PDA

Ver Versão Completa : Manutenção, Adaptações e Soluções Técnicas NISSAN FRONTIER - GERAÇÃO 2017.



Páginas : 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 [35] 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49

Bigsd
27/05/2024, 18:54
Sou seu sócio :lol:

Mais um :sad:
Assim não vai sobrar quase nada pra mim :lol:

Bigsd
27/05/2024, 18:56
Mais reflexões excelentes do Edu, como sempre são as suas participações.

Eu queria ver esse vídeo :mrgreen:

Bigsd
27/05/2024, 19:02
Buscando mais informação sobre o assunto, tem muita gente que recomenda trocar as lampadas originais pela Osram H4 Night Breaker, alguem aqui já fez isso?


Pode fazer a troca, vai gostar do resultado.

Se puder, depois da troca, verifica se seu farol está bem regulado. diversos locais tem aparelho que faz essa regulagem.[/QUOTE]

Olha só a contribuição chegando rápido. Isso é conteúdo.

Uma pergunta agora, um amigo meu tem uma S10, e ele tinha a mesma reclamação e colocou lâmpadas de LED nela. Ele passou por uma fiscalização e o policial reclamou, disse que ele alterou as características originais do veículo. Não chegou a multá-lo, mas orientou ele a regularizar a situação. Isso aconteceu acho que já fazem quase dois anos. Me parece que agora não incomodam mais. Procede isso?

sm4rco
27/05/2024, 19:36
Uma pergunta agora, um amigo meu tem uma S10, e ele tinha a mesma reclamação e colocou lâmpadas de LED nela. Ele passou por uma fiscalização e o policial reclamou, disse que ele alterou as características originais do veículo. Não chegou a multá-lo, mas orientou ele a regularizar a situação. Isso aconteceu acho que já fazem quase dois anos. Me parece que agora não incomodam mais. Procede isso?

A princípio o policial pode implicar com qualquer coisa, sempre acham um motivo. Essa coisa de mudar as características do veículo dá uma ampla margem para eles acharem de tudo.
Vocês viram que mudaram a regras do insufilm? Parece que agora pode colocar totalmente escuro nos vidros laterais traseiros. Vou confirmar isso e se for verdade vou trocar da minha. Quanto mais escuro melhor.

sm4rco
27/05/2024, 19:37
:palmas:
Mais preciso do que isso, impossível.
Excelente compilação de informações, Marcão. E o mais interessante é que você não inventou nada e nem supôs nada, só juntou o que todo mundo já está cansado de saber.
É isso aí, garoto! Vamos em frente agora que temos muitas coisas para conversarmos ainda.

Obrigado, meu amigo :concordo:

sm4rco
27/05/2024, 19:39
O Marco foi brilhante em suas postagens acima. Resumiu tudo com precisão e somente mostrando fatos, foi perfeito. Excelente, Marco :concordo:. Podem xingar, reclamar, não concordar, se opor, não interessa, você só mostrou fatos. Foi ótimo em sua abordagem.

Obrigado Eduardo :concordo:

sm4rco
27/05/2024, 19:42
Opa pessoal, tudo bem? Este fim de semana fiz uma viagem para Londrina, quase 900km entre estrada e uma boa andada por lá na cidade. O consumo não para de me surpreender.... Fiz 15km/l na ida, e computando com o que andei na cidade e volta, o consumo total da viagem ficou em 14.2km/l. Outra coisa positiva é o isolamento acústico, a volta foi toda com bastante chuva, praticamente não se escuta barulho, olha que já tive tudo que é tipo de carro e nada chegou no nível da Frontier.

Muito econômica mesmo, e não falta força nunca, precisou, ela está lá disponível.
O isolamento acústico é muito bom também.
São coisas que todo mundo conhece e comenta, mas aí a concorrência tenta copiar e vira a mais "tecnológica" :lol:
Precisam comer muita farinha ainda...

sm4rco
27/05/2024, 19:45
Já tomei num ano mais de 20 multas, fora aquelas por não indicar condutor porque meus carros ficam em nome da empresa.

Sério? Mas porque será? :pensativo:
:lol:
Caminhonete não é pra isso... :mrgreen:

sm4rco
27/05/2024, 19:47
Veja, Samuel. Eu pedi para o Bigsd compartilhar essa comparação que eu fiz.

Foi perfeita, mas será que conseguiram entender? :mrgreen:

sm4rco
27/05/2024, 19:50
Fiquei sabendo que se o sistema de frenagem autônomo já era falho, com inúmeras reclamações de acionamento sem motivos, agora fico sabendo que houve uma explosão de reclamações por conta das chuvas, que o sistema falha ainda mais. Imagine uma caminhonete frear sozinha numa estrada com piso molhado porque achou que ela deveria fazer isso sem qualquer motivo (mesmo sem o motorista abrir a porta :mrgreen:)... A coisa está ficando feia... e vem muito mais por aí...

Mas porque falha tanto? A antiga já tinha esse problema de ter que desativar um monte de coisas. Onde fica esse sensor que faz a frenagem automática? Como ele atua?
Porque o da Frontier e dos outros carros não falham? É o mesmo sistema de detecção?

Nicolas_cwb
27/05/2024, 20:34
Pode fazer a troca, vai gostar do resultado.

Se puder, depois da troca, verifica se seu farol está bem regulado. diversos locais tem aparelho que faz essa regulagem.

Andei lendo bastante sobre o assunto, acho que vou na night breaker laser, parece que a diferença é grande na iluminação em relação as lâmpadas originais. Dura menos mas no meu uso que é praticamente só estrada e evito viajar a noite, ainda vai durar bastante (e já colocarei um par extra nos equipamentos de viagem). Fazia tempo não tinha carro com lâmpadas halógenas, tinha até esquecido que nessa situação as lâmpadas originais deixam um pouco a desejar, nada que um upgrade barato não resolva.

Nicolas_cwb
27/05/2024, 20:49
Eu vejo muita gente trocando lâmpadas halógenas de carros por modelos LED de alta luminosidade, mas nunca me aprofundei nesse assunto. Tente fazer uma troca, hoje tem leds para todos os modelos de carros. A minha usa de led e ilumina bem, se bem que chuva é sempre bastante complicado porque boa parte de luz é refletida pelo piso molhado.

Teria que trocar o farol inteiro, as características das lâmpadas são diferentes, precisam ter o farol projetado para ela. O farol led das versões mais caras realmente parecem iluminar melhor, na halógena tem a questão luminosidade vs durabilidade que faz as montadoras serem mais conservadoras. Até cheguei a ver preços dos faróis na versão led mas como uso/usarei pouco a caminhonete a noite, botar uma lâmpada mais forte que dura menos já me atende tranquilo.

Ainda bem que a Nissan me deixou alguma coisa pra melhorar, fico feliz em brincar de upgrade… kkkkkk

Silvano1980
28/05/2024, 10:47
Muito 10 esse fórum. Andei visitando os tópicos de jipes e isso começa a me animar a talvez pensar em comprar um.
A Frontier atende bem, é fera no fora de estrada também, muito valente e passa fácil onde muitas ficam.
Acho que só ela e a L200 andam bem nesse tipo de uso, as outras são evitadas e parecem não se dar bem nesse uso.
O pessoal que fazia trilhas com a L200 que era líder nisso, tem uma parte que migrou para a Frontier e são só elogios. Mas dá dó colocar uma Frontier para malhar ainda mais que faço uso familiar dela também.
Eu também não compro nada pela quantidade que vende, compro o que eu gosto, se vende bem ou não isso não muda a minha escolha. Acho esse negócio de comemorar que o que você tem vende mais é meio sem sentido. Frontier tem um mercado bom, um público bastante fiel, tem hoje uma desvalorização muito baixa e boa revenda. Tenho visto lojas de carros cheias de S10, Hilux, Ranger, Amarok paradas há meses pra vender, mas quando você fala em Frontier, tem filas de espera e não acha uma pra vender disponível em loja, pode ver, nenhuma loja tem, e se tiver é malhadona.
Pra mim o mercado da Frontier está muito bom, e com essas novidades chegando cheias de problemas, vou continuar quietinho com a minha.

Silvano1980
28/05/2024, 10:49
https://clubedanissanfrontier.com.br/wp/wp-content/uploads/2024/05/volante-da-frontier-2024.jpg

Ficou muito legal essa imagem. Bem auto-explicativa.

Mauro-sp
28/05/2024, 11:00
Amarok tem uma estabilidade boa e é confortável para andar. Certamente não é igual a Frontier, você anda nas duas e percebe a Frontier mais firme e mais estável principalmente em piso ruim. A Frontier também é mais confortável, é diferente.
Mas a Amarok ganha fácil de uma S10, uma L200 e até dessa Ranger nova, tanto em conforto como em estabilidade.
Colocar a Frontier para fazer curva é brincadeira de criança, ela agarra muito, parece que nem sente a curva. Podem notar, ela nem inclina, faz como um carro de passeio parecendo que está em baixa velocidade.

Podem dizer o que quiser, ficar indignados, não se conformar e nem aceitar, mas a suspensão multilink faz uma diferença gigante. A Frontier inaugurou essa tecnologia nesse segmento de picapes médias aqui e agora outras estão copiando, mas na faixa de preço dela, ela ainda está sozinha. Tem a RAM Classic agora saindo parece que por 329 mil, que também usa multilink, ficaria no preço das versões tops da Frontier, mas com esses novos preços praticados na Frontier, ela acaba se distanciando da Classic. Além disso, o futuro da Classic é incerto, mas é lindo demais o acabamento dela.

Mauro-sp
28/05/2024, 11:05
Saiba como funciona a suspensao Multilink | Autos Segredos (https://www.autossegredos.com.br/materias-especiais-3/saiba-como-funciona-a-suspensao-multilink/)

...a Multilink é evoluída e sofisticada a ponto de ser utilizado em diferente segmentos. Seu custo elevado para as fabricantes, que precisam investir em tecnologias e componentes para adotá-la, pode ser justificado com uma experiência de condução mais suave e agradável, com um controle mais preciso das rodas ao dirigir.

Mauro-sp
28/05/2024, 11:12
A Frontier atende bem, é fera no fora de estrada também, muito valente e passa fácil onde muitas ficam.
Acho que só ela e a L200 andam bem nesse tipo de uso, as outras são evitadas e parecem não se dar bem nesse uso.
O pessoal que fazia trilhas com a L200 que era líder nisso, tem uma parte que migrou para a Frontier e são só elogios.

Olha só do que ela é capaz... colocada para sofrer no fora de estrada e deu um show.

Frontier é pura capacidade off-road. Ainda duvida?
Agora com seis anos de garantia, a Nissan Frontier 2024 encarou desafios extremos nas mãos dos pilotos da Webmotors
WM1 - O canal de noticias automotivas da Webmotors (https://www.webmotors.com.br/wm1/noticias/frontier-e-pura-capacidade-off-road)

Bigsd
28/05/2024, 13:33
Esquece isso. Agora é só choradeira de tudo.
Já está mais do que provado e comprovado isso tudo que falamos.
É impossível alguém insistir no contrário porque não tem mais espaço para discussão.
Alguém vir dizer que multilink não faz diferença, que a Frontier é menos tecnológica, que o volante dela é o mesmo do Kicks, que freios a disco são bobagens, que multilink não muda na estabilidade e conforto, etc... já é olhar o azul e insistir que é vermelho. Acabou.
Vou resumir isso:
- Isso é azul!
- Não, isso é vermelho.
- Então qual a cor do céu?
- O céu é azul.
- Essa cor é igual a cor do céu?
- Sim, ela é.
- Então é azul.
- Não, é vermelho.
:lol:

Bigsd
28/05/2024, 13:42
Amarok tem uma estabilidade boa e é confortável para andar.


Mas ninguém nunca disse o contrário aqui :lol:
O que querem dizer e o que provamos o contrário é que, por melhor que seja o desempenho do feixe de mola, nunca vai ser igual ao do multilink. Mas o pessoal já sabe disso. A tão cobiçada e sonhada de meio milhão usa multilink, a fábrica reconheceu a superioridade e colocou nela. O ponto é que poderiam ter colocado nas dos pobres também, só isso.
Se a Frontier tem, as outras também podem ter. O Edu disse uma coisa que eu achei super certa... "estão olhando para a tela do multimídia é dizendo que isso é tecnologia. Carro não é um equipamento eletrônico, é um equipamento mecânico, e a mecânica também tem que evoluir. Um carro sem nenhuma eletrônica pode existir, mas sem mecânica não é carro."
Não evoluiu nada, mesma suspensão, motor velho, câmbio velho, freios meia boca... poderiam ter feito mais e não fizeram.
Agora, a Nissan fez e isso há quase 10 anos, e continua tudo tão atual que para se ter algo parecido tem que pagar uma fortuna.
Simples de entender, o difícil é aceitar.

Edumar
28/05/2024, 17:07
Foi perfeita, mas será que conseguiram entender? :mrgreen:

Entendem sim, só fingem que não :lol:

Edumar
28/05/2024, 17:24
Mas porque falha tanto? A antiga já tinha esse problema de ter que desativar um monte de coisas. Onde fica esse sensor que faz a frenagem automática? Como ele atua?
Porque o da Frontier e dos outros carros não falham? É o mesmo sistema de detecção?

Marco, é um sistema de radar. O da Frontier alcança até 3 carros na frente, essa outra aí pelo jeito já falha com um, mas não me pergunte porque. Parece que tudo nela foi pensado para economia e não para a qualidade. Parece um remendo de coisas para reduzir custos, cada dia aparece uma novidade.

Na Frontier o sensor fica na grade, mesmo molhado ou sujo ele funciona muito bem.
Lembrando que tudo na Frontier é inteligente, o sistema avalia reduções de velocidade, ocorrências à frente do carro que vai à sua frente, sinaliza se for o caso, emite um alerta mais escandaloso se a situação for mais perigosa, e por último aciona os freios. E funciona mesmo porque já acionou comigo :mrgreen:
Uma vez eu queria aproveitar um restinho de sinal amarelo e atravessar uma avenida que eu ia entrar à esquerda, só que o trânsito estava parado após a esquina, então virei rápido com toda a frente livre e alinhei com o carro parado, também de forma bem brusca para parar bem encostado mesmo e liberar a passagem da outra mão da avenida. Quando a Frontier alinhou com o carro que estava parado, o sistema de frenagem acionou imediatamente. Até eu me assustei com a reação :mrgreen:

Normalmente os sistemas não são inteligentes, atuam simplesmente pela aproximação, como o caso dessa outra. Eu acho isso ruim, porque fica muito restrito o entendimento do sistema, e talvez seja isso que esteja causando tantos problemas. Eu sei que está chovendo reclamações de frenagem automática sem qualquer razão, sem nada á frente. A fábrica estava alegando tratar-se de um pássaro ou outra coisa que atravessou na frente :lol:. Como sempre, tudo é culpa dos outros, até dos passarinhos agora.

Edumar
28/05/2024, 17:28
O Edu disse uma coisa que eu achei super certa... "estão olhando para a tela do multimídia é dizendo que isso é tecnologia. Carro não é um equipamento eletrônico, é um equipamento mecânico, e a mecânica também tem que evoluir. Um carro sem nenhuma eletrônica pode existir, mas sem mecânica não é carro."
Não evoluiu nada, mesma suspensão, motor velho, câmbio velho, freios meia boca... poderiam ter feito mais e não fizeram.
Agora, a Nissan fez e isso há quase 10 anos, e continua tudo tão atual que para se ter algo parecido tem que pagar uma fortuna.
Simples de entender, o difícil é aceitar.

Com certeza, digo isso porque colocaram umas frescuras chinesas baratas para atrair olhares mas o básico não mudou, e na minha opinião até piorou. Eu vou pesquisar se a americana também é assim, porque normalmente tudo que é sobra vem para cá, porque nada explica todas estas coisas que fizeram. E o pior é que vai continuar vendendo. Isso é irracionalidade.

Edumar
28/05/2024, 17:29
Vou resumir isso:
- Isso é azul!
- Não, isso é vermelho.
- Então qual a cor do céu?
- O céu é azul.
- Essa cor é igual a cor do céu?
- Sim, ela é.
- Então é azul.
- Não, é vermelho.
:lol:

:chorandoderir:
Muito bom

Bigsd
28/05/2024, 17:53
E o pior é que vai continuar vendendo. Isso é irracionalidade.

É inacreditável mesmo. Não era pra vender mais nada aqui. Ficar bem longe.

Bigsd
28/05/2024, 17:58
Lembrando que tudo na Frontier é inteligente, o sistema avalia reduções de velocidade, ocorrências à frente do carro que vai à sua frente, sinaliza se for o caso, emite um alerta mais escandaloso se a situação for mais perigosa, e por último aciona os freios. E funciona mesmo

Eu fico imaginando quanto tudo isso que a Frontier oferece não custa. Ninguém quer gastar, é só velharia e enganação, e a Frontier continua mantendo tudo isso, até teto solar ela oferece. Sou obrigado a concordar com o Cirão quando ele diz que a Frontier tinha que ser a mais cara do mercado, porque oferece muito mais e com qualidade e tecnologia lá em cima.

Bigsd
29/05/2024, 14:59
Pessoal, continuem sem mim. Esse é o tópico de conteúdo, não de choradeira e de tabelinhas de vendas. Tem muitas coisas importantes para compartilhar, não me esperem. Estou enrolado aqui fechando o contábil e pelo jeito não vai terminar hoje, mas eu logo volto com tempo. Vamos lá... este tópico não pára, porque esse silêncio? Todo mundo já pensando em viajar? Menos o Cirão que emendou já emendou o mês :mrgreen:

sm4rco
30/05/2024, 09:58
Que saco, Bigsd. Todo final de mês esse sufoco?
Não tem como ir alimentando o sistema e ele fechar sozinho depois? A Contabilidade lá na empresa funciona quase de forma autônoma, só conferência depois.
Você anima o grupo quando está aqui. Você é o elemento catalizador do grupo :mrgreen:

sm4rco
30/05/2024, 10:04
Eu fico imaginando quanto tudo isso que a Frontier oferece não custa. Ninguém quer gastar, é só velharia e enganação, e a Frontier continua mantendo tudo isso, até teto solar ela oferece. Sou obrigado a concordar com o Cirão quando ele diz que a Frontier tinha que ser a mais cara do mercado, porque oferece muito mais e com qualidade e tecnologia lá em cima.

Eu ficava meio p... quando o Ciro dizia isso :lol:
No bom sentido, claro. O troço já era caro pra dedéu e ele ainda dizia que tinha que custar mais caro :slap:
Mas hoje eu também entendo o que ele quer dizer e até concordo. Ela oferece muito mais tecnologia e recursos do que qualquer outra concorrente, e ainda custa mais barato? Ainda mais sendo japonesa? Realmente não tem muita lógica. E com a Nissan batendo recordes de lucros, eu quero crer que ela não está vendendo barato, as outras que estão caras por oferecer tantas coisas obsoletas e remendadas, e já com investimentos amortizados há décadas.

sm4rco
30/05/2024, 10:09
É inacreditável mesmo. Não era pra vender mais nada aqui. Ficar bem longe.

Concordo com o Eduardo, vai vender bem, pelo menos por enquanto, vamos ver amanhã se a situação dela não melhorar, porque é uma marca de um carro só hoje, e eu sei que muitas concessionárias estão quase falidas. A que fica lá perto da empresa os funcionários já estão buscando outro lugar para trabalhar, dizem que a dívida é impagável e a situação só piora.
Se o consumidor tivesse como sempre dizemos um mínimo de dignidade e respeito próprio, não comprava mais nada da marca depois do que ela fez no Brasil, e em vários outros lugares do mundo com outras desculpas - aqui foi a mentira do custo Brasil, mas trouxe carro uruguaio, chinesinho, etc... acha que todo mundo é tolo.

sm4rco
30/05/2024, 10:11
.... Acabou.
Vou resumir isso:
- Isso é azul!
- Não, isso é vermelho.
- Então qual a cor do céu?
- O céu é azul.
- Essa cor é igual a cor do céu?
- Sim, ela é.
- Então é azul.
- Não, é vermelho.
:lol:

:lol: Você ilustrou muito bem a situação, é exatamente isso sem tirar nem pôr :lol:

Sergio c
30/05/2024, 10:49
Notícia dos EUA, meio surreal...

Concessionarias Nissan sao orientadas a vender com prejuizo - Auto+ TV (https://www.automaistv.com.br/vendas-e-precos/concessionarias-nissan-sao-orientadas-vender-com-prejuizo/)

Bigsd
30/05/2024, 12:23
Marcão, meu amigo, não é só "somar" números :lol:. Isso até uma planilha eletrônica faria.
É preciso checar as informações que chegam dos diversos departamentos, auditá-las, compilar tudo, e apresentar os resultados. Mas, esses resultados precisam ser interpretados, analisados e oferecidos à diretoria com objetivo de análise financeira, planejamento de investimentos e previsão futura. É realmente uma análise financeira complexa.
Meio off topic agora... o nosso diretor diz que o cérebro de uma empresa é o seu corpo de gerentes, e por isso ele sempre lembra que contrata os melhores profissionais do mercado, não importa onde trabalham e o quanto ganham, ele cobre.
Eu, honestamente, ganho bem mais do que é a média de mercado. Posso dizer que ganho uns 40% a mais do que os melhores salários dos melhores gerentes financeiros das melhores empresas do Brasil, mas somos muito cobrados, muito mesmo, aqui você tem que pensar, assessorar, e fazer previsões difíceis.
Eu não me importo, porque além de ser bem pago para o que eu faço, porque sou um profissional diferenciado 8--), sou muito bem tratado aqui. Tenho todo o suporte que preciso, contrato quem eu quero, faço todos os cursos e participo de todas as palestras que quero, e a nossa vida pessoal é muito respeitada, tiramos muito mais dias de férias do que o previsto em lei, e o nosso diretor nos cobra por essa vida equilibrada.
Outra coisa legal é que apesar de tudo não trabalhamos sob pressão de perfeição, podemos errar. Ele diz que errar é natural, errar demais sim é incompetência e aí... :-(
Então tem toda uma análise bastante cuidadosa, envolve mercado global, mercado futuro, e decisões que muitas vezes outras empresas não entendem e que parecem até bizarras, mas depois copiam da gente :mrgreen:. Não existe crise aqui.
Eu sofro essa época fara fechar toda a análise financeira, mas depois posso tirar até uns dias de folga que ninguém vai me dizer nada. Gosto muito daqui, não posso (e nem quero :lol:) reclamar, mas essa época o trabalho é muito mais intenso, mas a minha equipe também é boa.

Bigsd
30/05/2024, 12:56
Notícia dos EUA, meio surreal...

Concessionarias Nissan sao orientadas a vender com prejuizo - Auto+ TV (https://www.automaistv.com.br/vendas-e-precos/concessionarias-nissan-sao-orientadas-vender-com-prejuizo/)

É o que comentei sobre estratégia financeira. Se for olhar com atenção o artigo original em inglês, vai perceber que não tem prejuízo nenhum no que ela está fazendo, o segredo está na quantidade produzida e na formulação dos preços com base na aplicação dos impostos, e onde esse preço é reduzido, na concessionária, não na fábrica. Aí está a jogada.
A própria reportagem cita que: "os EUA está enfrentando uma crise no mercado automotivo. Prova disso é que várias marcas estão com estoques gigantescos de seus carros, o que tem forçado a medidas drásticas."
Não é só a Nissan que está com estoque alto. Aí pergunto, se o mercado está encolhendo, então porque estão aumentando a produção? Perceba a jogada.
Mas, por outro lado, se formos mais atentos à reportagem, percebemos que ela informa que a Nissan teve: "alta de 8,5% nas vendas nos EUA em relação ao três meses de 2023, além de aumento de 22,2% no fechamento comparando 2022 com 2023. E com tudo isso, a Nissan teve lucro recorde, e ainda cita que "No Brasil, a marca também vem em franco crescimento".
Ou seja, as vendas aumentaram, o mercado encolheu e os lucros subiram... bem vindo ao meu mundo financeiro :mrgreen:Outra estratégia dessa redução é que "A ideia é focada especialmente no Kicks, que precisa ter o estoque queimado antes da chegada da nova geração, já apresentada por lá".
Se iam lançar um novo modelo, então porque aumentaram as vendas? O normal é ir reduzindo estoque antes do lançamento, não é?Na verdade eles não estão queimando os carros, mas as peças de estoque de produção para chegada do novo modelo, indiretamente, comercializando peças.
A própria reportagem original da Automotive News mostra que as concessionárias participam de um plano de financiamento da marca, ou seja, a Nissan não está vendendo mais barato, o valor faturado é o mesmo, perceba que as concessionárias que estão autorizadas a vender 10 a 15% abaixo da tabela. É uma jogada financeira onde ela se aproveita também da redução de impostos, que lá é calculado diferente daqui, e do financiamento.
Por exemplo, se a Nissan aqui tiver um custo de 100 e vender por 100, ela ainda tem lucro com isso quando a venda é financiada. Ou porque será que quando você financia os descontos são maiores?
E há ainda a compensação fiscal pela venda, supostamente, sem lucro. Mas, ainda assim, elas vendem com lucro aqui.

Basta lembrar que a Ford ficou muitos anos aqui alegando um "suposto prejuízo", falsamente criado por ela para obtenção de benefícios fiscais e econômicos. Muitas empresas fazem isso aqui até hoje. O problema da Ford foi que ela se tornou mais gananciosa e quis vender aqui sem produzir nada, trazendo até produtos de mercados como Uruguai, Índia e China, por exemplo, isso se tornou ainda mais lucrativo. Veja o Territory, por exemplo, nunca foi Ford na verdade, uma enganação, era 100% chinês com a marca licenciada e vendido aqui como "premium" da marca, até o mercado mundial rejeitar o carro (aqui apesar de não vender quase nada o brasileiro ainda achava um carro "top" :lol:), obrigando ela a participar e rever o projeto e fazer um "meia boca" melhorado, que aqui manteve até o nome para não queimar ainda mais a marca que já sofre de forte desconfiança do mercado, mas em muitos mercados lá fora trocaram até o nome.

Por coincidência é sobre isso que até comentei no meu post anterior, não tem nada de surreal, há um universo de opções financeiras onde o produto em si nem passa a ser o foco, mas a capitalização, os benefícios fiscais, as aplicações e cambialidade das moedas, a jogada com impostos, e o próprio uso das revendas como instrumentos de operacionalização financeira. Por isso o lucro cresce mesma baixando os preços, como neste caso. O leigo acaba não entendendo isso e achando estranho e confuso.
Nem precisava buscar uma reportagem americana para entender isso, basta ver aqui, a Frontier e outros modelos da Nissan sendo vendidos abaixo da tabela, assim como estão fazendo outras marcas, e curiosamente, a Nissan aqui também bateu recorde de lucro e está até anunciando investimentos e ampliando a linha de produtos... isso não é curioso??? :mrgreen:

Bem, vou almoçar e depois voltar a fechar as análises. Até amanhã devo terminar tudo.

Edumar
30/05/2024, 15:24
Perfeita a análise do amigo Bigsd.

Só quero complementar uma coisa. Enquanto a Nissan e outros fabricantes nos EUA realizam ações contábeis e estratégicas comerciais, a Ford, que você citou como exemplo de estratégia de obtenção de lucros indiretos, é uma história bem diferente. Inclusive isso foi assunto de um amplo debate no nosso grupo de whatsapp, e esse é o problema do whatsapp, mais uma excelente discussão que acaba restrita e perdida no tempo, e não presente na internet para que todos possam consultar.

Enquanto essa ação da Nissan é algo bem comum lá nas terras de juros baixos e controlados (a Nike também fez isso há algumas semanas), aqui sim a situação é realmente "surreal".
Empresas aqui se aproveitam de lobbies, de leis um tanto questionáveis, de vantagens de toda espécie e da ignorância geral para agir em vantagens exclusivas de seus próprios interesses econômicos. Basta fazer uma simples pesquisa do porque a Audi foi embora do Brasil depois de estabelecer um parque industrial nas instalações da Volkswagen. Isso não é segredo porque a própria administração da Audi assumiu ter ido embora por não ter sido beneficiada com um incentivo fiscal, na época prometida, se não me engano pela então "presidenta". Sem benefícios, sem fábrica, simples assim. Só pesquisar na internet.

A Ford foi a mesma situação, mantinha carros no Brasil com 20 anos de projeto (ela parece gostar desse número), sem lançar nada realmente novo, porque o seu objetivo, como bem comentou o Bigsd, não era o produto, mas as vantagens advindas da sua operação.
Apesar de poucos comentarem isso e de parte da imprensa se calar, a aquisição da Troller teve como único objetivo a obtenção de mais vantagens fiscais, nada a ver com a tal propalada mentira do querer investir numa "promissora empresa nacional".

Para não dizerem que inventamos mentiras aqui (isso é com outro departamento), cito estas duas matérias de fontes confiáveis que abordam bem o assunto (existem outras):

Troller, o fim de um sonho de incentivos fiscais no Nordeste | Empresas | Valor Economico (https://valor.globo.com/empresas/noticia/2021/08/12/troller-o-fim-de-um-sonho-de-incentivos-fiscais-no-nordeste.ghtml)

Entenda o caso Ford | Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região (https://www.sindmetalsjc.org.br/noticias/n/452/entenda-o-caso-ford)

Só para entender:

"...com apoio do então senador Antonio Carlos Magalhães (PFL/DEM), ex-governador da Bahia, (a Ford) conseguiu reabrir o regime automotivo por meio da aprovação da Lei 9.826, de 23 de agosto de 1999, que deu à empresa prazo de três anos e meio para começar a produzir e usufruir dos benefícios tributários. A lei garantiu desconto de 35% no IPI para os carros montados na região até o fim de 2010. Além disso a Ford ganhou abatimento de 65% do ICMS até 2013 e o BNDES concedeu financiamento de R$ 1,3 bilhão.

Inicialmente, os incentivos negociados somavam R$ 700 milhões por ano -- mas o então presidente da República, Fernando Henrique Cardoso (PSDB), considerou a cifra exagerada e baixou para R$ 180 milhões/ano, segundo noticiou a imprensa na época.

Mas a Ford não desistiu de abocanhar mais incentivos e, durante 2006, articulou outro plano para ampliar os ganhos. Em 2 de janeiro de 2007 a empresa anunciou a compra da pequena fábrica cearense da Troller, mas não sem que, poucos dias antes, em 28 de dezembro de 2006, o governo tivesse aprovado a Lei 11.434, que no seu Artigo 8º prevê a transferência de incentivos fiscais a compradores das empresas adquiridas.

Assim a Ford herdou da Troller os benefícios da Lei 9.440, de 1997, com corte ainda maior no IPI para toda sua produção no Nordeste, equivalente a duas vezes o valor das contribuições devidas de PIS e Cofins.

No fim de 2009, em outra manobra política, com a promessa de investir R$ 4,5 bilhões em suas operações brasileiras, a Ford conseguiu prorrogar por mais cinco anos os incentivos fiscais que recebe na Bahia, depois de intensas articulações do governador baiano Jaques Wagner (PT) junto ao então presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que aprovou a extensão em escala decrescente."

Acho que isso aqui eu nem vou precisar desenhar... :mrgreen:
É, meus amigos... é uma vergonha, uma grande vergonha. É por isso que quando eu digo que essa marca deveria ser esquecida pelo brasileiro, alguns acham exageros. Você vende sucata apenas para obter dinheiro público, compra empresa para ampliar essa vantagem, tira o que pode, e depois fecha as suas fábricas, promete que vai vender a "promissora empresa nacional", mas fecha também (mesmo tendo interessados na compra), deixa desemprego, caos econômico, concessionárias falindo, consumidores com carros defeituosos sem solução e sem peças, traz carrinhos chineses e uruguaios para o Brasil, e ainda tem a admiração de um público consumidor aqui???? Nem vou dizer o que eu penso disso (é pesado), mas deveria.

Entendo, Bigsd, que o seu objetivo foi mostrar como é possível ganhar dinheiro com manobras diversas, mas no caso da Nissan, a manobra foi estratégica comercial, e a que você citou como exemplo foi um exemplo lamentável de manobra de exploração pública.
Importante deixar isso bem claro para que a Nissan não seja comparada a esse tipo de coisa e colocada no mesmo saco.

Vou agora acrescentar um exemplo de uma empresa, que conheci um dia... inclusive do setor de autopeças, que comprava componentes nos estado unidos que valiam 1 dólar, mas ela pagava 5 dólares, e vendia aqui por 4,90 dólares. Com a demonstração de prejuízos, ela obtinha uma série de benefícios aqui... e quem ficava com o lucro alto limpinho (nosso dinheiro) sem fazer força???
Essa se precisar desenhar, eu desenho :mrgreen:

Por isso tenho tanta decepção de coisas que acontecem aqui. O povo é... sei lá o que... Por isso valorizo uma Nissan que aposta aqui, desenvolve mercado, compartilha tecnologia industrial, investe aqui, e produz carros aqui que são exportados para o mundo. Tenho orgulho de comprar uma Frontier porque sei que é um caminho de duas vias, compramos e vendemos (Brasil). Não há esperteza só de querer vender aqui e explorar o nosso mercado.

Espero ter esclarecido melhor esse ponto que só reforça (mais uma vez como sempre) tudo o que sempre dizemos aqui. Foi uma ótima oportunidade para isso :concordo:

Edumar
30/05/2024, 15:36
Eu, honestamente, ganho bem mais do que é a média de mercado. Posso dizer que ganho uns 40% a mais do que os melhores salários dos melhores gerentes financeiros das melhores empresas do Brasil, mas somos muito cobrados, muito mesmo, aqui você tem que pensar, assessorar, e fazer previsões difíceis.
Eu não me importo, porque além de ser bem pago para o que eu faço, porque sou um profissional diferenciado 8--), sou muito bem tratado aqui. Tenho todo o suporte que preciso, contrato quem eu quero, faço todos os cursos e participo de todas as palestras que quero, e a nossa vida pessoal é muito respeitada, tiramos muito mais dias de férias do que o previsto em lei, e o nosso diretor nos cobra por essa vida equilibrada.

Como é bom termos indústrias aqui...
E o pessoal comprando de oportunistas que não fabricam nada aqui, que nem fábricas tem. Vão lá encher os bolsos dos chineses também... depois que ficarem sem emprego e trabalhando por migalhas, como muitos exemplos mundiais que temos, vai lá e compra uma Brasília 1.600.... "inteirinha"...
Com opções de Toyota, General Motors, Volkswagen, etc... todas fabricando aqui, vão lá dar empregos lá fora. Brasileiro precisa voltar para a escola.

Mauro-sp
31/05/2024, 14:45
Isso é um tópico de conteúdo!!!
Aqui tem de tudo, tecnologia, áudio hi-fi, estudo de mercado, economia, finanças, fiscal, etc. Esse pessoal é fera.
Sério mesmo, foi uma aula de verdade. Estão todos de parabéns :palmas:
Tinham coisas da história da fábrica "foragida" que eu não sabia. Se eu já não gostava dela, muito menos agora. Nem ferramentas que ela lançou com a marca dela (chinesas aliás) eu compro mais.
Este é sem sombra de dúvida o melhor tópico do fórum, nada de tabelinhas de vendas, de descobrir que a caminhonete carrega o que tem que carregar, de inventar recursos cômicos. Aqui só postagens de alto nível :concordo:
O mais interessante é que boa parte do que se escreve aqui vale praticamente para todo o mercado.
Essas explicações que vocês colocaram aí acima foram muito interessantes, e ajudam a compreender notícias que jogam por aí sem sequer traduzi-las ou interpretá-las corretamente, seja por sensacionalismo ou por pura incompetência dessa nossa imprensa.

xibiu!!!
01/06/2024, 11:01
Nissan Frontier comemora 100.000 unidades feitas na Argentina | Noticias Automotivas (https://www.noticiasautomotivas.com.br/nissan-frontier-comemora-100-000-unidades-feitas-na-argentina/)

581684

Samuel Dias
03/06/2024, 16:22
Vou continuar participando desse seleto grupo e agradeço o apoio e a compreensão dos colegas. Honestamente eu já estava me cansando. Mas vou continuar falando o que tem que falar, e só a verdade, não vou contar mentiras como muitos gostam de fazer.
E se um dia eu me equivocar e disser algo errado, volto aqui como homem para pedir desculpas e me retratar, não vou fugir do erro como moleque.

