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Tópico: Tac Stark

  • #1093
    Usuário Avatar de leobnaval
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    Homocinética quebra por 2 motivos principais, sub dimensionada, e/ou trabalhar fora da angulação correta prevista no projeto da peça.

    As "homocinéticas" possuem sim, uma espécie de "luva" para aceitar a variação do comprimento do eixo, tanto é que desde que o sistema de suspensão seja independente, existe a variação do comprimento do semi-eixo devido ao trabalho da suspensão.

    []s
    O que se leva da vida é a vida que se leva...

  • #1094
    Citação Postado originalmente por Giovani Ver Post

    Nem só de quebras se vive. Também tem resultados positivos... Isso tem muito à ver com aquela pecinha que fica entre o volante e o banco.

    []'s

    Hehe

    Sabe o que aconteceu? O Adolfo dos Santos contratou 3 pilotos para o Rally e falou: Nao importa o que vai acontecer com os carros. CHEGUEM EM PRIMEIRO! uhahuauu
    Por isso que esses dois infelizes exigiram mais do que deveriam do carro e quebraram!

    A solucao da homocinetia que quebra eh colocar um pouco de Kryptonita refinada. Costuma-se resolver tudo com isso!

  • #1095
    Usuário Avatar de fernandotf
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    Citação Postado originalmente por leobnaval Ver Post
    Homocinética quebra por 2 motivos principais, sub dimensionada, e/ou trabalhar fora da angulação correta prevista no projeto da peça.
    As "homocinéticas" possuem sim, uma espécie de "luva" para aceitar a variação do comprimento do eixo, tanto é que desde que o sistema de suspensão seja independente, existe a variação do comprimento do semi-eixo devido ao trabalho da suspensão.
    []s
    Leo, obrigado pela explicação referente a 'luva', mas continuo não entendendo o motivo destas quebras... aparentemente não é a angulação, então só sobra a opção de ser subdimensionada. Desta forma, qual a dificuldade de colocar uma homocinética parruda?

    Desculpa pelas perguntas leigas, só estou tentando entender...
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  • #1096
    Usuário Avatar de leobnaval
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    Talvez o custo, mas acho que esse não é o ponto principal e sim, talvez o fato de o jipe ter sido desenvolvido bastante por simulações e testes computacionais, que nem de longe simulam uma situação na qual os off-roaders utilizam, tanto é que para um uso comum, essas peças estariam ok, na verificações de resistência e durabilidade (isto é apenas uma hipótese levandata por mim).

    Mas quando o negócio entra no barro, competições, saltos tudo aquilo que era bom pode ficar muito ruim, é normal no off-road e parte de susp. e eixos terem que ser superdimensionados, pois estes componentes sofrem esforços fora do normal. Tanto é que o pessoal que prepara jipes e 4x4 para competições ou trilhas sabe disso.

    Quanto a uma homocinética e semi-eixo parrudos, talvez não o tenham feito no inicio e para fazer agora envolva a troca de diversos componentes não somente da homocinética e semi-eixo propriamente ditos...como tambem podem melhorar os materiais e tratamentos e manterem os mesmos dimensionais...isso tudo é uma questão de custo.

    O que eu realmente gostaria de ver é fotos dos componentes que estão ocorrendo as quebras e em que situações ocorreram.

    []s
    O que se leva da vida é a vida que se leva...

  • #1097
    Usuário Avatar de JEFFCATUNDA
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    Citação Postado originalmente por Jorgao Ver Post
    Hehe

    Sabe o que aconteceu? O Adolfo dos Santos contratou 3 pilotos para o Rally e falou: Nao importa o que vai acontecer com os carros. CHEGUEM EM PRIMEIRO! uhahuauu
    Por isso que esses dois infelizes exigiram mais do que deveriam do carro e quebraram!

    A solucao da homocinetia que quebra eh colocar um pouco de Kryptonita refinada. Costuma-se resolver tudo com isso!
    Quem é Adolfo dos Santos? ele tem 3 Starks????
    AQUI O PAPO É TROLLER E 4X4. ACESSE: https://www.facebook.com/groups/102579076519095/JEFFCATUNDA

