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L 200 triton-impressoes dessa pkp.

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  • 06/11/2012, 22:57
    Imperador!
    A faixa de consumo mínima é a faixa de torque do motor.
    É sempre bom saber usar também o cut-off tanto na cidade como na estrada para reduzir o consumo um pouco.
  • 06/11/2012, 23:51
    leobnaval
    Citação:

    Postado originalmente por Imperador! Ver Post
    É sempre bom saber usar também o cut-off tanto na cidade como na estrada para reduzir o consumo um pouco.

    Quanto ao cut-off, fiquei curioso em saber se os motor diesel com bomba injetora mecânica possuem tal sistema, pelo que li eles possuem o cut-off também. Visto que eu achava que cut-off só existia no motores diesel com common rail.

    Se alguém souber mais a respeito...é um assunto interessante.

    []s
  • 07/11/2012, 08:20
    JoaoClaudio
    Citação:

    Postado originalmente por Imperador! Ver Post
    A faixa de consumo mínima é a faixa de torque do motor.
    É sempre bom saber usar também o cut-off tanto na cidade como na estrada para reduzir o consumo um pouco.

    Eu sempre ouvi falar isso, que o melhor aproveitamento é a faixa de torque máximo do motor, porém sempre que eu andava com giros mais baixos o consumo era menor. Por exemplo se o torque maximo era atingido a 3500rpm, se eu andasse a 2500rpm consumia menos...

    O que é esse cut-off?

    Outra coisa que eu queria saber agora que voltei pro diesel: Nos carros ciclo otto se vc mantem a mesma velocidade, mas alivia o pé do acelerador ele gasta (ou gastava) menos, por causa da menor entrada de combustivel ou das borboletas de sei lá o que, e nos ciclo diesel não era assim não adiantava aliviar o pé. Nesses motores novos com injeção continua a mesma coisa?

    Tem dicas pra consumir menos (sem ser andar mais devagar) nesses motores diesel?
  • 07/11/2012, 08:37
    Costalonga
    Citação:

    Postado originalmente por leobnaval Ver Post
    Quanto ao cut-off, fiquei curioso em saber se os motor diesel com bomba injetora mecânica possuem tal sistema, pelo que li eles possuem o cut-off também. Visto que eu achava que cut-off só existia no motores diesel com common rail.

    Se alguém souber mais a respeito...é um assunto interessante.

    []s

    Na Pajero Full tem sim Léo.
    Tem vezes que desço serra deixando ela reduzir sozinha, ai o giro fica na casa dos 2500RPM e ela consome a mesma coisa de uma viagem que eu usei o freio pra não deixar o giro subir assim.

    E tem a questão de colocar um certo RPM pra atingir 110km/h por exemplo, ai eu alivio o pé ao poucos e nisso cai cerca de 300RPM e a velocidade continua a mesma.

    Abraços.

    Atenciosamente,
    André Costalonga.
  • 07/11/2012, 09:20
    leobnaval
    Citação:

    Postado originalmente por JoaoClaudio Ver Post
    Eu sempre ouvi falar isso, que o melhor aproveitamento é a faixa de torque máximo do motor, porém sempre que eu andava com giros mais baixos o consumo era menor. Por exemplo se o torque maximo era atingido a 3500rpm, se eu andasse a 2500rpm consumia menos...

    Exato, o motor consome menos com rotaçação mais baixa (independente da rotação ou faixa de torque máximo).
    Na rotação ou faixa de torque máximo o motor tem sua maior eficiência, pois ele estará trabalhando com sua máxima força. Porém em rotações mais baixas ele terá menor consumo de comsbustível.

    Citação:

    Postado originalmente por JoaoClaudio Ver Post
    O que é esse cut-off?

    Cut-off é um sistema que permite consumo 0 (zero) de combustível quando se usa a(s) redução(ões) de marcha. Nos veículos com injeção eletrônica eu sei que a ECU (módulo) lê a posição do pedal que deve estar em repouso (sem aceleração) e o motor em rotação maior que a de marcha lenta, devido a redução de marcha e o carro estar embalado ou em uma descida. Nestas condições a ECU corta a alimentação de combustivel dos bicos injetores qu deixam de funcionar, fazendo com que o consumo seja zero e o motor trabalha adimitindo somente ar, além de permiter a desaceleração do veículo poupando o sistema de freio.
    Li em um outro forum que este sistema também existe nas BI (bombas injetoras) mecânicas no diesel, que o governador que comanda o débito de combustível e se o pedal não estiver acionado tambem faz o cut-off, mais essa informação não é precisa, teria que confirmar com alguém que conheça ou com experiência em BI.


