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  • #1
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    Pessoal, vi que alguns de vocês têm o manual de serviço do NGD 3.0. Alguém se habilita a enviá-lo para mim?
    Meu email é emschas@hotmail.com

    Obrigado!

  • #2
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  • #3
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    Oi Imperador!
    Quando tento acessar dá a seguinte mensagem: Esta página da web não está disponível


  • #4
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    Oi Imperador!
    Quando tento acessar dá a seguinte mensagem: Esta página da web não está disponível
    Dê uma olhadinha aí no seu pc, aqui tá normal
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  • #5
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    Para aqueles que tiveram problemas misteriosos que surgiram do nada em suas Rangers, perda de potência, motor sacudindo, modo de segurança, etc., eu informo que passei por este problema cerca de dois meses depois de comprar a minha.

    No ato da compra eu já tinha notado um pequeno vazamento de compressão no 4º bico injetor e o antigo dono (meu tio) disse que nunca quis mexer nesse vazamento porque não estava afetando o funcionamento da caminhonete e era algo quase imperceptível. Não satisfeito com aquele barulhinho eu resolvi depois de dois meses com a Ranger levar ela no mecânico e pedi pra ele trocar a arruela de assentamento do bico injetor, ai começou uma novela... O bico saiu com muita facilidade e sem nenhuma ferramenta especial, mas após a troca da arruela a caminhonete virou uma bosta, ficou fraca, motor sacudindo, modo de segurança, enfim, voltei no mecânico e ele não sabia dizer qual era o problema, eu perguntei se ele havia colocado a arruela correta e ele afirmou que sim.

    Levei a caminhonete num posto autorizado da Bosch e os caras logo de cara condenaram os quatro bicos injetores, eu peitei o mecânico e falei que não ia trocar, que era apenas para colocar na bancada de testes commom rail que eles tinham lá, verificar o spray e a vazão, fazer a limpeza e recolocar no lugar e trocar as quatro arruelas de assentamento, e também zerar o módulo de injeção que estava acusando erro de desbalanceamento do cilindro 2 e 4 e falha no 4º bico injetor. Foi identificado que a arruela que o mecânico colocou era bem mais grossa do que o indicado. Após tudo montado a caminhonete melhorou muito, mas ainda não estava 100% como antes, mas fui embora mesmo assim, entretanto, durante o retorno para casa a caminhonete foi melhorando gradativamente e dois dias depois ela estava 100% novamente, ou seja, o sistema de injeção eletrônica foi fazendo a sua auto-regulagem e as válvulas que também são auto-reguláveis.

    Quando eu pensei que tudo estava resolvido, novamente modo de segurança, fraca, sacudindo, então eu comecei a investigar e já com alguma intimidade com o carro desconfiei que um dos cilindros não estava funcionando e logo que isso era problema eletrônico, fui direto no conector do 4º bico injetor, que foi aquele do início da história, peguei meu jogo de chaves de precisão do 1,99 e fiz um reaperto nos contatos do conector e pronto, problema resolvido e nunca mais, até agora, tive qualquer outro problema.

    Vejam que uma arruela fora da especificação ferrou com tudo e se eu fosse totalmente leigo em mecânica teria gasto uma fortuna. Depois de tudo resolvido o mecânico ganhou um apelido: "Zé Arruela". O cara é honesto, cometeu um erro sem querer, depois eu voltei lá e expliquei tudo pra ele, agora ele sabe a frescura que é esse motor NGD 3.0.

    Pra finalizar, depois deste incidente fiz, eu mesmo, a manutenção completa já relatada em posts anteriores e por precaução comprei o conector do bico injetor no Ebay, num vendedor da Inglaterra, é o mesmo usado em alguns sedãs diesel da Mercedes dos anos 90 e 2000. Se alguém quiser passo o link. Aqui no Brasil vendem somente o chicote completo, que custa mais de mil reais.

