente e facilita as coisas para os mecânicos.

Já foi para a CSS de guincho. Vão começar a trabalhar nela amanhã.

Enquanto a falha era intermitente, a característica era a seguinte:
-> Quando não pegava era como se fosse pane seca. Não pegava mesmo. Nem ameaçava querer pegar.
-> Quando voltava a pegar, ligava de primeira. Era impressionante. Tipo 0 ou 1.

Ou pegava ou não pegava. Não tinha meio termo.

Ou os bicos injetores não estão injetando combustível no motor, ou o combustível não está chegando até os bicos injetores.

Minhas suspeitas recaem sobre os bicos injetores ou a bomba de alta pressão.
Certa vez o scaner mostrou um alarme de baixa pressão num dos bicos injetores.

Pergunta: é verdade que se um bico falha, todos os outros param também ?
Vi isso num vídeo no Youtube. O mecânico disse isso.
Se isso for verdade, seria uma explicação para a falha.

Alguém pode me confirmar esse informação ?

Comprei essa Ranger 0Km (nov/2012) e que eu saiba o alarme de fábrica não tem bloqueador.
Pois essa falha é como se algum tipo de bloqueador estivesse atuando.
Ou bloqueando indevidamente a linha de combustível, ou a atuação dos bicos.

Vocês sabem se alguma veio com bloqueador de fábrica ?

Abraços !

GLIDER
20/01/2020, 08:32
De uns tempos para cá ela começou a apresentar dificuldade em ligar. Como se fosse pane seca.
Não é bateria.
A falha era intermitente. Depois de um tempo tentando ligá-la (1 ou 2 horas), ela resolvia ligar normalmente.

As ocorrências dessa falha eram espaçadas. Ou seja, acontecia num dia, depois normalizava por vários dias, e num belo dia voltava a ocorrer.

Porém na última semana a falha voltou com força total e foram 3 ocorrências. Sendo que agora ela não liga de jeito nenhum. Ou seja, se alguma peça estava com falha intermitente, agora quebrou de vez.

O que de certa forma é bom, pois não tem nada pior que uma falha intermitente. Você leva até a oficina e a falha some.

-> Quando não pegava era como se fosse pane seca. Não pegava mesmo. Nem ameaçava querer pegar.

Ou os bicos injetores não estão injetando combustível no motor, ou o combustível não está chegando até os bicos injetores.

Comprei essa Ranger 0Km (nov/2012) e que eu saiba o alarme de fábrica não tem bloqueador.

Abraços !

pode ser bomba ou também vc pode verificar se a posição das mangueiras que vão no filtro de combustivel não estão invertidas, as que tem um clip azul e vermelha. São 2 azuis e 2 vermelhas e elas só podem ficar em uma unica posição mas podem acidentalmente ficar conectadas em posição errada.

rossetto
20/01/2020, 21:18

Pode ser, a CCS da Ford que fazia minhas revisões faliu, fechou todas, em vez de fazer na minha cidade ou na vizinha tenho que andar 700 km (ida e volta) para uma simples revisão. A que comprou agora está fazendo revisão "por fora" aonde a nova CCS está em reforma, mas não é o preço tabelado e sim aumentamo valor com a desculpa de que tem que trazer os produtos 500 km de distância, fiz uma revisão lá pois foi indicação de um parceiro do fórum mas na de 60mil quiseram 400 reais a mais, me neguei e andei os 700 km.
E parece que mudou o padrão mesmo, pelo menos parece, trocaram meu atuador do ar sem pedir nada, ofereceram lavagem, veremos cenas dos próximos capítulos rsrs

rossetto
20/01/2020, 21:20
rosseto,

Muito pouco provável que sejam realmente dois dias. Fosse para tirar a peça e fazer manutenção nela, seria até aceitável. Mas só trocar não. O que penso é que muitas CSS não conseguem se programar perfeitamente em relação a prazos de serviços (o que me parece até aceitável, dado que exigiria uma padronização considerável e isso deve ser bem complicado do ponto de vista de volume e variedade deles) e acabam pedindo mais tempo do cliente.

Na CSS que faço tudo, tenho contato mais confiável com o consultor e sempre marco no primeiro horário do dia. Que aí sabemos pelo menos que hora vão começar e acabo não sendo surpreendido. Fiz a revisão da suspensão como exemplo, para essa última viagem. Pediram 2 horas e às 11 da manhã eu estava saindo de lá. Veja se você não consegue algo semelhante.

Abraço,

Miranda

Também não entendi bem, pq pra bloquear ela é fácil, pra trocar ela demora dois dias? Achei balela.
As revisões são tranquilas, na última eu deixei a camionete 08:00 e as 10:30 estava pronta.
E dois dias me quebra as pernas, fico dois dias sem trabalhar, dois dias pagando hotel, dois dias comendo fora e gastando dinheiro em shooping e tomando cerveja rsrs

Amiko
20/01/2020, 22:33
Não é bateria.

Abraços !

Tá parecendo ser a bomba... Cuidado pra não forçar e prejudicar a turbina.

Monster Flux
21/01/2020, 01:51
Glider e Amiko

Saindo o diagnóstico da CSS eu postarei aqui.

Obrigado por enquanto.

paulorl
21/01/2020, 09:10
Funciona mesmo ?
Qual é a melhor marca ?

Monster, não sei se já comprou ou não, mas eu já tive experiência com meu DPF logo quando comprei. A CSS não conseguiu fazer a limpeza no local e condenaram turbina e bico injetor, que é claro que não tinham defeito algum. Levei em uma especializada diesel e eles me explicaram bem como funcionava, o filtro é como se fossem vários micro FUNIL, orifícios abertos na entrada e fechados na saída. Ou seja, usar esse tipo de produto é paliativo demais, ele pode eventualmente desentupir alguma coisa, mas normalmente ele amolece a sujeira e na maioria desses orifícios ele acaba entupindo mais ainda, em alguns até consegue passar, mas volta a entupir rapidamente. O ideal é fazer uma espécie de "retro-lavagem", ou seja, fazer a limpeza de trás para frente, retirando a peça e fazendo com ela fora do carro.

Se você mesmo for fazer, pode até utilizar esses produtos, mas considere fazer a limpeza ao contrário e removendo a peça!

[]s!

Monster Flux
21/01/2020, 12:06
Monster, não sei se já comprou ou não, mas eu já tive experiência com meu DPF logo quando comprei. A CSS não conseguiu fazer a limpeza no local e condenaram turbina e bico injetor, que é claro que não tinham defeito algum. Levei em uma especializada diesel e eles me explicaram bem como funcionava, o filtro é como se fossem vários micro FUNIL, orifícios abertos na entrada e fechados na saída. Ou seja, usar esse tipo de produto é paliativo demais, ele pode eventualmente desentupir alguma coisa, mas normalmente ele amolece a sujeira e na maioria desses orifícios ele acaba entupindo mais ainda, em alguns até consegue passar, mas volta a entupir rapidamente. O ideal é fazer uma espécie de "retro-lavagem", ou seja, fazer a limpeza de trás para frente, retirando a peça e fazendo com ela fora do carro.

Se você mesmo for fazer, pode até utilizar esses produtos, mas considere fazer a limpeza ao contrário e removendo a peça!

[]s!

Eu não comprei.
Estava aguardando uma opinião como a sua.

Valeu pelas dicas Paulo !

Miranda_MG
21/01/2020, 12:26
Pessoal,

Boa tarde. Eu tinha falado da Ranger no Jalapão e que faria um relato. Para quem tiver tempo e paciência está aqui: https://www.4x4brasil.com.br/forum/relatos-de-viagem/176667-expedicao-jalapao-jan-2020-a-1.html#post2520549

Abraço,

Miranda

caiorsiqueira
24/01/2020, 14:08
Boa tarde, comprei uma Ranger XLT 2014 gasolina essa semana, e está com problema nos atuadores do ar condicionado (dual zone). No de posição da saída de ar (para-brisa, frente e pé) e as vezes (intermitente) no de recirculação do ar. Não tive tempo de levar na concessionária, liguei na Ford e disseram não haver recall para este componente. Li na internet e por aqui falando sobre recall do atuador do ar condicionado, afinal, se levar na concessionária eles irão trocar? Alguém que passou pela mesma situação poderia me dar uma ideia?

Miranda_MG
24/01/2020, 14:23
Boa tarde, Caio.

Segue tópico em que consta a minha carta sobre o ar. Espero que ajude.

https://www.4x4brasil.com.br/forum/ford/166850-ar-condicionado-ranger-1.html#post2469666

Abraço,

Miranda

Boa tarde, comprei uma Ranger XLT 2014 gasolina essa semana, e está com problema nos atuadores do ar condicionado (dual zone). No de posição da saída de ar (para-brisa, frente e pé) e as vezes (intermitente) no de recirculação do ar. Não tive tempo de levar na concessionária, liguei na Ford e disseram não haver recall para este componente. Li na internet e por aqui falando sobre recall do atuador do ar condicionado, afinal, se levar na concessionária eles irão trocar? Alguém que passou pela mesma situação poderia me dar uma ideia?

rossetto
24/01/2020, 16:17

O meu não é dual zone mas trocaram duas vezes, entretanto estava na garantia, vai depender da CCS mesmo acredito eu.

Amiko
24/01/2020, 22:21
Eu precisei trocar os dois atuadores e sei que voltou a dar problema, já que conheço o atual dono da minha caminhonete. É uma vergonha a Ford não fazer um recall. Um deles foi trocado na garantia, o outro a concessionária só cobrou a mão de obra. Fora da garantia, vai depender da concessionária, a não ser que você queria judicializar...

Miranda_MG
25/01/2020, 04:11
Pessoal,

Bom dia. Se não estou enganado, para as 12, 13 e 14 é recall. Bem, pelo menos recebi a carta nos padrões de um. No entanto, como a carta é individual, não consta nela o(s) intervalo(s) de chassis envolvido. Antes de colocá-la aqui no fórum, percebam lá em cima que retirei meu nome completo e o número do veículo, pelo óbvio.

Nos anos seguintes, não houve mais carta. Então fora da garantia vai depender mesmo do relacionamento com a CSS.

Abraço,

Miranda

Monster Flux
27/01/2020, 10:58
Bom dia.

Encontraram o defeito que fazia a minha Ranger não ligar, como se fosse pane seca.

Foi o sensor de rotação
Esse sensor verifica se o motor está girando, através do volante do motor.
Faz todo sentido.

Se o módulo central não detecta o giro do motor, ele corta a atuação dos bicos injetores.
Pois em caso contrário os bicos injetariam combustível nos cilindros, encharcando os mesmos.

monteiroalexandre
30/01/2020, 08:48
Bom dia.

Encontraram o defeito que fazia a minha Ranger não ligar, como se fosse pane seca.

Foi o sensor de rotação
Faz todo sentido.

Se o módulo central não detecta o giro do motor, ele corta a atuação dos bicos injetores.
Pois em caso contrário os bicos injetariam combustível nos cilindros, encharcando os mesmos.

Caramba Monster, ainda bem que foi algo bem simples, ainda mais para um carro com quase 8 anos e com a quantidade de eletrotônica da Ranger.
Tive uma XLT 2014 e agora estou com uma XLT 2019, a 2014 está com meu ex cunhado, então ela serve de laboratório para saber o que esperar da minha atual no futuro, a 2014 (04/2014) está com 86 mil km e a 2019 (09/2019) está com 5,5 mil km.
Por enquanto só alegria em ambas e olha que meu cunhado não é nem um primor em questão de zelo com o carro, tanto é que os feixes de mola estão rangendo e ele "nem aí", tá louco, não conseguiria rodar 1 km com aquele barulho, tirando isso ambas estão como 2 bolinhas de borracha, zero ruídos internos.

Miranda_MG
30/01/2020, 10:34
Monster,

Eu porque já estou (ficando) velho. Porque alguém em algum grupo de WhatsApp já tinha falado disso e eu me esqueci completamente. Se eu tivesse lembrado disso, teria abreviado a busca pela solução do seu problema. Perdão, meu caro.

