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Tópico: Kia Sorento

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  • #1
    Usuário Avatar de ffsias
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    Citação Postado originalmente por drosssor51 Ver Post
    Sim vazamentos, perda de potência e fumaça preta.
    E é ponto pacífico que sempre é na turbina o problema? Tem turbina 0km pra vender no ML. R$2100 a VGT.

  • #2
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    Citação Postado originalmente por ffsias Ver Post
    E é ponto pacífico que sempre é na turbina o problema? Tem turbina 0km pra vender no ML. R$2100 a VGT.
    Sim, sempre na turbina.
    Vi essa turbina nova mas desconfio da marca, nossa preferência foi por um conjunto rotativo novo.

    Lendo algumas paginas sugeridas pelos colegas, vamos isolar a EGR, as peças que fazem o isolamento (EGR Killer) estão prontas, e a turbina acredito que chegue amanhã.
    Removemos e lavamos a borboleta de entrada do coletor de admissão, removemos o arrefecimento dos gases re circulados pela EGR e vamos tentar tirar o coletor de admissão.

    Vamos ver no que vai dar....
    Toyota Etios XLS 1.5 2014 - Maça do Amor
    EX - Fiat Strada Trekking C.E 1.4 A Miúda
    EX - F-1000 4x2
    94/95 - O FORDÃO (deixou saudades)

  • #3
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    Citação Postado originalmente por drosssor51 Ver Post
    Sim, sempre na turbina.
    Vi essa turbina nova mas desconfio da marca, nossa preferência foi por um conjunto rotativo novo.
    O conjunto rotativo era de qual marca?

  • #4
    Usuário Avatar de edwint
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    o sorrento usa motor euro5, alguem tentou ou sabe se é possivel eliminar a VALVULA EGR deste motor?

  • #5
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    Citação Postado originalmente por edwint Ver Post
    o sorrento usa motor euro5, alguem tentou ou sabe se é possivel eliminar a VALVULA EGR deste motor?
    ou melhor isolar a egr.

  • #6
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    Citação Postado originalmente por edwint Ver Post
    o sorrento usa motor euro5, alguem tentou ou sabe se é possivel eliminar a VALVULA EGR deste motor?
    Boa tarde edwint,

    Nossas Sorentos 170cv ( 2008 e 2009) ainda são EURO 3 e para alcançar esse nível de emissão e particulados, o sistema de injeção atinge até 1350 bares.

    Apesar de não ser recomendado por aumentar o nível de poluentes, especialmente CO, HC,HC+NOx+materiais particulados, alguns têm isolado a mesma apenas colocando-se uma lâmina fina bloqueando os gases de exaustão já resfriados que retornam ao bocal de admissão da válvula borboleta acionada eletronicamente por um acionador (vácuo ou solenóide) conforme o fabricante/ modelo.

    Afora a questão ambiental, as vantagens técnicas desta isolamento da EGR são interessantes:

    A câmara de combustão trabalha mais aquecida e a não formação de compostos abrasivos formados devido ao excesso de carbono e nitrogênio oriundos dos gases recirculados, favorecem especialmente 3 pontos:

    a) Menor contaminação do óleo de lubrificação das paredes dos cilindros com materiais abrasivos gerados nessa reação do ar aquecido com os gases de recirculação ricos em carbono e nitrogênio, aumentando a vida útil do óleo e das camisas dos cilindros.

    b) Maior presença de Oxigênio antes da queima, proporcionando maior enchimento efetivo do motor e maior potência de saída, chegando entre 5 e 10% nas baixas rpms e nos picos de aceleração.

    c) Como os gases de recirculação ficam "presos" no tubo resfriador desses gases- resfriados pela água do radiador circulante em tubos selados , o aquecimento nas proximidades do coletor de admissão é reduzido substancialmente, favorecendo maior densidade do ar de admissão e elevando a potência geral do motor. Além disso, o aquecimento da água de refrigeração é reduzida, favorecendo o funcionamento do radiador, embora em diminutas proporções.

    Esse bloqueio também isola a admissão do motor de possível aspiração de água em caso de corrosão severa do tubo de água que resfria esses gases de recirculação, especialmente em motores com muitos anos de fabricação e que possam ter funcionado por longo tempo com baixa carga de aditivos anticorrosivos na água do radiador.

    O sistema EGR, ainda que necessite de maior manutenção, é preterido em favor de sistemas que utilizam solução de URÉIA (ARLA) injetadas nos catalizadores especialmente em veículos de carga e submetidos a regimes mais severos de trabalho.

    Este sistema de injeção de ARLA preserva melhor aqueles veículos com menor manutenção (ou mais espaçadas) e apresentam maior potência mecânica/ litragem, sem poluir e mantendo padróes de poluição compatíveis com EURO 3, 4 e 5, obtendo resultados até melhores que o EGR, ainda que necessitem de abastecimento de ARLA periodicamente.

    Isolar ou não o sistema EGR ? Minha opinião é que não se isole pois devemos todos preservar nosso planeta.

