PDA

Ver Versão Completa : Manutenção, Adaptações e Soluções Técnicas NISSAN FRONTIER - GERAÇÃO 2017.

Páginas : 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 51 [52]

guigow2004
14/06/2026, 11:05
Fala pessoal, não sei alguém aqui usa o APP Car Scanner ELM OBD2, que está no PLAY STORE E APPLE de GRAÇA, mas comprei esse dispositivo de leitura pensando na leitura do status do DPF basicamente. Comprei esse aparelho azulzinho no aliexpress.
583208
Aqui o exato link dele(comprei o V1.5 1992-2021 azul claro): https://pt.aliexpress.com/item/1005004868909269.html?spm=a2g0o.order_list.order_l ist_main.152.530fcaa4v7FS1s&gatewayAdapt=glo2bra
(https://pt.aliexpress.com/item/1005004868909269.html?spm=a2g0o.order_list.order_l ist_main.152.530fcaa4v7FS1s&gatewayAdapt=glo2bra)
Coletei informações interessantes num percurso de 35 min total:

1- O DPF ao atingir exatos 30g de fuligem, ele ativa o modo limpeza, a temperatura do DPF sai de cerca de 240° C e vai para absurdos 620° C, pois a central altera o tempo de injeção e o diesel viaja sem ser queimado pelo escapamento, catalisador até chegar ao DPF e assim queimar dentro do DPF e autolimpar.

2- Com menos 20 minutos de direção constante a cerca de 70km/h ou até menos, direção bastante suave, ele limpou TODA AS 30G DE FULIGEM e chegou a 0 g. Sempre abaixo de 1500rpm (existe um mito que tem que andar forte, acima de 90km/h, mito). Vale lembrar que que foi limpado o mínimo, por isso apenas 20 minutos.

3- Medi também as pressões máximas e mínimas da bomba de alta, dirigindo de forma "japonesa", apenas civilizada, com pé leve, a pressão dificilmente passa de 1100 bar(mais saindo da imobilidade com pé leve, por apenas alguns segundos). Andando a entre 70km/h e 80km/h constantes, ela varia entre 700 e 900 bar. Dei uma pisada meio pé, ela atingiu o pico do teste 1690 bar. Lembrando que pelas pesquisas que eu fiz, a bomba de alta da Frontier Continental/Vitesco atinge pressão máxima de 1800 bar, limitada eletronicamente. Ou seja, a vida útil de uma bomba de alta está muito relacionada ao tipo de motorista.

4- A pressão do turbo variou de 0,69 bar(acho que leitura de vácuo) até 2,5 bar, lembrando que tem que subtrair 1 bar da pressão atmosférica ao nivel do mar, então a pressão máxima real foi o limite de 1.5 bar. Percebi que acelerador pouco acionado a turbina tende a não ser "atiçada" e a pressão é mantida mais baixa, próxima de 1 bar(que equivale a ZERO). Mais um exemplo de cupim de automóvel é que diminui a vida útil dos componentes, assim como ocorre com a bomba de alta. É possível dirigir o carro com tudo em baixa pressão.

5- A EGR quase que 100% tempo operou aos cerca de 25% de abertura dando um pico de 39.97%.

Aqui o painel personalizado que criei para o APP me mostrar as informações que eu queria:
583209

O APP é compatível com ANDROID AUTO e APPLE CAR PLAY e você tem as informações no multimidia original da Frontier (só que fica em formato de texto, como na imagem abaixo).
583210

Ah, pra quem quiser instalar, este foi PERFIL de conexão que utilizei(tem vários):
583211

Bigsd
16/06/2026, 13:37
Cirão apareceu :palmas:
Finalmente o mestre está de volta.
Por favor, participe mais.
O legal desse fórum como lembrou o Cirão é isso, conteúdo de verdade, e acho que esse tópico é o que mais agrega informação técnica, o que é bem legal.
Como você disse Cirão, é uma pena que muita gente no passado usou alguns tópicos só para tumultuar e não agregar conteúdo útil, eu acho que isso tirou um pouco de vontade de participar de muita gente bacana que tinha aqui. Muitos foram para o whatsapp que não é a mesma coisa, mas aos poucos os colegas vem aparecendo.

Bigsd
16/06/2026, 13:40
Fala pessoal, não sei alguém aqui usa o APP Car Scanner ELM OBD2, que está no PLAY STORE E APPLE de GRAÇA, mas comprei esse dispositivo de leitura pensando na leitura do status do DPF basicamente. Comprei esse aparelho azulzinho no aliexpress.
583208

Olha só o que eu falei sobre contribuição de alto nível :palmas:
Eu li rapidinho, mas o assunto estava tão interessante que voltei novamente e li tudo bem devagar e com bastante atenção. Muito interessante. Impressionante o nível de tecnologia que vemos aqui.
Obrigado pela contribuição :concordo:

sm4rco
17/06/2026, 08:56
Muita informação mesmo, aqui temos de tudo um pouco.
Na segunda feira eu estava conversando com um técnico aqui da concessionária Nissan na hora do almoço (aqui estou cercado de concessionárias e todo mundo almoça no mesmo lugar), e perguntei pra ele sobre peças de reposição da Nissan, como está essa situação.
Ele disse que vem melhorando bastante, que ficaram praticamente desde dezembro do ano passado com um estoque bem irregular, mas que agora vem regularizando e as entregas estão bem mais rápidas, e comentou que isso não é exclusividade da Nissan, que todas estão com dificuldades semelhantes, que a marca hoje que tem mais disponibilidade de peças é a Chevrolet, e mesmo assim tem peças demorando até 2 meses pra chegar, principalmente peças como faróis, lataria, espelhos, etc. Eu falo em peças originais.

Tinha um dono de uma oficina junto com ele que foi lá para pegar uma orientação técnica, e ele comentou que essa preocupação era um pouco sem sentido, que raramente ele precisou de alguma peça mais específica da Nissan, que normalmente só troca filtros e óleo. Disse que a Frontier não dá problemas, que pra ele a Frontier deixou a fama de outros modelos de confiabilidade e resistência pra bem atrás. Comentou que ele trabalha muito com o agro, e que a Nissan fez um trabalho forte de vendas numa feira que teve na região, e muita gente comprou Frontier.