Bom que resolveu!

Abraço,

Miranda

Bom dia.

Foi o sensor de rotação
Faz todo sentido.

Miranda_MG
30/01/2020, 10:41
Alexandre,

A minha 2014 também não tem um barulho interno. E já passou dos seis anos. Mesmo nessa última viagem que fiz em que achei que ia desmontar algo, não apareceu nada.

Está rangendo um pouco por causa da sujeira nas molas. Mas porque também não lavei desde que cheguei.

Abraço,

Miranda

Caramba Monster, ainda bem que foi algo bem simples, ainda mais para um carro com quase 8 anos e com a quantidade de eletrotônica da Ranger.
Tive uma XLT 2014 e agora estou com uma XLT 2019, a 2014 está com meu ex cunhado, então ela serve de laboratório para saber o que esperar da minha atual no futuro, a 2014 (04/2014) está com 86 mil km e a 2019 (09/2019) está com 5,5 mil km.
Por enquanto só alegria em ambas e olha que meu cunhado não é nem um primor em questão de zelo com o carro, tanto é que os feixes de mola estão rangendo e ele "nem aí", tá louco, não conseguiria rodar 1 km com aquele barulho, tirando isso ambas estão como 2 bolinhas de borracha, zero ruídos internos.

Monster Flux
30/01/2020, 11:37
Monster,

Eu porque já estou (ficando) velho. Porque alguém em algum grupo de WhatsApp já tinha falado disso e eu me esqueci completamente. Se eu tivesse lembrado disso, teria abreviado a busca pela solução do seu problema. Perdão, meu caro.

Bom que resolveu!

Abraço,

Miranda

:grin: kkkkk, Tranquilo Miranda, sem problema.

Ficar quase 3 semanas sem o carro por causa de um sensor, é dose.
Tem que ter muita paciência.

Mas eu não vou desistir dessa minha Ranger.
Quero ir longe com ela.

Abraços

GLIDER
01/02/2020, 18:36
Recall nova Ranger 2.2 diesel 2020

FORD RANGER MODELO 2020 COM MOTORIZACAO 2.2L DIESEL (https://www.ford.com.br/servico-ao-cliente/recall/2020/ford-ranger-modelo-2020-com-motorizacao-2-2-l-diesel/)

caiorsiqueira
03/02/2020, 14:58
Obrigado a todos pelas respostas sobre o atuador do ar condicionado. Liguei na Ford e disseram não haver recall. Pediram pra levar na concessionária e lá dependendo do caso podem dar gratuidade de 100%, 50% ou não ter gratuidade. Irei tentar levar essa semana o carro na concessionária, dependendo da resposta da Ford irei procurar a justiça. É enorme a quantidade de reclamações pela internet do mesmo problema, e pelo que parece trocar a peça não é garantia de solução. Vamos ver, vou informando o andamento. Abraços

Monster Flux
04/02/2020, 21:04
Considerando que todos aqui preferem a Ranger e a tem como a melhor picape do Brasil, na opinião de vocês qual é a segunda melhor picape do Brasil ?

Melhorando a pergunta:
Se vocês tivessem que escolher uma picape de outra marca, qual marca e modelo vocês comprariam.
Da mesma categoria da Ranger.

Frontier
L200
Amarok
S10
Hilux

Miranda_MG
05/02/2020, 06:38
Bom dia, Monster.

Melhor do Brasil, não. Melhor da Terra! Quiçá do Universo... Hahahahahaha... :chorandoderir:

Brincadeira. Não sejamos como em outros tópicos que já existirem e já existem (!) em que os proprietários tinham e têm uma crença quase religiosa como essa.

O nosso colega GiovanniP comentou sobre o fato de que as picapes hoje estão muito próximas umas das outras e que as diferenças estão em detalhes em um desses tópicos e foi ignorado por lá. Mas eu concordo plenamente com ele. Nessa linha de raciocínio, sabemos que o número de variáveis objetivas e subjetivas que determinam essa escolha é GIGANTE (inclusive pela versão escolhida). Vou rankear o que eu, Miranda, colocaria como escolha. E, na sequência, breves justificativas.

1º: L200 e Ranger (respeitando a ordem alfabética no empate - hahaha).
2º: S10.
3º: Amarok.
4º: Hilux.
5º: Frontier.

A L200 tem diferencial central agora e a tração integral no asfalto é uma tranquilidade. Se aplicaria à Amarok também, mas ela perde posições ali por não ter reduzida. Ah, mas o motor da V6 compensa (não: na reduzida a Ranger, por exemplo apenas, tem mais força na roda do que ela). A L200 também é full air bags e segurança para mim é fundamental.
A S10 é muito forte e tem mecânica confiável. Além de uma boa rede, própria ou não, para manutenção. São tranquilidades. Mas a suspensão, embora tenha melhorado MUITO, ainda pega um pouco. Também não possui bloqueio mecânico de diferencial se não estou enganado. Usa o eletrônico como na Frontier, que não chega perto da eficiência do verdadeiro. Tanto que a TOY tinha em sua linha, tirou e voltou com ele depois.
Amarok peca por ter apenas 4 air bags mesmo em sua versão mais completa, mas compensa isso em parte pela tração integral já conhecida e bem efetiva. O câmbio é o sua estrela e, associado ao V6, é a melhor para "andar".
As duas últimas da minha lista não carecem de comentários. Cabendo o adendo de que a Hilux é bem explorada em suas qualidades e todos conhecem sobre ela - excelente picape em vários aspectos, mas a sua estabilidade...

Critérios adicionais como custo (aquisição, seguro, manutenção) x benefício, beleza, conforto e por aí vai são bem pessoais e na minha lista eu considerei subjetivamente.

Estou aberto à discussões e mudanças de opinião. ;)

Abraço,

Miranda

Considerando que todos aqui preferem a Ranger e a tem como a melhor picape do Brasil, na opinião de vocês qual é a segunda melhor picape do Brasil ?

Melhorando a pergunta:
Se vocês tivessem que escolher uma picape de outra marca, qual marca e modelo vocês comprariam.
Da mesma categoria da Ranger.

Frontier
L200
Amarok
S10
Hilux

Monster Flux
05/02/2020, 07:54
Valeu Miranda.

E se o único critério fosse a manutenção, ou seja, POUCA MANUTENÇÃO.
Qual marca oferece maior tranquilidade quanto à manutenção ?

Acredito que seja a Hilux.
Já tive 2 Toyota Corolla (2009 e 2012) e nesse quesito foram carros surpreendentes.
Eu simplesmente não tive nenhuma quebra. Nada ! Apesar de ter ficado pouco tempo com os dois.

Então extrapolando para a Hilux, acredito que eu teria menos dor de cabeça com a picape da Toyota, quanto à manutenção.

Já a Ranger... pelo amor dos meus filhinhos !!
Já gastei uma fortuna consertando tudo que já quebrou nela nesses 7 anos.

Não é à toa que o ADG do canal Hight Torque, apelidou a Ranger que ele mesmo comprou de "Pandora".

E aí, o que vocês acham ?

Miranda_MG
05/02/2020, 14:19
Monster,

Concordo com a escolha quanto ao critério de manutenção. Mas também não é garantia: estamos falando de probabilidades. Há menos chance de você ter dor de cabeça com uma Hilux do que com uma Ranger. O GLIDER, eu e outros proprietários que conheço não tivemos problema com a Ranger. Por outro lado, também conheço outros que já trocaram dois motores, turbinas e por aí vai; na garantia ou não, muita dor de cabeça. Mas já soube de casos que envolviam a TOY também (que obviamente não cabe aqui comentar).

Eu não compraria uma Hilux por causa desse problema de estabilidade dela, já que temos outras opções. O teste do alce feito com esse modelo novo foi um fiasco. Todos devem se lembrar aqui. E depois, em um comunicado, a Toyota se comprometeu a fazer ajustes nos controles de estabilidade e nos pneus que reduziriam o risco de capotamento e de nova vergonha no referido teste. MAS isso só na Europa! Surreal... Tudo bem, só andar em velocidade mais baixa. Mas isso seria muito incômodo para mim. Não pela velocidade, porque dirijo geriatricamente em condições normais, mas pelo risco. Referência: Toyota muda ESP e Hilux passa em novo teste do alce | Quatro Rodas (https://quatrorodas.abril.com.br/noticias/toyota-muda-esp-hilux-passa-em-novo-teste-do-alce/)

Quanto ao ADG, por uma dessas coincidências da vida, o conheci quando ele já rodava com a Ranger. Fui levar a Tiguan (que até aparece em um de seus vídeos) para trocar o fluido de arrefecimento e fazer uma revisão em uma das lojas dele aqui de BH e ele estava chegando de viagem com a Pandora. Teceu elogios a ela. Falei da minha, que tinha reprogramado e ele perguntou de detalhes. Enfim, acho que o nome dado não foi proposital, mas cai bem... Hahaha...

Por outro lado, tenho receio de te sugerir alguma outra marca e você ter problemas com a nova picape. Faria um vudu meu. Vou ficar quieto. ;) Esperemos outros sensatos foristas.

Abraço,

Miranda

Valeu Miranda.

E se o único critério fosse a manutenção, ou seja, POUCA MANUTENÇÃO.
Qual marca oferece maior tranquilidade quanto à manutenção ?

Acredito que seja a Hilux.
Já tive 2 Toyota Corolla (2009 e 2012) e nesse quesito foram carros surpreendentes.
Eu simplesmente não tive nenhuma quebra. Nada ! Apesar de ter ficado pouco tempo com os dois.

Então extrapolando para a Hilux, acredito que eu teria menos dor de cabeça com a picape da Toyota, quanto à manutenção.

Já a Ranger... pelo amor dos meus filhinhos !!
Já gastei uma fortuna consertando tudo que já quebrou nela nesses 7 anos.

Não é à toa que o ADG do canal Hight Torque, apelidou a Ranger que ele mesmo comprou de "Pandora".

E aí, o que vocês acham ?

GiovanniP
05/02/2020, 22:31
Monster,

Eu não compraria uma Hilux por causa desse problema de estabilidade dela, já que temos outras opções. O teste do alce feito com esse modelo novo foi um fiasco. Todos devem se lembrar aqui. E depois, em um comunicado, a Toyota se comprometeu a fazer ajustes nos controles de estabilidade e nos pneus que reduziriam o risco de capotamento e de nova vergonha no referido teste. MAS isso só na Europa! Surreal... Tudo bem, só andar em velocidade mais baixa. Mas isso seria muito incômodo para mim. Não pela velocidade, porque dirijo geriatricamente em condições normais, mas pelo risco. Referência: Toyota muda ESP e Hilux passa em novo teste do alce | Quatro Rodas (https://quatrorodas.abril.com.br/noticias/toyota-muda-esp-hilux-passa-em-novo-teste-do-alce/)

Abraço,

Miranda

Eu não acredito que acerto em controle de estabilidade ou pneu resolva o problema da Hilux. E uma excelente picape mas tem uma rótula aqui uns 1,5km de casa que tem um declive. Uma vez vim meio rápido com a Hilux e andei de duas rodas, troquei com 42 mil km a picape. Sempre que passo com a ranger dou uma acelerada para comparar e com velocidade bem maior ela nem mexe, nada de eletrônica atuando, apenas suspensão acertada mesmo.
A Hilux e excelente e comprei ela pensando em ficar uns 5 anos mas vendi com 1,5.
A ranger não tenho o que reclamar, problema todas dão, a ranger teve suas dorezinhas de cabeça mas nada de mais.
Foi ficar com ela um bom tempo, até arrebentar toda mesmo, as picapes estão com preços surreais, vale mais a pena ficar muito tempo com uma e te digo mais quando for trocar pegarei uma mt pé de burro manual desde que tenha a eletrônica de estabilidade....

mfcb
05/02/2020, 22:44
Boa Noite,

Vamos lá, cada um com sua opinião, vamos a minha... Até porque estou pensando em trocar a minha por considerar um prazo razoável a troca de carro a cada 3 anos... Mas nada decidido, apenas pensando.