    Citação:

    Postado originalmente por JoaoClaudio Ver Post
    Outra coisa que eu queria saber agora que voltei pro diesel: Nos carros ciclo otto se vc mantem a mesma velocidade, mas alivia o pé do acelerador ele gasta (ou gastava) menos, por causa da menor entrada de combustivel ou das borboletas de sei lá o que, e nos ciclo diesel não era assim não adiantava aliviar o pé. Nesses motores novos com injeção continua a mesma coisa?

    Na verdade nos otto com IE (injeção eletrônica) consomem menos quando se alivia o pé mantendo a velocidade devido ele não tentar aumentar a rotação, se manter o pé pressionado e não conseguir ganhar velocidade o motor irá aumentar o débito de combustível e atuar de várias formas para tentar subir a rotação, nesse ponto ele vai trabalhar com uma mistura rica (mais quantidade de comb. p/ mesma quant. de ar) e mesmo assim pode ser inútil trabalhar dessa forma se não tiver torque suficiente para o ganho de velocidade, aí só reduzindo marcha. Por isso quando se alivia o pé a ECU entende que você está na velocidade desejada e tenta deixar o motor o mais econômico possível.


    Citação:

    Postado originalmente por JoaoClaudio Ver Post
    Tem dicas pra consumir menos (sem ser andar mais devagar) nesses motores diesel?

    Usar o cut-off
    Usar sempre a marcha mais alta possível, desde que o motor não começe a vibrar devido a falta de torque.
    Manter o motor e veículo sempre em boas condições:
    Pneus calibrados, alinhados e balanceados;
    Troca de óleo e filtros nos prazos e especificações corretas;
    Combustivel de boa qualidade;
    Evitar carregar peso desnecessários;
    Tem mais inúmeros como: vidros fechados, desligar o máximo de componentes elétricos, entre outros que considero desprezivéis, já que vai acabar comprometendo o conforto...

    Dirigir de forma a prever os movimentos dos veículos e transito a sua volta, tipo prever uma mudança de faixa de um veículo a sua frente, que o semáforo irá fechar, etc.
    Dessa forma você acelera menos, antecipa as frenagens (usando redução de marcha = cut-off) e poupa o consumo e o veículo, pois freia menos, troca menos de marcha, etc.

    []s
  • 11/11/2012, 11:24
    Marcelo-HPE
    Salve amigos . Acabei de descobri que os faróis de milha da l200 triton 2012 são os mesmos do peugeot 307,Ford KA 2011 , Sandero etc.
    Marca Valeo original
    Como os meus dois milhas estão trincados , amanhã se Deus quizer sairei a procura aqui na cidade .
    Farol Milha Auxiliar Mitsubishi L200 Triton Original Valeo - R$ 94,98 no MercadoLivre

    Farol Auxiliar 307 206 Megane Sandero C3 Original Valeo - R$ 260,00 no MercadoLivre
    abs
  • 12/11/2012, 01:28
    mauriciocsf
    opa pessoal, na minha opniao, sem duvida o ronco do motor da triton é o mais bonito.na pratica ja percebi em outra pickup a hilux, que o som do motor se comporta diferente no cambio manual e no automatico, pelo menos eu percebi, coisa minima mais tem, nao sei se alguem mais percebeu ou se é coisa da minha cabeça. mas pra quem sabe do que estou falando, alguem sabe me dizer pelo ronco do motor se essa triton é manual ou automatica? o ronco bonito é esse do video. é tipo uma acelerada como se tivesse no neutro ou embreagem apertada, eu acho que é mt. mas quem ve o video entende o que tou falando. l200 triton na estrada da petrobras - YouTube
  • 12/11/2012, 10:22
    bhallacktracionado
    nao sei dizer,mas tenho uma triton 12/13 at e queria saber se alguem sabe explicar o porque desse cambio ser tao ruim se comparado com o da Dakar sende ele de 4 velocidades.O da triton parece um cambio mais burro , que faz mais trocas de marcha e essas noa sao tao suaves quanto a Dakar.






