Postado originalmente por
Cachoeira
Oi Jhonny César.
É dificil afirmar se é normal este barulho porque há "casos e casos". Veja o meu:
Tenho uma ranger 3.0 09/10 com 62.000 km. Ela faz, sempre em marcha lenta e com motor aquecido, um tec tec tec altíssimo, como se tivesse algo solto por ali... na caixa de distribuição (quem passar por perto fica com medo!). Com poucas aceleradas passava e ficava normal por uns 3.000 km até acontecer novamente. Jamais conseguiria mostrar um epsodio desse na ccs (a minha está na garantia). Fui me informando aqui no forum, liguei para MWM e relatei na ford. Dentro desse quadro " carro aquecido, raro e em marcha lenta" isso é considerado normal. A explicação que conto hoje é que a pressão do oleo dá uma variadada suficiente para descarregar um pouco o tucho hidraulico esticador da corrente fazendo o tal barulho. Com base nesta explicação, eu testei e deu certo o seguinte: quando o barulho começa a acontecer, piso um pouco o acelerador (elevando a pressão do oleo) e o barulho não evolui para o máximo (interessante é que o barulho tem fases... começa..vai aumentando..fica no maximo e despois aos poucos vai diminuindo...Com o teste feito ele não evoluiu, levando a crer em algo realmente ligado à pressão do oleo). Os relatos sobre isso são vários. Eu mesmo já insisti na troca dos tuchos de corrente, troquei e não deu certo. Hoje este barulho na minha pick-up tá mais escasso do que antes e não me estresso com ele. Salvo engano, já ouvi falar que este motor, quando tinha o filtro de oleo virado de cabeça para baixo não acontecia isso (Não sei...).
Agora, dê uma observada se o seu caso é semelhante ao que comentei...caso em que considero normal (espero que seja mesmo ehehe). Espero ter ajudado em alguma coisa.
Sds.