Temos uma sw4 14/15, 82 mil km, nunca deu problema em nada. Da mesma forma, minha Ranger está com seus 50 mil km e nada de problemas, felizmente! Porém destaco que as revisões são bem mais caras da Toyota do que da Ranger. O consumo da sw4 é melhor, mas não anda nada... Prefiro fazer 9 km/l com a Ranger que anda bem do que 10 km/l com ela que é manca, anda praticamente igual a Ranger 2.2 que eu tinha.

Vou falar da última escolha para a primeira:

L200: Câmbio automático de 5 marchas? Pra mim já tá fora... Além disso, a que pra mim era a mais bonita se tornou a mais feia. Tudo bem que o diferencial central é uma vantagem, mas a Amarok tem isso, a sw4 também (as mais novas não mais) e na prática o controle de estabilidade bem calibrado da Ranger é mais seguro do que andar com o carro no 4x4 ligado.

Hilux: A mais cara de todas que não oferece nada a mais. Não quebra e não desvaloriza igual as outras? Ok... Mas se for pra investir $ é melhor colocar a grana em algum investimento, qualquer carro é sinonimo de despesa... Uns mais outros menos... E pra mim não faz sentido ficar um carro pior que os outros pq ele não quebra... Estabilidade terrível, revisões caras, anda muito pouco se comparada às demais...

S10: Anda muito (não vale comparar com a Amarok v6) e é muito espaçosa. Ponto final. Acho mal acabada, com suspensão que melhorou, mas ainda deve em relação a Ranger, Frontier e Amarok. Tive duas que só me deram problemas. Dizem que as atuais melhroraram. Eu não pago pra ver.

Frontier: Fiquei na dúvida se colocava a S10 na frente. Mas acho que vale pela inovação: suspensão traseira independente que melhora bastante o conforto pra quem vai atrás, teto solar na versão top, câmbio de 7 marchas. Enfim, gostei do carro. 2 turbinas que deixam a condução agradável, bem acabada. Acho que é uma picape um pouco injustiçada no mercado brasileiro.

Amarok: Gostei da suspensão e motor v6 dispensa comentários. Mas o v6 acaba saindo muito caro em relação as versões intermediárias (Ranger XLT e S10 LTZ). Gostei da suspensão, mas o painel de Gol, a mesma cara há 10 anos e a falta de reduzida me desanimam...

Ranger: A melhor picape já fabricada e que jamais será superada por nenhum concorrente para toda eternidade kkkkkkkk Brincadeiras a parte, acho que o câmbio e, consequentemente, o consumo deveriam melhorar bastante. Ela é a que mais bebe e não é a que mais anda. O conversor de torque patina demais. E o resto? O resto me agrada bastante... Anda bem, é excelente em curvas, muito boa na estrada de chão, não bate nada, acabamento justo, painel digital, pacote de segurança completo... O grande medo é dar problema pelo que andam falando, mas ainda me restam mais de 2 anos de garantia. Enfim... Estou avaliando a troca da minha por uma 2020.

Problemas todas dão, umas menos outras mais... Tenho vários amigos/parentes que tem diversas caminhonetes. Tem Hilux que dá problema tb. Conheço uma Amarok 2.0 monoturbo com 200 mil km sem problemas, Ranger com 100 mil km sem problemas, S10 com 30 mil cheia de problemas (a minha 12/13) e por aí vai...

Claro que ninguém quer comprar uma bomba, mas considero que, como o atual nível das picapes, nenhuma delas seja uma bomba. Todas evoluiram muito.

Agora se o critério for exclusivamente financeiro, eu faria umas contas de consumo e manutenção e provavelmente isso iria resultar numa Amarok S monoturbo com aquelas lindas rodas de Kombi.

Um abraço!

Monster Flux
06/02/2020, 07:30
Valeu pessoal, muito bom ler suas opiniões.

"Ranger: A melhor picape já fabricada e que jamais será superada por nenhum concorrente para toda eternidade kkkkkkkk "
:chorandoderir: :chorandoderir:

Também acho que a Ranger é a melhor picape, mas estou passando por uma má fase com a minha.
Apesar de ser apaixonado por ela, minha paciência está acabando.

Penso em não mais publicar os problemas que estou tendo com ela, para não passar mais vergonha.
Os caras da CSS inicialmente diagnosticaram falha no sensor de rotação.
Mas no dia seguinte me ligaram dizendo que não poderiam entregar o carro, pois surgiu outro problema no sensor de comando de válvula. A Ranger agora liga, mas ficou sem marcha lenta.
Seria esse o tal sensor de sincronismo ?

Para mim eles se enrolaram e fizeram m...
Como pode 2 sensores apresentarem falha ao mesmo tempo.

O fato é que vou entrar na 4ª semana sem o carro. E eles parecem não saber solucionar a(s) falha(s).

Nesses 7 anos com a Ranger tive muito mais alegrias que tristezas. Nunca tive uma picape. Essa foi a primeira.
É disparado o melhor carro que eu já tive.
Tanto que eu brinco chamando ela de Ranger-terapia.
Então ela ainda tem crédito comigo.

Minha vontade é de trocá-la por outra Ranger Limited ou XLT mais nova.
Dizem que a Ford resolveu a maioria dos problemas na 2019, fora as melhorias que implementaram nela.
Mas prefiro aguardar o lançamento da Ranger 2022 que pelas imagens será linda.

Para mim, design e beleza são fundamentais. E nesse quesito a Ranger é a melhor (para o meu gosto).
Concordo com o MFCB, a L200 era muito bonita, mas conseguiram estragar com ela.

Enfim... estou aguardando que consigam consertar a minha Ranger.

Miranda_MG
06/02/2020, 08:00
Essa garantia de 5 anos desses modelos novos é muito tentadora. E deve dar uma paz de espírito danada também. ;)

Tinha falado que a minha não tinha nada, mas me enganei. O acionamento do vidro elétrico da porta traseira do meu lado não acontece. Não sei quando parou de funcionar, porque não uso, já que meu filho fica do lado do passageiro. E não é o interruptor, porque não atende o comando nem da porta do motorista e nem da referida. Torcer para ter soltado o conector só.

O atuador do ar também começou com os tec, tec de novo. Falei ontem na CSS e o consultor que me atende disse que eles têm em estoque e que o serviço e a peça são gratuitos. Tenho que agendar. E me lembrei do forista aqui que está com alguma dificuldade com isso.

Abraço,

Miranda

mfcb
06/02/2020, 11:18
Valeu pessoal, muito bom ler suas opiniões.

"Ranger: A melhor picape já fabricada e que jamais será superada por nenhum concorrente para toda eternidade kkkkkkkk "
:chorandoderir: :chorandoderir:

Também acho que a Ranger é a melhor picape, mas estou passando por uma má fase com a minha.
Apesar de ser apaixonado por ela, minha paciência está acabando.

Penso em não mais publicar os problemas que estou tendo com ela, para não passar mais vergonha.
Os caras da CSS inicialmente diagnosticaram falha no sensor de rotação.
Mas no dia seguinte me ligaram dizendo que não poderiam entregar o carro, pois surgiu outro problema no sensor de comando de válvula. A Ranger agora liga, mas ficou sem marcha lenta.
Seria esse o tal sensor de sincronismo ?

Para mim eles se enrolaram e fizeram m...
Como pode 2 sensores apresentarem falha ao mesmo tempo.

O fato é que vou entrar na 4ª semana sem o carro. E eles parecem não saber solucionar a(s) falha(s).

Nesses 7 anos com a Ranger tive muito mais alegrias que tristezas. Nunca tive uma picape. Essa foi a primeira.
É disparado o melhor carro que eu já tive.
Tanto que eu brinco chamando ela de Ranger-terapia.
Então ela ainda tem crédito comigo.

Minha vontade é de trocá-la por outra Ranger Limited ou XLT mais nova.
Dizem que a Ford resolveu a maioria dos problemas na 2019, fora as melhorias que implementaram nela.
Mas prefiro aguardar o lançamento da Ranger 2022 que pelas imagens será linda.

Para mim, design e beleza são fundamentais. E nesse quesito a Ranger é a melhor (para o meu gosto).
Concordo com o MFCB, a L200 era muito bonita, mas conseguiram estragar com ela.

Enfim... estou aguardando que consigam consertar a minha Ranger.

Por mais que a tentação seja grande, eu não compro mais carro lançamento... Acho que o principal desgosto que tive com a S10 é que as primeiras tinham vários defeitos que a GM foi corrigindo ou melhorando ao longo do tempo. E se formos procurar, as primeiras Hilux 2006 eram muito problemáticas (bicos e discos de freio), as primeiras Rangers NGD e até o Gol 2008 que teve um problemas sérios no motor. As Hilux 2016 também com inflitração de poeira em várias unidades. Onix pegando fogo e por aí vai...

Também fico ansioso pela nova Ranger, dizem que será desenvolvida em parceria com Vw. Mas, se eu puder comprá-la, vai ser depois de pelos menos 1 ou 2 anos consolidada no mercado kkkkk

Abraço

Monster Flux
06/02/2020, 14:00
Por mais que a tentação seja grande, eu não compro mais carro lançamento... Acho que o principal desgosto que tive com a S10 é que as primeiras tinham vários defeitos que a GM foi corrigindo ou melhorando ao longo do tempo. E se formos procurar, as primeiras Hilux 2006 eram muito problemáticas (bicos e discos de freio), as primeiras Rangers NGD e até o Gol 2008 que teve um problemas sérios no motor. As Hilux 2016 também com inflitração de poeira em várias unidades. Onix pegando fogo e por aí vai...

Também fico ansioso pela nova Ranger, dizem que será desenvolvida em parceria com Vw. Mas, se eu puder comprá-la, vai ser depois de pelos menos 1 ou 2 anos consolidada no mercado kkkkk

Abraço

Verdade MFCB.

Acabei não comentando isso, mas acredito que a minha Ranger apresenta muitas falhas por ser uma das primeiras dessa serie da Nova Ranger.

Comprei ela em nov/2012, mas ela foi construida em mar/2012.
Muito no início da nova fase.

Essas primeiras Rangers apresentaram muitas falhas mesmo, que depois foram sendo depuradas nos anos seguintes.

A Ranger que será lançada em 2022, provavelmente terá problemas inerentes aos carros de lançamento.
O negócio é comprar depois de uns 2 ou 3 anos do lançamento.

Monster Flux
06/02/2020, 19:13
Aleluia irmãos !

Ranger consertada.

Substituídos:

1) Sensor de posição (sensor fase) - Comando Válvulas -> cód. 6C1112K073AC
2) Sensor CPS de posição do virabrequim -> cód. BK216D315BA

Em tempo:

Estava na hora de trocar a bateria.
Eu estava usando uma Moura 75Ah que era boa e até que durou bastante (2 anos e 7 meses).
Mas com 2 anos aproximadamente, tive que fazer uma carga lenta de 24h que deu uma sobrevida para ela.

-> Bateria Moura 75Ah – 12V – M75LD ( Cx. Alta )

Especificações Técnicas :

Tensão: 12v
C20: 75Ah
RC25: 120mim
CCA -18ºC: 550A
Peso: 17kg
Dimensões (CompxLargxAlt): 282mm x 175mm x 190mm
Preço: R$540,00
Garantia: 18 meses

Decidi colocar uma um pouco melhor.

-> Bateria Moura EFB 72Ah – MF72LD – Ideal Para Carros c/ Sistema Start-Stop ( Stop-Go ) - 12V

Especificações Técnicas :

Tensão:12v
C20:72Ah
RC25:115mim
HCA -18ºC:650A
Peso:20,5kg
Dimensões (CompxLargxAlt):278mm x 175mm x 190mm
Preço: R$645,00
Garantia: 24 meses

Ela tem maior corrente de partida, e coube na bandeja (no limite).

"O que são baterias EFB?

As baterias do modelo EFB (Enhanced Flooded Battery) – que em português significa “baterias convencionais melhoradas” – são as mais indicadas para os veículos com sistema simples de start-stop. A EFB é a evolução das baterias SLI (convencionais) e por isso, ela é utilizada em automóveis que precisam de cargas rápidas para dar várias partidas ao longo do trajeto. Algumas montadoras têm aderido essa tecnologia em seus projetos por ter um menor custo e resultados elétricos semelhantes a bateria AGM."

