Ver Versão Completa : Manutenção, Adaptações e Soluções Técnicas NISSAN FRONTIER - GERAÇÃO 2017.
Samuel Dias
16/07/2025, 10:25
A Frontier está bem equilibrada hoje em termos de potência e economia. Não precisa mexer nada. Se conseguirem melhorar, ótimo, mas já está muito boa.
Pra mim uma picape teria que ser bem robusta, não quebrar fácil. Um Kwid quebrar até vai, é quase um brinquedo :mrgreen:
Mas estou pra dizer que tem muitos carros populares e baratos se mostrando mais confiáveis que muitas caminhonetes por aí.
Eu não vejo motor de Frontier estourando, bombas travando, correntes e correias quebrando, filtros entupindo e outros problemas por causa do biodiesel. Já vi problema em Frontier causado por diesel beeeemmmm adulterado, mas na maior parte das vezes ela falha, fica fraca, mas não dá em nada, só completar o tanque novamente ou fazer uma limpeza. S10 e Triton também não vejo reclamações.
Acho que o problema é projeto mesmo, e com ou sem aditivo parece que a Frontier não incomoda com isso.
Davidnissan
16/07/2025, 14:36
Vocês continuam usando aditivo no motor? Tenho visto alguns vídeos e reportagens dizendo que isso não serve para nada, e que só vale a pena se a caminhonete for ficar muito tempo parada.
Até certo ponto é verdade, mas só se você abastecer com diesel de boa qualidade - Shell e Petrobrás - e que já vem aditivado. Pelo meu entendimento, se você mantiver o diesel por até 15 dias no tanque, não há motivo para aditivação extra. Recenemtente eu viajei e deixei o carro parado por duas semanas, depois mais uma semana queimando o diesel letamente, por isso, antes de sair eu usei um estabilizador de diesel da Wurth, confesso que fiquei impressionado com o resultado, o consumo do carro melhora quase que instantaneamente. Em resumo, não acho necessário ficar aditivando a cada tanque se você roda bastante, mas acho que um aditivo de vez emq uando não faz mal, ainda mais se for na véspera da troca de filtro, pois você acaba aproveitando e faz uma limpeza geral no sistema e joga o resíduo fora através do filtro de conbustível.
Além do meu carro, gerencio uma usina com 11 geradores, e nesse caso acho que o aditivo essencial , nos tanques estacionários uso o Actoil. Quando preciso limpar alguma linha ou tanque eu apenas aumento a dosagem e descarto o diesel contaminado antes de colocar um novo, o resultado também é muito positivo.
Diferentemente de antigamente, motores e tanques a diesel não podem ficar parados por muito tempo, o segredo para maior logenvidade é o uso.
um aditivo de vez emq uando não faz mal, ainda mais se for na véspera da troca de filtro, pois você acaba aproveitando e faz uma limpeza geral no sistema e joga o resíduo fora através do filtro de conbustível.
Dica interessante. Eu não conhecia essa :concordo:
Mais de 12.000 postagens nesse tópico.
Parabéns aos amigos que contribuíram com tanta informação :palmas:
Davidnissan
16/07/2025, 17:52
Dica interessante. Eu não conhecia essa :concordo:
Me perdoa a péssima gramática!
Me perdoa a péssima gramática!
Que isso?? Nem esquenta.
Você não me viu no whatsapp ainda :lol:. Lá eu sou um desastre. Aqui o PC ainda corrige tudo.
Quem é cheio de frescura pra escrever aqui é o Cirão e o Edu :mrgreen:
O Cirão ainda corrigia a gente uma época :mrgreen:
Alguém sabe quando a Frontier começará a vir do México novamente?
Ela está sumida das lojas. Cessaram as promoções, somente a PRO tem um desconto e bem pouco comparado ao que costumam oferecer, somente algumas cores disponíveis e prazo longo de espera.
Claramente a Nissan está fortemente segurando as vendas da Frontier aqui.
Lá fora as vendas subiram, houve aumento de procura da Frontier. Espero que a fábrica Mexicana tenha capacidade de atender tudo, apesar que se eu não me engano além da Argentina são mais 3 fábricas produzindo Frontier, é isso?
Mais de 12.000 postagens nesse tópico.
Parabéns aos amigos que contribuíram com tanta informação :palmas:
Este tópico é um exemplo de sucesso. Mesmo os fóruns perdendo espaço (isso começa a mudar) aqui só cresceu. E temos muito conteúdo, muita informação acertada, previsões concretizadas e acredito que aqui tem a maior concentração de informação da Frontier de qualquer outro site da internet aqui ou lá fora.