    Minha Ranger é essa da assinatura e está com 150.000 km, não solta fumaça, não faz o misterioso barulho da Caixa de Distribuição (correntes e tensionadores), não baixa óleo ou água e chega até 180 km/h (limitação eletrônica). Tinha muita coisa solta vibrando e muitos barulhos foram eliminados quando eu removi todos os acessórios dela, estribos, santo antônio, mata cachorro, engate, faróis de neblina, capota marítima, protetor de caçamba, buzina marítima e sobre-grade dianteira de inox. Ela está nua como veio ao mundo, livre, leve e solta. Depois quando eu terminei a manutenção completa ela ficou ainda mais silenciosa como se fosse zero km.

    Atualmente ela tem somente dois pequenos probleminhas que eu estou investigando ainda, logo vou descobrir o que é e posto aqui, um está no sistema de combustível, após o filtro de combustível e antes da câmara de combustão e o outro está na transmissão, após o volante do motor e antes do diferencial. São áreas complexas de se fazer o diagnóstico, ainda mais pelo fato de estar tudo aparentemente normal, são probleminhas tão pequenos que só o dono muito atento pode perceber.

    Tenho muita coisa sobre teoria, material de estudo e treinamento específico sobre a Ranger NGD 3.0, disponível no endereço abaixo, baixem à vontade.


    4shared folder - MANUAIS-APOSTILAS RANGER


    Abraço
    Rodrigo
    FORD RANGER XLS - CS - 2008/2008 - POWER STROKE 3.0 TURBO DIESEL ELETRONIC

  • #6
    Usuário Avatar de JJUNIOR
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    Rodrigo,

    Depois de longo e penoso período de procura, consegui através do seu post identificar um problema semelhando ao do seu veículo, um fio semi-partido na entrada do conector, isso fazia com o que o problema fosse intermitente.
    Agradeço a excelente qualidade do post que me ajudou bastante.
    Grande abraço,
    Jehovah Junior

  • #7
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    Citação Postado originalmente por JJUNIOR Ver Post
    Rodrigo,

    Depois de longo e penoso período de procura, consegui através do seu post identificar um problema semelhando ao do seu veículo, um fio semi-partido na entrada do conector, isso fazia com o que o problema fosse intermitente.
    Agradeço a excelente qualidade do post que me ajudou bastante.
    Grande abraço,
    Jehovah Junior
    Tive esse mesmo problema, troquei o conector e pronto. Tem que ficar atento pois queriam trocar um monte de coisas no meu carro e isso com apenas 40000km rodados...

  • #8
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    Passa o link do ebay!

    O que seriam esses problemas embaixo da sua?

    Eu tenho até medo do dia que precisar mexer nos bicos.

  • #9
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    é isso passa o endereço do E-bay e a forma como pesquisou o conector, conforme vç escreve aparece diferentes produtos
    PAPA
    Ranger XLS 2005 3.0, 204 cv

  • #10
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    Conectores do bico injetor no ebay

    Aqui está o link para a compra dos conectores do bico injetor, está no ebay da Inglaterra, ebay.co.uk e não no ebay.com.

    MERCEDES E220 CDI DIESEL INJECTOR CONNECTOR / INJECTOR PLUG - BOSCH COMMON RAIL | eBay

    Apesar da Ranger usar a injeção da Siemens os conectores são usados também pela injeção Bosch por alguns sedãs diesel da Mercedes.
    Eu já estou com os conectores em mãos, foram testados e está tudo ok, comprei dois e vão ficar guardados para o caso de necessidade de troca daquele conector que apresentou defeito e foi recuperado.


    Cristiano, os dois probleminhas são:

    1º - Aceleração oscilante entre 1100 e 1500 RPM e somente quando o motor está frio, tanto em ponto morto quanto engatado em qualquer marcha. Em qualquer outra faixa a aceleração é uniforme, sem qualquer oscilação. Conforme o motor vai esquentando o problema vai desaparecendo e após cerda de 20 mim funcionando o problema desaparece. É um problema quase imperceptível. Em ponto morto e marcha lenta o funcionamento é uniforme, aceleração sem oscilações, sem qualquer ruído ou vibração;

    2º - Ruído de frequência sonora média (nem agudo e nem grave) e de baixa amplitude, que aparece somente quando qualquer marcha está engatada e o motor está empurrando a transmissão. Em ponto morto em qualquer faixa de rotação esse ruído não aparece, mesmo com o veículo se movimentando por inércia ou em descidas "soltando na banguela". No início pensei que fosse um ruído normal, mas depois escutei algumas Rangers com baixa quilometragem que não fazem esse ruído. Alguns já me disseram que é desgaste do rolamento do eixo piloto, mas ninguém deu certeza. Os óleos do câmbio e do diferencial foram trocados recentemente de acordo com as especificações do manual e aproveitei para verificar o desgaste na coroa e pinhão e folgas no cardã, está tudo ok. Para quem tiver interesse comprei o óleo do diferencial Trac Loc no site MÃO NA RODA 4x4.


    Abraço
    Rodrigo
    4X4 Brasil Razão: endereço de internet
    FORD RANGER XLS - CS - 2008/2008 - POWER STROKE 3.0 TURBO DIESEL ELETRONIC

  • #11
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    Citação Postado originalmente por Rodrigo Wolpert Ver Post
    Aqui está o link para a compra dos conectores do bico injetor, está no ebay da Inglaterra, ebay.co.uk e não no ebay.com.

    MERCEDES E220 CDI DIESEL INJECTOR CONNECTOR / INJECTOR PLUG - BOSCH COMMON RAIL | eBay

    Apesar da Ranger usar a injeção da Siemens os conectores são usados também pela injeção Bosch por alguns sedãs diesel da Mercedes.
    Eu já estou com os conectores em mãos, foram testados e está tudo ok, comprei dois e vão ficar guardados para o caso de necessidade de troca daquele conector que apresentou defeito e foi recuperado.


    Cristiano, os dois probleminhas são:

    1º - Aceleração oscilante entre 1100 e 1500 RPM e somente quando o motor está frio, tanto em ponto morto quanto engatado em qualquer marcha. Em qualquer outra faixa a aceleração é uniforme, sem qualquer oscilação. Conforme o motor vai esquentando o problema vai desaparecendo e após cerda de 20 mim funcionando o problema desaparece. É um problema quase imperceptível. Em ponto morto e marcha lenta o funcionamento é uniforme, aceleração sem oscilações, sem qualquer ruído ou vibração;

    2º - Ruído de frequência sonora média (nem agudo e nem grave) e de baixa amplitude, que aparece somente quando qualquer marcha está engatada e o motor está empurrando a transmissão. Em ponto morto em qualquer faixa de rotação esse ruído não aparece, mesmo com o veículo se movimentando por inércia ou em descidas "soltando na banguela". No início pensei que fosse um ruído normal, mas depois escutei algumas Rangers com baixa quilometragem que não fazem esse ruído. Alguns já me disseram que é desgaste do rolamento do eixo piloto, mas ninguém deu certeza. Os óleos do câmbio e do diferencial foram trocados recentemente de acordo com as especificações do manual e aproveitei para verificar o desgaste na coroa e pinhão e folgas no cardã, está tudo ok. Para quem tiver interesse comprei o óleo do diferencial Trac Loc no site MÃO NA RODA 4x4.


    Abraço
    Rodrigo
    quanto ao 2º problema pode ser cruzeta do cardam.
    a minha também apresentou esse barulho e foi trocado a cruzeta do cardam, junto ao eixo traseiro.
    RANGER XLT 4X4


  • #12
    Usuário Avatar de emschas
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    Rodrigo e Imperador, consegui pegar os manuais de vocês. Muito obrigado pelo compartilhamento, agora tenho um material completo para estudar. Muito bons estes manuais.

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