As baterias AGM são caríssimas, uma 80Ah custa algo em torno de R$1.300,00.

maurilio junior
10/02/2020, 11:26
Boa Noite,

Vamos lá, cada um com sua opinião, vamos a minha... Até porque estou pensando em trocar a minha por considerar um prazo razoável a troca de carro a cada 3 anos... Mas nada decidido, apenas pensando.

Temos uma sw4 14/15, 82 mil km, nunca deu problema em nada. Da mesma forma, minha Ranger está com seus 50 mil km e nada de problemas, felizmente! Porém destaco que as revisões são bem mais caras da Toyota do que da Ranger. O consumo da sw4 é melhor, mas não anda nada... Prefiro fazer 9 km/l com a Ranger que anda bem do que 10 km/l com ela que é manca, anda praticamente igual a Ranger 2.2 que eu tinha.

Vou falar da última escolha para a primeira:

L200: Câmbio automático de 5 marchas? Pra mim já tá fora... Além disso, a que pra mim era a mais bonita se tornou a mais feia. Tudo bem que o diferencial central é uma vantagem, mas a Amarok tem isso, a sw4 também (as mais novas não mais) e na prática o controle de estabilidade bem calibrado da Ranger é mais seguro do que andar com o carro no 4x4 ligado.

Hilux: A mais cara de todas que não oferece nada a mais. Não quebra e não desvaloriza igual as outras? Ok... Mas se for pra investir $ é melhor colocar a grana em algum investimento, qualquer carro é sinonimo de despesa... Uns mais outros menos... E pra mim não faz sentido ficar um carro pior que os outros pq ele não quebra... Estabilidade terrível, revisões caras, anda muito pouco se comparada às demais...

S10: Anda muito (não vale comparar com a Amarok v6) e é muito espaçosa. Ponto final. Acho mal acabada, com suspensão que melhorou, mas ainda deve em relação a Ranger, Frontier e Amarok. Tive duas que só me deram problemas. Dizem que as atuais melhroraram. Eu não pago pra ver.

Frontier: Fiquei na dúvida se colocava a S10 na frente. Mas acho que vale pela inovação: suspensão traseira independente que melhora bastante o conforto pra quem vai atrás, teto solar na versão top, câmbio de 7 marchas. Enfim, gostei do carro. 2 turbinas que deixam a condução agradável, bem acabada. Acho que é uma picape um pouco injustiçada no mercado brasileiro.

Amarok: Gostei da suspensão e motor v6 dispensa comentários. Mas o v6 acaba saindo muito caro em relação as versões intermediárias (Ranger XLT e S10 LTZ). Gostei da suspensão, mas o painel de Gol, a mesma cara há 10 anos e a falta de reduzida me desanimam...

Ranger: A melhor picape já fabricada e que jamais será superada por nenhum concorrente para toda eternidade kkkkkkkk Brincadeiras a parte, acho que o câmbio e, consequentemente, o consumo deveriam melhorar bastante. Ela é a que mais bebe e não é a que mais anda. O conversor de torque patina demais. E o resto? O resto me agrada bastante... Anda bem, é excelente em curvas, muito boa na estrada de chão, não bate nada, acabamento justo, painel digital, pacote de segurança completo... O grande medo é dar problema pelo que andam falando, mas ainda me restam mais de 2 anos de garantia. Enfim... Estou avaliando a troca da minha por uma 2020.

Problemas todas dão, umas menos outras mais... Tenho vários amigos/parentes que tem diversas caminhonetes. Tem Hilux que dá problema tb. Conheço uma Amarok 2.0 monoturbo com 200 mil km sem problemas, Ranger com 100 mil km sem problemas, S10 com 30 mil cheia de problemas (a minha 12/13) e por aí vai...

Claro que ninguém quer comprar uma bomba, mas considero que, como o atual nível das picapes, nenhuma delas seja uma bomba. Todas evoluiram muito.

Agora se o critério for exclusivamente financeiro, eu faria umas contas de consumo e manutenção e provavelmente isso iria resultar numa Amarok S monoturbo com aquelas lindas rodas de Kombi.

Um abraço!
Eu também penso da mesma forma, todas as camionetes dão problemas e o que difere na minha opinião é o pós vendas das montadoras e concessionárias.Sobre ranger, considero ela a melhor camionete do mercado pelo que entrega por um preço menor que das concorrentes, começando pela que já vem de fábrica com 7 airbags, direção elétrica, central multimídia, entre outro itens que só algumas versões topo de linha das concorrentes tem.

maurilio junior
10/02/2020, 11:28

Abraço
Meu pai teve hilux srv 2005/2006, e ranger limited 2012/2013 e as duas deram problemas, depois disso eu cheguei a conclusão de que carro lançamento nunca mais kkkk

rossetto
10/02/2020, 20:11
Falando em problemas, LCD da central já foi pro pau, amanhã vou ver se vão chiar ao acionar a garantia.

571010
571011

Miranda_MG
12/02/2020, 04:22
Resolveu, rosseto?

Falando em problemas, LCD da central já foi pro pau, amanhã vou ver se vão chiar ao acionar a garantia.

571010
571011

rossetto
12/02/2020, 09:16
Vai ser trocada na garantia na próxima revisão, pelo menos parece que a Ford melhorou o atendimento depois do baque que levou, já estou sendo tratado bem melhor do que nas primeiras revisões.

Miranda_MG
12/02/2020, 09:38
Deixei a minha para trocarem o atuador do ar agora. MO e peça gratuitas.

Aproveitei e pedi para lavarem, já que estava lá mesmo. Ainda tinha muito barro sobre os estribos.

Vai ser trocada na garantia na próxima revisão, pelo menos parece que a Ford melhorou o atendimento depois do baque que levou, já estou sendo tratado bem melhor do que nas primeiras revisões.

rossetto
12/02/2020, 11:03

Aproveitei e pedi para lavarem, já que estava lá mesmo. Ainda tinha muito barro sobre os estribos.

Atuador tb foi trocado para mim duas vezes, tudo na garantia, pior que na última me ofereceram lavagem, deixa eu sair da fazenda e ir direto pra ver se vão oferecer hahahahaha

Monster Flux
13/02/2020, 12:35
Entrei na fase de ficar caçando peças usadas (Mercado Livre por exemplo).
Porque o preço cobrado pelas peças originais é absurdo.

Por exemplo:
O display do controle do ar-condicionado (dual zone) do lado do motorista, apagou. Mas o controle ainda funciona.
E o valor ajustado da temperatura também aparece no LCD da central multimídia.

Tanto que trocar essa peça acaba sendo quase um capricho. Nem sei se vou comprar outra.

571051

Peça nova na Ford -> R$2.350,00 aproximadamente
Peça nova o Mercado Livre -> R$1.890,00
Peça usada Mercado Livre -> entre R$299,00 à R$700,00

571052

Essa outra eu mesmo troquei. Comprei no Mercado Livre.
Relativamente fácil de fazer.

E por aí vai...

Nicmartinhao
13/02/2020, 12:49

Miranda, qual é o sintoma de defeito no atuador? Pergunto pois um dia desses, durante uma semana de chuvas, o meu ar condicionado não desligava. Ai apertei algumas vezes o botão e desligou. E então não ligava mais. No dia seguinte voltou a funcionar perfeitamente. Eu imaginei que era devido a umidade.

Fulvio Aires
13/02/2020, 13:44
Boa tarde, possuímos uma Ranger limited 18/18 com 40K rodado! Até agora 0 defeitos, diferente da 2013 que tínhamos, troquei os faróis de milha e os baixos por super led da ASX 6000k em abril de 2019, porém de um dos lados queimou agora, alguém tem indicação de lâmpadas super led com alta qualidade? Essas ASX são muito bonitas, parece Xenon e da uma aparência que veio de fabrica com o carro

rossetto
14/02/2020, 06:49
Miranda, qual é o sintoma de defeito no atuador? Pergunto pois um dia desses, durante uma semana de chuvas, o meu ar condicionado não desligava. Ai apertei algumas vezes o botão e desligou. E então não ligava mais. No dia seguinte voltou a funcionar perfeitamente. Eu imaginei que era devido a umidade.

O que me explicaram, nas single zone são 3 atuadores e na dual zone 4, um da circulação aberta/fechada, outro do "tempero" do ar frio/quente e outro não lembro, mas nenhum dava problema em ligar e desligar, talvez seja algum problema elétrico mesmo.

rossetto
14/02/2020, 06:50
Boa tarde, possuímos uma Ranger limited 18/18 com 40K rodado! Até agora 0 defeitos, diferente da 2013 que tínhamos, troquei os faróis de milha e os baixos por super led da ASX 6000k em abril de 2019, porém de um dos lados queimou agora, alguém tem indicação de lâmpadas super led com alta qualidade? Essas ASX são muito bonitas, parece Xenon e da uma aparência que veio de fabrica com o carro

Amigo, pergunta sincera pq eu passo muita raiva em BR, esses LEDS seus não ofuscam a visão do motorista contrário?

Monster Flux
14/02/2020, 07:27

O defeito mais comum é que o atuador não fecha totalmente a portinhola do ar quente.
Consequentemente ocorre a "contaminação" de ar quente no ar frio, e o resultado é que o ar condicionado não esfria ou não esfria o tanto que deveria.

Não tem relação com o liga/desliga do sistema de ar condicionado, como no seu relato.

paulorl
14/02/2020, 15:49
Entrei na fase de ficar caçando peças usadas (Mercado Livre por exemplo).
Porque o preço cobrado pelas peças originais é absurdo.

Por exemplo:
O display do controle do ar-condicionado (dual zone) do lado do motorista, apagou. Mas o controle ainda funciona.
E o valor ajustado da temperatura também aparece no LCD da central multimídia.

Tanto que trocar essa peça acaba sendo quase um capricho. Nem sei se vou comprar outra.

571051

Peça nova na Ford -> R$2.350,00 aproximadamente
Peça nova o Mercado Livre -> R$1.890,00
Peça usada Mercado Livre -> entre R$299,00 à R$700,00

571052

Essa outra eu mesmo troquei. Comprei no Mercado Livre.
Relativamente fácil de fazer.

E por aí vai...

Monster, pega seu display e leva em alguma loja que mexa com eletrônica em geral e veja se eles não podem te ajudar, provavelmente foi apenas a lampada/led de backligth que queimou!

paulorl
14/02/2020, 15:55
MONSTER, dá uma olhada nesse vídeo. É de um teclado mas dá pra ter ideia do que estou falando, talvez vc consiga fazer o teste que ele fez de ligar uma lanterna na frente do display pra ver se ele está funcionando.

https://www.youtube.com/watch?v=1pXuCJa2t2Q

Monster Flux
14/02/2020, 19:58
Paulorl, valeu !

Fiz o teste com a lanterna e consegui ver o display funcionando.

Realmente queimou o led de backlight.

Vou procurar algum lugar que conserte isso.

Obrigado

Fulvio Aires
15/02/2020, 01:27
Amigo, pergunta sincera pq eu passo muita raiva em BR, esses LEDS seus não ofuscam a visão do motorista contrário?

Raramente pedem pra baixar o farol quando tá no baixo, entao creio eu que não ofuscam.

Monster Flux
17/02/2020, 06:37

Não é só com você Rossetto.
Essas luzes totalmente fora do padrão também me incomodam muito.

Infelizmente isso virou uma febre.
Cada um pensando só em deixar o carro bonitinho, e danem-se os outros.

Retrato do Brasil

GLIDER
18/02/2020, 08:48
bom dia pessoal, alguem sabe onde encontrar a coifa do cardã dianteiro da tração 4x4 da Ranger 3.2 diesel 2014? e qual codigo dessa peça? Uma linha de pipa com cerol cortou no meio a coifa.