E agora com o equilíbrio que conseguimos, sem os haters perturbando, o clima ficou bem interessante, não só aqui mas em outros tópicos de outros modelos também que eram usados só para provocações da Frontier.
O fórum ganhou bem mais conteúdo. As "mentiras" que diziam que contávamos, todas se provaram verdades, até aquelas mais rebatidas pelos haters que se recusavam a aceitar os fatos. Foi uma grande mudança aqui. Isso mostra como a mentira vai naturalmente afastando quem as divulga e fortalecendo quem diz a verdade.
Vamos continuar praticando a civilidade neste fórum e tornando-o cada vez mais útil para quem busca informação de verdade, porque lá fora a imprensa está claramente comprada, divulgando aquilo que lhe é conveniente para seus interesses.
Além do meu carro, gerencio uma usina com 11 geradores, e nesse caso acho que o aditivo essencial , nos tanques estacionários uso o Actoil. Quando preciso limpar alguma linha ou tanque eu apenas aumento a dosagem e descarto o diesel contaminado antes de colocar um novo, o resultado também é muito positivo.
Diferentemente de antigamente, motores e tanques a diesel não podem ficar parados por muito tempo, o segredo para maior logenvidade é o uso.
Isso é um grande problema hoje. O governo acha que só automóveis usam diesel, mas equipamentos também usam e estão sofrendo problemas bem mais sérios com esse biodiesel. Além de alguns veículos que também estão tendo muitos problemas com essa mistura.
Eu não vejo motor de Frontier estourando, bombas travando, correntes e correias quebrando, filtros entupindo e outros problemas por causa do biodiesel. Já vi problema em Frontier causado por diesel beeeemmmm adulterado, mas na maior parte das vezes ela falha, fica fraca, mas não dá em nada, só completar o tanque novamente ou fazer uma limpeza. S10 e Triton também não vejo reclamações.
Acho que o problema é projeto mesmo, e com ou sem aditivo parece que a Frontier não incomoda com isso.
O Eduardo se não me engano comentou uma vez de uma Frontier com mais de 100.000km que só usava biodiesel na usina, e teve que fazer uma limpeza de motor. Ela começou a perder força e o motor estava bem contaminado. Teve outra que usava o diesel comum, também rodou muito antes de pedir uma limpeza. Esse motor é bastante resistente a esse tipo de abusos. No máximo entra em modo de segurança e você continua a sua viagem até conseguir encostar para revisão. Motor não vai parar ou estourar pelo caminho e depender de reboque depois.
O cuidado maior é com o ARLA, esse faz a caminhonete não pegar mais. Mas também ele avisa com bastante antecedência, permite partidas e dá uma folga até corrigir a adição do ARLA. Lembro de um maluco que fez um monte de vídeos de uma Attack que parou de funcionar por causa do ARLA. Foi o Edu que nos chamou a atenção que no primeiro vídeo que ele fez a luz de alerta do ARLA estava acesa, já indicando um problema que ele desprezou. Mais tarde se descobriu que ele usou ARLA adulterado, comprado no mercado livre.
E não tem o que fazer, falha de ARLA não é característica de modelo, é lei. Ela não pode rodar sem estar com o aditivo em dia, e até que a Frontier ainda ajuda bastante os mais "relaxados".
O Eduardo deu uma dica no grupo caso você despreze os avisos de ARLA e ela não pegue mais. Tem como fazer ela funcionar, mas não sei se pode contar aqui :mrgreen:
Alguém sabe quando a Frontier começará a vir do México novamente?
Ela está sumida das lojas. Cessaram as promoções, somente a PRO tem um desconto e bem pouco comparado ao que costumam oferecer, somente algumas cores disponíveis e prazo longo de espera.
Claramente a Nissan está fortemente segurando as vendas da Frontier aqui.
Eu percebi isso também. Pararam todas as propagandas. Pelo que disseram ela virá do México em muito breve, ficando a fabricação argentina somente para o mercado local.
O Eduardo deu uma dica no grupo caso você despreze os avisos de ARLA e ela não pegue mais. Tem como fazer ela funcionar, mas não sei se pode contar aqui :mrgreen:
Pelo que seu ei não pode, mas se perguntar no particular ele conta :mrgreen:
Este tópico é um exemplo de sucesso. ... ganhou bem mais conteúdo.
Esse fórum é muito top :concordo:
Olá, amigos.
Nossa! Faz muito tempo que eu não posto aqui.
