PDA

Ver Versão Completa : Manutenção, Adaptações e Soluções Técnicas NISSAN FRONTIER - GERAÇÃO 2017.

Páginas : 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 [48] 49

sm4rco
09/04/2025, 07:42
Chega em 2026: O Que Esperar da Nova Geracao da Nissan Frontier? (https://motorzoom.com.br/chega-em-2026-o-que-esperar-da-nova-geracao-da-nissan-frontier/)

Simulações:

https://motorzoom.com.br/wp-content/uploads/2025/04/nissan-frontier-pickup-3.webp

https://motorzoom.com.br/wp-content/uploads/2025/04/nissan-frontier-pickup-5.webp

Gheno
09/04/2025, 09:49
Grandes participações e ótimas discussões, mas vou puxar outro assunto.
Este problema que vem ocorrendo com o filtros de outra caminhonete e estourando o motor por conta desse diesel porco que estão vendendo aqui hoje, devemos trazer essa preocupação para a nossa caminhonete também?
Pergunta para o mestre Eduardo que primeiro levantou o problema desse filtro.
Será que somente o uso de aditivo é suficiente para manter o motor limpo? Tem alguma coisa que pode ou deve ser revisada com maior frequência para amenizar isso?

bom dia a todos, minha opinião: quando se trabalha um mesmo projeto de motor para extrair mais, seja aumentando pressão, melhorando injeção de combustível, etc o mesmo trabalha com menos margem de erro e gerando mais temperatura (que é vital para a resistência dos materiais e do motor), então qualquer entupimento/diminuição no fluxo desse combustível vai desencadear essas consequências que estamos vendo agora. O combustível tem culpa, sim, tem parte, mas as montadoras não sabem da realidade do nosso diesel ?
lembram da l200 chaleira? vi aquele motor sair de 90 para 140 cv sem mudarem nada no conjunto que deveria manter ele na temperatura certa.

Samuel Dias
09/04/2025, 12:37
Gheno, concordo totalmente com você.
Será que os fabricantes não testam o que vende? Isso é básico, combustível que mudou.
Mas pelo que eu vi, tem algumas dificuldades naquele projeto. Parece que a Frontier não tem esse problema.
Acho estranho um motor quebrar por conta de um filtro entupido.

Samuel Dias
09/04/2025, 12:38
E por falar em globalização, li que a Frontier segue na Argentina até o final do ano, quando então voltará a vir de México em janeiro de 2026, confirmado pela própria Nissan agora.

Já estão falando em abril de 2026

Samuel Dias
09/04/2025, 12:40
Não tenho visto nada parecido assim com a Frontier, mas não custa nada ficar mais atento.

Eu vi um colega comentando que já rodou mais de 120.000 km com a dele e nada, já nesse modelo com o arla. Ele roda muito e diz que nem sempre dá para confiar no combustível que coloca.

Samuel Dias
09/04/2025, 12:41
Mais um exemplo de um tema que antecipamos um debate antes de todos.
Já sabíamos disso e até alertamos quanto a estas consequências.

Alias, quantas coisas não foram antecipadas aqui? E aposto que muitas que apareceram agora foi porque publicamos aqui ou o Edu publicou no site dele.

Samuel Dias
09/04/2025, 12:43
Eu sempre digo e sempre vou dizer que a Frontier deveria ser a picape mais cara da sua categoria

Concordo com você, mas não concordo que fique mais cara :mrgreen:
É impressionante como a Frontier oferece muito mais e custa mais barato.

Samuel Dias
09/04/2025, 12:44
Samuel, esse problema não tem ocorrido com a Frontier, não sei porque. Os modelos mais afetados que o Edu comentou uma vez são a Hilux, Ranger e Amarok. Não entendo porque essa diferença de comportamentos.

Hilux e Ranger são as piores, o pessoal anda dizendo que a Amarok melhorou bastante nesse sentido.

Bigsd
10/04/2025, 11:37

:chorandoderir:
Em resumo, deveria custar mas caro, mas não deveria.
Deixa assim que tá bom demais :mrgreen:

sm4rco
11/04/2025, 07:58
A Frontier se deu muito bem com esse diesel, o que não pode é abastecer com diesel adulterado, aí nenhuma aguenta, carboniza tudo. Mas esse problema do filtro e de estourar o motor por culpa do combustível ela não tem, e nem pode ter. Um absurdo isso.

sm4rco
11/04/2025, 08:02

O Ciro quer aumentar o preço da Frontier de qualquer jeito :lol:
Mas concordo com ele, tem a sua razão. Quando você vê picapes colocando muito do que a Frontier já tem custar meio milhão, aí você percebe como a Frontier é barata. E aquelas ainda não vem com teto solar, um luxo à parte.

sm4rco
11/04/2025, 08:06
Gheno, concordo totalmente com você.
Será que os fabricantes não testam o que vende? Isso é básico

Te pergunto, por que mexer se está vendendo bem? Isso dá movimento para as oficinas autorizadas que faturam.
Se o brasileiro soubesse comprar picape, pode ter certeza que essa e e outras coisas absurdas não aconteceriam. Mas os caras lançam picape que capota e mata, e transforma ela em líder de vendas, o que mais você quer? O que é só um motorzinho estourado?

sm4rco
11/04/2025, 08:09
Já estão falando em abril de 2026

Pelo que eu vi vão ser vários lançamentos aqui.
A lógica deve ser a seguinte, a Frontier virá do México, a atual não vai ser produzida mais na Argentina a partir de abril do ano que vem, e nem o modelo novo virá de lá. Então eu acho que podemos esperar o modelo novo para depois do começo do próximo ano.

Bigsd
11/04/2025, 15:35
Se a nova Frontier vier mesmo no seu primeiro ano de lançamento. Diz a lógica que se parar de ser feita aqui, só vai ter o modelo novo no México. Mas, por outro lado, ela costuma chegar aqui depois de um ano de lançada em vendas lá fora, com algumas alterações específicas para o nosso mercado.
Difícil saber.
Eu acho que eles vão querer incrementar algumas coisas aqui, já que o público da Frontier no Brasil é mais exigente. A Frontier lançada lá fora costuma ser inferior à nossa.

Bigsd
11/04/2025, 15:37
Te pergunto, por que mexer se está vendendo bem? Isso dá movimento para as oficinas autorizadas que faturam.
Se o brasileiro soubesse comprar picape, pode ter certeza que essa e e outras coisas absurdas não aconteceriam. Mas os caras lançam picape que capota e mata, e transforma ela em líder de vendas, o que mais você quer? O que é só um motorzinho estourado?

Tem essa. E a marca também é forte hoje. Muita gente não compra o produto pelas suas qualidades, mas pela marca, pela popularidade, pela menor desvalorização, pelo status, etc...

Bigsd
14/04/2025, 09:54
Todo mundo revisando as brutas para o feriadão? :mrgreen:
Não esqueçam do aditivo. O Edu (que furou com a gente e não apareceu aqui na semana passada como prometeu :mrgreen:), disse que passou a usar somente o original. Em razão do que vem acontecendo com outros modelos, ela acha que o original por ser testado e homologado pela Nissan é mais confiável. Ele comentou que o da VW usado na Amarok também tem um conceito muito bom do mercado.

Samuel Dias
14/04/2025, 18:27
O Edu (que furou com a gente e não apareceu aqui na semana passada como prometeu :mrgreen:)

Eu percebi isso :freaking:

Samuel Dias
14/04/2025, 18:27
Todo mundo revisando as brutas para o feriadão? :mrgreen:

Revisar o que? É botar diesel "batizado" e rodar sem medo :mrgreen:

Samuel Dias
14/04/2025, 18:31
Eu acho que eles vão querer incrementar algumas coisas aqui, já que o público da Frontier no Brasil é mais exigente. A Frontier lançada lá fora costuma ser inferior à nossa.

Não duvido nada ela vir para cá com multilink, talvez em versões mais caras, como a Ford faz com a Ranger Raptor, apesar que aí o preço é um absurdo.
A Nissan consegue colocar multilink até nos modelos de entrada, e agora vejam bem, sabemos que vai ser a mesma plataforma, não aquela que ele fornece para a Triton, então vir com multilink não é nem um pouco impossível.

Samuel Dias
14/04/2025, 18:32
Tem essa. E a marca também é forte hoje. Muita gente não compra o produto pelas suas qualidades, mas pela marca, pela popularidade, pela menor desvalorização, pelo status, etc...

E compra mal, sofre dentro de caminhonete dura, desconfortável, ultrapassada, quando ainda não morre por conta de uma suspensão pra lá de ultrapassada.

Samuel Dias
14/04/2025, 18:34
A Frontier se deu muito bem com esse diesel, o que não pode é abastecer com diesel adulterado, aí nenhuma aguenta, carboniza tudo. Mas esse problema do filtro e de estourar o motor por culpa do combustível ela não tem, e nem pode ter. Um absurdo isso.

Na concessionária onde faço revisão da minha me disseram que teve duas que chegara lá fracas por conta de carbonização em tudo, mas estavam muito rodadas, muito mesmo, e foram muito mal cuidadas. Foi feito só limpeza nas duas, nem bomba de alta precisou trocar.

Ciro Alencar
15/04/2025, 15:17
Boa tarde, meu queridos amigos!!!

Não me cobrem, eu estava viajando novamente...kkkk.....
E amanhã já pego estrada outra vez.

Eu estava vendo a discussão de vocês sobre essa questão de motor acabar prejudicado por conta de falha de um filtro, e acreditam que me contaram um caso semana passada sobre isso? Não vou citar o modelo, mas parece que tem tudo a ver com o que foi dito aqui, porque no caso o motor foi danificado por conta de um filtro entupido. Não entrei em detalhes, mas tinham falado em filtro de lubrificação, se for isso é normal, faltou lubrificação o motor bate mesmo, mas agora estão falando em filtro de combustível.
Parece que o nosso querido Edu pesquisou o assunto e obteve informações interessantes, então vamos aguardá-lo.
Uma coisa é certa, é preciso descobrir o que está acontecendo e traçar um plano de manutenção ou inspeção, nem que sejam substituições em prazos menores, para evitar o pior. Nem é pelo custo, mas pelo tempo que a caminhonete fica parada para fazer um trabalho desse porte. Um aborrecimento enorme.
E tinham tanto receio das duas turbinas da Frontier, e hoje é uma das que dá menos trabalho, pelo que eu ando vendo.

Ciro Alencar
15/04/2025, 15:19
E compra mal, sofre dentro de caminhonete dura, desconfortável, ultrapassada, quando ainda não morre por conta de uma suspensão pra lá de ultrapassada.

Meu caro Samuel... é exatamente isso... kkkkk.... viva o consumidor brasileiro! Por isso temos tanto lixo aqui.

Ciro Alencar
15/04/2025, 15:25

kkkk..... batizado? Só se for de biodiesel... kkkk.....
Eu faço isso, mantenho as revisões em dia, e uso sem medo. Se eu precisar pegar estrada hoje e rodar aí uns 2.000km eu faço sem medo. Ela é muito confiável, mas tem que manter a revisão em dia. Isso é básico.

Ciro Alencar
15/04/2025, 15:30
O Ciro quer aumentar o preço da Frontier de qualquer jeito :lol:
Mas concordo com ele, tem a sua razão. Quando você vê picapes colocando muito do que a Frontier já tem custar meio milhão, aí você percebe como a Frontier é barata. E aquelas ainda não vem com teto solar, um luxo à parte.

Meu amigo, eu não quero aumentar o preço dela, e nem quero que ela custe mais....kkkk.... Eu só digo que, pelo que ela oferece, ela deveria custar mais do que as concorrentes. E o pior (ou melhor) é que ela ainda dá lucro, com multilink, controle de estabilidade evoluído, freios a disco na traseira, teto solar, etc... etc... etc... como se explica isso?

Ciro Alencar
15/04/2025, 15:32
Alias, quantas coisas não foram antecipadas aqui? E aposto que muitas que apareceram agora foi porque publicamos aqui ou o Edu publicou no site dele.

Foram as nossas bolas de cristal descalibradas... kkkk......

Ciro Alencar
15/04/2025, 15:49
É meu amigo, o mundo ficou confuso. Não condeno a ideia de protecionismo de mercado, mas o exagero.
Acho que o Brasil também precisava de um pouco disso. O brasileiro precisa acordar e parar de comprar tudo de fora, de gente que só exporta para cá. Estamos matando os empregos, a indústria nacional, a nossa economia e tudo mais, e tem gente que ainda sorri para isso. Mentes fracas e controladas.
Eu apoio a implantação de fábricas aqui, temos que produzir localmente, não somos burros ou incapazes.

Exatamente, meu caro amigo.
O povo não tem consciência da grande besteira que está fazendo. É muita ignorância.
Eu não consigo entender isso. Você tem opções boas aqui, pelo menos tão boas quanto o nível do que está vindo de fora. Aqui o fabricante dá um pé em todos, coloca todo mundo na rua, fecha tudo, vai embora produzir carro cheio de peças chinesas e de fora, e depois o pessoal compra importado e ainda comemora o sucesso de vendas do fabricante.... não vou dizer que é pra rir porque é coisa pra se chorar mesmo.

LoucoPoeta
15/04/2025, 18:03

O "batismo" do diesel hoje é ausência de biodiesel! O "batismo" não seria melhor?

Aviso de redirecionamento (https://www.google.com/amp/s/economia.uol.com.br/noticias/estadao-conteudo/2024/04/28/fraudes-no-teor-de-biodiesel-no-diesel-disparam-no-nordeste-e-preocupam-distribuidoras.amp.htm)

ANP amplia esforcos para identificacao de fraudes na adicao obrigatoria de biodiesel ao diesel — Agencia Nacional do Petroleo, Gas Natural e Biocombustiveis (https://www.gov.br/anp/pt-br/canais_atendimento/imprensa/noticias-comunicados/anp-amplia-esforcos-para-identificacao-de-fraudes-na-adicao-obrigatoria-de-biodiesel-ao-diesel)

sm4rco
16/04/2025, 07:00
Combustível batizado é apelido de combustível adulterado, o nosso diesel já vem adulterado da fonte :lol:

sm4rco
16/04/2025, 07:03
O povo não tem consciência da grande besteira que está fazendo. É muita ignorância.

Não é só aqui no Brasil que isso acontece. Toda essa invasão de importados se sobrepondo às produções locais é um exemplo de manipulação de massa. Muitos países sofrem com isso hoje.
Se ainda não sentimos o efeito mais forte disso, um dia os nossos filhos e netos sentirão.
E é verdade, tem ainda quem comemora o sucesso de vendas de modelos de marcas que só importam, inclusive a imprensa manipuladora muito bem "motivada".

sm4rco
16/04/2025, 07:29
Nos grupos que participo, os comentários que eu vejo, todos dão conta de que a Frontier não tem nenhuma dificuldade com o diesel S10 nessa proporção atual de biodiesel. Os raros casos que eu vejo de problemas tem origem em diesel muito adulterado e ARLA falsificado, o que causa panes em qualquer carro. Mesmo assim, isso não danifica gravemente o motor ao ponto que estamos vendo com outro modelo. A Frontier entra em modo de segurança, fica com pouca força, o suficiente para conduzi-la até uma oficina em segurança, em casos mais graves, ela simplesmente interrompe o funcionamento do motor para evitar maiores danos.
Me disseram que num caso assim é feito uma limpeza e no máximo uma troca de bomba de alta, o que também é muito raro. Me disseram que a limpeza (ou o reparo) da bomba também é possível, mas a orientação da fábrica é a substituição da peça e o envio da danificada para avaliação no laboratório da fábrica, para companhamento do comportamento das peças com essas mudanças de proporção de mistura de biodisel.

sm4rco
16/04/2025, 07:42
Aliás, a Nissan emitiu um comunicado técnico liberando as oficinas autorizadas da marca para troca de bomba de alta sem descabinar a Frontier. Ele recomenda o uso de uma ferramente de formato especial, uma chave de boca curta pelo que vi, e o procedimento para execução do serviço sem a necessidade de retirada da cabine ou do motor.
Mas o comunicado diz que, apesar da solução sugerida oferecer os resultados esperados, a Nissan recomenda que a caminhonete seja descabinada para permitir o acesso mais fácil e maior comodidade e segurança para o profissional que for efetuar o reparo.
O consultor da concessionária onde levo a minha para revisão me disse que na verdade o problema principal é ergonômico, pois com essas frentes altas que estão em moda hoje (que o Ciro gosta tanto :mrgreen:), os mecânicos tem sofrido para fazer manutenção nestas picapes, e como a Frontier foi projetada para ser facilmente descabinada, o mecânico trabalha com o conjunto mecânico totalmente exposto, sem obstáculos e na altura de seu corpo. Isso reduz inclusive ações trabalhistas por problemas de lesões em coluna e outras partes do corpo no método tradicional de ficar pendurado no cofre do motor, ou debaixo da caminhonete no elevador.
Na concessionária que eu vou, eles dizem que só descabinam por opção em casos de ter que tirar o motor para algum reparo que exige a sua desmontagem. Dizem que soltam bem menos coisas, tem menos riscos, menos danos a partes da caminhonete e o serviço é muito mais rápido e bem mais limpo.
Eu já vi mesmo vídeos de descabinamento, e não se vê peças em volta da caminhonete. Quando é feita a retirada de um motor, são peças pra todo lado e desmontam quase a frente toda das caminhonetes. E parece que essa vai ser uma tendência agora, a F-150 já tem essa facilidade e a Tundra nova deve vir com essa opção também.

Bigsd
16/04/2025, 08:39
Me enrolei ontem. Esse mercado está muito complicado, e essas instabilidades triplica o trabalho de quem mexo com o financeiro.

Esse motor da Frontier não perturba. Tem gente que já rodou 500.000km só com manutenção básica. Muitas que eu soube passaram dos 300 mil km só com as revisões básicas, sem trocas de filtros especiais ou peças decorrentes do biodiesel, mas não custa muito conservar bem, pelo menos com aditivo de limpeza.

Bigsd
16/04/2025, 08:44
Aliás, a Nissan emitiu um comunicado técnico liberando as oficinas autorizadas da marca para troca de bomba de alta sem descabinar a Frontier. Ele recomenda o uso de uma ferramente de formato especial, uma chave de boca curta pelo que vi, e o procedimento para execução do serviço sem a necessidade de retirada da cabine ou do motor.

Na verdade nunca precisou. Oficinas particulares não descabinam ela, fazem toda a manutenção sem descabinar, como qualquer outra caminhonete. Mas dizem que realmente é melhor descabinar para maior conforto e segurança. O pessoal reclama que estas frentes altas que estão virando moda nas novas caminhonetes incomodam muito mesmo, e tem mecânico que desmonta toda a frente para facilitar o acesso. E qualquer coisa hoje o pessoal já pede indenização.