571101

GLIDER
18/02/2020, 11:15
bom dia pessoal, alguem sabe onde encontrar a coifa do cardã dianteiro da tração 4x4 da Ranger 3.2 diesel 2014? e qual codigo dessa peça? Uma linha de pipa com cerol cortou no meio a coifa.

571101

obs:. (CARDAN)

Monster Flux
18/02/2020, 20:09
Glider, não consegui encontrar essa peça.
Bem difícil de achar.
Já tentou nas CSS ?

Tem outra que eu também não estou encontrando na internet.

Protetor lateral externo do banco dianteiro do passageiro.

Protetor ou moldura ou acabamento.

O interno tem aos montes, mas o externo tá difícil de achar.

Monster Flux
18/02/2020, 20:15
Alguém já usou os amortecedores Monroe Dakar ?

Vale a pena ?

571120

GLIDER
19/02/2020, 07:10
Glider, não consegui encontrar essa peça.
Bem difícil de achar.
Já tentou nas CSS ?

Tem outra que eu também não estou encontrando na internet.

Protetor lateral externo do banco dianteiro do passageiro.

Protetor ou moldura ou acabamento.

O interno tem aos montes, mas o externo tá difícil de achar.

eu achei uma autopeças chamada Fasa, que parece que tem, é da marca CBR, codigo CBR3042 mas não tinha em estoque. Na concessionaria vende o cardan inteiro :screwy:

Miranda_MG
19/02/2020, 08:47
Não entendi bem pela foto que coifa é essa, GLIDER. Pode explicar melhor?

Abraço,

Miranda

eu achei uma autopeças chamada Fasa, que parece que tem, é da marca CBR, codigo CBR3042 mas não tinha em estoque. Na concessionaria vende o cardan inteiro :screwy:

Monster Flux
19/02/2020, 10:17

Abraço,

Miranda

Oi Miranda, desculpe a intromissão, mas acredito que seja a coifa parecida com a usada na Cherokee.
Essa da Cherokee vende no Mercado Livre.
A coifa da Ranger é bem parecida.

Também chamada de Guarda Pó deslizante. Ou bolachão.

A imagem abaixo deve esclarecer.

571127

GLIDER
19/02/2020, 11:08
Bom dia amigos Monster e Miranda. Essa borracha o nome não é coifa? sim já vi algums chamando de guarda pó. Ela é do cardan da tração dianteira, a Ranger 4x4 tem 2 cardans o traseiro de tamanho maior e que liga a caixa de tranferencia ao diferencial traseiro e tem o cardan dianteiro que liga a caixa de transferencia ao diferencial dianteiro e é de tamanho menor. Este cardan da tração dianteira tem uma coifa ou guarda pó, e é esta peça de borracha que estragou.

GLIDER
19/02/2020, 11:11
Oi Miranda, desculpe a intromissão, mas acredito que seja a coifa parecida com a usada na Cherokee.
Essa da Cherokee vende no Mercado Livre.
A coifa da Ranger é bem parecida.

Também chamada de Guarda Pó deslizante. Ou bolachão.

A imagem abaixo deve esclarecer.

571127

Monster, essa ai no visual é parecida, teria de ver se é a mesma medida.

GLIDER
19/02/2020, 11:13

Abraço,

Miranda

Miranda. Essa borracha o nome não é coifa? sim já vi algums chamando de guarda pó. Ela é do cardan da tração dianteira, a Ranger 4x4 tem 2 cardans o traseiro de tamanho maior e que liga a caixa de tranferencia ao diferencial traseiro e tem o cardan dianteiro que liga a caixa de transferencia ao diferencial dianteiro e é de tamanho menor. Este cardan da tração dianteira tem uma coifa ou guarda pó, e é esta peça de borracha que estragou.. Essa peça fica ao lado do carter do cambio AT

https://memorialpecas.com.br/img/imagens_produto/20170503_104250_____AB394A376ADXC.PNG

paulorl
19/02/2020, 16:24
Alguém já usou os amortecedores Monroe Dakar ?

Vale a pena ?

571120

Fala Monster

Eu abri um tópico a tempos atrás sobre esse amortecedor, dá uma pesquisada pra ver se acha, senão eu procuro e te passo. Eu também fiquei interessado, mas acabei comprando os monroe convencionais mesmo, por conta exclusivamente do preço. Esse amortecedor é bastante comum na argentina, aqui no brasil nem tanto... Tem informações sobre os fabricantes nesse tópico que comentei, algumas pessoas chegaram a trocar idéias, mas nada que tenha me ajudado a optar pela compra, pelo menos na minha opinião. Mas, se eu fosse comprar hoje, eu acho que arriscaria pegar os dakar. Acho os monroe convencionais muito molengas. Troquei apenas da traseira, estou com um barulho na dianteira da minha ranger que não estou conseguindo identificar, é um barulho de ferro raspando e estava muito intermitente, mas agora passou a ser o tempo todo, mas apenas quando passo em lombadas, na hora que a frente do carro "sobe" e também na hora que "desce". Em ruas esburacadas não faz o barulho, muito estranho. Estou achando que é o amortecedor dianteiro que deve ter ferrado e está raspando no fim de curso. O estranho é que não tem vazamento de óleo nem nada. Mas, se eu for trocar os dianteiros, estou pensando seriamente em pegar o dakar, espero que ele seja mais firme, acho a frente da ranger muito pesada para os originais.

paulorl
19/02/2020, 16:26
Miranda. Essa borracha o nome não é coifa? sim já vi algums chamando de guarda pó. Ela é do cardan da tração dianteira, a Ranger 4x4 tem 2 cardans o traseiro de tamanho maior e que liga a caixa de tranferencia ao diferencial traseiro e tem o cardan dianteiro que liga a caixa de transferencia ao diferencial dianteiro e é de tamanho menor. Este cardan da tração dianteira tem uma coifa ou guarda pó, e é esta peça de borracha que estragou.. Essa peça fica ao lado do carter do cambio AT

https://memorialpecas.com.br/img/imagens_produto/20170503_104250_____AB394A376ADXC.PNG

Glider, acho que o nome pode ser esses dois mesmo, tanto faz coifa ou guarda pó. Mas isso é o que menos importa. Eu não achei essa peça avulsa pra vender não, mas eu acho que vc vai ter mais sorte se procurar uma oficina de cardans, que fazem reparos e balanceamentos do mesmo. Aqui na minha cidade tem uma oficina que só mexe com isso, acredito que na sua região também tenha. Esses caras devem ter algo que sirva ou que se adapte facilmente.

[]s

Monster Flux
19/02/2020, 18:03
Fala Monster

Eu abri um tópico a tempos atrás sobre esse amortecedor, dá uma pesquisada pra ver se acha, senão eu procuro e te passo. Eu também fiquei interessado, mas acabei comprando os monroe convencionais mesmo, por conta exclusivamente do preço. Esse amortecedor é bastante comum na argentina, aqui no brasil nem tanto... Tem informações sobre os fabricantes nesse tópico que comentei, algumas pessoas chegaram a trocar idéias, mas nada que tenha me ajudado a optar pela compra, pelo menos na minha opinião. Mas, se eu fosse comprar hoje, eu acho que arriscaria pegar os dakar. Acho os monroe convencionais muito molengas. Troquei apenas da traseira, estou com um barulho na dianteira da minha ranger que não estou conseguindo identificar, é um barulho de ferro raspando e estava muito intermitente, mas agora passou a ser o tempo todo, mas apenas quando passo em lombadas, na hora que a frente do carro "sobe" e também na hora que "desce". Em ruas esburacadas não faz o barulho, muito estranho. Estou achando que é o amortecedor dianteiro que deve ter ferrado e está raspando no fim de curso. O estranho é que não tem vazamento de óleo nem nada. Mas, se eu for trocar os dianteiros, estou pensando seriamente em pegar o dakar, espero que ele seja mais firme, acho a frente da ranger muito pesada para os originais.

Fala Paulo, beleza !?

Também vou arriscar e instalar os Monroe Dakar na próxima troca, daqui uns 80.000Km.
Pois acabei de trocar os 4 amortecedores pelo Monroe convencional.
Também acho molenga, mas o preço foi o fator determinante.
Depois vou ver o tópico que você criou.

Esse ruído que você descreveu na suspensão dianteira eu também tive exatamente igual o seu.

Era uma bucha estourada, não lembro qual.
Mas fazia ferro raspar em ferro. E o barulho acontecia no sobe e desce das lombadas.

Verifique o estado das 8 buchas dianteiras, as 4 superiores e as 4 inferiores.

Troquei as buchas e resolveu. Silêncio total.
Troquei as 8 buchas das bandejas e mais 2 da barra estabilizadora.
Troquei os 2 amortecedores dianteiros.

Nessa troca, também tive que trocar uns dos 4 pivots, que estava com jogo, pois também estourou.
Mas o ruído era causado por uma bucha estourada.

Isso foi com 80.000Km aproximadamente, em 2018 se não me engano.
Até agora (123.000Km) sem barulho algum.

Paulo, acabei de lembrar qual foi a bucha que estourou e causava o ruído igual o seu.

Foi a bucha de um dos 2 amortecedores dianteiros.

Veja o vídeo abaixo:

571132

https://www.youtube.com/watch?v=n7-YV6kHGOQ

Abraços

Monster Flux
19/02/2020, 18:24
Bom dia amigos Monster e Miranda. Essa borracha o nome não é coifa? sim já vi algums chamando de guarda pó. Ela é do cardan da tração dianteira, a Ranger 4x4 tem 2 cardans o traseiro de tamanho maior e que liga a caixa de tranferencia ao diferencial traseiro e tem o cardan dianteiro que liga a caixa de transferencia ao diferencial dianteiro e é de tamanho menor. Este cardan da tração dianteira tem uma coifa ou guarda pó, e é esta peça de borracha que estragou.

Oi Glider !

Como o Paulo já disse, o nome daquela borracha é coifa sim.

Guarda pó, Guarda pó deslizante ou Bolachão, são outros nomes que usam para a mesma peça.

Abs

paulorl
19/02/2020, 19:24
Fala Paulo, beleza !?

Também vou arriscar e instalar os Monroe Dakar na próxima troca, daqui uns 80.000Km.
Pois acabei de trocar os 4 amortecedores pelo Monroe convencional.
Também acho molenga, mas o preço foi o fator determinante.
Depois vou ver o tópico que você criou.

Esse ruído que você descreveu na suspensão dianteira eu também tive exatamente igual o seu.

Era uma bucha estourada, não lembro qual.
Mas fazia ferro raspar em ferro. E o barulho acontecia no sobe e desce das lombadas.

Verifique o estado das 8 buchas dianteiras, as 4 superiores e as 4 inferiores.

Troquei as buchas e resolveu. Silêncio total.
Troquei as 8 buchas das bandejas e mais 2 da barra estabilizadora.
Troquei os 2 amortecedores dianteiros.

Nessa troca, também tive que trocar uns dos 4 pivots, que estava com jogo, pois também estourou.
Mas o ruído era causado por uma bucha estourada.

Isso foi com 80.000Km aproximadamente, em 2018 se não me engano.
Até agora (123.000Km) sem barulho algum.

Paulo, acabei de lembrar qual foi a bucha que estourou e causava o ruído igual o seu.

Foi a bucha de um dos 2 amortecedores dianteiros.

Veja o vídeo abaixo:

571132

https://www.youtube.com/watch?v=n7-YV6kHGOQ

Abraços

Fala Monster!

Valeu as dicas! Troquei esses dias atrás as buchas superiores da esquerda + pivô superior, e tempos atrás as buchas inferiores da direita. Realmente havia uma bucha superior da esquerda que estava rasgada, achei que era ela o barulho, aí troquei o par e também o pivô que estava com a coifa rasgada porém o barulho não sumiu, ainda estava no modo “intermitente”. Essa semana que ficou constante. Levei o carro na Dpaschoal para verificar alinhamento e estava ok, o cara que fez a verificação disse exatamente isso que vc falou, que na ranger é comum estourar a bucha do amortecedor, mas ele verificou na hora e aparentemente está ok... Não sei se fico feliz ou triste kkk feliz por estar ok mas triste por não achar a porcaria do barulho. Já pensei em colocar a GoPro presa lá embaixo filmando pra ver se consigo descobrir algo. Se alguém tiver mais dicas, agradeço!

A propósito o tópico do Monroe Dakar é esse: https://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/174502-amortecedores-monroe-dakar-alguem-conhece.html

Mesmo já tendo comprado os comuns vale a pena dar uma olhadinha lá e de repente contribuir com alguma informação nova. A única informação nova que sei é que o preço subiu pra caramba!!! Fui pesquisar e aumentou cerca de 30%... caraca...

Abraço

Ldromachado
20/02/2020, 02:12
Boa noite amigos. Estou começando a pesquisar na intenção de partir para minha quarta Ranger. Agora estou procurando uma 3.2 XLT de preferência, ou limited (sonho) ou uma xls, de 2013 pra frente. E gostaria da ajuda de vcs para saber o que cuidar na hora da vistoria? Tem algum recall para esse modelo que tenho que olhar se o proprietário fez? Teve aquele problema da mangueira do ar condicionado vasando pra dentro da cabine. Queria saber se teve algum problema crítico com motor, tração, câmbio tanto o manual como o automático, suspensão, arrefecimento? Se puderem me ajudar agradeço muito.....

Miranda_MG
20/02/2020, 06:07
GLIDER,

Perdão pela demora. Segue a figura com a ilustração e, à direita, o código da peça em destaque.

Abraço,

Miranda

571133

GLIDER
20/02/2020, 07:08
Glider, acho que o nome pode ser esses dois mesmo, tanto faz coifa ou guarda pó. Mas isso é o que menos importa. Eu não achei essa peça avulsa pra vender não, mas eu acho que vc vai ter mais sorte se procurar uma oficina de cardans, que fazem reparos e balanceamentos do mesmo. Aqui na minha cidade tem uma oficina que só mexe com isso, acredito que na sua região também tenha. Esses caras devem ter algo que sirva ou que se adapte facilmente.

[]s

Bom dia Paulo! Vou procurar alguma oficina para ver se encontro essa peça, obrigado.

GLIDER
20/02/2020, 07:09
Oi Glider !

Como o Paulo já disse, o nome daquela borracha é coifa sim.

Guarda pó, Guarda pó deslizante ou Bolachão, são outros nomes que usam para a mesma peça.

Abs

Obrigado era o que imaginava, vários nomes para mesma peça.

GLIDER
20/02/2020, 07:13
GLIDER,

Perdão pela demora. Segue a figura com a ilustração e, à direita, o código da peça em destaque.

Abraço,

Miranda

571133

Bom dia Miranda, esse item que vc postou é do cardan traseiro. No caso seria coifa do cardan dianteiro.

GLIDER
20/02/2020, 07:25
como o Monster falou vou avaliar se compro essa peça no mercado livre

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-794652073-coifa-cardan-cherokee-92-ate-98-ranger-_JM?matt_tool=86155663&matt_word&gclid=EAIaIQobChMI6oW3qfXf5wIVxgeRCh3hCQxzEAkYASAB EgLR5PD_BwE&quantity=1

https://http2.mlstatic.com/coifa-cardan-cherokee-92-ate-98-ranger-D_NQ_NP_906018-MLB29876208481_042019-F.webp

pode ser que não sirva, mas ficar andando com esse guarda pó aberto pode danificar o cardan com o tempo.

paulorl
20/02/2020, 10:19
como o Monster falou vou avaliar se compro essa peça no mercado livre

https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-794652073-coifa-cardan-cherokee-92-ate-98-ranger-_JM?matt_tool=86155663&matt_word&gclid=EAIaIQobChMI6oW3qfXf5wIVxgeRCh3hCQxzEAkYASAB EgLR5PD_BwE&quantity=1

https://http2.mlstatic.com/coifa-cardan-cherokee-92-ate-98-ranger-D_NQ_NP_906018-MLB29876208481_042019-F.webp

pode ser que não sirva, mas ficar andando com esse guarda pó aberto pode danificar o cardan com o tempo.

Glider, eu vi um comentário na compra desse produto, pelo visto deve servir só vai ter que adaptar essa braçadeira.

[]s

"Otimo produto a borracha foi a unica que aguentou no cardã da ranger 2013 modelo novo mas tive que adptar um anel porque um dos lados não dá o tamanho certo.".

thyagovieira
20/02/2020, 10:54
Fala Monster!

Valeu as dicas! Troquei esses dias atrás as buchas superiores da esquerda + pivô superior, e tempos atrás as buchas inferiores da direita. Realmente havia uma bucha superior da esquerda que estava rasgada, achei que era ela o barulho, aí troquei o par e também o pivô que estava com a coifa rasgada porém o barulho não sumiu, ainda estava no modo “intermitente”. Essa semana que ficou constante. Levei o carro na Dpaschoal para verificar alinhamento e estava ok, o cara que fez a verificação disse exatamente isso que vc falou, que na ranger é comum estourar a bucha do amortecedor, mas ele verificou na hora e aparentemente está ok... Não sei se fico feliz ou triste kkk feliz por estar ok mas triste por não achar a porcaria do barulho. Já pensei em colocar a GoPro presa lá embaixo filmando pra ver se consigo descobrir algo. Se alguém tiver mais dicas, agradeço!

A propósito o tópico do Monroe Dakar é esse: https://www.4x4brasil.com.br/forum/forum-geral-4x4-brasil/174502-amortecedores-monroe-dakar-alguem-conhece.html

Mesmo já tendo comprado os comuns vale a pena dar uma olhadinha lá e de repente contribuir com alguma informação nova. A única informação nova que sei é que o preço subiu pra caramba!!! Fui pesquisar e aumentou cerca de 30%... caraca...

Abraço

Eu lembro de alguns relatos de problemas no câmbio automático e mangueira do intercooler.

maurilio junior
20/02/2020, 11:59
Boa noite amigos. Estou começando a pesquisar na intenção de partir para minha quarta Ranger. Agora estou procurando uma 3.2 XLT de preferência, ou limited (sonho) ou uma xls, de 2013 pra frente. E gostaria da ajuda de vcs para saber o que cuidar na hora da vistoria? Tem algum recall para esse modelo que tenho que olhar se o proprietário fez? Teve aquele problema da mangueira do ar condicionado vasando pra dentro da cabine. Queria saber se teve algum problema crítico com motor, tração, câmbio tanto o manual como o automático, suspensão, arrefecimento? Se puderem me ajudar agradeço muito.....
Bom dia, a ranger 3.2 automática 3.2 veio com alguns problemas "crônicos", como a famosa mangueira do radiador que ao estourar funde o motor, mangueira elétrica que estoura e faz com que o carro entre em modo de segurança, problema esse que foi solucionado apenas no facelfit em 2016, alguns relatos de problemas de câmbio, retentor de tração que muita gente teve que trocar também, bicos injetores que se algum travar aberto funde o motor, dentre outros, enfim, é o primeiro da atual geração da ranger e a mesma apresentou vários problemas mecânicos, eu particularmente procuraria uma mais nova tipo uma 2015 que já tem um histórico de problemas bem menor.

Ldromachado
20/02/2020, 16:10
Bom dia, a ranger 3.2 automática 3.2 veio com alguns problemas "crônicos", como a famosa mangueira do radiador que ao estourar funde o motor, mangueira elétrica que estoura e faz com que o carro entre em modo de segurança, problema esse que foi solucionado apenas no facelfit em 2016, alguns relatos de problemas de câmbio, retentor de tração que muita gente teve que trocar também, bicos injetores que se algum travar aberto funde o motor, dentre outros, enfim, é o primeiro da atual geração da ranger e a mesma apresentou vários problemas mecânicos, eu particularmente procuraria uma mais nova tipo uma 2015 que já tem um histórico de problemas bem menor.

Boa tarde Murilo, obrigado pelas dicas, mas minha grana ai só alcançaria uma xl 2.2 2015. Mas esses problemas se concertados, voltam a acontecer??? não existe uma correção? e Teria mais algum cuidado a se tomar na hora da compra?

LoucoPoeta
27/02/2020, 23:46
Nova Ranger 2022 tera a companhia do SUV Everest no Brasil (https://www.autossegredos.com.br/marcas/ford-marcas/exclusivo-nova-ford-ranger-estreia-em-2022-acompanha-do-suv-everest/amp/)

Lopes Fernando
29/02/2020, 11:37
Amarok encosta na S10 em numero de vendas no mês de Fevereiro, ultrapassando a Ranger.

https://www.noticiasautomotivas.com.br/amarok-se-aproxima-da-s10-nas-parciais-de-fevereiro/

Monster Flux
02/03/2020, 01:22
Amarok encosta na S10 em numero de vendas no mês de Fevereiro, ultrapassando a Ranger.

https://www.noticiasautomotivas.com.br/amarok-se-aproxima-da-s10-nas-parciais-de-fevereiro/

Pois é...

O motor V6 da Amarok tem um grande apelo. E realmente é tentador.

Isso me lembra aquela famosa frase:
"Potência vende carros, torque ganha corridas"

E a Amarok V6 consegue ter as duas coisas.

A Ford precisa se mexer rapidamente.

maurilio junior
02/03/2020, 12:12
Boa tarde Murilo, obrigado pelas dicas, mas minha grana ai só alcançaria uma xl 2.2 2015. Mas esses problemas se concertados, voltam a acontecer??? não existe uma correção? e Teria mais algum cuidado a se tomar na hora da compra?
Bom dia, se concertados podem não voltar a acontecer, mas, o custo desses reparos é muito alto, um motor por exemplo custa em torno de 15/20 mil reais, e eu já ouvi falar que o 3.2 não pega retifica, a solução é trocar mesmo.

rossetto
02/03/2020, 16:35
Pois é...

O motor V6 da Amarok tem um grande apelo. E realmente é tentador.

Isso me lembra aquela famosa frase:
"Potência vende carros, torque ganha corridas"

E a Amarok V6 consegue ter as duas coisas.

A Ford precisa se mexer rapidamente.

A expectativa fica como que com a colaboração das duas nos novos modelos tenhamos mais opções de motores, mas acho difícil por parte da Ford.

paulorl
03/03/2020, 15:14

Alguns desses problemas são resolvidos em recalls, procure dar uma olhada na página da ford os que ocorreram. Eu acho que se comprar uma que esteja ok, é só ficar atento e dar a correta manutenção preventiva, claro que já tendo em mente que possíveis intervenções nesses motores/cambios possam ser um pouco salgadas. Eu evitaria o cambio automático, tem uns tópicos criados aqui no fórum sobre os problemas. A 2.2 é uma boa opção, mas não tem as versões que você deseja, infelizmente.

Monster Flux
04/03/2020, 21:36
Chevrolet S10 tem desconto de R$ 44 mil em feira de agronegocio - Jornal do Carro - Estadao (https://jornaldocarro.estadao.com.br/carros/chevrolet-s10-tem-desconto-de-r-44-mil/)

"Chevrolet S10 com desconto de R$ 44 mil em relação à tabela, bônus acima de R$ 46 mil para a Volkswagen Amarok e de cerca de R$ 25 mil para a Ford Ranger e a Nissan Frontier. Esses são alguns dos destaques da 21ª edição da Expodireto Cotrijal, feira do setor agropecuário que vai até a próxima sexta-feira (6) em Não-Me-Toque (RS). As informações são do site comprerural.
Os abatimentos, de em média 20,2%, são exclusivos para produtores rurais. A boa notícia é que as ofertas não são restritas aos gaúchos. “Qualquer pessoa que estiver no evento poderá adquirir um veículo nas condições da feira”, informa a Volkswagen por meio de nota. Segundo a empresa, a negociação deve ser feita com um concessionário local.

As marcas costumam oferecer o benefício para toda a linha de produtos. Nas feiras de agronegócios, como a Rio Grande do Sul, acabam focando as picapes de cabine dupla.