Excelente o Sérgio ter trazido esse tema para cá, e ter tomado o cuidado de dizer que esse fato ocorreu nos EUA. Isso deu a oportunidade de esclarecer a situação antes que algum cérebro de jaca publicasse isso só para causar provocação em algum outro tópico, quando como colocaram uma reportagem criticando a Frontier americana sem se tocar que não tinha nada a ver com a nossa. Até o site que publicou corrigiu o erro, mas moleque não se retrata e nem se desculpa.
Um detalhe que ninguém comentou ainda, lá eles deram um desconto de 10%, alguns fabricantes deram até mais. Mas, aqui não podemos esquecer que, pelo menos até na semana passada a Frontier, a melhor caminhonete do Brasil, estava com 22% de desconto, e dando lucro... :-?
S10 também estava com preço lá embaixo, e a nova manteve o preço da antiga e está com bons descontos. Parece que o que todo mundo dizia era verdade, os preços de caminhonetes aqui estavam fora da realidade.
Aliás, ficou interessante esse motor da S10. Mesmo sendo outro motor antigo, conseguiram deixar ele com apenas 8 ou 9 kilos de torque a menos que as que usam "motorzões gastões", e ainda mais econômica. Finalmente alguém mesmo usando tecnologia antiga sabe melhorar um motor e não estragá-lo mais ainda. Legal essa S10. Tinha boa arrancada, vamos ver se agora para de perder a força em subidas e carregada, porque agora o pessoal está começando a se animar com caminhonete que não perde força carregada, coisa que a Frontier já faz desde 2017 aqui e todo mundo já comentava isso :lol:

É a vantagem de um motor biturbo com todo torque em baixa rotação, com apenas 1.500 rpm Frontier já tem toda força disponível.
Pode colocar uma tonelada e meia na Frontier que ela nem sente, não pede marchas e nem consome um litro de diesel a cada 5 km ou estoura o motor logo por causa disso. Isso que o pessoal nunca entendeu. Todas as outras só conseguem torque máximo com rotações mais elevadas, por isso a sensação de falta de força e a ciranda maluca que elas fazem de trocas de marchas. Alias, explicaram isso aqui umas mil vezes, mas parece que finalmente estão entendendo. Explicado porque a Nissan desenvolveu um novo motor para a Frontier, e não ficou naquela de remendar motor velho. Motor pequeno, biturbo, forte e econômico, e também muito resistente como estamos vendo.
Nissan continua comandando o show com essa Frontier.

Samuel Dias
03/06/2024, 16:25
Nissan Frontier comemora 100.000 unidades feitas na Argentina | Noticias Automotivas (https://www.noticiasautomotivas.com.br/nissan-frontier-comemora-100-000-unidades-feitas-na-argentina/)

581684

:palmas:
E todo mundo dizia que essa caminhonete não ia vingar :lol:
Felizes os 100.000 motoristas desta caminhonete.

Bigsd
03/06/2024, 17:27
Finalmente relatório finalizado, entregue e apresentado na reunião, e 100% aprovado :euforico:
Estou de volta rapaziada :mrgreen:

E para não dizerem que não colaborei com nada hoje, segue um desabafo dramático de um ex-dono de Frontier. Cuidado, cenas fortes de arrependimento e terror...:mrgreen:

Edilson Junior | Bom dia, palavras do gordinho 👍🏻
@mercosultoyota | Instagram (https://www.instagram.com/reel/C7twH9Su0vH)

Bigsd
03/06/2024, 17:32
Perfeita a análise do amigo Bigsd.

Só quero complementar uma coisa. Enquanto a Nissan e outros fabricantes nos EUA realizam ações contábeis e estratégicas comerciais, a Ford, que você citou como exemplo de estratégia de obtenção de lucros indiretos, é uma história bem diferente.

Obrigado, meu amigo, mas a sua abordagem é a que merece os mais importantes elogios :palmas:
Você foi mais uma vez preciso nas suas colocações.
Sim, não dá para comparar, são duas situações diferentes e você mostrou isso muito bem. Eu fiz um paralelo básico, apenas para incluir situações ilustrativas, mas você está correto, são histórias muito diferentes.

Bigsd
03/06/2024, 17:33
Isso é um tópico de conteúdo!!!
Aqui tem de tudo, tecnologia, áudio hi-fi, estudo de mercado, economia, finanças, fiscal, etc. Esse pessoal é fera.
Sério mesmo, foi uma aula de verdade. Estão todos de parabéns :palmas:
Tinham coisas da história da fábrica "foragida" que eu não sabia. Se eu já não gostava dela, muito menos agora. Nem ferramentas que ela lançou com a marca dela (chinesas aliás) eu compro mais.
Este é sem sombra de dúvida o melhor tópico do fórum, nada de tabelinhas de vendas, de descobrir que a caminhonete carrega o que tem que carregar, de inventar recursos cômicos. Aqui só postagens de alto nível :concordo:
O mais interessante é que boa parte do que se escreve aqui vale praticamente para todo o mercado.
Essas explicações que vocês colocaram aí acima foram muito interessantes, e ajudam a compreender notícias que jogam por aí sem sequer traduzi-las ou interpretá-las corretamente, seja por sensacionalismo ou por pura incompetência dessa nossa imprensa.


:palmas: :palmas: :palmas:
Pessoal da igrejinha e do marketing da Nissan é forte, tá pensando o que? :lol:

Bigsd
03/06/2024, 17:49
agora o pessoal está começando a se animar com caminhonete que não perde força carregada, coisa que a Frontier já faz desde 2017 aqui e todo mundo já comentava isso :lol:

É a vantagem de um motor biturbo com todo torque em baixa rotação, com apenas 1.500 rpm Frontier já tem toda força disponível.
Pode colocar uma tonelada e meia na Frontier que ela nem sente...

Isso... o mundo dá voltas e acaba chegando onde tem que chegar. Lembro que muita gente falava que o motor da Frontier era o mais fraco, mas era a única que não perdia fôlego com peso ou com subidas. Enquanto as outras arrancavam rápido vazias e ficavam lá atrás sem fôlego carregadas, a Frontier sempre teve essa fama de poder colocar peso à vontade e ela nem saber o que era isso, andava do mesmo jeito, sem pedir marchas, sem sentir o peso e com muita economia. Estão chegando mais perto... falta muito ainda, mas aos poucos estão evoluindo, mesmo que para isso tenham que colocar um motor exagerado :lol:

Então, a S10 deu um outro fôlego no motor. Ela tinha essa coisa de arrancar rápido mas de não aguentar peso, e ficar pedindo marcha e com a rotação lá em cima, mas ainda me parece que esse torque só chega aos 1.600 rpm. A Frontier continua tendo o giro mais baixo para ter todo o torque disponível, a S10 a vantagem de mais torque. Vamos ver se isso se traduz em mais desempenho mesmo. Mas a Chevrolet surpreendeu mesmo. Não precisou apelar para um V qualquer coisa. Como a Frontier, ela consegue ter bom desempenho com o 4 cilindros, coisa que tem quem não está conseguindo, vide a Titano, e outra que veio com motor 2.2 que é um desespero também. Dá pra ver que de tecnologia só tem propaganda mesmo.
Mas, tenho certeza que a nova Frontier que vem aí vai vir com outro ajuste. Esse motor tem muita folga para crescer, é muito moderno.

Bigsd
03/06/2024, 17:51
Nissan Frontier comemora 100.000 unidades feitas na Argentina | Noticias Automotivas (https://www.noticiasautomotivas.com.br/nissan-frontier-comemora-100-000-unidades-feitas-na-argentina/)

581684

Maravilha :palmas:
Obrigado por compartilhar :concordo:

Bigsd
03/06/2024, 17:53
https://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/nissan/581684d1717250462t-nova-frontier-2017-a-frontier-2023-3.jpg


Como ela continua linda, não? Esse desenho é o mais bonito atualmente, e sem copiar ninguém.
Espero que ela não perca essa beleza na próxima mudança.

Amanhã estarei de volta. Hoje preciso descansar porque estou muito cansado. Foram dias puxados demais.

sm4rco
03/06/2024, 18:01
Pessoal, pedindo ajuda.
Hoje o meu android auto não espelhou de jeito nenhum na multimidia. Reiniciei o celular algumas vezes e nada. Como reinicia a central da Frontier? Acho que o Eduardo já ensinou isso aqui mas não me lembro mais.
Tava funcionando redondo e do nada fez isso. Nem waze entra. Não sei se foi alguma besteira que fiz.
Será que ferrou a central? O celular parece normal. Acho que não né?

sm4rco
03/06/2024, 18:05
Finalmente relatório finalizado, entregue e apresentado na reunião, e 100% aprovado :euforico:
Estou de volta rapaziada :mrgreen:

E para não dizerem que não colaborei com nada hoje, segue um desabafo dramático de um ex-dono de Frontier. Cuidado, cenas fortes de arrependimento e terror...:mrgreen:

Edilson Junior | Bom dia, palavras do gordinho 👍🏻
@mercosultoyota | Instagram (https://www.instagram.com/reel/C7twH9Su0vH)

:lol: eu já tinha visto no grupo do whatsapp. Muito legal.
Mas tem mais gente arrependida de ter saído da Frontier. Parece que não pode postar tela de whatsapp aqui, uma pena, senão eu mostrava.

sm4rco
03/06/2024, 18:13
Vou continuar participando desse seleto grupo e agradeço o apoio e a compreensão dos colegas. Honestamente eu já estava me cansando.

Pare com isso. Vamos em frente. Grupo unido. Como diz o Ciro, a amizade é o mais importante.
Quem não foi menino bonzinho já levou uns puxões de orelhas. Vai ficar tudo calmo novamente.
O importante é isso, dizermos a verdade, porque mentiras tá cheio de gente contando. Aliás, parece que teve mais gente que não gostou de quem ficou contando mentiras, pegou pesado :mrgreen:. Não somos só nós que cansamos disso, vejam que já tem mais gente reclamando pesado também. Que dura! :lol:
É isso, por isso que temos que tomar cuidado para não contar fake news. Confirmar e provar sempre.

sm4rco
03/06/2024, 18:15
agora o pessoal está começando a se animar com caminhonete que não perde força carregada

Pra nós... qual a novidade? :-D
O Eduardo já publicou até vídeo da Frontier puxando caminhão e ônibus e sem perder força :mrgreen:

Julio E
03/06/2024, 20:17
Como é bom termos indústrias aqui...
E o pessoal comprando de oportunistas que não fabricam nada aqui, que nem fábricas tem. Vão lá encher os bolsos dos chineses também... depois que ficarem sem emprego e trabalhando por migalhas, como muitos exemplos mundiais que temos, vai lá e compra uma Brasília 1.600.... "inteirinha"...
Com opções de Toyota, General Motors, Volkswagen, etc... todas fabricando aqui, vão lá dar empregos lá fora. Brasileiro precisa voltar para a escola.

Concordo com este pensamento nacionalista , valorizar os produtos nacionais , comprar de empresas idoneas afinal nosso ganha pão depende de uma economia forte , uma cadeia produtiva que gera renda e emprego para muitas pessoas . E pensar que tem gente que compra carros eletricos da moda sem se importar se o seu vizinho ficara sem emprego ou renda ... por isso procuro adquirur carros nacionais ou do mercosul no caso da Frontier .
Enquanto isso o governo demorou a taxar as importações de eletricos prejudicando a industria nacional ...

Julio E
03/06/2024, 20:23
Andei lendo bastante sobre o assunto, acho que vou na night breaker laser, parece que a diferença é grande na iluminação em relação as lâmpadas originais. Dura menos mas no meu uso que é praticamente só estrada e evito viajar a noite, ainda vai durar bastante (e já colocarei um par extra nos equipamentos de viagem). Fazia tempo não tinha carro com lâmpadas halógenas, tinha até esquecido que nessa situação as lâmpadas originais deixam um pouco a desejar, nada que um upgrade barato não resolva.

Ola Nicolas , na Attack que tive eu usava a night Breaker 200 , e muita diferença o unico problema e que como na estrada tem que andar com o farol ligado a vida util dela e baixa e metade da original. Por isso andava com a lampada original de reserva , Certa vez as 2 lampadas queimaram na luz baixa ao mesmo tempo ...

Julio E
03/06/2024, 20:33
Opa pessoal, tudo bem? Este fim de semana fiz uma viagem para Londrina, quase 900km entre estrada e uma boa andada por lá na cidade. O consumo não para de me surpreender.... Fiz 15km/l na ida, e computando com o que andei na cidade e volta, o consumo total da viagem ficou em 14.2km/l.


Tenho que aprender a dirigir com voce , nesse trajeto faço 11 na ida e 10,5 na volta ... o maximo que consegui foi 12 na ida ...Mas geralmente vou de madrugada que e mais tranquilo . Mas o probelma devo ser eu , num trajeto que faço 9,5 na estrada minha esposa fez 11 ...

xibiu!!!
04/06/2024, 07:30
Proxima geracao da Nissan Frontier ira ‘corrigir erro’, diz executivo (https://carros.ig.com.br/2024-06-03/proxima-geracao-da-picape-nissan-frontier-ira-corrigir-erro--diz-executivo.html)

581691

Sergio c
04/06/2024, 08:37
Agora não entendi mais nada... Vão retirar as molas helicoidais da traseira pq alegam que arriava quando carregada...Sei não.
Proxima geracao da Nissan Frontier ira ‘corrigir erro’, diz executivo (https://carros.ig.com.br/2024-06-03/proxima-geracao-da-picape-nissan-frontier-ira-corrigir-erro--diz-executivo.html)

581691

Ciro Alencar
04/06/2024, 10:22
Bom dia, meus queridos amigos!!!

Estou de volta! E devo agora ficar uma semana aqui e outra no sítio. Mas devo começar a usar o escritório do sítio, que finalmente está 100% finalizado, então deverei participar daqui da mesma forma.

Muitas novidades aqui. Vou começar como sempre do fim para o começo kkkk.....

Meu caro Sérgio... interessante essa reportagem, mas vamos interpretar o que o texto diz?

Primeiro, sabemos que a Frontier não "arria" com peso, aliás essa era outra lenda de mercado que o pessoal até provou o contrário aqui. Aliás, em nenhum lugar do artigo fala em "arriar", eu li uma vez só, mas sou bastante atento a leitura e tenho certeza que isso não foi dito lá.
Então vamos interpretar o texto do autor corretamente.
Primeiro, a nova Frontier com feixe de molas já é oferecida lá fora, sabia? Várias vezes já comentamos isso aqui. Tem até um vídeo que publicaram aqui recentemente onde o sujeito comprou uma num país vizinho mais pobre e que usa feixe de molas. Então essa solução não é nenhuma novidade. Curiosamente, observe, que esse tipo de suspensão é usada em países "emergentes", digamos assim... e em alguns até existem as duas opções com preços bem distintos.

A primeira razão apontada no artigo, observando mais cuidadosamente o que ali está escrito, dá conta que a "A Nissan busca fazer da Frontier um carro mais lucrativo"... essa foi a primeira justificativa. Óbvio que o sistema multilink é muito mais caro em custo, e repassar isso no preço de venda e manter o modelo competitivo em mercados que não sabem as diferenças e vantagens do sistema multilink, significa jogar dinheiro fora.
Veja que a única picape média desta categoria fornecida com essa suspensão no Brasil custa quase 500 mil reais, o que mostra o quando custa produzir um carro mais moderno e tecnológico, mas, mesmo assim, a Frontier vende bem aqui, atualmente em torno de mil unidades mensais, mas certamente o lucro é menor do que aquelas que vendem modelos com motor antigo, controle de estabilidade de segunda geração, estribo de plástico, couro frágil, amortecedores que quebram, discos de freio defeituosos, controles de segurança autônomo que falham, e... suspensão obsoleta de feixe de molas, entre outras características de reduções de custo.
É óbvio, é evidente, é lógico, é simples de entender que uma caminhonete com a qualidade da Frontier custa mais caro para fabricar do que qualquer outra concorrente. Portanto, a primeira desculpa oferecida pelo representante da fábrica me parece mais coerente, até porque sou do ramo industrial e sei como isso funciona.
Mas, vamos lembrar ainda que a Frontier vendida no Brasil é a mais completa do mundo, sempre foi a mais diferenciada.
A opção com feixe de molas, portanto, não é nenhuma novidade.

Segundo, quem diz isso é François Bailly , vice-Presidente de planejamento para a África, Oriente Médio, Índia, Europa e Oceania. Só fazendo um lembrete aqui, a Oceania é composta dos seguintes países: Austrália, Estados Federados da Micronésia, Fiji, Ilhas Marshall, Ilhas Salomão, Kiribati, Nova Zelândia, Palau, Papua-Nova Guiné, Samoa, Tonga, Tuvalu e Vanuatu.
Ou seja, ele não responde para a América Latina, e ainda atua em regiões majoritariamente menos providas onde já existe a Frontier com feixe de molas. Percebe aqui o primeiro detalhe da reportagem que cita inicialmente a "Navara" e depois a Frontier? Interessante, não?
Vamos lembrar que o modelo oferecido no Brasil é superior àqueles vendidos nestas regiões, e que até nos Estados Unidos há um modelo exclusivo para aquele mercado.

E por último, seguindo o entendimento do artigo, ele cita que "quando carregada, há muita diferença de altura entre a dianteira e traseira do modelo". Qualquer picape apresenta diferença de altura quando vazia e carregada. Isso é normal principalmente porque o início do curso da suspensão deve ser mais flexível, enquanto ao ser comprimida deve ficar mais dura para receber peso, principalmente hoje em que uma picape tem uso misto, ou primordialmente urbano, como acontece no Brasil, e exige que a suspensão aguente peso sem perder o conforto.
Eu tinha uma S10, na verdade já tive duas aqui na empresa, e já comentei que ela baixava a traseira tanto quanto a Frontier, mas que a Frontier ainda se mantinha confortável e estável, enquanto a S10 ficava dura e muito instável, difícil de controlar numa estrada com segurança, e com a direção perigosamente leve demais. Aliás, muitos testes já publicados aqui comenta isso, que quando a Frontier, que tem capacidade de peso semelhante ao das "concorrentes" do mercado, está carregada com 1 tonelada e até mais, parece não sentir isso, mantendo a sua força, conforto e, principalmente, a sua excelente estabilidade. A Hilux sabidamente é ainda pior.

Portanto, fazendo uma interpretação mais atenta ao texto, podemos perceber que a real intenção é mesmo a primeira justificativa que ele deu, reduzir o custo da caminhonete.
Resta saber se a Nissan vai seguir na mesma direção aqui, pois é óbvio, lógico, evidente, claro, compreensível e fácil supor até para uma criança que a tecnologia embarcada na nossa Frontier custa muito mais caro que as concorrentes, e, portanto, o seu lucro é realmente menor.
Enquanto concorrentes remendam motores antigos já amortizados há décadas, usam suspensões baratas, plásticos, controles eletrônicos ultrapassados, sistemas de som vagabundos (como bem nos mostrou o bom amigo Edu), colocam freios a disco e até um simples apoio de braço somente em versões bem caras topo de linha, e realizam outras economias porcas, produzir uma caminhonete mais segura, confortável, tecnológica, moderna e de qualidade custa bem mais caro, ou alguém não entende isso?
Até um som chinesinho custa mais barato que um modelo alemão produzido na Europa. Aí resta saber, o que ela vai decidir no Brasil, um país com um mercado consumidor atípico, mal informado e com uma consciência bastante duvidosa, onde por causa de uma diferença de 1 real, o povo prefere consumir uma bebida Skol feita de milho do que uma cerveja puro malte, prefere capotar em caminhonetes sem estabilidade e não abrir mão de ganhar uns trocados a mais na venda (se bem que isso mudou muito), prefere comprar de fábricas que chutaram o Brasil do que outras com instalações industriais investindo no Brasil...

Eu quero crer que a Nissan não mude a estrategia aqui, e o artigo não cita nada sobre o nosso mercado especificamente. Mas, sinceramente, se ela tomar a decisão de unificar todos os modelos retroagindo no tempo, eu só vou esperar essa confirmação para comprar umas seis unidades e guardar na garagem (está até barata pra isso), e garantir a minha cota para pelo menos 12 anos....kkkkk..... já que gosto de manter um modelo no máximo por dois anos. Ou, vou partir para uma importação de um modelo de melhor qualidade, se houver, mas não compro essas outras "coisas" produzidas hoje aqui no Brasil de jeito algum. Decisão minha baseada em minhas preferências, respeito quem pense o contrário, ou não..... kkkk.....

Ciro Alencar
04/06/2024, 10:28
num trajeto que faço 9,5 na estrada minha esposa fez 11 ...

Não se preocupe com isso, em casa é a mesma coisa, eu não tenho muita paciência para rodar "macio". Ando forte, diferente de correr como nosso querido amigo Bigsd às vezes faz supor.... kkkk.... Abriu o semáforo, logo já estou na velocidade máxima da pista, ou pouco mais... kkkkk..... Pego subida, quero passar todo mundo que não tem motor para acompanhar e ficar livre dos lentos (tenho até usado o modo Sport para isso.... kkkk...), então eu também não sou nenhum exemplo de motorista econômico.... kkkk..... Mas, mesmo andando forte, fazendo 9,5 tá bom demais, meu amigo, tem outras aí fazendo 5, então pise mesmo que ainda assim ela é econômica.... kkkk....

Ciro Alencar
04/06/2024, 10:35
E só para não ser mal compreendido, quando falo em "lentos", me refiro àqueles motoristas que andam a 90 km/h em estradas onde o limite é 120, ou andam a 110 nestas mesmas estradas. Pode andar a 120, ande sem medo, ainda tem uma boa margem de erro para usar, mas não fique perturbando numa pista feita para andar rápido. Fora aqueles "lentos" que passam radar de 80 km/h a 50.... Por favor, radar é 80, passe a 80, nem a 85 ou até pouco mais você será multado. Isso eu não suporto mesmo.
Mas, tenho consciência que picape não é para correr exageradamente, mesmo a Frontier tendo uma suspensão mais moderna, um controle de estabilidade mais tecnológico e freios melhores que a média... ainda assim não é esse o seu objetivo. Tem muitos carros feitos para esse fim, se quer comprar uma picape para correr, junte dinheiro e compre o carro certo.

Nicolas_cwb
04/06/2024, 11:00
Tenho que aprender a dirigir com voce , nesse trajeto faço 11 na ida e 10,5 na volta ... o maximo que consegui foi 12 na ida ...Mas geralmente vou de madrugada que e mais tranquilo . Mas o probelma devo ser eu , num trajeto que faço 9,5 na estrada minha esposa fez 11 ...

Eu não sou parâmetro mesmo. Primeiro tento andar sempre na velocidade da vía, não corro de jeito nenhum com as crianças junto e gosto de tentar sempre tirar o máximo do carro em consumo, algum tipo de toque... kkkkkk

Mesmo assim me surpreendi com meu consumo nessa viagem considerando o tamanho e peso da caminhonete. Acho que esse torque alto em baixa rotacao pelo turbo de primeiro estágio leve e motor com cilindrada relativamente pequena, favoresse quem tenta andar de forma mais tranquila. Estou curioso em quanto farei na viagem de julho, serao 8.000km em uma variedade gigante de situações, incluindo muita altitude e temperatras baixissimas.

Ciro Alencar
04/06/2024, 11:00
Concordo com este pensamento nacionalista , valorizar os produtos nacionais , comprar de empresas idoneas afinal nosso ganha pão depende de uma economia forte , uma cadeia produtiva que gera renda e emprego para muitas pessoas . E pensar que tem gente que compra carros eletricos da moda sem se importar se o seu vizinho ficara sem emprego ou renda ... por isso procuro adquirur carros nacionais ou do mercosul no caso da Frontier .
Enquanto isso o governo demorou a taxar as importações de eletricos prejudicando a industria nacional ...

Júlio, parabéns por pensar assim!!! Você tem o meu respeito.
Sério... eu fico muito feliz de ver que ainda existem pessoas conscientes num país onde a maioria não pensa muito, age de forma quase irracional.

Tenho indústria, não olho somente pra mim, sou muito ligado na atividade industrial brasileira participando de várias entidades representativas, e tenho nojo daqueles que que não entendem o que você também enxerga tão bem.
O país está sendo sucateado aos poucos, e com isso a mão de obra especializada ou não vai sobrando, e os salários caindo. Os caras dão um tiro no próprio pé quando fazem uma compra sem usar pelo menos 1% de sua capacidade de inteligência, porque ou faz ou não faz, não tem meio termo. Até matéria-prima eu busco aqui, enquanto muitos estão trazendo muita coisa de fora.

Para você ter uma ideia, a Nissan é uma cliente minha, e do amigo Edu também, sei que ele fornece material para ela. A gente vende para todos os fabricantes de carros no Brasil, e isso gera empregos, difunde tecnologia, cria especialistas, incentiva a boa educação, inclusive profissional, gera renda para economias locais, diminui a quantidade de pessoas desocupadas que podem cair no crime, etc... Mas, meu amigo, hoje a maioria não está nem aí, e compram até lixo pelas razões mais esdrúxulas possíveis.
Lamentável o que um país maravilhoso como o nosso sofre com um povo como o nosso.

Ciro Alencar
04/06/2024, 11:03
Pare com isso. Vamos em frente. Grupo unido. Como diz o Ciro, a amizade é o mais importante.


Exatamente... carro é apenas o que nos une para compartilhar informações e experiências, mas a amizade que se faz aqui é coisa que levamos para sempre, e o nível do pessoal é muito bom, percebo isso.

Ciro Alencar
04/06/2024, 11:04
Pessoal, pedindo ajuda.
Hoje o meu android auto não espelhou de jeito nenhum na multimidia. Reiniciei o celular algumas vezes e nada. Como reinicia a central da Frontier? Acho que o Eduardo já ensinou isso aqui mas não me lembro mais.
Tava funcionando redondo e do nada fez isso. Nem waze entra. Não sei se foi alguma besteira que fiz.
Será que ferrou a central? O celular parece normal. Acho que não né?

Meu amigo Marco, já dei um toque para o Edu. Ele que manja bem disso.

Ciro Alencar
04/06/2024, 11:07
Como ela continua linda, não? Esse desenho é o mais bonito atualmente, e sem copiar ninguém.


Discordo... kkkk....
Pra que frente de caminhãozinho? Essas picapes precisam evoluir em design, e os lançamentos que estou vendo estão ainda mais feios. Até a L200 que tem uma versão com um desenho muito bonito vai mudar para um feio demais.

Ciro Alencar
04/06/2024, 11:09
Então, a S10 deu um outro fôlego no motor.

Espero que acertem, porque só de turbinas já passaram umas três ou quatro nesse motor, e todas deram problemas. Querem tentar fazer um motor antigo ter desempenho de um mais moderno, não existe milagre.

Ciro Alencar
04/06/2024, 11:10
Finalmente relatório finalizado, entregue e apresentado na reunião, e 100% aprovado :euforico:
Estou de volta rapaziada :mrgreen:

E para não dizerem que não colaborei com nada hoje, segue um desabafo dramático de um ex-dono de Frontier. Cuidado, cenas fortes de arrependimento e terror...:mrgreen:

Edilson Junior | Bom dia, palavras do gordinho 👍🏻
@mercosultoyota | Instagram (https://www.instagram.com/reel/C7twH9Su0vH)

kkkkk..... eu já tinha visto isso lá no grupo.

Nicolas_cwb
04/06/2024, 11:17
E só para não ser mal compreendido, quando falo em "lentos", me refiro àqueles motoristas que andam a 90 km/h em estradas onde o limite é 120, ou andam a 110 nestas mesmas estradas. Pode andar a 120, ande sem medo, ainda tem uma boa margem de erro para usar, mas não fique perturbando numa pista feita para andar rápido. Fora aqueles "lentos" que passam radar de 80 km/h a 50.... Por favor, radar é 80, passe a 80, nem a 85 ou até pouco mais você será multado. Isso eu não suporto mesmo.
Mas, tenho consciência que picape não é para correr exageradamente, mesmo a Frontier tendo uma suspensão mais moderna, um controle de estabilidade mais tecnológico e freios melhores que a média... ainda assim não é esse o seu objetivo. Tem muitos carros feitos para esse fim, se quer comprar uma picape para correr, junte dinheiro e compre o carro certo.

Em condiçòes tranquilas eu deixo o piloto automatico 5 km/h acima da velocidade máxima, principalmente em alguns trechos do Paraná que já sei que há muita chance de radar móvel. Tem um trecho aqui entre Ponta Grossa e Jaguariaiva que em 90% das viagens tem algum policial com radar, e geralmente em algum ponto especifico onde a velocidade máxima é de 80km/h, pra pegar distraido o cara que vinha a 110km/h e não se deu conta da placa, caí muitas vezes nessa (mas já são dois anos ilesos a custo de andar em alguns lugares de estrada linda e vazia a 85km/h com o carro parecendo que está parado). E também passo raiva com o pessoal que passa a 30km/h em um radar de 60km/h, ainda mais que prejudica minha média de consumo pq tenho que frear/acelerar desnecessariamente... hahahaha

Mas independente de radar, velocidade máxima, pegamos muita estrada e segurança dos filhos é prioridade, então dependendo das condições ando mais devagar (noite, neblina, chuva, estrada muito transitada, muitos buracos, etc...). E tem meu toque por maximizar a ferramenta, se numa descida a caminhonete vai sozinha sem acelerar a 100km/h, deixo assim, não dou aquela pisadinha pra chegar aos 110/120.

Sergio c
04/06/2024, 11:25
Nesse site dizem que não vão repetir o erro(vai entender se é erro ou não), mas não está decidido se vão ou não mudar no Brasil.

Nissan Frontier renovada retomara feixe de molas na suspensao traseira (https://motor1.uol.com.br/news/721941/nissan-frontier-suspensao-feixe-molas/)


Bom dia, meus queridos amigos!!!

Estou de volta! E devo agora ficar uma semana aqui e outra no sítio. Mas devo começar a usar o escritório do sítio, que finalmente está 100% finalizado, então deverei participar daqui da mesma forma.

Muitas novidades aqui. Vou começar como sempre do fim para o começo kkkk.....

Meu caro Sérgio... interessante essa reportagem, mas vamos interpretar o que o texto diz?
...

Ciro Alencar
04/06/2024, 12:04
Excelente o Sérgio ter trazido esse tema para cá, e ter tomado o cuidado de dizer que esse fato ocorreu nos EUA. Isso deu a oportunidade de esclarecer a situação antes que algum cérebro de jaca publicasse isso só para causar provocação em algum outro tópico

Exatamente!!
Interessante o nosso colega Sérgio participar mais do grupo, e com dois assuntos realmente espinhosos se utilizados com más intenções, como alguns gostam de fazer aqui. Nem vou comentar muito sobre esse tema porque vocês deram uma aula de precificação, de conceitos de marketing, com direito a abordagens fiscais e econômicas... só mestres aqui.... kkkkk....
Já comentaram o suficiente e de forma bem inteligente. Realmente não tem nada de surreal ou de bizarro aqui.

Eu vou aos Estados Unidos com muita frequência. Tenho até imóveis lá que uso residencialmente quando estou na região, apesar de atualmente ter utilizado mais o conforto e a praticidade de alguns hotéis.
Raramente eu me recordo de alguma vez em que lá estive e as lojas de carros não estivessem com boas promoções. Essas reduções de preços são muito comuns lá quando querem ajustar estoques ou lançar novos modelos, como parece ser o caso da Nissan com a intenção de queimar o Kicks antigo que deve ser substituído por lá. Aliás, nem precisa olhar tão longe e estranhar isso, aqui mesmo em terras tupiniquins queimaram a Ranger antiga por preços muito baixos, e agora a s10 antiga também, em razão dos novos lançamentos. Porque achar que aqui é normal e nos EUA é surreal?
Isso é algo muito mais comum do que se imagina.

Só vou acrescentar um ponto aqui.
Como canso de dizer, a cultura americana é bem diferente da pobre cultura de alguns países. Lá nos EUA eles privilegiam muito as industrias que lá produzem, principalmente a nacional. Vocês acham que eles gostam de carros americanos mais do que gostam dos alemães e japoneses? Estão muto enganados. Jamais. Ford, RAM, GM são patrimônios nacionais, o produto pode ser inferior a um japonês, mas o povo compra muito, e a regra é comprar muitos produtos fabricados lá e desprezar ao máximo aqueles de fábricas que não atuam no país. É outra evolução cultural. Por isso eles estão onde estão e nós estamos aqui...

Enquanto aqui teve época que havia até uma torcidinha imbecil pelo fechamento da Nissan por conta de um comentário de um ex-funcionário foragido da polícia japonesa, lá fora o fechamento de uma indústria, principalmente automobilística é vista como uma tragédia empresarial e social. É a sociedade do consumismo, tem que produzir e vender. O país não é rico e os salários altos sem razão.
É comum até encontramos indústrias produzindo sem lucros (claro que sempre sobram uns trocados) para preservar vagas de empregos e fomentar o interesse pela formação técnica.

O que muitos não entendem é que uma fábrica de carros não gera empregos só para montar os carros. Olhem com atenção para seus carros, vejam o que tem de coisas fabricadas em outras indústrias e gerando mais empregos e fomentando a economia.... vidros, espelhos, pneus, rodas, lanternas, faróis, lâmpadas, tinta da pintura, chapa de aço, alumínio (quando o estribo não é de plástico), borrachas de vedação, etc... e isso só olhando a parte externa, porque no total são milhares de componentes. Quem fornece um relé de pisca, por exemplo, compra as peças para fabricá-lo de alguém.
Aí você tem todo o suporte terceirizado e departamentos, vigias, engenheiros, técnicos, enfermeiros, cozinheiros, pessoal de faxina, de manutenção, de contabilidade, de RH... e por aí vai. A indústria ainda vai comprar lâmpadas, óleo para máquinas, papel para impressoras, impressoras, produtos de limpeza, mesas, uniformes, EPIs, e como dizemos aqui... até papel higiênico para o banheiro. Vai alimentar empresas de energia, de internet, de telefonia... etc...

Vejam o tamanho da cadeia empresarial. Eu defendia muito isso em minhas palestras.
Pessoal, commodities não leva nenhum país para o topo da economia e do desenvolvimento. Provo isso. É ilusão. Vide a China.
Aí aparece um infeliz e compra algo de fora de quem não tem nenhuma produção no Brasil. Aí vão dizer... mas tem lojas, tem escritório de importação... sei... e eu sou o papai noel.... kkkk.... E ainda comemoram o sucesso de vendas destes produtos. É patético.
Acordem! O surreal está aqui, no nosso país mesmo. Não precisa ficar procurando em país desenvolvido e rico, ou em indústrias lucrativas. Vamos olhar para o nosso próprio umbigo porque o problema de verdade está aqui.

Ciro Alencar
04/06/2024, 12:08
E também passo raiva com o pessoal que passa a 30km/h em um radar de 60km/h, ainda mais que prejudica minha média de consumo pq tenho que frear/acelerar desnecessariamente... hahahaha


Pra finalizar que não me dão sossego aqui... kkk....
Isso não é irritante, meu caro? Povo maluco kkkk....
Hoje mesmo um sujeito reduziu a quase 50 na minha frente para passar um radar a 80!!!! Colei tanto na traseira dele que ele ficou até nervoso...kkk....

