Teoria x prática. A briga é boa.
Versão Imprimível
Teoria x prática. A briga é boa.
Sim concordo com tudo isso por isso até citei em minha resposta que não recomendo o uso de tração 4x4 no asfalto, seja a condição que for, no asfalto molhado a coisa já favorece um pouco mais o uso da tração, porém o usuário tem que saber as situações que pode usar e que não pode, por isso prefiro não recomendar o uso seja asfalto seco ou molhado.
Nesse ponto discordo totalmente, a tração pode e deve ser usada até mesmo a velocidades superiores a 100km/h, vide os longos trechos de terra (simplesmente estradas não asfaltadas) que pode se trafegar nestas velocidades.
Além do que o ganho de tração, segurança, estabilidade fora do asfalto com a tração 4x4 é muito grande, independente da velocidade.
E em todas as provas de rally de velocidade é tração 4x4 o tempo todo e pé no porão, a média de velocidade fica acima dos 100km/h em provas de alta. Sem nenhum prejuizo a tração devido a velocidade e nem teria porque. E pode apostar sem 4x4 não seria nem possível realizar tais provas, além do tempo que seria muito pior quando consegui-se andar em 4x2 (velocidade muito menor de um veículo 4x2 comparado a um 4x4).
Visto que em solo de baixo atrito se todos os componentes estão numa velocidade a têndencia é manter ela, ou seja todas as rodas estarão nesta velocidade, se você estiver em 4x4 é apenas uma segurança a mais caso as rodas diant. patinem a tração está lá tracionando elas.
Concordo Walter, mais para efeito de uso o melhor e não recomendar o uso da tração no asfalto. Você possui uma boa experiência e sabe o uso que faz do veículo, agora imagine um ser comum que não tem conhecimento, mal sabe o que o acionamento do 4x4 faz. Vai subir a serra e engata a tração 4x4 porque leu no forum que é melhor, mais seguro e pode ir mais rápido, depois quebra algo e ele ainda vai querer te culpar...
Concerteza nessas teorias aí naum se consegue explicar nem 50% do que realmente ocorre na prática, aqui conseguimos escrever apenas os principios básicos e conceitos, na teoria a coisa muda bastante.
[]s
Léo, concordo com o que você falou, realmente se ganha muito em estabilidade com o 4x4 ainda por cima em altas velocidades, eu abordei uma outra perspectiva, a de transposição de obstáculos. Como um atoleiro..
Mas vendo pelo lado que vc falou, cê tem razão...
A maioria das estradas de terra que eu ando, ao menos por alguns trechos permite uma velocidade maior, de 90 a 110... Vou testar com o 4x4 e ver se sinto mais segurança nesta velocidade, ou ate se sinto segurança de andar mais um poquim, hehehe... Eu sempre usei o 4x4 justamente para poder fazer o contrário, pra poder passar mais devagar onde em 4x2 teria que passar patrolando kkkk e isso poupa muito a pkp!
Subi a serra para Petrópolis ontem e voltei hoje, nada de 4x4.
Fui e voltei de 4x2 mesmo.
Não tenho essa experiência do Walter e nem vou arriscar.
minha opinião......
na ranger e na hilux......em chuva forte, sempre usei o 4x4.
a unica coisa que vcs nao podem fazer, é manobrar ou fazer uma curva muito fechada, que vc tem que dar mais de uma volta no volante.
agora essas curvas de estrada, é tranquilo.
agora uma coisa que vcs ficam quebrando a cabeça a toa........pq numa estrada de terra em linha reta, vcs colocam o 4x4 e numa reta em asfalto vcs não? pra mim é exatamente a mesma coisa. se nao for lama, em piso seco na terra, é a mesma coisa que andar no asfalto, a roda vai girar do mesmo jeito.
já andei mais de 400km com o 4x4 ligado direto e nunca na vida tive problemas.
tb ja esqueci de desligar o 4x4 e quand ví, ja tava a um bom tempo na estrada andando a 140. tb nunca deu nada. até 100-110km/h eu ando tranquilo. chuva ou terra, sempre ligo!
A Ranger assim como a Triton acima de uma certa velocidade, em estras esburacada, pavimentadas ou não, em curva ou em linha reta jogam a traseira com força. Acredito que isso acontece em todos veículos de tração traseira. É assustador, mas é só ligar o 4x4 que elas andam como se fosse em trilhos.
Jera, faço a mesma coisa e tb acho que o que danifica o conjunto além das pontas de eixo é esterçamento. Vc sente qdo esta virando demais e força o conjunto todo. Minha Ranger antiga sempre estalava nessas situações com o 4x4 ligado.
Eu uso o 4x4 sempre que estou em estradas de terra mesmo que em boas condições (esse feriado a picape não andou em 4x4 nem um dia). Na chuva no asfalto procuro usar, principalmente em estradas retas ou com curvas não mto fechadas e nunca deu nada. Porém no asfalto seco não uso, pq além de aumentar o consumo, não acho que ajuda grande coisa e rouba força do motor.
Walter longe de mim entender de carro como vc e o leo, mas pelo que eu leio a tendencia de uma picape pelo peso maior na dianteira seria sair de frente em curvas de alta velocidade, ela só sairia de traseira com aceleração brusca o que a faria patinar.
Alias eu sempre tive medo de andar com o 4x4 ligado acima de 120 km/h para não quebrar algo. MAs pelo que vcs tão falando pode né?
Dojão parabens pela picape. Ela realmente é um Tesão de dirigir. Esse V6 é mto bom pena que não tem cambio manual.
Esse feriado fiz a melhor media com ela na Bandeirantes 8.14km/l de gasolina.
Agora a parte ruim. Nunca tinha acontecido, mas tomei um coro de uma Hilux (não é a nova) que fiquei até com vergonha. Sempre andei mais que Hilux, Frontier, Amarok nenhuma passava mas dessa vez ficou até feio não chegava nela e emparelhamos lado a lado em uma subida e aceleramos junto e ela me passou brincando.
1 - Será que tava chipada? Acho que não pois não fumaçava nadinha.
2 - Eu estava com gasolina no tanque carro lotado de gente e bagagem. Será que a diferença de desempenho com etanol é tanta assim????