Postado originalmente por
leobnaval
No caso tanto o estático quanto o dinâmico são válidos, pois se a camionete estiver parada o que vale é o coeficiente de atrito estático, se ela estiver em movimento é o coeficiente de atrito dinâmico. Ambos estando em asfalto seco são suficientes para a condução da camionete em 4x2 (o atrito estático é maior que o atrito dinâmico).
O atrito dinâmico não é proporcional a velocidade, o atrito vai manter sua constante ou coeficiente. Você deve estar me perguntando isso porque quanto maior a velocidade maior a tendência do carro sair numa curva. Se for isso é por conta da velocidade aumentar a força centrípeta que tende a fazer o movimento do carro seja tangente a curva ou seja tende a jogar o veículo pra parte externa da curva e quanto maior a velocidade maior esta força.
Engatando a tração você faz com que os pneus diant. tambem tracionem e como eles direcionam o veículo para o ponto em que você deseja seguir, surge ali uma força nos pneus contra o solo que puxa o veículo no sentido da curva, deste modo você tem maior controle nas curvas e consegue realizá-las em maior velocidade. Porém isso só deveria ser feito se o seu veículo tiver diferencial central (que isso fique bem claro, pois inúmeras pessoas leêm estes tópico e o consideram nas suas conduções e uso que fazem do veículo).
Para se ter idéia de o quanto varia o coeficiente de atrito, ele pode ser por volta de 0,8 a 0,5 entre pneus e asfalto seco (sendo maior o coeficiente para pneus em bom estado) até 0,75 a 0,25 entre pneu e asfalto molhado.
Enquanto um pneu de F-1 consegue coeficiente de atrito de cerca de 1,2 a 1,3 no asfalto seco.
[]s