Bigsd
17/04/2025, 12:06
Todos os amigos Frontieristas já preparados para o super feriado prolongado? Aditivo no tanque e pneus calibrados? :-D
Eu estou indo agora. Vou mais cedo hoje para tentar pegar estradas mais tranquilas. Mas vou tentar fazer algumas aparições por aqui, apesar que não garanto nada. :mrgreen:
Um ótimo feriadão e boa viagem a todos.

sm4rco
22/04/2025, 11:00
Andei bem com a minha e peguei muita chuva. Impressionante a estabilidade dessa caminhonete.
Até em trecho com barro ela mantém a direção e passa com uma facilidade incrível.
Só notei que por várias vezes acendeu a luz do controle de tração, isso acontece com vocês?

Gheno
22/04/2025, 15:51
Andei bem com a minha e peguei muita chuva. Impressionante a estabilidade dessa caminhonete.
Até em trecho com barro ela mantém a direção e passa com uma facilidade incrível.
Só notei que por várias vezes acendeu a luz do controle de tração, isso acontece com vocês?

Em barro, escorregadio, sim...sistema foi feito para não deixar patinar uma roda e a outra não, até corta a aceleração. se a situação for de off road tem de lembrar de desligar. sã0 dois aí, tração e estabilidade, um deles consigo desligar para off road

ao ligar a reduzida já desliga automaticamente.

Bigsd
23/04/2025, 07:39
Também rodei muito com a minha bruta nesse feriadão prolongado, e peguei até uns trechos difíceis. Voltei ontem à tarde de viagem, e logo temos mais um feriadão prolongado.

O Gheno está certo, em terrenos escorregadios o correto é desligar o controle de tração para evitar que ele fique atuando na tentativa de corrigir todos os deslizamentos de rodas. Eu confesso que às vezes eu não lembro também, e ela passa de boa sem dificuldades, mas o correto é desligar.

Samuel Dias
23/04/2025, 16:46
Olha só, eu também voltei hoje ao trabalho, e já estou cansado :lol:

Eu também peguei algumas encrencas com a minha Frontier neste feriado, mas não desliguei o controle de estabilidade não, e foi tranquila. Será que não é só no 4x4 que desliga?
Não reparei se acendeu alguma luz no painel.

Mauro-sp
24/04/2025, 10:57
Com o fim do desconto da Frontier nas versões mais caras, ficou um pouco mais difícil trocar agora. Será que os descontos vão voltar? Será que vale a pena comprar a 2025 com a 2026 já quase chegando?
Afinal, já se tem uma ideia do que vai mudar nela?

Bigsd
24/04/2025, 17:00
Maurão, eu acho que vale a pena esperar a nova. Eu nem pensar agora, fiz duas trocas praticamente em seguida :mrgreen:

Bigsd
24/04/2025, 17:03
Olha só, eu também voltei hoje ao trabalho, e já estou cansado :lol:

Eu também peguei algumas encrencas com a minha Frontier neste feriado, mas não desliguei o controle de estabilidade não, e foi tranquila. Será que não é só no 4x4 que desliga?
Não reparei se acendeu alguma luz no painel.

:lol:
era pra eu emendar essa semana, mas preferi deixar para a semana de 1 de maio.

Pelo que entendi, tem que desligar sempre que pegar piso escorregadio. o Edu fez uns testes uma vez, e disse que em alguns casos poderia deixar ligado, talvez ele possa explicar isso melhor, apesar que parece que ele nos abandonou mesmo :(
Edu, pare de nos enrolar, estamos aguardando as suas novidades :mrgreen:

Gabriel RB
25/04/2025, 08:47
Dizem que quem é vivo sempre aparece, então continuo vivo :grin:

Vou tentar trazer algumas coisas lá do grupo de whatsapp para compartilhar aqui sempre que eu puder, acho que sempre tem coisas interessante que valem a pena ser divulgadas aqui no fórum também, aliás, fórum este que ganhou um salto de qualidade, hein? Eu já estava meio desanimado, mas parece que o clima aqui é outro. Depois eu ajusto a minha assinatura também.

Primeiro esta foto publicada no grupo de uma Frontier 2021 lá de Feira de Santana, carro só cuidado em concessionária e a mais rodada de lá, com quase 485 mil km. Eu conheço uma 2019 com 390.000km, manutenção básica de rotina, nenhuma surpresa de motor, câmbio, suspensão, direção, etc... até as turbinas são originais e nunca foram sequer abertas. Trocou mangueira de turbina duas vezes, substituição de peças resultante de uma colisão frontal (pouca coisa) e mais nada. O restante básico, pastilhas de freios, correia, etc...
A Frontier tem se mostrado mais valente do que muitas que carregavam essa fama.

582451

Gabriel RB
25/04/2025, 08:54
Muito interessante. O que vocês acham?

Nissan apresenta nova picape Frontier Pro hibrida plug-in junto com o elegante seda N7 na Auto Shanghai 2025 (https://brazil.nissannews.com/pt-BR/releases/nissan-apresenta-nova-picape-frontier-pro-hibrida-plug-in-junto-com-o-elegante-seda-n7-na-auto-shanghai-2025)

https://wieck-nissanao-production.s3.us-west-1.amazonaws.com/releaseInlineImages/9df0bbedc07c6ff93d8a3684465bc308be3a82e0

https://brazil.nissannews.com/releases/release-4e908de570e409501c7903ee9f038141/images/1a3ac3f428f8cb52ce372c0be6746d72118b1884

"Combinado, o sistema oferece mais de 300 kw de potência e até 800 metros de torque, dando um equilíbrio entre desempenho e eficiência.

Para o mercado interno da China, a picape híbrida plug-in Frontier Pro tem como objetivo fornecer até 135 km* de autonomia apenas para o modo veículo elétrico.

Todos os modelos dispõem de uma suspensão traseira de 5-link e a tração integral inteligente All-Wheel Drive, que controla automaticamente a distribuição do torque entre as rodas dianteiras e traseiras."

Mantém multilink.

https://otempo.scene7.com/is/image/sempreeditora/autotempo-nova%20nissan%20frontier-frontier%20eletrica-salao-de-xangai-2025-1745447438?qlt=90&ts=1745447530103&dpr=off

Parece ter uma identidade parecida com o do novo Kicks, uma mudança de visual que começa a perder o "V" característico da marca.

Nova Nissan Frontier hibrida e revelada na China e pode vir para o Brasil - Auto+ TV (https://www.automaistv.com.br/novidades/nova-nissan-frontier-hibrida-e-revelada-na-china-e-pode-vir-para-o-brasil/)

O que vocês acham disso?

Bigsd
25/04/2025, 15:37
Opa, novidades chegando aí.
Já há algum tempo existe esta parceria comercial na China, eu acho que a nova Frontier não virá dessa base. Mas é bom saber que pelo menos lá mantiveram o sistema multilink, vamos ver se no Brasil não vamos perder isso, já que aqui o pessoal gosta de viver na idade da pedra lascada :lol:. Ou se depois vão ter que pagar quase meio milhão por uma opção com esse recurso.
Vamos ficando na torcida por boas notícias.
Teto solar também foi mantido lá. Parece que o mercado deles é mais exigente.

Bigsd
25/04/2025, 15:46
Falando em offroad, achei esse vídeo, bem recente da Frontier.
Observem o comentário sobre pneus como coincide muito com o que o Edu costuma dizer aqui, e porque ele já troca os pneus originais na concessionária antes de pegar uma Frontier nova.
Esses "pneus de uso misto" na verdade não tem benefício nenhum no fora de estrada se comparado com um pneu de asfalto. Na lama patinam tanto como um pneu comum.
E o Edu diz que nem maior resistência às agressões do fora de estrada eles possuem, algo desejável num pneus que vai encarar buracos, pedras, galhos, etc.
Ele me disse que encarou algumas situações complicadas estes dias, e que os pneus BF fizeram diferença e ele não teve nenhuma dificuldade para superá-las. Ele comentou que a caminhonete pode ter a melhor suspensão do mundo, mas no final tudo acaba dependendo do contato do pneu com o piso, e não se pode ignorar os pneus. Se ele não cavar bem na terra e não conseguir limpar a lama dos sulcos, vira um pneu liso como qualquer outro.

https://youtu.be/HV1FLZWKWyA

Bigsd
25/04/2025, 16:13
Semana que vem estarei um pouco ausente fechando a contabilidade da empresa, e ainda semana curta, vai ser corrido. Se bem que até adiantei um pouco do trabalho esta semana. Mas continuamos juntos :concordo:

Gheno
29/04/2025, 17:12
essa ficou bonita

https://www.youtube.com/watch?v=LOE4hkAq_rE

"https://www.youtube.com/watch?v=LOE4hkAq_rE"

Samuel Dias
29/04/2025, 22:44
essa ficou bonita

É muito legal a história do desenvolvimento dessa máquina. Vale a pena conferir.

Samuel Dias
29/04/2025, 22:46
Ele me disse que encarou algumas situações complicadas estes dias, e que os pneus BF fizeram diferença e ele não teve nenhuma dificuldade para superá-las.

O problema é o preço do BF :(

Samuel Dias
29/04/2025, 22:47

Vou tentar trazer algumas coisas lá do grupo de whatsapp para compartilhar aqui sempre que eu puder, acho que sempre tem coisas interessante que valem a pena ser divulgadas aqui no fórum também, aliás, fórum este que ganhou um salto de qualidade, hein? Eu já estava meio desanimado, mas parece que o clima aqui é outro. Depois eu ajusto a minha assinatura também.

Primeiro esta foto publicada no grupo de uma Frontier 2021 lá de Feira de Santana, carro só cuidado em concessionária e a mais rodada de lá, com quase 485 mil km. Eu conheço uma 2019 com 390.000km, manutenção básica de rotina, nenhuma surpresa de motor, câmbio, suspensão, direção, etc... até as turbinas são originais e nunca foram sequer abertas. Trocou mangueira de turbina duas vezes, substituição de peças resultante de uma colisão frontal (pouca coisa) e mais nada. O restante básico, pastilhas de freios, correia, etc...

Legal compartilhar isso aqui, pois sempre aparecem coisas interessantes lá. Vou tentar trazer algumas pra cá também.

Samuel Dias
29/04/2025, 22:50
Maurão, eu acho que vale a pena esperar a nova. Eu nem pensar agora, fiz duas trocas praticamente em seguida :mrgreen:

Você foi muito doido :lol:
Entregou a XE praticamente zero. Mas fez um bom negócio e ainda ficou com o modelo que queria mesmo.

sm4rco
30/04/2025, 07:30
Você foi muito doido :lol:
Entregou a XE praticamente zero. Mas fez um bom negócio e ainda ficou com o modelo que queria mesmo.

E ainda ganhou dinheiro :mrgreen:
Você sabendo fazer, você pode se manter atualizado com a Frontier gastando muito pouco ou nada. A política de preços dela favorece trocas mais constantes.

AdalbertoST
30/04/2025, 09:22
O que ajuda muito é que o preço da Frontier é mais baixo e por isso na hora da troca fica mais fácil bancar a diferença em níveis percentuais. É impressionante ver tudo o que a Frontier oferece por um preço ainda menor do que as outras, e o mais importante é que tudo funciona muito bem. Tem modelos que estão chegando aí cheios de frescura mas com uma tecnologia muito ruim, e só dão defeitos.
Eu tenho muita confiança nessa caminhonete, sei que tudo vai funcionar quando eu precisar. Não dá para compreender como uma caminhonete assim não é líder de vendas do mercado, já que oferece muito mais que as concorrentes e por um preço ainda menor. Só quem tem uma sabe o quanto ela é boa e confiável.

AdalbertoST
30/04/2025, 09:25
essa ficou bonita

https://www.youtube.com/watch?v=LOE4hkAq_rE

O mais impressionante é que ela aumentou a altura e manteve a sua estabilidade elogiável.
É aqui que vemos o quanto uma suspensão multilink é mais eficiente e evoluída. Não é por menos que isso que a Ford optou pelo sistema multilink na Raptor. Deveria ser padrão em todas as versões.

AdalbertoST
30/04/2025, 09:40

582451

Tem muitas Frontier hoje muito bem rodadas. O segredo tem sido a boa manutenção preventiva, aí ela não incomoda nada.
Mas mesmo as que estão recebendo uma manutenção porca estão dando muito pouco trabalho.
O pesado básico mesmo, que é suspensão, motor, turbinas, câmbio, etc, está aguentando muito, mais que muitas concorrentes com fama de inquebrável.
Essa caminhonete ficou muito confiável e robusta, com 6 anos de garantia já é uma tranquilidade, e sabendo que mesmo depois disso ela não incomoda, isso vai dar pra ela uma boa vantagem no mercado de usadas.

AdalbertoST
30/04/2025, 09:41
Falando em offroad, achei esse vídeo, bem recente da Frontier.

https://youtu.be/HV1FLZWKWyA

Bem legal esse vídeo. Eu já tinha visto e cheguei a colocar num grupo que participo.

Samuel Dias
05/05/2025, 18:36
Tem muitas Frontier hoje muito bem rodadas. O segredo tem sido a boa manutenção preventiva, aí ela não incomoda nada.
Mas mesmo as que estão recebendo uma manutenção porca estão dando muito pouco trabalho.
O pesado básico mesmo, que é suspensão, motor, turbinas, câmbio, etc, está aguentando muito, mais que muitas concorrentes com fama de inquebrável.
Essa caminhonete ficou muito confiável e robusta, com 6 anos de garantia já é uma tranquilidade, e sabendo que mesmo depois disso ela não incomoda, isso vai dar pra ela uma boa vantagem no mercado de usadas.

Ouvi de um cara entendido de caminhonetes, não é curioso e nem youtuber :lol:, que a Frontier é hoje a caminhonete mais confiável do mercado, e que apresenta o melhor projeto. Ele disse que o que falta pra ela é o logo certo :lol:

Samuel Dias
05/05/2025, 18:38
Pelo jeito o nosso amigo Bigsd aprendeu com o Ciro que a semana só começa na terça-feira :mrgreen:

sm4rco
06/05/2025, 11:08
Pelo jeito o nosso amigo Bigsd aprendeu com o Ciro que a semana só começa na terça-feira :mrgreen:

Outro que anda bem sumido também, o Ciro. Depois que virou fazendeiro não tem mais tempo para os amigos do fórum :sad:
Desta vez eu vou dar uma cutucada na galera. Todo mundo esquecendo do fórum, se bem que com esse monte de feriados o pessoal só pensa em viajar.

sm4rco
06/05/2025, 11:10
Pessoal, como ficou a Frontier? Falaram que retomou a produção na Argentina e vai continuar lá até no começo do ano que vem, depois volta a vir do México. Alguém tem alguma novidade? Porque está faltando Frontier no mercado?

Bigsd
06/05/2025, 14:52

Eu mereço, é um agrado pelo brilhante trabalho que eu faço aqui, com muito esforço e uma exemplar competência :lol:
Só consegui isso nesses feriados, o patrão é bonzinho comigo :mrgreen:
O trabalho aqui apertou, acabei assumindo novas responsabilidades, mas estarei sempre presente com vocês, contribuindo com este tópico e com outros que restaram abandonados.
Depois vou comentar algumas postagens anteriores.

Ciro Alencar
06/05/2025, 18:14
kkkk....

Boa tarde, meus queridos amigos!!

É, meu amigo Bigsd, agora você sente o que eu sinto quando você ironiza as minhas merecidas folgas... kkkk....

É muito bom ver os meus amigos nesse clima tão agradável, com tanto bom humor, e com esse espírito de contribuição e paz. Finalmente o fórum ganhou outros ares, mais tranquilos e mais saudáveis, inclusive com discussões mais sadias e interessantes.
É importante preservar isso, nunca esquecendo que sempre haverá alguém para provocar um novo desequilíbrio. É esse amadurecimento e essa participação saudável que tanto precisávamos aqui.
Fico feliz de ver esse novo momento que estamos vivendo aqui.

Eu realmente fiquei mais ausente, fiquei viajando alguns dias e mal tive tempo para respirar. Voltei para o escritório hoje para colocar algumas coisas em dia, e devo ficar aqui esta semana, e também disponível para um bom papo com os meus bons amigos.

Meus queridos, eu dirigi a Frontier americana.... kkkk.... Não me chamem de traidor...kkkk....
Tive a oportunidade e andei bastante com ela. Olha... nada a ver com a nossa. Nem parece uma Frontier. O DNA Nissan está lá, mas é um projeto bem diferente. E para falar a verdade, gosto bem mais da nossa. Não gostei da versão americana.
Não sei se é porque ela usa ainda a base da antiga... feixe de molas... mas a verdade é que não senti o mesmo conforto da nossa.
Em resumo, é uma caminhonete tipicamente americana, feita para americanos, potente sim, mas só isso. Acreditem, a nossa é melhor, mais equilibrada, mais confortável e eu diria que até mais bonita dentro dos estilos feios que essas caminhonetes tem....kkk... Boa para americano, mas fizeram bem em ter um modelo mundial e outro para satisfazer o jeito de vida americano, bem mentiroso e que está chegando ao fim, diga-se.
Tenho outras coisas para comentar, mas vou me "incluindo" aos poucos porque, confesso, estou bem cansado hoje e não quero chegar tarde em casa.

Ciro Alencar
06/05/2025, 18:20
Outro que anda bem sumido também, o Ciro. Depois que virou fazendeiro não tem mais tempo para os amigos do fórum :sad:

Não diga isso, meu bom amigo. Estamos sempre juntos enquanto o nosso prazo de validade não vencer...kkk...
Longe de "fazendeiro", com todo o respeito, esse mundo não me atrai nem um pouco. É só um lugar de paz para curtir alguns hobbies e fugir da violência e da confusão que as cidades grandes estão vivendo, e de gente doente que só pensa em viver no inferno pessoal que criou.
Agora é curtir uma rede, olhando o gramado, ouvindo os pássaros cantando e vendo o pôr do sol no horizonte com uma taça de um bom vinho na mão. Credo... acho que fiquei velho... kkkk...
Estamos sempre juntos, não só para trocarmos ideias sobre caminhonetes (agora somos multimarcas...kkk...), mas também para cultivar essa amizade sempre com um bom papo.

sm4rco
07/05/2025, 07:50
Agora é curtir uma rede, olhando o gramado, ouvindo os pássaros cantando e vendo o pôr do sol no horizonte com uma taça de um bom vinho na mão. Credo... acho que fiquei velho... kkkk...

55 anos hoje é um garoto :lol:
Não esqueça da gente, você sabe que a sua participação aqui é uma alegria para todos, ou para quase todos :mrgreen:, porque seus comentários são sempre honestos e justos. Aqui você pode falar que a frente da Frontier é feia na sua opinião que ninguém vai te apedrejar por isso :lol:

sm4rco
07/05/2025, 07:52
Meus queridos, eu dirigi a Frontier americana.... kkkk.... Não me chamem de traidor...kkkk....

