Powered by vBulletin

L 200 triton-impressoes dessa pkp.

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 710 de 913 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 210610660700701702703704705706707708709710711712713714715716717718719720760810 ... Próximo ÚltimoÚltimo
  • 07/04/2012, 21:24
    euclidesneto
    Teoria x prática. A briga é boa.
  • 07/04/2012, 22:10
    leobnaval
    Citação:

Postado originalmente por Paulista VM Ver Post
    boa a explicação Leo, mas faltou dizer, que traçando a caminhonete numa sitacao em que as rodas tem bastante atrito, como asfalto, ainda mais seco. o que faz com que as rodas dianteiras tenham tração eh a corrente que liga a cx de transferencia ao eixo dianteiro, e como as rodas nao irão deslizar, o que faz a curva que o volante pede eh pura resistencia nas rodas e nesta peça, desgastando-a prematuramente, bem como os pneus... vale lembrar tambem, que quando esta corrente sofre muito estress, ela folga, e nao há reparo, apenas troca!
    eh soh entender que quando TODAS as rodas buscam tração, a tendencia é que o veculo se desloque em linha reta, imagina a força que existe nas rodas dianteiras quando se vira o volante para fazer uma curva, onde não existe deslizamento das rodas, tudo eh forçado, do diferencial, aos pneus...eh por esta logica simples, sem coeficientes de atrito, que eu nao acredito que seja prudente fazer uso do 4x4 numa situaçao onde existe aderencia suficiente... e o Marcelo está certo, existe uma pagina no manual sobre isto...

Sim concordo com tudo isso por isso até citei em minha resposta que não recomendo o uso de tração 4x4 no asfalto, seja a condição que for, no asfalto molhado a coisa já favorece um pouco mais o uso da tração, porém o usuário tem que saber as situações que pode usar e que não pode, por isso prefiro não recomendar o uso seja asfalto seco ou molhado.

Citação:

Postado originalmente por Paulista VM Ver Post
    quanto aos famosos 100km/h acho que eh apenas para o caso de uma transposição que exija o 4x4 após um trecho onde se consegue velocidade, e não há tempo para diminuir muito a velocidade, tipo quando você é pego de surpresa mesmo, apenas tem a possibilidade de usar este recurso, pois qual a necessidade de tração, se em 4x2 voce consegue trafegar a 90, 100 km/h???

Nesse ponto discordo totalmente, a tração pode e deve ser usada até mesmo a velocidades superiores a 100km/h, vide os longos trechos de terra (simplesmente estradas não asfaltadas) que pode se trafegar nestas velocidades.
    Além do que o ganho de tração, segurança, estabilidade fora do asfalto com a tração 4x4 é muito grande, independente da velocidade.
    E em todas as provas de rally de velocidade é tração 4x4 o tempo todo e pé no porão, a média de velocidade fica acima dos 100km/h em provas de alta. Sem nenhum prejuizo a tração devido a velocidade e nem teria porque. E pode apostar sem 4x4 não seria nem possível realizar tais provas, além do tempo que seria muito pior quando consegui-se andar em 4x2 (velocidade muito menor de um veículo 4x2 comparado a um 4x4).
    Visto que em solo de baixo atrito se todos os componentes estão numa velocidade a têndencia é manter ela, ou seja todas as rodas estarão nesta velocidade, se você estiver em 4x4 é apenas uma segurança a mais caso as rodas diant. patinem a tração está lá tracionando elas.

Citação:

Postado originalmente por Walter L. L. Casitta Ver Post
    A teoria pode até estar correta, mas na verdade o atrito é sempre menor quanto maior for a velocidade pelo tempo menor que o pneu fica em contato com o solo. Alem disso o piso irregular como na maioria das estradas e principalmente o da subida da serra de Petrópolis o atrito é menor ainda e nessa situação a tração não sofre nada como pensa a maioria. Muito diferente de usar a tração em piso firme em primeira marcha ou reduzida.

Alem disso tudo, pra quem não nasceu ontem não é difícil sentir quando um equipamento esta trabalhando forçado assim como por exemplo, minguam precisa ouvir um motor pra saber o momento correto de trocar as marchas.

Concordo Walter, mais para efeito de uso o melhor e não recomendar o uso da tração no asfalto. Você possui uma boa experiência e sabe o uso que faz do veículo, agora imagine um ser comum que não tem conhecimento, mal sabe o que o acionamento do 4x4 faz. Vai subir a serra e engata a tração 4x4 porque leu no forum que é melhor, mais seguro e pode ir mais rápido, depois quebra algo e ele ainda vai querer te culpar...

Citação:

Postado originalmente por euclidesneto Ver Post
    Teoria x prática. A briga é boa.

Concerteza nessas teorias aí naum se consegue explicar nem 50% do que realmente ocorre na prática, aqui conseguimos escrever apenas os principios básicos e conceitos, na teoria a coisa muda bastante.