Ciro Alencar
04/06/2024, 12:41
Nesse site dizem que não vão repetir o erro(vai entender se é erro ou não), mas não está decidido se vão ou não mudar no Brasil. Nissan Frontier renovada retomara feixe de molas na suspensao traseira (https://motor1.uol.com.br/news/721941/nissan-frontier-suspensao-feixe-molas/)

Exatamente, meu caro. Isso que eu tentei mostrar. Tem que ler com cuidado, e ainda se virar para entender e interpretar o que esses jornalistas imbecis acham que entenderam e querem informar.... kkkk....

Foi erro a RAM adotar o multilink? foi erro a Toyota adotar o multilink na Tundra? foi erro a Ford adotar o multilink na Ranger Raptor?
É um erro todos os carros de passeio de bom nível adotarem uma suspensão multilink? O Toyota Cross tem multilink e independente lá fora, aqui... esquece, lançaram sem isso e foi até muito criticado, mas vende muito... porque é aqui... então... qualquer coisa passa mesmo... kkk...
Isso só pra citar poucos exemplo, porque tem muito mais. O erro está em querer que o consumidor pague por qualidade, por tecnologia, por evolução, por segurança... e aí cada mercado vai definir isso. Como ele começa dizendo, o problema origina-se no custo, depois ele ameniza tentando dizer que não seria uma diminuição de qualidade. Não é bobo. Eles vão ter que convencer o consumidor que a qualidade vai cair mas que isso vai ser bom.... kkkkkk..... Marketing! Seria uma decisão técnica... e aí ainda apresentariam isso como uma evolução e o povão compra a ideia fácil... kkkk....

Quem disse que não está decidido se vão mudar no Brasil? Com certeza eles já tem essa definição. Não pense que a indústria resolve essas coisas pouco tempo antes. O que não temos é a divulgação dessa decisão ainda, o que é diferente. Por isso é preciso tomar muito cuidado com a interpretação do texto. A nova Frontier brasileira já está pronta faz tempo, não tenha dúvidas disso.

Imagine agora que temos, somente aqui no Brasil, um potencial de 1.000 compradores mensais de Frontier. E o que esses compradores que escolheram o modelo, justamente também por ele ser diferenciado dos demais, vão achar disso? Vai ser só mais uma... Entende a preocupação estratégica? A preocupação de marketing? Como justificar essa decisão?
Por isso que eu digo que compro uma frota e guardo em casa... kkkk.... porque se isso acontecer, pra mim vai ser outra caminhonete comum, obsoleta em muitos aspectos como qualquer outra.
Outra opção é eu comprar um bom carro de estrada, ter um estacionamento na cidade, e trocar o carro por uma picape quando chegar lá para ir até o sítio. Aí até um tipo carroça resolve. Vou perder versatilidade, fazer o que? Mas já comentei aqui que dirigi concorrentes e quero muita distância delas. Pra mim não servem. Mas se servem pra alguém... ótimo... boa sorte.

Sou a favor, apesar de não concordar muito com isso, que a Nissan tenha todas as versões disponíveis, para quem pode e quer pagar por um produto superior e mais diferenciado (e que aumente o preço), e também tenha a opção para quem quer o basicão, apesar de crer que o mercado precise evoluir, mas... fazer o que? É a realidade.
Hoje até a básica SE barata vem com motor biturbo, freio a disco nas quatro rodas, controle de estabilidade de última geração, suspensão multilink, etc... tire tudo isso das básicas então e venda pro povão que compra até o que capota só pra carregar feno na terra. Fazer o que?
Eu já carreguei coisa pior e fiquei feliz de tê-lo feito numa Frontier. Mas cada um é cada um.

Bigsd
04/06/2024, 13:03
Voltei do almoço e fui surpreendido com mais uma participação do Cirão em alto estilo, com a sua visão bastante lúcida das coisas. :palmas:
Nosso diretor aqui costuma dizer que a maioria das pessoas enxerga só o verde, mas tem aqueles que enxergam uma mistura de azul com amarelo. Esse é o Cirão. Sempre com uma visão bem ampla de tudo.
Não tenho o que comentar, tudo já foi dito aqui com precisão cirúrgica. Perfeito.

Se a Frontier vier para o Brasil sem multilink, vai ser um verdadeiro retrocesso mesmo. Eu mesmo vou perder muito a minha preferência por ela. Não sou tão radical quanto o Cirão para importar ou fazer estoque :mrgreen:, mas talvez continuaria na Nissan pela confiabilidade na marca e por outros diferenciais que ainda tem, mas também pensaria numa L200 já que acabariam ficando iguais.
Mas, a Frontier só evoluiu, e acredito que vai continuar evoluindo. Não há qualquer pronunciamento da Nissan na America Latina. Esse vice presidente responde pelo mercado dele, mas acho que não é isso que o nosso mercado quer. Como o Cirão disse, o público da Frontier é fiel e só vem crescendo, regredir o produto pode perder o seu público.

Edumar
04/06/2024, 13:44
Voltaram as fofocas da Frontier? Antes um ex-diretor e agora um vice-presidente? :lol:
Muitos segredos, poucos fatos. Vamos ter que aguardar para ver.
Eu nunca vi tantas Frontier em trabalho como estou vendo ultimamente, principalmente em usinas e outros usos, sempre muito carregadas com peso acima até dos 1.000 kg, e nenhuma "arriada". Colocaram até uma foto de uma do grupo com 1.000kg aqui mesmo no fórum.
Mas, sei de uma coisa que não foi comentada aqui, a suspensão da nossa é diferente em termos de ajuste de outros modelos lá fora. Lembro que quando saiu aqui na Argentina, mudaram o acerto dela para melhor atender o Brasil.
Mas, não duvido que capem o modelo para reduzir custos, porque as concorrentes não apresentaram nada de novo nestes últimos lançamentos e vendem mais, então porque manter um produto melhor?

Edumar
04/06/2024, 14:00
Pessoal, pedindo ajuda.
Hoje o meu android auto não espelhou de jeito nenhum na multimidia. Reiniciei o celular algumas vezes e nada. Como reinicia a central da Frontier? Acho que o Eduardo já ensinou isso aqui mas não me lembro mais.
Tava funcionando redondo e do nada fez isso. Nem waze entra. Não sei se foi alguma besteira que fiz.
Será que ferrou a central? O celular parece normal. Acho que não né?

Marco, passei aqui meio com pressa mais para te ajudar.
Vamos lá...

O sistema multimídia da Frontier é muito confiável e de excelente funcionamento, e a conexão por cabo é mais segura, estável e confiável que a sem fio. Basta ver a quantidade de reclamações de perdas de conexão do Android Auto, e o Google não consegue resolver isso definitivamente. Ele tinha abandonado um pouco o Android Auto, e agora parece que se interessou por ele novamente.
Mas a nossa central funciona muito bem com ele, desde que usada com um celular compatível, atualizado e com o aplicativo corretamente instalado. Não precisa ser nada sofisticado, um Samsung de entrada barato já resolve.
Então, descarte a central. Te garanto que ela não tem nenhum problema. Digo isso com certeza conhecendo a qualidade dela.

O aplicativo recebeu uma atualização recente, agora dia 28 de maio. Você atualizou? Está com atualização automática?
Sempre recomendo não deixar em atualização automática. Quando sair alguma atualização, aguarde pelo menos um ou dois meses para que eventuais bugs da atualização sejam corrigidos.
Aliás, observe que as atualizações do Android Auto anunciam "melhorias", mas não detalham quais. Provavelmente são correções de erros que o Google mesmo introduz.

Você disse que reiniciou o celular algumas vezes. Reiniciar não é o correto, você deve desligá-lo e ligá-lo novamente. Porque reiniciando você apenas "zera" os aplicativos e o sistema operacional Android (nível de software), mas o aparelho continua alimentado, ligado, energizado, e precisa ser assim porque ele vai ser religado automaticamente.
Desligando ele completamente, você reinicia tudo, inclusive o hardware e seus eventuais bugs.
Tente fazer isso.

Se não funcionar, desinstale o aplicativo e instale-o novamente. Limpe o cache também.
Normalmente esses procedimentos resolvem. Faça e me conte.

Quanto a central, não se preocupe com ela. Mas, para reiniciar a central, você deve manter o botão de volume pressionado por aproximadamente 10 segundos. Ela vai reiniciar e voltar sem volume, aí você pressiona o botão novamente para sair do mute. Mas, não tem necessidade de fazer isso agora, porque quando você desliga a caminhonete, a central já vai reiniciar quando ligar novamente.

Bigsd
04/06/2024, 15:06
Edu acertou outra vez, com precisão total:

Hilux: 3.393
S10: 2.311
Ranger: 2.306
Frontier: 1.054
L200: 938
Amarok: 582
Titano: 260
(Fenabrave)

Impressionante como o Edu acerta até as variações e aproximações :palmas:
Frontier em quarto lugar em emplacamentos, se perder o sistema multilink vai ser sacanagem agora.
Nos últimos anos só vem ganhando posições e aumentando os emplacamentos.
Duvido que façam isso aqui.

E temos mais uma grande notícia aqui que vai surpreender muita gente.
A Nissan este mês ganhou mais uma colocação entre as marcas mais emplacadas hoje no Brasil, subindo da 8ª colocação para a 7º colocação geral de marcas :palmas::palmas::palmas:. Desta vez passou a Renault que caiu para a 8ª posição. O restante pouco mudou, com a Hyundai passando a Toyota e assumindo a 4ª colocação, deixando a Toyota agora em 5º.

Uma excelente notícia para a Nissan que continua crescendo no Brasil, deixando Renault, Honda, BYD, Caoa Chery, Ford, Citroen, Peugeot, Mitsubishi, RAM, GWM, etc... tudo para trás. E a Nissan colou na Jeep também, e ao levar pelas quedas de vendas da Jeep, não duvido que logo a Nissan suba para a 6ª colocação.
Nissan vivendo o seu melhor momento no Brasil, com tanta gente apostando contra :mrgreen:. É indiscutivelmente uma marca forte aqui hoje.
:palmas:

Já sei, Cirão, isso é bobagem. As suas marcas preferidas nem aparecem na lista :mrgreen:

Bigsd
04/06/2024, 15:18
A "líder de vendas" vai continuar liderando, mesmo que seja apenas pelo nome, porque como produto não restou mais nada.
S10 se não tiver problemas (a GM está com falta de peças para ela) deve crescer em vendas, apesar de nenhuma mudança de fato, mas é uma marca que tem o respeito do mercado e um produto que funciona bem para a sua proposta.
Ranger deve prosseguir em terceiro, que é muito mais do que ela merecia. Mas a conversinha de superar a Hilux, esquece. A imagem da marca ainda sofre no nosso mercado.
L200 e Frontier vão continuar andando juntas pois dividem praticamente dois públicos bem definidos, mas a Frontier vai ter outro resultado bem interessante. Amarok lá atrás sem esperar picos como ocorreu um tempo atrás, mas que foram artificiais.
E a Titano ainda é um mistério. Sofre com um marketing fraco, não é um produto atrativo, tem a marca forte por trás, mas não parece estar cativando o público.

Edu, camarada, você é bom nisso :palmas:
Mais uma vez você acertou e a imprensa errou. Quem lê esse seu comentário tem a nítida impressão que você já tinha esses números no começo do mês :pensativo:. Como você consegue isso?
E você sempre disse que a Nissan iria crescer no ranking geral, e isso está acontecendo mesmo apesar de todo mundo dizer o contrário, que a Nissan não tinha força no Brasil.

sm4rco
05/06/2024, 07:47
Marco, passei aqui meio com pressa mais para te ajudar.
Vamos lá...

Show, Eduardo :concordo:
Não consegui testar ontem porque vi a sua postagem bem tarde depois que cheguei em casa.
Mas ontem eu desliguei o celular e religuei outra vez como você sugeriu, porque normalmente eu reinicio mesmo, faço isso sempre para dar uma "limpada" como já vi recomendarem. Depois limpei o cachê do Android Auto e do Waze.
Foi conectar na central e funcionou de primeira :euforico:
Estou achando que está até mais fluído e rápido agora, com o mapa direcionando mais rápido também. Ficou perfeito.
Muito obrigado pelas suas dicas. Você é o cara :concordo:

As atualizações dos aplicativos estavam em automático mesmo, e atualizou na última versão do Android Auto. Deve ter sido isso porque não conectei mais depois do dia da atualização. Desativei para atualização manual conforme a sua orientação.
Mais uma vez, obrigado.

Esse tópico é dez, conteúdo de fato! :palmas:

sm4rco
05/06/2024, 07:57
Para você ter uma ideia, a Nissan é uma cliente minha, e do amigo Edu também, sei que ele fornece material para ela. A gente vende para todos os fabricantes de carros no Brasil, e isso gera empregos, difunde tecnologia, cria especialistas, incentiva a boa educação, inclusive profissional, gera renda para economias locais, diminui a quantidade de pessoas desocupadas que podem cair no crime, etc... Mas, meu amigo, hoje a maioria não está nem aí, e compram até lixo pelas razões mais esdrúxulas possíveis.
Lamentável o que um país maravilhoso como o nosso sofre com um povo como o nosso.

Meu irmão trabalha numa fábrica que produz diversos itens para a indústria automotiva nacional, inclusive a Nissan. Ele comenta a mesma coisa, que se todos os fabricantes seguissem o exemplo "esperto" de uma certa montadora aí, metade do país estaria desempregado e passando fome, porque essa é uma indústria muito forte economicamente para um país.
Mas é como você disse, o povo não enxerga isso, e o pior é que ainda comemoram quando seus produtos escolhidos vendem bem. Efeito hiena, como diz o Eduardo :D

sm4rco
05/06/2024, 08:08
Edu acertou outra vez, com precisão total:

Impressionante como o Edu acerta até as variações e aproximações :palmas:
E temos mais uma grande notícia aqui que vai surpreender muita gente.
A Nissan este mês ganhou mais uma colocação entre as marcas mais emplacadas hoje no Brasil, subindo da 8ª colocação para a 7º colocação geral de marcas :palmas::palmas::palmas:. Desta vez passou a Renault que caiu para a 8ª posição. O restante pouco mudou, com a Hyundai passando a Toyota e assumindo a 4ª colocação, deixando a Toyota agora em 5º.

Duas coisas bacanas eu tiro da sua postagem. A primeira que o Eduardo novamente acertou nas suas previsões. O cara é bom mesmo. Essas coisas eu acho bacanas, ter um conteúdo até certo ponto diversificado e escrito por quem conhece de verdade, porque a maioria dos tópicos está virando mural de ranking de vendas, como se isso fosse virtude de um carro.
Outra coisa importante foi ver a Nissan conquistando mais um degrau no ranking de marcas no Brasil, porque com a concorrência dos chineses e de fábricas que chutaram o Brasil e não produzem nada aqui, é bom ver empresas que realmente apostam e investem aqui brigando e ganhando destas outras.

Mas, como foi dito aqui, infelizmente esse povo não acordou ainda, e não entende o que está acontecendo. Cada vez o Brasil afunda mais, as nações industrializadas cada vez crescem mais, e o povinho fica comemorando sucesso de vendas que, primeiro não diz nada sobre a qualidade do produto, segundo que assina embaixo da própria desgraça favorecendo quem vem aqui só para tirar dinheiro dos.... (melhor não dizer) sem produzir nada aqui, nem peças para os lixos que já venderam aqui um dia.
E o pior é que só fazem remendos, usando motores velhos, plásticos, suspensões antigas, etc... Mas se vender bem, o negócio é comemorar a própria desgraça :screwy:
Viva o Brasil e a sua pobre cultura tupiniquim como diz o Ciro.

sm4rco
05/06/2024, 08:11
Concordo com este pensamento nacionalista , valorizar os produtos nacionais , comprar de empresas idoneas afinal nosso ganha pão depende de uma economia forte , uma cadeia produtiva que gera renda e emprego para muitas pessoas . E pensar que tem gente que compra carros eletricos da moda sem se importar se o seu vizinho ficara sem emprego ou renda ... por isso procuro adquirur carros nacionais ou do mercosul no caso da Frontier .


:palmas:
Excelente!
Acho que é por isso que esse grupo se dá tão bem, o nível geral é outro, com mais consciência de sua responsabilidade e cultura geral, pois basta olhar em volta para entender o que está acontecendo aqui nesse país.

sm4rco
05/06/2024, 08:19
Voltaram as fofocas da Frontier? Antes um ex-diretor e agora um vice-presidente? :lol:
Muitos segredos, poucos fatos. Vamos ter que aguardar para ver.

E é engraçado como isso é compartilhado rápido.
Qualquer coisa que possa colocar em dúvida algo de qualidade relacionado à Frontier, é logo publicado sem qualquer leitura mais cuidadosa ou preocupação com a interpretação do seu conteúdo.
Sabe o que eu acho engraçado? Os mais patéticos sempre vem com essa história de a Frontier arriar, mesmo isso já sendo provado que não é verdade, mas sabem que a tecnologia multilink é superior, provado pelo quando cultuam versões mais sérias de suas picapes que usam essa tecnologia, mas não podem comprar. Sabem que é melhor, mas preferem tentar desvalorizar e enaltecer aquelas suspensões antigas, que provaram ser ineficientes em testes sérios e internacionais como o do alce, que mataram muita gente com seus longos históricos de capotamentos que lhe deram fama. Já notaram como sempre querem desmerecer o certo e valorizarem o errado? Isso se tornou comum, e já temos toneladas de exemplos disso. Eu acho que o que está arriando mesmo é o cérebro de quem age de forma tão leviana.

sm4rco
05/06/2024, 08:48
Como canso de dizer, a cultura americana é bem diferente da pobre cultura de alguns países. Lá nos EUA eles privilegiam muito as industrias que lá produzem, principalmente a nacional. Vocês acham que eles gostam de carros americanos mais do que gostam dos alemães e japoneses? Estão muto enganados. Jamais. Ford, RAM, GM são patrimônios nacionais, o produto pode ser inferior a um japonês, mas o povo compra muito, e a regra é comprar muitos produtos fabricados lá e desprezar ao máximo aqueles de fábricas que não atuam no país. É outra evolução cultural. Por isso eles estão onde estão e nós estamos aqui...

.... E ainda comemoram o sucesso de vendas destes produtos. É patético.
Acordem! O surreal está aqui, no nosso país mesmo. Não precisa ficar procurando em país desenvolvido e rico, ou em indústrias lucrativas. Vamos olhar para o nosso próprio umbigo porque o problema de verdade está aqui.

:palmas:
Perfeito, é isso mesmo. Estão comendo shit e rindo, comemorando o fato de a maioria estar comendo também.
Mas sabe Ciro, eu perdi as esperanças disso mudar. Não vai mudar, nem em 50 anos.
Estive lendo que chegou um navio da China com quase 5.500 veículos da BYD. Vão jogar isso no mercado, faturar milhões e milhões e levar tudo pra China, e o povinho aqui vai comprar e ainda comemorar o sucesso de vendas da escolha que fez.
Logo serão 10.000 unidades, 20 mil... vira "líder de vendas"... monta uma fábrica CKD aqui com uma dúzia de funcionários chineses para dizer que está produzindo no Brasil, os trouxas vão acreditar e comemorar, e cada vez mais o país vai perdendo empregos e poder econômico e entrando na fome, por mera ignorância, porque gasta o pouco que tem errado, de forma irresponsável.
Lembro que o Eduardo comentou uma vez que esteve na Hyundai, que é cliente dele e já forneceu pra ela, e ele ficou impressionado e indignado com a quantidade de coreanos trabalhando lá, sendo melhor tratados e quase que transformando o idioma deles em oficial da empresa. Não é só vender aqui sem produzir, é agora ainda trazer a mão de obra deles.

E você acha que isso vai mudar? Tenho hoje dois carros em casa, os dois produzidos de empresas com fábricas no Brasil, me sinto orgulhoso com isso, e com a sensação que contribuí para dar empregos e sustento para famílias brasileiras, mesmo aquelas que não merecem.
Isso não vai mudar nunca, é herança cultural de uma época que deixou e está deixando grandes feridas no país que nunca vão ser curadas.
Eu honestamente não comemoro mais um mês de mais de 1.000 Frontiers vendidas ou emplacadas. Eu comemoro sim a Nissan ter conquistado mais uma posição no Brasil, sendo valorizada como merece, investindo aqui, produzindo aqui e colocando comida até na boca de quem não merece. Porque tem gente que produz aqui, mas na hora de comprar compra de quem não produz, ou seja, de uma contradição e incoerência total, mostrando a sua cara. Querem ganhar vendendo aqui, mas danem-se os outros. Não respeito gente assim.
Isso não vai mudar, é Brasil. Aqui tudo é assim.

Como sendo do "marketing da Nissan" como todos aqui, eu parabenizo a Nissan, não pelas vendas da Frontier, mas por em apenas seis meses ter subido dois degraus como uma das maiores indústrias instaladas no Brasil.

Bem, vamos começar o dia... tenho muito para fazer hoje.

E Eduardo, mais uma vez obrigado :concordo:

Silvano1980
05/06/2024, 08:56
Marco, passei aqui meio com pressa mais para te ajudar.
Vamos lá...

O sistema multimídia da Frontier é muito confiável e de excelente funcionamento, e a conexão por cabo é mais segura, estável e confiável que a sem fio. Basta ver a quantidade de reclamações de perdas de conexão do Android Auto, e o Google não consegue resolver isso definitivamente. Ele tinha abandonado um pouco o Android Auto, e agora parece que se interessou por ele novamente.
Mas a nossa central funciona muito bem com ele, desde que usada com um celular compatível, atualizado e com o aplicativo corretamente instalado. Não precisa ser nada sofisticado, um Samsung de entrada barato já resolve.
Então, descarte a central. Te garanto que ela não tem nenhum problema. Digo isso com certeza conhecendo a qualidade dela.

O aplicativo recebeu uma atualização recente, agora dia 28 de maio. Você atualizou? Está com atualização automática?
Sempre recomendo não deixar em atualização automática. Quando sair alguma atualização, aguarde pelo menos um ou dois meses para que eventuais bugs da atualização sejam corrigidos.
Aliás, observe que as atualizações do Android Auto anunciam "melhorias", mas não detalham quais. Provavelmente são correções de erros que o Google mesmo introduz.

Você disse que reiniciou o celular algumas vezes. Reiniciar não é o correto, você deve desligá-lo e ligá-lo novamente. Porque reiniciando você apenas "zera" os aplicativos e o sistema operacional Android (nível de software), mas o aparelho continua alimentado, ligado, energizado, e precisa ser assim porque ele vai ser religado automaticamente.
Desligando ele completamente, você reinicia tudo, inclusive o hardware e seus eventuais bugs.
Tente fazer isso.

Se não funcionar, desinstale o aplicativo e instale-o novamente. Limpe o cache também.
Normalmente esses procedimentos resolvem. Faça e me conte.

Quanto a central, não se preocupe com ela. Mas, para reiniciar a central, você deve manter o botão de volume pressionado por aproximadamente 10 segundos. Ela vai reiniciar e voltar sem volume, aí você pressiona o botão novamente para sair do mute. Mas, não tem necessidade de fazer isso agora, porque quando você desliga a caminhonete, a central já vai reiniciar quando ligar novamente.

Aprendemos muito aqui com a colaboração atenciosa dos amigos. Eu mesmo não sabia disso.

enricof18
05/06/2024, 09:08
:palmas:
Perfeito, é isso mesmo. Estão comendo shit e rindo, comemorando o fato de a maioria estar comendo também.
Mas sabe Ciro, eu perdi as esperanças disso mudar. Não vai mudar, nem em 50 anos.
Estive lendo que chegou um navio da China com quase 5.500 veículos da BYD. Vão jogar isso no mercado, faturar milhões e milhões e levar tudo pra China, e o povinho aqui vai comprar e ainda comemorar o sucesso de vendas da escolha que fez.
Logo serão 10.000 unidades, 20 mil... vira "líder de vendas"... monta uma fábrica CKD aqui com uma dúzia de funcionários chineses para dizer que está produzindo no Brasil, os trouxas vão acreditar e comemorar, e cada vez mais o país vai perdendo empregos e poder econômico e entrando na fome, por mera ignorância, porque gasta o pouco que tem errado, de forma irresponsável.
Lembro que o Eduardo comentou uma vez que esteve na Hyundai, que é cliente dele e já forneceu pra ela, e ele ficou impressionado e indignado com a quantidade de coreanos trabalhando lá, sendo melhor tratados e quase que transformando o idioma deles em oficial da empresa. Não é só vender aqui sem produzir, é agora ainda trazer a mão de obra deles.

E você acha que isso vai mudar? Tenho hoje dois carros em casa, os dois produzidos de empresas com fábricas no Brasil, me sinto orgulhoso com isso, e com a sensação que contribuí para dar empregos e sustento para famílias brasileiras, mesmo aquelas que não merecem.
Isso não vai mudar nunca, é herança cultural de uma época que deixou e está deixando grandes feridas no país que nunca vão ser curadas.
Eu honestamente não comemoro mais um mês de mais de 1.000 Frontiers vendidas ou emplacadas. Eu comemoro sim a Nissan ter conquistado mais uma posição no Brasil, sendo valorizada como merece, investindo aqui, produzindo aqui e colocando comida até na boca de quem não merece. Porque tem gente que produz aqui, mas na hora de comprar compra de quem não produz, ou seja, de uma contradição e incoerência total, mostrando a sua cara. Querem ganhar vendendo aqui, mas danem-se os outros. Não respeito gente assim.
Isso não vai mudar, é Brasil. Aqui tudo é assim.

Como sendo do "marketing da Nissan" como todos aqui, eu parabenizo a Nissan, não pelas vendas da Frontier, mas por em apenas seis meses ter subido dois degraus como uma das maiores indústrias instaladas no Brasil.

Bem, vamos começar o dia... tenho muito para fazer hoje.

E Eduardo, mais uma vez obrigado :concordo:

Eu tenho uma visão diferente sobre o assunto.

Fico feliz em saber que uma BYD da vida está fazendo sucesso no Brasil, pois isso é concorrência! Só a livre concorrência tem o poder de tornar o custo de vida no Brasil ser menor. Foi o BYD Dolphin "básico" começar a ser vendido no Brasil que TODOS os outros carros elétricos das outras marcas despencaram o preço. Por exemplo, o Hyundai Kona caiu 80 mil reais.

Foi a BYD junto com a GWM começar a vender bem, que uma VW da vida sendo pressionada pelo sindicato dos metalúrgicos do ABC paulista esperneou para taxarem os chineses em 20%.

Reduzir impostos do que é produzido e vendido aqui? De jeito nenhum!
Reduzir custos de produção do que é produzido e vendido aqui? De jeito nenhum!

Agora enfiar imposto em cima de imposto, em cima de taxa, opa, nisso somos nº 1 no mundo.

E o Governo, seja ele quem for que estiver na presidência, não atua em nada pra melhorar a situação. Reduzir carga tributária, melhorar nossa infraestrutura para ajudar a reduzir os custos de produção, fomentar uma indústria transformadora de matéria prima básica para produtos industrializados com maior valor agregado, entre outras coisas, nada disso é feito ou pensado pra ser feito na velocidade que esse país precisa.

O Brasil é um atraso de país. De pensar que mais da metade da população não tem acesso a saneamento básico e que até iniciativas pra mudar isso caem numa disputa política pra saber quem vai embolsar mais com isso provam meu ponto.

Bigsd
05/06/2024, 09:13
Para quem diz que se colocar peso na Frontier ela arria... :lol:
Pessoal sabe tudo :screwy:

O cara carregou mais de 800kg em estrada, terra, lama, buracos, olhem os comentários..
Link: Facebook (https://www.facebook.com/watch/?v=258296640189422)

"ela não abaixou tanto"
"e o que eu mais gostei nela é a estabilidade dela"
"ela é muito confortável mesmo carregada"
"passa firmeza na direção"
"não pula"
"muito estável muito macia"
"nem parece que ela tá carregada"
"é impressionante o quanto que ela é boa"
"boa no asfalto, boa no barro"

É um pessoal acima de qualquer suspeita, ok? O mesmo que recentemente mostrou diversos problemas de outra caminhonete :mrgreen:

Esse é o efeito que causa a suspensão multilink, usada hoje nas melhores e mais tecnológicas caminhonetes de 200 mil a meio milhão. Só escolher.

Recordar é viver :mrgreen:

Bigsd
05/06/2024, 09:15
Amigos, fiquei fora hoje mas prometi que entraria, e para atender mais alguns pedidos, consegui extrair algumas fotos de Frontiers carregadas só para mais uma vez desfazermos o que passaremos a chamar agora de "equívocos acidentais".
Para que tem a "equivocada informação" de que a Frontier não aguenta carga e "arria" com pouco peso, aqui vão algumas fotos para provar o contrário.

https://clubedanissanfrontier.com.br/wp/wp-content/uploads/2023/12/peso-12.jpg
Essa Frontier carregava "apenas" perto de 850 kg na caçamba e estava com 4 ocupantes dentro.

https://clubedanissanfrontier.com.br/wp/wp-content/uploads/2023/12/peso-10.jpg
Ela parece arriada?

https://clubedanissanfrontier.com.br/wp/wp-content/uploads/2023/12/peso-11.jpg
Aqui ela aparece perto de outra caminhonete vazia para comparação de alturas.
O mais interessante é que ela "comia" estrada com vontade e seguia firme e estável, com segurança e muito controle, mais do que outras que balançavam e pulavam à vontade. O motorista comenta que nem sente o peso, que ela vai firme e tranquila nessas viagens.

https://clubedanissanfrontier.com.br/wp/wp-content/uploads/2023/12/peso-4.jpg
Esta foto foi colocada por um colega do grupo de whatsapp, que pode se identificar aqui se desejar.
Carregada com quase 900 kg, para-choque traseiro ainda ficou a 61 cm do chão!!! Ô loko... quase arrastando no chão :lol:. Estou brincando, óbvio. Notem que a carga nem pousava totalmente sobre o eixo, estava deslocada mais para trás ainda.

https://clubedanissanfrontier.com.br/wp/wp-content/uploads/2023/12/peso-5.jpg
Esta foto enviada por outro colega do grupo é de outra Frontier carregada com "apenas" 1.650 kg (abusou sim :mrgreen: mas foi bom para registrar o feito), mas por 3 vezes já transportou 1.100 kg. Menos folga entre os para-lamas traseiro e as rodas (foi carregada até o banco de traseiro), mas nada do que dizem por aí.

Isso é o que foi comentado outro dia sobre a suspensão progressiva. Você coloca muito peso, a suspensão abaixa para assentar melhor a caminhonete (baixar o centro de gravidade) e tirar os amortecedores da parte mais macia (de conforto vazia). Se você dobrar o peso, ela não abaixa o dobro, mas apenas mais um pouco, se triplicar, ela abaixa menos que o dobro, e assim vai se ajustando progressivamente. A vantagem disso é manter ainda um bom conforto e aumentar a segurança dela com maior estabilidade e controle.
E pode pegar estrada com ela carregada sem problemas, ele se mantém firme, e o motor, coitado, nem sabe que colocaram peso, com o torque todo entregue em 1.500 rpm ele não está nem aí com peso, mantém força, mantém marchas e continua econômico.
O Edu comentou que chegou a transportar dois moldes de aço de 500 kg cada um na 2019 dele algumas vezes (total de 1 tonelada) , e que ficou impressionado como ela andava igual vazia, sem nenhum esforço e sem ficar num sambão doido de troca de marchas, ela andou normal.

Para quem "equivocadamente" achava que ela só transportava geladeira, fica aí mais uma vergonha.
O Edu falou que ele vai numa usina de alcool e açucar onde eles estão renovando a frota com Frontier, porque as outras duas que usavam não aguentavam como ela. Ele disse que vai tirar umas fotos para vermos o que carregam nelas, que é impressionante, e só recebem elogios. Todo mundo quer só andar nas Frontier e não nas outras :mrgreen:. Dizem que até o ar-condicionado dela funciona melhor que as outras, e vou dizer algo aqui e qualquer um pode comprovar num simples test drive em qualquer concessionária (não inventamos nada), isso que disseram é verdade, nesse calor insuportável de hoje eu liguei o ar e começou a sair vento gelado do painel em coisa de uns 30 segundos. O carro esfriou em poucos minutos, nunca vi isso em nenhum outro carro que tive.
Fica aí mais uma contribuição de informação realmente importante e útil para este tópico.

Para quem tem memória curta... :mrgreen:

Sergio c
05/06/2024, 09:21
Boa notícia. O futuro será híbridos ou elétricos. Nissan nao investira em novos motores a combustao (https://www.terra.com.br/byte/nissan-nao-investira-em-novos-motores-a-combustao,546077e0219a3655a5379beb2bba358a7a92w3o9 .html)

Bigsd
05/06/2024, 09:23
Eu tenho uma visão diferente sobre o assunto.

Fico feliz em saber que uma BYD da vida está fazendo sucesso no Brasil, pois isso é concorrência! Só a livre concorrência tem o poder de tornar o custo de vida no Brasil ser menor.

Se isso fosse verdade, estava bom. Que os EUA digam isso com propriedade de um exemplo de economia forte.
As coisas não funcionam bem assim aqui. O que acontece é redução de custos, piora da qualidade de nossos produtos, cada vez mais compramos produtos de baixa qualidade com vida útil reduzida, e empregos indo embora. O Brasil hoje é um depósito de lixos importados.
Não adianta ter livre concorrência se o povo não tem emprego e salário com poder de compra.
Eu poderia citar aqui muitos exemplos, mas iria fugir demais do tema do tópico. Deixa pra lá.

Bigsd
05/06/2024, 09:26
Marco, passei aqui meio com pressa mais para te ajudar.
Vamos lá...

Mais uma grande postagem com qualidade.
Isso que precisamos manter aqui, troca de conhecimento e informações.
Se o Edu fala que não é problema da central, pode escrever. Tem outras que já estão com recall de central chinesinha apagando sozinha... e o Edu conhece.
Mais informação para o tópico. Precisamos focar nisso mesmo.

Bigsd
05/06/2024, 09:33
Boa notícia. O futuro será híbridos ou elétricos. Nissan nao investira em novos motores a combustao (https://www.terra.com.br/byte/nissan-nao-investira-em-novos-motores-a-combustao,546077e0219a3655a5379beb2bba358a7a92w3o9 .html)

Pelo menos aqui ela vai investir nos dois, híbrido/elétrico e combustão.

Nissan investe R$ 2,8 bi para fabricar dois SUVs e motor turbo no Brasil - Mercado - CIMM (https://www.cimm.com.br/portal/noticia/exibir_noticia/24471-nissan-investe-28-bi-fabricar-dois-suvs-motor-turbo-brasil)

Nissan vai produzir novo Kicks, SUV inedito e motor turbo no Brasil (https://autoesporte.globo.com/industria/noticia/2023/11/nissan-vai-produzir-novo-kicks-suv-inedito-e-motor-turbo-no-brasil.ghtml)

Bigsd
05/06/2024, 09:39
Essa semana nem parece a semana passada pra mim, sinto que estou de férias :lol:
Exagero à parte, cada fechamento financeiro tem sido mais complicado, e cada decisão hoje tem sido difícil. Dentro desse contexto está justamente a questão da concorrência dos importados. Muitos segmentos vem morrendo no Brasil por não conseguir concorrer com o lixo barato de fora. Nossa sorte é que o nosso mercado é de pouco interesse pra eles, mas os concorrentes nacionais trazem partes de fora de baixa qualidade e fazem um estrago danado.