Longe disso, aqui é um espaço democrático :concordo:
Eu fico até contente de saber de alguém que é bastante crítico e exigente que a nossa Frontier é melhor do que a dos gringos :mrgreen:

Bigsd
07/05/2025, 08:36
Grande Cirão :palmas:
Bom te ver aqui.
Depois nos conta mais dessa aventura com a Frontier americana. Fiquei bem interessado nesse assunto.
Mecanicamente, como se compara à nossa?

Gabriel RB
07/05/2025, 11:20
Pessoal, saiu alguma novidade da nova Frontier? Um colega do trabalho veio me dizer que ele leu no Google que lançaram uma Frontier nova. Alguém está sabendo de algo?

Gabriel RB
07/05/2025, 11:31
E para falar a verdade, gosto bem mais da nossa. Não gostei da versão americana.

São mercados diferentes com usos diferentes. Aqui picape ainda tem um uso mais misto, tem que levar a família para passear com segurança e conforto, e também aguentar o pesado.
O americano não quer caminhonete durável e nem liga muito para confiabilidade, ele troca logo e não está nem aí. Vamos ver com essa nova ordem econômica se ainda continuará assim. Pra eles motor potente a gasolina, para nós motor diesel e econômico.
Eu imagino que a nossa seja melhor em vários pontos, acho um projeto bem mais tecnológico, principalmente pela boa suspensão multilink, que ainda corremos o risco de perder por conta do atraso do consumidor daqui que ainda se apega ao velho e arcaico feixe de molas. Já o americano gosta de tamanho e potência, apesar de que isso também já está mudando lá.
Na aparência, as duas são bonitas pra mim, cada uma com um estilo próprio.

Gabriel RB
07/05/2025, 11:36
Ouvi de um cara entendido de caminhonetes, não é curioso e nem youtuber :lol:, que a Frontier é hoje a caminhonete mais confiável do mercado, e que apresenta o melhor projeto. Ele disse que o que falta pra ela é o logo certo :lol:

Mas é muito confiável mesmo. Veja os tropeços que outras estão passando. Aquela coisa de indestrutível, inquebrável, raça forte, etc, isso acabou. Veja a Frontier, a Triton, a própria S10 e ainda a Amarok que tinha a chateação da bomba de alta mas sempre foi uma caminhonete bem confiável.
Tirando estas que estão dando problemas, no geral o mercado ficou bem equilibrado. É muito raro ver Frontier quebrada, eu não vi nenhuma até hoje. Na concessionária eu só vejo elas entrarem para revisões, e nunca entrou uma lá em cima de um reboque.
Esse conjunto mecânico dela ficou muito bom.

Bigsd
07/05/2025, 13:36
Já o americano gosta de tamanho e potência

Facilidade de trocar e combustível barato.

Bigsd
07/05/2025, 13:37
Pessoal, saiu alguma novidade da nova Frontier? Um colega do trabalho veio me dizer que ele leu no Google que lançaram uma Frontier nova. Alguém está sabendo de algo?

Não, não saiu nada. Provavelmente ele viu reportagens de lançamento daquele modelo chinês que divulgamos aqui.

Ciro Alencar
07/05/2025, 19:04
Nenhuma novidade da nova Frontier mundial. O que saiu foi uma versão de uma parceria antiga, inclusive, com uma fábrica chinesa para o mercado específico.

Ciro Alencar
07/05/2025, 19:05
Depois nos conta mais dessa aventura com a Frontier americana. Fiquei bem interessado nesse assunto.
Mecanicamente, como se compara à nossa?

Depois vou contar tudo. Vou ter que sair daqui as 19h, aliás há 5 minutos atrás... kkkk....

Samuel Dias
07/05/2025, 20:44
Não, não saiu nada. Provavelmente ele viu reportagens de lançamento daquele modelo chinês que divulgamos aqui.

com certeza foi isso mesmo.

Samuel Dias
07/05/2025, 20:47

Traidor :freaking:
Que legal, eu queria conhecer. Como foi andar numa Frontier sem multilink? Se bem que as estradas lá são muito boas e seguras.

Mauro-sp
08/05/2025, 10:31
Essa Frontier americana é estranha mesmo, montada sobre o chassis da antiga, com suspensão de feixe de molas, motor poderoso, difere muito da nossa. Isso eu acho legal na Nissan, ela desenvolve modelos específicos para cada mercado. Mesmo a nossa versão tem lugares lá fora que sempre tiveram opções com feixe de molas para atender a leis obsoletas de isenção fiscal.
A nossa aqui também tem características que outros mercados lá fora não tem.
Ele pode até vir do México, mas acho que virá adequada ao nosso mercado. Opinião minha, não sei de nada também.

Mauro-sp
08/05/2025, 10:56
Ouvi dizer que teve atualização para correção de alguns bugs do espelhamento para uso do android auto, é isso mesmo? O procedimento de atualização é o mesmo, conectar a central no wi-fi e baixar a atualização?

Ciro Alencar
08/05/2025, 11:27
Bom dia, meus queridos amigos!!

Eu ia para o sítio amanhã, mas ontem à noite decidimos ir hoje. Vou sair em breve já que almoçamos no caminho.

Desculpem, mas as novidades que eu tinha vão ficar para a semana quem vem, já que devo voltar na Segunda-feira para concluir algumas coisas aqui.

Mauro, meu amigo, não sei se você viu lá no grupo, mas a atualização é do aplicativo que vai no celular, o Android Auto, feita pelo Google, ou seja, não é uma atualização da central do carro.
O nosso querido amigo Edu sempre sugere aguardar um tempo antes de atualizar o aplicativo, até confirmar que a atualização está ok, que não veio com bugs. Eles atualizam para corrigir os bugs mas muitas vezes somam outros... kkkk....

Até melhor esclarecer isso antes que apareça alguém dizendo que a central da Frontier tinha problemas e precisa de correção u recall... kkkk.... O mundo está cada vez mais doido... kkk.... Parece que tem gente que já acorda revoltada da vida.
A vida é algo tão maravilhoso, mas muita gente não sabe aproveitar isso, e a desperdiça com coisas fúteis. Eu vi as piadas no grupo do "menino maluquinho", do YouTube, o da "Frontier bombasss".... kkkkkk... que sabemos até quem é, e eu honestamente não acho que é coisa para rir ou ridicularizar, é algo triste. Imaginar alguém desperdiçando o seu tempo de vida tentando plantar o ódio ou fazendo pirraças, é algo para ter pena, e não para rir.
Esse é o tipo de sentimento que mais causa prejuízo para quem o cultiva, do que provoca qualquer dano de fato como seria o objetivo do sujeito. Mas, cada um sabe como gasta o seu tempo de vida, mas o arrependimento pode chegar algum dia. São pessoas muito pobres espiritualmente. Vivem de intriguinhas.

Um forte abraço a todos os amigos.

Ciro Alencar
08/05/2025, 11:42
Não vou participar hoje de outros tópicos. Vou dar espaço para que possam extravasar seus sentimentos mal resolvidos, depois continuamos com o bom nível dos debates. Só hoje, tá? Prometo. kkkk.....
Tenham tranquilidade, apenas ignorem, é mais do que merecem, não entrem na loucura de ninguém.
Já vimos quem é que perde com isso.
Vamos manter o nível de maturidade, cordialidade, respeito e clima ameno do fórum. Quem quiser agir de forma desvairada, que fique isolado no seu próprio mundo triste e solitário. Apenas ignorem.
Forte abraço a todos os amigos.

Nicolas_cwb
08/05/2025, 12:52
Opa pessoal, tudo bem? Fiquei bastante tempo sem acessar o forum, as últimas semanas foram uma loucura.

Não tenho nem muito o que falar da minha Attack, continua me provando que fiz uma excelente escolha. Já passei dos 25 mil km, hoje viajarei para São Paulo com ela e em julho farei algumas aventuras passando pelo sul do Brasil, Uruguay e Argentina (chances de precisar testar a revisão Mercosul nos 30 mil km).

Só alegria até o momento!!!!!!!!

Samuel Dias
08/05/2025, 13:29

Essa picape é só alegria, nada de problemas, só conforto, segurança, tecnologia... e tem gente preocupada com o quanto vende :lol:

Some não, cara, você contribui muito para este espaço. Se puder colabora com os outros tópicos também que acabaram na solidão, e ainda convivem com desinformação. Vamos contribuir.

sm4rco
09/05/2025, 09:05
Eu estava vendo no grupo de whatsapp, e percebi que tem unidades bem rodadas, e o que é importante, sem ocorrências. É impressionante a confiabilidade e o acerto dessa caminhonete, que pelo visto é a que menos apresenta problemas hoje, aliás, nem com biodiesel e nem com defeitos recorrentes. Aqui a quantidade de problemas importantes é zero, e os comentários no grupo me impressionaram, eu não sabia que o pessoal rodava tanto assim :mrgreen:

"Excelente carro, me faz lembrar os bons tempos dos carros fortes, que duravam uma vida inteira. Com a 2014 mecânica, que eu tive cheguei a rodar 65.000, na época em que eu trabalhava. Mas também era ótima."

"A minha 2019, 6 anos tb com 140k e zero preocupação"

"A minha tem 5 anos também, está com 249mil km"

"O meu tá com 156.000 e até agora não deu problema"

"a minha está chegando nos 200.000km, só revisões básicas"

"minha Attack está com 180.000km, e nenhum problema até agora"

Isso é interessante porque é um grupo fechado. Quando são fóruns, youtube, etc... você tem muita contaminação de comentários, apesar que aqui também não há relatos de problemas. Algumas poucas críticas mais sérias que surgiram aqui, conseguimos detectar que tratavam-se de proprietários de outros modelos na verdade, fãs de seus modelos (algumas vezes até arrependidos) que aí falam maravilhas, se calam diante de problemas graves e conhecidos, enchem de videozinhos de propaganda e frases de efeito comercial, o que também expõe as suas verdadeiras intenções, comerciantes enrustidos ou fanboys.

A Nissan fez um ótimo trabalho com a Frontier, e independente de ser ou não a mais vendida, ela é a picape com o maior número de elogios na internet, eu diria que até 99%, enquanto outros modelos estão se mostrando ser uma verdadeira dor de cabeça atualmente.
Eu estou muito satisfeito com a Frontier, e não vejo atualmente outro modelo que acompanhe as suas qualidades, pelo contrário, algumas opções hoje são bem temerosas.

Bigsd
09/05/2025, 12:48
Conjunto mecânico desenvolvido a três mãos, Nissan, Renault e Mercedes. Veja a Master, tem algumas que já chegaram a 1 milhão de km e com tudo original. Tem uma que faz entregas aqui para nós que está com mais de 600.000km, e com esse diesel safado, e tudo original, nada de problemas de filtros, bombas, turbinas, etc. Nunca mexeu nas turbinas, até o motorista se diz impressionado, porque ele mesmo diz que turbinas hoje não estão durando nada.

Bigsd
09/05/2025, 12:50
Uma pena que a Mercedes não conseguiu emplacar a sua caminhonete média, certamente a Frontier ia estar num outro nível de prestígio.

Bigsd
09/05/2025, 13:09
O consultor técnico da Nissan de Jundiaí estava me contando que o Edu é muito respeitado lá, que já comprou uma "pilha" de Frontier :lol:. Quando ele chega, a concessionária toda se movimenta para agradá-lo. Me disseram que ele é muito inteligente, mas também extremamente exigente.
Disseram que uma vez que ele foi lá com uma das primeiras Frontier que ele teve, ele reclamou de um ruído dela em pisos irregulares, e o mecânico disse que ia fazer um reaperto na suspensão. Disseram que a coisa ficou feia.
Ele olhou firme para o mecânico e perguntou se ele não tinha capacidade para achar a fonte do ruído, se precisava ficar reapertando todos os parafusos para tentar acertar a causa na sorte. Ele disse que tinha saído da S10 por conta também de atitudes porcas como essa da concessionária.
Ele falou que trabalhou em fábricas de carros, e que todos os parafusos tinham torques calibrados, e que não era para eles ficarem apertando tudo na boa vontade deles :lol:. Deu uma confusão tão grande que até o gerente da concessionária foi conversar com ele.
Depois que conheceram ele melhor, eles têm o maior cuidado do mundo agora, porque ele pega no pé mesmo :lol:. Falou que quando ele fica bravo é melhor não provocar mais :lol:. Falaram que os carros dele são todos cheios de alvos furados de tiros :lol:
E olha só... o problema do tal ruído era uma folga na dobradiça do capô do motor, era uma 2016 se não me engano, e teve inclusive boletim técnico do problema depois.
Mas disseram que aprendem muito com ele, que ele é paciente e dá muitas dicas quando é pra ajudar.
Eu ri muito. Eles têm o maior respeito pelo Edu lá.

Bigsd
09/05/2025, 13:21
Pessoal, preciso dizer isso... este fórum está muito bacana, nunca vi ele tão equilibrado e com um clima tão bom. Tem ainda alguns resquícios de alguns vícios do passado, mas no geral ele melhorou muito, muito mesmo. Esta muito legal e dá gosto de participar :concordo:
Há algum tempo você entrava aqui já pensando em qual seria a palhaçada do dia, ou do momento, porque algumas vezes eram muitas num dia só. Hoje com raríssimas ocorrências, as discussões estão mais interessantes, mais inteligentes, mais educadas, respeitosas, tratando de cada modelo no seu próprio tópico (antes todos falavam só de Frontier e olha quem nem participávamos deles :lol:).
O Moderador não tinha folga aqui :lol:. É outro mundo agora.
Estou muito feliz de ver essa comunidade tão bem como está agora. Dá gosto de participar.

Bigsd
09/05/2025, 13:25
Quando esse fórum foi criado? Sei que tem mais de 20 anos.

Bigsd
12/05/2025, 18:02
Dando uma passada para cumprimentar os amigos. Segunda é dia de reunião gerencial na empresa, e era de duas horas, virou 4 horas, e agora é o dia todo :putz:
E também não vejo quase ninguém participando aqui, nem o pessoal que prometeu manter mais frequência no fórum :freaking:
Não é porque eu não participo que ninguém aparece. E quando postarem algo, dá um toque no grupo como eu faço, assim traz mais gente para a conversa, não custa nada.

Bigsd
12/05/2025, 18:07
Não sei se vocês viram a nova reportagem do Flávio verna, mas olha aí:
https://www.4x4brasil.com.br/forum/4x4brasil-off-road/2665-bfgoodrich-lanca-o-all-terrain-t-ko3-no-brasil.html

Muita gente entra direto na página do fórum, mas olha aí um pneu bacana para as nossas brutas. O Edu gosta muito dessa marca e usa bastante. Vai muito bem na Frontier.

https://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/4x4brasil-off-road/attachments/582496d1746806415-bfgoodrich-all-terrain-ta-ko3-solo-foto-3.jpg.html

Samuel Dias
12/05/2025, 20:02
Pneu bem invocado esse :concordo:
O Edu já fala bem do KO2, e fica bom mesmo na Frontier.

Samuel Dias
12/05/2025, 20:03
Quando esse fórum foi criado? Sei que tem mais de 20 anos.

Boa pergunta :pensativo:

Samuel Dias
12/05/2025, 20:07
Pessoal, preciso dizer isso... este fórum está muito bacana, nunca vi ele tão equilibrado e com um clima tão bom. Tem ainda alguns resquícios de alguns vícios do passado, mas no geral ele melhorou muito, muito mesmo. Esta muito legal e dá gosto de participar :concordo:
Há algum tempo você entrava aqui já pensando em qual seria a palhaçada do dia, ou do momento, porque algumas vezes eram muitas num dia só. Hoje com raríssimas ocorrências, as discussões estão mais interessantes, mais inteligentes, mais educadas, respeitosas, tratando de cada modelo no seu próprio tópico (antes todos falavam só de Frontier e olha quem nem participávamos deles :lol:).
O Moderador não tinha folga aqui :lol:. É outro mundo agora.
Estou muito feliz de ver essa comunidade tão bem como está agora. Dá gosto de participar.

Mudou muito mesmo. Ainda ainda tem alguma coisinha pontual, mas também está até engraçado :lol:
Pelo menos os tópicos agora tratam daquilo que foi proposto, e todos aqui merecem os parabéns por isso. Vamos manter essa paz porque rir é o melhor remédio, não é isso?
E vamos deixar as doidices solitárias de lado :screwy:

E uma coisa eu aprendi, se a vida te dá um limão, faça uma limonada com ele :mrgreen:. Tenho praticado isso :lol:

Samuel Dias
12/05/2025, 20:11
O consultor técnico da Nissan de Jundiaí estava me contando que o Edu é muito respeitado lá, que já comprou uma "pilha" de Frontier :lol:. Quando ele chega, a concessionária toda se movimenta para agradá-lo. Me disseram que ele é muito inteligente, mas também extremamente exigente......

Mas disseram que aprendem muito com ele, que ele é paciente e dá muitas dicas quando é pra ajudar.
Eu ri muito. Eles têm o maior respeito pelo Edu lá.

O Edumar é uma figura, gente boa demais :concordo:
Se ele pudesse participar desse fórum todos os dias e também se dedicar mais ao site dele, todos nós ganharíamos muito com isso.
O que me chama muito a atenção são as previsões dele sempre precisas, e sempre contrariando sites tradicionais e até então respeitados.

Samuel Dias
12/05/2025, 20:13
Conjunto mecânico desenvolvido a três mãos, Nissan, Renault e Mercedes.

Bem lembrado :concordo:
Por isso é robusta e confiável, e o mais importante, nada de partes baratas chinesas, isso eu acho que fez ela ganhar mais confiabilidade ainda.

sm4rco
13/05/2025, 09:33
Essa nossa não tem peças chinesas e é mais bem construída, mas a que foi lançada na Ásia é praticamente uma parceria com um fabricante chinês, dentro da reestruturação da Nissan, mas acho que essa não vem para o Brasil.

Bigsd
13/05/2025, 10:13
E vamos torcer para que a Nissan mantenha uma Frontier diferenciada aqui também, porque se vier igual a concorrência, vai perder o seu público mais exigente. Mas, eu acho que não vai mudar muito também, o seu projeto ainda está bem atual, e a concorrência também não trouxe nada de novo.
As "super tecnologias" que alguns modelos trouxeram já estavam todos na Frontier, e alguns como monitoramento de pressão de pneus ou suspensão multilink ficam só em versões caras ou muito caras. As tecnologias de assistência de condução, já existiam na Frontier, que ainda apresenta opções mais abrangentes e completas, e a concorrência não consegue fazer isso funcionar direito.
Multimídia que é um apelo que algumas usam para compensar algumas limitações, também apresentam muitos problemas e até carregam grifes que nem possuem, como multimidia JBL que não é JBL.
Alguns itens que algumas concorrentes tentam usar como diferencial, são apenas filosofias de projeto e segurança. Conforto e confiabilidade a Frontier tem tido um destaque forte em relação à concorrência, então só não pode perder isso, pelo menos manter.
A Frontier ainda tem a vantagem de oferecer muito mais por um preço bem menor.

