A faixa de consumo mínima é a faixa de torque do motor.
É sempre bom saber usar também o cut-off tanto na cidade como na estrada para reduzir o consumo um pouco.
Versão Imprimível
A faixa de consumo mínima é a faixa de torque do motor.
É sempre bom saber usar também o cut-off tanto na cidade como na estrada para reduzir o consumo um pouco.
Quanto ao cut-off, fiquei curioso em saber se os motor diesel com bomba injetora mecânica possuem tal sistema, pelo que li eles possuem o cut-off também. Visto que eu achava que cut-off só existia no motores diesel com common rail.
Se alguém souber mais a respeito...é um assunto interessante.
[]s
Eu sempre ouvi falar isso, que o melhor aproveitamento é a faixa de torque máximo do motor, porém sempre que eu andava com giros mais baixos o consumo era menor. Por exemplo se o torque maximo era atingido a 3500rpm, se eu andasse a 2500rpm consumia menos...
O que é esse cut-off?
Outra coisa que eu queria saber agora que voltei pro diesel: Nos carros ciclo otto se vc mantem a mesma velocidade, mas alivia o pé do acelerador ele gasta (ou gastava) menos, por causa da menor entrada de combustivel ou das borboletas de sei lá o que, e nos ciclo diesel não era assim não adiantava aliviar o pé. Nesses motores novos com injeção continua a mesma coisa?
Tem dicas pra consumir menos (sem ser andar mais devagar) nesses motores diesel?
Na Pajero Full tem sim Léo.
Tem vezes que desço serra deixando ela reduzir sozinha, ai o giro fica na casa dos 2500RPM e ela consome a mesma coisa de uma viagem que eu usei o freio pra não deixar o giro subir assim.
E tem a questão de colocar um certo RPM pra atingir 110km/h por exemplo, ai eu alivio o pé ao poucos e nisso cai cerca de 300RPM e a velocidade continua a mesma.
Abraços.
Atenciosamente,
André Costalonga.
Exato, o motor consome menos com rotaçação mais baixa (independente da rotação ou faixa de torque máximo).
Na rotação ou faixa de torque máximo o motor tem sua maior eficiência, pois ele estará trabalhando com sua máxima força. Porém em rotações mais baixas ele terá menor consumo de comsbustível.
Cut-off é um sistema que permite consumo 0 (zero) de combustível quando se usa a(s) redução(ões) de marcha. Nos veículos com injeção eletrônica eu sei que a ECU (módulo) lê a posição do pedal que deve estar em repouso (sem aceleração) e o motor em rotação maior que a de marcha lenta, devido a redução de marcha e o carro estar embalado ou em uma descida. Nestas condições a ECU corta a alimentação de combustivel dos bicos injetores qu deixam de funcionar, fazendo com que o consumo seja zero e o motor trabalha adimitindo somente ar, além de permiter a desaceleração do veículo poupando o sistema de freio.
Li em um outro forum que este sistema também existe nas BI (bombas injetoras) mecânicas no diesel, que o governador que comanda o débito de combustível e se o pedal não estiver acionado tambem faz o cut-off, mais essa informação não é precisa, teria que confirmar com alguém que conheça ou com experiência em BI.
Na verdade nos otto com IE (injeção eletrônica) consomem menos quando se alivia o pé mantendo a velocidade devido ele não tentar aumentar a rotação, se manter o pé pressionado e não conseguir ganhar velocidade o motor irá aumentar o débito de combustível e atuar de várias formas para tentar subir a rotação, nesse ponto ele vai trabalhar com uma mistura rica (mais quantidade de comb. p/ mesma quant. de ar) e mesmo assim pode ser inútil trabalhar dessa forma se não tiver torque suficiente para o ganho de velocidade, aí só reduzindo marcha. Por isso quando se alivia o pé a ECU entende que você está na velocidade desejada e tenta deixar o motor o mais econômico possível.
Usar o cut-off
Usar sempre a marcha mais alta possível, desde que o motor não começe a vibrar devido a falta de torque.