Ele disse que essas caminhonetes não incomodam nada, e o pessoal anda moendo as Frontiers no agro, que hoje a Hilux dá muito mais trabalho que a Frontier, com troca de bicos constantes, problemas na bomba, falhas de motor e câmbio que fica maluco, infiltração de pó e água, até problemas constantes de suspensão, e que a quantidade de donos perdendo peças de acabamento dela é impressionante, que não é só o santo antonio que se soltava, mas que todos os acabamentos de plástico estão se soltando, principalmente do acabamento frontal. Que é normal o dono fazer uma viagem e notar falta de peças quando chega ao destino.

Ele comentou que a caminhonete que menos dá problemas hoje, muito raros é a Frontier e a Triton antiga das versões mais novas, depois vem a S10. Já a Amarok, Ranger e Hilux, segundo ele, vivem na oficina com defeitos sérios.
Fiquei bem animado em ouvir isso. E o que vejo aqui e nos nossos grupos é isso mesmo, não vemos relatos frequentes de problemas com a Frontier, e raramente alguém precisa trocar alguma peça mais específica. As últimas que vi foi de danos por mau uso, como pequenas colisões, etc, mas não vejo com frequência o pessoal trocar peças que quebram sozinhas ou se desgastam com o uso. Mas outros modelos parecem que perderam muito a qualidade, vejo isso nos grupos de whatsapp que participo, caminhonetes novas e paradas na oficinas com problemas de motor, câmbio, panes elétricas, e outras falhas inaceitáveis na minha opinião.

A Frontier consolidou uma imagem de qualidade muito forte no mercado, e vocês devem saber, é a picape que menos usa peças chinesas, são raras, muitos componentes europeus e japoneses, e isso já mantém uma qualidade um pouco melhor do que estas concorrentes que usam um monte de peças chinesas de baixa qualidade. Não estou dizendo que chinês é ruim, estamos vendo colegas elogiando bastante a Poer, e ela parece ser bem construída e com bastante qualidade, mas outras montadoras estão comprando o que tem de pior lá na China para usar peças baratas em seus carros.
Vejam os problemas que a Ranger sofre com seu sistema de ADAS, nada funciona direito, nem frenagem de emergência, controle de faixa, alertas, multimídia, eletrônica do motor e câmbio, etc.... parece que compraram o que havia de pior na China.

Eu não quero parecer preconceituoso com o produto chinês, sabemos que lá tem coisas boas e ruins, mas parece que para reduzir custos ou aumentar os lucros, algumas marcas estão preferindo o que há de mais barato sacrificando a qualidade. Isso eu ouço constantemente aqui.

sm4rco
17/06/2026, 08:57
Fala pessoal, não sei alguém aqui usa o APP Car Scanner ELM OBD2, que está no PLAY STORE E APPLE de GRAÇA

Muito legal isso, você tem um domínio maior da caminhonete e acaba conhecendo ela melhor também.

guigow2004
17/06/2026, 16:18
Olha só o que eu falei sobre contribuição de alto nível :palmas:
Eu li rapidinho, mas o assunto estava tão interessante que voltei novamente e li tudo bem devagar e com bastante atenção. Muito interessante. Impressionante o nível de tecnologia que vemos aqui.
Obrigado pela contribuição :concordo:

De nada. Se tiver alguma dúvida é só perguntar.

guigow2004
17/06/2026, 16:23
Muito legal isso, você tem um domínio maior da caminhonete e acaba conhecendo ela melhor também.

Sim, percebi que com uns 15 dias de percursos ultra curtos, onde não dá para esquentar o sistema de DPF, vale a pena dar uma passeada numa via expressa onde se consiga manter 70 km/h por um periodo de pelo menos 30 min ou senão, um pedacinho de estrada em horário sem transito. No meu caso já faz parte de minha rotina então é mão na roda.

sm4rco
24/06/2026, 07:40
Sim, percebi que com uns 15 dias de percursos ultra curtos, onde não dá para esquentar o sistema de DPF, vale a pena dar uma passeada numa via expressa onde se consiga manter 70 km/h por um periodo de pelo menos 30 min ou senão, um pedacinho de estrada em horário sem transito. No meu caso já faz parte de minha rotina então é mão na roda.

É conhecer o carro e cuidar bem dele. É isso aí.
Achei muito interessante essa conexão que você fez com o carro, acredito que devem ter muitas outras informações acessíveis por esse sistema.

sm4rco
24/06/2026, 07:42
Fiquei sabendo que chegou um grande lote de peças da Frontier na distribuidora da marca que envia para as concessionárias. Parece que a produção no México já está normalizada.

Alguma novidade sobre o relançamento da Frontier aqui? Estive viajando e não acompanhei mais nada.

Gheno
24/06/2026, 15:21
Fiquei sabendo que chegou um grande lote de peças da Frontier na distribuidora da marca que envia para as concessionárias. Parece que a produção no México já está normalizada.

Alguma novidade sobre o relançamento da Frontier aqui? Estive viajando e não acompanhei mais nada.

Usando essa informação, podemos concluir que a "nova" frontier vai vir igual a antiga ???

guigow2004
25/06/2026, 15:02

Eu realmente contava com a Frontier reestilizada vinda do México ainda este ano, porém, percebo claramente que esse projeto atrasou e não virá mais este ano. A Frontier argentina e seu maquinário foi todo levado para o México e agora eles estão produzindo a Frontier deles nos padrões da nossa(argentina), que é mais refinada e modernizada com o mesmo padrão da Mercedes-Benz X250d.

O lançamento da produção mexicana na nova fábrica teve muita pompa, indicando que vai durar um pouco mais, antes do "facelift".

O nosso estoque de Frontiers durará até a chegada da Nova Frontier PRO Hybrid, que virá da China ainda este ano, somente para preencher a lacuna da chegada da nova Frontier reestilizada, a idéia é não deixar um hiato como aconteceu com o Sentra que não teve modelos 2021 e 2022 no Brasil.

Lógico que se a Frontier PRO hybrid obtiver sucesso, ela conviverá com a reestilizada diesel.