Isso porque esses modelos podem ser utilizados tanto no trabalho quanto para lazer. O desconto varia de acordo com a estratégia de cada marca. A Nissan, por exemplo, informa que oferece abatimento médio de 17% para produtores rurais."

rossetto
05/03/2020, 07:57
O bom de comprar nessas feiras é que geralmente a garantia continua nos mesmos moldes de um compra "normal", tem marcas, inclusive a Ford, que limitam por KM a garantia se for compra no CNPJ ou PR.

felippetti
06/03/2020, 16:30
Pessoal, boa tarde!
Estou há um ano sem Ranger. Bateu crise de abstinência e estou estudando comprar outra agora.
Alguém aqui já tem a versão 2020? Estive lendo que a calibragem da suspensão estaria mais macia e confortável. Alguém consegue confirmar esta informação?
Desde já agradeço. Abraço a todos...

(Foto da saudosa 2015, só pra chamar atenção, hehehehhe...)

Kenko
09/03/2020, 17:25
[QUOTE=felippetti;2522945]Pessoal, boa tarde!
Estou há um ano sem Ranger. Bateu crise de abstinência e estou estudando comprar outra agora.
Alguém aqui já tem a versão 2020? Estive lendo que a calibragem da suspensão estaria mais macia e confortável. Alguém consegue confirmar esta informação?

Eu comprei uma XLT 2020 em Janeiro, Já estou na quarta Ranger já tive Ranger 2014 Limited, 2016 XLT e 2019XLT, Na minha opinião melhorou em tudo, a suspensão ficou muito boa, troca de marchas nem sente, Só achei que está bebendo muito, fiz uma viagem de Curitiba a Concórdia na Argentina 2800km ida e volta, foi uma maravilha, estou muito satisfeito com a minha, a melhor Ranger que já tive! Vamos ver se ela melhora no consumo está com apenas 5.000km

GLIDER
10/03/2020, 10:45
teste de opções de MERCON LV

https://www.youtube.com/watch?v=Cn2ku79zNMo

https://www.youtube.com/watch?v=MK_cXJi93Y4

os proximos serão Valvoline e Peak ambos para Mercon LV

felippetti
10/03/2020, 11:45
[QUOTE=felippetti;2522945]Pessoal, boa tarde!

Eu comprei uma XLT 2020 em Janeiro, Já estou na quarta Ranger já tive Ranger 2014 Limited, 2016 XLT e 2019XLT, Na minha opinião melhorou em tudo, a suspensão ficou muito boa, troca de marchas nem sente, Só achei que está bebendo muito, fiz uma viagem de Curitiba a Concórdia na Argentina 2800km ida e volta, foi uma maravilha, estou muito satisfeito com a minha, a melhor Ranger que já tive! Vamos ver se ela melhora no consumo está com apenas 5.000km

Excelente! Obrigado pelo seu review, Kenko!
Eu estou em dúvida entre uma XLT semi nova (2018 ou 2019) e uma XLS zero. A XLT seria mais completa, maior motor, menor valor e ainda já viria com a desvalorização de seminovo. No entanto, a XLS zero tem esta suspensão recalibrada, toques das antigas XLT (painel/multimídia), motor mais economico (prefiro) e, ora bolas, seria zero!

Dúvidas... dúvidas... =)

thyagovieira
10/03/2020, 13:46
[QUOTE=Kenko;2523052]

Eu estou em dúvida entre uma XLT semi nova (2018 ou 2019) e uma XLS zero. A XLT seria mais completa, maior motor, menor valor e ainda já viria com a desvalorização de seminovo. No entanto, a XLS zero tem esta suspensão recalibrada, toques das antigas XLT (painel/multimídia), motor mais economico (prefiro) e, ora bolas, seria zero!

Dúvidas... dúvidas... =)

Iria na 3.2 sem nem pensar! Motor muito mais forte e consumo ligeiramente maior. Prefiro o visual da XLT e se for semi nova já deve vir com todos os acessórios que obrigatoriamente terá que colocar.

Kenko
10/03/2020, 17:01
[QUOTE=felippetti;2523089]

Iria na 3.2 sem nem pensar! Motor muito mais forte e consumo ligeiramente maior. Prefiro o visual da XLT e se for semi nova já deve vir com todos os acessórios que obrigatoriamente terá que colocar.

Eu peguei a XLT 2020 cor Cinza Moscou por 150.000, (Brinde: Capota, protetor caçamba, película, emplacamento e primeira revisão grátis).

paulorl
11/03/2020, 15:08
[QUOTE=Kenko;2523052]

Dúvidas... dúvidas... =)

Eita.... Bom, no meu gosto e opinião, eu iria de XLS zero km!! Nada como um carro zerinho, ainda mais que a diferença entre ela e as xlt do modelo anterior não são tão gritantes, na realidade tem até vantagens em relação ao modelo anterior, então eu preferia ir em uma zero... Também não acho que haverá tanta diferença de motor que faça falta no dia a dia. Mas gosto é gosto!! :)

rossetto
11/03/2020, 19:14
XLS na cabeça, se achar que falta motor reprograma e seja feliz.

GLIDER
12/03/2020, 12:03
https://www.youtube.com/watch?v=CTzs1UW6HpI

LoucoPoeta
16/03/2020, 21:20
Boa noite, estou comprando uma XLS 4X4 AT, 0 KM, 2020/20. Mas será que a 2020/21 terá algumas mudanças? Quando sai a 2020/21?

rossetto
17/03/2020, 14:35
Acho que não terá mudança nenhuma até o final da linha que deverá ocorrer por volta de 2022.

Lucas_bergamini
19/03/2020, 17:29
Recentemente estou ''namorando'' uma ranger cs xls 3.2 4x4 13/14, sei que bem nesses anos foram as bem problemáticas (13 até 15 mais ou menos, pelo que vejo o pessoal comentar) na questão do motor, queria saber o que detalhe tenho que ficar atento ao verificar a ranger, lembrando que irei levar ela em uma oficina para fazer uma análise, mais sempre bom conhecer os defeitos antes de bater o martelo

LoucoPoeta
31/03/2020, 18:00
Ranger Storm: nova versao e '''banho de loja''' que obriga rivais a se mexerem - 31/03/2020 - UOL Carros (https://www.uol.com.br/carros/avaliacao/ford-ranger-storm.htm)

paulorl
31/03/2020, 21:24
Fala galera, tudo bem?

Estou sumido porque esse lance de quarentena está complicado, e pelo celular é ruim responder a tópicos.... Mas, vamos ao que interessa!!

Eu tinha reclamado aqui de uns barulhos na minha suspensão dianteira, do lado do motorista, um barulho de metal ao entrar/sair de lombadas. Alguém deu uma dica, desculpe não consegui achar o post, acho que foi o Glider ou o Monster, sobre verificar a bucha do amortecedor. O mecânico da dpaschoal também me disse que essa bucha era problema comum na ranger, que ela estourava com facilidade. O próprio mecânico verificou a do meus amortecedores, mas no local, e infelizmente ele não viu direito, acredito que pela dificuldade pois a peça se encontra sob pressão e tem umas abas metálicas que dificultam a visão. Mas ela estava estourada sim. Até disse que não era ela por conta da verificação que o mecanico fez, e parti para a compra de um par de amortecedores novos, por acreditar que pudesse ser um problema do amortecedor. No final das contas, chegou os amortecedores, desmontei em casa mesmo (se alguém precisar de ajuda estou craque, rsrs), e ambos amortecedores estavam sem pressão nenhuma, mas o do lado esquerdo estava com a bucha completamente estourada, pra ter idéia ela saiu na mão.

Então, resumo da ópera, se alguém estiver com barulho metálico na dianteira, ao entrar/sair de lombadas, verifique com MUITA atenção a bucha do amortecedor. É muito provável que seja este o problema!

Segue fotos:

571746
571747
571748
571749

maurilio junior
31/03/2020, 23:38
Ford Ranger Storm chega com precos a partir de R$ 150.990 (https://www.noticiasautomotivas.com.br/ford-ranger-storm-chega-com-precos-a-partir-de-r-150-990/)

maurilio junior
31/03/2020, 23:41
Fala galera, tudo bem?

Estou sumido porque esse lance de quarentena está complicado, e pelo celular é ruim responder a tópicos.... Mas, vamos ao que interessa!!

Eu tinha reclamado aqui de uns barulhos na minha suspensão dianteira, do lado do motorista, um barulho de metal ao entrar/sair de lombadas. Alguém deu uma dica, desculpe não consegui achar o post, acho que foi o Glider ou o Monster, sobre verificar a bucha do amortecedor. O mecânico da dpaschoal também me disse que essa bucha era problema comum na ranger, que ela estourava com facilidade. O próprio mecânico verificou a do meus amortecedores, mas no local, e infelizmente ele não viu direito, acredito que pela dificuldade pois a peça se encontra sob pressão e tem umas abas metálicas que dificultam a visão. Mas ela estava estourada sim. Até disse que não era ela por conta da verificação que o mecanico fez, e parti para a compra de um par de amortecedores novos, por acreditar que pudesse ser um problema do amortecedor. No final das contas, chegou os amortecedores, desmontei em casa mesmo (se alguém precisar de ajuda estou craque, rsrs), e ambos amortecedores estavam sem pressão nenhuma, mas o do lado esquerdo estava com a bucha completamente estourada, pra ter idéia ela saiu na mão.

Então, resumo da ópera, se alguém estiver com barulho metálico na dianteira, ao entrar/sair de lombadas, verifique com MUITA atenção a bucha do amortecedor. É muito provável que seja este o problema!

Segue fotos:

571746
571747
571748
571749
Esse problema de bucha do amortecedor é comum nas ranger a partir de 2012, tem gente que usa a bucha do amortecedor da hilux.

rossetto
01/04/2020, 17:33
Achei muito bom o pacote da Storm, não gostei da grade STORM, do santo antônio e nem dos adesivos, mas isso é questão de uso e gosto.
Será que vai ter desconto futuramente? Achei só que também merecia os faróis da XLT.

LoucoPoeta
02/04/2020, 01:37
Parece limpeza de estoque da Argentina no Brasil. A Ranger XLS nos Hermanos é 3.2 (Ford.com.ar) não vende la, manda para cá! A 2.2 na Argentina é a XL. Ou limpeza de estoque para substituir a 3.2 pela 2.0 Bi-turbo? Para a ranger ser a melhor, não a que vende mais, tem que trocar este motor 3.2 que é beberrão!

Lopes Fernando
02/04/2020, 18:06
A Ranger Storm ficou legal... só que veio muito "despenada" em termos de equipamentos.

A versão XLT com o desconto produtor rural por mais ou menos 150K é muito mais negócio pois tem varios equipamentos que a Storm não tem como: retrovisor interno eletrocomico, ajuste eletrico de farois, bancos e volante em couro, rodas aro 18, retrovisor externo com seta e rebativeis eletricamente, sensor de farol e sensor de chuva, GPS, etc...etc...

paulorl
02/04/2020, 21:20
A Ranger Storm ficou legal... só que veio muito "despenada" em termos de equipamentos.

A versão XLT com o desconto produtor rural por mais ou menos 150K é muito mais negócio pois tem varios equipamentos que a Storm não tem como: retrovisor interno eletrocomico, ajuste eletrico de farois, bancos e volante em couro, rodas aro 18, retrovisor externo com seta e rebativeis eletricamente, sensor de farol e sensor de chuva, GPS, etc...etc...

Opa, ai sem dúvida é legal, só preciso primeiro comprar uma fazenda, e depois juntar grana pra ranger, hehe

Brincadeiras a parte, o desconto é bom mas se aplica apenas a quem é produtor rural. Eu acho que é como um colega citou acima, deve ser "limpa de estoque" da ford, esse tipo de versão especial mas que vem meio faltando umas coisinhas tem cara disso, todos fabricantes fazem isso.... Eu tinha achado xique a versão que da Storm que tinha sido apresentada anteriormente, parachoque dianteiro com uma espécie de front bumper, faróis com LDR, entre outras coisas... Mas essa versão que veio também parece ser interessante, mas concordo que poderia ser melhor!