  • #1098
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    Quebrar homocinética, semi-eixo ou qualquer parte da transmissão num salto é coisa bem comum. Ainda mais se a "pecinha" esquecer o pé no porão...
    Isso não serve como base para qualquer análise. Quem são esses caras que se dizem pilotos? São profissionais?
    Num Dakar ou F1, por exemplo, nem sempre ganha quem corre mais, mas sim aquele que sabe manter o equipamento inteiro até o final. Lá na área Hardcore tem o vídeo dum cara quebrando um eixo de REO! Tudo quebra. O "quando" depende mais de quem pilota.
    Não acho que a homocinética do Stark seja subdimensionada. Em tamanho é equivalente à do Troller. E o motor é mais fraco. Se tem algum problema, é na geometria de trabalho. Na dianteira isso aconteceu, mas na traseira é muito difícil. O que eu acho que pode e sei que acontece, é o cara querer "testar"... Já vi muita mer* acontecer desta forma...
    Mesmo assim, eu já teria partido para umas cruzetas parrudas. Se a fábrica não fizer isso, algum fabricante de semi-eixos fará, quando for comercialmente viável.
    Homocinética depende de escala de produção. Não dá para pedir 50 homocinéticas em novas dimensões para a fábrica. Se o que estão usando é especial para ele, vão precisar desovar o que tem em estoque (certamente uma quantia razoável).
    Com cruzetas a conversa muda, pois tem vários tamanhos e aplicações. Não seria difícil (nem caro) usar uma reforçada que já tem produção seriada.
    Dependendo da escolha da cruzeta, ainda seria possível importar uma similar da CTM, para quem vai competir. Equivalência de peças para up grades seria uma atitude inteligente, assim como foi com a escolha dos diferenciais Dana 44.

    []'s

  • #1099
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    Citação Postado originalmente por JEFFCATUNDA Ver Post
    Quem é Adolfo dos Santos? ele tem 3 Starks????
    Ele tem quantos quiser, é o presidente da TAC...
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  • #1100
    Usuário Avatar de JORGE DELMANTO
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    E o criador do Stark!!!!


    Ainda acreditando q as quebras vao acabar!

  • #1101
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    Citação Postado originalmente por Punch Ver Post
    Ele tem quantos quiser, é o presidente da TAC...
    Pois sim, então as viaturas dele estão com as ultimas configurações e reforços, como deveriam estar para demonstrações e competições... E com outras coisinhas bem acima da do que é de linha.....

    Troller fez e faz isso... Mit faz isso.... GM faz isso... e a TAC não?

    Mas parece que nem assim tá resolvendo... Para o numero de viaturas e quebras, o percentual e realmente alto!

    Uma outra coisa que foi por terra no que seria uma viatura totalmente inovadora, é que se utiliza, como o troller até 2008, de peças de linha de outra montadora, que não a TAC...

    A troller mesmo só desenvolveu molas específicas para o T4 no modelo 2009, a demanda da produção de uma mola específica não compensava o custo...

    Acho que o problema está por ai mesmo. o Giovani acho que também quiz dizer isso...

    Estas são as duras dificuldades de se trabalhar em pequena escala, mesmo que em um produto caro...

    Gastou-se muito tempo em projeções, e esse tempo tem agora que ser compensado com testes de "rua" mesmo... No final das contas não dá para fugir disso, não existe carro perfeito, existe carro APERFEIÇOADO... Videm Toyota, alteram tanta coisinha ano a ano que a gente nem fica sabendo....

    Perdeu-se muito tempo e dinheiro sem o carro rodando... agora é correr atráz do prejuizo, e torcer para ter fôlego.
    AQUI O PAPO É TROLLER E 4X4. ACESSE: https://www.facebook.com/groups/102579076519095/JEFFCATUNDA

  • #1102
    Citação Postado originalmente por Giovani Ver Post
    Quebrar homocinética, semi-eixo ou qualquer parte da transmissão num salto é coisa bem comum. Ainda mais se a "pecinha" esquecer o pé no porão...
    Isso não serve como base para qualquer análise. Quem são esses caras que se dizem pilotos? São profissionais?
    Num Dakar ou F1, por exemplo, nem sempre ganha quem corre mais, mas sim aquele que sabe manter o equipamento inteiro até o final. Lá na área Hardcore tem o vídeo dum cara quebrando um eixo de REO! Tudo quebra. O "quando" depende mais de quem pilota.
    Não acho que a homocinética do Stark seja subdimensionada. Em tamanho é equivalente à do Troller. E o motor é mais fraco. Se tem algum problema, é na geometria de trabalho. Na dianteira isso aconteceu, mas na traseira é muito difícil. O que eu acho que pode e sei que acontece, é o cara querer "testar"... Já vi muita mer* acontecer desta forma...
    Mesmo assim, eu já teria partido para umas cruzetas parrudas. Se a fábrica não fizer isso, algum fabricante de semi-eixos fará, quando for comercialmente viável.
    Homocinética depende de escala de produção. Não dá para pedir 50 homocinéticas em novas dimensões para a fábrica. Se o que estão usando é especial para ele, vão precisar desovar o que tem em estoque (certamente uma quantia razoável).
    Com cruzetas a conversa muda, pois tem vários tamanhos e aplicações. Não seria difícil (nem caro) usar uma reforçada que já tem produção seriada.
    Dependendo da escolha da cruzeta, ainda seria possível importar uma similar da CTM, para quem vai competir. Equivalência de peças para up grades seria uma atitude inteligente, assim como foi com a escolha dos diferenciais Dana 44.