    Citação:

    Postado originalmente por mauriciocsf Ver Post
    opa pessoal, na minha opniao, sem duvida o ronco do motor da triton é o mais bonito.na pratica ja percebi em outra pickup a hilux, que o som do motor se comporta diferente no cambio manual e no automatico, pelo menos eu percebi, coisa minima mais tem, nao sei se alguem mais percebeu ou se é coisa da minha cabeça. mas pra quem sabe do que estou falando, alguem sabe me dizer pelo ronco do motor se essa triton é manual ou automatica? o ronco bonito é esse do video. é tipo uma acelerada como se tivesse no neutro ou embreagem apertada, eu acho que é mt. mas quem ve o video entende o que tou falando. l200 triton na estrada da petrobras - YouTube

  • 12/11/2012, 10:42
    JoaoClaudio
    Citação:

    Postado originalmente por leobnaval Ver Post
    Exato, o motor consome menos com rotaçação mais baixa (independente da rotação ou faixa de torque máximo).
    Na rotação ou faixa de torque máximo o motor tem sua maior eficiência, pois ele estará trabalhando com sua máxima força. Porém em rotações mais baixas ele terá menor consumo de comsbustível.
    Cut-off é um sistema que permite consumo 0 (zero) de combustível quando se usa a(s) redução(ões) de marcha. Nos veículos com injeção eletrônica eu sei que a ECU (módulo) lê a posição do pedal que deve estar em repouso (sem aceleração) e o motor em rotação maior que a de marcha lenta, devido a redução de marcha e o carro estar embalado ou em uma descida. Nestas condições a ECU corta a alimentação de combustivel dos bicos injetores qu deixam de funcionar, fazendo com que o consumo seja zero e o motor trabalha adimitindo somente ar, além de permiter a desaceleração do veículo poupando o sistema de freio.
    Li em um outro forum que este sistema também existe nas BI (bombas injetoras) mecânicas no diesel, que o governador que comanda o débito de combustível e se o pedal não estiver acionado tambem faz o cut-off, mais essa informação não é precisa, teria que confirmar com alguém que conheça ou com experiência em BI.
    Na verdade nos otto com IE (injeção eletrônica) consomem menos quando se alivia o pé mantendo a velocidade devido ele não tentar aumentar a rotação, se manter o pé pressionado e não conseguir ganhar velocidade o motor irá aumentar o débito de combustível e atuar de várias formas para tentar subir a rotação, nesse ponto ele vai trabalhar com uma mistura rica (mais quantidade de comb. p/ mesma quant. de ar) e mesmo assim pode ser inútil trabalhar dessa forma se não tiver torque suficiente para o ganho de velocidade, aí só reduzindo marcha. Por isso quando se alivia o pé a ECU entende que você está na velocidade desejada e tenta deixar o motor o mais econômico possível.
    Usar o cut-off
    Usar sempre a marcha mais alta possível, desde que o motor não começe a vibrar devido a falta de torque.
    Manter o motor e veículo sempre em boas condições:
    Pneus calibrados, alinhados e balanceados;
    Troca de óleo e filtros nos prazos e especificações corretas;
    Combustivel de boa qualidade;
    Evitar carregar peso desnecessários;
    Tem mais inúmeros como: vidros fechados, desligar o máximo de componentes elétricos, entre outros que considero desprezivéis, já que vai acabar comprometendo o conforto...
    Dirigir de forma a prever os movimentos dos veículos e transito a sua volta, tipo prever uma mudança de faixa de um veículo a sua frente, que o semáforo irá fechar, etc.
    Dessa forma você acelera menos, antecipa as frenagens (usando redução de marcha = cut-off) e poupa o consumo e o veículo, pois freia menos, troca menos de marcha, etc.
    []s

    Caramba Leo, obrigado por tantas informações.

    Eu já sabia o que era o Cut-off, só não sabia o nome, discutimos muito já sobre isso, pois nos carros antigos a banguela gastaria menos, e nos IE, com a marcha engatava gasta menos.

    Mto bom.

    Abs.
  • 12/11/2012, 11:05
    leobnaval
    Citação:

    Postado originalmente por mauriciocsf Ver Post
    o som do motor se comporta diferente no cambio manual e no automatico, pelo menos eu percebi, coisa minima mais tem, nao sei se alguem mais percebeu ou se é coisa da minha cabeça. mas pra quem sabe do que estou falando, alguem sabe me dizer pelo ronco do motor se essa triton é manual ou automatica?

    O motor terá o mesmo som, visto que é exatamente o mesmo. O que muda é que no AT muitas vezes o conversor de torque não esta acoplado 100% então dá a impressão que o pedal da embreagem está um pouco acionado, fazendo com que o motor ganhe rotação em troca de pouca velocidade.
    Não sei dizer se é AT ou MT a do vídeo (parece ser MT).


    Citação:

    Postado originalmente por bhallacktracionado Ver Post
    nao sei dizer,mas tenho uma triton 12/13 at e queria saber se alguem sabe explicar o porque desse cambio ser tao ruim se comparado com o da Dakar sende ele de 4 velocidades.O da triton parece um cambio mais burro , que faz mais trocas de marcha e essas noa sao tao suaves quanto a Dakar.

    O câmbio é exatamente o mesmo o V4A5A com as mesmas relações de marchas e ambos usam a mesma relação de diferencial. Porém na Dakar sei que ele tem o gerênciamento com o sistema INVECS-II (Intelligent & Innovative Vehicles Electronic Control System), na Triton pelo que pesquisei não achei na ficha tecnica que ela possui o INVECS, logo não deve possuir. Por isso a diferença estaria no gerenciamento da seleções e trocas de marchas, assim como a forma adaptativa ao modo de direção do condutor e na opção do Tictronic proporcionada pelo INVECS-II.

    []s
  • 12/11/2012, 11:34
    bhallacktracionado
    obrigado pela informaçao.Mais uma vez a Mit pisa na bola pois a diferença na condução é muito grande








    Citação:

    Postado originalmente por leobnaval Ver Post
    O motor terá o mesmo som, visto que é exatamente o mesmo. O que muda é que no AT muitas vezes o conversor de torque não esta acoplado 100% então dá a impressão que o pedal da embreagem está um pouco acionado, fazendo com que o motor ganhe rotação em troca de pouca velocidade.
    Não sei dizer se é AT ou MT a do vídeo (parece ser MT).




    O câmbio é exatamente o mesmo o V4A5A com as mesmas relações de marchas e ambos usam a mesma relação de diferencial. Porém na Dakar sei que ele tem o gerênciamento com o sistema INVECS-II (Intelligent & Innovative Vehicles Electronic Control System), na Triton pelo que pesquisei não achei na ficha tecnica que ela possui o INVECS, logo não deve possuir. Por isso a diferença estaria no gerenciamento da seleções e trocas de marchas, assim como a forma adaptativa ao modo de direção do condutor e na opção do Tictronic proporcionada pelo INVECS-II.

    []s

  • 12/11/2012, 14:51
    Junior-L200Power
    Citação:

    Postado originalmente por leobnaval Ver Post
    O motor terá o mesmo som, visto que é exatamente o mesmo. O que muda é que no AT muitas vezes o conversor de torque não esta acoplado 100% então dá a impressão que o pedal da embreagem está um pouco acionado, fazendo com que o motor ganhe rotação em troca de pouca velocidade.
    Não sei dizer se é AT ou MT a do vídeo (parece ser MT).




    O câmbio é exatamente o mesmo o V4A5A com as mesmas relações de marchas e ambos usam a mesma relação de diferencial. Porém na Dakar sei que ele tem o gerênciamento com o sistema INVECS-II (Intelligent & Innovative Vehicles Electronic Control System), na Triton pelo que pesquisei não achei na ficha tecnica que ela possui o INVECS, logo não deve possuir. Por isso a diferença estaria no gerenciamento da seleções e trocas de marchas, assim como a forma adaptativa ao modo de direção do condutor e na opção do Tictronic proporcionada pelo INVECS-II.

    []s

    Léo, tem uma diferença sim...na Dakar a troca pode ser feita como um "Tiptronic" selecionando para o local onde tem "+" e "-"...na Triton é somente movimentando a alavanca, acredito não ser o mesmo cambio...esse da Dakar deve ser um pouco mais moderno, já que tem ssa opção das trocas sequenciais com 1 toque na alavanca...inclusive a tração da Dakar é diferente da Triton, ela tem mais opções na alavanca e não somente o 4x4 h e 4x4lo como a Triton...ela tem 2 opções a mais, que acredito serem as mesmas opções que oferece a TR4!!!

    Em relação ao video, esse motor me parece ser A/T, pois percebe-se que ele joga uma pequena rotação antes de o carro movimentar!!

    Abraços!!
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