LoucoPoeta
06/04/2020, 13:15
Duelo: Ford Ranger Storm X Nissan Frontier Attack | Revista Carro (https://revistacarro.com.br/duelo-ford-ranger-storm-x-nissan-frontier-attack/amp/)

LoucoPoeta
07/04/2020, 20:25
Ford Ranger vira novo carro do exercito argentino; veja mudancas (https://www.uol.com.br/carros/noticias/redacao/2020/04/07/ford-ranger-vira-novo-carro-do-exercito-argentino-veja-mudancas.amp.htm)

MÁRCIO FREITAS
07/04/2020, 21:17
Boa noite a todos, ainda estou com minha ranger 2012/2013, e vou fazer uma manutenção preventiva e vou trocar a bomba de óleo e aproveitar e trocar o pescador de óleo pelo modelo mais comprido, mas estava vendo que para acertar o posicionamento da bomba é preciso uma ferramenta especial modelo 303-705 (foto abaixo) algum proprietário aqui tem essa ferramenta para passar as medidas para que eu possa mandar fazer uma.
https://www.dingocroft.co.uk/acatalog/303-705.jpg

MÁRCIO FREITAS
07/04/2020, 21:21
Vou fazer esta manutenção preventiva depois de alguns vídeos no Youtube mostrando que ocorreram alguns casos em a bomba de óleo acabou quebrando e os proprietário tiveram que arcar com um prejuízo um pouco salgado

Monster Flux
08/04/2020, 10:00
Boa noite a todos, ainda estou com minha ranger 2012/2013, e vou fazer uma manutenção preventiva e vou trocar a bomba de óleo e aproveitar e trocar o pescador de óleo pelo modelo mais comprido, mas estava vendo que para acertar o posicionamento da bomba é preciso uma ferramenta especial modelo 303-705 (foto abaixo) algum proprietário aqui tem essa ferramenta para passar as medidas para que eu possa mandar fazer uma.
https://www.dingocroft.co.uk/acatalog/303-705.jpg

Marcio, esse pescador mais comprido é dos modelos novos ?

Se sim, a partir de qual ano ?

Obrigado.

paulorl
08/04/2020, 15:43
Vou fazer esta manutenção preventiva depois de alguns vídeos no Youtube mostrando que ocorreram alguns casos em a bomba de óleo acabou quebrando e os proprietário tiveram que arcar com um prejuízo um pouco salgado

Tem uma limited 3.2 na oficina que eu levo, ela está lá para fazer o motor INTEIRO. Foi o pescador do óleo que entupiu ai faltou óleo no motor.

571879

paulorl
08/04/2020, 15:51
Pra quem gosta de ver o estrago, segue mais umas fotos:

571880571881571882571883

paulorl
08/04/2020, 16:00
Vídeo do pescador no momento da remoção:

https://youtu.be/wYK-mLXcZKc

MÁRCIO FREITAS
08/04/2020, 17:16

Obrigado.

Sim este modelo se eu não me engano saiu a partir das ranger 2015, com esse pescador mais longo, acaba aquela ressonância no cárter. Na minha o barulho é muito alto.

MÁRCIO FREITAS
08/04/2020, 17:59

Obrigado.

Este é o modelo mais novo
https://http2.mlstatic.com/pescador-de-oleo-ford-ranger-32-diesel-D_NQ_NP_812200-MLB32706062924_102019-O.webp

paulorl
08/04/2020, 19:24
Sim este modelo se eu não me engano saiu a partir das ranger 2015, com esse pescador mais longo, acaba aquela ressonância no cárter. Na minha o barulho é muito alto.

Márcio, quais seriam esses problemas que vc comentou que tem vídeos no youtube? Seria relacionado ao problema que mostrei do pescador entupir, ou seriam outros problemas? Se puder dá um overview pra gente ai

[]s

MÁRCIO FREITAS
08/04/2020, 20:51
Márcio, quais seriam esses problemas que vc comentou que tem vídeos no youtube? Seria relacionado ao problema que mostrei do pescador entupir, ou seriam outros problemas? Se puder dá um overview pra gente ai

[]s
Veja estes vídeos no youtube
#67// FORD RANGER 3.2 DIESEL: QUEBRANDO A BOMBA DE ÓLEO DO MOTOR! SERIA UM DEFEITO CRÔNICO? - YouTube (https://youtu.be/wnZHRMP7dUU)
Ford Ranger 3.2 travou motor por deficiência de lubrificação. - YouTube (https://youtu.be/-uZFgDl4Wf0)

MÁRCIO FREITAS
08/04/2020, 20:54

[]s

Tem mais vídeo
Ranger 3.2 bomba de oleo, como trocar, luz de oleo acendendo - YouTube (https://youtu.be/AUh2Ek9O-r0)

LoucoPoeta
08/04/2020, 22:49
Alguém sabe quando sai a modelo 2021?

Miranda_MG
09/04/2020, 07:01
Bom dia, Paulo.

Só uma dúvida aqui. E talvez você consiga me esclarecer, já que falou com o mecânico. Esses resíduos todos depositados aí no pescador não poderia ser a consequência da quebra e não a causa? Porque o que tem que ficar retido, fica no filtro, não? Ou seja, depois que o desgaste no motor começou a acontecer (por outro motivo), gerou isso da foto que parecer ser resto de metal que ficou depositado no pescador. Ou não?

Obrigado,

Miranda_MG

Tem uma limited 3.2 na oficina que eu levo, ela está lá para fazer o motor INTEIRO. Foi o pescador do óleo que entupiu ai faltou óleo no motor.

571879

rossetto
09/04/2020, 08:34
Bom, fiz meu recall da EGR na minha 2.2 2018 e tinha uma atualização de software para o câmbio, talvez corrija o problema que o pessoal fala que parece que fica patinando embreagem, no funcionamento não percebi nada de diferente, sei que no mesmo trajeto de volta até minha casa, 350 km, o consumo melhorou, sempre ficava na casa dos 10 ou 10,5 e dessa vez ficou com 11 km/l cravados.

Duro é ficar lá esperando e olhando o modelo novo com a central e painel novos, fica muito mais bonito por dentro em relação a minha rsrs

MÁRCIO FREITAS
09/04/2020, 09:07
Pessoal a ferramenta que estou me referindo é esta que faz o alinhamento da bomba de óleo imagem abaixo 571888N

MÁRCIO FREITAS
09/04/2020, 09:08
Caso alguém conheça alguém que tenha esta ferramenta só pra pegar as medidas eu agradeço

Miranda_MG
09/04/2020, 11:30
*poderiam

Corretor me complicando.

paulorl
09/04/2020, 20:28
Bom dia, Paulo.

Só uma dúvida aqui. E talvez você consiga me esclarecer, já que falou com o mecânico. Esses resíduos todos depositados aí no pescador não poderia ser a consequência da quebra e não a causa? Porque o que tem que ficar retido, fica no filtro, não? Ou seja, depois que o desgaste no motor começou a acontecer (por outro motivo), gerou isso da foto que parecer ser resto de metal que ficou depositado no pescador. Ou não?

Obrigado,

Miranda_MG

E ai Miranda! Amanhã eu pergunto para ele, mas pelo que ele tinha dito, parece uma espécie de estopa... pode ser até algo que tenha ficado de alguma manutenção boca de porco anterior. Ela também está reprogramada, ele disse que tem pego vários casos de 3.2 reprogramados ferrando motor, eu lembro de uma limited azul que estava lá com ele, fumaceando pela vareta de óleo e reservatório, no caso daquela que eu vi o dono passou pra frente do jeito que estava mesmo. Essa que está lá agora é uma limited branca. Mas não é só ranger, tem troller 3.2 reprogramado também com zica (um dos que ele pegou é de um colega em comum, por isso também sei do caso)... Pode ser que os donos reprogramaram pra acelerar forte e agora estão arcando com o prejuizo, sei lá. No caso so troller que comentei por último é esse caso, coloca em trilha forte e acelera bastante.

paulorl
09/04/2020, 20:33
Tem mais vídeo
Ranger 3.2 bomba de oleo, como trocar, luz de oleo acendendo - YouTube (https://youtu.be/AUh2Ek9O-r0)

Esse video eu não tinha visto, só os outros dois que vc mandou antes. Será que é algo geral? Sei que o cara do primeiro video disse que mais gente ligou pra ele, etc e tal, mas como não sei o quanto confiável seria essa informação que ele passou, sei lá...

Vc acha que vai ser fácil trocar? Tem algum tutorial que vai seguir?

Valeu por ter enviado os videos abraço!

MÁRCIO FREITAS
09/04/2020, 22:26
Esse video eu não tinha visto, só os outros dois que vc mandou antes. Será que é algo geral? Sei que o cara do primeiro video disse que mais gente ligou pra ele, etc e tal, mas como não sei o quanto confiável seria essa informação que ele passou, sei lá...

Paulo boa noite, eu até encontrei outro relato na Internet de uma ranger na Austrália com o mesmo defeito quebra das aletas internas da bomba,Paulo eu vou levar ela em uma oficina aqui em Goiânia, lá tem um mecânico que efetuou a troca de bomba de 2 ranger, eu vou te mandar uma fotos de um tutorial para a troca da bomba, o que eu achei mais complicado é tirar o cárter tem que tirar a barra estabilizadora e soltar a cremalheira da direção, mas depois de tirar o cárter tirar a bomba e mais fácil, só que no tutorial pede pra colocar uma ferramenta que é a que procurei e só encontra em outros países, antes de mandar trocar eu ainda vou falar com o mecânico pessoalmente. Vou te mandar as fotos do tutorial não ficaram tão boas pois fiz a impressão em preto e branco, mas na Internet procurando um pouco vc acha o mesmo tutorial.

MÁRCIO FREITAS
09/04/2020, 22:32

Paulo não consegui enviar os arquivos são várias fotos que eu imprimi, não ficaram muito boas, mas procurando vc acha na Internet

paulorl
10/04/2020, 14:36
Paulo não consegui enviar os arquivos são várias fotos que eu imprimi, não ficaram muito boas, mas procurando vc acha na Internet

Tranquilo! Vou pesquisar e ver se encontro!! Também gosto de prevenir do que remediar!

doug1102
14/04/2020, 13:12
Podem me adicionar.no grupo? 81 998741287 tenho uma xlt 15, defeito no conversor

itamar gomes dos santos
14/04/2020, 20:52
boa noite pessoal..! muitos amigos ai ja rodaram mais de 100.000 km normal,sem problemas da mangueiras ou de super aquecimento? comprei a minha 2013 3.2 e estou inseguro?

GLIDER
15/04/2020, 07:40
boa noite pessoal..! muitos amigos ai ja rodaram mais de 100.000 km normal,sem problemas da mangueiras ou de super aquecimento? comprei a minha 2013 3.2 e estou inseguro?

Tem donos com mais de 380.000 km. A minha já era pra estar com 230.000 km mas por causa das restrições atuais de deslocamento imposto a população está com 220.000 km e a minha é 14/14 3.2 diesel AT 4x4. Mas não tem segredo, é só não sonegar manutenção na viatura, colocar os oleos e filtros especificados.

Monster Flux
15/04/2020, 10:31
Podem me adicionar.no grupo? 81 998741287 tenho uma xlt 15, defeito no conversor

Defeito no conversor de torque ?

Seria o tranco nas trocas de marcha ?

Monster Flux
15/04/2020, 10:36

Itamar, a minha está com 125.550Km

Nunca ocorreu sobreaquecimento.
A mangueira entre o intercooler e o coletor de admissão já estourou 2x.
Fiz todos os recalls, inclusive aquele que trocam as mangueiras do radiador do câmbio automático.
E tive que fazer manutenção no câmbio automático, pois começou a dar tranco direto entre a 2ª e 3ª marcha.

itamar gomes dos santos
15/04/2020, 18:54
ok obrigado gilder,comprei ha um mes atras, ja com 115.000 km rodados, e fiquei inseguro devido tantos relatos de pessoas falando que fundiu ainda nas manutencoes na garantia,mas muito bom ouvir vc dizer que ja tem 220.000 pois assim mim tranquilizo e pego sua dicas das manutencoes dias.obrigado