    Cezar - coc2002@gmail.com
    4X4 Brasil

  • #7
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    Citação Postado originalmente por marceloxs Ver Post
    Ola pessoal estava lendo o tópico do Sorento aqui, e estou pensando de comprar uma, hoje eu tenho uma Grand Cherokee Laredo 97 e estou querendo um carro mais novo e com motor diesel, aqui perto tem um cara com um Sorento 2009 2.5 170cv Manual, queria saber um resumo no geral do pessoal que possui esse carro se vai ser uma boa aquisição ou se acham que e melhor olhar outras opções? O consumo desse carro eu andei lendo que e algo em torno de 7 km/l na cidade e 10 km/l na estrada, essa informação procede? uma questão que eu queria era os 7 lugares mas infelizmente parece que não e possível nessa versão, alguém sabe se tem como colocar se o Detran implica com essa alteração? Caso não seja possível irei manter original com 5 lugares, não e algo que atrapalhe de fazer o negocio essa questão do terceiro banco. Desde já agradeço a todos.
    Marcelo, tudo em paz?

    Em qual mecânica de Brasília costuma levar seus veículos 4x4?

    Abraço!

  • #8
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    Cezar sempre nos dando aula. Tenho algumas postagens salvas, para facilitar futuras consultas.

    Já pensei em fazer o isolamento, tanto na de 140 quanto na de 170cv. Principalmente quando descobri que a válvula estava trancada na de 140cv.

  • #9
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    Citação Postado originalmente por ffsias Ver Post
    Cezar sempre nos dando aula. Tenho algumas postagens salvas, para facilitar futuras consultas.

    Já pensei em fazer o isolamento, tanto na de 140 quanto na de 170cv. Principalmente quando descobri que a válvula estava trancada na de 140cv.
    Boa noite ffsias,

    Há alguns anos tive um problema com a válvula EGR que havia emperrado semi-fechada, deixando uma pequena passagem de gases da exaustão recirculando para a admissão.

    Observei que isso prejudicava muito o rendimento do motor e nessa oportunidade limpei a borda do vent (borboleta) que estava com uma borra que não permitia vedar corretamente e assim tudo ficou normalizado.

    Por curiosidade pude comparar a performance do motor com o sistema devidamente corrigido e ativo (que retornou o rendimento normal do motor) contra a isolação total da recirculação desses gases que fiz, experimentalmente, com uma fina chapa de inox no acoplamento entre o tubo que traz o gás recirculado esfriado, como se fosse uma junta, porém fechada ou "cega", no ponto de conexão à entrada da válvula da EGR.

    Com o sistema isolado pela "junta cega", pude comprovar o maior desempenho do motor, especialmente nas acelerações, onde o sistema eletrônico "abre" a válvula mediante pequena haste que efetua leve giro da borboleta.

    Asssim, mesmo com todo o sistema agindo, acionando a haste e abrindo a válvula, não havia como esses gases serem introduzidos pois a chapa bloqueava a entrada desses gases. O sistema eletrônico nada percebia.

    Coincidentemente nesta mesma semana, apesar da Sorento apresentar uma resposta mais dinâmica e ágil, fiz a vistoria da Sorento no Detran e, com a EGR ainda bloqueada pela "junta cega", não passava, repetidamente, no teste dos gases, especialmente na quantidade de óxidos nitrosos NOx e HC.

    Nessa mesma tarde, apenas retirei o "gatilho (junta cega)" e no dia seguinte fui refazer o teste e passou muito bem, sem qualquer problema.

    Ou seja: Bloquear a ação da EGR melhora o rendimento do motor porém afeta prejudicialmente a emissão de poluentes .

    Por isso ando com a EGR funcionando normalmente e melhoro o rendimento do motor, tanto em potencia como em economia, utilizando o CRMapp e tenho feito as revisões de gases anualmente, com o mesmo instalado, sem qualquer problema.

    Abraços,

    Cezar - coc2002@gmail.com

  • #10
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    Citação Postado originalmente por Cezar Castellões Ver Post
    Boa noite ffsias,

    Há alguns anos tive um problema com a válvula EGR que havia emperrado semi-fechada, deixando uma pequena passagem de gases da exaustão recirculando para a admissão.

    Hoje desmontei a válvula e a minha também estava emperrada. Não se movia para dentro por nada. Consegui soltar, só ainda não andei com ela para ver se vou perceber alguma diferença. Como estou usando o chip, e para meu gosto ela está muito bem, acho que não vou perceber muita diferença.

    Abraço,

  • #11
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    Cezar... que aula.
    Meus problemas são um pouco diferentes, não estamos conseguindo acertar o carro, a turbina estourou repetidas vezes.
    A turbina com WG, teria como objetivo "matar" o sistema de acionamento da VGT, pois, por características de desempenho, acredito não funcionar corretamente. (já foi descartada)
    Agora... a descarbonização da admissão e dutos da EGR serão feitas na Sorento.
    Vamos aguardar os próximos acontecimentos.

    Saudações - Diego Rossi
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  • #12
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    sorento 2006

    ola, essa semana mandei minha sorento para uma autorizada kia dar uma olhada, ela vinha apresentando alguns sintomas como consumir agua e oleo, super aquecer o motor e respingar agua pelo escapamento, entao o pessoal da consecionaria me ligou hoje passar o orçamento e falou que o problema estava no reservatorio expansivo, gargalo do cabeçote e junta do gargalo, e mais algumas peças, alguem ja teve o mesmo problema?? foi esta mesma a soluçao? parece uma soluçao plausivel para quem entende de motor a diesel?

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