Estou negociando aqui uma semana de folga, tem sido meses difíceis. Devo viajar e talvez ficar ausente do fórum alguns dias, não totalmente, mas aviso antes para não estranharem minha pouca participação :mrgreen:

Edu, estamos esperando as suas novas previsões :mrgreen:

Ciro Alencar
05/06/2024, 09:58
E eu achando que eu seria o primeiro a postar hoje.... kkkk....
Pessoal pelo jeito acordou animado....

Bom dia, meus queridos amigos!!!
Mais um ótimo dia para todos nós.

Meu querido Bigsd, você trabalha um pouco e já quer sair de folga??? Depois sou eu quem folga demais... kkkkk.....
Mas, aproveitando o gancho, devo viajar e ficar umas duas semanas no exterior, mas não vai ser tão já. Preciso coincidir algumas agendas e isso deve ser lá pra meados de julho.
Também aviso antes como das outras vezes que não avisei.... kkkk.....

Ciro Alencar
05/06/2024, 11:42
Eu tenho uma visão diferente sobre o assunto.

Voltei!!! kkkk....

Meu querido Enrico, eu concordo com você na questão da livre concorrência. Estou no seu time.
Acho isso importante e saudável, mas.... tem que ser uma concorrência justa e saudável, e não predatória e desleal.
Quando a concorrência é interna, onde os custos de mão-de-obra, de matéria prima, de outros terceiros são parecidos, sim, temos aí uma concorrência justa, uma equalização de forças.
Quando temos empresas mantidas com mão de obra barata, com isenção de impostos, subsidiadas com a fome, praticando preços abaixo do custo, aí complica. Li uma reportagem de que quando Samsung e LG entraram no Brasil, os preços de seus produtos eram baratinhos, quebraram os concorrentes sérios, e hoje vendem "lixo" como disse o amigo Bigsd a preços altos.
Eu vou confessar uma coisa, já estive com os chineses algumas vezes. Eu não tinha muita intenção de fazer negócios com os seus produtos, mas talvez desenvolver parcerias tecnológicas, buscar know-how. Vou te contar, eu fiquei impressionado com as pilantragens que fazem lá, é um horror.

O bom amigo Edu nos contou uma vez do caso que ele conheceu na cidade dele, de um açougue (acho que foi isso) que chegou vendendo carne a preços muito mais baixos que os concorrentes, e mais barato que o custo que ele tinha. Como ele atuava? O dono do negócio já tinha vários açougues espalhados em outras cidades, então pra ele uma unidade não dar lucro, era compensada pelas outras. Ele abria um novo açougue em um bairro, com preços baixos, quebrava os concorrentes locais e depois aumentava os preços.
Isso provado é crime, sabia? Mas... sabe como são as coisas aqui em nossa terrinha.

Eu vivo no mundo empresarial. A gente vê coisas realmente absurdas.
Muitos conhecidos meus fecharam fábricas e viraram importadores. Mandaram 500, 1.000 funcionários para a rua, ou muito mais, isso só de diretos, e alugaram ou compraram galpões com uma dúzia de colaboradores para importar e distribuir itens chineses ou de outras regiões. Os concorrentes tiveram que fazer o mesmo ou fechar as portas definitivamente.
Eu conheci gente que fechou a empresa e não pagou ninguém, ainda vendeu as máquinas, abriu outra empresa em nome de laranja e fez compras milionárias de produtos para estoque.

Uma vez um conhecido me disse que ele gastava tipo 10 dólares para produzir um tipo de brinquedo qualquer, e que passou a comprar de fora por 3,80 e a vender aqui pelo custo que tinha antes. Os concorrentes tiveram que fazer mágica para chegar no mesmo preço e quase sem lucro nenhum. Aí ela baixou para 8 dólares, e acabou de vez com os concorrentes. Acredite, isso é muito mais comum do que você pensa, basta olhar em volta que você vai perceber a quantidade de coisas que antes eram fabricadas aqui e que agora são importadas de China, Malasia, Vietnam, Índia, Korea... etc.... Quem não virou importador, fechou.
Globalização? Concorrência? não... não se trata disso.

E tem outro ponto, a maioria das pessoas não tem a menor ideia do que é uma produção industrial. Pensa assim: eu gasto 10 dólares para fazer algo, tiro impostos e outras despesas e vendo por 17 para ganhar 1 dólar, e consigo viver bem. É o conceito comunista, não falo nem de política, mas de cultura. Eu vejo gente dizendo... mas Ciro, você gasta 10 e vende por 20? É muita coisa. Eu vou virar o seu concorrente e vender por 15 e ter lucro. Eles até tentam e morrem no caminho... kkkk....

Não é só o governo que atrapalha, meu amigo.
O que você vende tem todo um custo que não é só da produção. Nós mantemos aqui uma equipe de engenheiros que custam muito caro, desenvolvendo novos produtos ou aprimorando os já em produção. Gastamos muito dinheiro para criar protótipos, para fazer ensaios, obter licenças e desenvolver tecnologias. O cara que acha que gasta 50 centavos de plástico para fazer uma caixinha de porta óculos (vi a ideia aqui na minha frente agora.... kkkkk) e acha que vender por 1 real está bom, não tem ideia de que para desenvolver essa caixinha ele tem que ter um projeto, um estudo de mercado, uma análise de preços, uma avaliação de perfil consumidor, depois mandar fazer um molde de injeção que para uma boa caixinha assim pode custar facilmente mais de 70 mil reais, fazer testes, ajustes, etc... Depois ainda tem os custos de vendas, publicidade, garantia, de distribuição, de autorizadas às vezes, de ações trabalhistas, de incidentes diversos, etc. Não tem noção do tamanho da encrenca.

Além disso, o lucro tem que ser alto. Sim senhor, precisa ser alto sim. Se você olhar mais cuidadosamente o perfil do industrial brasileiro, vai notar que ele tem a característica de querer crescer, desenvolver novos produtos, ampliar produção, abrir novas fábricas, distribuidoras, e de criar. Brasileiro é criativo. Acham que Chinês é mais? A maioria só copia e estraga.
Para isso é preciso muito dinheiro. E isso não alimenta os lucros pessoais do dono somente, mas gera empregos, impostos, crescimento social, desenvolvimento, então é bom que o empresário cresça.

Aí chega o outro e diz... Mas é desproporcional o que o empresário ganha. É mesmo? O que vejo é que todo o risco é dele. Seus milhões e bilhões de investimentos podem virar pó facilmente. O funcionário, se tudo der errado, só perde o emprego, recebe a sua indenização e vai ganhar o seguro desemprego, mas o risco do negócio ficou com o seu dono.
Então é errado o dono ganhar bem? É a tal hipocrisia do ignorante que diz que o patrão não presta porque ganha muito e de forma desigual, mas ele senta o traseiro no sofá e vai assistir o seu futebol com jogadores que ganham milhões por mês sem produzir nada. Cantores de funk bilionários e atores que ganham sem trabalhar. Mas vamos pular essa parte... que isso me irrita.... kkk....
O cara tem emprego, tem salário, come, compra casa, compra carro zero, viaja, paga escola e despesas de um monte de filhos, tem convênio médico, se aposenta, e ainda acha que o sistema é ruim.

Meu amigo, não é fácil ser empresário na área industrial nesse país e com essa concorrência injusta.
Aqui em nosso âmbito, te dou o exemplo da própria Ford. Se mandou do Brasil, deixou concessionárias falirem uma atrás da outra, deixou desemprego, abandonou seus carros problemáticos sem solução com os powershift, bombas de plástico e ecoboost da vida, foi produzir em um lugar mais barato, e oferece um produto de qualidade inferior, cheio de plásticos, com motor antigo que nem precisou ser desenvolvido, com suspensão antiga, com muita tecnologia defasada, com eletrônica chinesa, e vende mais que modelos que é o oposto de tudo isso, e ainda mais caro. A Nissan oferece na Frontier muito mais por muito menos.
A Hilux... porque é tão cara? Seu projeto já foi pago há 200 anos, tudo obsoleto e com muitos remendos numa plataforma e num desenho que não muda nada. Era para custar a metade. A S10 mudou? Onde? Não vi nada. Nem um motor novo, nem um chassis melhorado, suspensão de sempre... Então...compensa oferecer qualidade no Brasil? Não, não compensa. Qualquer LG ou Samsung da vida vai ter mais futuro produzindo lixo barato do que uma Sony, uma Panasonic, ou outra marca tradicional mais séria. Morrem todos.

Armand Feigenbaum, um especialista em qualidade que atuou e fez carreira e história na General Electric, dizia que "A qualidade é o que o usuário, o cliente, diz que é". Você faz um estribo de carro em alumínio extrudado (mais caro que o aço), anodizado para dar acabamento resistente, com ponteiras de acabamento e oferece esse produto ao mercado. Mas, o seu concorrente faz um de plástico injetado que vai descolorir, deformar com o tempo, não vai ter a mesma resistência, e o consumidor acha que a qualidade é a mesma, o que fazer? Você como detentor de tecnologia, desenvolvedor de produtos e produção sabe que não é igual, que pode até durar um ano na mão do primeiro dono, mas vai virar uma bomba no futuro como o powershift que mencionei aqui... o que fazer? Vamos produzir porcaria também, porque a percepção do consumidor é de que é tudo a mesma coisa mesmo.

Dieter Rams, outro visionário alemão disse uma vez que "Quanto mais ignorante o consumidor, mais fácil e barato é atendê-lo". E é isso, não tem referência, não tem conhecimento, não compara, não paga pela qualidade. Eu vivo isso aqui.
Você vive isso em casa.
Se lembra quando teve aquela confusão dos brinquedos com chumbo que a China vendia para o mundo? Disseram que era para baratear a tinta. Mas encontraram vestígios de chumbo na matéria prima dos brinquedos... como a China se livrava do excesso de chumbo? Adivinhe? Quantas crianças não foram acometidas de males causados por esses brinquedos contaminados ou até morreram? Valeu a pena? Acho que para muitos sim.
9 razoes para nao dar aos seus filhos brinquedos feitos na China | Elisabeth Li | Epoch Times | recall | Epoch Times Brasil (https://www.epochtimes.com.br/china/9-razoes-nao-dar-seus-filhos-brinquedos-feitos-china-124463.html)
Mattel recolhe 1,5 milhoes de brinquedos fabricados na China devido ao elevado nivel de chumbo - Empresas - Jornal de Negocios (https://www.jornaldenegocios.pt/empresas/detalhe/mattel_recolhe_15_milhoes_de_brinquedos_fabricados _na_china_devido_ao_elevado_nivel_de_chumbo)
Brinquedos chineses oferecem risco as criancas (https://www.gazetanews.com/brinquedos-chineses-oferecem-risco-as-criancas/index.html)
Sabe no que deu isso no Brasil? Nada!!! Nos EUA quase teve guerra por causa disso.

As fraudes da Amarok fizeram donos serem ressarcidos nos EUA. A VW teve que recomprar suas caminhonetes. Na Europa foram multas e indenizações milionárias que quase quebraram a VW. No Brasil? Não deu em nada.
Se picape capota e mata aqui... tá bom demais se valorizar bem.
Se vendem produto ruim sem ter fábricas aqui, o importante é que vende bem e eu tenho!!!
Se a cerveja que tomamos é feita de milho e muita química, tá bom demais.

Isso vai desanimando o empresário brasileiro que faz o que? Importa lixo barato. Enquanto na China carros da BYD estão sendo abandonados nas ruas, aqui estão na crista da onda. Acho que Mr. Rams não estava tão errado.
Eu importo? Já importei muito, inclusive carros porque não tinham similares nacionais. E eu volto a importar se for preciso, se sobrar apenas lixo aqui ou se não houver produto nacional de qualidade... mas não da China, esteja certo disso, e nem de fábricas oportunistas. Vou pagar mais caro, não mais barato, porque a qualidade custa caro.
Já falei isso aqui... se a Frontier deixar de ser fabricada, ou se diminuir custos reduzindo as suas qualidades diferenciadas, eu vou ter que tentar buscar algo lá fora ou torcer para que alguém ofereça algo similar até lá, coisa que não estou vendo acontecer hoje.

Essa concorrência de importados não é nada saudável para o mercado. E isso começou há anos quando empresas como a Gurgel ou mais recentemente a Troller foram assassinadas por representar riscos às poderosas multinacionais. A Troller foi comprada e fechada. Onde está a concorrência justa nisso? A China não precisa comprar e matar nada, a industria local morre sozinha com a chegada dela...

Ciro Alencar
05/06/2024, 11:56
O negócio é estocar Frontier enquanto ainda temos.... kkkk....

Não acredito muito em caminhonetes elétricas aqui num espaço de tempo muito curto. Mesmo esse aumento desordenado de carros elétricos vai dar problemas a curto prazo. Aguardem e logo entenderão o porquê disso.

Eu acho o motor da Frontier bem redondinho para o nosso mercado. É forte, com bastante torque, muito durável e resistente, bastante econômico, atualizado... a nossa realidade... eu não vejo a necessidade da Nissan desenvolver outro motor a combustão tão cedo. Os concorrentes com motores mais velhos não estão fazendo isso.
Mas, um motor mais decente à gasolina ou flex para os seus carros de passeio eu acho necessário. Agora vivemos na época dos motores turbinados. Se esse povo vai conseguir dar manutenção a estes motores no futuro, eu não sei, mas sem um bom motor turbinado para os seus carros de passeio, a Nissan vai perder o mercado que ela conquistou e jamais vai atingir o seu objetivo de 7% de participação. Ela já percebeu isso e por essa razão está desenvolvendo esse motor aqui.

O motor que a Nissan usa hoje não é ruim, mas passou da hora de desenvolver um mais atual. Se bem que não sou muito fã de carros de passeio da Nissan, aliás, de quase nenhuma outra.... kkkkk.....
Mas os carros da Nissan não me agradam mesmo. O Sentra dizem ser melhor que um Corolla, mas eu também não gosto do Corolla, então não me diz nada.... kkkk.... Carros de passeio pra mim duvido que tenham a marca Nissan um dia, pelo menos aqui no Brasil até chegarem os bons modelos que ela tem lá fora. Eu realmente não gosto.

Ciro Alencar
05/06/2024, 12:09
Se a Nissan quiser me conquistar fora de caminhonete, vai ter que trazer algo melhor...kkkk.....

https://www.nissanusa.com/content/dam/Nissan/us/vehicles/maxima/2023/Gallery/Mosaics/exterior/Overlay/2023-nissan-maxima-roof-exterior-design_o.jpg

https://www.priorityauto.com/assets/stock/colormatched_01/transparent/1280/cc_2024nis07_01_1280/cc_2024nis070001_01_1280_kh3.png?timestamp=0001-01-01T00:00:00&height=400&bg-color=FFFFFF

Mas... quem sabe... kkkk.....

https://www.nissanusa.com/content/dam/Nissan/us/vehicles/gtr/2024/site-simp/gallery/exterior/mosaic/lightbox/2024-nissan-gt-r-nismo-aerodynamic-design.jpg

Ciro Alencar
05/06/2024, 12:14
Uma curiosidade... vocês deixam um celular exclusivo para a central da Frontier?
Onde vocês colocam ele? No console mesmo ou naqueles nichos laterais? Ele fica carregando 100% do tempo?
Sei que a conexão preferida é a com fio, mas fica aquele cabo enrolado solto também?

Ciro Alencar
05/06/2024, 12:16
O celular conectado no painel impede colocar um pendrive com músicas, certo? Ou vocês usam aquela USB dentro da caixa do console? Tenho alguma dificuldade para entender isso... kkk....

Edumar
05/06/2024, 13:37
Show, Eduardo :concordo:
Não consegui testar ontem porque vi a sua postagem bem tarde depois que cheguei em casa.
Mas ontem eu desliguei o celular e religuei outra vez como você sugeriu, porque normalmente eu reinicio mesmo, faço isso sempre para dar uma "limpada" como já vi recomendarem. Depois limpei o cachê do Android Auto e do Waze.
Foi conectar na central e funcionou de primeira :euforico:
Estou achando que está até mais fluído e rápido agora, com o mapa direcionando mais rápido também. Ficou perfeito.

Beleza :concordo:
Desligar o celular garante que até a parte eletrônica foi desativada e reativada novamente. Isso limpa tudo.

O cache do aplicativo também costuma atrapalhar quando uma atualização é feita. Ao contrário dos Dados, ela guarda configurações instantâneas que podem conflitar com mudanças feitas na programação do aplicativo.

Mantenha as atualizações dos aplicativos no modo manual e antes de atualizá-los, leia os comentários por algum tempo para ver se os usuários que atualizaram identificaram problemas. É a melhor coisa.
Isso normalmente resolve tudo. Mas te garanto que 100% dos problemas com o Android Auto na Frontier estão relacionados com o celular usado e com o próprio aplicativo. Essa central é bastante confiável e com um sistema operacional muito bem feito.
Desde a 2019 que tive ela funciona sem atualizações. Já saiu bem confiável e sem bugs. Essa é uma vantagem de uma central de boa qualidade. Tem modelo chinesinho tecnológico aí que está indo para a segunda atualização e até para recalls da unidade, e não é só no Brasil não. Depois nós que exageramos nas comparações.
Pode dar defeito? Sim, tudo pode dar problemas. Mas ter som ruim, muitas atualizações seguidas, parar de funcionar... aí já não dá, é baixa qualidade mesmo.

Qualquer dúvida, estou à disposição.

Edumar
05/06/2024, 13:50
Meu irmão trabalha numa fábrica que produz diversos itens para a indústria automotiva nacional, inclusive a Nissan. Ele comenta a mesma coisa, que se todos os fabricantes seguissem o exemplo "esperto" de uma certa montadora aí, metade do país estaria desempregado e passando fome, porque essa é uma indústria muito forte economicamente para um país.
Mas é como você disse, o povo não enxerga isso, e o pior é que ainda comemoram quando seus produtos escolhidos vendem bem. Efeito hiena, como diz o Eduardo :D

Eu acompanhei toda a história industrial desse país, desde a famosa reserva de mercado que impedia a tecnologia de chegar aqui no fim do regime militar. É aterrorizante o que estão fazendo com o Brasil.
Japão saiu destruído da guerra e virou potência industrial. Alemanha saiu destruída da guerra e é potência industrial. China não era nada, assim como Coréia, etc... hoje são industrialmente desenvolvidos. Aqui tivemos tudo para dar certo. Até mostramos a nossa capacidade criativa com uma fábrica de aviões. Mas, aos poucos jogamos tudo no lixo e agora a nossa indústria é uma vergonha.
Tirando algumas exceções como a WEG, por exemplo, o restante vai se acabando.
E concordo com o que foi dito aqui, que isso não vai melhorar, porque a culpa é de um público consumidor sem consciência e burro demais.
Triste ver o país se acabando assim e muitos achando que está tudo "normal".
Eu faço a minha parte, sou até criticado algumas vezes, mas vou na contramão tentando valorizar o que é feito aqui ou pelo menos por quem tem fábricas aqui e investe no meu país, mas não adianta, a cultura é outra. Estou com a vida já direcionada, mas essa geração que vem por aí vai sofrer muito pela burrice dos seus pais.

Edumar
05/06/2024, 13:54
Falam em brinquedos? Vai ver o que fizeram com ferramentas manuais e elétricas. Só marcas esquisitas de importadores, nada feito aqui ou pelo menos de alguém que tenha fábrica aqui. Fui numa loja do Leroy comprar um jogo de chaves fixas para um amigo e desisti. Só tinha lixo.

Edumar
05/06/2024, 14:08
Para quem tem memória curta... :mrgreen:

https://clubedanissanfrontier.com.br/wp/wp-content/uploads/2023/12/peso-5.jpg
Esta foto enviada por outro colega do grupo é de outra Frontier carregada com "apenas" 1.650 kg (abusou sim :mrgreen: mas foi bom para registrar o feito), mas por 3 vezes já transportou 1.100 kg. Menos folga entre os para-lamas traseiro e as rodas (foi carregada até o banco de traseiro), mas nada do que dizem por aí.

Isso foi um exagero... :lol:
Dá pra ver que mesmo com esse peso todo absurdo a traseira está só um pouco mais baixa que a frente, mas isso não muda nada, o importante é que a estabilidade é muito bem controlada, você pode até pegar estrada com isso. Não adianta baixar menos e capotar na primeira curva.
O pessoal não tem noção do que fala, acha que o quanto abaixa ou não abaixa define o certo ou o errado. Essas molas são progressivas, são feitas para isso.
Na minha 2023 e nessas que tenho hoje 2024 eu nunca carreguei muito peso, mas na minha 2019 eu carreguei uma vez dois moldes de injeção de 500kg cada. A traseira desceu um pouco sim, dentro do normal do que se poderia esperar do peso, mas o controle dinâmico dela é como se estivesse vazia. Fiz curvas com a mesma velocidade que eu faria de estivesse vazia, tive total controle dela a todo o momento, e nem senti diferença de motor também, como se estivesse vazia (hoje o pessoal delira que não sente peso...:lol:... isso em 2019 com um motor 4c ). Se fosse outro modelo, talvez até baixasse menos, sei lá, pra mim tanto faz, mas garanto que tombava na primeira curva. Tombam até vazias e paradas, literalmente :mrgreen:
Falam demais, sabem de menos...

Edumar
05/06/2024, 14:19
Meu amigo, não é fácil ser empresário na área industrial nesse país e com essa concorrência injusta.
Aqui em nosso âmbito, te dou o exemplo da própria Ford. Se mandou do Brasil, deixou concessionárias falirem uma atrás da outra, deixou desemprego, abandonou seus carros problemáticos sem solução com os powershift, bombas de plástico e ecoboost da vida, foi produzir em um lugar mais barato, e oferece um produto de qualidade inferior, cheio de plásticos, com motor antigo que nem precisou ser desenvolvido, com suspensão antiga, com muita tecnologia defasada, com eletrônica chinesa, e vende mais que modelos que é o oposto de tudo isso, e ainda mais caro. A Nissan oferece na Frontier muito mais por muito menos.
A Hilux... porque é tão cara? Seu projeto já foi pago há 200 anos, tudo obsoleto e com muitos remendos numa plataforma e num desenho que não muda nada. Era para custar a metade. A S10 mudou? Onde? Não vi nada. Nem um motor novo, nem um chassis melhorado, suspensão de sempre... Então...compensa oferecer qualidade no Brasil? Não, não compensa.

Meu amigo, com todo o respeito, mude o disco :mrgreen:
Não vamos mudar o mundo. A geração "celular na mão" (chinês, claro :mrgreen:) é que vai carregar isso daqui pra frente.
Esquece, o pessoal ainda comemora feliz e saltitante o erro que fez sem entender o tamanho da bobagem que fez.
Eu já disse tudo isso, já comentamos isso várias vezes, e mesmo quem teve oportunidade de ler mudou a consciência? Já era. Só perda de tempo discutir isso hoje. Tem países lá fora que está o mesmo lixo.
Vamos focar na Frontier e apenas lamentar em silêncio a pobre cultura desse país.

Edumar
05/06/2024, 14:21
Edu, estamos esperando as suas novas previsões :mrgreen:

Desculpe, meu amigo, mas não vou mais comentar este assunto. :concordo:

Edumar
05/06/2024, 14:28
https://www.nissanusa.com/content/dam/Nissan/us/vehicles/gtr/2024/site-simp/gallery/exterior/mosaic/lightbox/2024-nissan-gt-r-nismo-aerodynamic-design.jpg

Aí sim, hein? :palmas:
Já se sente mais em casa, não é? :lol:

Minha primeira caminhonete foi uma S10 1996. Se lembra dela?

https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2017/08/s-10-de-luxe-2-2-modelo-1997-da-chevrolet-testado-pela-revista-quatro-rodas.jpg?quality=70&strip=info&w=1280&h=720&crop=1

Nunca mais voltei para carros de passeio. Nem me adapto mais até por conta da minha altura e pelo uso que faço.
Sempre preferi caminhonetes.
Mas eu gosto dos carros da Nissan. Prefiro da Honda, sei que para passeio "comportado" você prefere os Rover e Audi, mas os carros da Nissan são bem legais.

Edumar
05/06/2024, 14:44
Uma curiosidade... vocês deixam um celular exclusivo para a central da Frontier?
Onde vocês colocam ele? No console mesmo ou naqueles nichos laterais? Ele fica carregando 100% do tempo?
Sei que a conexão preferida é a com fio, mas fica aquele cabo enrolado solto também?

O celular conectado no painel impede colocar um pendrive com músicas, certo? Ou vocês usam aquela USB dentro da caixa do console? Tenho alguma dificuldade para entender isso... kkk....

Vamos lá, meu amigo...

Eu deixo um celular exclusivo para a central sim, com chip e número próprio, mas com ligações de voz e mensagens desativadas, apenas conexão com a internet.
Eu hoje coloco ele nesse vão do painel:

https://clubedanissanfrontier.com.br/wp/wp-content/uploads/2024/06/painel-frontier-2024-console-02.jpg

É um celular com tela grande (requisito básico pra mim que enxergo mal de perto :mrgreen:), então ele fica um pouco inclinado e levemente recuado para fora do vão, mas não atrapalha nada. Você pode usar um celular menor que encaixe aí.
Deixo ele envolto numa flanela para escondê-lo de olhos e intenções duvidosas, já que ele fica direto no interior da caminhonete mesmo quando deixo ela estacionada. Não vai superaquecer, pode ficar tranquilo.

Ele fica sempre carregando quando a caminhonete é ligada. Desligada, a carga dura uns 4 ou cinco dias, no meu caso nunca descarrega totalmente, e se descarregar, ao ligar o carro o celular liga também.
Você não precisa de um cabo longo. Pode comprar um cabo curto como esse:

https://clubedanissanfrontier.com.br/wp/wp-content/uploads/2024/06/painel-frontier-2024-console-04.jpg
Esse é um cabinho barato, talvez uns 20 reais hoje. Tem modelos que eu recomendo que são mais caros e com melhor desempenho, por exemplo da Baseus, e que custam em torno de 150/180 reais. Esse tem apenas 15 centímetros, tamanho muito bom. É chamado de 90°, porque os cabos saem lateralmente dos conectores, e para este uso é a melhor opção mesmo, porque o cabo não "salta" do painel ou do celular, ele passa rente eles e fica bem mais discreto.

Já continuo...

enricof18
05/06/2024, 14:47
Se isso fosse verdade, estava bom. Que os EUA digam isso com propriedade de um exemplo de economia forte.
As coisas não funcionam bem assim aqui. O que acontece é redução de custos, piora da qualidade de nossos produtos, cada vez mais compramos produtos de baixa qualidade com vida útil reduzida, e empregos indo embora. O Brasil hoje é um depósito de lixos importados.
Não adianta ter livre concorrência se o povo não tem emprego e salário com poder de compra.
Eu poderia citar aqui muitos exemplos, mas iria fugir demais do tema do tópico. Deixa pra lá.

Pois é, o buraco é bem mais embaixo.

Enquanto um Kwid custar 50 salários mínimos para um Brasileiro e uma F150 custar 40 salários mínimos pra um Americano, eu quero que carros bons e baratos invadam nosso país.

Edumar
05/06/2024, 15:11
Você pode colocar o celular nesses nichos laterais:

https://clubedanissanfrontier.com.br/wp/wp-content/uploads/2024/06/painel-frontier-2024-console-01.jpg

São bem largos e acomodam celulares grandes com folga. O problema é que fica um pouco solto nesse sentido:

https://clubedanissanfrontier.com.br/wp/wp-content/uploads/2024/06/painel-frontier-2024-console-05.jpg

Então ele inclina um pouco e pode cair num salto mais brusco ou numa curva mais "tumultuada" :mrgreen: (com buracos ou mais brusca também). Então eu recomendo que se preferir usar ele aqui, deixe a tela virada para o console para melhor proteção, e coloque um calço no vão atrás do celular para deixar o aparelho mais ajustado e amortecido, pode ser um simples pedaço pequeno de espuma, nada mais do que isso. Use uma capa tipo carteira que protege bem o celular (não vai superaquecer, fique tranquilo). Como essa abaixo (preta é mais discreta):

https://http2.mlstatic.com/D_NQ_NP_834418-MLB45523648272_042021-O.webp

Um detalhe que esqueci, no caso de usar o espaço anterior:

https://clubedanissanfrontier.com.br/wp/wp-content/uploads/2024/06/painel-frontier-2024-console-02.jpg

Esse aí onde está a chave presencial, que não é o lugar dela :mrgreen:, eu prefiro deixar no bolso mas tem um compartimento pra ela no console.

Nesse local você vai ligar o cabo nesse conector USB:

https://clubedanissanfrontier.com.br/wp/wp-content/uploads/2024/06/painel-frontier-2024-console-03.jpg

Por isso o cabo pode ser bem curto e o 90º fica bem melhor.

O conector USB do compartimento do console ou os do banco de trás são apenas para carregamento, e você pode carregar outros celulares mesmo com esse conectado no painel.

Você pode colocar todas as suas músicas no celular, pode até colocar um cartão de memória se for muita coisa (como uso muito FLAC em alta resolução eu preciso de bastante espaço, se for MP3 é mais tranquilo.). Depois é só instalar no celular um aplicativo player com compatibilidade Android Auto, recomendo o Neutron para uma reprodução mais "audiófila" já que o sistema de som da Frontier não é um chinesinho "muito ruim", e aí comanda tudo pela central... waze, google maps, radarbot, neutron, e o que mais quiser instalar no celular.

Pode usar um iPhone também. Como sei que você usa Android, detalhei pra ele, mas Apple é praticamente a mesma ideia.

Bigsd
05/06/2024, 16:13
Pois é, o buraco é bem mais embaixo.

Enquanto um Kwid custar 50 salários mínimos para um Brasileiro e uma F150 custar 40 salários mínimos pra um Americano, eu quero que carros bons e baratos invadam nosso país.

Então, eu não queria mais discutir esse assunto senão teríamos que nos aprofundar em questões técnicas que pouco interessam aqui agora, mas se abrir as portas para lixo chinês e importados sem nenhuma compensação, e fechar as fábricas nacionais fosse a solução... o mundo todo já teria feito isso e todo mundo estaria feliz. Não adianta ter carro barato e não ter comprador. Desempregado ninguém compra nada.

A conta, infelizmente, não é essa. Eu também queria que fosse, pode estar certo disso.
É muito fácil comparar salários e poder aquisitivo entre um país que preserva empregos, valoriza a indústria e a mão de obra, de capitalismo e consumismo abrangentes, com um país onde a cultura é trazer barato de fora ou comprar de quem não tem fábricas aqui e dane-se a indústria local. O primeiro está numa cultura avançada de responsabilidade social e de consciência econômica, o segundo num terceiro mundo sem cultura onde o povo não sabe nem ler, ou interpretar o que leu quando consegue ler.

Eu teria que me aprofundar em temas agora que fogem do objetivo deste tópico, e só perderia o meu tempo porque as minhas postagens seriam apagadas e com razão.
Mas, você não cura a doença dando veneno ao paciente.
Bem, dane-se. Cada povo tem o que merece. Eu só sei que preciso torcer para um dia conseguir sair desse lixo. Já tive duas chances e disse não por razões familiares, mas na terceira vez não vou errar novamente :discordo:

Bigsd
05/06/2024, 16:15
Edu, muito legal a sua apresentação, bem didática e detalhada :palmas:
Você é muito paciente e caprichoso. Parabéns!!

Bigsd
05/06/2024, 16:17
https://clubedanissanfrontier.com.br/wp/wp-content/uploads/2024/06/painel-frontier-2024-console-04.jpg
Esse é um cabinho barato, talvez uns 20 reais hoje. Tem modelos que eu recomendo que são mais caros e com melhor desempenho, por exemplo da Baseus, e que custam em torno de 150/180 reais.

Quais as diferenças prática entre um cabo de 20 reais e outro de 180??? :confused:

Bigsd
05/06/2024, 16:19
Desculpe, meu amigo, mas não vou mais comentar este assunto. :concordo:

:sad:
Eu não tiro a sua razão. Sei os motivos disso e te respeito.

Bigsd
05/06/2024, 16:20
Meu amigo, com todo o respeito, mude o disco :mrgreen:
....
Vamos focar na Frontier e apenas lamentar em silêncio a pobre cultura desse país.

Eu concordo. Esquece esse assunto. Vamos falar de Frontier :concordo:

Bigsd
05/06/2024, 16:23
Meu querido Bigsd, você trabalha um pouco e já quer sair de folga??? Depois sou eu quem folga demais... kkkkk.....


Cara, eu já trabalhei muito e ainda trabalho demais. Você não sabe o tamanho da minha responsabilidade. Um erro e faço a empresa afundar em alguns milhões. Eu mereço descansar muito :mrgreen:

Ciro Alencar
06/06/2024, 10:10
Meu amigo, com todo o respeito, mude o disco :mrgreen:

Vamos focar na Frontier e apenas lamentar em silêncio a pobre cultura desse país.

Bom dia, meus queridos amigos!!

Meu caro amigo Edu, você tem razão. Dizem que "pau que nasce torto não endireita mais", mas eu sempre tento acreditar na evolução, apostar que uma boa discussão abra a cabeça das pessoas para o que acontece de fato no mundo.
Mas, eu concordo com você, é muito desgaste para pouco resultado, o melhor é deixar pra lá e se conformar que infelizmente o Brasil é isso. As pessoas vão continuar reclamando, vão continuar pagando pelos seus erros (muitas vezes um preço muito alto), mas vão se manter opcionalmente (por desejo próprio) na ignorância de suas limitadas convicções, e mudar uma convicção é muito difícil, porque ela é formada pela educação, pela formação cultural e até profissional das pessoas, e pela vida, e se isso acontecer de forma distorcida, corrigir é quase impossível.
Eu devo desistir mesmo porque concordo com você, apesar de saber que você pensa muito parecido comigo e se incomoda também, indignado com a situação.

Bem, eu quero crer que a Frontier evolua, e não retroceda no tempo. Se a única caminhonete tecnológica de verdade que temos, isso já provado pra qualquer um que tenha pelo menos meio neurônio, vier a sofrer redução de custos e se nivelar com as demais, eu estou fora do modelo, pelo menos do novo. Não estou brincando, compro meia dúzia e guardo, mas não tenho coragem de comprar o que se vende hoje no mercado.
Segurança, por exemplo, é algo que não abro mão.
Como eu disse acima, mudar uma convicção é "quase" impossível. Digo isso porque já vi gente arrependida de ter comprado caminhonete sem estabilidade e perder um ente querido num capotamento, ou sofrer um acidente decorrente dessa falta de segurança, e depois trocar de modelo quando muitas vezes o estrago já foi feito.
Eu busco evoluir, não regredir.

Não acredito que a Frontier brasileira siga o mesmo caminho das versões vendidas nos terceiros mundos lá fora, apesar dessa ser a nossa característica também. Porque hoje muita gente compra ela pelo seu diferencial tecnológico, e se for para regredir igual às outras, vai ser difícil vencer o conservadorismo e a ilusão de algumas marcas mais "estabelecidas". Acho que a Nissan daria um tipo no próprio pé fazendo isso.

Eu pelo menos vou continuar nesse tópico se isso acontecer. Garanto que não vou aparecer no tópico da "Nova Frontier 2026"... kkkk.....

Ciro Alencar
06/06/2024, 10:34
É óbvio até para uma criança de cinco anos que a Nissan está preparando um terreno lá fora para justificar essa mudança. Primeiro porque o discurso do executivo que deu a entrevista começa falando em custos, depois tenta dar uma razão técnica, transformando uma economia e um retrocesso numa evolução técnica. Basta ler o texto para perceber isso, apesar de eu saber que muitos (a maioria) ainda terão dificuldades para compreender isso.