[]s
  • 08/04/2012, 19:56
    Paulista VM
    Léo, concordo com o que você falou, realmente se ganha muito em estabilidade com o 4x4 ainda por cima em altas velocidades, eu abordei uma outra perspectiva, a de transposição de obstáculos. Como um atoleiro..
    Mas vendo pelo lado que vc falou, cê tem razão...
    A maioria das estradas de terra que eu ando, ao menos por alguns trechos permite uma velocidade maior, de 90 a 110... Vou testar com o 4x4 e ver se sinto mais segurança nesta velocidade, ou ate se sinto segurança de andar mais um poquim, hehehe... Eu sempre usei o 4x4 justamente para poder fazer o contrário, pra poder passar mais devagar onde em 4x2 teria que passar patrolando kkkk e isso poupa muito a pkp!
  • 08/04/2012, 21:50
    Maurorjbrasil
    Subi a serra para Petrópolis ontem e voltei hoje, nada de 4x4.
    Fui e voltei de 4x2 mesmo.
    Não tenho essa experiência do Walter e nem vou arriscar.
  • 09/04/2012, 00:36
    Jera
    minha opinião......

na ranger e na hilux......em chuva forte, sempre usei o 4x4.

a unica coisa que vcs nao podem fazer, é manobrar ou fazer uma curva muito fechada, que vc tem que dar mais de uma volta no volante.
    agora essas curvas de estrada, é tranquilo.

agora uma coisa que vcs ficam quebrando a cabeça a toa........pq numa estrada de terra em linha reta, vcs colocam o 4x4 e numa reta em asfalto vcs não? pra mim é exatamente a mesma coisa. se nao for lama, em piso seco na terra, é a mesma coisa que andar no asfalto, a roda vai girar do mesmo jeito.
    já andei mais de 400km com o 4x4 ligado direto e nunca na vida tive problemas.
    tb ja esqueci de desligar o 4x4 e quand ví, ja tava a um bom tempo na estrada andando a 140. tb nunca deu nada. até 100-110km/h eu ando tranquilo. chuva ou terra, sempre ligo!
  • 09/04/2012, 07:54
    NGDaniel
    Citação:

Postado originalmente por Jera Ver Post
    minha opinião......

a unica coisa que vcs nao podem fazer, é manobrar ou fazer uma curva muito fechada, que vc tem que dar mais de uma volta no volante.

agora uma coisa que vcs ficam quebrando a cabeça a toa........pq numa estrada de terra em linha reta, vcs colocam o 4x4 e numa reta em asfalto vcs não? pra mim é exatamente a mesma coisa. se nao for lama, em piso seco na terra, é a mesma coisa que andar no asfalto, a roda vai girar do mesmo jeito.
    tb ja esqueci de desligar o 4x4 e quand ví, ja tava a um bom tempo na estrada andando a 140. tb nunca deu nada. até 100-110km/h eu ando tranquilo. chuva ou terra, sempre ligo!

x2.. a comparação foi perfeita..
  • 09/04/2012, 08:30
    leobnaval
    Citação:

Postado originalmente por NGDaniel Ver Post
    x2.. a comparação foi perfeita..

X3, é isso mesmo que o Jera descreveu pode usar, mais não deve fazer curva fechada...

[]s
  • 09/04/2012, 09:02
    Walter L. L. Casitta
    Citação:

minha opinião......

A Ranger assim como a Triton acima de uma certa velocidade, em estras esburacada, pavimentadas ou não, em curva ou em linha reta jogam a traseira com força. Acredito que isso acontece em todos veículos de tração traseira. É assustador, mas é só ligar o 4x4 que elas andam como se fosse em trilhos.
  • 09/04/2012, 09:15
    JoaoClaudio
    Citação:

minha opinião......

Jera, faço a mesma coisa e tb acho que o que danifica o conjunto além das pontas de eixo é esterçamento. Vc sente qdo esta virando demais e força o conjunto todo. Minha Ranger antiga sempre estalava nessas situações com o 4x4 ligado.

Eu uso o 4x4 sempre que estou em estradas de terra mesmo que em boas condições (esse feriado a picape não andou em 4x4 nem um dia). Na chuva no asfalto procuro usar, principalmente em estradas retas ou com curvas não mto fechadas e nunca deu nada. Porém no asfalto seco não uso, pq além de aumentar o consumo, não acho que ajuda grande coisa e rouba força do motor.
  • 09/04/2012, 09:18
    JoaoClaudio
    Citação:

A Ranger assim como a Triton acima de uma certa velocidade, em estras esburacada, pavimentadas ou não, em curva ou em linha reta jogam a traseira com força. Acredito que isso acontece em todos veículos de tração traseira. É assustador, mas é só ligar o 4x4 que elas andam como se fosse em trilhos.

Walter longe de mim entender de carro como vc e o leo, mas pelo que eu leio a tendencia de uma picape pelo peso maior na dianteira seria sair de frente em curvas de alta velocidade, ela só sairia de traseira com aceleração brusca o que a faria patinar.

Alias eu sempre tive medo de andar com o 4x4 ligado acima de 120 km/h para não quebrar algo. MAs pelo que vcs tão falando pode né?
  • 09/04/2012, 09:23
    JoaoClaudio
    Dojão parabens pela picape. Ela realmente é um Tesão de dirigir. Esse V6 é mto bom pena que não tem cambio manual.

Esse feriado fiz a melhor media com ela na Bandeirantes 8.14km/l de gasolina.

Agora a parte ruim. Nunca tinha acontecido, mas tomei um coro de uma Hilux (não é a nova) que fiquei até com vergonha. Sempre andei mais que Hilux, Frontier, Amarok nenhuma passava mas dessa vez ficou até feio não chegava nela e emparelhamos lado a lado em uma subida e aceleramos junto e ela me passou brincando.

1 - Será que tava chipada? Acho que não pois não fumaçava nadinha.

2 - Eu estava com gasolina no tanque carro lotado de gente e bagagem. Será que a diferença de desempenho com etanol é tanta assim????
  • 09/04/2012, 09:37
    Imperador!
    Citação:

É verdade. Quem já chegou perto de perder a traseira sabe o quanto acionar 4x4 nessa hora faz a diferença...
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 710 de 913 PrimeiroPrimeiro Anterior ... 210610660700701702703704705706707708709710711712713714715716717718719720760810 ... Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 07:13.