Bigsd
13/05/2025, 11:00
E uma coisa eu aprendi, se a vida te dá um limão, faça uma limonada com ele :mrgreen:. Tenho praticado isso :lol:

Depois sou eu quem não presta.

Ciro Alencar
13/05/2025, 12:57
Boa tarde, meus queridos amigos!!!

Prometi e aqui estou.
Eu até procuro ficar mais tempo neste fórum do que nos outros que eu participo, mas é que o tempo disponível para esses momentos tão agradáveis está um pouco escasso hoje em função de alguns compromissos que arrumei.
Logo vou almoçar e não retorno mais hoje para o escritório, pois tenho uma agenda externa, mas, não faltará tempo para conversarmos.

Esse pneu da BF deve ficar bonito na Frontier. O Edu gosta bastante dele para trechos mais difíceis, principalmente onde pode ter lama. Ele aprecia a capacidade de tração destes pneus BF nestas condições, e eu confirmo isso. Só precisa ter algum cuidado com a pressão de uso e o alinhamento, e esses pneus duram muito.

Samuel Dias
13/05/2025, 15:32
Mais uma vez o Ciro escorregou e não contou nada :mrgreen:
Mas a família agradece pela sua boa vontade em participar :concordo:

Regularizou a entrega de Frontier? Me disseram que ainda faltam versões e estão sem descontos.

Bigsd
15/05/2025, 10:29
Ontem fiquei externo e não consegui entrar mas o pessoal está bem devagar. Vamos agitar gente.

Samuel, continua faltando Frontier para entrega. Em Jundiaí pelo menos está zerado o estoque. Disseram que deve chegar agora no final do mês. Em breve virão mesmo do México, para a alegria do Cirão que gosta mais da indústria mexicana :D

Ciro Alencar
15/05/2025, 17:22

Todo mundo na correria, e todos estes feriados também desregularam a vida das pessoas. Dá uma bronca no grupo que no dia seguinte aparecem uns 10 aqui... kkkk.....
Eu também estava tirando alguns atrasos do trabalho, mas acredito que agora estou com tudo em dia.
Hoje à noite vou viajar, e devo voltar segunda ou terça-feira novamente.
Mas o fórum está andando muito bem, e nunca vi ele tão tranquilo assim. Os poucos tropeços são tão insignificantes que no geral a coisa acaba fluindo na direção que tem que fluir. Todos estão de parabéns!!

Ciro Alencar
15/05/2025, 17:31
Mais uma vez o Ciro escorregou e não contou nada :mrgreen:
Mas a família agradece pela sua boa vontade em participar :concordo:

Regularizou a entrega de Frontier? Me disseram que ainda faltam versões e estão sem descontos.

Meu bom amigo, a minha vida nas últimas semana estava muito complicada. Não ruim, porque peguei umas férias bem bacanas, mas mesmo férias provocam muita agitação na minha vida. Agora estou bem mais tranquilo e a partir da semana que vem vamos fofocar bastante... kkkk.....

Já está pensando em pegar uma Frontier nova??? Calma não vai parar de fabricar Frontier... kkk.....
Sem pressa, espere os descontos.
Se puder esperar um pouco mais, aguarde ela voltar a vir do México. OK que sempre digo isso, mas olha... eles são um pouco mais caprichosos que os nossos amigos vizinhos, sem qualquer preconceito.
Eu já disse várias vezes aqui que gosto muito da Frontier Argentina, mas a Mexicana, apesar de não estar tão "tropicalizada" como a nossa latina, ela tinha um "algo mais" em termos de capricho.

Vou aguardar a nova que vem aí para a próxima troca. Já estou com três.... kkk....
Duvido que a Nissan fará algo que seja inferior à atual, mas dependendo do que vier, eu já disse, troco as minhas e até pego uma ou duas e deixo guardadas até acabar. O nosso querido Edu disse que fará a mesma coisa... kkkk....

Bigsd
16/05/2025, 14:26
Duvido que a Nissan fará algo que seja inferior à atual, mas dependendo do que vier, eu já disse, troco as minhas e até pego uma ou duas e deixo guardadas até acabar. O nosso querido Edu disse que fará a mesma coisa... kkkk....

Eu também se eu tiver dinheiro sobrando... coisa que nunca tenho :lol:
Mas vou usar a minha até acabar.

Davidnissan
19/05/2025, 11:32
O mais impressionante é que ela aumentou a altura e manteve a sua estabilidade elogiável.
É aqui que vemos o quanto uma suspensão multilink é mais eficiente e evoluída. Não é por menos que isso que a Ford optou pelo sistema multilink na Raptor. Deveria ser padrão em todas as versões.

Só lembrando que a suspensão da Frontier não é Multilink, já que ela tem eixo rígido. Na prática isso quer dizer que o que uma roda sofre de impacto ou acompanhamento do solo interfere na roda do outro lado. O que não é necessariamente ruim, e com certeza muito melhor que feixe de molas.

Segue uma ilustração da diferença:

582520

Acredito que feixe de molas vai cair em desuso futuramente. Não teria lógica a Frontier regredir nesse aspecto. A Ford e a Volkswagen me parece que serão as próximas a abandonar o feixe.

Bigsd
19/05/2025, 14:03
David, na verdade é um multilink de eixo rígido. O que ela não é na verdade é independente.
No passado muita gente dizia que ela não era multilink por não ser independente, mas depois se provou que são dois conceitos (patentes) diferentes, então toda suspensão independente é multilink, mas nem toda suspensão multilink é independente.
O Edu abordou esse tema nesse artigo abaixo, que inclusive acabou mudando o entendimento de algumas publicações especializadas, entre elas a Quatro-Rodas, a Noticias Automotivas e o AutoPapoFurado :mrgreen:
A suspensao traseira da Frontier e multilink? – Clube da Nissan Frontier (https://clubedanissanfrontier.com.br/wp/a-suspensao-traseira-da-frontier-e-multilink/)
Entendimento pacificado: a suspensao na nova Nissan Frontier e multilink! – Clube da Nissan Frontier (https://clubedanissanfrontier.com.br/wp/entendimento-pacificado-a-suspensao-na-nova-nissan-frontier-e-multilink/)

Na época o AutoPapoFurado escreveu isso:
Nissan Frontier e sua suspensao 'fake': Pinoquio de Ouro 2017 (https://autopapo.com.br/noticia/pinoquio-de-ouro-nissan-frontier/)

Depois que o Edu deu uma bronca neles e provou que era multilink, e muita gente corrigiu a reportagem deles, eles passaram a escrever que "Neste caso a suspensão traseira é sistema multilink sem ser independente."

A Quatro-Rodas escreveu um artigo se retratando.

Na verdade multilink significa apenas apoio por vários braços, tem um exemplo aqui: Titulo invalido – Wikipedia, a enciclopedia livre (https://pt.wikipedia.org/wiki/Suspensão_multibraço)

Bigsd
19/05/2025, 14:08
Acredito que feixe de molas vai cair em desuso futuramente. Não teria lógica a Frontier regredir nesse aspecto. A Ford e a Volkswagen me parece que serão as próximas a abandonar o feixe.

As picapes RAM usam multilink, a peso-pesada da Toyota, a Tundra, também usa multilink, e a própria Ford também usa multilink, mas só na Raptor. O problema é que são caminhonetes pra lá de 500 mil. Só a Frontier tem disponível a partir da versão mais básica, hoje por 200mil. É uma suspensão mais cara, e as montadoras só colocam nas versões mais top.

Davidnissan
19/05/2025, 14:24
Opa pessoal, tudo bem? Fiquei bastante tempo sem acessar o forum, as últimas semanas foram uma loucura.

Não tenho nem muito o que falar da minha Attack, continua me provando que fiz uma excelente escolha. Já passei dos 25 mil km, hoje viajarei para São Paulo com ela e em julho farei algumas aventuras passando pelo sul do Brasil, Uruguay e Argentina (chances de precisar testar a revisão Mercosul nos 30 mil km).

Que sonho Nicolas, parabnéns!

A minha attack chegou aos 35kkm e ganhou novos pneus Michelin para comemorar. Os pneus são excelentes como esperado, mas senti uma vibração forte chegando aos 120km/h e agendei para o próximo sábado um alinhamento e balanceamento na concessionária.

Quanto à carretinha, eu lembro que você perguntou e eu não respondi. Mas eu desisti dela. Muito ''trambolho'' para pouco benefício. Hoje eu prefiro usar minhas barracas de piso, e se for (muito) necessário eu compro uma barraca de teto rígido.

O que eu coloquei de acessório foi a caixa da Box armazenagens. Mudou o uso da caçamba por completo para mim. Minhas filhas adoram usar de mesa ou banco, consigo viajar e pegar estrada de chão com a capota levantada e com as coisas bem guardadas e sem pó. Se eu pudesse hoje usaria o canopy da NEXTRAK Canopy - Capota de Aluminio para Caminhonete (https://www.nextrak.com.br/) com um kit de vedação da tampa - essa para mim seria a solução definitiva - podendo ser o suporte para a barraca de teto se precisasse.

Davidnissan
19/05/2025, 14:38
David, na verdade é um multilink de eixo rígido. O que ela não é na verdade é independente.
No passado muita gente dizia que ela não era multilink por não ser independente, mas depois se provou que são dois conceitos (patentes) diferentes, então toda suspensão independente é multilink, mas nem toda suspensão multilink é independente.
O Edu abordou esse tema nesse artigo abaixo, que inclusive acabou mudando o entendimento de algumas publicações especializadas, entre elas a Quatro-Rodas, a Noticias Automotivas e o AutoPapoFurado :mrgreen:
A suspensao traseira da Frontier e multilink? – Clube da Nissan Frontier (https://clubedanissanfrontier.com.br/wp/a-suspensao-traseira-da-frontier-e-multilink/)
Entendimento pacificado: a suspensao na nova Nissan Frontier e multilink! – Clube da Nissan Frontier (https://clubedanissanfrontier.com.br/wp/entendimento-pacificado-a-suspensao-na-nova-nissan-frontier-e-multilink/)

Na época o AutoPapoFurado escreveu isso:
Nissan Frontier e sua suspensao 'fake': Pinoquio de Ouro 2017 (https://autopapo.com.br/noticia/pinoquio-de-ouro-nissan-frontier/)

Depois que o Edu deu uma bronca neles e provou que era multilink, e muita gente corrigiu a reportagem deles, eles passaram a escrever que "Neste caso a suspensão traseira é sistema multilink sem ser independente."

A Quatro-Rodas escreveu um artigo se retratando.

Na verdade multilink significa apenas apoio por vários braços, tem um exemplo aqui: Titulo invalido – Wikipedia, a enciclopedia livre (https://pt.wikipedia.org/wiki/Suspensão_multibraço)

Você tá certo Bisgd!
O que acontecia é que até então, nem toda suspensão independente era multilink, mas toda suspensão multilink era independente. Então quando se falava de multilink entendia-se que não tinha conexão entre as suspensões. É uma questão de denominação apenas. Eu pessoalmente sempre me referi à suspensão da Frontier como multilink com eixo rígido, mas não sendo uma 'multilink de verdade' (mas tratando isso como um elogio e não uma crítica). Essa imagem eu pedi para o chat GPT montar considerando essa diferença. Mesmo porque em sites e publicações na internet ainda é tratada como independente qualquer suspensão multilink.

De qualquer forma a suspensão da Frontier tem sim vários braços de conexão como uma suspensão Multilink mas tem também o eixo rígido, acredito que o mais correto é multilink de eixo rígido como você muito bem colocou.

Samuel Dias
20/05/2025, 09:32
mas senti uma vibração forte chegando aos 120km/h e agendei para o próximo sábado um alinhamento e balanceamento na concessionária.

Eu tive problemas com a minha também, nessa velocidade. Pelo que o consultor me disse, por conta de alguns equipamentos não fazerem o balanceamento nessa velocidade, isso pode acontecer. Caso da concessionário que fiz. Eu fiz em outra loja indicada por eles e eles pagaram o serviço.

Samuel Dias
20/05/2025, 09:43
De qualquer forma a suspensão da Frontier tem sim vários braços de conexão como uma suspensão Multilink mas tem também o eixo rígido, acredito que o mais correto é multilink de eixo rígido como você muito bem colocou.

É uma suspensão multilink modelo Five-Link, pois são 5 braços de fixação. Outros fabricantes que passaram a adotar esse sistema depois da Frontier, como a Toyota, a Ford e até o jeep Gladiator adotam o nome de multilink.

Pessoal, é impressionante como alguém que caiu em vergonha publicando mentiras sobre a Frontier no youtube, foi excluído da comunidade, ainda crie um perfil falso em outros sites com o nome agora de Elson Carlos. Prestem atenção a esse sujeito. Trabalho com informática há trocentos anos, cansei de caçar perfis falsos e hackers amadores, e é impressionante como esses caras não conseguem esconder os rastros, e deixam o nome real associado ao fake, como neste caso. Já não bastava ter deixado uma porta aberta no youtube, comete o mesmo erro agora. O menino maluquinho não se cansa :lol:
É uma coisa doentia, insana ao extremo. Mas, mesmo sem o apoio de voces agora poderá ter o troco.
Como alguém disse aqui uma vez, até pra fazer a coisa errada voce tem que fazer certo :lol:
Agora é comigo, e não reclamem porque é fora do forum.

O forum hoje ganhou outro clima, muito melhor, e é aqui que a gente vê a diferença que meia dúzia fazia. Dá gosto participar hoje, tenho divulgado ele para todo mundo que eu posso.

Samuel Dias
20/05/2025, 09:46
Meu bom amigo, a minha vida nas últimas semana estava muito complicada. Não ruim, porque peguei umas férias bem bacanas, mas mesmo férias provocam muita agitação na minha vida. Agora estou bem mais tranquilo e a partir da semana que vem vamos fofocar bastante... kkkk.....

Já está pensando em pegar uma Frontier nova??? Calma não vai parar de fabricar Frontier... kkk.....
Sem pressa, espere os descontos.
Se puder esperar um pouco mais, aguarde ela voltar a vir do México. OK que sempre digo isso, mas olha... eles são um pouco mais caprichosos que os nossos amigos vizinhos, sem qualquer preconceito.

Eu estava só brincando :mrgreen:
Mas é um prazer ter você com a gente.

Eu estou na mesma de esperar pra ver o que vai acontecer, se a Frontier não vier mais para o Brasil ou vier sem os recursos que tem hoje, aí eu pego uma nova pra ficar muito tempo com ela.

Bigsd
20/05/2025, 14:05
O que acontecia é que até então, nem toda suspensão independente era multilink, mas toda suspensão multilink era independente.

De qualquer forma a suspensão da Frontier tem sim vários braços de conexão como uma suspensão Multilink mas tem também o eixo rígido, acredito que o mais correto é multilink de eixo rígido.

Eu nem me importo tanto com o nome :lol: só sei que é uma suspensão muito diferenciada, uma grande evolução em relação ao feixe de molas, tanto que outras montadoras só estão adotando o sistema da Frontier em modelos muito mais caros, e a Nissan oferece isso em toda a linha Frontier no Brasil. Lá fora em alguns países, ela adota o velho feixe de molas.
A calibragem que fizeram nessa multilink no Brasil ficou bem legal, oferece uma estabilidade e um conforto que são exclusivos dela.
É a primeira coisa que o pessoal percebe quando dirige uma Frontier pela primeira vez.

Bigsd
20/05/2025, 14:14
Pessoal, é impressionante como alguém que caiu em vergonha publicando mentiras sobre a Frontier no youtube, foi excluído da comunidade, ainda crie um perfil falso em outros sites com o nome agora de Elson Carlos. Prestem atenção a esse sujeito. Trabalho com informática há trocentos anos, cansei de caçar perfis falsos e hackers amadores, e é impressionante como esses caras não conseguem esconder os rastros, e deixam o nome real associado ao fake, como neste caso. Já não bastava ter deixado uma porta aberta no youtube, comete o mesmo erro agora. O menino maluquinho não se cansa :lol:
É uma coisa doentia, insana ao extremo. Mas, mesmo sem o apoio de voces agora poderá ter o troco.
Como alguém disse aqui uma vez, até pra fazer a coisa errada voce tem que fazer certo :lol:
Agora é comigo, e não reclamem porque é fora do forum.

Eu vi lá no grupo. Honestamente? Desnecessário isso. Eu acho que você também perde o seu tempo que poderia ser usado para coisas mais bacanas, e levar algo para o lado pessoal não é legal, não tem necessidade.
Olha só, o cara ficou anos xingando a Frontier no Youtube, gastou um tempo gigante da vida dele e alimentou um ódio que deve ter consumido boa parte da sua saúde, e nesse meio tempo só viu as vendas da Frontier crescerem e a Nissan conquistar mais posições no ranking geral de montadoras. Depois restou desmoralizado porque todo mundo percebeu qual era a dele.
Depois tentou desmerecer novamente a Frontier e a Nissan por conta daquela reportagem no final do ano passado, mais tempo e ódio cultivado, e viu a Frontier e a Nissan disparar em vendas em seguida.
O que ganhou com isso? Eu só vi ele perder. Tenho certeza que a montadora do carro dele não lhe deu um centavo por isso, e no final ele não mudou nada a história da Nissan ou da Frontier.
Esquece, deixa pra lá. É um infeliz, não vale a pena isso.
E outra, viu a participação nestes sites que você mostrou? É quase nada. Ninguém liga, até lá já esculacharam ele.
Vamos curtir o nosso tempo com coisas boas e deixar que os outros sofram com as suas raivas. Isso não vale a pena. Já passou.

Ciro Alencar
20/05/2025, 15:22

Eu fico chateado com isso. Que o rapaz é um chato, nós já sabemos, mas já acabou. Isso é passado.
Mas, quem sou eu para julgar ou censurar alguém? Não é mesmo?
Deixe ele gastar o teclado, não vai fazer mais mal do que pra si próprio.

Mas, vamos ao que interessa...

Depois vou postar aqui uma foto muito legal, pelo menos pra mim.... kkkk.....

Essa suspensão da Frontier é muito boa, até quem usa o modelo mais pé-de-boi, que nem é tão "pelado" assim, elogia a boa estabilidade e o conforto dela. É aqui que eu acho que a Nissan acerta, em oferecer o que interesse desde a versão mais básica, sem frescuras para enganar o comprador.

Nicolas_cwb
20/05/2025, 22:57
É o SCB né?? Que doente, eu também linkei comentários dele a pessoa, sem procurar muito. Como pode isso, não consigo pensar em uma explicação, imaginem o tempo que ele gasta nisso, eu só em acompanhar a Nissan/Frontier, aleatoriamente, já vi centenas de comentários dos seu fakes e consegui achar a pessoa por trás. Penso em tudo mais que ele colocou por aí e não vi. Adiciona a isso a incompetência em se manter anônimo.