Como foi dito aqui, a compressão da mola da Frontier é proporcional à sua carga na traseira, ou seja, ela possui uma resistência menor no começo para garantir o conforto o o melhor movimento dos braços, que todos sabem ser essencial para o uso off road e para a estabilidade. Depois, progressivamente, ela vai ficando mais resistente ao movimento de carga, e um aumento de 1.000 para 1.500 kg, como vimos aqui, produz pouco efeito nessa altura. Ou seja, o argumento técnico não se sustenta. Mas, quando você olha a Gladiator, a Ranger Raptor, as RAM´s, a Tundra, e muitas outras caminhonetes mais caras e brutas, e também vê o esforço de uma Toyota e de uma GM de tentar levar o multilink para os modelos mais básicos, Tacoma e Colorado, percebe que o argumento oferecido pelo palestrante resta ainda mais debilitado.

É óbvio que o problema é o custo, a Raptor é prova cabal disso. Quando você lê reviews sérios dela lá fora, a sua suspensão multi-braços é sempre elogiada como o PRINCIPAL diferencial de seu desempenho. Não falam em motor, em plásticos decorativos, nada disso, se concentram na eficiência da suspensão. Mas, já vimos que equipar uma caminhonete com esse recurso custa caro, e o mercado ainda não está preparado para entender e pagar por isso.

O quadro pra mim é muito claro, vão reduzir custos lá fora (se bem que essa opção de feixe de molas já é realidade em algumas Frontier em países bem pouco desenvolvidos), e isso pode ou não chegar aqui. Vamos aguardar, porque lembramos muito bem o que diziam os haters da Frontier no começo deste tópico e de outro que nem sei se existe ainda, que o modelo seria um fracasso porque toda essa tecnologia de motor biturbo, suspensão multilink, etc... não ia funcionar aqui, mas hoje cobram mais caro para copiar isso em modelo mais desenvolvido. Eu apostei na primeira que saiu, uma 2017 ainda produzida no México, e fiquei muito satisfeito com ela sem viver qualquer tipo dos problemas anunciados pelos malucos da época. Vemos muitas em uso pesado também trabalhando duro só com elogios.
Vamos aguardar, porque podemos acertar mais uma vez (algo bastante corriqueiro aqui), e ignorar o "terrorismo" que os haters mais ignorantes podem começar a disparar.

Ciro Alencar
06/06/2024, 10:41
Cara, eu já trabalhei muito e ainda trabalho demais. Você não sabe o tamanho da minha responsabilidade. Um erro e faço a empresa afundar em alguns milhões. Eu mereço descansar muito :mrgreen:

kkkk..... tá bom... meu caro amigo... você me convenceu. Tenha um merecido período de descanso.
Eu sei da sua responsabilidade na empresa, e sei que é algo muito desgastante. Eu conheci um gerente financeiro, há muitos anos, que a primeira coisa que ele fazia era comprar os jornais impressos naquela época e ler todos eles qulogo que ele chegava na empresa, fazia recortes, anotações, interpretava tudo e aconselhava o diretor da empresa. Não adiantou muito porque a empresa acabou falindo.... kkkk.... mas não foi culpa dele, coitado... um racha familiar destruiu a empresa completamente.

Sei da sua capacidade "pensante".... kkkk.... ou você não teria escolhido uma Frontier.... kkkkk.....
Abraços, meu amigo, e boas férias!

Ciro Alencar
06/06/2024, 10:42
Desculpe, meu amigo, mas não vou mais comentar este assunto. :concordo:

Uma pena! Só vamos perder informação verdadeira e inteligente com isso.

Ciro Alencar
06/06/2024, 10:45
Minha primeira caminhonete foi uma S10 1996. Se lembra dela?

Credo!! Isso era uma porcaria... kkkk.....
Meu querido amigo, que época hein?
Só tínhamos sucata aqui. Ainda temos, mas hoje também temos opções.

Ciro Alencar
06/06/2024, 10:50
Vamos lá, meu amigo...

Eu deixo um celular exclusivo para a central sim...

Edú, meu amigo, muito obrigado pela paciência em produzir todo esse material para me responder de forma tão precisa.
Sensacional! Parabéns!
Não querendo abusar, se eu te enviar um aparelho celular novo, com chip, você poderia "prepará-lo" pra mim? Desculpe o abuso, mas você sabe que eu sou uma negação com esse aparelhinho. Não gosto mesmo, mas achei interessante essa aplicação que você faz dele. Se concordar, só me diga qual modelo e acessórios você precisa que peço para alguém aqui correr atrás disso, nem precisa se preocupar com isso.

enricof18
06/06/2024, 11:33
Voltei!!! kkkk....

Meu querido Enrico, eu concordo com você na questão da livre concorrência. Estou no seu time....

Grande Ciro!

Não vou me alongar no assunto que já vi que alguns colegas se incomodam, mas agradeço pelo seu posicionamento sobre o tema e respeito ele. Concordo com algumas partes, discordo totalmente de outras, mas é isso aí!

Para bens de consumo sou do time dos Chineses. Na minha oficina minhas ferramentas elétricas são todas compradas no Aliexpress custando menos da metade do preço, mesmo com a taxa absurda de 92%. Tem ferramenta aqui que já tem mais de dois anos funcionando certinho, o que põe em cheque a afirmação de que produtos Chineses não prestam, pois essas já se pagaram faz tempo. E ainda mais, tem alguns tipos de ferramentas que nem em sonho eu encontro no Brasil, só lá. Ferramentas que facilitam e muito o dia a dia da oficina. Não fosse a remessa conforme eu estaria muito mais equipado, isso pode ter certeza!

Então de certa forma esse atraso geral que existe no Brasil atrapalha tudo e vir uma onda de produtos importados com qualidade e acessíveis mexe as coisas. O protecionismo apenas não resolve, e a margem de lucro não é o único problema. Se tudo aqui 50% PELO MENOS não fosse impostos a coisa seria diferente. E eu estou vendo a indústria se mobilizar pra cobrar essa redução de impostos pra ser mais competitiva? Não! Estou vendo é "põe mais taxa que tá pouco!"

Um abraço!

Bigsd
06/06/2024, 18:11
Meu caro amigo Edu, você tem razão. Dizem que "pau que nasce torto não endireita mais", mas eu sempre tento acreditar na evolução, apostar que uma boa discussão abra a cabeça das pessoas para o que acontece de fato no mundo.
Mas, eu concordo com você, é muito desgaste para pouco resultado, o melhor é deixar pra lá e se conformar que infelizmente o Brasil é isso. As pessoas vão continuar reclamando, vão continuar pagando pelos seus erros (muitas vezes um preço muito alto), mas vão se manter opcionalmente (por desejo próprio) na ignorância de suas limitadas convicções, e mudar uma convicção é muito difícil, porque ela é formada pela educação, pela formação cultural e até profissional das pessoas, e pela vida, e se isso acontecer de forma distorcida, corrigir é quase impossível.
Eu devo desistir mesmo porque concordo com você, apesar de saber que você pensa muito parecido comigo e se incomoda também, indignado com a situação.

Cirão, também estou alinhado com você e o Edu.
Infelizmente tem gente que acha que nos incomodamos com o assunto, quando na verdade nos incomodamos com a ignorância.
Ganhar dinheiro aqui todo mundo quer, mas na hora de gastar... vamos às compras lá fora. É assim que funciona.
Viva o Brasil, todo mundo quer ser esperto aqui.
É melhor mesmo esquecer isso Cirão. Não vamos mudar nada e somente se irritar com mais ignorância.
Esse pais vai indo para o lixo por causa do povo que tem, e isso podemos repetir por 10 anos aqui que não vai mudar nada, então, vamos falar de Frontier que ganhamos mais :mrgreen:

Bigsd
06/06/2024, 18:16
Não querendo abusar, se eu te enviar um aparelho celular novo, com chip, você poderia "prepará-lo" pra mim? Desculpe o abuso, mas você sabe que eu sou uma negação com esse aparelhinho. Não gosto mesmo, mas achei interessante essa aplicação que você faz dele. Se concordar, só me diga qual modelo e acessórios você precisa que peço para alguém aqui correr atrás disso, nem precisa se preocupar com isso.

Eu te ensino, Cirão.
Você sabe onde liga o celular? :mrgreen:

Mas a ideia é boa, o Edu poderia fazer um passo a passo pra gente. Sei que ele pesquisou muito, configura tudo certinho e tem habilidades nestes temas tecnológicos :mrgreen:

Bigsd
06/06/2024, 18:19
Esse programa de radares que o Edu usa na Frontier dele é muito legal.
Ele reforça o aviso e faz um escândalo se você estiver em cima do radar com a velocidade ainda maior que a permitida.
Você também pode configurá-lo para ser mais discreto.

Bigsd
06/06/2024, 18:30
kkkk..... tá bom... meu caro amigo... você me convenceu. Tenha um merecido período de descanso.
Eu sei da sua responsabilidade na empresa, e sei que é algo muito desgastante. Eu conheci um gerente financeiro, há muitos anos, que a primeira coisa que ele fazia era comprar os jornais impressos naquela época e ler todos eles qulogo que ele chegava na empresa, fazia recortes, anotações, interpretava tudo e aconselhava o diretor da empresa. Não adiantou muito porque a empresa acabou falindo.... kkkk.... mas não foi culpa dele, coitado... um racha familiar destruiu a empresa completamente.

Sei da sua capacidade "pensante".... kkkk.... ou você não teria escolhido uma Frontier.... kkkkk.....
Abraços, meu amigo, e boas férias!

E você pensa que eu não tenho que me informar? Conversar com bancos quase diariamente, entender os rumos econômicos, acompanhar as legislações, prever o que virá pela frente.... meu amigo, esse país não é para amadores. E duas faculdades e várias especializações ajudam, mas se nessa área você não se atualizar e não se informar com frequência, tudo o que aprendeu não serve para muita coisa.
Manter uma indústria aberta aqui não é fácil com tanta gente jogando contra, até o povo. E eu não posso falhar, ainda tenho que terminar de pagar o carro :mrgreen:
Devo pegar a semana que vem de folga mesmo, e aí ficar mais com a família e me afastar um pouco do fórum. Se bem que da outra vez eu disse isso e dei umas escapadas aqui :mrgreen:

Bigsd
06/06/2024, 18:32
Uma pena! Só vamos perder informação verdadeira e inteligente com isso.

Pois é, ainda mais o Edu que sabe mais e acerta mais do que toda essa imprensa "especializada" incompetente junta.
Mas, ele está chateado com algumas coisas e não quer mais ficar falando de mercado. Vamos respeitar.

Bigsd
06/06/2024, 18:38
É óbvio até para uma criança de cinco anos que a Nissan está preparando um terreno lá fora para justificar essa mudança. Primeiro porque o discurso do executivo que deu a entrevista começa falando em custos, depois tenta dar uma razão técnica, transformando uma economia e um retrocesso numa evolução técnica. Basta ler o texto para perceber isso, apesar de eu saber que muitos (a maioria) ainda terão dificuldades para compreender isso......

Um ótimo resumo das coisas :concordo:
Mas passou de três linhas, e muita gente não vai ler porque vai achar que é um "textão" :lol:

sm4rco
07/06/2024, 07:50
Problema é sempre o ponto de vista, de que ângulo você enxerga as coias.
Vocês empresários, que mexem com produção industrial, com criação de produtos, com grandes vendas, com empregos, investimentos, tecnologia, vão ter uma visão sempre mais ampla do que é o mercado do que o eletricista de carros da esquina que o dono conserta, a mulher fica no caixa e o filho atende, assim como vão ter uma visão diferente de dois ou três funcionários que possam vir a trabalhar lá. O
cara pegando 8 mil contos para pagar a comida da família está bom demais. Quem tem que investir, administrar negócios complexos, competir mercado, criar, responder por muitos funcionários numa economia maluca como a nossa vai ter sempre uma relação bem mais complexa do mercado.
Aí o pessoal prefere comprar porcarias chinesas e pagar pouco porque não entende a complexidade de tudo isso.
Eu queria ver se todo mundo pensasse assim, em buscar o mais barato chinês, todo mundo mesmo, todas as fábricas de carros, químicas, farmacêuticas, eletrodomésticos, todo mundo. Não é o certo? Então vamos todos fazer.
Não ia ter dinheiro no mercado porque ninguém ia ter emprego. É muito fácil falar quando você está numa ponta de pouca importância, mas se as industrias automotivas do Brasil por exemplo fechassem e tudo viesse de fora, o país ia acabar completamente. Pouca gente tem a noção do tamanho dessa indústria.
Basta ver as cidades onde a Ford fechou. Gente, algumas parecem cidades fantasmas. Pessoal está indo embora procurar outro lugar com emprego. E se não tivesse? E se todo mundo fosse "esperto" para trazer tudo de fora? O cara ia pedir esmola ou roubar.
Entendo que quando vocês falam em ignorância, não é somente cultural, mas o desconhecimento da complexidade de tudo isso.
Eu tenho uma sobrinha que vive comprando nestes sites de compras estrangeiros, e muito estúpida ainda joga na cara de todo mundo e ri de todos porque paga barato enquanto nós trouxas compramos produtos aqui, só que ela tem uma confeitaria,não tem concorrente chinês, se tivesse, aí nós íamos rir também enquanto ela ia catar lata pra viver. E enquanto os clientes dela tiverem empregos nas empresas aqui instaladas, vão comprar dela, porque quando não tiverem mais renda, ela vai pedir esmola.
É o que disseram aqui, o povo não tem a menor noção do que faz, e cada vez vamos afundando mais.
Como é o navio gigante da BYD que trouxe 5,5 mil carros de uma só vez para o Brasil (https://exame.com/casual/como-e-o-navio-gigante-da-byd-que-trouxe-55-mil-carros-de-uma-so-vez-para-o-brasil/)
O povo acha isso bom? Não tem é noção isso sim. Cada um quer levar vantagem e não está nem aí.

sm4rco
07/06/2024, 07:53
Um ótimo resumo das coisas :concordo:
Mas passou de três linhas, e muita gente não vai ler porque vai achar que é um "textão" :lol:

E se ler não vai entender, então está tudo certo :lol:

sm4rco
07/06/2024, 07:54
Pois é, ainda mais o Edu que sabe mais e acerta mais do que toda essa imprensa "especializada" incompetente junta.
Mas, ele está chateado com algumas coisas e não quer mais ficar falando de mercado. Vamos respeitar.

Impressionante é como ele acerta tudo.

sm4rco
07/06/2024, 07:59
Esse programa de radares que o Edu usa na Frontier dele é muito legal.
Ele reforça o aviso e faz um escândalo se você estiver em cima do radar com a velocidade ainda maior que a permitida.
Você também pode configurá-lo para ser mais discreto.

Qual é? Para android?
Semana passada dei uma regulada na tela da multimidia da minha, achei que a imagem ficou fantástica. Tem vários ajustes lá que eu nem sabia que existiam. Até a imagem da câmera ficou muito mais detalhada e nítida. E outra coisa, tem um botão na tela da multimidia que alterna modo diurno e noturno, não precisa entrar em nenhum menu. Dependendo a situação na hora de usar a câmera, se você alternar os modos as imagens ficam bastante claras quando está com pouca luz. Testem aí.

sm4rco
07/06/2024, 08:02
Mas a ideia é boa, o Edu poderia fazer um passo a passo pra gente. Sei que ele pesquisou muito, configura tudo certinho e tem habilidades nestes temas tecnológicos :mrgreen:

Concordo com a ideia :mrgreen:
O Edumar conhece bem essa central, e tem muita facilidade com a integração dela com o celular.
Eu lembro que teve uma época que muita gente reclamava que perdia conexão ou travava, nessa época ele passou umas dicas bem legais e nunca mais o pessoal teve problemas.

sm4rco
07/06/2024, 08:08
O quadro pra mim é muito claro, vão reduzir custos lá fora (se bem que essa opção de feixe de molas já é realidade em algumas Frontier em países bem pouco desenvolvidos), e isso pode ou não chegar aqui.

A Frontier fabricada lá nem é a mesma daqui. A nossa vem da Argentina e sempre teve diferenças com as deles.
Eu duvido que a Nissan vai fazer essa burrice de tirar o multilink justo agora que isso está virando uma tendência. Acho que vai ter as duas opções, como já tem em muitos mercados, uma barata pé de boi e uma mais tecnológica, como faz a Ford aqui com a Ranger comum e a Raptor. A segunda usa multilink, só que custa os olhos da cara, mas não colocaram por enfeite, com certeza.

sm4rco
07/06/2024, 08:10
Então, eu não queria mais discutir esse assunto senão teríamos que nos aprofundar em questões técnicas que pouco interessam aqui agora, mas se abrir as portas para lixo chinês e importados sem nenhuma compensação, e fechar as fábricas nacionais fosse a solução... o mundo todo já teria feito isso e todo mundo estaria feliz. Não adianta ter carro barato e não ter comprador. Desempregado ninguém compra nada.

O pior que tem outros países fazendo isso. A Europa e os EUA já estão criando barreiras para evitar que as indústrias nacionais virem sucatas. Tem lugares em que a crise já é dominante.

sm4rco
07/06/2024, 08:15
https://clubedanissanfrontier.com.br/wp/wp-content/uploads/2024/06/painel-frontier-2024-console-04.jpg
Esse tem apenas 15 centímetros, tamanho muito bom. É chamado de 90°, porque os cabos saem lateralmente dos conectores, e para este uso é a melhor opção mesmo, porque o cabo não "salta" do painel ou do celular, ele passa rente eles e fica bem mais discreto.


Que genial. Eu não sabia disso. Já vou comprar um. O meu tem uns 10 metros :lol:

Ciro Alencar
07/06/2024, 08:31
Devo pegar a semana que vem de folga mesmo, e aí ficar mais com a família e me afastar um pouco do fórum. Se bem que da outra vez eu disse isso e dei umas escapadas aqui :mrgreen:

Bom dia, meus queridos amigos!

É, meu caro Bigsd, então provavelmente estaremos os dois fora semana que vem. Estou só aguardando uma confirmação nos próximos minutos e dependendo dela eu também vou ficar afastado do mundo virtual por uma semana... kkkk....

Ciro Alencar
07/06/2024, 08:33
A Frontier fabricada lá nem é a mesma daqui. A nossa vem da Argentina e sempre teve diferenças com as deles.
Dependendo da região, meu amigo, até o motor é diferente.

Ciro Alencar
07/06/2024, 08:34
Concordo com a ideia :mrgreen:
O Edumar conhece bem essa central, e tem muita facilidade com a integração dela com o celular.
Eu lembro que teve uma época que muita gente reclamava que perdia conexão ou travava, nessa época ele passou umas dicas bem legais e nunca mais o pessoal teve problemas.

Admiro a facilidade do Edu com tecnologia. Eu domino um pouco a tecnologia que uso profissionalmente, mas celular e essas coisas de multimídia, sou meio desligado. Celular eu odeio. Necessidade, não opção.

Ciro Alencar
07/06/2024, 08:36
Problema é sempre o ponto de vista, de que ângulo você enxerga as coias.

Estou fora desse assunto. Entendi que não vale a pena mudar a ideia, tem que mudar a cultura, e isso... esquece... kkkk.....

Ciro Alencar
07/06/2024, 08:54
Um ótimo resumo das coisas :concordo:
Mas passou de três linhas, e muita gente não vai ler porque vai achar que é um "textão" :lol:

Pra muita gente, conteúdo informativo não interessa.
Eu gosto de fóruns porque ele é bastante democrático, todo mundo tem acesso às informações e há um grande compartilhamento de ideias e experiências. O problema é que a participação é pequena. Veja a quantidade de membros que tem nesse fórum e quantos de fato contribuem. Não falo nem de participar, porque muitas vezes a participação se resume a aparecer a cada 3 dias, soltar uma frase irrelevante ou provocativa ou uma tabela de vendas e sumir novamente por mais 3 ou 4 dias. Tem tópicos que estão assim hoje. Servem apenas para o pessoal descarregar as suas próprias frustrações mal resolvidas.

O whatsapp também esvaziou um pouco os fóruns, outra cultura infeliz. Mas vai falar isso...
Eu acho que é preciso contribuir com informação, e correta de preferência, porque o que tem de gente que só escreve bobagens é coisa realmente impressionante. E o pior que quando você tenta ensinar algo, não aceitam. Assim o fórum vai se tornando útil para quem realmente tem consciência de sua utilidade e tem o que compartilhar e contribuir de fato.

Eu curto demais fóruns, e lá fora, principalmente na Europa, o nível das discussões é muito bom. Alguns são frios, com discussões pesadas. Eu participo de alguns na Alemanha que parece que o pessoal está sempre "bravo".... kkkk.... Mas o conteúdo é coisa impressionante. Você não pode chamar ninguém de idiota lá, porque no final a linha de pensamento e conduta é bastante homogênea. Aqui... bem... melhor deixar pra lá... kkkkk......
Em outros países, Itália, França, Áustria e outros que participo o nível é muito bom, mas tem coisas também que geram algumas discussões "inadequadas", mas nada como aqui. Estados Unidos é uma zona, mais parecido com aqui, claro que não igual, mas tem muita gente parecida com algumas figuras que já conhecemos bem. O mais engraçado é que a maioria que destoam lá são latinos.... kkkk.....

Mas uma coisa tem de interessante lá fora, eles não tem essa coisa de "textão". É outra cultura. Gostam de escrever e de ler. Às vezes me animo e escrevo textos muito longos. E é impressionante como eles comentam detalhes perdidos lá no meio do texto. Ele leem tudo, com interesse e atenção.

Ciro Alencar
07/06/2024, 09:01
Aqui tem muita gente que parece que já acorda revoltada e querendo descarregar a sua raiva em alguém. Ou só se manifesta com ironias ou sarcasmos, justamente por não ter nada a dizer. Isso não tem lá fora. Se você entra num fórum lá, é para discutir algo com seriedade e conhecimento, senão nem entra.
Eu muitas vezes acabo ignorando alguns comentários. Não gosto de fazer isso, sou bastante aberto à uma discussão. Mas quando vejo que a coisa é mais de ordem pessoal, decorrente de algum problema psicológico, de ignorância ou de necessidade de alimentar egos, então eu finjo que não li e ignoro. Mas esse grupo aqui é bastante homogêneo, de um nível muito elogiável. Raramente temos manifestações que fogem desse perfil.

Ciro Alencar
07/06/2024, 09:03
Eu te ensino, Cirão.
Você sabe onde liga o celular? :mrgreen:

Ué? Mas ele já não vem ligado???? kkkkk.......

Ciro Alencar
07/06/2024, 09:05
É... pelo jeito que estou vendo aqui vou ter que vir na semana que vem mesmo.... buáááááá.....
Mas devo vir na terça e voltar no máximo na quinta-feira.
Então vocês vão ter que me engolir.... kkkkk....

Mauro-sp
07/06/2024, 09:43
Esse fórum está sensacional :palmas:
Muitas coisas interessantes aqui, e anda muito rápido, difícil de acompanhar tudo.

Eu acho essa torcidinha de vendas um grande exemplo de ignorância também. Ao invés do cara tentar valorizar o que tem pelas suas qualidades, tenta mostrar que é um "sucesso" de vendas. Que coisa mais bizarra.
Comentar vendas é interessante, não tenha dúvida, vale conhecer o mercado, mas tentar atrelar isso à justificativa (certa na sua opinião) de sua escolha, já é uma piada.
Como disse o Ciro, se você for levar pra casa tudo que é mais vendido na sua categoria, vai encher a casa de lixo e perder a oportunidade de usufruir de coisas melhores. Nesse segmento de picapes, isso pra mim é bem claro.

Acho que vão baratear a Frontier sim, talvez até com a perda da sua boa suspensão, e isso vai ser uma decepção muito grande. Pode ver que as concorrentes pisaram no freio também, só uma disfarçada de desenho, motores velhos, componentes sem qualidade, recursos que nem funcionam, peças importantes de plásticos, até fios sem proteção.... Se isso realmente acontecer com a Frontier também, eu devo continuar com a marca porque gosto muito dos seus produtos e admiro a qualidade dos japoneses, principalmente Nissan, Mitsubishi e Honda, mas vai ser uma decepção, uma volta ao passado se acontecer, não tenham dúvidas. E isso culpa desse próprio mercado estúpido que acha que tecnologia é tela de multimídia grande, mesmo que não funcione direito ou tenha som ruim. Gente, o som da "tecnológica" é pior do que o do meu celular com fones, coisa ruim demais. Eu não sabia que era assim. O cara do vídeo não exagerou.

Sempre que posso dou preferência aos produtos produzidos aqui, pois vem das fábricas que nos dão emprego e renda, mas tem coisas que já ficaram difíceis. Muitos segmentos no Brasil morreram ou estão agonizando por causa dessa invasão de importados.
E o pior é isso mesmo, o cara acha que está sendo esperto e está ganhando com isso, mal sabe que está assinando a própria sentença de morte. Temos muitos exemplos disso hoje acontecendo pelo mundo.

O Edumar é muito gente fina, sempre buscando ajudar, mas tem horas que entendo que realmente cansa. Tem gente que não reconhece e ainda faz ironias com o conhecimento dele, mas também não reconhece que ele sabe das coisas e antecipa muito do que vai acontecer. Consegue adivinhar e acertar até fechamento de fábricas, antecipar problemas que modelos terão, e até resultados de vendas mesmo com toda a imprensa dizendo o contrário dele.

Vou seguir a ideia do celular espelhado dedicado. Acompanharei com bastante interesse esse assunto. Obrigado, Edumar :concordo:

Nicolas_cwb
07/06/2024, 11:52
Eu aqui me preparando para a primeira grande aventura com a Frontier, falta só um mês. :)

Os equipamentos para a caminhonete que já separei para levar, caso alguem tenha alguma sugestão será muito bem vinda:

- Cinta de Reboque
- Compressor de Ar
- Medidor de pressão dos pneus
- Cabos para Chupeta
- Triangulo adicional e extintor
- Lâmpadas adicionais farol dianteiro
- Arla 32
- Aditivo para Diesel

Ainda estou tentando comprar um kit básico de ferramentas mas tá difícil achar algo bom.

Um recurso que vai me ajudar muito é o monitoramento de pressão de pneus da Frontier... Durante um mesmo dia passarei por muitas variações de altitude e temperaturas, além de ter que trabalhar com a pressão de acordo ao piso. Em outras viagens tinha que de vez enquando parar o carro pra verificar, agora vai ser bem mais fácil, vou monitorando no painel e só uso o medidor de pressão manual para o momento de aumentar/diminuir a pressão.

Sem entrar na polemica, no meu uso que é botar na caçamba muito volume mas pouco peso, pra levar a familia e não trabalhar, o multi-link é um "no brainer".

Davidnissan
07/06/2024, 14:12
Qual é? Para android?
Semana passada dei uma regulada na tela da multimidia da minha, achei que a imagem ficou fantástica. Tem vários ajustes lá que eu nem sabia que existiam. Até a imagem da câmera ficou muito mais detalhada e nítida. E outra coisa, tem um botão na tela da multimidia que alterna modo diurno e noturno, não precisa entrar em nenhum menu. Dependendo a situação na hora de usar a câmera, se você alternar os modos as imagens ficam bastante claras quando está com pouca luz. Testem aí.


Se você segurar esse botçao você consegue inclusive desligr a tela. Fica muito bom a noite quando você quer descansar as vistas.

Bigsd
07/06/2024, 17:14
Problema é sempre o ponto de vista, de que ângulo você enxerga as coias.
Vocês empresários, que mexem com produção industrial, com criação de produtos, com grandes vendas, com empregos, investimentos, tecnologia, vão ter uma visão sempre mais ampla do que é o mercado do que o eletricista de carros da esquina que o dono conserta, a mulher fica no caixa e o filho atende, assim como vão ter uma visão diferente de dois ou três funcionários que possam vir a trabalhar lá. O
cara pegando 8 mil contos para pagar a comida da família está bom demais. Quem tem que investir, administrar negócios complexos, competir mercado, criar, responder por muitos funcionários numa economia maluca como a nossa vai ter sempre uma relação bem mais complexa do mercado.
Aí o pessoal prefere comprar porcarias chinesas e pagar pouco porque não entende a complexidade de tudo isso.
Eu queria ver se todo mundo pensasse assim, em buscar o mais barato chinês, todo mundo mesmo, todas as fábricas de carros, químicas, farmacêuticas, eletrodomésticos, todo mundo. Não é o certo? Então vamos todos fazer.

Bem por aí mesmo, só que tem uma coisa, independente do ponto de vista que você olha, a situação não muda.
Se um carro está batido na frente com radiador estourado, motor quebrado, faróis destruídos, etc, não adianta você que tem uma visão da traseira perfeita dele dizer que esse é o carro certo pra você viajar amanhã, porque tem bastante espaço no porta malas e é isso do que você mais precisa. Mudar o ponto de vista não muda a realidade.

Conversei hoje com um gerente de banco que também atende a nossa empresa, e ele me disse que essa situação de importação desenfreada está fechando empresas uma atrás da outra. Eu disse pra ele que tem quem acha isso bom porque aumenta a competição e dá acesso à muitas pessoas a terem um produto inferior mas mais barato.
Ele me disse que isso é uma grande estupidez. Não aumenta competição nenhuma, só quebra as empresas porque elas não conseguem ter as vantagens que outros tem lá fora, é aquilo que o Cirão comentou sobre concorrência desleal. E disse que esse negócio do acesso ao mais barato já foi provado que se o cara puder pagar 100 em algo que o produto concorrente custa 150, ele vai pagar 100, mesmo podendo pagar os 150.
Ele disse que um dos grandes problemas que os bancos estão vendo hoje é isso, empresas que produzem aqui quebrando e produtos vindos de fora, de qualidade inferior vindo até subfaturados, portanto, a situação é mais grave do que quem está enxergando o carro pela traseira sem ver a frente destruída.

Bigsd
07/06/2024, 17:17
Bom dia, meus queridos amigos!

É, meu caro Bigsd, então provavelmente estaremos os dois fora semana que vem. Estou só aguardando uma confirmação nos próximos minutos e dependendo dela eu também vou ficar afastado do mundo virtual por uma semana... kkkk....

Vou pegar só uma semana, ou 5 dias porque sábado e domingo nem conta.
Mas vou ver se consigo dar umas espionadas aqui :mrgreen:
Então coincidência, ficaremos os dois fora.

Bigsd
07/06/2024, 17:19
Ué? Mas ele já não vem ligado???? kkkkk.......

:chorandoderir:
Cheio de graça...

Bigsd
07/06/2024, 17:21
É... pelo jeito que estou vendo aqui vou ter que vir na semana que vem mesmo.... buáááááá.....
Mas devo vir na terça e voltar no máximo na quinta-feira.
Então vocês vão ter que me engolir.... kkkkk....

Poxa! Que azar! :mrgreen:
A minha folga está garantida. Tenha juízo na minha ausência aqui :lol:

Bigsd
07/06/2024, 17:24
Eu aqui me preparando para a primeira grande aventura com a Frontier, falta só um mês. :)

Os equipamentos para a caminhonete que já separei para levar, caso alguem tenha alguma sugestão será muito bem vinda:

- Cinta de Reboque
- Compressor de Ar
- Medidor de pressão dos pneus
- Cabos para Chupeta
- Triangulo adicional e extintor
- Lâmpadas adicionais farol dianteiro
- Arla 32
- Aditivo para Diesel



:palmas:
Que maravilha!!

Extintor é uma boa ideia. O Edu sempre critica o fato de terem tirado a obrigatoriedade dele.

Um kit de reparo de pneus?

Bigsd
07/06/2024, 17:30
Ainda estou tentando comprar um kit básico de ferramentas mas tá difícil achar algo bom.


Tenta mercado livre, ferramentas antigas da Gedore, Bachert, Belzer, etc...
Hoje é tudo lixo chinês. Vai quebrar uma chave na sua mão e não vai valer a pena a economia.
Nem Tramontina está prestando, chinês também com a marca dela.
O Edu me contou que compra muitas ferramentas para a empresa dele de lotes antigos de lojas, porque o povão hoje só vai atrás do "balatinho", e tem gente com estoque de coisas boas lá no fundo das lojas. Ele me recomendou estas marcas uma vez.

Bigsd
07/06/2024, 17:31
Um recurso que vai me ajudar muito é o monitoramento de pressão de pneus da Frontier... Durante um mesmo dia passarei por muitas variações de altitude e temperaturas, além de ter que trabalhar com a pressão de acordo ao piso. Em outras viagens tinha que de vez enquando parar o carro pra verificar, agora vai ser bem mais fácil, vou monitorando no painel e só uso o medidor de pressão manual para o momento de aumentar/diminuir a pressão.

Isso é tecnologia útil.

Bigsd
07/06/2024, 17:32
Se você segurar esse botçao você consegue inclusive desligr a tela. Fica muito bom a noite quando você quer descansar as vistas.

Sensacional :palmas:
Aqui só tem feras.

Nicolas_cwb
09/06/2024, 11:36
Um kit de reparo de pneus?

Verdade, esqueci de colocar na lista... Tenho aqueles spray que enxem e supostamente vedam pequenos furos (acredito que raramente deve funcionar mas pela simplicidade acho que vale como primeira tentativa de resolução) e um kit de macarrão da Vonder.

Nicolas_cwb
09/06/2024, 11:50
Tenta mercado livre, ferramentas antigas da Gedore, Bachert, Belzer, etc...
Hoje é tudo lixo chinês. Vai quebrar uma chave na sua mão e não vai valer a pena a economia.
Nem Tramontina está prestando, chinês também com a marca dela.
O Edu me contou que compra muitas ferramentas para a empresa dele de lotes antigos de lojas, porque o povão hoje só vai atrás do "balatinho", e tem gente com estoque de coisas boas lá no fundo das lojas. Ele me recomendou estas marcas uma vez.

Bem por aí... Vc acha kits com caixa e mais de 50 peças por menos de r$100, imagina a qualidade, mas a maioria vai neles, sufoca coisas de melhor qualidade. Principalmente em países como o Brasil, quase ninguém quer trazer coisas boas pq não vende, e quem traz cobra uma fortuna para compensar a falta de escala.

E não quero pagar uma fortuna porque fica na caçamba, em estacionamento de hotéis, as vezes na rua ou estacionamento aberto enquanto fazemos algum passeio, sempre tem o risco de roubarem, mas tbm não adianta alguma coisa que me deixe não mão. Passaremos pelo Paraguai, já vi lojas especializadas em ferramentas, tô achando que vou deixar pra buscar algo meio termo de qualidade/preço por lá.

Nicolas_cwb
09/06/2024, 12:01
ASe você entra num fórum lá, é para discutir algo com seriedade e conhecimento, senão nem entra.

Eu trabalho em TI, especificamente com um ERP Alemão, e tem muita informação técnica em fóruns, na vasta maioria Europa e EUA (muito da india também). Infelizmente minha experiência é de estupidez geral, quase no mesmo nível do Brasil. O que acho pior aqui é muito uso da ironia, isso realmente vejo menos em outros lugares.

sm4rco
10/06/2024, 09:45
Pois é, ainda mais o Edu que sabe mais e acerta mais do que toda essa imprensa "especializada" incompetente junta.
Mas, ele está chateado com algumas coisas e não quer mais ficar falando de mercado. Vamos respeitar.

