Ontem foi dia apertado. Coloquei o carro no barro. Muita chuva.
Estrada vicinal de uns 10 metros de largura onde se anda a 60 km/h sem fazer o carro sofrer, quando seca. Estrada normal com varias curvas, inclinações laterais, subidas e descidas.
No trecho em questão, havia uma lâmina superficial de uns 15 cm de barro e estremamente escorregadia.
Conclusão 1: Parei duas vezes no barranco.
Nada fazia o carro permanecer estável. Se havia inclinação para os lados, o carro acompanhava lateralmente. Só saí rebocado do trecho.
Nada como o bom Jeep 1958 para rebocar uma SORENTO 2008.
O que me deixou mais puto foi que passou por mim uma Fiat trecking, nova, e foi embora ficando agarrada uns quilometros à frente.
Nesta estrada, em condições similares, andei várias vezes com minha antiga Hilux SW 1992, depois uma SW 2001 e não tive qualquer problema.
Conclusão 2: de sorento no barro nunca mais.
Não sei se é o tipo de pneu, ou se o carro tem força demais ou, porque não sei tocar carro automático no barro.
O carro é baixo, raspa o fundo e carrega barro demais.
Depois peguei o Jeep, voltei ao local para ver se a ficha caia. Andei uns 34 km, em condições muito piores e cheguei em casa tranquilo, porém molhado (capota de lona).
SDS
Roberto