Mas, desfazendo as fofocas de que abandonei o fórum, aqui estou :D
Eu estava cuidando de outras coisas na minha vida, viajando um pouco, e resolvi dar um tempo da internet de uma forma geral, tanto que sequer os meus blogs eu tenho atualizado, estão todos parados há meses, e logo aparece alguém reclamando que eu não publico nada :lol:
Então a minha ausência não tem nada a ver com qualquer aborrecimento ou desânimo com o fórum, pelo contrário, eu gosto muito deste espaço, e percebo que ele hoje está bem melhor.
Dei uma passada geral pelos tópicos hoje pela amanhã, e notei que o fórum está diferente, bem mais equilibrado e muito mais agradável. Parabéns a todos os amigos que contribuíram muito para isso, e continuam se esforçando para dar uma imagem mais eficiente e mais agradável a este espaço, com mais harmonia e conteúdo.
Prometo que vou contribuir mais.
Por diversas vezes recebo avisos de que fui citado e para responder, principalmente pelo amigo Bigsd, mas eu estava mesmo envolvido com outras coisas, e foi até bom, porque algumas coisas que pediram a minha participação acabaram evoluindo e foi melhor do que fazer antecipações, que algumas vezes geram alguns "incômodos". Eu só teria me desgastado debatendo alguns temas que certamente seriam alvos de pedradas, mesmo reconhecendo que o clima aqui agora é outro, muito mais maduro e ponderado, mas o tempo tratou de "preparar o terreno" para estes comentários.
Eu não vou conseguir me manifestar de tudo que me pediram, mas vou tentar participar do que eu puder, inclusive trazendo algumas contribuições que estavam prontas e hoje estão até mais "acessíveis" com o amadurecimento de alguns temas.
Durante este tempo eu também não consegui atualizar o meu blog do Clube da Frontier, então talvez eu inclua algumas postagens com um formato meio "diferente", parecendo uma "reportagem", mas é que se eu puder escrever já com um formato que eu possa atualizar o Clube da Frontier, eu tentarei, assim já posto lá também. Digo isso antes que alguém diga que alguma postagem minha está parecendo uma matéria comercial :lol:
Mas, a prioridade será aqui, sempre, a não ser que seja algum tema delicado e eu entenda que não tenha clima aqui para ele, apesar que este espaço mudou muito e está muito mais equilibrado.
Também não vou conseguir postar tudo hoje, mas farei brevemente.
E deixo aqui um abração a todos os amigos do fórum.
Não tem muito o que acrescentar sobre a Frontier. Ela firmou uma imagem no mercado com a sua fama de resistência, confiabilidade, segurança, robustez, tecnologia, etc... e num momento interessante, quando alguns modelos estão sofrendo com problemas constantes e muito graves, envolvendo muitos recalls e reparos caros logo com pouco tempo de uso. Alguns modelos demonstram não estarem preparados para a nossa realidade hoje e muitos viajam apreensivos com receio de não chegarem aos seus destinos. A Frontier está se saindo muito bem.
Sempre que vou na concessionária fazer uma revisão, e a minha atual já está chegando nos 50.000km rodados (pois é... rodei muito recentemente), eu fico fuçando as novidades e como o modelo tem se comportado, e vou dizer, são só elogios. Todos os donos de Frontier que encontro lá são apaixonados pelo modelo, e não tem reclamações da Frontier.
Eu vejo os registros de ocorrências de pós-vendas, a concessionária me permite o acesso, e não existem problemas crônicos ou qualquer defeito que mereça a atenção, senão aqueles causados por falta de cuidado ou pelo desgaste normal sem uma manutenção preventiva correta. E os registros são gerais, de todas as lojas.
Ela tem se saído muito bem com o nosso "lixodiesel", suportando bem combustíveis de baixa qualidade, e são raros os problemas decorrentes disso. Não se vê qualquer problema envolvendo motores, suspensões, câmbios, freios, etc... Todo o conjunto mecânico tem funcionado muito bem e demonstrado durabilidade.
Nos raros casos que vi, não houve culpa de projeto ou montagem.
Nas raras manutenções de motor, e até presenciei uma, o descabinamento ofereceu um trabalho facilitado, limpo e tranquilo, inclusive sem a retirada do motor. Nada de desmontar metade do carro e deixar um monte de sequelas depois, com peças espalhadas para todo lado, como vem ocorrendo com um modelo que está sofrendo danos no motor e que exige um trabalho difícil e complicado.
Não tem muito o que falar da Frontier, mas ainda assim vou abordar alguns pontos interessantes depois.