Bigsd
26/06/2026, 07:08
Amigos, eu estava no Sul trabalhando num projeto da empresa, e agora estou de volta a São Paulo para fechar o contábil desse mês numa correria muito grande, mas consegui entrar aqui para não quebrar o meu ciclo de nesses 11 anos não ficar uma semana sem participar do fórum. Acreditem ou não, eu já estou no escritório :mrgreen:
Semana que vem ainda será um pouco corrida e depois volto à minha normalidade para conseguirmos retomar as boas discussões aqui no grupo.

Eu ainda não tenho certeza qual será as decisões que a Nissan vai tomar aqui no Brasil em relação à Frontier. Claramente ela focou aqui uma boa mexida nos seus carros de passeio, e apesar de parecer uma indefinição sobre a nossa picape, a sensação que tenho é que ela já tem tudo definido, e que virão boas notícias em breve.
Eu fico feliz dela manter o nosso modelo atual, afinal esse modelo ainda está bem a frente da concorrência apesar de alguns "relançamentos". É uma picape diferenciada, para um público mais exigente e que não compra o que "vende mais", mas o que "entrega mais".
Nesta semana andei numa picape concorrente, aclamada como a mais atual e tecnológica atualmente, e lhes digo com toda a certeza do mundo e com a minha costumeira imparcialidade que fiz a escolha certa com a Frontier. Eu não conseguiria ter aquela picape. Desconfortável e dura, ela pula demais, tem um comportamento típico de picapes dos anos 80 que segue até hoje. Eu ficaria doido com uma picape assim, e certamente perderia a vontade de andar com ela.
O que mais me impressionou foi a lista de problemas que o dono teve, é coisa impressionante. Minhas Frontiers nunca deram trabalho, nada de oficina, e o pior é que a unidade que andei lá ainda tem problemas sem solução.

Não sei ao certo o que a Nissan decidirá em relação à Frontier aqui, mas espero que o nosso modelo tenha vida longa ou que ela traga algo que seja ainda melhor, porque o nosso modelo ainda dá um show de tecnologia, conforto e segurança.

Bigsd
26/06/2026, 07:10

Esta picape que andei está esperando uma peça elétrica há quase 3 meses, e todo o sistema ADAS dela está desativado por conta disso. É um absurdo. Você paga mais caro para ter a segurança do seu carro desligada.

É bom saber que a Nissan está regularizando a entrega de peças aqui, mas é melhor ainda saber que raramente precisamos de uma, quando precisamos.

Bigsd
26/06/2026, 07:12
Usando essa informação, podemos concluir que a "nova" frontier vai vir igual a antiga ???

Eu desconfio que vamos ter três modelos aqui, ou a nossa atualizada. Não sei se a Nissan vai competir com a Triton aqui, pois o mercado á bastante parecido. Eu preferia a nossa atual.

Bigsd
26/06/2026, 07:14
583208

Fez novas experiências com o dispositivo? Estou pensando em copiar a sua ideia e comprar um :mrgreen:. Não é caro e achei bem interessante.

guigow2004
27/06/2026, 17:58
Fez novas experiências com o dispositivo? Estou pensando em copiar a sua ideia e comprar um :mrgreen:. Não é caro e achei bem interessante.

Não fiz ainda, mas tenho uma informação IMPORTANTE, se você quiser comprar. Descobri que aquela peça adaptador bluetooth ELM327 OBD2 (azulzinha) que eu comprei(e recomendei com o link), serve para coisas básicas e para acessar apenas informações da central eletrônica do motor, tanto da FRONTIER quanto do SENTRA, eu consegui acessar sem problemas. PORÉM, ela não tem o CHIP correto para acessar por exemplo a TRANSMISSÃO, TCM - Transmission Control Module.

Você pode até encontrar aquela peça azulzinha padrão, bluetooth 5.0 e v1.5 mas ela tem que ter o CHIP PIC18F25K80.

EU encontrei um APP (na Play store & Apple store) chamado CVTz50 (exclusivo para nissan) que dá para acessar a TCM e dá para ver a temperatura do liquido de arrefecimento do meu Sentra, provavelmente da Frontier também, o nivel de DETERIORAÇÃO do fluido do CVT, etc. Fui tentar a mesma peça (azulzinha) que eu uso normalmente na Frontier, mas para esse aplicativo em particular não serviu, então estou comprando uma outra peça de marca, que custa R$ 57,00, no mesmo aliexpress.

É da marca KONNWEI (escolhi a KW902) ela tem o CHIP PIC18F25K80. Então diria para você fazer um pequeno investimento a mais e comprar o correto(faz tudo), comprei e estou esperando chegar. Exatamente esse aqui:

https://www.aliexpress.com/item/1005012187882896.html?spm=a2g0o.order_list.order_l ist_main.10.3488caa4Bw6pkx

(https://www.aliexpress.com/item/1005012187882896.html?spm=a2g0o.order_list.order_l ist_main.10.3488caa4Bw6pkx)Então recomendo ao invés de comprar a azulzinha, comprar este KONNWEI KW902. Que é de marca

Bigsd
03/07/2026, 07:26
Estou aqui pessoal, enrolado pela correria de fechar a contabilidade que atrasou este mês, mas não por culpa minha :mrgreen:

Guigow, excelentes dicas, olha que isso que você compartilhou aqui eu ainda não vi em lugar nenhum. O fórum está sempre somando conhecimento útil e experiências bem interessantes. Esse é o verdadeiro espírito desse espaço que depois de tanta luta foi resgatado ao longo de um tempo tumultuado.
Continue dividindo com a gente a sua experiência. Valeu meu amigo :concordo:

Bigsd
03/07/2026, 07:30
Nova Nissan Frontier híbrida já roda em testes na Argentina (https://www.vrum.com.br/noticias/2026/06/7448963-nova-nissan-frontier-hibrida-ja-roda-em-testes-na-argentina.html)

https://midias.vrum.com.br/_midias/jpg/2026/01/28/1200x675/1_nissan-frontier-pro-china--1--63728173.jpg?20260220112818?20260220112818

E a Nissan cumprindo as suas promessas. Em breve deve chegar aqui com tudo, apesar que já se sabe que algumas unidades já rodam aqui.

Bigsd
03/07/2026, 07:36
Nissan Frontier elétrica é lançada com garantia vitalícia (https://www.automaistv.com.br/novidades/nissan-frontier-eletrica-e-lancada-com-garantia-vitalicia/)

https://www.automaistv.com.br/wp-content/uploads/2026/06/ZNA-Rich-Picape-Frente-Edit.webp

"DNA de Frontier na estrutura
O parentesco com a caminhonete média à venda no Brasil joga a favor da robustez. Afinal, o utilitário elétrico preserva o chassi de longarinas da Frontier, para o trabalho pesado. A capacidade de carga é homologada para levar até 995 kg, enquanto o torque é de 74,3 kgfm com tração integral."

Reparem bem nesse modelo, é a nossa atual. Parece que sabemos agora para onde foram as ferramentas de produção da Argentina, não foram para o México. Aparentemente a produção do México segue com as ferramentas locais e apenas em nova fábrica.
Essa versão parece ser fera, uma elétrica focada na robustez de uma caminhonete de verdade.

Garantia VITALÍCIA, se este benefício vier para cá vai mexer com o mercado. Não adianta, a indústria japonesa quando quer ser séria ela consegue.

Nissan surpreendendo mais uma vez :concordo:

guigow2004
03/07/2026, 14:23
Sinceramente, não sou o dono da verdade, mas eu assisti um video do lançamento da produção da NP300 (nossa frontier) na fábrica de Aguascalientes e eles foram claros e diretos que o maquinário da fábrica Argentina foi enviado para Aguascalientes em tempo recorde para a produção pudesse começar logo.

Isso faz todo o sentido pois eles anunciaram o facelift da Frontier para a américa latina, o que será facilitado justamente graças ao maquinário (e projeto) atualizado da Frontier Argentina, que está bem mais evoluido que o da Frontier mexicana anterior. Segundo um brasileiro que está viajando pelo mundo com a Frontier 2023 argentina, ao chegar no México percebeu que a Frontier mexicana(pré Aguascalientes) não compartilhava praticamente nenhuma peça com a nossa. Suspensão, pastilhas, discos de freio, motor, filtros, basicamente tudo. Era um projeto ultrapassado.

Dito tudo isso, a Frontier facelift para América Latina pode ter atrasado um pouco, mas está no forno. Era pra ser lançada ainda este ano, mas estou acreditando que só para 2027 agora. Será essa abaixo:

(TEASER OFICIAL DA NISSAN - MARÇO 2025)

https://images.carexpert.com.au/resize/3000/-/cms/v1/media/2025-03-nissan-navara-latam-teaser-1.jpg

guigow2004
05/07/2026, 15:51
Estava reparando que a TACOMA versão americana (e premium) da Hilux tem suspensão traseira de molas helicoidais multi-link nas versões intermediárias e TOP de linha e somente na versão de entrada tem feixe de molas.

A Toyota TUNDRA possui todas as versões com molas helicoidais na traseira.

A Ford Ranger tem todas as versões fabricadas na Argentina com feixe de molas, porém na RAPTOR que é a top de linha importada, tem molas helicoidais e multi-link.

A RAM 1500 tem molas helocoidais multi-link.

A F-150 tem molas helicoidais multi-link apenas na versão RAPTOR.

A RANGER americana tem feixe de molas em todas as versões, exceto a RAPTOR(top de linha) que tem molas helicoidais multi-link.

Ou seja, quem critica o sistema da Frontier vendida aqui no Brasil precisa se atualizar mais. Se TOYOTA que é vista por muitos como a "inquebrável" se rendeu ao sistema da nossa Frontier tanto na TACOMA como na TUNDRA, quem não percebeu o que está em jogo ainda é inocente.

sm4rco
06/07/2026, 18:42
Sinceramente, não sou o dono da verdade, mas eu assisti um video do lançamento da produção da NP300 (nossa frontier) na fábrica de Aguascalientes e eles foram claros e diretos que o maquinário da fábrica Argentina foi enviado para Aguascalientes em tempo recorde para a produção pudesse começar logo.

A nossa Frontier era fabricada também na fábrica da Civac, no México. A linha foi desativada e seguiu para Águascalientes, uma fábrica bem mais moderna e mais produtiva.
A atual Frontier vendida aqui veio inicialmente do México, em 2017 e 2018. Quando passou a ser produzida na Argentina, teve algumas alterações pontuais de suspensão e alguns detalhes menores, mas no México a suspensão já era multilink.
Mudou pouco aqui, tanto que quando colocaram uma pastilha de freio mais macia na 2023, muita gente reclamou que gastava mais rápido (lógico), e teve gente até no grupo que pediu para colocar as pastilhas da Mexicana.
Nosso multimídia era melhor que o Mexicano, não muito, mas era uma versão um pouco mais atual.
Mas dizer que a nossa não compartilhava nenhuma peça com a Mexicana é um exagero. Os projetos eram muito parecidos, tanto que as Mexicanas que chegaram aqui vieram exatamente como eram feitas no México. Me parece que o teto solar foi acrescentado nas fabricadas para o Brasil.
Mas também não tenho tanta certeza.
Para onde foi o ferramental de produção da Frontier Argentina eu não sei afirmar com certeza, mas me parece pouco improvável também que tenham feito todo o ferramental novo com duas linhas de produção prontas e precisando de apenas uma. Talvez uma ou outra parte, mas não tudo.

Mas concordo com você que o modelo apresentado no teaser deveria ser o que viria para cá, até porque não me parece razoável a Nissan vender aqui um modelo igual a Triton, como ela não deixou a Renault vender aqui a Alaskan, que era na verdade uma Frontier e aí competiriam diretamente.
Mercado doido :lol:

sm4rco
06/07/2026, 18:51
Estava reparando que a TACOMA versão americana (e premium) da Hilux tem suspensão traseira de molas helicoidais multi-link nas versões intermediárias e TOP de linha e somente na versão de entrada tem feixe de molas.

A Toyota TUNDRA possui todas as versões com molas helicoidais na traseira.

A Ford Ranger tem todas as versões fabricadas na Argentina com feixe de molas, porém na RAPTOR que é a top de linha importada, tem molas helicoidais e multi-link.

A RAM 1500 tem molas helocoidais multi-link.

A F-150 tem molas helicoidais multi-link apenas na versão RAPTOR.

A RANGER americana tem feixe de molas em todas as versões, exceto a RAPTOR(top de linha) que tem molas helicoidais multi-link.

