PDA

Ver Versão Completa : Manutenção, Adaptações e Soluções Técnicas NISSAN FRONTIER - GERAÇÃO 2017.

Páginas : 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 [47] 48

Edumar
25/02/2025, 10:23
Todas as comunidades virtuais hoje estão um saco. Não se pode dizer nada que aparecem aqueles que não sabem nada, mas não concordam com você... kkkk.... e o pior é que são até agressivos, chegam a ofender, parece que se esconder atrás de um teclado e bancar o valente virou regra depois que o mundo moderno reduziu muito o contato humano.
Mas, vamos em frente. Este grupo é unido e valente, e só cresce.

Isso não é de hoje. Há alguns anos parei de participar de alguns fóruns por causa disso, cheguei a criar os meus próprios para exercer um controle mais rígido sobre os tumultuadores que só entram para descarregar seus sentimentos mal resolvidos, mas desisti também, é muito complicado e desgastante.

Os comentários de sites em geral, de YouTube, os fóruns, redes sociais, etc. estão mesmo um saco hoje, e raramente leio alguma coisa, e muito menos participo. Quando você tem uma fiscalização que funciona, você até consegue controlar isso, mas tem sites como o Youtube onde isso é até desejado pelo pessoal que quer visibilidade e monetização, ou seja, ganhar dinheiro. Nestes sites, quanto mais polêmica (brigas) melhor, pois lhe dá mais movimento de conteúdo e visibilidade. Infelizmente, muitos são assim. Estes sites possuem conteúdos péssimos, sem qualidade, com erros de todo tipo, mas o objetivo é criar uma polêmica para atiçar os ânimos dos perturbados haters e fanboys, criando intrigas e discussões acaloradas sem qualquer utilidade prática senão gerar movimento ao canal.
É o mundo novo, onde a inteligência vai sendo superada pelo conteúdo superficial, equivocado e sem qualquer valor, aumentando a ignorância das pessoas.

Eu evito propagando nos meus sites porque o meu objetivo é compartilhar informações úteis, e não ganhar dinheiro com isso. Pelo contrário, manter um site demanda investimento e cuidados técnicos constantes. Além disso, a ausência de propaganda também dá mais credibilidade a um site, tornando-o mais imparcial.
Claro que muitos vão dizer que um site como o Clube da Nissan Frontier ( clubedanissanfrontier.com.br/ )pode parecer suspeito pois o próprio nome já dá a ideia de um destaque de produto, e isso é até natural. Mas, para evitar qualquer tipo de interpretação mais distorcida, busco sempre publicar conteúdo real, verdadeiro, honesto e comprovado.
Não vou criar um artigo, por exemplo, com um título como "Frontier é a melhor caminhonete do mercado", e enchê-lo de comentários subjetivos e questões de gosto. Óbvio que vou destacar em meus artigos as qualidades da Frontier, mas de forma justa e honesta, até mostrando alguns defeitos.

Eu tenho recebido muitos pedidos para comentar sobre outros modelos além da Frontier. O pessoal gosta da forma como eu abordo algumas características que o mercado não mostra, seja por desconhecimento ou por interesse comercial.
Tenho feito isso algumas vezes, e se tivesse tempo, eu publicaria muito mais. É difícil encontrar sites que ofereçam um conteúdo sério, até porque conteúdos sérios podem incomodar muita gente, e se você não tiver algum cuidado, pode sofrer consequências legais, então é preciso ter algum conhecimento sobre alguns aspectos jurídicos.
Nos meus fóruns eu alterava as regras e a política de uso com muita frequência, sempre me adaptando a legislação e aos julgados sobre os temas. O controle dos usuários também era bastante rígido, pois de uma forma ou de outra você, como dono de um site, é responsável também sobre o que falam nele. Se não diretamente, mas no cuidado com a moderação das mensagens. Você não tem muita responsabilidade sobre o que falam, mas pode ser punido por não excluir conteúdos que alguns podem achar indesejados.

Eu procuro sempre apurar as informações, publicar o que é fato e o que eu sei que será provado em breve, pedir provas de comentários e críticas sobre produtos e outros conteúdos, etc. Até porque fanboys e haters inventam mentiras demais, já vimos isso até aqui. Comentam coisas que não existem, que são distorcidas aos seus interesses, provocações, intrigas, etc. Então é preciso algum cuidado, pois além das responsabilidades legais, ainda tem a idoneidade e a credibilidade do espaço, que pode ser prejudicada caso comentários sejam feitos com objetivos puramente pessoais e de forma distorcida.

Edumar
25/02/2025, 10:24
Eu vi agora pela manhã um artigo sobre o aumento do biodiesel no diesel S10, abordando algumas questões técnicas e os cuidados necessários para preservar o nosso carro, a partir de um link publicado lá no grupo.
Houve uma sucessão de comentários de diferentes "torcidas" políticas culpando esse e aquele presidente, xingando um disso e o outro daquilo, etc.... numa verdadeira batalha de fanáticos irracionais que nada agregaram ao tema, absolutamente nada.
Isso está tomando conta de tudo hoje, as pessoas cada vez mais odiosas, mais revoltadas com tudo, fanboys fanáticos, haters e toda a espécie de gente que nada soma hoje, e nem tem capacidade de agregar nada mesmo, vive apenas para tumultuar.

Exatamente o que comentei agora :concordo:

Nicolas_cwb
25/02/2025, 11:09
O Waze é excelente para avisar situações inesperadas numa estrada, como acidentes, policiamento, etc... mas para alertar sobre os radares, o Radarbot é bem mais interessante. Ele avisa, toca um som caso a velocidade de aproximação do radar continue alta, e depois fica apitando até passá-lo. É melhor para quando estamos mais distraídos, pois chama mais atenção.
Uso ele com o Android, não sei se tem para iPhone.
Recomendo.

Opa Edu, tem sim para iPhone, eu também uso.

Tem possibilidade de assinatura básica gratis (acho que já é suficiente na maioria do casos), outra que permite baixar os mapas off-line (eu tenho essa porque pego muita estrada e as vezes preciso configurar uma rota sem internet) e outra pro com funcionalidades específicas para motoristas profissionais como restrição de transito para veículos pesados.

Recomendo igualmente, pelo menos aqui no Paraná estão instalando muitos radares novos e em muitos lugares tem que estar super atento porque é uma bagunça, em um mesmo trecho pequeno de rodovia temos lugares com limite de 30, 40, 60, 80, 110, qualquer distração.... O Waze em muitos casos não emite alerta para radar, mesmo ele estando lá registrado, acho que não é eficiente para esse uso.

Bigsd
25/02/2025, 18:00
Boas discussões como sempre. Este é um tópico de conteúdo de verdade :concordo:
Vou ficar um pouco ausente para frechar o relatório financeiro do mês aqui na empresa. Este mês é mais curto.
Mas mantenham a participação aí :computador:

sm4rco
26/02/2025, 07:30
Por falar em multimídia, com qual frequência vocês limpam as câmeras do sistema 360º?
Peguei o hábito de limpar a cada duas semanas pelo menos, faz uma grande diferença.
Antes eu não me preocupava com isso, mas reparei que depois que limpo as câmeras as imagens ficam muito mais nítidas, mesmo depois que eu mando lavar a caminhonete. Talvez por ficarem direcionadas para baixo, eles acabam aderindo mais pó. Deixo um paninho no console e de vez em quando passo de leve nas câmeras antes de sair de manhã.

sm4rco
26/02/2025, 07:31
O Waze em muitos casos não emite alerta para radar, mesmo ele estando lá registrado, acho que não é eficiente para esse uso.

Eu já notei isso. Muitas vezes mesmo estando com velocidade acima da permitida pelo radar ele não avisa.

sm4rco
26/02/2025, 07:33
Isso não é de hoje. Há alguns anos parei de participar de alguns fóruns por causa disso, cheguei a criar os meus próprios para exercer um controle mais rígido sobre os tumultuadores que só entram para descarregar seus sentimentos mal resolvidos, mas desisti também, é muito complicado e desgastante.

Isso virou uma praga hoje. Nem leio mais comentários de sites porque é um amontoado de besteiras e xingamentos. Há uma teoria que diz que isso piorou com a Covid.

sm4rco
26/02/2025, 07:36
Eu tenho recebido muitos pedidos para comentar sobre outros modelos além da Frontier.

Eu já disse que você deveria criar um site mais amplo, abordando todas as picapes do mercado, se aposentar e cuidar só do site :mrgreen:
Você tem uma abordagem realmente interessante, que foge das reportagens tendenciosas que costumamos ver por aí.

sm4rco
26/02/2025, 07:44
"A nova geração da Frontier deverá adotar a suspensão traseira por feixe de molas da Triton, substituindo o sistema de molas helicoidais do modelo anterior, que recebeu avaliações positivas e negativas."

Na verdade não é o "modelo anterior", mas o "atual", já que ainda não saiu nenhum outro.
Mas, se isso também for verdade, seria uma grande perda, pois o desempenho dessa suspensão multilink é muito superior, tanto que concorrente usa aqui em versão que chama de "peso pesado" e "bruta para encarar os desafios mais difíceis", até o Gladiator, a RAM e a Toyota Tundra usam pelo mesmo motivo de melhor performance, e em modelos mais "pesados" e na casa de meio milhão. A Frontier oferece essa tecnologia por 200 mil ou menos. Lembrando que é um recurso caro, tanto que a Toyota tirou do Corolla Cross a suspensão multilink para reduzir o seu custo em nosso pouco exigente mercado.

que significa isso de "avaliações positivas e negativas" é um mistério que só o autor da reportagem pode esclarecer, pois tecnologicamente ela se mostrou muito positiva, e se alguma parcela do mercado consumidor achou negativo, isso é pura ignorância sobre a tecnologia do sistema ou o seu uso.

Se perdermos a suspensão traseira multilink, podemos culpar a burrice do consumidor mais uma vez, que ao invés de exigir evolução tecnológica de fato, compra modelos obsoletos e provoca essa falta de interesse da indústria em oferecer tecnologias melhores. É fato que a suspensão multilink aumenta enormemente a segurança do carro, fornecendo à Frontier uma estabilidade sem comparações, mas o povo valoriza mesmo é modelo que capota, que solta roda, que explode motor, etc, ultrapassados e inseguros.
Será uma perda grande se isso for confirmado, mas esse mercado burro merece.
O povo quer mesmo é "telão" de multimídia gigante, mesmo que seja um chinesinho que nem funcione.
É triste ver como o consumidor não evolui nada mesmo.

sm4rco
26/02/2025, 07:47
O Edu irrita muita gente :lol:, mas ele conta o que mais ninguém diz. Praticamente toda a imprensa tem rabo preso, a verdade é que ela depende dos anunciantes, já o Edu não, nenhum anúncio é permitido no site dele. Pode notar que nem janelinhas incômodas ficam abrindo no Clube da Frontier, porque ele não habilita nem as propagandas do Google para conseguir monetização, ganho por cliques em anúncios.
E prepare-se, porque vem mais uma bomba aí no site dele, e essa bastante preocupante.

Edumar sempre com polêmicas :mrgreen:
O pessoal de sites hoje só publica matérias pagas. Basta ver a forma como abordaram a tal da garantia de 10 anos de uma marca aí. Uma enganação que o Edumar mostrou, e que só vi mais duas reportagens mostrando isso, o restante da imprensa comemorou feliz enaltecendo a novidade, e o povo compra a ideia.

sm4rco
26/02/2025, 07:52
Eu estou assustado com o preço de algumas caminhonetes que estão oferecendo menos e são mais desatualizadas. Os preços estão fora da realidade. Você pega hoje uma Frontier XE por menos de 220 mil, um luxo, ela oferece mais do que concorrentes que estão pra lá de 320 mil. Acaba pagando 100 mil a mais para ter menos e até segurança e conforto inferiores.

Mas aí aparecem malucos dizendo que a Nissan é irresponsável, que vende barato e quem compra caro se dana depois. Primeiro que há muito tempo ela tem feito temporadas de descontos, já não vende a preço cheio direto há bastante tempo, segundo que o pessoal foge da escola e não sabe o que é essa coisa mágica chamada matemática, e não percebe que fica bem mais fácil para trocar uma Frontier usada por uma nova quando os preços baixam. Muita gente aqui se atualizou por conta dessas promoções, enquanto tem gente ainda convivendo com caminhonete velha por conta dos preços absurdos e irreais que outras marcas praticam, e ainda oferecendo opções bem inferiores.

sm4rco
26/02/2025, 07:55
Rapaz, eu vi esse artigo e mostrei para o meu cunhado que chegou aqui outro dia comemorando isso. Eu tive que aguentar o papo-furado dele porque eu não sabia nada disso. O Eduardo é um mestre em desvendar as coisas.
Meu cunhado disse que tinha entendido outra coisa, que era uma extensão para 10 anos.

É o que eu falei do povão acreditar em tudo. É fácil enganar as pessoas com propagandas falsas.
Eu conversei com um conhecido que trabalha em concessionária aqui próximo da empresa, e ele me disse que a tal marca da "super-garantia" mudou a propaganda de "10 anos" para "até 10 anos", pois já haviam questionamentos sobre a publicidade enganosa. No final, nada mudou para melhor, só piorou, e o povo fanboy comemora feliz.

sm4rco
26/02/2025, 08:00
O fórum estava começando a ficar difícil outra vez. Ainda bem que foi "ajustado". Esse é um espaço bem bacana, e eu sempre divulgo para os amigos. Quem faz um fórum, são os participantes, e aí tem quem contribui de verdade e quem só estraga.
Este tópico é bem nivelado entre os participantes, e isso ajuda muito.

E temos que manter essa união e essa participação, principalmente com qualidade de informação. Uma pena que muita gente não entendeu isso e acabou com tópicos que eram até bem legais, causou a saída de gente que acabou indo na deles, e criou desunião.
Esse tópico (e qualquer outro) funciona bem quando os participantes postam com consciência.

Ciro Alencar
26/02/2025, 16:45
Eu já vi Frontier atravessando trechos difíceis onde concorrentes ficaram, e até jipes. .....
Ela tem uma excelente fama no offroad.

Lá na região do sítio, esta é a fama da Frontier. O pessoal diz que ela passa sorrindo onde as outras ficam chorando. Haviam poucas Frontier por lá, hoje ela está mais presente, e o pessoal elogia demais a capacidade dela de vencer terrenos difíceis, principalmente carregada. O pessoal comenta que outros modelos algumas vezes até conseguem vencer, com alguma dificuldade, um terreno mais difícil por onde a Frontier passou, mas quando carregadas, não tem pra ninguém, só para a Frontier.

Ciro Alencar
26/02/2025, 16:48
Eu confesso que tinha desanimado um pouco com o clima do fórum, mas parece que agora melhorou muito.

Meu caro, Adalberto, nunca devemos desistir. Dizem que só os fortes vencem, e os fracos vão ficando pelo caminho. A principal força aqui é a união, a amizade, o respeito e a educação, a verdade, e outras características que tornam esse grupo tão especial.

Ciro Alencar
26/02/2025, 16:49
Isso aqui só melhora :concordo:
É como disse o Ciro uma vez, tem que insistir, nunca desistir, com o tempo tudo vai dando certo.

É isso mesmo, meu amigo.

Ciro Alencar
26/02/2025, 16:51
Ajustes de produção para contenção de custos. Isso é um bom sinal. E vou mais longe, ela pode chegar aqui ainda mais barata do que já é, o que seria ótimo.

Não por vir do México, meu caro Gabriel, mas pela sua própria redução de custos pela otimização da produção.

Ciro Alencar
26/02/2025, 16:55
O Eduardo é um mestre em desvendar as coisas.
Meu cunhado disse que tinha entendido outra coisa, que era uma extensão para 10 anos. O detalhe que o Eduardo mostrou do "até dez anos", explicando a pilantragem foi matador, e até ele mudou o discurso.

A abordagem do Edu foi perfeita, inteligente, bem estruturada, bem argumentada, com todas as referências necessárias para dar total credibilidade às suas afirmações. E ele faz isso de uma forma muito didática que eu não canso de elogiar. Qualquer um consegue entender, só não entende quem não quer mesmo entender, e por razões que fogem ao bom-senso.

Ciro Alencar
26/02/2025, 17:01
Além disso, a ausência de propaganda também dá mais credibilidade a um site, tornando-o mais imparcial.
...
Eu procuro sempre apurar as informações, publicar o que é fato e o que eu sei que será provado em breve, pedir provas de comentários e críticas sobre produtos e outros conteúdos, etc. Até porque fanboys e haters inventam mentiras demais, já vimos isso até aqui. Comentam coisas que não existem, que são distorcidas aos seus interesses, provocações, intrigas, etc. Então é preciso algum cuidado, pois além das responsabilidades legais, ainda tem a idoneidade e a credibilidade do espaço, que pode ser prejudicada caso comentários sejam feitos com objetivos puramente pessoais e de forma distorcida.

Meu querido amigo, você tem credibilidade de sobra. Suas abordagens são perfeitas. Li mais uma há pouco que foi divulgada no grupo, e meu amigo, quem tem competência de fazer algo parecido, juntar fatos, ligar os pontos, e sutilmente apresentar uma conclusão discreta sem provocar ânimos? Você tem uma grande habilidade para tratar até de assuntos bem delicados.

Ciro Alencar
26/02/2025, 17:04
Por falar em multimídia, com qual frequência vocês limpam as câmeras do sistema 360º?
Peguei o hábito de limpar a cada duas semanas pelo menos, faz uma grande diferença.
Antes eu não me preocupava com isso, mas reparei que depois que limpo as câmeras as imagens ficam muito mais nítidas, mesmo depois que eu mando lavar a caminhonete. Talvez por ficarem direcionadas para baixo, eles acabam aderindo mais pó. Deixo um paninho no console e de vez em quando passo de leve nas câmeras antes de sair de manhã.

Meu caro amigo Marco, isso faz mesmo diferença, não só com pó, até depois de molhada por conta de uma chuva, por exemplo. Muitas vezes eu só passo os dedos mesmo... kkkk.... ideia do nosso querido Edu.... kkkk...

Ciro Alencar
26/02/2025, 17:04
Eu já disse que você deveria criar um site mais amplo, abordando todas as picapes do mercado, se aposentar e cuidar só do site :mrgreen:

Sigo o voto do relator... kkkk....

Ciro Alencar
26/02/2025, 17:08
Se perdermos a suspensão traseira multilink, podemos culpar a burrice do consumidor mais uma vez, que ao invés de exigir evolução tecnológica de fato, compra modelos obsoletos e provoca essa falta de interesse da indústria em oferecer tecnologias melhores. É fato que a suspensão multilink aumenta enormemente a segurança do carro, fornecendo à Frontier uma estabilidade sem comparações, mas o povo valoriza mesmo é modelo que capota, que solta roda, que explode motor, etc, ultrapassados e inseguros.
Será uma perda grande se isso for confirmado, mas esse mercado burro merece.
O povo quer mesmo é "telão" de multimídia gigante, mesmo que seja um chinesinho que nem funcione.

Comentário perfeito, meu amigo. E suspensão multilink custa bem mais caro do que uma de feixe de molas obsoleta, é mais fácil e barato fazer o que o mercado quer, mesmo que não seja o melhor. Veja estes multimídias vagabundos que andaram instalando nos carros, eles chamam a atenção pelo tamanho, nem funcionam direito, mas o pessoal adora porcarias, e para as montadoras, oferecer o pior é mais barato.

Ciro Alencar
26/02/2025, 17:12
Mas aí aparecem malucos dizendo que a Nissan é irresponsável, que vende barato e quem compra caro se dana depois.

Essa gente não sabe o que fala. Paga uma fortuna em caminhonetes perigosas e ultrapassadas, e ainda acham que carro é investimento. Ande a pé e aplique o dinheiro que gastaria numa picape. Aí sim você entenderá o que é investimento.
Quanto menor o preço, menor a diferença para se atualizar depois. Aí o sujeito reclama que não consegue comprar um carro novo e não sabe porque.

Ciro Alencar
26/02/2025, 17:16
E temos que manter essa união e essa participação, principalmente com qualidade de informação. Uma pena que muita gente não entendeu isso e acabou com tópicos que eram até bem legais, causou a saída de gente que acabou indo na deles, e criou desunião.
Esse tópico (e qualquer outro) funciona bem quando os participantes postam com consciência.

E não foi por falta de aviso. Quantas vezes não dissemos que estavam atirando no próprio pé, e ainda achavam isso engraçado...
Eu tenho muita vontade de participar de tópicos de outros modelos, pois eu acho que tenho um pouco para contribuir, mas evito para não causar uma impressão errada. O povo é muito doido, por melhor que sejam as suas intenções, sempre tem gente que pode considerar uma crítica como uma provocação, e um elogio como um sarcasmo. Melhor ficar longe.... kkk....

Ciro Alencar
27/02/2025, 11:25
Bom dia, meus queridos amigos!!!
Já estou quase saindo para pegar estrada, normalmente almoço no caminho, e estou passando aqui para desejar um ótimo final de semana a todos os amigos.
Esta semana foi um pouco complicada pra mim, fiquei bastante tempo fora e algumas coisas acumularam aqui na empresa.
Estou muito contente com o novo clima do fórum, bem mais amigável, respeitoso e tranquilo, e é assim que dever ser, o fórum só perde quando esta harmonia é abalada.
Semana que vem com mais tempo vou tentar explorar um pouco mais alguns temas que foram abordados aqui na minha ausência, e também vou procurar a folha de especificação técnica do controle de estabilidade que me pediram.
Um grande abraço a todos

sm4rco
28/02/2025, 08:36
vou procurar a folha de especificação técnica do controle de estabilidade que me pediram.
Um grande abraço a todos

Boa viagem meu amigo.
Essa especificação do controle de estabilidade é muito legal. Vale a pena um debate técnico sobre ele.

sm4rco
28/02/2025, 08:42
E não foi por falta de aviso. Quantas vezes não dissemos que estavam atirando no próprio pé, e ainda achavam isso engraçado...
Eu tenho muita vontade de participar de tópicos de outros modelos, pois eu acho que tenho um pouco para contribuir, mas evito para não causar uma impressão errada. O povo é muito doido, por melhor que sejam as suas intenções, sempre tem gente que pode considerar uma crítica como uma provocação, e um elogio como um sarcasmo. Melhor ficar longe.... kkk....

Pois é, e o pior é que foi uma luta inglória que só lhes causou prejuízos. Mas, eu não vejo problema em contribuir com outros tópicos. Foi uma escolha nossa feita com a intenção de evitar que viessem aos nossos tópicos apenas com más intenções odiosas (o que nem adiantou porque vieram do mesmo jeito). Se a participação é honesta, sem provocações, com conteúdo sério como sempre fizemos aqui, eu acho até válido, porque aqueles tópicos acabaram esvaziados e tem bastante coisas legais para comentar. O Edumar testou a Triton nova, e tem até elogios dela, tem que compartilhar isso.
E também acho que o pessoal que ficou tem mais maturidade e mais equilíbrio para uma convivência mais harmoniosa.

sm4rco
28/02/2025, 08:44
Essa gente não sabe o que fala. Paga uma fortuna em caminhonetes perigosas e ultrapassadas, e ainda acham que carro é investimento. Ande a pé e aplique o dinheiro que gastaria numa picape. Aí sim você entenderá o que é investimento.
Quanto menor o preço, menor a diferença para se atualizar depois. Aí o sujeito reclama que não consegue comprar um carro novo e não sabe porque.

Este último argumento já caiu, conforme mostrei aqui hoje. Só sobrou agora comemorar ranking de vendas, coisa que pra mim não faz o menor sentido. Não sou acionista de fábricas de carros :lol:

sm4rco
28/02/2025, 08:46
Não por vir do México, meu caro Gabriel, mas pela sua própria redução de custos pela otimização da produção.

Você acha que a Frontier pode vir mais barata do México do que da Argentina?

Gandu
28/02/2025, 11:37
Eu levei a minha para revisão outro dia e perguntei para o vendedor porque não havia Frontier usada para venda, tinha Ranger, Hilux e até S10 dadas em troca, mas nenhuma Frontier. Ele falou que tinha uma lista de espera com 9 contatos de gente que estavam querendo uma usada. Ele disse que se estiver boa e com revisões em dia, não para nenhuma usada na loja.
Mas a maioria ele disse ainda é de donos de Frontier se atualizando.
Incrível também como a Attack chama a atenção, todo mundo acha que é a mais completa de todas as versões. O vendedor disse que quem quer comprar uma top completa vai direto na Attack. Mas ela está linda mesmo, mais bonita que a PRo 4x na minha opinião.

Samuel Dias
28/02/2025, 13:51
Boa tarde pessoal
Desculpem o sumiço breve aqui no fórum. Estou voltando de férias, de apenas 15 dias porque não sou patrão para tirar 2 meses viajando o mundo. Claro que não foi indireta pra ninguém :mrgreen:
Estou brincando com um amigo, melhor dizer antes que achem algo errado. Aqui só tem amigos :concordo:

O grupo está bem bacana, eu dei uma lida geral nos tópicos que participamos, e o incrível é que só li boas notícias. Acabaram as fofocas, as bobagens, o que é melhor, até porque é uma boa novidade a cada dia :lol:
Eu fico muito feliz de ver como a Frontier não só resistiu a metralhada de bobagens que diziam, como também entrou numa de suas melhores fases logo que elas começaram. Tanta gente desperdiçou tempo pra nada, nada mesmo, ou só para prejuízo próprio.

Bom saber que a Nissan e a Frontier seguem firme e forte aqui, aliás, Frontier bem forte mesmo, vi no vídeo que postaram aqui como elogiam a robustez e confiabilidade dessa máquina.
Viajei de carro, não sou patrão pra voar na primeira classe (outra provocaçãozinha de humor para um amigo :lol:), encarei de tudo desta vez, e a Frontier não incomodou nenhuma vez. Em trechos difíceis que peguei ela passou como se estivesse num asfalto perfeito, nem deu bola, não tive nem a graça de ligar o 4x4 uma vez sequer :sad:

Eu não vejo problema nenhum de contribuirmos com outros tópicos. Lembro que evitamos isso no passado para que evitar alguém se usasse dessa abertura para vir tumultuar nos nossos tópicos, e como disse o Marcão, não adiantou nada porque vieram assim mesmo :lol:
Nós nunca fizemos isso, no máximo retribuímos algumas vezes, e pelo contrário, nunca ofendemos ninguém, sempre foi com respeito.
Acho que muita gente aqui pode contribuir, o Edumar principalmente, pela capacidade e conhecimento dele sobre picapes, mas ele não quer :sad:

Esse fórum é muito legal, são as pessoas que fazem ele, e se não houver participação ele vai acabar. Tem que manter uma participação mais constante, trazer conteúdos de fato, não usar o tópico de um modelo exclusivamente para criticar outro (teve vezes de eu me confundir qual era o tópico da Frontier :lol:), ter respeito e educação, deixar dessa coisa de ódio por qualquer coisa de lado, e o fórum só vai ganhar com isso.
Eu nunca achei que eu ia dizer isso, mas grupo de whatsapp estão ficando chatos demais. Os nossos até que são legais, tem um nível muito bom, mas no geral os grupos estão ficando menos frequentados, podem notar isso.
Vamos investir mais aqui, e se isso significar contribuir com outros tópicos, de forma séria, madura e respeitosa, porque não?
Acho que hoje tem clima pra isso. Estamos vivendo um outro momento.

Samuel Dias
28/02/2025, 13:59
Eu levei a minha para revisão outro dia e perguntei para o vendedor porque não havia Frontier usada para venda, tinha Ranger, Hilux e até S10 dadas em troca, mas nenhuma Frontier. Ele falou que tinha uma lista de espera com 9 contatos de gente que estavam querendo uma usada. Ele disse que se estiver boa e com revisões em dia, não para nenhuma usada na loja.
Mas a maioria ele disse ainda é de donos de Frontier se atualizando.

Eu já ouvi isso também, que o mercado de Frontier usada está muito aquecido. E essa garantia (não fake) de 6 anos sem limite de km atiçou ainda mais o mercado das usadas. Essa vantagem e mais os preços mais realistas da Frontier facilita muito trocar ela com alguma frequência maior. Aqui mesmo muita gente trocou no ano passado. A diferença fica pequena. Não que seja necessário trocar a Frontier com 1 ou 2 anos de uso, pois ela não te incomoda nada mesmo quando vai ficando mais usadinha, mas é legal quem pode se manter com carro novo.

Samuel Dias
28/02/2025, 14:01
Incrível também como a Attack chama a atenção, todo mundo acha que é a mais completa de todas as versões. O vendedor disse que quem quer comprar uma top completa vai direto na Attack. Mas ela está linda mesmo, mais bonita que a PRo 4x na minha opinião.

Mas ela chama muito a atenção mesmo, é bem caracterizada, ao mesmo tempo mais "enfeitada" e ainda discreta e tudo a ver com a proposta. É legal mesmo, e o mais importante, muito bem equipada e mais barata do que qualquer concorrente na faixa dela.

Samuel Dias
28/02/2025, 14:05

Eu penso que sim, Marcão, porque com essas mudanças que estão ocorrendo na economia argentina, produzir lá está ficando mais caro. Tem um parceiro nosso lá na empresa que disse que vão fechar uma fábrica lá porque o custo subiu demais, e os problemas estão crescendo rápido com falta de matéria-prima, com forte atuação de sindicatos, e fica difícil competir aqui desse jeito. Talvez a Nissan venha juntar o útil ao agradável, como dizem, enxugar os custos e já pular fora da Argentina por conta destes problemas.

Samuel Dias
28/02/2025, 14:06
E também acho que o pessoal que ficou tem mais maturidade e mais equilíbrio para uma convivência mais harmoniosa.

Não é? Isso é o que eu penso também.

Samuel Dias
28/02/2025, 14:21

Isso é verdade. A escolha é em cima de ilusões, não pelo carro em si. E honestamente, como já disse o Ciro algumas vezes, a Frontier pelo que oferece deveria custar mais caro do que algumas que já são bem mais caras. O público da Frontier procura isso, qualidade de recursos que funcionam, peças também de boa qualidade, tecnologia que só ela tem na sua categoria, conforto, segurança que já lhe concedeu vários prêmios, e é isso que o comprador dela quer de fato, ainda ganhar financeiramente é só um bônus. Pra muita gente valorização e ranking de vendas é o mais importante num carro, depois sofrem com problemas ou se matam por aí. E agora estão vendo que valorização também não é aquilo que costumavam achar que fosse.

Samuel Dias
28/02/2025, 14:25
Edumar sempre com polêmicas :mrgreen:

Eu vi o novo artigo, realmente bem interessante, e nada inventado. Isso deve chamar a atenção do fabricante, porque não é possível que vão continuar em silêncio com todos estes problemas graves.

Samuel Dias
28/02/2025, 14:29
Claro que muitos vão dizer que um site como o Clube da Nissan Frontier ( Clube da Nissan Frontier (https://clubedanissanfrontier.com.br/wp/) ) pode parecer suspeito pois o próprio nome já dá a ideia de um destaque de produto

Não vão achar isso porque você só publica verdades, e isso é nítido em suas reportagens.
Quer um exemplo? Olha quanta fofoca saiu na Nissan nos últimos meses. "Alguém disso isso ou aquilo", "uma fonte comentou que...", e você não faz isso, escreve e já prova na hora, ou então as coisas acontecem em seguida e provam o que você disse.

Samuel Dias
28/02/2025, 14:33
Rapaz, eu vi esse artigo e mostrei para o meu cunhado que chegou aqui outro dia comemorando isso. Eu tive que aguentar o papo-furado dele porque eu não sabia nada disso. O Eduardo é um mestre em desvendar as coisas.
Meu cunhado disse que tinha entendido outra coisa, que era uma extensão para 10 anos. O detalhe que o Eduardo mostrou do "até dez anos", explicando a pilantragem foi matador, e até ele mudou o discurso.

O povo acredita em tudo que lê e ouve. Vi que mudaram a propaganda, caíram na real ou teria sido o "efeito Edumar" :lol:

Samuel Dias
28/02/2025, 14:35
Eu vi agora pela manhã um artigo sobre o aumento do biodiesel no diesel S10

Eu vi uma variação gigantesca de preços de diesel S10 durante a minha viagem, o negócio está doido demais. Não tive problema de qualidade com nenhum abastecimento, mas o pessoal diz que é difícil a Frontier ter problemas com essa mistureba que fazem por aí.

Samuel Dias
28/02/2025, 14:38
Achei a solução super fácil, ficou melhor não ter que lidar com aquele pedaço de lona gigante, e para meu uso já resolve.

Boa dica. Valeu :concordo:
Pode patentear isso aí :lol:

sm4rco
05/03/2025, 12:39
Eu vi uma variação gigantesca de preços de diesel S10 durante a minha viagem, o negócio está doido demais. Não tive problema de qualidade com nenhum abastecimento, mas o pessoal diz que é difícil a Frontier ter problemas com essa mistureba que fazem por aí.

Pelo que vi Amarok mais antiga, Hilux e Ranger nova são as que mais estão sofrendo com as variações de qualidade do diesel S10, principalmente com esse biodiesel que colocaram agora. Mas na minha ainda assim eu coloquei aditivo para encarar a estrada. Os postos aqui onde abasteço são muito confiáveis, mas nas estradas é jogo duro.

sm4rco
05/03/2025, 12:41
O povo acredita em tudo que lê e ouve. Vi que mudaram a propaganda, caíram na real ou teria sido o "efeito Edumar" :lol:

O Edumar deu uma chacoalhada no mercado. Dizem que o site dele está causando bastante polêmica, positiva para quem quer informação de verdade, mas está incomodando muita gente que não quer que fala e verdade de alguns modelos.

sm4rco
05/03/2025, 12:47
Eu vi o novo artigo, realmente bem interessante, e nada inventado. Isso deve chamar a atenção do fabricante, porque não é possível que vão continuar em silêncio com todos estes problemas graves.

O novo artigo é quase como uma denúncia. O Edumar já tinha antecipado esta questão de problemas graves no conjunto daquele modelo, mas ninguém deu bola. Depois que ele publicou o artigo, teve mais um caso. Já não é mais coincidência. Eu imagino se uma picape tão nova, recém lancada pode dar tantos problemas agora, o que será quando ela estiver mais usada? O motor sobra de Land Rover não está aguentando 50.000km, alguns estourando com menos de 10 mil. O mercado tem que saber disso, por isso o trabalho do Edumar é tão importante. A questão da garantia enganosa de 10 anos já gerou repercussão, o fabricante teve que mudar o anúncio. O Edumar que é advogado alertou que o anúncio original levava a erro, e ele entende disso.

sm4rco
05/03/2025, 12:48
Eu penso que sim, Marcão, porque com essas mudanças que estão ocorrendo na economia argentina, produzir lá está ficando mais caro. Tem um parceiro nosso lá na empresa que disse que vão fechar uma fábrica lá porque o custo subiu demais, e os problemas estão crescendo rápido com falta de matéria-prima, com forte atuação de sindicatos, e fica difícil competir aqui desse jeito. Talvez a Nissan venha juntar o útil ao agradável, como dizem, enxugar os custos e já pular fora da Argentina por conta destes problemas.

Isso é verdade. Eu vi uma reportagem sobre algumas fábricas que foram para a Argentina e já pensam em voltar para o Brasil.

Samuel Dias
06/03/2025, 07:23
Argentina vai ser um problema sério em breve. Quem tem fábrica lá vai ver os seus custos aumentarem muito.

Samuel Dias
06/03/2025, 07:30
O novo artigo é quase como uma denúncia. O Edumar já tinha antecipado esta questão de problemas graves no conjunto daquele modelo, mas ninguém deu bola. Depois que ele publicou o artigo, teve mais um caso. Já não é mais coincidência. Eu imagino se uma picape tão nova, recém lancada pode dar tantos problemas agora, o que será quando ela estiver mais usada? O motor sobra de Land Rover não está aguentando 50.000km, alguns estourando com menos de 10 mil. O mercado tem que saber disso, por isso o trabalho do Edumar é tão importante. A questão da garantia enganosa de 10 anos já gerou repercussão, o fabricante teve que mudar o anúncio. O Edumar que é advogado alertou que o anúncio original levava a erro, e ele entende disso.

E a Frontier segue firme em resistência e durabilidade, é muito confiável. A gente vê aqui, ninguém reclama de nada. É abastecer e rodar.
É evidente que alguns novos lançamentos são quase descartáveis, já carregam inúmeros defeitos ainda novos, e com o uso vão piorar, não tenham a menor dúvida disso. A Frontier usa componentes de qualidade superior, de boas procedências e robustos. Nada de lixo chinês, de peças de plástico pra todo lado, e aplica tecnologia comprovada. Basta ver esse motor que também é usado na Renault Master já tem usos de mais de 1 milhão de km sem abrir o motor pra nada. E olha que o pessoal não cuida muito de Master. Vi gente dizendo que roda 30.000km com o mesmo óleo.

Samuel Dias
06/03/2025, 07:32
O Edumar deu uma chacoalhada no mercado. Dizem que o site dele está causando bastante polêmica, positiva para quem quer informação de verdade, mas está incomodando muita gente que não quer que fala e verdade de alguns modelos.

Eu tento ajudar um pouco, tenho o acesso que ele me passou, e vejo que a visitação é muito alta, bastante mesmo. Ele poderia ganhar dinheiro com o site dele se ele quisesse. Tem também muitos outros canais que pedem autorização para fazer referências ou aproveitar coisas que ele escreveu lá.

Samuel Dias
06/03/2025, 07:41
Pelo que vi Amarok mais antiga, Hilux e Ranger nova são as que mais estão sofrendo com as variações de qualidade do diesel S10, principalmente com esse biodiesel que colocaram agora. Mas na minha ainda assim eu coloquei aditivo para encarar a estrada. Os postos aqui onde abasteço são muito confiáveis, mas nas estradas é jogo duro.

Tem lugares onde eu abasteço que eu não confio nem um pouco :lol: mas na última revisão confirmaram que o motor da minha não tem resíduo nenhum, está limpinho, e eu vejo muita gente com outros modelos reclamando muito mesmo. Motores parando, entrando em modo de segurança e até desmontados. Cuidando direito a Frontier não incomoda, até não cuidando muito certinho ela não perturba. Pelo menos não se vê motor estourando, câmbio travando, suspensão quebrando, roda soltando e outras barbaridades que se vê por aí. Frontier pra mim hoje é a melhor caminhonete do mercado sob todos os ângulos. Agora até na desvalorização ela deixou quem tinha fama de menos desvalorizar para trás, e não é a primeira vez.
Se o mercado comprasse caminhonete com consciência e com conhecimento, a Frontier reinaria absoluta no segmento, com tantas virtudes e pelo preço que pede, até 100 mil mais barata que concorrentes cheias de problemas, inseguras, perigosas, ultrapassadas, etc. O Edu está rascunhando um comparativo nesse sentido, e comercialmente a Frontier é o modelo em que menos se perde dinheiro. Em todas você perde, mas na Frontier se perde menos para se ter muito mais qualidades.
Esta caminhonete é impressionante. Eu estou muito satisfeito com a minha.

Mauro-sp
07/03/2025, 07:49
E a Frontier segue firme em resistência e durabilidade, é muito confiável. A gente vê aqui, ninguém reclama de nada. É abastecer e rodar.
É evidente que alguns novos lançamentos são quase descartáveis, já carregam inúmeros defeitos ainda novos, e com o uso vão piorar, não tenham a menor dúvida disso. A Frontier usa componentes de qualidade superior, de boas procedências e robustos. Nada de lixo chinês, de peças de plástico pra todo lado, e aplica tecnologia comprovada. Basta ver esse motor que também é usado na Renault Master já tem usos de mais de 1 milhão de km sem abrir o motor pra nada. E olha que o pessoal não cuida muito de Master. Vi gente dizendo que roda 30.000km com o mesmo óleo.

A Frontier nasceu com uma chuva de críticas aqui neste fórum, basta voltar no tempo para confirmar isso. Havia um pessimismo alimentando por uma meia dúzia que era algo claramente pessoal, sem qualquer razão de ser, e que o tempo tratou de afastar estas críticas.
Conversando com um amigo que trabalha com outra marca, ele me disse que a Frontier é a mais "incrível" das caminhonetes hoje, que ela não quebra, é muito econômica, bastante segura e com uma estabilidade que é a melhor entre todas do mercado, com tecnologia confiável, confortável e bem construída.
Mesmo quem tem Frontier mais velhas, já com 300.000 ou 400.000km, no grupo temos colegas com mais de 200.000km, todos dizem que ela não dá nenhum problema sério, ou mesmo nenhum. Quando acontece algo, o que é muito raro, é de pequena importância. Ele comentou que tem picapes que estão tendo problemas muito sérios de mecânica com poucos km rodados, estourando motores, turbinas com desgastes acentuados, suspensões desmontando, câmbios travando e perdendo função, panes elétricas, e agora vemos até rodas se soltando, e ele usou essa mesma expressão "descartáveis", porque quanto mais velhas ficam, mais defeitos apresentam.
Você não vê sequer problemas elétricos na Frontier, parece que ela nem tem partes elétricas porque você esquece disso. Enquanto outras estão ficando famosas com problemas constantes, todas as conexões elétricas da Frontier são firmes, robustas, com proteção contra água, bem organizadas e fixadas com cuidado.
Essa picape tem um capricho muito grande de projeto e montagem.

Mauro-sp
07/03/2025, 07:51
Tem lugares onde eu abasteço que eu não confio nem um pouco :lol:

Eu evito postos de estrada. Prefiro entrar numa cidade e abastecer num posto de dentro da cidade.

Mauro-sp
07/03/2025, 07:52
Argentina vai ser um problema sério em breve. Quem tem fábrica lá vai ver os seus custos aumentarem muito.

Já estão vendo. Isso vai matar muitas fábricas em breve. A Nissan deveria trazer a Frontier do México mesmo, vai ser mais negócio.

Mauro-sp
07/03/2025, 07:54
Pelo que vi Amarok mais antiga, Hilux e Ranger nova são as que mais estão sofrendo com as variações de qualidade do diesel S10

Eu li que vão mexer no motor da Hilux para tentar corrigir isso. Não vejo mais discussões do modelo aqui. O pessoal destes grupos sumiu.
A Frontier é bem tolerante com esse combustível lixo que temos aqui.

Mauro-sp
07/03/2025, 07:58
E essa garantia (não fake) de 6 anos sem limite de km atiçou ainda mais o mercado das usadas. Essa vantagem e mais os preços mais realistas da Frontier facilita muito trocar ela com alguma frequência maior. Aqui mesmo muita gente trocou no ano passado. A diferença fica pequena. Não que seja necessário trocar a Frontier com 1 ou 2 anos de uso, pois ela não te incomoda nada mesmo quando vai ficando mais usadinha, mas é legal quem pode se manter com carro novo.

Essa política de preços da Nissan com a Frontier ajuda muito a atualizar o ano, fica bem mais fácil porque a diferença cai muito. Agora com desvalorização baixa, com pouco dinheiro você consegue pular fácil de ano e se manter com um modelo novo.

Mauro-sp
07/03/2025, 08:04
Eu não vejo problema nenhum de contribuirmos com outros tópicos. Lembro que evitamos isso no passado para que evitar alguém se usasse dessa abertura para vir tumultuar nos nossos tópicos, e como disse o Marcão, não adiantou nada porque vieram assim mesmo ...

Esse fórum é muito legal, são as pessoas que fazem ele, e se não houver participação ele vai acabar. Tem que manter uma participação mais constante, trazer conteúdos de fato, não usar o tópico de um modelo exclusivamente para criticar outro (teve vezes de eu me confundir qual era o tópico da Frontier :lol:), ter respeito e educação, deixar dessa coisa de ódio por qualquer coisa de lado, e o fórum só vai ganhar com isso....

Vamos investir mais aqui, e se isso significar contribuir com outros tópicos, de forma séria, madura e respeitosa, porque não?
Acho que hoje tem clima pra isso. Estamos vivendo um outro momento.

Não vejo problemas também. O que não estava legal era usar outros tópicos só para falar de Frontier, falava-se mais da Frontier do que da própria picape que era motivo daqueles tópicos :lol:, e muitas vezes com mentiras de toda espécie.
E tem que ser respeitoso, não entrar só para cutucar e criar confusão por frescuras pessoais e raivinhas de emoções mal resolvidas.
Todo mundo aqui é adulto, a maioria com equilíbrio emocional, sabe se comportar e fazer participações saudáveis. Precisamos manter o fórum vivo, é o único que sobrou. E concordo que os grupos de whatsapp estão ficando chatos demais, eu mesmo nem participo mais.

Bigsd
10/03/2025, 10:24
Bom dia galera :concordo:
Poxa, eu tirei só uma folguinha, não foi férias não :lol:
Quando eu faço o fechamento contábil da empresa no final do mês, acabo ocupando um espaço grande da minha vida pessoal, inclusive final de semana e até depois do horário, então tenho um acordo para pegar uma folga em seguida, e aproveitei para emendar o carnaval :mrgreen:
Mas estamos de volta, e fico feliz por ver não só esse grupo mas o fórum muito bem equilibrado, com uma harmonia rara de se ver. Isso é muito bacana, e temos que manter isso inclusive com mais participação de alguns colegas que recentemente prometeram estar mais presentas mas parece que esqueceram da promessa :lol:
Serão intimados novamente :mrgreen:
E temos que comemorar, porque estamos numa fase maravilhosa da Nissan e da Frontier, que se mostraram valentes e fortes para superar as tempestades que sofreram pelo caminho. Eu queria adiantar algumas coisas mas o Edu vai escrever sobre isso de forma mais detalhada e abrangente como só ele sabe, inclusive com a merecida referência aos haters e fanboys que tanto torceram contra :lol:
Mas mesmo assim eu vou trazer algumas coisas interessantes ainda hoje se o tempo permitir.

Bigsd
10/03/2025, 10:27
Olha em Goiás a Frontier não tem um mercado bom neste Estado!

Pois é, meu amigo, a Frontier tem se mostrado mais regionalizada. Este mês de fevereiro ela foi líder total de emplacamentos em algumas regiões, e teve um desempenho que não se repetiu em outras regiões, mas na média, ele cresceu no Brasil todo. Sua aceitação está sendo bem interessante.

Bigsd
10/03/2025, 10:43
Essa política de preços da Nissan com a Frontier ajuda muito a atualizar o ano, fica bem mais fácil porque a diferença cai muito. Agora com desvalorização baixa, com pouco dinheiro você consegue pular fácil de ano e se manter com um modelo novo.

Foi o que aconteceu comigo, fiz duas trocas quase em seguida sem praticamente colocar dinheiro em cima.
Para quem é cliente fiel da marca, perde muito menos que outras marcas que se diziam que perdia menos, vimos isso agora numa reportagem, e fica mais fácil trocar de ano quase praticamente sem colocar muito em cima. Agora quem pega uma Frontier completa por 250 mil e vende para pegar uma concorrente que custa 100 mil a mais vai reclamar, óbvio, mas também pagou barato.
Frontier tem que saber comprar, comprando bem o negócio fica bem interessante.
É mais fácil ver o pessoal com Frontier atualizada do que com outros modelos com preços surreais e ainda oferecendo menos.

Bigsd
10/03/2025, 10:57
Conversando com um amigo que trabalha com outra marca, ele me disse que a Frontier é a mais "incrível" das caminhonetes hoje, que ela não quebra, é muito econômica, bastante segura e com uma estabilidade que é a melhor entre todas do mercado, com tecnologia confiável, confortável e bem construída.

Todo o pessoal da concorrência diz isso. Eles tentam valorizar alguns aspectos do seu modelo, mas todos concordam que o projeto da Frontier é muito bem feito. Aliás tem uns vídeos que vou colocar aqui que recomendo que assistam. Divulgaram esta semana no grupo, e é impressionante que mesmo com 9 anos de lançamento os elogios são muitos e as comparações à favor dela, e tudo se repetindo ao que sempre dizemos aqui. Até fomos lembrados num dos vídeos :mrgreen:
Ao ver os novos "lançamentos" que tivemos recentes aqui é fácil perceber hoje que a Frontier foi lançada com 10 anos a frente do mercado, que quase 10 anos depois as outras não conseguem acompanhar a maioria de suas qualidades ainda, algo que sempre dissemos aqui.
Houve muita expectativa do mercado que os novos lançamentos viriam para colocar a Frontier para trás, mas o que vimos foi só decepção, sem novidades e com perda de confiabilidade destes novos modelos. E tem outra vindo aí que pelo jeito só vai mudar um pouco a aparência, sem novidades profundas. Eu tenho certeza que a nova Frontier quando chegar aqui vai surpreender mais uma vez e saltar ainda mais na frente com outro projeto bem feito.
Aliás, um dos vídeos destaca isso, como o projeto da Frontier é muito bem feito em todos os detalhes, comentando até sobre a proteção do cabo do chicote da tampa e outros detalhes de acabamento. O motor estava sem a tampa, e eles ficaram impressionados com a organização e o cuidado de montagem das peças, inclusive mostrando como o projeto foi feito de tal forma para elevar os componentes críticos à água quase no nível do capô do motor, facilitando travessias de trechos alagados.

Bigsd
10/03/2025, 11:13
Assistam esses vídeos. Eles foram muito felizes em abordar a Frontier com a atenção e a precisão que ela merece.
No teste de off-road dá pra entender porque só dá ela e a L200 nesse território, enquanto as outras não tem qualquer tradição e nem se dão bem nestes desafios.

https://youtu.be/HV1FLZWKWyA?si=00JckVBk59AhuGsA

No teste dessa Attack sobram elogios e fazem um paralelo bem interessante do modelo no mercado, tudo que sempre dizemos aqui.
É fácil perceber como o pessoal se surpreende quando pega uma Frontier pela primeira vez.

https://youtu.be/nQAa_qH5sEo?si=7xWPuZggQ9nU1_Cf

Bigsd
10/03/2025, 11:17

É considerada hoje a picape média mais confiável do mercado, em segundo vem a S10, mas distante ainda. Como mostra no vídeo que coloquei no post anterior, ela não tem defeitos crônicos, e os poucos chamados que teve foram pontuais, todos os demais modelos, sem exceção, estão apresentando muitos problemas e com recalls graves.

sm4rco
10/03/2025, 13:24
Estes dois vídeos são bem esclarecedores, gostei bastante da abordagem que deram na apresentação que fizeram.
E digo que a Frontier só não passou aquele trecho que a Shark também ficou por conta dos pneus. Esses pneus que vem nessas picapes não são recomendados para aquele obstáculo. Ali tem que ser um MUD. Ela até tentou cavar o piso, mas é nítido que os pneus encheram de lama e ficaram só patinando, mas mesmo assim ela quase subiu. Tração tinha e funcionando muito bem, mas o contato com o solo foi deficiente por conta dos pneus.
Mas é impressionante os elogios que eles fazem ao desempenho geral da caminhonete.

sm4rco
10/03/2025, 13:26
Foi o que aconteceu comigo, fiz duas trocas quase em seguida sem praticamente colocar dinheiro em cima.
Para quem é cliente fiel da marca, perde muito menos que outras marcas que se diziam que perdia menos, vimos isso agora numa reportagem, e fica mais fácil trocar de ano quase praticamente sem colocar muito em cima.

É essa conta que ninguém faz, e tem o seguro mais barato e o licenciamento também bem mais em conta.
Se você se manter na Frontier é como você disse, está sempre com uma nova sem dar um rim pra isso.

sm4rco
10/03/2025, 13:36
Não vejo problemas também. O que não estava legal era usar outros tópicos só para falar de Frontier, falava-se mais da Frontier do que da própria picape que era motivo daqueles tópicos :lol:, e muitas vezes com mentiras de toda espécie.
E tem que ser respeitoso, não entrar só para cutucar e criar confusão por frescuras pessoais e raivinhas de emoções mal resolvidas.
Todo mundo aqui é adulto, a maioria com equilíbrio emocional, sabe se comportar e fazer participações saudáveis. Precisamos manter o fórum vivo, é o único que sobrou. E concordo que os grupos de whatsapp estão ficando chatos demais, eu mesmo nem participo mais.

Eu já comentei isso, também não vejo problemas se for uma participação respeitosa e com maturidade, nada de provocações ou desmerecimento gratuito de outros modelos, como já teve gente que fez. Sei que nunca fizemos isso, mas é preciso dobrar o cuidado para não criar uma ideia errada, mas não acredito que esse grupo seja tão imaturo para participar apenas com intenções depreciativas.

Nicolas_cwb
10/03/2025, 14:50
Fala pessoal, tudo bem?

Não sei se lembram, mas comentei que quando estive na Argentina ano passado, peguei carona com um primo e ele tinha uma Frontier, modelo simples (aquela com roda de ferro). Tinha falado disso para exemplificar como lá os modelos mais simples são muito vendidos mesmo para pessoa fisica, diferente daqui onde geralmente eles se destinam a empresas.

Pois bem, ele me ligou no fim de semana para perguntar sobre um dos passeios mais complicados que fiz lá, porque ele vai passar por esse lugar. Falando sobre as dificuldades, ele mencionou que a Frontier dele é 4x2, o que me supreendeu porque aqui nem temos essa opção. Fiquei curioso e fui fuçar no site da Nissan de alguns países da América do Sul, e encontrei coisas interessantes, por exemplo no Uruguay eles vendem a versão de cabine simples. Em geral existem mais opções de modelos nos outros países.

Alguem sabe porque isso acontece? Não é só com a Nissan... A Bronco por exemplo vende a versão chassis na Argentina, a Duster vende 4x4 na Colombia, e por aí vai... Morando em um país com mercado maior eu esperaria ser o contrário. Talvez a logistica complexa daqui seja um limitador?

sm4rco
11/03/2025, 09:44
Nicolas, eu acho que eles fazem um estudo de mercado antes de optar por um modelo.
Eu também acho que poderia ter um modelo cabine simples, e até chassi, como algumas marcas concorrentes oferecem. Mas, será que a Nissan conseguiria vender num mercado onde o populismo de algumas marcas favorece a venda para empresa?
Eu me lembro há alguns anos quando a Nissan lançou a Frontier 4x2, a antiga ainda, ninguém quis. Quem tem uma hoje sabe que ela é mais desvalorizada do que a com tração nas 4 rodas. É bem mais difícil de vender, tanto que a Nissan desistiu dela e passou a oferecer somente 4x4. Por isso o pessoal comenta que o público da Frontier é bastante específico.

Veja que a Nissan também nunca teve uma Frontier Flex. Quem quer uma Frontier só tem opção diesel, 4x4, cabine dupla, com suspensão multilink, etc... Lá fora você tem opção até com motor V6 gasolina, outros motores diesel, cabine simples, 4x2, com suspensão de feixe de molas, etc. Porém a nossa é a única com teto solar, pelo menos desse modelo, não sei o model americano tem porque nos EUA é bem mais comum picapes com teto solar. Não sei como funciona isso, mas você percebe que a Nissan tem mercados bem regionalizados, chegando a fazer modelos específicos para cada lugar.
São estratégias comerciais. Não sei se são as mais certas ou estão equivocadas, vai saber.

Muitas vezes já se comentou aqui em ter uma Frontier com suspensão antiga de feixe de molas, com freios a disco somente na frente, menos acessórios, com motor de um turbo apenas, com estribo de plástico que é muito mais barato que o de alumínio, nada de apoios de braço, sem saídas de ar condicionado atrás, etc... Um modelo para competir com as concorrentes que não tem nada disso. Porque uma suspensão multilink é muito mais cara de se produzir, é mais moderna, segura, eficiente, aguenta o mesmo ou mais do que o feixe de molas, mas tem um custo de produção bem mais caro, tanto que somente concorrentes de meio milhão usam esse recursos.
A Nissan poderia ter um modelo "povão", para quem não quer nada disso, e com uma vantagem de ser uma japonesa com 6 anos de garantia. Muita gente acha que venderia bem aqui. Eu não sei se venderia mesmo, mas de qualquer forma eu gostaria de ver mais opções aqui, inclusive de carros de passeio, que a Nissan tem modelos lá fora de grande sucesso que não são vendidos aqui.

Enfim, só ela sabe qual a melhor estratégia a ser adotada, se é que sabe mesmo.

AdalbertoST
11/03/2025, 10:38
É isso mesmo, concordo com isso.
Pegue o monitor de pressão dos pneus também. Esse troço é caro. Veja quanto custa cada sensor que vai nas rodas, e com certeza a Nissan não usa porcaria chinesinha. Tem modelos que só tem isso como opcional ou em versões caríssimas.
A Nissan coloca isso na versão S de entrada, e ela ainda vem com essas saídas de ar traseiras, com apoio de braços no banco traseiro, com faróis automáticos, suspensão multilink, e etc. Até grade cromada vinha nas versões de entrada, não sei se ainda vem com essa coisa de adotarem versões "black". E ainda tem o controle de estabilidade de terceira geração que já ouvi dizer que é um
troço bem caro também. Se lá fora tem versões sem nada disso, é só trazer pra cá, nem precisa reinventar a roda. Já vem aqui para os países vizinhos mesmo.
Mas vai entender como são feitas estas escolhas.
Teto solar é bem bacana, e o da Frontier se iguala a de carros de luxo, com duas funções, totalmente elétrico, vidro temperado com proteção UV, com sobreposição, silencioso, macio no funcionamento, protetor interno que muitos carros nem oferecem, é muito legal mesmo. Pra quem não gosta ou não pode usar ar condicionado, é muito melhor que abrir os vidros laterais, distribui muito melhor o ar sem aquele vento na cara e aquela barulheira infernal.

AdalbertoST
11/03/2025, 10:42
Assistam esses vídeos. Eles foram muito felizes em abordar a Frontier com a atenção e a precisão que ela merece.
No teste de off-road dá pra entender porque só dá ela e a L200 nesse território, enquanto as outras não tem qualquer tradição e nem se dão bem nestes desafios.

No teste dessa Attack sobram elogios e fazem um paralelo bem interessante do modelo no mercado, tudo que sempre dizemos aqui.
É fácil perceber como o pessoal se surpreende quando pega uma Frontier pela primeira vez.

Eu já tinha visto estes vídeos no grupo de whatsapp. Quem não conhece a Frontier ou acha que conhece, deveria assistir, são realmente bem informativos.
Quando o cara compara os freios a disco nas quatro rodas com outros modelos, fala da eficiência da suspensão traseira, do acabamento, da qualidade dos componentes e da montagem, do torque sobrando no motor, tudo mais, é bem legal.

AdalbertoST
11/03/2025, 10:46
Estes dois vídeos são bem esclarecedores, gostei bastante da abordagem que deram na apresentação que fizeram.
E digo que a Frontier só não passou aquele trecho que a Shark também ficou por conta dos pneus. Esses pneus que vem nessas picapes não são recomendados para aquele obstáculo. Ali tem que ser um MUD. Ela até tentou cavar o piso, mas é nítido que os pneus encheram de lama e ficaram só patinando, mas mesmo assim ela quase subiu. Tração tinha e funcionando muito bem, mas o contato com o solo foi deficiente por conta dos pneus.
Mas é impressionante os elogios que eles fazem ao desempenho geral da caminhonete.

Nem precisa ser um MUD, ali até um BF All Terrain cavava o terreno para sair daquela lama. Pneus AT comum nem parece mais com AT, parecem de uso de asfalto, não expulsam a lama.

AdalbertoST
11/03/2025, 10:47
Isso é muito bacana, e temos que manter isso inclusive com mais participação de alguns colegas que recentemente prometeram estar mais presentas mas parece que esqueceram da promessa :lol:
Serão intimados novamente

Eu escrevo mais aqui hoje do que no grupo de whatsapp. Aliás vai pra meses que eu não escrevo nada lá.

Bigsd
11/03/2025, 11:27
Eu também apostaria num modelo "basicão" aqui, e em versões intermediárias menos tecnológicas para nivelar com a concorrência.
Não conheço bem esse mercado e nem entendo muito a estratégia da Nissan, mas eu apostaria em uma gama maior de opções.

A tecnologia embarcada na Frontier é muito superior às das concorrentes, e com uma qualidade e uma confiabilidade superiores. Tudo funciona bem e com precisão. Aquele teste do Edu do sistema de frenagem autônomo está sendo muito divulgado na internet (rodou até grupos de modelos concorrentes e com muitos elogios e ciúmes :mrgreen:, impressionou mesmo pela precisão e pelo funcionamento sem falhas, até com carros com tampa traseira de vidro que dizem que não é captado por radar. E o da Frontier capta até 3 carros a frente e sem erros, muita sensibilidade enquanto alguns modelo além de detectar só um ainda tem que reduzir a sensibilidade porque falha muito.
Eu queria conhecer melhor a técnica desse radar da Frontier.

Ciro Alencar
11/03/2025, 13:57
Boa tarde, novamente, meus queridos amigos!!

Eu escrevo mais aqui hoje do que no grupo de whatsapp. Aliás vai pra meses que eu não escrevo nada lá.

Pra mim faz anos que eu não escrevo no grupo do whatsapp, aliás, pra falar a verdade, eu nunca escrevi... kkkkk....

Ciro Alencar
11/03/2025, 14:03
Eu também apostaria num modelo "basicão" aqui, e em versões intermediárias menos tecnológicas para nivelar com a concorrência.

A Mercedes-Benz poderia lançar um carro de passeio aqui mais despojado, menos refinado e tecnológico, bem popular, e certamente venderia aos milhares, mas é isso o que ela quer? Eu acredito que não.

Ciro Alencar
11/03/2025, 14:08
ele mencionou que a Frontier dele é 4x2, o que me supreendeu porque aqui nem temos essa opção.

Isso é bem interessante, mas te digo que mais de 80% dos donos de picapes aqui nunca usaram a tração 4x4, e a maioria nem sabe acionar o 4x4. Mas eu não compraria uma picape pra mim se não fosse 4x4. Utilitário, no meu entender, tem que ter esse recurso disponível para qualquer eventualidade. É o que sempre falamos sobre o público de Frontier, se ela oferecer um 4x2 ou um motor Flex, ninguém quer.

sm4rco
12/03/2025, 08:40
Isso é bem interessante, mas te digo que mais de 80% dos donos de picapes aqui nunca usaram a tração 4x4, e a maioria nem sabe acionar o 4x4.

O Edumar fez uma enquete sobre isso no site dele, e realmente a maioria não usa a tração 4x4 nas caminhonetes. É um recurso que é até raro de usar dependendo o uso, mas que ajuda muito em algumas situações, isso ajuda.
O sistema da Frontier é excelente, eu vejo alguns vídeos dela passando fácil onde outras ficam. Mas os pneus fazem uma grande diferença sim. Um amigo meu praticante de passeio em trilhas disse que para andar no barro tem que ser pneu MUD, que esses pneus AT são enganação, não são bons em nada e te deixam na mão em situações mais críticas, e nem resistentes são.

sm4rco
12/03/2025, 08:40

Eu também :mrgreen:

sm4rco
12/03/2025, 08:41
Nem precisa ser um MUD, ali até um BF All Terrain cavava o terreno para sair daquela lama. Pneus AT comum nem parece mais com AT, parecem de uso de asfalto, não expulsam a lama.

Isso mesmo, eles não expulsam a lama e ficam lisos.

sm4rco
12/03/2025, 08:43
Alguem sabe porque isso acontece? Não é só com a Nissan... A Bronco por exemplo vende a versão chassis na Argentina, a Duster vende 4x4 na Colombia, e por aí vai... Morando em um país com mercado maior eu esperaria ser o contrário. Talvez a logistica complexa daqui seja um limitador?

Deveria ter mais variedade, não é mesmo. Eu também não sei se seria viável comercialmente, mas poderíamos ter mais opções aqui.

Gandu
12/03/2025, 15:59
https://youtu.be/nQAa_qH5sEo?si=7xWPuZggQ9nU1_Cf

De 0 a 100 em 9,7 segundos é uma marca muito boa :concordo:
Fazia isso antes nessa nova versão com ARLA? É muito rápida.
A Hilux leva 12 segundos, a Ranger nova 2.2 demora também 12 segundos, a S10 que costuma ser mais rápida leva 9,3 segundos e a Ranger V6 também não leva muita vantagem com os seus 9,4 segundos e ainda fazendo 7 por litro na estrada.
O Edumar comentou que fez um teste outro dia e chegou nessa mesma marca com a 2025 dele, 9,5 segundos, e achou ela bem mais ágil. Ele disse que ia fazer um teste com aqueles critérios que ele costuma usar.

O mais interessante é que o cara deste teste não usou o modo Sport e não desligou o controle de tração, que o Edumar disse que melhora ainda mais. Ele mesmo reconhece essa falha depois mais adiante no vídeo.
O mecânico da concessionária me disse que esse motor tem muita sobra, mas a regulagem dele é moderada. Eles mexeram nos ajustes lá e disseram que ela anda bem mais até que esses stages que fazem nas oficinas de preparação.
O Edumar comentou que fizeram um ajuste na dele que ela ficou outra, disse que ia comentar depois mas aí não disse mais nada, acho que ele esqueceu. Ele não participa mais do fórum?

Gandu
12/03/2025, 16:04
Eu não tenho qualquer problema de participar de outros tópicos, acho até que podíamos contribuir muito.
Pelo visto o grupo hoje está bem mais selecionado.
O que tem que haver é respeito, educação, e não fazer como fizeram de entrar em tópicos só para despejar seus descontroles emocionais. É importante haver participação para termos mais interação entre as opiniões.

Gandu
12/03/2025, 16:10
Achar uma Frontier usada e em bom estado é difícil, e quando aparece uma não fica na loja por muito tempo. Mesmo a antiga está assim hoje.
A dica é ir numa concessionária, conversar com o vendedor e deixar anotada a sua vontade. Muita gente tem Frontier quase nova e em função de poder atualizar o ano com facilidade acaba dando ela pra pegar outra, às vezes com um ou dois anos de uso somente.
Também dá pra fazer negócio por fora, porque as concessionárias pagam menos na troca porque emitem nota fiscal e pagam impostos, o vendedor pode colocar o comprador direto com o vendedor e eles ajustam um preço melhor. Concessionária gosta mais de dinheiro do que de carro na troca, essa é a verdade.

Gandu
12/03/2025, 16:14
Frontier não dá dor de cabeça, só cuidar bem. Mas tem picape nova na praça que está deixando os donos furiosos.
Amigo meu tem uma de outra marca, pegou nova, só oficina. Tá muito bravo eh.. eh.. eh..
Ele agora está falando no grupo que participa que ela está impecável, é muito boa e não incomoda, que ele quer vender porque precisa quitar um terreno que comprou, mas é papo dele.

Bigsd
12/03/2025, 16:31
A Mercedes-Benz poderia lançar um carro de passeio aqui mais despojado, menos refinado e tecnológico, bem popular, e certamente venderia aos milhares, mas é isso o que ela quer? Eu acredito que não.

Não sei, mas eu ainda acho que ela poderia ter alguns modelos de combate, de "massa" como dizem. A Frontier é muito refinada para um mercado que exige tão pouco. Curioso que eu lembro que quando a Frontier tinha somente os airbags frontais, caiam matando nesse detalhe, que outros modelos como a S10 e a Triton também tinham só dois. Achavam isso o absurdo dos absurdos pelo risco de segurança, mas ninguém nunca comentou sobre o problema de capotamento de outras, e hoje ninguém fala nada de modelo que está ficando sem freio, quebrando suspensão, soltando rodas, que não funciona a frenagem de emergência, com para-brisa trincando, motor apagando ou estourando no meio da estrada... não entendo essa "preocupação com segurança" do brasileiro :lol:

Bigsd
12/03/2025, 16:35
O Edumar fez uma enquete sobre isso no site dele, e realmente a maioria não usa a tração 4x4 nas caminhonetes.

90% nunca usou
10% já usou alguma vez
:mrgreen:

Foi esse o resultado da enquete.
Vocês estão sabendo que agora tem reclamação de um modelo que quando vão ligar a tração 4x4 ela não está funcionando, aí levam na concessionária, eles atualizam um software, mas o problema volta depois? Eu não sei o que estão fazendo nestas novas caminhonetes, mas isso é uma coisa impressionante.

Bigsd
12/03/2025, 16:36
Deveria ter mais variedade, não é mesmo. Eu também não sei se seria viável comercialmente, mas poderíamos ter mais opções aqui.

É o que eu acho também :concordo:

Bigsd
12/03/2025, 16:40

Eu percebi isso também, ela está mais esperta, e sempre com torque elevado. Curioso esse sistema biturbo, faz uma diferença grande mesmo, até Triton já passou a usar. Interessante é ver motor grande com biturbo andando menos que outro grande sem biturbo, e ver do mesmo fabricante um modelo com motor menor sem biturbo não andando nada, e ambos gastando muito. Volto a dizer, esses fabricantes andam muito sem noção.

Bigsd
12/03/2025, 16:42
O mais interessante é que o cara deste teste não usou o modo Sport e não desligou o controle de tração, que o Edumar disse que melhora ainda mais.

O Edu comentou que a diferença na arrancada é pequena, mas tem sim, é coisa de menos de meio segundo. O modo Sport é mais interessante para ultrapassagens e retomadas, porque o motor fica mais "cheio" e muda um ajuste da eletrônica.

Bigsd
12/03/2025, 16:47
O Edumar comentou que fizeram um ajuste na dele que ela ficou outra, disse que ia comentar depois mas aí não disse mais nada, acho que ele esqueceu. Ele não participa mais do fórum?

Então... isso ia dar pano pra manga :mrgreen:
Foi algo "extra oficial", como ele disse uma distração do mecânico que alterou o mapa dela e ela passou a andar muito mais... digamos assim. É complicado, tinha gente aqui só querendo prejudicar, hoje não tem mais, mas na época poderiam ter prejudicado alguém por conta disso, então ele achou melhor aguardar um pouco.
O Edu continua participando do fórum sim, de vez em quando ele consegue um espaço na agenda ocupada dele e nos dá a honra de sua visita :mrgreen:
Ele ia entrar ontem, mas decidiu dar uma atualizada no site dele. Hoje ele liberou dois novos artigos lá:
Mudancas na Nissan e a sua atual situacao de mercado – Clube da Nissan Frontier (https://clubedanissanfrontier.com.br/wp/mudancas-na-nissan-e-sua-atual-situacao-de-mercado/)
Vendas da Frontier crescem novamente e passa das 1.000 unidades em Fevereiro – Clube da Nissan Frontier (https://clubedanissanfrontier.com.br/wp/vendas-da-frontier-crescem-novamente-e-passa-das-1-000-unidades-em-fevereiro/)

Bigsd
12/03/2025, 16:57
A dica é ir numa concessionária, conversar com o vendedor e deixar anotada a sua vontade. Muita gente tem Frontier quase nova e em função de poder atualizar o ano com facilidade acaba dando ela pra pegar outra, às vezes com um ou dois anos de uso somente.
Também dá pra fazer negócio por fora, porque as concessionárias pagam menos na troca porque emitem nota fiscal e pagam impostos, o vendedor pode colocar o comprador direto com o vendedor e eles ajustam um preço melhor. Concessionária gosta mais de dinheiro do que de carro na troca, essa é a verdade.

Bem interessante essa dica :concordo:
Sempre pagaram um valor que eu acho justo nas minhas, mas lógico que abaixo de um particular, qualquer loja faz isso.

Bigsd
12/03/2025, 17:06
Frontier não dá dor de cabeça, só cuidar bem. Mas tem picape nova na praça que está deixando os donos furiosos.
Amigo meu tem uma de outra marca, pegou nova, só oficina. Tá muito bravo eh.. eh.. eh..
Ele agora está falando no grupo que participa que ela está impecável, é muito boa e não incomoda, que ele quer vender porque precisa quitar um terreno que comprou, mas é papo dele.

É isso que eu não acho legal. Todo mundo sabe que um modelo qualquer tem problemas, o fabricante reconhece, emite boletins técnicos de correção, faz recalls, mas tem gente que diz que nunca teve problema, que procurou o recall e não achou, que é tudo invenção. Aí os problemas começam a pipocar, nada de "ouvi dizer" ou de reclamações fakes em Reclameaqui ou fóruns, mas sim com fotos e reportagens imparciais como o Edu fez recentemente sobre um modelo soltando as rodas, e aí fica chato pra quem faz isso. Parece que é medo de desvalorizar o modelo ou uma questão de valorizar sua escolha e não assumir o erro, sei lá. Tem que divulgar, alertar os donos quanto ao risco, pode ter uma família dentro, crianças, etc... e se unirem para pressionar pelas correções, porque tem problemas que já vão para um ano sem qualquer solução, alguns são de multimídia que apaga ou outra coisa menor, mas outros envolvem segurança brava.
Se eu tiver algum problema grave com a minha Frontier, vou divulgar aqui, porque não quero ver os meus amigos morrendo ou sofrendo com perdas familiares. Se o cara quiser continuar com a dele, se tiver um modelo que capota, ou que pega fogo, e não estiver nem aí com a vida daqueles que andam com ele, aí é problema dele, mas eu faço a minha parte. Qualquer coisa diferente disso é desonestidade e covardia.

Ciro Alencar
13/03/2025, 12:46
........

O Edumar comentou que fez um teste outro dia e chegou nessa mesma marca com a 2025 dele, 9,5 segundos, e achou ela bem mais ágil. Ele disse que ia fazer um teste com aqueles critérios que ele costuma usar.

Boa tarde, meus queridos amigos!!! novamente...kkk....

Sim, teve algum ajuste novo. Eu percebi isso.
Alguns fabricantes mexeram na potência dos seus motores para provavelmente se ajustarem ao ARLA, a Nissan aparentemente mexeu na curva de torque, por isso as acelerações ficaram mais rápidas. Isso é perceptível.
Tirando a Amarok V6, a Frontier fica entre as mais rápidas hoje, e com uma vantagem que as outras não tem, com o torque inicial do biturbo chegando bem cedo, não precisando subir até os 2.500 ou 2.800 giros como algumas concorrentes precisam, mas com poucos 1.500 giros. Menos desgaste de componentes, mais economia, menos geração de poluentes, menos ruído, menos troca de marchas, etc.... É por isso que eu digo que nada chega perto desse motor hoje, ele é um projeto fantástico.

Meus bons amigos, eu queria conversar bem mais com vocês, mas vou hoje para o sítio e viajo daqui a pouco.

Deixo um grande abraço a todos os amigos. Se eu conseguir, dou uma entradinha por lá.

Bigsd
13/03/2025, 18:34
Patrão e patrão :mrgreen:
Não conseguimos nos falar hoje, saí logo cedo e cheguei agora há pouco. Precisamos organizar melhor o nosso tempo para os nossos bons debates.
Tem como conseguir a curva de desempenho desse motor da Frontier? Tem uma que é bem antiga, logo que ela foi lançada, deve estar bem desatualizada. O Edu faz o teste de 0 a 100 com um aplicativo, já usei também, é interessante.

Bigsd
13/03/2025, 18:37
O Edu publicou essa curva em 2017 aqui mesmo neste fórum.

https://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/nissan/547875d1494765563-manutencao-adaptacoes-e-solucoes-tecnicas-nissan-frontier-geracao-2017-a-engine_graph_v2.png
Deve ter mudando bastante já.

Bigsd
14/03/2025, 18:47
Desculpem, outro dia enrolado :-(
Mas vou tentar entrar amanhã para contar umas novidades top :mrgreen:

Bigsd
17/03/2025, 13:16
O Edu é bem mais relacionado com a diretoria, quem sabe descobre algo mais.

Perguntei também sobre ser verdade o aumento de potência da Frontier, e me disseram que a potência continua a mesma, mas que fizeram alguns ajustes no modelo e ele está realmente bem mais rápido como já pudemos confirmar na prática.
Questionei sobre defeitos recorrentes do modelo, e me confirmaram que a Frontier está muito bem acertada, sem problemas recorrentes, que tem problemas como qualquer outro carro, mas nenhum que possa ser considerado comum a todas, e muitos deles relacionados a problemas com combustível adulterado ou ARLA de má qualidade.
Disseram pra ficar bem longe de postos suspeitos e pra fugir desse ARLA barato vendido no mercado livre. Fica aqui a dica.

sm4rco
17/03/2025, 14:22
Perguntei também sobre ser verdade o aumento de potência da Frontier, e me disseram que a potência continua a mesma, mas que fizeram alguns ajustes no modelo e ele está realmente bem mais rápido como já pudemos confirmar na prática.

Alguma coisa fizeram, com certeza, e não piorou o consumo.

sm4rco
17/03/2025, 14:24
Questionei sobre defeitos recorrentes do modelo, e me confirmaram que a Frontier está muito bem acertada, sem problemas recorrentes

Se a própria concorrência diz que é a mais confiável, quem somos nós para dizer o contrário? :mrgreen:

Mauro-sp
18/03/2025, 10:54

Um remap oficial :mrgreen:
Este motor pode crescer muito, não sei porque a Nissan não solta mais ele. Se bem que com esse atual desempenho muitas ficaram pra trás agora. Mesmo alguma que pode arrancar alguns décimos de segundo mais rápido não consegue ter a curva de torque dela e sofrem para manter carga em baixa rotação, tem que subir acima dos 2.500 rpm para achar todo o torque.

Mauro-sp
18/03/2025, 10:56
O Edu publicou essa curva em 2017 aqui mesmo neste fórum.

https://www.4x4brasil.com.br/forum/attachments/nissan/547875d1494765563-manutencao-adaptacoes-e-solucoes-tecnicas-nissan-frontier-geracao-2017-a-engine_graph_v2.png
Deve ter mudando bastante já.

Não sei se mudou muito, mas certamente o pouco que mudou já fez bastante diferença. Na arrancada está quase no número de uma V6, exceto a Amarok que tem um V6 animal.

Mauro-sp
18/03/2025, 10:58
É por isso que eu digo que nada chega perto desse motor hoje, ele é um projeto fantástico.

Acho que é o mais atual hoje. Muitas usam projetos antigos que foram sendo mexidos ao longo do tempo.

Mauro-sp
18/03/2025, 11:00
90% nunca usou
10% já usou alguma vez

Vocês estão sabendo que agora tem reclamação de um modelo que quando vão ligar a tração 4x4 ela não está funcionando, aí levam na concessionária, eles atualizam um software, mas o problema volta depois? Eu não sei o que estão fazendo nestas novas caminhonetes, mas isso é uma coisa impressionante.

O duro é isso, quando precisa não funciona. Tem modelos que estão dando muita dor de cabeça com isso, não é só um.

Mauro-sp
18/03/2025, 11:04

Bem por aí mesmo.
A Nissan não quer o produto dela na mesma vala dos demais. Dá pra notar isso nos detalhes, multimidia alemão, estribo em alumínio extrudado, acabamento com qualidade, tecnologia atual e que funciona, etc. A Frontier é caminhonete para um público bem específico, não é um modelo de combate.
É só ver que as versões de entrada tem freio a disco nas quatro rodas, monitor de pressão dos pneus, motor biturbo, etc.... Ela não abre mão desse "básico". Tem concorrentes em versões de luxo que nem tem nada disso.
Vamos ver o que virá pela frente.

Bigsd
18/03/2025, 13:16
Não sei se mudou muito, mas certamente o pouco que mudou já fez bastante diferença. Na arrancada está quase no número de uma V6, exceto a Amarok que tem um V6 animal.

E o ajuste de marchas no câmbio, acham que mudou alguma coisa? Algumas vezes sinto um comportamento das trocas de marchas um pouco diferente da minha anterior.

Samuel Dias
18/03/2025, 13:32
Voltei !!! Sentiram a minha falta? :mrgreen:
Fiquei viajando desta vez a trabalho e peço desculpas pela ausência.
Um que merece uma bronca é o Edumar, sumiu mesmo. Coitado, também tem uma vida corrida.

Você comentaram muitas coisas interessantes, difícil responder a tudo, e também quero contribuir um pouco mais fora deste tópico, acho que temos uma dívida de gratidão e estamos vivendo um momento muito bom neste fórum. Foi-se aquela época de provocações, e vamos manter assim. Que fase, hein? :mrgreen:

Nenhuma novidade da nova Frontier? Andei lendo que ela deve vir bem diferente da atual, uma reformulação realmente forte e com muita tecnologia, não sei onde porque ela já é a mais completa hoje, mas vamos ver as novidades que virão.
Só não pode é perder o sistema multilink, que é um dos pontos mais fortes dela. Não adianta evoluir em tudo e abandonar o multilink que aí é sacanagem.

Samuel Dias
18/03/2025, 13:36
Olha, acho que fizeram alguma coisa sim em termos de ajustes de motor ou câmbio da Frontier, mas podiam pelo menos informar isso. Muita gente sempre disse que o motor dela por ter 190cv era fraco (o que nunca foi), mas agora ela está bem mais rápida e econômica que outras com motores mais "fortes". Isso mostra a diferença do sistema biturbo.
Não custava nada informar isso, era até uma propaganda interessante para o modelo. O pessoal de marketing da Nissan é um lixo, não sabe explorar as qualidades dela. Devia mandar todo mundo embora e contratar um time novo.

sm4rco
18/03/2025, 17:46
E o ajuste de marchas no câmbio, acham que mudou alguma coisa? Algumas vezes sinto um comportamento das trocas de marchas um pouco diferente da minha anterior.

O câmbio é programado para atuar com o motor. Alterações no motor podem afetar essas calibrações que fazem todo o conjunto "casar". Talvez você tenha notado essa mudança de "conversa" entre câmbio e motor.

sm4rco
18/03/2025, 17:47
O duro é isso, quando precisa não funciona. Tem modelos que estão dando muita dor de cabeça com isso, não é só um.

É o que mais está acontecendo hoje, pelo menos com dois modelos "travando" câmbio. Um deles tem uma dica para destravar, talvez eu poste no outro grupo.

sm4rco
18/03/2025, 17:49

Eu não
:lol:
Todos aqui fazem falta, esse grupo é nota 10, pessoal muito bacana.
Viajou com a Frontier? Foi pra onde?

Bigsd
19/03/2025, 08:08

Todo mundo faz falta aqui porque a amizade hoje é grande e se amplia a cada ano.
Fico feliz de ver o grupo unido para participar e dar vida a outros tópicos que haviam morrido. Temos que fazer esse fórum se animar mais, tem tópicos interessantes que estão sem atualização.

Houve uma época que fomos acusados de tumultuar as discussões, de prejudicar membros "participativos". Mas, nunca transformamos nosso fórum em discussões provocativas e exclusivas de qualquer outro modelo. Tinham tópicos de outros modelos que só falavam de Frontier, mais nada, e não satisfeitos ainda vieram aos nossos tópicos para fazer mais provocações, coisa que nunca fizemos.
Na verdade não somos "donos" de tópico nenhum, mas entrar em outros só para tumultuar, ou usar o de um modelo apenas para fazer ironias, sarcasmos, ofender, criticar, aí não dá né? Não fomos nós que causamos isso, e o que mais queremos é a união e a contribuição. Teve e tem tópicos que não recebem contribuições úteis há muitos anos, foram apenas usados para manifestação de sentimentos pessoais pouco elogiáveis.

O tópico da Frontier é sem dúvida um dos mais ricos em informação, tanto que várias destas contribuições se tornaram até artigos que viraram referência na internet. É esse o objetivo de um fórum, e precisamos ter consciência de que muita gente lê o que escrevemos, muita gente pesquisa aqui para buscar informações para até tomar decisões, e a maioria desse público não escreve aqui, muitas vezes nem é registrado. O alcance de um fórum é muito grande, bem maior do que as discussões sugerem aqui, e ele supera de longe qualquer grupo de whatsapp.

Eu vi muita gente sair daqui para migrar para a comodidade e o imediatismo de grupos de whatsapp. O que eu vejo lá hoje são discussões totalmente fora de contexto, brigas, temas políticos, e até pornografia. Por mais incrível que seja, os grupos da Frontier são os únicos que conheço que funcionam bem, mas não se compara ainda a um fórum.
O clima aqui hoje é muito bom. Se depender desse grupo aqui, será ainda melhor como sempre foi.
Por isso todos fazem falta aqui. Até quem entra aqui com segundas intenções acaba ficando isolado e desmoralizado, porque não consegue se ajustar ao espírito desse grupo.

Hoje vou apertar novamente o pessoal dos grupos para participarem mais daqui, enriquecer mais o fórum, e torná-lo mais atrativo. Alguns ensaiaram um retorno mas desanimaram com acontecimentos recentes, mas a realidade hoje é outra, e será ainda melhor se depender da gente.

Bigsd
19/03/2025, 08:25
Muita gente sempre disse que o motor dela por ter 190cv era fraco (o que nunca foi), mas agora ela está bem mais rápida e econômica que outras com motores mais "fortes". Isso mostra a diferença do sistema biturbo.

Exatamente, o biturbo faz toda a diferença. Pelo menos isso parece que vão manter, a levar pela Triton que compartilha o projeto da nova Frontier que está chegando.

Bigsd
19/03/2025, 08:35
Não custava nada informar isso, era até uma propaganda interessante para o modelo. O pessoal de marketing da Nissan é um lixo, não sabe explorar as qualidades dela. Devia mandar todo mundo embora e contratar um time novo.

O Edu escreveu um artigo no site dele sobre esse marketing ruim da Nissan: A melhor caminhonete do Brasil com o pior marketing – Clube da Nissan Frontier (https://clubedanissanfrontier.com.br/wp/a-melhor-caminhonete-do-brasil-com-o-pior-marketing/)
E como sempre ele argumenta com provas, pegando até trechos da propaganda da Frontier.

Num destes trechos se lê: "Estribos com acabamento em preto" como um destaque do modelo. É ridículo isso. Se ainda dissesse "estribo em alumínio" para contrastar com modelos concorrentes que usam plástico e deformam no sol, até seria válido, mas destacar a cor, é piada!
Tantas coisas importantes para citar em relação ao modelo e eles ignoram.
Quer enfeitar? Mostra o teto solar então. Eu nem considero uma de suas mais importantes qualidades, mas chama a atenção do consumidor :D

Gandu
19/03/2025, 14:32
Fico feliz de ver o grupo unido para participar e dar vida a outros tópicos que haviam morrido. Temos que fazer esse fórum se animar mais, tem tópicos interessantes que estão sem atualização.

Hoje vou apertar novamente o pessoal dos grupos para participarem mais daqui, enriquecer mais o fórum, e torná-lo mais atrativo. Alguns ensaiaram um retorno mas desanimaram com acontecimentos recentes, mas a realidade hoje é outra, e será ainda melhor se depender da gente.

Muito bacana esse novo clima do fórum, essa colaboração e essa participação mais ativa. Vou contribuir onde eu puder, mas as feras nos assuntos aqui são vocês. Tem muita informação de qualidade aqui.

Gandu
19/03/2025, 14:36
Exatamente, o biturbo faz toda a diferença. Pelo menos isso parece que vão manter, a levar pela Triton que compartilha o projeto da nova Frontier que está chegando.

Ouvi dizer que esse motor da Triton já é usado há algum tempo pela Mitsubishi, não sei se é verdade, e que só ganhou as duas turbinas agora. Será que a Frontier vai usa-lo também. O motor da Frontier é muito confiável, espero que não mexam com ele.
Mesmo em baixa rotações ele tem muita força para nem pedir marchas. Eu noto que a S10 arranca bem mas fica sem fôlego depois, com rotações subindo muito e com muitas trocas de marchas para manter a velocidade.

Gandu
19/03/2025, 14:41
Este motor pode crescer muito, não sei porque a Nissan não solta mais ele. Se bem que com esse atual desempenho muitas ficaram pra trás agora. Mesmo alguma que pode arrancar alguns décimos de segundo mais rápido não consegue ter a curva de torque dela e sofrem para manter carga em baixa rotação, tem que subir acima dos 2.500 rpm para achar todo o torque.

Será que vão ajustar as mais antigas se os donos pedirem? De qualquer forma é um ajuste oficial, não é? Se foi feito uma melhoria, podem fazer um chamado e ajustar as mais velhas. Me parece justo.

Gandu
19/03/2025, 14:42

Legal esse gráfico :concordo:

Gandu
19/03/2025, 14:45
Então... isso ia dar pano pra manga :mrgreen:
Foi algo "extra oficial", como ele disse uma distração do mecânico que alterou o mapa dela e ela passou a andar muito mais... digamos assim. É complicado, tinha gente aqui só querendo prejudicar, hoje não tem mais, mas na época poderiam ter prejudicado alguém por conta disso, então ele achou melhor aguardar um pouco.

Não entendi nada :mrgreen:

Gandu
19/03/2025, 14:46
90% nunca usou
10% já usou alguma vez

Eu coloquei a minha em modo 4x4 outro dia na estrada, num dia super chuvoso, e achei que ela ficou beeeeemmmm mais firme, apesar dela já ter uma estabilidade exemplar.

Bigsd
19/03/2025, 16:29
Eu coloquei a minha em modo 4x4 outro dia na estrada, num dia super chuvoso, e achei que ela ficou beeeeemmmm mais firme, apesar dela já ter uma estabilidade exemplar.

Discutimos isso recentemente, tem muita gente que faz isso. Pelo que concluímos, não seria o correto em termos de aplicação, mas ela aguenta tranquilo. Nossa dúvida sempre foram os reais benefícios disso.

Bigsd
19/03/2025, 16:31
Não entendi nada :mrgreen:

Digamos que o ajuste foi "extraoficial", então é preciso algum cuidado para tratar disso. Depois o Edu explica melhor pra gente.

Bigsd
19/03/2025, 16:32
Muito bacana esse novo clima do fórum, essa colaboração e essa participação mais ativa. Vou contribuir onde eu puder, mas as feras nos assuntos aqui são vocês. Tem muita informação de qualidade aqui.

Todo mundo que participa de forma séria e responsável é importante aqui.

Bigsd
19/03/2025, 16:39
Será que vão ajustar as mais antigas se os donos pedirem? De qualquer forma é um ajuste oficial, não é? Se foi feito uma melhoria, podem fazer um chamado e ajustar as mais velhas. Me parece justo.

Eu acho que não vão mexer nas antigas, Gandu.
Na verdade dizem que isso foi um ajuste para readequação ao ARLA.
A Nissan tem um ajuste que ela chama de "equilibrado", onde a Frontier tem muita força para trabalho com todo torque entregue já em 1.500 rpm, tem um desempenho mais do que o necessário para a sua proposta como utilitário, e com o menor consumo médio do mercado. Ontem eu estava vendo um proprietário comentando que faz em torno de 16 km/l com a Frontier dele na estrada (eu faço 14 8--)), e era uma 2024. Então eu acho que diversos fatores contribuem para estes novos ajustes, e duvido que a Nissan vai mudar isso, mesmo porque a grande maioria dos donos de Frontier aprovam este equilíbrio.

Silvano1980
20/03/2025, 11:51
Eu cheguei a fazer algumas participações recentes a pedido do colega aqui do grupo (cara bravo :mrgreen:), mas eu desanimei diante do clima que encontrei aqui. Havia um pessoal desequilibrado e parece que de mal com a vida que se preocupava mais em provocar o dia todo do que em buscar contribuir com os modelos que tinham. Os tópicos estavam praticamente voltados a despejar ódio, e não satisfeitos com isso vieram despejar seus ódios diretamente aqui, mesmo sem sequer ter o carro.
Em resumo, a Frontier que eles não tinham era ruim, e o carro que eles tinham ficava abandonado sem informação nenhuma. Patético, mas era o que acontecia.

Eu tenho acompanhado os comentários do grupo nestas duas últimas semanas, vi que teve mudanças, bem vindas e necessárias, e o ambiente aqui perdeu aquela toxidade que havia quando de minha última participação.
Achei louvável a intenção de vocês de resgatar os tópicos desvirtuados e abandonados ao longo daquele período, e vou buscar contribuir com essa ideia de vocês, podem contar comigo.

As discussões sobre a Frontier, tanto aqui como no tópico comercial dela estão num nível que não se vê aí fora. Tanto aqui como lá temos muita informação útil que certamente vai ajudar muita gente.
Acho que o fórum deve ser assim, um compartilhamento de informações úteis e reais, nada de ficar descarregando traumas pessoais ou inventando coisas que de tão absurdas são até hilárias.

Eu uso a Frontier, não sou um "estudioso" dela. Tem gente aqui que sabe muito e ajuda bastante compartilhando o que aprende com ela, e isso é muito legal. Muitas coisas eu aprendi aqui.
Gosto muito da Frontier, aliás hoje sou um fã incondicional de picapes. E apesar de muita gente não gostar disso, eu afirmo que ela é de longe a melhor do mercado, por mais ciúmes que essa afirmação cause.

Não sou fanboy da Nissan, se aparecer algo melhor eu troco sem qualquer dó. Mas do que temos hoje no mercado, a Frontier ainda é a melhor opção.
Temos caminhonetes velhas que receberam um tapa no visual mas não acrescentaram nada de novo, sequer o que a Frontier já oferecia elas têm. Tem picape nova que parece que o projeto foi feito na padaria da esquina, fui ver pessoalmente, e tem detalhes vergonhosos, e ainda está cheia de problemas e o pior, nenhum deles solucionados de verdade, só remendos para amenizar a raiva do comprador. Eu acompanho as opções, e sei o que estou dizendo.

O modelo Shark da BYD tem um conceito bem diferenciado, mas não confio na marca. Se tudo aquilo realmente funcionar, é uma grande opção também, mas acho toda essa tecnologia muito fresca ainda.
A Frontier tem um projeto inteligente, bem feito, com qualidade e é muito moderna apesar de já estar aqui completando o seu nono ano de vida. Teve mudanças e aprimoramentos bem interessantes, evoluiu tecnicamente e ganhou até mudanças visuais que foram muito felizes. Mesmo recebendo talvez um "facelift", ela ainda se destaca na paisagem, é a mais bonita e imponente hoje na minha opinião. Mesmo a anterior, de 2022 já tinha um visual bem interessante que não envelheceu.

Bem, estou aqui para ajudar vocês no que eu puder. Contem comigo.

Bigsd
20/03/2025, 15:02
Eu cheguei a fazer algumas participações recentes a pedido do colega aqui do grupo (cara bravo :mrgreen:), mas eu desanimei diante do clima que encontrei aqui. Havia um pessoal desequilibrado e parece que de mal com a vida que se preocupava mais em provocar o dia todo do que em buscar contribuir com os modelos que tinham. Os tópicos estavam praticamente voltados a despejar ódio, e não satisfeitos com isso vieram despejar seus ódios diretamente aqui, mesmo sem sequer ter o carro.

Novos tempos, vida nova :concordo:
Valeu por participar

Bigsd
20/03/2025, 15:08
Achei louvável a intenção de vocês de resgatar os tópicos desvirtuados e abandonados ao longo daquele período, e vou buscar contribuir com essa ideia de vocês, podem contar comigo....

Dá uma força pra nós :concordo:

Bigsd
20/03/2025, 15:09
Achei louvável a intenção de vocês de resgatar os tópicos desvirtuados e abandonados ao longo daquele período, e vou buscar contribuir com essa ideia de vocês, podem contar comigo....

Dá uma força pra nós :concordo:
Vamos tentar reviver esses tópicos

sm4rco
21/03/2025, 07:57
eu desanimei diante do clima que encontrei aqui. Havia um pessoal desequilibrado e parece que de mal com a vida

Isso mudou. Certamente vão aparecer alguns "novos" usuários bem "animados", como aconteceu no ano passado, até donos de modelos que nunca foram fabricados :mrgreen:
É só não dar atenção, e manter a nossa participação. Afastar é tudo que eles queriam.
Vamos esquecer isso e ir em frente. O fórum está muito melhor hoje.

sm4rco
21/03/2025, 08:00
ela ainda se destaca na paisagem, é a mais bonita e imponente hoje na minha opinião. Mesmo a anterior, de 2022 já tinha um visual bem interessante que não envelheceu.

Eu fui viajar com a minha e é impressionante como chamou a atenção em vários lugarem onde parei.
Num restaurante de estrada a esposa ou namorada de um rapaz que passavam disse "Olha amor, que linda, compra uma assim" :lol:
Ela é bonita mesmo. Quando vou pegá-la num estacionamento de shopping, de supermercado, sempre me impressiona a forma como ela se destaca entre os outros carros.

sm4rco
21/03/2025, 08:02
Eu acho que não vão mexer nas antigas, Gandu.
Na verdade dizem que isso foi um ajuste para readequação ao ARLA.

Sim, teve a ver com o ARLA.
Também acho que não vão mexer nas antigas. Mas se pedir, talvez.

sm4rco
21/03/2025, 08:04

Acho que foi o Edumar que comentou aqui que o técnico da concessionária até recomendou e disse que não causa nenhum problema, que o conjunto dela é superdimensionado para suportar uso até em piso menos escorregadio.

sm4rco
21/03/2025, 08:07
Ouvi dizer que esse motor da Triton já é usado há algum tempo pela Mitsubishi, não sei se é verdade, e que só ganhou as duas turbinas agora. Será que a Frontier vai usa-lo também. O motor da Frontier é muito confiável, espero que não mexam com ele.

Pelo que eu ouvi dizer, a Nissan vai usar na nova o mesmo motor que usa hoje na Frontier. Cada uma terá o seu próprio motor.

Gheno
21/03/2025, 10:31
Pelo que eu ouvi dizer, a Nissan vai usar na nova o mesmo motor que usa hoje na Frontier. Cada uma terá o seu próprio motor.

tomara !!!!!!!!!!!!!

Gheno
21/03/2025, 10:34
Acho que foi o Edumar que comentou aqui que o técnico da concessionária até recomendou e disse que não causa nenhum problema, que o conjunto dela é superdimensionado para suportar uso até em piso menos escorregadio.

Se fosse para usar assim, já vinha no manual. Cuidado, não é recomendado. Mas se a situação tá feia, você com sua família dentro, usar por pouca distância e principalmente sem precisar fazer curvas, de repente é o que te dá segurança? manda ver.

Bigsd
21/03/2025, 11:30
Deixa eu aproveitar um pouco que na semana que vem devo começar a fechar a contabilidade aqui, e aí a partir de quarta-feira o meu tempo de folga acaba :sad:

Pelo que eu li, a Nissan vai manter o motor atual com algum ganho de potência. Não sei se vai mexer fisicamente ou só reprogramação. Deve atender aos que hoje só olham números, e aí o padrão hoje são os "200CV". O engraçado é que tem modelo que chegou com 170CV, e ninguém comenta nada. Parece que a Frontier cria ciúmes e tudo que ela tem é o pior :lol:
Tem picape com pouco mais de 200CV, que esgoela a 2.800 RPM para conseguir todo o torque, que anda menos que a Frontier, bebe bem mais, pede marchas a todo momento por conta de um motor sem qualquer elasticidade, e ainda acham que 7% a mais de potência é o que interessa. Vai entender.

Tudo da Frontier é errado. Falaram mal do multilink, do motor biturbo, do ARLA, da potência do motor, freio a disco nas quatro rodas (porque gente mal informada disse que é mais barato), etc... agora tem concorrente que tem tudo isso, espalhado, nada junto num carro só como a Frontier, muitas vezes pelo dobro do preço dela, e todo mundo elogia, são "tecnológicas" :lol:

Mas, eu prefiro o motor da Frontier a esse atual da Triton, não que esse da Mit seja ruim, mas o da Frontier a gente já conhece, tem tido um bom histórico, eu não acho que vale a pena mudar o que está bom e até melhor que a concorrência. E pelo jeito a Nissan não vai querer mudar.

Bigsd
21/03/2025, 11:33
Se fosse para usar assim, já vinha no manual. Cuidado, não é recomendado. Mas se a situação tá feia, você com sua família dentro, usar por pouca distância e principalmente sem precisar fazer curvas, de repente é o que te dá segurança? manda ver.

Sim, exatamente, não é para usar em piso de muito atrito em tempo integral.
O Edu comentou sobre usar em dias chuvosos para aumentar a aderência. Eu usaria numa serra em dia de chuva, por exemplo, quando muitas vezes a água com terra pode atravessar a pista, como peguei outro dia. Usaria, mas não usei. Ela manteve a estabilidade e foi com muita segurança.

Bigsd
21/03/2025, 11:35
Eu fui viajar com a minha e é impressionante como chamou a atenção em vários lugarem onde parei.
Num restaurante de estrada a esposa ou namorada de um rapaz que passavam disse "Olha amor, que linda, compra uma assim" :lol:
Ela é bonita mesmo. Quando vou pegá-la num estacionamento de shopping, de supermercado, sempre me impressiona a forma como ela se destaca entre os outros carros.

Chama mesmo a atenção, passei por isso também.

Samuel Dias
21/03/2025, 18:38
tomara !!!!!!!!!!!!!

........x2 :mrgreen:

Samuel Dias
21/03/2025, 18:39

Isso, não pode ser asfalto seco

Samuel Dias
21/03/2025, 18:40
Sim, teve a ver com o ARLA.

Afinal, o ARLA consome potência? Ele não é injetado no escape?
Não entendo isso.

Samuel Dias
21/03/2025, 18:51
mas eu desanimei diante do clima que encontrei aqui

acompanhei vocês agora :mrgreen:

Silvano, eu também já desanimei algumas vezes, e tenho certeza que logo aparecerão novos malucos com perfis fakes, e até alguns que andam hibernando há muito tempo podem ser ressuscitados, mas hoje entendo o porque de nos mantermos firmes e segurar a onda. Vamos em frente que o passado já foi :safari-rig:

Samuel Dias
21/03/2025, 18:51
Digamos que o ajuste foi "extraoficial", então é preciso algum cuidado para tratar disso. Depois o Edu explica melhor pra gente.

Eu sei mas não posso falar :mrgreen:

Samuel Dias
21/03/2025, 18:52
Será que vão ajustar as mais antigas se os donos pedirem?

Eu duvido, mas já sabemos que é possível :mrgreen:

Samuel Dias
21/03/2025, 18:55
Olha eu quase comentando uma postagem minha mesmo :parede:
Será que é a "melhor idade" chegando?:lol:

Cadê o Eduardo????? Sai da toca meu filho :lol:

sm4rco
24/03/2025, 10:47
Afinal, o ARLA consome potência? Ele não é injetado no escape?
Não entendo isso.

Pelo que eu entendi uma vez o ARLA não consome potência, a injeção do aditivo é elétrica. Mas parece que há uma alteração de comportamento no motor e eu não sei dizer porque.

sm4rco
24/03/2025, 10:49
Mas se a situação tá feia, você com sua família dentro, usar por pouca distância e principalmente sem precisar fazer curvas, de repente é o que te dá segurança? manda ver.

Exatamente! :concordo:
Penso da mesma forma.

Davidnissan
24/03/2025, 18:05

Pessoal, primeiramente me desculpem pela ausência. Tive um pico de trabalho que me desgastou a ponto de não conseguir fazer mais nada além do trabalho em si, e depois disso peguei COVID. To voltando agora, aos poucos, e parece que saiu um remap oficial? Fiquei tanto tempo fora assim? Seria um excelente presente de retorno. Como vocês senitiram essa diferença? Foi depois de alguma revisão?

Davidnissan
24/03/2025, 18:11

Gandu, Se realmente estiver escorregadio não tem problema, se não estiver não recomendo, mas o que vai sofrer primeiro são os pneus, e não o sistema. A recomendação é nunca passar de 100km/h com o 4x4 ativado. Então se está usando na asfalto escorregadio ou uma estrada de terra que de te condições para isso, tem que estar atendo. As vezes eu uso na terra defino o limitador de velocidade para 100 km/h.

Bigsd
25/03/2025, 10:15
Olá David, não se preocupe. Eu também começo a fazer o fechamento contábil hoje e pra mim já começa a complicar também. O importante é nos mantermos sempre juntos.

Não tem um remap oficial, mas estamos sentindo diferença nessa 2024. Houve um aumento de desempenho. Mas não mexeram em potência, provavelmente foi um ajuste na curva de torque. A saída está mais rápida.

Não se deve mesmo usar o 4x4 em pista com muito atrito. Eu acho que em piso molhado pode ser algo interessante, mas você tem razão em não abusar.

Bigsd
25/03/2025, 10:16
Cadê o Eduardo????? Sai da toca meu filho :lol:

Ele prometeu que esta semana vem atualizar as fofocas :mrgreen:

Mauro-sp
25/03/2025, 11:23
Eu duvido, mas já sabemos que é possível :mrgreen:

Nada que uma caixinha não resolva :mrgreen:

Mauro-sp
25/03/2025, 11:25
Pelo que eu li, a Nissan vai manter o motor atual com algum ganho de potência.

E não tem mesmo o que mexer, por mim nem na potência. Esse motor está indo tão bem, vai mexer pra que?

Samuel Dias
25/03/2025, 17:45
Pelo que eu entendi uma vez o ARLA não consome potência, a injeção do aditivo é elétrica. Mas parece que há uma alteração de comportamento no motor e eu não sei dizer porque.

Eu queria entender melhor isso.

Samuel Dias
25/03/2025, 17:46
Nada que uma caixinha não resolva :mrgreen:

bom pra perder a garantia

sm4rco
26/03/2025, 08:48
Eu queria entender melhor isso.

Eu também :lol:

Nicolas_cwb
26/03/2025, 08:57
Eu também :lol:

Opiniao de leigo, posso estar falando muita besteira... Mas ao introduzir o ARLA e melhorar parametros de poluicao (no caso o NOx), isso não permitiria a fabrica flexibilizar limitacoes no ajuste do motor que haviam sido impostas para atender as normas de poluicao?

Nao consigo pensar em uma relacao direta do ARLA com o desempenho.

Edumar
26/03/2025, 09:54
Bom dia amigos. Peço desculpas pela minha ausência, mas isso não se trata de mero capricho ou desprezo, mas de correria de trabalho mesmo, além de outros afazeres pessoais.
Estou sempre acompanhando as discussões e tentando também atualizar o meu site, o que só é possível com a grande ajuda dos amigos Bigsd e Samuel.
Mas fico contente em ver que tem havido uma grande participação do pessoal, e parabenizo a todos por resgatarem tópicos antes abandonados sempre com seriedade, respeito, imparcialidade e com maturidade.
Um fórum de carros é uma ferramenta importante para conhecimento, soluções, decisões e melhor aproveitamento dos veículos que fazem parte dele, neste caso utilitários 4x4 majoritariamente. Temos que manter este espaço bem ativo para que ele continue sendo útil a todos que buscam informações relacionadas aos temas abordados aqui, o que é difícil em grupos de whatsapp, onde não é possível fazer uma busca de informações.
Sempre que eu puder, estarei participando com vocês.
Hoje pela manhã estou mais tranquilo, e vou tentar dar uma atualizada em tudo.

Edumar
26/03/2025, 10:12
Sim, exatamente, não é para usar em piso de muito atrito em tempo integral.
O Edu comentou sobre usar em dias chuvosos para aumentar a aderência.

Isso :concordo:
Quem me passou essa informação foi o pessoal da concessionária Nissan de Jundiaí.
Eles disseram que fizeram alguns testes com o 4x4 engatado no asfalto molhado, e perceberam que a caminhonete tem um comportamento mais estável e seguro, sem quaisquer efeitos colaterais.
Mas, honestamente, ela já é tão estável que basta não abusar exageradamente, porque abusar um pouco até pode :mrgreen:, já que ela tem um controle de estabilidade bem diferenciado da concorrência, de uma geração tecnológica muito mais evoluída. Pode ser interessante em asfalto molhado e com material escorregadio, lama, óleo, etc...

Edumar
26/03/2025, 10:15
Isso mudou. Certamente vão aparecer alguns "novos" usuários bem "animados", como aconteceu no ano passado, até donos de modelos que nunca foram fabricados :mrgreen:
É só não dar atenção, e manter a nossa participação. Afastar é tudo que eles queriam.
Vamos esquecer isso e ir em frente. O fórum está muito melhor hoje.

Certamente aparecerão usuários antigos com perfis novos, mas já vimos que é fácil detectá-los :mrgreen:

Edumar
26/03/2025, 10:25

Vocês insistem :lol:
É complicado... mas digamos que por uma "distração" ajustaram alguns parâmetros da minha Frontier, e eu pude fazer um teste curto de quanto esse "descuido" influenciou no desempenho do motor.
É aquilo que sempre comentamos, o motor da Frontier tem muita folga para crescer muito, eu pude confirmar isso com um novo comportamento que deixaria muitas picapes passando vergonha, tudo isso dentro dos limites de projeto, não só do motor, mas de todo conjunto de câmbio, diferencial, etc., sem sobrecarregá-los.
Mas houve um aumento leve de consumo, e isso justifica o porque da Nissan ter optado por um ajuste equilibrando desempenho e consumo, que na minha opinião é perfeito, pois trata-se de um utilitário, não de um modelo esportivo.
Fiz testes de consumo e de desempenho recentes com a minha, com o ajuste original, e fiquei bastante feliz com os resultados. Esse motor é uma obra-prima de engenharia.
Depois posto os resultados aqui com as devidas provas materiais :mrgreen:

Edumar
26/03/2025, 10:29
O Edu escreveu um artigo no site dele sobre esse marketing ruim da Nissan: A melhor caminhonete do Brasil com o pior marketing – Clube da Nissan Frontier (https://clubedanissanfrontier.com.br/wp/a-melhor-caminhonete-do-brasil-com-o-pior-marketing/)
E como sempre ele argumenta com provas, pegando até trechos da propaganda da Frontier.

O marketing da Nissan é um desastre. O time de propaganda não consegue enaltecer as qualidades da Frontier.
A Frontier tem virtudes que colocam concorrentes no chinelo facilmente, e isso precisava ser mostrado, ser mais valorizado.
Mas, fazer o que? Não dou dono da fábrica :mrgreen:

Edumar
26/03/2025, 10:31
O Edu é bem mais relacionado com a diretoria, quem sabe descobre algo mais.

Depois eu comento isso em detalhes.

Edumar
26/03/2025, 10:35
90% nunca usou
10% já usou alguma vez

O enquete foi aberto a todos os modelos, aliás, os que menos votaram foram donos de Frontier.
Melhor relembrar isso para não aparecer outro dizendo que o teste mostra só o perfil do dono de Frontier :lol:

Edumar
26/03/2025, 10:38
A Hilux leva 12 segundos, a Ranger nova 2.2 demora também 12 segundos, a S10 que costuma ser mais rápida leva 9,3 segundos...

Eu consegui marcas ligeiramente melhores :mrgreen:
O desempenho da Frontier está surpreendente.

Edumar
26/03/2025, 11:19

Fui interrompido, mas já estou de volta :mrgreen:
Exatamente, Ciro, este é o ponto.
A Nissan oferece um produto tecnológico e mais refinado, com caraterísticas únicas nesse segmento e em sua faixa de preços.
Para ter algo parecido, e ainda inferior, só pagando bem mais.
Ela parece que não pretende mudar isso, sempre foi assim. Até quando ela quis ter uma versão de Frontier sem tração, o público dela não aceitou, tinha que ser diesel e 4x4. Eu entendo que se ela lançar um produto mediano, no mesmo nível do mercado de massa, ela vai perder o seu público fiel, e o que me parece é que ela quer aumentar esse público, não somar outro.

Edumar
26/03/2025, 11:23

Concordo. Hoje eu uso o All Terrain, e estou muito surpreso com o desempenho desse pneu em terrenos difíceis. Pra mim tem que ser BF ou Michelin.

Edumar
26/03/2025, 11:25
Para quem é cliente fiel da marca, perde muito menos que outras marcas que se diziam que perdia menos, vimos isso agora numa reportagem, e fica mais fácil trocar de ano quase praticamente sem colocar muito em cima. .....

É mais fácil ver o pessoal com Frontier atualizada do que com outros modelos com preços surreais e ainda oferecendo menos.

É isso mesmo, sabendo aproveitar as promoções, você consegue se manter bem atualizado.

Edumar
26/03/2025, 11:30

Eu conversei há alguns dias com um amigo meu que trabalha na marca de um modelo concorrente, e ele me reafirmou que a Frontier é a melhor caminhonete média do Brasil hoje, que é muito robusta e confiável, mais do que algumas "tradicionais" que estão dando problemas constantes.
Ele disse que conta pra mim porque sou amigo dele, mas que se ele fosse pegar uma picape pra ele seria uma Frontier, mesmo com o desconto que ele tem na marca dele, que até em termos de negócio a Frontier é mais interessante. Ele disse que essa boa imagem da Frontier no meio dos fabricantes é um consenso.

Edumar
26/03/2025, 11:33

Vão continuar se fingindo de morto sim. Lá fora é assim também e não estão nem aí. Líder de recalls e especialistas na arte de esconder a verdade, e assim vão levando.

Edumar
26/03/2025, 11:49

E quando a bomba estoura, que eu avisei antes, ainda sou o culpado do problema :lol:
E agora sou criticado por não falar as coisas mais abertamente e de não contar tudo. Está tudo nas minhas postagens, tudo no meu site, é só prestar atenção no que está escrito.
Outro dia um leitor me disse que eu menti numa afirmação que fiz, que eu estava inventando coisas porque eu era fanboy de Frontier. Não respondi na hora, mas somente duas semanas depois, e a resposta foi: Diga isso para a fábrica, que acabou de fazer um chamado (recall) disso que eu inventei." :mrgreen:
Então é complicado querer antecipar alguma coisa.

Edumar
26/03/2025, 11:54
Pelo que vi Amarok mais antiga, Hilux e Ranger nova são as que mais estão sofrendo com as variações de qualidade do diesel S10, principalmente com esse biodiesel que colocaram agora.

Justamente por serem motores mais antigos, não desenvolvidos para essa nova tendência que não é sé no Brasil. Lá fora elas também estão sofrendo em alguns mercados.

Edumar
26/03/2025, 12:11
Eu não vejo problema nenhum de contribuirmos com outros tópicos. Lembro que evitamos isso no passado para que evitar alguém se usasse dessa abertura para vir tumultuar nos nossos tópicos, e como disse o Marcão, não adiantou nada porque vieram assim mesmo :lol:
Nós nunca fizemos isso, no máximo retribuímos algumas vezes, e pelo contrário, nunca ofendemos ninguém, sempre foi com respeito.
Acho que muita gente aqui pode contribuir, o Edumar principalmente, pela capacidade e conhecimento dele sobre picapes, mas ele não quer :sad:

Eu não ia comentar isso, mas vamos lá...
Houve uma época bastante complicada, cheia de agressões, ofensas, uso de tópicos de outros modelos exclusivamente para provocações, comportamentos doentios com a única intenção de criar mal-estar, etc. Isso foi sendo aos poucos ajustado pela Moderação, que sempre agiu de forma justa (menos para quem achava que o errado era o certo), e o fórum mudou bastante.

Por enquanto, não tivemos novas ocorrências ou velhos membros enrustidos entrando novamente para reiniciar aquele tipo de provocação. Não ofender e não invadir tópicos alheios, foi uma forma de evitarmos alimentar isso, o que nem funcionou.

Hoje eu vejo um fórum mais equilibrado, mais maduro, mais educado, e acho que até há espaço hoje para uma participação mais ampla, até porque alguns tópicos ficaram abandonados, sem atualização, e já vinham mesmo há algum tempo sem receber contribuições úteis, mas apenas sendo usados para alimentar algumas intrigas.
Eu ainda não me sinto muito à vontade de fazer alguns comentários, se bem que já fiz da S10 quando eu tinha uma e até da própria Frontier, não me casei com nenhum dos dois modelos :mrgreen:. Mas, eu acho válido o que estão fazendo, desde que mantenha essa linha honesta e responsável.

Vi que alguém apoiou isso porque se sentiu responsável pelo fim daqueles tópicos. Pessoal... sem sentimentos de culpa. Ninguém aqui é culpado pelo destino que aqueles tópicos tomaram. Eles já tinham sido desmontados bem antes quando foram usados para intenções diversas daquelas que eram esperadas. Ninguém aqui entrou lá para falar de outros modelos ou para criar um clima de mal-estar. Então contribuir sim, até para reviver aqueles tópicos, mas que não seja por qualquer sentimento de obrigação e culpa.

Edumar
26/03/2025, 12:18

A situação na Argentina está mudando e vai mudar ainda mais. Eu aposto que a Frontier virá do México novamente ou talvez até venha a ser fabricada aqui. Vejam que alguns modelos fabricados no México já são vendidos aqui por preços irreais, e isso tende a piorar.

Edumar
26/03/2025, 12:21

Para muitos o investimento num ventilador é mais inteligente do que num aparelho de ar-condicionado :confused:
Fazer o que? As pessoas olham o "gasto", não o "benefício". E isso mudou muito hoje, perde mais quem compra modelos mais tradicionais comercialmente do que quem compra uma Frontier, isso já está provado.

Edumar
26/03/2025, 12:24
Se perdermos a suspensão traseira multilink, podemos culpar a burrice do consumidor mais uma vez, que ao invés de exigir evolução tecnológica de fato, compra modelos obsoletos e provoca essa falta de interesse da indústria em oferecer tecnologias melhores.
...

Esse amigo que eu citei há pouco me disse exatamente isso. As caminhonetes não evoluem porque o consumidor não exige isso. Temos, segundo ele, dinossauros no mercado por culpa do próprio mercado que compra.

Edumar
26/03/2025, 12:26
Você tem uma abordagem realmente interessante, que foge das reportagens tendenciosas que costumamos ver por aí.

Mas consigo atualizar o que eu já tenho :putz:

Edumar
26/03/2025, 12:27
Eu já notei isso. Muitas vezes mesmo estando com velocidade acima da permitida pelo radar ele não avisa.

O Waze tem falhado muito nos avisos de radares.

Edumar
26/03/2025, 12:28
Opa Edu, tem sim para iPhone, eu também uso.

:concordo:
O Radarbot é um ótimo aplicativo.

Samuel Dias
26/03/2025, 17:11
Esse amigo que eu citei há pouco me disse exatamente isso. As caminhonetes não evoluem porque o consumidor não exige isso. Temos, segundo ele, dinossauros no mercado por culpa do próprio mercado que compra.

Mas é a verdade. Tem modelos que matam e ninguém diz nada, aceita passivamente. O consumidor precisa exigir mais.

Samuel Dias
26/03/2025, 17:18
Vi que alguém apoiou isso porque se sentiu responsável pelo fim daqueles tópicos. Pessoal... sem sentimentos de culpa. Ninguém aqui é culpado pelo destino que aqueles tópicos tomaram. Eles já tinham sido desmontados bem antes quando foram usados para intenções diversas daquelas que eram esperadas. Ninguém aqui entrou lá para falar de outros modelos ou para criar um clima de mal-estar. Então contribuir sim, até para reviver aqueles tópicos, mas que não seja por qualquer sentimento de obrigação e culpa.

Não me sinto culpado, a única vez que entrei num outro tópico foi para fazer uma participação séria, e ainda fui chamado de mentiroso :lol:. Aí eu desisti.
Contribuo porque eu gosto e porque quero ver o retorno das boas discussões de cada modelo, e não só aquelas provocações baratas onde cada comentário a Frontier e a Nissan eram citadas 10 vezes :lol:. Basta ver o nosso tópico a quantidade de informações que tem aqui da Frontier, mais que em qualquer outro lugar da internet.
Esses desvios de conduta afastam quem está interessado em discussões sérias, como vimos nos grupos de whatsapp muita gente desistindo daqui porque não aguentava as bobeiras que diziam.
Foi como aconteceu nesse grupo, basta as discussões começarem a ter um nível melhor que o pessoal volta.

Samuel Dias
26/03/2025, 17:19
Justamente por serem motores mais antigos, não desenvolvidos para essa nova tendência que não é sé no Brasil. Lá fora elas também estão sofrendo em alguns mercados.

Eu sei que nos Estados Unidos tem modelos sofrendo muito, com ações coletivas de proprietários e órgãos de segurança caindo em cima.

Mauro-sp
27/03/2025, 11:59
Eu sei que nos Estados Unidos tem modelos sofrendo muito, com ações coletivas de proprietários e órgãos de segurança caindo em cima.

Não vou citar a marca, mas já repararam que é quase sempre a mesma. Esse escândalo dessa semana mostra o quanto a marca é desonesta tentando esconder um problema grave, como aliás faz aqui também.

Mauro-sp
27/03/2025, 12:05
Não me sinto culpado, a única vez que entrei num outro tópico foi para fazer uma participação séria, e ainda fui chamado de mentiroso :lol:. Aí eu desisti.

Eu também não. O que matou os tópicos foi o comportamento pouco saudável que mantinham.
Só para lembrar um que me veio hoje, se lembram quando ironizavam a Frontier por dar descontos bem interessantes? Pois é, isso foi seguido por todas as marcas, veio a S10, depois a Amarok... e hoje todas dão descontos acima dos 40 ou 50 mil, e aí? Vão dizer que quem comprou ontem e pagou 50 mil mais caro é um trouxa?
Claro que agora não comentariam nada nem se estivesse aqui ainda, porque seria criticar algo que todas fazem hoje, e a intenção era meramente provocativa. Mais uma vez a Nissan inovou e foi seguida :lol:
Então não tivemos culpa de nada. O que fazemos é uma reconstrução, por vontade própria de alguns que querem ver o fórum novamente rico em informações e com discussões inteligentes e saudáveis, resgatar os bons tempos do fórum.

Mauro-sp
27/03/2025, 12:08
O Waze tem falhado muito nos avisos de radares.

Já percebi isso, achei que fosse até problema com a central da Frontier mas depois vi as reclamações na play store. Não são só radares, ele tem uns apagões mesmo.

Mauro-sp
27/03/2025, 12:12
Concordo. Hoje eu uso o All Terrain, e estou muito surpreso com o desempenho desse pneu em terrenos difíceis. Pra mim tem que ser BF ou Michelin.

Eu também acho que são os melhores pneus do mercado, muito superiores em tudo, apesar de não serem de marcas "líderes de vendas" :lol:
O pessoal está comentando sobre o Xbri, vi elogios, reclamações também, mas bastante elogios. Dizem que dura muito.
No grupo de wahtsapp estavam falando dele esta semana.

Mauro-sp
27/03/2025, 12:13
Eu consegui marcas ligeiramente melhores :mrgreen:
O desempenho da Frontier está surpreendente.

Grande Eduardo, quando você vai publicar os testes? Gosto muito das suas análises, sempre bem feitas e bem ilustradas :concordo:

Mauro-sp
27/03/2025, 12:16
Vocês insistem :lol:
É complicado... mas digamos que por uma "distração" ajustaram alguns parâmetros da minha Frontier

Sei... eu entendo... :lol:

Mauro-sp
27/03/2025, 12:17
Isso :concordo:
Quem me passou essa informação foi o pessoal da concessionária Nissan de Jundiaí.
Eles disseram que fizeram alguns testes com o 4x4 engatado no asfalto molhado, e perceberam que a caminhonete tem um comportamento mais estável e seguro, sem quaisquer efeitos colaterais.

Vou fazer uns testes qualquer dia destes

Mauro-sp
27/03/2025, 12:18
bom pra perder a garantia

:lol: tem esse risco
mas nada que outra caixinha não resolva :lol:

Bigsd
27/03/2025, 15:01
Super-Edu de volta :palmas:

Não vou conseguir participar como eu queria porque dei uma escapada rápida da confusão aqui do trabalho, mas fico feliz de ver a participação de todos e colaborando muito.
Logo volto às discussões.
Quem puder transcrever os comentários do whatsapp aqui seria legal, publicaram umas coisas bacanas lá.

Gheno
27/03/2025, 17:40
Eu também acho que são os melhores pneus do mercado, muito superiores em tudo, apesar de não serem de marcas "líderes de vendas" :lol:
O pessoal está comentando sobre o Xbri, vi elogios, reclamações também, mas bastante elogios. Dizem que dura muito.
No grupo de wahtsapp estavam falando dele esta semana.

Para quem sempre foi fã de F1, pneu duro, dura mais com pior grip. piores tempos

AdalbertoST
28/03/2025, 07:54
Amigos, vocês tem o meu respeito. É elogiável a dedicação de vocês neste fórum, grupo sempre movimentado e com temas sempre interessantes.
Na última quarta-feira eu conversei com um amigo que trabalha na concessionária Nissan, não sei até onde ele realmente sabe das coisas, mas ele me disse que o novo modelo será conhecido ainda esse ano, e vai somar novidades muito interessantes, mas usando basicamente o modelo atual. Disse que vai ganhar um visual muito mais moderno e muitos recursos de segurança e conforto, mas que deve vir com a mesma plataforma, e motor ligeiramente com maior potência.
Como sempre comentamos, não tem o que mexer nessa caminhonete, é bom que não inventem muito mesmo.

AdalbertoST
28/03/2025, 07:58
A situação na Argentina está mudando e vai mudar ainda mais. Eu aposto que a Frontier virá do México novamente ou talvez até venha a ser fabricada aqui. Vejam que alguns modelos fabricados no México já são vendidos aqui por preços irreais, e isso tende a piorar.

Esse meu amigo confirmou que ela volta a ser distribuída aqui pela fábrica do México, que a fábrica da Argentina já está em negociação de vendas. A Nissan está enxugando a sua operação, e além de não fazer muito sentido fabricar o mesmo carro em várias unidades (graças aos chineses a era de ouro acabou) tem o problema do custo se elevando muito na Argentina o que deve impactar nos preços dos carros produzidos lá.

sm4rco
28/03/2025, 09:48
Nissan Frontier 2026 esta chegando com design inovador; confira (https://bmcnews.com.br/2025/03/27/nissan-frontier-2026-esta-chegando-com-design-inovador-confira/)

Boas notícias, parece que mais uma vez a Frontier vai dar um salto na frente da concorrência, mas a Nissan continua insistindo que ela vai perder a suspensão multilink, eu espero que não, ou que ofereça algo no mesmo nível de segurança e conforto. Vamos ver.

sm4rco
28/03/2025, 09:50
Eu conversei há alguns dias com um amigo meu que trabalha na marca de um modelo concorrente, e ele me reafirmou que a Frontier é a melhor caminhonete média do Brasil hoje, que é muito robusta e confiável, mais do que algumas "tradicionais" que estão dando problemas constantes.
Ele disse que conta pra mim porque sou amigo dele, mas que se ele fosse pegar uma picape pra ele seria uma Frontier, mesmo com o desconto que ele tem na marca dele, que até em termos de negócio a Frontier é mais interessante. Ele disse que essa boa imagem da Frontier no meio dos fabricantes é um consenso.

Nós já sabíamos disso :mrgreen:
Qual a novidade? :lol:
Quando a concorrência elogia, é porque a coisa está feia lá fora. E pelo jeito a Frontier vai aumentar a distância das outras novamente, senão em vendas, mas em qualidades.

Samuel Dias
28/03/2025, 17:06
E como foi previsto aqui, e como sempre certo...:mrgreen:

Nissan Frontier saira de linha na Argentin... | Quatro Rodas (https://quatrorodas.abril.com.br/noticias/nissan-frontier-saira-de-linha-na-argentina-para-nova-ser-mexicana-em-2026/)

E isso agora é oficial.

Frontier volta para o México, como desconfiávamos, mas não como desejávamos :lol:. A nossa vontade era que ela fosse feita aqui em Resende no Rio de Janeiro junto com os modelos novos da Nissan que estão chegando. Mas está ótimo assim.
O Ciro vai gostar, ele sempre elogiou o modelo mexicano :mrgreen:

Samuel Dias
28/03/2025, 17:10
https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2025/03/Nissan-Frontier-2026.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1

Também divulgação oficial da Nissan.
Parece que o novo modelo não vem para brincar ao levar pelo design que se distingue de tudo que já chegou aqui, algumas coisas até com cara de anos 80. Nissan é Nissan, ela revoluciona mesmo.

Samuel Dias
28/03/2025, 17:12
"Outro motivo para o fim da Frontier é o plano da Renault para o complexo. A fabricante é dona do local e tem investido na produção de novos modelos para os próximos anos, o que vai demandar mais espaço na linha de montagem. Entre os veículos previstos estão a picape Niagara e um novo Kangoo."

sm4rco
31/03/2025, 11:12
https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2025/03/Nissan-Frontier-2026.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1

Mesmo sendo uma revisão de design, eu acho que ela virá cheia de surpresas, o que é o costume da Nissan.
Pneus "cravudos"...

Gandu
31/03/2025, 15:09
Voltou a adotar a linha de grade horizontal como a antiga. Cada coisa maluca, enquanto isso a Triton adora a grade quadradona central mais parecida com a Frontier atual. Essa frente ficou enorme, reparem a área que ficou alta em relação a linha inferior. Vai ficar mais bonitona que a atual

Gandu
31/03/2025, 15:11
Eu vou falar ou melhor repetir o que o Ciro comentou, prefiro ela vindo do México do que da Argentina :mrgreen:

Gandu
31/03/2025, 15:17
O bom da política de preços da Nissan é que ela facilita muito o cliente fiel a trocar de ano.
Já penso em trocar a minha :mrgreen:

Gandu
31/03/2025, 15:21

Não são só caminhonetes, carros de passeio também. Muitos modelos aqui são inferiores do que lá fora.
Pega o Corolla Cross que aqui perdeu a suspensão multilink e ganhou uma suspensão antiguada, não duvide que a Nissan acabe fazendo o mesmo com a Frontier, trocando a suspensão multilink por feixe de molas. O mercado não exige, o fabricante não está nem aí.

Samuel Dias
01/04/2025, 13:34
Eu também não duvido nada. Terceiro mundo é normalmente tratado com mais desprezo pela maioria dos fabricantes não só de carros.

Samuel Dias
01/04/2025, 13:37
O bom da política de preços da Nissan é que ela facilita muito o cliente fiel a trocar de ano.
Já penso em trocar a minha :mrgreen:

Aproveite que os preços estão bem bacanas. O pessoal diz que o ideal é vender na alta, e comprar nas promoções.

Samuel Dias
01/04/2025, 13:39
ele me disse que o novo modelo será conhecido ainda esse ano, e vai somar novidades muito interessantes

Normalmente chega aqui um ou dois anos depois, e mais "acertada" para o nosso mercado.
Vamos ver como vão fazer desta vez.

Samuel Dias
01/04/2025, 13:42
Mesmo sendo uma revisão de design, eu acho que ela virá cheia de surpresas, o que é o costume da Nissan.
Pneus "cravudos"...

Aí aqui colocam esses pneus safadinhos de asfalto :lol:

Samuel Dias
01/04/2025, 14:05
Fas da Nissan nunca estiveram tao contentes: montadora anuncia lancamentos para 2025/2026 (https://newsmotor.com.br/fas-da-nissan-nunca-estiveram-tao-contentes-montadora-anuncia-lancamentos-para-2025-2026/)

Com certeza. Afinal, a Nissan mostrou estar bem viva e ativa, ao contrário das previsões de terror dos haters por aí.
Cresceu em vendas quase no mundo todo, apresentou novos lançamentos muito elogiados, ganhou 5 estrelas em testes de segurança, apesentou um caixa bem gordo, enfim, que fase!!! :mrgreen:

E que venha logo a nova Frontier, do México ou seja de onde for :mrgreen:

Samuel Dias
01/04/2025, 14:12
Renault e Nissan anunciaram nesta segunda-feira (31) mudanças no modelo de aliança entre as duas fabricantes. (https://autoesporte.globo.com/setor-automotivo/industria-automotiva/noticia/2025/03/renault-nissan-alianca-mudanca.ghtml)

Curioso, primeiro a Nissan comenta estes dias que nunca deixou de conversar com a Honda sobre uma parceria. Lembramos que a Honda impôs algumas condições para a fusão, a demissão do atual CEO da empresa, o que foi feito, uma reforma completa da estrutura da marca, o que está sendo feito, um plano e recuperação, que já foi apresentado, e uma redução da participação da Renault, o que é agora anunciado. Coincidência?

Quem sabe a nova Frontier não chega também com uma versão da Honda? :pensativo:

Samuel Dias
01/04/2025, 14:23
Linda foto da caminhonete do colega Coutinho publicada no grupo de whatsapp O cara é fera em fotos lindas como essa.
Compartilhando com vocês.

https://clubedanissanfrontier.com.br/wp/wp-content/uploads/2025/04/112f2e4c-7b32-4e43-a9a7-fc52dea221b0-1024x901.jpg

Bigsd
02/04/2025, 10:08
Missão cumprida !
Contabilidade fechada, apresentação feita e sem adendos. Ganhei nota 10 do patrão :D

Todo mês nessa época de final de mês tenho essa atividade que é bem exaustiva, que interage com vários departamentos e até bancos. Minha sala tem uma mesa de reuniões anexa, e junto todo mundo aqui, inclusive o meu time de trabalho, meu notebook fica direto ali e fica complicado entrar aqui, muitas vezes até ultrapassamos o horário de trabalho, mas agora é só tranquilidade :mrgreen:

Gosto muito de participar desse fórum, não é má vontade, podem ter certeza disso.

Estou contente de ver o fórum com esse clima leve, longe daquele ambiente ácido que existia antes. Com o pessoal colaborando com outros tópicos, com respeito e conteúdo útil e relacionado com o objetivo do tópico. Antes falava-se mais de Frontier fora desse tópico aqui, do que aqui mesmo :lol:

Tento puxar todo mundo para participar, inclusive o pessoal do whatsapp, e fico satisfeito de ver uma boa participação mesmo na minha ausência. Tem que ser assim, todo mundo participando.

Estou pra dizer que esse fórum tem informações mais úteis e precisas do que qualquer site ou canal da internet, exceto o do Edu :mrgreen:
Temos abordagens aqui bem interessantes que não se vê em nenhum outro lugar. Aí fora é só agradar anunciantes e abrigar fanboys e haters que não somam absolutamente nada. Aqui a verdade é dita, e a experiência dos participantes fala mais alto do que as suposições e os comentários pouco inteligentes que aparecem por aí.
Vamos em frente, e parabéns a todos.

Bigsd
02/04/2025, 10:09
Linda foto da caminhonete do colega Coutinho publicada no grupo de whatsapp O cara é fera em fotos lindas como essa.
Compartilhando com vocês.

https://clubedanissanfrontier.com.br/wp/wp-content/uploads/2025/04/112f2e4c-7b32-4e43-a9a7-fc52dea221b0-1024x901.jpg

O Coutinho é mestre na arte de fotografar beleza numa paisagem de beleza :mrgreen:

Bigsd
02/04/2025, 10:24
Renault e Nissan anunciaram nesta segunda-feira (31) mudanças no modelo de aliança entre as duas fabricantes. (https://autoesporte.globo.com/setor-automotivo/industria-automotiva/noticia/2025/03/renault-nissan-alianca-mudanca.ghtml)

Curioso, primeiro a Nissan comenta estes dias que nunca deixou de conversar com a Honda sobre uma parceria. Lembramos que a Honda impôs algumas condições para a fusão, a demissão do atual CEO da empresa, o que foi feito, uma reforma completa da estrutura da marca, o que está sendo feito, um plano e recuperação, que já foi apresentado, e uma redução da participação da Renault, o que é agora anunciado. Coincidência?

Quem sabe a nova Frontier não chega também com uma versão da Honda? :pensativo:

Eu observei isso também. O movimento da Nissan está sendo rápido e intenso, deve ter mais coisas por trás disso em sigilo.
O mais interessante é o nível dos lançamentos da Nissan que estão chegando ao mercado, acho que podemos esperar uma Frontier com novidades interessantes. Não vejo onde pode melhorar, mas certamente vão achar algo.

Espero que ela não perca o multilink, e se isso acontecer a razão não será técnica, com certeza, mas de custo.
Também espero que não sobrecarregue ela com frescuras para dar ideia de "tecnologia", preservando sim as suas qualidades realmente úteis. Tenho visto muitas bobagens em modelos novos que mais incomodam do que são úteis. Preferem colocar mais frescuras inúteis do que uma suspensão multilink, um motor mais moderno biturbo, freios a disco nas quatro rodas, monitor de pressão dos pneus e outros recursos que a Frontier oferece desde a versão mais barata.

Vejam essa reflexão: Excesso de tecnologia nos veiculos vira problema (https://www.webmotors.com.br/wm1/noticias/excesso-de-tecnologia-nos-veiculos-vira-problema.amp)

Não é a primeira abordagem do assunto. É bem mais fácil e muito mais barato encher o carro de frescuras programadas numa telona de multimídia do que oferecer segurança, conforto e tecnologia realmente útil e acessível.
Um colega nosso comprou um modelo que não interessa aqui, e teve problema no multimídia, que tem fama mesmo de ter problemas constantes. Enquanto aguarda uma solução, vive agora sem vários outros recursos, inclusive não consegue nem controlar o ar-condicionado. Isso é um absurdo. É barato colocar tudo na tela do multimídia, não precisa instalar botões e simplifica tudo, mas isso só traz aborrecimentos.
Muitos artigos têm discutido isso hoje.

Espero que a Frontier mantenha essa filosofia de tecnologia útil, e não perfumaria. Até o incremento que ela faz de maior requinte e conforto, que é o teto solar, tem um custo alto. Ninguém quer investir nisso. Tem que colocar coisas baratas, que façam o custo cair e aí com um preço fora da realidade os fabricantes maximizam os lucros.

Bigsd
02/04/2025, 10:42
Para quem sempre foi fã de F1, pneu duro, dura mais com pior grip. piores tempos

É verdade. O Edu tem gostado muito dos BFs. Ele disse que tem bom conforto, ótima estabilidade e excelente durabilidade. É caro, mas é muito bom segundo ele.
É por isso que tem que ter cuidado com as opiniões antes de se decidir. Vi comentários dizendo que era um pneu duro e perigoso, e que não durava tanto como falam. Na Frontier que tem uma suspensão mais tecnológica, oferecendo melhor estabilidade e conforto, e um controle de estabilidade mais moderno, esses pneus funcionam muito bem sem nenhum destes problemas. O Edu diz que até o ruído é muito baixo.
Ele elogia a tração no barro, diz que é o melhor resultado que ele já conseguiu, que supera os modelos da Michelin que é outra marca que ele elogia muito também.

Bigsd
02/04/2025, 10:43
Esse meu amigo confirmou que ela volta a ser distribuída aqui pela fábrica do México, que a fábrica da Argentina já está em negociação de vendas. A Nissan está enxugando a sua operação, e além de não fazer muito sentido fabricar o mesmo carro em várias unidades (graças aos chineses a era de ouro acabou) tem o problema do custo se elevando muito na Argentina o que deve impactar nos preços dos carros produzidos lá.

Reflete o que está acontecendo mesmo. A fábrica da Argentina deve ficar com a Renault, que vai pagar em redução de participação na Nissan.

Bigsd
02/04/2025, 10:44
Nissan Frontier 2026 esta chegando com design inovador; confira (https://bmcnews.com.br/2025/03/27/nissan-frontier-2026-esta-chegando-com-design-inovador-confira/)

Boas notícias, parece que mais uma vez a Frontier vai dar um salto na frente da concorrência, mas a Nissan continua insistindo que ela vai perder a suspensão multilink, eu espero que não, ou que ofereça algo no mesmo nível de segurança e conforto. Vamos ver.

Pelo que já andei lendo, essa picape vai surpreender muito :concordo:

Bigsd
02/04/2025, 10:50

O visual já impressiona :palmas:
É nítido que ela vem com intenção de causar impacto.

Bigsd
02/04/2025, 10:54
Eu vou falar ou melhor repetir o que o Ciro comentou, prefiro ela vindo do México do que da Argentina :mrgreen:

Ele teve o modelo mexicano, e gostou demais. Ele malhou a picape, carregou muito peso com as obras, judiou bastante e ela nunca deu problema, disse que vendeu parecendo recém saída da fábrica.
Mas o modelo argentino também é muito bom, confiável e robusta.

Bigsd
02/04/2025, 10:55
Mas é a verdade. Tem modelos que matam e ninguém diz nada, aceita passivamente. O consumidor precisa exigir mais.

E pelo jeito não vai der dessa vez que vão corrigir.

Já volto :concordo:

Bigsd
02/04/2025, 13:13
Fui interrompido e já emendei o almoço, mas aqui estou :D

Não vou discutir mais passad, tivemos uma fase complicada aqui, já passou e bola pra frente.
O importante é que sempre nos pautamos pela verdade, nunca apontaram qualquer mentira nossa, sempre contribuimos de forma positiva, com discussões saudáveis, sem ofensas, e estamos tranquilos.
Gostamos da Frontier, claro que sim, ou não teríamos o modelo. Qualquer comentário que fazemos aqui é por conta dessa preferência, não é lógico isso? Só não mentimos, não inventamos recursos ou qualidades que não são verdadeiras, e falamos algumas verdades que podem ser incômodas em uma ou outra comparação, mas sem qualquer fanatismo doentio.

Acabou! Vamos em frente. E o que pudermos fazer para trazer de volta aqueles que deixaram o fórum ou mesmo deixaram alguns tópicos abandonados pelo clima criado na época, nós faremos. Não se trata mais de tópico da Nissan, mas de reconstruir o que foi perdido. Vamos nos empenhar nisso.

Ciro Alencar
02/04/2025, 18:49
Boa tarde, meus queridos amigos!!!

Tive que me ausentar para uma viagem rápida, mas já estou aqui na empresa. Cheguei aqui pela manhã, mas só consegui entrar no fórum agora. Eu vim direto do aeroporto para o escritório. Estou me arrastando... kkkk.....
Só passei rapidinho aqui para ver se ainda se lembram de mim... kkkkk

Estou muito contente com a participação carinhosa de todos, tanto aqui em nossos tópicos como em outros. E que mantenham essa cordialidade, esse respeito, e esse espírito de convívio maduro e pacífico. É isso o que importa aqui, além do bom papo e da amizade, claro.

Entrei para essa nova era que vocês criaram aqui e quero contribuir com isso. Criei a minha assinatura como sugerido, e achei isso interessante até porque nos situa melhor nas discussões. Foi uma ótima sugestão. Eu mesmo me vi desatualizado com os "possantes" de alguns amigos. Acho que realmente tenho participado pouco... kkkk...

Depois vou complementar os comentários com as minhas atualizações. Tem muita coisa aqui.... kkkk.... como vocês não fazem nada... kkkk..... exceto o nosso querido amigo Bigsd que trabalha 3 dias por mês...kkkk.... estou brincando.

Ciro Alencar
02/04/2025, 18:51
E o que pudermos fazer para trazer de volta aqueles que deixaram o fórum ou mesmo deixaram alguns tópicos abandonados pelo clima criado na época, nós faremos. Não se trata mais de tópico da Nissan, mas de reconstruir o que foi perdido. Vamos nos empenhar nisso.

Isso me lembra o trabalho que tive para trazer alguns bons amigos de volta. Foi difícil, mas muito gratificante.

Ciro Alencar
02/04/2025, 18:59
Ele teve o modelo mexicano, e gostou demais. Ele malhou a picape, carregou muito peso com as obras, judiou bastante e ela nunca deu problema, disse que vendeu parecendo recém saída da fábrica.

Olha, a minha Mexicana sofreu em minhas mãos...kkk... 300.000km de muito trabalho. Foi adquirida para uma nova fase que se iniciava na minha vida, participou de muitas obras, carregou bem mais peso que o recomendado pela fabricante. Picape valente, era só abastecer e manter a manutenção em dia. Eu não sei explicar, mas acho que o veículo fabricado no México é muito bom, talvez por conta do mercado que ele vai abastecer.
Mas, certamente, a Nissan vai adequar a Frontier para o Brasil, como sempre fez.
Se perder o multilink vai ser muito chato, mas se isso acontecer pode ser a oportunidade para algo ainda mais interessante. Vamos pensar positivo.
Se estragarem ela, eu já disse, compro mais 3 e vou usando até acabarem, o que acho que nunca vai acontecer... kkkk....
Essa picape com perto de 300.000km ainda parece ter saído da fábrica, nem barulhos a danada faz.

Ciro Alencar
02/04/2025, 19:01

Mais ou menos isso, mas sem esse ar de radicalismo... kkk....
As duas são ótimas, e a Mexicana também me agradou muito.
Mas, vai ficar cada vez mais inviável produzir na Argentina. A época de ouro acabou, vai ficar caro e cada vez mais difícil produzir carros lá.

Ciro Alencar
02/04/2025, 19:03

Hummmm.... sei não.... pelo menos me parece uma frente com algum ar de modernidade. Vamos ver depois com os detalhes mais visíveis.

Ciro Alencar
02/04/2025, 19:07
Super-Edu de volta :palmas:

Meu querido Edu, você foi matador em seu último artigo. Parabéns!
Sua percepção é surpreendente, e a sua abordagem foi cirúrgica. Num país sério isso daria muito pano para amplas discussões, mas acho que não nos cabe um maior envolvimento nessa polêmica. Mas, o desprezo de parte de nossa indústria automobilística está bem exemplificado em seu artigo. Nem se preocupam em esconder a omissão porque já sabem que não vai dar em nada.

Ciro Alencar
02/04/2025, 19:10
Para muitos o investimento num ventilador é mais inteligente do que num aparelho de ar-condicionado :confused:
Fazer o que? As pessoas olham o "gasto", não o "benefício".

Já comentei isso muitas vezes aqui. O consumidor deixa de comprar um bom produto para comprar outro inferior e até perigoso, desde que este tenha mais popularidade, mais apelo comercial e pesa menos para o bolso (mesmo que transmita essa falsa ideia).
Por isso seremos um eterno "terceiromundista".

Fred Miranda
02/04/2025, 20:21
Prezados, acompanho esse fórum há bastante tempo. Tive uma Frontier 2013 câmbio MT 4x4 motor 190 cv por algum tempo. Vendi pois achava muito cansativo cambiar toda hora na cidade. A troquei por uma S10 câmbio AT motor 200 cv. As 2 picapes tem pontos positivos e negativos. A S10 tem interior bem melhor que a Frontier, mais espaço atrás, inclinação do banco traseiro melhor que Frontier, PC de bordo e para por aqui. A Frontier, achei um produto melhor, mais bem construído, mais estabilidade, mais silêncio interno e também achava que os 190 cv da Frontier eram superiores aos 200 cv da S10. Tudo bem que fiquei com a Frontier somente até os 60 mil km e nesse período não teve nenhuma intercorrência. A S10 fiquei até os 73 mil km e entupiu a EGR, a bomba de alta começou a falhar, tive que trocar a máquina do vidro da porta do motorista (ficava balançando o vidro e fazendo barulho), troquei as buchas do amortecedor traseiro (isso que a única carga que a S10 carregou foi moto de trilha e asfalto).

Bom, depois de alguns anos sem picape, estou pretendendo adquirir uma novamente e como os preços dos automóveis subiu demais e meu salário não acompanhou, não consigo comprar 0km. Gostaria da opinião de vocês sobre a viabilidade de uma Frontier usada entre 2019 a 2022. Vi que as S10 LT diesel desse ano chegam a ser mais em conta que a Frontier.

LoucoPoeta
02/04/2025, 21:46
Prezados, acompanho esse fórum há bastante tempo. Tive uma Frontier 2013 câmbio MT 4x4 motor 190 cv por algum tempo. Vendi pois achava muito cansativo cambiar toda hora na cidade. A troquei por uma S10 câmbio AT motor 200 cv. As 2 picapes tem pontos positivos e negativos. A S10 tem interior bem melhor que a Frontier, mais espaço atrás, inclinação do banco traseiro melhor que Frontier, PC de bordo e para por aqui. A Frontier, achei um produto melhor, mais bem construído, mais estabilidade, mais silêncio interno e também achava que os 190 cv da Frontier eram superiores aos 200 cv da S10. Tudo bem que fiquei com a Frontier somente até os 60 mil km e nesse período não teve nenhuma intercorrência. A S10 fiquei até os 73 mil km e entupiu a EGR, a bomba de alta começou a falhar, tive que trocar a máquina do vidro da porta do motorista (ficava balançando o vidro e fazendo barulho), troquei as buchas do amortecedor traseiro (isso que a única carga que a S10 carregou foi moto de trilha e asfalto).

Bom, depois de alguns anos sem picape, estou pretendendo adquirir uma novamente e como os preços dos automóveis subiu demais e meu salário não acompanhou, não consigo comprar 0km. Gostaria da opinião de vocês sobre a viabilidade de uma Frontier usada entre 2019 a 2022. Vi que as S10 LT diesel desse ano chegam a ser mais em conta que a Frontier.

Cuidado com S-10 LT e S-10 LS são veículos usados para firmas, por serem mais baratas. Vc está perto de Goiânia, melhor Goias, as Frontier em Goiás são desvalorizadas, o pessoal não gosta! A minha última Frontier vendi no Distrito federal por terem melhor preço!

sm4rco
03/04/2025, 10:54

Fred, perguntar isso num grupo de apaixonados pela Frontier é complicado :mrgreen:

Estou brincando :lol:

Pra te ajudar, vou falar da Frontier, e evitar um pouco opiniões sobre a S10 já que aqui não é o espaço adequado.

Você vai encontrar Frontier bem mais completa que S10, principalmente em comparação com o modelo citado. S10 não tem nem opção de câmera 360º até hoje.
Suspensão da Frontier é a melhor do mercado, muito mais estável, bem mais confortável, não sai de traseira, não dá coices e nem fica balançando em estrada como uma suspensão de feixe de mola. Tem 1 bilhão de vídeos no youtube que repetem isso que eu disse. Não tem nada de "apaixonite" no que estou dizendo :mrgreen:
A confiabilidade da Frontier é muito grande. Mesmo com o nosso diesel ruim, ela não tem apresentado problemas, alguns modelos estão ganhando fama por não estar conseguindo conviver pacificamente com esse diesel e não sairem das oficinas.
Torque da Frontier é excelente, pode ficar 0,5 segundo atras de outra numa arrancada, mas depois em uso é fera, carregada e em subidas não fica perturbando com troca de marchas e falta de fôlego, lembrando que por conta do sistema biturbo você vai ter todo o torque disponível, em apenas 1.500 RPM, enquanto outras precisam de bem mais rotação, mais desgaste, mais ruídos, maior consumo, maior troca de marchas, etc...
S10 tem um pouco mais de espaço atrás, mas em termos de conforto a Frontier não pula, é macia, tem bancos zero gravidade, você viaja horas com ela e chega inteiro em seu destino. Já andei de S10 e cheguei morto da minha viagem.
O silêncio interno dela é coisa elogiável, todo mundo comenta.
Tecnologia da Frontier também é elogiável. Confiabilidade e robustez ela tem de sobra, como você já percebeu. Suspensão dela, mesmo multilink, tem se mostrado mais resistente e duradoura que as demais.
Não se esqueça que ela é bem mais segura, com um controle de estabilidade que tem uma operação perfeita, é inteligente e garante a segurança da sua família. Você simplesmente não perde o controle dela e nenhuma situação, sou testemunha disso, e só capota de quiser.
Me parece que você compara com a sua antiga 2013, mas a atual é outro mundo, muito melhor.
Qual modelo de Frontier você está pensando em comprar? Com os descontos que a Nissan vem oferecendo nos últimos tempos, você compra versões super completas por preços interessantes.

sm4rco
03/04/2025, 10:56
Hummmm.... sei não.... pelo menos me parece uma frente com algum ar de modernidade. Vamos ver depois com os detalhes mais visíveis.

Você vai reclamar do mesmo jeito :lol:
Difícil ter uma ideia mais precisa do novo visual dela, que parece bem moderno, mas a atual pra mim é muito bonita, eu não mexeria nisso.

sm4rco
03/04/2025, 11:00
É verdade. O Edu tem gostado muito dos BFs. Ele disse que tem bom conforto, ótima estabilidade e excelente durabilidade. É caro, mas é muito bom segundo ele.
É por isso que tem que ter cuidado com as opiniões antes de se decidir. Vi comentários dizendo que era um pneu duro e perigoso, e que não durava tanto como falam. Na Frontier que tem uma suspensão mais tecnológica, oferecendo melhor estabilidade e conforto, e um controle de estabilidade mais moderno, esses pneus funcionam muito bem sem nenhum destes problemas. O Edu diz que até o ruído é muito baixo.
Ele elogia a tração no barro, diz que é o melhor resultado que ele já conseguiu, que supera os modelos da Michelin que é outra marca que ele elogia muito também.

BF All Terrain são excelentes, mas muito caros. Quem pode pagar leva o melhor pneu do mercado pra casa, na minha opinião.
Quem diz que não presta, precisa é ter uma picape a altura deles, porque a Frontier não tem nenhum problema com esse pneus. Tem quem diz que gastam rápido, mas na Frontier tem colegas passando dos 100.000km com ele.

sm4rco
03/04/2025, 11:13
Vejam essa reflexão: Excesso de tecnologia nos veiculos vira problema (https://www.webmotors.com.br/wm1/noticias/excesso-de-tecnologia-nos-veiculos-vira-problema.amp)

Não é a primeira abordagem do assunto.

Curiosamente, não sei se você sabe, essa questão foi levantada pela primeira vez aqui. É claro que foi ridicularizada pelos "entendidos" de plantão.
Mas, eu me recordo quando o assunto chegou a ser debatido por nós. Há estudos mostrando inclusive o aumento de acidentes, inclusive fatais, por conta desse "excesso tecnológico", que na verdade é pura frescura que engana o consumidor e reduz custos de produção.
Muitos fabricantes estão voltando com o botão físico de volume no multimídia por conta disso. Uma vez que você localiza o botão visualmente e acessa ele com os dedos, pode ajustar o volume o quanto quiser, fazendo o movimento do botão e tendo certa de que ele está atuando. O carro do meu irmão tem controle tipo touch screen, ele odeia, você tem que ficar olhando para tocar as setinhas, e ainda com o balanço do carro vira um incômodo.
Controles no multimídia estão voltando para botões físicos na painel, mais práticos e seguros. Ainda no carro do meu irmão, para ajustar o ar-condicionado é melhor parar o carro, pois a atenção para conseguir fazer os ajustes é muito grande.
E tem essa de pifar o multimídia e você não controlar mais nada no carro, e com estes multimídias chineses ruins que estão empurrando nos carros hoje, o melhor é voltar ao velho toca-fitas japonês :lol:
O problema é que o consumidor se encanta com telona, com essas frescuras, com um monte de inutilidades e ainda acha que isso é tecnologia e acaba enganado, quando na verdade o fabricante só muda a programação do multimídia, mas colocar freios a disco nas quatro rodas, um motor biturbo decente, um controle de estabilidade de última geração, uma suspensão multilink, etc... aí só a Nissan para bancar o custo disso e oferecer tecnologia de fato, porque isso é caro.

sm4rco
03/04/2025, 11:27
Não são só caminhonetes, carros de passeio também. Muitos modelos aqui são inferiores do que lá fora.
Pega o Corolla Cross que aqui perdeu a suspensão multilink e ganhou uma suspensão antiguada, não duvide que a Nissan acabe fazendo o mesmo com a Frontier, trocando a suspensão multilink por feixe de molas. O mercado não exige, o fabricante não está nem aí.

O mercado quer tela grande colorida. E vou dizer uma coisa, se a Frontier perder o sistema multilink sem trazer uma opção melhor, mas vier com o basicão que as concorrentes oferecem, vai ter hater coitado rindo disso, sem perceber que mais uma vez empurram o que o mercado gosta, porcaria! E ele foi mais uma vez enganado.
É impressionante a quantidade de problemas que algumas concorrentes estão apresentando, os riscos de segurança graves, a falta de inovação, e ninguém diz nada, todo mundo fica quieto. Os fabricantes devem rir todos os dias da nossa cara.
Aqui se compra carros obsoletos, perigosos, que capotam, soltam rodas, com falso ar de tecnológico, ultrapassados, inferiores aos modelos de lá de fora, e o povo ri feliz e torce para que os concorrentes também nivelem por baixo. Como vendem muito se aproveitando desse mercado infeliz, a grande maioria dos fabricantes não se preocupam em mudar, e tomem carros que nem tem fábrica aqui, cheio de problemas e muito caros.

Exagero meu? Então vamos lá... este artigo saiu ontem, fresquinho, e juro que não fui eu quem escreveu :mrgreen:

Tarifas: Diferente do Brasil, onde cobra R$ 340.000 por um hatch, nos EUA, a Mercedes tirara de linha os modelos mais simples | Noticias Automotivas (https://www.noticiasautomotivas.com.br/tarifas-diferente-do-brasil-onde-cobra-r-340-000-por-um-hatch-nos-eua-a-mercedes-tirara-de-linha-os-modelos-mais-simples/)

"Mais um exemplo de como o mercado automotivo brasileiro aceita tudo que as montadoras fazem, e ainda compra sorrindo"

Uau!!! É o que dizemos há anos aqui. Que coincidência !!! :pensativo:

Eu diria "sorrindo" e ainda "comemorando" as boas vendas, que nada mais prova que péssimas escolhas são maioria.

Bigsd
03/04/2025, 12:26
Grande Marcão :concordo:
Está animado hoje, hein? :lol:
Excelentes reflexões :concordo:

Bigsd
03/04/2025, 12:29
Gostaria da opinião de vocês sobre a viabilidade de uma Frontier usada entre 2019 a 2022. Vi que as S10 LT diesel desse ano chegam a ser mais em conta que a Frontier.

Desde que seja de procedência e bem cuidada, eu não teria dúvidas na Frontier.
Tenta as concessionárias, de pessoal que troca todo ano, elas pagam pouco e pode ser interessante pagar um pouquinho mais e pegar uma unidade quase nova, que a concessionária conhece e tem todo o histórico dela.

Já tive S10 antes da minha primeira Frontier, e também prefiro não comentar sobre ela aqui para não misturar as coisas :concordo:
Mas, eu não saí mais da Frontier :mrgreen:

Samuel Dias
03/04/2025, 15:50
Fred, meu amigo, Frontier é outro mundo. Vai sem medo.

Samuel Dias
03/04/2025, 15:53
Grandes participações e ótimas discussões, mas vou puxar outro assunto.
Este problema que vem ocorrendo com o filtros de outra caminhonete e estourando o motor por conta desse diesel porco que estão vendendo aqui hoje, devemos trazer essa preocupação para a nossa caminhonete também?
Pergunta para o mestre Eduardo que primeiro levantou o problema desse filtro.
Será que somente o uso de aditivo é suficiente para manter o motor limpo? Tem alguma coisa que pode ou deve ser revisada com maior frequência para amenizar isso?

Bigsd
04/04/2025, 08:44
Samuel, esse problema não tem ocorrido com a Frontier, não sei porque. Os modelos mais afetados que o Edu comentou uma vez são a Hilux, Ranger e Amarok. Não entendo porque essa diferença de comportamentos.
O maior problema que vejo para a Frontier é combustível adulterado, mas isso não funde ou quebra o motor. Vou perguntar para o pessoal da concessionária o porque disso, estou pra ir lé em breve, mais uns 2.000 km :mrgreen:
Mas, algo me diz que o Edu já sabe a resposta, o problema é ele conseguir participar aqui. O último "já volto" dele já tem dias :mrgreen:

Ciro Alencar
04/04/2025, 10:32
Bom dia, meus queridos amigos!!!

Passando para desejar um ótimo final de semana a todos, pois logo pegarei estrada.
Eu já ouvi falar de uso de combustível ruim na Frontier, e até de uso de biodiesel puro, mas nunca ouvi dizer que o motor estourou por conta disso. Mas, já ouvi casos de ter que abrir parcialmente o motor para limpeza, descabinando até ou não, dependendo da vontade do mecânico.
Na concessionária que frequento, sei que teve um caso até de troca de bomba de alta por conta de acúmulo de resídios. Curioso é que nesta autorizada eles nunca descabinaram uma Frontier para nada, mesmo a orientação da Nissan sendo neste sentido. Até essa revisão foi feita com a cabine e o motor no lugar.
Me parece que a maior vantagem do descabinamento é a facilidade de acesso e a ergonomia do mecânico, que por conta da frente mais elevada do que um carro de passeio sofre bastante para fazer uma manutenção. Assim ele consegue trabalhar bem mais tranquilo sem precisar tirar o motor da caminhonete.
Eu queria ver uma Frontier descabinada pessoalmente, deve ser bem interessante ver a montagem mecânica exposta.

Ciro Alencar
04/04/2025, 10:41
Exagero meu? Então vamos lá... este artigo saiu ontem, fresquinho, e juro que não fui eu quem escreveu :mrgreen:

Tarifas: Diferente do Brasil, onde cobra R$ 340.000 por um hatch, nos EUA, a Mercedes tirara de linha os modelos mais simples | Noticias Automotivas (https://www.noticiasautomotivas.com.br/tarifas-diferente-do-brasil-onde-cobra-r-340-000-por-um-hatch-nos-eua-a-mercedes-tirara-de-linha-os-modelos-mais-simples/)

"Mais um exemplo de como o mercado automotivo brasileiro aceita tudo que as montadoras fazem, e ainda compra sorrindo"

Uau!!! É o que dizemos há anos aqui. Que coincidência !!! :pensativo:

Eu diria "sorrindo" e ainda "comemorando" as boas vendas, que nada mais prova que péssimas escolhas são maioria.

Vocês já reparam que muitas ideias defendidas aqui por nós começam agora a se popularizar? Será que o mercado está finalmente querendo acordar de anos de atraso e ignorância, ou será que andam lendo o que escrevemos? kkkk......
O consumidor precisa exigir mais, até para o seu conforto e segurança. Não há nada de errado cobrar caro num produto desde que ele te ofereça qualidades a altura.

Eu sempre digo e sempre vou dizer que a Frontier deveria ser a picape mais cara da sua categoria, pois é a que mais oferece recursos, tecnologia, segurança e conforto no mercado. Mas o que vemos são dinossauros ultrapassados, opções perigosas, com partes sem qualidade, construção barata, inseguras, cheias de problemas e outros defeitos custando muito mais caro.
Culpa do fabricante? Eu diria que um pouco de desonestidade dele em querer se aproveitar da fama criada e da ingenuidade do consumidor para oferecer isso, mas a parcela maior de culpa é do próprio consumidor que faz as piores escolhas possíveis e ainda acha que está certo. Por isso essa situação que vivemos hoje.

Ciro Alencar
04/04/2025, 10:44
Curiosamente, não sei se você sabe, essa questão foi levantada pela primeira vez aqui. É claro que foi ridicularizada pelos "entendidos" de plantão.
Mas, eu me recordo quando o assunto chegou a ser debatido por nós. Há estudos mostrando inclusive o aumento de acidentes, inclusive fatais, por conta desse "excesso tecnológico", que na verdade é pura frescura que engana o consumidor e reduz custos de produção.

Mais um exemplo de um tema que antecipamos um debate antes de todos.
Já sabíamos disso e até alertamos quanto a estas consequências.

Ciro Alencar
04/04/2025, 11:01
Você vai reclamar do mesmo jeito :lol:

kkkkk.......
Meu bom amigo, exagero da sua parte. Eu só acho que um veículo por ter caçamba e ser mais robusto não precisa ter uma "cara" de caminhão... kkkk.....
É possível modernizar as linhas de uma picape e fugir destas aparência quadradas e pesadas de hoje.

Sejam honestos comigo, tendo linhas assim:

https://ogimg.infoglobo.com.br/in/24613452-bc7-620/FT1086A/Estilo-futurista-Jaspion-vai-a-roca.jpg

E assim:

https://http2.mlstatic.com/D_NQ_NP_2X_767610-MLA81036065204_122024-OO.webp

Era mesmo necessário ter feito isso????

https://http2.mlstatic.com/D_NQ_NP_2X_858208-MLA81036038402_122024-OO.webp

Mesmo a Frontier antiga, eu acho que a frente dela era mais interessante do que a atual.

https://cdn.motor1.com/images/mgl/KqLgb/s3/nissan-frontier-2020-brasil.jpg

https://www.autoo.com.br/fotos/2023/10/1280_960/nissan_frontier_2024_1_20102023_76305_1280_960.jpg

Não concordam comigo? Está tudo bem também... kkkk.....

sm4rco
04/04/2025, 16:20
:chorandoderir:
Ciro e a sua bronca com caminhonete com cara de "caminhãozinho" :lol:
Olhando bem a frente da Frontier antiga, eu não vejo ela "mais moderna", talvez mais elegante. A atual parece querer se "impor" mais. As duas são bonitas.

sm4rco
04/04/2025, 16:21
Mais um exemplo de um tema que antecipamos um debate antes de todos.
Já sabíamos disso e até alertamos quanto a estas consequências.

Então, foi isso mesmo, nós antecipamos o "causo" aqui e só agora este tema está sendo debatido pela imprensa "profissional".

sm4rco
04/04/2025, 16:23
Samuel, esse problema não tem ocorrido com a Frontier, não sei porque.

Tenho visto Frontier com 150.000 e até 180.000 km relativamente novas e nenhuma trocou qualquer filtro que não seja os de praxe.

sm4rco
04/04/2025, 16:25
devemos trazer essa preocupação para a nossa caminhonete também?

Não tenho visto nada parecido assim com a Frontier, mas não custa nada ficar mais atento.

sm4rco
05/04/2025, 18:59

Olhando bem agora, essa foto ficou legal :mrgreen:
Acho que são estilos diferentes, a Frontier tenta ser mais imponente e conservadora, com mais elegância, e a Triton tenta dar uma ideia de mais modernidade e aventura, com um estilo realmente muito bem resolvido.

Davidnissan
07/04/2025, 14:44
kkkkk.......
Meu bom amigo, exagero da sua parte. Eu só acho que um veículo por ter caçamba e ser mais robusto não precisa ter uma "cara" de caminhão... kkkk.....
É possível modernizar as linhas de uma picape e fugir destas aparência quadradas e pesadas de hoje.

Sejam honestos comigo, tendo linhas assim:

https://ogimg.infoglobo.com.br/in/24613452-bc7-620/FT1086A/Estilo-futurista-Jaspion-vai-a-roca.jpg

E assim:

Era mesmo necessário ter feito isso????

https://http2.mlstatic.com/D_NQ_NP_2X_858208-MLA81036038402_122024-OO.webp

Mesmo a Frontier antiga, eu acho que a frente dela era mais interessante do que a atual.

https://cdn.motor1.com/images/mgl/KqLgb/s3/nissan-frontier-2020-brasil.jpg

https://www.autoo.com.br/fotos/2023/10/1280_960/nissan_frontier_2024_1_20102023_76305_1280_960.jpg

Não concordam comigo? Está tudo bem também... kkkk.....

Ciro, estava pensando nisso esse dias. Eu mesmo acho muito bonita uma frente imponente, capô musculos e grade grande, mas na prática é muito pouco funcional, acabamos perdendo visibildiade, principalmente em subidas e manobras. Em relação à triton, eu também achava feio esse novo modelo, mas hoje o vi pessoalmente é até que é bonito, ficou diferente, mas familiar, interessante.

Bigsd
07/04/2025, 17:44
Desculpem mas hoje foi o dia :confused:
Com essa confusão econômica, volatilidade de moedas e com tantos contratos que temos, o patrão me tomou o dia todo com gerente de bancos e analistas de contas. Complicado...

Pois é David, o Cirão não gosta de frentes pesadonas, então essa Triton certamente não vai lhe agradar nem um pouco, mas acho que é uma questão de costume e de ver pessoalmente mesmo. Tem coisas mais estranhas e que eu ainda não me acostumei :lol:

Bigsd
08/04/2025, 17:39
Mais um dia de malucos aqui. Essa economia mundial está confusa.
E se eu não aperto o grupo também ninguém aparece aqui :lol:
Vamos lá preguiçosos! Ânimo! :mrgreen:

sm4rco
09/04/2025, 07:38
É meu amigo, o mundo ficou confuso. Não condeno a ideia de protecionismo de mercado, mas o exagero.
Acho que o Brasil também precisava de um pouco disso. O brasileiro precisa acordar e parar de comprar tudo de fora, de gente que só exporta para cá. Estamos matando os empregos, a indústria nacional, a nossa economia e tudo mais, e tem gente que ainda sorri para isso. Mentes fracas e controladas.
Eu apoio a implantação de fábricas aqui, temos que produzir localmente, não somos burros ou incapazes.
Tem muitas indústrias de carros no Brasil investindo aqui, sofrendo com essa concorrência desonesta, mas lançando produtos fabricados aqui. Eu já disse, não sou contra a globalização. Tenho uma caminhonete que não foi feita aqui, mas a marca tem fábrica aqui, faz modelos aqui e exporta para o mundo, uma via de duas mãos.
Vamos acabar com o futuro de nossos filhos e netos se continuarmos fazendo papel de bobo.

E por falar em globalização, li que a Frontier segue na Argentina até o final do ano, quando então voltará a vir de México em janeiro de 2026, confirmado pela própria Nissan agora.
Aqui, além do novo Kicks, a Nissan diz estar desenvolvendo 3 novos carros, um que já está em testes nas ruas, e outros dois bem adiantados.
Então, amigos, a nossa querida Frontier vai mudar de sotaque novamente :lol:
Ela virá já no modelo novo.