E parabéns ao Edumar, acertou mais uma. :palmas:
Ele antecipou o recall de um modelo quando comentou do problema de para-brisa trincando. E o mais interessante é que eu não vi isso em lugar nenhum da internet, somente no site dele (aqui acho que também foi comentado). Falta agora o recall da multimidia que apaga, dos amortecedores que estão quebrando, do sistema de segurança autônomo, da alimentação do motor, etc.... Ele trouxe isso há algum tempo, e só agora se torna público.
Uma pena o Edumar estar sem vontade de compartilhar estas informações aqui. Ele só conta verdades, e ainda vem gente dizendo que ele dá uma de "sabe tudo". Ué... pelo jeito ele sabe mesmo, porque nunca erra uma, quem diz isso com desdenho é justamente quem não sabe nada mesmo.
Edumar, continue compartilhando com a gente o que você sabe, porque não é só de Frontier, você tem amplo conhecimento de tudo o que acontece no mercado, até o que está bem escondidinho :mrgreen:. E a gente sabe que mesmo quem não gosta de ler o que escrevemos ainda assim vive aqui lendo tudo, e isso acaba até ajudando os outros também.
Edumar, continue contando as verdades que ninguém conta, ou não saberemos por nenhum outro lugar mais. Se for para começar a ficar cheio de dedos cada vez que vai dizer alguma coisa, então o negócio é deixar tudo pra lá e nem participar mais. Você agreaga muito, mantenha isso.
Aliás... falando nisso, o que você sabe sobre a nova Frontier? :mrgreen:

sm4rco
10/06/2024, 09:47
Tenta mercado livre, ferramentas antigas da Gedore, Bachert, Belzer, etc...

Bons tempos...

sm4rco
10/06/2024, 09:53
Renovacao: Nissan Frontier recuperara feixe de molas na suspensao traseira (https://newsmotor.com.br/renovacao-nissan-frontier-recuperara-feixe-de-molas-na-suspensao-traseira/)

Olha o que eu digo aí Edumar, repare como todas as reportagens sobre o mesmo assunto são iguais, parece até que um escreve e vende para todo mundo ou então todo mundo copia.
E isso é ainda pior:
...Bailly citou como exemplo a suspensão, especialmente na traseira, atualmente formada por molas helicoidais, as quais devem se apresentar em breve. Em seu lugar, o clássico conjunto baseado em feixes de mola deverá voltar a equipar a Frontier...
Se "apresentar" ou se "aposentar", que seria mais coerente? Nem copiar sabem, e escrevem asneiras de todo o tipo. Por isso é importante termos gente que contribui de forma inteligente, técnica, com conhecimento de falto e com um mínimo de senso crítico para entender o que acontece de fato.

Nicolas_cwb
10/06/2024, 10:14
Verdade, esqueci de colocar na lista... Tenho aqueles spray que enxem e supostamente vedam pequenos furos (acredito que raramente deve funcionar mas pela simplicidade acho que vale como primeira tentativa de resolução) e um kit de macarrão da Vonder.

Opa, enchem... kkkkkkkk

Davidnissan
10/06/2024, 14:42
Eu aqui me preparando para a primeira grande aventura com a Frontier, falta só um mês. :)

Os equipamentos para a caminhonete que já separei para levar, caso alguem tenha alguma sugestão será muito bem vinda:

- Cinta de Reboque
- Compressor de Ar
- Medidor de pressão dos pneus
- Cabos para Chupeta
- Triangulo adicional e extintor
- Lâmpadas adicionais farol dianteiro
- Arla 32
- Aditivo para Diesel

Ainda estou tentando comprar um kit básico de ferramentas mas tá difícil achar algo bom.

Um recurso que vai me ajudar muito é o monitoramento de pressão de pneus da Frontier... Durante um mesmo dia passarei por muitas variações de altitude e temperaturas, além de ter que trabalhar com a pressão de acordo ao piso. Em outras viagens tinha que de vez enquando parar o carro pra verificar, agora vai ser bem mais fácil, vou monitorando no painel e só uso o medidor de pressão manual para o momento de aumentar/diminuir a pressão.

Sem entrar na polemica, no meu uso que é botar na caçamba muito volume mas pouco peso, pra levar a familia e não trabalhar, o multi-link é um "no brainer".


Nicolas, está levando cambão também?

Nicolas_cwb
10/06/2024, 16:57
Nicolas, está levando cambão também?

Nao...

Vc diz pelo que se divulga que precisa levar cambao pra Argentina ou vc acha que vale a pena levar?

Pq se for o primeiro caso, me dei o trabalho ha alguns anos de ler a legislacao e o unico que aparece como obrigatório é o extintor e pelo menos dois triangulos. Todo o resto (cambao, colete refletivo, lencol mortuario, adesivo refletivo com velocidade, etc...) nao precisa. Tem algumas coisas que sao lenda, outras sugerem que é recomendável ter (nao obrigatorio) ou no caso do adesivo refletivo para caminhonete só é preciso se for de uso comercial.

Gheno
11/06/2024, 09:13
Eu aqui me preparando para a primeira grande aventura com a Frontier, falta só um mês. :)

Os equipamentos para a caminhonete que já separei para levar, caso alguem tenha alguma sugestão será muito bem vinda:

- Cinta de Reboque
- Compressor de Ar
- Medidor de pressão dos pneus
- Cabos para Chupeta
- Triangulo adicional e extintor
- Lâmpadas adicionais farol dianteiro
- Arla 32
- Aditivo para Diesel

Ainda estou tentando comprar um kit básico de ferramentas mas tá difícil achar algo bom.

Um recurso que vai me ajudar muito é o monitoramento de pressão de pneus da Frontier... Durante um mesmo dia passarei por muitas variações de altitude e temperaturas, além de ter que trabalhar com a pressão de acordo ao piso. Em outras viagens tinha que de vez enquando parar o carro pra verificar, agora vai ser bem mais fácil, vou monitorando no painel e só uso o medidor de pressão manual para o momento de aumentar/diminuir a pressão.

Sem entrar na polemica, no meu uso que é botar na caçamba muito volume mas pouco peso, pra levar a família e não trabalhar, o multi-link é um "no brainer".

Nicolas, fui a chile e voltei...5.000km em 6 dias. passamos PY, Arg e Chile (antofagasta). caçamba lotada com equipamentos de camping, etc.... quase não usamos nada.
Levamos muitas ferramentas e galão reserva de diesel, um filtro reserva de combustível e aditivo para diesel, não precisei usar nada disto.
Emprestei para outros carros do comboio uma das lâmpada de farol, diesel do galão e desatolei um colega imprudente de hilux.
Levamos panos brancos (mortalha) para cada passageiro e dois triângulos para o py e cambão para o Chile. ninguém pediu, mas levamos. Documentos, identidade atualizada (menos de 10 anos) vacina febre amarela, etc...

abasteci sempre, principalmente na argentina. se achasse um posto eu abastecia por causas das longas distâncias, até coloquei diesel comum, hoje não faria mais isto, e não tive problemas.

minha frontier tem muita autonomia e com o galão eu estava tranquilo para atravessar tudo. achamos muitos animais na pista, principalmente na travessia da argentina, perigo mesmo.
vai perguntando que eu ajudo no que puder.

Samuel Dias
11/06/2024, 11:08
E parabéns ao Edumar, acertou mais uma. :palmas:
Ele antecipou o recall de um modelo quando comentou do problema de para-brisa trincando. E o mais interessante é que eu não vi isso em lugar nenhum da internet, somente no site dele (aqui acho que também foi comentado). Falta agora o recall da multimidia que apaga, dos amortecedores que estão quebrando, do sistema de segurança autônomo, da alimentação do motor, etc.... Ele trouxe isso há algum tempo, e só agora se torna público.

Um amigo aqui do trabalho que tem um colega que trabalha numa concessionária da marca comentou que está tendo filas da "tecnológica" com problemas. Amortecedores estão quebrando direto, e a solução é trocar e esperar quebrar novamente. Falha de motor, é restaurar e deixar falhar novamente. Multimídia apagando, também restaurar e esperar travar novamente. Sistema de frenagem autônoma de emergência, desligam e pedem para aguardar solução da fábrica. Essa questão de trincar o para-brisa parece estar relacionado a torção estrutural, trocam e esperam trincar novamente. Falou que está um caos o modelo. Mal isso, hein? A marca continua cag...ndo e and....ndo para o Brasil.
E quem tem o modelo não gosta de falar para não prejudicar a imagem dele, não comentam nada, mas a lista de problemas é grande.

Pessoal, o Bgsd já está de férias do fórum? Já podemos falar mal dele? :lol:
Novidades da nova Frontier? Parece que já estão saindo alguns releases dela pelo que pessoal do grupo comentou. Onde está isso?

Samuel Dias
11/06/2024, 11:11
abasteci sempre, principalmente na argentina. se achasse um posto eu abastecia por causas das longas distâncias, até coloquei diesel comum, hoje não faria mais isto, e não tive problemas.

O S10 lá tem biodiesel também?
O mecânico da concessionária onde faço revisão me disse para não me preocupar demais com o fato de colocar diesel comum, que se precisar, pode colocar. Ele disse que esse motor da Frontier é bem tolerante com o diesel, e disse que tem dono usando direto o diesel comum.
Eu nunca usei e não tenho intenções de usar, mas é bom saber que temos essa possibilidade.

Samuel Dias
11/06/2024, 11:25
Renovacao: Nissan Frontier recuperara feixe de molas na suspensao traseira (https://newsmotor.com.br/renovacao-nissan-frontier-recuperara-feixe-de-molas-na-suspensao-traseira/)

Olha o que eu digo aí Edumar, repare como todas as reportagens sobre o mesmo assunto são iguais, parece até que um escreve e vende para todo mundo ou então todo mundo copia.
E isso é ainda pior:
...Bailly citou como exemplo a suspensão, especialmente na traseira, atualmente formada por molas helicoidais, as quais devem se apresentar em breve. Em seu lugar, o clássico conjunto baseado em feixes de mola deverá voltar a equipar a Frontier...
Se "apresentar" ou se "aposentar", que seria mais coerente? Nem copiar sabem, e escrevem asneiras de todo o tipo. Por isso é importante termos gente que contribui de forma inteligente, técnica, com conhecimento de falto e com um mínimo de senso crítico para entender o que acontece de fato.


Estão dizendo que vai chegar em duas opções, sendo uma híbrida. A ideia é voltar para o mercado europeu com um modelo híbrido. Disseram que algumas imagens da híbrido mantinha a suspensão multilink.
Também acho um retrocesso enorme se voltarem para a mola de carroça, justo agora que alguns fabricantes estão aos poucos introduzindo o multilink com muito sucesso até em picapes muito maiores e mais pesadas. Mas a Frontier antiga e a Amarok, apesar de usarem feixe de molas, não tinham problemas de capotamento e de conforto, mas o multilink é muito melhor em tudo.
Besteira essa coisa de arriar e que muitos babacas repetem por aí, ela desce tanto quanto qualquer outra. O que ela tem e que foi dito aqui já é essa progressividade das molas. Começa baixando mais com pouco peso e depois quase não abaixa com muito mais peso. Tem fotos aqui dela carregada com 1 tonelada e está na altura de uma Hilux normal.
O problema é que o cara coloca 400 quilos e ela desde, sei lá.... 3 centímetros, aí você completa até 1.000 quilos e ela abaixa mais 2 centímetros, por exemplo.
Já carreguei perto um tonelada na minha e não percebi nada de diferente em relação às outras. Amarok, Ranger e Triton afundam até mais.

Samuel Dias
11/06/2024, 11:31
Edumar, continue contando as verdades que ninguém conta, ou não saberemos por nenhum outro lugar mais.

Eu acho incrível as coisas que o Edumar compartilha. Primeiro que você não vê isso em lugar nenhum (o teste que ele fez com a "tecnológica" mostrou muitas verdades assustadoras dela), segundo porque é tudo verdade ou acaba virando verdade, e terceiro mais curioso é que o pessoal que não gosta também não comenta nada :lol:. Todo mundo fica quietinho quando ele mostra as bombas que aparecem.

Samuel Dias
11/06/2024, 11:37
Pra muita gente, conteúdo informativo não interessa.........

Mas uma coisa tem de interessante lá fora, eles não tem essa coisa de "textão". É outra cultura. Gostam de escrever e de ler. Às vezes me animo e escrevo textos muito longos. E é impressionante como eles comentam detalhes perdidos lá no meio do texto. Ele leem tudo, com interesse e atenção.

Aqui passou de duas linhas já reclamam. Pode ver as postagens. A maioria tem duas linhas e sem qualquer conteúdo de fato, só futilidades, é uma linha dizendo que carregou 1 tonelada, uma linha dizendo que a sua "favorita" vendeu mais, uma linha para dizer que fez X km/l, uma linha para isso ou aquilo. Não tem conteúdo como aqui.
O pessoal compartilha muitas informações da Frontier aqui, além de informações de todo tipo que não se vê em lugar algum, tudo detalhado, embasado tecnicamente, com tutoriais, etc...
A preguiça de ler, de descrever, de pesquisar só não é maior do que a preguiça de ler sequer o manual do carro, isso sempre foi assim.

Samuel Dias
11/06/2024, 11:46
Acho que vão baratear a Frontier sim, talvez até com a perda da sua boa suspensão, e isso vai ser uma decepção muito grande. Pode ver que as concorrentes pisaram no freio também, só uma disfarçada de desenho, motores velhos, componentes sem qualidade, recursos que nem funcionam, peças importantes de plásticos, até fios sem proteção....

Não duvide. A levar pela qualidade das concorrentes que estão chegando, o mercado vai acabar sendo nivelado por baixo. E isso não é só com carros, tudo aqui está virando lixo e o mercado consumidor ainda aplaude porque vende mais, não vende o que tem mais qualidade, então adivinhe o que o fabricante faz. Ninguém vai melhorar nada aqui enquanto o mercado comprar lixo e ainda sorrir feliz, comprar carro chinês e achar que fez um bom negócio e que isso força o mercado a se atualizar... sei... alguma fada contou isso pra ele... e ainda compra coisa desatualizada de quem nem tem fábricas no Brasil.
Isso tudo pode fazer a Nissan rever o projeto da Frontier e descer alguns degraus de qualidade. Depois reclamam porque o Brasil não sai desse terceiro mundo.

Samuel Dias
11/06/2024, 11:50
Os equipamentos para a caminhonete que já separei para levar, caso alguem tenha alguma sugestão será muito bem vinda:

- Cinta de Reboque
- Compressor de Ar
- Medidor de pressão dos pneus
- Cabos para Chupeta
- Triangulo adicional e extintor
- Lâmpadas adicionais farol dianteiro
- Arla 32
- Aditivo para Diesel

Você leva tambor com água, óleo de motor, fluído de freios? Não é bom caso apareça algum vazamento?

Samuel Dias
11/06/2024, 11:54
Vamos lá, meu amigo...

Eu deixo um celular exclusivo para a central sim, com chip e número próprio, mas com ligações de voz e mensagens desativadas, apenas conexão com a internet.
Eu hoje coloco ele nesse vão do painel:

https://clubedanissanfrontier.com.br/wp/wp-content/uploads/2024/06/painel-frontier-2024-console-02.jpg

É disso que falo, conteúdo de verdade, nada de futilidades. Olha a paciência de fazer uma imagem, detalhar, criar um tutorial, produzir um vídeo, isso é muito legal aqui. Parabéns Edumar, aprendi mais com você agora :concordo:

Samuel Dias
11/06/2024, 11:59
https://www.youtube.com/watch?v=A79bUrp06EU

Ciro Alencar
11/06/2024, 12:53
Pessoal, o Bgsd já está de férias do fórum? Já podemos falar mal dele? :lol:


Boa tarde, meus queridos amigos!!

Meu caro Samuel, eu até poderia dar o troco das vezes em que estou ausente e ele aproveita a oportunidade para fazer gracinhas comigo.... kkkk....
Mas, estou com um pouco de pressa hoje, para a sorte dele....kkkk.....
Eu nem vinha para a empresa esta semana, mas acabaram antecipando um teste com um equipamento que adota um conceito construtivo que eu trouxe para cá, e assim achei por bem acompanhar a bagunça que fiz.... kkkk.....
Mas acho que fico só até amanhã, porque o teste vai ser reduzido para alguns ajustes, mas não por minha culpa...kkkk.... aí é com o pessoal da engenharia que quer mexer em alguns detalhes.

Ciro Alencar
11/06/2024, 12:56
Não duvide. A levar pela qualidade das concorrentes que estão chegando, o mercado vai acabar sendo nivelado por baixo. E isso não é só com carros, tudo aqui está virando lixo e o mercado consumidor ainda aplaude porque vende mais, não vende o que tem mais qualidade, então adivinhe o que o fabricante faz. Ninguém vai melhorar nada aqui enquanto o mercado comprar lixo e ainda sorrir feliz, comprar carro chinês e achar que fez um bom negócio e que isso força o mercado a se atualizar... sei... alguma fada contou isso pra ele... e ainda compra coisa desatualizada de quem nem tem fábricas no Brasil.
Isso tudo pode fazer a Nissan rever o projeto da Frontier e descer alguns degraus de qualidade. Depois reclamam porque o Brasil não sai desse terceiro mundo.

Como não uso figurinhas, deixo aqui os meus [aplausos].....kkkk....
É exatamente isso o que está acontecendo. Se fosse uma minoria estragando, a maioria acabava consertando, mas o pior é que uma grande maioria está destruindo tudo, e uma minoria muito pequena tem poucas forças para corrigir a porcaria que estão fazendo. Mas, tenho a consciência tranquila de que estou fazendo a minha parte em pelo menos não aumentar esses erros.

Davidnissan
11/06/2024, 14:27
Nicolas, fui a chile e voltei...5.000km em 6 dias. passamos PY, Arg e Chile (antofagasta). caçamba lotada com equipamentos de camping, etc.... quase não usamos nada.
Levamos muitas ferramentas e galão reserva de diesel, um filtro reserva de combustível e aditivo para diesel, não precisei usar nada disto.
Emprestei para outros carros do comboio uma das lâmpada de farol, diesel do galão e desatolei um colega imprudente de hilux.
Levamos panos brancos (mortalha) para cada passageiro e dois triângulos para o py e cambão para o Chile. ninguém pediu, mas levamos. Documentos, identidade atualizada (menos de 10 anos) vacina febre amarela, etc...

abasteci sempre, principalmente na argentina. se achasse um posto eu abastecia por causas das longas distâncias, até coloquei diesel comum, hoje não faria mais isto, e não tive problemas.

minha frontier tem muita autonomia e com o galão eu estava tranquilo para atravessar tudo. achamos muitos animais na pista, principalmente na travessia da argentina, perigo mesmo.
vai perguntando que eu ajudo no que puder.

Nossa, nunca pensei em levar mortalha, que nivel de racionalidade você tem. Ainda bem que não usou nada. No meu caso usei bastante a identidade das minhas filhas e o seguro do Chile, que na época não era carta verde, foi um que tive que tirar na HDI, não me lembro o nome. Mas no geral a polícia do chile não é tão exigente quanto da argentina.

Davidnissan
11/06/2024, 14:54
Nao...

Vc diz pelo que se divulga que precisa levar cambao pra Argentina ou vc acha que vale a pena levar?

Pq se for o primeiro caso, me dei o trabalho ha alguns anos de ler a legislacao e o unico que aparece como obrigatório é o extintor e pelo menos dois triangulos. Todo o resto (cambao, colete refletivo, lencol mortuario, adesivo refletivo com velocidade, etc...) nao precisa. Tem algumas coisas que sao lenda, outras sugerem que é recomendável ter (nao obrigatorio) ou no caso do adesivo refletivo para caminhonete só é preciso se for de uso comercial.


Nas vezes em que eu fui eu não levei, e não me cobraram nem precisei usar, mas também não fui de comboio, então não teria quem me puxar. Na prática, acho que vale a pena levar se você vai de comboio, pq além de desatolar, você pode levar um carro quebrado pela estrada com segurança. Eu não acho muito importante levar uma quantidade muito grande de peças pq no final das contas argentina e chiles são países com boa estrutura. Quanto mais ao norte mais tranquilo nesse aspecto. Na argentina, no caminho para puerto iguazu a polícia pode ser um problema, eles ficam escondidos embaixo de viadutos e param carros estrangeiros para extorquir alguma coisa baseada em leis que as vezes nem existem. A minha multa foi por ter engate. Não sei como está hoje em dia.

Gheno
11/06/2024, 16:04
Nossa, nunca pensei em levar mortalha, que nivel de racionalidade você tem. Ainda bem que não usou nada. No meu caso usei bastante a identidade das minhas filhas e o seguro do Chile, que na época não era carta verde, foi um que tive que tirar na HDI, não me lembro o nome. Mas no geral a polícia do chile não é tão exigente quanto da argentina.


carta verde é o seguro internacional do veiculo, que antigamente era impresso numa folha verde, por isso o nome.
todos tem de ter, tanto nós que vamos, quanto eles que vem aqui.

na argentina e chile naquelas estradas sinuosas, muita calma, sem pressa, nao adianta acelerar. ela perde a força por causa da altitude. e nas descidas, engatar para ajudar o freio. Quanto ao frio, dentro do carro nem sentimos o clima externo. fiquei feliz com a frontier...acompanhei todos e não tive problemas.

no chile, em passo de Jama, se nevar, só deixam passar com corrente nos pneus. nós não levamos, pegamos tempo bom.

levei calibrador (da xiaomi) não usei, fui e voltei com a mesma pressão do pneu,

argentina tem muita policia e bafometro. chile tem de parar o carro (imovel mesmo) em toda esquina que tiver a placa de pare.

Gheno
11/06/2024, 16:28
O S10 lá tem biodiesel também?
O mecânico da concessionária onde faço revisão me disse para não me preocupar demais com o fato de colocar diesel comum, que se precisar, pode colocar. Ele disse que esse motor da Frontier é bem tolerante com o diesel, e disse que tem dono usando direto o diesel comum.
Eu nunca usei e não tenho intenções de usar, mas é bom saber que temos essa possibilidade.

Samuel, eu estava tranquilo, minha frontier é 2019, nem arla tem...e levei aditivo e filtro reserva. mas mesma dica daqui, abasteça em postos que tem movimento. ou seja nem sei o que tinha o diesel lá e não era barato, argentina e chile se não for o mesmo preço daqui é mais caro.

Nicolas_cwb
11/06/2024, 17:02
Nicolas, fui a chile e voltei...5.000km em 6 dias. passamos PY, Arg e Chile (antofagasta). caçamba lotada com equipamentos de camping, etc.... quase não usamos nada.
Levamos muitas ferramentas e galão reserva de diesel, um filtro reserva de combustível e aditivo para diesel, não precisei usar nada disto.
Emprestei para outros carros do comboio uma das lâmpada de farol, diesel do galão e desatolei um colega imprudente de hilux.
Levamos panos brancos (mortalha) para cada passageiro e dois triângulos para o py e cambão para o Chile. ninguém pediu, mas levamos. Documentos, identidade atualizada (menos de 10 anos) vacina febre amarela, etc...

abasteci sempre, principalmente na argentina. se achasse um posto eu abastecia por causas das longas distâncias, até coloquei diesel comum, hoje não faria mais isto, e não tive problemas.

minha frontier tem muita autonomia e com o galão eu estava tranquilo para atravessar tudo. achamos muitos animais na pista, principalmente na travessia da argentina, perigo mesmo.
vai perguntando que eu ajudo no que puder.

Muito obrigado por compartilhar tuas experiencias!

Na última viagem tbm levamos todo equipamento de camping e no final acampamos uma só uma vez e ainda foi no Brasil... Mas em compensação é bom ter as tralhas pra improvisar um almoço em algum lugar bem massa entre outras coisas, de alguma forma acaba aproveitando.

A única coisa que já me pediram foram os documentos e em muito poucas ocasiões, nunca quiseram ver triangulos, extintor, carta verde, mas sempre bom levar. Não vale o risco de ter o passeio estragado.

Também faço isso de abastecer onde acha combustível, além de ter trechos gramdes se nada, são mesmo comuns as filas e falta de diesel. Como vc disse ajuda o fato da Frontier ter bastante autonomia!

Nicolas_cwb
11/06/2024, 17:07
Na argentina, no caminho para puerto iguazu a polícia pode ser um problema, eles ficam escondidos embaixo de viadutos e param carros estrangeiros para extorquir alguma coisa baseada em leis que as vezes nem existem. A minha multa foi por ter engate. Não sei como está hoje em dia.

Nunca tive problema, em geral nem documentos me pediram, tambem acho que isso melhorou muito porque hoje o cara nao tem como ter certeza se vc esta com alguma camera filmando, tecnologia dificultou a vida de policial corrupto.

Nicolas_cwb
11/06/2024, 17:10
Samuel, eu estava tranquilo, minha frontier é 2019, nem arla tem...e levei aditivo e filtro reserva. mas mesma dica daqui, abasteça em postos que tem movimento. ou seja nem sei o que tinha o diesel lá e não era barato, argentina e chile se não for o mesmo preço daqui é mais caro.

A parte boa é que o S10 de lá tem menos % de biodiesel, diminui a chance de problemas.

xibiu!!!
11/06/2024, 20:28
Nissan Frontier Attack tem novidades na linha 2025.| Noticias Automotivas (https://www.noticiasautomotivas.com.br/nissan-frontier-attack-tem-novidades-e-linha-2025-tem-novos-precos-confira/)

581706

xibiu!!!
11/06/2024, 20:39
Nissan Frontier pode ter versao hibrida plug-in, mas nao tao cedo (https://motor1.uol.com.br/news/722747/nissan-frontier-phev-futuro-l200/)

581707

sm4rco
12/06/2024, 14:17
Um amigo aqui do trabalho que tem um colega que trabalha numa concessionária da marca comentou que está tendo filas da "tecnológica" com problemas. Amortecedores estão quebrando direto, e a solução é trocar e esperar quebrar novamente. Falha de motor, é restaurar e deixar falhar novamente. Multimídia apagando, também restaurar e esperar travar novamente. Sistema de frenagem autônoma de emergência, desligam e pedem para aguardar solução da fábrica. Essa questão de trincar o para-brisa parece estar relacionado a torção estrutural, trocam e esperam trincar novamente. Falou que está um caos o modelo. Mal isso, hein? A marca continua cag...ndo e and....ndo para o Brasil.
E quem tem o modelo não gosta de falar para não prejudicar a imagem dele, não comentam nada, mas a lista de problemas é grande.


Esqueceu do desgaste prematuro dos discos de freios, dos problemas de estribo de "prástico intordandu", do fio pendurado no vidro traseiro, do motor de 25 anos (pra whisky isso é bom :mrgreen:), do emaranhado de cabos no banco...
Mas não se preocupe, vai vender bem. Brasileiro não liga pra nada isso e tem memória curta (até se capotar mas vender fácil tá valendo), esquece o que a marca fez aqui e ainda continua fazendo com os "espertos" que compraram os carros dela, e tem gente que acha que agora o nível dos carros é outro... que ingenuidade...:lol: , mas o mais importante é que ela tem um sistema que se você abrir a porta ela freia instantaneamente e engata o P :lol:. E tem um som chinês "ruim", mas também pra essas músicas que devem ouvir, tá bom demais :lol:. E ainda tem umas linhas de programas que se descobrir como mexer ela estaciona sozinha, isso se conseguir enxergar já que a tela apaga sozinha :chorandoderir:
Só para dar risadas mesmo...

É, meus amigos, bom humor constante aqui neste tópico, porque sempre tem piadas novas.

E a Nissan baixou o preço de tabela da Frontier. É impressionante como a caminhonete mais verdadeiramente tecnológica do mercado é a mais barata e ainda dá lucro, com fábrica aqui ainda e nenhuma concessionárias falindo, nada de coisa velha e defeituosa jogada por cima do muro. Só temos motivos para gostar muito da Frontier, não como alguns que saíram dela e agora estão arrependidos...
Vamos torcer que a Nissan mantenha o bom nível da caminhonete e não transforme ela em mais uma carroça.
O Edumar não sabe de nada? Ele que tem contatos fortes, deve já saber de alguma coisa :mrgreen:

sm4rco
12/06/2024, 14:27
Também acho um retrocesso enorme se voltarem para a mola de carroça, justo agora que alguns fabricantes estão aos poucos introduzindo o multilink com muito sucesso até em picapes muito maiores e mais pesadas.

Porém mais caras, só para o pessoal ficar sonhando e acabar numa "popular" de "prástico"... :mrgreen:
Eu ainda acho que não farão isso aqui no Brasil, mesmo porque lá na região que o tal vice presidente regional citou já tem a opção com suspensão arcaica há muito tempo, isso não é novidade, mas aqui sempre tivemos versões diferenciadas.

Ciro Alencar
12/06/2024, 18:11
Boa tarde, meus queridos amigos!!

Eu estava aqui rindo sozinho das besteiras que vocês estavam falando no whatsapp....kkkk......
Devo confessar que é muita criatividade, e isso porque o nosso bom amigo Bigsd não estava participando, senão certamente a gozação seria ainda maior.... kkkk.... Acho que a essa hora ele ainda está no avião.

Mas, como não participo lá (e me recuso), respondo aqui...

Gostei de ver 3 coisas que mostram o quanto esse grupo é realmente diferenciado. Sempre defendi interpretar as coisas da forma correta, seja uma reportagem, um comentário, uma imagem, uma música e até um bom vinho... kkk.... Infelizmente, e isso já foi provado pela UNESCO (não sou eu quem diz)... o Brasil, em interpretação de textos, está num nível sofrível.
Vejo agora que vocês fizeram a lição de casa corretamente e todos ganharam um dez. É isso mesmo!

Primeiro, certíssima a observação de que, na hora de alguém querer comparar ou fazer algum comentário para tentar (apenas tentar sem sucesso) valorizar uma picape concorrente, a Frontier é a primeira que lhes vem à mente. Nosso querido Marco falou certo, antes era "lanterna em vendas", depois virou "penúltima" e agora falam em "antepenúltima"... kkkk.... Patético! E acrescento: Pra mim isso é só mais uma prova da pobreza de argumentos, já que estes números não provam absolutamente nada, mas é engraçado ver a evolução apelativa de uma crítica sem qualquer valor.... kkkkk...

Segundo, correto o comentário do nosso querido amigo Marco. A reportagem está sendo interpretada completamente errada, pois se refere à um mercado que já compartilha a suspensão de feixe de molas com a multilink. O problema bem claro é o custo e o preço que aquele mercado, menos desenvolvido, pode pagar (o argumento técnico é uma mera justificativa para algo indefensável). Então, torcer para que isso aconteça aqui só por mero problema emocional com a alimentação de um ego doentio, é torcer para que o nosso mercado também se equipare aos menos evoluídos. Perfeito para quem se sente melhor nessa condição, mas nós vamos aguardar o que virá, ou lotar a garagem de Frontier com multilink para não ter que pagar uma fortuna para ter outro modelo depois mais desatualizado tecnologicamente e cheio de problemas crônicos.

E, por último, outra interpretação brilhante de vocês... na hora de comparar a Frontier, sempre o fazem com uma versão de "meio milhão", que eles nem podem comprar, o que mostra mais uma vez que a versão "povão" se situa abaixo do modelo da Nissan..... kkk... Falar sem pensar... É o que eu digo de pensar primeiro e falar depois. Repetindo... "dois olhos... dois ouvidos... mas só uma boca..."... preste mais atenção, fale menos.... kkkk..... É preciso ter cuidado quando estão na ânsia de provocar, fazer ironias ou sarcasmos para não cair em suas próprias contradições de pensamentos.... kkkk.... Fale, mas de forma inteligente, e inteligência só se alimenta com informação e raciocínio de ideias.

Meus amigos, eu sempre digo... tem que dar tempo ao tempo porque a ignorância acaba sufocada pelo tempo, mesmo num país onde as escolhas da população são as piores possíveis. Nunca entrem numa provocação quando estiverem certos, porque o ônus da prova, como diria o nosso "Doutor Edu", está com aquele que acusa, e aí quando faltam fundamentos... fica até engraçado ver tanta atrapalhada. Depois vou lhes contar uma história bem divertida...

Foram muito engraçadas as piadas, mas concordo com o amigo Edu, não tragam para cá... é descer a um nível onde as próprias defesas já são piadas prontas. Vamos nos manter nesse bom papo que estamos tendo, o resto é só pra rir mesmo.

Ciro Alencar
12/06/2024, 18:21
Porém mais caras, só para o pessoal ficar sonhando e acabar numa "popular" de "prástico"... :mrgreen:
Eu ainda acho que não farão isso aqui no Brasil, mesmo porque lá na região que o tal vice presidente regional citou já tem a opção com suspensão arcaica há muito tempo, isso não é novidade, mas aqui sempre tivemos versões diferenciadas.

Exatamente, meu amigo!
Nossa Frontier se difere da asiática, da americana e de outros mercados. Basta ver que o modelo 2025 que saiu agora, como demonstrou o nosso querido moderador Xibiu, manteve a suspensão multilink, quando a Nissan já tem disponível a versão com feixe de molas que foi mostrada até recentemente num site publicado aqui, vinda do Paraguai, Uruguai ou sei lá de onde... kkkk.... não me recordo mais e não tenho tempo de procurar agora. Então, hoje tivemos mais uma prova de que parece que a Nissan não quer mexer com isso tão cedo em nosso mercado, mesmo sendo o feixe de molas um componente muito mais barato que o sistema multilink.
O seu público aqui é bastante diferenciado, ela sabe disso, e duvido que esse público aceitaria a volta de uma tecnologia ultrapassada que qualquer outra caminhonete (abaixo de "meio milhão" óbvio) oferece.
Mais um detalhe interessante que certamente passou despercebido dos olhares menos atentos... ou de quem foi com muita sede ao pote e se engasgou... kkkk....

Ciro Alencar
12/06/2024, 18:24
E a Nissan baixou o preço de tabela da Frontier. É impressionante como a caminhonete mais verdadeiramente tecnológica do mercado é a mais barata e ainda dá lucro, com fábrica aqui ainda e nenhuma concessionárias falindo, nada de coisa velha e defeituosa jogada por cima do muro.

Ou a Nissan está tendo prejuízo... o que não me parece verdadeiro diante dos seus lucros aqui (não precisou virar importadora para ter lucro e continua galgando degraus em vendas gerais), ou tem gente cobrando muito caro por muito menos... o que pensam os universitários? kkkk.....

Ciro Alencar
12/06/2024, 18:28
Nissan Frontier pode ter versao hibrida plug-in, mas nao tao cedo (https://motor1.uol.com.br/news/722747/nissan-frontier-phev-futuro-l200/)

581707

Meu querido Xibiu... eu também tenho dúvidas se a Nissan vai investir nisso tão cedo.
Olha a Ford sofrendo com a decisão de investir em elétricos, e com elevados prejuízos. Eu ainda coloco as minhas fichas na teoria da Toyota de que o futuro não é elétrico. Aliás, o Edu pensa da mesma forma que eu. E veja, o mundo já começou a tirar o pé do acelerador do carro elétrico, literalmente... kkk..... Híbrido? Eu nunca gostei dessa ideia também.

Ciro Alencar
12/06/2024, 18:30
A parte boa é que o S10 de lá tem menos % de biodiesel, diminui a chance de problemas.

Pois é, meu amigo Nicolas... nós sempre sendo os "mais espertos"... São as escolhas...

Ciro Alencar
12/06/2024, 18:34
abasteça em postos que tem movimento

Meu caro Gueno, o Edu disse uma coisa uma vez que hoje levo como lição... posto lotado não é sinal de combustível bom, mas normalmente de preços baixos, milagre que ninguém faz hoje. Então o ideal são postos cheios e com preços justos. Desconfie dos baratos lotados.

Ciro Alencar
12/06/2024, 18:41
cQuanto ao frio, dentro do carro nem sentimos o clima externo. fiquei feliz com a frontier...acompanhei todos e não tive problemas.

E ainda com segurança e conforto. São estas as diferenças que poucos enxergam. Da terra para o asfalto, o mesmo conforto e segurança de quem viaja com a família ou de quem carrega esterco. É a versatilidade de que tanto fala o amigo Edu, a Frontier se sai bem em todos os terrenos, e num imprevisto você tem o melhor controle de estabilidade do mundo (não é exagero - eu provo) e uma suspensão moderna e muito bem controlada, não volta com o teto amassado se um alce passar na sua frente.... kkkk.....
Mas, claro, não é a melhor opção para quem quer modelos "líderes de vendas". É por isso que eu digo que ela tem um público diferenciado, e duvido que a Nissan queira perder isso desatualizando a Frontier.