Ou seja, quem critica o sistema da Frontier vendida aqui no Brasil precisa se atualizar mais. Se TOYOTA que é vista por muitos como a "inquebrável" se rendeu ao sistema da nossa Frontier tanto na TACOMA como na TUNDRA, quem não percebeu o que está em jogo ainda é inocente.

Exatamente. Perfeita a sua colocação. Isso já foi mostrado aqui uma vez quando os haters começaram a criticar a suspensão multilink da Frontier dizendo que era fraca.
No final ela não teve qualquer problema aqui, dura tanto ou mais que as concorrentes com feixe de mola, lá fora ela equipa picapes grandes e muito mais pesadas, e a própria Ford usa a mulilink na sua picape mais "bruta" que enfrenta desafios mais pesados. Esse argumento na época calou os críticos.
Agora, olha só o preço destas picapes, tudo na faixa de meio milhão para cima, mas a Frontier entregava essa suspensão até na versão S de entrada por menos de 200.000. Pra você ver como o mercado (consumidor) é um bicho esquisito :lol: mal informados e que faz escolhas erradas pra variar.
E a versão S também vinha com controle de estabilidade de terceira geração, freio a disco nas quatro rodas, monitor de pressão dos pneus, saídas de ar-condicionado para os bancos de trás e muitos outros itens que a concorrência só oferece em partes hoje e nos modelos mais caros de linha.
Isso prova mais uma vez algo que comentamos aqui, se vender bem não importa ser ruim, porque brasileiro compra carro para o próximo dono, não pra ele. Infelizmente somos um país onde a maioria tem restrições de renda, então pesam na balança quanto vão perder ou ganhar em cada modelo na venda, e as qualidades ficam em segundo plano.
Pior que já mostramos aqui uma vez que se perdia mais dinheiro com uma Hilux do que com uma Frontier em 2 anos porque o pessoal não sabia fazer conta... Fazer o que?

guigow2004
07/07/2026, 17:41
Infelizmente somos um país onde a maioria tem restrições de renda, então pesam na balança quanto vão perder ou ganhar em cada modelo na venda, e as qualidades ficam em segundo plano.
Pior que já mostramos aqui uma vez que se perdia mais dinheiro com uma Hilux do que com uma Frontier em 2 anos porque o pessoal não sabia fazer conta... Fazer o que?

Felizardo é quem compra o carro que gosta. :concordo:

Eu fui fazer teste drive na Ranger lançamento e na Frontier, escolhi a melhor né? E ainda paguei 20 mil a mais do que ia pagar na Ranger 0km. As especificações se confirmaram na vida real. :lol:

Bigsd
08/07/2026, 10:03
Consegui roubar alguns minutos pra mim hoje aqui :mrgreen:
A coisa aqui no trabalho está pegando, estamos em grandes mudanças por conta de duas aquisições que o patrão fez, e quando aperta, ele fica doido com o pessoal navegando na internet, aqui isso é muito controlado, nem gerentes tem muita liberdade. Como cuido da área financeira, ainda tenho mais facilidade porque preciso acompanhar as notícias econômicas em tempo real para fazer as previsões e fornecer as recomendações, mas ainda assim é complicado. Desculpem a participação mais comedida que tenho tido ultimamente.

Mas é isso mesmo, como o Marcão comentou, o brasileiro não compra carro para usar, pelo conforto, pela segurança, tecnologia, prazer, confiabilidade, ele compra "investimento", popularidade, preocupação com venda fácil e com uma falsa e ilusória "baixa desvalorização". O pior é que muitas vezes paga bem mais caro, já vi gente pagar aqui 100 mil a mais por picape jurássica e perigosa, colocando a família em risco, 100 mil que se tivesse economizado na Frontier não estaria sofrendo desvalorização do bem e que ainda bem aplicado ia lhe render fácil 15% no ano numa aplicação bem conservadora ainda. Depois comentam que em dois anos desvalorizou ainda "só 19%" na troca. Povo não pensa, não é possível.

Façamos as contas - 19% menos (até mais porque na troca concessionárias ainda pagam, 10% abaixo da FIPE já desvalorizada, mas vamos lá...), esses 100 mil que o cara esperto pagou a mais já perdeu 19 mil. Se tivesse aplicado em dois anos num CDB fixo, teria ganho fácil 15% ao ano, o que daria mais de 34.000 de rendimento num Itaú, por exemplo, que pagou bem estes dois últimos anos.
Somando 34.000 que ganharia na aplicação com mais 19 mil que perdeu na desvalorização sobre estes 100 mil, ele teria tido uma vantagem na Frontier de 53.000. Some-se aí o seguro muito mais alto da líder de vendas, emplacamento e IPVA mais elevados, revisões mais caras, o risco de uma arma na cabeça, o desconforto para a coluna, o risco de capotamento e consequências fatais, aí eu pergunto, valeu a pena?
E ainda corre o risco do motor estourar e ter que gastar mais de 50 mil porque o fabricante diz que o problema é do combustível que você coloca :lol:

É pura ilusão. Brasileiro não faz contas certas.
E sabendo vender e comprar certo na hora da troca, numa das muitas promoções que a Nissan sempre faz, você quase não coloca dinheiro em cima. Já tivemos colega que trocaram de Frontier sem colocar dinheiro na troca, sabendo trocar na hora certa.

E é isso, a Frontier é mais moderna, muito mais bonita, bem mais espaçosa, super confortável, com suspensão multilink, controle de estabilidade e tração exclusiva de ultima geração, a única hoje a ter isso, teto solar elétrico, estribo de alumínio e não de "prástico", com uma estabilidade que te transmite segurança no sedo e no molhado, para-brisa com UV, plásticos antichama para você não virar churrasquinho num acidente, saídas de ar condicionado atrás, multimídia de marca alemã feito na Europa e não JBL fake chinês ou coisa ainda pior, monitor de pressão de pneus, freios a disco em todas as rodas, etc. A lista é grande.
Frontier é a melhor escolha hoje, isso é indiscutível, tanto como produto como investimento, para quem se preocupa com isso.
Eu não me vejo em outra picape hoje, da Frontier eu não saio tão cedo.

Bigsd
08/07/2026, 10:07
(TEASER OFICIAL DA NISSAN - MARÇO 2025)

https://images.carexpert.com.au/resize/3000/-/cms/v1/media/2025-03-nissan-navara-latam-teaser-1.jpg

Muito curioso. Esse modelo já estava pronto antes da Nissan parar a produção da Argentina, ou seja, ela já está preparada para produzir esse carro hoje. Porque não lança logo? Qual será a ideia? Não entendo qual possa ser a estrategia.
Eu gostaria muito mais de ver esse modelo por aqui do que a versão que ela lançou para o mercado lá fora. Gosto muito do modelo atual.
O mercado vai torcer o nariz, dizer que é só um facelift, que pouco mudou, etc... aí pergunto, e precisa mudar? Outras muito ultrapassadas e cheias de problemas só vieram com um disfarce, porque a Frontier com um projeto tão atual e mais atualizado precisaria mexer?

guigow2004
09/07/2026, 09:13
Muito curioso. Esse modelo já estava pronto antes da Nissan parar a produção da Argentina, ou seja, ela já está preparada para produzir esse carro hoje. Porque não lança logo? Qual será a ideia? Não entendo qual possa ser a estrategia.
Eu gostaria muito mais de ver esse modelo por aqui do que a versão que ela lançou para o mercado lá fora. Gosto muito do modelo atual.
O mercado vai torcer o nariz, dizer que é só um facelift, que pouco mudou, etc... aí pergunto, e precisa mudar? Outras muito ultrapassadas e cheias de problemas só vieram com um disfarce, porque a Frontier com um projeto tão atual e mais atualizado precisaria mexer?

Eu diria que o mercado é muito dinâmico e a nissan está passando por uma transformação enorme no seu portifolio e fechando fábricas, que talvez eles tenham atrasado mais 1 ano o projeto. Depois que eu vi a pompa que foi a transferência da produção da Frontier no México da CIVAC para Aguascalientes, como se estivessem lançando uma nova picape, que eu acho até que é o caso, pois agora estão fabricando nas especificações da nossa(Argentina), bem mais moderna que a anterior deles, diria que o projeto atrasou um pouco. Eles não podem errar e lançar um produto que não atenda os anseios atuais dos consumidores, em termos de tecnologia, seja no interior(multimidias) ou no sistema de ADAS mais moderno, com ACC atualizado. Não podem só fazer um simples facelift interno e externo, o público pode torcer no nariz. Eu diria que é um lançamento muito importante que vai atender toda a américa latina. Tem a mesma importancia da Hilux para a Toyota na america latina. T

Então diria que vão lançar a Frontier PRO híbrida para "enganar a torcida" e manter o nome FRONTIER ativo na mente dos consumidores, pois acho que não vai vender nada esse carro. É só ver os números de venda da BYD shark (30 unidades em Junho) que é basicamente mesma fórmula hibrida da Frontier PRO. Vai dizer que eles da Nissan não sabem disso?

E digo mais, talvez até esse design proposto na foto da Frontier possa ter reviravolta, pois eu acho que apesar de bonito pode não ser o diferencial que o público espera (ainda lembra muito a atual). Talvez algo mais complexo.

Essa matéria da carscoops em MARÇO/2025, quando a nissan postou a imagem do facelift, fala em lançamento no fim de 2026/começo de 2027 e que seria apenas um facelift simples.

https://www.carscoops.com/2025/03/nissan-to-offer-four-different-midsize-pickups-globally-by-2026/
"South America’s Navara/Frontier First up is the Nissan Navara/Frontier for South America, slated to arrive sometime in 2026 or early 2027. If you’re expecting a revolutionary overhaul, you’re going to be disappointed. Instead, Nissan is opting for a major facelift of the current Navara/Frontier D23, which has been around since 2014. Think of it as a cosmetic refresh rather than a complete reinvention."

guigow2004
10/07/2026, 11:18
Tem outra possibilidade para a NISSAN BRASIL que ainda não tinha pensado e ela pode estar aguardando o lançamento da nova AMAROK chinesa para tomar a decisão baseado na performance dela no mercado e se a VW vai utilizar motores DIESEL além do híbrido.

A Nissan pode lançar a Z9 DIESEL que é basicamente a FRONTIER PRO HYBRID, so que com o exato motor diesel 2.3 de 190cv que temos, com torque de 50kgfm (aumentou) e cambio ZF de 8 marchas (ganhou 1 marcha).

Ela tem 30kg a mais que a nossa, só que ganhou 4 kgfm de torque e 1 marcha a mais no cambio deve ter um desempenho melhorado em relação a nossa, pois o cambio é mais moderno, pode ter trocas mais rápidas.

Aqui está ela, DETALHE, ela tem suspensão traseira com molas helicoidais, igualzinha a nossa.
https://www.youtube.com/watch?v=XI7yAzS_KH8

Samuel Dias
11/07/2026, 08:37
Muito suspense, mas com certeza teremos opções bem interessantes. A Nissan está caprichando nos lançamentos.

Samuel Dias
11/07/2026, 08:40
Eu também gostaria que o modelo atual tivesse uma continuação, mesmo com a chegada de outras opções. Gosto bastante desse modelo, apesar das incertezas do diesel. A Nissan poderia colocar logo um motorzão a gasolina e concorrer com as versões V6 que tem por aqui hoje que só dão problemas. Estava conversando com um cara que comprou uma "tecnológica" V6, e ele já abriu o motor dela duas vezes e ainda assim os problemas continuam, detalhe, com muita briga conseguiu garantia, teve que ir no Procon.
A confiabilidade da mecânica da Frontier é muito alta. Não incomoda nada.

Samuel Dias
11/07/2026, 08:42
Tem outra possibilidade para a NISSAN BRASIL que ainda não tinha pensado e ela pode estar aguardando o lançamento da nova AMAROK chinesa para tomar a decisão baseado na performance dela no mercado e se a VW vai utilizar motores DIESEL além do híbrido.

A Nissan pode lançar a Z9 DIESEL que é basicamente a FRONTIER PRO HYBRID, so que com o exato motor diesel 2.3 de 190cv que temos, com torque de 50kgfm (aumentou) e cambio ZF de 8 marchas (ganhou 1 marcha).

Ela tem 30kg a mais que a nossa, só que ganhou 4 kgfm de torque e 1 marcha a mais no cambio deve ter um desempenho melhorado em relação a nossa, pois o cambio é mais moderno, pode ter trocas mais rápidas.

Aqui está ela, DETALHE, ela tem suspensão traseira com molas helicoidais, igualzinha a nossa.

Bem top hein?

Samuel Dias
11/07/2026, 08:43
E é isso, a Frontier é mais moderna, muito mais bonita, bem mais espaçosa, super confortável, com suspensão multilink, controle de estabilidade e tração exclusiva de ultima geração, a única hoje a ter isso, teto solar elétrico, estribo de alumínio e não de "prástico", com uma estabilidade que te transmite segurança no sedo e no molhado, para-brisa com UV, plásticos antichama para você não virar churrasquinho num acidente, saídas de ar condicionado atrás, multimídia de marca alemã feito na Europa e não JBL fake chinês ou coisa ainda pior, monitor de pressão de pneus, freios a disco em todas as rodas, etc. A lista é grande.

Esqueceu das câmeras 360º, que foi a primeira a ter. Esse recurso é muito legal.

Bigsd
17/07/2026, 08:03
Esqueceu das câmeras 360º, que foi a primeira a ter. Esse recurso é muito legal.

É verdade, esqueci desse detalhe :roll:
Aliás um detalhe muito importante já que mesmo a Frontier oferecendo esse recurso aqui já há quase 10 anos, algumas concorrentes ainda não oferecem isso nem como acessório, ou quando fornecem, ele trava :mrgreen:
E quando você acostuma com ele, só usa as câmeras, nem lembra mais que existem espelhos. A visão é muito mais abrangente e a segurança é muito maior também.

Bigsd
17/07/2026, 08:05
Eu também gostaria que o modelo atual tivesse uma continuação, mesmo com a chegada de outras opções. Gosto bastante desse modelo

Eu também gosto muito do modelo atual. Você anda nela e depois anda em outra, então você percebe o quanto ela já está atualizada. Pra mim não precisava mexer nada.

Bigsd
17/07/2026, 08:10

Interessante como a Frontier não copia tendências, tem sempre o seu visual próprio e uma identidade exclusiva.
A suspensão multilink é um avanço tecnológico muito grande, mais segurança e conforto, mas é cara e os fabricantes visam lucros altos, não o bem-estar do consumidor, então só disponibilizam esse recurso em país do primeiro mundo e ou em modelos importados aqui para aqueles que podem pagar meio milhão para ter uma picape, os "pobres" que se danem no conceito deles. É isso o que eles poensam, por mais que inventem desculpas para justificarem seus atrasos tecnológicos e desprezos para com os compradores.
Ainda bem que a Nissan pensa diferente.

Bigsd
17/07/2026, 08:13
Essa matéria da carscoops em MARÇO/2025, quando a nissan postou a imagem do facelift, fala em lançamento no fim de 2026/começo de 2027 e que seria apenas um facelift simples.

Nissan To Offer Four Different Midsize Pickups Globally By 2027 | Carscoops (https://www.carscoops.com/2025/03/nissan-to-offer-four-different-midsize-pickups-globally-by-2026/)
"South America’s Navara/Frontier First up is the Nissan Navara/Frontier for South America, slated to arrive sometime in 2026 or early 2027. If you’re expecting a revolutionary overhaul, you’re going to be disappointed. Instead, Nissan is opting for a major facelift of the current Navara/Frontier D23, which has been around since 2014. Think of it as a cosmetic refresh rather than a complete

reinvention."

Eu me lembro disso, e tem razão, não precisa mexer nada nela. Até essa coisa de aumentar potência de motor de 190 para 200cv também é pura frescura para iludir o mercado. Tem concorrente com mais cavalos que anda menos, e tem concorrente já estourando motor que também mostra números mais alto de potência mas na prática não aguenta nem rodar o que precisa.

Bigsd
17/07/2026, 08:17
Pessoal, eu tenho participado um pouco menos em função do trabalho que não tem me dado muito tempo livre, cada dia inventam uma novidade aqui. Mas por favor, não me esperem, mantenham o fórum ativo.
Estamos juntos aqui há mais de 10 anos, o Edu bem mais, e somos sobreviventes de uma "espécie" onde muitos não resistiram aos desafios pelo caminho. Vamos manter esse grupo unido aqui.

Samuel Dias
21/07/2026, 10:08
Eu acho que as novidades vão acontecer agora a partir do meio do ano, no segundo semestre. Eu também gostaria que não mexessem muito na atual, acho que ela está perfeita como é hoje.

Bigsd
22/07/2026, 08:26
Eu acho que está demorando muito para chegarem as novidades, mas pelo menos teremos a distribuição da atual regularizada em breve com a chegada das unidades mexicanas, para a alegria do Cirão que sempre falou bem das mexicanas :mrgreen:

guigow2004
22/07/2026, 17:40
Olá pessoal. O fórum tava meio parado vou postar aqui as melhorias da V-Power DIESEL em relação a EVOLUX que eu achei na internet - A propósito, Não usem aqueles aditivos que tão vendendo por aí. Procurem esse diesel num posto na sua cidade só abasteça lá, vai ajudar sua FRONTIER a nunca ter problema com BIODIESEL(por mais que a Frontier já seja "imune") :lol:.

DIGO E REPITO, não sou da Shell e nem dono de posto. É recomendação de quem conhece bem a Shell e já usa há muitos anos, desde quando tinha um MAREA 1.8 e resolveu botar gasolina PETROBRAS e o carro se tremeu todo após o primeiro abastecimento. Enfim, é o único posto "de grife" que restou no Brasil, o resto é loteria.

1 - “O pacote de aditivos do V-Power Diesel é 2.7 vezes mais robusto que o do antigo Evolux“. - “Não é um único componente mágico. São múltiplos agentes atuando em sinergia, cada um endereçando uma vulnerabilidade específica da cadeia, desde o tanque de armazenamento até a câmara de combustão“.

2- O V-Power Diesel foi arquitetado, nas palavras de seus desenvolvedores, como um “sistema imunológico” para o motor, um pacote de 13 benefícios que ataca pontos críticos de forma cirúrgica.

3- Pode ficar armazenado até 90 dias sem problemas.(Eu mesmo já postei testes na antiga EVOLUX, dura muito mais).

4- Potente estabilizador de oxidação que retarda a degradação natural do biodiesel em contato com o oxigênio, ampliando a vida útil do combustível armazenado – um alívio para frotistas e agricultores com tanques estacionários.

5- Separador de água com ação emulsionante que age como um ímã, agregando as microgotículas de água dispersas no combustível (higroscópicas pelo biodiesel) para que sejam facilmente drenadas no fundo dos tanques, privando bactérias e fungos de seu ambiente ideal e protegendo os componentes ferroso s do sistema de injeção contra a corrosão.

6- Inibidor de corrosão que forma uma película protetora sobre as superfícies metálicas, uma barreira molecular contra o ataque ácido de contaminantes. (Esse aqui protege bem a bomba de alta)

7- Ajuda a proteger o sistema EGR contra o acúmulo de depósitos e borras geradas pela maior mistura de biodiesel, que travam ou entopem as válvulas.

8- A grande novidade em relação ao Evolux é a introdução de um aumentador de cetano. Este componente eleva a qualidade de ignição do diesel, promovendo uma queima mais rápida, completa e suave. O resultado se traduz em resposta mais imediata do motor, crucial para ultrapassagens seguras, redução na emissão de fumaça fria e, em motores modernos com sistemas complexos de pós-tratamento (como o DPF – Filtro de Partículas Diesel), uma menor regeneração forçada e potencial economia.

(MAIS CETANO seria o equivalente a maior octanagem na gasolina).

9- O desenvolvimento do V-Power diesel durou 2 anos, aconteceu em parceria com a Mercedes-Benz que testou o combustível em condições severas, incluindo misturas elevadas de biodiesel de até 30%. (15% é fichinha :lol:)

FONTE: https://frotacia.com.br/shell-tropicaliza-diesel-v-power-para-o-brasil/

(https://www.autodata.com.br/noticias/2025/12/12/shell-lanca-v-power-diesel-de-olho-no-crescimento-do-mercado/98114/)

Davidnissan
27/07/2026, 14:33
Olá pessoal. O fórum tava meio parado vou postar aqui as melhorias da V-Power DIESEL em relação a EVOLUX que eu achei na internet - A propósito, Não usem aqueles aditivos que tão vendendo por aí. Procurem esse diesel num posto na sua cidade só abasteça lá, vai ajudar sua FRONTIER a nunca ter problema com BIODIESEL(por mais que a Frontier já seja "imune") :lol:.

DIGO E REPITO, não sou da Shell e nem dono de posto. É recomendação de quem conhece bem a Shell e já usa há muitos anos, desde quando tinha um MAREA 1.8 e resolveu botar gasolina PETROBRAS e o carro se tremeu todo após o primeiro abastecimento. Enfim, é o único posto "de grife" que restou no Brasil, o resto é loteria.

1 - “O pacote de aditivos do V-Power Diesel é 2.7 vezes mais robusto que o do antigo Evolux“. - “Não é um único componente mágico. São múltiplos agentes atuando em sinergia, cada um endereçando uma vulnerabilidade específica da cadeia, desde o tanque de armazenamento até a câmara de combustão“.

2- O V-Power Diesel foi arquitetado, nas palavras de seus desenvolvedores, como um “sistema imunológico” para o motor, um pacote de 13 benefícios que ataca pontos críticos de forma cirúrgica.

3- Pode ficar armazenado até 90 dias sem problemas.(Eu mesmo já postei testes na antiga EVOLUX, dura muito mais).

4- Potente estabilizador de oxidação que retarda a degradação natural do biodiesel em contato com o oxigênio, ampliando a vida útil do combustível armazenado – um alívio para frotistas e agricultores com tanques estacionários.

5- Separador de água com ação emulsionante que age como um ímã, agregando as microgotículas de água dispersas no combustível (higroscópicas pelo biodiesel) para que sejam facilmente drenadas no fundo dos tanques, privando bactérias e fungos de seu ambiente ideal e protegendo os componentes ferroso s do sistema de injeção contra a corrosão.

6- Inibidor de corrosão que forma uma película protetora sobre as superfícies metálicas, uma barreira molecular contra o ataque ácido de contaminantes. (Esse aqui protege bem a bomba de alta)

7- Ajuda a proteger o sistema EGR contra o acúmulo de depósitos e borras geradas pela maior mistura de biodiesel, que travam ou entopem as válvulas.

8- A grande novidade em relação ao Evolux é a introdução de um aumentador de cetano. Este componente eleva a qualidade de ignição do diesel, promovendo uma queima mais rápida, completa e suave. O resultado se traduz em resposta mais imediata do motor, crucial para ultrapassagens seguras, redução na emissão de fumaça fria e, em motores modernos com sistemas complexos de pós-tratamento (como o DPF – Filtro de Partículas Diesel), uma menor regeneração forçada e potencial economia.

(MAIS CETANO seria o equivalente a maior octanagem na gasolina).

9- O desenvolvimento do V-Power diesel durou 2 anos, aconteceu em parceria com a Mercedes-Benz que testou o combustível em condições severas, incluindo misturas elevadas de biodiesel de até 30%. (15% é fichinha :lol:)

FONTE: https://frotacia.com.br/shell-tropicaliza-diesel-v-power-para-o-brasil/

(https://www.autodata.com.br/noticias/2025/12/12/shell-lanca-v-power-diesel-de-olho-no-crescimento-do-mercado/98114/)

Interessante. No meu caso, mesmo rodando bem (65000km em 2,5 anos) e pegando estrada diariamente, a EGR vem apresentando falhas frequentes, a luz de injeção já se tornou minha companheira juntamente com os barulhos de acabamento. Ultimamente tenho usado o aditivo da bardhal, e até sinto uma melhora no carro quando uso (uma vez a cada 2 tanques inteiros ou uma vez a cada 3 meio tanques), mas nem ele nem o aditivo da Nissan impediram a recorrência de falha na válvula de recirculação.

Na quarta feira vou deixar o carro na concessionária, vão trocar a junta e limpar a EGR. Não me exmplicaram bem como será o serviço, mas disseram que demora pelo menos 3 dias pois precisam desmontar toda a peça. O material demorou mais de um mês para chegar. Depois que o carro ficar pronto vou parar de abastecer na Petrobras (apesar de que os testes da ANP garantiram a qualidade do diesel no posto que eu frequento) e vou experimentar o Diesel V-Power. Vamos ver se vamos ter diferença em um ano.