Nicolas_cwb
20/05/2025, 23:02
O que eu coloquei de acessório foi a caixa da Box armazenagens. Mudou o uso da caçamba por completo para mim. Minhas filhas adoram usar de mesa ou banco, consigo viajar e pegar estrada de chão com a capota levantada e com as coisas bem guardadas e sem pó. Se eu pudesse hoje usaria o canopy da NEXTRAK Canopy - Capota de Aluminio para Caminhonete (https://www.nextrak.com.br/) com um kit de vedação da tampa - essa para mim seria a solução definitiva - podendo ser o suporte para a barraca de teto se precisasse.

Que legal!! Quando tiver tempo por favor posta uma foto, é uma das alternativas que considero para aproveitar melhor a caçamba.

sm4rco
21/05/2025, 07:44
Eu nem ligo mais para isso hoje, simplesmente ignoro. E você viu que no final os sites apagam tudo.
Todo mundo já sabia, e também do que adiantou?
Eu penso assim, quer falar mal do que eu tenho, pode falar, mas se eu tiver com a razão eu não estou nem aí com a sua opinião, só não me ofenda. Essa discussão é perda de tempo e só nos desvia do que realmente interessa.

A Frontier atual tem vindo com uma divisória interna. Isso ajuda muito em compras, porque as coisas não escorregam lá no fundo da caçamba e depois ficam difíceis de tirar, muitas vezes precisando abrir a capota marítima. Mas um baú é bem legal mesmo, protege mais e evita pó e água, mas precisa abrir a capota também né? Eu sou muito preguiçoso :lol:

sm4rco
21/05/2025, 07:46
Depois vou postar aqui uma foto muito legal, pelo menos pra mim.... kkkk.....

O Ciro publicar uma foto é coisa rara :lol:
Fiquei curioso agora, deve ser algo bem interessante.

sm4rco
21/05/2025, 07:51
Eu nem me importo tanto com o nome :lol: só sei que é uma suspensão muito diferenciada

Eu também penso assim :lol:
Não importa se ela tem o nome de multilink, de eixo rígido com braços, de cebola ou banana :lol:
O que interessa é que é uma suspensão muito evoluída, moderna e que oferece o que há de melhor em segurança e conforto. Você anda numa Frontier e depois em outro modelo e percebe a diferença na hora. Aliás, todo mundo que testa a Frontier de cara já destaca isso. Eu achava a Amarok a mais equilibrada entre as duas pontas, estabilidade e conforto, mas a Frontier conseguiu as duas coisas no máximo, não num ponto mediano, isso é muito legal.

sm4rco
21/05/2025, 07:52
Os pneus são excelentes como esperado, mas senti uma vibração forte chegando aos 120km/h e agendei para o próximo sábado um alinhamento e balanceamento na concessionária.

É erro de balanceamento, e isso incomoda muito mesmo.

sm4rco
21/05/2025, 07:55
https://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/nissan/582520d1747665004t-manutencao-adaptacoes-e-solucoes-tecnicas-nissan-frontier-geracao-2017-a-0b63b789-35fe-49d9-be26-5aa56d9574a8-1-.jpg

Na verdade essa ilustração do eixo com multilink não está muito correta. São cinco pontos de apoio no eixo

https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/6/63/Axle_-_5_Link_rigid_03.gif/330px-Axle_-_5_Link_rigid_03.gif

sm4rco
21/05/2025, 07:58
Não sei se vocês viram a nova reportagem do Flávio verna, mas olha aí:
https://www.4x4brasil.com.br/forum/4x4brasil-off-road/2665-bfgoodrich-lanca-o-all-terrain-t-ko3-no-brasil.html

Muita gente entra direto na página do fórum, mas olha aí um pneu bacana para as nossas brutas. O Edu gosta muito dessa marca e usa bastante. Vai muito bem na Frontier.

https://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/4x4brasil-off-road/attachments/582496d1746806415-bfgoodrich-all-terrain-ta-ko3-solo-foto-3.jpg.html

Parece ser um pneu bem robusto

Samuel Dias
22/05/2025, 10:44
Caramba, como vocês são chatos :lol:
Eu só falei a verdade, qualquer um pode clicar no perfil dele e constatar o que eu disse, é público, é fato, só estou substituindo a preguiça das pessoas pela informação que está toda na internet. Além disso, quem tem se dedicado há anos para caluniar e difamar uma empresa e ofender pessoas online não pode reclamar de ser descoberto, e de não tomar o cuidado de esconder sequer o nome verdadeiro de um perfil falso. Como dia o Edumar, eu falo e provo :mrgreen:
Mas de qualquer forma eliminaram meus comentários e me bloquearam por infringir as regras no que tange ao tipo de comentário que não está ligado ao tema do artigo. Engraçado, tem gente lá discutindo política, e isso pode :lol:
Que se dane.

Samuel Dias
22/05/2025, 10:45
Parece ser um pneu bem robusto

Quanto sai um pneu desse para a Frontier? O BF normalmente é bem mais caro que os concorrentes, apesar de mais resistente e bem mais robusto.

Samuel Dias
22/05/2025, 10:48
É o SCB né?? Que doente, eu também linkei comentários dele a pessoa, sem procurar muito.

Pois é, é tudo público. Vou começar a ser chato também, vamos ver se ele vai gostar de experimentar do próprio remédio.
Quer saber, que se dane. Não vou perder tempo com isso. Ele já está colhendo o que plantou. No Youtube já virou motivo de chacota.

Samuel Dias
22/05/2025, 10:50
A Frontier atual tem vindo com uma divisória interna. Isso ajuda muito em compras, porque as coisas não escorregam lá no fundo da caçamba e depois ficam difíceis de tirar, muitas vezes precisando abrir a capota marítima.

Essa divisória dá pra retirar e colocar sem abrir a capota, mas não deixa as coisas protegidas como num box fechado.

Bigsd
22/05/2025, 17:43
Pessoal, estou em auditoria aqui desde ontem. Acho que amanhã não vão precisar mais de mim e aí estarei mais tranquilo. Vamos ver.

Samuel, ignore isso. Vamos em frente.

Pneu BF não é barato. Uma vez disseram que é muito caro por conta da fama mas vi que não é isso não, o pneu é muito robusto e deve ter um custo alto. Pneu top esse.

Mauro-sp
23/05/2025, 07:59
Minha Frontier é só alegria. Não incomoda nada, não tem problemas crônicos e estou achando essa nova com ARLa ainda mais economica e um pouco mais esperta. Atende muito bem as minhas necessidades e com baixo investimento.
Se fosse trocar ela hoje seria por uma mais nova, mas vou aguardar o novo modelo que vem aí, apesar de que acredito que não vai fugir muito do que temos hoje, que já está bom demais.

Mauro-sp
23/05/2025, 08:02
Suspensão multilink no nível de preço da Frontier só ela mesmo. Não sei como a Nissan conseguiu esse milagre. O problema é que as características da Frontier acabam colocando ela num nível de sofisticação que o mercado não está acostumado, e o mercado é bastante resistente a mudanças. Mas você percebe que a concorrência já começa a ensaiar um pouco mais de tecnologia em seus modelos, o problema é que cobram muito caro por isso e não oferecem a mesma qualidade.

Ciro Alencar
23/05/2025, 11:10
Bom dia, meus queridos amigos!!

Foi uma semana difícil por aqui e não consegui participar o quanto eu desejava, mas jamais eu iria viajar sem passar aqui para deixar um abraço para os amigos.

Meu caro amigo Samuel, te respeito muito e você sabe disso, e a minha intenção não é ser chato com você ou com qualquer outro amigo. Algumas pessoas, movidas por sentimentos que acabam sufocando a razão e a própria noção do que faz, acaba às vezes tendo uma conduta social inadequada, mas perceba que estas pessoas são as que mais sofrem consequências de seus próprios atos, e talvez a pior delas é o mal que fazem à sua própria saúde, e sem conseguir o intento que desejavam. O mundo mudou bastante, as pessoas não são mais tão ingênuas na internet, e sabem diferenciar comportamentos sem que tenhamos a necessidade de contribuir para estas descobertas. Faça isso mesmo, vira a página, pois o nosso livro ainda tem muitas histórias para contar.

Eu sinceramente gostaria muito que estas pessoas refletissem, percebessem os seus erros, e mesmo sem pedir desculpas formais, demonstrasse algum amadurecimento, e fossem anistiadas para continuar conosco. Não são pessoas ruins, e tem muita história, apenas pegaram um trajeto ruim demais e mesmo com uma tração 4x4 e um bom bloqueio de diferencial acabaram atolando...kkk....
A vida é para rir, fazer amigos, ser bem aproveitada com coisas boas, para tomar um bom vinho, ouvir uma boa música, curtir um bom papo com os amigos e tudo mais do que é bom. Quem gasta o seu tempo tentando, sem sucesso, causar algum tipo de mal-estar, acaba só desperdiçando a sua vida.

Pois é, meu amigo Samuel, a Frontier é cheia de virtudes, mas o mercado acaba sendo conduzido por outras "forças"....kkkk....
Eu também estou bastante satisfeito com a minha escolha. Não é o meu perfil de carro. Foi um período difícil de adaptação para transformar uma picape no meu veículo principal, mas não me vejo hoje com outro modelo de picape. É na Frontier que eu melhor me adapto.

Ciro Alencar
23/05/2025, 11:11
O Ciro publicar uma foto é coisa rara :lol:
Fiquei curioso agora, deve ser algo bem interessante.

kkkk....
Meu querido Marco, acabou não dando tempo. Meu filho está vendo aqui se consegue me ajudar.

Ciro Alencar
23/05/2025, 12:16
O filho conseguiu ajeitar as imagens aqui pra mostrar pra vocês. O Edu já me explicou como fazer mas nunca lembro...kkkk....

https://clubedanissanfrontier.com.br/wp/wp-content/uploads/2025/05/cdb82097-ee09-4731-aa52-ee86dee253a8.jpg

Esta foi a minha primeira Frontier, uma 2017 mexicana ainda. Ele encontrou ela num supermercado a mais de 200km de onde foi vendida... kkk.... Disse que ainda parece zerada de aparência.
E um pouco mais pra frente...

https://clubedanissanfrontier.com.br/wp/wp-content/uploads/2025/05/d20ce89b-019c-4336-8718-975cbe7ffaff.jpg

Outra, além da dele que estava passando. Alta concentração de Frontier por m2...kkkk.....

Está aí. Deu tempo de matar a curiosidade de vocês. Vou pegar estrada agora. Um ótimo final de semana para todos os amigos.

sm4rco
26/05/2025, 08:10
Essa cor dourada envelheceu bem. Eu acho ela muito bonita, mas já não faz mais parte do catálogo. Com detalhes em preto ao invés de cromados, ela ia ficar bem mais interessante na minha opinião.

Bigsd
28/05/2025, 07:52
Bom dia pessoal. Estou entrando cedo porque depois vai ficar difícil. Acabou a auditoria aqui e começou o fechamento financeiro do mês, outra correria. Cadê todo mundo, pessoal tá ficando preguiçoso mesmo. Também não acontece nada de novo no mercado, tudo parado.
O pessoal está rediscutindo no grupo um tema bacana que eu vou trazer pra cá também, da instalação do youtube na central mutimidia da Frontier. É bem simples de fazer e funciona direitinho. Eu achei que fosse bem mais complicado, mas é coisa de poucos minutos. Tem um vídeo que vou colocar aqui depois, o cara instala em menos de um minuto.
Você tem o youtube na tela do multimídia com todas as suas funcionalidades.

Bigsd
28/05/2025, 07:58
https://clubedanissanfrontier.com.br/wp/wp-content/uploads/2025/05/cdb82097-ee09-4731-aa52-ee86dee253a8.jpg

Esta foi a minha primeira Frontier, uma 2017 mexicana ainda.

Que legal :palmas:
E pelo jeito continua firme e forte. Eu vi um vídeo no youtube onde o cara comenta que a Frontier "não gasta" :lol:
Ele disse que as picapes com o tempo vão sofrendo um desgaste natural, mas a Frontier parece que está sempre nova, não envelhece. E essa daí eu lembro que foi malhada durante o período de construção e mudança para o sítio, não foi? Lembro que carregou material pesado muito tempo, e a suspensão estava nova quando você vendeu. Tem modelo que a suspensão está quebrando só de usar para passeio.
Ela não solta peças, não cria folgas, não faz barulhos, não fica arriada como diziam os "profetas haters", parece que está sempre nova. Pode malhar à vontade, se cuidar bem da aparência vende como nova.

Bigsd
28/05/2025, 08:01
a minha intenção não é ser chato com você ou com qualquer outro amigo. Algumas pessoas, movidas por sentimentos que acabam sufocando a razão e a própria noção do que faz, acaba às vezes tendo uma conduta social inadequada, mas perceba que estas pessoas são as que mais sofrem consequências de seus próprios atos, e talvez a pior delas é o mal que fazem à sua própria saúde, e sem conseguir o intento que desejavam.

É o que digo, esse pessoal só tem passado vergonha ultimamente, algumas até bem engraçadas e icônicas :lol:
Deixa rolar. Eles que sofram.

Bigsd
28/05/2025, 08:03
Suspensão multilink no nível de preço da Frontier só ela mesmo. Não sei como a Nissan conseguiu esse milagre.

Nissan produz qualidades, outras investem no nome, ou seja, não evoluem nada na caminhonete.

Bigsd
28/05/2025, 08:04
Minha Frontier é só alegria. Não incomoda nada, não tem problemas crônicos

O que já é uma grande virtude. Projeto bem feito e peças de qualidade.

Samuel Dias
28/05/2025, 12:16
o objetivo hoje é o lucro. Muitos modelos falam tanto em tecnologia, mas uma tela multimídia grande você compra por 300 reais na internet hoje. Uma suspensão multilink, sensores de pressão de pneus, duas turbinas no motor, um controle de estabilidade que não existe hoje em nenhum outro veículo no Brasil, e detalhes como até um estribo de alumínio, leve e muito resistente, tudo isso é caro.
Mas no final o mercado compra pela ilusão.

Samuel Dias
28/05/2025, 12:17
Essa cor dourada envelheceu bem. Eu acho ela muito bonita, mas já não faz mais parte do catálogo. Com detalhes em preto ao invés de cromados, ela ia ficar bem mais interessante na minha opinião.

Eu também achava essa cor bem legal. Faltam opções de cores aqui.

Samuel Dias
28/05/2025, 12:19
Meu caro amigo Samuel, te respeito muito e você sabe disso

Opa, você sabe que esse respeito é recíproco.
Eu não sofro com isso, mas ainda não terminei :mrgreen:

sm4rco
28/05/2025, 13:20
Eu também achava essa cor bem legal. Faltam opções de cores aqui.

Eu sinto isso também. Lá fora as opções de cores são maiores, e tem cores bonitas para colocar nas caminhonetes. A S10 tinha uma marrom metálica e uma bege metálica que eram lindas, até o Eduardo comentava também. Tenho certeza que fariam sucesso hoje.

sm4rco
28/05/2025, 13:23
É o que digo, esse pessoal só tem passado vergonha ultimamente, algumas até bem engraçadas e icônicas :lol:
Deixa rolar. Eles que sofram.

São malucos, tudo que fizeram se voltou pra eles mesmos. Foi só humilhação.

sm4rco
28/05/2025, 13:24
O pessoal está rediscutindo no grupo um tema bacana que eu vou trazer pra cá também, da instalação do youtube na central mutimidia da Frontier. É bem simples de fazer e funciona direitinho. Eu achei que fosse bem mais complicado, mas é coisa de poucos minutos. Tem um vídeo que vou colocar aqui depois, o cara instala em menos de um minuto.
Você tem o youtube na tela do multimídia com todas as suas funcionalidades.

Isso é bem interessante mesmo, eu também estou acompanhando o assunto lá. Se eu puder te ajudar a trazer pra cá, conte comigo.

AdalbertoST
30/05/2025, 10:36
Essa Frontier feita na China em parceria com a Dongfeng, porque não trazem para cá? Veja se agrada, se não agradar não traz mais.
Se perder a suspensão multilink é bom vir com algo bem melhor, porque quem compra Frontier é por conta de seus diferenciais de tecnologia, conforto e qualidade.
A eletrônica dela também é muito elogiável, tudo funciona bem. Essas picapes com tudo chines só tá incomodando, é sistema de frenagem que não funciona, multimidia que apaga, cambio automático que trava, eu não confio nessas coisas chinesas, principalmente quando a intenção é só derrubar custos sem preocupação com a qualidade como algumas marcas estão fazendo.

AdalbertoST
30/05/2025, 10:40
Ela não solta peças, não cria folgas, não faz barulhos, não fica arriada como diziam os "profetas haters", parece que está sempre nova. Pode malhar à vontade, se cuidar bem da aparência vende como nova.

Parece que ela não gasta :grin:
Vão anos de uso e ela sempre perfeita, tudo funcionando, sem barulhos, firme, segura, não vejo o pessoal trocar quase nada nela. Outro dia vi uma na concessionários com 240.000 km e suspensão toda original, até amortecedores. Eu também não acreditei, mas depois comprovei isso. Tem picape nova fazendo recall de suspensão que quebra, roda que solta, amortecedor que vaza e com baixa quilometragem ainda. Eu gosto muito da Frontier, e não acho que deveriam mexer em nada nela.

Bigsd
30/05/2025, 17:28
Vão contando mentira aí que eu volto logo, assim que eu fechar os números aqui para o patrão :mrgreen:

Davidnissan
03/06/2025, 08:21
Vão anos de uso e ela sempre perfeita, tudo funcionando, sem barulhos, firme, segura, não vejo o pessoal trocar quase nada nela. Outro dia vi uma na concessionários com 240.000 km e suspensão toda original, até amortecedores. Eu também não acreditei, mas depois comprovei isso. Tem picape nova fazendo recall de suspensão que quebra, roda que solta, amortecedor que vaza e com baixa quilometragem ainda. Eu gosto muito da Frontier, e não acho que deveriam mexer em nada nela.

Nossa, eu não tenho tanta sorte, a minha tem um barulho no painel insuportável, ele ta lá desde quando começaram a trocar a central multimídia por conta do problema do reset de horário do carro - que continua acontecendo. De qualquer forma a camionete já passou duas noites na concessionária para apertarem essa bendita barra de ferro que fica dentro do painel e não resolvem nada.

Tirando esse barulho do painel não tem mais nenhum, ainda ta rodando bem fime, inclusive em estrada de chão.

Nicolas_cwb
03/06/2025, 11:05
Nossa, eu não tenho tanta sorte, a minha tem um barulho no painel insuportável, ele ta lá desde quando começaram a trocar a central multimídia por conta do problema do reset de horário do carro - que continua acontecendo. De qualquer forma a camionete já passou duas noites na concessionária para apertarem essa bendita barra de ferro que fica dentro do painel e não resolvem nada.

Tirando esse barulho do painel não tem mais nenhum, ainda ta rodando bem fime, inclusive em estrada de chão.

A minha começou a fazer um barulho atrás do porta luvas, onde fica o filtro de ar da cabine. Vamos ver se resolvem agora na revisão dos 30.000km que deve acontecer em julho. Mas é unico barulho, considerando que ando muito por estradas de terra arrebentadas e os trechos insanos que peguei nas viagens para a Argentina, acho que está de bom tamanho.

Davidnissan
03/06/2025, 16:24
A minha começou a fazer um barulho atrás do porta luvas, onde fica o filtro de ar da cabine. Vamos ver se resolvem agora na revisão dos 30.000km que deve acontecer em julho. Mas é unico barulho, considerando que ando muito por estradas de terra arrebentadas e os trechos insanos que peguei nas viagens para a Argentina, acho que está de bom tamanho.

é um ruido pontual com característica metálica? Se for, é a mesma barra de ferro.

Bigsd
03/06/2025, 19:19
David e Nicolas, que bom poder contar com a contribuição de vocês, porque o restante do pessoal, nem para dar uma passada rápida aparece.
Finalizei o fechamento contábil da empresa e apresentei na reunião de hoje, e já estou aqui pelo menos dando um oi para todos. Amanhã ainda tenho alguns ajustes para fazer, mas é super rápido.

Notaram a tentativa de alguns retornos dos mortos vivos? :lol: Já chegam direcionados, nem disfarçam mais :lol:

Galera do mal, vamos participar! Daqui a pouco bronca geral no grupo :mrgreen:
Vamos agitar esse fórum!!!!

Bigsd
03/06/2025, 19:21
a minha tem um barulho no painel insuportável, ele ta lá desde quando começaram a trocar a central multimídia

Com certeza fizeram alguma bobagem. No mínimo deixaram algo solto. Como diz o Edu, se um problema aparece, comece pela última coisa que foi mexida :lol:
Insista para ver o que fizeram. Eles vão achar.

Bigsd
03/06/2025, 19:23
Isso é bem interessante mesmo, eu também estou acompanhando o assunto lá. Se eu puder te ajudar a trazer pra cá, conte comigo.

Vou trazer. Obrigado pela oferta de ajuda :concordo:

Bigsd
03/06/2025, 19:24

É a diferença de um projeto bem feito que usa componentes com qualidade comprovada, e outro com projeto ruim e componentes baratos chineses ou de baixa qualidade.

Mauro-sp
04/06/2025, 08:04
Não incomoda, simplesmente assim.
Podem falar do volante, do tamanho da tela do multimídia, da falta do ACC, mas a verdade é que a Frontier não te leva toda hora para a oficina, não tem problemas crônicos, e eventuais detalhes são resolvidos rapidamente. Em termos de robustez e confiabilidade ela está se mostrando bem melhor que as concorrentes. Temos ainda um projeto de conforto, otimizado para o fora de estrada, muito seguro, um acabamento excepcional, recursos de sobra, e tecnologias ainda distantes das concorrentes. Continua nadando sozinha no seu segmento.

Mauro-sp
04/06/2025, 08:06
Como ficou a vinda da Frontier do México? Continua sendo fabricada na Argentina? Não vejo mais ela nas concessionárias, e na loja que frequento me disseram que está em falta há algum tempo. Só tinham a Attack branca, que é linda também, mas com espera de 25 dias.
Afinal como ficou a sua distribuição aqui?

Mauro-sp
04/06/2025, 08:07
David e Nicolas, que bom poder contar com a contribuição de vocês, porque o restante do pessoal, nem para dar uma passada rápida aparece.
Finalizei o fechamento contábil da empresa e apresentei na reunião de hoje, e já estou aqui pelo menos dando um oi para todos. Amanhã ainda tenho alguns ajustes para fazer, mas é super rápido.

Notaram a tentativa de alguns retornos dos mortos vivos? :lol: Já chegam direcionados, nem disfarçam mais :lol:

Galera do mal, vamos participar! Daqui a pouco bronca geral no grupo :mrgreen:
Vamos agitar esse fórum!!!!

Estou aqui, não pela sua bronca, mas porque consegui um tempo livre agora :mrgreen:
Mas continue dando bronca porque tem muita gente que prometeu participar mais e deixou só a promessa qui.

Mauro-sp
04/06/2025, 08:10

Eu percebi :lol:
E o discurso agora é de que a Nissan vai falir :lol:
Esse pessoal deve ter feito um curso de aperfeiçoamento em passar vergonha, não é possível. Já repararam que erram tudo que falam, mas tudo mesmo, não escapa uma verdade sequer :lol:
Vamos ficar atento, principalmente com quem entra com endereço certo.

Mauro-sp
04/06/2025, 08:13

Concessionária não gosta muito de procurar ruídos. Eu me lembro que o Edumar nos contou uma vez que a fábrica não paga esse serviço para as concessionárias, pois entende ser uma "cortesia". Mas, nesse seu caso, me parece que o ruído foi colocado pela própria concessionária. Como disseram aqui, seria interessante inspecionar onde mexeram por último.

Mauro-sp
04/06/2025, 08:15
Eu sinto isso também. Lá fora as opções de cores são maiores, e tem cores bonitas para colocar nas caminhonetes. A S10 tinha uma marrom metálica e uma bege metálica que eram lindas, até o Eduardo comentava também. Tenho certeza que fariam sucesso hoje.

A Frontier tinha um verde que era muito bonito, vinha no modelo antigo, e sumiu nas novas mesmo na versão anterior. Aquele verde era uma opção que eu gostaria de ter.

Mauro-sp
04/06/2025, 08:16

Esta foi a minha primeira Frontier, uma 2017 mexicana ainda.

Indo para quase 10 anos, já foi mudada, mas continua linda e atual.

Davidnissan
04/06/2025, 08:49
Concessionária não gosta muito de procurar ruídos. Eu me lembro que o Edumar nos contou uma vez que a fábrica não paga esse serviço para as concessionárias, pois entende ser uma "cortesia". Mas, nesse seu caso, me parece que o ruído foi colocado pela própria concessionária. Como disseram aqui, seria interessante inspecionar onde mexeram por último.

Pois é Mauro, é isso mesmo, o que acho que está acontecendo é que estão com preguiça de arrumar. O que o mecânico fez da ultima vez foi tirar o porta luva, enfiar o torquímetro e apertar por ali mesmo. O que é necessário na verdade é abrir o painel e apertar tudo com propriedade. Já fica a dica para o Nicollas, é um serviço de mais de um dia. Para mim já foi a segunda vez que fizeram o trabaho mais ou menos, e não vale a pena.

Agora estou focado em resolver o problema da vibração acima de 110km/h. O balancemaneto na concessionária não resolveu. Nessa semana, então, tiraram todos os pneus e refizeram a montagem um a um.

Nicolas_cwb
04/06/2025, 11:30
é um ruido pontual com característica metálica? Se for, é a mesma barra de ferro.

Pode ser isso mesmo, eu escuto um barulho como se houvesse algo "pesado" solto (comecou mais discreto mas o barulho vem aumentando), tem alguma carcteristica metalica sim. Pelo que voce está falando, estou pensando em marcar com a concessionaria para dar uma olhada antes da revisão. Porque a revisão deve acontecer durante a viagem das ferias e só terei um dia na cidade onde calculo que valerá a pena fazer ela. Muito obrigado, esta conversa me ajudou muito, já te deixei o agradecimento! :)

Nicolas_cwb
04/06/2025, 15:58
Marcado com a concessionária para ver o barulho semana que vem, me disseram que a Frontier deve ficar de dois a três dias por lá. Fui muito bem atendido (mesma consultora que fez minha revisão dos 20.000km), depois comento o resultado com vcs.

Bigsd
04/06/2025, 17:04
Pois é Mauro, é isso mesmo, o que acho que está acontecendo é que estão com preguiça de arrumar. O que o mecânico fez da ultima vez foi tirar o porta luva, enfiar o torquímetro e apertar por ali mesmo. O que é necessário na verdade é abrir o painel e apertar tudo com propriedade. Já fica a dica para o Nicollas, é um serviço de mais de um dia. Para mim já foi a segunda vez que fizeram o trabaho mais ou menos, e não vale a pena.

Agora estou focado em resolver o problema da vibração acima de 110km/h. O balancemaneto na concessionária não resolveu. Nessa semana, então, tiraram todos os pneus e refizeram a montagem um a um.

Eu vou chutar que o problema não tem nada a ver com reaperto, aí não vai valer a pena mesmo. Acho que é outra coisa.
Esse pessoal de concessionária é complicado, tem que pegar no pé e olha, experiência própria, fale com o gerente ou o diretor, é o único que manda lá. Consultor técnico só quer atender prazos e vender coisas. Mecânico só quer o salário dele na conta e que chegue logo o final do seu expediente. Procure quem manda. Hoje essa é a realidade do Brasil, infelizmente.

Na concessionária de Jundiaí estava acontecendo a mesma coisa. Foi o Edu que arrumou uma confusão lá, pra variar :lol:
Não sei o que aconteceu, mas a balanceadora deles não atendia as rodas da Frontier. Trocaram o equipamento depois que o Edu levantou o problema.
Tente balancear fora em uma loja bem confiável, e se der certo cobre a concessionária para ressarcir a despesa. Em Jundiaí eles ofereceram isso para o Edu, mas ele preferiu esperar chegar a máquina nova.

Bigsd
04/06/2025, 17:07
Marcado com a concessionária para ver o barulho semana que vem, me disseram que a Frontier deve ficar de dois a três dias por lá. Fui muito bem atendido (mesma consultora que fez minha revisão dos 20.000km), depois comento o resultado com vcs.

Legal :concordo: Tomara que resolvam.
Um comentário agora por experiência própria, eles pedem 3 dias ou mais para mexer num dia só. O carro fica lá para o mecânico aproveitar um tempo vago, então aperte eles, insista que precisa do carro e que eles têm que fazer num dia.

Bigsd
04/06/2025, 17:11
Como ficou a vinda da Frontier do México? Continua sendo fabricada na Argentina? Não vejo mais ela nas concessionárias, e na loja que frequento me disseram que está em falta há algum tempo. Só tinham a Attack branca, que é linda também, mas com espera de 25 dias.
Afinal como ficou a sua distribuição aqui?

Até onde eu sei a Nissan retomou a fabricação na Argentina e deve continuar lá até o começo de Janeiro, quando passa a vir do México, mas isso não é certeza. Mas o principal motivo dela sair de lá me contaram que é por conta do crescimento do sindicato que vem transformando a vida das montadoras lá num inferno, e os custos de produção que subiram muito por conta das fortes variações cambiais que o país vem sofrendo em razão das novas decisões econômicas.

Davidnissan
05/06/2025, 08:55

Que bom Nicollas, acho que é o tipo de serviço que você tem que fazer com algum planejamento mesmo. A revisão você pode fazer em um box rápido durante a viagem. Pelo que você falou é o mesmo barulho, no meu caso ele fica ali no lado do carona. No começo parecia que era algo da suspensão, mas com certeza vem de dentro do painel. Se eles disseram que ficará de 2 a 3 dias deve ser por que já sabem como resolver. Fico feliz em ler.

Davidnissan
05/06/2025, 09:03
Eu vou chutar que o problema não tem nada a ver com reaperto, aí não vai valer a pena mesmo. Acho que é outra coisa.
Esse pessoal de concessionária é complicado, tem que pegar no pé e olha, experiência própria, fale com o gerente ou o diretor, é o único que manda lá. Consultor técnico só quer atender prazos e vender coisas. Mecânico só quer o salário dele na conta e que chegue logo o final do seu expediente. Procure quem manda. Hoje essa é a realidade do Brasil, infelizmente.

Na concessionária de Jundiaí estava acontecendo a mesma coisa. Foi o Edu que arrumou uma confusão lá, pra variar :lol:
Não sei o que aconteceu, mas a balanceadora deles não atendia as rodas da Frontier. Trocaram o equipamento depois que o Edu levantou o problema.
Tente balancear fora em uma loja bem confiável, e se der certo cobre a concessionária para ressarcir a despesa. Em Jundiaí eles ofereceram isso para o Edu, mas ele preferiu esperar chegar a máquina nova.

Eu levei em uma loja de esqueina para trocar os pneus e ai que a confusão começou. Pelo que andei ontem, depois da remontagem pela concessionária melhorou um pouco, mas nesse fds vou pegar a estrada e tirar minha conclusão final, vou até o fim para resolver isso, nem que seja necessário comprar uma nova roda. Esse assunto ta me tirando o gosto de dirigir.

O consultor que me atende é super educado, mas trabalha muito mal. Não cumpre prazos e quer negar tudo da garantia. Logo nos primeiros 10.000km de carro eu pedi para fazer rodízio e ele quis me cobrar 350 reais pelo parafuso da roda que estava desgastado, só que eu nunca tinha tirado nenhuma roda do carro, a sorte foi que o gerente do pós venda já me conhece e nem me pediu justificativa, já mandou trocar tudo sem discussão. Se eu dependesse do consultor estava ferrado. Foram outras questões que ao meu ver foram erro dessa concessionária. Por exemplo, eu mandei colocar banco e volante de couro: me entregaram o volante torto e um pedaço do acabamento de plástico do banco quebrado. O consultor não resolveu nada até a chegada do gerente. Foi a mesma coisa com a hora do painel. Enfim, essa concessionária tem uma localização ideal para mim, e lavam meu carro gratuitamente o dia que eu quiser, então até então é vantojosa, mas estou pensando em mudar para outra.

Davidnissan
05/06/2025, 09:08
Até onde eu sei a Nissan retomou a fabricação na Argentina e deve continuar lá até o começo de Janeiro, quando passa a vir do México, mas isso não é certeza. Mas o principal motivo dela sair de lá me contaram que é por conta do crescimento do sindicato que vem transformando a vida das montadoras lá num inferno, e os custos de produção que subiram muito por conta das fortes variações cambiais que o país vem sofrendo em razão das novas decisões econômicas.

Engraçado o sindicato ganhar força nesse momento político lá.
Agora, eu até gosto de ter o carro sendo produzido aqui no país vizinho, muito melhor do que importar um carro da China ou do Estados Unidos, mas sinto que eles não têm muito cuidado na montagem do carro. Acredito que todos problemas que tive até hoje foram problemas oriundos da montagem e não do projeto em si.

Ciro Alencar
05/06/2025, 10:05
Bom dia, meus queridos amigos!!!

Meu caro David, realmente a situação na Argentina mudou um pouco. Não vejo os sindicatos ganhando tanta força, mas se movimentando mais, realizando um tipo de "oposição" ao atual governo. Isso somado com as mudanças de valor da moeda, vai tornar a produção naquele país um pouco mais complicada.
A Nissan faz bem em sair de lá, principalmente nesse momento de reestruturação operacional. Não faz sentido produzir a mesma caminhonete em 4 lugares diferentes, pelo menos nesse momento de intensa concorrência chinesa.

Concordo com você também com relação aos cuidados de montagem dos nossos hermanos.... kkk...
Apesar de eu não ter tido nenhum problema até hoje com as Frontier que comprei fabricadas lá, eu sentia que a minha primeira Mexicana 2017 me dava uma sensação de maior cuidado de produção.
Mas eles não são tão diferentes daqui também.

Ciro Alencar
05/06/2025, 10:10
O que é um grande incômodo para você, é só mais um serviço na longa fila de atividades das concessionárias.
Tem que cobrar, exigir, e você tem que ter o problema resolvido.
Uma vez eu levei um carro que eu tinha de outra marca numa concessionária para resolver um problema, e na entrega do carro o chefe da oficina me deu a chave e me disse que tinha feitos uns reapertos e para eu acompanhar para ver se o problema não acontecia mais.
Eu peguei a mão dele e coloquei a chave de volta. Eu disse que eu não era cobaia, era um proprietário de um produto que eu comprei supondo estar perfeito, e se ele tinha dúvidas sobre ter resolvido o problema, ele que fizesse mais testes e me devolvesse com uma certeza.
Temos que mudar essa cultura. Esse pessoal de oficina é jogo duro.

Ciro Alencar
05/06/2025, 10:13
Indo para quase 10 anos, já foi mudada, mas continua linda e atual.

E essa foi bem usada, sofreu bastante nas minhas mãos, e nunca me deu qualquer problema. Vendi parecendo nova, sem ruídos ou desgastes, e com tudo funcionando, nada faltando, original.

Ciro Alencar
05/06/2025, 10:15

Na época vieram muitas dessa cor. Eu gostei bastante, mas ela fica mais interessante no claro do que no escuro.

Bigsd
05/06/2025, 13:20
Grande Cirão!!

Resolveu visitar os pobres? :lol:

Eu me lembro quando saiu a nova Frontier que os "sabidos" diziam que duas turbinas não iam aguentar, que multilink não funcionava no Brasil, etc... Na época não tínhamos tantas referências, mas hoje já temos Frontier com 500.000 km ou mais aparecendo no mercado, e todas com motor e câmbio ainda lacrados, e suspensão original. Não se fala de problemas de turbina ou de quebra de motores, e raramente se ouve falar de uma bucha trocada da suspensão traseira. Conjunto do 4x4, diferencial, direção, parece que foi tudo feito para durar a vida toda do carro. Nem barulhos aparecem mesmo com muito tempo de uso, nem mesmo usando em lugares esburacados.
Essa caminhonete aguenta muito e não reclama. Se formos comparar com outras que estão abrindo motor com menos de 30.000km, ou fazendo recall de risco de quebra até novas, podemos perceber que a Frontier hoje se destaca pela sua confiabilidade.
Caminhonete forte.

Samuel Dias
09/06/2025, 10:43
Incrível como o tempo desfez tantas mentiras. Por aí você vê como o pessoal é maluco.
Mas, e a nova Frontier, nenhuma novidade ainda?

Bigsd
09/06/2025, 16:59
Tava sumido, hein Samuca? :mrgreen:
E só veio para marcar cartão também :lol:
Animo!!! O pessoal tá muito devagar aqui.

Nenhuma novidade sobre a nova Frontier. Só no aguardo.

Bigsd
10/06/2025, 17:46
Fala galera do mal :mrgreen:
Eu fiquei o dia todo fora resolvendo questões sérias mas ainda assim consegui dar uma passada aqui. É assim que se faz :mrgreen:
Preguiçosos :freaking:

Bigsd
10/06/2025, 18:14
Pessoal, sei que a gente deixou os vídeos de lado, que o pessoal dizia que tinham cara de propaganda e eram cansativos e repetitivos, mas esse vale a pena ver.
Dá uma olhada no que essa Frontier fez, e ainda é a Platinum com pneuzinho de asfalto, sem bloqueio como a PRO-4X. Ela surpreendeu o piloto, que ficou de boca aberta. Até eu fiquei surpreso.
Ele tinha testado a Raptor antes e falado muito dela, que era uma picape com um desempenho fora de estrada acima da média... kkkk..... a Frontier pegou o mesmo trecho e ainda pior, e passou o pior desafio com mais facilidade, onde a Raptor queimou os pneus.
Sensacional o desempenho da Frontier, isso mostra como ela está acima da média, e custando quase a metade e de um modelo "especial". Ela básica já faz tudo e bem. E ainda te dá um teto solar só pra fazer graça e não quebra :mrgreen:
Ótimo vídeo.

https://youtu.be/wOL1CcKituI

Bigsd
10/06/2025, 18:16
Nova Nissan Frontier hibrida tem mais de 400 cv e custa apenas R$ 123.000 (https://garagem360.com.br/nova-nissan-frontier-hibrida-tem-mais-de-400-cv-e-custa-apenas-r-123000/)

Muito bacana :concordo:
Poderia vir para o Brasil.

sm4rco
11/06/2025, 08:51
Nova Nissan Frontier hibrida tem mais de 400 cv e custa apenas R$ 123.000 (https://garagem360.com.br/nova-nissan-frontier-hibrida-tem-mais-de-400-cv-e-custa-apenas-r-123000/)

Muito bacana :concordo:
Poderia vir para o Brasil.

Está tendo muitos lançamentos da Nissan, repararam?
Isso não surgiu agora em poucas semanas com o seu novo CEO. Pelo jeito já havia um plano de reestruturação em andamento há tempos.
Essa picape poderia ter um apelo interessante aqui, poderia mesmo vir para cá.

sm4rco
11/06/2025, 09:04

Uau! Que vídeo cara!
E o legal que foi totalmente imparcial. Tem que ver esse e depois comparar com o da concorrente que custa o dobro. A Frontier entrega mais por menos, e como você disse, de quebra com qualidades ainda não superadas pelas concorrentes. O cara passeou com ela onde a "super picape" sofreu.
Mas também achei uma péssima escolha a Platinum, apesar dela ter se saído super bem. Uma PRO-4X ou mesmo a Platinum com pneus mais adequados para aquele tipo de uso ia dar outra vida pra ela, e aí sim deixar a "meio milhão" passando mais vergonha (tem que ver os dois vídeos para entender).
Dá pra perceber que a suspensão fez a parte dela com muita eficiência, mesmo a outra também sendo multilink, teve força e controle de sobra, mas o pneu não deu a tração que precisava, e escorregou bastante. Imagina ela ali com aqueles pneus da BF que estávamos falando aqui outro dia, ou um MUD de verdade, aí ela ia brilhar mais do que já brilhou.
Muito legal esse vídeo.
Outra coisa, tinha algo de estranho na seleção que ele fez dos controles. A Platinum não tem bloqueio mecânico igual a PRO-4X, mas tem o eletrônico inteligente que funciona tão bem quanto, mas eu percebi que num momento ali ele não atuou, quando na verdade o sistema teria travado a roda solta como já vimos ele fazer muito bem (ABLS). Acho que ele desligou algumas coisa ou fez algo que não deveria. Eu queria entender isso.

sm4rco
11/06/2025, 09:05
Na época vieram muitas dessa cor. Eu gostei bastante, mas ela fica mais interessante no claro do que no escuro.

Eu gosto dessa cor.

sm4rco
11/06/2025, 09:06
A Frontier tinha um verde que era muito bonito, vinha no modelo antigo, e sumiu nas novas mesmo na versão anterior. Aquele verde era uma opção que eu gostaria de ter.

Eu lembro daquele verde, metálico não é? Ficava muito bem nela.

Bigsd
12/06/2025, 13:27
Consegui um tempinho agora na hora do almoço para participar aqui com vocês. Ontem e hoje fiquei um pouco enrolado aqui mas volto em breve com mais tempo e algumas novidades.

Aquele verde saiu na Frontier antiga, realmente bonito demais.

Bigsd
12/06/2025, 13:28
Está tendo muitos lançamentos da Nissan, repararam?
Isso não surgiu agora em poucas semanas com o seu novo CEO. Pelo jeito já havia um plano de reestruturação em andamento há tempos.

Ela está muito ativa, cheia de novidades. Isso é bom.

sm4rco
17/06/2025, 08:29
Semana curta, e eu já sei que os ricos do grupo emendaram tudo :mrgreen:
Infelizmente nós pobres temos que trabalhar :(

Me surpreendeu a quantidade de novidades que a Nissan lançou no mercado em tão pouco tempo. Mas a nova Frontier que é o que me interessa até agora sem notícias. O que está hoje vendendo no mercado ainda é linha 2025 ou já modelo 2026? que aliás não deve mudar nada, e nem precisa.
Eu estava vendo o pessoal do grupo com o km de suas Frontier, e é impressionante, proprietário com 250 mil km rodados sem qualquer novidade. Esse modelo atual está muito confiável, bem acertado. Se deram um tapa leve na atual, vai ficar muito bom. Espero que não inventem bobagens para dar problemas.

sm4rco
17/06/2025, 08:32
Completei o ARLA da minha. Acendeu o aviso na semana passada mas só completei ontem.
Precisam mudar o sistema de abastecimento. Foi feito para caminhão, não funciona bem para estes bocais de picapes.
Usei o da Shell como sugere o Edumar, nenhum problema, identificou o ARLA e desligou o aviso. Aliás, já tem bomba com este ARLA, não só mais os galões plásticos. Acho que o Nilton aqui do grupo fabrica estas bombas, se não me confundi. Muito mais prática.

Samuel Dias
18/06/2025, 08:13
Semana curta, e eu já sei que os ricos do grupo emendaram tudo :mrgreen:
Infelizmente nós pobres temos que trabalhar :(

Inclusive eu... sou pobre :lol:
Bigsd está longe e provavelmente colocando a bruta dele para trabalhar, porque está chovendo para onde ele foi :mrgreen:
Peguei um caminho torto dias atrás, e é impressionante como a Frontier vence as dificuldades com tanta facilidade, transmitindo total segurança. Tomara que não mexam no conjunto dela na nova reestilização, porque está muito bem acertado.

Samuel Dias
18/06/2025, 08:18
S
Me surpreendeu a quantidade de novidades que a Nissan lançou no mercado em tão pouco tempo. Mas a nova Frontier que é o que me interessa até agora sem notícias. O que está hoje vendendo no mercado ainda é linha 2025 ou já modelo 2026? que aliás não deve mudar nada, e nem precisa.

É verdade, para quem vai falir em novembro próximo :lol:, só vejo lançamentos novos, investimentos, reformulações, ações subindo, etc.
Eu acho que a Frontier atual é linha 2025 ainda, não tenho certeza. A nova deve chegar aqui só em 2026 como linha 2027. Normalmente sai lá fora primeiro, depois eles vão adequando o modelo para cada mercado. Como a nossa já deverá voltar a vir do México, é provável que nem demore tanto. Quando ela começou a ser entregue no mercado lá fora em 2016 (lançada em 2015), chegou aqui em 2017, um ano depois. Acho que agora deve ser por aí também.

Samuel Dias
18/06/2025, 08:20
Eu estava vendo o pessoal do grupo com o km de suas Frontier, e é impressionante, proprietário com 250 mil km rodados sem qualquer novidade. Esse modelo atual está muito confiável, bem acertado. Se deram um tapa leve na atual, vai ficar muito bom. Espero que não inventem bobagens para dar problemas.

É surpreendente mesmo. No passado com tantas "previsões catastróficas" do modelo, o que vimos foi um projeto super bem acertado, ao contrário do que vemos hoje em algumas concorrentes com problemas bravos, abrindo motores, cheios de recalls e cada vez piorando mais. A Nissan merece respeito pelo trabalho que fez.

Samuel Dias
18/06/2025, 08:24
P
Ótimo vídeo.

Muito bom esse vídeo, bem esclarecedor. Aqui dá pra ver o que sempre comentamos sobre a Frontier se dar muito bem no fora de estrada, e nesse caso uma versão nem dedicada a isso e com pneus de shopping. Comparando com a "meio milhão", ela pegou o terreno mais complicado com mais chuvas e passou com mais facilidade, e olha que a concorrente copiou a suspensão multilink da Frontier. Pode voar, mas não anda igual :lol:

Samuel Dias
18/06/2025, 08:26
Tava sumido, hein Samuca? :mrgreen:
E só veio para marcar cartão também :lol:
Animo!!! O pessoal tá muito devagar aqui.

Eu estava atarefado estes dias, e também com algumas coisas particulares para resolver. Tava complicado. Hoje eu viajo, e acho que volto só no domingo de manhã. Não contem muito comigo por aqui.

Mauro-sp
18/06/2025, 09:24
Eu acho a nossa Frontier atual ainda a melhor caminhonete do mercado. É de longe a mais bonita, imponente, confortável, tecnológica (tudo funciona), econômica, robusta e confiável, enquanto outras sofrem com listas de problemas. Mas, eu queria ver o novo modelo por curiosidade, desde que não perdesse essas qualidades lógico.

sm4rco
23/06/2025, 08:09
Acorda galera. Chega de feriado :mrgreen:
Acabou a moleza.

Na semana passada eu estava abastecendo a fera antes de pegar a estrada, e lembrei de ter visto as reclamações da ferrugem que anda aparecendo no bocal do tanque da Ranger, supostamente seria causada pelo ARLA (que dizem não provocar isso), apesar de que reclamações de ferrugem em outros pontos de união de chapas já estão se tornando comum.
Eu notei que o bocal do tanque de ARLA e diesel da Frontier tem uma proteção de plástico, bem robusta, não é uma capinha safada não, é uma peça bem feita que reveste a entrada do tanque e até a tampa. Quando fechada, ela recobre toda a superfície.
Depois eu vi que até a versão mais barata de entrada tem esse cuidado. Assim não tem nenhum contato de eventual combustível ou ARLA derramado na parte metálica.
Novamente, isso sim é tecnologia, cuidados úteis de fato, e não telinha grande de multimídia que no final acaba mais apagada do que funcionando, um show de recalls e coisas que não funcionam direito. Curioso que poucos percebem estes detalhes na Frontier, e que realmente fazem muita diferença.

582591

Para quem não conhece, está aí a foto que fiz para provar o que estou dizendo.
Não sei se a Ranger tem algo parecido, ou se só a mais cara tem, mas se tem parece não estar cumprindo bem o seu papel. Tem uma cera, não lembro o nome agora que cria uma camada de impermeabilização bastante resistente. Vou ver o nome depois e coloco lá no grupo da Ranger. Pode ser que ajude.

sm4rco
23/06/2025, 08:12
É surpreendente mesmo. No passado com tantas "previsões catastróficas" do modelo, o que vimos foi um projeto super bem acertado, ao contrário do que vemos hoje em algumas concorrentes com problemas bravos, abrindo motores, cheios de recalls e cada vez piorando mais. A Nissan merece respeito pelo trabalho que fez.

Sempre foi uma caminhonete caprichada. A Nissan é bastante cuidadosa com qualidade, o que é uma característica dos japoneses. O problema é que no Brasil não é toda marca japonesa que segue essa filosofia.

Bigsd
23/06/2025, 13:57
Pessoal, hoje está correria aqui porque o patrão quer rever investimentos com essa instabilidade política no exterior e o aumento internacional do preço do petróleo. Sobra pra mim que tenho que orientar, aconselhar e não posso errar :-?
Pra ter uma ideia, acabei de almoçar agora, e vim só fazer uma participação rápida para prestigiar o nosso espaço, talvez eu nem participe dos outros tópicos hoje.

A Frontier tem essa proteção sim no bocal dos tanques, mas o problema com o outro modelo pelo que eu entendi é geral, principalmente nas soldas e junções de chapas, porque ARLA não ataca pintura, pelo que eu li ele ataca a chapa com tratamento de superfície e pintura ruins, e parece ser aquele o caso. Não acho que uma cera resolveria, mas talvez um verniz spray nesses pontos.
Agora, em pleno 2025 carro enferrujar, é coisa absurda. Por isso cada vez mais fico feliz com a Frontier.

Bigsd
23/06/2025, 14:00

Pior que muita gente nem está aí mais pra gente dizer "Nós avisamos..." :lol:
A qualidade em geral está caindo muito. O melhor que fazem hoje é um facelift e uma correção dos problemas que aparecem, porque modelos totalmente reformulados estão entre os piores. Dá pra perceber fácil que estes novos projetos são redução de custos, e de qualidade.

Bigsd
23/06/2025, 14:01
É verdade, para quem vai falir em novembro próximo :lol:

A Nissan vai falir? :shock:

e eu vou ser eleito presidente dos Estados Unidos :mrgreen:

dojao campeao
24/06/2025, 09:09
A Nissan vai falir? :shock:

e eu vou ser eleito presidente dos Estados Unidos :mrgreen:

E eu já vou transferir meu "título" para votar em você!

AdalbertoST
25/06/2025, 07:15
E eu também voto no nosso amigo Bigsd :lol:
Nosso "Frontierista" mais dedicado. Ele pega no pé mesmo para o pessoal participar mais do fórum.
Eu participo bem pouco até do grupo de whatsapp, acho que hoje estou mais aqui do que lá.
Mas, não tem mais muito pra falar da Frontier. Hoje ela já está bastante conhecida, sem novidades para somar.
Continuo bastante satisfeito com a minha, é muito segura, estável, econômica, muito forte, super confortável e atualmente acho que a mais confiável, porque só vejo reclamações das outras, e coisas bravas, não são frescuras.
Eu acho que a Nissan deveria deixar ela como está, porque até em design eu acho que ela se sai melhor que as concorrentes hoje.
Poderia incluir um ACC, apesar da Nissan não gostar muito de usar esse sistema em caminhonetes e tem lá as suas razões, e talvez uma versão com feixe de molas na traseira para o público mais "conservador" que sofre muito para evoluir. De resto eu não mexeria nada.

AdalbertoST
25/06/2025, 07:17
Estou negociando trocar a minha por uma PRO-4X. Ela é bem mais completa, e aquele teto solar é chique demais :mrgreen:
Será que é a melhor hora pra isso? Como estão os descontos hoje?

Bigsd
25/06/2025, 14:12
Não sei como estão os preços este mês, mas não tenha pressa, porque a Frontier sempre aparece com bons descontos.
Eu acho que agora não é a melhor hora, porque está faltando Frontier e aí eles praticam um preço maior.
A PRO-4X é top também.

Samuel Dias
27/06/2025, 08:10
Preços estão bons, mas não tão bons quanto estavam antes por conta disso que o amigo Bigsd comentou, entregas estão com atraso.
Eu esperaria mais um pouco até regularizar o estoque.

Samuel Dias
27/06/2025, 08:12
Estou negociando trocar a minha por uma PRO-4X. Ela é bem mais completa, e aquele teto solar é chique demais :mrgreen:

PRO-4X e Platinum são as tops da linha, bem completas. Entre as duas é uma questão de gosto. Quem quer uso fora de estrada em trilhas, a PRO é mais interessante porque tem bloqueio mecânico, mas a Platinum não fica atrás, porque possui o bloqueio inteligente eletrônico, que alguns dizem ser melhor que o mecânico, este o preferido dos praticantes mais antigos.

Samuel Dias
27/06/2025, 08:18
Continuo bastante satisfeito com a minha, é muito segura, estável, econômica, muito forte, super confortável e atualmente acho que a mais confiável, porque só vejo reclamações das outras, e coisas bravas, não são frescuras.
Eu acho que a Nissan deveria deixar ela como está, porque até em design eu acho que ela se sai melhor que as concorrentes hoje.
Poderia incluir um ACC, apesar da Nissan não gostar muito de usar esse sistema em caminhonetes e tem lá as suas razões, e talvez uma versão com feixe de molas na traseira para o público mais "conservador" que sofre muito para evoluir. De resto eu não mexeria nada.

Versão com feixe de molas seria um retrocesso, espero que não façam isso. O caminho é a evolução e o progresso.
Imagine se hoje fabricassem máquinas de escrever porque alguns tem medo do computador. Quem não consegue se ajustar ao progresso e a tecnologia, então que compre uma máquina de escrever usada e sofra depois com as consequências.
ACC já foi provado que é perigoso, a ideia é boa, mas na prática não dá muito certo e aumenta os riscos de acidentes.
Imagine que tem picapes que o sistema de frenagem de emergência não funciona, que não detecta carro com tampa de vidro atrás (como o Mobi) ou com carroceria baixa (tipo Montana ou saveiro antigas), aí seria um desastre completo.

Samuel Dias
27/06/2025, 08:18
E eu já vou transferir meu "título" para votar em você!

Eu também :lol:

Samuel Dias
27/06/2025, 08:20
Pior que muita gente nem está aí mais pra gente dizer "Nós avisamos..." :lol:
A qualidade em geral está caindo muito. O melhor que fazem hoje é um facelift e uma correção dos problemas que aparecem, porque modelos totalmente reformulados estão entre os piores. Dá pra perceber fácil que estes novos projetos são redução de custos, e de qualidade.

Sim, uma pena. Tantos críticos e haters que agora mereciam ouvir realmente um "nós avisamos". O tempo provou quem estava com a razão.

Samuel Dias
27/06/2025, 08:21
Curioso que poucos percebem estes detalhes na Frontier, e que realmente fazem muita diferença.

582591

Para quem não conhece, está aí a foto que fiz para provar o que estou dizendo.

E observe que ele é todo vedado na montagem. Detalhes como esse mostram o cuidado da Nissan com o que faz.

Ciro Alencar
27/06/2025, 11:14
Bom dia, meus queridos amigos!

Não entrei esta semana porque só vim para o escritório hoje, e apenas para pegar o meu filho que vai comigo para o interior e depois vai retornar com outro carro.
Mas claro que achei espaço para dar uma rápida passada por aqui para visitar os meus bons amigos.
Estou contente de ver como vocês estão participando e alimentando os demais tópicos com conteúdo inteligente e específico, tópicos antes usados apenas para falar de Frontier, e mal, diga-se... kkkk.....
Cuidado com infiltrados, eu sinto o cheiro....kkkk... Mas o nível que chegou o fórum hoje, vai ser muito difícil de desconstruir. Parabéns a todos!

Adalberto, meu caro, compre logo. Não espere muito.
Não pense demais. Te garanto que você ainda vai sair mais no lucro do que qualquer outro modelo. Então faça logo o seu gosto.
A PRO-4X é um arranjo mais "fora de estrada", mais "parruda", como eu faço uso misto da minha, social e sítio, eu prefiro mais a versão "comportada" da Platinum... kkk....
Mas, a PRO-4X é a mesma coisa, completíssima!
Como você tem Attack, acredito que prefira o visual mais característico. Vá em frente sem medo.

Ciro Alencar
27/06/2025, 11:17
Versão com feixe de molas seria um retrocesso, espero que não façam isso. O caminho é a evolução e o progresso.