Ciro Alencar
12/06/2024, 19:05
Bem, meus queridos amigos... eu encerro aqui a minha semana de participação neste fórum. Vou voltar para o sítio hoje à noite e será difícil participar do fórum esta semana. Mas, semana que vem estarei de volta com vocês malucos...kkkk.....
Desejo muita paz e saúde a todos e, por favor, não revidem qualquer ignorância. Paz!!!

Esperem tranquilos porque quem nos critica cuida de passar vergonha por conta própria, sem a nossa ajuda... kkkk..... Lembram do maluquinho do youtube que vocês falavam? Acabou humilhado e esquecido, porque tudo o que ele disse se voltou contra ele mesmo. Ele criticava também o ARLA (como alguns aqui faziam), e o modelo que ele tanto defendia passou a utilizar... falava mal do multilink... kkk... o mesmo aconteceu com o modelo dele... (se bem que eu duvido que ele pudesse pagar pela versão um pouco mais "evoluída"), dizia que a Nissan iria embora do Brasil... a dele que foi.... kkkk.... Tem que ter pena desse tipo de apelação para alimentar um argumento sem nenhuma base de fato... é o que acaba acontecendo quando se fala muito e pensa pouco, sem querer ser repetitivo.... kkkk..... Tanto tempo ele desperdiçou da vida para, ao final, construir a sua própria vergonha. E acho que foi até proposital para chamar a atenção, já que ele parece que tinha "gostos diferenciados contraditórios" e não era muito chegada ao que nós gostamos.... kkkk....

Vão escutar uma boa música (que não é a mais tocada...), tomar um bom vinho (que não é o mais conhecido...), beber uma boa cerveja (que não é a mais vendida...), curtir um passeio com a Frontier (que não é líder de vendas)... kkk.... Vão viver! Vão aproveitar o que a vida tem de melhor sem se importar com os outros. A vida é curta. Façam as escolhas certas e usufruam dessas escolhas. Quem não puder, que faça outras escolhas e viva na sua própria paranoia, rindo das próprias bobagens que diz...
Paz, por favor, paz! Vamos manter o excelente nível do tópico que conseguimos conquistar a duras penas, depois de desfazer tantas mentiras, de esperar o tempo provar tantas coisas, e de ver o afastamento de tantos fakes chatos...
Tenham juízo! kkk.... Longe de confusão... kkk....
Um grande abraço aos meus queridos amigos.

Edumar
13/06/2024, 08:42
Meu caro amigo Edu, você tem razão. Dizem que "pau que nasce torto não endireita mais", mas eu sempre tento acreditar na evolução, apostar que uma boa discussão abra a cabeça das pessoas para o que acontece de fato no mundo.
Mas, eu concordo com você, é muito desgaste para pouco resultado, o melhor é deixar pra lá e se conformar que infelizmente o Brasil é isso. As pessoas vão continuar reclamando, vão continuar pagando pelos seus erros (muitas vezes um preço muito alto), mas vão se manter opcionalmente (por desejo próprio) na ignorância de suas limitadas convicções, e mudar uma convicção é muito difícil, porque ela é formada pela educação, pela formação cultural e até profissional das pessoas, e pela vida, e se isso acontecer de forma distorcida, corrigir é quase impossível.

Desculpem a ausência, mas eu tive alguns dias bem corridos por aqui.

Caro Ciro, é isso mesmo. Você foi preciso em suas palavras como sempre. Quando alguém fala mal do Brasil, eu costumo dizer que o problema não é o Brasil, mas o próprio povo, e por razões que você precisamente citou aqui, falta de educação, de cultura, de inteligência, se noção de patriotismo, e uma grande falta de respeito próprio e de dignidade.

O Brasil está se acabando. Não enxerga isso quem não quer.
Eu fico desanimado e indignado quando vejo alguém dizer que os importados devem invadir o Brasil sim, e que comprar produtos importados é ser inteligente já que são mais baratos e resolvem.
Alguém assim não tem a menor noção do mundo, olha somente para o seu próprio umbigo, e muitas vezes ganha o seu dinheiro aqui e gasta lá fora com os lixos importados. Os empregos estão se acabando, e coitado daquele que não tem uma especialização muito boa. Li esta semana que o maior problema do Brasil hoje é a falta de empregos. Uau!!! Que novidade!!! Descobriram isso agora???
Que rapidez! Eu já tinha previsto isso há 20 anos.

A culpa foi de quem? Que os culpados assinem a lista de responsáveis pelo que está acontecendo, comprando importados porque são mais baratos e funcionam para as suas necessidades, comprando de marcas que não tem produção no Brasil e ainda, ingenuamente, comemorando o "sucesso" delas (é uma pilha de ignorância), e agora descobrem que caminhamos para a miséria? Sério isso?
China é esperta, compra o nosso aço, nossas commodities, e devolve tudo industrializado. Geram empregos lá fora e aqui consomem apenas trem e containers (que nem são produzidos aqui). E o povo aqui compra feliz, vendo as indústrias se acabarem. E ainda acham que isso é bom, porque força a indústria nacional a evoluir e reduzir custos... pura estupidez! Quem consegue competir com isso?

Vejam o que aconteceu agora com a pedras... mármores, granitos, etc... A China resolveu entrar nesse mercado, e está comprando toda a produção nacional a preços de banana. O que é vendido aqui por 10, eles pagam 5 garantindo a compra e fazendo pedidos gigantes. O empresário acha isso ótimo. O povo... bem... esse não pensa mesmo. O que acontece? Vai faltar material aqui, e o preço de quem ainda vai ter algo não vai mais ser 10, e sim 50 porque os custos sobem. A China comprou máquinas italianas e copiou elas, porque eles não têm tecnologia para isso. A tal de "engenharia reversa", uma palavra bonita para não dizer "cópia criminosa".
Vão beneficiar essas pedras e revender aqui por 10. O povo vai ficar feliz, vai comprar satisfeito porque não pagou 50 para os exploradores aqui. Empregos vão embora, pequenos fabricantes vão fechar e com eles a renda nacional vai sumindo. Parabéns!!!
Com certeza as pedras virão mais finas, mais frágeis... mas "vão resolver o problema". Até uma quebrar e uma criança morrer num acidente bobo... mas... para um povo que não se importa de matar a família desde que o seu carro que capota tenha bom comércio... tá bom demais... o famoso efeito hiena.
E como a empresa nacional pode reagir? Fechando as portas. Porque quem acha que o empresário nacional vai ter que dar os seus pulos para concorrer com isso, vive certamente no país das maravilhas da Alice.

Ferramentas é a mesma coisa. Eu realmente não compro ferramentas chinesas para a minha empresa. É difícil encontrar ferramentas boas, mas tenho conseguido. Vejo esse pessoal comprando ferramentas chinesas que são fora de medidas, danificam os bens dos clientes, mas não importa, foram baratas e ganharam com isso. Ainda faturam o dinheiro dos trouxas aqui mas não compram das fábricas onde seus clientes trabalham.

Fora isso tem a questão da segurança. Um dos meus clientes é a ArcelorMittal, para quem não conhece, uma das gigantes do aço no Brasil. Uma multinacional, mas que tem fábricas de beneficiamento aqui e gera muitos empregos diretos e indiretos.
Para não acharem que é invenção minha, porque tudo o que eu digo é verdade e sempre provo, ao contrário de alguns, façam uma coisa... liguem para a unidade de aços longos de Piracicaba, telefone fácil de achar no Google. Digam que querem falar com o departamento de segurança do trabalho, que vão realizar um trabalho lá e que gostariam de saber que discos de corte podem usar em suas esmerilhadeiras. Eles vão te responder... "somente Bosch, Makita e Irwin... se vierem com outra marca a obra será interditada e a empresa pode ser até expulsa de lá". Meu amigo, eu não inventei essa regra para provar um ponto de vista, nem sou dono da Arcelor e pedi para incluírem isso porque odeio produtos chineses. Isso é uma norma da empresa por conta de inúmeros acidentes que já ocorreram com componentes e ferramentas de baixa qualidade, principalmente chinesas.
Tente entrar lá com uma ferramenta elétrica ou uma máquina que não tenha a rigorosa qualidade exigida por eles...
Mas, é uma empresa séria, uma multinacional organizada, com gente responsável e competente, com cérebro. O zé da esquina não vai se preocupar de ter um olho perdido, uma garganta cortada, ou de perder membros desde que economize com ferramentas e aumente os seus lucros...

Duas fábricas de carros elétricos quebraram na China somente este ano. Eu me recordo de pelo menos 4 ou 5 marcas de carros chineses que vieram para o Brasil e desapareceram em seguida, e até faliram na China. Quem comprou se achou esperto. Riu de quem pagou caro, mas ao final abandonou o seu carro num cemitério de carros sem peças ou assistência.
Façam uma pesquisa no Google por carros elétricos sendo abandonados nas ruas chinesas porque não vale a pena consertá-los (e não custam barato aqui), pelos cemitério gigantes que estão crescendo na China com modelos novos encalhados que são até vendidos aqui. Vão se surpreender com o que vão ver. Fabricar para sucatear? Sim, leiam um pouco e vão entender o porque disso.

Vocês acham que estes 5.500 carros da BYD que chegaram da China vieram para cá porque? Porque Europa e EUA começaram a bloquear a entrada de chineses. Aqui eles não têm esse problema. O povo vai comprar feliz, vai rir de quem comprou modelo mais caro (diferenças até ridículas), vai elogiar a tecnologia (que não funciona ou funciona por pouco tempo) e ainda vai comemorar o sucesso das vendas do modelo, sem perceber o papel ridículo que está fazendo, acabando com os empregos no Brasil e comprando produtos inferiores.
Eu tenho a sorte de ter mais clientes do que posso atender. Mesmo um depósito precisa dos meus serviços e produtos. Ainda tenho outras atividades que nunca vão morrer. Mas, as fábricas de tintas, pneus, vidros, buchas, amortecedores, caixa de direção, bancos, couro, e uma infinidade de outros itens quase impossíveis de lembrar vão sucumbir nesse panorama que se constrói aqui, as pessoas vão perder os seus empregos ou serem substituídas por máquinas chinesas baratas sem qualidade, não vão comprar mais porque quem não tem renda não compra, e vão engrossar a comunidades que vive de assistencialismo público (pago com os impostos de quem ainda trabalha) e do crime.

Quem diz que uma empresa que somente importa tem investimentos aqui e merece respeito é um infeliz sem noção. Acha que usar um caminhão, um depósito, ter franquias de autorizadas e outros recursos é investimento de fato? O cidadão não consegue enxergar 10 centímetros a frente de seus olhos para dizer algo assim. Se o cidadão soubesse a quantidade de recursos utilizados na fabricação de um carro, por exemplo, comparada com a de um mero importador, descobriria a desproporcionalidade gigante que existe entre os dois.
Mas, na cabecinha desse limitado cidadão, ele imagina que o importador tem 500 pessoas trabalhando aqui, mais um punhado nas lojas, mais um punhado sei lá aonde, e que isso dá quase a quantidade de pessoas que tem dentro de uma fábrica pequena de carros. Mas, ele esquece que a mão-de-obra indireta é em média de 10 pessoas para cada funcionário de uma montadora, pois ela sustenta um parque industrial gigante, e uma estrutura de serviços e insumos bem maior.
Vou dar só um exemplo... a VW do Brasil consome milhões de reais somente na compra de óleo para as suas máquinas e carros produzidos, adquiridos aqui de fabricantes nacionais. Esses fabricantes de óleo compram embalagens de fabricantes nacionais, tintas para rótulos de fabricantes nacionais, empregam engenheiros, técnicos, administrativos de todas as áreas, faxineiros, geram empregos com carteira assinada sempre, que vão poder se aposentar um dia, vão ter convênio médico e odontológico, etc...
Para quem não sabe, a Previdência Social no Brasil está falindo, porque tem mais gente consumindo recursos hoje do que contribuindo para ela. Ou seja, nem dinheiro público para manter essas pessoas comendo vai ter.

Aí vem a importadora e diz... "agora passamos a ter lucro no Brasil."
Quem tem pelo menos um neurônio manco sabe que é fácil gastar 10 para trazer algo para o Brasil, vender por 20 e tirar o seu lucro proporcional. Onde está o risco disso? Mas, ela não teve a competência de produzir aqui como muitas outras fazem, porque na sua época produzia lixo, não investia, corria atrás somente de benefícios fiscais e enganava o consumidor, coisa que faz até hoje. E enganar o consumidor no Brasil é muito fácil, o brasileiro se sugestiona fácil. Como eu disse, comemora a escolha só porque ela é bem vendida.
A Minha picape não é produzida aqui, mas a sua fábrica tem fábricas produzindo aqui e exportando para o mundo, numa competição justa e num conceito honesto de globalização, é a sétima maior do Brasil. Eu não compro os carros de passeio dessa marca, porque não é o meu perfil de uso, e a sua única opção de picape é importada, mas ela produz carro aqui, está investindo num novo modelo e numa fábrica de motores que vai exportar para o mundo também. Possui divisões produtivas de partes e um parque industrial de dar inveja.

Eu tenho a minha consciência tranquila de que não participo dessa insanidade que hoje toma conta do Brasil, e lamento por aqueles que não conseguem enxergar que, ao importar de quem nada produz aqui, só está mandando o seu dinheiro para fora e acabando com os empregos e com a economia nacional, muitas vezes sem qualquer dignidade e sem qualquer respeito próprio, quando se trata até de empresa "esperta".
Boa sorte para quem fica. Eu já estou com mais de 60 anos, com a minha vida feita, com a empresa à venda e sonhando com a minha vida de sossego, e além do mais eu não tive filhos. Para aqueles jovens ou que vão deixar filhos num país miserável, sorria feliz, porque contribuiu com isso :palmas:

Isso é o que eu penso desse assunto, mas sei que só será um "textão" para alguns que não vão mudar nunca, não para melhor, talvez e provavelmente para muito pior. Então, desisto de discutir isso. O retrato é claro, só não enxerga quem não quer mesmo.

Edumar
13/06/2024, 08:58
É óbvio até para uma criança de cinco anos que a Nissan está preparando um terreno lá fora para justificar essa mudança. Primeiro porque o discurso do executivo que deu a entrevista começa falando em custos, depois tenta dar uma razão técnica, transformando uma economia e um retrocesso numa evolução técnica. Basta ler o texto para perceber isso, apesar de eu saber que muitos (a maioria) ainda terão dificuldades para compreender isso.


Sim, é isso mesmo. Toda decisão de reduzir qualidade e custos começa com um argumento "positivo". "Você vai comer cocô, mas isso é bom..." :lol:
Ela vai fazer isso realmente? Eu acho que não por aqui.
Veja que a ignorância e a falta de cultura e interpretação é tão grande, que já tem gente chamando o interlocutor que disse isso de presidente da Nissan... :lol: Por favor, saia da floresta ou das cavernas, volte para a escola e aprenda a ler.
Vamos ler direito? O cara que disse isso é o "François Bailly, vice-presidente de planejamento da marca para África, Oriente Médio, Índia, Europa e Oceania". Onde raios está escrito "presidente da Nissan"? Ele é vice-presidente de uma divisão regional.

Só para informação, o atual presidente e diretor geral da Nissan América do Sul, a partir de julho de 2023, é o Sr. Guy Rodríguez, que também passou a ocupar a vice-presidência corporativa da Nissan Motor Co. e a diretoria geral da Nissan Mexicana e da NIBU, Nissan Importers Business Units, sendo assim responsável por todos os mercados da América Latina.
É ele quem diz o que será feito aqui.
Onde eu achei isso? Está no Google. Tive que ler um trecho de um "textão", mas passo aqui uma informação correta e verdadeira, não uma mentira e uma informação incorreta. Por aqui já fica fácil entender e provar o que eu disse em minha postagem anterior.
Então, o que acontece é que alguns infelizes estão pegando uma informação pontual que não entendeu, dita por alguém que também não entendeu quem é, e comentando um assunto que entendeu menos ainda... :lol:
Não sofram por antecipação, e nem aceitem provocações de quem nem sabe ler. Aguardem... sou eu quem está dizendo isso, então podem confiar :concordo:
Não sou melhor que ninguém, mas não invento historinhas, só digo o que eu sei, e me informo muito.

Edumar
13/06/2024, 09:16
Uma pena! Só vamos perder informação verdadeira e inteligente com isso.

Ciro, meu amigo, as informações estarão no meu site. Enquanto muitos contam mentiras, eu vou contar as verdades.
Só não vou escrever aqui porque isso deixa muita gente irritadinha e acaba alimentando provocações. Mas, não vou esconder a verdade. Quem quiser ler e aprender, ainda vai ter essa oportunidade. Lá eu tenho liberdade para dizer o que eu quero, porque isso pra mim é um hobby, e quem achar que eu menti, pode me processar. Se acharem que as verdades que mostrei de um certo modelo são mentirosas, podem me processar. Sou advogado, sei da responsabilidade daquilo que eu digo e das consequências de uma mentira, de uma calúnia, de uma difamação. Sei o que posso fazer e o que não posso. E a vantagem de fazer a coisa certa é poder dormir tranquilo.

Acho que o amigo Bigsd comentou aqui, mas há algumas semanas eu fui convidado para escrever para uma publicação especializada automobilística. Eu recusei. Não me interessou porque sei que a primeira coisa que diriam seria "Só pega leve, tá? Porque essas marcas são patrocinadoras e anunciantes da publicação."
Eu escrevia para a revista Video News, sobre tecnologia de áudio e vídeo. Tinha colegas bons lá, o próprio Rubens Ewald Filho, um grande amigo, o Alexandre Duarte, e muita gente boa.
No dia em que critiquei o produto de um anunciante, um lixo caro e cheio de problemas crônicos (como alguns carros recém lançados aqui), fui exigido a fazer uma retratação porque o "anunciante" se incomodou. Preferi deixar a revista, depois de 4 anos escrevendo para ela, mas que era apenas um hobby para mim, do que enganar as pessoas.
Nos meus sites de tecnologia eu tenho liberdade, posso ser verdadeiro e não preciso enganar pessoas. No meu site de áudio e vídeo eu compro brigas feias, mas nunca fui levado à qualquer consequência, porque provo tudo que digo.
Então, sendo assim, eu prefiro escrever no meu site, mesmo sabendo que farei muitos inimigos, e quero que se danem, porque quem se incomoda com as verdades que digo não merece o meu respeito. Pode ir chorar em outro canto.

Edumar
13/06/2024, 09:23
Credo!! Isso era uma porcaria... kkkk.....
Meu querido amigo, que época hein?
Só tínhamos sucata aqui. Ainda temos, mas hoje também temos opções.

Tínhamos só lixo, melhorou muito depois, e agora piora muito rápido outra vez. Mas, era o que tinha para a época.
Não foram só carros, eu já gostava de tecnologia, era apaixonado por áudio, computadores, fotografia, radioamadorismo, etc... e conseguir coisas boas aqui era difícil. Havia um conceito rígido e falso de "reserva de mercado", ou seja, evitava-se comprar de fora e se buscava copiar tudo dos outros. Nem assim crescemos. Essa receita deu certo para o mundo todo, menos pra nós :lol: Adivinhe porque...

Edumar
13/06/2024, 09:25
Edú, meu amigo, muito obrigado pela paciência em produzir todo esse material para me responder de forma tão precisa.
Sensacional! Parabéns!
Não querendo abusar, se eu te enviar um aparelho celular novo, com chip, você poderia "prepará-lo" pra mim? Desculpe o abuso, mas você sabe que eu sou uma negação com esse aparelhinho. Não gosto mesmo, mas achei interessante essa aplicação que você faz dele. Se concordar, só me diga qual modelo e acessórios você precisa que peço para alguém aqui correr atrás disso, nem precisa se preocupar com isso.

Claro, meu amigo, só não ter pressa :mrgreen:
Essa central da Frontier é muito boa. Não é chinesinha, é desenvolvida por uma tal de Bosch... :mrgreen:
Essa não tem som ruim, não apaga do nada, não trava... raramente dá algum problema. Você vai gostar muito do resultado.

Edumar
13/06/2024, 09:26
Infelizmente tem gente que acha que nos incomodamos com o assunto, quando na verdade nos incomodamos com a ignorância.


Disse tudo :concordo:

Edumar
13/06/2024, 09:27
Mas a ideia é boa, o Edu poderia fazer um passo a passo pra gente. Sei que ele pesquisou muito, configura tudo certinho e tem habilidades nestes temas tecnológicos :mrgreen:

É simples. Vou tentar bolar algo para compartilhar com vocês, pelo menos um tutorial básico.

Edumar
13/06/2024, 09:29
Esse programa de radares que o Edu usa na Frontier dele é muito legal.
Ele reforça o aviso e faz um escândalo se você estiver em cima do radar com a velocidade ainda maior que a permitida.
Você também pode configurá-lo para ser mais discreto.

Radarbot. É o melhor que existe. Não é um waze "líder de escolhas"... :mrgreen: mas é o melhor que tem para esse fim. O sistema de aviso de radares do waze é muito falho e ineficiente.

Edumar
13/06/2024, 09:33
Pois é, ainda mais o Edu que sabe mais e acerta mais do que toda essa imprensa "especializada" incompetente junta.
Mas, ele está chateado com algumas coisas e não quer mais ficar falando de mercado. Vamos respeitar.

Chateado não, cansado de tanta ignorância. Não quero alimentar mais intrigas e ver gente desviando do objetivo principal.
Frontier agora é lembrada em quase todos os tópicos :mrgreen: (falta assunto?)
Podem fingir que não gostam, mas não esquecem dela, ela incomoda muito, precisam achar algo de errado com ela, nem que não seja verdade... :lol:

Edumar
13/06/2024, 09:35
Impressionante é como ele acerta tudo.

Caramba! É tudo tão óbvio. Se o pessoal soubesse pelo menos ler, ia acertar muitas coisas também.

Nossa... postagens demais... muitas coisas para comentar. Não vou conseguir responder tudo.

Edumar
13/06/2024, 09:36
Concordo com a ideia :mrgreen:
O Edumar conhece bem essa central, e tem muita facilidade com a integração dela com o celular.
Eu lembro que teve uma época que muita gente reclamava que perdia conexão ou travava, nessa época ele passou umas dicas bem legais e nunca mais o pessoal teve problemas.

Porque o problema estava nos celulares, nos protocolos de comunicação não padronizados dos celulares, no próprio aplicativo do Google... uma vez que ajustasse, a central funcionava redonda, porque ela mesmo não tinha nenhum problema.

Edumar
13/06/2024, 09:38
A Frontier fabricada lá nem é a mesma daqui. A nossa vem da Argentina e sempre teve diferenças com as deles.
Eu duvido que a Nissan vai fazer essa burrice de tirar o multilink justo agora que isso está virando uma tendência. Acho que vai ter as duas opções, como já tem em muitos mercados, uma barata pé de boi e uma mais tecnológica, como faz a Ford aqui com a Ranger comum e a Raptor. A segunda usa multilink, só que custa os olhos da cara, mas não colocaram por enfeite, com certeza.

Isso mesmo. Tanto que lá fora a Frontier com feixe de molas já existe faz tempo, seja para atender legislações asiáticas ultrapassadas, ou para mercados mais pobres. Devem apenas tirar a opção do multilink, e isso comprova as razões que eu disse.

Edumar
13/06/2024, 09:39
O pior que tem outros países fazendo isso. A Europa e os EUA já estão criando barreiras para evitar que as indústrias nacionais virem sucatas. Tem lugares em que a crise já é dominante.

E o Brasil seguindo na direção contrária novamente...:putz:

Edumar
13/06/2024, 09:40
Pra muita gente, conteúdo informativo não interessa.

Pra maioria.

Edumar
13/06/2024, 09:44
Eu acho essa torcidinha de vendas um grande exemplo de ignorância também. Ao invés do cara tentar valorizar o que tem pelas suas qualidades, tenta mostrar que é um "sucesso" de vendas. Que coisa mais bizarra.

Porque não tem o que falar de positivo do produto. Nem as críticas, os problemas, os recalls contínuos, a defasagem tecnológica... nada... ninguém comenta isso. É mais fácil comemorar algo sem sentido, como emplacamentos, como se isso fosse uma corrida pelo primeiro lugar de vendas. Eu sou parecido com o Cirão, compro o que menos vende, porque os produtos mais populares são, quase que na maioria, os piores, e isso sempre foi uma característica de Brasil, sabiam?

Edumar
13/06/2024, 09:45
O Edumar é muito gente fina, sempre buscando ajudar, mas tem horas que entendo que realmente cansa. Tem gente que não reconhece e ainda faz ironias com o conhecimento dele, mas também não reconhece que ele sabe das coisas e antecipa muito do que vai acontecer. Consegue adivinhar e acertar até fechamento de fábricas, antecipar problemas que modelos terão, e até resultados de vendas mesmo com toda a imprensa dizendo o contrário dele.

Vou seguir a ideia do celular espelhado dedicado. Acompanharei com bastante interesse esse assunto. Obrigado, Edumar :concordo:

Obrigado, meu amigo :concordo:

Edumar
13/06/2024, 09:46
Eu aqui me preparando para a primeira grande aventura com a Frontier, falta só um mês. :)



Muito legal isso. Parabéns pela iniciativa. Te desejo uma ótima viagem.

Edumar
13/06/2024, 09:46
Se você segurar esse botçao você consegue inclusive desligr a tela. Fica muito bom a noite quando você quer descansar as vistas.

Verdade :concordo:
Esqueci de comentar isso.

Edumar
13/06/2024, 09:48
Bem por aí mesmo, só que tem uma coisa, independente do ponto de vista que você olha, a situação não muda.
Se um carro está batido na frente com radiador estourado, motor quebrado, faróis destruídos, etc, não adianta você que tem uma visão da traseira perfeita dele dizer que esse é o carro certo pra você viajar amanhã, porque tem bastante espaço no porta malas e é isso do que você mais precisa. Mudar o ponto de vista não muda a realidade.

Ótima comparação :concordo:

Edumar
13/06/2024, 09:48
Conversei hoje com um gerente de banco que também atende a nossa empresa, e ele me disse que essa situação de importação desenfreada está fechando empresas uma atrás da outra.

Nenhuma novidade. Vejo isso todos os dias.

Edumar
13/06/2024, 09:51
:palmas:
Extintor é uma boa ideia. O Edu sempre critica o fato de terem tirado a obrigatoriedade dele.

Primeiro obrigaram os donos de carros a trocarem os modelos, depois acabaram com a obrigação... é piada.
Extintor é importante sim. A Frontier é a única picape nacional que faz uso intenso de plásticos antichama, mas o extintor pode fazer a diferença na hora de salvar uma vida. Mas, num país onde o mais importante é o tamanho da tela do multimídia, mesmo que seu desempenho seja ruim... vamos esperar o que?

Edumar
13/06/2024, 10:19
Eu trabalho em TI, especificamente com um ERP Alemão, e tem muita informação técnica em fóruns, na vasta maioria Europa e EUA (muito da india também). Infelizmente minha experiência é de estupidez geral, quase no mesmo nível do Brasil. O que acho pior aqui é muito uso da ironia, isso realmente vejo menos em outros lugares.

Eu frequento muitos fóruns de áudio hi-end e de home cinema lá fora. Leio alguns sobre drone e fotografia, entre outros assuntos.
Lá fora tem muito mais informação. O debate realmente é algumas vezes bastante ruim, mas o conteúdo é bem maior.
Se você quer uma informação sobre um determinado projetor de home cinema, sempre vai encontrar avaliações, comparativos, dicas de uso, de ajustes, de posicionamento, experiências de desempenho, de durabilidade, etc....

Aqui são poucos os tópicos que trazem informação útil. Eu sempre tento entender, aprender e compartilhar conhecimento, de comparativos, de uso de recursos da Frontier, de dicas, de utilização, de mecânica, etc... Trago alguma coisa de conhecimento de mercado, até para situar mais dentro da realidade quem busca comprar a sua primeira caminhonete... mas isso não é regra.
Muitos preferem postar ranking de emplacamentos, que acreditam cegamente ser de vendas, kicks exportado não entra em ranking de emplacamentos, sabiam disso?... pois é... ignorância total - vendas é uma coisa, emplacamento é outra, e nem tudo emplacado foi vendido de fato. Isso é coisa que você acha em sites como Fenabrave, mas preferem publicar futilidades, coisas totalmente inúteis, evitam a qualquer custo assuntos espinhosos como recalls, problemas crônicos, falta de qualidade, tecnologia obsoleta, baixo desempenho de recursos, e se concentram mais em criticar a Frontier. Isso é fato.
Eu acho que o nosso tópico tem um conteúdo muito rico. Quer conhecer multilink, saber da durabilidade da Frontier, conhecer alguns recursos que o manual não explora (não recursos que não existem e alguém ainda comemora como em outros modelos :chorandoderir:), conceitos técnicos, desempenho, etc... vai achar tudo aqui. Mas, isso é raro no Brasil, lá fora o pessoal tem mais conteúdo nos fóruns, e realmente, menos ignorância, esta que, junto com o sarcasmo, complementa a falta do que dizer ou a fuga do que deveria dizer.

Edumar
13/06/2024, 10:48
E parabéns ao Edumar, acertou mais uma. :palmas:
Ele antecipou o recall de um modelo quando comentou do problema de para-brisa trincando. E o mais interessante é que eu não vi isso em lugar nenhum da internet, somente no site dele (aqui acho que também foi comentado). Falta agora o recall da multimidia que apaga, dos amortecedores que estão quebrando, do sistema de segurança autônomo, da alimentação do motor, etc.... Ele trouxe isso há algum tempo, e só agora se torna público.

Meu amigo, tem muito mais por aí. A marca é recordista mundial hoje de recalls. Qualidade despencou no abismo, basta ver o que está acontecendo aqui e na Austrália. Estão devolvendo dinheiro e trocando até motores. Aqui ainda vão continuar enganando com a historinha do diesel ruim, do mau uso, etc... Muita propaganda para pouca qualidade de fato.

Eu só antecipei porque eu sabia, como eu disse, eu nunca invento nada, tudo se prova.
E há uma suspeita que o problema esteja até relacionado à estrutura, com torção indevida, erro de projeto estrutural. A solução hoje é trocar o para-brisa por outro igual e esperar acontecer novamente, e pode virar um problema para o resto da vida do modelo, como foi o powershift, a bomba de água de plástico, o motor ecoboost que teve problemas, etc... tudo abandonado.
A marca fala em lucro nas vendas, mas não soma o custo destes reparos, das concessionárias quebrando, etc... A conta não está fechando. Já tem gente falando em encerrar atividades no mercosul.

É uma marca de um carro só.
O pessoal fala que os modelos novos importados deram certo? Entende muito... Picape intermediária que veio competir com Toro e não vende nem perto dos 8% que a Toro vende nem 1/3 da Oroch, de jipe que ia suceder o Troller e nem aparece nos rankings de vendas, de carro "premium" que ia virar referência de luxo do mercado e hoje só vende para locadoras da marca? Se somar tudo que ela vende dessa linha toda que oferece aqui hoje não dá nem 1/4 do que vende a sua picape... é um desastre comercial. Comemoram o emplacamento aqui de uma picape grande na casa de 60 unidades/mês, mas nos EUA ela vende mais de 750.000 unidades ao ano. Aqui é troco de pinga ruim. Muito trabalho pra nada. Não vale a pena.

Ninguém se sustenta no mercado com um único modelo.
E recentemente os acionistas voltaram a pedir a saída da marca da américa latina. Porque será? Não quero adiantar nada, mas acho que teremos uma surpresa em breve. Mais uma...
Por isso que temos que comemorar a solidez da marca Nissan aqui. A Frontier só representa 14% de tudo que a Nissan vende aqui, fora o que exporta. O pessoal não enxerga o que tem que enxergar, o negócio é ironizar a Frontier pelas razões mais patéticas possíveis.
Está na hora de começarem a pensar um pouco e a discutir seriamente sobre o que é deles, não o que é nosso que vai muito bem, obrigado.

Edumar
13/06/2024, 10:52
Nicolas, fui a chile e voltei...5.000km em 6 dias. passamos PY, Arg e Chile (antofagasta). caçamba lotada com equipamentos de camping, etc.... quase não usamos nada.
Levamos muitas ferramentas e galão reserva de diesel, um filtro reserva de combustível e aditivo para diesel, não precisei usar nada disto.
Emprestei para outros carros do comboio uma das lâmpada de farol, diesel do galão e desatolei um colega imprudente de hilux.
Levamos panos brancos (mortalha) para cada passageiro e dois triângulos para o py e cambão para o Chile. ninguém pediu, mas levamos. Documentos, identidade atualizada (menos de 10 anos) vacina febre amarela, etc...

abasteci sempre, principalmente na argentina. se achasse um posto eu abastecia por causas das longas distâncias, até coloquei diesel comum, hoje não faria mais isto, e não tive problemas.

minha frontier tem muita autonomia e com o galão eu estava tranquilo para atravessar tudo. achamos muitos animais na pista, principalmente na travessia da argentina, perigo mesmo.
vai perguntando que eu ajudo no que puder.

Parabéns! :concordo:
Excelente relato. Da próxima vez me convide :mrgreen:
Tenho um amigo que também tem uma Frontier, e ele quer ir para o Deserto do Atacama. Eu não conheço lá, mas tenho um pouco de receio de ir para um lugar de tão poucos recursos. Não por conta de problemas com a caminhonete, sobre isso estou tranquilo, mas de recursos médicos, combustível, segurança, etc...

Nicolas_cwb
13/06/2024, 10:58
Lá fora tem muito mais informação. O debate realmente é algumas vezes bastante ruim, mas o conteúdo é bem maior.

Concordo 100%, nem passa pela minha cabeça buscar informação mais aprofundada aqui porque é perda de tempo. E os brasileiros que tem a contribuir participam dos foruns estrangeiros, não nos poucos que tem por aqui.

Meu comentário foi no sentido de ter muita estupidez também. Preguiça de ler e se aprofundar nas coisas, falta de curiosidade, "clubismo", é universal. Agora esse uso excessivo da ironia e desonestidade intelectual me parece serem bem mais fortes por aqui.

Edumar
13/06/2024, 11:05
Um amigo aqui do trabalho que tem um colega que trabalha numa concessionária da marca comentou que está tendo filas da "tecnológica" com problemas. Amortecedores estão quebrando direto, e a solução é trocar e esperar quebrar novamente. Falha de motor, é restaurar e deixar falhar novamente. Multimídia apagando, também restaurar e esperar travar novamente. Sistema de frenagem autônoma de emergência, desligam e pedem para aguardar solução da fábrica. Essa questão de trincar o para-brisa parece estar relacionado a torção estrutural, trocam e esperam trincar novamente. Falou que está um caos o modelo. Mal isso, hein? A marca continua cag...ndo e and....ndo para o Brasil.

Isso tudo é verdade, e tem bem mais. Não tem pastilhas e discos de freios para substituir os que estão apresentando desgastes prematuros, e estão mandando usinar com critérios técnicos que vai saber...
A Nissan é muito rápida para solucionar qualquer desvio técnico, se bem que o projeto da Frontier não tem problemas crônicos e nasceu bastante enxuto, mas tem marca que o histórico é de abandono dos problemas. Basta ver o reclame aqui, sempre os mesmos problemas e as mesmas soluções inócuas.
Aliás, quero informar que até coloquei um aviso no meu site de que não estarei mais atualizando a lista de problemas conhecidos do modelo, pois os relatos são muitos e o tópico do teste que fiz está crescendo demais, e isso torna o carregamento da página lenta diminuindo a sua relevância nas buscas do Google. Então quem quiser acompanhar a lista de relatos de problemas do modelo que testei, pode fazê-lo pelo ReclameAqui. O que devo fazer em breve é uma lista resumida dos principais problemas, que já são muitos, mas quero fazê-lo incluindo os códigos internos de serviços para que, qualquer dúvida, tenham como comprovar nas concessionárias. Alguns códigos eu já publiquei lá, mas a lista é grande.
E tem gente que reclamou que a Frontier poderia ter uma falha de desgaste da caixa da direção da 2017, e vazamento de óleo pela turbina da 2020.... que horror! :lol:, e até o ARLA do novo "lançamento", coisa que tanto criticavam a Frontier por ter adotado, está com problemas sérios. Aguardem porque isso também vai dar recall. Escrevam aí e me cobrem depois.

Nicolas_cwb
13/06/2024, 11:07
Parabéns! :concordo:
Excelente relato. Da próxima vez me convide :mrgreen:
Tenho um amigo que também tem uma Frontier, e ele quer ir para o Deserto do Atacama. Eu não conheço lá, mas tenho um pouco de receio de ir para um lugar de tão poucos recursos. Não por conta de problemas com a caminhonete, sobre isso estou tranquilo, mas de recursos médicos, combustível, segurança, etc...

Tanto o interior da Argentina (exclui Buenos Aires, Rosário e Córdoba) como o Chile, são muito seguros, é infinitamente mais tranquilo viajar por esses lugares que aqui, inclusive é uma das razões de eu preferir me aventurar por lá. Adicionalmente as estradas são muito menos transitadas, poucos caminhões. Se aqui eu pego estrada tenso, por lá vou relaxado. Mas realmente grande parte dessas viagens legais passam por lugares pouco povoados com menos infraestrutura.

Edumar
13/06/2024, 11:09
Estão dizendo que vai chegar em duas opções, sendo uma híbrida. A ideia é voltar para o mercado europeu com um modelo híbrido. Disseram que algumas imagens da híbrido mantinha a suspensão multilink.

Há uma busca na Europa por modelos híbridos. Isso é curioso. Eles preferem mais o híbrido do que o 100% elétrico.
Mas já existe uma Frontier protótipo pronta para isso, e acredito que a Nissan está aguardando o melhor momento para lançá-la. Eu ainda prefiro carros a combustão.
Sim, eu vi esse vídeo com multilink, por isso eu digo que nada está definido. Nunca vi tanto mistério num lançamento :lol:
Mas dizem que, apesar de já ser a mais tecnológica e atualizada hoje, a nova versão da Frontier vai ser ainda mais surpreendente.

Edumar
13/06/2024, 11:13
Eu acho incrível as coisas que o Edumar compartilha. Primeiro que você não vê isso em lugar nenhum (o teste que ele fez com a "tecnológica" mostrou muitas verdades assustadoras dela), segundo porque é tudo verdade ou acaba virando verdade, e terceiro mais curioso é que o pessoal que não gosta também não comenta nada :lol:. Todo mundo fica quietinho quando ele mostra as bombas que aparecem.

:lol:
verdade, meu amigo.
E você tem que ver as coisas que me escrevem... :lol:
Tem gente que fica muito brava. Eu apenas digo: Prove que eu errei que eu faço uma retratação... :lol:
Isso não é problema nenhum pra mim. Mas eu busco ter certeza do que vou dizer antes de publicar.
Mas o gratificante é que muita gente me agradece pelas coisas que eu mostro, claro que não os haters da Frontier e nem os fanboys de outros modelos, mas gente realmente ponderada e imparcial.

Edumar
13/06/2024, 11:18
Samuel, eu estava tranquilo, minha frontier é 2019, nem arla tem...

Aproveitando... só para informação, ontem abasteci o ARLA 32 da minha pela primeira vez desde que peguei ela, com 7.600km. Coloquei 15 liros a 44 reais num posto shell com abastecimento por bomba. Utilizei o ARLA 32 Evolux, que recomendo pela sua confiabilidade.

Edumar
13/06/2024, 11:42
Nissan Frontier Attack tem novidades na linha 2025.| Noticias Automotivas (https://www.noticiasautomotivas.com.br/nissan-frontier-attack-tem-novidades-e-linha-2025-tem-novos-precos-confira/)

581706


E com multilink para a "desalegria" de alguns... :lol:
Lembremos que existe a Frontier com feixe de molas, vendida até aqui em país mais pobre vizinho, mas não no Brasil. Aqui a Nissan insiste num modelo premium mais diferenciado, até com teto solar. Enfim, não mudou quase nada, e convenhamos, não tem mais o que mudar. Ela ainda é a caminhonete mais moderna do mercado.

Edumar
13/06/2024, 11:46
Esqueceu do desgaste prematuro dos discos de freios, dos problemas de estribo de "prástico intordandu", do fio pendurado no vidro traseiro, do motor de 25 anos (pra whisky isso é bom :mrgreen:), do emaranhado de cabos no banco...

Uma curiosidade... tudo que é mal feito tem consequências, de imediato ou tardias. Fiquei sabendo por um passarinho falante que veio na minha casa ontem, que essa questão absurda do fio pendurado no vidro traseiro já está se tornando outro problema incômodo, porque donos e lava-rápidos na hora de limparem o vidro traseiro, não percebem a gambiarra e acabam arrancando o contato do vidro, rompendo a sua fixação. Para reparar isso só com a troca do vidro... e adivinhem...

Edumar
13/06/2024, 11:51
E a Nissan baixou o preço de tabela da Frontier. É impressionante como a caminhonete mais verdadeiramente tecnológica do mercado é a mais barata e ainda dá lucro, com fábrica aqui ainda e nenhuma concessionárias falindo, nada de coisa velha e defeituosa jogada por cima do muro.

Tem que baixar mesmo. Carro é muito inflacionado aqui. Na época da pandemia, quando faltavam peças, subiram demais os preços, agora essa situação não existe mais, está na hora de ajustar isso. Alguns modelos deveriam custar a metade da Frontier pela qualidade do material empregado e pelo uso de tecnologia velha já paga há muito tempo.
Não se justifica mais uma picape custar mais de 300 mil. Por 250 já está cara.

Edumar
13/06/2024, 14:36
Foram muito engraçadas as piadas, mas concordo com o amigo Edu, não tragam para cá... é descer a um nível onde as próprias defesas já são piadas prontas. Vamos nos manter nesse bom papo que estamos tendo, o resto é só pra rir mesmo.

Sim, não precisamos esculachar, porque já fazem isso melhor do que nós :mrgreen:
Toda vez que tentam provocar, vira piada.
É o ARLA que não baixou o CO2, é criticar sistema de ARLA que depois adotam, é falar mal do multilink e depois cultuar a versão mais cara da concorrente que usa multilink, é dizer que biturbo é burrada e depois elogiar o sistema, é o sistema que freia o carro se abrir a porta, é colocar vídeo que mostra defeitos de coisas que não funcionam, limpador automático de parabrisa maluco, som ruim, promoção de vice-presidente regional para presidente da empresa (esse ficou feliz porque nem ele sabia... ). Ignorem.
Esse pessoal se contradiz sozinho.
Deixa pra lá.

Davidnissan
13/06/2024, 15:16
Aproveitando... só para informação, ontem abasteci o ARLA 32 da minha pela primeira vez desde que peguei ela, com 7.600km. Coloquei 15 liros a 44 reais num posto shell com abastecimento por bomba. Utilizei o ARLA 32 Evolux, que recomendo pela sua confiabilidade.


Edu, então você abasteceu antes de acusar a necessidade no painel? To pensando em abastecer antes de fazer uma viagem grande mês que vem, mas até agora, com mais de 8000km rodados ainda não precisei abastecer, nem sequer fazer a limpeza do filtro.

Edumar
13/06/2024, 15:22
Concordo 100%, nem passa pela minha cabeça buscar informação mais aprofundada aqui porque é perda de tempo. E os brasileiros que tem a contribuir participam dos foruns estrangeiros, não nos poucos que tem por aqui.

Meu comentário foi no sentido de ter muita estupidez também. Preguiça de ler e se aprofundar nas coisas, falta de curiosidade, "clubismo", é universal. Agora esse uso excessivo da ironia e desonestidade intelectual me parece serem bem mais fortes por aqui.

Meu amigo, eu dei uma atualizada aqui hoje :lol:
Não tenho tempo para entrar muito nos fóruns, mas hoje consegui uma folga para fazer uns "extras" e consegui até alcançar vocês :lol:

Perfeito, você está certo. Você pega o modelo Navara (ou NP300), por exemplo, que é a Frontier em alguns mercados lá fora. Tem bastante informação dela em sites e fóruns estrangeiros, e vejo mesmo alguns brasileiro participando deles, inclusive um tal de Ciro :lol:
Eu não participo muitos destes fóruns, nessa parte de Frontier eu gosto mais de participar aqui, mas a gente sempre acha alguma informação interessante por lá. Normalmente eu consigo as informações nas fontes :mrgreen:
Uma pena que não posso contar tudo aqui, mas também sempre deixo alguma novidade de forma mais discreta e nas entrelinhas, para quem ler com mais atenção, se bem que muitos não gostam de ler nada que passa de duas linhas. Se não for prejudicar ninguém aí eu conto tudo :mrgreen:
Meus amigos dizem: "Não vai contar isso lá no fórum e nos grupos de whatsapp que eu nunca mais te conto nada" :lol: Mas, muitas vezes não resisto dar uma disfarçada e soltar alguma informação para os mais atentos.

Mas, se você for ver bem, esse tópico aqui pelo menos está num nível de informação muito interessante, o que deveria ser regra para todos. A gente está sempre incluindo alguma coisa nova, sempre de forma bem didática de tal jeito que possa ser útil para alguém. Mas essa não é a regra. Tem gente que entra com uma loucuras que tiram não sei de onde, que a picape dele faz isso e aquilo, que mexe em linhas de programa e ativa o parking automático, depois descobre que não tem os sensores para isso... que ela freia sozinha quando abre porta.... freia sim, mas por um problema do sistema de frenagem autônoma que falha :lol: Não debatem os problemas, só se preocupam em fazer ironias e não acrescentam nada de útil para o modelo que tem. Pode ver, você percorre todo o tópico e não encontra uma informação verdadeiramente útil, mas sempre soltam uma pérola e ficam de :euforico: como se tivessem descoberto o mundo, mas na maioria das vezes é algo sem qualquer sentido, apenas para mais uma nova ironia. Por isso não evoluem. Os tópicos ficam abandonados, com informações erradas e piadinhas de situações que se voltam contra eles mesmos.

Eu acho que a gente tem que continuar investindo em conteúdo aqui, como sempre fizemos. Fazemos comparações? Sim e são inevitáveis, porque quer queira ou não, elas são úteis para criar entendimentos sobre o que o mercado oferece hoje, e o posicionamento da própria Frontier nesse mercado. E o pessoal aqui tem um bom nível de conhecimento, já teve várias picapes e conhece cada uma delas.
O mais valioso da internet é isso, encontrar informação. Esse é o seu poder. Por isso tem que ter um pouco de responsabilidade e bom senso para não ficar dizendo bobagens, porque tem gente que acaba entendendo errado.

E no geral é assim, seja em fóruns de drones, de tiro esportivo, de som, de home cinema, de fotografia... é tudo a mesma coisa.

xibiu!!!
13/06/2024, 15:24
Nissan Frontier - uma picape acima da media - Noticias iCarros (https://www.icarros.com.br/noticias/geral/nissan-frontier-uma-picape-acima-da-media/31096.html)

581708

Edumar
13/06/2024, 15:30
Edu, então você abasteceu antes de acusar a necessidade no painel? To pensando em abastecer antes de fazer uma viagem grande mês que vem, mas até agora, com mais de 8000km rodados ainda não precisei abastecer, nem sequer fazer a limpeza do filtro.

Não, eu recebi o aviso no painel. O primeiro aviso vem com 1.200 km de antecedência, depois com 800 km e a partir daí entra em contagem regressiva mantendo a informação. É bastante tempo para se programar para abastecer, você vai parar umas duas vezes nesse tempo para abastecer o diesel mesmo. Se zerar o ARLA, você ainda consegue desligar a caminhonete e dar mais uma partida depois, e aí tem que abastecer, depois disso ela não pega mais. Mas, se você quiser, te dou uma dica em particular, para caso ocorra uma emergência e ela tenha esgotado toda a "folga" para abastecimento, de como você faz para ela pegar. Isso estou proibido de contar abertamente, mas entre nós não tem problema.
Mas olha, se você não receber o aviso em muito breve, vai receber com certeza com menos de 9.000 km, então o melhor já é completar. Uma vantagem de completar agora é que você escolhe aqui o que usar, pode ser que lá fora não encontre um produto confiável... não sei como é lá.

Nicolas_cwb
13/06/2024, 15:30
@Edu, deixando claro que quando eu disse "nem passa pela minha cabeça buscar informação mais aprofundada aqui porque é perda de tempo" me referi ao meu assunto profissional.

Quanto a Frontier, além dos modelos serem regionais e as condições de uso serem muito particulares ao nosso continente, o que tira um pouco do sentido de buscar foruns de fora, acho este tópico bem acima da média do que encontramos por aí e muito informativo. =)

Edumar
13/06/2024, 15:32
Quanto ao filtro, esqueça. Frontier não incomoda com isso, e se ele saturar, você ainda roda muito, e ela foi pioneira no sistema de limpeza automática com um botão no painel, e o mais importante é que esse sistema funciona de verdade, não está ali de enfeite.

Edumar
13/06/2024, 15:33
@Edu, deixando claro que quando eu disse "nem passa pela minha cabeça buscar informação mais aprofundada aqui porque é perda de tempo" me referi ao meu assunto profissional.

Quanto a Frontier, além dos modelos serem regionais e as condições de uso serem muito particulares ao nosso continente, o que tira um pouco do sentido de buscar foruns de fora, acho este tópico bem acima da média do que encontramos por aí e muito informativo. =)

Entendi. E temos que preservar isso.

Edumar
13/06/2024, 15:35
Nissan Frontier - uma picape acima da media - Noticias iCarros (https://www.icarros.com.br/noticias/geral/nissan-frontier-uma-picape-acima-da-media/31096.html)

581708

"Outro diferencial que vale a pena ser reforçado é a sua suspensão traseira com molas helicoidais, únicas entre os concorrentes, junto ao sistema multilink, proporcionando uma estabilidade maior no transporte de cargas."

Pois é...

Edumar
13/06/2024, 16:52
Eu não ia comentar esse assunto, mas hoje eu estou com bastante tempo. Além disso, eu acho perda de tempo esse tema por algumas razões que não vou detalhar agora, mas vou comentar um pouco sobre essa especulação de mudarem o sistema multilink da Frontier.

Todo mundo sabe, repito: Todo Mundo... que a qualidade de tudo vem caindo no Brasil e em alguns países do mundo.
As razões disso são várias, a concorrência que não oferece qualidade e os demais fabricantes acabam se adaptando a isso para conseguirem sobreviver, a falta de conhecimento do cliente que nem sabe o que está levando para casa, a perda do poder aquisitivo que deixa o pessoal com medo de comprar algo que eventualmente possa desvalorizar mais, a vida útil limitada ou a obsolescência programada propositalmente pelo fabricante para vender mais ou oferecer pós-vendas e tentar salvar autorizadas que estão falindo, etc.
Tirando a obsolescência programada, o restante depende do consumidor, que é péssimo para fazer escolhas, diga-se. Quem não sabe o que é isso, leia aqui: Bolsas de Estudo de ate 85% para Faculdades e Escolas | Educa Mais Brasil (https://www.educamaisbrasil.com.br/cursos-e-escolas-tecnicas/tecnico-em-eletronica/noticias/obsolescencia-programada-existem-eletronicos-feitos-para-estragar)

A verdade é que nos últimos anos temos visto a qualidade dos produtos caírem, e de forma muito rápida. Muitos se lembram o quanto era comum uma geladeira de nossos avós durar 20 ou 30 anos, e hoje quando duram dois, é muita sorte. Televisores também, acabou a garantia, em poucos meses param de funcionar.
Com carros, está acontecendo o mesmo.
Estamos assistindo uma redução brutal de custos, com problemas que já até citamos aqui, utilizando motores antigos, pendurando fios em vidros, usando estribos de plástico, colocando recursos como freio a disco nas quatro rodas somente em versão mais cara e ainda como pacote opcional, utilizando suspensão de séculos passados, controles de estabilidade de primeira geração, multimídias chineses, sistemas de som de baixa qualidade, partes eletrônicas que falham continuamente também pela baixa qualidade (normalmente chineses também), etc...
Por mais que queiram dizer que um determinado modelo é uma evolução, é evidente que ele só "aparenta" ser, mas na verdade é um retrocesso com qualidade inferior. A qualidade custa mais caro, e a indústria acaba colocando a qualidade em segundo plano para privilegiar o custo. É o que temos visto aqui.

Quando a Nissan lançou a nova Frontier, ficou claro que ela reposicionava a picape em um outro nível. Era verdadeiramente um modelo tecnologicamente mais evoluído, e não como falam hoje de qualquer modelo mas sem qualquer verdade.
Suspensão multilink, bancos Zero Gravidade com tecnologia aeroespacial, motor biturbo moderno, parabrisa com proteção UV e plásticos antichama (só os carros Mercedes tinham), controles inteligentes de estabilidade de última geração, sistema de limpeza automático do filtro de partículas, e uma infinidade de mudanças que de fato colocaram o modelo num outro patamar.
Mas, isso tudo custa mais caro. Lançar um produto tecnológico e com mais qualidade custa mais caro, e isso se reflete no seu preço.
A Nissan conseguiu a proeza de lançar tudo isso por um preço bastante competitivo no mercado. Podem ver que modelos similares, que ainda ficam devendo, custam perto de meio milhão.

Além disso, a Frontier usa componentes de alta qualidade, produzidos na Alemanha, em Portugal, na França e, obviamente, no Japão. As concorrentes inundam os seus modelos com peças baratas chinesas, sem qualidade. Por isso estamos vendo lançamento se afundando em problemas de todo o tipo, onde nada funciona direito.
Mas, como eu disse, existe um peso grande nesse conceito de qualidade, que é a percepção do consumidor. O comprador não evolui, acha que modelos que outrora eram vistos como "indestrutíveis", continuam assim. Fixaram em suas cabeças a ideia de "raça forte", de popularidade de marcas, e ainda sem uma boa base de conhecimento e informação, demorou a ter uma resposta para essa mudança. Hoje vemos a Frontier batendo emplacamentos na casa de 1.000 unidades, mas há 8 ou 9 anos o modelo, que já era superior na época, vendia 300 ou 350 unidades.
Com a chegada de novos modelos revisados no mercado, se esperava uma evolução tecnológica para talvez igualar um pouco mais o mercado, mas o que vimos não foi isso, mas uma profusão de partes de má qualidade, de uso de plásticos, de reaproveitamento tecnológico de partes com 25 anos de projeto, e de recursos com desempenhos bastante frustrantes. O que mais incomoda é que estes produtos são vendidos caros e em quantidade maior do que aqueles que oferecem legítimas virtudes.

Eu sempre me perguntei por quanto tempo a Nissan conseguiria manter a Frontier nesse patamar superior de qualidade. Eu ainda torcia por uma evolução da concorrência para que houvesse uma briga de custos e preço de igual para igual. Mas, não foi o que aconteceu. O mercado reduziu custos e qualidade. Preferiu apostar no nome, na propaganda e oferecer produtos inferiores.
Para se ter uma ideia, eu pesquisei e fui atrás, pois queria ter certeza antes de falar alguma bobagem, e descobri que um estribo da nova "tecnológica" recém lançada, feito de plástico de baixa qualidade (conheço bem isso) custa na concessionária de Campinas R$ 3.800,00 o par. É um plástico injetado, como muitos produtos que eu fabrico, que não custa mais de 200 reais para ser fabricado.
Já o estribo da Frontier, feito em alumínio extrudado de alta resistência a temperatura, desgaste, deformação, corrosão, etc... depois anodizado, custa 4.900,00 cada na concessionária da Nissan em Jundiaí.
Ou seja, por aqui já é possível ver como se ganha um lucro mais alto fabricando um produto inferior e bem mais barato. Porém, o modelo concorrente além de custar bem mais caro... usa componentes mais baratos e adivinhe qual vai durar mais e ter melhor resistência.

Tudo isso coloca a Frontier numa posição única, onde ela oferece tecnologia e qualidade superiores a preços muito competitivos, o que é bom para o consumidor, mas ruim para a fábrica. Porque ruim para a fábrica? Porque o consumidor não enxerga essa diferença e compra o pior mais caro.
Então, eu não estranharia se a Nissan começasse a reduzir custos de sua caminhonete para se igualar às concorrentes inferiores e aumentar os seus lucros.
A declaração do seu vice-presidente regional, que agora virou presidente do grupo :mrgreen:, fazia referência ao fator que eu comentei de poder aquisitivo. O mercado em que ele atua não pode pagar por qualidade, e ele até tenta justificar tentando dar uma ideia que estariam evoluindo o produto "corrigindo um erro". Só alguém muito estúpido para acreditar nisso. É evidente que ele tenta transformar uma ação de redução óbvia de qualidade e retrocesso tecnológico em uma vantagem. Isso é marketing.
Retrocesso sim, e a maior prova é que mesmo aqueles que tentam desmerecer a suspensão multilink babam numa versão de seu modelo de preferência que usa o multilink, mas é muito mais caro e não podem pagar por isso.

Aí muitos perguntam: Nós também vamos sofrer esse retrocesso?
Isso saberemos em breve. Uma dica, não se incomodem com isso, apenas observem as manifestações mais patéticas sobre isso porque são muito cômicas.
Muita gente torce para que a Frontier perca o multilink, porque se não pode ter, quer que outros não tenham. Jogam contra o que sabem ser melhor por sentimentos baratos e inferioridade evolutiva.
Mas, a Frontier tem um público diferenciado. Quem compra uma Frontier, compra uma Frontier. Quem não compra uma Frontier, compra qualquer outra. Se for para carregar alfafa, qualquer uma serve. Se for para ter conforto, tecnologia, segurança, confiabilidade, qualidade, recursos modernos e que funcionam de fato, as mais atuais versões dos recursos oferecidos, componentes de boa origem europeus e japoneses, só resta a Frontier hoje no mercado. E vem a pergunta: o comprador de uma Frontier vai continuar fiel ao modelo se ela começar a perder qualidade?

Lembrem-se que no Brasil não temos variações de versões de Frontier em razão de qualidade e recursos básicos. No que é importante, todas as versões da Frontier oferecem, freios a disco nas quatro rodas, suspensão multilink, controle de estabilidade de terceira geração, som de qualidade, etc...
A Nissan não abre mão de oferecer conforto e segurança para todos os perfis de consumidores, ao contrário do que muitas vezes faz o mercado remendando suspensão, afastando rodas para reduzir capotamento, colocando freios a disco nas quatro rodas só em versões topo de linha, pois quem não pode pagar mais, que fique sem conforto ou que morra.

Se lá fora o consumidor de Frontier já se conformava em comprar uma versão com feixe de molas, eu não tenho certeza que aqui no Brasil o consumidor aceitaria isso, pois aqui só conhecemos a melhor tecnologia do modelo, e recuar nisso, não me parece que seria uma opção.
Só digo uma coisa: Aguardem. Não se preocupem com isso. Vai ter muita gente com inveja tentando já igualar a Frontier ao que de ruim outras oferecem, é o circo e o pão. Mas, vejam que na linha 2025 a Frontier manteve a suspensão multilink, contrariando o que disseram sobre um vídeo ter mostrado uma Frontier de país vizinho ter feixe de molas. Lá sim, aqui não.
Deixem que chorem e riam, nós temos o multilink, e isso é fato. O que vai acontecer, é mera especulação, e quem quiser ter essa tecnologia hoje sem pagar meio milhão por uma caminhonete mais decente (nem poder) e sem comprar uma Frontier, simplesmente não vai ter.

Eu, honestamente, nem estou preocupado com isso. O que mais me incomoda mesmo é ver a economia de qualidade e tecnologia que estão aplicando em alguns novos modelos, diminuindo a segurança, a confiabilidade e enchendo esses modelos de problemas, e fabricantes já com histórico de fazer coisa errada e depois abandonar o que fez.
É isso.
Espero que tenham entendido a mensagem discreta.:mrgreen:

Davidnissan
13/06/2024, 16:54
Não, eu recebi o aviso no painel. O primeiro aviso vem com 1.200 km de antecedência, depois com 800 km e a partir daí entra em contagem regressiva mantendo a informação. É bastante tempo para se programar para abastecer, você vai parar umas duas vezes nesse tempo para abastecer o diesel mesmo. Se zerar o ARLA, você ainda consegue desligar a caminhonete e dar mais uma partida depois, e aí tem que abastecer, depois disso ela não pega mais. Mas, se você quiser, te dou uma dica em particular, para caso ocorra uma emergência e ela tenha esgotado toda a "folga" para abastecimento, de como você faz para ela pegar. Isso estou proibido de contar abertamente, mas entre nós não tem problema.
Mas olha, se você não receber o aviso em muito breve, vai receber com certeza com menos de 9.000 km, então o melhor já é completar. Uma vantagem de completar agora é que você escolhe aqui o que usar, pode ser que lá fora não encontre um produto confiável... não sei como é lá.

Devo bater os 9kkm esse mês ainda, mas se não apontar no painel vou esperar até as vésperas da viagem para abastecer, acho que abstecer aqui vai ser melhor do que no meio do nada. Obrigado pela dica.


Ah! Eu tive que trocar a central multimídia da minha. Um dos dias que voltei a concessionária para buscar a caminhonete novamente com o mesmo problema, acabei indo com um boné da Mitisubish, por um acaso da vida, tinha acabado de ganhar o boné por ter ido ajudar um amigo com o carro dele. Chegando na Nissan, o gerente de venda e do pós venda me viram e resolveram meu problema: tiraram uma attack do showroom, pegaram a central e colocaram na minha. 2 semanas depois tive que voltar na concessionária por conta de uma barulho no painel, depois que abriram viram que era uma barra que estava levemente frouxa. Não sei se foi por conta da central, mas resolveram. Espero que eu não volte tão cedo lá, agora só na revisão mesmo. O curioso é que fui tantas vezes lá que nunca lavei a caminhonete fora da concessionária, nunca precisei.

sm4rco
13/06/2024, 16:55
O Edumar não trabalhou hoje :mrgreen:
Vou mandar descontar o seu dia :lol:
Excelentes reflexões :palmas:

sm4rco
13/06/2024, 17:00
......................
É isso.
Espero que tenham entendido a mensagem discreta.:mrgreen:

Eu achei que já tinha acabado :lol:

Eu entendi o recado, mestre :mrgreen:

sm4rco
13/06/2024, 17:02
acabei indo com um boné da Mitisubish, por um acaso da vida, tinha acabado de ganhar o boné por ter ido ajudar um amigo com o carro dele. Chegando na Nissan, o gerente de venda e do pós venda me viram e resolveram meu problema

:lol:
Gostei da ideia.
Eu tinha um amigo que ia nos restaurantes com uma camiseta escrita "Guia Quatro Rodas". Como ele era bem tratado... :lol:

sm4rco
13/06/2024, 17:04
Coloquei 15 liros a 44 reais num posto shell

Então já estava quase vazio o tanque :shock:

Samuel Dias
14/06/2024, 08:10
É inacreditável que cada vez que alguém quer desmerecer a Frontier, seja com comentários, com mentiras, com vídeos ou qualquer reportagem ou algo assim acaba justamente causando o efeito contrário. São tantos absurdos que inventam que nada tem a ver com a realidade, vídeos de modelo mostrando coisas que não funcionam, recursos que incomodam os donos, qualidade ruim de multimídia e som, motor "tecnológico" mais fraco e gastão que o concorrente com a mesma motorização, caminhonete querendo mostrar estabilidade que derrapa na curva e o controle de estabilidade fica louco, recursos malucos que comemoram que além de não existirem na prática não fariam qualquer sentido se existissem, comparações com versões fora de suas realidades que acabam provando o quanto a Frontier é mais completa de fato sem custar uma fortuna, promovem até executivos da Nissan de cargo, e tantas contradições que se ficassem quietos teriam mais argumentos :lol:
Impressionante a quantidade de problemas que apareceram no novo modelo. Eu fico imaginando que se fosse a Frontier isso já teria virado um escândalo espacial, porque iam colocar até placas em Marte para divulgar, mas quando os problemas pipocam nas deles ninguém nem comenta, fica um silêncio total :lol:
Não são poucos, é uma lista imensa.
Até mesmo quando de forma imparcial o moderador publica um alerta de recall, todo mundo some e nem um comentário do assunto.
Se comentar diretamente, aí então ficam xingando e fogem novamente do assunto.
O que resta dizer então? "Óia só como tá vendenu bem... um suceçu!" :lol:
O negócio é só desfazer as mentiras e contradições e deixar mesmo pra lá. Não vale a pena. Vocês tem razão.
Como disse o Edumar, não precisamos mostrar as incoerências, os nossos críticos cuidam eles mesmos de fazerem isso pra nós.

Pessoal, gostei do visual da Attack 2025. Colocaram aqueles acabamentos nos paralamas e mudaram o grafismo, com o santo antonio e a nova coloração em detalhes em preto, é interessante como ela acaba chamando mais a atenção do que os modelos mais sofisticados, dando uma ideia de que é a mais cara da linha.
Eu gostei bastante do resultado. Interessante que olhando pra ela, você percebe que no design ela continua a mais bonita e sofisticada da atualidade, essa última reestilização ficou muito boa, e mesmo a antiga era mais bonita do que alguns lançamentos sem graça.
As demais versões, pelo que vi não mudou nada no design, mas a Attack está hoje na sua versão mais bonita, depois de alguns grafismos que já teve que não agradava todo mundo. E o mais legal é que ficou mais barata
Ela tá linda demais.

https://fotos-jornaldocarro-estadao.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/wp-content/uploads/2024/06/12131205/07-1-copy-1160x653.jpg
https://fotos-jornaldocarro-estadao.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/wp-content/uploads/2024/06/12131208/25-1-copy-1160x653.jpg

Samuel Dias
14/06/2024, 08:21
A declaração do seu vice-presidente regional, que agora virou presidente do grupo :mrgreen:, fazia referência ao fator que eu comentei de poder aquisitivo. O mercado em que ele atua não pode pagar por qualidade, e ele até tenta justificar tentando dar uma ideia que estariam evoluindo o produto "corrigindo um erro". Só alguém muito estúpido para acreditar nisso. É evidente que ele tenta transformar uma ação de redução óbvia de qualidade e retrocesso tecnológico em uma vantagem. Isso é marketing.

:chorandoderir:
Tem sempre o lado "marketing" e isso eu conheço bem de perto.
Mataram o Troller com a historinha de trazer um jipe que ia vender 500 unidades por mês e seria tão bom quanto, e perdemos o melhor jipe do Brasil que já seria exportado para o mundo. O que eu sei é que lá fora em algumas regiões a Frontier custa bem caro, não mais que aqui, mas quando digo caro é para o poder aquisitivo local. Em muitas regiões da Ásia ela é praticamente inacessível. Eu li recentemente que a versão D22 ainda era vendida em países mais pobres da região. Esse modelo:
http://4.bp.blogspot.com/-2OPJ29zFkdQ/U2AaJf5pEEI/AAAAAAAAMd4/U5w_HfpklaI/s1600/fron-1g.jpg

Fizeram até um teste de colisão entre ela e a atual para mostrar a evolução na segurança.
Agora, retroceder aqui pra mim seria um erro. Também não acredito nisso.

Samuel Dias
14/06/2024, 08:29
"Outro diferencial que vale a pena ser reforçado é a sua suspensão traseira com molas helicoidais, únicas entre os concorrentes, junto ao sistema multilink, proporcionando uma estabilidade maior no transporte de cargas."

Pois é...

Então, é melhor uma que não desce tanto, mais desconfortável e que tomba na primeira curva :lol:
O pessoal lá do grupo carrega ela com 1 tonelada e meia e ela não arria e nem sente, e gente comemora que conseguiu levar 1 tonelada. Tem Frontier aí fora sendo moída no trabalho, e o comentário é de que é a que menos manutenção está dando.
Muitas empresas estão mudando frota para Frontier. Vi que até a Polícia Florestal está mudando para a Frontier não só pela sua capacidade fora de estrada e confiabilidade, mas pela sua excelente estabilidade e segurança numa ação de perseguição. Eles falam que é impressionante como ela "gruda" no chão.

sm4rco
14/06/2024, 08:37
https://fotos-jornaldocarro-estadao.nyc3.cdn.digitaloceanspaces.com/wp-content/uploads/2024/06/12131205/07-1-copy-1160x653.jpg



Samuel, cara, eu não sou muito fã de carro vermelho, principalmente caminhonete eu acho esquisita demais nessa cor, mas essa ficou mesmo muito bonita. Pessoalmente, bem polida com esses detalhes de adesivos, ela deve ficar bem interessante.

sm4rco
14/06/2024, 08:45
Imagine essa frente com os faróis da PRO-4X. Teve um colega lá do grupo que colocou na Attack dele. Vou ver se acho as fotos e coloco aqui.

sm4rco
14/06/2024, 08:59
Olhei aqui mas não tenho mais as fotos. Acho que apaguei. Ninguém tem? Seria legal até registrar aqui como o colega fez.
Foi um trabalho interessante porque teve vários detalhes para fazer a troca. Até o esquema original ele conseguiu.

sm4rco
14/06/2024, 09:04
http://4.bp.blogspot.com/-2OPJ29zFkdQ/U2AaJf5pEEI/AAAAAAAAMd4/U5w_HfpklaI/s1600/fron-1g.jpg



Essa era valente também. Vejo muitas rodando hoje nas ruas e a maioria inteiras, bem conservadas. Quem tem uma caprichada não vende de jeito nenhum.
Quando a gente compara com a atual é que vemos o salto de evolução que ela teve, digo isso de mecânica, nem de aparência. Aí você olha para as outras.... só mudaram a casca...
Essa é muito legal para trilhas também, dizem que esse modelo já aguentava o fora de estrada com valentia.

sm4rco
14/06/2024, 09:09
:chorandoderir:
Eu li recentemente que a versão D22 ainda era vendida em países mais pobres da região.

Fizeram até um teste de colisão entre ela e a atual para mostrar a evolução na segurança.


Na África.
Olha o vídeo:


https://youtu.be/RFt_dA4vZBY?si=TgO-qohnR6HnqTZN

sm4rco
14/06/2024, 09:12
Nesse vídeo você percebe o quanto evoluiu a segurança. É muita diferença.
Até o comportamento da nova na trajetória pós-colisão é mais firme.

sm4rco
14/06/2024, 09:17
E se considerar que as novas Platinum e Pro-4x já iriam aplicar os freios bem antes, certamente a colisão seria ainda mais fraca.
Essa é outra vantagem da Frontier sobre as concorrentes, enquanto as super tecnológicas detectam um carro freando na frente e aplicam os freios (quando funciona... ou quando funciona sem precisar :lol:), a Frontier alcança três carros e detecta o risco bem antes, agindo bem antes também. Isso é sensacional, porque ela minimiza muito mais as consequências da colisão do que as concorrentes.

Samuel Dias
14/06/2024, 09:19
Samuel, cara, eu não sou muito fã de carro vermelho, principalmente caminhonete eu acho esquisita demais nessa cor, mas essa ficou mesmo muito bonita. Pessoalmente, bem polida com esses detalhes de adesivos, ela deve ficar bem interessante.

Pessoalmente bem polida é show mesmo :concordo: