PDA

Ver Versão Completa : Manutenção, Adaptações e Soluções Técnicas NISSAN FRONTIER - GERAÇÃO 2017.



Páginas : 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 [42] 43 44 45 46 47 48 49

Edumar
21/10/2024, 14:28
Mas, é algo que também está sendo muito questionado lá fora por conta dos riscos de acidentes, alguns fatais. Mesmo com dispositivo anti-esmagamento, a força do mecanismo de vidros como de picapes é grande, e para crianças, idosos e pequenos animais domésticos pode ser bem perigoso.

Depois, com mais tempo, vou explicar melhor essa questão, mas a ideia é essa mesma que você citou.

Edumar
21/10/2024, 20:55
Aqui estou como prometi... :D

Eu sempre digo que colocam algumas coisas em carros que são mais frescuras do que realmente úteis. Muitas vezes, as pessoas nem sabem usar um recurso, quando muitas vezes sequer sabem que ele existe. Eu acho que tem coisas realmente importantes para colocar num carro, mas são caras, e aí o fabricante acaba colocando outras coisas que chamam a atenção mas que são mais baratas.
O que é mais caro? Uma suspensão multilink, freios a disco, ou um módulo para controlar automaticamente os vidros? Claro que um módulo eletrônico é infinitamente mais barato. Mas, muita gente gosta dessas coisas, ou acha bonito o vidro fechar sozinho, mas esse recurso também representa algum risco.

Pela legislação, todo veículo produzido após 2017 que possui vidros automatizados ou teto solar deve possuir o sistema anti-esmagamento, apesar que muitos fabricantes burlam essa exigência se aproveitando de algumas brechas legais.
Esse recurso de segurança é muito simples, ele mede a corrente do motor, quando ela aumenta de valor, o sistema entra em ação interrompendo o movimento e retornando o vidro alguns centímetros. A corrente sobe justamente porque o motor recebe um esforço acima do normal.
Este é um método, o mais comum, mas existem outra tecnologias.

Alguns fabricantes de veículos preferem não automatizar os vidros de alguns modelos, outros preferem agradar o consumidor, mas o fato é que o condutor pode mexer nos controles e fechar um vidro sem perceber que alguém ou algum animal pode estar com uma parte do seu corpo no trajeto do vidro. Muitos acidentes já ocorreram com o uso de sistemas de fechamento automatizados.
Mas e o sistema anti-esmagamento? Pela lei, ele deve atuar antes que uma pressão de 10 quilograma-força (9,8 por padrão) seja detectada, o que convenhamos, não é tão pouco assim em algumas situações. Mas, muitos fabricantes conseguem ajustar a sensibilidade para 5 ou 6 quilograma-força.
O problema é quando o sistema falha, ou aciona vidros pesados e usa motores mais potentes, que além do peso do vidro ainda deve vencer o atrito com as partes de vedação. Quantas vezes não vamos abaixar os vidros e ele dá um tranco porque "colou" na borracha, isso é normal, mas muito mais comum e pior em utilitários que são feitos para um uso mais severo, e acabam usando motores ainda mais fortes (ou mais redução).

Acreditem, a falha do sistema não é algo tão raro assim. Como bem citou o Bigsd, uma caminhonete recém lançada aqui já possui um recall porque o sistema anti-esmagamento não está funcionando. Ou seja, o vidro vai continuar subindo sozinho e com força total, o que pode gerar acidentes fatais. Pelo que sabemos, no Brasil não há relato de acidentes fatais ainda, mas já houveram relatos de algumas ocorrências com lesões preocupantes.
O problema do sistema automatizado é que um esbarrão no controle do vidro vai criar um movimento contínuo até o seu fechamento.
Normalmente o fabricante usa uma tecla dupla com movimento para cima para acionar o fechamento automático, o que diminui esse risco.
Nada contra quem gosta disso, ou quem instala um módulo para essa função, mas é importante saber que existe algum risco nesse recurso.

A Frontier vem com alguns recursos desabilitados, como o ACC e o fechamento automático de vidros por essa razão, não é por economia como muitos comentam na internet, pois em compensação ela disponibiliza recursos de segurança que só ela tem na sua categoria, e que são bem mais caros. O ACC, por exemplo já existe na Frontier, mas é desabilitado. Porque tem se não funciona? Porque o Versa, o Sentra, o Kicks e outros modelos da Nissan usam o sistema, e muito provavelmente o módulo de acionamento é o mesmo.
A Nissan entendeu que no caso da sua picape, pelo seu peso e características, o ACC não é adequado, já que é outra fonte de acidentes conforme demonstrou um estudo recente nos EUA.

Existem vários vídeos que demonstram o funcionamento do sistema anti-esmagamento no YouTube, e mostram como a atuação varia de modelo para modelo. Quem tiver mais curiosidade sobre o sistema pode pesquisar estes vídeos.

douglaslort
22/10/2024, 10:03
Colegas, permita eu tirar umas dúvidas sobre a central multimídia da Frontier. Mesmo lendo o manual do carro, não achei resposta para elas:

1 - Pelos controles de som no volante não é possível alternar entre diferentes pastas de músicas do pendrive? A única forma que encontrei, que não é prática quando se está dirigindo, é através de toque na tela: Menu USB -> lista de pastas -> a tocar -> selecionar a pasta desejada;

2 - Considerando que o carro tem apenas uma entrada para leitura de arquivos (todas as outras portas USB são só para carregamento), alguém já tentou por um divisor USB (creio que deve existir) na porta principal, de forma a conectar tanto um pendrive quanto o celular (android auto)?

Ah, por fim, esses dias testei o limpador automático do pára-brisa num dia de chuva. Não funcionou bem. Conforme selecionava as velocidades rotacionando o anel de controle de velocidade, ele limpava uma vez mas não dava sequência. Será que isso se deve a ter colocado insulfim no pára-brisa?

douglaslort
22/10/2024, 10:07
Sim, existe a automatização dos vidros da Frontier disponível como acessório mesmo. Acho que é oferecido pela empresa parceira da Nissan que vende os seus acessórios.
Mas, é algo que também está sendo muito questionado lá fora por conta dos riscos de acidentes, alguns fatais. Mesmo com dispositivo anti-esmagamento, a força do mecanismo de vidros como de picapes é grande, e para crianças, idosos e pequenos animais domésticos pode ser bem perigoso. E tem o risco também de falhar. Tem um modelo concorrente que já tem recall bem recente de falha desse mecanismo de segurança (mais um) que pode não atuar e causar acidentes, e já causou. Curioso é que o Edu já tinha isso mencionado há uns 6 ou 7 meses... algumas coisas não dá para entender, sério. Tinha que ser mais rápido, mas isso ninguém comenta, claro.
Aqui novamente em carros pequenos, com vidros mais leves parece que o risco é menor, porque o motor é bem mais fraco, por isso alguns fabricantes ainda mantém em carros, outros nem isso permite mais.
Eu acho que tinha que ser uma combinação de anti-esmagamento com acionamento manual, mas para carros de passeio.

Esse módulo eu coloquei na concessionária. Eles trabalham com a marca Turin. Não sabia que havia esse risco citado. Ocorre que já tive um Civic no passado, e sempre quis a comodidade de travar o carro e subir todos os vidros automaticamente (a Honda como uma boa marca japonesa também não tem essa opção :chorandoderir:). Não ligo para subir e descer com um toque, só queria a automação de acionar o alarme e os vidros subirem automaticamente.

Bigsd
22/10/2024, 11:27
Olá Douglas

O Edu conhece mais essa central do que a gente, vou pedir pra ele nos dar um apoio aqui.

Pelo volante eu acho que você consegue pular só as músicas, mas não a pasta. Você tentou segurar pressionado o botão de pular música? Eu tenho um tocador de mp3 em casa que pula pastas assim, mas não sei se na Frontier é igual.

Sim, isto mesmo, é uma entrada USB para pendrive ou celular e o restante carregamento. Acho que pode chavear sim, e deve ter isso no mercado livre. Vou ver depois.

Insufilm no para-brisa? Não sei se pode alterar alguma coisa.
Na verdade ela tem o modo Automático, e o anel regula só a sensibilidade dele, não a velocidade. Então ele limpa o vidro e fica monitorando até ter gotas o suficiente para ele acionar novamente. O anel altera a sensibilidade em relação ao tamanho e quantidade de gotas. O sistema é bem interessante, e age de forma inteligente considerando até a velocidade dela.
Tenta ver se é isso mesmo, se não for, não sei te dizer se insufilm no vidro pode alterar a leitura, eu acho que não.

Bigsd
22/10/2024, 11:36
Esse módulo eu coloquei na concessionária. Eles trabalham com a marca Turin. Não sabia que havia esse risco citado. Ocorre que já tive um Civic no passado, e sempre quis a comodidade de travar o carro e subir todos os vidros automaticamente (a Honda como uma boa marca japonesa também não tem essa opção :chorandoderir:). Não ligo para subir e descer com um toque, só queria a automação de acionar o alarme e os vidros subirem automaticamente.

Eu também acho bem mais cômodo, mas vários fabricantes estão eliminando isso, pelo jeito então os japoneses são mais chatos com isso :lol:. Se o módulo possui o sistema anti-esmagamento não vejo tanto problema, mas sempre é bom ter cautela para acionar o fechamento. Veja que no caso dessa outra caminhonete já tem mesmo um recall que o sistema anti-esmagamento dela não funciona, e isso parece que é antigo, desde que foi lançada. Aí você percebe que tem um risco muito grande de consequências até fatais. Se uma criança estiver com a cabeça na linha de fechamento, pode sofrer um acidente bastante sério, ou até um adulto.
É o que comentamos sobre ter recursos para isso e aquilo, mas nada funcionar direito. Parece que em todos os detalhes a preocupação foi com custo. Tenho certeza que se a Frontier ou um Honda tivesse esse recurso, ele funcionaria muito bem.
O Edu já tinha relatado o problema que essa outra tinha há meses.

Nicolas_cwb
22/10/2024, 19:31
Chegou a OSRAM Night Breaker Laser. Instalei agora, parece bem melhor no teste de “garagem” mas preciso pegar uma estrada pra avaliar melhor a diferença. No fim de semana tenho viagem programada, depois conto da experiência.

Algo muito positivo é a acessibilidade para instalação, já tive carros que preferi levar em um eletricista pra fazer a troca, ou porque tinha que fazer por baixo do carro, ou desmontar alguma peça. Na Frontier está bem a mão, levei pouco mais de cinco minutos pra trocar as duas, isso em uma estrada a noite faz toda a diferença.

sm4rco
22/10/2024, 19:37
Algo muito positivo é a acessibilidade para instalação, já tive carros que preferi levar em um eletricista pra fazer a troca, ou porque tinha que fazer por baixo do carro, ou desmontar alguma peça. Na Frontier está bem a mão, levei pouco mais de cinco minutos pra trocar as duas, isso em uma estrada a noite faz toda a diferença.

Ué, não precisou descabinar? :lol: O pessoal maluco diz que qualquer manutenção nela precisa descabinar :screwy:
Vai ser um teste bem interessante com essas lâmpadas. Muita gente tem curiosidade de saber como fica, até o pessoal de outros carros. Depois nos conte o resultado :concordo:

sm4rco
22/10/2024, 19:40
Pela legislação, todo veículo produzido após 2017 que possui vidros automatizados ou teto solar deve possuir o sistema anti-esmagamento, apesar que muitos fabricantes burlam essa exigência se aproveitando de algumas brechas legais.
Esse recurso de segurança é muito simples....

Cada postagem, uma aula :palmas:

Janaina85
23/10/2024, 07:30
Bom dia, estou numa dúvida cruel, saindo do Jeep compass diesel e na dúvida se pego uma toro flex 1.3 turbo ou uma Frontier 2018? Eis q questão!

Janaina85
23/10/2024, 08:04
[QUOTE=Janaina85;2564746]Bom dia, estou numa dúvida cruel, saindo do Jeep compass diesel e na dúvida se pego uma toro flex 1.3 turbo ou uma Frontier 2018? Eis q questão!
Me ajude pois não tenho experiência com caminhonete!!!!!!!!!

dojao campeao
23/10/2024, 09:16
[QUOTE=Janaina85;2564746]Bom dia, estou numa dúvida cruel, saindo do Jeep compass diesel e na dúvida se pego uma toro flex 1.3 turbo ou uma Frontier 2018? Eis q questão!
Me ajude pois não tenho experiência com caminhonete!!!!!!!!!

Bom dia, depende da sua necessidade: necessita de caçamba para cargas? sua garagem cabe bem uma picape? seu uso é predominantemente urbano? está preparada para usar um carro menos macio e mais difícil de estacionar? já calculou seguro e ipva?
Após estas análises veja se seu caso não é semelhante ao meu, q tenho uma frontier e estou muito satisfeito, mas racionalmente não faz o menor sentido, tipo da compra puramente emocional!

Mauro-sp
23/10/2024, 09:58
O mais bacana desse tópico é que o pessoal é muito ativo. Ele não fica dias parado, com uma ou outra interação, e somem novamente. Há uma participação intensa, e todos comentam tudo o que foi discutido recentemente, e é isso que eleva a qualidade de conteúdo do tópico. :palmas:
Duvido que tenha qualquer outro espaço tão informativo sobre Frontier como este em toda a internet, sem desmerecer o site do Edumar, mas até ele investe mais tempo aqui do que no site dele :mrgreen:

Mauro-sp
23/10/2024, 10:04
Bom dia, estou numa dúvida cruel, saindo do Jeep compass diesel e na dúvida se pego uma toro flex 1.3 turbo ou uma Frontier 2018? Eis q questão!

Oi Janaina
Você vem perguntar isso no grupo da Frontier? :mrgreen:
Eu já te respondo de cara para pegar uma Frontier com certeza. Ela é maior, mais confortável, mais robusta, mais segura, mais alta, mais confiável (veja a quantidade de recalls da Toro), mais "caminhonete" de verdade. A Toro é uma Strada melhorada na minha opinião :lol:
Como disse o nosso amigo Dojao, avalie bem o que você precisa, tente fazer um test drive com as duas, mas se as duas te atenderem bem, vá de Frontier, é outro nível de picape, e é a mais confortável e segura do mercado também na sua categoria, mesmo se você não usar muito para trabalho.

Mauro-sp
23/10/2024, 10:14
Na verdade ela tem o modo Automático, e o anel regula só a sensibilidade dele, não a velocidade.

Exatamente, não é como um temporizador convencional que você ajusta os intervalos. O sistema é automático, e o botão ajusta a sua sensibilidade. A "varrição" do vidro ocorre de forma automática, ajustando o intervalo automaticamente conforme a necessidade, e funciona bem. Esse ajuste varia desde gotas pequenas tipo uma garoa até gotas maiores e quantidade, conforme o seu gosto

Mauro-sp
23/10/2024, 10:21
Como bem citou o Bigsd, uma caminhonete recém lançada aqui já possui um recall porque o sistema anti-esmagamento não está funcionando. Ou seja, o vidro vai continuar subindo sozinho e com força total, o que pode gerar acidentes fatais. Pelo que sabemos, no Brasil não há relato de acidentes fatais ainda, mas já houveram relatos de algumas ocorrências com lesões preocupantes.

Outro recall? É disso que sempre tive receio, de modelos problemáticos, ainda mais quando envolve segurança.
Esses recalls tinham que ser mais divulgados. É o mesmo caso do airbag assassino, com milhões de pessoas ainda correndo risco de vida e a maioria nem sabe disso. O fabricante deveria fazer como fez a Nissan, localizar os proprietários atuais, não é difícil fazer isso, é só ter boa vontade, afinal, pessoas estão morrendo por causa disso, porque também envolve segurança.
Nesse caso agora eu não ouvi nem em rádio nem em TV como acontecia antes. Imagine uma criança ser atingida num pescoço por essa falha do vidro...

Mauro-sp
23/10/2024, 10:25
Muito legal :palmas: :palmas: :palmas:
Você não houve falar de problemas com elas. Todo mundo que tem diz que não dá manutenção inesperada, só as preventivas mesmo. Ela está ganhando muita fama pela robustez e durabilidade, e não se vê perturbações com chamados ou recalls pra ela, ficou bem acertada.

Também não vejo reclamações. Aqui no fórum e nos grupos são raros os problemas e sempre alguma bobagem, mas nada de questões de segurança, de motor, de câmbio, parte elétrica, nada disso. É uma caminhonete muito confiável mesmo.

Gheno
23/10/2024, 10:26
Chegou a OSRAM Night Breaker Laser. Instalei agora, parece bem melhor no teste de “garagem” mas preciso pegar uma estrada pra avaliar melhor a diferença. No fim de semana tenho viagem programada, depois conto da experiência.

Algo muito positivo é a acessibilidade para instalação, já tive carros que preferi levar em um eletricista pra fazer a troca, ou porque tinha que fazer por baixo do carro, ou desmontar alguma peça. Na Frontier está bem a mão, levei pouco mais de cinco minutos pra trocar as duas, isso em uma estrada a noite faz toda a diferença.

Nicolas, lembro que eu te recomendei...queimou uma das minhas, daí voltei a original. não dá, a diferença é enorme, comprei outro par e instalei...vai gostar, a noite é outra vida.

Mauro-sp
23/10/2024, 10:30
Pessoal, direção eletro-hidráulica, para os novatos de plantão, é considerada uma direção hidráulica.

Exatamente. É mais uma invenção de nome para enganar os mais distraídos.
A direção é hidráulica, com pressão de óleo por bomba hidráulica, só muda a forma de acionar a bomba, nada mais, o que não tem nada a ver diretamente com o sistema de direção em si.

Mauro-sp
23/10/2024, 10:36
Esta questão da direção hidráulica é velha. O mais curioso é que a "queridinha da vez" também usava e criticavam a Frontier. Sempre a Frontier.

Pois é, a maioria usa hidráulica, mas na hora de falar é sempre da Frontier. Até a "líder de vendas" usa hidráulica, então de acordo com o pensamento de alguns... deve ser o melhor sistema.

Mauro-sp
23/10/2024, 10:40
Tenho um amigo que segurou o que pode e foi agora fechar negócio, está quase chorando de raiva. Quem comprou, comprou...
A Nissan vai manter o preço em alta agora para ajustar o mercado e dar um respiro para mexer na fábrica da Argentina que não só vai receber um modelo novo (na verdade três) mas também o novo modelo da Frontier... sim meus amigos... ele já está com o projeto definido, mas sendo mantido em total segredo.
A fábrica de Córdoba não vai mais só produzir Frontier, como era o projeto inicial. E a fábrica do Brasil também não vai mais produzir só o Kicks, mas outros modelos além de motores turbinados.

Eu também conheço um colega que estava "pensando", mas pelo jeito, dançou :lol:
A única com algum desconto é a Attack, e mesmo assim sai por mais de 245 mil na cor metálica. A Nissan voltou ao preço de tabela. Mas é só esperar passar esse período que logo ele ajusta os descontos novamente.
Frontier você não pode ter pressa de comprar, sempre surge um bom negócio, e a vantagem é que acaba sendo um bom negócio mesmo, porque você acaba perdendo menos dinheiro do que qualquer outra.

Mauro-sp
23/10/2024, 10:43
Aqui isso não funciona. Combustível é caro. Para vender um multilink ou freios a disco já é difícil aqui... o pessoal prefere valorizar o tamanho da tela do multimídia e ignorar o que realmente é importante, então enfiam futilidades aqui e quem pode (e conhece), paga mais caro (meio milhão) para ter algo melhor, apesar da Frontier ser uma exceção nessa regra, oferecendo o melhor e cobrando pouco, exceto agora que está trabalhando na tabela cheia para ajustar produção. Quem comprou se deu bem, pegou um produto realmente tecnológico e pagou o preço de um produto ordinário de mercado.

É verdade. O consumidor hoje aqui é tratado como um bando de retardados.

Mauro-sp
23/10/2024, 10:47
Bem lembrado.
Ainda hoje a Frontier deixa concorrentes alguns degraus abaixo em evolução. O que existe é muita apelação publicitária, tentando dar uma conotação a alguns lançamentos que é bem fantasiosa.

Todas estão fazendo isso hoje. Tentam convencer que houve uma evolução gigante, mas quando você olha com mais atenção, o que houve foi é redução de qualidade e custos. A Frontier é a única hoje que entrega algo realmente ainda inovador.

Mauro-sp
23/10/2024, 10:53
Mauro, você não acredita a quantidade de relatos de problemas e reclamações de algum modelo. O ponto é que o Edu é bastante cuidadoso e só publica o que for acompanhando de evidências, mas a maioria não envia. Meu amigo, são relatos e mais relatos de problemas já até conhecidos, e o pior que não são resolvidos. É assustador o que estão fazendo. O pessoal vai viver um novo "powershift" em breve, escreve isso aí.
E são também muitos elogios da Frontier, mas ele apaga tudo porque acha que torna o site suspeito. Então tudo é publicado de forma muito justa e cuidadosa.

O site do Edumar é bem interessante, valoriza a Frontier porque ela é realmente diferenciada, e critica outras com imparcialidade, no momento em que comprova as críticas. Muita gente também não gosta de dizer que está tendo problemas com a sua escolha por uma questão de ego, e diz que a sua escolha nunca teve qualquer problema. O bom de recall é isso, o próprio fabricante desmente e diz que tem problemas sim :mrgreen:
O que eu acho errado é que os recalls estão envolvendo mais a questão da segurança, e deveriam envolver tudo, até para o consumidor que não é atendido por uma concessionária poder pesquisar os problemas que o seu modelo tem, já que os reparos são sempre gratuitos.

Mauro-sp
23/10/2024, 10:55
Hoje eu acrescentei dois novos vídeos por conta de um comentário que publicaram no meu site, de um acidente que ocorreu com outro modelo porque o sistema não atuou. O fabricante disse que o que aconteceu ali foi "somente" um "problema natural tecnológico", já que o carro da frente era um Fiat Mobi, e a tampa traseira de vidro reflete o sinal de radar (??????). Muito estranho, mas eles têm desculpas para tudo.
Então hoje foi o dia de "caça ao Mobi" :lol:

"Problema natural tecnológico"... sei... ainda bem que a Frontier não tem nada de "natural" ou "sobrenatural" no seu sistema que funciona muito bem :mrgreen:
Posta os vídeos aí, Edu :concordo:

Bigsd
23/10/2024, 15:42
Muita gente também não gosta de dizer que está tendo problemas com a sua escolha por uma questão de ego, e diz que a sua escolha nunca teve qualquer problema. O bom de recall é isso, o próprio fabricante desmente e diz que tem problemas sim :mrgreen:
Não só os recalls, mas os boletins técnicos envolvendo problemas dos mais diversos. O Edu já publicou vários.

Bigsd
23/10/2024, 15:48
Todas estão fazendo isso hoje. Tentam convencer que houve uma evolução gigante, mas quando você olha com mais atenção, o que houve foi é redução de qualidade e custos. A Frontier é a única hoje que entrega algo realmente ainda inovador.

Poucas marcas estão investindo nas suas picapes como a Nissan investiu na Frontier, com um projeto que ainda é o mais atual. Vai desde um moderno motor biturbo (nada de motor reaproveitado ou garibado para dar mais potência), uma suspensão multilink hoje reconhecida pelas suas qualidades, controle de estabilidade de última geração, freios a disco nas quatro rodas em todas as versões, até detalhes como estribo de alumínio e ajuste de altura dos cintos.
Se for olhar com imparcialidade, é fácil perceber que todos os novos lançamentos não trouxeram nada de realmente novo, só "menos do mesmo" :lol:. Não dá nem para falar em "mais do mesmo". E a qualidade só despencando.
Se a nova Frontier entrar nessa onda, coisa que eu não acredito muito, pode abrir um grande buraco e enterrar tudo.

Bigsd
23/10/2024, 15:52
Outro recall? É disso que sempre tive receio, de modelos problemáticos, ainda mais quando envolve segurança.

O Edu antecipou isso... e ele ainda diz que vem muito mais por aí. Ele tem contatos "quentes" :mrgreen:
É só acompanhar o site dele para saber das coisas, porque ele não erra.

Bigsd
23/10/2024, 15:53
O mais bacana desse tópico é que o pessoal é muito ativo. Ele não fica dias parado, com uma ou outra interação, e somem novamente. Há uma participação intensa, e todos comentam tudo o que foi discutido recentemente, e é isso que eleva a qualidade de conteúdo do tópico. :palmas:
Duvido que tenha qualquer outro espaço tão informativo sobre Frontier como este em toda a internet, sem desmerecer o site do Edumar, mas até ele investe mais tempo aqui do que no site dele :mrgreen:

Mas esse é o objetivo de um fórum, não é?

Bigsd
23/10/2024, 16:08
Bom dia, estou numa dúvida cruel, saindo do Jeep compass diesel e na dúvida se pego uma toro flex 1.3 turbo ou uma Frontier 2018? Eis q questão!

Bem vinda ao fórum, Janaina.

Olha, são modelos bem diferentes.
A Toro é monobloco, não tem chassis igual à Frontier. Ela tem um comportamento mais parecido com um carro pequeno.
A Frontier apesar de ter o conforto de um carro grande... é grande :mrgreen: Ela é mais robusta, mais alta, tem mais respeito no trânsito, é um outro nível. E é fácil acostumar com ela. Conheço algumas mulheres que dirigem Frontier, e sentiam algum receio no começo, e hoje não querem mais dirigir carro pequeno.
Mas, não se esqueça que a Frontier é grande, não é em qualquer espaço que você consegue colocar ela com facilidade. Vagas apertadas ou pequenas não combinam muito com ela. Mas a Frontier é um nível acima de uma Toro, não tenha dúvida disso.
Eu também não sou muito fã de Toro, aliás de nenhuma nessa categoria meio "perdida" em que ela se encontra. E não é por ser Fiat, pois a Maverick que entrou ameaçando de acabar com a Toro e fracassou, ou a Renault Oroch, que também vende muito bem e que quem teve diz que é muito boa (não dá manutenção como uma Toro) também não me agradam nem um pouco.
Pense bem, faça um test drive. "Sinta" o carro. Não quero puxar para o nosso lado, mas a Frontier é paixão à primeira vista :mrgreen:

Davidnissan
24/10/2024, 10:41
Chegou a OSRAM Night Breaker Laser. Instalei agora, parece bem melhor no teste de “garagem” mas preciso pegar uma estrada pra avaliar melhor a diferença. No fim de semana tenho viagem programada, depois conto da experiência.

Algo muito positivo é a acessibilidade para instalação, já tive carros que preferi levar em um eletricista pra fazer a troca, ou porque tinha que fazer por baixo do carro, ou desmontar alguma peça. Na Frontier está bem a mão, levei pouco mais de cinco minutos pra trocar as duas, isso em uma estrada a noite faz toda a diferença.


Sensacional Nicolas! Você colocou em que faróis?
To ansioso aguardando seu relato e umas fotos, se possível!

Davidnissan
24/10/2024, 10:47
Bom dia, estou numa dúvida cruel, saindo do Jeep compass diesel e na dúvida se pego uma toro flex 1.3 turbo ou uma Frontier 2018? Eis q questão!


Janaína, que dúvida legal. Antes de comprar a Frontier eu fui testar a toro e a rampage também, só para ter certeza da minha compra. O que eu percebi é que a diferença entre os carros é muito grande. A Frontier é uma "camionete de verdade", já a Toro é quaaaase uma camionete de verdade. Sem diminuir a Toro e quem compra, mas ela não traz a grande vatagem do chassis, que é a altura, resistência, robustês... Mas também não traz a mesma facilidade de dirigir e estacionar que um SUV tem, ela fica ali no meio do caminho, em compensação ela traz algumas comodidades, fazendo seu uso mais fácil no dia a dia. No final das contas, como o pessoal disse aqui, o ideal é testar ambas e ver como você se sente. No final você pode deixar a emoção falar um pouco. Sei que vai fazer uma boa escolha.

Bigsd
24/10/2024, 16:13
Janaína, que dúvida legal. Antes de comprar a Frontier eu fui testar a toro e a rampage também, só para ter certeza da minha compra. O que eu percebi....

Olha aí um depoimento bem real :concordo: Bacana!

Janaína, eu acho que você deve pesar bem a sua necessidade, o seu gosto, as vantagens e desvantagens, preço, seguro, tamanho... e no final comprar uma Frontier!!! :mrgreen:
Não, eu não sou nada tendencioso :lol:
Estou brincando. Eu sei que é uma decisão difícil, mas acho que o pessoal aqui abordou bem o caminho que deve nortear esta decisão.

enricof18
24/10/2024, 16:36
Bom dia, estou numa dúvida cruel, saindo do Jeep compass diesel e na dúvida se pego uma toro flex 1.3 turbo ou uma Frontier 2018? Eis q questão!

Janaina, se você já é proprietária de um Compass, você se sentirá "em casa" com uma Toro, já que os dois carros utilizam a mesma plataforma, tem o mesmo comportamento dinâmico, mesmo espaço interno, com a diferença de que a Toro tem caçamba. Então as mesmas qualidades e defeitos que o Compass tem, você também teria na Toro.

A Frontier é um degrau acima da Toro como muitos disseram aqui. É um carro mais robusto, com mais capacidade pra te levar em locais de mais difícil acesso, com mais capacidade de carga, etc.

Como você não colocou o ano na Toro, estou julgando que você está entre uma Toro 1.3 Turbo flex NOVA versus uma Frontier 2018. E isso é um ponto a se considerar. Um veículo novo te traz mais segurança em termos de problemas que o veículo pode dar, além do fato de ter garantia de fábrica, coisa que essa Frontier 2018 não tem mais.

Se aonde você precisa ir sua Compass te atende 100%, então a Toro também vai te atender! E essa Toro 1.3 Turbo é um canhãozinho, anda muito!

Eu vejo picapes médias do nível da Frontier como NECESSIDADE. Se eu preciso de um veículo com mais capacidade fora de estrada, e quando eu digo fora de estrada estou dizendo estradas sem pavimentação com pouca ou nenhuma manutenção, com valetas, atoleiros, etc, se eu preciso de maior capacidade de carga tanto em volume quanto em peso, então uma picape média é uma opção racional. Agora se você não usa o veículo dessa forma, não tem essa necessidade, uma picape média como a Frontier PODE até ser uma experiência complicada no dia a dia. Dependendo da cidade onde você mora, pra estacionar na rua, num shopping, pode ser uma coisa chata.

Eu tenho uma oficina mecânica, essas Frontier 2017 em diante tem se mostrado veículos muito confiáveis, maior parte do que chega aqui na faixa dos 150 a 200 mil km necessitam apenas manutenção básica, troca de óleo, filtros, talvez uma correia de acessórios, pastilhas de freio, amortecedores, itens de manutenção básica apenas, o normal. A Toro ainda não peguei nenhuma 1.3 Turbo pra mexer na oficina, mas a Diesel e as 1.8 Flex já trabalhei com elas e acho um carro tranquilo de mexer e robusto também. Tenho clientes que usam ela pra ir pra fazenda e ela vai de boa.

Ande nas duas, veja qual mais te agrada, e como a Frontier é usada, faça uma boa avaliação mecânica dela antes de fechar negócio.

Nicolas_cwb
25/10/2024, 10:19
Sensacional Nicolas! Você colocou em que faróis?
To ansioso aguardando seu relato e umas fotos, se possível!

Opa David, coloquei o alto/baixo - lâmpada principal.

Ontem a noite fui ao super e mesmo na cidade deu pra perceber uma diferença grande, me empolguei e já comprei um par reserva. Na Amazon está por R$145 no pix (R$150 no cartão), me parece um bom preço.

Link caso alguem esteja interessado tbm: Lâmpada H4 OSRAM Night Breaker... (https://www.amazon.com.br/dp/B07FXKF1NT?ref=ppx_pop_mob_ap_share)

Cheguei a tentar tirar fotos mas a câmera compensa muito a luz, fica muito dificil de ver o resultado. Mas tem alguns videos no youtube que fazem as comparações inclusive usando ferramentas para medir luminosidade e foco, assisti vários deles para me ajudar a decidir qual comprar. Não são especificamente da Frontier mas não vai ter muita diferença, as lâmpadas são as mesmas, s;o muda o desenho do farol. Se quiser posso buscar no meu histórico de visualizações.

Hoje pego estrada, provavelmente chegue a noite, percurso final é terra sem iluminação (estrada rural), caminho que faço com frequencia, vou conseguir ter bem mais noção da diferença.

Voltando deixo meu testemunho final! :)

Nicolas_cwb
25/10/2024, 11:14
Nicolas, lembro que eu te recomendei...queimou uma das minhas, daí voltei a original. não dá, a diferença é enorme, comprei outro par e instalei...vai gostar, a noite é outra vida.

É minha impressão no pouco uso até agora. Já comprei um par reserva pra não passar por essa situação, tinha comprado uma original de backup na última viagem mas espero não usar nunca... hahaha

sm4rco
25/10/2024, 11:48
Ontem a noite fui ao super e mesmo na cidade deu pra perceber uma diferença grande, me empolguei e já comprei um par reserva.

Hoje pego estrada, provavelmente chegue a noite, percurso final é terra sem iluminação (estrada rural), caminho que faço com frequencia, vou conseguir ter bem mais noção da diferença.

Voltando deixo meu testemunho final! :)

Esse compartilhamento de experiências é muito interessante :palmas:
É isso que de fato valoriza o fórum, a informação útil.

Só uma dúvida, ouço falar às vezes que essa mudança de lâmpadas altera as características originais do veículo e é passível de multa (quando não retém o veículo para correção). Isso procede? Digo isso porque numa fiscalização você deve estar preparado para isso, por exemplo, insistir que a iluminação ainda é original porque o carro é novo, não mostrar o manual do proprietário (se voce deixa ele no carro e por acaso ele cita o tipo de lâmpada), etc.
Eu colocaria até um emblema na tampa traseira escrito "edição especial" para argumentar que é uma série especial que vem de fábrica com essa lâmpada. Você acha emblemas assim no mercado livre.

https://http2.mlstatic.com/D_NQ_NP_994678-MLB47818936384_102021-O.jpg

https://http2.mlstatic.com/D_NQ_NP_962764-MLB77785036369_072024-O.jpg
Tem até esse emblema original do Sentra, mas custa caro:

https://http2.mlstatic.com/D_NQ_NP_764732-MLB72088674929_102023-O.jpg

Posso até estar viajando muito :lol:, mas já vi alguns casos de implicarem por cada bobagem sem sentido.

sm4rco
25/10/2024, 11:55
O Edu antecipou isso... e ele ainda diz que vem muito mais por aí. Ele tem contatos "quentes" :mrgreen:
É só acompanhar o site dele para saber das coisas, porque ele não erra.

Mais um recall... e desta vez é só um probleminha que faz a suspensão se soltar :lol:. Isso deu o que falar lá fora, e o fabricante diz que não atingiu o modelo aqui... como sempre... :pensativo:
Pra mim não é só redução de custos, mas a qualidade que vem caindo muito em algumas marcas.
Apesar do jurássico modelo da Toyota, eu não abro mão de modelos japoneses, acho que ainda são fabricados com um pouco mais de qualidade. A Frontier é um bom exemplo hoje de qualidade, não dá problemas recorrentes e é bastante confiável e durável.

Bigsd
25/10/2024, 12:22
Esse compartilhamento de experiências é muito interessante :palmas:
É isso que de fato valoriza o fórum, a informação útil.

Disse tudo, e ainda acrescentou um comentário bem interessante também :palmas:
Aqui temos muitas participações elogiáveis, sempre atividade interessante e constante, não é um tópico que só renasce quando sai uma nova tabela de ranking de emplacamentos :lol:
Fórum deveria servir para essa troca de informações, e não para comemorar número de vendas que já se sabe que não provam absolutamente nada em relação às qualidades de um produto.
Apesar do grande participação de muitos amigos aqui, poderia haver muito mais participação se o pessoal dos grupos de whatsapp também acompanhasse com a gente aqui. Uma pena.

Bigsd
25/10/2024, 12:24
Nicolas, lembro que eu te recomendei...queimou uma das minhas, daí voltei a original. não dá, a diferença é enorme, comprei outro par e instalei...vai gostar, a noite é outra vida.

Fico feliz de ver que, mesmo no grupo de whatsapp podemos contar com você aqui conosco :concordo:
Obrigado

Bigsd
25/10/2024, 12:26
Outro dia estávamos comentando sobre esse assunto, e saiu mais uma reportagem que confirma o que muitos estão dizendo:

A correia banhada a oleo foi uma tentativa ousada de melhorar o funcionamento do motor, mas acabou gerando mais problemas do que solucoes (https://clickpetroleoegas.com.br/a-correia-banhada-a-oleo-foi-uma-tentativa-ousada-de-melhorar-o-funcionamento-do-motor-mas-acabou-gerando-mais-problemas-do-que-solucoes/)

https://clickpetroleoegas.com.br/wp-content/uploads/2024/10/A-correia-banhada-a-oleo-foi-uma-tentativa-ousada-de-melhorar-o-funcionamento-do-motor-mas-acabou-gerando-mais-problemas-do-que-solucoes.jpg

Realmente parece que o negócio é baixar os custos a qualquer custo :lol:
Será que os chineses estão incomodando tanto assim?

Edumar
25/10/2024, 13:07
Outro dia estávamos comentando sobre esse assunto, e saiu mais uma reportagem que confirma o que muitos estão dizendo:

A correia banhada a oleo foi uma tentativa ousada de melhorar o funcionamento do motor, mas acabou gerando mais problemas do que solucoes (https://clickpetroleoegas.com.br/a-correia-banhada-a-oleo-foi-uma-tentativa-ousada-de-melhorar-o-funcionamento-do-motor-mas-acabou-gerando-mais-problemas-do-que-solucoes/)

Realmente parece que o negócio é baixar os custos a qualquer custo :lol:
Será que os chineses estão incomodando tanto assim?

Alguma novidade aqui?
Tem fabricante sendo acionado nos Estados Unidos pelos problemas que esse sistema causou. Lá eles cobram, exigem, processam, não tem essa coisa de aceitar, rir e ainda comemorar que vende bem, como você também bem citou. Outra cultura.
É redução de custos sim, e o sistema funciona mal. Tem marca que usou em carros e não funcionou, e depois colocou em utilitários que tem um uso mais severo, adivinhem qual será o final da história. Nem preciso "prever" isso :lol:, essa é fácil demais.
A corrente é mais cara, metálica, exige engrenagens... pra que gastar com isso? Depois é só convencer o consumidor que a garantia acabou, que foi erro de manutenção, que ele usou óleo fora de especificação, ou qualquer outra desculpa. Sempre foi assim.

Edumar
25/10/2024, 13:17
Aqui temos muitas participações elogiáveis, sempre atividade interessante e constante, não é um tópico que só renasce quando sai uma nova tabela de ranking de emplacamentos :lol:
Fórum deveria servir para essa troca de informações, e não para comemorar número de vendas que já se sabe que não provam absolutamente nada em relação às qualidades de um produto.

Mas tem que ter o que dizer, senão só sobra a propaganda, não é?
Esse tópico traz muitas informações de Frontier, mas também amplia essas discussões para muitos outros modelos e acabam tendo uma utilidade bem grande. E o mais importante, as informações são corretas e comprovadas. O que se diz aqui é fato, e isso tem que ser mantido para a credibilidade do tópico. Se você começa a inventar coisas, vira mais uma torcidinha de fanboys, e aí o tópico acaba morrendo.
É por isso que no meu site eu filtro muitos os comentários e apago muitos diariamente. Tem que estar dentro do contexto, e não virar torcidinha de marca, e isso vale para a Frontier também. Até reclamações dentro do contexto tem que ser comprovadas, com documentos da oficina provando a reclamação ou o problema, ou então ter sido publicada em algum site como o ReclameAqui, e não só isso, respondida pelo fabricante para provar que reconheceu a reclamação.
Se fosse para publicar qualquer coisa para obter engajamento e valorizar o site pela sua movimentação, haveria um monte de comentários inúteis ou acusações até graves sobre problemas de alguns modelos.
Aqui é a mesma coisa, temos que ter responsabilidade com o que escrevemos.

Edumar
25/10/2024, 13:19
Tem até esse emblema original do Sentra, mas custa caro:

https://http2.mlstatic.com/D_NQ_NP_764732-MLB72088674929_102023-O.jpg

Posso até estar viajando muito :lol:, mas já vi alguns casos de implicarem por cada bobagem sem sentido.

Gostei desse emblema :mrgreen:
Me passe o link, por favor :concordo:

Edumar
25/10/2024, 13:20
Ontem a noite fui ao super e mesmo na cidade deu pra perceber uma diferença grande

:palmas: Parabéns!
Objetivo atendido.
Mais uma informação útil para todos.

Edumar
25/10/2024, 13:25
O Edu antecipou isso... e ele ainda diz que vem muito mais por aí. Ele tem contatos "quentes" :mrgreen:
É só acompanhar o site dele para saber das coisas, porque ele não erra.

Um dos meus "contatos quentes" leu alguns comentários que fiz e ficou preocupado :lol:
Teve receio que eu contasse algumas coisas além do que eu deveria, mas eu não faço isso. Dou algumas dicas às vezes, mas nunca nada explícito. Mas, sinceramente, muita pouca gente entende :mrgreen:, e também tem pouca utilidade porque a maioria das pessoas não estão nem aí com nada disso, vendendo bem é o que interessa.

Edumar
25/10/2024, 13:27
Se for olhar com imparcialidade, é fácil perceber que todos os novos lançamentos não trouxeram nada de realmente novo, só "menos do mesmo" :lol:. Não dá nem para falar em "mais do mesmo". E a qualidade só despencando.
Se a nova Frontier entrar nessa onda, coisa que eu não acredito muito, pode abrir um grande buraco e enterrar tudo.

Exatamente, disse bem, "menos do mesmo". Seja para reduzir custou ou ampliar margens de lucro, a verdade é que nada evoluiu de fato, pelo contrário, regrediu e muito em alguns casos.

Edumar
25/10/2024, 13:27
Não só os recalls, mas os boletins técnicos envolvendo problemas dos mais diversos. O Edu já publicou vários.

Eu só compartilhei o que proprietários me enviaram :mrgreen:

Edumar
25/10/2024, 13:29
Muita gente também não gosta de dizer que está tendo problemas com a sua escolha por uma questão de ego, e diz que a sua escolha nunca teve qualquer problema. O bom de recall é isso, o próprio fabricante desmente e diz que tem problemas sim :mrgreen:

Muita gente defende carro igual defende time de futebol. Mas não adianta negar, os problemas acabam aparecendo mais cedo ou mais tarde. Alguns se tornam até clássicos.

Edumar
25/10/2024, 13:34
O consumidor hoje aqui é tratado como um bando de retardados.

E quer saber? Merece isso.
Aqui sempre valeu a esperteza, o "jeitinho", a lei de Gerson, de levar vantagem em tudo, e agora não adianta reclamar, os próprios "espertinhos" viraram vítimas do mercado. É a história do bombom que não é mais bombom e nem tem mais chocolate, e todo mundo compra porque vende bem então deve ser bom. Estão comendo gordura com sabor artificial de chocolate, e o fabricante só lucrando muito com isso. E mesmo que você mostre isso e prove, vão continuar comprando muito porque já se acostumaram com isso. Sempre teremos consumidores mais exigentes, produtos bons (ainda se acham ) mas sempre serão minorias.

Edumar
25/10/2024, 13:38
Eu também conheço um colega que estava "pensando", mas pelo jeito, dançou :lol:
A única com algum desconto é a Attack, e mesmo assim sai por mais de 245 mil na cor metálica. A Nissan voltou ao preço de tabela. Mas é só esperar passar esse período que logo ele ajusta os descontos novamente.
Frontier você não pode ter pressa de comprar, sempre surge um bom negócio, e a vantagem é que acaba sendo um bom negócio mesmo, porque você acaba perdendo menos dinheiro do que qualquer outra.

Verdade, ela sempre tem descontos, e passando essa fase logo teremos novas oportunidades interessantes. Veja que no mês passado ela bateu além de 1.000 unidades, e acho que muita gente estava desconfiado que os descontos acabariam, e tem gente que não abre mão de uma Frontier. Tem um público fiel, hoje 4 ou 5 vezes maior do que era antes, mas sempre será um público pequeno.

Edumar
25/10/2024, 13:43
É mais uma invenção de nome para enganar os mais distraídos.
A direção é hidráulica, com pressão de óleo por bomba hidráulica, só muda a forma de acionar a bomba, nada mais, o que não tem nada a ver diretamente com o sistema de direção em si.

E engana mesmo. Os fabricantes inventam umas coisas que confundem a cabeça do consumidor. São muitos termos que não dizem muita coisa e o consumidor nem quer saber direito o que é.
Se você diz que um carro usa um motor com tecnologia Power Top Hiper Technology, o cara vai achar bonito e muitas vezes nem vai perguntar do que se trata realmente, no máximo vai perguntar: "tá certo, mas e o multimídia, tem espelhamento com Android?" :lol:
Sério, gente, eu não estou exagerando, é exatamente isso o que acontece.

Edumar
25/10/2024, 13:51
Outro recall? É disso que sempre tive receio, de modelos problemáticos, ainda mais quando envolve segurança.
Esses recalls tinham que ser mais divulgados. É o mesmo caso do airbag assassino, com milhões de pessoas ainda correndo risco de vida e a maioria nem sabe disso. O fabricante deveria fazer como fez a Nissan, localizar os proprietários atuais, não é difícil fazer isso, é só ter boa vontade, afinal, pessoas estão morrendo por causa disso, porque também envolve segurança.
Nesse caso agora eu não ouvi nem em rádio nem em TV como acontecia antes. Imagine uma criança ser atingida num pescoço por essa falha do vidro...

Acostume-se com esses anúncios.
Olha, eu às vezes comento com alguém "já viu se o seu carro está na lista de chamados para troca do airbag?". A resposta é quase sempre um Não. E o pior disso tudo é que muita gente sabe que a coisa é séria, que é uma falha que mata.
Mas, mais uma vez, ninguém está nem aí com nada. Pode até capotar, mas se for bom negócio, tá valendo, o pessoal morre acreditando que foi a melhor escolha.

Edumar
25/10/2024, 14:09
Colegas, permita eu tirar umas dúvidas sobre a central multimídia da Frontier. Mesmo lendo o manual do carro, não achei resposta para elas:

1 - Pelos controles de som no volante não é possível alternar entre diferentes pastas de músicas do pendrive? A única forma que encontrei, que não é prática quando se está dirigindo, é através de toque na tela: Menu USB -> lista de pastas -> a tocar -> selecionar a pasta desejada;

2 - Considerando que o carro tem apenas uma entrada para leitura de arquivos (todas as outras portas USB são só para carregamento), alguém já tentou por um divisor USB (creio que deve existir) na porta principal, de forma a conectar tanto um pendrive quanto o celular (android auto)?

Ah, por fim, esses dias testei o limpador automático do pára-brisa num dia de chuva. Não funcionou bem. Conforme selecionava as velocidades rotacionando o anel de controle de velocidade, ele limpava uma vez mas não dava sequência. Será que isso se deve a ter colocado insulfim no pára-brisa?

Douglas, acho que as suas dúvidas já foram sanadas, mas reforçando, esse ajuste rotativo da alavanca do limpador do para-brisa é de sensibilidade mesmo, não de velocidade. O acionamento é totalmente automático. Se você observar num dia de chuva, vai reparar que ele começa a acionar com poucas gotas, conforme o seu ajuste de sensibilidade. Se a chuva ficar mais constante, ele aciona o limpador de forma contínua em velocidade normal. Se a chuva ficar muito forte, ele aciona na velocidade mais alta, reduzindo depois conforme a chuva vai diminuindo. Você pode usar o modo manual, mas depois que acostuma com o automático, não tem mais volta :mrgreen:. Ele funciona muito bem.
Para colocar em modo automático, leve a alavanca totalmente para cima, solte, e abaixe uma posição. Depois disso é esquecer que o limpador existe. Aí se você quiser, pode ajustar a sensibilidade do sensor, para ele atuar com poucas gotas ou para esperar mais para ligar. Eu uso no médio.

Nunca usei um chaveador de USB, mas tem tudo para funcionar sim, porque não depende do equipamento, é um controle externo que só escolhe a fonte. Mas, você vai ter que acionar um ou outro, ou pendrive ou celular, porque você muda o comportamento da central, são funções distintas. Minha dica é, coloque um bom cartão de memória no celular (o Android permite isso) e coloque as suas músicas nele, fica bem mais prático.

Pelos controles do volante você consegue mudar a fonte e trocar as músicas na sequência, além de outros recursos. Mudar pastas ou interagir de forma mais detalhada, somente pela central mesmo. Agora, você pode tentar com o comando de voz do volante. Eu até vou testar isso, porque por voz as opções de controle são muito mais amplas e consigo navegam pelas pastas, mas só tentei com o nome das músicas, por exemplo, se eu digo "Tocar Help dos Beatles", ele vai buscar em todas as pastas. Vou tentar testar por procura de pastas e depois de conto. Por voz é muito mais prático também.

dojao campeao
25/10/2024, 14:10
Falei ontem c o Gerente de Vendas da CSS local, attack na expoagro (aqui, nesse fds) 228 mil, na loja 232.

Edumar
25/10/2024, 14:11
Interessante como a Frontier já tinha e tem tantos recursos que de repente viraram novidades nas outras e ganharam fama de serem mais tecnológicas, mesmo ainda nem copiaram tudo e ainda colocaram outros recursos inúteis deixando outros mais importantes de fora.

Edumar
25/10/2024, 15:09
Bom dia, estou numa dúvida cruel, saindo do Jeep compass diesel e na dúvida se pego uma toro flex 1.3 turbo ou uma Frontier 2018? Eis q questão!

Olá Janaína! Seja bem-vinda ao fórum e ao nosso humilde grupo da Frontier :concordo:

Pelo que pude notar, você já tem duas opções bem definidas. Não sei se você tem estas duas oportunidades já em vista, ou se pesquisou e selecionou estas duas.
Escolhas podem ser emocionais ou racionais, ou uma combinação das duas.

Eu mesmo não preciso muito de picape, mas eu gosto da sua posição de dirigir, da sua segurança, da sua versatilidade e resistência, e por isso optei, já há bastante tempo, por picapes médias. Tem um pouco de emocional e de racional nessa escolha.
A minha opção pela Frontier foi pela marca que eu respeito muito, pelo excelente projeto, pela confiabilidade japonesa, pelo conforto e segurança. Ela, apesar de ser uma caminhonete média, te dá um conforto de um sedã ou um SUV grande, e é a única para mim que tem essa coisa de "vestir bem". O fato dela carregar uma tonelada ou de atravessar barro não era uma coisa essencial na minha escolha, mas é bom saber que temos esses recursos, e eu até faço uso dele às vezes.
Pela vantagem da suspensão multilink, dos bancos zero gravidade, e outros recursos, a Frontier te dá, além de maior segurança, um conforto muito maior que as concorrentes, sem aquele pula-pula e aquela sensação desagradável que uma suspensão de feixe de molas provoca. Então, a minha escolha juntou a razão e a emoção.
Eu nunca me preocupei com valorização, com facilidade de revenda, com números de emplacamentos ou popularidade. Eu compro carro para mim, e não pensando no próximo dono :mrgreen:. Compro pela sua qualidade e características, não pela sua posição em ranking de vendas porque isso pra mim é não é o mais importante.

A Toro fica numa posição intermediária entre as caminhonetes pequenas e médias, e isso eu acho que não é nenhuma virtude. Não tem a robustez de uma caminhonete grande, e nem as facilidades de uma picape pequena. Alguns dizem que ela junta o melhor dos dois mundos, mas eu digo que ela junta o pior dos dois mundos :lol:
Mas, inegavelmente, a Toro caiu no gosto popular, e muitos se identificam com o modelo.
O fato de você estar mais acostumada com um carro como o Compass não diz nada. Você se acostuma com qualquer carro.
Antes de ter a minha primeira picape média, eu tinha carros pequenos, e me adaptei rápido a um carro bem maior, mais pesado e que precisa de mais cuidados em manobras, por exemplo. Hoje eu até manobro a minha em lugares que muitos amigos não conseguem nem com carros médios :lol:
Eu, honestamente, não gosto de Toro. Eu não acho graça nela. É um segmento novo, hoje dividido com a Renaul Oroch e a Maverick, sendo que as duas primeiras vendem bem mais, foram bem mais aceitas no mercado, então são veículos hoje bem estabelecidos, digamos assim. Se você se identifica com esse segmento da Toro, então pode considerá-la também.

O uso que você fará com ela pode te ajudar na escolha, mas eu não levo isso muito em consideração. Frequento shoppings, dirijo em cidades grandes com vias apertadas, com poucas vagas de estacionamento, e nunca tive qualquer estresse por estar com um veículo grande. Óbvio que algumas dificuldades são maiores. Se você mora num prédio com vagas minúsculas, pode ter que realizar mais manobras para estacionar ou ter que trocar de vaga com outra de melhor acesso. Você também não vai conseguir estacionar uma Frontier (ou até mesmo a Toro) numa vaga na rua de onde saiu um Gol que já estava apertadinho. Essas coisas são óbvias.

Independente se você fará uso da picape para transporte de alguma coisa, mesmo eventual, ou está comprando por uma questão de gosto, eu partiria logo para uma Frontier para não ficar no meio do caminho entre uma média e uma pequena.
Você vai se acostumar fácil com uma Frontier, não tem como não gostar dela.
Ela é mais alta e facilita o uso em chácaras e fazendas, é mais segura e robusta.
Já vi gente dizendo que caminhonete para cidade é bobagem, mas eu vi gente atravessando uma inundação onde ninguém passou com carros menores... eu mesmo :lol:
Nesse dia eu estava vindo de Bragança Paulista com um amigo que tem um Creta e chegamos à uma inundação cheia de carros parados, e ele me disse que eu não deveria nem tentar. Eu esperei passar um ônibus e avaliei a profundidade, depois entrei na enchente com muita tranquilidade.
Recentemente na rodovia D. Pedro em Campinas, houve um acidente e o trânsito parou por horas. Quando cheguei no congestionamento, eu vi no waze que havia uma rua paralela à rodovia com entrada bem próxima. Saí do congestionamento e entrei nela, e teve quem me acompanhou. Era uma rua muito ruim, de terra, e como havia chovido, no meio do caminho havia um lamaçal profundo, eu passei, mas quem me acompanhou teve que voltar.
Então, é melhor ter uma escolha do que não ter, mesmo que não compre para isso, mas a opção está lá.

Não se deixe também levar pela primeira impressão. Na primeira vez que dei uma caminhonete para a minha esposa, era uma S10 na época, ela me disse "Eu não quero esse caminhão" :lol:
Pergunte se hoje ela quer outro tipo de veículo. Ela tem uma Frontier só dela, e não quer saber de nenhum outro carro.
Então cuidado ao fazer um teste porque a primeira impressão pode te enganar.
Tome essa decisão sem pressa.
A Toro dificilmente vai aumentar de preço. A Frontier pode subir um pouco nos próximos dias porque as novas perderam os bons descontos que tinham, e é normal as usadas valorizarem um pouco.

Manutenção da Frontier é mais cara, mas ela também não dá problemas. Mas, por exemplo, um bom jogo de pneus para a Frontier custa mais do que um jogo para a Toro. Agora, todo conforto tem um custo.
Se você quer se livrar do calor em casa, vai ter o custo de um ar-condicionado. Eu diria que a Toro é um ventilador, tem um custo menor, ajuda, mas... :lol:

Não tenha pressa, vá com calma.

Edumar
25/10/2024, 15:15
Falei ontem c o Gerente de Vendas da CSS local, attack na expoagro (aqui, nesse fds) 228 mil, na loja 232.

Recebi um e-mail ontem dela a 239 mil aqui em Jundiaí, cor sólida. As demais sem descontos.
Não sei se é preço geral ou só CNPJ.

Davidnissan
25/10/2024, 18:33
Opa David, coloquei o alto/baixo - lâmpada principal.

Ontem a noite fui ao super e mesmo na cidade deu pra perceber uma diferença grande, me empolguei e já comprei um par reserva. Na Amazon está por R$145 no pix (R$150 no cartão), me parece um bom preço.

Link caso alguem esteja interessado tbm: Lâmpada H4 OSRAM Night Breaker... (https://www.amazon.com.br/dp/B07FXKF1NT?ref=ppx_pop_mob_ap_share)

Cheguei a tentar tirar fotos mas a câmera compensa muito a luz, fica muito dificil de ver o resultado. Mas tem alguns videos no youtube que fazem as comparações inclusive usando ferramentas para medir luminosidade e foco, assisti vários deles para me ajudar a decidir qual comprar. Não são especificamente da Frontier mas não vai ter muita diferença, as lâmpadas são as mesmas, s;o muda o desenho do farol. Se quiser posso buscar no meu histórico de visualizações.

Hoje pego estrada, provavelmente chegue a noite, percurso final é terra sem iluminação (estrada rural), caminho que faço com frequencia, vou conseguir ter bem mais noção da diferença.

Voltando deixo meu testemunho final! :)

Já coloquei ela no meu carrinho da Amazon, estou ansioso pelo seu parecer final. Essas lâmpadas originais sempre me incomodaram bastante, mas sou muito resistente para trocá-las. Mas lembro que uma vez peguei uma estrada, a noite, sem marcação de piso nenhuma, no meio de um mato, eu não conseguia enxergar quase nada.

Você consegue fazer alguma comparação em relação à temperatura dela (não da cor, da quentura mesmo)? a corrente elétrica/potência é similar? Há algum risco de queimar o plástico do farol ou prejudicar as instalações elétricas?

sm4rco
28/10/2024, 09:50
Estive num mini evento da Nissan sábado passado.
Nada de interessante. Todos os preços sem descontos que pudessem valer a pena, mas não fui pra comprar mesmo. O vendedor me comentou que foi um mês bastante fraco para a Frontier, em compensação está sendo recorde de vendas do Kicks (mercado interno e externo) e o Sentra também vendeu bem, pelo menos na loja dele. O Sentra está muito bonito, aquele com interior marrom é um luxo só.
No mês passado a Frontier arrebentou de vender, pelo tamanho de seu público, claro. O pessoal aproveitou os descontos antes da subida. Pra quem comprou com desconto se saiu bem porque agora o preço das usadas vai subir um pouco.
Eles estão com pequeno desconto na Attack, mas não vale a pena, quem quiser é melhor esperar. Ele acha que só em Janeiro teremos os descontos de volta, que nem são descontos de verdade, são os preços certos, porque mesmo vendendo Attack a 220 mil eles tiveram lucro :pensativo:
Os preços de picapes estão muito inflacionados, totalmente fora da realidade.

sm4rco
28/10/2024, 09:53
Recebi um e-mail ontem dela a 239 mil aqui em Jundiaí, cor sólida. As demais sem descontos.
Não sei se é preço geral ou só CNPJ.

Desconto para CNPJ também está bem pouco. Não é hora de comprar Frontier agora.

sm4rco
28/10/2024, 10:01
Interessante como a Frontier já tinha e tem tantos recursos que de repente viraram novidades nas outras e ganharam fama de serem mais tecnológicas, mesmo ainda nem copiaram tudo e ainda colocaram outros recursos inúteis deixando outros mais importantes de fora.

Sim, mas mesmo os lançamentos deixaram bastante a desejar. O que eu acho mais incrível é terem deixado multilink só pra versão muito cara, parece luxo, uma coisa que até a versão de entrada da Frontier tem.
O melhor é que tudo na Frontier funciona bem, projeto bem feito e com componentes de qualidade.

Eu estava observando a frente da Titano, a Fiat poderia ter disfarçado um pouco a Landtrek, nem as garras de leão em alusão ao logo da Peugeot eles mudaram. Não é tão bonita como a Frontier, mas não é feia.

sm4rco
28/10/2024, 10:08
Gostei desse emblema :mrgreen:
Me passe o link, por favor :concordo:

Você gosta dessas coisas, né? E quanto mais cromados melhor :lol:
Mas eu confesso que a sua Frontier fica muito bonita e de bom gosto, sem exageros.

Segue o link. Esse emblema é original do Sentra, então é meio caro

Emblema Special Edition Tampa Porta Malas Nissan Sentra | Parcelamento sem juros (https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-4096284526-emblema-special-edition-tampa-porta-malas-nissan-sentra-_JM)

Gabriel RB
28/10/2024, 17:35
Gabriel, seja bem-vindo de volta.
No meu site clubedanissanfrontier.com.br/ (http://clubedanissanfrontier.com.br/) eu falo mais sobre um modelo que você testou, sem romantismos e com verdades que só agora começam a querer brotar na imprensa, mas ainda bem distantes do público. Mas, vem muitas novidades por aí. Eu mesmo tenho muitas, e preciso publicar algumas coisas lá, já faz tempo, para mostrar o que está acontecendo e também para poder dizer "eu avisei" :mrgreen:
Você pode colocar as suas opiniões lá nos comentários, para evitar "algum mal-estar" aqui. Sinta-se à vontade.

Obrigado, Edumar. é bom estar de volta.
Vou participar mais. Voltei de viagem e vou ter um pouco mais de tempo aqui com os amigos.
O seu site é nota 10. Faltava algo assim para falar de mercado de uma forma geral, sem enrolação, sem propaganda e contando a verdade. parabéns.

Gabriel RB
28/10/2024, 17:39
Estaremos juntos por aqui Bigsd :concordo:
Vou participar bastante sim.
Esse tópico avança rápido com muitas novidades sempre. O pessoal é mais ativo aqui do que no whatsapp. Gostei :concordo:
No que eu puder contribuir, podem contar comigo. Vou acompanhar os amigos dos jipes também, outra paixão minha.

Gabriel RB
28/10/2024, 17:41
Estou por aqui Ciro. Você participa pouco, mas quando entra deixa uma história de postagens hein? :-D

Bigsd
29/10/2024, 09:28
Tô enrolado aqui fechando a contabilidade. Até sexta feira vai ser pauleira. Vão aí sem mim por enquanto, logo volto.
Gabriel é bom te ver por aqui :concordo:

Nicolas_cwb
29/10/2024, 11:16
Já coloquei ela no meu carrinho da Amazon, estou ansioso pelo seu parecer final. Essas lâmpadas originais sempre me incomodaram bastante, mas sou muito resistente para trocá-las. Mas lembro que uma vez peguei uma estrada, a noite, sem marcação de piso nenhuma, no meio de um mato, eu não conseguia enxergar quase nada.

Você consegue fazer alguma comparação em relação à temperatura dela (não da cor, da quentura mesmo)? a corrente elétrica/potência é similar? Há algum risco de queimar o plástico do farol ou prejudicar as instalações elétricas?

Buenas David! Afinal na sexta conseguimos sair cedo e acabamos chegando no sitio ainda de dia. Pensei em sexta ou sábado pela noite sair dar uma volta para testar, mas na confusão de familia acabei esquecendo nas duas noites. Neste fim de semana que vem faço um teste pra valer, de qualquer forma pelo passeio a noite na cidade e o tanto que ilumina a mais na minha garagem, tenho certeza que é MUITO melhor que a original.

Sobre tuas perguntas:
1) Ela é menos quente que a original, acho que fica entre uma LED e a original, puxando um pouco mais para a original.
2) Tanto ela como a original possuem 12V/55W, acho que o compromisso mesmo é a menor durabilidade, no resto não vejo nenhuma desvantagem.
3) A instalação elétrica com certeza não é prejudicada já que possuem mesma voltagem e potencia, também não achei nada sobre queimar o plástico em tudo que li, não me preocuparia com isso.

Fazendo um teste melhor volto para dar minhas impressões. :)

Edit: Sobre a primeira pergunta, busquei aqui os dados. A lampada original possui 3100K, essa que comprei sao 3900k e uma LED tem em média 6500k. Então ela está bem mais para a original que para uma LED. Erradamente eu tinha dito que puxava só um pouco mais para a original, fui enganado pela minha percepção.... Existem lampadas halogenas específicas para deixar a luz mais fria, usando filtros especiais, mas há um preço, acaba filtrando também um pouco de luminosidade.

Nicolas_cwb
29/10/2024, 11:18
Só uma dúvida, ouço falar às vezes que essa mudança de lâmpadas altera as características originais do veículo e é passível de multa (quando não retém o veículo para correção). Isso procede?

O problema é alterar a tecnologia (Xenon x Halógena x LED), porque os diferentes tipos de lâmpadas exigem engenharia de faróis diferentes (se comportam e refletem de forma diferente).Por isso trocar a tecnologia da lâmpada mantendo o mesmo farol passou a ser proibido alguns anos atrás. Mas apenas mudar entre diferentes lâmpadas halógenas, com mesma potência, é permitido. Também li bastante sobre isso antes de fazer a compra. :)

sm4rco
29/10/2024, 12:22
Contribuindo com a questão da correia:


https://www.youtube.com/watch?v=ZiNX61FsJs4

sm4rco
29/10/2024, 12:25
O problema é alterar a tecnologia (Xenon x Halógena x LED), porque os diferentes tipos de lâmpadas exigem engenharia de faróis diferentes (se comportam e refletem de forma diferente).Por isso trocar a tecnologia da lâmpada mantendo o mesmo farol passou a ser proibido alguns anos atrás. Mas apenas mudar entre diferentes lâmpadas halógenas, com mesma potência, é permitido. Também li bastante sobre isso antes de fazer a compra. :)

:concordo: Compreendido!
Ainda bem, pelo menos isso. Eu lembro que tinha alguma coisa nesse sentido, mas agora eu entendi as diferenças.

sm4rco
29/10/2024, 12:25
Tô enrolado aqui fechando a contabilidade. Até sexta feira vai ser pauleira. Vão aí sem mim por enquanto, logo volto.
Gabriel é bom te ver por aqui :concordo:

O Bigsd só trabalha no final do mês... :lol:

sm4rco
29/10/2024, 12:28
Esse tópico avança rápido com muitas novidades sempre. O pessoal é mais ativo aqui do que no whatsapp. Gostei :concordo:
No que eu puder contribuir, podem contar comigo. Vou acompanhar os amigos dos jipes também, outra paixão minha.

Este é um tópico bastante ativo. Não reabre somente quando sai os números de vendas da Fenabrave... :mrgreen:
Participe bastante porque aí não acumulam tantos temas :mrgreen:

Ciro Alencar
29/10/2024, 12:48
O Bigsd só trabalha no final do mês... :lol:

Boa tarde, meus queridos amigos!!!

Nosso querido amigo Bigsd só trabalha no final do mês, e ainda fica cansado e tira uma semana de folga... kkkkkk...
Estou brincando, meu amigo, eu sei como essa questão é desgastante.

Ciro Alencar
29/10/2024, 12:53
Estou por aqui Ciro. Você participa pouco, mas quando entra deixa uma história de postagens hein? :-D

Meu caro Gabriel, fico feliz de saber que está participando do fórum com a gente. É bom ver que muita gente boa que saiu no passado tem voltado ao fórum. O ambiente agora é outro, não tem mais aquelas invasões no tópico que acabavam distraindo as boas discussões que tínhamos. Esse é um grupo bastante selecionado, donos de um modelo exclusivo, e que até nem participa de outras discussões, acho que essa postura acabou por ajudar a filtrar um pouco as participações afastando aquelas com objetivos "estranhos" ao tema.
Vamos em frente, meu amigo, temos muito papo bom pela frente.

Ciro Alencar
29/10/2024, 13:36
Amigos, imaginem o seguinte... você troca um complexo componente de aço nobre, articulado, estruturado, por uma tira de borracha... quanto isso não vai economizar no custo do produto? Já respondo: muito!
Para o consumidor engolir a ideia, você diz que isso é evolução tecnológica, que reduz ruído, etc... como se a corrente hoje não tivesse evoluído e não fosse mais silenciosa.
Você sabe que o negócio é ruim, que nunca vai durar o tempo que você sugere, mas tem sempre a possibilidade de jogar a culpa no uso severo, na qualidade do óleo, na manutenção inadequada, etc... Óbvio que sempre haverá o consumidor mais informado e não tão tolo que vai brigar, então se ele não desistir e não se cansar, você banca o reparo, mas é um caso numa centena, e o custo disso é muito menor do que a economia que você fez. Logo acaba a garantia e aí você se exime totalmente da responsabilidade (todos conhecem o problema dos famosos câmbio powershift... ou não?).

Tem fabricante que é assim, ele não está nem aí. Tenta desqualificar a reclamação do consumidor, cansá-lo, e se for o caso, remendar o problema que ele sabe que voltará. Lá fora a coisa é mais complicada... mas aqui... eles não estão nem aí.
A correia banhada a óleo é uma destas coisas absurdas que o mercado arruma para reduzir custos, até a Nissan já chegou a usar isso no March e se arrependeu. Tem fabricantes respondendo processos coletivos lá fora. Isso é uma encrenca. Eu mesmo estudei esse assunto e desisti de usá-lo como solução em alguns equipamentos.

Não adianta, o motor trabalha muito quente, o óleo sofre contaminações, e com esse combustível ruim que temos... não tem como dar certo. O fabricante "garante" que o troço dura 200 mil km, "mas em caso de uso severo, deve substituir com 80 mil km). Pronto! Aqui ele já abriu um espaço para se defender. Depois ele culpa o óleo usado, mas se o cidadão provar que as revisões foram feitas em concessionárias, então o fabricante alega que o uso foi "muito severo", que o combustível contaminou o óleo, etc...
Não é só o desgaste da correia, que quando quebra pode destruir o seu motor, mas as partículas que ela vai soltando e que podem também prejudicar o motor. Porque fabricantes, principalmente os japoneses, não abrem mão da corrente? Porque os carros da Toyota, por exemplo, só para citar uma japonesa sem "puxar o saco" da Nissan, tem essa fama de resistência e durabilidade? Porque não se rendem a essas economias porcas.

Hoje muitos fabricantes se preocupam apenas com os custos, veja bem, eu não disse "mais", eu disse "apenas". Não estão nem aí com a qualidade do que vendem, investem num bom marketing e cobram caro, muitas vezes mais caro que produtos similares de qualidade, porque se der m... lá na frente, o ganho da venda compensou em muito o prejuízo.
Nunca vimos tantos casos de fraude como temos visto nos últimos anos. É a coisa do "errado que compensa".
Eu conversava com o bom amigo Edu outro dia sobre isso. Falávamos de como é impressionante a cara de pau de alguns fabricantes, É uma economia num estribo de plástico, numa articulação para regular a altura de um cinto, num acabamento para esconder fios, no uso de um a suspensão desatualizada, no reaproveitamento de um motor que já não era grande coisa, no uso de peças chinesas sem qualidade... e vamos somando isso.... no final, a economia é gigante, mas o preço é muitas vezes um dos mais altos, ou seja, ganha-se no custo do produto e no valor irreal deste produto pelo que ele oferece.
Como pode uma Frontier com estribos de alumínio (mais caro até que o de aço), com freios a disco em todas as rodas, com suspensão multilink e tantos detalhes caros e de qualidade custar mais barato que os seus concorrentes diretos e ainda dar lucro? Tem coisa mal contada nesta história, não acham? Ou é só impressão minha? kkkk......

Esses carros vão virar um problema sério no futuro (senão muito em breve), como exemplos que temos hoje e até já citei um há pouco. O fabricante vai se omitir e o consumidor vai se conformar. Nesse país o povo se conforma fácil com tudo, e pode ser humilhado e enganado que logo esquece, e até um fabricante que chuta o país pode ser o dono de sua próxima compra.
Não é fácil fazer um trabalho sério num país caro como o nosso, com um consumidor pouco consciente que não entende qualidade e se engana fácil com as historinhas dos fabricantes, mas é possível fazer um trabalho decente, é só querer, e tem gente que faz. O problema é que as opções vão diminuindo, porque até os fabricantes sérios acabam desistindo um dia de fazer a coisa certa e ver o seu mercado diminuindo.
Essa é a nossa realidade.
Para nossa sorte ainda existe uma parcela da população mais consciente e ainda com opções de boas escolhas, porém cada vez mais raras.

Ciro Alencar
29/10/2024, 13:38
Eu estava observando a frente da Titano, a Fiat poderia ter disfarçado um pouco a Landtrek, nem as garras de leão em alusão ao logo da Peugeot eles mudaram.

Isso eu acho engraçado, meu amigo, um absurdo, mas chega a ser cômico. Seria o mesmo que a Mitsubishi lançar uma L200 com o V característico da Nissan.

Ciro Alencar
29/10/2024, 13:41
Sempre teremos consumidores mais exigentes, produtos bons (ainda se acham ) mas sempre serão minorias.

Meu querido amigo, foi o que acabei de dizer. É a nossa triste realidade.

Ciro Alencar
29/10/2024, 13:57
É a história do bombom que não é mais bombom e nem tem mais chocolate, e todo mundo compra porque vende bem então deve ser bom.

É um caso de uma longa lista de exemplos que podemos citar aqui.
E se alguém com um pouco de bom gosto e conhecimento disser que esse bombom é ruim, vai ouvir "Que isso amigo, é o mais vendido hoje, todo mundo compra"... kkkk.....
São as inversões de valores do mercado hoje. Frontier é uma excelente picape, digo e provo que é a melhor do mercado na sua categoria, mas sempre haverá quem vai desmerecê-la porque vende menos que outro modelo ruim, que só dá problemas, não tem a mesma tecnologia e até mata, mas que é um dos líderes de vendas. E como eu disse, a cada ranking de emplacamentos publicado vem aquela comemoração totalmente sem sentido, a massagem e a justificativa do próprio ego e da própria escolha infeliz.

Quem tem que comemorar vendas é o fabricante. É ele quem deve ficar feliz com isso, seja vendendo boa qualidade ou porcaria. Ele tem todos os motivos para olhar uma tabela de ranking de emplacamentos e comemorar. Já o consumidor, esse deve olhar o produto, deve comemorar a sua qualidade e o resultado daquilo que investiu, coisa que parece não ser mais importante do que comemorar o sucesso do fabricante, como se ele fosse sócio ou acionista da marca. (eu invisto em ações de algumas empresas e nem gosto delas... kkkk....)
Hoje, no Brasil, raros produtos mais vendidos são os melhores em suas categorias. Nem Bombril mais é o mesmo, tem muitas opções melhores. Até o Edu já provou isso com uma "famosa" marca de pilhas.
O consumidor tem que aprender isso, a achar qualidades nos produtos que compra e ficar satisfeito com a sua escolha, e não se conformar com a sucesso do fabricante em vender bem o produto. O fabricante ganha mais dinheiro, e o consumidor fica com uma qualidade mediana.
Desculpem, mas é a realidade da situação.

Ciro Alencar
29/10/2024, 13:59
Aqui é a mesma coisa, temos que ter responsabilidade com o que escrevemos.

Certamente! Até porque influenciamos decisões até mesmo num simples comentário.
Somos todos "influenciadores digitais" ...kkkk....

Ciro Alencar
29/10/2024, 14:03
Pois é, a maioria usa hidráulica, mas na hora de falar é sempre da Frontier. Até a "líder de vendas" usa hidráulica, então de acordo com o pensamento de alguns... deve ser o melhor sistema.

O hidráulico é mais caro que o elétrico. Outro exemplo aqui. Nem vou comentar...

Ciro Alencar
29/10/2024, 14:05
Também não vejo reclamações. Aqui no fórum e nos grupos são raros os problemas e sempre alguma bobagem, mas nada de questões de segurança, de motor, de câmbio, parte elétrica, nada disso. É uma caminhonete muito confiável mesmo.

A Frontier é muito confiável e durável. Já comentei sobre as que eu tive antes e o quanto foram usadas. Não repeti a compra porque sou sócio da Nissan, mas porque o produto é muito bom.

Ciro Alencar
29/10/2024, 14:10
Bom dia, estou numa dúvida cruel, saindo do Jeep compass diesel e na dúvida se pego uma toro flex 1.3 turbo ou uma Frontier 2018? Eis q questão!

Seja bem-vinda ao fórum, Janaína.
Muitos já deram as suas opiniões e confesso que nada tenho a acrescentar. Todos foram muito corretos em seus comentários.
Eu tive uma Frontier 2017, igual a essa 2018, e posso te dizer que nunca me deu problemas e foi um dos melhores carros que tive. Mas, se puder, tente pegar uma 2019, já fabricada na Argentina. Essa recebeu alguns ajustes e ficou um pouco mais interessante.
Mas, se a opção for pela 2018 mesmo, pode ir sem medo, com confiança, apenas escolha bem para não pegar uma que foi mal cuidada. Se possível, compre de alguém que fez todas as revisões em concessionárias.

Ciro Alencar
29/10/2024, 14:12
Veja que no caso dessa outra caminhonete já tem mesmo um recall que o sistema anti-esmagamento dela não funciona, e isso parece que é antigo, desde que foi lançada. Aí você percebe que tem um risco muito grande de consequências até fatais.

Mais um envolvendo segurança... e mais uma vez uma grande morosidade na solução, se é que apresentam alguma...

Ciro Alencar
29/10/2024, 14:14
Puxa! Nunca trabalhou tanto, deve estar exausto :lol:
Um dia eu viro patrão também e entro às 15:30h, e às 15:45h eu digo que ainda estou trabalhando... :lol:
Boa viagem, meu amigo. Um ótimo final de semana pra você.

kkkkk.... Forte abraço, meu querido.

Ciro Alencar
29/10/2024, 14:18
Não rolou fotos aqui, só no whatsapp, né? Parece que o Ciro não curtiu muito a ideia de ter a sua imagem exposta em público no meio de um grupo de pobres... :lol:

kkkkk..... só vocês mesmos.....
Eu acho que tem que sempre tomar um pouco de cuidado com a privacidade. No whatsapp tudo bem, é um grupo mais fechado, mas em fórum aberto, bilhões de pessoas podem acessar e fazer algum uso inadequado dessa imagem.

Ciro Alencar
29/10/2024, 14:20
Edumar e Ciro são patrões, esses dois são só pão-duros, mas não economizam quando têm vontade de algo :lol:
Cirão é só vender uma das baixinhas que compra 3 ou 4 de meio milhão, não é Ciro? :lol:
Um dia eu chego lá... ainda tenho que financiar as minhas... :cry:

Eu mereço isso? Sério? kkkkk.....

Ciro Alencar
29/10/2024, 14:35
Para quem diz que Frontier é "caminhonete de patrão", olha só quem escolhe a confiável e robusta Frontier.

Essa história de "caminhonete de patrão" e "caminhonete de peão" é outra coisa engraçada. O pessoal inventa cada maluquice....kkkk....
Bem, vou almoçar. Uma ótima tarde a todos os amigos.

sm4rco
30/10/2024, 07:53
Esses carros vão virar um problema sério no futuro (senão muito em breve), como exemplos que temos hoje e até já citei um há pouco. O fabricante vai se omitir e o consumidor vai se conformar. Nesse país o povo se conforma fácil com tudo, e pode ser humilhado e enganado que logo esquece, e até um fabricante que chuta o país pode ser o dono de sua próxima compra.

Esses carros com correia em óleo já são um problema hoje, no Brasil e no mundo. Existem muitas discussões acerca da falta de confiabilidade e durabilidade do sistema, muitos acusam a contaminação do óleo com o combustível lixo que temos, outros apontam que o problema é que no Brasil todo carro é considerado de uso severo por conta das temperaturas do país (tanto que na Europa eles usam um óleo diferente), e muitos dizem que o problema é a tecnologia em si que já nasceu ruim, que borracha dentro de óleo é coisa que não dá certo e só esse sistema trabalha assim. Com correias quebrando com 60 ou 80 mil km, correntes durando 400 ou 500 mil km, já dá pra ver que a diferença é muito grande. Além disso, a correia quebra e acaba com o motor, que muitas vezes precisa até ser trocado, a corrente aumenta um pouco o ruído, cria alguma folga, apresenta algumas instabilidades no funcionamento do motor, mas raramente vai causar um dano de grandes proporções.
O que causa mais indignação é que muitos fabricantes insistem nisso, sabem dos problemas e continuam economizando num item tão importante, e o consumidor por sua vez está mais interessado no tamanho da tela do multimídia :screwy:
Na maioria das vezes o comprador nem sabe o que é isso, e nem sabe se o modelo que escolheu tem esse dispositivo. Se ainda tiver um couro sintético na porta, não querem nem saber se tem motor :lol:

sm4rco
30/10/2024, 07:55
kkkkk..... só vocês mesmos.....
Eu acho que tem que sempre tomar um pouco de cuidado com a privacidade. No whatsapp tudo bem, é um grupo mais fechado, mas em fórum aberto, bilhões de pessoas podem acessar e fazer algum uso inadequado dessa imagem.

Concordo com você, tudo o que você expõe hoje na internet é um risco grande. Essa é uma preocupação válida sim.

sm4rco
30/10/2024, 08:09
Quem tem que comemorar vendas é o fabricante. É ele quem deve ficar feliz com isso, seja vendendo boa qualidade ou porcaria. Ele tem todos os motivos para olhar uma tabela de ranking de emplacamentos e comemorar. Já o consumidor, esse deve olhar o produto, deve comemorar a sua qualidade e o resultado daquilo que investiu, coisa que parece não ser mais importante do que comemorar o sucesso do fabricante, como se ele fosse sócio ou acionista da marca. (eu invisto em ações de algumas empresas e nem gosto delas... kkkk....)

Disse tudo, foi muito bem :palmas:
Os fabricantes devem até achar isso engraçado, é pior que torcida de time de futebol, o torcedor não ganha nada com isso, mas se o time for campeão, roubando ou não, é uma alegria só :mrgreen: "É o meu time..." :lol:
Carro é pior, caminhonete ainda pior, principalmente quando a maioria escolhe modelo pela facilidade de comércio, como já foi dito, o comprador não escolhe o carro que gostaria de ter na verdade, mas o carro que o próximo dono vai querer. Ele compra o carro para o próximo dono, já saíram reportagens sobre isso.
A Frontier chegou no Brasil em 1993 se não me engano no vídeo postado pelo colega outro dia. Ela nunca foi "líder de vendas" e nunca será. Sempre foi uma das menos vendidas e continua sendo, vende bem num mês, chegando a passar muitos outros modelos, vende pouco depois e assim sempre vai ser, é uma caminhonete de nicho, não é um modelo popular, e a Nissan parece pouco interessada em torná-la mais popular. Oferece mais na sua categoria, é a mais tecnológica, a mais completa em recursos importantes, mas a menos "popular". A Nissan está bem posicionada em vendas gerais no Brasil, e crescendo, investindo mais aqui e trazendo novos modelos, mas não parece se preocupar muito com a popularidade da Frontier. Ela poderia investir em propaganda mais agressiva se quisesse, pois tem tudo para humilhar algumas concorrentes, mas não se importa com isso.
Ainda assim o modelo tem tido resultados históricos bem interessantes. Mas também não me importo muito com isso, já que eu também não sou sócio da Nissan :mrgreen:

sm4rco
30/10/2024, 08:13
Isso eu acho engraçado, meu amigo, um absurdo, mas chega a ser cômico. Seria o mesmo que a Mitsubishi lançar uma L200 com o V característico da Nissan.

A SW4 já copiou o "V" :lol:
De longe e de frente você acredita que é uma Nissan. A mesma identidade visual.

sm4rco
30/10/2024, 08:15
Mais um envolvendo segurança... e mais uma vez uma grande morosidade na solução, se é que apresentam alguma...

Tem marca que não está nem aí com o Brasil. Vende bem, porque oferecer algo realmente bom? O negócio é investir na imagem apenas. O consumidor aceita tudo.

Edumar
30/10/2024, 09:14
Depois de virar aqui no fórum frota da OAB, da Sul America e de ser pega transportando quase 900 kg com a altura igual da "líder" que ia ao lado na estrada... agora temos essas:

https://clubedanissanfrontier.com.br/wp/wp-content/uploads/2024/10/nissan-frontier-bombeiros.jpg
Nissan atrás e na frente também :mrgreen:

https://clubedanissanfrontier.com.br/wp/wp-content/uploads/2024/10/nissan-frontier-vivo.jpg
Dois carretéis de cabo ou sei lá o que atrás e não abaixou nada.


Bom dia amigos

E contribuindo com a nova série "Caminhonete de patrão e caminhonete de peão"... :lol:

https://clubedanissanfrontier.com.br/wp/wp-content/uploads/2024/10/20241029_161835.jpg
Essa eu fotografei ontem perto de Indaiatuba, na rodovia do Açúcar.
É da frota da companhia elétrica do Paraná, e pelo jeito ela trabalha duro, até com reboque :lol:

Os modelos de trabalho costumam ser as mais simples, que no caso da Frontier são muito completas, com o essencial importante e até alguns mimos das mais caras.

Essa coisa de caminhonete de peão e de patrão é uma bobagem. Já li isso algumas vezes por aí, até no meu próprio site.
A Frontier é muito versátil, você pode ter uma Platinum com bastante luxo e até teto solar, uma supercompleta como a PRO-4X para encarar a bronca e ainda não perder o luxo, mas também pode ter a mais básica e manter coisas como freios a disco nas quatro rodas, suspensão traseira multilink, controle de estabilidade de terceira geração, e alguns luxos que incluem até ajuste de cintos :mrgreen:
De qualquer forma, o "peão" também tem direito à segurança e ao conforto, também é gente, ou será que deve ser visto como "carga"? Até o "patrão" deveria se preocupar com isso, não só pelo respeito à vida, pois se o seu trabalhador capota a caminhonete e sofre danos físicos permanentes ou morre, o seu prejuízo é grande.

A Frontier ganhou reconhecimento de confiabilidade e robustez, e também não faz feio no uso mais "social". É a picape mais versátil do mercado.
Tenho conversado com alguns amigos, e eles tem me comentado que realmente a mecânica dela é impressionante, que a suspensão multilink tem aguentado mais do que as convencionais, e não fica barulhenta com o tempo. O motor tem um torque bem elevado em baixas rotações com o sistema biturbo, é muito econômica, seguro barato, e para trabalho ela se sai muito bem sem fazer força ou perder desempenho com esforço (peso, subidas, reboques, etc...). Câmbio, direção, sistema de tração, parte elétrica, etc... parece que nem existem, não dão problemas. Mesmo malhando muito elas continuam silenciosas, sem partes soltas e quase nenhum desgaste de partes internas. Vi reclamação de um modelo que com 20.000km já está desfazendo o revestimento do volante, apesar de quando testei uma zero desse modelo o volante já estava descosturando.
Então o patrão pode ir de Frontier tranquilo, e o peão também pode optar por ela para ter uma caminhonete boa de trabalho, moderna, econômica, robusta, segura e confortável.

Edumar
30/10/2024, 09:41
Tem marca que não está nem aí com o Brasil. Vende bem, porque oferecer algo realmente bom? O negócio é investir na imagem apenas. O consumidor aceita tudo.

Muitas coisas estão assim, investe-se mais na divulgação do produto do que no produto em si. É uma vergonha a economia que andam fazendo nestes novos lançamentos. Não existe evolução tecnológica de fato, simplesmente pararam no tempo. Ficam brincando com números de desempenho mas deixam o básico de lado. Descobri algumas coisas que são de causar humilhação para alguns fabricantes, e agora não falo só de caminhonetes. Essa coisa de correia banhada à óleo... por favor... vão enganar os leigos. É óbvio que isso é economia, ganhou espaço com motorzinhos 3 cilindros, e agora estão adotando em utilitário de uso severo, isso é um absurdo, até o pessoal que trabalha nestas marcas não gostam do sistema.
Nem motorzinho de dentista usa mais correias :lol:
Mas, como já foi dito, uma corrente custa muito caro, uma original da Frontier mesmo no mercado paralelo custa mais de 2.000 reais, já uma correia de outra picape também original fica em torno de 200 reais... mais de 90% mais barata.
Aí o leigo diz que isso é bom porque a manutenção fica mais barata. O problema é que a corrente dura 500.000 km sem estourar, a correia chega a durar somente 60.000 km como já tem casos e quando estoura acaba com o motor. E aí? Mais uma vez o consumidor é enganado achando que está fazendo um "bom negócio", mas está perdendo muito mais.

É uma vergonha ver como deixam coisas realmente importantes de fora, como andam usando partes de plástico, componentes chineses baratos, recursos de segurança que nem funcionam, deixando fios sem acabamento, eliminando até um simples ajuste de cintos para colocar um mero parafuso fixo no lugar. Mas aí o cara descobre que o carro dele lê placas de trânsito (muito útil isso... :putz:), e acha que por isso ele é cheio de "tecnologia". E se vender bem ainda... aí pulam freneticamente de alegria :lol:
Não vão esperar muito para que o nosso mercado tenha somente lixo barato (e poucos para comprar pelo desemprego gerado), mais 7.500 chineses de uma marca já estão vindo se juntar ao último lote de mais de 5.000. Os fabricantes tradicionais já começam a reduzir custos e piorar a qualidade, e ou a Frontier vai virar produto Premium se manter o alto padrão de qualidade, ou vai virar uma bomba igual às outras para se manter em alta em vendas. Pelos seu histórico, espero que continue oferecendo mais sem se preocupar em vender muito.

Edumar
30/10/2024, 09:49
Carro é pior, caminhonete ainda pior, principalmente quando a maioria escolhe modelo pela facilidade de comércio, como já foi dito, o comprador não escolhe o carro que gostaria de ter na verdade, mas o carro que o próximo dono vai querer. Ele compra o carro para o próximo dono, já saíram reportagens sobre isso.

Ainda tem essa... "é só abrir a boca que vende, muita gente quer". Eu me preocupo tanto com isso :roll:... Nuca ofereci carro no particular. Deixo a usada na concessionária e tiro a outra, e sempre me pagaram muito bem. E mesmo que o preço pago seja menor do que outras, a diferença é o custo para ter segurança e conforto. Mas, na verdade, eu também pago preços mais baixos que as concorrentes, seguros mais baixos, licenciamento, emplacamento e IPVA mais baixos... então no final, isso nem importa, mesmo pensando em "investimento" como alguns pensam.
Compro carro pra mim, não para os outros. E vou dizer mais, tem carros que vão depreciar muito rápido em breve. Podem escrever isso aí.

Edumar
30/10/2024, 09:51
Quem tem que comemorar vendas é o fabricante.

:palmas:
Sujeito inteligente... :mrgreen:
Quem é você? :lol:

Edumar
30/10/2024, 09:53
Amigos, imaginem o seguinte...

Excelente reflexão :palmas:

Edumar
30/10/2024, 09:59
Contribuindo com a questão da correia:



Tem vários vídeos "honestos" alertando isso. O problema é que tem muitos "engenheiros de jornalismo" falando bobagens. Repetem a mesma coisa: "Só usar o óleo especificado pelo fabricante", como se fosse só isso mesmo.
E o pessoal ainda reclamava do ARLA... que é um custo adicional para o fabricante e tem um objetivo bem mais nobre :lol:, e também foi pioneirismo da Frontier.

Edumar
30/10/2024, 10:00
O problema é alterar a tecnologia (Xenon x Halógena x LED), porque os diferentes tipos de lâmpadas exigem engenharia de faróis diferentes (se comportam e refletem de forma diferente).Por isso trocar a tecnologia da lâmpada mantendo o mesmo farol passou a ser proibido alguns anos atrás. Mas apenas mudar entre diferentes lâmpadas halógenas, com mesma potência, é permitido. Também li bastante sobre isso antes de fazer a compra. :)

Exatamente isso :palmas:
Pode rodar sem preocupação.

Edumar
30/10/2024, 10:08
2) Tanto ela como a original possuem 12V/55W, acho que o compromisso mesmo é a menor durabilidade, no resto não vejo nenhuma desvantagem.

Nenhum problema colateral, pode ficar tranquilo.
Na verdade, a potência de uma lâmpada não significa capacidade de iluminação. Você vê muito disso em lâmpadas LED residenciais, uma lâmpada de 9 watts de uma marca como a Philips vai iluminar mais do que uma Ourolux, uma Avant ou outra marca chinesa "líder de vendas" de 12 watts.
Apesar da nomenclatura "potência", na verdade esse é o valor de consumo da lâmpada, que nem sempre está associado ao seu desempenho de intensidade luminosa. Aí entra a qualidade dos componentes, rendimento, tecnologia, etc...

Edumar
30/10/2024, 10:09
Obrigado, Edumar. é bom estar de volta.
Vou participar mais. Voltei de viagem e vou ter um pouco mais de tempo aqui com os amigos.
O seu site é nota 10. Faltava algo assim para falar de mercado de uma forma geral, sem enrolação, sem propaganda e contando a verdade. parabéns.

Obrigado :concordo:

Edumar
30/10/2024, 10:15
Sim, mas mesmo os lançamentos deixaram bastante a desejar. O que eu acho mais incrível é terem deixado multilink só pra versão muito cara, parece luxo, uma coisa que até a versão de entrada da Frontier tem.
O melhor é que tudo na Frontier funciona bem, projeto bem feito e com componentes de qualidade.

Eu estava observando a frente da Titano, a Fiat poderia ter disfarçado um pouco a Landtrek, nem as garras de leão em alusão ao logo da Peugeot eles mudaram. Não é tão bonita como a Frontier, mas não é feia.

Pois é... multilink é um luxo para conforto na cabeça do povão, e os "entendidos" que testam a Frontier ainda se limitam a comentar isso por desconhecimento, então, quem puder pagar mais e for mais bem informado vai ter uma versão mais tecnológica.

Titano... eu testei. Logo que puder eu comento sobre ela no meu site. Final de ano vai chegando e a empresa começa a ficar uma loucura. Não temos mais datas livres na divisão de serviços para qualquer manutenção entre novembro e dezembro.
Mas, honestamente, eu não gostei. Consegue ser ainda mais defasada do que as concorrentes que chegaram recentemente, mas parece ter maior confiabilidade para compensar essa defasagem. Não é uma novidade, na verdade, já é um modelo relativamente bem estabelecido e aprimorado pela Peugeot.

Edumar
30/10/2024, 10:16
Desconto para CNPJ também está bem pouco. Não é hora de comprar Frontier agora.

Não mesmo. Quem comprou, comprou. Quem esperou, melhor esperar um pouco mais.

Edumar
30/10/2024, 10:19
Os preços de picapes estão muito inflacionados, totalmente fora da realidade.

Sim, estão, e algumas estão até inflacionadas demais pelo que oferecem hoje. Mas, é um segmento em crescimento, dificilmente vão voltar à realidade dos preços como eram antes, e ainda com o consumidor comprando sem reclamar... porque mexer nisso?

Davidnissan
30/10/2024, 10:42
Buenas David!

Sobre tuas perguntas:
1) Ela é menos quente que a original, acho que fica entre uma LED e a original, puxando um pouco mais para a original.
2) Tanto ela como a original possuem 12V/55W, acho que o compromisso mesmo é a menor durabilidade, no resto não vejo nenhuma desvantagem.
3) A instalação elétrica com certeza não é prejudicada já que possuem mesma voltagem e potencia, também não achei nada sobre queimar o plástico em tudo que li, não me preocuparia com isso.
.

Meu amigo, não aguentei esperar e comprei o meu par. O mais importante para mim depois de iluminar melhor, claro, é não colocar em risco o carro, mas tendo a mesma potência que a original, e não sendo 6500k para mim já é suficiente. Eu sempre fui muito resistente a mudanças e algumas atrocidades de mercado. Antigamente a moda era xenon, que além de atrapalhar todo mundo que tava no sentido oposto, era tão potente que machucava o plástico do farol e derretia os fios. Depois vieram os LEDs. Alguns eram tão absurdos, que por terem mesma luminosidade (lux) das originais, mas com muito menos potência elétrica, o carro entendia que a lâmpada estava queimada, para contornar isso inventaram o "canceler" que nada mais era que um resistor para enganar o computador do carro, aumentando seu consumo. No final das contas iluminavam muito mal e ainda consumiam mais.

O meu par chega na segunda-feira, compre no link da Amazon que enviou. As originais vou manter guardadas no carro para uma troca emergencial em alguma viagem.

Agora estou namorando uma caixa com chave para caçamba: Caixa com Chave Acessórios Picapes | Casa das Capotas (https://www.casadascapotas.com.br/acessorios-para-cacamba/caixa-com-chave)
Estou carrengando muita coisa dentro do carro e está me incomodando bastante. Apesar de eu ter aprendido à regular o protetor de caçamba e ele ter ficado bem rente à tampa, quero algo seguro e que eu possa esquecer que estou carregando.

Gheno
30/10/2024, 11:42
O meu par chega na segunda-feira, compre no link da Amazon que enviou. As originais vou manter guardadas no carro para uma troca emergencial em alguma viagem.

Vai gostar !!!!

Mauro-sp
30/10/2024, 15:04
Decepção total! :cry:
Estribo da Frontier americana PRO 4X também é de "prástico"?
Tendência do que virá por aí no novo modelo será? Não esperava isso de uma Nissan.


https://clubedanissanfrontier.com.br/wp/wp-content/uploads/2024/10/frontier-nissan-pro-4x-vermelha.jpg

Mauro-sp
30/10/2024, 15:08
Bom dia amigos

E contribuindo com a nova série "Caminhonete de patrão e caminhonete de peão"... :lol:

https://clubedanissanfrontier.com.br/wp/wp-content/uploads/2024/10/20241029_161835.jpg


:lol:
Pelo jeito essa roda bem.

Mauro-sp
30/10/2024, 15:13
Não adianta, o motor trabalha muito quente, o óleo sofre contaminações, e com esse combustível ruim que temos... não tem como dar certo.

Aqui não é Europa ou Estados Unidos. Combustível no Brasil é contaminado, de baixa qualidade, clima quente, óleo falsificado, manutenção ruim, etc... Tem problemas que só acontecem aqui.

Mauro-sp
30/10/2024, 15:18
Você gosta dessas coisas, né? E quanto mais cromados melhor :lol:

Se o Eduardo pudesse ele trocava a cor prata da caminhonete por cromado :mrgreen:

Edumar
31/10/2024, 10:03
Decepção total! :cry:
Estribo da Frontier americana PRO 4X também é de "prástico"?
Tendência do que virá por aí no novo modelo será? Não esperava isso de uma Nissan.


https://clubedanissanfrontier.com.br/wp/wp-content/uploads/2024/10/frontier-nissan-pro-4x-vermelha.jpg

Negativo, meu amigo.
Esse modelo é feito de alumínio, corpo de alumínio, suportes em aço e somente acabamento das pontas em plástico, como é o nosso aqui. Só o modelo que é um pouco diferenciado, com duas peças removíveis para facilitar algumas movimentações em trilhas, etc. Esse modelo em duas partes já tem no Brasil também.
Todos os estribos da Frontier são em alumínio (original ou acessório opcional) ou em aço (acessório), nenhum de plástico. O de alumínio é o melhor, não enferruja e também é muito resistente, porém mais caro também.

https://clubedanissanfrontier.com.br/wp/wp-content/uploads/2024/10/estribos-frontier-pro-4x-usa.jpg

Edumar
31/10/2024, 10:06
Se o Eduardo pudesse ele trocava a cor prata da caminhonete por cromado :mrgreen:

Eu gosto de cromados. Não gosto de padrões "black", como é a PRO, por exemplo. Para a proposta da PRO, até vai, mas para um uso mais social eu acho que os cromados ficam mais interessantes. Mas é uma questão de gosto.

Edumar
31/10/2024, 10:11
Aqui não é Europa ou Estados Unidos. Combustível no Brasil é contaminado, de baixa qualidade, clima quente, óleo falsificado, manutenção ruim, etc... Tem problemas que só acontecem aqui.

É isso que o pessoal não entende. Essa coisa de modelo mundial não funciona. É fácil pegar um modelo importando e simplesmente jogar em nosso mercado, mas o ideal é sempre adequar o carro regionalmente. Veja que a Frontier ter muitas versões em cada país do mundo. Tem gente que reclama que a Frontier demora um pouco mais para chegar aqui depois que uma versão nova é lançada, mas o modelo que chega aqui é otimizado para as nossas características locais.
Mas essa questão da correia também afetou os modelos nos Estados Unidos também, inclusive com ação pública contra fabricante. Também não deu certo por lá. Aqui é pior, concordo, mas a ideia em si é ruim.

Edumar
31/10/2024, 10:19
Você gosta dessas coisas, né? E quanto mais cromados melhor :lol:
Mas eu confesso que a sua Frontier fica muito bonita e de bom gosto, sem exageros.

Segue o link. Esse emblema é original do Sentra, então é meio caro

Emblema Special Edition Tampa Porta Malas Nissan Sentra | Parcelamento sem juros (https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-4096284526-emblema-special-edition-tampa-porta-malas-nissan-sentra-_JM)

Obrigado :concordo:

Edumar
31/10/2024, 10:36
Este é um tópico bastante ativo. Não reabre somente quando sai os números de vendas da Fenabrave... :mrgreen:


Isso é importante, oferecer conteúdo de verdade. Esse fórum é muito referenciado pelo Google pelo seu conteúdo, muitas coisas só tem aqui, principalmente neste tópico. Pra publicar tabelinhas, isso qualquer lugar tem, quem quiser pesquise (até porque sempre interpretam errado mesmo então porque compartilhar?), mas o conteúdo informativo e útil é o que torna um fórum interessante. Eu já tive vários fóruns meus, e digo que na maioria deles 80% do conteúdo era inútil. Assim como os comentários no meu site, praticamente apago a maioria deles, comentários inúteis que nada agregam ao tema. Meus vídeos do youtube também, todos os comentário ficam retidos para aprovação, e a maioria eu apago. É interessante porque comentários dão mais relevância nas buscas do Google a ajudam a monetizar (remunerar) o canal, mas como o meu objetivo não é ganhar nada com isso, não me importo.

Tem muitos canais que usam de artifício de justamente criar conteúdo polêmico para gerar visitação e comentários, e faturar com isso, o AutoPapoFurado é um destes, com chamadas "sensacionalistas" ou temas polêmicos. Lembro de um certo engenheiro que disse que combustível aditivado era "picaretagem", que o certo era colocar o comum e por o aditivo à parte. Com isso ele conseguir criar muita polêmica, pois primeiro, o que se recomenda sempre é o contrário, segundo, ele chamou empresas sérias de desonestas. E o pior é que descobriram o posto onde ele abastece e olha só... ele abastece sempre com combustível aditivado :lol:.
Acho que essa postagem dele teve centenas de comentários, e muitos comentários no sentido de "Concordo com você", "Eu só abasteço com aditivada e meu carro não dá problemas", "meu Fusca tem 300.000km rodando com gasolina comum", etc.... Só bobagens sem nenhuma contribuição de fato. Nada contra, o sujeito fatura, mas eu acho que polui demais e acaba tirando o interesse de ler os comentários, que às vezes trazem coisas interessantes.

Edumar
31/10/2024, 11:01
Eu estava observando a frente da Titano, a Fiat poderia ter disfarçado um pouco a Landtrek, nem as garras de leão em alusão ao logo da Peugeot eles mudaram. Não é tão bonita como a Frontier, mas não é feia.

Garras ou presas? Cada um diz uma coisa, mas acho que lembra mais as presas.
Essa Landtrek na verdade foi projetada pela chinesa Changan, seria o modelo Kaicene F70, que por sua vez teve partes copiadas da Frontier (isso é visível). Tanto a Titano como a Landtrek são derivadas desse modelo.
Dizem que a Nissan participou desse desenvolvimento, mas parece que a verdade é que eles se basearam na Frontier.

Ciro Alencar
31/10/2024, 18:45
Negativo, meu amigo.
Esse modelo é feito de alumínio, corpo de alumínio, suportes em aço e somente acabamento das pontas em plástico, como é o nosso aqui.

Boa tarde, meus queridos amigos!

Eu também estranhei, mas... questão esclarecida pelo nosso amigo Edu.

Ciro Alencar
31/10/2024, 18:47
Aqui não é Europa ou Estados Unidos. Combustível no Brasil é contaminado, de baixa qualidade, clima quente, óleo falsificado, manutenção ruim, etc... Tem problemas que só acontecem aqui.

Sim, meu caro amigo, é uma soma de fatores locais que não são considerados, mas parece que aqui vale tudo.

Ciro Alencar
31/10/2024, 18:49
Titano... eu testei. Logo que puder eu comento sobre ela no meu site.

E tenho a certeza que será mais um comentário imparcial e verdadeiro.

Ciro Alencar
31/10/2024, 18:50
Excelente reflexão :palmas:

Obrigado, meu querido amigo. Um elogio vindo de você é motivo de orgulho pra mim.

Ciro Alencar
31/10/2024, 18:51
:palmas:
Sujeito inteligente... :mrgreen:
Quem é você? :lol:

kkkkk......
Sou do marketing da Nissan... kkkk....
Sou somente um curioso sempre aprendendo com os mestres.

Ciro Alencar
31/10/2024, 18:54
Ainda tem essa... "é só abrir a boca que vende, muita gente quer". Eu me preocupo tanto com isso :roll:...

Eu nunca vou me esquecer dessa... kkkk....
Um argumento realmente irrefutável... de tão ruim que é... kkkk.....

Ciro Alencar
31/10/2024, 18:57
Essa coisa de caminhonete de peão e de patrão é uma bobagem. Já li isso algumas vezes por aí, até no meu próprio site.

......
De qualquer forma, o "peão" também tem direito à segurança e ao conforto, também é gente, ou será que deve ser visto como "carga"? Até o "patrão" deveria se preocupar com isso, não só pelo respeito à vida, pois se o seu trabalhador capota a caminhonete e sofre danos físicos permanentes ou morre, o seu prejuízo é grande.

Eu tenho uma Frontier versão básica na empresa, ela aguenta a briga e todo mundo elogia o conforto e a estabilidade.

Ciro Alencar
31/10/2024, 19:04
A Frontier chegou no Brasil em 1993 se não me engano no vídeo postado pelo colega outro dia. Ela nunca foi "líder de vendas" e nunca será. Sempre foi uma das menos vendidas e continua sendo

E eu já comprei cinco, de tão preocupado que eu estou com isso....kkkk....
Eu nunca tive um carro que vendesse bem, pelo menos aqui no Brasil, e quando eu vejo as listas dos mais vendidos... é lamentável.
Como tem lixo no nosso mercado. Não vou citar nenhum modelo para não ofender ninguém, mas ontem eu estava observando um carro de passeio "bem vendido" aqui e fiquei tentando entender como compram aquilo...
Tem opções melhores na mesma faixa de preços...
Com um mercado desses, certamente a Nissan nunca será um exemplo comercial, de venda de massa... e eu acho até bom... kkk....

LoucoPoeta
01/11/2024, 01:15
CR2 Diesel Tuning Chip Fits: Nissan Navara NP300 NT400 NT500 2.3 2.5 3.0 DCI | eBay (https://www.ebay.com/itm/292567769099?mkcid=16&mkevt=1&mkrid=711-127632-2357-0&ssspo=NgzuLZcxR8O&sssrc=4429486&ssuid=zq9QOLFMRbm&var=&widget_ver=artemis&media=WHATS_APP)


Será que funciona na 2024 com arla?

Samuel Dias
01/11/2024, 07:37
E aí rapaziada? Voltei!
Estive viajando por alguns dias e retornei na quarta-feira.
Tópico continua animado, interessante e andando rápido, mas vou tentar me atualizar.

Nenhuma novidade da nova Frontier ainda? Só na expectativa aqui :mrgreen:
Quanto mistério. O que será que vem por aí?

Parece que não vai ter mesmo descontos na Frontier para esse mês. Talvez façam como fizeram com a Attack, dão um desconto pequeno num único modelo e o restante na faixa normal de preços. Parece que novembro e dezembro também vai ser assim.
Pessoal que se antecipou saiu em vantagem, agora vão segurar as compras.
As vendas serão assim mesmo, em condições normais perto das 500/600 unidades ou pouco mais, com preços mais favoráveis, pode passar das 1.000 unidades como aconteceu no mês passado. Mas muita gente se antecipou aos aumentos e se deu bem. Frontier sempre tem bons descontos, tem que esperar com paciência, principalmente CNPJ que tem as melhores ofertas.
Pelo que andam dizendo, talvez só em Janeiro teremos bons descontos novamente, estoque baixo e fábrica parada para readequação aos novos modelos. Não acredito em descontos tão cedo, mas vamos ver qual será a política de novembro, talvez tenhamos alguma novidade. Agora não é hora de comprar.

Edu, coincidência, vi quatro vezes esta semana na TV a propaganda das pilhas Panasonic, que você elogia por ser muito melhor que a popular Duracell "líder de vendas". Estão com uma divulgação forte, e dizem que são as alcalinas que duram mais no mercado e QUE NÃO VAZAM :lol:
Acho que você trabalha na Panasonic também :lol:. O mestre guru antecipou mais uma vez até as falas da propaganda da Panasonic :mrgreen:
Lembrei de você na hora.
A Nissan também deveria fazer algo nesse sentido, mostrar as qualidade únicas que só a Frontier tem e pegar pesado, dizendo que essa não capota, não quebra fácil, não tem problemas crônicos, os sistemas de segurança funcionam, o som é decente, etc...
A Nissan poderia pegar mais pesado, não só mostrando as suas qualidades (que nem isso faz direito) mas mostrando os defeitos das outras, como fez a Panasonic agora.
Eu acho o marketing da Nissan muito fraco, como aliás você já criticou num artigo seu. Pode estar numa boa e favorável posição de vendas no Brasil hoje, mas parece que não tem vontade de crescer mais.

Samuel Dias
01/11/2024, 07:40
CR2 Diesel Tuning Chip Fits: Nissan Navara NP300 NT400 NT500 2.3 2.5 3.0 DCI | eBay (https://www.ebay.com/itm/292567769099?mkcid=16&mkevt=1&mkrid=711-127632-2357-0&ssspo=NgzuLZcxR8O&sssrc=4429486&ssuid=zq9QOLFMRbm&var=&widget_ver=artemis&media=WHATS_APP)


Será que funciona na 2024 com arla?

Não me parece ser muito confiável. Parece mais com aquelas caixinhas de reduzir lag de pedal.
Tem gente hoje ajustando o mapa dela, dizem que é muito rápido, não altera nada e é barato, e ganha muita potência.
Eu estou satisfeito com a minha, acho que o equilíbrio entre desempenho e consumo está bem ajustado para o meu uso.

Samuel Dias
01/11/2024, 07:44
Tem muitos canais que usam de artifício de justamente criar conteúdo polêmico para gerar visitação e comentários, e faturar com isso, o AutoPapoFurado é um destes, com chamadas "sensacionalistas" ou temas polêmicos.

Acho que essa postagem dele teve centenas de comentários, e muitos comentários no sentido de "Concordo com você", "Eu só abasteço com aditivada e meu carro não dá problemas", "meu Fusca tem 300.000km rodando com gasolina comum", etc.... Só bobagens sem nenhuma contribuição de fato. Nada contra, o sujeito fatura, mas eu acho que polui demais e acaba tirando o interesse de ler os comentários, que às vezes trazem coisas interessantes.

Eu era como todos sabem fã de carteirinha de vídeos, lia e participava intensamente de todos os comentários, chegando a publicar até mesmo dezenas de respostas ao comentários dos vídeos, e de várias marcas e modelos. Hoje nem lembro quando foi a última vez que li ou respondi um comentário. O nível de participação hoje é péssimo. Até propaganda de jogos online estão colocando aos montes. Aliás, até a qualidade dos vídeos está bem ruim.

Samuel Dias
01/11/2024, 07:55
É isso que o pessoal não entende. Essa coisa de modelo mundial não funciona. É fácil pegar um modelo importando e simplesmente jogar em nosso mercado, mas o ideal é sempre adequar o carro regionalmente. Veja que a Frontier ter muitas versões em cada país do mundo.

