Desde o seu lançamento, devido ao seu elevado valor (quase 100 mil latinhas), o Stark se fixou em uma faixa de aquisição superior ao seu principal concorrente. Aliado com um slogan subliminar de "jipe futurístico" devido ao seu "design arrojado" e "projeto inovador", muitos começaram a ver o Stark como um jipe pefeito, com um projeto impecável!
Aí vem as falhas: quebras de homocinéticas, curso de suspensão, falha no acabamento, pouco espaço do motorista, banco traseiro para apenas duas pessoas, blá blá blá, blá blá blá... e em seguida, vem a malhação!
Bem, o fato que não existe um veículo perfeito... cada um atende certos requisitos, mas não todos!
Alguns exemplos:
- Se a suspensão é independente, não possibilita muitas modificações para melhorar o curso de suspensão, então não presta... mas se for eixo rígido, diminui o vão livre, e compromente estabilidade e conforto, e também não presta!
- Se o espaço interno for grande, significa que é longo, e é ruim na trilha... mas se for pequeno, não presta, pois não cabe nada!
- Se o design for arrojado, não tem cara de jipe, uma espaço-nave extraterrestre, mas se é tradicional, não tem graça, é igual aos outros!
Pô, um veículo tem que ser perfeito em tudo? Tem que atender todas as vontades de todos os proprietários?
Vamos analisar a proposta original do Stark: "Um jipe urbano com grande potencial off-road". Para esta demanda, o Stark atende perfeitamente... aliás, mais do que a expectativa, pois comporta pneus grandes, tem uma suspensão bem calibrada e um ótimo desempenho off-raod! O que queremos mais? 80cm de curso em cada pneu? motor de 260cv? pneus 40" de fábrica? garantia vitalícia? sim, eu gostaria de tudo isso, mas...
Para quem quer um veículo para fazer Rock Crawling, ao mesmo tempo poder ir à Ushuaia, levar 5 pessoas mais bagagens, fazer Rallye de Final de Semana e ainda ir ao Shopping no Domingo, é bom comprar uma casa com várias vagas, pois se tiver só uma, vai ficar bem difícil!