Manter o motor e veículo sempre em boas condições:
Pneus calibrados, alinhados e balanceados;
Troca de óleo e filtros nos prazos e especificações corretas;
Combustivel de boa qualidade;
Evitar carregar peso desnecessários;
Tem mais inúmeros como: vidros fechados, desligar o máximo de componentes elétricos, entre outros que considero desprezivéis, já que vai acabar comprometendo o conforto...
Dirigir de forma a prever os movimentos dos veículos e transito a sua volta, tipo prever uma mudança de faixa de um veículo a sua frente, que o semáforo irá fechar, etc.
Dessa forma você acelera menos, antecipa as frenagens (usando redução de marcha = cut-off) e poupa o consumo e o veículo, pois freia menos, troca menos de marcha, etc.
[]s
Salve amigos . Acabei de descobri que os faróis de milha da l200 triton 2012 são os mesmos do peugeot 307,Ford KA 2011 , Sandero etc.
Marca Valeo original
Como os meus dois milhas estão trincados , amanhã se Deus quizer sairei a procura aqui na cidade .
Farol Milha Auxiliar Mitsubishi L200 Triton Original Valeo - R$ 94,98 no MercadoLivre
Farol Auxiliar 307 206 Megane Sandero C3 Original Valeo - R$ 260,00 no MercadoLivre
abs
opa pessoal, na minha opniao, sem duvida o ronco do motor da triton é o mais bonito.na pratica ja percebi em outra pickup a hilux, que o som do motor se comporta diferente no cambio manual e no automatico, pelo menos eu percebi, coisa minima mais tem, nao sei se alguem mais percebeu ou se é coisa da minha cabeça. mas pra quem sabe do que estou falando, alguem sabe me dizer pelo ronco do motor se essa triton é manual ou automatica? o ronco bonito é esse do video. é tipo uma acelerada como se tivesse no neutro ou embreagem apertada, eu acho que é mt. mas quem ve o video entende o que tou falando. l200 triton na estrada da petrobras - YouTube
nao sei dizer,mas tenho uma triton 12/13 at e queria saber se alguem sabe explicar o porque desse cambio ser tao ruim se comparado com o da Dakar sende ele de 4 velocidades.O da triton parece um cambio mais burro , que faz mais trocas de marcha e essas noa sao tao suaves quanto a Dakar.
O motor terá o mesmo som, visto que é exatamente o mesmo. O que muda é que no AT muitas vezes o conversor de torque não esta acoplado 100% então dá a impressão que o pedal da embreagem está um pouco acionado, fazendo com que o motor ganhe rotação em troca de pouca velocidade.
Não sei dizer se é AT ou MT a do vídeo (parece ser MT).
O câmbio é exatamente o mesmo o V4A5A com as mesmas relações de marchas e ambos usam a mesma relação de diferencial. Porém na Dakar sei que ele tem o gerênciamento com o sistema INVECS-II (Intelligent & Innovative Vehicles Electronic Control System), na Triton pelo que pesquisei não achei na ficha tecnica que ela possui o INVECS, logo não deve possuir. Por isso a diferença estaria no gerenciamento da seleções e trocas de marchas, assim como a forma adaptativa ao modo de direção do condutor e na opção do Tictronic proporcionada pelo INVECS-II.
[]s
Léo, tem uma diferença sim...na Dakar a troca pode ser feita como um "Tiptronic" selecionando para o local onde tem "+" e "-"...na Triton é somente movimentando a alavanca, acredito não ser o mesmo cambio...esse da Dakar deve ser um pouco mais moderno, já que tem ssa opção das trocas sequenciais com 1 toque na alavanca...inclusive a tração da Dakar é diferente da Triton, ela tem mais opções na alavanca e não somente o 4x4 h e 4x4lo como a Triton...ela tem 2 opções a mais, que acredito serem as mesmas opções que oferece a TR4!!!
Em relação ao video, esse motor me parece ser A/T, pois percebe-se que ele joga uma pequena rotação antes de o carro movimentar!!
Abraços!!