    []'s
    O que você quer dizer com desovar?
    Eles mandariam para o público?
    Com o intuito de não perder mais dinheiro investido?
    Afinal de contas, isso é uma boa explicação para demora da "solução", pois várias pessoas entendidas, assim como você Giovani, já se pronunciaram e compartilham quase sempre da mesma opinião.

  • #1103
    Usuário Avatar de leobnaval
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    Citação Postado originalmente por Jorgao Ver Post
    O que você quer dizer com desovar?
    Eles mandariam para o público?
    Com o intuito de não perder mais dinheiro investido?
    Afinal de contas, isso é uma boa explicação para demora da "solução", pois várias pessoas entendidas, assim como você Giovani, já se pronunciaram e compartilham quase sempre da mesma opinião.
    Pois é amigo, tudo tem contrato comercial, se eu estipulo que vou comprar 2000 peças dessas para cobrir minha demanda de 5 anos de produção e não cumprir o acordo eu tenho que pagar multa e arcar com os gastos do fabricante. Agora se essas peças já forem itens correntes de produção do fabricante para outra aplicação, fica mais fácil trocar de componente.

    []s
    O que se leva da vida é a vida que se leva...

  • #1104
    Usuário Avatar de leobnaval
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    Citação Postado originalmente por Giovani Ver Post
    Quebrar homocinética, semi-eixo ou qualquer parte da transmissão num salto é coisa bem comum. Ainda mais se a "pecinha" esquecer o pé no porão...
    Isso não serve como base para qualquer análise. Quem são esses caras que se dizem pilotos? São profissionais?
    Num Dakar ou F1, por exemplo, nem sempre ganha quem corre mais, mas sim aquele que sabe manter o equipamento inteiro até o final. Lá na área Hardcore tem o vídeo dum cara quebrando um eixo de REO! Tudo quebra. O "quando" depende mais de quem pilota.
    X2

    Citação Postado originalmente por Giovani Ver Post
    Não acho que a homocinética do Stark seja subdimensionada. Em tamanho é equivalente à do Troller. E o motor é mais fraco.
    O tamanho dela, ou o motor mais fraco não dizem muita coisa, eu posso conseguir ter uma homocinética e semi-eixos com dimensionais menores e mais resistentes se o material e tratamento deles forem superiores, e quanto ao motor embora ele seja mais fraco o que manda é o torque dispejado na roda ou seja eu posso conseguir ter um torque maior na roda mesmo usando um motor com menos potência e torque tudo depende da relação de marcha, caixa de transferência e diferenciais.

    Citação Postado originalmente por Giovani Ver Post
    Mesmo assim, eu já teria partido para umas cruzetas parrudas. Se a fábrica não fizer isso, algum fabricante de semi-eixos fará, quando for comercialmente viável.
    Homocinética depende de escala de produção. Não dá para pedir 50 homocinéticas em novas dimensões para a fábrica. Se o que estão usando é especial para ele, vão precisar desovar o que tem em estoque (certamente uma quantia razoável).
    Com cruzetas a conversa muda, pois tem vários tamanhos e aplicações. Não seria difícil (nem caro) usar uma reforçada que já tem produção seriada.
    Dependendo da escolha da cruzeta, ainda seria possível importar uma similar da CTM, para quem vai competir. Equivalência de peças para up grades seria uma atitude inteligente, assim como foi com a escolha dos diferenciais Dana 44.

    []'s
    Queira ou não a homocinética é uma evolução frente a junta universal (cruzetas), até porque ela tem maior número de pontos de contato e não varia a rotação conforme a angulação. Seria andar pra trás usar juntas universais (embora seja uma solução possivel...)
    Para haver quebras inclusive na traseira, alguma coisa errada têm, e pra mim este item esta subdimensionado sim.
    Se fosse apenas a diant. seria por conta da ângulação, mas como esta quebrando na tras. tambem o problema é nela mesmo.

    []s
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