Mas veja - o Wrangler não perde a garantia por colocar pneu mud. Assim como não perde a garantia trocando os parachoques, colocando guincho, e outras opções.
De fábrica, o Wrangler vem muito bem equipado. O modelo Rubi, que não tem no Brasil, já vem com suspensão excelente, pneus mud 32" e Dana 44/44. Em geral, admite-se colocar pneus até 32" (com suspensão de série) e lift até 2.5" sem perder a garantia, desde que feitos em concessionário. O Rubi faz praticamente qualquer trilha com equipamento de série, já vem com bloqueios e barra desconectável por botão. Mesmo o Sport vendido aqui, com um bom lift de 2.5" aceita pneus até 35" sem perder nenhuma garantia, vem equipado com Dana 30/44 - os bloqueios e a barra desconectável são acessórios da própria Mopar.
Não só o Rubi, mas a Raptor e mesmo o FJ são muito capazes de série, mas não temos esses aqui.
Não considero o Stark "mais uma opção" - acho uma completa falta de vergonha oferecerem esse brinquedinho de plástico por R$ 100 mil. Com uns trocados a mais se leva um Wrangler, que é um jipe de verdade, ou até menos e leva um Vitara. Enquanto o consumidor brasileiro não abrir o olho vamos continuar a receber modelos inferiores e ter poucas ou nenhuma opção. Até parece que o mercado ainda é fechado... A própria Tac, se quiser, pode rever seu modelo e lançar um produto melhor, com preço justo e volume de vendas.
Gostaria muito de ver uma marca nacional oferecer um veículo robusto, moderno, divertido e prático, por um preço justo, similar ao que se pratica lá fora. Até agora, isso não aconteceu, e em breve teremos opções vindas do mundo inteiro a serem vendidas aqui. É uma vergonha não conseguirmos fabricar um veículo genuinamente nacional que preste, somos o único país do BRIC que não tem uma indústria nacional para atender o consumidor.[/QUOTE]
André, eu entendo o que você diz. Porém, o Wrangler que podemos comprar por R$ 110.000 é a gasolina, e tenho certeza que muita gente não abre mão do diesel. Há relatos de que virá uma versão a diesel do Wrangler 4 portas para o Brasil. Seria ideal se viesse a diesel na versão 2 portas também. Não dá mesmo pra comparar a praticidade do Wrangler nos acessórios que você comentou.
Por outro lado, tanto o Stark, quanto o Troller oferecem vantagens também. A carroceria de fibra, na minha opinião é algo perfeito para a utilização proposta pelo veículo. Além do mais, voltando ao preço, tenho certeza que o Wrangler a diesel custará algo em torno de R$ 135.000 a R$ 150.000, ou até mais, pois o Land Rover Defender que está nessa faixa em breve deixará de ser produzido (2014). Todos tem seus prós e contras. Agora, me diz, se eu comprar um Wrangler Sport, trocar parachoques, fazer lift, trocar o dana 30 por dana 44 (Eu não usaria pneu 35 num Dana 30, mas se a garantia vai cobrir tudo...), colocar pneus 35 eu não perco a garantia? Sério? E quanto eu teria que acrescer nos R$ 110.000?
Agora, realmente, carro no Brasil é caro. E não adianta culpar o consumidor. Basta olhar o tanto de imposto que temos, esses sim, são os verdadeiros culpados.
OBS: Vou procurar agora mesmo uma revenda e me inteirar disso tudo. Se for verdade, realmente me surpreendi.