O problema chama-se "Brasil". Ainda temos a ilusão das "inquebráveis" e de "raça forte" bem distante da realidade hoje, mas a fama ficou. Quem quer ter uma suspensão multilink de outra marca, tem que pagar uma fortuna, coisa que a maioria não pode. A Frontier oferece isso e muito mais por um preço até menor que as dinossauros do mercado, mas a cabeça do consumidor continua estacionada em conceitos velhos e ultrapassados.

Ciro Alencar
27/06/2025, 11:18
É verdade, para quem vai falir em novembro próximo :lol:, só vejo lançamentos novos, investimentos, reformulações, ações subindo, etc.

Nissan vai falir na cabeça de quem não tem raciocínio. Isso é uma grande bobagem.
Marca forte e com muito potencial, todo mundo quer.

Ciro Alencar
27/06/2025, 11:20

Isso é besteira. Mania que a imprensa tem de estabelecer valores em reais. Isso é só conversão, jamais se apresenta um preço assim.

Ciro Alencar
27/06/2025, 11:22

Esse vídeo é muito bacana mesmo. É mais ou menos isso o que eu faço lá no sítio... kkkk....

Ciro Alencar
27/06/2025, 11:22
Grande Cirão!!

Resolveu visitar os pobres? :lol:

kkkk.... estou sempre por aqui, meu amigo.

Samuel Dias
30/06/2025, 11:03
Esse vídeo é muito bacana mesmo. É mais ou menos isso o que eu faço lá no sítio... kkkk....

:pensativo: sei... você foge até da poeira da estrada... :lol:

Samuel Dias
30/06/2025, 11:07
O problema chama-se "Brasil". Ainda temos a ilusão das "inquebráveis" e de "raça forte" bem distante da realidade hoje, mas a fama ficou. Quem quer ter uma suspensão multilink de outra marca, tem que pagar uma fortuna, coisa que a maioria não pode. A Frontier oferece isso e muito mais por um preço até menor que as dinossauros do mercado, mas a cabeça do consumidor continua estacionada em conceitos velhos e ultrapassados.

É isso mesmo, a Frontier é a que mais oferece hoje e com o menor custo, mas o mercado fica preso ao passado.

Samuel Dias
30/06/2025, 11:09
Isso é besteira. Mania que a imprensa tem de estabelecer valores em reais. Isso é só conversão, jamais se apresenta um preço assim.

Impressão minha ou você estava ligeiramente revoltado? :lol:
Suas mensagens deste dia aparentavam alguma irritação :mrgreen:

sm4rco
02/07/2025, 10:40

Troca logo antes dela falir e não ter mais para vender :lol:
Ninguém mais fala disso, né? Imprensa sensacionalista. Imagine uma empresa de porte de uma Nissan falir, só na cabecinha bem vazia de alguns.

A PRO é bem completa, vem com bastante recursos. É a caminhonete mais completa hoje na sua categoria junto com a Platinum.
Mas a Attack é bem legal também.
Se puder trocar, vá em frente que você não vai se arrepender. Não sei como estão as ofertas hoje.

sm4rco
02/07/2025, 10:47
Sim, uma pena. Tantos críticos e haters que agora mereciam ouvir realmente um "nós avisamos". O tempo provou quem estava com a razão.

Nem estão aqui mais, se bem que ando com algumas desconfianças por conta de umas postagens bem esquisitas :lol:
Teve muito disso de dizer que falávamos as coisas por apaixonite pela Frontier, só que todas essas coisas criticadas foram provadas, e os comentários que fizemos de outros modelos, também foram provados.
Enfim, estamos em paz com nós mesmos :grin:
A Frontier vem surpreendendo mesmo. Acabei de ver no grupo um colega comentando que vai precisar trocar as buchas da bandeja pela primeira vez da sua Frontier. E o interessante, isso com 230.000km!!!!
Eu vejo o pessoal trocando buchas de modelos concorrentes com 100.000km ou até menos. Aliás, tem modelos fazendo motor antes disso :mrgreen:
A Frontier é muito robusta. Impressionante.

sm4rco
02/07/2025, 10:48

É incrível como o mercado vive de passado. Vejo isso aqui também.
O pior é que são concorrentes mais caros que oferecem menos. Vai entender essa letargia do mercado.

Bigsd
03/07/2025, 09:45
Bom dia galera
Estou correndo aqui para fechar o financeiro/contábil do mês, mas logo estarei com vocês. Vão participando aí :concordo:

Mauro-sp
04/07/2025, 09:11
Nem estão aqui mais, se bem que ando com algumas desconfianças por conta de umas postagens bem esquisitas :lol:

Eu também percebi isso :pensativo:

Mauro-sp
04/07/2025, 09:12
É isso mesmo, a Frontier é a que mais oferece hoje e com o menor custo, mas o mercado fica preso ao passado.

O consumidor nunca soube fazer boas escolhas. E agora estão indo na onda dos chineses, vai ficar ainda pior.

Mauro-sp
04/07/2025, 09:13
Frontier não incomoda. É impressionante como desde que mudei para o modelo, só visito oficina para revisões básicas. Zero dor de cabeça com ela.

Nicolas_cwb
04/07/2025, 12:22
Opa pessoal, tudo bem?

Hoje saio de férias, farei uma viagem passando por Uruguay e Argentina, mais uma vez botarei a frontier pra rodar bastante. :)

@David, dando um retorno do ruido atrás do porta-luvas, eles identificaram que era algo na caixa de fusiveis. Fizeram alguma improvisacao que diminuiu bastante mas disseram que se me incomodasse pediriam uma peça nova para trocar. Eu achei que nao precisava porém semana passada peguei muita terra e o ruido voltou no mesmo nivel que estava antes. Farei agora a revisao dos 30.000 no meio da viagem (rio grande do sul) e pedirei nessa concessionaria que dem uma olhada, caso nao resolvam, peço a peça nova voltando de férias.

Abs a todos!!!

sm4rco
07/07/2025, 06:45
Eu também percebi isso :pensativo:

E continua passando vergonha.

sm4rco
07/07/2025, 06:51
Frontier não incomoda. É impressionante como desde que mudei para o modelo, só visito oficina para revisões básicas. Zero dor de cabeça com ela.

Ela já saiu bem acertada. Os poucos problemas que teve foram bem pontuais, e rapidamente solucionados para nunca mais incomodarem. O que estamos vendo em outras marcas é uma vergonha preocupante. Baste ver a situação da "tecnológica", recalls mensais, e já tem outro este mês, e o mais curioso é que o problema volta. Então não é recall, é remendo.
Vejo no grupo de whatsapp o pessoal com Frontier pra lá de 200 ou 250 mil km rodados só com revisões básicas. A Nissan sempre manteve a alta qualidade de seus produtos, resta saber se vai continuar mantendo isso com um mercado cada vez menos preocupado com bons produtos e mais preocupado com preços.

LoucoPoeta
08/07/2025, 02:14
Ela já saiu bem acertada. Os poucos problemas que teve foram bem pontuais, e rapidamente solucionados para nunca mais incomodarem. O que estamos vendo em outras marcas é uma vergonha preocupante. Baste ver a situação da "tecnológica", recalls mensais, e já tem outro este mês, e o mais curioso é que o problema volta. Então não é recall, é remendo.
Vejo no grupo de whatsapp o pessoal com Frontier pra lá de 200 ou 250 mil km rodados só com revisões básicas. A Nissan sempre manteve a alta qualidade de seus produtos, resta saber se vai continuar mantendo isso com um mercado cada vez menos preocupado com bons produtos e mais preocupado com preços.

Autodefesa: Hilux tem casos quebra de corrente do motor e Toyota culpa o diesel | Quatro Rodas (https://quatrorodas.abril.com.br/auto-servico/autodefesa-hilux-tem-casos-quebra-de-corrente-do-motor-e-toyota-culpa-o-diesel/)

sm4rco
08/07/2025, 07:38
Mas na hora de vender é só abrir a boca :lol:
É o que eu comento sobre a qualidade e a confiabilidade da Frontier. O diesel é o mesmo, e aí? Porque ela não dá problemas, assim como a S10 e a L200 que também não incomodam. Vejam que as reclamações estão lotadas de Hilux, Ranger e Amarok.
O pior é o silêncio, e ainda pior é jogar a culpa no dono do carro que abastece com diesel ruim.
Se outros modelos não tem problemas, que estudem o porque e copiem, e não fujam da responsabilidade.

O que tem acontecido aqui no Brasil ultimamente é fabricantes aumentaram a garantia artificialmente mas depois negarem a garantia tentando culpar fatores externos, ou seja, pura má fé mesmo, pilantragem. E essa marca japonesa está se superando em fraudes há bastante tempo.
Sempre falamos aqui que brasileiro compra carro para vender, e se tiver boa revenda, pode ser fraudado, pode capotar, pode estourar motor, ter recursos que não funcionam, soltar rodas, trincar vidros, quebrar suspensão, etc... vale tudo. Ou seja, o consumidor se mata, mas seus herdeiros vão vender a sucata desentortada fácil :lol:
Isso é Brasil...

Bigsd
08/07/2025, 09:35
Bom dia pessoal.
Livre agora!!! :euforico:
Todo final de mês tenho que fechar o mês contábil, com os relatórios financeiros, e depois do dia 26 e 27 já começa a apertar muito aqui. Este mês foi pior porque estou com um desfalque de dois colaboradores no departamento. Mas deu tudo certo. Apresentei ontem os relatórios e não teve nem complementos para fazer. Agora consigo respirar novamente. Desculpem a minha ausência. Mesmo assim sempre dou uma espiada aqui :mrgreen:

Realmente a Frontier está impressionando, seja no trabalho, no fora de estrada, ou no uso pessoal ou familiar, esta picape só tem arrancado elogios. Gosto muito da minha, não dá nenhum trabalho, e tudo funciona direitinho, sem engasgos, falhas, etc.
O que tenho visto hoje são modelos com problemas gravíssimos (100 mil para consertar um motor é dolorido hein?), até defeitos bobos mas também preocupantes. Saiu um recall de outro modelo (mais um) que apesar de ser uma falha de câmera do multimídia, parece pouca coisa mas é o suficiente para causar um acidente, porque a câmera congela ou atrasa a imagem. Se tiver um carro, uma moto ou alguém atrás e confiar na câmera não vai acabar nada bem.
Um Santo Antonio que se solta parece pouca coisa, mas se atingir um carro que vem atrás numa estrada pode causar um acidente seríssimo.
Você viram esta semana mais um acidente sério envolvendo uma frenagem inesperada de uma Ranger na estrada. São várias queixas deste sistema que está sendo desligado nas concessionárias. Ninguém estava dando muito a atenção para isso, mas já era um problema anunciado, inclusive aqui.
São coisas grandes e pequenas, mas que podem causar consequências muito sérias. Eu não sei o que aconteceu no mercado, mas você percebe que a qualidade está despencando rapidamente.
Tenho receio de que a Nissan também possa entrar nessa onda. Pelo menos por enquanto a Frontier tem sido exemplar com segurança e qualidade.

Bigsd
08/07/2025, 09:43
O que não pode é inventar uma garantia fake de 10 anos e depois recusar culpando a qualidade do combustível. Pera lá... vai dizer que a montadora não sabe qual o tipo de combustível que temos aqui. Não testa o carro antes de jogá-lo no mercado? E porque alguns modelos não dão problemas? Combustível estourar motor com menos de 20 mil km também é inaceitável.
A verdade é que estão fazendo o brasileiro de trouxa, ninguém respeita mais ninguém.
Estes dias fui comprar um bombom e estava escrito em letras bem pequenas "sabor de" e em letras bem grandes "chocolate".
Ou seja, bombom de chocolate que não tem chocolate. O Brasil está muito esquisito.
Ou o brasileiro reage ou logo vamos ter carro sabor "carro de verdade" :lol:

Bigsd
08/07/2025, 09:47
Opa pessoal, tudo bem?

Hoje saio de férias, farei uma viagem passando por Uruguay e Argentina, mais uma vez botarei a frontier pra rodar bastante. :)

@David, dando um retorno do ruido atrás do porta-luvas, eles identificaram que era algo na caixa de fusiveis. Fizeram alguma improvisacao que diminuiu bastante mas disseram que se me incomodasse pediriam uma peça nova para trocar. Eu achei que nao precisava porém semana passada peguei muita terra e o ruido voltou no mesmo nivel que estava antes. Farei agora a revisao dos 30.000 no meio da viagem (rio grande do sul) e pedirei nessa concessionaria que dem uma olhada, caso nao resolvam, peço a peça nova voltando de férias.

Abs a todos!!!

Boa viagem, Nicolas :concordo:
Nos mande fotos.

Quanto ao ruído, peça para trocar logo. Não espere.
Pode ser que tenham quebrado a peça numa revisão, numa lavagem ou algo do tipo, ou até mesmo na montagem, e o melhor que você faz é trocar e manter em ordem.

Bigsd
08/07/2025, 09:48

Cirão era assim, agora ele está mais aventureiro depois que virou homem do campo :lol:

Bigsd
08/07/2025, 09:51

É para chamar a atenção do leitor. Eu já vi coisas do tipo: "Tal marca lança carro popular por 50 mil reais". Quando você vai ver é na China, e só converteram o preço. É muita sacanagem, é o que falo de todo mundo nos querer fazer de bobos.

Bigsd
08/07/2025, 09:52

Exatamente isso. E aí os fabricantes abusam mesmo.

Ciro Alencar
08/07/2025, 11:55
Bom dia, meus queridos amigos!!!
Saudades de vocês!

Tive que vir para São Paulo ontem, mas foi correria e não consegui entrar, e daqui em instantes eu pego estrada novamente. Mas, devo voltar na quinta-feira.
Bigsd, meu amigo, e pior do que isso é que agora muitas destas reportagens ainda são criadas com inteligência artificial.
E olhe, hoje temos até bebês sendo tratados como gente, mas que são artificiais, esses tais de "Reborn" ...kkkk......
A coisa está ficando feia meu bom amigo...
Mas, temos público para tudo. Cada um faz as suas escolhas.

Ciro Alencar
08/07/2025, 11:57
Opa pessoal, tudo bem?

Boa viagem, meu querido! Aproveite muito e mande fotos mesmo.
Queremos ver a "bruta" bem suja, hein? kkkk....

Ciro Alencar
08/07/2025, 11:59
Autodefesa: Hilux tem casos quebra de corrente do motor e Toyota culpa o diesel | Quatro Rodas (https://quatrorodas.abril.com.br/auto-servico/autodefesa-hilux-tem-casos-quebra-de-corrente-do-motor-e-toyota-culpa-o-diesel/)

Impressionante!!!
Porém agora não são os nossos nobres amigos mecânicos de oficinas que estão denunciando, mas uma revista conceituada com base em casos reais.
Isso não vai terminar assim. Certamente vai ter consequências.

Ciro Alencar
08/07/2025, 12:00

kkkk.... exagero!

Ciro Alencar
08/07/2025, 12:03
Impressão minha ou você estava ligeiramente revoltado? :lol:
Suas mensagens deste dia aparentavam alguma irritação :mrgreen:

Parabéns, meu caro amigo, muito observador.
Tem coisas que às vezes revoltam e estragam o nosso dia, e desta vez teve muito a ver com o que sempre conversamos aqui.
Naquele dia eu estava muito bravo com a ignorância das pessoas hoje. É impressionante como o ser humano anda cada vez mais estúpido.
O mundo tecnológico fácil tem feito as pessoas raciocinarem menos e sequer entender o que escrevemos. Um triste fim nos espera no final dos tempos.

Samuel Dias
09/07/2025, 09:04
Um ótimo feriado a todos, e uma ótima viagem ao amigo Nicolas. Nada como encarar uma longa viagem com um carro de alta confiabilidade, segurança e conforto. Nestas horas vemos a diferença que um bom produto oferece.

Davidnissan
10/07/2025, 15:15
Opa pessoal, tudo bem?

Abs a todos!!!

Boa viagem Nicolas, que você e sua família passem bem. Quanto ao ruído, devo fazer mais uma tentativa de reparo na semana que vem. Aviso aqui também do desfecho.

Bigsd
11/07/2025, 11:14
Eu ia viajar também peguei dois dias de folga, ainda estou de folga, mas não deu certo. Tive que ficar para resolver problemas de saúde em família.
Deve ser uma viagem bem bacana essa, e de Frontier ainda, deve ser show.

Samuel Dias
11/07/2025, 13:10
Parabéns, meu caro amigo, muito observador.
Tem coisas que às vezes revoltam e estragam o nosso dia, e desta vez teve muito a ver com o que sempre conversamos aqui.
Naquele dia eu estava muito bravo com a ignorância das pessoas hoje. É impressionante como o ser humano anda cada vez mais estúpido.
O mundo tecnológico fácil tem feito as pessoas raciocinarem menos e sequer entender o que escrevemos. Um triste fim nos espera no final dos tempos.

Pois é, eu percebi. A gente convive com os amigos e começa a perceber até o humor deles nas palavras que escolhe para escrever :mrgreen:
Realmente as coisas hoje estão difíceis.

Bigsd
14/07/2025, 16:55
Pessoal, definitivamente a minha Frontier nova está realmente mais econômica.
Tenho comparado com a anterior, anterior à anterior :D, que eu usei bastante, e a diferença é perceptível.
E agora a impressão que eu tenho é que ela também está andando mais, ficou mais esperta.
Agora, as câmeras 360° são um show a parte, como elas ajudam demais :concordo:

Silvano1980
15/07/2025, 09:05
Algumas vezes eu até revejo os modelos disponíveis no mercado, mas o que desanima é que as concorrentes não tem o mesmo nível tecnologico e nem a mesma confiabilidade.
Frontier não incomoda, é so encher o tanque e rodar tranquilo.
Eu ando vendo os problemas da Ranger, os motores e cambio da Hilux dando panes graves, Amarok com problemas, um monte de queixas da Titano, a impressão que eu tenho é de que a qualidade vem caindo muito rápido.
A Frontier por enquanto é a melhor opção pra mim. Eu acho que uma atualizada vai fazer bem, porque brasileiro é assim, tem que mudar pelo menos o fucinho, não importa se já é a mais atualizada.
Não tenho nenhuma queixa com a minha, e o conforto e a segurança dessa caminhonete não tem comparação. Só uma RAM mesmo para subir um nível.

Silvano1980
15/07/2025, 09:08
Vocês continuam usando aditivo no motor? Tenho visto alguns vídeos e reportagens dizendo que isso não serve para nada, e que só vale a pena se a caminhonete for ficar muito tempo parada.

Bigsd
15/07/2025, 16:39
Olá Silvano. É bom te ver por aqui :concordo:
Pois é, no grupo vimos colegas que nunca usaram aditivo com motor chegando nos 250 mil km e constatado que o motor estava limpo. Não dá pra saber ao certo qual a vantagem do aditivo. Eu uso de vez em quando.