Sobre a Nissan, tratarei melhor desse assunto num tópico mais apropriado, mas já podemos adiantar uma coisa. Lá em novembro do ano passado soltaram uma conversa nessa nossa imprensa incompetente de que "alguns executivos" da empresa haviam dito, lá em Setembro, para um jornal, que "não podia revelar a fonte", que a Nissan fecharia em 12 meses. Imaginem... não foi um que disse isso, mas "vários" executivos... :lol:. Pessoal com muita visão administrativa... e todos convergindo. Vi essa coisa bizarra pela primeira vez na história :mrgreen:. Nem a Ford antes de se mandar daqui comentava o assunto.
Fato é que, apesar da alegria dos haters da Nissan, ou dos fanboys de outras marcas que acreditaram nesta historinha e valorizaram ainda mais esta bobagem, chegamos agora em Julho, quase agosto, e só temos mais 2 meses antes que a profecia se cumpra. Então em mais dois meses veremos quem tinha razão. Não teve fusão, não teve aporte financeiro, aquisição, nada, e a Nissan continua se reestruturando, lançando novos modelos, investindo em tecnologias, inovando, atualizando seus produtos e mais viva do que nunca.
No geral, o saldo foi bem positivo para a Frontier.
Criticar vendas? Muitos sempre enxergaram número de vendas para tentar associar qualidade, e hoje pagam o alto preço disso, com modelos bem vendidos na corda bamba abarrotados de problemas.
Não, a Nissan Frontier não vai vender muito, nunca vendeu e não é agora que vai vender. Talvez alguns mercados lá fora, como o México, tenha colocado o modelo no topo das vendas do país, mas aqui... não adianta... o consumidor parou no tempo, não só para carros, para quase tudo.
Antes desse modelo novo, a Frontier chegava a emplacar 200 ou 250 unidades em um mês, e teve um aumento de emplacamentos chegando a mais de 1.200 unidades se não me falha a memória, se mantendo em patamares de 500 ou 600 unidades, se atualizou, mais do que qualquer outra, e continuou firme no mercado, enquanto teve marca que em situação melhor abandonou o nosso mercado.
Então não esperem que a Frontier vai se tornar líder de vendas porque não vai. Ela não tem público para isso. O mercado dela é bastante restrito, fiel, mas exclusivo, e o interesse popular ainda é pelo conservadorismo.
Então não adianta mais vincular emplacamentos à qualidade, tentar demonstrar o quanto um modelo é bom apenas pela sua posição no ranking de vendas, vemos agora que isso não funciona assim. Ser mais vendido neste país nunca assegurou qualidade, até porque o consumidor é muito sugestionado e bem mal informado. Quem tem que comemorar número de vendas de forma alegre e saltitante é o fabricante, que vai lucrar mais, não o consumidor que nada ganha com isso e muitas vezes leva um produto inferior para casa.
Para o dono de uma Frontier, não importa o quanto ela venda, mas as suas qualidades.
Com queda de vendas, com mercado difícil, situação econômica passando por cuidados, note que o dono de Frontier não vende o carro, não muda de marca, e até troca por outra de mesmo modelo. Ele não está nem aí para ranking de vendas.
Se a Nissan fechar um dia, então trocamos pelo que tiver, e sem pressa, porque a Frontier é muito durável. Até lá, o que importa é ela nos oferecer o que mais nenhuma oferece, e podermos usufruir disso enquanto pudermos.
Se hoje parassem de vender Frontier no mercado, eu poderia ficar com as minhas por mais 10 anos tranquilo, sem qualquer preocupação. Vejam as 2017 quando chegaram aqui, até hoje rodam muito bem, muitas já passaram dos 300.000 ou 400.000km e estão como novas, não dão nenhum trabalho. Então comprar uma mais vendida e viver com insegurança, e ver um motor estourar com 18.000km e gastar 100 mil reais porque o fabricante foge de sua responsabilidade, viver fazendo recalls e convivendo com recursos que não funcionam, eu ainda prefiro continuar na Frontier vendendo pouco.
Eu compro carro para me satisfazer, e não para negócio ou para me manter no "comum" e no mais fácil.
Cada um faz a sua escolha, eu tenho as minhas, não só com carros.
É isso, já cheguei com meus "textões" para o pavor de quem tem preguiça de ler :mrgreen:. Mas fiquem tranquilos, porque vem bem mais por aí :mrgreen:
Bem, em resumo, minha visão hoje da Frontier é essa, e vendo as postagens aqui sobre ela, acho que o resumo da ópera é esse mesmo :mrgreen: