PDA

Ver Versão Completa : Manutenção, Adaptações e Soluções Técnicas NISSAN FRONTIER - GERAÇÃO 2017.



Páginas : 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 [23] 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49

Edumar
08/10/2022, 16:53
Bigsd, meu amigo, o dia tem 24 horas.... :lol:

Amigos, deixa eu comentar algo aqui sobre as turbinas da Frontier. Quando eu disse que ela era controlada eletronicamente, teve quem me perguntou se a rotação dela era então motorizada.... não, nada disso. Vejam que eu disse: "A turbina de baixa agora é controlada eletronicamente, enquanto a de alta se mantém à vácuo"
Observem que eu não disse que o funcionamento dela é elétrico, com rotação motorizada, mas sim o seu controle é eletrônico, a sua atuação é controlada eletronicamente, e ainda frisei que a segunda se mantém à vácuo. Teve gente dizendo que a turbina agora era elétrica... o que não é verdade. Vou até abordar isso no meu site para evitar as "fake news" de sempre :lol:

Eu levei a minha Platinum ontem para fazer a revisão dos 10.000 km.... sim, eu rodo muito. Só de casa para o escritório são mais de 100km, ou seja... mais precisamente... 206 km por dia só para ir para a empresa e retornar para casa, sem os percursos adicionais que faço para as minhas demais atividades, metade delas já elencadas aqui pelo amigo Bigsd :lol:
Aproveitei para conversar bastante com o chefe da oficina da concessionária. Imaginem... 5 Frontier, todas sempre revisadas em concessionárias, num total de mais de 40 revisões... já sou da casa... :lol: Sou muito bem tratado quando vou lá.
Conversamos bastante e ele me explicou isso com mais detalhes.

Ele me disse que realmente a rotação não é motorizada, mas o controle de entrada da turbina de baixa deixou de funcionar à vácuo para ser controlado por atuação elétrica, com uma programação inteligente que diminuiu o lag de entrada da turbina, e isso melhorou o desempenho e reduziu o consumo. Novamente, disse ele, essa solução é a mesma adotada em veículos top de gama, que usa o sistema inteligente que a Frontier aplica em várias funções e que faz tanta diferença para os elogios que ela sempre recebe.
Então, o atuador agora é servo-controlado, não a rotação. Este sistema é muito mais rápido, mais preciso e mais confiável.

Conversamos bastante sobre a tecnologia desta Frontier 2023, e sou obrigado a concordar com o amigo Ciro quando ele diz que a Frontier deveria custar mais caro que suas jurássicas concorrentes.
Pessoal, mudou bastante coisas. Em razão de ser um modelo 2023 e ser obrigatório o uso do aditivo Arla, a Nissan resolveu aproveitar essa implementação, muito bem-vinda diga-se, para fazer todo um novo ajuste no motor. Até os bicos injetores mudaram, entre muitas outras coisas.
A Frontier ficou ainda mais rápida, mais forte e muito mais econômica, aliás, coisas que eu já vinha notando e até relatando com testes que fiz. Vou postar um vídeo depois (vou tentar terminar neste final de semana) que tenho certeza que vai surpreender muita gente, mostrando o torque desse motor que tanto diferencia ela das concorrentes mesmo com número maior de cavalos.
A Nissan fez um trabalho muito bem feito nela. Como eu já disse, o que já era melhor, foi superado ainda mais :lol:

A suspensão recebeu novos ajustes e novos amortecedores, freios foram todos redimensionados depois da mudança para o sistema de disco nas quatro rodas, que obviamente aumentou o seu custo por ser muito mais caro que o sistema que usa somente lonas. Até as pastilhas foram modificadas.
O conjunto de direção também foi modificado, deixando ela mais leve, mais precisa e com melhor giro.
O sistema de controle de estabilidade foi reformulado para essas mudanças, e se já era o mais eficiente entre as concorrentes, agora se superou novamente. Fazendo um uso melhor do novo sistema de freios e de suspensão, é quase impossível fazer essa caminhonete perder o controle ou capotar.

Ele me disse que chamam esse controle de estabilidade de terceira ou quarta geração, mas que nem deveria ser chamado assim, pois é um sistema muito mais aprimorado e complexo, que faz os demais parecerem brinquedo de criança.
Ele me explicou porque uma S10 ou uma Ranger parecem nem ter controle de estabilidade, ou porque uma Hilux é tão ruim e perigosa mesmo tendo o controle.
Ele disse que caminhonete é muito mais crítica, não é como um carro onde as variações de peso são menores, o centro de gravidade mais baixo, e o curso de suspensão também é mais limitado. Aliás, por ter um sistema multilink, o curso da suspensão da Frontier é bem maior.
Por essa razão que a Nissan optou em usar um sistema que até agora ela e a Mercedes na Alemanha usam.

Todo o controle de estabilidade é comandado de forma inteligente, com informações coletadas a cada centésimo de segundo, e que leva inúmeros fatores em conta.
Nas demais picapes, o controle quando atua só se altera quando a reação da caminhonete está prejudicado ou o atrito com a pista já é bem ruim. Na Frontier ele atua continuamente, fazendo as correções com cada mínima informação que chega, de forma mais precisa e instantânea. O controle avalia até a pressão dos pneus, a carga de peso na caçamba, e muitos outros fatores.
Com tudo isso alimentando a central, ela acompanha cada movimento da caminhonete, cada reação diante de cada ação do sistema, tudo isso sempre em centésimos de segundo.
Se uma roda repentinamente esboçar qualquer sinal de travar no asfalto durante a correção (um dos problemas que faz a Hilux tombar), ela faz uma inversão instantânea de correção e cria uma atuação intermitente para realizar correções pontuais, e aproveita o bom desempenho da suspensão multilink para aumentar a performance do conjunto.
Esse sistema é todo programável numa unidade de controle também desenvolvida pela Bosch alemã, e por isso recebeu um novo acerto para aproveitar as novidades que a caminhonete recebeu para 2023.
Ele comentou que comparações feitas lá fora mostraram que a velocidade da caminhonete pode ser maior do que era antes e ainda garantir a atuação precisa do sistema. Lembrando que o famoso teste do alce é feito com uma velocidade de até 80 km/k, sendo que a Hilux, por exemplo, reprova numa velocidade muito menor do que essa, mas que na verdade essa é uma prova de desvio repentino de obstáculo, e em estradas é difícil imaginar uma picape andando a menos de 70 km/h (a Hilux reprova a 67 e a L200 a 69 km/h). Por isso que a preocupação com esse recurso é tão grande em caminhonetes (pelo menos na Nissan).

Ele me explicou também que, ao perder o controle, o controle de estabilidade das caminhonetes perdem totalmente a eficiência, enquanto o da Frontier continua atuando e aguardando uma nova oportunidade de êxito na correção.

Cada vez eu fico mais impressionado com os recursos tecnológicos dessa caminhonete. Enquanto algumas ficam mudando grades (cada vez mais ridículas com aquele hexágono feio) ou aumentando os CVs do motor (para ainda andar menos), a Nissan tem mexido pontualmente no que realmente importa, sem dó de investir e ainda conseguir manter o mesmo preço da caminhonete com o lançamento da nova versão.

Já vi gente dizer que mais tecnologia é menos confiabilidade, mas o mecânico me disse que a Frontier prova o contrário, é a que incorpora mais tecnologia e a que menos tem tido problemas de parar em percursos, de recalls e falhas.
E convenhamos, se fôssemos pensar assim, ainda estaríamos usando máquina de escrever mecânica e vendo TV de tubo preto e branco.
Eu me recordo quando os carros eram mais simples, carburados e sem qualquer eletrônica, e vivíamos com problemas de carburação, de aquecimento, vazamentos, carros parando em estrada, motor durando algumas vezes menos de 60.000km.... rolamentos de rodas estourando, ferrugem comendo todo o carro com menos de dois anos de uso... etc...
Eu sempre fui fã de tecnologia, e quanto mais melhor. Maior é a confiabilidade e o desempenho de qualquer produto se ele for bem feito. Mas, os produtos de alta tecnologia que consumo são caros, equipamentos de áudio de nível hi-end, projetores 4K, etc... Mas, a Frontier consegue ainda ser mais barata com toda essa tecnologia que incorpora, e com confiabilidade. Isso é mesmo impressionante.

Conversei sobre a chamada para verificação recente dos bicos da Frontier 2023, ele me disse que foram convocados apenas 116 proprietários no Brasil, número muito pequeno em relação ao que já foi vendido aqui. Interessante é que só atingiu unidades vendidas aqui e numa quantidade bem pequena, decorrente de um lote de peças com falha de fabricação do fornecedor. Nada a ver com projeto, fabricação da Nissan ou erro de montagem. Coisa normal e comum. Das unidades já inspecionadas, encontraram até agora apenas mais uma com risco de problema. Foram somente duas que realmente saíram até agora com essa falha.

Teve outro chamado para verificar a fixação da pinça de freio traseira, também poucas unidades, 237 suspeitas, esta por falha da ferramenta de montagem que poderia não ter aplicado o torque necessário na fixação do parafuso. Duas unidades também apresentaram ruídos e o problema foi percebido, mas nenhuma outra inspecionada estava com esse problema, que também não representa riscos graves pois não impede o funcionamento do freio, apenas reduz a sua eficiência atrás.
Mas, algum motorista menos experiente pode eventualmente se atrapalhar um pouco, mas num país onde milhões ainda rodam e morrem com airbags assassinos e muitos com veículos sem estabilidade que capotam até quase parados, isso me parece ser o menor dos problemas... :lol:

Muito normal um modelo com tantas mudanças ter um ou outro desvio, mas neste caso nada que seja decorrente de erro de projeto ou falha de tecnologia, o que é muito, mas muito importante.
Trabalhei muitos anos em montadoras, e esses problemas menores sequer são relatados, com as montadoras fazendo as correções em silêncio nas revisões, sem que nem o proprietário saiba. Essa é a regra, que a Nissan mudou, pois há um trabalho interno de transformar qualquer ocorrência, por menor que seja, em um trabalho de divulgação e aperfeiçoamento.
Por isso é importante sempre realizar as revisões em concessionárias, sempre!!! Cansei de ver gente pagando por serviços gratuitos ou mesmo, por exemplo nesse modelo, instalando módulos de travamento de portas que ela já tinha e que apenas vinha desabilitado. Mas muitos espertinhos ganharam dinheiro se aproveitando do cliente, ou mesmo desconheceram a situação por não ter acesso às informações que as concessionárias tem.

Depois incluo mais algumas informações, porque esse texto já ficou longo demais :lol:
Mas acho que são muito boas notícias para os donos de Frontier. Podem continuar sentindo orgulho dessa caminhonete porque ela realmente vale ouro :lol:

Bom final de semana.

Edumar
08/10/2022, 16:55
Sugestão: 04 de dezembro, e a galera toda junta para um almoço de Frontieristas :concordo:

Pra mim qualquer data, eu me organizo, e se eu já tiver algum compromisso, eu mudo para estar junto dos amigos.
Mas, vai rolar uma brincadeira, não vai? Com um pouco de lama também, se não for pedir muito :lol:

Bigsd
10/10/2022, 09:39
A melhor parceria que a Nissan teve foi com a Mercedes, que além de ter deixado um grande fruto como a Frontier, claramente ainda hoje deixou fortes influências para as suas mudanças que coloca ela no topo da tecnologia.
Eu acho que ela deveria se livrar da Renault, isso sim, e manter só com a Mitsubishi que vai trazer a nova L200 na plataforma da Frontier também.

Ciro Alencar
11/10/2022, 13:30
Boa tarde, meus queridos amigos!!!

Ontem fiquei externo o dia todo e não consegui entrar. Hoje também estou na correria, mas consegui ler as mensagens.
Estou devendo as minhas impressões da nova Frontier.
Acabei de entrar aqui mas já estão me esperando aqui para o almoço... o povo que tem fome.... kkkkkkkkkkkkkk
Edu, meu querido amigo, excelentes explicações. Muito bom. Acho que isso não tem em lugar nenhum... só aqui no fórum.
Já vou !!!!!!!!!!!!!! kkkkkkkkkkkkkk
Vou almoçar, mas depois eu volto.

Bigsd
13/10/2022, 10:01
Vou almoçar, mas depois eu volto.

Não voltou e pelo jeito já está no sítio... :mrgreen:

sm4rco
14/10/2022, 19:09
O pessoal está de greve ou com preguiça hoje? :mrgreen:
Não ia sair um vídeo novo do Edu?

Bigsd
15/10/2022, 12:40
Pessoal, está tudo bem comigo :mrgreen:
Ontem trabalhei externo e não consegui entrar aqui, depois cheguei cansado e o desânimo bateu de vez :mrgreen:

O Edu divulgou mais um vídeo sim, eu fiquei de publicar porque ele também está viajando. O Edu é muito caprichoso para fazer esses vídeos, nada profissional como ele mesmo diz, mas feito com o capricho que ele pode. Mas manter tantos sites de som, picape, foto, drone, etc... haja bobbies para esse homem manter :mrgreen:
O tema é um que conversamos aqui recentemente, e que já causou dúvidas, a tal da turbina elétrica da Frontier que não é elétrica :mrgreen:
Até aquele carinha chato que frequenta esse fórum já fez essa afirmação mentirosa no youtube :lol:. Eu nem falo mais nada, o Marcelo Dark disse que está cuidando disso. Eu nem participo mais dessas discussões porque todo mundo já cansou das bobagens que diz, e não vale mais a pena.

No final do vídeo o Edu colocou o link aqui para o fórum. Ele disse que foi uma forma de agradecer e de prestigiar o espaço que ele tem muito carinho. Muito bacana da parte dele. Temos que continuar fortalecendo o fórum e os sites sérios, porque hoje o que não falta é picaretagem e gente dizendo bobagem.
Num comentário de um vídeo da Frontier , o cara disse que desconfiava da Frontier porque ela era fabricada pela Renault e não na fábrica da Nissan. Um outro cara rebateu e explicou onde ela era feita, e que era o contrário, a Alaskan era feita numa fábrica da Nissan, e depois o cara pediu desculpas pelo engano. Falta informação, mas ainda tem gente que reconhece os erros, mas muitos não admitem, e o que se vê são bobagens demais.
Pelo menos aqui no fórum publicamos o que é verdade, contada por quem realmente é dono do carro, não por alguém que não tem Frontier e que afirma isso ou aquilo. Nem acha ou pergunta, já afirma sem saber, o que era muito comum aqui no passado logo antes e no começo do seu lançamento.
É só resgatar as primeiras mensagens. Chega a ser até cômico ler tantas bobagens, e quem disse nunca se retratou. O fechamento da fábrica da Nissan foi até engraçado. E no final quem fez essa "catastrófica previsão" viu as fábricas da caminhonete dele fechar :lol:
Até hoje usamos esse caso como referência nos grupos.
E o pior é que as recentes notícias foram ainda piores, e pelo jeito a marca vai cair fora de vez. Vai tarde depois da palhaçada que já fez.

Então é importante a participação aqui, coisa que vou cobrar cada vez mais, foi o combinado. Os grupos eram complementos, não substitutos.

Vai o vídeo do Edu pra vocês. Ele disse que ia fazer uma alteração, mas acho que era a inclusão do link do fórum. Como não falei com ele depois, acho que ele já fez, mas qualquer coisa eu corrijo aqui depois.

Obrigado Edu.


https://www.youtube.com/watch?v=rIhZZFN6__4

Bigsd
17/10/2022, 11:33
Nissan Frontier (Navara em alguns mercados) levou o prêmio melhor caminhonete cabine dupla 4x4 do mercado da África :palmas:
Mais um prêmio conquistado por esse modelo, e bateu Hilux e Ranger, na opinião dos jornalistas julgadores.
O modelo lá é fabricado localmente, em outra fábrica da Nissan.
As qualidades de destaque são aquelas que sempre destacamos aqui.
Só falta crescer o número de vendas, pois méritos pra isso não lhe falta.

Nissan Navara beats Hilux and Ranger | Dailysun (https://www.snl24.com/dailysun/sunwheels/nissan-navara-beats-hilux-and-ranger-20220607)
Nissan Navara bate em Hilux e Ranger

https://crm.clickacar.co.za/assets/859fd3f0-7c13-41e8-8cd1-1ce75060570c?key=large

Ciro Alencar
17/10/2022, 12:33
Não voltou e pelo jeito já está no sítio... :mrgreen:

kkkkkkkkk......

Boa tarde, queridos amigos !!!

Meu caríssimo Bigsd, realmente algumas vezes tomo decisões de última hora, e acabei decidindo ir viajar numa conversa com o filho durante o almoço. Voltei para o escritório e duas horas depois eu já estava na estrada. Desculpe, mas esse sou eu... imprevisível... kkkkkk....

Ciro Alencar
17/10/2022, 12:51
O Edu divulgou mais um vídeo sim, eu fiquei de publicar porque ele também está viajando. O Edu é muito caprichoso para fazer esses vídeos, nada profissional como ele mesmo diz, mas feito com o capricho que ele pode.


Muito bom o vídeo. O Edu realmente é muito caprichoso, e dá o recado com precisão, sem ficar entrando em termos técnicos demais.
Aliás, quem conhece o site de som hi-end dele sabe bem como ele consegue dar o recado em seus artigos de forma didática e sem aqueles termos técnicos muitas vezes incompreensíveis. Mesmo no direito, se todos os advogados tivessem a clareza que o Edu tem, de saber falar uma linguagem que o cliente entendesse, isso seria muito bom.... kkkkk.....
Eu não me saio mal, porque tudo que eu não sei, eu quero aprender.

Se o médico me manda tomar um remédio para uma leve triquinitite aguda... kkkk.... inventei isso agora.... kkkkkk A primeira coisa que eu faço quando chego em casa é pesquisar o que é isso, ler a bula do remédio, entender o mecanismo da cura, pesquisando o significado de cada palavra que não conheço..... kkkkk.....
O Edu deveria ser professor pela facilidade que ele tem de transmitir uma informação.
O vídeo ficou muito bom, conseguiu esclarecer uma dúvida de forma simples sem entrar em complicações técnicas que eu até tenho alguma facilidade, mas que a maioria poderia ter alguma dificuldade.

Ciro Alencar
17/10/2022, 13:12
Até aquele carinha chato que frequenta esse fórum já fez essa afirmação mentirosa no youtube :lol:. Eu nem falo mais nada, o Marcelo Dark disse que está cuidando disso. Eu nem participo mais dessas discussões porque todo mundo já cansou das bobagens que diz, e não vale mais a pena.

Como vocês perdem tempo com coisa inútil.... Ignorem, deixem esses caras pra lá.
Só o fato de ter parado de incomodar aqui já foi muito bom.
Eu vi a conversa lá no grupo, e concordo com o Edu... ninguém dá qualquer atenção ao que ele fala porque já conhecem esse tipo de perfil. Como o Edu disse, a vida é muito curta e cheia de coisas mais interessantes pra fazer... deixem ele perder o tempo dele e gastem o de vocês com coisas mais interessantes. O que ele faz, só prejudica ele mesmo. Vão viver.

O problema do Marcelo é pessoal, foi ofendido e não gostou. Agora, convenhamos, é para dar importância para isso? O cara não merece que se gaste 1 segundo com ele. Vá tomar um bom vinho e comer um bom queijo.... kkkkkkkk... isso é gastar bem o tempo....kkkkkk.....
É por isso que eu não participo muito de debates em vídeos de Youtube ou de outros parecidos. É uma terra de ninguém, só bagunça. Você acaba só gastando um tempo valioso que você pode reverter para algo melhor. Eu penso assim, eu não vou ficar gastando o meu tempo com bobagens, exatamente como o Edu faz.

Lembram daqui quando saiam aqueles conflitos malucos? Eu dizia.... não entrem em conflito direto, publiquem a verdade e ignorem completamente quem provocou, o tempo vai confirmar quem está certo e quem escreveu tudo aquilo vai passar só vergonha. E qual foi o resultado? Pois é.....

Eu tenho um concorrente num produto que gasta horas de discurso nos clientes inventando todo tipo de mentira de um produto nosso. O cliente nos comenta isso, e eu não gasto um segundo (ou quem for atender que já está orientado por mim), simplesmente eu ou quem for na visita entrega uma peça nossa de amostra e diz o seguinte: "Isso é o que fornecemos, peça uma amostra do dele, compare e depois decida". Adivinhem quem vende? sem gastar nenhum discurso.... kkkkkk.......
Uma vez eu comprei 200 peças do produto dele (com outro nome é claro kkkkk), e eu já mandava o pessoal enviar uma amostra do nosso produto junto com a "do mercado".... pronto! kkkkkk

Ciro Alencar
17/10/2022, 13:44
Nissan Frontier (Navara em alguns mercados) levou o prêmio melhor caminhonete cabine dupla 4x4 do mercado da África :palmas:
Mais um prêmio conquistado por esse modelo, e bateu Hilux e Ranger, na opinião dos jornalistas julgadores.
O modelo lá é fabricado localmente, em outra fábrica da Nissan.
As qualidades de destaque são aquelas que sempre destacamos aqui.
Só falta crescer o número de vendas, pois méritos pra isso não lhe falta.

Outra coisa que eu nunca vou entender... essa fixação por vender mais, como se isso realmente significasse alguma coisa.
Veja só... ela ganhou um prêmio e foi escolhida pelas suas virtudes, não por vender mais ou menos.
A competição é pelo melhor produto, não pelo melhor resultado comercial.

Você comprou a sua porque? Acredito que pelas mesmas razões que eu ou que todos que estão aqui. Se você quisesse um pula-pula, desconfortável, ultrapassado, e que gostasse de ver o horizonte girando.... kkkkkk... você poderia comprar outra, tanto faz ser líder de vendas ou não. Isso que eu acho que muita gente não entende.
Eu nunca tive um carro campeão de vendas, mas eu tenho certeza que as minhas opções sempre foram melhores que os "sucessos comerciais". E olha que tive carro que desvalorizava mais de 25% no primeiro ano, e no segundo você poderia trocar por uma gaiola de passarinho se devolvesse um pouco de dinheiro... kkkkkk......
Mas tive carros realmente bons, nada de carros feitos para o volume de mercado, para a massa de consumo, porque o foco destes produtos é outro que não me interessa.
OK, se eu podia pagar por isso, sorte minha, quem não pode pagar ou ter um produto que sofre maior desvalorização, que faça as suas escolhas, mas não comemore uma escolha porque é uma das mais vendidas, porque isso é pura ilusão, só para massagear o ego com a aquela bobagem de que "a minha escolha é campeã" kkkkkkk..... Sim, de mercado talvez, mas não de virtudes.
Mesmo porque carro nunca foi investimento, e eu comprava carro e não títulos de aplicação financeira.
Eu jamais colocaria a minha família num veículo sem estabilidade, desconfortável e perigoso apenas porque é o mais vendido ou porque desvaloriza menos, ou ainda "é só abrir a boca que vende" ...kkkkkkk........ Nunca vou esquecer essa... excelente argumento de escolha kkkkkk.....

Eu não sei qual caminhonete vende mais na África, sinceramente confessando, mas hoje eu sei qual é a melhor, e isso é o que realmente interessa. Eu nunca vi um produto ganhar um prêmio por ser o mais vendido.... kkkk......
Pra mim não importa o que vende mais, Brahma ou Skol.... eu vou tomar uma boa cerveja puro malte de qualidade e nível europeu (pode até ser nacional), mesmo que todo mundo prefira o suco de milho cheio de química..... kkkk......

Bigsd
17/10/2022, 14:30
Só levei lambada hoje :lol:
Cirão, fui eu quem convenceu o Marcelo a não prosseguir com o que ele queria fazer porque achei pesado. Eu não estou nem aí com ele, nem respondo mais.
E também só comentei que pelas qualidades e prêmios a Frontier deveria vender mais, mas eu comentei isso não como um desejo, mas como uma constatação. Bem, talvez com um pouco de desejo sim eu confesso :lol:
Esclarecido isso, vamos ao que interessa.... :mrgreen:

Reportagem do AutoPapo, que até hoje não sabe a diferença entre suspensão independente e multi-link:

autopapo.uol.com.br/noticia/nissan-frontier-platinum-2023/ (https://autopapo.uol.com.br/noticia/nissan-frontier-platinum-2023)

Destaques maldosos :mrgreen::

"Quem são seus concorrentes?
A Nissan Frontier Platinum concorre no topo do segmento de picapes médias. Suas rivais são:
Chevrolet S10
Ford Ranger
Toyota Hilux
Volkswagen Amarok"

Ou seja, a L200 não existe mais, né? :lol:
Vende mais que a Amarok e a Ranger, mas estas duas entraram e a L200 não. O site muitas vezes nem esconde as suas intenções.

"O que ela oferece?
....
Retrovisores com ajuste elétrico e aquecimento"

Isso é bom para os retrovisores não passarem frio, né? :lol:



Combustível
Urbano
Rodoviário


Diesel
11,0 km/l
9,1 km/l


Olha só... ela faz 11 km/l na cidade, isso é um recorde no segmento. Parabéns Nissan :palmas:. Em compensação, faz 9,1 km/l na rodovia, e isso é um desastre :shock:
:lol::lol::lol:

Depois quando criticamos aqui somos exagerados :lol:
É o nosso jornalismo "especializado".
Igual li outro dia de uma brincadeira com uma empresa de jornalismo: "Nosso compromisso é com a notícia, não com a verdade" :lol:

xibiu!!!
17/10/2022, 18:58
[VIDEO] Avaliacao da Nissan Frontier Platinum 2023 turbodiesel (https://autopapo.uol.com.br/noticia/nissan-frontier-platinum-2023/)

Nissan Frontier Platinum: 5 razoes para apostar - YouTube (https://www.youtube.com/watch?v=cdMdui_AB9E)

Samuel Dias
18/10/2022, 12:42
Tá difícil acompanhar esse tópico, vocês estão muito rápidos :-D

Mas a concentração de informação útil por centímetro quadrado aqui supera qualquer site da internet. Até youtube ficou insuportável de alguns anos pra cá com um monte de gente se achando especialista automobilístico. Essa de automobilístico aprendi com o Ciro Alencar, não mais automotivo :lol:

Olha só o site de referência do iCarros:
Nissan Frontier 2.3 TD CD SE 4x4 (Aut) 2023: Ficha Técnica (https://www.icarros.com.br/nissan/frontier/ficha-tecnica/28167)

Nissan Frontier 2023

Tanque (L) 80

Errado, o tanque é de 73 litros na 2023.

Consumo cidade (km/l) 8,9
Consumo estrada (km/l) 10,1

Errado também, ela ficou mais econômica que isso na linha 2023, pelo próprio inmetro.

Freios Dois freios à disco com dois discos ventilados.

Errado, são quatro freios a disco.

controle de tração X


teto solar X


sensor de farol X


trio eletrico X


Errado também, todos estes itens são disponíveis.

cd Player V

Errado! Não possui Cd player

E viva a falta de vontade de pesquisar a informação antes de publicar :D

Samuel Dias
18/10/2022, 12:59
Comentou-se outro dia aqui da quatro-rodas ter dito que a suspensão traseira da Frontier 2023 não era multilink. Pois bem, olha o que eu achei da mesma quatro rodas:

Em que condicoes a suspensao multilink se mostra melhor? | Quatro Rodas (https://quatrorodas.abril.com.br/auto-servico/em-que-condicoes-a-suspensao-multilink-se-mostra-melhor/)

Olhem esse trecho da reportagem de 2021:

É possível, no entanto, que uma suspensão multilink não seja independente. Este é o caso do conjunto da nova Nissan Frontier. Apesar do eixo posterior ser conectado por múltiplos braços ao chassi, o eixo rígido acaba formando uma ligação fixa entre as rodas. Além de limitar a atuação do sistema, a solução da picape deve ser considerada como uma suspensão dependente (ou interdependente).

Interessante não? Mais uma coisa que provamos aqui, e depois dizem que queremos desmerecer até o que a "super poderosa" quatro rodas escreve.... :chorandoderir:

Ciro Alencar
18/10/2022, 20:32
Boa noite, meus queridos amigos.

Infelizmente só vou poder deixar o meu "boa noite" para vocês hoje. O filhão já está lá na sala dele me esperando para irmos para casa. Foi um longo dia hoje para finalizar alguns testes com um equipamento novo, e confesso que perdi um tempinho a mais em outro fórum que há algum tempo eu não estava muito ativo.

A gente se envergonha das coisas que escrevem em nosso amado país, mas neste fórum que comentei agora, nos EUA, um canadense fez uma exposição do porque carro elétrico tem o mesmo custo do que um a combustão depois de 80.000km. Explicação absurda, e o pior que teve gente ainda mais maluca que concordou com ele. Depois conto alguns absurdos que ele escreveu. Acho que a pandemia acabou deixando algumas pessoas ainda mais burras... kkkkkk.....

Um grande abraço a todos os amigos.

Ciro Alencar
18/10/2022, 20:35
Só levei lambada hoje :lol:

Jamais, meu querido amigo. Se foi essa a sua impressão, peço desculpas, porque ela não correspondeu à minha intenção.
Forte abraço, meu amigo.

Bigsd
19/10/2022, 20:07
Vou dar uma de Cirão hoje.... fiquei o dia todo fora e só cheguei agora, mas passei aqui para deixar um abraço para os meus queridos amigos antes de ir brincar com o filhão :mrgreen:
Pessoal, youtube está insuportável, não? Só política e vídeos mal feitos de caminhonetes, e ainda tem um pessoal que só tumultua. Tá doido, o povo não tem o que fazer. Brigam por tudo :fight:

Edumar
20/10/2022, 11:08
Realmente todo mundo hoje é especialista em avaliação automobilística. Basta um celular nas mãos e um carro disponível, e muitos já se consideram capazes de fazer um "teste" ou uma "avaliação".
Eu acho que é preciso ter um pouco de bom senso. Sem os cuidados necessários, no máximo que você pode fazer é apresentar as suas impressões pessoais, deixando sempre bem claro que não são definitivas, mas que são baseadas naquelas exatas circunstâncias em que você fez uso do carro, e que não é uma condição controlada, ou seja, as referências podem mudar diante de novas condições de uso.
O pior é que este pessoal sequer pesquisa, sequer lê os manuais dos carros que testam, e aí dizem todo tipo de bobagens.

Sempre me cobram por uma avaliação minha, mas confesso que é algo difícil de fazer. Se for para pegar a Frontier e dar uma volta no bairro ou num trecho de estrada ou terra, isso não me motiva, pois esse é o tipo de teste que qualquer um faz.

Teste de uma picape tem que ter parâmetros controlados. Basta ver o teste de aceleração dela de 0 a 100km/h, alguns "avaliadores chegam a resultados abaixo de 10 segundos, outros a mais de 12 !!!!
Porque isso? Falta de critérios. Já vi revistinha famosa fazendo este teste e você vê nitidamente que o motor está.... Frio!!!!
No marcador de temperatura é possível ver que que o motor não alcançou a sua temperatura ideal de trabalho, aí o "avaliador" diz que ela fez 11,2 segundos no teste de aceleração e influencia o leitor de forma errada.

Outra coisa que me incomoda... picape é um veículo de força, de torque, muitas vezes de trabalho e uso em condições adversas, mas o pessoal insiste em "testar" ela em asfalto e vazia. Isso é ridículo, para ficar num adjetivo bem moderado.
Eu tenho visto o pessoal, e mesmo eu em algumas oportunidades, constatando que concorrentes com 200 ou 204cv, quando carregadas ou em subidas, perdem rapidamente a força, a rotação do motor dispara e o consumo se torna até assustador.
Comparei isso recentemente com um amigo empresário, que comentei aqui que disse que vai trocar urgente a sua caminhonete, porque nos trechos onde faço 10 ou 11 km/l na Frontier, a dele não passa de 6 ou 6,5 km/l !!!!
Óbvio que entra aí todo um projeto, com marchas mais disponíveis e bem escalonadas, com os benefícios de um motor biturbo e outros acertos escolhidos pela Nissan para dar a esse tipo de veículo, dentro da sua proposta, o melhor desempenho possível.

Mas, dirão alguns, "nem todos vão usar a picape para a proposta dela". Perfeito, e novamente a Nissan é a única que oferece uma picape para atender conforto e estabilidade para quem usa a caminhonete em estradas, descarregada e como veículo de passeio, onde a forma de condução é bem diferente. E, novamente, a concorrência sai em desvantagem com suspensões duras, desconfortáveis, com modelos sem estabilidade com fama de capotarem em situações típicas de condições de uso em passeio e numa estrada, inseguras, e outras desvantagens. Sempre vou afirmar que a Nissan conseguiu a proeza de oferecer uma caminhonete muito versátil, que se sai muito bem no uso de trabalho, na condução fora de estrada, na prática esportiva de off-road e, também, como um veículo de passeio com o conforto de um sedã de luxo, oferecendo até mimos como teto solar e saídas de ar-condicionado para o banco traseiro (que verdadeiramente funcionam) para quem quer algo realmente diferenciado para um uso urbano e estradeiro a passeio.

Eu já vi caminhonete rodar na minha frente numa curva em dia de chuva a uma velocidade mais baixa, onde eu passei muito mais rápido sem qualquer problema. O sujeito que me ultrapassou cheio de vontade acabou sumindo no meu espelho depois do susto, e deve ter entendido finalmente o porque da fama que o modelo tem.
Então a combinação que a Nissan conseguiu na Frontier é digna de nota, pois ela é única no mercado a ter essa versatilidade.

Vender mais ou não é uma discussão que sempre é usada como argumento de escolha, mas é uma discussão apenas mercadológica. A caminhonete que vende mais obviamente tem maior escolha do consumidor, e aí, supostamente, valoriza mais, coisa que já provamos ser fantasia quando se coloca na conta o seu preço mais alto, seu maior consumo de combustível, licenciamento e emplacamento mais caros, preço de revisões mais altos, seguro mais caro, etc... A diferença de desvalorização que alguns citam é uma avaliação porca, que não condiz com o real custo que ele sofreu e o quanto na verdade lhe custou cada modelo.
Vou apresentar isso em breve no meu site.

Mas, como eu disse, o ranking de vendas, ou emplacamentos, demonstra essa condição comercial muito baseada em uma ilusão de números, mas é sabido que não representa as reais qualidades de cada modelo. O comprador acaba preferindo um modelo mais ultrapassado, sem estabilidade, inseguro, desconfortável, duro, gastão, mais caro de manter, tecnologicamente mais ultrapassado baseado numa ilusão de números, tão somente isso, e não tem como argumentar o contrário porque isso é fato.

Como o amigo Ciro diz sempre, ele compra qualidades, melhor equipamento, não um "falso" investimento, até porque nenhum carro é investimento. Se quer mesmo investir o seu dinheiro, não é em algo que vai te cobrar por combustível, por taxas e seguros, manutenções, etc....
Se for pensar assim, compre uma Saveiro 2015, faça uma boa revisão e use a diferença para aplicar em algo que realmente lhe renda dividendos sem custos.
Tenho paixão por som hi-end, e se invisto 20 mil reais num CD player, 40 mil num amplificador ou 50 mil num par de caixas acústicas apenas para ouvir CDs, ao invés de comprar o sistema de som mais vendido nos supermercado, já completo, de 2 mil reais, pode ter certeza que não estou pensando em investimento, mas em qualidade audiófila. É um hobby onde meio metro de cabinho para ligação do aparelho pode custar milhares ou dezenas de milhares de reais.
Para a nossa sorte, uma picape premium como a Frontier não custa mais do que as outras, na verdade custa até menos.

Quero também agradecer ao amigo Bigsd pelas gentis palavras ao meu site e ao seu conteúdo, inclusive os vídeos, lembrando que isso é apenas um hobby como outras paixões que tenho, como o áudio, a fotografia, vinhos, drones, etc.
Sou empresário e advogado, e sem qualquer ligação com empresas automobilísticas. Sei que o pessoal na minha empresa até vende para a Nissan, como também vende para a Toyota, a GM, a VW, vendemos muito também para a Hyundai e Honda, além de outras. E nem é esse o nosso segmento mais forte. O segmento de álcool e açúcar, alimentos, e outros tem um peso bem mair em nosso faturamento.
Como advogado, ofereço um trabalho mais voltado a assessoria de empresas internacionais com negócios com o Brasil, e a Nissan não é meu cliente nesse caso, aliás, nenhuma empresa automobilística, apesar de já ter prestado alguns serviços à Hyundai no passado, mas no segmento de Energia.

Mas, agradeço ao amigo Bigsd por elogiar esse trabalho, mas também lhe agradeço pela sua disposição em sempre ajudar, inclusive colaborando muito com o site da Frontier que mantenho. Lembrando ser este mais um hobby, nenhum site meu tem anunciantes, patrocinadores ou abrem janelinhas de qualquer tipo com anúncios seja do que for. São mantidos por mim, sem qualquer recompensa comercial e exclusivamente com material informativo, e sem "tendencionismos", como me acusaram uma vez e depois se desculparam, já que o que eu fiz foi um alerta de uma empresa que fecharia as suas fábricas no Brasil, e acho que fui o único no Brasil que fez essa previsão.

Foi um prazer citar o fórum 4x4 Brasil em meu último vídeo, lembrando que ele já era mencionado na primeira página do meu site da Frontier. Este é um fórum muito importante, de grande valor informativo. Vejo que o número de acessos ao fórum ou ao meu site superam em muito o número de visitações de vídeos que abordam estes temas no Youtube.
A sua importância é muito grande, e deveria ser papel nosso divulgá-lo e prestigiá-lo, já que é até gratuito.
O conteúdo aqui é bem moderado, ao contrário das discussões infantis e ignorantes que vejo no Youtube onde os canais até incentivam isso para ganhar visitações.
Outros sites que se dizem "especializados" também sofrem com a falta de competência de seus "colaboradores", que escrevem matérias cheias de lacunas, contendo erros, e normalmente tendenciosas no interesse de seus anunciantes, e isso nem é algo novo, vem de muitos anos.

Postagem longa... nossa! :mrgreen: Mas normalmente tenho tão pouco tempo para participar que quando consigo acabo me empolgando.:mrgreen:

Mas, ainda continua...

Edumar
20/10/2022, 11:28
A título de informação, recentemente me distraí com o nível de combustível e estava um pouco longe de um posto confiável.
Resolvi então confiar na "margem de segurança" do marcador.
Como sempre vejo o pessoal comentar sobre isso nos grupos de whatsapp, dos quais não participo mais por falta de tempo, vou contribuir com essa experiência.

O marcador acusou combustível baixo, depois zerou a autonomia ainda restante, e eu rodei mais uns 40 km. Parei no posto com o marcador encostando no final próximo do zero.
O frentista colocou 63,6 litros de diesel, ou seja, restando ainda no tanque perto de 9,4 litros, já que a capacidade nominal do tanque da 2023 é de 73 litros. Não vou afirmar que ainda rodaria mais o suficiente para consumir todo este restante com a mesma média (mais 100 km), até porque sabemos que inclinações e outros fatores podem comprometer a alimentação e a autonomia restante.

Então quando o ponteiro do marcador chegar no vermelho, e até avançar um pouco mais, ainda é possível rodar uns 40 ou 50 km com segurança e ter mais quase 10 litros no tanque, disponíveis ou não totalmente.

Outra questão, eu zerei os marcadores no último enchimento. Não tive os cuidados de parar no mesmo posto, encher exatamente até o automático, etc... como eu gosto de fazer para aferir o computador com a bomba com maior precisão, se bem que eu não sei qual é mais preciso. Provo que na bomba também não é nada precisa por conta de vários fatores.
Mas, de qualquer forma, andei forte nesse dia, com velocidades muito elevadas (com segurança porque ela oferece isso), e aí o consumo no computador fechou na média de 10,7 km/l, o que achei impressionante porque andei realmente forte.
Pelo cálculo de consumo na bomba, a média foi de 10,5 km/l. Achei a precisão muito boa.

https://clubedanissanfrontier.com.br/wp/wp-content/uploads/2022/10/autonomia-nissan-frontier2.jpg

Olha o ponteiro do marcador onde estava.

https://clubedanissanfrontier.com.br/wp/wp-content/uploads/2022/10/autonomia-nissan-frontier1.jpg

Entraram 63,6 litros de um total aproximado de 73.

Bigsd
20/10/2022, 18:48
Edu sempre com reflexões inteligentes e muito certeiras, mas meu amigo, eu só ajudo um pouco, o trabalho mesmo é sou, todo o trabalho intelectual e a parte administrativa que eu não entendo nada. Mas te agradeço pelas considerações.
Se depender de nós, esse fórum sempre terá o respeito que merece. Acho que esse é o grupo mais animado hoje.
Eu cobrei o pessoal que sumiu, e eles disseram que as eleições tem criado uma condição difícil de participar.
Não sei o que uma coisa tem a ver com a outra, acho que ninguém aqui é candidato a nada :lol:
Mas o pessoal prometeu participar, vamos aguardar.
Eu também ando um tanto enrolado estes dias com mudanças na empresa, mas acho que agora fica mais tranquilo pra mim.

Caramba, Edu, 11.000 km já? você roda hein? Acho que essa será a nossa referência do novo modelo 2023, e o Cirão não te ultrapassar :mrgreen: Cirão aliás que só vive viajando agora. Um dia vou ter uma vida boa assim :mrgreen:
Abraço a todos

leao77
20/10/2022, 21:17
Gostei do preço do litro. Aqui ainda estamos na casa dos R$ 7,30

Ciro Alencar
21/10/2022, 11:44
Bom dia meus queridos amigos.

Já estou de volta e mais tarde novamente viajando, só que desta vez para o merecido descanso....kkkkk.....

Edu, meu querido, que ótima reflexão sobre o mercado da Frontier. Na verdade pensamos muito parecido.
Eu também compro um produto de qualidade, não me importa se é o mais ou o menos vendido, quero que se dane.
Sabe que isso é um círculo vicioso... "compro essa porque vende mais e tem maior procura, e ela vai ter vender mais por conta disso"... kkkkk..... O efeito "Tostines"... kkkk.....

Tem um livro muito interessante que li uma vez, e que trata disso... do poder da marca. Mostra como empresas sem qualquer projeção se colocaram bem no mercado investindo numa marca de sucesso ou mesmo adquirindo essa marca.
Isso mostra porque os chineses e coreanos, mesmo tendo comprovadamente produtos inferiores em qualidade, compraram marcas como Panasonic, JVC, Motorola, Pirelli, General Electric, Volvo, Lotus, entre muitas, muitas e muitas outras.
É o poder da marca que influencia o consumidor. O comprador vê um celular da Motorola e sente confiança, mesmo hoje não tendo mais nada da empresa original.

O mercado tem uma inércia muito grande para mudanças. Eu acredito que a Nissan vai demorar muito para conseguir uma fatia maior nesse mercado. Por outro lado, quem investe numa Frontier sabe que está adquirindo o melhor produto, e isso é indiscutível.
Então temos um público bem diversificado, mas apenas uma minoria que se preocupa com a qualidade.

Esses preços de produtos de áudio hi end são impressionantes mesmo. Eu vi um amplificador de som num link que você me enviou que dizia: "você pode comprar esse amplificador de som ou uma Ferrari... os dois custam o mesmo preço".... kkkkkk...... Impressionante !! Mas a tecnologia envolvida realmente é algo notável, as trilhas de circuito impresso de ouro e prata, conectores todos em ouro... e dizem que isso na prática realmente faz muita diferença. Muito bacana isso.

"Vender mais ou não é uma discussão que sempre é usada como argumento de escolha, mas é uma discussão apenas mercadológica." Essa sua frase foi perfeita. Resume tudo.
Eu estava lendo outro dia que se vende em uma semana aqui mais Fiat Mobi do que vendeu até agora este ano nos EUA. E não é só ele, existem muitos outros exemplos. Ok que temos diferenças de poder aquisitivo e carros aqui são mais caros, mas lá houve uma mudança forçada pelo consumidor, aqui precisa ocorrer isso senão nunca vai evoluir. Não é nada razoável que uma picape líder de vendas seja tão ultrapassada e perigosa quando você tem opção muito superior. Quando o mercado reconhece isso e passa a mudar a sua direção, as vantagens mercadológicas do modelo mais vendido começa a se inverter. Toda a história sempre foi assim, e não é só no Brasil.

Mesmo quando a Hilux chegou aqui, ela sofreu para tirar a liderança da Ranger que vendia demais e era considerada a rainha das caminhonetes, e que hoje é a quarta colocada e já chegou a ficar em última posição recentemente, uma montadora que despencou da posição 4 para a posição 13 no ranking de vendas. O mercado migrou, por várias razões, mas buscou outras opções.
A L200 que também nunca foi um grande exemplo de sucesso ocupa hoje a 3ª posição, e honestamente, concorrendo com os modelos mais "tradicionais", ela merecia já estar em primeiro lugar fácil. E veja que ela ainda nem veio com o novo modelo ainda, com a plataforma da Frontier. E digo uma coisa, ela venderá mais do que a Frontier mesmo tendo a basa dela, novamente pelo reforço que ganhou na marca nestes últimos anos. A Nissan tem um marketing sofrível, apesar que eu reconheço que mostrar as suas vantagens técnicas num mercado que só entende o que é multimídia... não é fácil... kkkkk
Falar que ela tem uma suspensão multilink, e que outra tem um multimídia com uma polegada a mais, o consumidor vai entender o segundo argumento.
Nos EUA já estão chegando as caminhonetes com suspensão multilink, pesos pesados, porque o consumidor vai passando por uma evolução gradual, diferentemente daqui. E a Frontier investiu no oposto lá.... kkkkkk...... mas ela tem uma plataforma pronta se quiser.

Eu tenho um amigo, dono de uma marca de roupas bastante conhecida, que pode até ser considerada de grife, que me disse que ele investe muito mais na marca do que no produto, que 1 milhão que ele investe no produto não traz o mesmo resultado do que 1 milhão investido na marca, que o público alvo está mais interessado em ostentar a marca do que nas qualidades do produto em si.
Claro que o produto dele não é ruim, mas ele mesmo diz que a concorrência oferece coisa muito melhor e mais barata.

Eu vejo a L200 com qualidades para vender mais que uma S10 ou uma Hilux tranquilamente, mesmo estando na faixa de produtos que carecem de algum desenvolvimento melhor de produto, como a mudança que passou e continua passando a Frontier.
É impressionante como quem vê a Frontier nova olha só a grade e diz que ficou "bonitona", e quando aponto os freios a disco nas quatro rodas, que está bem ali na frente do "apreciador"...kkkk.... ele demonstra espanto, surpresa por ver que ela tem esse recurso.
Quando você começa a enumerar as tecnologias e as suas qualidades perante o mercado, ninguém consegue esconder a admiração, aí quando você sugere que ele migre para ela... "mas a minha é só abrir a boca que vendo na hora..." kkkkkkkk........
Fazer o que? kkkk......

LoucoPoeta
22/10/2022, 01:46
Qual a melhor picape? Veja as que mais valorizam e depreciam (https://autopapo.uol.com.br/stories/melhor-picape-valorizam-depreciam/)

Frontier maior valorização! No diesel.

Bigsd
24/10/2022, 17:09
Quando a FIPE fez esse levantamento e chegou a conclusão parecida, só que a Frontier em primeiro com todas abaixo, a Quatro-Rodas também publicou o levantamento colocando a Frontier como mais valorizada, todo mundo estranhou, mas é o que está acontecendo.
Comentamos aqui sobre isso, as lojas estão dizendo que as "lideres de vendas" venderam tanto que não tem público para consumir as usadas agora. Já a Frontier tem mais procura do que oferta. Esse é o resultado dessa mudança de conceitos.
Aí pense.... pagam mais caro pela líder, IPVA e emplacamento proporcionalmente mais caros, seguro o dobro da Frontier, revisões mais caras que a Frontier, consome mais combustível... no final a tal "valorização", que nem existe mais, acaba sendo pura ilusão, e ainda convivem com o desconforto de uma suspensão que pula demais e os riscos da falta de estabilidade e de outros problemas.
Mas, fazer o que? É o que sempre comentamos aqui.

Bigsd
24/10/2022, 17:16
A listinha:




Marca Modelo
Versão
Combustível
Ano-Modelo
Preços Jun/Ago 2021
Preços Jun/Ago 2022
Variação


Toyota Hilux
2.7 SR CD 4×2 (Flex) (Aut)
Flex
2020
R$ 160.118,00
R$ 194.703,16
21,60%


Fiat Toro
Volcano 2.4 AT9 4×2 (Flex)
Flex
2020
R$ 118.832,86
R$ 135.167,53
13,75%


Nissan Frontier
2.3 TD CD LE 4×4 (Aut)
Diesel
2021
R$ 219.098,00
R$ 243.023,09
10,92%


Toyota Hilux
2.8 TDI SRV CD 4×4 (Aut)
Diesel
2020
R$ 232.557,86
R$ 254.964,77
9,64%


Chevrolet S10
2.8 CTDI LT 4WD (Cabine Dupla)
Flex
2021
R$ 206.371,43
R$ 225.716,36
9,37%


Mitsubishi L200 Triton
Sport 2.4 DID-H GLS 4WD (Aut)
Diesel
2021
R$ 195.915,00
R$ 212.764,17
8,60%


Chevrolet S10
2.8 CTDI High Country 4WD (Cab. Dupla)
Flex
2021
R$ 243.919,29 R$
263.272,18
7,93%


Nissan Frontier
2.3 TD CD XE 4×4 (Aut)
Diesel
2020
R$ 190.150,00
R$ 204.554,38
7,58%


Chevrolet S10
2.5 ECOTEC SIDI LTZ 4WD (Cabine Dupla)
Flex
2021
R$ 193.082,50
R$ 207.235,38
7,33%


Toyota Hilux
Hilux 2.7 SRV CD 4×2 (Flex) (Aut)
Flex
2020
R$ 182.123,68
R$ 195.251,20
7,21%


Chevrolet S10
2.8 CTDI LTZ 4WD (Cabine Dupla) (Aut)
Diesel
2021
R$ 228.003,02
R$ 243.241,53
6,68%


Fiat Toro
2.0 TDI Volcano Auto 4WD
Diesel
2021
R$ 161.583,19
R$ 172.344,53
6,66%


Fiat Toro
2.0 TDI Volcano Auto 4WD
Diesel
2020
R$ 151.829,63
R$ 161.795,58
6,56%


Volkswagen Amarok
3.0 CD 4×4 TDi Highline Extreme (Aut)
Flex
2020
R$ 252.846,11
R$ 268.819,30
6,32%


Ford Ranger
2.2 TD XLS CD 4×4
Flex
2020
R$ 164.810,48
R$ 174.650,48
5,97%


Ford Ranger
3.2 Storm CD 4×4 (Aut)
Diesel
2020
R$ 203.248,33
R$ 215.181,00
5,87%


Fiat Toro
Endurance 1.8 MT5 FLEX 4P
Flex
2020
R$ 94.783,00
R$ 100.281,00
5,80%


Toyota Hilux
2.8 TDI SRX CD 4×4 (Aut)
Diesel
2020
R$ 268.647,23
R$ 283.924,65
5,69%


Fiat Toro
Endurance 1.8 MT5 FLEX 4P
Flex
2021
R$ 100.235,36
R$ 105.901,53
5,65%


Fiat Toro
Endurance 1.8 AT6 FLEX (Aut)
Flex
2020
R$ 95.532,07
R$ 100.917,61
5,64%


Chevrolet S10 2.8
CTDI LS 4WD (Cabine Dupla)
Flex
2020
R$ 144.746,85
R$ 152.754,69
5,53%


Fiat Toro
2.0 TDI Ranch Auto 4WD
Diesel
2020
R$ 156.645,19
R$ 165.228,85
5,48%


Fiat Toro
2.0 TDI Freedom Auto 4WD
Diesel
2021
R$ 150.024,38
R$ 157.928,21
5,27%


Ford Ranger
XLS 2.2 Turbodiesel 4×2 (Aut)
Diesel
2021
R$ 179.154,00
R$ 188.393,64
5,16%

Bigsd
24/10/2022, 19:30
Como fake news anda em moda ultimamente :mrgreen:
Segue o levantamento da FIPE publicado pela Quatro Rodas em 25 de janeiro de 2022.
Notem que não é ranking de valorização de caminhonetes, mas de todos os carros, inclusive de passeio. Ou seja, é uma lista de valorização de todos os carros fabricados no Brasil, e a Frontier pegou a posição 2ª, 10ª e 19ª.
Onde está a tal da supervalorizada "lider de vendas"? nem aparece entre as 25 posições. As lendas que sobrevivem no mercado, e as pesquisas pagas quando interessam...
Quando uma lista é séria, elaborada por instituição confiável, o resultado é esse, mas a Quatro Rodas solta outras para alegrar alguns anunciantes também, mas não diz onde conseguiu os números, apenas que é uma pesquisa "própria". Mas quando a coisa é feita pela FIPE é bom, porque qualquer um pode entrar no site da FIPE e achar os números lá, simples assim, às claras.
Isto foi publicado aqui: Picapes dominam lista dos carros que mais valorizaram em 2021 no Brasil | Quatro Rodas (https://quatrorodas.abril.com.br/noticias/carros-que-mais-valorizaram-em-2021-brasil/)


https://clubedanissanfrontier.com.br/wp/wp-content/uploads/2022/10/carros-mais-valorizados-em-2021.gif

sm4rco
25/10/2022, 09:03
Esse argumento de desvalorização ou valorização pra mim também não tem o menor sentido.
Carro não foi feito para ser investimento.
Imagine alguém que compra uma caminhonete nova de 300 mil para rodar somente 100.000km em dois anos. Estou falando em apenas 100.000km, mas sei que muita gente roda bem mais do que isso.
Se for uma com alto índice de roubos e acidentes, só o primeiro seguro pode sair perto de 20.000 reais, mais uns 18.000 no segundo ano.
Dois IPVAs vão sair pra lá de 24.000 reais.
Uma Frontier que só anda em estrada pode gastar 58.000 de combustível. Os outros modelos que bebem mais, chegam fácil a 70 mil reais, considerando o valor do diesel em 7 reais, mas sei que em alguns lugares está mais do que isso.
No mínimo dois jogos de pneus, pois esses pneus não estão passando dos 50.000km, pode considerar mais 8.000 em dois jogos de pneus bem fracos ainda.
Revisões da Frontier: Mais 8.000 só até os 60.000km, pode considerar aí uns 12 mil até os 100.000km.
Revisões se for de outro modelo, pode ultrapassar fácil os 18 mil reais. (Estou sendo bem bonzinho com estes valores de revisões)
Nem vou falar em pedágios, danos não cobertos por garantia como colisões, etc... porque não é todo mundo que tem esses custos.
Enfim, estamos falando em algo perto de R$ 158 mil de custos para manter uma caminhonete comum por apenas 2 anos e 100.000km.
Se for uma Frontier, algo perto de R$ 121 mil.
Pode dobrar isso se for rodar 200.000km em dois anos.
Aí o cidadão compra uma que é mais desconfortável, ultrapassada, mais perigosa, só porque ela "valoriza" mais 20.000 do que a que concorrente que é bem superior... não tem sentido isso. Apesar de que nestas tabelas acima estamos vendo o contrário, a Frontier desvalorizando menos, mas independente disso ser real ou não, (deve ser porque são dados oficiais e neutros), o fato é que quem acha que ganhou mais valorização foi redondamente enganado.
E tem mais, o que você economiza comprando uma caminhonete como a Frontier que sempre tem bons descontos, o que economiza com o seu consumo, seguro, revisões, IPVA etc mais baixos, esse valor pode ser aplicado em investimentos que sim geram lucros reais, e se somar isso na conta, aí a diferença salta ainda mais em vantagens para uma Frontier.

Então, achar que gastar 300 mil em algo e depois desembolsar mais 158 mil para manter esse objeto é investimento, só na cabeça de quem não tem muita noção. "Ah mas caminhonete teve aumento de valor real", sim num momento atípico, mas mesmo assim longe de ser uma "aplicação".
Se você investe 300 mil numa picape a gasta 158 mil para manter, seu saldo ficou em 142 mil.
Se você aplica 300 mil e papéis por um ano, você pode ter um acumulado financeiro de 350 mil.
O segundo é investimento, o primeiro passa muito longe disso.

Por isso eu também acho que comprar a mais desconfortável e insegura, gastando mais e pensando em investimento é uma grande ilusão. Eu concordo com vocês, compro a que tem mais qualidades, e nesse ponto é difícil achar uma concorrente que ganha dela em alguma coisa. "Ah mas tem concorrente com ACC" .... :lol: Verdade, e o que mais? (Alguém sabe porque Frontier não tem ACC?)
Frontier tem suspensão multilink para conforto, estabilidade e segurança? Tem controle de estabilidade de quarta geração que realmente funciona e não é só de enfeite? Tem freio a disco nas quatro rodas? Tem bancos zero gravidade de elevado conforto? É tão silenciosa como a Frontier? É tão macia como a Frontier? Tem parabrisa com proteção UV (maior causador de cancer hoje em motoristas)? Tem plásticos antichama? Tem saídas de ar-condicionado para o banco de trás? Tem câmera 360° que realmente funciona? Tem um motor biturbo eficiente de alta economia com torque todo disponível em 1.500 giros para não ficar berrando a toa? Tem custos mais baixo de seguros, revisões, etc? Tem mimos como o teto solar? Tem botão para limpeza automática de filtro DPF ou precisa levar guinchada para a concessionária quando satura? Tem radar para dois carros a frente? Alerta e assistente de tráfego cruzado? Faróis inteligentes? Limpadores de parabrisas inteligentes? Bloqueio inteligente? Câmbio com o maior número de relações de marchas do mercado?
Ah... tá... não tem ACC :lol: Mas fique tranquilo que se você estiver com o piloto automático ligado e quiser dar uma cochilada, ela não vai bater no carro da frente se ele reduzir a velocidade, tá bom? :mrgreen: Ela vai reduzir ou frear sozinha, tá?

Sinceramente? Uma Attack hoje que tem quase tudo isso aí acima está saindo por R$ 244.000. Precisa mais do que isso?
Na situação atual, se eu fosse trocar de caminhonete hoje, seria uma outra Frontier. Não cairia nos argumentos fantasiosos ou nos mitos criados pelas concorrentes que cobram mais, oferecem menos e muitas vezes tiram a sua vida por serem tão perigosas.
É a minha opinião.

Pronto, Bigsd, prometi e participei com "vontade" :lol: Pode me cobrar novamente daqui a um mês :lol:
Mas não dá para comentar tudo porque vocês são muito rápidos aqui :lol::lol:

Edumar
25/10/2022, 11:21
Coincidência vocês estarem tratando desse assunto, porque ontem pela manhã o meu vizinho disse que sábado passado rodou algumas lojas para trocar a Ranger, porque não aguenta mais o consumo e a falta de peças do modelo, como já comentei aqui.

Ele foi pesquisar uma Frontier Platinum igual a minha e a Hilux SRX, que seria, segundo disseram pra ele, a equivalente ao modelo Platinum da Frontier. A SRV ele descartou porque é mais pelada na verdade, falta muita coisa.
Preço da SRX: 325.500,00
Preço da Platinum: 323.900,00

Ele me disse que o vendedor da Toyota argumentou que a Hilux quando for vender vale 315.000 e a Frontier vai valer só 300.000.
(não é bem isso mas...)

O meu amigo me disse "Mas Eduardo, a SRX não tem desconto para CNPJ, e ele me deu um descontinho ficando em 324.000,00, mas a Platinum tem 10% de desconto para CNPJ e sai por 291.510,00. Então, pelo próprio preço de venda que ele me passou, eu vendo a Frontier e ainda ganho 8.500 reais, e se eu vendo a SRX, eu perco 10.500,00. Mesmo na pessoa física eu conseguiria 5% na Frontier e ainda ficava na vantagem. Não tem lógica..."

Está aí um exemplo prático, e eu nem fiz estas contas que o Marco faz aí acima, ou ele iria se assustar ainda mais com o prejuízo :lol:.
É isso mesmo, isso já foi discutido no grupo, teve até uma tabela lá em detalhes. Já conversamos muito sobre isso aqui também, mas não adianta, o mercado colocou um cabresto e insiste em não enxergar os números vivendo de uma lenda.
Cada um pode e deve comprar o que achar melhor, este é um país de diversidade de gostos e opiniões. O que não se pode é fazer as suas escolhas baseadas em fantasias criadas pelo mercado e por vendedores "espertinhos".

Mas vou dizer uma coisa, nem estes valores pega hoje. Não sei qual o prazo que o vendedor passou estas comparações, mas os valores são menores do que isso, mas ainda assim a Frontier leva uma boa vantagem quando se faz a conta certa.
Outro ponto, a SRX não se compara a Platinum. Tenho uma Platinum, fui ver a SRX para prestigiar o convite feito pela loja que é vizinha minha aqui, e afirmo que a SRX ainda é bem inferior à Platinum, não se equivalem nunca. A Frontier não tem nenhuma similar na concorrência.

O meu vizinho vai ver uma L200 hoje, mas eu já falei pra ele não se prender a preços e "valorizações", comprar o que ele gosta, porque ele vai ter um grande prejuízo com qualquer uma mesmo :lol:. Quem tem caminhonete sabe que não é barato mantê-la, então compre o que gosta. É o que eu faço.

Mas é isso, e não esperem que o mercado vá mudar tão cedo porque não vai.

Edumar
25/10/2022, 11:24
Gostei do preço do litro. Aqui ainda estamos na casa dos R$ 7,30

E eu ainda achando 6,40 caro :lol:

Ciro Alencar
25/10/2022, 18:34
Boa tarde, meus queridos amigos!!!

Muito interessante a discussão da "valorização" dos modelos mencionados. Eu chamaria de "depreciação", e realmente o preço de revenda não diz nada, o ponto de vista de vocês está muito correto.

Nissan completando 22 anos, e deixo aqui a minha contribuição.
Nissan também fazendo um anúncio já antecipado por nós há algum tempo, mais precisamente pelo querido amigo Edú.


https://www.youtube.com/watch?v=wBIOqf6s6wY

Ciro Alencar
25/10/2022, 18:35
Em breve, as minhas impressões mais precisas sobre a versão 2023. Já tenho algumas opiniões mais amadurecidas do modelo... kkkkkk.....

Ciro Alencar
25/10/2022, 18:36
Em breve, as minhas impressões mais precisas sobre a versão 2023. Já tenho algumas opiniões mais amadurecidas do modelo... kkkkkk.....

Por agora vou ficar por aqui porque estou de saída para outro compromisso verde e amarelo... kkkkk.....

Abraços a todos os amigos.

Bigsd
25/10/2022, 19:38
Só discussões de alto nível :concordo: Tem que manter isso aí :mrgreen:

Cirão, o Edu publicou há pouco um artigo novo sobre isso. Nissan completa 22 anos no Brasil com espaco dedicado a sua historia – Clube da Nissan Frontier (https://clubedanissanfrontier.com.br/wp/nissan-completa-22-anos-no-brasil-com-espaco-dedicado-a-sua-historia/)

Onde está quem disse que a Nissan ia fechar no Brasil segundo previsão do Carlos Gosma? :mrgreen: Mais um aninho... Quem teve que vender a sua picape porque a fábrica que fazia ela fechou as portas? :mrgreen:
E um novo modelo da Nissan virá finalmente. Investimento alto, hein? Edu deve saber de algo, montadoras tudo cliente dele. Mas agora o homem é otôridade da Justiça :mrgreen: Não vai mais querer saber de fábrica. Edu, agora que você tá no meio do poder, como faz para fazer uma fábrica parar de vender veículo que capota? :mrgreen:

Marcão caprichou hoje, pode tirar férias de dois dias :mrgreen:

Ciro Alencar
26/10/2022, 10:18
Bom dia, meus queridos amigos!!

Complementando o meu querido amigo Edu, eu também acredito que a Frontier não vai se firmar como um sucesso de vendas.
A Nissan oferece o melhor produto, concordo, não tem concorrente ao nível dela e nem perto de estar, mas temos dois grandes problemas, o consumidor brasileiro que tem muita dificuldade para fazer escolhas, e a própria Nissan que poderia ser mais agressiva, mostrar o seu produto com mais destaque das suas qualidades, e provocar a concorrência sim, porque não?

Colocasse a Nissan nas minhas mãos e eu faria a Frontier ser a primeira colocada vendendo 3 vezes mais que a segunda... kkkkkk.....

Não acho ranking importante, pra mim não diz absolutamente nada, mas nunca neguei que a Frontier é a melhor opção, ou eu não teria... kkkkk..... Pesquiso muito antes de comprar e sou muito chato com veículos, bem chato mesmo.

Em uma das boas conversas que eu tive com o Edu, falávamos justamente isso, sobre mercado. O tema nem era caminhonete, era sobre outra questão que confesso nem lembro mais. Você se lembra Edú?
Nós falamos da água de coco Obrigado. Se lembra disso?
Uns gringos compraram umas terras no Brasil para uma finalidade, mas quando viram a grande quantidade de coqueiros, investiram uma grana pesada para produzir água de coco 100% natural, com um processo exclusivo e muito inteligente.
Apesar da excelente qualidade e preço competitivo, ela não conseguiu se colocar diante das marcas tradicionais que vendiam química sabor coco kkkkkkk... e acabou assim sucumbindo....
Infelizmente é assim, o mercado é muito complicado, se mijassem dentro da embalagem e escrevesse Toyota do lado de fora ia vender 10 vezes mais que a segunda colocada... kkkkk..... estou brincando... não muito kkkk....
Mas, atuo muito no mercado empresarial e sei como o mercado funciona, e é triste ver bons produtos colocados de escanteio em favor de marcas mais "famosas".

Concordo, Frontier e L200 deveriam estar entre as primeiras colocações, sem dúvida nenhuma, não desmerecendo os demais concorrentes, só por justiça mesmo.

Mauro-sp
26/10/2022, 13:14
E nos último anos eu nunca vi crescer tanto as reclamações com a Toyota e com a sua picape.
O site reclameaqui, que considero referência de ânimos do consumidor, tem classificado a empresa como Ruim, com uma nota muito baixa, o que a coloca na pior colocação entre os fabricantes nacionais.

Muitas reclamações que vejo se referem aos sensores do motor que não podem molhar, atravessou uma poça de água, já era. Muitos relatos com problemas de freios e controle de estabilidade, que deveria ser muito confiável considerando que ela já tem problema de falta de estabilidade bem conhecido. E também reclamações com motor que não está chegando a 100.000km, que apresenta vários problemas inclusive de bomba que acaba exigindo mais de 20 mil reais de conserto.

As menores reclamações tenho visto na Frontier e na L200, e nenhum até agora crônico ou por problemas de projeto. A Nissan, diga-se que tem a mais alta avaliação no reclameaqui, inclusive premiada com o selo de qualidade do site. Nissan tem nota 8,9, enquanto a sua colega japonesa tem apenas 5,9 !!!
E olha só, nas avaliações 85% dos proprietários de Nissan voltariam a comprar carros da marca, enquanto apenas 46,9% se arriscaria com a marca concorrente. Pelo menos na percepção do consumidor já temos uma reviravolta de confiança nas marcas.

E como vocês comentaram, o modelo concorrente da Frontier (acho que todos) é inferior à Frontier em absolutamente todos os aspectos, e agora até na valorização que era o último argumento que ainda sobrevivia.
Um modelo concorrente até tem freio a disco nas quatro rodas, o outro tem câmera 360º (que funciona bem mal diga-se)... e acho que só, mas nenhum reúne todas as qualidades que só a Frontier tem.

Continuo muito satisfeito com a minha e já negocio outra 2023. Não pretendo sair dela até que apareça uma opção a altura, e pelo que tenho visto nas reportagens, isso vai ser difícil.

O encontro vai sair ou não? Alguma evolução desse assunto?

Ciro, estou ansioso para as suas impressões sobre o modelo 2023.
Quem já tem, alguma reclamação?

Bigsd
26/10/2022, 18:05
Grande Maurão por aqui. Sempre um prazer te ver nesse grupo de doidos :lol:
Obrigado por contribuir.
Eu que estou enrolado estes dias também, e agora começou fechamento do mes, como sempre já sabem, vai ficar complicado de participar até o dia 30, mas não impossível :mrgreen:
Acho que vamos voltar mesmo ao trabalho presencial também :( aí só horário de almoço mesmo. :curtir_nao:

Gandu
27/10/2022, 10:52
Olá mestres
Eu peço desculpas pela ausência mas nem no whatsapp tenho participado muito por falta de tempo mesmo. Mas agradeço a lembrança do amigo Bigsd e aqui estou.
É difícil acompanhar todas as mensagens, vocês estão bem participativos aqui e com discussões bem interessantes, eu acho que tenho pouco pra colaborar.
Como comentei uma vez, a minha Ranger não fazia mais de 10,5km/l, e a Frontier no começo fazia em média de 14,5km/l, hoje chega a 15 ou até mais no mesmo percurso (só mudei pneus nesse meio tempo).
Eu sempre disse que a Frontier é bem mais econômica. além disso, a Ranger só me deu problemas, e a Frontier agora está com 114.000km e não tive qualquer problema importante, só abasteço e ando. Como tenho andado bem menos com ela agora, vou esperar o final do ano para trocá-la, mas certamente não vou sair do modelo até porque ela ficou ainda mais interessante.
Vi que a nova está mais economica, não sei a mágica que a Nissan usa mas essa caminhonete está cada vez mais surpreendente.
Noto que parece que ela não sente o peso do tempo, com esta km ela está silenciosa, macia, com tudo funcionando direitinho parece que saiu hoje da loja, a Ranger envelhecia rápido, os problemas iam se somando, barulhos e folgas aparecendo, e ela parecia cada vez mais sentir o peso da idade, e isso com menos de dois anos somente.
Essa coisa da Frontier vender pouco é de mercado mesmo, como foi dito aqui, não é relacionado a caminhonete em si e se nem a fabrica eu penso assim. Mercado tem disso, eu vejo muitas marcas que contruiram nome forte e até hoje são as preferidas do consumidor, mesmo não tendo mais os mesmos valores que tinha antes ou mesmo com concorrentes superiores.
S10 sempre foi tradicional no mercado e tem apelo muito forte em empresas, e Hilux nadava sozinha com qualidades que já há bastante tempo foram superadas mas a fama sobreviveu. Mesmo a Ranger que na minha opinião nem deveria existir mais aqui continua pela imagem que deixou no passado. Pra mudar isso vão muitos anos, não é de uma hora pra outra.
Eu acho que vender muito ou vender pouco não diz nada, como disse o Ciro Alencar aqui, se vender bem quisesse dizer algo, então o Gol seria o melhor carro de passeio do Brasil. Parece que a Tracker agora será o carro de passeio da vez, mas eu ainda acho que tem opções muito melhores.
Amarok pra mim só sobrevive pelo atrativo motor V6 para a garotada, que por conta dos problemas que vem tendo com esse motor também jogou suas vendas por último, aí já é um problema de qualidade mesmo que está matando ela, pois não me parece ter mais nenhum atrativo, além de um design que não muda desde 2010 e convenhamos já cansou e está pra lá de desatualizada.
A L200 vejo que muitos gostam também, mas acho que é até boa para andar na terra, no dia a dia é dura demais e desconfortável.
RAM é top, dirigi uma outro dia e está num outro patamar de picapes mas não dá para sustentar gasolina de um bicho desses, acho ela deslocada do nosso mercado, ou para um público muito específico.
Sobra a Frontier mesmo que tem o melhor equilíbrio em qualidades, e eu continuo muito satisfeito com a minha.
Como faço para incluir um amigo no grupo de whats? Os links não funcionam mais.
Abs.

Bigsd
27/10/2022, 14:28
Gandu, obrigado pela participação.
Então, como o pessoal usava o fórum só como trampolim para os grupos de whatsapp, ficou decidido não incluir mais ninguém no whatsapp, assim os links foram trocados e até no site do Edu o tópico de grupos de whatsapp também foi excluído. Quem está fica, quem não está não entra mais :mrgreen:

Julio E
27/10/2022, 20:01
Gandu, obrigado pela participação.
Então, como o pessoal usava o fórum só como trampolim para os grupos de whatsapp, ficou decidido não incluir mais ninguém no whatsapp, assim os links foram trocados e até no site do Edu o tópico de grupos de whatsapp também foi excluído. Quem está fica, quem não está não entra mais :mrgreen:

Deve ser por isso que não me incluiram no grupo ...
Brincadeiras a parte , este ano ja sai de varios grupos e silenciei todos os outros ... todos desvirtuando

Este forum pelo menos e bem " controlado" evitando postagens irregulares , pelo menos a maioria que posta tem Frontier ou pelo menos uma Pick-up de outra marca e sabe dar opiniões condizentes e realistas .

Estava esperando uma boa oferta para trocar a minha mas apesar de a Frontier estar com desconto CNPJ o preço das usadas caiu e a volta e muito grande ... Vou esperar ate final do ano que vem para trocar.

leao77
27/10/2022, 20:18
quem sou eu para dar palpite sobre esta questão de número de vendas da Frontier comparada com as ditas adversárias, assunto sempre presente neste forum. (mesmo estando na minha terceira Frontier)
Porém penso que um item pode ser relevante. Acredito que o baixo número de concessionárias é determinante, principalmente em cidades do interior.
Esta ausência limita testes, e até mesmo conhecer a pickp e poder fazer comparativos pessoais. Além disso o pessoal do inteiror, como eu, via de regra utiliza direto nas estâncias e lavouras, rodando muito e necessitando de assistência e revisões imediatas.
Imaginem na época de safra ficar privado da camionete 2 ou 3 dias.

LoucoPoeta
27/10/2022, 22:11
Deve ser por isso que não me incluiram no grupo ...
Brincadeiras a parte , este ano ja sai de varios grupos e silenciei todos os outros ... todos desvirtuando

Este forum pelo menos e bem " controlado" evitando postagens irregulares , pelo menos a maioria que posta tem Frontier ou pelo menos uma Pick-up de outra marca e sabe dar opiniões condizentes e realistas .

Estava esperando uma boa oferta para trocar a minha mas apesar de a Frontier estar com desconto CNPJ o preço das usadas caiu e a volta e muito grande ... Vou esperar ate final do ano que vem para trocar.

Estou na mesma situação, aguardando uma avaliação melhor no veículo usado, para trocar! Mas vou esperar o mês de Dezembro e Fevereiro para comprar na queima de estoque das 22/23.

Ciro Alencar
31/10/2022, 10:24
Bom dia, meus queridos amigos!!!

Antes que me venham com piadinhas... sim... estou aqui numa segunda-feira... kkkk....
Voltei ontem para cumprir a minha obrigação eleitoral.

Meu caro Leão, melhor mesmo deixar esse tema de "mais vendidos" de lado, afinal, sempre temos uma nova prova da qualidade das escolhas que esse nosso querido povo faz... kkkk.....

Realmente começo de ano é um momento interessante para comprar saldos de estoque do ano anterior, mas é bom ficar atento às promoções também. A vantagem da Frontier é que o modelo que está vendendo agora já é o 2023.

O mercado de usados deu uma grande paralisada nos negócios, e agora está num momento de ajustes, afinal, o carro novo parou de subir como subia antes. Estava na hora de estabilizar os preços.
O usado deve cair um pouco de preço, até porque estão sobrando carros usados no mercado.

Bigsd
01/11/2022, 17:44
Amigos, fiquei ausente um pouco porque todos já sabem o quanto final de mês é complicado pra mim. Mas, missão cumprida !!!! Mês financeiro fechado !!! Ufa !!! E tudo para atrapalhar hoje nesse nosso conturbado momento político :-?
Vou descansar agora porque nem dormi direito nesses dias, mas volto em breve para falar bem da nossa Frontier, porque não tem como falar mal :lol:
Bom feriado a todos :concordo:

LoucoPoeta
01/11/2022, 17:51
R$ 582,38 54% de desconto | 2022 android 11 carplay ai caixa de carro sem fio android automático 4 + 64g multimídia para a apple carplay ford honda nissan kia toyota.

2022 Android 11 Carplay Ai Caixa De Carro Sem Fio Android Automatico 4 + 64g Multimidia Para A Apple Carplay Ford Honda Nissan Kia Toyota - AliExpress (https://a.aliexpress.com/_mNnhfEc)

Tô gostando!

Edumar
04/11/2022, 13:14
Compartilhando uma curiosidade com vocês....
Os engenheiros da Nissan estão indo nas concessionárias para fazer testes com unidades 2023 que já foram vendidas e estão circulando.
O motivo dos testes é medir o consumo real das novas Frontier para comparação das medições de fábrica e do Inmetro.
A Frontier 2022, segundo o padrão do Inmetro, tinha um consumo de 9,2 e 10,5 km/l (cidade estrada).
A Frontier 2023, segundo o padrão Inmetro, tem um consumo de 9,5 e 11,0 km/l.
A Nissan está buscando junto ao Inmetro uma revisão destes números para 9,8 e 12,1 km/l, que é o real consumo do modelo 2023 e que não condiz com o informado pelo Inmetro.

Eu tenho notado um aumento de 1 a 2 km/l nas mesmas condições de uso da 2019 que eu tinha. Pensei até que pudesse ser alguma variação do marcador, mas ele está ainda mais preciso que o anterior. Seguindo os cuidados necessários para a comparação, a medição do marcador de bordo dava uma variação média de 0,1 a 0,4 de diferença para a bomba, e sem seguir os cuidados necessários, a diferença ficava em 0,5 a 1 km/l, ou seja, de menos de 1% até 7%. O marcador atualmente tem dado diferenças entre 0,2 e 3% nas mesmas situações, nas medições em torno de 12 km/l.
Conseguir 12 km/l na estrada tem sido muito comum pra mim, dirigindo em média de 110 km/h e sem muito cuidado, ou seja, acelerando forte em ultrapassagens, e alternando bastante as rotações. Mas, esta semana, nas mesmas condições, consegui uma média de 12,7 km/l.
A Frontier 2023 ficou realmente mais econômica, o que foi sentido nos testes já realizados pelo pessoal que testou, pelo Inmetro e por quem tem usado ela. Não sei se isso se deve a inclusão do Arla, como li uma vez, mas acho que não seria o caso, ou pelos ajustes feitos no motor, que até recentemente descobrimos que uma válvula de controle da vazão de ar da turbina que era à vácuo passou a ser controlada eletronicamente, e com uma precisão muito maior do que o sistema convencional (nada a ver com uma "turbina elétrica" como alguns imaginaram ser).

Está muito claro que o foco da Nissan é oferecer elevados torques no modelo, principalmente em baixas rotações, sendo que ela já oferece todo o torque do motor em 1.500 giros, enquanto concorrentes precisam esgoelar em 2.500 ou 2.800 giros em motores com 200 cv ou 204 cv, sem obter o mesmo desempenho da Frontier, e essa opção da Nissan busca também aumentar a economia para reduzir o consumo.
Talvez isso explique o movimento que ela fez de manter os 190 cv, de oferecer mais torque em uso normal que as suas concorrentes, e trabalhar com rotações mais baixas reduzindo assim desgastes e consumo. É fácil notar que o motor dela trabalha sempre de forma suave e mantendo rotações baixas no uso normal.
Paralelamente a isso, ela introduziu um modo "Sport" para quem quer um desempenho ainda mais esperto da caminhonete. O turbo lag diminui muito nesse modo, apesar que em modo normal já reduziu bastante também com a introdução da válvula eletro-eletrônica. Esse modo muda o comportamento das mudanças de marchas, uma forma inteligente de mudar as reações dela sem alterar as vantagens oferecidas pelo seu motor.

Eu já acho que ela está muito esperta, forte e veloz no modo padrão "Standard", e assim não uso o modo Sport, desnecessário na minha opinião até pela proposta dela. Mas, quem gosta de brincar um pouco, o modo Sport pode oferecer uma condução mais "divertida", como alguns comentam. Para ultrapassagens e outras necessidades, o modo Standard opera muito bem.

A Nissan fez um bom trabalho nesse motor, conseguiu um equilíbrio interessante e com a possibilidade de algum ajuste pelo motorista. Esse equilíbrio, aliás, se mostra em vários aspectos do modelo, que foi o primeiro a oferecer aqui uma suspensão multilink que mudou a concepção de que caminhonete tinha que ser dura, desconfortável e perigosa sem estabilidade, e também se mostrou uma suspensão resistente para o trabalho, não existindo relatos de que seja menos durável ou resistente que o tradicional e obsoleto feixe de molas. Pelo contrário, a quantidade de reclamações de concorrentes em relação a buchas e outros componentes da antiga suspensão tem sido muito mais frequentes.
Ainda, além do bom equilíbrio do motor e da suspensão, ela ainda oferece alguma evolução interessante como os freios a disco nas quatro rodas, o conjunto do câmbio com o maior número de relações do mercado, também mantendo a confiabilidade do conjunto conhecido por durar tanto quanto o seu também muito durável motor.
Ela conseguiu um bom equilíbrio também no conforto interno e nos dispositivos de segurança, sendo a mais completa em sistema de recursos de segurança.
Ampliou o leque com modelos para quem dá mais valor ao aspecto de luxo (meu caso) com os modelos Platinum e XE (até com teto solar elétrico na Platinum), modelos mais voltados ao fora de estrada como a já elogiada Attack e agora com a PRO-4X superdimensionada para esse uso, bem mais completo que as concorrentes hoje. Ainda oferece modelos de entrada, mas muito bem equipados como a S e a SE. E já tem outro modelo já chegando aí, num estilo mais esportivo como foi a X-Gear, provavelmente focando o público jovem que não se identifica com o estilo off road.

Independente do mercado que ela tem, a Frontier conseguiu se colocar bem a frente de sua concorrência, tanto em tecnologia, em segurança, conforto, economia e variações de estilos.
Vamos torcer para que fatos recentes não desestimulem a fábrica de continuar oferecendo um produto desse nível aqui, já que muitos fabricantes estão agora pisando no freio de novos lançamentos e investimentos.

Bigsd
04/11/2022, 16:29
R$ 582,38 54% de desconto | 2022 android 11 carplay ai caixa de carro sem fio android automático 4 + 64g multimídia para a apple carplay ford honda nissan kia toyota.

2022 Android 11 Carplay Ai Caixa De Carro Sem Fio Android Automatico 4 + 64g Multimidia Para A Apple Carplay Ford Honda Nissan Kia Toyota - AliExpress (https://a.aliexpress.com/_mNnhfEc)

Tô gostando!

:curtir:
Obrigado por compartilhar esta dica.

Bigsd
04/11/2022, 16:31
Compartilhando uma curiosidade com vocês....

Grande Edu, sempre com comentários muito interessantes :concordo:

Bigsd
07/11/2022, 12:01
Eu sei que o pessoal acha os vídeos da Frontier um tanto repetitivos, sempre cheio de elogios e comentários positivos, mas esse é interessante. Ele repete tudo o que sempre dizemos aqui, o que é bom pra ninguém achar que são exageros de fanboys.
Todos os nossos comentários sobre a Frontier estão nesse vídeo, mas o que chama a atenção é a qualidade do vídeo, bem detalhado, abordando muitas coisas que outros esquecem, e bem dinâmico.


https://www.youtube.com/watch?v=6ziaM91Hcjw

Edumar
08/11/2022, 11:37
Uma dica legal que foi publicada lá no grupo de whatsapp... custava compartilhar aqui também? :|

https://clubedanissanfrontier.com.br/wp/wp-content/uploads/2022/11/64995fd8-5f4b-4bcb-b6c3-632e939cc07a.jpg

Honestamente... não tem nada no mercado que chegue sequer perto deste excelente custo benefício. Completa, com muita tecnologia (comparada às jurássicas concorrentes), recheada de recursos e também muito bonita.
Não sei se a promoção é em todas as lojas, eu não falei mais com o pessoal de Jundiaí. Por esses dias devo passar lá para trocar o filtro de ar da Frontier da minha esposa que estava em falta no dia da revisão, mas não sei quando vou.
Mas, eu acho que é uma oportunidade imperdível.
Essa é a vantagem da Nissan, sempre tem boas promoções, descontos bons para CNPJ, parece que hoje está com 11%... e apesar da imprensa dizer que é a mais valorizada hoje, mesmo que não fosse, o preço pago já é uma vantagem interessante.

Edumar
08/11/2022, 12:00
Incluí no meu site uma abordagem sobre a função ACC e o bloqueio dessa função na Frontier, já que vejo muitas bobagens escritas por aí. É um tratado detalhado e com informações colhidas em sites confiáveis.

Se alguém tiver algum interesse no assunto, o link é: ACC… heroi ou vilao? Porque a Frontier 2023 nao oferece este recurso? – Clube da Nissan Frontier (https://clubedanissanfrontier.com.br/wp/acc-heroi-ou-vilao-porque-a-frontier-2023-nao-oferece-este-recurso/)

Acho que é o único tratado sobre o assunto no Brasil, pelo menos eu pesquisei bastante e achei páginas e páginas sobre o tema lá fora, mas aqui tive muita dificuldade para encontrar informação.
Lá no final do artigo existe um campo para comentários, fiquem à vontade para incluir opiniões e complementações. :concordo:

Quando eu puder, vou fazer um apanhado também sobre os vidros elétricos automáticos, que também vêm sendo restringido por inúmeros fabricantes lá fora, já que mesmo com o sistema anti-esmagamento, tem provocado inúmeros acidentes graves com crianças, pets e até idosos, estando hoje sendo limitados mais à janela do motorista, já que ele tem controle total da sua condição.
Os motores de vidros de picape são ainda mais fortes.

Devo ainda bordar em breve a questão da direção elétrica em picapes, que muitos fabricantes estão resistentes ao seu uso em picapes como Amarok, Hilux, L200, Alaskan, Frontier e outras, pelas mesmas razões que o sistema hidráulico ainda é o preferido para aviões... a confiabilidade, durabilidade e resistência, além de dificilmente perder todo o controle, mesmo em caso de falhas.

Tenham paciência que isso pra mim é só um hobby, e as minhas atividades profissionais vêm tomando muito o meu tempo.

Bigsd
08/11/2022, 15:45
Grande Edu !!!
Eu ia compartilhar esse anúncio aqui, mas passei um Zap lá para Jundiaí perguntando se era geral, e o vendedor disse que essa promoção também está lá, mas ele não me respondeu se são todas as concessionárias.
Realmente é uma opção que não tem concorrente pra ela, até a grade é com moldura cromada. Muito bonita.
Vem com câmbio automático, motor biturbo, faróis de neblina, 7 marchas (maior relação de reduções do mercado), mesmo motor de 190 cv das top, suspensão multilink, ar condicionado, apoio de braços no banco traseiro, piloto automatico, painel digital de 7", parabrisa com proteção UV, barras de reforço, saidas de ar condicionado p banco traseiro, tração 4x4, reduzida, bloqueio eletrônico inteligente, controle de estabilidade inteligente, desembaçador traseiro, porta luva com trava, porta oculos, tag sem parar, termometro externo, 3 tomadas de 12 v, 3 tomadas USB, 1 USB-C, vidros elétricos com função 1 toque só para o motorista, volante com ajuste de altura multifuncional, retrovisor na cor do carro não é só preto fosco, rebatíveis e elétricos com sinalização de seta lateral, controle de descida, controle de tração, controle de saída de rampa, faróis diurnos, ganchos de amarração na caçamba e de reboque dianteiro, sistema de falantes com tweeters, antena de teto, bancos zero gravidade, rodas de aluminio de 17 polegadas, 6 airbags, e muito mais.

Pelo preço, não tem mesmo nada que chega perto mesmo, aliás, nem as mais caras tem concorrentes assim neste nível. E outra vantagem, componentes de primeira, japoneses e alemães, nada de chinesinhos que o Cirão tanto adora :mrgreen:
As outras concorrentes estão vindo com peças chinesas de todos os lados.
E mais, essa não capota e nem pula feito boi bravo :mrgreen:, e com mecânica confiável japa.
Vale a pena mesmo para quem quer comprar uma caminhonete de entrada com mais modernidade, luxo e conforto que muitos carros de luxo.

Edu, excelente artigo. Sou obrigado a concordar quando o Cirão diz que a Nissan deveria te contratar, porque nem ela consegue apresentar estas informações como você :palmas:
Olha, você é muito caprichoso, detalhista e escreve muito bem. Vou aguardar os demais artigos ansiosamente.

Ciro Alencar
09/11/2022, 11:20
Bom dia, meus queridos amigos !!!

Mais uma vez, desculpem a ausência. Tive que fazer outra viagem breve e também agora estou retornando do sítio na Terça-feira, e não mais na Segunda-Feira. Como retorno tarde, acabo ficando disponível somente hoje. E também tive que fazer uma viagem para resolver uma pendência pessoal da venda de uma propriedade.
Com a nova ordem política, é possível que eu concretize a mudança da empresa para o exterior.

Prometi fazer alguns comentários das minhas novas caminhonetes, que aliás estão realmente me impressionando muito.
A Nissan fez mudanças curiosas nessa linha 2023, e a gente só vai descobrindo aos poucos porque não teve nenhuma divulgação dessas melhorias.
As mudanças no motor são sensíveis. Mesmo não me preocupando muito com isso, ela ficou evidentemente mais econômica sim, não é mais impressão. No dia a dia para quem não vive com a tela do computador de bordo na imagem de consumo médio (como eu... kkkk....), isso pode até passar um tanto como desapercebido, até porque o tanque diminuiu ligeiramente de capacidade de volume por conta da introdução do aditivo ARLA, mas, curiosamente, a autonomia pouco mudou, e isso constatei na prática. O ganho de desempenho do motor, da redução do turbo lag, da aceleração, retomadas... mudou bastante.
Eu não acho que foi só por conta da introdução da válvula de passagem da primeira turbina de baixa controlada eletricamente. Li sobre o assunto em alguns sites estrangeiros, e realmente o sistema é muito mais preciso e funcional, principalmente no controle do enchimento da turbina, mas não afetaria depois que a rotação atingisse um certo patamar, e no caso dela você sente que o ganho é em toda faixa, inclusive na alta onde o acionamento da válvula ainda é à vácuo. Por isso eu acho que houveram, se não mudanças físicas, alguns ajustes na programação do motor.

O nível de ruído, que já era muito baixo na minha opinião e nos comentários que eu leio, reduziu ainda mais. O ruído em estrada provém mais da rodagem do que do próprio motor, que é imperceptível. Isso também graças às rotações baixas que o motor trabalha em regime de uso normal.

Outra coisa que me chamou a atenção foi a estabilidade e a "firmeza" da suspensão. Se esse já era o ponto forte dela em relação às concorrentes, agora ela abriu uma distância muito maior. Não sei o que mudaram aqui também, mas ela está bem mais firme sem ter ficado dura ou desconfortável. Em qualquer situação, no molhado, em curvas, pistas irregulares, na terra ou onde for, o comportamento dela é firme e seguro sempre, sem balanços, sem sustos e sem qualquer necessidade de correções. A sensação de estar dirigindo um carro grande é mais presente do que aquela de dirigir uma caminhonete convencional. Ela não pula, não salta de lado, não corre a traseira, e você se sente o tempo todo no controle da situação. Mesmo numa freada mais forte ou num desvio rápido, tudo é tranquilo.
Aqui não precisa ter medo de alce, de jegue, de boi... de nada... kkkkkkkk......

Com relação aos assistentes de segurança, vou confessar uma coisa... desliguei tudo... kkkk.... depois vou ver o que faço, mas algumas coisas me incomodaram como ela tentar corrigir saída de faixa ou ponto cego. Acho que o nível de tolerância é muito baixo, qualquer coisa e ela já quer te ensinar a dirigir.... kkkkkk..... Eu quero ter o domínio do carro. Talvez quando eu estiver idoso, essas coisas possam até ajudar, mas hoje o piloto sou eu... kkkk.... confio em mim... kkkk....

No geral, a caminhonete ficou melhor mesmo, você nota isso nos freios, provavelmente pela introdução dos discos nas rodas traseiras também, nota mudança de direção, que ficou ligeiramente mais leve e precisa, eu preferia um pouco mais dura, mas tudo bem.
E os modos de condução apresentam um comportamento diferente do que era antes, principalmente no modo Sport. Ainda estou me adaptando a isso, procurando entender um pouco melhor as suas vantagens.
Eu já li que alguns proprietários preferem esse modo para fazer ultrapassagens mais seguras, e eu não consigo entender isso. Com o motor que ela tem, sobra força para fazer qualquer ultrapassagem com tranquilidade, para quem sabe fazer uma ultrapassagem... kkk.....

Muito interessante o artigo do Edu. Realmente há alguma discussão sobre o ACC no mundo todo, e notei isso principalmente na Europa. As razões passam por aquelas que o Edu mencionou no seu excelente artigo, mas também já vi reclamações aqui por conta de outro detalhe... Quando você está na estrada ou numa avenida ou em outra via mais rápida, é normal, ou pelo menos deveria ser, você manter uma distância maior do veículo da frente, e essa distância normalmente é grande o suficiente para caber outro carro ou mais.
Apesar do artigo do Edu não mencionar, alguns sistemas permitem ajustar a distância do carro da frente para aquela que o motorista considera mais segura, que também é sempre maior que o comprimento de um carro.
Reclamações que vi são de que, ao manter essa distância, é muito comum que veículos que se encontram nas faixas laterais ocupem esse espaço para sair de uma rodovia, para liberar a faixa onde estava e até para uma manobra rápida de ultrapassagem. Muitas vezes nem damos atenção a isso, porque a distância é grande e o veículo entra na mesma velocidade da faixa... na maioria das vezes... kkkkk..... nem sempre... kkkk...

E é aí que reside a maior reclamação, pois o carro tende a frear entendendo que o carro da frente reduziu bruscamente a velocidade ou que a correção da distância exige uma redução rápida, e assim quem vem atrás de você é surpreendido pela rápida desaceleração do seu carro, podendo até ocasionar uma colisão traseira com o seu veículo ou com outros que estão atrás que também não esperam essa situação "estranha" ao fluxo normal.
Muitos motoristas estão desativando o ACC, e com orientação do próprio fabricante. O núcleo da ideia é interessante, mas no mundo real exige um melhor amadurecimento tecnológico.
Quem já dirigiu em trânsitos como o da França, da Itália e até da Alemanha, sabe que esse sistema não tem a menor chance lá... kkkk..... Nesses locais se você deixar um espaço de uma bicicleta, o cara consegue entrar na sua frente com uma van...kkkkk.....

É possível que a Nissan acabe se rendendo ao mercado, que infelizmente acaba ditando as regras, mas talvez resista à isso, como muitas montadoras estão resistindo em usar direção elétrica em caminhonetes, o que é mesmo uma grande estupidez na minha opinião. Já em carro de passeio eu não sou nem um pouco fã do sistema elétrico neste patamar de desenvolvimento em que se encontra hoje.
Mas, de qualquer forma, a Nissan permite que todos estes recursos possam ser desativados, acho que a maioria dos fabricantes permite isso, com raras exceções. Mas a abordagem das questões de responsabilidade legal das montadoras que o Edu levanta no artigo dele são também interessantes.

Edu, parabéns pelo artigo. Mesmo que escrever artigos não seja uma atividade do seu dia a dia, é impressionante a qualidade do que você escreve, tudo bem estruturado, pesquisado, fundamentado, claro, objetivo e de fácil entendimento até pelo mais leigo. Não parece um artigo, e sim uma aula. Muito bom mesmo. Não vejo essas qualidades presentes na maioria dos artigos que leio aqui, a maioria feita por articulistas "profissionais".
Eu acho que a Nissan deveria te pagar por isso, já que você consegue passar uma mensagem mais clara que todo o infeliz departamento de marketing dela .... kkkk.....

Uma pena a melhor caminhonete do Brasil, disparada em qualidades com relação à concorrência, não tem as suas virtudes tão bem exploradas nem pelo fabricante.
Aqui faço o contrário, eu pontuo claramente toda a tecnologia que empregamos em nossos produtos, que também não têm qualquer comparação com os demais concorrentes já que o nosso investimento em tecnologia é muito alto, tanto para desempenho como para qualidades como robustez, confiabilidade (melhor MTBF do mercado) e durabilidade.
Mas, como sempre falamos, o público que busca qualidade é cada vez menor, e preço, "valorização", aparência, peso da marca e outros fatores menos importantes são mais valorizados hoje.

E isso não ocorre só com carros, mas até com lâmpadas. Você compra uma lâmpada LED de 14 reais e o brilho dela é fraco, o consumo maior do que o informado e muitas vezes com algumas semanas de uso ela já começa a falhar ou apaga de uma vez. Isso porque a tal "garantia" é de 8 ou 10 anos... kkkk..... Tente reclamar.... alegam oscilações de rede, surtos e picos de tensão, mesmo na minha casa onde toda a instalação elétrica é filtrada e condicionada.
Aí eu coloco uma lâmpada Philips de 33 reais, e ela ilumina mais, consome menos, aquece bem menos e eu nem sei quanto dura, porque todas que coloquei em casa nunca falharam.
Mas, o mercado vem com essas Taschibra, Kian, Elgin, Lexman, e outras barbaridades que já apareceram no sítio ou na empresa, quando não sou eu quem compro ... kkkkk.... que vou dizer... é uma vergonha, e o pior é que são as marcas "líderes de venda", algumas até consideradas de boa "reputação".... boa não sei onde.... kkkkk......
Caminhonete é a mesma coisa, e isso não vai mudar tão cedo enquanto o consumidor não evoluir, e agora, com o que eu acredito que viveremos nos próximos anos, acho que a involução será ainda maior que a evolução.

Bem, espero ter compensado a minha breve ausência, reforçando a minha presença entre os nobres e queridos amigos.

Um ótimo dia e um grande abraço a todos os AMIGOS, porque mais de 50% dessa nossa população não são amigos de ninguém... kkkkk.....

Ciro Alencar
09/11/2022, 11:39
Uma dica legal que foi publicada lá no grupo de whatsapp... custava compartilhar aqui também? :|

https://clubedanissanfrontier.com.br/wp/wp-content/uploads/2022/11/64995fd8-5f4b-4bcb-b6c3-632e939cc07a.jpg



Realmente uma excelente dica. Não tem nada no mercado que se compare, ou como disseram, sequer chegue perto desta oferta.
Quem quer uma caminhonete de entrada que não tem nada de entrada, pode encarar essa sem medo, são consideráveis 100 mil a menos que o modelo mais top, e continuo achando que todas as versões valem muito mais, por oferecer mais que a concorrência que muitas vezes cobra mais.
Você compara uma Platinum com uma Hilux SRX que é a mais completa da linha, e a Toyota não se compara nem de perto à Platinum, e é mais vendida e mais cara, bem mais.
A Frontier poderia custar bem mais pelas suas qualidades, mas entendo que o mercado não enxerga dessa forma.
Pelas virtudes da Platinum comparada com uma SRX, a Platinum poderia tranquilamente chegar nos seus 360 mil ou mais, mas ninguém vai pagar isso, eu sei. Se ainda que custasse 400 mil, continuaria sendo a minha opção.
Estou pra dizer que essa SE, mesmo com menos frescuras que a SRV, o modelo mais inferior que a SRX, ainda supera a Hilux em muitos aspectos, sendo na minha opinião melhor escolha mesmo sem bancos de couro, som, etc... Porque o conjunto geral do que interessa realmente da SE é bem superior. Ainda mais com esse motor biturbo e o câmbio de 7 marchas das versões superiores.

É uma oportunidade bem interessante.

Edumar
09/11/2022, 14:22
Obrigado pelos cumprimentos.

Eu queria compartilhar algo com vocês que já me deixou pensativo algumas vezes, mas hoje confirmei o fato com certeza.
Já é conhecido que a Frontier tem um sistema de radar que é o mais eficiente do mercado, capaz de alcançar dois veículos a frente, enquanto alguns outros modelos mal conseguem perceber um :lol:
Pois bem, hoje eu estava chegando na empresa, e fizeram algumas mudanças (para pior) aqui no fluxo de saída da estrada para a rua onde fica a empresa. Virou uma confusão, e muita gente ainda não entendeu a sinalização e comete algumas atrapalhadas, como aconteceu hoje pela manhã.

Quem conhece o trevo com a nova rotatória da Maggi em Itu, sabe que quem vem pela estrada velha de Salto tem preferência para acesso a rotatória, e quem vem do bairro tem que parar.
Eu vinha pela estrada com um carro à minha frente, mantendo uma distância segura, e quando chegamos na rotatória, um veículo que vinha do bairro e que deveria parar, entrou lento na pista na frente do carro que estava na minha frente.
O interessante é que logo que ele entrou, antes mesmo que o carro à minha frente acionasse o freio, um alerta já acendeu no painel da minha Frontier. Quem conhece sabe que é uma faixa grande vermelha e bem escandalosa com som que surge no painel de LCD.
A distância que esse carro entrou deveria ser de 2 carros e meio a minha frente, que corresponderia a distância que eu mantinha de um carro, o carro a frente e mais meio de distância de quando o outro entrou.
A princípio percebi somente a sinalização, já que não havia ainda um risco concreto de colisão, mas também eu acionei levemente o pedal de freio rapidamente, o que cancelaria a frenagem automática (parcial) pelo que entendi, pois houve reação do motorista.

Mas o que me chamou mesmo a atenção foi o fato do radar identificar esse veículo a frente de outro, na distância que estava e ainda ter percebido a presença inesperada dele mais lento.
Definitivamente, esse sistema de radar não é só marketing como se faz com quase tudo hoje em dia, ele realmente funciona e com grande alcance e precisão, captando várias informações.
Quem já viu a frente nova da Frontier 2023 já deve ter reparado num painel que existe na grade, feio até, e que atrás dele fica o sensor. Sempre pensei porque a Nissan não escondeu o sensor atrás do emblema ou da grade como alguns fabricantes fazem, apesar dela já ter uma câmera embutida no emblema da marca, mas entendo agora que o sistema deve ser tão sensível que não pode ter qualquer interferência para conseguir o seu máximo desempenho, que realmente é impressionante.
Fica aí mais uma experiência que tive hoje com a minha Frontier. Aprendendo a cada dia.

https://clubedanissanfrontier.com.br/wp/wp-content/uploads/2022/11/sensor-radar-frontier-2023.jpg
Localização do sensor do radar da Frontier 2023.

Bigsd
09/11/2022, 20:23
Edu e Cirão, inspirados hoje hein? :mrgreen:

Cirão, porque você não curtiu os controles de segurança autônomos? É seu espírito de piloto que não permite deixar o carro decidir por você? :D

Ciro Alencar
10/11/2022, 12:48
Boa tarde, meus queridos amigos!!

Estimado amigo Bigsd, justamente... é o meu sentimento controlador... kkkkk....
Estou brincando. Não consigo me entender com esses recursos... é apito... frenagens daqui e dali.... o carro briga comigo quando vou fazer alguma coisa... kkkkk...
Algumas vezes eu quero fazer uma manobra e sei que tem espaço, vou entrar acelerando, sinalizo bem, sei o que estou fazendo, e aí a caminhonete fica brigando comigo para eu não mudar de faixa... kkkk.... quem ela pensa que é? kkkkk.....
Eu como faixa sim, todo mundo come uma hora ou outra, ficar aguentando o apito e ela querendo corrigir... não dá... kkkkk....
Dá até para desligar o sinalizador sonoro ou reduzir o seu volume, mas ainda assim ela vai ficar me puxando para o outro lado.... aí eu já desligo tudo.

Essa questão do ACC também... honestamente... eu prefiro estar no controle mesmo.
Acho que é uma obrigação sua estar atento, mesmo porque com todas estas tralhas, nada garante que não vai dar ruim se você não tomar suas próprias decisões. Opinião minha, sei que tem gente que curte isso. O Edu se adaptou bem a algumas coisas, parabéns pra ele. Mas, ele também não gostou muito do assistente de faixa, por exemplo.
A vantagem é que tudo pode ser desligado, então.... decisão democrática kkkk.....

Ciro Alencar
10/11/2022, 12:53
Vi hoje que a Nissan ganhou a segunda colocação de melhor pós-vendas nos Eleitos do Ano da Quatro-Rodas. Toyota ficou em primeiro quase empatada com Nissan, e em alguns quesitos a Nissan foi melhor que a Toyota, por exemplo em qualidade dos serviços.
Isso reflete o bom trabalho que a Nissan fez para recuperar uma boa imagem de pós-venda, pois pelo que ouço falar ela não se destacava muito no passado nesse sentido, apesar de que nos últimos anos eu só vejo ela ganhar prêmios, ter ótima qualificação em ReclameAqui, Procon, etc... Em compensação tem algumas que estão pra lá de sofríveis.
Foi só eu começar a comprar Frontier que ela se endireitou .. kkkkkk....

"A Toyota conseguiu 97,2 e a Nissan obteve 97,3. O único atributo em que a Toyota superou as expectativas dos proprietários de carros da marca foi em pontualidade (100,3). E sua menor nota ficou em preços dos serviços (mão de obra) (92,5), o que foi, ainda assim, uma avaliação bem superior à média do mercado (87,3). A Toyota tem 216 concessionárias no país.

2º – NISSAN
Foi a marca que mais evoluiu em pós-vendas. Subiu sete pontos. E sua classificação entre as marcas que atingiram relevância na pesquisa saltou do sexto lugar para o segundo. Além de superar a líder em qualidade dos trabalhos executados, a Nissan ainda empatou com a Toyota em prazos de realização dos serviços (99,6)."

Nissan e Toyota coladas nas primeiras posições. Mais uma lenda da Nissan desfeita. De 23 montadoras, cola com a Toyota no topo e ainda supera em alguns quesitos. Muito bom.

Edumar
10/11/2022, 13:53
Postaram esse vídeo no grupo agora e uma coisa me chamou a atenção. Quando eu fiz um vídeo para mostrar como a direção da Frontier é leve, contrariando as bobagens que falam por aí de que ela é "pesada", lembro que alguém comentou que essa facilidade de manobrar com ela parada era na 2023, porque as anteriores não eram nada leves, principalmente as mexicanas antes do modelo argentino ficar também mais leve.
O mais interessante é que quem comentou isso não teve nenhuma das três, apenas "ouviu dizer" :lol:
Desmentindo mais uma "lenda" (como diz o amigo Ciro :mrgreen:) que inventam da Frontier, observem como é " tão difícil" :lol: manobrar a Frontier parada e com pneus maiores e mais pesados.... Por aí a gente vê as bobagens que falam.
Não tive tempo de ver o vídeo ainda, mas vi que já comentaram isso e fui direto aos 14:22 min do vídeo para conferir. Não sei se tem mais exemplos no vídeo todo.


https://youtu.be/AlBKJP7s8K0

Samuel Dias
10/11/2022, 17:14
Fala pessoal
Como os assuntos giram rápido aqui :mrgreen:
O mais legal é que não tem papo furado, só desenvolvimento de temas legais de nosso interesse. Os grupos de whatsapp estão chatos, e os vídeos do youtube então ficaram insuportáveis, tanto pelo conteúdo mal feito quanto pelos comentários que só tem fã boys e haters se pegando, isso de todos os modelos de caminhonetes ou carros. Impressionante como perdem tempo com futilidades. Deve faltar mulher pra esse pessoal ficar perdendo tempo com briguinhas futeis. :mrgreen:
Eu acho que o formato de fórum vai crescer muito por causa disso, porque dois amigos meus que estão interessados em comprar carros estão mais lendo artigos de publicações mais sérias e visitando grupos do que acompanhando comentários de vídeos ou os próprios vídeos. Você lê os comentários dos vídeos e parece um show de comédia com tantas bobagens.
Edumar, você sabe qual é a visitaçãodiária do seu blog? Queria ter uma ideia.
Qual será a visitação média deste tópico por exemplo?

Essa questão dos recursos de segurança autonoma da Frontier é bem interessante, e acho que em breve terei a minha opinião real sobre isso :mrgreen:
Pessoal que está escolhendo entre a Pro-4x e a Platinum, que são bem parecidas em recursos, qual tem sido a razão do desempate? O que vocês estão privilegiando numa escolha ou outra? E quem não comprou, qual seria a escolha e porque? Mas a opinião de voces entre essas duas, não a Attack, a XE etc
A Pro tem o bloqueio mecanico a mais, vale a pena? Na minha nunca precisei disso, e já passei em lugar onde quem tinha isso ficou (não era Frontier).
Agradeço antecipadamente;

Abs

Samuel Dias
10/11/2022, 17:19
Achei esse vídeo outro dia, não sei se ja publicaram aqui, mas achei interessante para como erguer a Frontier só nos pneus, e esse pneu é legal e acha aqui com um pouco de trabalho, mas encontra.
O bom é que os vídeos lá de fora não tem tantos babacas como aqui :mrgreen:


https://www.youtube.com/watch?v=IKbvBBkPuII

Julio E
10/11/2022, 20:01
Vi hoje que a Nissan ganhou a segunda colocação de melhor pós-vendas nos Eleitos do Ano da Quatro-Rodas. Toyota ficou em primeiro quase empatada com Nissan, e em alguns quesitos a Nissan foi melhor que a Toyota, por exemplo em qualidade dos serviços.
I

2º – NISSAN
Foi a marca que mais evoluiu em pós-vendas. Subiu sete pontos. E sua classificação entre as marcas que atingiram relevância na pesquisa saltou do sexto lugar para o segundo. Além de superar a líder em qualidade dos trabalhos executados, a Nissan ainda empatou com a Toyota em prazos de realização dos serviços (99,6)."



Ola Ciro

Eu acho que a Frontier não entrou no ranking das picapes por falta de participantes , e isso deve ter influenciado na de pós venda tambem . Eu participei da pesquisa e ano que vem poderiamos convencer mais pessoas a participar e quem sabe teremos a frontier como campeã em 2023 .

xibiu!!!
11/11/2022, 08:31
Nissan Frontier 2023: picape supera rivais e vence premio 'Car Awards' (https://garagem360.com.br/nissan-frontier-2023-premio-car-awards-picape/)

579870

LoucoPoeta
11/11/2022, 09:50
Nissan Frontier 2023: picape supera rivais e vence premio 'Car Awards' (https://garagem360.com.br/nissan-frontier-2023-premio-car-awards-picape/)

579870
Este novo reconhecimento soma-se aos outros 13 que a Nova Nissan Frontier recebeu da imprensa especializada em automóveis na América Latina desde 2017:

“Melhor Picape 2023”, da revista Car Magazine Brasil
“Melhor Picape 2020”, da revista Car Magazine Brasil
“Melhor Picape 2018”, da revista Car Magazine Brasil
“Picape do Ano 2018”, da revista Autoesporte, organizadora do “Carro do Ano Brasil”
“Auto del año 2018”, pelos jornalistas da Industria Automotriz Argentina (PIA)
“Melhor Picape 2017”, do website Carpress
“Melhor Picape 2017”, da revista Robb Report Brasil
“Melhor Picape 2017”, pelo prêmio “Os Escolhidos”
“Melhor Picape 2017”, pela Associação Brasileira de Imprensa Automotiva (Abiauto)
“Melhor Picape 2017”, de L’ Auto Preferita
“10Best”, título que reconhece a Frontier como a melhor picape do ano, honraria também conferida pela Car and Driver (Brasil)
“Melhor Picape 2017”, prêmio UOL Carros
O + Premiado 2017″, website Memória Motor
Melhor Compra 2017″, revista Motorshow, em seu guia anual de vendas.

Fonte: Nissan Frontier 2023: picape supera rivais e vence premio 'Car Awards' (https://garagem360.com.br/nissan-frontier-2023-premio-car-awards-picape/)

Bigsd
11/11/2022, 12:02
Boa tarde, meus queridos amigos!!

Estimado amigo Bigsd, justamente... é o meu sentimento controlador... kkkkk....
Estou brincando. Não consigo me entender com esses recursos... é apito... frenagens daqui e dali.... o carro briga comigo quando vou fazer alguma coisa... kkkkk...
Algumas vezes eu quero fazer uma manobra e sei que tem espaço, vou entrar acelerando, sinalizo bem, sei o que estou fazendo, e aí a caminhonete fica brigando comigo para eu não mudar de faixa... kkkk.... quem ela pensa que é? kkkkk.....
Eu como faixa sim, todo mundo come uma hora ou outra, ficar aguentando o apito e ela querendo corrigir... não dá... kkkkk....
Dá até para desligar o sinalizador sonoro ou reduzir o seu volume, mas ainda assim ela vai ficar me puxando para o outro lado.... aí eu já desligo tudo.

Essa questão do ACC também... honestamente... eu prefiro estar no controle mesmo.
Acho que é uma obrigação sua estar atento, mesmo porque com todas estas tralhas, nada garante que não vai dar ruim se você não tomar suas próprias decisões. Opinião minha, sei que tem gente que curte isso. O Edu se adaptou bem a algumas coisas, parabéns pra ele. Mas, ele também não gostou muito do assistente de faixa, por exemplo.
A vantagem é que tudo pode ser desligado, então.... decisão democrática kkkk.....

Pois é então não é pra todo mundo. O Edu gosta de algumas coisas, mas desligou o assistente de faixa também.
Eu vou opinar ainda sobre isso quando eu tiver acesso. Por enquanto, qualquer coisa que digo é especulação :mrgreen:

Bigsd
11/11/2022, 12:04
Vi hoje que a Nissan ganhou a segunda colocação de melhor pós-vendas nos Eleitos do Ano da Quatro-Rodas. Toyota ficou em primeiro quase empatada com Nissan, e em alguns quesitos a Nissan foi melhor que a Toyota, por exemplo em qualidade dos serviços.
Isso reflete o bom trabalho que a Nissan fez para recuperar uma boa imagem de pós-venda, pois pelo que ouço falar ela não se destacava muito no passado nesse sentido, apesar de que nos últimos anos eu só vejo ela ganhar prêmios, ter ótima qualificação em ReclameAqui, Procon, etc... Em compensação tem algumas que estão pra lá de sofríveis.
Foi só eu começar a comprar Frontier que ela se endireitou .. kkkkkk....

"A Toyota conseguiu 97,2 e a Nissan obteve 97,3. O único atributo em que a Toyota superou as expectativas dos proprietários de carros da marca foi em pontualidade (100,3). E sua menor nota ficou em preços dos serviços (mão de obra) (92,5), o que foi, ainda assim, uma avaliação bem superior à média do mercado (87,3). A Toyota tem 216 concessionárias no país.

2º – NISSAN
Foi a marca que mais evoluiu em pós-vendas. Subiu sete pontos. E sua classificação entre as marcas que atingiram relevância na pesquisa saltou do sexto lugar para o segundo. Além de superar a líder em qualidade dos trabalhos executados, a Nissan ainda empatou com a Toyota em prazos de realização dos serviços (99,6)."

Nissan e Toyota coladas nas primeiras posições. Mais uma lenda da Nissan desfeita. De 23 montadoras, cola com a Toyota no topo e ainda supera em alguns quesitos. Muito bom.

:palmas: :palmas: :palmas:
Mas não se preocupe que ainda vai aparecer muita gente dizendo que "o problema da Nissan é o seu pós venda". Aquilo que você sempre fala do mercado não evoluir e viver de lendas, por isso se matam por aí...

Bigsd
11/11/2022, 12:06
Postaram esse vídeo no grupo agora e uma coisa me chamou a atenção. Quando eu fiz um vídeo para mostrar como a direção da Frontier é leve, contrariando as bobagens que falam por aí de que ela é "pesada"

Repetindo... falam bobagens demais por aí. Concordo com você e o Cirão quando ficam indignados com o consumidor. Antes eu achava que era exagero de vocês, mas com o tempo fui entendendo :mrgreen:

Bigsd
11/11/2022, 12:13
Samuel, eu parei de participar de tudo. Estamos vivendo uma época de pessoas doentes que só querem causar confusão.
É impressionante que todos os vídeos de Frontier que eu vejo elogiam e aprovam ela, aí entra uma 400 pessoas comentando sério e opinando, mas também entram dois ou três que lotam as conversas xingando ela, os outros modelos e brigando entre si com ofensas. O pessoal nem dá atenção porque são sempre os mesmos, mas desanima qualquer conversa realmente produtiva, então nem participo mais.
Um colega lá do grupo de whatsapp (que se recusa a participar daqui :confused:) diz que sabe quem é um deles, que é daqui, mas ele não conta quem é. Deve ser mesmo, porque a gente acaba de postar um vídeo novo aqui e os caras já aparecem lá pra tumultuar.
Nas últimas vezes eu consegui comparar pelo perfil de um deles o horário que ele entrava aqui e apareciam as palhaçadas lá, acho que sei quem é.
Por isso nem participo mais, tô fora disso :lol:

Bigsd
11/11/2022, 12:58
Pessoal que está escolhendo entre a Pro-4x e a Platinum, que são bem parecidas em recursos, qual tem sido a razão do desempate? O que vocês estão privilegiando numa escolha ou outra? E quem não comprou, qual seria a escolha e porque? Mas a opinião de voces entre essas duas, não a Attack, a XE etc
A Pro tem o bloqueio mecanico a mais, vale a pena? Na minha nunca precisei disso, e já passei em lugar onde quem tinha isso ficou (não era Frontier).
Agradeço antecipadamente;

Abs

Samuel, minha vontade era uma Platinum, e se não der uma XE mesmo, mas até a SE me faria feliz :mrgreen:
Mas, tentando te ajudar, acho que as diferenças são mais estéticas. A Platinum ter um ar de mais sofisticação, com muitos cromados e detalhes de maior luxo, bem ao gosto do Edu, do Cirão e meu também.
A PRO 4X é um upgrade da Attack, com um perfil mais aventureiro tipo do Fabinho Querino, do Rafa, do Gabriel, um jeito de mais campo mesmo, sem cromados ou outros detalhes meramente estéticos de luxo.
Mas no final as duas tem os mesmos equipamentos, até teto solar a PRO tem que acho que nem deveria ser a proposta.

A diferença que realmente se destaca mais é justamente o bloqueio mecânico. Eu me lembro quando o Cirão comentou uma vez sobre o bloqueio eletrônico inteligente dela e um colega aqui do fórum criticou ele sugerindo que ele não entendia nada e que estava errado. Na época lembro que ele disse que ia ignorar, que só o tempo para ensinar as pessoas.
Quando o pessoal começou a usar ela no fora de estrada com o tempo, ela ganhou a fama de passar em qualquer lugar onde as outras nem pensavam em chegar perto, mesmo com o tal bloqueio mecânico. A única que ainda tinha um desempenho que se ajustava mais a essa proposta era a L200, que conseguia encarar bem alguns desafios que as demais concorrentes não conseguiam e foram dendo descartadas nesse terreno.
Se você tomar como base nossos amigos que praticam fora de estrada, eles foram mostrando que a Frontier com o bloqueio eletrônico passava fácil onde a L200 (e até outras depois) com o bloqueio mecânico não passava, que isso surpreendeu até o pessoal fã da Mit. O próprio Fábio era um estranho no ninho no grupo das L200 e fez escola lá com o pessoal migrando para a Frontier.
Então mesmo para o fora de estrada eu não vejo o bloqueio mecânico como algo tão essencial, a suspensão multilink o curso desta suspensão, o torque do motor em baixa, o sistema de bloqueio inteligente etc. acabaram colocando ela num patamar acima para esse uso.
Não sei se alguém vai dizer que numa condição especial com a roda traseira esquerda levantada a 2 cm do chão, a roda direita apoiada numa pedra de 3kg e uma lama na frente com 70,7% de água o bloqueio mecânico poderia fazer alguma diferença, mas acho que nem assim pelos inúmeros casos que vimos. Na maioria das vezes o pessoal tem passado com ela só no 4x4 Hi e até no 4x2 :mrgreen: Ela tem um conjunto bem diferenciado, não dá para comparar com as outras mais antigas. Eu não vejo o bloqueio mecânico como tendo um peso significativo na escolha, pelo menos na minha opinião e observações. Não sei também sobre a resistência desse conjunto da Frontier, mas o que vejo o pessoal de outros modelos comentarem é que esse sistema mais dá problemas de quebra do que ajuda em algo. Pra mim é mais um argumento de vendas para cativar o pessoal tradicionalista.
Eu acho que você poderia ir pelo seu gosto, porque se for ver bem, até uma Attack ou mesmo uma SE básica já tem uma desenvoltura muito superior para o fora de estrada, afinal, a base do conjunto principal é a mesma, e todas foram feitas com essa capacidade de ser uma caminhonete de verdade para qualquer desafio. Então mesmo a Platinum vai te deixar muito bem preparado para o que der e vier.
Olha para as duas e veja qual "sorri" para você :mrgreen:
Que cor você está pretendendo?

Bigsd
11/11/2022, 14:11
Ola Ciro

Eu acho que a Frontier não entrou no ranking das picapes por falta de participantes , e isso deve ter influenciado na de pós venda tambem . Eu participei da pesquisa e ano que vem poderiamos convencer mais pessoas a participar e quem sabe teremos a frontier como campeã em 2023 .

Voltei :mrgreen: Eu tinha ido almoçar

Julio, concordo. Eu não fiquei sabendo, senão eu participava também.

Bigsd
11/11/2022, 14:16
Nissan Frontier 2023: picape supera rivais e vence premio 'Car Awards' (https://garagem360.com.br/nissan-frontier-2023-premio-car-awards-picape/)

579870

Obrigado por compartilhar. Uma boa notícia. Ela merece. :palmas: :palmas: :palmas:

Bigsd
11/11/2022, 14:17
Este novo reconhecimento soma-se aos outros 13 que a Nova Nissan Frontier recebeu da imprensa especializada em automóveis na América Latina desde 2017:

“Melhor Picape 2023”, da revista Car Magazine Brasil
“Melhor Picape 2020”, da revista Car Magazine Brasil
“Melhor Picape 2018”, da revista Car Magazine Brasil
“Picape do Ano 2018”, da revista Autoesporte, organizadora do “Carro do Ano Brasil”
“Auto del año 2018”, pelos jornalistas da Industria Automotriz Argentina (PIA)
“Melhor Picape 2017”, do website Carpress
“Melhor Picape 2017”, da revista Robb Report Brasil
“Melhor Picape 2017”, pelo prêmio “Os Escolhidos”
“Melhor Picape 2017”, pela Associação Brasileira de Imprensa Automotiva (Abiauto)
“Melhor Picape 2017”, de L’ Auto Preferita
“10Best”, título que reconhece a Frontier como a melhor picape do ano, honraria também conferida pela Car and Driver (Brasil)
“Melhor Picape 2017”, prêmio UOL Carros
O + Premiado 2017″, website Memória Motor
Melhor Compra 2017″, revista Motorshow, em seu guia anual de vendas.

Fonte: Nissan Frontier 2023: picape supera rivais e vence premio 'Car Awards' (https://garagem360.com.br/nissan-frontier-2023-premio-car-awards-picape/)

:palmas: :palmas: :palmas:

Samuel Dias
11/11/2022, 15:30
Mas é o que sempre se diz aqui sobre a grande distância entre vender mais e ser o melhor, e nesse segmento de picapes isso é ainda mais nítido.

(...editado...)

leao77
14/11/2022, 16:08
Normalmente uso minha Attack 21/21 na posição D.
Outro dia andando BR 153 na faixa dos 100 kh resolvi trocar do D e levei um susto pois apontou que eu estava na quinta marcha, elevei pelas aletas para a sétima marcha e assim continuei um bom trecho até parar para um café. Ao retornar, passado algum tempo e na mesma velocidade de 100kh em D, troquei e novamente apareceu em 5ª velocidade e logo troquei até chegar a 7ª
Fiquei intrigado com esta relação e a lógica parece indicar então, que usando D a 100kh não estaremos andando no modo mais econômico, ou então a minha Frontier está com algum problema

LoucoPoeta
14/11/2022, 17:41
Normalmente uso minha Attack 21/21 na posição D.
Outro dia andando BR 153 na faixa dos 100 kh resolvi trocar do D e levei um susto pois apontou que eu estava na quinta marcha, elevei pelas aletas para a sétima marcha e assim continuei um bom trecho até parar para um café. Ao retornar, passado algum tempo e na mesma velocidade de 100kh em D, troquei e novamente apareceu em 5ª velocidade e logo troquei até chegar a 7ª
Fiquei intrigado com esta relação e a lógica parece indicar então, que usando D a 100kh não estaremos andando no modo mais econômico, ou então a minha Frontier está com algum problema


A minha LE do mesmo ano, funciona do mesmo modo!

enricof18
15/11/2022, 07:25
Normalmente uso minha Attack 21/21 na posição D.
Outro dia andando BR 153 na faixa dos 100 kh resolvi trocar do D e levei um susto pois apontou que eu estava na quinta marcha, elevei pelas aletas para a sétima marcha e assim continuei um bom trecho até parar para um café. Ao retornar, passado algum tempo e na mesma velocidade de 100kh em D, troquei e novamente apareceu em 5ª velocidade e logo troquei até chegar a 7ª
Fiquei intrigado com esta relação e a lógica parece indicar então, que usando D a 100kh não estaremos andando no modo mais econômico, ou então a minha Frontier está com algum problema

A maioria dos câmbios automáticos funcionam dessa forma, no D em várias situações poderiam estar usando uma marcha mais alta, mas não usam pra privilegiar uma faixa de rotação onde tenha mais torque disponível. Se passar pro modo manual consegue subir uma ou duas marchas, dependendo do câmbio. Então é normal.

Bigsd
15/11/2022, 15:33
Normalmente uso minha Attack 21/21 na posição D.
Outro dia andando BR 153 na faixa dos 100 kh resolvi trocar do D e levei um susto pois apontou que eu estava na quinta marcha, elevei pelas aletas para a sétima marcha e assim continuei um bom trecho até parar para um café. Ao retornar, passado algum tempo e na mesma velocidade de 100kh em D, troquei e novamente apareceu em 5ª velocidade e logo troquei até chegar a 7ª
Fiquei intrigado com esta relação e a lógica parece indicar então, que usando D a 100kh não estaremos andando no modo mais econômico, ou então a minha Frontier está com algum problema

Voltando de viagem e já passando por aqui para uma visita rápida :mrgreen:

Leão, é o seguinte, não é que ela esteja numa marcha mais baixa, ela pode estar em sétima marcha sim, já discutimos isso uma vez. O normal é ela subir até a sétima marcha em D e se manter assim em velocidade de cruzeiro.
Quando você muda de D para Manual, ela vai reduzir uma marcha, ou duas em algumas situações dependendo como você fez a mudança.
Como você percebe isso? Pegue um trecho longo de estrada em D que não seja uma subida, espere ela atingir uma velocidade de cruzeiro, e então solte levemente o pé para ter certeza de que ela não está sob esforço nenhum. Nesse ponto você estará provavelmente em 7ª marcha. Agora fique de olho na rotação e mude para Manual... observe que a rotação sobe um pouco, ou seja, nesse momento ela reduziu uma marcha, e é por isso que você percebe que ela está numa marcha menor. Se você voltar para o D, a rotação volta a cair porque ela retornou para a 7ª marcha. Ele faz isso porque quando você muda para manual ela já entende que você quer mais controle sobre o motor.
Mas fique tranquilo que ela está sim em 7ª marcha em uma condição de esforço livre, até ilógico imaginar que ela não usaria a 7ª se pudesse. Pessoal fez isso lá no grupo e aconteceu isso mesmo, tente simular isso.

Quando eu pego estrada, ela chega logo na 7ª e se mantém até eu dar um toque no acelerador, antão elá já faz uma redução. Se eu não tocar no acelerador e jogar para Manual, a rotação sobe um pouco e ela mostra que está em 6ª, o que faz você achar que é nessa que ela estava.
No automático é o contrário, ela se mantém com marcha mais alta, e na mudança para manual ela reduz uma marcha. Aí você pode subir uma marcha sem problemas se quiser.
Mas, fique tranquilo porque ela sempre vai buscar a 7ª. Esse é justamente o trunfo desse câmbio, ter uma marcha a mais que concorrentes, e é por isso também que ela é tão mais econômica que as concorrentes.

leao77
15/11/2022, 18:38
Agradeço as observações do LoucoPoeta, Eurico e Bigsd.
Vou sim, Bigsd, fazer o teste na próxima viagem.
Hoje voltei a cidade de Melo, Uruguai, e vi que a Polícia local tem em sua frota diversas Frontier, do modelo anterior e já da nova.
Isso é um fator muito positivo para a Nissan, pois as viaturas mais antigas da frota eram as L 200

Edumar
16/11/2022, 10:46
Normalmente uso minha Attack 21/21 na posição D.
Outro dia andando BR 153 na faixa dos 100 kh resolvi trocar do D e levei um susto pois apontou que eu estava na quinta marcha, elevei pelas aletas para a sétima marcha e assim continuei um bom trecho até parar para um café. Ao retornar, passado algum tempo e na mesma velocidade de 100kh em D, troquei e novamente apareceu em 5ª velocidade e logo troquei até chegar a 7ª
Fiquei intrigado com esta relação e a lógica parece indicar então, que usando D a 100kh não estaremos andando no modo mais econômico, ou então a minha Frontier está com algum problema

Caro Leao77,

Apesar do amigo Bigsd já ter explicado muito bem, eu resolvi ir mais longe e até gravar um vídeo vindo para o escritório hoje de manhã. O vídeo ficou meia boca, mas é o que deu pra fazer sozinho e dirigindo :mrgreen:

Mas, ainda assim, vou fazer uma explicação sobre isso aqui.
Isso que você percebeu não tem nada a ver com o fato de ser câmbio automático, até mesmo porque seria ilógico imaginar que a Frontier manteria uma marcha mais baixa em locais onde ela poderia seguir tranquilamente em 7ª, ainda mais que o seu torque já está todo disponível em apenas 1.500 giros. Para se ter uma ideia, se você quiser ganhar velocidade na estrada, basta acelerar suavemente que a velocidade cresce rápido e ela ainda mantém a última marcha, justamente por esse fato de que em 1.500 giros ela já tem toda força disponível no motor, enquanto concorrentes precisam berrar nos 2.500 ou 2.800 giros para abrir todo o torque do motor, como é a S10, Hilux, etc.... Por isso estas concorrentes estão com marchas normalmente mais baixas em D, mesmo porque elas têm apenas 6 marchas, e reduzem ainda mais em subidas, nas acelerações e até quando estão apenas carregadas. A Frontier não tem esse problema com o seu motor biturbo, e consegue oferecer força mesmo em 7ª marcha, não pede marchas em subidas ou carregada na maior parte da condução, e por essa razão que ela é mais forte, mais econômica, mais silenciosa e apresenta muito menos desgaste do motor, já que este vira quase a metade de vezes que as concorrentes precisam virar.

Portanto, a explicação correta aqui é a seguinte: se você estiver na estrada em 7ª marcha em modo D, e mudar para o modo Manual, o sistema inteligente da Frontier já vai reduzir para a 5ª marcha, pois ele entende que se você saiu do modo Automático onde ela mantinha uma marcha de economia, e passou para o manual, é porque você quer dar outro comportamento de condução, e vai precisar de potência para que ela fique mais esperta. Simples assim...
Você pode confirmar isso na estrada, por sua própria conta. Mantenha uma velocidade constante em um trecho plano ou quase plano da estrada (muitas subidas é tranquilo), veja qual a rotação indicada, e então mude para o modo Manual, e verá a rotação subir com a indicação de 5ª marcha. Nesse ponto, mude para a 6ª e 7ª marcha, e verá a rotação descer novamente para onde estava antes no modo automático, confirmando que ela estava realmente em 7ª marcha.
Perceba que ela reduziu duas marchas e te deu maior controle do motor, ou seja, nesse ponto se você acelerasse fundo ela não perderia tempo trocando marchas, e responderia imediatamente. Inteligente, não?

Então não é defeito, não se trata de erro de projeto, e também não tem nada a ver com o fato dela estar em automático e o câmbio escolher uma marcha menor para ter mais torque (isso acontece nos motores mais fracos e antigos), pois como eu disse, na Frontier todo o torque dela já está disponível em 1.500 giros, então não há necessidade como nas concorrentes de berrar o motor ou de manter marchas mais baixas para manter o torque.
Eu tive S10, e isso era nítido nela. Dificilmente ela rodava em última marcha, e qualquer menor inclinação da pista ela reduzia as marchas, chegando mesmo a jogar até a terceira marcha para elevar a rotação do motor na faixa de torque máximo, ruído lá em cima, consumo disparava e o desgaste do motor aumentava. A Hilux faz a mesma coisa, e outras concorrentes também.

Por isso é importante a experiência dos proprietários. E para não deixar qualquer dúvida, gravei um vídeo bem amador :mrgreen: provando o que estou dizendo, pois muitas vezes acham que tudo que dizemos aqui é exagero.:mrgreen:
Faça um teste como fiz no vídeo para você confirmar o que eu disse e me conte.
Faça outra experiência, quando estiver em 7ª marcha, acelere ela, pode ser até numa subida leve, e vai ver como ela ganha velocidade rápido. É impressionante a curva de torque desse motor.


https://www.youtube.com/watch?v=hHWtgBgo0eA

Bigsd
16/11/2022, 11:25
:palmas: :palmas: :palmas:
O Edu mata a cobra e mostra o pau :mrgreen:
Exatamente isso que tentei dizer mas não com as mesmas palavras do mestre engenheiro, advogado, empresário, promotor, fotógrafo, especialista em som hi end e cinema, piloto de drones, e campeão de natação e vencedor de festival de música com uma composição (descobri essas últimas há pouco tempo :mrgreen:)
Explicação muito clara demonstrada com precisão no video, video que diga-se eu tambem achei muito bom, nada de meia boca não, você que é muito exigente (igual ao Cirão), o importante é a mensagem que passa. Tem muitas bobagens na internet em vídeos bonitinhos, e são esses exemplos do Edu que separam o joio do trigo.
Alias, o Edu gosta desses desafios e desmente muitas coisas que dizem por aí com os seus vídeos. Vale a pena conferir o canal do YouTube dele, ele mesmo testa, tudo com critérios e ainda filma para não deixar dúvidas.
E veja como é importante esse fórum com proprietários reais de Frontier, pois o que tem de gente e de sites que "chutam" o que acham é impressionante.

Já batendo nos 13.000km Edu?

Ciro Alencar
17/11/2022, 09:10
Normalmente uso minha Attack 21/21 na posição D.

Outro dia andando BR 153 na faixa dos 100 kh resolvi trocar do D e levei um susto pois apontou que eu estava na quinta marcha, elevei pelas aletas para a sétima marcha e assim continuei um bom trecho até parar para um café. Ao retornar, passado algum tempo e na mesma velocidade de 100kh em D, troquei e novamente apareceu em 5ª velocidade e logo troquei até chegar a 7ª
Fiquei intrigado com esta relação e a lógica parece indicar então, que usando D a 100kh não estaremos andando no modo mais econômico, ou então a minha Frontier está com algum problema
Bom dia, meus queridos amigos!!!
Bom estar de volta.

Meu querido Leao77, não tem nada "normal" isso. Que absurdo!!!
Não é o fato de ser transmissão automática que faz com que as marchas trabalhem de forma mais reduzida. Tive inúmeros modelos com transmissão automática e nunca vi isso. O sistema automático sempre vai selecionar a melhor relação de marcha para o momento, inclusive visando economia não só de combustível mas do conjunto mecânico (melhor lubrificação, menos aquecimento, menos rotação de peças... etc...).
Um carro com transmissão automática andar com uma ou duas marchas numa situação onde poderia andar com marcha mais alta... então não precisaria de tantas marchas.... kkkkkkk.....
A única coisa que a transmissão automática faz é selecionar a marcha mais correta para a situação, e muitos motoristas com transmissão manual podem preferir marchas mais altas em "busca de maior economia", acabando por forçar o motor, acelerar mais, etc.... até anulando essa "economia" que acham que estão fazendo. Aí é erro do motorista, não da transmissão.

Os queridos amigos Bigsd e Edú esclarecerem precisamente a situação, até com vídeo... kkkk..... o pessoal aqui é fera mesmo.... kkk.... pra não deixar dúvidas. O exemplo que o Edú gravou foi bastante feliz, e correto, acompanhem o conta-giros (tacômetro) e vão perceber exatamente o que acontece pra não deixar dúvidas. Nada de subjetivismos e de "achismos", o medidor mostra com clareza o que acontece.
Eu costumo dizer que o conta-giros é um dos medidores mais importantes de um veículo, mas muito desprezado. Ele te auxilia em muitas coisas, esclarece outras e te ajuda muito a mostrar as características do motor e o seu melhor uso. Trabalhar nas faixas corretas de rotações para quem usa ou dirige em modo de transmissão manual é muito importante.
Todos deveriam conhecer a curva de torque e giros recomendados do motor, e trabalhar nessas faixas, não no seu "sentimento" de qual deve ser a marcha correta. Isso aproveitaria melhor a força do motor, melhoraria a economia e preservaria o conjunto.

Também corretas as observações dos amigos Edu e Bigsd sobre a curva de torque da Frontier, uma das coisas que eu mais aprecio nela em relação às suas concorrentes. Corretíssimo o que comentaram.
Pelo fato dela ter todo o torque do motor disponível com tão somente 1.500 rotações, ela consegue manter mais tempo em marchas mais altas numa condução normal em estrada, e quase sempre em 7ª marcha. Podem notar pelo vídeo do Edu que a 100 km/h ela está abaixo dos 1.800 rotações e já em 7ª marcha, ou seja, todo o torque já está disponível aqui já a partir de 1.500 rotações, então ela segue suave e firme em 7ª marcha, o que é inviável para alguns modelos.
Numa condição similar, a L200, S10, Hilux e outras já estariam reduzindo marchas para qualquer mínima inclinação de nível.

Eu vejo isso com um amigo nosso que às vezes viaja com a gente... eu faço de ponta a ponta do percurso da viagem em praticamente só com a 7ª marcha, ele em sua Hilux (nova) com câmbio automático, que só tem 6 marchas, roda boa parte do tempo em 5ª marcha, e dependendo do trecho em até 4ª marcha, não duvido nada se ela ainda não busque uma 3ª algumas vezes.... kkkkk..... Isso acontece justamente pela necessidade destes motores exigirem rotações muito elevadas para obterem todo o torque, na faixa de 2.500 ou 2.800 giros. Então o que essas concorrentes fazem quando precisam de torque? Reduzem as marchas, já que não podem acelerar o motor e manter a mesma velocidade ao mesmo tempo.

Aí eu noto a diferença da Frontier, como comentou o Edu, silenciosa e suave, e as concorrentes gritando alto com rotações elevadas para buscar torque. Aí entram questões como potência que complica ainda mais a história, mas hoje potência não é tudo, e você vê veículos com menor potência declarada, motores com menor litragem, andando igual ou melhor que motores com mais litragem e maior potência. Aí entra a diferença do biturbo usado na Frontier e em outros modelos lá fora.

Aliás, lá fora a Ford, Toyota, GM, só para citar as maiores, já usam motores biturbo e suspensão multilink em vários de seus modelos, mas aqui.... meus caros... aqui em terras tupiniquins... pra que? O pessoal compra de fábrica que chutou o Brasil ou pelo modelo que vende mais... então porque elas vão evoluir, produzir veículos mais confortáveis, mais seguros, mais econômicos e mais fortes? Só a Frontier até agora encarou esse desafio, o restante ficou nos remendos e nas gambiarras para seduzir o consumidor que não entende muito o que está comprando. Aliás, alguns poucos até entendem, mas a outra "é só abrir a boca que vende..."... kkkkkk......

Muitos realmente não entendem, e a internet ainda ajuda a propagar bobagens de todo o tipo para confundir ainda mais o consumidor. O vídeo do Edú demonstra isso mais uma vez. Aliás, o Edú tem feito trabalhos interessantes para derrubar algumas lendas automobilísticas que sobreviveram por anos, por conta da falta de conhecimento do mercado e pela falta de atualização de profissionais.

Mas, complementando o que disseram aqui, vou somar mais uma experiência para mostrar o grau de "inteligência" da Frontier e de raros outros exemplos.
Façam este teste.... em velocidade constante na estrada, mudem o câmbio para o modo manual (eu adoro o modo manual... kkkk....), e vai notar que a Frontier pode reduzir até duas marchas instantaneamente. Agora, mudem o botão de modo de condução de Standard para Sport, e notem como o comportamento é o mesmo, com ela reduzindo marcha para aumentar a potência instantânea. Agora vem... antes de mudar o modo de condução, coloque ela em modo de limite de velocidade... estabilizem a velocidade e mudem agora para o modo Sport. Notem que ela não mais reduz as marchas. Ou seja, ela já entendeu que você está no limite da velocidade controlada e, portanto, não precisa de mais potência. Mas, pise fundo no acelerador, vai notar que quase no fim de curso do pedal tem um "segundo estágio" bem curto, você sente o acionamento nitidamente pois tem uma "dureza" no pedal. Nesse ponto tudo muda, ela ignora o limite, reduz a marcha e salta forte para frente.
Muita gente não sabe disso, me contou o rapaz da concessionária, mas muita gente nem lê o manual e não sabe nem usar estes controles, desconhecem esse segundo estágio do acelerador, até porque se você acelerar normal o pedal pára nesse ponto, tem que pisar mais forte para vencer a resistência que aparece. Aí o cara vai nos sites por aí e diz que ela é "fraca"... kkkkkk.....

Mas é isso meus queridos amigos, achei excelente essa discussão. Muito boa para esclarecer algo muito importante que pode ajudar muita gente, e está aqui, bem explicado, ilustrado e demonstrado no fórum 4x4Brasil, onde você não vê em nenhum outro lugar. Bem, algumas vezes talvez no manual que ninguém lê.... kkkkk.....
Nem o pessoal de sites automobilísticos que testa a Frontier percebe isso.

Edú, meu querido amigo, você deveria colocar isso como artigo no seu site também, para ajudar os proprietários do modelo e até alguns profissionais, porque tenho certeza que muita gente não sabe disso, e realmente essa situação de reduzir instantaneamente as marchas na mudança de modo do câmbio engana mesmo.
Parabéns a todos pela vontade de explicar, pela falta de preguiça para escrever (parece os fóruns estrangeiros que frequento... cada postagem são duas páginas... kkkkk....) e pela boa vontade de filmar e exemplificar com ilustração mais acessível.

Um grande abraço a todos os amigos.

sm4rco
17/11/2022, 15:27
Aprendi mais uma. Vocês deveriam compilar todas estas informações e criar um tópico específico de dicas sobre a Frontier pra elas não ficarem perdidas aqui.
Também não passa mais uma bobagem aqui hein? :lol:
Agora com tantos proprietários e todo mundo bem ligado na caminhonete, acabaram as fakes.
O Edumar comentou no grupo um cidadão que entrou lá no site e disse que a caminhonete dele as vezes fazia um ruído mais alto no motor, como uma vento muito forte, e que um cara entrou e disse que era mecânico, e que isso era provavelmente rolamento ou até correia com folga, e que seria bom ele ver os bicos também. O Edumar apagou a resposta do "especialista" e explicou para o rapaz o que era, normal e nada para se preocupar, só o arrefecimento do radiador. :lol:
O cara tinha acabado do tirar a caminhonete e leva um susto desses :lol:
Aconteceu aqui também uma vez eu lembro, esquecerem uma ferramenta solta no protetor do cárter numa revisão que ficou fazendo barulho na caminhonete do rapaz e o pessoal já condenou a caixa de direção dizendo que era defeito crônico e que todas quebravam :lol:
Lembram quem foi? Nem sei se participa ainda do fórum.

E o encontro nada mesmo, não é? :sad: Que pena.

sm4rco
17/11/2022, 15:28
Edumar, ótimo vídeo :concordo:
Interessante que aos 2:50 minutos você sem querer mostrou outra coisa legal. A rotação caiu em 1.500rpm em sexta marcha, onde ela já estaria com o torque do motor todo disponível. Quando você tenta buscar a sétima marcha, vemos novamente o sistema inteligente trabalhando e dizendo "não senhor" :lol:
Ela sabe que essa marcha não cabe naquele momento, que o torque vai cair e ela vai perder força imediatamente. À prova de erros :lol:
Não parece, mas estes vídeos se bem feitos ajudam muito. O problema é ver vídeo elogiando a "grade nova", isso que é mesmo desanimador. Tudo repetitivo e sem conteúdo.
Acho que o pessoal antes de lançar um vídeo novo deveria checar se já não tem um igual. Tem centenas de vídeos mostrando a mesma coisa.

Bigsd
17/11/2022, 17:40
E por falar em câmbio automático, pessoal como vocês descem serras? Em manual, não é? Normalmente em que marcha?

Bigsd
17/11/2022, 17:42
E o encontro nada mesmo, não é? :sad: Que pena.

Marcão, beleza meu amigo?
Olha, eu só organizo os detalhes "operacionais" do encontro, mas a data são vocês que decidem. Estavam falando em fazer no começo do ano que vem.

leao77
17/11/2022, 19:11
novamente agradeço os novos esclarecimentos do Bigsd, como também especialmente a explicação animada do Edu sempre preciso, e bem arrematado o assunto pelo Ciro.
abraços

xibiu!!!
17/11/2022, 19:50
novamente agradeço os novos esclarecimentos do Bigsd, como também especialmente a explicação animada do Edu sempre preciso, e bem arrematado o assunto pelo Ciro.
abraços

579877
:palmas: :concordo:

Samuel Dias
18/11/2022, 07:53
Excelente abordagem do ponto sobre a mudança de D para Manual :palmas:
Mais uma discussão de excelente qualidade feita por um pessoal de ótimo nível como é o desse grupo.
Realmente não poderia ser "normal" uma coisa dessa apenas por ser câmbio automático, ou não faria qualquer sentido a Frontier ter a tecnologia que tem para não ser usada. O vídeo é matador, eu nunca tinha observado essa dica que o conta giros dá, explica tudo realmente.

Bigsd, sobre a sua pergunta sobre descida de serra, eu desço em modo manual numa marcha que ofereça condição de freio motor, não tem marcha certa, vai depender da serra e do trecho. Não é correto mesmo descer em automático porque você tem que ficar o tempo todo usando os freios e a caminhonete fica muito "solta", é perigoso.

Samuel Dias
18/11/2022, 08:22
Aconteceu aqui também uma vez eu lembro, esquecerem uma ferramenta solta no protetor do cárter numa revisão que ficou fazendo barulho na caminhonete do rapaz e o pessoal já condenou a caixa de direção dizendo que era defeito crônico e que todas quebravam :lol:
Lembram quem foi? Nem sei se participa ainda do fórum.



Isso aconteceu com o amigo Jaime, que faz parte do grupo de whatsapp mas não quis mais participar do fórum.
Parece que a ferramenta, uma chave estrela se não me engano foi esquecida na parte de cima do cofre do motor não embaixo, e com o movimento caiu na saia da frente e ficou fazendo barulhos e coisa assim. Os "haters" da Frontier na época que adoravam inventar coisas sobre ela e que foram aos poucos desmentidas aqui ao logo do tempo, logo condenaram a caixa de direção do colega. Chegaram ainda a dizer depois que ele era fake :lol:, aí ele colocou fotos da caminhonete para desmentir os caras e não quis participar mais.
O tópico foi mudando de lá pra cá, e os tumultuadores perdendo espaço. De vez em quando alguém ainda tenta provocar mas fica ignorado ou é logo desmentido, e a moderação atua forte também, mas hoje esse tipo de coisa é muito raro. Teve uma época que a cada 3 postagens duas eram de provocações, foi quando até eu deixei o fórum cansado daquilo.
Vou dar um toque para o Zanetti voltar porque o clima hoje aqui é bem outro. Ele ficou bastante chateado na época e ficou depois só no grupo de whatsapp, muitos fizeram isso. Vou dar um toque lá para o pessoal voltar, o clima hoje é bem outro, o tempo cuidou de mostrar as verdades.
Lembro que tinha um que dizia que a Nissan ia fechar as fábricas no Brasil, e a que fechou foi justamente a marca da caminhonete que o cara tinha :lol:, e vendeu rapidinho :lol:. O pessoal dizia que a pintura era feita na mão, que era horrível, que ela não ia ter futuro e sair de linha logo, que a Nissan estava dando um tiro no pé (por lançar uma caminhonete tecnológica e moderna... dá para acreditar?). Diziam que o motor biturbo ia viver quebrando, que a suspensão multilink não ia aguentar as nossas estradas, e até que a suspensão nem era multilink por conta de uma trapalhada de um cara de um site que confundiu independente com multilink, e depois até se retratou.
Que época... :lol:

Bigsd
18/11/2022, 09:24
Legal, Samuel :concordo:
Dá uma força aí pra gente trazer toda a galera de volta e agitar esse pedaço :grin:
Tem muita gente boa que poderia contribuir muito, e esse fórum e o site do Edu, pelo menos no que se refere à Frontier são mais visitados que Youtube e Facebook juntos, são referências de informações sobre o modelo, e são mais acessíveis que os grupos de whatsapp. No Telegram então... tem uma mensagem a cada duas semanas :lol:
O pessoal ainda busca muito os fóruns e sites sérios.
Vamos puxar o pessoal de volta. Eles estavam chateados na época mas agora mudou. Alguns tinham medo também de um "hacker" que tinha aqui e achava que o cara poderia atacar as contas, mas o Edu deu a dica do Opera na época, inclusive o fórum dele só acessava com esse navegador, muita gente migrou e realmente é o melhor mesmo, o mais seguro.
Mas quer saber, o cara não sabia nada, inofensivo, e nem está mais aqui.

Foi sim uma época difícil aquela, e perdemos muita gente boa, você, o Mário, o Edu... e aqui devemos uma homenagem ao Cirão que trouxe todo o pessoal de volta e pacificou o tópico com suas intervenções inteligentes e uma boa vontade sem fim, acho que o Cirão frequenta metade dos fóruns da internet... :lol:. Hómi que gosta de fóruns :lol:
Se temos essa paz hoje devemos isso à ele e ao trabalho sério da Moderação. O Cirão sempre defendeu que haters são covardes que se escondem atrás de um teclado e querem apenas alimentar o ódio. Isso é verdade, teve um colega aqui que foi ameaçado e deu o endereço de uma padaria e o horário que ele frequentava sugerindo o "valentão" aparecer por lá... adivinhe... o sujeito "ameaçador" nunca deus as caras... :lol:
O Cirão estava certo, era só ignorar. Para cada provocação publicar várias mensagens em seguida sobre outro assunto e deixar o hater no vazio, que é justamente o que eles não querem, eles são alimentados pelas respostas às provocações, aí é ignorar e deixar o tempo fazer a sua parte, foi o que fizemos e a paz reinou :mrgreen:
E tem gente daqui (ainda vão me contar quem é :mrgreen:), que inconformada foi no Youtube tentar criar clima lá e acabou também desmoralizada... :lol:
Mas internet hoje tem que filtrar, não tem jeito, mas é fácil hoje identificar um hater, e é só deixá-lo desperdiçar o tempo de vida dele arrancando os cabelos nas discussões e dar risadas desses coitados, é tudo que eles não querem, eles precisam ficar protegidos no anonimato, só latindo e vendo reações. Tem uma imagem que exemplifica bem isso, vou colocar aqui.
A gente era tudo fake, lembra-se? Aí o Cirão sugeriu colocar fotos das caminhonetes, fazer os encontros, e perderam esse argumento também. Criamos os grupos de whatsapp e identificamos todo mundo que entrava, até 3 invasores de um grupo da ranger :lol: que se organizaram para tumultuar. Devidamente expulsos :lol:
É hora agora de trazermos todo o pessoal de volta. Eu sou a favor até de acabar com os grupos de whats e Tele.
Vamos agitar isso daqui.

https://clubedanissanfrontier.com.br/wp/wp-content/uploads/2022/11/haters.jpg
:lol: :lol: :lol:

Bigsd
18/11/2022, 09:26
579877
:palmas: :concordo:

:palmas: :palmas: :palmas: :concordo: :concordo: :concordo:

sm4rco
18/11/2022, 11:54
Tem coisas realmente cômicas que já aconteceram aqui, e o mais engraçado é que diziam que o que a gente falava que era cômico :chorandoderir:
No final as nossas piadas se mostraram realidade, e a realidade deles virou piada pra dar risadas hoje.

O pessoal comentou que achava que o fórum estava hackeado, não que os usuários poderia hackear. Isso aconteceu porque teve alguns problemas de certificado de segurança, e aí dava essas mensagens de site inseguro e alguns anti virus bloqueavam, só isso, mas não era nenhum problema mais sério do que isso.
De qualquer forma, é só usar o Opera ou uma extensão. Ele te dá segurança de VPN e te ajuda até a dar pitacos políticos sem ser bloqueado por "forças supremas" :chorandoderir:

Vamos trazer o pessoal sim, e encontro então logo no comecinho de Janeiro. Fechou :concordo:


https://www.youtube.com/watch?v=JJOrukcq2xA


https://www.youtube.com/watch?v=eJ92SPv6-T4


https://www.youtube.com/watch?v=KAJvuk_gKDk


https://www.youtube.com/watch?v=FJi6xOWRFvc

LoucoPoeta
18/11/2022, 13:58
Boa tarde, alguém colocou PPF (envelope) a Frontier? Fica bom?

Ciro Alencar
18/11/2022, 16:28
https://clubedanissanfrontier.com.br/wp/wp-content/uploads/2022/11/haters.jpg


kkkkkkk.........
Boa tarde, meus queridos amigos!!!
Muito engraçada essa imagem... kkkkk...... já compartilhei em dois outros fóruns.... por enquanto ...kkkkk....

Eu não pacifiquei nada.... ainda aguentei muito tempo algumas provocações, mas eu sempre digo que estas manifestações "virtuais" provém de pessoas frustradas e devem ser desprezadas, isso é suficiente para colocar o tumultuador numa situação que ele não quer. O que ele mais deseja é alimentar a discussão e o seu ego, mas quando você deixa o sujeito falando sozinho ele se consome ainda mais... e no final... é ele quem mais se envenena com a própria ira.
Então, provocações virtuais eu ignoro mesmo... mas se forem presenciais, aí a coisa muda, revido desproporcionalmente... kkkkk..... Mas, é isso o que foi dito aqui... a maioria desses provocadores são covardes e só são machões atrás de um nickname e de um teclado.... kkkk.....

Confirmo a minha presença no encontro, se nenhum motivo de força maior aparecer, e olha que tem que ser muito forte para me impedir de rever os amigos pessoalmente.... ops... os "robozinhos da Nissan" controlados remotamente.... kkkkk......

Meu querido amigo Bigsd... não existe uma resposta precisa para a sua pergunta sobre descer uma serra ou até mesmo um trecho longo em declive, mas, certamente, é em modo manual. Pode ser necessária uma 2ª ou uma 3ª marcha, isso vai depender do quanto é inclinado esse declive, da velocidade que você vai manter em média, e também do próprio veículo. A Frontier tem um escalonamento de marchas bem interessante, mas eu já tive vários carros automáticos e já teve situações que até a primeira marcha era necessária. E nada de pé no freio que isso não dá certo. Reduzidas rápidas não têm problema, mas descer toda uma serra no freio... você não tem ideia da encrenca que você pode arrumar.

Câmbios automáticos se comportam de formas diferentes. Já dirigi Hilux, e concordo com o vídeo que o amigo Marco publicou aqui, é horrível!!! Câmbio mal escalonado, trancos e barulhos incômodos, e mesmo em manual ele troca de marchas continuamente. O rapaz do vídeo comentou que não entendeu o fato dela fazer trocas em 2.000 rpm, se não me engano... é simples... justamente o que comentamos aqui.... essas caminhonetes com baixo torque em baixas rotações pedem marcha o tempo todo.
Alguém pode dizer que não é bem assim... então repito... é sim... kkkkk..... é algo surpreendente e desanimador ver a quantidade de marchas que elas trocam muitas vezes num trecho curto.
Ele comentou que mesmo com um motor menor, a Frontier é mais esperta que a Ranger e anda até igual... sim... por conta da sua curva de torque excepcional oferecida pela tecnologia do motor biturbo. Muita gente não entendeu esse motor ainda, e nem vou explicar isso agora também.... kkkkk.... já falamos muito sobre isso e tem informação de sobra na internet.

Além disso, o câmbio bem escalonado e com 7 marchas da Frontier se entende muito bem com o motor, nada de trancos, de rotações e comportamentos sem sentido... é um trabalho perfeito.
E até em carros de passeio é difícil encontrar um projeto assim tão acertado. Eu tive uma BMW 750 que o câmbio era inferior ao da Frontier, e era um carro de passeio. Não era um câmbio tão ruim como os de outras picapes concorrentes, mas o da Frontier é um acerto exemplar.
Bem, sou suspeito de dizer, mas a Nissan caprichou em todos os detalhes nessa caminhonete. Eu não consigo achar algo onde as concorrentes da mesma faixa sejam melhores.

Bigsd
18/11/2022, 16:47
Caramba !!! O câmbio da BMW 750 era uma porcaria? :confused:
E não custa barato um carro desses.

Ciro Alencar
18/11/2022, 16:49
Seria pedir muito só confirmar se já tem uma data certa para o encontro?

Ciro Alencar
18/11/2022, 17:01
Estava só em QAP meu amigo Bigsd? kkkkk......
Bom te encontrar aqui.

Não, o câmbio não era uma porcaria, o mesmo câmbio, um ZF 8HP, usado até em Lamborguini e Rolls-Royce, usado inclusive na Amarok, mas o acerto dele era horrível, não casava com o motorzão da 750, muita gente comentava isso. Em outros veículos o acerto era muito bom, pelos menos os de terceira geração. Por isso eu comentei que a Nissan fez um acerto brilhante no conjunto com esse câmbio.
Eu dirigi esportivo com esse 8HP onde o comportamento era impecável também.
Quando digo câmbio ruim me refiro ao comportamento geral do conjunto, não ao componente em si, mas como ele se comporta no conjunto como um todo.

Cid394
19/11/2022, 10:49
Bom dia, meus queridos amigos!!!
Bom estar de volta.

Meu querido Leao77, não tem nada "normal" isso. Que absurdo!!!
Não é o fato de ser transmissão automática que faz com que as marchas trabalhem de forma mais reduzida.

(...)


Bom dia à todos!

Essa observação do grande Ciro, é muito interessante. Observei em dois carros automáticos que tive anteriormente, um Jetta tsi e um fusion. Eu chamo de posição de "panico"do acelerador, Ao pisar no acelerador até o fundo ( tábua ), você "diz"ao carro que está numa situação de emergência e ele muda o mapeamento da injeção e entra num modo sport. Seria como um segundo estágio num carburador, por exemplo. Não sei se me fiz entender bem.

Um forte abraço em todos!

Cid.

P.S. E o nosso encontro? Sai ou não sai...

Mauro-sp
20/11/2022, 16:37
https://www.youtube.com/watch?v=hHWtgBgo0eA

Esse vídeo deu o que falar nos grupos de Frontier que participo. Parabéns Edumar. Muito explicativo e objetivo, e tirou a dúvida de muita gente, eu não imaginava que tantos colegas tinham a mesma questão na cabeça.
Você foi matador com esse vídeo. Até "mecânicos" aprendem com vocês. Realmente não faz o menor sentido ser uma coisa normal, tinha que ter uma explicação lógica.
Eu também aprendo bastante com esse grupo de "mestres da Frontier".
Em tempo, estou cada vez mais satisfeito com a minha caminhonete. Acompanhei um amigo no teste drive de várias concorrentes também, e ele foi taxativo em afirmar que a sua próxima caminhonete será uma Frontier, que ela foi muito superior a todas as outras que ele testou, que parece outro patamar de caminhonete. Sabemos que é. Já é o terceiro que converto :lol:
Ele falou que a atual dele, não vou dizer o modelo aqui, é uma "verdadeira carroça" na frente da Frontier, e que sente que ela parou no tempo e é muito insegura.
Abraço a todos.

Bigsd
21/11/2022, 11:16
Boa tarde, alguém colocou PPF (envelope) a Frontier? Fica bom?

Eu não conheço ninguém que envelopou a Frontier. Acho que no grupo tinha um cara, mas nem sei quem é. Mas não deve ter segredo, ela tem linhas bem tranquilas sem excesso de vincos.

Bigsd
21/11/2022, 11:19
Estava só em QAP meu amigo Bigsd? kkkkk......
Bom te encontrar aqui.

Não, o câmbio não era uma porcaria, o mesmo câmbio, um ZF 8HP, usado até em Lamborguini e Rolls-Royce, usado inclusive na Amarok, mas o acerto dele era horrível, não casava com o motorzão da 750, muita gente comentava isso. Em outros veículos o acerto era muito bom, pelos menos os de terceira geração. Por isso eu comentei que a Nissan fez um acerto brilhante no conjunto com esse câmbio.
Eu dirigi esportivo com esse 8HP onde o comportamento era impecável também.
Quando digo câmbio ruim me refiro ao comportamento geral do conjunto, não ao componente em si, mas como ele se comporta no conjunto como um todo.

Bom, eu não tenho essa exigência de nível de piloto como você :mrgreen:
Eu não consigo perceber essas sutilezas, até porque vim de S10 e já achei um salto bem grande. O câmbio dela é muito bom.

Bigsd
21/11/2022, 11:22
Bom dia à todos!

Essa observação do grande Ciro, é muito interessante. Observei em dois carros automáticos que tive anteriormente, um Jetta tsi e um fusion. Eu chamo de posição de "panico"do acelerador, Ao pisar no acelerador até o fundo ( tábua ), você "diz"ao carro que está numa situação de emergência e ele muda o mapeamento da injeção e entra num modo sport. Seria como um segundo estágio num carburador, por exemplo. Não sei se me fiz entender bem.

Um forte abraço em todos!

Cid.

P.S. E o nosso encontro? Sai ou não sai...

Sim, foi muito clara a sua explanação. A Frontier 2023 tem esse degrauzinho no pedal, mas mesmo a anterior se pisar fundo ela já troca a marcha e arranca mais forte. Não sei se muda o mapeamento da injeção, talvez o modo Sport faça isso então.

Vai sair o encontro sim. Você vem?

Bigsd
21/11/2022, 11:24
Ele falou que a atual dele, não vou dizer o modelo aqui, é uma "verdadeira carroça" na frente da Frontier, e que sente que ela parou no tempo e é muito insegura.
Abraço a todos.

Dá mais umas dicas para adivinharmos o modelo do seu amigo, a lista com essas características é grande :chorandoderir:

Bigsd
21/11/2022, 11:57
Estão lembrados daquela planilha que foi feita comparando os verdadeiros custos e desvalorização da Frontier e da Hilux? Levando em conta o valor pago, emplacamento, gasto com combustível em 100.000km, preços de revisão, cesta de peças, seguro, etc que mostrou que a tal "valorização" da Hilux era uma ilusão? Então, já podemos atualizar aquela planilha. Em alguns casos o seguro da Hilux já está saindo perto de 5 vezes mais caro que da Frontier.
Um colega do grupo disse que pediram 38.000 reais no seguro de uma Hilux de um conhecido dele, e mesmo assim só achou uma seguradora que fazia e que já informou que no momento não estava aceitando novas contratações, e que esse preço poderia subir ainda mais ou nem renovar mais.

Eu achei que era papo furado do cara, mas fiz uma pesquisa aqui e vi que não é conversa, é fato. Ninguém quer fazer seguro de Hilux mais, e quem ainda aceita fazer está pedindo um rim pra isso.
A incidência de roubos e furtos subiu muito, isso aliado ao preço das peças onde a Toyota tem aplicado aumentos de até 300%, tem feito o seguro ficar inviável.
Importante lembrar que não é só o valor do seguro ou a dificuldade de contratar um, mas os riscos de roubos a mão armada que os donos do modelo tem sofrido cada vez mais, inclusive alguns baleados.
Com furto em alta, seguradoras tem ‘fugido’ de donos de Hilux - O Liberal (https://liberal.com.br/cidades/americana/com-furto-em-alta-seguradoras-tem-fugido-de-donos-de-hilux-1867670/)
Por que seguradoras tem fugido dos donos de Hilux? | Jornal O Expresso (https://jornaloexpresso.com/2022/09/03/por-que-seguradoras-tem-fugido-dos-donos-de-hilux/)
Com numero expressivo de roubos, donos de Toyota Hilux tem dificuldade de contratar seguro | SEGS - Portal Nacional de Seguros, Saude, Info, Ti, Educacao (https://www.segs.com.br/seguros/357685-com-numero-expressivo-de-roubos-donos-de-toyota-hilux-tem-dificuldade-de-contratar-seguro)
Protecao para poucos: por que seguradoras tem fugido dos donos de Hilux - 02/09/2022 - UOL Carros (https://www.uol.com.br/carros/noticias/redacao/2022/09/02/enquanto-seguradoras-recusam-hilux-outras-cobram-mais-caro-pela-cobertura.htm)

(algumas reportagens publicadas somente nos últimos dois meses)

"No primeiro semestre de 2022, 888 unidades da Toyota Hilux foram roubadas ou furtadas somente no estado de São Paulo, segundo a Secretaria da Segurança Pública do governo paulista, ocupando o primeiro lugar absoluto entre as picapes mais visadas pelo crime. Com a disparada de sinistros envolvendo o modelo, acumulam-se na internet relatos de que as seguradoras estão negando cobertura para a caminhonete ou cobrarem valores astronômicos."

Na reportagem mostra que a S10 tem preços de seguros de até 5.500 reais, e a Hilux chega mesmo a 38 a 39.000!!!

"A alta no número de furtos da caminhonete Toyota Hilux, em Americana, tem feito com que as seguradoras neguem a cobertura ou cobrem valores elevados pelo serviço, o que faz com que muitos desistam da compra ou substituam o modelo."

“Além do preço que disparou tanto quantos os furtos, a aceitação por parte das seguradoras fechou de uma maneira radical. Hoje, uma ou duas ainda aceitam, mas nem renovação estão fazendo mais, avisam cerca de um mês antes do vencimento que não vão mais oferecer a cobertura”, afirma Geraldo Sacilotto, proprietário da Better Corretora de Seguros."

"Se você, caro leitor, está pensando e, adquirir uma picape média, de luxo, que pode custar até 300 mil reais, saiba que o seguro do veículo pode ser recusado ou custar perto de R$ 40 mil. É o que diz reportagem do UOL sobre o seguro da Toyota Hillux, que na maioria dos casos nem é analisado por seguradoras.
Também foi consultada a contratação do seguro da Chevrolet S10 e da Ford Ranger Storm, com seguros bem mais em conta, perto de R$ 5 mil."

Trechos colhidos das reportagens acima.

Por isso sempre dizemos que é importante na hora de comparar "valorização" fazer o cálculo certo, e não o que dizem as lendas de mercado. Com as revisões mais caras, preços mais caros, consumo de combustível maior, peças mais caras, IPVAs, emplacamento e tudo mais, a Hilux pode dar um custo de até 40.000 reais a mais que a Frontier em um ano considerando a depreciação das duas. O cara pega 20.000 a mais numa Hilux na hora da venda, mas deixa 60.000 a mais de custos em relação a uma Frontier, ou seja, pura ilusão que perde mais dinheiro na Frontier. Aliás, ponto para nós que já batemos nessa tecla várias vezes.

Importante mencionar isso porque muitas vezes os "espertos vendedores" usam esse argumento para vender a Toyota, o que é falso.
Aliás, mesmo assim, vários levantamentos feitos esse ano mostraram a Frontier como menos desvalorizada no mercado em 2021 e agora em 2022.
Quem compara, deve não só levar esses números em conta como também os riscos inerentes do modelo devido a falta de estabilidade e de se ver um dia com um cano apontado para a sua cabeça com a família dentro do carro.

Frontier mostrando que também sai na vantagem em relação a menor depreciação e menor risco à vida dos passageiros. :concordo:

LoucoPoeta
21/11/2022, 13:58
Eu não conheço ninguém que envelopou a Frontier. Acho que no grupo tinha um cara, mas nem sei quem é. Mas não deve ter segredo, ela tem linhas bem tranquilas sem excesso de vincos.

Envelopei, vou mandar fotos! Ficou top!

LoucoPoeta
21/11/2022, 15:14
Daqui a pouco, quando para o veículo!

LoucoPoeta
21/11/2022, 19:31
Daqui a pouco, quando para o veículo!
Desisti da Pro4X por essa azul!

LoucoPoeta
21/11/2022, 19:55
Vamos fazer algumas observações:
1- Valorização: Em setembro de 21 comprei a LE 21 por 236 e em novembro de 22 entreguei na concessionária por 235, após 14 meses de uso e 60 mil km.
2- Suspensão: A suspensão da 23 está mais estável e mais macia que a 21.
3- O motor parece que está mais elástico e mais presente do que a 21.
4-O câmbio que já era bom ficou melhor, mais macio e mais ágil! Parece que o casamento de motor e câmbio com a troca da turbina melhorou mais ainda!
5-O consumo darei opinião depois dos 10 mil km.

Julio E
21/11/2022, 20:24
"Se você, caro leitor, está pensando e, adquirir uma picape média, de luxo, que pode custar até 300 mil reais, saiba que o seguro do veículo pode ser recusado ou custar perto de R$ 40 mil. É o que diz reportagem do UOL sobre o seguro da Toyota Hillux, que na maioria dos casos nem é analisado por seguradoras.
Também foi consultada a contratação do seguro da Chevrolet S10 e da Ford Ranger Storm, com seguros bem mais em conta, perto de R$ 5 mil."

Aqui em Curitiba renovei o seguro da Frontier e custou R$4.129,00
Mas e um seguro completo e com Danos materiais e corporais de 700mil com 105% da Fipe
Achei bom o valor
E o corretor ainda disse que as Hilux e L200 estão complicados para fazer seguro

LoucoPoeta
21/11/2022, 21:02
"Se você, caro leitor, está pensando e, adquirir uma picape média, de luxo, que pode custar até 300 mil reais, saiba que o seguro do veículo pode ser recusado ou custar perto de R$ 40 mil. É o que diz reportagem do UOL sobre o seguro da Toyota Hillux, que na maioria dos casos nem é analisado por seguradoras.
Também foi consultada a contratação do seguro da Chevrolet S10 e da Ford Ranger Storm, com seguros bem mais em conta, perto de R$ 5 mil."

Aqui em Curitiba renovei o seguro da Frontier e custou R$4.129,00
Mas e um seguro completo e com Danos materiais e corporais de 700mil com 105% da Fipe
Achei bom o valor
E o corretor ainda disse que as Hilux e L200 estão complicados para fazer seguro

Meu seguro:

sm4rco
22/11/2022, 11:35
Estava só em QAP meu amigo Bigsd? kkkkk......
Bom te encontrar aqui.

Não, o câmbio não era uma porcaria, o mesmo câmbio, um ZF 8HP, usado até em Lamborguini e Rolls-Royce, usado inclusive na Amarok, mas o acerto dele era horrível, não casava com o motorzão da 750, muita gente comentava isso. Em outros veículos o acerto era muito bom, pelos menos os de terceira geração. Por isso eu comentei que a Nissan fez um acerto brilhante no conjunto com esse câmbio.
Eu dirigi esportivo com esse 8HP onde o comportamento era impecável também.
Quando digo câmbio ruim me refiro ao comportamento geral do conjunto, não ao componente em si, mas como ele se comporta no conjunto como um todo.

Bom dia Ciro. Tem certeza que não é o mesmo câmbio da Amarok? Eu já li que a Frontier usa o mesmo câmbio. Vou achar aqui e te mostro.

sm4rco
22/11/2022, 11:37
Vamos fazer algumas observações:
1- Valorização: Em setembro de 21 comprei a LE 21 por 236 e em novembro de 22 entreguei na concessionária por 235, após 14 meses de uso e 60 mil km.
2- Suspensão: A suspensão da 23 está mais estável e mais macia que a 21.
3- O motor parece que está mais elástico e mais presente do que a 21.
4-O câmbio que já era bom ficou melhor, mais macio e mais ágil! Parece que o casamento de motor e câmbio com a troca da turbina melhorou mais ainda!
5-O consumo darei opinião depois dos 10 mil km.

As opiniões vão convergindo, e isso é bom. Parece que a Frontier ficou ainda melhor.

sm4rco
22/11/2022, 11:39
Tem mesmo muita história nesse negócio de Hilux ser melhor negócio, já foi e há muito tempo.
Ela se tornou cara demais para manter, e a pouca vantagem que se ganharia na revenda não compensa mais, além de que essa vantagem tem sido maior na Frontier.

Ciro Alencar
22/11/2022, 12:23
Bom dia Ciro. Tem certeza que não é o mesmo câmbio da Amarok? Eu já li que a Frontier usa o mesmo câmbio. Vou achar aqui e te mostro.

Boa tarde, meus queridos amigos!!!
Boa tarde, querido Mauro!!! (também meu amigo.... kkkk....)

Caro Mauro, não é o mesmo. Estou saindo agora, mas depois posto o modelo e o fabricante, que é uma subsidiária da Nissan.
Abraços

sm4rco
22/11/2022, 17:39
As unidades mexicanas terão duas opções de motorização. As versões mais simples recebem motor 2.5 turbodiesel de 158cv e as mais caras, um 2.8 turbodiesel de 200cv com câmbio automático de oito velocidades da ZF – o mesmo da Amarok.

Nova Nissan Frontier comeca a ser fabricada no Mexico - Primeira Marcha (https://www.primeiramarcha.com.br/2015/01/nova-nissan-frontier-comeca-ser.html)

Ciro Alencar
22/11/2022, 18:57
Tem mesmo muita história nesse negócio de Hilux ser melhor negócio, já foi e há muito tempo.
Ela se tornou cara demais para manter, e a pouca vantagem que se ganharia na revenda não compensa mais, além de que essa vantagem tem sido maior na Frontier.

Meu querido Mauro, quais os verdadeiros parâmetros de um bom negócio, ou para o melhor investimento?
É neste ponto que eu divirjo de vocês, avaliar somente o preço. OK, foi levantado uma questão sobre desvalorização, porque o pessoal só enxerga o preço que paga e o preço que vende, um cálculo minimalista e equivocado que não considera o custo desse bem ao logo de sua posse.
É o mesmo que acontece com o sujeito que compra um terreno por 100 mil e vende por 150 mil, e afirma que ganhou 50 mil na "valorização" do terreno. Ele não leva em conta o IPTU pago no período, o custo para registrar o imóvel, os impostos, taxas e honorários sobre a compra e a venda, o custo para manter o terreno limpo, a desvalorização da moeda, a inflação, a perda de aplicação financeira caso tivesse colocado esse valor em uma aplicação... é uma conta errada... mas.... ele acha que ganhou um valor que corresponde ao Preço Final - Preço Pago. Isso basta para satisfazer o seu ego de "investidor"... kkkk..... mesmo que a visão dele seja limitadíssima sobre o "negócio".
Isso discutimos aqui, e, novamente... OK. Perfeito!!! Todos ganharam um 10.

Mas, neste caso em tela, a coisa não se limita nessa comparação, porque este é um bem que você compra para usar, para colocar a sua família dentro e até para trabalhar. Você pode gastar horas dentro dele. Então a coisa é mais complicada, e para não ficar aqui desmerecendo o veículo e chateando quem tem, vou dizer o seguinte: Eu pagaria mais caro na Frontier do que seus modelos concorrentes, porque acho ela barata demais (acho que eu já disse isso aqui), porque ela é mais moderna, tem uma suspensão mais evoluída que agora os concorrentes estão copiando, tem um motor também mais moderno de alto rendimento, tem mais segurança, é mais confortável e não vai judiar da minha coluna e da coluna dos demais ocupantes, e tem estabilidade, não vai capotar fácil, e aí a minha vida e a vida da minha família não tem preço, não dá para colocar na "formulazinha" que citei acima.
Percebe onde quero chegar?
Então se não fosse assim, se não se concluísse que a Frontier seria o melhor investimento financeiro, ainda assim ela seria o melhor negócio, o melhor investimento para o meu conforto e a minha segurança.

Vou te fazer uma pergunta capciosa agora.... kkkk.....
Se você entra num prédio, e vai subir do térreo para o 15º andar com a sua família, e tem dois elevadores como opção... um custa 10 reais por pessoa, mas tem dois cabos de aço, sistema de proteção conta incêndio e freios anti queda, e o segundo elevador custa somente 8 reais por pessoa, mas ai ao invés de cabos de aço ele usa uma única corda, sem proteção contra incêndio e sem freios caso essa corda quebre... qual você escolheria? Percebeu?
Não estou comparando aqui Preço Final - Preço Inicial... a coisa vai além disso...
Por isso acho a Frontier muito barata se comparada às suas concorrentes.... podia custar bem mais.... kkk.... vão querer me atirar pedras agora.... kkkk..... Calma, amigos... ela ainda tem a vantagem de ser mais barata.... kkkk....

Ciro Alencar
22/11/2022, 19:23
As unidades mexicanas terão duas opções de motorização. As versões mais simples recebem motor 2.5 turbodiesel de 158cv e as mais caras, um 2.8 turbodiesel de 200cv com câmbio automático de oito velocidades da ZF – o mesmo da Amarok.

Nova Nissan Frontier comeca a ser fabricada no Mexico - Primeira Marcha (https://www.primeiramarcha.com.br/2015/01/nova-nissan-frontier-comeca-ser.html)

Eu entendi, meu amigo, mas apaga tudo isso da sua cabeça. Zera tudo... kkkk.....

A nossa Frontier não utiliza motor 2.8, muito menos de 200 cavalos e nada de câmbio de Amarok (ainda bem... fique feliz com isso... kkkk......)
O câmbio da Frontier é fabricado pela JATCO Ltd., um empresa japonesa que tem como donos a Nissan (75%), a Mitsubishi (15%) e a Suzuki (10%). Esse fabricante ainda fornece câmbios para a Renault e outros... ah... entendeu porque os câmbios da Renault também tem uma fama muito boa? kkkk.....

O modelo automático usado pela Frontier adota o código RE7R01B, uma codificação da Nissan que não corresponde ao da JATCO (JR711E), por razões de engenharia interna.
Nem é um câmbio tão novo, mas foi muito aprimorado e continua muito superior a muitos concorrentes ainda hoje, e tem fama de durar muito... inquebrável...

Conheça a fábrica de câmbios da Nissan... kkkkk.... No. 1 Global Share in CVT | JATCO Ltd (https://www.jatco.co.jp/english/)
Vale a pena uma visita pelo website dela, mostra a dimensão tecnológica da marca. Você vai gostar de saber que a sua Frontier usa um câmbio desses. A foto dela está lá em "Products".

Abraços, meu amigo. Pegar uma estrada agora...

Bigsd
23/11/2022, 09:02
Estou de volta!!
Trabalhei presencial esses dias num trabalho de estudo da atual situação econômica e de investimentos para 2023.
Patrão não quer gastar nada :?
Dias difíceis virão por aí, agora que a coisa estava andando tão bem.
Por outro lado, o trabalho em home vai ser entendido em razão da nova onda de Covid 19, então vou ter um pouco de folga para participar deste fórum, porque lá na empresa a internet é muito controlada.

Cirão sempre com informação útil. Quando eu vi o comentário do Marcão, eu fiz uma pesquisa rápida na internet e não achei qualquer informação sobre o câmbio da Frontier. Só o Cirão mesmo para descobrir isso com a sua rede de informações de espionagem :mrgreen:
E isso mais uma vez você só vê aqui. Quem quer informação de verdade sobre a Frontier só acha aqui com essas feras, com dados técnicos, vídeos para provar as explicações de coisas que nem os profissionais da área sabem, e muita informação útil, porque os vídeos e reportagens da Frontier hoje são de uma mesmice só, os elogios de sempre, o destaque de meia hora para a grade Frontal, e vídeos ainda elogiando o multilink e o biturbo, depois de 6 anos de lançamento aqui parece que só isso ainda o pessoal tem pra falar.

Vou ver com o Edu se posso incluir essa explicação do câmbio no site dele também. Assim vamos tendo outra opção de registro de informações. Eu incluí algumas coisas que vocês colocaram aqui, com uma revisão do Edu naturalmente para melhorar o entendimento do texto e corrigir ortografia, mas nada com vocês, as correções foram em cima do que ele mesmo escreveu para deixar o texto mais organizado.
Quando alguém tiver algo interessante que acha que vale a pena publicar, e o Edu aprovar, eu coloco lá. Já tenho as manhas de mexer naquilo sem fazer bagunça, né Edu? :mrgreen:

Bigsd
23/11/2022, 09:33
Então se não fosse assim, se não se concluísse que a Frontier seria o melhor investimento financeiro, ainda assim ela seria o melhor negócio, o melhor investimento para o meu conforto e a minha segurança.

Cirão, você fez um resumo bem legal sobre a forma errada que o pessoal calcula desvalorização/valorização, e é exatamente isso. O pessoal perde dinheiro achando que está ganhando e aí vão surgindo as lendas de mercado mencionadas anteriormente.
Essa frase que eu destaquei foi muito feliz.
Outro dia perguntei com um amigo que queria comprar uma caminhonete se ele realmente poderia mantê-la e se tem ideia do quanto se perde em dinheiro. Diesel mais caro, um pneu custa quase que os quatro de um carro pequeno, manutenção e revisões mais caras, seguro, etc... Acho que falta muita noção hoje de tudo.

Não sou eu diretamente que mexo com questões de custo de produtos na empresa, mas também dou assessoria nisso na parte fiscal e financeira, e quando se fala em custos, as pessoas não tem mesmo ideia da abrangência disso.
O pensamento realmente é muito superficial como neste caso que abordamos. Você disse certinho, o pessoal se limita a pegar o preço de venda e subtrair o de compra para ver a desvalorização/valorização e calcular qual o melhor negócio, e aí surge esta distorção.
E é isso mesmo, a cada 100 mil investido numa Frontier, você descobre que ela te custou 30 e que teu saldo foi de 70, e na líder a cada mesmos 100 mil, o teu saldo foi de 55, a grosso modo. Aí sim, quando você faz o cálculo certo você tem uma realidade bem diferente daquela que o mercado criou na sua cabeça.

Outro dia ouvi novamente de uma sujeito com aquele espírito "social" dizendo que o patrão dele, de uma empresa de médio porte chega a vender um produto por 5 vezes o seu custo, que seria um abuso e fácil ganhar dinheiro assim O pessoal não tem a menor noção de gestão financeira e contábil.
Eu disse pra ele que o valor gasto no produto é uma forma de ver a coisa muito limitada, porque o custo não é só produto em si, mas do desenvolvimento de projeto, dos engenheiros, técnicos, protótipos, ferramental para a produção, custo do prédio, garantia, iluminação, cafezinho, vigilância, equipe de vendas, administração, salários, indenizações, seguros, água e luz, limpeza, e vai embora. O produto não paga o seu custo de matéria prima e fabricação, mas paga toda a estrutura indireta.
Falta educação financeira nas escolas, não só empresarial, mas também pessoal, aí distorções como essa citada no caso de caminhonetes não existiriam mais.

E ao final, entra essa questão da segurança e benefício pessoal que você foi bastante feliz em seu exemplo também. Nem tudo é retorno financeiro.

Ciro Alencar
23/11/2022, 09:57
[QUOTE=Bigsd;2552154]Só o Cirão mesmo para descobrir isso com a sua rede de informações de espionagem :mrgreen:/QUOTE]

Bom dia, meus queridos amigos!!!

kkkkk....... não tem nada de "rede de espionagem" ...kkkkk ..... tudo isso está na internet, tem que caçar e eu fuço mesmo.

Nissan Navara automatic gearbox RE7R01B 2.3 L 140kW - Global Motors (https://www.global-motors.eu/listings/nissan-navara-automatic-gearbox-re7r01b-2-3-l-140kw/)
List of Jatco transmissions - Wikipedia (https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_Jatco_transmissions)
https://www.apttabrasil.com/wp-content/themes/aptta/pdf/lista-transmissoes.pdf

Tem os fóruns lá fora e eu sempre faço perguntas quando vou na concessionária nas revisões, já que levo pessoalmente na maioria da vezes, e vocês sabem que gosto muito do assunto.

Bigsd
23/11/2022, 10:54
Cirão anda muito participativo ultimamente :-D

Você é um expert em achar coisas na internet :mrgreen:
Eu não achei nada disso.

Samuel Dias
23/11/2022, 15:54
Não adianta, podem falar o que quiser, mas a picape com a melhor estabilidade do mercado é a Frontier. A suspensão dela é imbatível em tecnologia.
Eu dei carona para um colega do trabalho e no dia seguinte ele comentou com outros colegas que ficou com medo no trajeto, que o que eu fiz com a Frontier é inacreditável :lol:
Coitado, eu não fiz nem a metade do que eu poderia ter feito, fui até bem comedido :lol:
Impressionante como a Frontier consegue ser macia, confortável e ainda grudar no chão.
Entre as picapes, é apontada como aquela com maior estabilidade e melhor suspensão, inclusive pela robustez.

Carros com maior estabilidade: veja 9 opções!
WM1 - O canal de noticias automotivas da Webmotors (https://www.webmotors.com.br/wm1/noticias/carros-com-maior-estabilidade-veja-9-opcoes)

Samuel Dias
23/11/2022, 16:07
Nova Nissan Frontier conquista o prêmio AutoData 2022

Link: Nova Nissan Frontier conquista o premio AutoData 2022 (https://brazil.nissannews.com/pt-BR/releases/nova-nissan-frontier-conquista-o-premio-autodata-2022)

A Nova Nissan Frontier conquistou o prêmio AutoData 2022 na categoria melhor veículo comercial de 2022.
Este foi o segundo prêmio recebido pela Nova Nissan Frontier. No começo de novembro, o modelo venceu na categoria picapes da 12ª edição do Car Award Brasil, prêmio organizado pela Car Magazine, edição brasileira da revista especializada inglesa.

:palmas: :palmas: :palmas:

Samuel Dias
23/11/2022, 16:09
Nova Nissan Frontier é escolhida melhor picape do ano

Link: Nova Nissan Frontier e escolhida melhor picape do ano (https://brazil.nissannews.com/pt-BR/releases/nova-nissan-frontier-e-escolhida-melhor-picape-do-ano)

O utilitário da marca japonesa venceu na categoria picapes da 12ª edição do Car Awards Brasil, prêmio organizado pela Car Magazine Brasil, edição brasileira da revista especializada inglesa. A picape já havia conquistado o mesmo prêmio em 2020 e 2017.
A Nova Nissan Frontier destacou-se para os jurados do prêmio pela tecnologia embarca, design e desempenho. Lançada em abril, a picape surgiu com ainda mais equipamentos de segurança e conforto, novas versões e um design agressivo e diferenciado que tem sido elogiado pela crítica especializada e pelos clientes.

dambrito
24/11/2022, 06:37
Esse degrau tb percebi recentemente no Renegade de minha esposa. E olhe q já tem 6 meses de uso, 1.3 turbo.

Mauro-sp
24/11/2022, 09:11
Essa questão de furtos e preço de seguro de alguns modelos já é mesmo assustadora, mas quando envolve o roubo a mão armada a coisa complica ainda mais. Nem quero me imaginar numa situação como essa.
Concordo quando dizem que a escolha da maioria dos consumidores hoje é realmente equivocada, uma porque não se atentam a informações como essas sobre preço de seguro, consumo, revisões etc, depois o problema sério em relação ao seguro, e também o risco de ser vítima de um ladrão que é ainda bem elevado em alguns modelos.
A vantagem é que a Frontier realmente é um produto superior à concorrência e pouco visado para roubos, então aqui se une o útil ao agradável, mas se ela fosse muito visada para roubos, sei não quanto a questão dos roubos pesaria na minha escolha. Nem quero imaginar isso.
Eu já vi cotação de quase 40.000 reais no grupo do pessoal da "líder de vendas". Aliás, muitos andam desanimado com o modelo e estão trocando ou cogitando essa possibilidade. E não são só reclamações sobre estabilidade, falta de conforto, desatualização tecnológica, mas de qualidade também. Muitas reclamações envolvendo problemas diversos que ela vem apresentando.
Mas, nem por conta de todos esses problemas ela perde a liderança de vendas. Realmente é perceptível como o mercado compra nome, e não produto.
Na opinião de vocês, qual a cor mais bonita da Frontier? Eu estou gostando muito do azul para a Platinum e deste cinza novo para a Pro4x.

Bigsd
24/11/2022, 12:05
Se o rapaz soubesse do que ela é capaz... :lol:
Isso porque testou ainda a versão com o motor mais fraco, mas mesmo assim, podia pegar um dia de lama, com uma subida mais íngreme, que ainda subia em 1.500 giros fácil fácil... :lol:


https://www.youtube.com/watch?v=DTJYVe7zLM8

LoucoPoeta
24/11/2022, 14:28
Essa questão de furtos e preço de seguro de alguns modelos já é mesmo assustadora, mas quando envolve o roubo a mão armada a coisa complica ainda mais. Nem quero me imaginar numa situação como essa.
Concordo quando dizem que a escolha da maioria dos consumidores hoje é realmente equivocada, uma porque não se atentam a informações como essas sobre preço de seguro, consumo, revisões etc, depois o problema sério em relação ao seguro, e também o risco de ser vítima de um ladrão que é ainda bem elevado em alguns modelos.
A vantagem é que a Frontier realmente é um produto superior à concorrência e pouco visado para roubos, então aqui se une o útil ao agradável, mas se ela fosse muito visada para roubos, sei não quanto a questão dos roubos pesaria na minha escolha. Nem quero imaginar isso.
Eu já vi cotação de quase 40.000 reais no grupo do pessoal da "líder de vendas". Aliás, muitos andam desanimado com o modelo e estão trocando ou cogitando essa possibilidade. E não são só reclamações sobre estabilidade, falta de conforto, desatualização tecnológica, mas de qualidade também. Muitas reclamações envolvendo problemas diversos que ela vem apresentando.
Mas, nem por conta de todos esses problemas ela perde a liderança de vendas. Realmente é perceptível como o mercado compra nome, e não produto.
Na opinião de vocês, qual a cor mais bonita da Frontier? Eu estou gostando muito do azul para a Platinum e deste cinza novo para a Pro4x.

Azul é bela, a cinza cimenta é bonita, as duas são cores que com o tempo demonstram a idade, queimam com o sol! Azul é igual a preta mancha e arranha muito fácil, por isso coloquei PPF na minha!

Sugestão de cor na Platinum é a cor marrom! Não comprei pq não tinham mais!

LoucoPoeta
28/11/2022, 21:09
Hoje a Frontier me deixou na mão, no meio da chuva perdeu a força até o motor apagar, liguei e continuou sem força, enquanto esperava o guincho, depois de uns 30 minutos voltou a funcionar mas com a luz do motor no painel acessa! Amanhã vou levar na concessionária! O que será?

leao77
28/11/2022, 21:13
Que Zebrão Poeta. Modo segurança com tão baixa quilometragem só pode ser alguma pane de chips elétricos. Experimentou tirar cabos bateria?

LoucoPoeta
28/11/2022, 23:23
Que Zebrão Poeta. Modo segurança com tão baixa quilometragem só pode ser alguma pane de chips elétricos. Experimentou tirar cabos bateria?
Achei este texto interessante sobre o "modo limp" ou modo de segurança.
Nissan Frontier que entra em modo mole (https://victoriamgclub.com/pt/nissan-frontier-that-goes-into-limp-mode/)

LoucoPoeta
29/11/2022, 09:00
Que Zebrão Poeta. Modo segurança com tão baixa quilometragem só pode ser alguma pane de chips elétricos. Experimentou tirar cabos bateria?
Problema resolvido, os técnicos alegaram que ela corrigiu os defeitos automaticamente! E apenas resetaram a central! Vamos esperar!

Bigsd
29/11/2022, 10:16
Todo mundo feliz hoje com o jogão de ontem?:mrgreen:

Que chato essa situação da Frontier. Pode ser alguma falha, mas tente ficar atento ao combustível. O Edu e um colega do grupo passaram por situação semelhante, o Edu teve até que trocar o combustível do tanque, e o pior é que uma vez ele tinha abastecido num posto de sua confiança.
Quando isso ocorrer, tente parar a caminhonete, desligá-la, aguardar um minuto e ligar novamente.
Tente abastecer em outro lugar, e se voltar a acontecer, aí é mais provável alguma falha de algum componente ou de montagem. Mas os técnicos não viram no computador o que falhou? Não fica registrado?

Eu tive esse problema com uma S10 que eu tive, mas desligando não corrigiu automático não. Era filtro.

Edumar
29/11/2022, 10:39
Olá amigos

O Bigsd me pediu pra fazer um comentário sobre o problema que o LoucoPoeta experimentou, já que vivi situação parecida, e ao chegar ao fórum, como sempre entro pela página principal, me deparo com uma ótima avaliação da Frontier, aqui: https://www.4x4brasil.com.br/forum/4x4brasil-off-road/2619-nissan-frontier-xe-passou-ser-versao-de-melhor-custo-beneficio.html
Muito o que comentamos sobre as impressões que tivemos com o modelo 2023. Vale a pena dar uma lida para conhecer a opinião do Flávio sobre essa nova versão. Concordo com o autor que a XE tem uma relação de custo benefício bem interessante, e foi a minha escolha em 2019, mas quando troquei agora, a XE ainda não estava disponível e acabou chegando mais tarde com a versão SE, assim acabei comprando a Platinum. Mas a XE é muito interessante sim.

Edumar
29/11/2022, 11:08
Sobre o problema relatado acima, eu tive "sorte" com isso :lol:
Normalmente sou extremamente cuidadoso com combustível, mas duas vezes fui "premiado" com diesel adulterado. Propositalmente? Uma vez eu acho que sim, outra não, falha de cuidado do posto mesmo.
Eu notei uma mudança de comportamento da caminhonete logo após o abastecimento, depois de rodar um pouco, mas ele se agravou bastante depois de uns bons kms rodados. O sistema fica confuso com a mistureba feita no motor e entra em modo de segurança para proteger o motor. É preciso parar a caminhonete, desligá-la, e ligá-la novamente. É como acontece nos veículos Flex quando mudamos o combustível. A minha Saveiro da empresa nem pegava no dia seguinte se parasse ela logo depois de abastecer com um combustível diferente do que estava no tanque.
Tente fazer isso na próxima vez, pare a caminhonete assim que ela te avisar que está com problemas, essa luz acesa no painel, desligue, e ligue novamente. Confirme se a luz apagou e pode seguir. Não costuma dar o problema novamente, mas mesmo assim eu acho interessante levar na concessionária, drenar todo o tanque e abastecer novamente. Não é legal continuar usando o mesmo combustível com problemas, se bem que a concessionária diz que não precisa, mas eu prefiro.

Mas, também pode ser outra causa, convém observar, e se voltar a acontecer pedir uma verificação geral. Pode ter alguma coisa que foi montada errada ou mesmo um componente defeituoso. Pois é, coisa nova também pode dar defeito. Sou experiente nisso.:mrgreen:
Aí pode ser algo simples, ou algo mais chatinho, como relatei a saga que tive com uma S10 que trocou quase tudo. Ela simplesmente não ligava e dava falha de reconhecimento da chave. Estava fora de garantia e eu já tinha gasto mais de 5 mil reais trocando peças, até que disseram que teria que trocar o módulo principal, que custava outros quase 5 mil, e aí recusei, estava fora da garantia mas comprei uma briga com a fábrica (não foi a primeira :mrgreen:). Ao final me enviaram o módulo em cortesia, que foi trocado e... adivinhem... deu problema no mesmo dia da retirada da caminhonete, depois de dois dias testando sem o defeito aparecer :lol:
Eu até que fui muito compreensivo, levei na boa com o pessoal da concessionária. Também tenho empresa tecnológica e sei como é.

Final da história, era um terminal de pressão que foi prensado no fio na montagem do chicote mas a capa do fio não saiu, e o terminal ficou dando mau contato. Depois de dois meses.... o problema foi resolvido definitivamente. :mrgreen:
Espero que o seu caso não seja algo tão chato assim, mas acho que pode ter sido mesmo combustível ou uma falha momentânea que se corrigiu. Isso também pode acontecer. Tente observar com cuidado tudo que tenha feito antes, abastecido, ligado alguma coisa, etc.
Li um relato uma vez, acho que foi de um Virtus ou de um Jetta, que o proprietário percebeu que quando o celular estava no compartimento debaixo do painel e tocava, o painel do carro apresentava erros. A concessionária não achou o problema e pediu para ele usar o console central para colocar o celular. Provavelmente o aumento da potência de sinal do celular quando a chamada era recebida provocava alguma interferência no painel. Eu tive um notebook que sofria do mesmo problema, e o celular tinha que ficar longe. Mundo moderno... :lol:
Alguém se lembra do primeiro Gol GTi que quando passava na Avenida Paulista parava de funcionar? Era interferência daquelas antenas de transmissão instaladas nos prédios. Era muito engraçado, eu na montadora nessa época, e o relato dos proprietários de que o carro parava de funcionar quando estava trafegando na Paulista era motivo de risos no começo, até aumentarem os relatos e alguém entender que realmente havia algo estranho. :mrgreen:

Fabio Querino
29/11/2022, 11:09
Olá amigos, desculpa a ausência 🤣 tava resolvendo alguns detalhes da bruta e meio preocupado se poderia ser algo sério.
Mas tudo em ordem, troquei umas besteiras, fiz uma limpeza no sistema de arrefecimento e pronta pro combate.
Estou prestes a fazer umas mudanças na minha, tanto estéticas como funcionais e fiz uma coletânea do que a minha já enfrentou até agora.
Espero que gostem e estamos novamente na ativa 💪🚜

Nissan Frontier Attack testada, offroad ao extremo, 3 anos de uso ?? - YouTube (https://youtu.be/ayFtaNk2IAQ)

Edumar
29/11/2022, 11:20
A minha por enquanto é só alegria :D
Estou muito contente com ela, e aprendendo a cada dia. Vou fazer um vídeo, não repetitivo como tantos outros, mas bem dirigido e interessante para quem tem o modelo. Muitas coisas não estão no manual.
Frontier deve surpreender em vendas este mês (para quem se preocupa com isso :mrgreen:). Não sei se repararam, mas a Nissan retomou forte a publicidade do modelo, só ontem na TV eu vi 4 anúncios dela em dois canais diferentes. Está em produção regular agora sem problemas com peças ou atrasos. O mercado dela ampliou bastante lá fora, e basicamente a produção argentina está atendendo toda a américa latina e também alguns pedidos da Europa.

Fabio Querino
29/11/2022, 11:26
Nessa nova, o mecânico, aqui em Roraima, meu amigo disse que estão voltando muitas com o problema no arla, acreditam no mau uso e por ser uma novidade pra todos deve dar umas dores de cabeça por enquanto, mas ficou muito bonita a frente dela, pensei até em comprar aquele kit transformação KKK
Quitei a minha esse ano, 2019, não pretendo pegar outro carne agora kkk
Vou dar uns UP grades na minha e curtir mais dela, 85 mil km e a história está só começando 💪🚜

Edumar
29/11/2022, 11:29
Olá amigos, desculpa a ausência 🤣 tava resolvendo alguns detalhes da bruta e meio preocupado se poderia ser algo sério.
Mas tudo em ordem, troquei umas besteiras, fiz uma limpeza no sistema de arrefecimento e pronta pro combate.
Estou prestes a fazer umas mudanças na minha, tanto estéticas como funcionais e fiz uma coletânea do que a minha já enfrentou até agora.
Espero que gostem e estamos novamente na ativa 💪🚜

Grande Fábio!!!! Que prazer te encontrar aqui novamente. Saudades, meu amigo.
O Fábio é a nossa referência em usar a Frontier de verdade, só por esse vídeo que ele postou agora dá pra ver que essa é a mais "testada" do Brasil. Enquanto o pessoal fica com frescura que a grade poderia ser diferente, que o painel poderia ter um plástico mais macio, que o volante deveria ser isso ou aquilo, ele coloca a Frontier dele para fazer o que ela sabe fazer de melhor, e dá um show nas concorrentes (já deixou muita gente indignada :lol:). E não tem como falar que ele é outro robô da Nissan porque ele mostra tudo ao vivo e a cores :lol:.
Veja se não some, Fábio!!! :concordo:

Acompanhem o canal dele, tem muitas dicas e vídeos legais: Fabio Querino 4x4 e dicas - YouTube (https://www.youtube.com/@fabioquerino4x4edicas7)

Edumar
29/11/2022, 11:41
Nessa nova, o mecânico, aqui em Roraima, meu amigo disse que estão voltando muitas com o problema no arla, acreditam no mau uso e por ser uma novidade pra todos deve dar umas dores de cabeça por enquanto, mas ficou muito bonita a frente dela, pensei até em comprar aquele kit transformação KKK
Quitei a minha esse ano, 2019, não pretendo pegar outro carne agora kkk
Vou dar uns UP grades na minha e curtir mais dela, 85 mil km e a história está só começando 💪🚜

Tomem cuidado com um ARLA vendido no Mercado Livre e em alguns postos por aí. Encrenca na certa. Eu tenho usado somente Shell Evolux, sem problemas. Sempre sobra um pouco na embalagem e eu guardo para um dia completar, mas me disseram que não é bom deixar guardado muito tempo, não sei se é verdade. Então o ideal é guardar a sobra e depois de uns 3.000 km tentar colocar o restante que sobrou. Isso pra mim é rápido :mrgreen:
Fazer o que? É para um bem maior... a Vida, o ar que respiramos, e é obrigatório nos veículos a diesel a partir dos modelos 2023.
Se bem que irresponsáveis, como sempre, já estão deletando o sistema, como fazem com a EGR e o filtro de partículas...

Edumar
29/11/2022, 11:46
Fábio, da próxima vez que for puxar um caminhão, coloque mais peso senão não tem milagre :lol:
Bota uns cinco caras dentro e uns 4 ou 5 na caçamba. Precisa aumentar a força do vetor vertical para ter mais peso e tração. A bichinha é forte mas precisa ter peso para essa tarefa :lol:

Bigsd
29/11/2022, 11:49
Olá amigos, desculpa a ausência 🤣 tava resolvendo alguns detalhes da bruta e meio preocupado se poderia ser algo sério.
Mas tudo em ordem, troquei umas besteiras, fiz uma limpeza no sistema de arrefecimento e pronta pro combate.
Estou prestes a fazer umas mudanças na minha, tanto estéticas como funcionais e fiz uma coletânea do que a minha já enfrentou até agora.
Espero que gostem e estamos novamente na ativa 💪🚜

Nissan Frontier Attack testada, offroad ao extremo, 3 anos de uso ?? - YouTube (https://youtu.be/ayFtaNk2IAQ)

:palmas: :palmas: :palmas: :palmas: :palmas:
Bem vindo de volta, Fabião !!

Bigsd
29/11/2022, 11:50
Edu, obrigado por atender ao meu pedido :concordo:
Eu sabia que você podia somar bastante com a sua experiência.

Fabio Querino
29/11/2022, 11:54
Retirando a plotagem da Alltak - YouTube (https://youtu.be/MLvpamjCE2k)

Passei 3 anos com o material da alltack, protegeu muito de arranhão na pintura, como ando em áreas c muitos galhos foi show, agora o sol aqui em Roraima maltratou o teto e uma parte da caçamba, em 3 anos envelopada, provavelmente vou ter que retocar o teto e talvez um polimento tire o da caçamba. Tenho mais vídeos no são, ia postar quando finalizasse tudo. Qualquer coisa só chamar.

Fabio Querino
29/11/2022, 11:57
Nesse aí ninguém se movimentou, estavam esperando o trator, o camioneiro nem cabo de aço tinha kkkkk tava descansado e eu não quis torar a minha cinta, só tava com ela e no início da viagem kkkk

Fabio Querino
29/11/2022, 11:59
Vou conversar com um amigo meu daqui que está com umas 60 Frontier entre as do modelo 2017 e dessa nova pra ele dar uma opinião sobre. Maioria no uso severo 😅

Ciro Alencar
29/11/2022, 15:05
Boa tarde, meus queridos amigos.
O tópico anda movimentado, hein? Bom ver o grupo unido assim. Até o nosso querido Fábio nos deu a alegria da sua visita.

Vi que vários temas foram abordados aqui desde a minha última visita, e para não encher de citações aqui, vou dar uma pincelada em tudo rapidamente.

Parabéns para a Nissan pelos mais dois prêmios conquistados. Se todas as publicações fossem realmente sérias como é esta inglesa, a frontier ganharia todos sempre, pois as suas qualidades superam as concorrentes.

Então as vendas estão aumentando? Novamente, por justiça, ela deveria ser a mais vendida muito a frente de qualquer outra, mas o mercado infelizmente não escolhe a melhor caminhonete, mas o nome mais em evidência.... e outras referências também inúteis.
Naturalmente a tendência seria ela ir abrindo melhores colocações de vendas, mas o mercado infelizmente não amadureceu o suficiente.

Sobre a pane na caminhonete do nosso nobre amigo LoucoPoeta, vou um pouco na linha do querido amigo Edu, combustível ou só uma falha pontual. Mas, como muitas mudanças foram feitas nesse modelo, pode também ser resultado de algum ajuste de uma dessas mudanças. Eu não me preocuparia com isso, a fábrica vai coletando informações e fazendo os ajustes necessários, tem até um chamado de 118 unidades ou perto disso, não tenho certeza, para inspecionar um sensor. Isso é bem tranquilo, não deve tirar o seu sono.
O importante é que a Nissan é bastante séria nisso, tem picapes aí que estão há anos com problemas, até graves de segurança, e o fabricante não está nem aí com isso.

Parabéns pelo vídeo, meu caro Fábio, as suas aventuras são muito inspiradoras. Muito sucesso para você.
Trazer a experiência dessas caminhonetes usadas em trabalho que você citou seria realmente bem interessante.
Mas, vou ser sincero... carro de frota é um problema já na origem... kkkkkk..... tenho muita experiência com isso. Cada uma que acontece. Tem que cuida, mas tem gente que apronta, meu caro.
Na minha frota já tive peças de carros trocadas, teve um caso de um motorista que trocava as marchas sem pisar na embreagem para estourar o câmbio e ser poupado de trabalho, e outros casos ainda mais assustadores.... kkkkkk...... pessoas são complicadas.
Mas não podemos generalizar, tem gente que cuida e trabalha direito.
Teve uma vez que um motorista filmou um carro nosso tirando racha com outro, numa insanidade sem fim, sem a menor noção do que estava fazendo. Ao chegar dissemos que houve uma denúncia, mas não falamos da filmagem... "Doutor, eu nunca faria isso. O Sr. me conhece muito bem, tenho família, jamais faria uma coisa assim até porque eu tenho um respeito muito grande por vocês. Deve ter sido algum motorista que eu possa ter fechado sem perceber e quis se vingar..."
Tinham que ver a cara dele quando mostramos o filme.... kkkkkk......

E por último a questão do Arla... burlar sistemas assim já é coisa típica. Depois reclamam.... fazer o que?
É a história... o pessoal vê barbaridades em estradas e diz... "Não tem um policial nestas horas para ver isso". Aí quando passam numa blitz policial ficam acionando luz alta para avisar os motoristas que estão vindo para não fazer barbaridades ali..." ...kkkkkk.....
Vamos entender isso? Eu não... já desisti.... kkkkkk.....

Um grande abraço a todos os amigos.

Ciro Alencar
29/11/2022, 15:09
Vou conversar com um amigo meu daqui que está com umas 60 Frontier entre as do modelo 2017 e dessa nova pra ele dar uma opinião sobre. Maioria no uso severo 😅

Caramba!!! 60 Frontier... deve estar gostando... kkkkk.....

Fabio Querino
29/11/2022, 15:37
Estamos as ordens 💪

Fabio Querino
29/11/2022, 15:39
Caramba!!! 60 Frontier... deve estar gostando... kkkkk.....

Pois eu, parou de comprar as Triton que era o carro chefe dele e tá na Frontier e Hilux, por que tem gente que quer alugar apenas a Hilux e não tem quem mude a cabeça 😂

LoucoPoeta
29/11/2022, 19:02
[QUOTE=Edumar;2552254]Tomem cuidado com um ARLA vendido no Mercado Livre e em alguns postos por aí. Encrenca na certa. Eu tenho usado somente Shell Evolux, sem problemas. Sempre sobra um pouco na embalagem e eu guardo para um dia completar, mas me disseram que não é bom deixar guardado muito tempo, não sei se é verdade. Então o ideal é guardar a sobra e depois de uns 3.000 km tentar colocar o restante que sobrou. Isso pra mim é rápido :mrgreen:
Fazer o que? É para um bem maior... a Vida, o ar que respiramos, e é obrigatório nos veículos a diesel a partir dos modelos 2023.
Se bem que irresponsáveis, como sempre, já estão deletando o sistema, como fazem com a EGR e o filtro de partículas...[/QUOTE

Desculpa,qual o valor que vcs estam pagando no Arla? Pois ainda não coloquei, estou com Arla da concessionária!

LoucoPoeta
29/11/2022, 19:10
Boa tarde, meus queridos amigos.
O tópico anda movimentado, hein? Bom ver o grupo unido assim. Até o nosso querido Fábio nos deu a alegria da sua visita.

Vi que vários temas foram abordados aqui desde a minha última visita, e para não encher de citações aqui, vou dar uma pincelada em tudo rapidamente.

Parabéns para a Nissan pelos mais dois prêmios conquistados. Se todas as publicações fossem realmente sérias como é esta inglesa, a frontier ganharia todos sempre, pois as suas qualidades superam as concorrentes.

Então as vendas estão aumentando? Novamente, por justiça, ela deveria ser a mais vendida muito a frente de qualquer outra, mas o mercado infelizmente não escolhe a melhor caminhonete, mas o nome mais em evidência.... e outras referências também inúteis.
Naturalmente a tendência seria ela ir abrindo melhores colocações de vendas, mas o mercado infelizmente não amadureceu o suficiente.

Sobre a pane na caminhonete do nosso nobre amigo LoucoPoeta, vou um pouco na linha do querido amigo Edu, combustível ou só uma falha pontual. Mas, como muitas mudanças foram feitas nesse modelo, pode também ser resultado de algum ajuste de uma dessas mudanças. Eu não me preocuparia com isso, a fábrica vai coletando informações e fazendo os ajustes necessários, tem até um chamado de 118 unidades ou perto disso, não tenho certeza, para inspecionar um sensor. Isso é bem tranquilo, não deve tirar o seu sono.
O importante é que a Nissan é bastante séria nisso, tem picapes aí que estão há anos com problemas, até graves de segurança, e o fabricante não está nem aí com isso.

Parabéns pelo vídeo, meu caro Fábio, as suas aventuras são muito inspiradoras. Muito sucesso para você.
Trazer a experiência dessas caminhonetes usadas em trabalho que você citou seria realmente bem interessante.
Mas, vou ser sincero... carro de frota é um problema já na origem... kkkkkk..... tenho muita experiência com isso. Cada uma que acontece. Tem que cuida, mas tem gente que apronta, meu caro.
Na minha frota já tive peças de carros trocadas, teve um caso de um motorista que trocava as marchas sem pisar na embreagem para estourar o câmbio e ser poupado de trabalho, e outros casos ainda mais assustadores.... kkkkkk...... pessoas são complicadas.
Mas não podemos generalizar, tem gente que cuida e trabalha direito.
Teve uma vez que um motorista filmou um carro nosso tirando racha com outro, numa insanidade sem fim, sem a menor noção do que estava fazendo. Ao chegar dissemos que houve uma denúncia, mas não falamos da filmagem... "Doutor, eu nunca faria isso. O Sr. me conhece muito bem, tenho família, jamais faria uma coisa assim até porque eu tenho um respeito muito grande por vocês. Deve ter sido algum motorista que eu possa ter fechado sem perceber e quis se vingar..."
Tinham que ver a cara dele quando mostramos o filme.... kkkkkk......

E por último a questão do Arla... burlar sistemas assim já é coisa típica. Depois reclamam.... fazer o que?
É a história... o pessoal vê barbaridades em estradas e diz... "Não tem um policial nestas horas para ver isso". Aí quando passam numa blitz policial ficam acionando luz alta para avisar os motoristas que estão vindo para não fazer barbaridades ali..." ...kkkkkk.....
Vamos entender isso? Eu não... já desisti.... kkkkkk.....

Um grande abraço a todos os amigos.

Vcs comentando sobre combustível, este tanque eu coloquei em um local novo! Pode ser!

Vou completar com o local tradicional e vamos ver!

A outra Frontier 21 nunca me deu um único problema.

Estou no quarto Nissan. E foi uma marca que só me deu alegria!

Bigsd
30/11/2022, 07:51
Pois eu, parou de comprar as Triton que era o carro chefe dele e tá na Frontier e Hilux, por que tem gente que quer alugar apenas a Hilux e não tem quem mude a cabeça 😂

Mudar ou evoluir? :mrgreen:
Não consigo achar um ponto positivo naquele dinossauro.

Bigsd
30/11/2022, 07:53
Vcs comentando sobre combustível, este tanque eu coloquei em um local novo! Pode ser!

Vou completar com o local tradicional e vamos ver!



Acho que tem que deixar baixar bem para a concentração da nova fazer melhor efeito.
O Edu fala muito em Shell Evolux e só abastece com essa, mas acho que depende do posto também. Se os caras quiserem adulterar ninguém segura, não importa a bandeira.

Bigsd
30/11/2022, 08:02
A outra Frontier 21 nunca me deu um único problema.

Estou no quarto Nissan. E foi uma marca que só me deu alegria!

Depois que entrei na minha primeira Frontier, a adotei como o meu modelo preferido, e olha que estou sempre testando as outras por curiosidade. Mas não tem jeito, a Frontier é uma caminhonete muito bem feita, e o normal dela é não dar problemas.
O Edu que trabalhou em muitas montadoras diz que qualquer carro pode dar defeito, que o que existe são estatísticas, alguns dão mais outros menos, ou muito mais e muito menos.
A Frontier tem uma mecânica muito confiável. No que realmente importa, motor, câmbio, suspensão, diferencial, etc você raramente vê algum relato de problemas, é muito difícil encontrar algum. Motor, câmbio, diferencial etc normalmente passam fácil dos 500.000 km sem dar problemas. Muitos profissionais comentam hoje que a Frontier é mais confiável e robusta do que a Hilux, e que até a L200 também já seria, e acredito, porque tenho visto reclamações crônicas da Toyota.

Acho que o seu caso foi combustível mesmo, mas se foi alguma outra falha, é só corrigir e ir pra frente, até porque essa não vai de lado :lol:
Só a segurança e o conforto que ela oferece compensa qualquer eventual ocorrência. Eu nem penso em trocar.

Fabio Querino
30/11/2022, 10:33
Mudar ou evoluir? :mrgreen:
Não consigo achar um ponto positivo naquele dinossauro.

O homem oferecendo a LE com toda tecnologia e teto solar e tinha prefeito que só queria a Hilux 🙈🙈

Ciro Alencar
30/11/2022, 16:18
O homem oferecendo a LE com toda tecnologia e teto solar e tinha prefeito que só queria a Hilux 🙈🙈

Boa tarde, meus queridos amigos !!!

Pois é, meu caro Fábio, ofereça uma cerveja Belga puro malte para um "expert" em Skol e Brahma... eles vão te dizer que preferem estas duas. Tem gente que prefere tomar um Sangue de Boi do que um vinho de verdade...
E tem uma diferença, nestes dois exemplos que eu citei o melhor custa mais caro, no caso da Frontier ela consegue, com toda a sua tecnologia e vantagens, ser mais barata. Ou seja, você pode até vender o pior mais caro que o mercado paga... kkkk.....
E não são suposições, são fatos, que já provamos aqui e também foram provados em muitos outros lugares.
Viva o Brasil, como diz o Edú... kkkk...
Mas, cada qual com a sua escolha....
O Brasileiro adora fazer escolhas "boas".... vimos isso recentemente... kkkk.....

Bigsd
30/11/2022, 16:36
:chorandoderir:

Lembrando a foto do Edu lá no grupo... é "Aqui é o Brasil", não "Viva o Brasil" :lol:

https://clubedanissanfrontier.com.br/wp/wp-content/uploads/2022/06/Toreto.jpg

:lol: :lol: :lol: :lol:

Cirão deve estar contente agora, pelo menos no Gol vão dar um sumiço agora :lol:
Não aguento mais o Cirão falando mal do Gol :lol:
Foi o "lider de vendas" nos últimos meses :lol:

Bigsd
30/11/2022, 16:37
O homem oferecendo a LE com toda tecnologia e teto solar e tinha prefeito que só queria a Hilux 🙈🙈

Bom ter você de volta :concordo:
Precisamos de participações assim para compartilharmos mais experiências.

Samuel Dias
30/11/2022, 17:02
O grupo anda animado hein? O mais legal que vejo nesse grupo é o bom humor de todos, sempre rindo e com gozações saudáveis, isso é mesmo impagável.
Eu que participo de vários grupos de whatsapp e acompanho outros tópicos, o que mais vejo são reclamações, decepções, irritações e até um desânimo gigante. O pessoal aqui é participativo, com uma boa vontade incrível de descobrir, aprender, ensinar, gravam até vídeos, postagens de 20 páginas, isso eu acho muito legal.
Não vejo essa disposição em nenhum outro tópico, em nenhum grupo ou nenhum outro fórum. Parabéns a todos. :palmas:

YouTube virou piada, só malucos falando bobagens e vídeos repetitivos e sem graça... "essa é a nova grade, tem suspensão multilink, o motor é um biturbo de ..." tudo o que a gente já cansou de saber é apresentado como novidades, isso quando ainda falam certo. :lol:
Aí vem os clássicos comentários... "Ranger é a melhor... mas a Hilux é líder... não tem ACC... duas turbinas para incomodar... minha Strada é melhor... Hilux capota... S10 explode... L200 fura pneu... faz um L... culpa do Bozo não ter ACC....". Você vê que ninguém mais curte os comentários, nenhum like, ninguém mais debate nada, já cansaram também dos haters e fanboys de sempre, e perde-se a chance de evoluir mais também naquele espaço.
Só restou este fórum, o site do Edu, e mais um ou outro site ou canal interessante como esse do Fabio Querino. Até os grupos de whatsapp ficaram insuportáveis.
Vida longa para os amigos de boa vontade. :concordo:

Samuel Dias
30/11/2022, 17:06
:chorandoderir:

Lembrando a foto do Edu lá no grupo... é "Aqui é o Brasil", não "Viva o Brasil" :lol:

https://clubedanissanfrontier.com.br/wp/wp-content/uploads/2022/06/Toreto.jpg

:lol: :lol: :lol: :lol:

Cirão deve estar contente agora, pelo menos no Gol vão dar um sumiço agora :lol:
Não aguento mais o Cirão falando mal do Gol :lol:
Foi o "lider de vendas" nos últimos meses :lol:

:lol::lol::lol:

Para somar:

https://pbs.twimg.com/media/CkS6DcQWsAAiiol.jpg

https://i.pinimg.com/736x/cd/fd/fa/cdfdfa0d5778a6927d7384ed036f23d0--por-favor-book-jacket.jpg

:lol:
Gol só na Copa, né? Pelamor... :lol:

Bigsd
02/12/2022, 08:52
E parece que a Nissan vai trazer mais duas versões de Frontier para o Brasil...:mrgreen:

xibiu!!!
02/12/2022, 19:26
NISSAN FRONTIER XE 4X4, NO USO GERAL – Autoentusiastas (https://autoentusiastas.com.br/2022/11/nissan-frontier-xe-4x4-no-uso-geral/)

579938

xibiu!!!
02/12/2022, 19:33
O prazer de dirigir a Nissan Frontier S MT 4x4 (https://portalhortolandia.com.br/secoes/outros/o-prazer-de-dirigir-a-nissan-frontier-s-mt-4x4-125786/)

579939

Bigsd
05/12/2022, 13:45
Frontier deve surpreender em vendas este mês (para quem se preocupa com isso :mrgreen:). Não sei se repararam, mas a Nissan retomou forte a publicidade do modelo, só ontem na TV eu vi 4 anúncios dela em dois canais diferentes. Está em produção regular agora sem problemas com peças ou atrasos. O mercado dela ampliou bastante lá fora, e basicamente a produção argentina está atendendo toda a américa latina e também alguns pedidos da Europa.

Desculpem a ausência mas sabem que sempre final de mês o fechamento de contabilidade já me atrapalha muito, e com esses jogos da copa do mundo, complica ainda mais.

Edu, acertou em cheio, 1.108 Frontier emplacadas em Novembro. Lembrando que são números de "emplacamentos", não de "vendas", e até a tal da imprensa "especializada" demonstra ignorância quando se refere a estes números e anunciam como "vendas".
Então estes números refletem as vendas parciais de outubro/novembro na realidade, parciais dos dois meses, justamente o período que finalmente a Nissan apostou numa publicidade maior para o modelo.
Frontier teve um crescimento de 84% !!! enquanto que concorrentes caíram ou tiveram um crescimento pífio.
Foi um resultado surpreendente, mostrando que a Frontier tem um mercado realmente importante.
Sei que o Cirão vai querer mostrar que os produtos líderes de vendas do mercado são sempre os inferiores (o que concordo totalmente) e vai desmerecer esse crescimento, mas até concordo com ele. Infelizmente o mercado continua se iludindo com mentiras e demora a amadurecer e evoluir para produtos melhores.

Bigsd
05/12/2022, 13:55
O prazer de dirigir a Nissan Frontier S MT 4x4 (https://portalhortolandia.com.br/secoes/outros/o-prazer-de-dirigir-a-nissan-frontier-s-mt-4x4-125786/)

579939

É interessante como todas as avaliações, testes e comparativos sempre elogiam e destacam essa caminhonete, mas o mercado ainda continua hipnotizado com modelos arcaicos, ultrapassados, duros, desconfortáveis e que adoram rodinhas pra cima :lol:
Parabéns aos donos de Frontier por terem em mãos o melhor produto realmente com qualidades superiores às concorrentes :palmas:

Cid394
06/12/2022, 08:58
Todo mundo feliz hoje com o jogão de ontem?:mrgreen:

Que chato essa situação da Frontier. Pode ser alguma falha, mas tente ficar atento ao combustível. O Edu e um colega do grupo passaram por situação semelhante, o Edu teve até que trocar o combustível do tanque, e o pior é que uma vez ele tinha abastecido num posto de sua confiança.
Quando isso ocorrer, tente parar a caminhonete, desligá-la, aguardar um minuto e ligar novamente.
Tente abastecer em outro lugar, e se voltar a acontecer, aí é mais provável alguma falha de algum componente ou de montagem. Mas os técnicos não viram no computador o que falhou? Não fica registrado?

Eu tive esse problema com uma S10 que eu tive, mas desligando não corrigiu automático não. Era filtro.

Bom dia à todos!

Já aconteceu comigo, na 2014 e com um Jeep Compass, na ocasião da 2014 era combustivel adulterado e daí comprei um aditivo e melhorou. Agora ando com um aditivo de diesel sempre no carro. Não deu outra, quando aconteceu com o Jeep, só foi colocar o aditivo e funcionou normal, ou seja: Nos dois casos era diesel adulterado, nada que um bom aditivo não resolva...

Abraços em todos!

Cid.

Ciro Alencar
07/12/2022, 09:21
Bom dia meus queridos amigos!!!

Dias curtos com esses jogos da copa, e correria por aqui também tem tirado um pouco do meu tempo livre, e amanhã já devo viajar novamente.

Eu conversei recentemente com um amigo meu que é dono de uma rede de postos de combustíveis e restaurantes de estrada, e ele me disse que panes hoje por causa de combustível adulterado tem sido bem comum, e afetam mais os veículos a diesel que não são tão "tolerantes" com misturas. Os modelos Flex são mais imunes a problemas porque possuem uma ampla faixa de tolerância de misturas e isso facilita bastante, mas no caso dos veículos a diesel a eletrônica detecta variações como um problema técnico e colocam o carro em modo de segurança. Se a adulteração não for muito grande, mesmo assim o condutor vai perceber uma grande perda de desempenho ou um aumento significativo de consumo, que foi o que aconteceu com a caminhonete do Edu.

Eu nunca tive problemas sérios, mas já notei comportamentos diferentes do motor depois de abastecer algumas vezes.
Somente abasteço em postos que tenho total confiança, ou uma dica, se o preço for muito baixo, pule fora, não tem milagre. Se o preço varia entre 6,20 a 7,00, pode ter certeza que esse de 6,20 pode ter alguma coisa errada. Mas, preço alto também não é garantia de qualidade, então abastecer é uma verdadeira "arte"... kkkkkk......

Ciro Alencar
07/12/2022, 09:43
Meu querido Bigsd, bom para a Nissan ver as vendas de seus carros aumentando, mas, realmente, número de vendas não me diz nada. Suco de milho alcoólico da Skol vende 50 vezes mais que a soma de todas as cervejas de qualidade do mercado, ou seja, o mercado compra o pior.
Eu dei uma olhada nos carros de passeio mais vendidos no Brasil na tabela da Fenabrave, HB 20, Mobi, Onix, Argo, Onix, Gol... é o verdadeiro show de horrores.... kkkk...... Pelo menos o Gol já está saindo para dar a vez ao Polo, que também não é lá muito elogiável, mas convenhamos que o Gol já deveria ter dito adeus há pelo menos duas décadas atrás, mas olhe o que mais vende... é decepcionante... e as opções vão ser sempre estas porque o mercado ainda não amadureceu e nem vai na minha opinião., porque não vejo isso só em carros, mas em outros segmentos também.

Neste segmento de picapes, nem preciso mais chover no molhado, capotar, ser dura, ultrapassada, não ter estabilidade, não ter conforto, ser gastona não importa, o importante é ter "nome" e na imaginação de quem compra achar que "valoriza" mais... então...como eu compro qualidade e não ilusão, pra mim tanto faz em que posição está a Frontier, é a minha escolha, mas respeito quem pensa diferente... apenas respeito, mas não concordo... kkkkk.....

O Gol sobreviveu tanto por conta dessa ilusão e falta de conhecimento do mercado, não recebeu sequer atualizações importantes, tanto que sai agora de linha pelo avançado obsoletismo que nem permite mais o modelo continuar vivo no mercado, mas foi o xodozinho por muito tempo, e porque investir nele? O público amava... até recentemente ainda era o "mais vendido"... e o fabricante ainda tem a cara de pau de lançar uma série especial para encerrar a vida do modelo, e pode ter certeza que vai vender muito... o sujeito compra um carro ultrapassado, perigoso, obsoleto em todos os sentidos, apenas porque é uma "série especial". Ou seja, até quando a fábrica joga o carro na lixeira, o pessoal corre lá para pegar... kkkk.....

O que se destaca na Frontier são as suas virtudes inexistentes nas concorrentes, e isso faz dela a melhor opção. Quanto a ser mais vendida, aí não é uma característica advinda do produto, mas do mercado. Produto é uma coisa, consumidor é outra.
Não importa o que você destaque em seu produto, o mercado vai dar valor a outras características que muitas vezes nem existem de fato. E esse nosso mercado é de chorar...

Ciro Alencar
07/12/2022, 09:49
Em breve vou postar novas impressões das minhas caminhonetes, mas já adianto que estou muito satisfeito com elas. A Frontier está realmente fantástica, cada vez melhor. Poderia ser ainda melhor... mas já está muito a frente de suas concorrentes.
E é claro que melhorar mais encarece o produto, se bem que a Frontier já oferece muito mais por um preço até menor, e como o absurdo que li outro dia... "pelo preço dela eu compro a ..... (concorrente)"... percebe? É um público sem noção do que diz ou pensa.

Bigsd
10/12/2022, 07:41
Vamos ver se com a saída antecipada da seleção brasileira da copa do mundo a vida começa a voltar ao "mais normal" :mrgreen:
Até o movimento nos fóruns e grupos caiu bastante. O Brasil parou.

Uma vez comentamos qui que a revista Quatro-Rodas, logo no lançamento da Frontier, assim como o site AutoPapoFurado, haviam comentado que a suspensão traseira da Frontier não era multiink. Comentamos que, apesar de nunca ter se retratado, a Quatro-Rodas tinha mudado a sua afirmação posteriormente quando finalmente entendeu que multilink e independente são duas coisas diferentes. Ou seja, a suspensão multilink não precisava ser obrigatoriamente independente.
Nosso amigo Cirão tinha esse artigo da Quatro-Rodas, e quando solicitamos pra ele, ele não se lembrava mais onde tinha lido isso.
Mas, acabamos achando o artigo, e forneço aqui o seu link:
Em que condicoes a suspensao multilink se mostra melhor? | Quatro Rodas (https://quatrorodas.abril.com.br/auto-servico/em-que-condicoes-a-suspensao-multilink-se-mostra-melhor/)

Aqui é o trecho onde ela reconhece "informalmente" o seu engano quando testou a Frontier em 2017.

"É possível, no entanto, que uma suspensão multilink não seja independente. Este é o caso do conjunto da nova Nissan Frontier. Apesar do eixo posterior ser conectado por múltiplos braços ao chassi, o eixo rígido acaba formando uma ligação fixa entre as rodas. Além de limitar a atuação do sistema, a solução da picape deve ser considerada como uma suspensão dependente (ou interdependente)."

Só falta o AutoPapoFurado também reconhecer o seu erro, coisa que ele até já fez indiretamente num artigo onde cita que a suspensão da Frontier é do tipo Multilink, mas depois que apontaram a contradição, ela apagou a correção, mas o Edu salvou a tempo e publicou em seu site.
O problema deste site é que na época ele afirmou que a Nissan mentia em afirmar que a suspensão era multilink, pois não era independente, e para complicar ainda mais a sua situação, o site concedeu à Frontier e à Nissan o prêmio Pinóquio do Ano, atribuído a mentiras que a publicação achavam que eram. É um prêmio sem nenhuma importância, até porque o próprio site tem pouca importância, mas desmentir o erro ficou mais complicado, porque teriam que anular o prêmio.
Esse é o grande problema dessa imprensa "despecializada" e desatualizada que se preocupa mais com os seus anunciantes do que com a qualidade do material que publica.

leao77
10/12/2022, 16:33
bigsd
O autopapoFurado, retificou o erro?
Parece que não.
Então, neste caso pergunto: Valeria a ironia de perguntar a eles se eles mantem a afirmação deles e por o dito troféu?

Samuel Dias
12/12/2022, 10:43
Alias o Brasil parou estes dias. Durante os jogos aqui onde moro não se via ninguém nas ruas, uma pena que o desfecho não foi o que esperávamos.

Não tem como negar que a Frontier é a melhor picape do mercado hoje. Não sei o que virá por aí nos proximos anos, mas me parece mais do mesmo com uma cara diferente, o que tambem já estava na hora, porque acho que tirando a L200 as concorrentes estão feias demais.
Frontier não é lider de vendas e acho que nem será num futuro tão breve, mas vem brigando forte, somente no finalzinho do mês passado que a Ranger e a L200 conseguiram ultrapassar ela no número de emplacamentos, e até a S10 estava encostada.
Hoje por exemplo, em pouco mais de 1/3 do mês ela está a frente da Amarok e da L200, colada na Ranger e muito perto da S10. Ela vem brigando bem no mercado, mas Nissan ainda não é uma marca tão popularizada. Havia a questão de número de concessionárias, mas vem crescendo rápido, na semana passada abriram mais duas concessionárias, o contrário da Ford por exemplo que está vendo mais da metade das concessionárias falindo.
A Nissan fez algo novo, montando concessionária em Shoppings. Achei a iniciativa bem interesante, não só porque você deixa o carro para revisão e tem lazer disponível, mas porque atrai mais visitantes para conhecer os carros, e o novo Versa está lindo demais, o Kicks maravilhoso também, falta mais projeção da marca e como disseram aqui mais conhecimento do mercado, que ainda paga mais caro por menos, com modelos obsoletos e perigosos.

A Auto Papo sempre foi uma piada, o que escrevem de bobagens e erros é impressionante, e podem reparar uma coisa, o objetivo maior é provocar polêmicas pois aí gera visitação e monetização para seus canais. Esse é Outro canal que há muito tempo não leio.
Até Youtube caiu muito, despencaram as visitações e debates, e hoje os debates são só bobagens com gente querendo só tumultuar, fazer graça e de fanboys fanáticos.

Tambem curto mais esse fórum, alguns sites específicos e mais sérios, mas a qualidade geral está num nível muito baixo, e grupos de whatsapp também andam chatos demais.

Naõ lembro se já deram essa dica aqui, mas se já o fizeram vale a pena destacar novamente: https://www.4x4brasil.com.br/forum/4x4brasil-off-road/2619-nissan-frontier-xe-passou-ser-versao-de-melhor-custo-beneficio.html

Samuel Dias
12/12/2022, 10:45
bigsd
O autopapoFurado, retificou o erro?
Parece que não.
Então, neste caso pergunto: Valeria a ironia de perguntar a eles se eles mantem a afirmação deles e por o dito troféu?

Muita gente criticou lá nos comentários, inclusive engenheiros da área, mas eles fingem que não é com eles :lol:
O Edu publicou um ótimo trabalho sobre isso.

Samuel Dias
12/12/2022, 10:55
Lembro quando a Ford anunciou o Maverick aqui dizendo que ele ia brigar duro com a Toro na primeira colocação das picapes pequena/média (ou sei lá o nome desse segmento). A Toro lidera até agora com 1062 unidades, e a Maverick não consegue nem aparecer entre as 20 na lista da Fenabrave, que tem até a fraca Oroch na 12ª posição, e logo teremos a Montana para brigar nessa faixa, e com a tradição da marca GM, deverá ser o enterro da Maverick, mais um importado que não pegou (além de Bronco, Transit e Territory). Hoje ela vive só de Ranger, e de mal a pior inclusive com uma estrutura e imagem no Brasil que só vem derretendo.
Eu queria ver uma Mini Frontier nessa faixa, seria bem interessante, mas em nenhum lugar do mundo ela participa desse segmento. Um jipão da Nissan também seria legal, e com a base da Frontier seria top demais.

LoucoPoeta
12/12/2022, 10:56
Nissan Frontier XE passou a ser a versao de melhor custo x beneficio do novo modelo (https://carsughi.uol.com.br/2022/12/nissan-frontier-xe-passou-a-ser-a-versao-de-melhor-custo-x-beneficio-do-novo-modelo/)

Bigsd
12/12/2022, 16:27
Saindo muitos vídeos novos da Frontier 2023, 99% elogios, e as raras críticas são por desconhecimento mesmo.
Não vou reproduzir tudo aqui porque entendemos uma vez que fica cansativo e repetitivo, mas escolhi alguns que são mais bem feitos e com melhor conteúdo, porque vídeo para falar da grade e do volante, que não fala dos freios a disco, do pacote de segurança e outras tantos aspectos mais importantes nem merece o nosso tempo.

Vamos começar primeiro com esta série abaixo que achei bem interessante:

Nova Nissan Frontier | Pick-UpGrade - Episódio 1


https://youtu.be/JJOrukcq2xA


Nova Nissan Frontier | Pick-UpGrade - Episódio 2


https://youtu.be/1lK4rfcpUhY


Nova Nissan Frontier | Pick-UpGrade - Episódio 3


https://youtu.be/Fb0qx-YeQ_4

Bigsd
12/12/2022, 16:35
Agora só empolgação e elogios, e alguns citando "ser hoje a Nissan Frontier a melhor picape da categoria no Brasil", pois é... não somos só nós que dizemos :mrgreen:

Nissan Frontier Pro4X 2023 é a melhor picape para cidade e Off-Road. Eu explico | Canal Michelle J


https://youtu.be/Wx2A8QhxGTo

Nissan Frontier Attack 2023 - mudou para melhor!


https://youtu.be/hVAYNuHkCvM

Nissan Frontier Attack 2023 - Detalhes e Preços - Ótima opção para o Lazer


https://youtu.be/A0gCF_Y0PCM

Bigsd
12/12/2022, 16:41
NISSAN FRONTIER S: COMO É A VERSÃO MAIS BARATA DA PICAPE


https://youtu.be/RNc1WbJQldM

NISSAN FRONTIER PLATINUM: Uma boa pedida?


https://youtu.be/JzpsHHiy3-E

#Nissan # Frontier - Teste nova Nissan Frontier


https://youtu.be/Ng59osNeAtU

Bigsd
12/12/2022, 16:44
Nissan Frontier XE


https://youtu.be/n_tTb_O2JiA

NOVA NISSAN FRONTIER ATTACK 2023: COMO É A VERSÃO MAIS VENDIDA DA PICAPE ATUALMENTE?


https://youtu.be/V1GlN2v9tD4

Edumar
14/12/2022, 13:21
eu compro qualidade e não ilusão, pra mim tanto faz em que posição está a Frontier, é a minha escolha, mas respeito quem pensa diferente... apenas respeito, mas não concordo... kkkkk.....

Penso exatamente desse jeito também. Às vezes levo muito tempo para comprar algo porque pesquiso muito. Não estou nem aí se Samsung e LG são líderes de vendas em televisores, tenho meia dúzia de TVs em casa, todas Panasonic.
Também não me importa se Britânia, Philco e Mondial são líderes em eletrodomésticos, aqui em casa só entra Philips Walita. Lâmpadas? Também só Philips. E não é somente pela marca, porque marcas boas também podem produzir produtos não excepcionais. Tudo é ponderado.
Estava lendo ontem sobre os notebooks mais vendidos no Brasil... Acer, Samsung e Positivo comemorando a entrada no time dos mais vendidos. Eu achava que pelo menos a Dell liderava o mercado, já que não temos mais Toshiba, Vaio (da Sony não essa daí hoje), etc... Foi uma surpresa... Então realmente não é somente o segmento automobilístico...

Estava lendo um comparativo que saiu esta semana entre Honda Civic e Nissan Versa. Me chamou a atenção um detalhe que sempre comentamos aqui sobre a tal lenda da Nissan ser mais rejeitada porque suas peças e manutenção são mais caras. Já vimos vários exemplos de que isso não é verdade.
E aqui vi isso se repetir:
CITY x VERSA
579977
Novamente a Nissan mostra preços de revisão e pacote de peças mais em conta.
Quando vocês compararam a Frontier com a mais vendida, vimos isso também, mas o mercado ainda tem uma ideia ultrapassada que comprar Frontier é perder mais dinheiro, e a verdade é que justamente a mais vendida tem essa característica, mas vai explicar isso para um cara que ouviu isso por 20 anos...
O negócio é deixar pra lá, o importante é vender o suficiente para se manter em linha e termos uma opção decente, pois pelas atualizações e investimentos que a Nissan faz nela, parece que ela está satisfeita com os resultados. Lembrando que outra que chutou o Brasil com a desculpa que era para um remanejamento de produção e aumento dos lucros, fechou este terceiro trimestre com um rombo enorme.
Acho que a Nissan poderia ter um mercado muito mais importante no Brasil, apesar que estar em 8º/9º lugar com 27 marcas, não é nada ruim, mas poderia ter uma fatia maior por merecimento.

LoucoPoeta
16/12/2022, 01:31
Boa tarde. Que luz amarela é essa? Por favor
Consegui anexar a foto.

Bigsd
16/12/2022, 10:52
Boa tarde. Que luz amarela é essa? Por favor
Consegui anexar a foto.

Eu não tenho esse modelo, mas baixei o manual no site da Nissan e vi que indica o funcionamento do sistema de alerta inteligente de colisão e assistente de frenagem. Está na página 2-11.

Samuel Dias
16/12/2022, 11:36
Não é 100% igual à nova, mas engana bem. Para quem dar dar uma atualizada no visual também, apesar que o anterior também é bonito demais.


https://www.youtube.com/watch?v=yYG8EKoqxbk

LoucoPoeta
16/12/2022, 18:24
Eu não tenho esse modelo, mas baixei o manual no site da Nissan e vi que indica o funcionamento do sistema de alerta inteligente de colisão e assistente de frenagem. Está na página 2-11.

Obrigado! Pela resposta!

sm4rco
19/12/2022, 11:13
Perdeu a graça participar de qualquer debate video Youtube. Tem uns malucos que só entram em todos os vídeos de caminhonetes só para tumultuar, como faziam aqui antes. Um deles com nome de frontilixo qualquer coisa, que é inclusive membro deste fórum, invade todos os vídeos de L200, Frontier, Ranger e demais caminhonetes de uma forma doentia. Ninguém responde ele e todo mundo sacou que o cara tem problemas, fala da Fiat Strada dele que "bate" em todas essas caminhonetes de "pião" :chorandoderir:

Tem outro que só sabe falar que a Hilux capota. Isso todo mundo já sabe, não precisa repetir 2.000 vezes em cada vídeo :chorandoderir:
No final não existe mais troca de informações ou debates, simplesmente acabou. O pessoal desanimou de qualquer coisa mais séria porqie os comentários perderam credibilidade. Em compensação o fórum, o Clube da Nissan e o site do Edumar está bombando nas pesquisas do Google.

Os vídeos mais informativos e técnicos deram lugar a um monte de curiosos que repetem sempre as mesmas coias. Tem um 500 vídeos mostrando a Frontier por fora, os detalhes internos, isso é cansativo. Novamente os vídeos do Edumar são interessantes porque abordam temas que você não encontra nem nos vídeos de apresentação da picape.

Tem também a invasão de temas políticos. O cara não concorda com a opinião do outro e já sai ofendendo as escolhas políticas do cara que ele nem conhece. Muitas discussões virando palco de agressões políticas.

Muitos vídeos claramente pagos pelas empresas dos modelos "testados", e muita bobagem só pra conseguir remuneração do youtube com visitações.
Youtube perdeu a graça, virou palco de bagunça.
Precisamos investir mais nesse fórum. Acho que temos que fazer pressão forte para o pessoal dos grupos de whats participar aqui, ou então acabar com os grupos e pronto. Eu nem participo mais.

sm4rco
19/12/2022, 11:14
Confirmado o encontro? Precisa divulgar aqui.

sm4rco
19/12/2022, 11:20
E aqui vi isso se repetir:
CITY x VERSA
579977
Novamente a Nissan mostra preços de revisão e pacote de peças mais em conta.

Vá ver como anda a situação de peças da Ranger. Tem peças básicas com espera de 6 meses e preço 4 vezes mais caro do que era.
Pessoal já está queimando o modelo e partindo para outras opções. A Ford emitiu um comunicado dizendo que a situação é decorrente da falta de peças no mercado internacional, mas tem para fabricar novas mas não para repor usadas? Papo furado.
Peças de Mitsubishi e Toyota também dispararam de preços, mas pelo menos tem para entrega.
Eu não sabia que Honda custava tão caro assim, mas a impressão que tenho é que ela também está abandonando o mercado. Não vejo mais nem propagando de carros da Honda.
O Versa é muito bom, fama de resistente e muito confortável.
Frontier voltou a vender bem, e está com uma exportação forte. Aumentaram a produção na Argentina e estão atendendo muitos mercados lá fora.
E a Alaskan, quando chega?

Bigsd
21/12/2022, 10:01
Compartilhando...

Preços da Frontier para CNPJ e produtor rural - Tabela Dezembro de 2022
Para pessoa física os descontos também estão excelentes.

https://clubedanissanfrontier.com.br/wp/wp-content/uploads/2022/12/tabela-frontier-precos-cnpj-dezembro-2022.gif

Quando você joga esses números naquela nossa planilha que considera revisões, diferença de consumo de combustível, seguro, emplacamento, etc... você percebe que a Frontier não só é mais negócio que a Hilux, contrariando o que o mercado diz, como a diferença é tão grande que dá um tombo feio na Hilux e em qualquer outra na vantagem de valorização do capital investido.
Além disso, não existem opções concorrentes que cheguem sequer perto desses preços que ofereçam a segurança, a qualidade e a tecnologia que a Frontier oferece.
Você paga mais caro numa Hilux SRV pelada em comparação com uma Frontier Platinum que vem com freio a disco nas quatro rodas, suspensão multilink, 7 marchas, câmera 360, teto solar elétrico, alerta e frenagem contra colisão frontal, aviso e correção de saída de faixa, e muito... muito mais, além da segurança muito superior.
Estas são sem dúvida as melhores opções do mercado, ainda mais com esses descontos.

Samuel Dias
22/12/2022, 08:37
Esses preço estão muito bons mesmo, é a hora. Mas normalmente os descontos para jurídica da Nissan são bem interessantes mesmo.
Realmente não tem nada no mercado que ofereça tanto nestas faixas de preços. Se antes já era o melhor custo benefício, agora ficou ainda mais atrativo.

Passando por aqui só pra desejar Feliz Natal para todos. Daqui a pouco já estou pegando estrada com a fera japonesa e devo ficar um pouco ausente aqui do grupo, mas em breve volto para novas boas conversas.
Boas Festas e divirtam-se!

Nilton J
23/12/2022, 15:26
Boa tarde, após 3 meses de gesso devido ao quinto metatarso quebrado do pé direito, retomo o projeto que anunciei meses atrás.

Ainda na etapa inicial, que abrange o rack off road:

Este é o rack, personalizado com dizeres "FRONTIER", projetado com dimensões que permita seu uso conjugado com o Santo Antonio, que uso para amarrar carga em modo Work:

580004

Montado na caçamba. Notem que foi construído com as colunas externas em pequeno ângulo para dentro, visando manter as minhas antenas PY/PX, sem as mesmas encostar nas partes metálicas do rack:

580005

580006

Minha Bruta ficou nanica ao lado de uma Savana com pneuzão e ao lado de uma D20 com pneuzaço + um híbrido de body lift e lift de supensão:

580007

580008

Próximas etapas serão montagem da barraca popup no rack, toldos traseiro e lateral e por fim, rechear a caçamba com as tralhas visando caracterizar a viatura como uma legítima OVERLANDER.

Isto fica pra 2023, ano novo que espero que continue num país do Verde/Amarelo/Azul & Branco.

Feliz natal a todos os patriotas e pessoas de bem do Brasil!

Ciro Alencar
25/12/2022, 09:37
Bom dia meus queridos amigos!!!
Por conta de uma viagem de última hora que eu fiz na última semana, e pelo retorno mais tarde do que eu imaginava, não pude estar com vocês esta semana. Estou no sítio hoje e sem computador, mas devo estar com um configurado em breve aqui para o meu uso.
Apesar de odiar essa telinha de celular, é com bastante alegria que passo aqui para deixar a todos os amigos meus votos de um Feliz Natal, cheio de Luz, Paz, Amor e Alegria, e que o próximo ano seja de muita saúde e prosperidade.
Um fortíssimo abraço a todos os amigos.

Ciro Alencar
25/12/2022, 09:41
Isto fica pra 2023, ano novo que espero que continue num país do Verde/Amarelo/Azul & Branco.


Vamos torcer para isso, meu querido amigo, pois as nuvens escuras que estão se formando não são nada animadores.

sm4rco
26/12/2022, 10:19
Esse fato virou comentários no grupo de whatsapp, e não:mrgreen: é que virou reportagem. Nm a Nissan faria uma propaganda tão bem feita assim e real

Explosao no Vasto: Nissan Frontier praticamente intacta chama atencao em cenas assustadoras - OitoMeia (https://www.oitomeia.com.br/noticias/2022/12/21/explosao-no-vasto-nissan-frontier-praticamente-intacta-chama-atencao-em-cenas-assustadoras/)

"O veículo, diferente dos prédios no bairro, permaneceu com seus vidros e espelhos sem nenhuma modificação. Além de quase não haver danificações em sua carroceria.


O que chamou atenção das pessoas que estiveram presente no local, após o desabamento do restaurante, foi o fato de que um veículo Nissan Frontier S MT 4×4, ficou quase completamente intacto, contendo alguns amassados em sua carroceria por conta da estrutura do local que desabou no veículo."

Essa passou num teste real :mrgreen:

https://clubedanissanfrontier.com.br/wp/wp-content/uploads/2022/12/cats-55.jpg

Só uma correção dessa imprensa atrapalhada... é uma PRO-4X, não uma S MT...:lol:

sm4rco
26/12/2022, 10:25
Vejam só o vídeo:

https://www.oitomeia.com.br/wp-content/uploads/2022/12/WhatsApp-Video-2022-12-21-at-09.06.04.mp4?_=1

Bigsd
27/12/2022, 11:12
Esse fato virou comentários no grupo de whatsapp, e não:mrgreen: é que virou reportagem. Nm a Nissan faria uma propaganda tão bem feita assim e real

Explosao no Vasto: Nissan Frontier praticamente intacta chama atencao em cenas assustadoras - OitoMeia (https://www.oitomeia.com.br/noticias/2022/12/21/explosao-no-vasto-nissan-frontier-praticamente-intacta-chama-atencao-em-cenas-assustadoras/)

"O veículo, diferente dos prédios no bairro, permaneceu com seus vidros e espelhos sem nenhuma modificação. Além de quase não haver danificações em sua carroceria.


O que chamou atenção das pessoas que estiveram presente no local, após o desabamento do restaurante, foi o fato de que um veículo Nissan Frontier S MT 4×4, ficou quase completamente intacto, contendo alguns amassados em sua carroceria por conta da estrutura do local que desabou no veículo."

Essa passou num teste real :mrgreen:

Só uma correção dessa imprensa atrapalhada... é uma PRO-4X, não uma S MT...:lol:

Essa passou num teste real e imparcial. Impressionante que nem os vidros estouraram.
Outras teriam capotado só do susto :mrgreen:
Mas o reporter coitado sem noção. Nem passou perto do modelo da foto :lol:

Bigsd
27/12/2022, 11:17
Perdeu a graça participar de qualquer debate video Youtube. Tem uns malucos que só entram em todos os vídeos de caminhonetes só para tumultuar, como faziam aqui antes. Um deles com nome de frontilixo qualquer coisa, que é inclusive membro deste fórum, invade todos os vídeos de L200, Frontier, Ranger e demais caminhonetes de uma forma doentia. Ninguém responde ele e todo mundo sacou que o cara tem problemas, fala da Fiat Strada dele que "bate" em todas essas caminhonetes de "pião" :chorandoderir:

Tem outro que só sabe falar que a Hilux capota. Isso todo mundo já sabe, não precisa repetir 2.000 vezes em cada vídeo :chorandoderir:
No final não existe mais troca de informações ou debates, simplesmente acabou. O pessoal desanimou de qualquer coisa mais séria porqie os comentários perderam credibilidade. Em compensação o fórum, o Clube da Nissan e o site do Edumar está bombando nas pesquisas do Google.

O negócio é ignorar, pode ver que ninguém dá um like, não comenta e nem participa, esse pessoal já está manjado, são sempre os mesmos. Um é daqui inclusive :lol:
Deixa o pessoal passar vergonha e gastar tempo de suas vidas patéticas com isso, é só ignorar. Ninguém mais responde esses caras, só eles se desgastam com isso.

Bigsd
27/12/2022, 11:21
Boa tarde, após 3 meses de gesso devido ao quinto metatarso quebrado do pé direito, retomo o projeto que anunciei meses atrás.

Ainda na etapa inicial, que abrange o rack off road:

Isto fica pra 2023, ano novo que espero que continue num país do Verde/Amarelo/Azul & Branco.

Feliz natal a todos os patriotas e pessoas de bem do Brasil!

Lamento pelo acidente. Estimo por uma excelente recuperação.

Nilton, você é muito engenhoso e caprichoso. Mais um lindo projeto, e que capricho, hein?

Seremos sempre verde e amarelo por mais que queiram destruir isso.

Bigsd
27/12/2022, 11:24
Bom dia meus queridos amigos!!!
Por conta de uma viagem de última hora que eu fiz na última semana, e pelo retorno mais tarde do que eu imaginava, não pude estar com vocês esta semana. Estou no sítio hoje e sem computador, mas devo estar com um configurado em breve aqui para o meu uso.
Apesar de odiar essa telinha de celular, é com bastante alegria que passo aqui para deixar a todos os amigos meus votos de um Feliz Natal, cheio de Luz, Paz, Amor e Alegria, e que o próximo ano seja de muita saúde e prosperidade.
Um fortíssimo abraço a todos os amigos.

Aproveite as férias Cirão, você é um que merece.
Também estou viajando e com alguma dificuldade para participar, mas logo estaremos todos juntos outra vez :concordo:

Bigsd
27/12/2022, 11:29
Para não dizerem que eu não contribuí com nada enquanto eu passeava :mrgreen:

Nova Nissan Frontier PRO 4X, a parceira que você procura!

https://www.youtube.com/watch?v=iqoPfK3jle4

Avaliação - Nissan Frontier MANUAL - A melhor picape média para a cidade?

https://www.youtube.com/watch?v=eeL9DTZBwlI

Bigsd
03/01/2023, 12:59
Começando 2023 já com boas notícias para os felizes seletos donos de Frontier :mrgreen:

Aqui já levando um primeiro lugar na sua categoria:
7 melhores picapes do Brasil em 2022 - Canaltech (https://canaltech.com.br/carros/melhores-picapes-brasil-2022/)

E aqui mais um vídeo mostrando a sua já conhecida e reconhecida superioridade em relação às concorrentes.
Logo que eu estiver com a vida normal volto a participar mais :mrgreen:. Tenho um monte de novidades.

Frontier 2023 faz HILUX comer poeira!


https://www.youtube.com/watch?v=Ur1s1AKKIKE

A palavra "capota" aqui foi mera coincidência, tá? Nenhuma alusão ou provocação :lol:
É que ele também testou uma capota elétrica muito legal que foi instalada nessa Frontier.
Picape de entrada com recursos de picape de luxo. Nenhuma concorrente chega nem perto do que ela oferece.

Bigsd
04/01/2023, 08:32
Teste: Andamos na versão Attack da nova Nissan Frontier 2023

Com apelo aventureiro, picape 4x4 é também uma excelente opção para o trabalho

https://www.dm.com.br/dm-autos/teste-andamos-na-versao-attack-da-nova-nissan-frontier-2023-118329

sm4rco
05/01/2023, 13:38
A galera está de férias ainda??? Eu sei que alguns estão até postando vídeos em passeios nas areias do Nordeste. Um dia eu chego lá também :D Aliás, só tem elogios do pessoal de suas viagens com a bruta. Caminhonete boa, só alegria.
Bigsd, você não consegue publicar aquele último vídeo do grupo da Frontier na areia, só pra deixar o pessoal morrendo de inveja de como a fera anda? :lol:

Vi ontem que a caminhonete mais vendida do Brasil foi reprovada nos testes do Latin NCAP, que vergonha! Os airbags laterais só servem de enfeite, inúteis, não protegem nada, e o risco alto para crianças foi assustador, além de problemas estruturais e falhas de acionamento dos airbags. Levou só uma estrelinha e olhe lá ainda...
E como diz o Ciro, viva o Brasil. Nossas recordistas de vendas são ultrapassadas, obsoletas, matam, capotam, falham a segurança... mas o povão aplaude, afinal são boas de negócio :drool:.

Eu antes achava que o Ciro exagerava, mas agora eu acho que ele é até bem "leve" nas suas críticas aos consumidores brasileiros. Eu ando é com nojo destes fabricantes e desses compradores que não respeitam a vida de quem eles levam no carro, e até fora dele afinal esses carros descontrolados podem envolver outros em acidentes.
Para que controle de estabilidade inteligente de terceira geração, suspensão multilink, freio a disco nas quatro rodas, reforço estrutural, plásticos antichama, sistema de auxílio a segurança que funcionam de verdade não são enfeites, etc???
E com esse futuro muito estranho que se aproxima, pode esquecer que as concorrentes vão oferecer algo assim. Pelo o que tenho visto nos futuros lançamento vai ser mais do mesmo, só mudando a cara e subindo a potência dos motores para o pessoal se matar ainda mais. Depois chamam isso de acidente e fatalidade.

Nissan está investindo mesmo, hein? Parece que ela se animou com os resultados. Pelo jeito o Brasil também tem importância e o respeito da marca. Enquanto teve quem chutou o Brasil com desculpinhas esfarrapadas (e absurdamente ainda vende aqui), novos fabricantes estão chegando pesado. A GWM também promete muitas novidades, e uma picape interessante pra agitar o mercado.
Vamos só torcer para que o Brasil sobreviva pra ver tudo isso, porque fazer escolhas parece não ser o ponto forte desse povo. :(

Julio E
05/01/2023, 20:36
A galera está de férias ainda??? Eu sei que alguns estão até postando vídeos em passeios nas areias do Nordeste. Um dia eu chego lá também :D Aliás, só tem elogios do pessoal de suas viagens com a bruta. Caminhonete boa, só alegria.


A maioria deve estar de ferias mesmo
Minha Frontier esta com os pneus com desgaste precoce , com 24mil ja esta quase no TWI . Não sei se e por ser AT da Bridgestone

Estou vendo qual colocar porque não quero arriscar andar com pneu gasto. Falam bem da Michelin , vou ver se tem na medida 255/70 16

Samuel Dias
09/01/2023, 14:22
Feliz ano novo pra todos os colegas :mrgreen:
Voltei ontem de umas curtas férias, mas curti o quanto pude.

Tem bastante coisas interesantes aqui, depois vou ver tudo.
Mas, para não deixar em branco, começo o ano com duas contribuições:

É...... falar o que? :mrgreen:

https://www.youtube.com/watch?v=krEdBp5o2Iw

Olhem que linda

https://youtu.be/50VeZ6KwZLY

Samuel Dias
09/01/2023, 14:27
Minha Frontier esta com os pneus com desgaste precoce , com 24mil ja esta quase no TWI . Não sei se e por ser AT da Bridgestone

Estou vendo qual colocar porque não quero arriscar andar com pneu gasto. Falam bem da Michelin , vou ver se tem na medida 255/70 16

Tá doido...o que vocês fazem com os pneus dessas caminhonetes? A minha roda bem até uns 50.000km.
O Edumar disse que também não passa dos 35.000km com os originais, aliás ele só usa o Michelin e só elogia e já tira a bruta da loja com eles, não quer nem ver os originais :mrgreen:
Eu também gosto muito dos Michelin, recomendo.

LoucoPoeta
09/01/2023, 15:37
Tá doido...o que vocês fazem com os pneus dessas caminhonetes? A minha roda bem até uns 50.000km.
O Edumar disse que também não passa dos 35.000km com os originais, aliás ele só usa o Michelin e só elogia e já tira a bruta da loja com eles, não quer nem ver os originais :mrgreen:
Eu também gosto muito dos Michelin, recomendo.
Os meus originais troquei com 52, mas iriam até 60 na chuva e na seca iria até 70. Troquei antes pois desgastou internamente!

Julio E
09/01/2023, 17:31
Os meus originais troquei com 52, mas iriam até 60 na chuva e na seca iria até 70. Troquei antes pois desgastou internamente!

Eu acho que voce anda so em asfalto liso , sem carga e na faixa da direita ???? Eu abuso um pouquinho , mesmo na cidade ... deve ser por isso que tive de trocar as pastilhas com 20 mil km

Bigsd
10/01/2023, 09:59
Peão sai alguns dias de férias, patrão tira um mês... a cada 3 meses... :lol:
Não é Cirão, Edu.... :mrgreen:

Top 10 carros da Nissan: confira agora
2023, novo ano, novo carro: Confira o top 10 da Nissan (https://capitalist.com.br/top-10-carros-da-nissan-confira-agora/)

"A terceira maior fabricante japonesa, apenas atrás da Toyota e da Honda em capitalização de mercado, a Nissan chegou no Brasil em 1951 e já se destaca como uma das marcas de automóvel mais procurada pelos motoristas que valorizam o conforto e a sofisticação."

Bigsd
10/01/2023, 10:05
Eu acho que voce anda so em asfalto liso , sem carga e na faixa da direita ???? Eu abuso um pouquinho , mesmo na cidade ... deve ser por isso que tive de trocar as pastilhas com 20 mil km

O Edu anda forte, mas as pastilhas duram muito porque é só estrada. Mas pneus também duram pouco e ele fala muito bem do LTX da Michelin. Cirão também anda forte, cidade e estrada, pastilhas e pneus vão embora rápido.
Eu ando tranquilo, maior parte do tempo sem carga, velocidade tranquila, curvas suaves, pra mim tudo dura bastante :D
Verificar sempre calibragem de pneus e alinhamento. Para quem tem a Frontier nova ela já indica e alerta as pressões de pneus na tela.

Bigsd
10/01/2023, 10:09
É...... falar o que? :mrgreen:

https://www.youtube.com/watch?v=krEdBp5o2Iw


Mas você desprezou o gordinho dando aquela força empurrando atrás, senão ela não saía dali :lol:

Bigsd
10/01/2023, 10:13
Vi ontem que a caminhonete mais vendida do Brasil foi reprovada nos testes do Latin NCAP, que vergonha! Os airbags laterais só servem de enfeite, inúteis, não protegem nada, e o risco alto para crianças foi assustador, além de problemas estruturais e falhas de acionamento dos airbags. Levou só uma estrelinha e olhe lá ainda...
E como diz o Ciro, viva o Brasil. Nossas recordistas de vendas são ultrapassadas, obsoletas, matam, capotam, falham a segurança... mas o povão aplaude, afinal são boas de negócio :drool:.

Eu antes achava que o Ciro exagerava, mas agora eu acho que ele é até bem "leve" nas suas críticas aos consumidores brasileiros. Eu ando é com nojo destes fabricantes e desses compradores que não respeitam a vida de quem eles levam no carro, e até fora dele afinal esses carros descontrolados podem envolver outros em acidentes.
Para que controle de estabilidade inteligente de terceira geração, suspensão multilink, freio a disco nas quatro rodas, reforço estrutural, plásticos antichama, sistema de auxílio a segurança que funcionam de verdade não são enfeites, etc???
E com esse futuro muito estranho que se aproxima, pode esquecer que as concorrentes vão oferecer algo assim. Pelo o que tenho visto nos futuros lançamento vai ser mais do mesmo, só mudando a cara e subindo a potência dos motores para o pessoal se matar ainda mais. Depois chamam isso de acidente e fatalidade.

Pessoal já volta forte aqui :lol:
É como o Leonardo comentou lá no grupo, cada um com os seus critérios de escolha.... e depois pague por eles, muitas vezes com a própria vida ou a de outros.

Edumar
10/01/2023, 12:03
É meu amigo Bigsd, as minhas férias foi em casa me recuperando de uma cirurgia. Caminhonete há 1 mês parada na garagem.
Mas nada a reclamar.

Pessoal, saiu agora um vídeo que achei interessante porque foge desse formato de "avaliação" cansativo que já se tornou repetitivo demais.
Ela fala um pouco da mecânica da Frontier, e traz coisas interessantes, algumas que sempre comentamos aqui sobre a durabilidade e a confiabilidade do conjunto mecânico dela.
Apesar de não ser um mecânico especializado da marca, e assim um pouco limitado ainda de informações, ele chama a atenção da importância de se fazer uma manutenção preventiva adequada, as tais revisões periódicas que muitos ainda hoje acham que é bobagem.

Essa questão da troca da tampa já até apareceu no grupo, se inverter é dor de cabeça na certa, e tem muitos mecânicos que invertem. Não é erro de projeto, é falta de conhecimento e atenção.
Outro exemplo, tem mecânico fazendo rodízio de rodas na Frontier PRO-4X e Platinum e desconhecem que é preciso reprogramar o sistema de leitura de pressão das rodas, e sequer têm equipamento para isso.

A questão do ARLA de qualidade é importante. O cara coloca ARLA ruim e depois sai reclamando que o sistema apresenta problemas, como teve um cara que até gravou um vídeo reclamando disso mas que nunca contou o final da história.
Eu recomendo o Shell Evolux. Fujam desses ARLA vendidos no Mercado Livre e aqueles que muitas oficinas "especializadas em tudo e até em batedeira elétrica" e postos ruins colocam.
Não é só o ARLA, é o diesel também, tem que ter qualidade. Pastilhas de freio, fluído do radiador, de freios e até o filtro de ar, como ele também menciona no vídeo.

O tal do "baratinho" sai caro. O pessoal tem mania de reclamar que autorizada "rouba", mas é pura ignorância. É claro que além de uma estrutura mais adequada, com mais organização, conforto, limpeza, higiene... etc... você tem equipamentos adequados, pessoal treinado, desenhos, boletins técnicos, apoio de engenharia e, principalmente, peças de qualidade. Eles não vão colocar peças de segunda no seu carro, como faz a maioria das oficinas particulares. Vejam o estrago que um simples filtro de ar pode fazer. E não é invenção dele, temos casos no grupo de gente que colocou filtro de ar de marca "confiável" e teve problemas.

Trabalhei em indústrias automobilísticas e de auto-peças. Não me venham dizer que é tudo igual porque não é. "Mas a marca é a mesma".... OK... mas o produto não é. O que é fornecido para montadoras tem especificações mais rígidas, e o mesmo item que vai para o mercado de reposição não tem a mesma qualidade. Cansei de ver isso. Fui projetista de componentes para carros numa indústria de auto-peças americana, e sei como isso funciona. Não é má fé, é culpa do mercado, do próprio consumidor.
E o cara vai te dizer... "Mas é a mesma marca... alemã... marca confiável". Pulem fora disso. A qualidade é diferente. O mercado de reposição tem outra "pegada", não é uma montadora. Depois ficam reclamando...
Pagam 300 mil contos numa picape e depois comemoram que economizaram 400 contos numa revisão fora da concessionária.

Tenho ainda uma Frontier 2015 com mais de 130.000km que nunca deu qualquer problema. Autorizo qualquer um a ir na concessionária e acessar o histórico dela. Zero defeitos. Todas as revisões feitas em concessionária, e não foram só 13 com intervalos de 10.000km, fiz até por tempo pois não deu km.
Vejo pessoal reclamando que Nissan tem defeito "crônico" (nem sabe o significado disso) nisso ou naquilo, mas o defeito está na manutenção porca que ele faz.
A concessionária faz até ajustes que o proprietário nem fica sabendo (muito menos as oficinas paralelas).
Um exemplo... quem tem Frontier 2016 teve uma borracha de encosto do capô que foi substituída em alguma revisão. Teve um lote com problemas e veio com dureza não conforme. Quem não sabe disso é porque não fez a manutenção na concessionária, está andando com barulho na tampa e reclamando que a qualidade é ruim, e o pior é que muita gente sai trocando um monte de coisas sem saber o que é, e pior ainda, coloca reposição de qualidade ruim.
Um lote de 2013, se não me engano, quando entrava nas concessionárias para revisão tinham dois sensores trocados por procedimento de boletim técnico, mas tem gente até hoje dizendo que ela tem problemas de sensores, porque deixou estourar e colocou reposição de segunda qualidade que não dura nada.

Mas, voltando ao vídeo... o rapaz é cheio de boa vontade, parece ser bastante competente, mas ignorou várias mudanças do modelo 2023, como o controle de fluxo da primeira turbina que é elétrico (a turbina não é elétrica como alguns dizem), nenhuma novidade já que algumas caminhonetes e caminhões já usam essa válvula elétrica. Ignorou o fato dos freios terem mudado sim, agora são a disco nas quatro rodas desde o modelo de entrada, e outros detalhes.
Também comeu bola ao dizer que ela tem um "defeito crônico" na mangueira do turbo. Na verdade foi um lote de mangueira que o fornecedor enviou com um anel de vedação inadequado (pelo menos ele sabe que é só isso), e atingiu algumas unidades, inclusive a concessionária troca sem custos, e oficinas particulares trocam por um "modelo mais robusto" que na verdade é inferior e o proprietário paga por uma coisa que é de graça...

Enfim, ele também não está completamente informado do modelo, mas o vídeo é interessante em outros aspectos.
Pelo menos não é mais um vídeo para falar da nova frente e reclamar que não tem ACC (aliás nem a americana e muitos modelos europeus tem e todos deveriam saber o porque). Não é outro vídeo para falar que a direção é hidráulica, e novamente não explica porque Hilux, L200, Amarok, Alaskan, algumas RAM e tantos outros modelos fogem de direção elétrica.
E no final estes vídeos ignoram o que realmente é importante. Aliás, testam caminhonetes como carros, chegando muitas vezes até ao ridículo de ficar medindo o tempo de aceleração de 0 a 100km/h delas.
Testes de capacidade de peso, de capacidade fora de estrada, resistência, segurança e outras características mais importantes.. etc... isso ninguém faz. Falam do multimídia, do silêncio interno, da nova grade... e deixam coisas bem mais importantes esquecidas.
Mas é o mercado, infelizmente. Um amigo que trabalha como vendedor na Nissan de Jundiaí já me comentou isso, que a primeira coisa que o comprador faz é entrar no carro para ver o multimídia, e mais da metade das perguntas se refere à ele... "Qual o tamanho da tela?", "Dá pra espelhar o meu iPhone", e outras.

Quer queiramos ou não, nós somos formadores de opinião. O amigo vendedor já me disse que muita gente comenta do fórum 4x4 na hora de comprar a caminhonete, então é uma obrigação estarmos bem informados para não influenciar incorretamente um interessado no modelo, como acontecia aqui no começo por ignorância ou até ciúmes.
Vale a pena dar uma olhada nesse vídeo com as ressalvas que eu fiz.

Edumar
10/01/2023, 12:26
E nunca se esqueçam quando forem comprar uma usada, verificar se todas as revisões foram feitas e em concessionária.
Vão com o proprietário até uma concessionária e peçam o prontuário dela, elas fornecem para o proprietário, e veja o que já foi feito de manutenção dela e se confere com os carimbos do manual.

E sempre exijam a vistoria cautelar, sempre, não abram mão disso. Se o carro foi revisado em concessionárias, provavelmente os possíveis recalls já foram feitos, mas confirme isso, é fácil, elas só pegam o número do chassis e verificam na hora, normalmente o site do fabricante informa.
Até pouco tempo, depois de cinco anos do problema, quase 2,5 milhões de carros de diversas marcas e modelos ainda trafegavam no Brasil com o airbag defeituoso da Takata.
Pra se ter uma idéia, mais uma pessoa morreu no final do ano passado vítima desse defeito do airbag, num Honda Civic e antes disso num Celta. No Brasil três já morreram, se não me engano.
Sei que tem muita gente que não está nem aí, compram até caminhonete que capota fácil (isso sim é problema crônico), mas é preciso pensar que o próximo comprador pode ser vítima de uma negligência sua, e o que pouca gente sabe é que existe responsabilidade legal sobre isso.

Bigsd
10/01/2023, 16:49
Super Edu, sempre com um conteúdo interessante e útil :palmas:

Julio E
10/01/2023, 18:07
Concordo com o Eduardo , tem muita gente que compra um carro e não faz ideia de quanto custa para manter , desde IPVA , Seguro e revisões . E assim tem os carros sem manutenção correta que vão causar prejuizo ao proximo dono ...

sm4rco
11/01/2023, 08:19
E tem muita gente assim, o sujeito sonha em ter uma caminhonete na vida, junta uma grana e muitas vezes financia a diferença, e depois fica com o rendimento comprometido. Aí esquece que tem documentação, seguro, IPVA, revisões, combustível, que um dia vai ter que trocar uma bateria, pneus, etc e então descobre que não pode manter uma caminhonete.
Eu vejo gente comprar Frontier e depois não conseguir dar a manutenção necessária. Dá um defeito numa EGR e em vez de comprar uma nova, já leva no mecânico sabidão da esquina que vai eliminar a peça, e tome remendo no carro. Depois compra pneus chineses baratos, elimina o DPF, bota filtros baratos, coloca diesel ruim e vamos em frente até a caminhonete começar a dar problemas e então dizer que ela não presta.
Eu vi ontem no grupo o cara que carrega mais de 1.200kg numa Frontier e se não me engano a dele está com 150.000km e nunca deu problema, mas com revisões em dia e bem feitas.

O mercado de caminhonetes é uma ilusão. O pessoal acha que é americano, que as condições aqui são as mesmas da Europa ou Estados Unidos. Compram caminhonete pelo nome, pela potência, pela aparência, mas ignoram muitos detalhes.
Muitos falam em desvalorização, mas aí pagam mais caro na que ele acha que valoriza mais, IPVA e emplacamento mais caros, gastam 40.000 de seguro enquanto na Frontier não chega a 7.000, pagam revisões mais caras e por aí vai. Depois na hora de vender fazem o cálculo errado e se iludem com uma desvalorização baixa que não é real.
Tudo errado.

E é por aí mesmo, nem recall fazem. E no final o próximo comprador é quem vai sofrer.
Muito boas as dicas do Edumar. Eu também não compro carro usado se as revisões não estiverem todas carimbadas, feitas rigorosamente nos prazos e kms certos e por concessionárias. Ainda assim é arriscado, mas o risco é menor e se acontecer algo o fabricante é responsável e tenta resolver.
Interessante esta questão de peças. Sempre me perguntei porque bateria num carro novo dura até 4 anos, e compradas no mercado as vezes não chegam a durar um ano, mesmo sendo da mesma marca. Pneus é a mesma coisa, os originais duram bem mais do que os comprados no mercado depois, imagino as demais peças.
E não adianta dizer que o carro usado tem mais folgas que gastam mais os pneus porque isso não é verdade.

Eu acho que você tem que ter o que pode manter, ou é melhor comprar uma mais barata e deixar uma folga financeira pra cuidar bem dela depois.

Bigsd
16/01/2023, 11:27
Vamos lá pessoal!! Cadê todo mundo? De férias ainda. Vamos animar o tópico.
Estou sabendo que tem gente com aventuras para contar aí :mrgreen:

Bigsd
17/01/2023, 16:44
Mantendo o tópico vivo enquanto os bonitinhos não voltam de suas longas férias, e sei que teve alguém que voltou hoje, não é Cirão? :mrgreen:


NISSAN FRONTIER PLATINUM: picape se destaca pelo motor biturbo e suspensão traseira bem acertada
"É a picape que mais reúne qualidades hoje do mercado"


https://youtu.be/xyxA2lguEts

Toyota Hilux - Nissan Frontier ¿Cuál deberías Comprar?
Aviso de Spoiler: A melhor foi escolhida. Desculpem antecipar o final. :mrgreen:

https://youtu.be/ts_MykkjfXE

Ciro Alencar
18/01/2023, 10:17
Bom dia, meus queridos amigos!!!
Ainda em tempo... desejo um feliz 2023 a todos.

Meu querido amigo Bigsd, na verdade eu retornei do sítio na última segunda-feira, onde emendei um viagem que fiz antes, mas voltei um pouco sobrecarregado com algumas pendências e estou colocando tudo em dia.
Parabéns por manter o tópico atualizado com novidades e pela dedicação.

Logo que possível eu retorno com mais tempo e com algumas novidades. Me aguarde. Ainda estou com algumas coisas para resolver e em seguida me atualizo nos 500 fóruns dos quais participo... kkkkk....

Um grande abraço a todos os amigos.

Bigsd
18/01/2023, 17:43
Grande Cirão, finalmente saiu da toca hein?
Você não instalou o PC no sítio ainda? Há um ano você disse que estava quase pronto :mrgreen:

Como foram as aventuras com as novas Frontier no chão de barro do sítio. Choveu muito lá, não choveu?
Ou não saiu de casa para não sujá-las? :mrgreen: Já descobriu onde liga a tração 4x4 delas? :mrgreen:

Ciro Alencar
19/01/2023, 11:01
Bom dia, meus queridos amigos!!!

Meu querido Bigsd... kkkkkk.....
Sim, o escritório do sítio está pronto há algum tempo, mas confesso que não uso e nem tenho paciência. Só mesmo para emergências profissionais.

Lá no sítio a dinâmica é um pouco diferente, e fico praticamente o dia todo envolvido com outras coisas mais externas. À noite reunimos a família, amigos, e muitas vezes jantamos fora. Também durmo mais cedo lá, não fico até muito tarde disponível.
Mas quando eu me mudar definitivamente pra lá, se isso acontecer, aí me organizo de outro jeito para participar mais dos fóruns.
Mas, não sei, acho que a minha vida pode sofrer outra mudança dependendo de como algumas coisas vão andar, e talvez eu vá morar no exterior.

Mantenho a empresa mais para o meu filho, que faz um trabalho excelente lá, mas sei que não é o que ele queria. Ele tem oportunidade de trabalhar com um amigo dele na Europa, e a formação dele é muito favorável pra isso. A noiva dele também gostaria de morar fora, e também tem uma formação profissional interessante para se dar bem fora.
Eu mesmo não tenho mais tanto interesse na empresa, e tenho propriedades fora. No passado eu tinha intenções de mudar para o exterior um dia, essa vontade passou com o tempo, mas diante de alguns fatos novos a minha vontade de ficar nesse país cada vez é menor. Muitos amigos estão encerrando as atividades aqui e se mudando, e tentando me incentivar a fazer o mesmo.
Vamos ver.

Meu querido amigo, a Frontier chama a atenção lá na região. Impressionante como a cada momento aparece alguém perguntando delas, e vou te falar... elas fizeram mesmo bonito nesses dias de chuva. Muitas caminhonetes 4x4 não andaram junto não, passaram vergonha.
Atravessando a cidade tem uma fábrica de blocos cerâmicos que fica num morro, e eu precisava passar lá para acertar umas compras. Por conta das chuvas, mal o caminhão da empresa conseguia subir. No dia em que fui, tinham duas caminhonetes 4x4, as "queridinhas" do mercado que não conseguiram subir e ficaram paradas numa área próxima, e outra tentando subir sem sucesso. Eu coloquei o 4x4 por precaução (sim eu achei o botão kkkkkk.....), e ela subiu sem a menor cerimônia. Quando eu cheguei lá em cima o pessoal ficou olhando pra ela e perguntando como eu consegui subir... kkkkkk..... claro que teve muita habilidade do piloto... kkkk....
Meu filho qualquer coisa já aciona a tração, eu faço muita coisa sem o 4x4, raramente ligo.

Mas, depois com mais tempo eu conto em detalhes algumas novidades.

Abraços.

Samuel Dias
19/01/2023, 14:39
Eu como sou pobre já tinha voltado antes :lol:

Bem vindo de volta Ciro.

Cômicos mesmo estão os comentários dos vídeos de caminhonetes do youtube. Eu tinha parado de ler porque só saiam brigas, aliás os comentários despencaram muito, poucos participam atualmente. Mas hoje está até engraçado de ver, tem umas figuras cômicas. Tem quem entra nos vídeos de Ranger e fala bem da S10, o mesmo cara entra nos da S10 e fala bem da Ranger, depois fala mal de todas e elogia uma Strada que tem :lol: É um verdadeiro show do Bozo (me refiro ao artista palhaço). Ninguém dá atenção mais para esses caras, mas isso acaba empobrecendo as discussões pela falta de maturidade deste visitantes.
Alguns vídeos nem permitem mais comentários.
Por isso é importante valorizar os sites sérios e fóruns como este. Até grupos de whatsapp estão chatos demais.

Pessoal que já comprou a Frontier 2023, o que está achando dela? Estão achando muito melhor? Problemas? Virtudes? Como está o consumo? Dizem que ficou mais econômica. O que estão achando dos modos de condução? Muita diferença com o modo Sport? No modo Padrão ficou mais econômica? Parece que mexeram na suspensão e nos freios também, continua boa a estabilidade e a frenagem?

LoucoPoeta
19/01/2023, 17:02
Pessoal que já comprou a Frontier 2023, o que está achando dela? Estão achando muito melhor? Problemas? Virtudes? Como está o consumo? Dizem que ficou mais econômica. O que estão achando dos modos de condução? Muita diferença com o modo Sport? No modo Padrão ficou mais econômica? Parece que mexeram na suspensão e nos freios também, continua boa a estabilidade e a frenagem?
Boa tarde, com 60 dias passei dos 10.000 km, vou responder pergunta por pergunta. Comparação Frontier LE 21 vendida com 60.000 km.

o que está achando dela? A 23 está mais firme, mais estável e mais segura e mais silenciosa e o câmbio que quase não tinha trancos agora não existem!

Estão achando muito melhor?
Bem melhor!

Problemas?
Nenhum.

Virtudes?
Aperfeiçoamento comparada a anterior!

Como está o consumo?
O consumo parece que está melhor, na 21 antes de amaciar fazia 9/10 km/l essa está fazendo 10/11km/l. Depois dos 30.000 km darei outra opinião! A 21 após os 30.000 km ficou acima dos 11 km/l.
O que estão achando dos modos de condução?
Não usei, não posso comentar!
No modo Padrão ficou mais econômica?
Comentário anterior.

Parece que mexeram na suspensão e nos freios também, continua boa a estabilidade e a frenagem?
Eu trafego muito em um mesmo percurso, na 21 não conseguia fazer uma curva apenas com a 23 consigo fazer todas, sem diminuição de velocidade! Na ranger tinha que diminuir em quase todas!

Julio E
19/01/2023, 18:51
A minha e do modelo anterior , 22. Agora esta com 25 mil
E o motor parece estar soltando mais , e mais economica .
Não me arrependi da escolha , e pensar que quase peguei uma Toro diesel , que agora esta aparecendo um monte de problema com a correia dentada trocada com 20 mil km . Pode ser falha de projeto ou material com qualidade abaixo da desejada ...

Carro japones pode não ter a mesma dirigibilidade de um alemão mas requer menos manutenção e e mais confiavel...

xibiu!!!
21/01/2023, 09:17
Nissan exportara picape Frontier para novos mercados na America Latina que exigem regulamentacao de emissoes Euro6 (https://brazil.nissannews.com/pt-BR/releases/release-f23e29eaa589c4e3c450fc49b8047d23-nissan-exportara-picape-frontier-para-novos-mercados-na-america-latina-que-exigem-regulamentacao-de-emissoes-euro6)

580115

Bigsd
24/01/2023, 12:30
Cirão, sou obrigado a concordar com você apesar de alguns acharem que você exagera um pouco, mas você tem razão quando faz certas críticas.
Ontem eu li na Auto Segredos que a Volks estava convocando proprietários de Up! 2014 a 2017 para recall dos airbags assassinos. Eu não acreditei e fui conferir no próprio site da VW, e não era verdade mesmo??
Impressionante que uma coisa tão séria ocorrida lá em 2013/14 só agora a VW chega a conclusão que isso é necessário. E ainda informa que não tem conhecimento de qualquer ocorrência até o momento.
É o que você diz sobre o desrespeito ao consumidor, quase 10 anos para um recall tão sério, fora picape que capota e a fábrica nunca se pronunciou sobre isso (mas o consumidor compra à vontade)... e por aí vamos.
Eu estava vendo os novos lançamentos de picapes para este ano, muitas só mudando a cara, e o povo elogia... Nada de suspensão multilink, motores modernos, controles de estabilidade que realmente funcionam, tudo mais do mesmo... e o mercado delira com os "novos lançamentos". Lá fora elas já tem multilink, motores modernos etc mas aqui vai ser a sucata deles como sempre.

Olha, vou dizer uma coisa, mesmo quem não faz revisão de suas picapes em concessionárias, passem por lá pra saber sobre recalls. Mantenha elas atualizadas. Finja que se preocupam com a vida da sua família.
A Frontier anterior também teve recall desse airbags, mas fizeram uma grande campanha, e quem passava pelas concessionárias já saía de lá com data programada para troca.
Isso não é uma escolha, é uma obrigação. Pense no próximo que comprar o seu carro.

Bigsd
24/01/2023, 12:34
Nissan exportara picape Frontier para novos mercados na America Latina que exigem regulamentacao de emissoes Euro6 (https://brazil.nissannews.com/pt-BR/releases/release-f23e29eaa589c4e3c450fc49b8047d23-nissan-exportara-picape-frontier-para-novos-mercados-na-america-latina-que-exigem-regulamentacao-de-emissoes-euro6)

580115

Obrigado por compartilhar :concordo:
Ela vai atender os países latinos, que antes recebiam unidades de outras fábricas, e também deve atender o mercado europeu.
A nossa é a mais atualizada, sabiam? A mais completa do mundo. Todas as Frontier lá de fora faltam uma ou outra coisa, e não tem itens tão atualizados como o multilink que veio na Argentina em 2019 e só chegou lá fora no ano passado.

Bigsd
24/01/2023, 12:35
Bom dia, meus queridos amigos!!!

Meu querido Bigsd... kkkkkk.....
Sim, o escritório do sítio está pronto há algum tempo, mas confesso que não uso e nem tenho paciência. Só mesmo para emergências profissionais.

Opa! Nos conte as aventuras depois, e põe esse PC do sítio pra funcionar homem!!! :lol:

Bigsd
24/01/2023, 12:43
Cômicos mesmo estão os comentários dos vídeos de caminhonetes do youtube. Eu tinha parado de ler porque só saiam brigas, aliás os comentários despencaram muito, poucos participam atualmente. Mas hoje está até engraçado de ver, tem umas figuras cômicas. Tem quem entra nos vídeos de Ranger e fala bem da S10, o mesmo cara entra nos da S10 e fala bem da Ranger, depois fala mal de todas e elogia uma Strada que tem :lol: É um verdadeiro show do Bozo (me refiro ao artista palhaço). Ninguém dá atenção mais para esses caras, mas isso acaba empobrecendo as discussões pela falta de maturidade deste visitantes.
Alguns vídeos nem permitem mais comentários.
Por isso é importante valorizar os sites sérios e fóruns como este. Até grupos de whatsapp estão chatos demais.

Pessoal está desanimando do YouTube, mas dá pra perceber quando o cara está com palhaçada ou outras intenções menos óbvias.
Eu só vejo os vídeos hoje, não leio mais os comentários. É só bagunça quando não escorrega tudo pra política. Povo tá muito perturbado hoje. Concordo, temos que valorizar o fórum, o site do Edu e outros igualmente sérios.
Até o fórum teve uma diminuição de participações. Aqui os tópicos mais animados continuam sendo esse e o da Mitsubishi. Mas, eu acredito na volta do crescimento dos fóruns. No YouTube não dá pra conversar mais, whatsapp não deixa histórico para quem busca uma consulta, e até alguns sites que não são bem controlados viram bagunça nos comentários.
Eu sempre que posso divulgo este fórum, o site do Edu, o Nissan Club e outros.

Ciro Alencar
25/01/2023, 12:16
Opa! Nos conte as aventuras depois, e põe esse PC do sítio pra funcionar homem!!! :lol:

kkkk......Em breve contarei algumas coisas, mas posso adiantar que mais uma vez fiz a escolha certa, a Frontier continua evoluindo.

Bom dia, meus queridos amigos!!!

É meu amigo Bigsd, e o pior de tudo é o sujeito saber do recall e não fazer. Saber que um modelo capota e comprar. Saber que a fábrica está abandonando o país e investir num modelo dela... e por aí vai... se o consumidor não amadurecer, vamos continuar como você disse.... sempre com mais do mesmo... nem sei como a Nissan ousou trazer tanta tecnologia para um mercado que acha falta de estabilidade é coisa normal de caminhonete, que ainda acha que suspensão multilink não combina com caminhonete, que acha que bancos confortáveis são frescuras e que nossa coluna aguenta o tranco, que acha que freio a disco nas quatro rodas é bobagem, e por aí vai... tudo isso são tecnologias mais caras, e eu continuo achando que a Frontier, pelo que oferece, deveria custar mais caro. Claro que sei que isso diminuiria as vendas porque o consumidor não entende e não paga mais caro pelas qualidades dela, mas tenho certeza que muita gente pagaria, até porque algumas concorrentes são até mais caras de manter apesar da ilusão de que desvalorizam menos.

Respondendo ao nosso querido amigo Samuel... o modelo 2023 evoluiu sim, não só em coisas como freio a disco nas quatro rodas, controle elétrico da válvula da turbina (muito mais esperta), incremento de segurança, ajuste da suspensão, mas tudo de um modo geral evoluiu.
Apesar de eu gostar de uma aparência menos "caminhãozinho" e mais tipo a L200, estou até me simpatizando com a nova frente... kkkkkk..... mas a frente antiga já estava perfeita pra mim, bem longe destas "bocas enormes" desengonçadas que estão em algumas concorrentes. Tirando isso que é uma questão apenas de gosto pessoal, gostei muito das mudanças, e acho que vale a pena sim a atualização, até porque o mercado não deve oferecer nada melhor nas atualizações que vão fazer. Não sei algumas opções novas que vão chegar por aí e merecem uma atenção, mas do que se tem hoje e do que virá de mudanças, a Frontier vai continuar reinando sozinha nas vantagens que oferece. Vai lá, meu amigo, encara a 2023 e seja feliz... kkkkk..... a vida é curta, pense menos no dinheiro e mais na sua qualidade de vida, conforto e segurança.

Ainda estou bem ocupado aqui com o retorno de uma longa ausência da empresa, mas estarei participando sempre que possível.

Abraço a todos os amigos.

Mattana
26/01/2023, 10:27
Bom dia senhores, desejo um próspero 23 a todos.

Muito tempo que eu não postava atualizações sobre a picape, hoje resolvi fazer alguns comentários, para análise e troca de experiências.

Estou com ela a 16 meses, vou fechar meros 10.000km agora, tenho andado pouco, mas como já relatado outras vezes, geralmente um rodar intenso...rs

Antes de fazer relato gostaria de relembrar que, trabalho a mais de 20 anos no ramo de automóveis, logo, já tive picape das principais marcas, e se não tive, já rodei com elas, então conheço um pouco do assunto para falar.

Em qualidades a picape soma vários aspectos que se sobressaem as demais, realmente pontos como a suspensão e a tecnologia de segurança ativa e passiva é diferenciada, controles de estabilidade e tração, tornam ela, na minha opinião, a mais segura do segmento, até o momento.

Então prefiro relatar o que não gostei, que são poucas coisas, comparado a todo o resto que é bom.

Relação a potência, acho ela muito manca em baixas rotações, sendo necessário subir o giro acima de 3.500 e atingir 65/70 km/h para sentir uma resposta adequada, adequada pra mim, diga-se.

O freio na 22 pelo menos, a minha, acho muito barulhento, grita tambor e disco, na cc me relataram que os materiais hoje fazem mais ruídos e etc, verdade, pois eu já sabia, mas a marcas que na atualidade não apresentam o mesmo problema, então creio que seja um problema com o fornecedor dos componentes em si.

No modo manual, em reduções, ela é lenta para acoplar, notei que após amaciada melhorou um pouco, mas ainda continua devagar comparado com outras marcas.

O espaço interno é modesto, pra mim que tenho quase 2m e 130kg, sofro um pouco com espaço interno, mas nada que se compare a uma L200 Triton da geração atual que eu nem consigo entrar dentro...rs

O Pintura dos estribos, que parece uma epóxi em cima do alumínio é ruim, se pisar com areia ou barro, risca e sai a tinta, revestimento plástico como nas demais já estaria ótimo, no novo modelo, olhei e andei, mas agora não lembro se corrigiram esse detalhe.

Aqui não é um problema do carro, isto já está meio que generalizado em outros modelos, e vem do processador da central multimídia, eu busquei instalar uma para ter o GPS OFFline que na attack não vem, instalamos 3, rodei e testei ao longo dos meses e todas apresentaram algum tipo de incompatibilidade no funcionamento do GPS com a Can Bus, logo, hora funcionava, hora não, perdia rota e não recalculava, perdia voz e assim por diante. Já tive este problema com duas picapes que tive antes desta, é um saco, mas vou ter que me contentar com a central original e apple carplay.

E acho que no mais é isso.

Vou ficar com a minha dentro do período da garantia, creio que até 2025, lá teremos um cenário interessante, possivelmente todas as picapes estarão com novas gerações, inclusive a Frontier, que creio eu, será como o modelo americano.

No mais é isso meus amigos.

Gde abraço.

Mauro-sp
26/01/2023, 14:00
Fala pessoal.
Fiquei um pouco escondido por aqui mas já estou voltando com uma dúvida pra vocês, já folgando aqui :mrgreen:
Viram que saí do whatsapp né, mas não vou comentar as razões aqui :mrgreen:
Uma pergunta pra vocês, alguém já instalou amortecedor na tampa traserira da caçamba? minha esposa sempre que vai ao mercado reclama do peso da tampa quando vai fechar. Funciona bem? Qual a melhor marca?
Valeu :concordo:

Fabio Querino
26/01/2023, 16:57
Boa tarde nobres amigos, 2023 está começando e estou com uma boa perspectiva pra bruta.

Comprei o guincho da Dandaro de 12 mil libras ano passado, já acabei de comprar um snorkel da OGZ e estou negociando os para-choques de ferro com a MAX Offroad.

Fui pai recente e tinha diminuído o ritmo de viagens e trilhas, mas a bebê já está crescendo e agora vou retomar.

Lembrando, a minha é uma 2019, versão Attack, 85 mil km rodados, calculei por cima sendo 40 mil km em expedições pelo Brasil, enfrentei a BR 319 três vezes, Transamazônica, Transuruará-PA, dunas e trilhas com frequência.

Considero uma boa picape, gosto do conforto, reconheço que falta força nas baixas rotações, mas o carro sempre se sai bem nas trilhas.

Problemas até hoje: o velho vazamento do mangote; troquei o alternador (barro da 319); motor de partida(lama de uma trilha aqui perto de casa); polia do virabrequim ( aparentemente desgaste normal); troquei as correias do alternador e do compressor e só.

Os amortecedores ainda são originais, pastilhas de freio estou usando a ferodo de cerâmica e estão durando bem, mais de 30 mil km.

No mais é isso, provavelmente com as mudanças que irei fazer a brincadeira fique mais séria e vamos ver até onde o carro aguenta, kkkk, estamos por aqui 💪🚜😎

Frontier Attack 2019, 3 anos de uso "adequado" ??? - YouTube (https://youtu.be/vvOYRR86Bng)

Pra quem nunca viu a minha Frontier em ação, tá aí uma amostra.

Edumar
27/01/2023, 08:19
Grande Fábio !!!! Saudades de você, meu caro.
Fico feliz em saber que está tudo bem com você.

Você é a nossa referência de colocar a bruta para "moer" em trilhas pesadas :mrgreen:. Bom saber que ela tem aguentado bem estes desafios.
Eu gosto de acompanhar essas aventuras fora de estrada, e acho muito mais coisas interessantes lá fora do que aqui. O pessoal do off road anda meio desanimado por aqui.
Aqui na minha região tem um grupo antigo que se reúne para fazer algumas trilhas, já tive vontade de ir, mas acho que é um pouco demais para o meu gosto :mrgreen:. Eu queria algo mais leve, eles preferem algo mais "pesado".
Outro dia parei no posto aqui da cidade para abastecer e tinham três colegas que fazem parte desse grupo, e vieram ver de perto as mudanças feitas na Frontier.
Um deles me perguntou: "O que a Nissan fez com essa caminhonete? A gente volta com os Trollers destruídos, e o pessoal que botou essa picape gourmet nas trilhas volta com elas dando risadas" :lol:
Já comentei algumas vezes aqui que acho que o grande mérito da Nissan foi ter feito uma picape versátil, que se sai muito bem no off road, aguenta o trabalho com muita resistência e economia, e ainda tem conforto e segurança para ser usada para passeio. Essa você pode colocar a família sem medo que ela não capota fácil, tem uma estabilidade incomparável e não pula feito carroça.

Parabéns pelas aventuras. Espero te ver em novos desafios em breve.

Edumar
27/01/2023, 08:39
Uma pergunta pra vocês, alguém já instalou amortecedor na tampa traserira da caçamba? minha esposa sempre que vai ao mercado reclama do peso da tampa quando vai fechar. Funciona bem? Qual a melhor marca?
Valeu :concordo:

Mauro, vou te dar a minha opinião.
Para a finalidade que você quer, pode esquecer os amortecedores. Como o próprio nome diz, eles só amortecem,e na descida. Para mim foi uma perfumaria que andaram colocando em algumas caminhonetes e que não faz muito sentido. A sua esposa vai continuar reclamando do peso da tampa para fechar, e o amortecedor só piora mais um pouco.
Ele só serve para não deixar a tampa descer com tudo e bater embaixo. Mas, isso não é problema, ela foi projetada para isso, até para subir sobre ela com peso. Para alívio pra fechar, que é o que mais importa, os amortecedores não servem pra nada (e até pioram).
O melhor sistema foi desenvolvido pela Nissan no modelo 2023, e usa o mesmo conceito usado em elevadores, portões elétricos, etc., de colocar força oposta ao esforço, mas em vez de peso contrário (como é feito na Saveiro descentralizando os pontos de fixação da tampa), ela utiliza um sistema de hastes com efeito mola. O resultado é que você abaixa ou levanta a tampa usando somente um dedo, e a tampa é pesada, não são estas tampas finas que estão usando agora nas concorrentes para reduzir o peso, que você apoia um tubo de PVC de 3/4 e a tampa entorta :lol:. O esforço para movimentar a tampa é bem pequeno, se você soltar de uma vez, ele ainda bate embaixo, mas muito pouco, você controla isso facilmente sem qualquer esforço. Mas, como eu já disse, descer não é o problema.
Este sistema funciona muito bem. Vou gravar um vídeo depois de como ele funciona.
Não sei se é possível comprar isso avulso e instalar nos modelos anteriores, acredito que diretamente isso não seja possível, mas não tenho certeza. Tenho um amigo que fotografou o sistema da minha e disse que vai tentar fazer numa S10 que ele tem, e se funcionar vai tentar lançar esse produto no mercado.
Vou fotografar o sistema depois e você vê se alguém consegue fazer essa adaptação. Até agora é o único que vi que realmente alivia o peso ao fechar.

Edumar
27/01/2023, 08:45
Obrigado por compartilhar :concordo:
Ela vai atender os países latinos, que antes recebiam unidades de outras fábricas, e também deve atender o mercado europeu.
A nossa é a mais atualizada, sabiam? A mais completa do mundo. Todas as Frontier lá de fora faltam uma ou outra coisa, e não tem itens tão atualizados como o multilink que veio na Argentina em 2019 e só chegou lá fora no ano passado.

A nossa é a mais atualizada e completa sim. Mesmo a americana só recebeu o nome Frontier, mas foi feita dentro do conceito americano de caminhonetes que não tem muito a ver com a realidade do resto do mundo. Lá até a plataforma é da antiga.
A Nissan tem caprichado muito para o nosso mercado, e com certeza será o modelo que vai atender os demais mercados mais exigentes. Em alguns lugares mais "atrasados" ela nem é oferecida com suspensão multilink, ainda é o sistema de feixe de molas que tem um custo bem menor. O mesmo ocorre com os freios a disco nas quatro rodas, tetos solar, multimídia atualizado, etc... recursos técnicos e mimos que só temos aqui na nossa Frontier.

Fabio Querino
27/01/2023, 09:04
[QUOTE=Edumar;2553155] Sempre estamos por aqui, nesse final de ano viajei pra Paraíba pra visitar a família e apresentar minha filha prós meus pais, avôs... E como fui de avião a bruta ficou descansando.

Um deles me perguntou: "O que a Nissan fez com essa caminhonete? A gente volta com os Trollers destruídos, e o pessoal que botou essa picape gourmet nas trilhas volta com elas dando risadas" :lol:

Aqui você uma verdade, aqui em Roraima tem o Jipe Club e o grupo deles tava morto, mal andavam, carro quebrados e a gente das picapes começou a entrar pra dentro dos Matos e fazer trilha e os carros aguentando, aí os caras se renderam. Agora só andam junto, se der merda as picapes dão um suporte kkk

Agora oh carro pra dar oficina é o troller, desisti de ter um faz tempo kkkkk

De resto só aguardando chegar as peças que vou alterar bruta pra apresentar pra vocês 💪

Edumar
27/01/2023, 09:48
Pessoal que já comprou a Frontier 2023, o que está achando dela? Estão achando muito melhor? Problemas? Virtudes? Como está o consumo? Dizem que ficou mais econômica. O que estão achando dos modos de condução? Muita diferença com o modo Sport? No modo Padrão ficou mais econômica? Parece que mexeram na suspensão e nos freios também, continua boa a estabilidade e a frenagem?

Samuel, eu acho que já deixei algumas impressões aqui. A minha está hoje com 14.000km, então acho que já tive tempo de perceber algumas principais mudanças.
A Nissan continua aprimorando a Frontier, mesmo já estando a frente da concorrência em termos gerais.
Ela não tem aumentado artificialmente a potência e mudado aparência sem melhorias de fato como tem feito a concorrência. As mudanças técnicas são sempre atualizações interessantes, independente da aparência externa, vimos isso na mudança do modelo mexicano para o argentino onde ela fez muitas melhorias técnicas silenciosas.

Tirando esses detalhes de alívio de esforço da tampa traseira, tomada de 12v na caçamba, e outros de menor importância tecnológica, o conjunto mecânico mudou para melhor.
Ela está mais firme, com uma calibragem de suspensão ainda melhor, e isso sem alterar o conforto típico dela e ainda mantendo a sua estabilidade exemplar. Tive um exemplo recente voltando pela rodovia Anhanguera, onde eu mantinha a mesma velocidade de uma Hilux, pista molhada mas já tinha parado de chover, e na curva vi a Hilux perder o controle e ir para o canteiro central, quase capotando. A minha Frontier fez a curva com tranquilidade, sem necessidade sequer de atuar o controle de estabilidade. Detalhe: era uma Hilux nova, ou seja, a Toyota continua devendo uma solução para o velho problema de estabilidade do modelo.
Não é a primeira vez que vejo situação semelhante, já comentei outro fato aqui e já vi inúmeros acidentes. Acho que até uma ação legal seria necessária neste caso, o fabricante não pode continuar se omitindo como se o problema não existisse, essa que vi da última vez estava com toda a família dentro do carro, com crianças.
Parece que lá fora estão tentando aumentar a distância entre rodas para tentar minimizar esse problema, pelo que vi numa reportagem recente. Na minha opinião é apenas mais um remendo que não trará nenhum resultado prático.
Está na hora de modernizar o modelo, não ficar fazendo remendos e apenas enfeitando a "cara" dela. Lá fora Ranger Raptor, Toyota Tundra e muitos outros fabricantes com caminhonetes peso pesadas estão adotando a suspensão multilink, mas aqui o mercado compra qualquer coisa, então porque melhorar? Até apelidos já deram, todos riem de tudo. É o país das hienas.
Sem uma suspensão mais atualizada, o controle de estabilidade não serve pra nada, é só ilusão e instrumento de marketing.
Nesse ponto de estabilidade, a Frontier 2023 continua exemplar.

O motor ficou mais econômico, com medições reais e precisas eu confirmei isso. Faço 1 km ou 1,5 km a mais com um litro de diesel no meu percurso e na minha forma de condução. Isso é muito bom. Já achava ela muito econômica. Comparando com dois amigos que dirigem percursos semelhantes com velocidades parecidas, a minha tem feito 11,5 km/l (sem preocupação com economia), uma Ranger de um amigo tem feito de 8 a 9km/l, e uma Hilux no máximo 9 km/l (o dono é um pouco mais "cuidadoso" do que eu. O interessante é que se você pisar mais forte, ela ainda faz bons números, enquanto as outras despencam para até 6 km/l.
Então a 2023 ficou mais econômica. Ponto para o motor bem mais moderno.

Desempenho mudou também. Ela está mais esperta para acelerar, com a turbina agora tendo o fluxo de gases controlado eletronicamente. Tem uma aceleração bem precisa e regular.
Recebeu ainda o modo Sport que sim, faz diferença para quem quer mais desempenho. Ela fica bem mais esperta. Pessoal que testou o modo Off Road disse que ela ganhou também mais força neste uso.
Eu continuo usando o modo Standard. Acho muito mais do que suficiente pra mim. Ela arranca bem, na casa dos 9,5 a 10 segundos no 0 a 100, o que já acho um exagero desnecessário, ganha aceleração rápido e sobra força para o dia a dia. Mas, quem gosta de brincar um pouco, vai apreciar o modo Sport. Mas, não acho que essa seja a proposta de uma caminhonete, e existem opções bem melhores para quem quer um veículo para condução esportiva.
Você vai notar esta diferença no desempenho dela.

Câmbio.... a troca de marchas que já era bem macia, sem trancos, ficou ainda melhor. Mudaram um pouco alguns momentos de troca, acredito que novamente visando mais economia, mas por outro lado, quando pisa forte no acelerador, a troca parece estar mais rápida, e você não sente nem a leve mudança como antes. Gostei bastante.

Direção ficou mais leve, mas sempre foi outra coisa que nunca me incomodou. Gravei até um vídeo com ela parada onde realizo uma manobra com apenas um dedo. Quem achar que a direção é pesada, pode usar dois dedos :mrgreen:

Os freios a disco nas quatro rodas fizeram diferença sim. Talvez alguém ache que ficaram um pouco mais macios, mas na realidade o ganho maior foi na precisão da freagem. Aumentou ainda mais a segurança numa frenagem rápida em alta velocidade, e olha que ela já tinha um comportamento exemplar nessa situação.

Não vou entrar em itens de segurança, conforto, silêncio interno, iluminação, bancos e outros pontos que também foram aprimorados, porque acho que as mudanças mecânicas são mais importantes, sem querer desmerecer o seu pacote de segurança autônoma que funciona de verdade (não é enfeite como em algumas concorrentes) e é o mais moderno atualmente.

Melhorias?
Bom... eu acho que está na hora dessas caminhonetes virem com pneus mais parrudos de fábrica, sempre troco das minhas. Tá certo que muita gente vai preferir o original pelo conforto, mas eu prefiro um pneu mais versátil para uso mais intenso, acho que essa é a proposta de uma caminhonete. Novamente, quem gosta de uma condução mais esportiva, deve procurar outra opção, um bom SUV vai atender melhor.
Acho que poderiam ter mantido o navegador GPS no multimídia, apesar de eu ser fã de navegadores e inclusive moderador de um fórum de GPS, confesso que eu mesmo não usava mais (mesmo porque sempre preferi um Garmin do que o original). Uso hoje o Waze e o Google Maps, que fornecem uma experiência mais completa e precisa com alguns recursos adicionais mais interessantes. Mas acho que podiam ter mantido o navegador, apesar de saber que a grande maioria nem sabe usar e sequer atualiza os mapas.

Defeitos?

Não achei nenhum. Pela sua faixa de preços e proposta, ainda é a minha opção preferida.
Ontem mesmo eu estava tentando convencer a minha esposa a atualizar a dela, mas não tem jeito, ela não abre mão da 2015 dela, acha a minha muito grande e alta.

A 2023 ficou ainda melhor e recomendo o upgrade. Até mesmo a SE que é uma básica da linha está me surpreendendo... de básica não tem nada e é uma excelente opção para qualquer proposta, nada chega perto do que ela oferece hoje. Mesmo a S já é muito boa também.

Edumar
27/01/2023, 09:53
[QUOTE=Edumar;2553155] Sempre estamos por aqui, nesse final de ano viajei pra Paraíba pra visitar a família e apresentar minha filha prós meus pais, avôs... E como fui de avião a bruta ficou descansando.

Um deles me perguntou: "O que a Nissan fez com essa caminhonete? A gente volta com os Trollers destruídos, e o pessoal que botou essa picape gourmet nas trilhas volta com elas dando risadas" :lol:

Aqui você uma verdade, aqui em Roraima tem o Jipe Club e o grupo deles tava morto, mal andavam, carro quebrados e a gente das picapes começou a entrar pra dentro dos Matos e fazer trilha e os carros aguentando, aí os caras se renderam. Agora só andam junto, se der merda as picapes dão um suporte kkk

Agora oh carro pra dar oficina é o troller, desisti de ter um faz tempo kkkkk

De resto só aguardando chegar as peças que vou alterar bruta pra apresentar pra vocês 💪

Opa!!! o Fábio está participativo... :D
Acabei de enviar uma postagem e já tem uma atualizada sua :lol:

Eu sempre quis ter um Troller, acho um jipão muito interessante mas dizem que realmente dá muitos problemas, principalmente de suspensão e direção, além de panes elétricas constantes.
Acho que o pessoal compra porque gosta de mexer na mecânica. Eu também gosto, mas hoje não tenho mais paciência nem tempo.
Quero ver esse novo visual da bruta... não vai esquecer da gente :concordo:

Fabio Querino
28/01/2023, 09:47
[QUOTE=Edumar;2553161][QUOTE=Fabio Querino;2553159]

Opa!!! o Fábio está participativo... :D
Acabei de enviar uma postagem e já tem uma atualizada sua :lol:

Eu sempre quis ter um Troller, acho um jipão muito interessante mas dizem que realmente dá muitos problemas, principalmente de suspensão e direção, além de panes elétricas constantes.


Bom dia amigos e bom final de semana a todos, o troller tem uma carcaça boa, realmente aguenta pancada, isso dá coragem prós donos, é metem o carro sem pena kkk aí quando quebra, e sempre quebra, os donos vão desanimando, kkkk

No jipe club tem vários que raramente andam hoje dia, manutenção cara desanima.

Quando eu vou, não abuso, tem situações extremas, que já dá pra ver que o nosso carro não aguenta, então eu desvio ou encosto o carro e fico assistindo os mais preparados e a gente e a conversa vai fluindo.

De resto é isso, estamos por aqui e vou atualizando vocês das mudanças na bruta 💪🚜

LoucoPoeta
31/01/2023, 16:46
Nova Nissan Frontier devera lancada em 2024, adianta site (https://motor1.uol.com.br/news/644439/nissan-frontier-picape-2024-site/amp/)

Bigsd
01/02/2023, 11:04
Nova Nissan Frontier devera lancada em 2024, adianta site (https://motor1.uol.com.br/news/644439/nissan-frontier-picape-2024-site/amp/)

Obrigado por compartilhar.
Então, só um site anunciou e a fonte é bastante fraca. Mas se for verdade vai ser bem interessante, vai sair como ela mesma, e bae da nova L200 e da Alaskan. As 3 ficarão bem parecidas. Só espero que venha com um desenho mais legal que a americana, acho a nossa mais bonita. A Mitsubishi está com um design muito bonito da L200 e acho que isso pode influenciar muito.

Bigsd
01/02/2023, 11:07
E finalmente o AutoPapo Furado reconheceu a suspensão multilink da Frontier. A Quatro-Rodas já tinha se retratado do engano, o AutoPapo não se retrata, mas está se corrigindo agora.
Mais um vídeo de muitos elogios para a Frontier.

Nissan Frontier XE saiba em que ela detona a Hilux

https://www.youtube.com/watch?v=nllkPepx6jw

Bigsd
01/02/2023, 11:15
Outro vídeo bacana, repetitivo, mas bem completo.


https://www.youtube.com/watch?v=ZTp5vg7VRcs

Bigsd
01/02/2023, 11:15
Teste: Nissan Frontier Pro-4X vale o investimento de quase R$ 330 mil? (https://garagem360.com.br/teste-nissan-frontier-pro-4x-vale-investimento/)

xibiu!!!
02/02/2023, 17:46
Teste: Andamos na versão Attack da nova Nissan Frontier 2023 (https://www.dm.com.br/dm-autos/teste-andamos-na-versao-attack-da-nova-nissan-frontier-2023-118329)

580158

sm4rco
03/02/2023, 09:13
Bigsd, o pessoal anda meio desanimado, tá na hora daquela sua bronca lá no grupo :mrgreen:
Ciro também voltou de viagem de 3 meses de férias, trabalhou dois dias e viajou para novas férias? :mrgreen:

Contribuindo um pouco:

Campinas.com.br - Competente e agressiva, a Nissan Frontier merecia vender mais (https://campinas.com.br/carros/avaliacao/2023/01/competente-e-agressiva-a-nissan-frontier-merecia-vender-mais/)

"os freios a disco ventilado na dianteira e sólido na traseira"

Eu não sabia, eles são ventilados na frente? Já era assim?

sm4rco
03/02/2023, 09:21
Teste: Nissan Frontier Attack é melhor na cidade que as concorrentes

Attention Required! | Cloudflare (https://www.instacarro.com/blog/testes/teste-nissan-frontier-attack/)

"A picape da Nissan tem um visual simplificado, mas agressivo e uma performance mais do que suficiente tanto na cidade quanto no offroad."

"Outro ponto positivo é como a Frontier Attack é “macia” ao rodar na cidade. Ao contrário das concorrentes que saltam como cavalos-brabos, a picape média da Nissan tem comportamento mais manso e não te deixará com o estômago revirado após horas trafegando em vias mal pavimentadas."

"Outro ponto positivo é como a Frontier Attack é “macia” ao rodar na cidade. Ao contrário das concorrentes que saltam como cavalos-brabos, a picape média da Nissan tem comportamento mais manso e não te deixará com o estômago revirado após horas trafegando em vias mal pavimentadas."
Não entendi isso, o forte dela é o desempenho no fora de estrada indo atá em 4x2 onde algumas não passam nem em 4x4.


https://youtu.be/lMBgRDbMY7s