Mas pode reparar, na cabeça do consumidor médio ter um carro "mundial" é achar que tem o melhor que o mundo todo tem. Se vende lá fora também é porque é bom. É a velha e ultrapassada ideia de vender bem é vender o melhor que o pessoal ainda não caiu a ficha. Para a montadora é fácil, fabrica num lugar e empurra igual pra todo mundo, e que se danem. Se a coisa não ficar boa, fecha as fábricas, se manda e deixa as bombas para trás. Logo todo mundo esquece e ela vai poder voltar novamente na mesma toada.
Cada mercado é uma condição diferente. Porque correia em óleo dá menos problemas na Europa, e no Brasil e nos Estados Unidos é uma desgraça? São realidades diferentes.
Veja se Amarok dá problemas na Europa? Ela é muito elogiada lá. Aqui é uma encrenca e nos Estados Unidos é alvo de ações porque o motor não aguenta. As condições são bem diferentes. Nosso óleo aqui é muito contaminado com porcarias, o nosso combustível um lixo, o clima quente, o trânsito ruim, muito pó, e aí vão culpar o coitado do proprietário que não cuidou direito. É falta de cuidado os problemas com os câmbios powershift que estão infernizando os donos de carro? A fábrica é sempre inocente. E agora nem estão cumprindo mais o acordo de 10 anos de garantia porque na verdade o problema não tem solução, conserta e quebra novamente.
O pior é que o pessoal anda reclamando que tem fabricante que exige um óleo certo para uso em correia banhada a óleo que nem ele como fabricante tem disponível :lol:

Samuel Dias
01/11/2024, 08:00
Decepção total! :cry:
Estribo da Frontier americana PRO 4X também é de "prástico"?
Tendência do que virá por aí no novo modelo será? Não esperava isso de uma Nissan.


https://clubedanissanfrontier.com.br/wp/wp-content/uploads/2024/10/frontier-nissan-pro-4x-vermelha.jpg

Tá doido? A Nissan não dá uma bola fora dessas :lol:
Aliás, li um texto que diz que nos Estados Unidos tem modelo que fornece estribos em metal, mas quando vai para o terceiro mundo aí muda pra plástico. Neste caso acho que não é readequação às características locais, mas às características dos consumidores locais :mrgreen:

Samuel Dias
01/11/2024, 08:02
Titano... eu testei. Logo que puder eu comento sobre ela no meu site.

Eu não gostei nem um pouco, mas vai vender bem, podem apostar nisso, porque tem o nome Fiat, se tivesse saído como Peugeot não venderia nada. Esse é o nosso Brasil... Basta ver a Strada.

Samuel Dias
01/11/2024, 08:04
Muitas coisas estão assim, investe-se mais na divulgação do produto do que no produto em si. É uma vergonha a economia que andam fazendo nestes novos lançamentos. Não existe evolução tecnológica de fato, simplesmente pararam no tempo.

É uma vergonha ver como deixam coisas realmente importantes de fora, como andam usando partes de plástico, componentes chineses baratos, recursos de segurança que nem funcionam, deixando fios sem acabamento, eliminando até um simples ajuste de cintos para colocar um mero parafuso fixo no lugar. Mas aí o cara descobre que o carro dele lê placas de trânsito (muito útil isso... :putz:), e acha que por isso ele é cheio de "tecnologia". E se vender bem ainda... aí pulam freneticamente de alegria :lol:

Cada lançamento uma decepção. Espero que a nova Frontier pelo menos mantenha o bom nível da atual senão melhorar ainda mais. Se entrar nessa onda de maquiagem e redução de custos também, vai virar outra bomba.

Samuel Dias
01/11/2024, 08:06
Essa história de "caminhonete de patrão" e "caminhonete de peão" é outra coisa engraçada. O pessoal inventa cada maluquice....kkkk....

Eu tenho a de patrão :mrgreen: mas quando preciso uso como de pião :lol:

Samuel Dias
01/11/2024, 08:10
Mais um envolvendo segurança... e mais uma vez uma grande morosidade na solução, se é que apresentam alguma...

Pelo que estou sabendo estão virando novos powershift e ecoboosts. Nada com solução definitiva. Reduzem sensibilidade de sensores de colisão, dependendo da situação até desativam, trocam para-brisas várias vezes, discos de freios e amortecedores aos montes, etc... por enquanto nada de soluções. Lá fora estão trocando motores direto, aqui também já tem vários casos, mais um recente no reclameaqui, e ninguém comenta nada, é como se nada disso tivesse no mundo real.
Eu não saio de Frontier tão cedo. Só abastecer e rodar.

Samuel Dias
01/11/2024, 08:11
Quem tem que comemorar vendas é o fabricante.

E também os vendedores e fanboys... :lol:

Samuel Dias
01/11/2024, 08:13
Hoje muitos fabricantes se preocupam apenas com os custos, veja bem, eu não disse "mais", eu disse "apenas". Não estão nem aí com a qualidade do que vendem, investem num bom marketing e cobram caro, muitas vezes mais caro que produtos similares de qualidade, porque se der m... lá na frente, o ganho da venda compensou em muito o prejuízo.

É o que mais acontece hoje. O negócio é vender muito a qualquer custo, até colocando em risco a segurança dos ocupantes. Não estão nem aí para lucrar.

Samuel Dias
01/11/2024, 08:14
Contribuindo com a questão da correia:


https://www.youtube.com/watch?v=ZiNX61FsJs4

Bem legal esse vídeo :concordo:
O capricho para um cara de produção fazer um vídeo assim é muito grande. Eu já tinha visto, mas achei melhor não publicar aqui.

Samuel Dias
01/11/2024, 08:17
É a história do bombom que não é mais bombom e nem tem mais chocolate, e todo mundo compra porque vende bem então deve ser bom. Estão comendo gordura com sabor artificial de chocolate, e o fabricante só lucrando muito com isso. E mesmo que você mostre isso e prove, vão continuar comprando muito porque já se acostumaram com isso.

E o pior é que não são tão mais baratos assim que um chocolate de verdade. Jogam o custo lá no chão, mantém o preço lá em cima, e o resultado é lucro alto.

Samuel Dias
01/11/2024, 08:18
Eu acho que tinha que ser uma combinação de anti-esmagamento com acionamento manual, mas para carros de passeio.

E tem que funcionar né? :mrgreen:

Nilton J
01/11/2024, 09:37
Postei fotos diversas de minha picape em várias modalidades: cargo, uso profissional, uso doméstico, uso pessoal, uso beneficente, etc...

Faltava o modo "cavalo mecânico", o qual tinha escrito em meu último post que estava em projeto um reboque.

O projeto está finalizado, usado para transportar equipamentos que fabrico em minha empresa (bombas de abastecimento de combustíveis, diesel e Arla32).

As entregas dos equipamentos saem da porta da empresa e vão direto ao pátio de abastecimento dos clientes, modalidade que rotulo de D2D (Door To Door).

Minha Nissan New Frontier S 2020 com a excelente suspensão multilink ajuda e muito em manter o conjunto grudado no chão, sem pular como cabrito.

Abaixo fotos (com e sem adesivos).

Se o ADM do site considerar ser propaganda, pode deletar as fotos adesivadas do conjunto.

BFDS!!!


Reboque tipo fazendinha customizado para minha necessidade, tara 200 Kg, PBT 1 Tonelada:

582068

Alinhamento perfeito do conjunto em relação ao solo:

582069

Plano de adesivagem:

582070

582071

Aqui com meia carga pronta para partir para equipamentos serem expostos na FENATRAN 2024:
(no total cabem 6 bombas simples 1 bico ou 4 bombas duplas 2 bicos)

582072

Ciro Alencar
01/11/2024, 11:13
Postei fotos diversas de minha picape em várias modalidades: cargo, uso profissional, uso doméstico, uso pessoal, uso beneficente, etc...

Faltava o modo "cavalo mecânico", o qual tinha escrito em meu último post que estava em projeto um reboque.

O projeto está finalizado, usado para transportar equipamentos que fabrico em minha empresa (bombas de abastecimento de combustíveis, diesel e Arla32).

As entregas dos equipamentos saem da porta da empresa e vão direto ao pátio de abastecimento dos clientes, modalidade que rotulo de D2D (Door To Door).

Minha Nissan New Frontier S 2020 com a excelente suspensão multilink ajuda e muito em manter o conjunto grudado no chão, sem pular como cabrito.


Bom dia, meus queridos amigos!!!

Meu caro amigo Nilton, é muito bom te ver de volta. Participações como as suas são muito importantes para acompanharmos a versatilidade de uso da Frontier. As minhas atuais de uso pessoal até que estão pegando "um pouco" mais leve... kkkkk.... mas a que está aqui na empresa, essa não está tendo vida fácil. Talvez eu compre mais uma (amos aguardar os preços voltarem à realidade, agora estão muito inflacionados e não tenho pressa). Normalmente uso picapes pequenas, fretes mesmo só com caminhões porque os equipamentos são grandes. Muitas vezes temos serviços de assistência, mas outras vezes temos que buscar um conjunto mais pesado para alguma necessidade, alguma peça... Ontem mesmo ela chegou carregada com uns 800 kg, o motorista disse que ela parecia vazia... kkk....

É legal saber que você trabalha com estes equipamentos de ARLA. Tenho visto vários sendo instalados em postos de combustível. É um bom mercado. Cuidado... vão dizer que você transporta geladeiras... kkkk....
Meu amigo, podem falar o que quiserem, de bobagens também se vive, e acho que é o que mais tem, mas suspensão multilink é outro mundo, não tem conversa, quem nega isso vive na idade da pedra lascada. Quando eu ando em outra picape, parece que estou saindo de um bom vinho e entrando numa água suja... kkkk..... e olha... posso não entender muito de água... mas de vinho eu entendo muito bem.... kkkkk......
E depois ainda tem o controle de estabilidade inteligente alemão de última geração. Fiquei sabendo que poucos carros estão usando o sistema porque é muito caro, e assim ficam só para os modelos muito luxuosos e de alto desempenho, mas mesmo assim, muito raros.
Eu vi o famoso vídeo da Amarok que canta os pneus numa curva, sem qualquer atuação do controle de estabilidade, que só entra depois de um modo totalmente doido.... kkkk..... o cara se arriscou fazendo aquela bobagem.

Só essa suspensão multilink já oferece um controle absurdo, porque aumenta muito o contato das rodas no chão, e ainda saber que se as coisas ficarem piores ainda temos um ótimo controle de estabilidade, que funciona e nem vem desligado de fábrica, é muita tranquilidade. Essa não sai de lado, não capota, não perde o controle... e é aí que eu justifico a minha decisão: Pode ser mais difícil de vender (apesar de eu nunca ter tido essa dificuldade), pode não ser popular, pode não ser líder de vendas, posso até perder dinheiro (se bem que acho que ganho mais do que comprando uma mais "valorizada"), mas não estou nem aí.
Carro não é para investir, não é para revender e muito menos para ser queridinho do mercado, é para usar, para o meu conforto, para a segurança da minha família cujas vidas valem mais do que qualquer dinheiro, e para me satisfazer as necessidades. Mas, cada um tem a sua prioridade, então se o sujeito opta em colocar a família em risco num carro sabidamente inseguro, só posso aceitar a sua decisão, não concordar com ela, mas apenas aceitar porque o dinheiro e a família são problemas dele, apesar de que um sujeito assim muitas vezes envolve terceiros na bagunça que faz.
E, convenhamos, multilink é indiscutivelmente superior, ou os fabricantes não teriam desenvolvido essa tecnologia para uso nos modelos bem mais caros, ou seja, até a concorrência admite isso. Podem usar uma suspensão mais ordinária nos modelos populares, mas não deveriam, já passou da hora dos fabricantes oferecerem aquilo que importa. Não adianta colocar um multimídia grande e deixar os ocupantes em risco.
As pessoas querem chegar vivas e com conforto no destino, e não ficarem assistindo figurinhas na tela do multimídia. Pelo menos é o que eu acho mais lógico.

Meu caro Nilton, participe mais. É sempre um prazer encontrá-lo por aqui, e suas experiências são inspiradoras. É disso que precisamos, relatos de uso, modificações úteis como os amigos que estão desenvolvendo uma nova iluminação nos faróis, e tantos outros conteúdos muito úteis.
Tabelinha de emplacamentos a gente deixa para quem não tem muito a acrescentar, ou quem tiver interesse que leia no site da Fenabrave ou veja as excelentes avaliações e previsões certeiras do amigo Edu, porque essa imprensa "inteligente" não sabe sequer a diferença entre emplacamentos e vendas, não tem a menor noção do que é efeito novidade, não acerta uma previsão sequer, e tira as mais equivocadas e até cômicas conclusões.

Ciro Alencar
01/11/2024, 11:14
E tem que funcionar né? :mrgreen:

Meu caro Samuel, aí você está pedindo muito... kkkk....

Ciro Alencar
01/11/2024, 11:16
E também os vendedores e fanboys... :lol:

Verdade, meu amigo, temos que incluir aí os revendedores e os fanboys, mas também os haters de modelos concorrentes.... kkkk....
Estes comemoram como se fosse o resultado de um campeonato de futebol... kkkkk....
Eu nunca vou entender isso... kkkk.....

Ciro Alencar
01/11/2024, 11:20
Eu tenho a de patrão :mrgreen: mas quando preciso uso como de pião :lol:

As minhas são de peão (caminhonete é utilitário... kkkk....), mas funcionam muito bem como de patrão... kkk....
No social parece um carro confortável e seguro, e o mais interessante é que ela tem muita presença. Talvez pelo fato de justamente não ser muito popular e ter aquela aparência "de peso", ela sempre chama muito a atenção.

Ciro Alencar
01/11/2024, 11:22
Eu não gostei nem um pouco, mas vai vender bem, podem apostar nisso, porque tem o nome Fiat, se tivesse saído como Peugeot não venderia nada. Esse é o nosso Brasil... Basta ver a Strada.

Ótimo comentário! Você resumiu muito bem. Mais uma prova de que números comerciais são muito fantasiosos.

Ciro Alencar
01/11/2024, 11:24
Basta ver o "efeito novidade" que o nosso querido Edu tanto comenta, a Amarok foi relançada sem novidades, nem maquiagem de chaparia recebeu, mas as suas vendas dispararam no momento em que a "novidade" chegou às lojas. Aliás, antes mesmo de chegar nas lojas ela já tinha acúmulo de pedidos. Esse mercado é muito curioso.
Vejam bem, estou aqui longe de falar mal da Amarok, jamais, ela ainda é melhor do que muita coisa que tem por aí, e ainda é a mais potente do mercado, mas, convenhamos que não houve um novo lançamento de fato que pudesse chamar tanto a atenção do mercado, porém o marketing foi forte.

Ciro Alencar
01/11/2024, 11:29
E aí rapaziada? Voltei!


Tava na hora, não é meu amigo? kkk....
Bastante gente participando deste tópico, mas muitos mais poderia participar. O whatsapp ainda é a preferência, infelizmente.

Ciro Alencar
01/11/2024, 11:33
CR2 Diesel Tuning Chip Fits: Nissan Navara NP300 NT400 NT500 2.3 2.5 3.0 DCI | eBay (https://www.ebay.com/itm/292567769099?mkcid=16&mkevt=1&mkrid=711-127632-2357-0&ssspo=NgzuLZcxR8O&sssrc=4429486&ssuid=zq9QOLFMRbm&var=&widget_ver=artemis&media=WHATS_APP)


Será que funciona na 2024 com arla?

Bom dia, meu caro amigo!
Eu vi que você postou a mesma dúvida no whatsapp, mas é bom ver que também compartilhou ela aqui.
Se eu quisesse aumentar o desempenho das minhas, eu também iria de remap (a nossa não dedura... kkkk...). Mas estou bem satisfeito com elas.
Esse dispositivo... não sei não... não me inspira muita confiança...

Ciro Alencar
01/11/2024, 11:38
Bem, meus queridos amigos, vou pegar a estrada em instantes, mas acho que na semana que vem estarei por aqui.
Um ótimo final de semana a todos os amigos.

sm4rco
02/11/2024, 07:39
Pessoal muito cuidado com roubo de estepe. Ontem levaram o estepe da Saveiro de um colega nosso do trabalho em plena luz do dia, carro estacionado numa rua normal. Coisa tá feia.
Frontier ainda não tem esse problema, mas andam roubando emblema com sensor de radar de alguns carros, principalmente estes onde o sensor é montado atrás do emblema da grade.

sm4rco
02/11/2024, 07:40
Basta ver o "efeito novidade" que o nosso querido Edu tanto comenta, a Amarok foi relançada sem novidades, nem maquiagem de chaparia recebeu, mas as suas vendas dispararam no momento em que a "novidade" chegou às lojas. Aliás, antes mesmo de chegar nas lojas ela já tinha acúmulo de pedidos. Esse mercado é muito curioso.
Vejam bem, estou aqui longe de falar mal da Amarok, jamais, ela ainda é melhor do que muita coisa que tem por aí, e ainda é a mais potente do mercado, mas, convenhamos que não houve um novo lançamento de fato que pudesse chamar tanto a atenção do mercado, porém o marketing foi forte.

Como estas coisas são curiosas, não é?
Esta semana um amigo meu veio me perguntar se eu fui conhecer a "nova Amarok".

sm4rco
02/11/2024, 07:42
Postei fotos diversas de minha picape em várias modalidades: cargo, uso profissional, uso doméstico, uso pessoal, uso beneficente, etc...

Faltava o modo "cavalo mecânico", o qual tinha escrito em meu último post que estava em projeto um reboque.
....

Sensacional Nilton :palmas: :palmas: :palmas:
Essa caminhonete sim que é exclusiva. Ficou personalizada mas com muito bom gosto.

Samuel Dias
02/11/2024, 16:18
:chorandoderir:
Rindo demais aqui.
Mais uma previsão acertada: tem grupos que só se movimentam quando sai o ranking de emplacamentos :chorandoderir:
E o povão sempre faz a melhor escolha, não é mesmo? Sei... :chorandoderir:
Frontier pode vender uma única unidade, que seja a minha :mrgreen:
Nada de pilhas de recalls, de motor véio reaproveitado, de fios pendurados em vidros, de estribos de plástico, de para-brisa rachando, de multimídia travando, de assistentes de frenagem que não funcionam direito, de pastilhas e discos de freios estragando, de controle de estabilidade desligado, de som ruim, de problemas crônicos sem solução, de freios a tambor, de suspensão de carroça, e por aí vai que a lista é grande. Aliás, estão sabendo que teve recall novo?
Estou tranquilo que fiz a escolha certa, e que se dane quem vende mais, até porque tem modelos que venderam muito e mataram muita gente e o povão que sabe escolher ainda sorri saltitante :euforico:
Viva o Brasil !!! :chorandoderir:
Em breve (daqui há um mês) um novo capítulo para rirmos mais :chorandoderir:
Como isso cansa. Não sai uma piada nova, sempre as mesmas.

Sou a minoria que compra Frontier, toma cerveja que não é de milho, compra bombom de verdade, não ouve Anitta... não é isso Ciro? :concordo:

Samuel Dias
02/11/2024, 16:19
Sensacional Nilton :palmas: :palmas: :palmas:
Essa caminhonete sim que é exclusiva. Ficou personalizada mas com muito bom gosto.

Concordo totalmente :concordo:

Samuel Dias
02/11/2024, 16:20
Pessoal muito cuidado com roubo de estepe. Ontem levaram o estepe da Saveiro de um colega nosso do trabalho em plena luz do dia, carro estacionado numa rua normal. Coisa tá feia.

Isso virou um inferno

Samuel Dias
02/11/2024, 16:24
Só essa suspensão multilink já oferece um controle absurdo, porque aumenta muito o contato das rodas no chão, e ainda saber que se as coisas ficarem piores ainda temos um ótimo controle de estabilidade, que funciona e nem vem desligado de fábrica, é muita tranquilidade. Essa não sai de lado, não capota, não perde o controle... e é aí que eu justifico a minha decisão

Que nada, tudo isso é bobagem. Tem que comprar de feixe de molas porque vende mais então é a melhor.
Multilink tem quem coloca só em caminhonete de meio milhão que não vende nada porque é ruim demais, não é essa a lógica? :lol:

Samuel Dias
02/11/2024, 16:29
Bem, vou comemorar a minha escolha mas com um vinho de mesa Pérgola que parece ser hoje o mais vendido do Brasil, era o Sangue de Boi, mas o povão em sua sabedoria mudou essa história :mrgreen:

sm4rco
03/11/2024, 09:53
Ignora. Só prova que não entenderam nada mesmo :lol:. Efeito hiena.

Ontem à noite eu peguei estrada com a minha Frontier, muita chuva, bastante mesmo.
É impressionante como ela vai firme, grudada no chão, como todos aqui comentam. Você se sente seguro, e quando percebe, está ultrapassando todo mundo e em velocidade alta. Nenhum susto, controle total.
Fico tranquilo em andar com a minha família sem medo de perder o controle e de me envolver num acidente. É bom ter uma suspensão multilink, e sem precisar pagar meio milhão pra isso.
Também estou muito feliz com a minha escolha, por todas estas razões que estamos vendo e principalmente por saber que contribuí com uma fábrica que não chutou o brasil e fez o povo de trouxa.

E aproveitando, vamos registrar isso com orgulho: Cidade do interior de SP deve gerar 12 mil empregos; confira - Diario do Litoral (https://www.diariodolitoral.com.br/cotidiano/cidade-do-interior-de-sp-deve-gerar-12-mil-empregos-confira/187712/)
Parabéns Toyota :palmas:

É isso o que acontece quando você produz um carro aqui, 12 mil empregos, crescimento de economias locais, transferência tecnológica, etc... Apesar de eu não gostar de Hilux, fico orgulhoso em comemorar isso, porque isso sim é digno de nota, muito mais do que comemorar vendas de quem não está nem aí com o Brasil, que desprezou a todos e ainda desrespeita o consumidor com inúmeros defeitos crônicos nunca resolvidos, e agora com mais duas derrotas na Justiça.
Eu comemorar isso? Deixo para os fanboys. Essa é a nossa diferença.
Nissan, Volkswagen, Fiat, Toyota e outras merecem o meu respeito. Outras, pelo que estão fazendo, não vai demorar para sair correndo novamente com o rabo no meio das pernas e deixando o consumidor com problemas que nunca serão resolvidos como sempre faz.
E que os chineses tenham o mesmo fim. Precisamos evoluir e não regredir, apesar de um povo que não contribui em nada com isso. Nossos filhos e netos pagarão pelas nossas escolhas burras.

xibiu!!!
03/11/2024, 19:32
NISSAN FRONTIER TARMAC, UMA PICAPE UNICA E PRONTA PARA AS PISTAS – Autoentusiastas (https://autoentusiastas.com.br/2024/11/nissan-frontier-tarmac-uma-picape-unica-e-pronta-para-as-pistas/)

582076

Edumar
04/11/2024, 10:27
Pessoal, por favor, ignore esses comentários inúteis e infantis.
Cada um tem a sua prioridade e satisfação de escolha, as minhas são segurança, tecnologia, conforto e outras qualidades que, chato como eu sou com tudo que eu compro, privilegio em todas as minhas escolhas. Se fosse para comprar um carro "pop" eu comprava a Strada.... :lol:, que como diz o menino maluquinho do youtube, dá um pau nessas caminhonetes grandes de riquinhos exibidos... :lol:
Nem sei como foram os emplacamentos estes mês, mas só vi chamadas falando em "vendas". Um mercado que não sabe diferenciar as duas coisas, vai fazer que tipo de avaliação?

Compro Frontier desde 2014, quando na época vendia (não emplacava) menos de 250 unidades, tive uma 2014, duas 2016, uma 2019, uma 2023, agora duas 2024.... adivinhem o que eu priorizo de qualidades numa caminhonete? Perguntem se algumas destas vezes que eu comprei Frontier ela estava vendendo aos montes? Como diz o Ciro, quem deve comemorar é o fabricante, que fez o que fez e o povo com memória curta esqueceu, e não estou falando de um modelo apenas, nem de um fabricante também... o modus operandi dos concorrentes está uma vergonha, mas para um consumidor médio como o nosso... é o que funciona bem comercialmente.
Então essa "torcidinha" de vendas é tão inútil e sem importância que não tem qualquer significado prático para nós.
Vamos ao que realmente interessa.:concordo:

Edumar
04/11/2024, 10:35
Aguardem... em breve parece que teremos notícias da nova Frontier que deve chegar aqui talvez em 2026, e será, mais uma vez, uma caminhonete surpreendente como estamos já acostumados a ver em cada lançamento.
A Nissan deve dar mais um salto tecnológico no modelo, que já supera as concorrentes com suas tecnologias de ponta, e o mais importante, que funcionam.

Edumar
04/11/2024, 10:49
E aproveitando, vamos registrar isso com orgulho: Cidade do interior de SP deve gerar 12 mil empregos; confira - Diario do Litoral (https://www.diariodolitoral.com.br/cotidiano/cidade-do-interior-de-sp-deve-gerar-12-mil-empregos-confira/187712/)
Parabéns Toyota :palmas:
..........
Nissan, Volkswagen, Fiat, Toyota e outras merecem o meu respeito. Outras, pelo que estão fazendo, não vai demorar para sair correndo novamente com o rabo no meio das pernas e deixando o consumidor com problemas que nunca serão resolvidos como sempre faz.
E que os chineses tenham o mesmo fim. Precisamos evoluir e não regredir, apesar de um povo que não contribui em nada com isso. Nossos filhos e netos pagarão pelas nossas escolhas burras.

Boa !! :concordo:
É aqui que esse grupo se diferencia ainda mais de outros.
Eu também valorizo quem nos respeita, e não quem fecha tudo e se manda, encerra fábricas de jipes que comprou para ganhar mais benefícios fiscais, que levou muito dinheiro público, criou desemprego, deixou concessionárias falirem, abandonou os problemas crônicos de seus modelos (que não são poucos), não cumpriu acordos, e ainda volta com produtos de qualidade bastante duvidosa e com claras limitações por conta de redução de custos para aumento dos lucros (e ainda comemoram o "sucesso" de vendas).

Parabéns à Toyota, que apesar de eu achar que podia ter tido um pouco mais de cuidado com a grave falha de segurança da sua caminhonete, é uma empresa que investe aqui, que numa tacada só gera mais de 12 mil empregos (pela minha experiência o número é bem maior). Poderia só lançar modelos com as mesmas características de qualidade dos que lança lá fora, como o Cross que chegou aqui depenado sob críticas, mas é a velha história, é um mercado pouco exigente e o carro acaba virando sucesso de vendas mesmo, porque oferecer mais?
Nissan, Volkswagen, Hyundai, Toyota, GM, Fiat e outras parecem não estar nem um pouco preocupadas com o tal do "custo Brasil", e apostam em nosso país não importando e empurrando modelos aqui, mas também mantendo produções nacionais que são até exportadas.
Justa homenagem para quem entende o significado disso.:palmas:

Edumar
04/11/2024, 10:56
Como estas coisas são curiosas, não é?
Esta semana um amigo meu veio me perguntar se eu fui conhecer a "nova Amarok".

Pois é... para ver como o consumidor é facilmente sugestionado. Não estou criticando a Amarok, de forma alguma, a Volkswagen é competente no que faz, mostra até que sem biturbo consegue ter o melhor desempenho de um V6, e eu confio mais nessa nossa no que na nova que lançaram em outros mercados.
Mas, há toda uma manipulação que faz o modelo parecer uma novidade, o que não é. Basta ver que boa parte das vendas aconteceu até mesmo antes de seu lançamento.
Novamente... resultado do efeito novidade... vai ter um pico de vendas, depois uma possível redução, e com o tempo vai se ajustar ao seu mercado real, que pode até ser melhor do que é hoje, é assim que funciona o mercado.

Edumar
04/11/2024, 10:58
Pessoal muito cuidado com roubo de estepe. Ontem levaram o estepe da Saveiro de um colega nosso do trabalho em plena luz do dia, carro estacionado numa rua normal. Coisa tá feia

Estou indo instalar a minha trava de estepe hoje. Por conta de uma confusão da concessionária, ela não foi instalada e ninguém sabe onde foi parar a trava da minha anterior, mas acontece... Comprei outra e vou instalar hoje.

Edumar
04/11/2024, 10:59
Postei fotos diversas de minha picape em várias modalidades: cargo, uso profissional, uso doméstico, uso pessoal, uso beneficente, etc...

Faltava o modo "cavalo mecânico", o qual tinha escrito em meu último post que estava em projeto um reboque.

Parabéns! É assim que se faz :concordo:

Edumar
04/11/2024, 11:00
E o pior é que não são tão mais baratos assim que um chocolate de verdade. Jogam o custo lá no chão, mantém o preço lá em cima, e o resultado é lucro alto.

Sim, é o que eu comento sempre. E o pessoal compra de monte achando que por vender bem está fazendo a escolha certa.

Edumar
04/11/2024, 11:04
Edu, coincidência, vi quatro vezes esta semana na TV a propaganda das pilhas Panasonic, que você elogia por ser muito melhor que a popular Duracell "líder de vendas". Estão com uma divulgação forte, e dizem que são as alcalinas que duram mais no mercado e QUE NÃO VAZAM :lol:
Acho que você trabalha na Panasonic também :lol:. O mestre guru antecipou mais uma vez até as falas da propaganda da Panasonic :mrgreen:
Lembrei de você na hora.

É o meu dom especial, esqueceu? Prever as coisas. :lol:
Infelizmente a Duracell é líder de vendas de pilhas alcalinas, mas o seu produto tem menor durabilidade e apresenta vazamentos mesmo sem uso e no prazo de validade. Aí eu pergunto, por conta desses problemas, porque vende mais? Popularidade, nome forte, conservadorismo... Panasonic é muito melhor em todos os aspectos (provado e comprovado), e com uma tecnologia muito superior, mas... é o mercado.

Edumar
04/11/2024, 11:06
Eu não gostei nem um pouco, mas vai vender bem, podem apostar nisso, porque tem o nome Fiat, se tivesse saído como Peugeot não venderia nada. Esse é o nosso Brasil... Basta ver a Strada.

Excelente observação. É essa mesma a ideia.

Edumar
04/11/2024, 11:50
Olhem que interessante...
Há pouco tempo comentamos sobre os excessos de controles em multimídia que só reduzem a segurança da condução e incomodam o uso (o que foi motivo de ironia por parte de alguns que ignoram qualquer entendimento óbvio). Chegamos a comentar que até órgão de segurança americano ia passar a reduzir pontuação de segurança de veículos que abusam desses recursos.
E não é que mais uma vez prevemos uma tendência? Parece que o mercado acordou para essa questão. Olhem que reportagem interessante:
Executivo da Rivian diz que botoes no painel de um carro nao sao uma funcionalidade, e sim um "bug", ou erro de projeto | Noticias Automotivas (https://www.noticiasautomotivas.com.br/executivo-da-rivian-diz-que-botoes-no-painel-de-um-carro-nao-sao-uma-funcionalidade-e-sim-um-bug-ou-erro-de-projeto/)

Nesse caso, o texto defende a integração por voz, mas a ideia de multimídia "extra funcional" é criticada também aqui.

Observem alguns trechos da reportagem:

"Após um curto período de familiarização, qualquer motorista consegue manusear botões sem precisar desviar o olhar da estrada ou interromper sua concentração. Quando foi a última vez que alguém teve que olhar para a alavanca do limpador de para-brisa antes de ativá-la? Provavelmente nunca."

"As telas sensíveis ao toque têm suas vantagens, como maior funcionalidade com menos fiação e custos reduzidos, o que explica por que as montadoras as adotam com entusiasmo, não que elas sejam melhores."

"o aumento desenfreado do tamanho das telas é um fenômeno relativamente recente"

Impressionante como parecem palavras nossas, mas não são :lol:.
Vejam como tudo tem a ver com custos. A indústria enche os carros de pirotecnia que encanta o consumidor, mas que na verdade visam apenas a reduzir custos. Sempre comentei isso.
E o problema não se limita a somente essa questão. É preciso lembrar que hoje muitas centrais multimídia englobam diversas outras funções do próprio carro, e como muitos fabricantes usam unidades baratas de baixa qualidade, defeitos se tornam cada vez mais comuns, e com isso muitas funções deixam de operar até a troca do dispositivo (quando existem para reposição aqui). A reportagem não aborda esse ponto, que estou acrescentando por minha própria conta, já que não vejo ninguém comentar isso.
Porque será que a Frontier não adota estes modismos? Talvez os japoneses dominem pouca a ciência eletrônica.:lol: Pois é...

"Segundo ele, o ideal seria que a interação com o veículo fosse feita por comando de voz. No entanto, ele reconheceu que, atualmente, a maioria dos assistentes de voz é falha."

Nesse ponto discordo do autor. Existem sistemas de reconhecimento de voz que atuam muito bem. Gravei um vídeo uma vez para mostrar como o da Frontier funciona com muita precisão, reconhecendo várias frases para uma mesma função. Mostrei que o sistema da Frontier é o mesmo utilizado em carros de luxo da Mercedes-Benz (está lá no vídeo). Esta tecnologia da Frontier é uma que pode servir de exemplo.
Agora, é óbvio que um sistema barato chinês de terceira qualidade não vai funcionar bem. Eu também aposto no sistema de voz, mas como o utilizado pela Frontier, com bastante precisão e acionado por um botão para evitar interações erradas.

Enfim, mais uma vez antecipamos e mostramos que estamos no caminho certo quando se trata de julgar as qualidade de um carro.

Ciro Alencar
04/11/2024, 13:18
Boa tarde, meus queridos amigos!!!

Eu disse que estaria por aqui esta semana, ninguém acreditou e aqui estou... kkkkk.....
Na verdade eu nem ia para o sítio na semana passada por conta de uma agenda cheia esta semana, mas estou com obras lá e tive que ir avaliar os trabalhos.

Olha... nem vou comentar besteiras... é patético!
Vamos ser mais produtivos aqui.

Uma pergunta aos meus bons amigos... qual o melhor pneu para a nossa caminhonete para estabilidade em asfalto molhado? O melhor mesmo, sem preocupação com preço.
Estou querendo trocar os pneus da minha por pneus com alta performance no molhado para andar um pouco mais forte nas viagens. Lá no sítio não é tão crítico, e já notei que a SE da fábrica que o meu filho usou para ir lá, porque as outras já estavam lá e ele foi depois, com pneus originais bem safadinhos... kkkk.... passou em lugares difíceis tão fácil quanto as demais.
O que vocês recomendam?
Nada de chinesinhos, por favor.... kkkk....

Edumar
04/11/2024, 18:35
Ciro, meu caro, depois você diz que anda "tranquilo" com a Frontier... :lol:

Você sabe que só pelo fato da Frontier ter uma suspensão traseira multilink e controle de estabilidade inteligente de terceira geração, pneu não é uma coisa muito preocupante.
Segundo alguns, eu uso o pior pneu que existe que é o BF All Terrain. Falam que não tem aderência, que não dura nada, que é perigoso no molhado e blá blá blá... os mesmos que dizem que pneu um pouco maior é mais pesado e faz o carro cair 2 km/l de consumo... :screwy:
O que mais tem são lendas que se arrastam por falta de conhecimento.
Eu nunca tive problema com BF, dura perto dos seus 90 mil km, e ontem mesmo andei bem com ele na chuva (hoje também), e ele se mantém firme no chão.
Óbvio que uma suspensão de feixe de molas, que oscila mais e perde mais fácil o contato das rodas, e com um controle de estabilidade "on-off", o resultado pode ser outro. Aqui o contato dos pneus no piso é deficiente, a estabilidade é pior, e obviamente os riscos de um acidente é bem maior.

Seus pneus são bons também, não são ruins. Mas, se você quiser extrair a última gota da ótima estabilidade da Frontier, tem um pneu da Michelin, que não lembro o nome e se tem para caminhonete (pesquisa aí vai :lol:), que é considerado o melhor pneus para molhado do Brasil (não sei se do mundo), e sua fama nessa condição é bem conhecida.
Eu iria de Michelin, pra mim é o melhor fabricante de pneus que existe. Outra que tem me chamado bastante a atenção é a Yokohama.
Depois disso, aí vem as "líderes de vendas" Pirelli, Goodyear, Firestone, etc... mas já num nível que considero mais abaixo destas outras duas.
Pesquise sobre a linha da Michelin, essa não tem erro apesar de não ser a "pop" de vendas. Ocupa somente a quarta posição no Brasil.
As mais vendidas são:
1º Pirelli
2º Bridgestone
3º Goodyear
4º Michelin
Mas, se você procura qualidade, pra manter a regra, inverta a lista :lol:. Aliás, lá fora a Michelin é a mais vendida e a mais conceituada, e a Pirelli fica só em 5º.

douglaslort
04/11/2024, 21:33
Estou indo instalar a minha trava de estepe hoje. Por conta de uma confusão da concessionária, ela não foi instalada e ninguém sabe onde foi parar a trava da minha anterior, mas acontece... Comprei outra e vou instalar hoje.

Por falar nisso, vcs recomendam algum modelo específico, algum link de vendedor? Não tenho trava instalada, minha cidade é tranquila. Mas acho que é bom prevenir para quando eu for viajar....

sm4rco
05/11/2024, 09:05
O Ciro diz que anda numa boa, mas sabemos a verdade :mrgreen:
Ele gosta de pisar um pouco mais :lol:
Olha, meu amigo, eu nunca tive problemas com os pneus originais, mesmo no molhado nunca percebi falta de estabilidade. E como o Edu disse, com a ótima estabilidade dela acho que até com pneu de bicicleta ela anda tranquilo :lol:

sm4rco
05/11/2024, 09:09
O pessoal aproveitou bem as promoções da Frontier. A média dela que é de 500 ou 600 unidades, bateu até 1.050 unidades durante as promoções. Quem queria comprar uma se antecipou e se saiu bem nessa.
A promoção agora está focada no Kicks, que não está com a fábrica parada como da Frontier na Argentina. Se não me engano, foi o terceiro SUV mais vendido no mercado, um bom resultado para a Nissan.

sm4rco
05/11/2024, 09:10
Por falar nisso, vcs recomendam algum modelo específico, algum link de vendedor? Não tenho trava instalada, minha cidade é tranquila. Mas acho que é bom prevenir para quando eu for viajar....

Mercado livre. Uma boa pesquisa e sempre acha um preço legal.

sm4rco
05/11/2024, 09:16
As mais vendidas são:
1º Pirelli
2º Bridgestone
3º Goodyear
4º Michelin
Mas, se você procura qualidade, pra manter a regra, inverta a lista :lol:. Aliás, lá fora a Michelin é a mais vendida e a mais conceituada, e a Pirelli fica só em 5º.

Impressionante como o mercado compra mal.
Tudo que é mais vendido é a pior opção. Ontem eu estava vendo uma reportagem de sorvetes, e as marcas mais vendidas aqui são as piores lá fora, que o mercado lá é dominado pelas que menos vendem aqui, apesar que o preço é mais caro também.
Eu comprei um pote de sorvete da kibon, deu nojo. Sorvete sem graça, excesso de gordura e duro igual pedra, não tem mais cremosidade nenhuma, e arrebenta de vender, um "sucesso" comercial.
Fora as embalagens que estão cada vez menores, antes ainda colocavam uma observação no rótulo, agora nem isso fazem mais. Tudo é redução de custos. Uma inflação disfarçada ou vontade de querer ganhar mais?

sm4rco
05/11/2024, 09:19
Olhem que interessante...
Há pouco tempo comentamos sobre os excessos de controles em multimídia que só reduzem a segurança da condução e incomodam o uso (o que foi motivo de ironia por parte de alguns que ignoram qualquer entendimento óbvio).

Aliás, outra excelente reflexão da sua parte, como sempre, e ainda tem que ouvir alguns deboches de ciúmes.
Você deveria ser jornalista da área automobilística, ia ser um exemplo de informação em meio a tanto lixo que eu leio. Será que o pessoal não pesquisa como você ou não tem "fontes seguras"? :mrgreen:
Qual o seu segredo?

sm4rco
05/11/2024, 09:20
É o meu dom especial, esqueceu? Prever as coisas. :lol:
Infelizmente a Duracell é líder de vendas de pilhas alcalinas, mas o seu produto tem menor durabilidade e apresenta vazamentos mesmo sem uso e no prazo de validade. Aí eu pergunto, por conta desses problemas, porque vende mais? Popularidade, nome forte, conservadorismo... Panasonic é muito melhor em todos os aspectos (provado e comprovado), e com uma tecnologia muito superior, mas... é o mercado.

Outro exemplo prático. Desde que você comentou isso da primeira vez, só compro panasonic, e realmente parece durar mais.

sm4rco
05/11/2024, 09:21
Boa !! :concordo:
É aqui que esse grupo se diferencia ainda mais de outros.

Esse grupo é top. Alto nível 8---)

sm4rco
05/11/2024, 09:23
Aguardem... em breve parece que teremos notícias da nova Frontier que deve chegar aqui talvez em 2026, e será, mais uma vez, uma caminhonete surpreendente como estamos já acostumados a ver em cada lançamento.
A Nissan deve dar mais um salto tecnológico no modelo, que já supera as concorrentes com suas tecnologias de ponta, e o mais importante, que funcionam.

Opa!!! lá vem. Alguém está sabendo de algo que ninguém mais sabe. :mrgreen:
Conta mais.

Nicolas_cwb
05/11/2024, 09:38
Por falar nisso, vcs recomendam algum modelo específico, algum link de vendedor? Não tenho trava instalada, minha cidade é tranquila. Mas acho que é bom prevenir para quando eu for viajar....

Bom dia! Eu comprei este aqui, supostamente o mesmo que vendem mais caro nas concessionárias, chegou no prazo e me pareceu original pela qualidade. Inclusive vem com uma bolsinha com velcro que deixa bem fácil esconder o segredo dentro da caminhonete, grudado no carpete. A instalação tbm é muito simples.


Kit Trava Antifurto De Estepe Mcgard Para Nissan Frontier | Parcelamento sem juros (https://produto.mercadolivre.com.br/MLB-727033147-kit-trava-antifurto-de-estepe-mcgard-para-nissan-frontier-_JM)

Nicolas_cwb
05/11/2024, 09:41
Agora estou namorando uma caixa com chave para caçamba: Caixa com Chave Acessórios Picapes | Casa das Capotas (https://www.casadascapotas.com.br/acessorios-para-cacamba/caixa-com-chave)
Estou carrengando muita coisa dentro do carro e está me incomodando bastante. Apesar de eu ter aprendido à regular o protetor de caçamba e ele ter ficado bem rente à tampa, quero algo seguro e que eu possa esquecer que estou carregando.

Eu tenho muita tentação em colocar uma na minha também, mas antes preciso tirar o Santo Antonio, como vc fez, para poder colocar ela no fundo e acessar com facilidade.

Conta tua experiencia caso compre alguma. :)

Bigsd
05/11/2024, 10:14
Voltei, galera :euforico:
Contabilidade fechada, relatório apresentado e agora consigo até respirar :lol:
Pior que vai chegando final de ano, quando vem o relatório anual, e vai apertando cada vez mais.
Senti falta do grupo.

Quero primeiro fazer uma defesa do meu amigo Edu. Tem gente que além de movimentar tópico só quando sai tabela de fenabrave, para a torcidinha de números, que como já vimos é pura ilusão, ainda demonstra uma grande limitação intelectual para entender o significado de "efeito novidade", ou efeito lançamento que é um conceito real.
Como o Edu explicou, ele força uma venda inicial muito maior que a de costume, essa venda cai em seguida, e depois o mercado vai ajustando os números dentro da realidade conforme o produto vai ganhando popularidade e os resultados de campanha vão evoluindo. O Edu já explicou isso um milhão de vezes, já colocaram até uma tabela aqui para mostrar que ele errou (ironicamente demonstrando que o Edu acertou), que o Edu usou para alimentar um gráfico e provar exatamente o que ele disse (ele achou que um desenho ia demonstrar melhor mas não contou que até isso alguns tem dificuldade para entender), e continuam desmerecendo ele. Fico pensando, qual a dificuldade de um sujeito desses em entender isso? E olhar para uma resultado de vendas ou emplacamentos e insistir em algo que o Edu não disse?
Seria algo pessoal? Porque a coisa é tão clara que não dá para entender.
Acho que tem que mandar recalibrar é o cérebro de alguns :lol:

Que coisa chata, não entendem e ficam com ironias :screwy:. Como cansa isso :putz:
Liga não Edu, não fique chateado, se quem te critica tivesse acertado um centésimo do que você já acertou...
O pior é que o fanatismo de "queridinha da vez" é tão grande, que ela vira até tema de tópico de outro modelo.
A convivência com as pessoas está cada vez pior, parece que o Brasil regride mais do que evolui, por isso estamos nessa "draga"...

Bigsd
05/11/2024, 10:24
Aliás, outra excelente reflexão da sua parte, como sempre, e ainda tem que ouvir alguns deboches de ciúmes.
Você deveria ser jornalista da área automobilística, ia ser um exemplo de informação em meio a tanto lixo que eu leio. Será que o pessoal não pesquisa como você ou não tem "fontes seguras"? :mrgreen:
Qual o seu segredo?

Pois é, ele sempre acerta, sempre se adianta à imprensa, faz ótimas análises, mas sempre tem aquele que tem dificuldades para entender e faz ironias. Vi um vídeo que vou postar aqui, onde usaram um artigo dele em outro canal para desfazerem uma mentira do mercado. Ele já é referência, e acho que é isso que incomoda demais.
Até o teste que ele fez, repare que ninguém identificou os problemas que ele apontou, e que agora começam até a virar motivo de recalls e reclamações, mas ninguém comentou nada quando ele mostrou tudo isso antes de todo mundo, e também não comenta nada agora, silêncio total.
Deveríamos fazer o mesmo agora, só que com razão, mas não vamos nos rebaixar a tanto. Até porque nem o Edu está se importando mais com essas bobagens.
Ele já provou, até com argumentação falha de números, o que mais falta se nem desenho resolve? É pessoal e pronto! Questão de maturidade ou falta dela.
Força aí, Edu!
Nos conte da nova Frontier porque parece que você, mais uma vez, já sabe mais que essa imprensa fraquinha :lol:

Bigsd
05/11/2024, 10:25
Impressionante como o mercado compra mal.

Que isso? Tá doido? O mercado sabe comprar, e se a maioria compra é porque é bom :mrgreen:

Bigsd
05/11/2024, 10:26
O Ciro diz que anda numa boa, mas sabemos a verdade :mrgreen:
Ele gosta de pisar um pouco mais :lol:

Ele não engana ninguém, gosta de velocidade :mrgreen:

Bigsd
05/11/2024, 10:28
Olha... nem vou comentar besteiras... é patético!


Até porque sempre tem uma nova :lol:
O que precisam discutir de fato, ninguém discute.

Bigsd
05/11/2024, 10:30
NISSAN FRONTIER TARMAC, UMA PICAPE UNICA E PRONTA PARA AS PISTAS – Autoentusiastas (https://autoentusiastas.com.br/2024/11/nissan-frontier-tarmac-uma-picape-unica-e-pronta-para-as-pistas/)

582076

Que fera, hein? :palmas:
Obrigado por compartilhar.

Bigsd
05/11/2024, 10:33
É isso o que acontece quando você produz um carro aqui, 12 mil empregos, crescimento de economias locais, transferência tecnológica, etc... Apesar de eu não gostar de Hilux, fico orgulhoso em comemorar isso, porque isso sim é digno de nota, muito mais do que comemorar vendas de quem não está nem aí com o Brasil, que desprezou a todos e ainda desrespeita o consumidor com inúmeros defeitos crônicos nunca resolvidos, e agora com mais duas derrotas na Justiça.
Eu comemorar isso? Deixo para os fanboys. Essa é a nossa diferença.
Nissan, Volkswagen, Fiat, Toyota e outras merecem o meu respeito.

Realmente uma nota digna de elogios. Para você ver... e tem gente que comemora sucesso de vendas de marca que chutou o país de forma desonesta e covarde. É isso aí, viva o Brasil! :palmas:

Bigsd
05/11/2024, 10:37
Que nada, tudo isso é bobagem. Tem que comprar de feixe de molas porque vende mais então é a melhor.
Multilink tem quem coloca só em caminhonete de meio milhão que não vende nada porque é ruim demais, não é essa a lógica? :lol:

:lol:
É muita contradição, não? O pessoal dá um tiro no próprio pé e ainda ri sem entender o que disse...:lol:
Lembra também do ARLA, o quanto falaram e logo depois o modelo deles também adotou? Silêncio total...
E quando diziam que a Nissan ia embora do Brasil e o Edu negou isso e antecipou antes de todo o mercado que quem ia era outra, acertou até a época em que isso aconteceria, e todo mundo ironizou a previsão dele? Silêncio total...
E quando ele desmascarou os problemas de um modelo que ninguém ainda tinha consciência que existiam? Problemas até graves, envolvendo segurança? Silêncio total...
Pois é...

Bigsd
05/11/2024, 10:40
:chorandoderir:
Rindo demais aqui.
Mais uma previsão acertada: tem grupos que só se movimentam quando sai o ranking de emplacamentos :chorandoderir:

E também do Edu :lol:

Bigsd
05/11/2024, 10:42
Basta ver o "efeito novidade" que o nosso querido Edu tanto comenta, a Amarok foi relançada sem novidades, nem maquiagem de chaparia recebeu, mas as suas vendas dispararam no momento em que a "novidade" chegou às lojas. Aliás, antes mesmo de chegar nas lojas ela já tinha acúmulo de pedidos. Esse mercado é muito curioso.

Que isso, meu amigo, foi o sucesso estrondoso do modelo que nem tinha chegado no mercado ainda... o povo aprovou antes mesmo de conhecer :lol:

Bigsd
05/11/2024, 10:46
Postei fotos diversas de minha picape em várias modalidades: cargo, uso profissional, uso doméstico, uso pessoal, uso beneficente, etc...

Faltava o modo "cavalo mecânico", o qual tinha escrito em meu último post que estava em projeto um reboque.

Muito legal mesmo :palmas:
Mais uma fera que posta conteúdo inteligente e interessante. São discussões de modificações, de lâmpadas, pneus, caixa de bagagens, informações técnicas, e muito, mas muito mais. Esse tópico é rico em assuntos.
Você ensinou muitas coisas aqui.

Bigsd
05/11/2024, 10:48
Bem legal esse vídeo :concordo:
O capricho para um cara de produção fazer um vídeo assim é muito grande. Eu já tinha visto, mas achei melhor não publicar aqui.

Silêncio total...

Bigsd
05/11/2024, 10:49
Nada com solução definitiva. Reduzem sensibilidade de sensores de colisão, dependendo da situação até desativam, trocam para-brisas várias vezes, discos de freios e amortecedores aos montes, etc... por enquanto nada de soluções. Lá fora estão trocando motores direto, aqui também já tem vários casos, mais um recente no reclameaqui, e ninguém comenta nada, é como se nada disso tivesse no mundo real.

Silêncio total...

Bigsd
05/11/2024, 10:51
Eu não gostei nem um pouco, mas vai vender bem, podem apostar nisso, porque tem o nome Fiat, se tivesse saído como Peugeot não venderia nada. Esse é o nosso Brasil... Basta ver a Strada.

O Edu já tinha dito isso, então é mentira :lol:
O mercado é assim mesmo, tem um comportamento bem previsível e não só com carros, por isso estamos afundando a cada dia.

Depois eu volto para comentar mais. Estou sendo solicitado aqui :mrgreen:

Ciro Alencar
05/11/2024, 12:05
Bom dia, meus queridos amigos!!

Eu sabia que haveria alguma reação, acho que também estou ficando bom nessa coisa de previsibilidade.... kkkkk.....
Ignorem, não entrem nessas provocações e ironias de 5ª série.
O grupo está indo tão bem com conteúdo diário, temas interessantes, um clima excelente, participações inteligentes... deixem quem não tem conteúdo que se manifeste de forma sem interesse. Como vocês mesmo disseram, o Edu já tinha previsto que seria assim... falta de conteúdo e manifestações pobres no início de cada mês.
Não vamos alimentar isso.

Eu quero mesmo é saber quem aqui começou com essa história de que eu corro muito. Muito bem, quem foi?
kkkkkk......
Eu concordo com o que foi dito, a Frontier tem uma estabilidade fora do comum, pelo menos em comparação com as que não usa suspensão multilink ou o mesmo controle de estabilidade desta sua geração, mas o que eu quero é isso mesmo, extrair o máximo de sua capacidade para estrada, pois os pneus que vem nela não são os melhores para isso.

O que eu notei é que no fora de estrada, não sei se isso é só com a Frontier, mesmo pneus mais "asfalto" funcionam bem. Lógico, não faço "trilhas" em meio a lama e terrenos mais hostis, então a minha necessidade no fora de estrada é mais leve. A altura dela, a capacidade de transporte e a sua robustez pra mim funcionam melhor para a minha finalidade.
Assim, o meu uso acaba sendo mais tipicamente em estradas, e eu não sou um doido que dirige a 160 ou 180 km/h o tempo todo na estrada (não é meu querido amigo Edu? ...kkkk.....). Mas eu ando com vontade sim, ela tem muito torque, é bem estável, você acaba andando bem com ela, e estrada com chuva é sempre mais complicada, sabemos disso.

Pode ser um preciosismo meu sim, até porque eu sempre tirava o máximo dos pneus dos esportivos que eu tinha e me acostumei a ter pneus de alta performance.
Vou dar uma olhada nesses modelos da Michelin. Também gosto muito dessa marca, a melhor na minha opinião.
Eu me preocupar se a Michelin vende muito ou pouco? kkkk..... isso não me impota. Problema do fabricante se vende menos que os concorrentes, eu quero é qualidade, isso sim é problema meu... kkkk....
Logo eu me preocupar com isso....kkkkk....
Obrigado pela colaboração.

Ciro Alencar
05/11/2024, 12:26
Até porque sempre tem uma nova :lol:
O que precisam discutir de fato, ninguém discute.

Eu acho isso curioso... se preocupar com vendas... eu nunca comprei nada "líder de vendas" na minha vida que eu em lembre, sejam carros, vinhos, roupas, alimentos, armas para tiro esportivo, eletrônicos, eletrodomésticos, etc... sou muito seletivo, primeiro a qualidade, e vou dizer mais, nem sempre o melhor é mais caro.
A preocupação realmente não deveria ser número de vendas, isso é problema só do fabricante e de mais ninguém, mas sim discutir alguns problemas sérios que se alongam no tempo e ninguém resolve.
Eu vi durante muitos anos gente comemorando as vendas de um modelo que sempre teve problemas graves de estabilidade e matou ou deixou danos permanentes a muita gente, tanto que nunca cogitei comprar o modelo e jamais compraria. Agora você vê uns gatos pingados que saíram do modelo alegando a mudança por conta do desconforto, da falta de segurança, etc.
Aí eu pergunto, que consumidor é esse o brasileiro que aceita isso de forma mansa? Porque nunca essa questão foi tratada com a devida atenção? Muita gente morreu. Eu vi lá no grupo recentemente mais dois casos fatais. Será que isso não motiva uma reflexão e uma discussão mais séria? O fabricante sempre soube do problema e tem responsabilidade nisso.

Agora, lançamento com problemas graves, também envolvendo segurança, ou menores como pagar caro num carro para ouvir música distorcida, são coisas inaceitáveis. Não é só uma questão de mudar novamente amanhã e confessar os problemas, é preciso estabelecer uma crítica dura e aberta para que todos reajam contra isso.
Se eu descobrisse que o sistema de frenagem autônoma da Frontier não funcionasse direito, se a solução fosse diminuir a sua sensibilidade ou desativá-lo, que o controle de estabilidade também está vindo desligado, eu arrumaria uma briga muito grande.
Isso requer recall, é coisa séria, ou tem gente que acha que não?
Eu não ia ficar quietinho aqui só enaltecendo características sem importância. Eu ia criticar muito. Fórum é pra isso, e não para ficar com torcidinhas de vendas, "apaixonites" por marcas ou modelos, para massagear egos, ou ficar tentando desmerecer outro modelo para tentar valorizar o que eu tenho. Fatos são fatos e pronto!!
Se a única coisa errada da Frontier é vender menos e ter um volante parecido com o do Kicks (o Kicks merece...kkkk...)... gente... estou mais do que feliz com a minha escolha...kkkkk..... eu sim tenho muito para comemorar.... kkkkk.... já o fabricante... sei lá... não me importa mesmo...kkkkk....

Edumar
05/11/2024, 13:59
Cama gente, eu estou tranquilo :baseado: :lol:
Ainda tenho paciência e continuo acreditando na evolução humana, apesar de ver poucos exemplos dessa mudança.
Eu sei o porquê desse tipo de ironia, aliás, todos nós sabemos, então já estamos acostumados. Não precisam ser solidários comigo porque realmente eu entendo esse tipo de comportamento, e não é um profissional com a minha formação que vai resolver isso.
Apesar de ser chamado de "sabe-tudo", entendo pouco de psicologia.

Vamos lá... eu já expliquei várias vezes, já usei os próprios números que publicaram equivocadamente para tentar provar um erro no meu ponto de vista, já fiz um gráfico, já expliquei novamente, citei alguns links com mais referências sobre o assunto, depois citei outro exemplo mais recente, mas vamos ser ainda mais didáticos. Depois dessa eu desisto, aí o problema é outro fora de meu alcance.
Estou escrevendo uma reflexão sobre isso para publicar no meu site, mas vou adiantar uma figura que fiz aqui (que será melhorada) com uma breve explicação, é algo bem simples, bem resumido, depois exploro com mais detalhes e com uma argumentação mais embasada como sempre faço para não deixar mais dúvidas.

https://clubedanissanfrontier.com.br/wp/wp-content/uploads/2024/11/efeito-novidade-nissan-frontier-2025.gif

Esse "pré-gráfico" (calma... vou melhorá-lo um pouco mais), mais uma vez, explica o que eu tenho dito e repetido.
Eu nunca disse que um determinado modelo ia vender bem porque era novidade e depois não venderia nada. Óbvio, evidente, lógico, que isso não é coerente, e qualquer criança sabe disso.
O mercado é vivo, um modelo pode ficar anos escondido e repentinamente saltar em evidência. Vejam o Polo.
Quem faz sempre o mesmo comentário, todos os meses, em cima dessa ideia, está se repetindo na sua "limitação de compreensão" (para ser educado).

Um novo modelo, ou um modelo já existente, quando de uma renovação e com uma forte promoção (nesse caso a falsa ideia de ter uma "tecnologia revolucionária"), sofre um pico de vendas no seu lançamento, este é o efeito novidade amplamente conhecido no mercado. No caso de carros, isso é puxado pela expectativa, pela pré-venda "forçada", pelo desejo do consumidor e ter algo que ninguém ainda tem, pela vontade de conhecer o modelo, pelas unidades que são emplacadas para distribuição às concessionárias para testes, pela renovação da frota da marca (é a primeira a ser atendida), pelos eventos de divulgação inclusive jornalísticos, e muitos outros.
Se pararem para pensar um pouco, não é tão difícil, podemos ver que vários modelos, inclusive e principalmente de um certo fabricante, são anunciados como tendo vendido milhares de unidades num primeiro dia, centenas de unidades em algumas horas, e outros anúncios de efeito (que também favorecem esse pico), mas o que se vê nos dias seguintes e nos meses que se sucedem é que isso não se repete. Um segredinho pra vocês, na verdade muitas destas "vendas" são apenas pedidos ou intenções de compra, ou uma mera reserva, tanto que o número de emplacamentos depois não coincide com o anunciado, já repararam nisso? Pois é...
E não foi a minha bola de cristal que me contou isso, mas gente da própria marca.

O fato é que, depois de passado esse primeiro momento (foi assim aqui no Brasil, na Argentina...), que pode durar até alguns poucos meses, há uma queda de emplacamentos, e depois disso o carro começa a ser divulgado e oferecido de forma, digamos, "regular"... e com o passar do tempo ele vai ganhando ou perdendo espaço, se acomodando num patamar mais real, por um tempo indeterminado.

Então, imaginar que um carro só vai vender bem no começo de sua vida, unicamente por conta do efeito novidade, é não entender nada de como funciona isso. E é complicado entender isso? Não, nem um pouco. Realmente não entendo porque tantas vezes tenho que explicar isso. É mais cansativo repetir isso do que entender.
Mas, tenho paciência, e como eu já disse, ainda acredito na evolução, pouco, mas procuro ter fé.
Isso não é bola de cristal, calibrada ou descalibrada... :lol:. Isso é mercado, funciona assim e todos os fabricantes conhecem esse fenômeno, repito, todos. Tanto é fato que os próprio fabricantes (ou meros importadores) usam esse efeito como instrumento de persuasão de vendas, sabiam disso? Quem não se lembra de uma picape que chegou dizendo que ia desbancar a Toro, que era a top das galáxias, que tinha vendido 300 unidades em 24 horas... se fizermos as contas em dias comerciais, num mês ela teria vendido então 7.200 unidades e realmente desbancado a Toro, mas o que vimos foi um fracasso em relação à sua intenção inicial, uma forte queda com esse número mal chegando num mês cheio de vendas depois. Mas, certamente isso causou um "Ohhhh!!!!!" no mercado.

Olhem só essa reportagem: Ninguem gostou? Ford vende 300 Maverick em 24 horas (https://autopapo.com.br/curta/ford-maverick-primeiro-lote/)
Vejam o comentário do autor (que não sou eu):
"Seu preço de R$ 239.990 é mais alto que o da Fiat Toro e ela não oferece motor diesel — o queridinho dos picapeiros brasileiros. Porém o fator novidade falou alto: o primeiro lote da picape esgotou em 24 horas."

Olha só... "fator novidade"... poxa vida, e eu tentando enganar a todos que fui eu que inventei esse fenômeno :lol:
Ou será que o autor da reportagem também tem uma bola de cristal?

A única novidade nesse efeito novidade é novidade nenhuma :lol:
É só olhar, ler, entender, e não precisa nem interpretar ou raciocinar, porque aqui não tem nenhum cálculo complexo de engenharia, é algo simples demais.
É isso... depois vou aprimorar o texto e a imagem para o meu artigo, e juntar mais coisas para não perder a graça depois. Leiam lá.
Agora vamos esperar mais um mês para ver se agora esse fenômeno foi devidamente compreendido...

Edumar
05/11/2024, 14:01
A preocupação realmente não deveria ser número de vendas, isso é problema só do fabricante e de mais ninguém, mas sim discutir alguns problemas sérios que se alongam no tempo e ninguém resolve.

Fato!!! :concordo:
Esse é o "efeito torcidinha" :lol:

douglaslort
05/11/2024, 14:32
Colegas, boa tarde!
Podem ignorar esse meu post, mas realmente preciso "desabafar".
Ontem assisti um vídeo de um cara que acompanho no YT quando o assunto é pickup, e ele soltou os números da FENABRAVE de outubro.
Eu sei que todo mundo aqui sempre foca em qualidade versus mercado, aliás nem preciso ser convencido disso pois testei todas as caminhonetes antes de comprar e, no fim, optei pela Frontier sem medo.
Mas pelamor, 300 e poucas unidades!!! Alguém poderia me explicar o que a Nissan tá fazendo errado? A Frontier tem explosivo plástico no motor? O que é isso, como vendeu tão pouco?
Ficou atrás da L200 com motor de alumínio, da Titano (não vi um review positivo sobre ela)... Sobre a Amarok até entendo considerando o "lançamento"
Mas rapaz, vendeu muito pouco!! Tem qualidade pra ficar pau a pau com a líder. Sinceramente, de verdade, sinceramente, não sei o que há de errado com a Frontier. A percepção de mercado não pode ser tão deturpada a ponto de uma distorção tão grande entre vendas X qualidade do produto.
Tem alguma coisa muito errada aí, e acho que, por mais que teorizemos, nada explica esse número tão baixo de vendas. O qual, diga-se de passagem, mesmo considerando a média de 500-600 unidades ainda é muito pouco.
Lembrei de um outro "influencer" do mundo automotivo que uma vez disse algo assim: "ah, não vou falar da Frontier, se nem a Nissan quer vender, também não vou falar"
Talvez a chave esteja aí. Não entendi o comentário na época, mas não vejo outra explicação.
Desculpem o desabafo, e não vou desvalorizar o carro por causa disso (gostando demais da pickup), mas não encontro sentido pra essa venda baixa de um produto com boas qualidades e que já está no mercado há um tanto tempo.

Edumar
05/11/2024, 14:44
Por falar em imprensa incompetente...
Podemos falar em vendas, ou em emplacamentos, mas, quando citamos números, temos que falar o certo, porque é matemática, não tem como inventar. Como eu sempre digo, fatos são fatos, e digo isso como engenheiro e advogado :mrgreen:
Então quando eu me deparo com um artigo como esse, eu fico desanimado: Carros mais vendidos no Brasil em novembro - ate o dia 3 (https://www.car.blog.br/2024/11/carros-mais-vendidos-no-brasil-em.html)
O título do artigo: "Carros mais vendidos no Brasil em novembro - até o dia 3"
Vamos ver a fonte agora? "Fenabrave"

O problema é que os relatórios da Fenabrave são de emplacamentos, não de vendas. Então ela própria informa errado, tanto que na transposição para o relatório mensal ela corrige para "número de emplacamentos". Agora eu pergunto: será que o repórter não consegue interpretar isso direito, apenas repete como um papagaio? Por isso nada é confiável aqui no Brasil, porque as pessoas não refletem, não pensam, não questionam, e aceitam tudo. As pessoas acostumam com o errado que passa a ser o certo.

Quem lê essa reportagem, é enganado no sentido de que as concessionárias venderam aquele número de veículos que está ali descrito nas tabelas, o que não é verdade. Ali estão as vendas feitas semanas antes, ou até meses antes.
Ontem eu estava na concessionária Nissan instalando a trava de estepe, e uma moça escolheu um Kicks e pediu uma determinada cor, e o vendedor disse que aquela cor estava com 40 dias de espera. Ela comprou o carro, foi uma venda, mas essa venda só vai aparecer depois que o carro chegar, for liberado, a documentação sair e emplacar. Percebem a incoerência?

Por essa reportagem, a Frontier sai vendendo mais do que a Amarok, praticamente empatada com a L200, e com um crescimento de 92% contra uma queda de 49% da Amarok e uma queda de 13% da L200. Alguém aí quer apostar contra a minha bola de cristal que o resultado não é isso? 1 milhão de reais esta bom? Eu topo. Tem muita gente que confia que eu erro, então olha a chance aí de ganhar 1 milhão :lol:.

Indo mais além disso, o que é vendas? É o que a fábrica vendeu de fato, e isso pode não ser o que emplacou. Como assim? Vejam só que curioso...
No relatório de emplacamentos de Outubro da Fenabrave, o Kicks aparece com 6.610 unidades emplacadas, porém mais de 1.100 unidades foram vendidas de fato para o mercado externo, ou seja, esse resultado em vendas o colocaria a frente do Tracker e do Creta se estes não fossem exportados ou importados.
Então... emplacamentos é uma coisa, vendas é outra. E vendas pode ainda ser catalogada como vendas internas e externas.
Vejam como isso é mais complexo do que parece, e aí eu pergunto, estes sites "especializados" não deveriam fazer uma análise mais correta? Copiar números e tirar conclusões fantasiosas é muito fácil, fazer algo sério exige competência e dá mais trabalho.

Péssima reportagem. Inútil em todos os sentidos.

Edumar
05/11/2024, 15:21
Colegas, boa tarde!
Podem ignorar esse meu post, mas realmente preciso "desabafar".
.....

Porque ignorar o seu post? Esse é o sentido de participar de um fórum, e não de fazer ironias ou esconder a verdade. Estamos aqui para isso. Muito interessante o seu questionamento.

Você já começou acertando uma verdade, o mercado é facilmente "enganável" :mrgreen:. Já demos dezenas de exemplos disso aqui.
Como você bem comentou, a Frontier tem muito mais qualidade que as concorrentes, mas aqui a popularidade fala mais alto. O mercado sempre vai se manter conservador, e vai preferir modelos ultrapassados, cheios de defeitos ou que até matam porque na cabeça deles esses modelos vendem mais então deve ser o certo para comprar.

Titano é Fiat, aliás, um Peugeot, ou melhor, um chinês, mas carrega a marca Fiat que é queridinha do mercado com o sucesso da Toro e da Strada. Sabia que a Strada e a Toro chegam a ser vendidas lá fora como RAM por conta da aceitação da msrca em alguns mercados? É assim que funciona...

A Nissan aplicou um desconto forte na Frontier, desconto esse que é uma ilusão. Na verdade ela aplicou o preço certo.
Há algum tempo o mercado vem inflacionando os preço de picapes, temos lançamento aí com motor de correia em óleo, que foi reaproveitado de modelos anteriores, com estribo de plástico, suspensão de carroça, acabamento ruim, sem freios a disco nas quatro rodas, com assistentes de segurança que não funcionam, com som chinês de má qualidade, multimídia com problemas crônicos, somando recalls, de fábrica que chutou o Brasil depois de receber milhões em incentivos fiscais e desrespeitou o brasileiro, e vende a sua caminhonete muito mais caro, e vende mais, o que é pior. Ou quem é pior? O fabricante ou o consumidor?
Os preços estão inflacionados, e essa é a verdade. A Nissan vendeu picapes de 320 mil por 270 mil, picape de 260 mil por 220 mil, e ainda teve um lucro bom. Muita gente aproveitou.

Mas, o consumidor que compra Frontier, que lamentavelmente é um nicho, correu para não perder as promoções e fez saltar as vendas para o dobro. Emplacou mais de 1.050 unidades que é o dobro do normal.
Então não houve uma queda repentina, mas só um acompanhamento de oportunidades. Nos últimos meses os preços de Frontier estavam bem interessantes, mas no mês passado deixou de ser tão atrativos.
Ontem, por exemplo, essa reportagem acima que citei mostrava a Frontier vendendo mais que Amarok e igual a L200 no primeiro dia de contagem do mês. Não acredito na manutenção destes números, mas certamente a Frontier deve ter uma retração, primeiro por conta do aumento de vendas da Amarok, que compete esse nicho com a Frontier, e segundo que fiquei sabendo que a Nissan quer segurar um pouco as vendas porque a fábrica está parada readequando-se para um novo modelo que vem aí.

Eu já escrevi também sobre isso, da falta de interesse da Nissan em realmente vender muita Frontier. Esse influencer que você citou não está errado, a Nissan é péssima para divulgar o seu produto, ruim demais, e temos que admitir isso. Parece mesmo que ela não quer vender.
Ontem comentei com o vendedor sobre isso. Não precisa criticar as outras, mas dizer coisas como: "A única do segmento com freio a disco em todas as versões", "A única com suspensão multilink que tem essa e aquela ventagem", "A única com 6 anos de garantia", "A única com controle de estabilidade de última geração", "com tecnologia japonesa", "Com estribo de metal", "Não coleciona recalls", "Para-brisa resistente que não trinca", etc....
Só em mostrar esses diferenciais ela ia chamar a atenção, sem bater nas outras abertamente.

Mas, ainda tem outro fator, que é mudar a cabeça do consumidor que é muito conservador, tem medo de desvalorização, que não conhece carro, que ignora a própria dignidade e respeito próprio para quem foi desonesta com o país, que desfaz do fato de que tem modelo que mata, e por aí vai.
Tem culpa da Nissan, mas tem culpa do mercado consumidor também.

Estou na minha 7ª Frontier, depois de ter saído da S10 que tive desde 2002, comprei a minha primeira Frontier em 2014, e nunca mais saí dela. Eu vivo testando todas, gosto muito da RAM, e o mercado pode vir com as historinhas de sempre de mais tecnologia, ajuste de suspensão, isso ou aquilo, a verdade é que a concorrência não trouxe nada que se compara a Frontier.
Então, meu amigo, se preocupe com o carro, com a sua escolha, e que se dane quem vende mais ou menos, porque sabemos que o consumidor faz escolhas péssimas mesmo.
Este mês Frontier emplacou 344 unidades? Mas no mês passado emplacou 1.054. Na média dos dois ultimos meses foram 699 unidades, o que está bom demais :mrgreen:
Mas, sinceramente, não dê tanta importância para isso. Esses números não dizem absolutamente nada.
A Nissan poderia vender muito mais se quisesse, mas isso não muda em nada as qualidades do carro.

Ciro Alencar
05/11/2024, 15:41
Excelentes discussões!!!

Ótimas abordagens do querido Edu, como sempre faz.

Meu querido Douglas, quando você vê certas marcas sobrevivendo ou entrando no mercado com lixo, e vê marcas como a Rover não tendo o devido destaque, Subaru e Suzuki onde estão, ausência séria de Lexus e outros fabricantes, o negócio é não querer entender .... kkkkk....
Eu torço para que tenhamos sempre a Frontier, porque eu não me vejo com outra opção dessa atual leva que está aí.
Eu sou muito chato com test drive, e a Frontier é a única que passa na minha avaliação. Se vende muito ou pouco, eu não estou nem aí...kkkk....
Agora, qual a ideia que passa na cabeça dos chefões da Nissan... isso nunca vamos saber. Realmente dava para fazer muito mais. Pelo preço e pelas suas qualidades, Frontier era para ser líder disparada de vendas deixando todas as outras bem lá atrás, e é fácil provar isso, como aliás até você já percebeu, mas, vai saber qual é a intenção do fabricante.

sm4rco
05/11/2024, 15:51
Bom, quando vendedor de marca concorrente diz que - ainda bem que o marketing da Nissan é ruim, porque a Frontier é a melhor picape do mercado - acho que isso é um sinal de que, tirando os fanboys de outros modelos e haters da marca, a própria concorrência reconhece as suas qualidades :mrgreen:
E isso não aconteceu só uma vez não....

sm4rco
05/11/2024, 15:52
Vamos lá... eu já expliquei várias vezes, já usei os próprios números que publicaram equivocadamente para tentar provar um erro no meu ponto de vista, já fiz um gráfico, já expliquei novamente, citei alguns links com mais referências sobre o assunto, depois citei outro exemplo mais recente, mas vamos ser ainda mais didáticos. Depois dessa eu desisto, aí o problema é outro fora de meu alcance.

Muito bom :concordo:

sm4rco
05/11/2024, 15:53
Fato!!! :concordo:
Esse é o "efeito torcidinha" :lol:

Esse é novo :lol:

sm4rco
05/11/2024, 15:59
Achei o vídeo que faz referências ao artigo do Edumar:


https://youtu.be/6fSRy7d7JmY?si

dojao campeao
06/11/2024, 06:10
Senhores peço ajuda, a minha multmídia continua me "aporrinhando", além da camêra de ré volta e meia tremer e escurecer, fato q está acontecendo cada vez mais (já me disseram q a troca do chicote resolverá, p comodismo estou esperando a primeira revisão por tempo de uso em fevereiro, atualmente 6.000 km), ela desprograma constantemente, ou seja: desligo o carro e ao voltar quando ligo o idioma está mudado; a cluster q estava n pressão do pneus (meu preferido) está em outro indicador, o som q estava em rádio fm está na usb, enfim, um saco! Tem como ajustar isso ou realmente é defeito da minha?

Mauro-sp
06/11/2024, 08:39
Eduardo, como é essa trava de estepe que você usou? A Mcgard convencional?

Mauro-sp
06/11/2024, 08:41
Ainda esse assunto do efeito novidade? Não adiante desenhar, quando o cara não quer entender ou finge não entender, fica só aporrinhando. Só pesquisar na internet que aprende, tem muita informação sobre isso, não é uma invenção.

Mauro-sp
06/11/2024, 08:44
Dojao, manda trocar essa central. Isso aí não é chicote, ou é mau contato na alimentação ou defeito da central. Nunca vi algo assim, essa central é muito boa, não enche o saco. Pelo fato de até perder a programação, estou achando que pode ser até mal contato no conector durante a montagem.
Você instalou alguma coisa diferente na sua picape?
Pede para arrumar agora, não espere a revisão. Hoje peças são demoradas, e aí eles já fazem a requisição para a fábrica.

Mauro-sp
06/11/2024, 08:48
Estou tão preocupado com as vendas da Frontier que vou trocar a minha caminhonete numa Strada :mrgreen:

dojao campeao
06/11/2024, 11:51
Dojao, manda trocar essa central. Isso aí não é chicote, ou é mau contato na alimentação ou defeito da central. Nunca vi algo assim, essa central é muito boa, não enche o saco. Pelo fato de até perder a programação, estou achando que pode ser até mal contato no conector durante a montagem.
Você instalou alguma coisa diferente na sua picape?
Pede para arrumar agora, não espere a revisão. Hoje peças são demoradas, e aí eles já fazem a requisição para a fábrica.

As unicas coisas instaladas são: o shiftpower do acelerador, q inclusive o gerente de vendas da CSS tem e a dele nunca deu problemas, e o engate com a tomada q p sinal nunca foram utilizados! Mas a sua sugestão é boa,vou passar na CSS p o pessoal ver, e se for o caso pedirem outra p v se chegará até fevereiro! Obg.

Samuel Dias
06/11/2024, 15:22
Caramba, galera, tá todo mundo preocupado com as vendas da Frontier agora? Mês passado quando vendeu mais de 1050 unidades e ninguém disse nada, será que tem tantos acionistas de montadoras assim por aqui? :chorandoderir:
E essa tara obsessiva compulsiva por querer a qualquer custo tentar sugerir que o Edumar erra nas suas avaliações? O que é isso??? Que vergonha.
Eu compro caminhonete, não ações desta ou daquela companhia. Vou comemorar as qualidades da minha escolha, e não o quanto a montadora faturou, até porque a Nissan está muito bem colocada em vendas no Brasil, enquanto tem montadora que já esteve em segundo e hoje despencou para 12ª posição com uma participação de menos de 2% do mercado. Se quando já vendia bem deixou fábricas e concessionárias irem para o túmulo, melhor é se preocuparem com isso. Aliás, mais dois acertos do Edumar aqui, quando negou o fechamento da Nissan e anunciou o da outra e todo mundo riu dele na época, o mundo todo disse o contrário e só ele contestou. Aliás, o pessoal gosta de achar graça em tudo, parecem hienas.

Eu fiz uma pesquisa nos grupos e em outros lugares e percebi que ninguém ainda teve qualquer problema com motor de Frontier por conta desse combustível batizado nosso, batizado na fonte eu digo, porque tem posto que batiza novamente depois quando o caminhão já não batizou no caminho. Curioso é que tem modelos com motor só dando problemas e até sendo trocados, mas o fabricante vende bem, talvez isso compense :mrgreen:
Será que é mesmo necessário ficar colocando aditivo na Frontier? Eu estou achando que só o S10 aditivado já é suficiente pra ela, o que vocês acham?
Eu conheci um dono de uma Frontier 2020 na concessionária fazendo a revisão dos 70.000km e ele pediu uma avaliação de sujeira no motor e tanque, e o mecânico disse que estavam limpinhos, sem nenhuma contaminação, parecia novo, e o cara só usa S10 aditivado da Shell, mais nada, esse mesmo que o Edumar recomenda tanto.
Eu estou pensando em não usar mais aditivo e pedir essa avaliação nas revisões, é gratuita. O mecânico disse que é só pedir que eles fazem, que não desmonta praticamente nada, usam uma dessas câmeras de endoscopia e olham tudo por dentro, é muito legal. Alguém já fez isso na sua caminhonete?

Samuel Dias
06/11/2024, 15:28
As unicas coisas instaladas são: o shiftpower do acelerador, q inclusive o gerente de vendas da CSS tem e a dele nunca deu problemas, e o engate com a tomada q p sinal nunca foram utilizados! Mas a sua sugestão é boa,vou passar na CSS p o pessoal ver, e se for o caso pedirem outra p v se chegará até fevereiro! Obg.

É veja primeiro se não andaram mexendo na fiação e deixaram algum bug pra trás. Se tudo estiver ok mesmo, pede a troca e pronto. Mas pra mim também está parecendo mais um problema de perda de alimentação da unidade, porque são falhas sem ligação uma com a outra, aleatórias, uma vez é a câmera, a outra o idioma, cluster retomando ajuste de fábrica, mudança de entrada de FM para USB... eu não sei não, mas isso tudo acontece quando você corta a alimentação da central e aí perde tudo que programou. Tô achando que não tem nada a ver com a central.

Samuel Dias
06/11/2024, 15:32
Achei o vídeo que faz referências ao artigo do Edumar:


https://youtu.be/6fSRy7d7JmY?si

Legal esse vídeo. Edumar virou referência de mercado quando o assunto é Frontier, e agora também quando o assunto se refere a problemas de outro modelo. É só digitar "problemas da...", e o site dele encabeça os resultados do google. Isso é trabalho bem feito :palmas:. Parabéns Edumar.
Quem critica deveria tentar fazer melhor.

Samuel Dias
06/11/2024, 15:34
Por falar em imprensa incompetente...
Podemos falar em vendas, ou em emplacamentos, mas, quando citamos números, temos que falar o certo, porque é matemática, não tem como inventar. Como eu sempre digo, fatos são fatos, e digo isso como engenheiro e advogado :mrgreen:
Então quando eu me deparo com um artigo como esse, eu fico desanimado: Carros mais vendidos no Brasil em novembro - ate o dia 3 (https://www.car.blog.br/2024/11/carros-mais-vendidos-no-brasil-em.html)

Essa imprensa está uma vergonha mesmo. A grande virada da informação veio com os seus ensinamentos. Essa questão de emplacamentos era algo que eu mesmo nunca tinha percebido.

Samuel Dias
06/11/2024, 15:37
Estou escrevendo uma reflexão sobre isso para publicar no meu site, mas vou adiantar uma figura que fiz aqui (que será melhorada) com uma breve explicação, é algo bem simples, bem resumido, depois exploro com mais detalhes e com uma argumentação mais embasada como sempre faço para não deixar mais dúvidas.


É só olhar, ler, entender, e não precisa nem interpretar ou raciocinar, porque aqui não tem nenhum cálculo complexo de engenharia, é algo simples demais.

:palmas:
Show de verdade. Eu nunca vi nada assim tão bem abordado e explicado, nem sequer naqueles links que você passou da outra vez.
Se alguém não entender agora, só mesmo com um transplante de neurônios para resolver.

Samuel Dias
06/11/2024, 15:38
A preocupação realmente não deveria ser número de vendas, isso é problema só do fabricante e de mais ninguém, mas sim discutir alguns problemas sérios que se alongam no tempo e ninguém resolve.....

Muito bom, Ciro :palmas:

Samuel Dias
06/11/2024, 15:40
Que isso, meu amigo, foi o sucesso estrondoso do modelo que nem tinha chegado no mercado ainda... o povo aprovou antes mesmo de conhecer :lol:

É que as bolas de cristal dos compradores estão mais calibradas que as do Edumar :mrgreen:
Aliás, estranha essa preocupação com as bolas dele :pensativo:

Samuel Dias
06/11/2024, 15:43
O Edumar pisa fundo que eu sei. Quando ele faz vídeos e fotos para o grupo de whatsapp eu vejo ponteiro de velocimetro sempre acima de 150 até na rodovia dom pedro :???:
Acho que ele está sempre fugindo dos chatos :lol:

Edumar
06/11/2024, 16:02
Eduardo, como é essa trava de estepe que você usou? A Mcgard convencional?

Sim, Mauro, estas daqui na verdade:

https://http2.mlstatic.com/D_NQ_NP_760660-MLB76960722798_062024-O.jpg
As de cima para rodas e a de baixo para o estepe. São as que eu mais confio.
Veja, por favor, não estou afirmando aqui que são 100% eficientes porque eu sou um sabe-tudo, leiam direito "são as que eu mais confio", ou seja, a melhor hoje na minha opinião, mas sempre tem alguém que dá um jeitinho.
O que eu recomendo é usar para dificultar, atrasar a ação, mas deixar o carro sempre em estacionamentos, conferir o estepe na chegada e na saída, e quando deixar na rua, fazê-lo num local bem movimentado, onde os bandidos tentam evitar para que alguém não anote a placa do carro deles.

Mas, não estou dizendo que são 100% eficientes. Eu não conheço ninguém que tem essa trava e foi roubado, mas pode acontecer e não quero ninguém falando mal da minha bola de cristal :mrgreen:
Porque se eu digo que amanhã existem condições meteorológicas de eventualmente cair uma chuva e isso não acontecer, vão dizer que eu errei, que conto mentiras, etc., e vão passar a vida dizendo que eu afirmei que ia chover com certeza. Por sorte, eu só afirmo algo quando tenho certeza de que vai acontecer, nunca na especulação.

Astor
06/11/2024, 16:20
Pessoal, boa tarde. Acabei de adiquirir uma Frontier 2.3 2021, e estou com uma dúvida referente a bomba de combustivel de baixa. Quando aciono o primeiro estagio da chave a bomba do tanque liga e permanece ligada, alguem sabe dizer se é normal a bomba permanecer ligada com o carro desligado? Na minha antiga Ranger, a bomba ligava apenas alguns segundos para pressurizar o sistema. obrigado

Edumar
06/11/2024, 16:48
Pessoal, um complemento a esta questão de travas de estepe meio off-topic...

Eu também gosto de cuidar da minha segurança, como o Ciro também demonstra se preocupar bastante.
Quando você se aprofunda nesse tema e começa a estudá-lo, você entende que muitas coisas podem ser evitadas, não por conta de uma proteção "efetiva", mas pela dificuldade de ação do meliante.
Claro que se você colocar um cabinho de aço e ele viver a ferramenta que já mencionei aqui, ele vai provavelmente levar o seu estepe com alguma facilidade. É um atraso sim, bem pequeno, uma dificuldade simples pra ele, o cabo ajuda, mas não o suficiente, é muito ultrapassado hoje. Essa trava que eu recomendo é bem elogiada no mundo todo, saindo até como acessório original de modelos de luxo na Europa. Mas, sempre tentem dificultar o que puder, atrasar a ação dando chance para que algo errado aconteça antes que o bandido complete o seu intento.

Por exemplo, quando for dormir ou quando for sair de casa, tranque todas as portas internas. Você pode pensar... mas se o bandido já entrou na casa, uma porta a mais não fará diferença. Não é assim. É mais um obstáculo, mais uma possibilidade de fazer ruídos, de chamar a atenção e de perder um tempo que às vezes ele não tem.
Imagine você em casa dormindo e alguém entra pela sala, pela cozinha, ou por outro cômodo qualquer e encontra uma ou mais portas fechadas, mesmo a do seu quarto, isso será outro obstáculo pra ele, mais barulho e tempo perdido, muitas vezes o que você precisa para pegar a sua arma, ou se não tiver uma, ligar para alguém do celular ou tentar escapar pela janela... cada caso um caso.

No trânsito é a mesma coisa... não chegue rápido num semáforo fechado, no vermelho, mas vá reduzindo bem a velocidade muito antes, mesmo que o carro que vem atrás se incomode e buzine, problema dele. Isso vai te dar tempo de avaliar melhor o local, se há motos com pessoas suspeitas, se tem gente parada na esquina, e isso vai te dar tempo, novamente, de ter a sua arma em mãos favorecendo uma reação mais rápida e discreta, ou de bolar uma estratégia mais segura, por exemplo, até parando bem antes mesmo, ou nem parando se o semáforo abrir. Se não houver jeito e tiver que parar desconfiado de algo, outra dica: pare com a sua lateral colada no carro do lado, isso vai dificultar o acesso do bandido que quer abordá-lo.
Garanto que isso funciona porque passei por uma situação exatamente como essa.
Use filme escuro nos vidros, parece que a lei flexibilizou o grau de visibilidade e hoje é permitido usar filmes ainda mais escuros. Use o mais escuro que puder, e até no vidro frontal. Melhor ser multado do que ser um alvo de um criminoso. Esses filmes não escurecem tanto de dentro pra fora.
Use sempre óculos escuros para o bandido não perceber que você o identificou ali, te dando chance de se preparar melhor para uma reação.

Então procurem sempre identificar os riscos, encontrar meios de atrasar ou dificultar a ação dos bandidos, preparar a sua defesa e até se livrar do conflito direto.
Usar uma boa trava, deixar o carro em local bem movimentado, estacionar de ré encostado numa parede para dificultar o uso de uma alavanca de rodas, ou dependendo do lugar estacionar ao contrário para expor uma eventual ação, pintar uma trava (mesmo fake) de amarelo ou laranja para se destacar logo na visão do bandido (eles ficam inseguros com novidades)... tudo isso pode desmotivar uma ação.

Eu já tive um estepe roubado na Frontier 2021 que eu tive, lá em 2021 mesmo. Eu fui almoçar na padaria Rebecca em Itu, talvez alguém conheça, e o estacionamento é ruim de manobrar, então eu estacionava num bolsão superior sempre vazio para não atrapalhar ninguém. Nesse dia eu notei que quando eu entrei, uma Hilux me acompanhou e parou do meu lado. Só que eu continuei no carro porque estava passando uma reportagem na rádio CBN (hoje não ouço mais esse lixo) e eu queria terminar de ouvir. O condutor da Hilux também não desceu, e eu até imaginei que ele também estivesse ouvindo a mesma reportagem.
Quando eu saí, ele continuou na caminhonete, e quando entrei na padaria, percebi que ela não veio atrás, e durante o meu almoço, ele não entrou na padaria, e aí eu estranhei mesmo.
Quando eu saí, o carro dele não estava mais lá, e logo que comecei a descer com a minha caminhonete a rampa de cascalhos, já ouvi os ruídos da trava solta... Foi um erro da minha parte, eu poderia ter evitado se eu tomasse as providências que eu tomo hoje, ou se tivesse ficado escondido de tocaia esperando a ação dele para agir.

Parece loucura, mas quando você começa a estudar isso, percebe que a maioria das ações criminosas poderia ter sido detectada antecipadamente permitindo uma reação (sempre segura), ou até mesmo evitada.
Então além de uma boa trava, tomem outros cuidados para não depender só dela, e fiquem muito atentos a tudo que acontece à sua volta, se tem veículos te acompanhando, motoqueiros te olhando muito, etc... o mundo hoje está complicado, e todo cuidado é pouco, mas pode fazer uma grande diferença.

Edumar
06/11/2024, 17:02
O Edumar pisa fundo que eu sei. Quando ele faz vídeos e fotos para o grupo de whatsapp eu vejo ponteiro de velocimetro sempre acima de 150 até na rodovia dom pedro :???:
Acho que ele está sempre fugindo dos chatos :lol:

:lol:
Meu amigo, o que eu mais fiz na minha vida foi dirigir. Eu chegava a rodar 5.000km ou mais por mês. Isso desde que eu era novo, morava em Santo André, trabalhava na Moóca e estudava em Santos... imagine só...
Você acostuma a andar rápido mesmo, e com uma caminhonete pesada e estável como a Frontier, a segurança é grande e ela se oferece pra isso :lol:. Eu tenho pouca paciência para ficar em trânsito. Eu rodo 20 km a mais para o trabalho e pego um pedágio a mais, caro inclusive, só para não ficar parado num tradicional congestionamento em Jundiaí. Não tenho paciência.
Mas, além da excelente segurança que a Frontier oferece (por isso também não abro mão dela), eu sou muito cuidadoso, não faço loucuras, nada de ultrapassagens arriscadas, dirijo com muita atenção, com distâncias seguras, direção defensiva sempre.
Meu último acidente com carro foi com uma S10 em 2001, e foi um motorista que cruzou a pista na minha frente sem atenção. Mesmo assim, os danos no meu carro foram insignificantes e fomos embora tranquilos, sem nenhum estresse. Antes disso, só um acidente, este por culpa minha, bati sozinho num muro com uma Caravan na época, eu tinha bebido um pouco e aquela porcaria já tinha uma estabilidade reconhecidamente ruim, e acabou rodando numa curva. Isso foi lá em 1081... :mrgreen:

Não sou irresponsável, ok? :lol:

Edumar
06/11/2024, 17:15
As unicas coisas instaladas são: o shiftpower do acelerador, q inclusive o gerente de vendas da CSS tem e a dele nunca deu problemas, e o engate com a tomada q p sinal nunca foram utilizados! Mas a sua sugestão é boa,vou passar na CSS p o pessoal ver, e se for o caso pedirem outra p v se chegará até fevereiro! Obg.

Olha, se eu aprendi alguma coisa importante na área técnica é que, se um problema apareceu repentinamente, desconfie da última coisa que foi feita :lol:
Se esse problema fosse recorrente, eu até manteria uma suspeita forte em cima do multimídia, mas como bem comentou o Samuel, os defeitos não estão interligados, são bem distintos, o que sugere uma causa comum a todos os defeitos. Neste caso, a suspeita de perda de alimentação é grande sim. Normalmente estes multimídias possuem duas ligações positivas, uma que controla a alimentação pelo carro, e outra que fica constantemente ligada para preservar os parâmetros de ajustes. O problema pode estar nessa ligação.
Seia bom ver se quando instalaram estes acessórios não mexeram no painel. Algumas vezes usaram até o fusível do multimídia para a ligação, e normalmente eles retiram para evitar algum curto de instalação. Pode estar frouxo por não ter sido bem encaixado.
Eu também pediria uma avaliação mais cuidadosa, me parece que o técnico da concessionária não está fazendo uma análise adequada.
Pede para verificar os pontos de interligação dos acessórios, se não estão ocorrendo curtos rápidos, checar os fusíveis, balançar os cabos do multimídia, conferir as conexões, e se nada for encontrado, exija a troca imediata do multimídia.
Mas, eu acho que o problema não é com ele, posso estar enganado, mas me parece uma causa externa.

Edumar
06/11/2024, 17:17
Esse é novo :lol:

Quer que eu explique esse também? :lol:
Até desenho para todos entenderem :mrgreen:

Edumar
06/11/2024, 17:26
Pessoal, boa tarde. Acabei de adiquirir uma Frontier 2.3 2021, e estou com uma dúvida referente a bomba de combustivel de baixa. Quando aciono o primeiro estagio da chave a bomba do tanque liga e permanece ligada, alguem sabe dizer se é normal a bomba permanecer ligada com o carro desligado? Na minha antiga Ranger, a bomba ligava apenas alguns segundos para pressurizar o sistema. obrigado

Olá Astor, seja bem-vindo a este seleto grupo de malucos :mrgreen:

Não sou especialista no assunto, mas prometo pesquisar isso pra você.
Mas o ruído que você ouve é normal sim. Não sei se é exatamente da bomba, mas você ouve esse "zumbido" realmente, principalmente pelo lado de fora. Na verdade ele desliga sim, mas demora bastante. O mesmo acontece quando você desliga a caminhonete depois de ter rodado bastante, ele também persiste por um longo tempo. As razões técnicas disso eu desconheço, mas vou tentar descobrir. Mas eu acho que não é nada para você se preocupar. A caminhonete é muito nova também.
Eu notei algo parecido na S10 também, já notei que algumas fazem isso.
Para ficar tranquilo, leve numa concessionária e peça uma avaliação. Mesmo que você não queira fazer o serviço lá se houver algo, pelo menos terá certeza se é normal ou não.

Bigsd
06/11/2024, 17:30
Pessoal, hoje foi o dia de acompanhar o patrão em algumas visitas de cunho financeiro (investimentos), mas amanhã vou ler tudo com mais calma e comentar. Estou super cansado hoje e vou para casa descansar e dar atenção para a família.
E o Edu corre muito sim... :lol:

Bigsd
07/11/2024, 08:41
Ufa!!! Um dia de paz depois de uns dias complicados. Amanhã vou tirar uma folga, ter um final de semana mais longo :-D
e merecido.
Então, mas justificando a minha informação anterior, o Edu anda rápido sim :mrgreen:
Já vi alguns vídeos que ele fez, e olha, sai da frente, porque ele chega rápido e some em seguida :lol:
Mas a Frontier te dá essa confiança, eu tive que me acostumar ou ia virar colecionador de multas. Quando você se dá conta da velocidade real em que está, até se assusta. Cansei de me pegar distraído em velocidades bem altas, hoje eu controlo melhor, mas a vontade é de pisar mais.

Bigsd
07/11/2024, 08:43
Mas o ruído que você ouve é normal sim. Não sei se é exatamente da bomba, mas você ouve esse "zumbido" realmente, principalmente pelo lado de fora. Na verdade ele desliga sim, mas demora bastante. O mesmo acontece quando você desliga a caminhonete depois de ter rodado bastante, ele também persiste por um longo tempo.

A minha é nova e também faz isso. Dá a impressão que fica algo ligado por algum tempo. Percebo mais dentro da garagem que é fechada.

Bigsd
07/11/2024, 08:47
Se esse problema fosse recorrente, eu até manteria uma suspeita forte em cima do multimídia, mas como bem comentou o Samuel, os defeitos não estão interligados, são bem distintos, o que sugere uma causa comum a todos os defeitos. Neste caso, a suspeita de perda de alimentação é grande sim. Normalmente estes multimídias possuem duas ligações positivas, uma que controla a alimentação pelo carro, e outra que fica constantemente ligada para preservar os parâmetros de ajustes. O problema pode estar nessa ligação.

Verdade, não existem relatos de problemas com essa central. As primeiras que saíram tinham um problema que algumas depois de alguns meses de uso o botão de volume do painel da central falhava um pouco, mas aí resolveram aplicando um spray lubrificante, que o Edu até compartilhou a marca aqui. Fora isso, ele não é de encher o saco. É feito pela Bosch na Europa, não é um xing ling qualquer.

Bigsd
07/11/2024, 08:49
Muito legal a sua abordagem sobre segurança, Edu. Aliás, você tem sempre bons ensinamentos e histórias bem interessantes para contar :concordo:

Bigsd
07/11/2024, 08:51
O Edumar pisa fundo que eu sei. Quando ele faz vídeos e fotos para o grupo de whatsapp eu vejo ponteiro de velocimetro sempre acima de 150 até na rodovia dom pedro :???:
Acho que ele está sempre fugindo dos chatos :lol:

Olha aí, ta vendo? Não sou só eu quem diz. Sua fama é grande Edu :lol:
Até o Cirão já está querendo uns pneus esportivos para pisar mais fundo. O pessoal aqui anda com muita pressa :mrgreen:

Bigsd
07/11/2024, 08:55
Caramba, galera, tá todo mundo preocupado com as vendas da Frontier agora? Mês passado quando vendeu mais de 1050 unidades e ninguém disse nada, será que tem tantos acionistas de montadoras assim por aqui? :chorandoderir:

Deve ter :lol:
O pessoal deve ter investido em ações da Nissan e fica preocupado :mrgreen:
Fiquem tranquilos que ela vai muito bem, obrigado. Precisam tomar cuidado é com outra marca, que mais uma vez foi pressionada pelos acionistas para encerrar as atividades na América Latina conforme vi lá no grupo.

Bigsd
07/11/2024, 09:01
Eu fiz uma pesquisa nos grupos e em outros lugares e percebi que ninguém ainda teve qualquer problema com motor de Frontier por conta desse combustível batizado nosso, batizado na fonte eu digo, porque tem posto que batiza novamente depois quando o caminhão já não batizou no caminho. Curioso é que tem modelos com motor só dando problemas e até sendo trocados, mas o fabricante vende bem, talvez isso compense :mrgreen:
Será que é mesmo necessário ficar colocando aditivo na Frontier? Eu estou achando que só o S10 aditivado já é suficiente pra ela, o que vocês acham?
Eu conheci um dono de uma Frontier 2020 na concessionária fazendo a revisão dos 70.000km e ele pediu uma avaliação de sujeira no motor e tanque, e o mecânico disse que estavam limpinhos, sem nenhuma contaminação, parecia novo, e o cara só usa S10 aditivado da Shell, mais nada, esse mesmo que o Edumar recomenda tanto.
Eu estou pensando em não usar mais aditivo e pedir essa avaliação nas revisões, é gratuita. O mecânico disse que é só pedir que eles fazem, que não desmonta praticamente nada, usam uma dessas câmeras de endoscopia e olham tudo por dentro, é muito legal. Alguém já fez isso na sua caminhonete?

Eu uso aditivo. Mal não faz, então é uma precaução.
A concessionária de Jundiaí tem esse dispositivo, e eles me contaram que fazem algumas avaliações até por solicitação da engenharia da fábrica que acompanha o estado dos motores tentando identificar maior contaminação e os hábitos do dono. Tem gente que mete combustível adulterado sabendo que não é confiável, tem gente que coloca diesel comum puro ou misturado, e até biodiesel. Já teve caso assim, é verdade. Mas no geral o estado de limpeza é muito bom, mas não sei como a maioria trata isso. Eu coloco um Bardahl para ajudar.

Bigsd
07/11/2024, 09:04
Achei o vídeo que faz referências ao artigo do Edumar:



O Edu é referência em se tratando de Frontier. Eu faço revisão na mesma concessionária que ele em Jundiaí, e o pessoal lá diz que ele conhece mais de Frontier do que eles próprios :mrgreen:
Até o pessoal de vendas usa artigos do Edu para esclarecer dúvidas de clientes.

Bigsd
07/11/2024, 09:41
Colegas, boa tarde!
Podem ignorar esse meu post, mas realmente preciso "desabafar".
Ontem assisti um vídeo de um cara que acompanho no YT quando o assunto é pickup, e ele soltou os números da FENABRAVE de outubro....

Então, teve vários motivos para essa queda pelo que entendi. A Nissan não ajuda nada também, não tem um marketing agressivo, mas teve essa questão de ter subido os preços, e na faixa dela que fica entre L200 e Amarok, tivemos os ótimos descontos da L200 e esse pico de vendas súbito da Amarok com o relançamento do mesmo modelo :lol:
Mas essas variações nesse grupo são normais, elas ficam se revezando nesta faixa.
Mas eu concordo com o pessoal, número de vendas é problema do fabricante, e se nem ele se preocupa, vamos nós nos preocupar?
Eu também compro caminhonete, não compro vendas, até porque as que vendem mais são bem inferiores na minha opinião. A Frontier ainda surpreende muito pelas suas qualidades.

Bigsd
07/11/2024, 10:04
Vamos lá... eu já expliquei várias vezes, já usei os próprios números que publicaram equivocadamente para tentar provar um erro no meu ponto de vista, já fiz um gráfico, já expliquei novamente, citei alguns links com mais referências sobre o assunto, depois citei outro exemplo mais recente, mas vamos ser ainda mais didáticos. Depois dessa eu desisto, aí o problema é outro fora de meu alcance.

Outra vez esse assunto :-(
Você tem muita paciência em tentar explicar isso. Seria bom só as pessoas respeitarem o seu conhecimento e reconhecerem as suas próprias limitações, mas tem que ter mesmo paciência para explicar cem vezes a mesma coisa, e o pior é que você ainda é bem didático e mesmo assim não há compreensão.
A Amarok é outro exemplo claro disso, um súbito aumento de emplacamentos que nem se justifica pelo produto em si, mas por esse fator de ser um "relançamento". Basta ver o quanto teve de aumento de emplacamentos, foi um salto enorme. Esse entendo ser esse resultado de efeito novidade, até como mostra a reportagem que você juntou dessa vez, e a partir daí o mercado vai redefinindo os números para a sua realidade, conforme os exemplos que você deu.
Agora, tem que ser bastante atrapalhado das ideias para achar que um modelo que vende 1.000 unidades num dia vai vender mais de 20.000 unidades num mês ou manter isso indefinidamente. Essa é a lógica que para alguns parece difícil de entender.
A pré-venda da Amarok, diz a fábrica, vendeu mais de 2.000 unidades... quer um exemplo melhor que esse além dos demais que você citou?

Bigsd
07/11/2024, 10:06
Eu vi durante muitos anos gente comemorando as vendas de um modelo que sempre teve problemas graves de estabilidade e matou ou deixou danos permanentes a muita gente, tanto que nunca cogitei comprar o modelo e jamais compraria. Agora você vê uns gatos pingados que saíram do modelo alegando a mudança por conta do desconforto, da falta de segurança, etc..
....
O fabricante sempre soube do problema e tem responsabilidade nisso.
......
Agora, lançamento com problemas graves, também envolvendo segurança, ou menores como pagar caro num carro para ouvir música distorcida, são coisas inaceitáveis. Não é só uma questão de mudar novamente amanhã e confessar os problemas, é preciso estabelecer uma crítica dura e aberta para que todos reajam contra isso.
Se eu descobrisse que o sistema de frenagem autônoma da Frontier não funcionasse direito, se a solução fosse diminuir a sua sensibilidade ou desativá-lo, que o controle de estabilidade também está vindo desligado, eu arrumaria uma briga muito grande.
Isso requer recall, é coisa séria, ou tem gente que acha que não?
Eu não ia ficar quietinho aqui só enaltecendo características sem importância. Eu ia criticar muito.
......
Se a única coisa errada da Frontier é vender menos e ter um volante parecido com o do Kicks (o Kicks merece...kkkk...)... gente... estou mais do que feliz com a minha escolha...kkkkk..... eu sim tenho muito para comemorar.... kkkkk.... já o fabricante... sei lá... não me importa mesmo...kkkkk....

Excelente reflexão, bem realista :concordo:

dojao campeao
07/11/2024, 10:10
Olha, se eu aprendi alguma coisa importante na área técnica é que, se um problema apareceu repentinamente, desconfie da última coisa que foi feita :lol:
Se esse problema fosse recorrente, eu até manteria uma suspeita forte em cima do multimídia, mas como bem comentou o Samuel, os defeitos não estão interligados, são bem distintos, o que sugere uma causa comum a todos os defeitos. Neste caso, a suspeita de perda de alimentação é grande sim. Normalmente estes multimídias possuem duas ligações positivas, uma que controla a alimentação pelo carro, e outra que fica constantemente ligada para preservar os parâmetros de ajustes. O problema pode estar nessa ligação.
Seia bom ver se quando instalaram estes acessórios não mexeram no painel. Algumas vezes usaram até o fusível do multimídia para a ligação, e normalmente eles retiram para evitar algum curto de instalação. Pode estar frouxo por não ter sido bem encaixado.
Eu também pediria uma avaliação mais cuidadosa, me parece que o técnico da concessionária não está fazendo uma análise adequada.
Pede para verificar os pontos de interligação dos acessórios, se não estão ocorrendo curtos rápidos, checar os fusíveis, balançar os cabos do multimídia, conferir as conexões, e se nada for encontrado, exija a troca imediata do multimídia.
Mas, eu acho que o problema não é com ele, posso estar enganado, mas me parece uma causa externa.

Ao tempo q agradeço a postagem, adianto q o shiftpower não passa p nenhum fusivel, apenas fica entre o plug original e o pedal, a tomada do engate é um caso a se pesquisar. Ainda n fui a CSS q fica muito próxima de casa, aposentado tenho td tempo, mas tô ficando em ¨véio¨preguiçoso do caramba! Vou sair da rotina rede/cadeira do papai/sofá/tv/laptop e cama p ir lá.

sm4rco
07/11/2024, 10:16
NOVA NISSAN FRONTIER 2025 PLATINUM 2.3 BI-TURBO EM DETALHES | NÃO PERDE NADA PRA HILUX E S10!!!

https://www.youtube.com/watch?v=GRo1iA76Su4

dojao campeao
07/11/2024, 10:19
Pessoal, colocando com algum atraso, há cerca de um mês e meio, meu caçula deu um ¨pequeno¨carinho num poste c o Tcross e a seguradora deu PT (n confundir c aquele outro...). P ficar na marca, aquiri um kicks 2020 c 50.000 km em excelente estado, estou surpreso c o carro, pelo menos em uso urbano é bom p caramba!

Davidnissan
07/11/2024, 17:14
O Edumar pisa fundo que eu sei. Quando ele faz vídeos e fotos para o grupo de whatsapp eu vejo ponteiro de velocimetro sempre acima de 150 até na rodovia dom pedro :???:
Acho que ele está sempre fugindo dos chatos :lol:


Como a gente entra nesse seleto grupo?

Davidnissan
07/11/2024, 18:28
Senhores peço ajuda, a minha multmídia continua me "aporrinhando", além da camêra de ré volta e meia tremer e escurecer, fato q está acontecendo cada vez mais (já me disseram q a troca do chicote resolverá, p comodismo estou esperando a primeira revisão por tempo de uso em fevereiro, atualmente 6.000 km), ela desprograma constantemente, ou seja: desligo o carro e ao voltar quando ligo o idioma está mudado; a cluster q estava n pressão do pneus (meu preferido) está em outro indicador, o som q estava em rádio fm está na usb, enfim, um saco! Tem como ajustar isso ou realmente é defeito da minha?


Meu amigo, conseguiu resolver já?

Eu to na minha terceira central multimídia. Meu problema basicamente era só a hora, volta e meia ela desconfigurava. Depois que conversei com o gerente do pós venda e ele trocou a minha por uma central de uma camionete que estava no showroom, depois mandaram mais uma de fábrica (na verdade duas, mas só uma conversou com o carro). Hoje ainda acontece essa desconfiguração, mas é mais raro. Com o tempo percebi que tem muito mais a ver com o aterramento do que com a central em si. Eu pedi para checarem o aterramento e disseram que ta tudo ok. Agora que tem chovido bastante, diminuiu ainda mais a intercorrência, o que me leva a crer ainda mais que é uma questão de transferência de eletricidade estática quando eu coloco a chave na ignição.

O que te recomendo é tentar arrumar uma vez, se não der certo, já aciona o gerente do pós venda e não se esquenta pq vai ser resolvido, nem que você precise trocar a central. Outra dica é filmar quando aparecer o erro, pq a gente sabe que esse tipo de problema raramente acontece na frente do técnico.

Davidnissan
07/11/2024, 18:49
....
Eu já tive um estepe roubado na Frontier 2021 que eu tive, lá em 2021 mesmo. Eu fui almoçar na padaria Rebecca em Itu, talvez alguém conheça, e o estacionamento é ruim de manobrar, então eu estacionava num bolsão superior sempre vazio para não atrapalhar ninguém. Nesse dia eu notei que quando eu entrei, uma Hilux me acompanhou e parou do meu lado. Só que eu continuei no carro porque estava passando uma reportagem na rádio CBN (hoje não ouço mais esse lixo) e eu queria terminar de ouvir. O condutor da Hilux também não desceu, e eu até imaginei que ele também estivesse ouvindo a mesma reportagem.
Quando eu saí, ele continuou na caminhonete, e quando entrei na padaria, percebi que ela não veio atrás, e durante o meu almoço, ele não entrou na padaria, e aí eu estranhei mesmo.
Quando eu saí, o carro dele não estava mais lá, e logo que comecei a descer com a minha caminhonete a rampa de cascalhos, já ouvi os ruídos da trava solta... Foi um erro da minha parte, eu poderia ter evitado se eu tomasse as providências que eu tomo hoje, ou se tivesse ficado escondido de tocaia esperando a ação dele para agir.
....


Ri bastante quando falou da CBN. Mas comigo foi parecido, eu peguei dengue esse ano, parei ao luz do dia, em um estacionamento bem movimentado. O flanelinha me viu chegando e estranhamente não foi falar comigo. Mas eu estava tão mal que só queria ir ao hospital. Chegando do atendimento não estavam o estepe nem o flanelinha. A PM até me ofereceu de ir atrás do cara, mas deixei para lá. Vi que no mercado livre eles vendem o kit completo (pneu mais roda orginal), que com certeza é fruto de roubo. Eu acabei encomendando um pneu na pneustore e uma roda na concessionária. Enquanto isso pesquisei MUITO sobre travas antifurto, e não tem opção melhor que a McGuard. Inclusive comprei de uma revenda autorizada que da desconto para quem tem seguro da Porto, valeu muito a pena. Hoje evito parar em certos lugares, tive que virar a chave na minha cabeça e que tenho um carro mais visado.

Ah, curiosidade louca! Ontem fui a um escritório de advocacia que fica em um prédio central aqui em Brasília. Um predio simples comparado aos mais modernos. Ai resolvi parar dentro da garagem, suuuuper apertada. Manobrei o carro ao lado de uma Rivian, fiquei admirando um pouco o carro com a minha filha e fui resolver minha vida. Na volta, eu já fui preocupado com as manobras que tinha que fazer. Chegando na vaga, encontrei o dono da Rivian, ele entrou nela, e começou a manobrar também com alguma dificuldade, e me liberou espaço para manobrar a Frontier enquanto minha filha e eu olhávamos embasbacados para o carro e para o motorista, que era ninguém mais ninguem menos que o Max Verstappen de boa sozinho voltando do dentista. Manobrei melhor que ele!

ps.: que tributo ele fez para o Ayrton no domingo hein!

Davidnissan
07/11/2024, 18:54
Ao tempo q agradeço a postagem, adianto q o shiftpower não passa p nenhum fusivel, apenas fica entre o plug original e o pedal, a tomada do engate é um caso a se pesquisar. Ainda n fui a CSS q fica muito próxima de casa, aposentado tenho td tempo, mas tô ficando em ¨véio¨preguiçoso do caramba! Vou sair da rotina rede/cadeira do papai/sofá/tv/laptop e cama p ir lá.


Dojão, melhor ir logo à CS nesse caso, provavelmente vai ter algo a ver com esse botão. Ainda mais se eles conectaram em um fio sem chicote. É bom que vc resolve logo, talvez antes mesmo da revisão.

Bigsd
08/11/2024, 08:48
NOVA NISSAN FRONTIER 2025 PLATINUM 2.3 BI-TURBO EM DETALHES | NÃO PERDE NADA PRA HILUX E S10!!!


Impressionante como até hoje o pessoal ainda rasga elogios para a Frontier. Surgem muitos lançamentos, mas essa Frontier não envelhece, pelo contrário, continua dando um show perante a concorrência que pouco tem mostrado em termos de atualização tecnológica.