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L 200 triton-impressoes dessa pkp.

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  • 23/11/2009, 15:16
    Pequeno jr
    Citação:

    Postado originalmente por Bruno Sander Ver Post
    Desta vez você esta 100% enganado!

    A minha Triton não veio com Xenon de Fabrica.
    Coloquei Xenon de 6000K (Farol alto, baixo e milha) e REGULARIZEI junto ao Detran.
    No documento do veiculo, na parte de observações, vem escrito "Kit Xenon".

    Nas Blitz, já vão "secos" me parando e, a primeira pergunta que me fazem e: "Sabia que Xenon esta proibido ????"... Eu tenho que segurar para não rir!
    Respondo: "So quando não são regularizados" e mostro, no documento, onde tem escrito "Kit Xenon"!
    Eles nem olham mais nada. Me liberam "P" da vida!

    Bruno Sander

    Extraído de um dos vários sites que pesquisei antes de trocar as lampadas.

    Se 6000k é acima dos 2000 lumes, o seu estaria ilegal com base na resolução e se pegar uma blitz um pouco mais técnica, fica do mesmo jeito.

    Não sei como é a conversão dos valores.

    *****************************

    Para quem não está sabendo do que falo, é sobre a nova resolução do CONTRAN que entrará em vigor no dia 1° de Janeiro de 2009. Ela pode ser lida na íntegra neste link:

    http://www.denatran.gov.br/download/...ONTRAN_294.pdf





    Esta resolução, resumidamente, diz que carros sem limpador de faróis e regulagem de altura dos mesmos não podem ter luzes que emitam mais de 2000 lumens, isso é Xenon. Mas ela tem lógica? Tem, e muita. Vários carros hoje usam xenon (ainda mais pelo valor popular que já se encontram os kits), mas poucos motoristas fazem a instalação e principalmente a regulagem correta dos mesmos. Mas infelizmente os bons vão pagar pelos ruins, afinal a resolução não cita este detalhe, ela engloba todos os usuários das lâmpadas de xenônio.



    O que salva o pessoal “do bem” que usa o xenon corretamente são as brechas que a resolução deixa. Abaixo você poderá ver alguns argumentos que poderá usar com o “seu gualda” na hora da autuação.

    1) A autuação pelo uso do xenon é improcedente como auto de infração sob quaisquer circunstâncias pois, a fim de aferir a autuação, a autoridade seja rodoviária, do CET ou da polícia militar, deve estar equipada e fazer uso dos aparelhos de medição que comprovem que o kit de xenon instalado produza de forma plena acima de 2000 lumens, conforme consta na resolução 294.

    Isso quer dizer que se a autoridade que irá lhe multar não tiver um aparelho correto e devidamente aferido pelo INMETRO para medir os lumens emitidos pelo seu farol, ele não poderá lhe autuar.

    2) A única forma de aferir e comprovar que o kit de xenon instalado infringe a regulamentação 294 é levar o veículo ao único laboratório no Brasil que conta com os equipamentos necessários para o teste, no setor de fotometria da USP em São Paulo, onde segundo o coordenador da área, paga-se de R$5.000,00 a R$15.000,00 por teste, o que inviabiliza ao CONTRAN desembolsar tal quantia para comprovar tecnicamente a autuação de cada carro.

    Este item não precisa de explicação, mas não esqueça que se a autoridade quiser “guinchar” seu carro, e você estiver contra a lei, não poderá “dar um jeitinho” para resolver.

    3) Xenon de 8.000K é proibido desde antes de ser lançado, pelo fato de já haver sido regulamentado pelo CONTRAN que não é permitido iluminação automotiva cuja coloração não seja branca ou amarela. Portanto, estamos falando e defendendo apenas xenon de até 6.000K, cuja cor é branca. Ainda assim, a autuação do kit xenon de 8.000K por ser azul é passível de recurso, pois não se autua um carro baseado no “olhômetro” ou “achômetro” e sim com o uso de um cromoscópio, este também, disponível apenas no setor de fotometria da USP.

    A legislação permite apenas que você use lampadas que emitam luz amarela ou branca, isso quer dizer que o xenon de 8000K não poderá ser usado, pois emite uma luz branca azulada. Todas as lâmpadas xenon abaixo desta medida poderão ser usadas. Confira abaixo uma imagem com cores de xenon:



    4) Os equipamentos referidos como necessários para lâmpadas (em ambas regulamentações não é citado o xenon como incluso nas normas) que excedam os 2000 lúmens devem ser o “Leveling” e “Washing” ou em português claro, controle de ajuste de inclinação de ataque do feixe de luz e limpador da lente do conjunto ótico do farol baixo (excluem-se dessa forma, farol alto e de neblina (leia resolução 227 anexo 3 paragrafo 3.3 (página 98)) compreendido por um esguichador de água e limpador móvel de borracha. Novamente, é necessário que a autoridade que visa autuar o carro possua um equipamento apropriado para aferir se o veículo, equipado ou não com o “leveling” , tenha os faróis BAIXOS regulados de acordo com a norma. Entende-se que o fato de haver um “leveling” no veículo, não comprova que este esteja de fato regulado de acordo com a norma.

    Esta parte explica que se a autoridade não puder medir com algum aparelho correto e aferido se o carro possui o Leveling, ele não poderá lhe autuar, mesmo tendo certeza que o carro não possui o sistema.

    5) Há carros importados ou nacionalizados que são fabricados com kits de xenon. Todo kit de xenon de até 12.000K produz mais que 2.000 lumens, dessa forma, muitos modelos de carros estão em desacordo com a nova lei. Isso é absolutamente improcedente – montadoras produzirem ou importarem veículos que não atendam as normas regulamentares do país onde serão comercializados.

    Isso tornará inviável a importação de vários carros que originalmente já vem com xenon, mas que infelizmente não acompanham o kit de “itens necessários” descritos na nova resolução como o Hyundai Tucson, por exemplo.



    Então, agora vai da sua coragem. Se você quiser continuar com xenon, é importante levar uma cópia dos itens acima e falar “na boa” com a autoridade, caso contrário, arranque fora seu kit, pegue a nota do mesmo e mande para o CONTRAN pedindo um reembolso, já que as leis aqui se atualizam no meio de uma corrida tecnológica, coisa que na Europa os fabricantes definem juntos com as autoridades.

    Quem quiser saber mais e ficar sempre ligado nas atualizações sobre o pessoal que importa os kits de xenon, pode dar uma lida neste link: http://www.xenonlegal.com.br
  • 23/11/2009, 15:30
    Jera
    a frontier LE 2009 com pack luxury, tinha xenon original de fabrica.....ja vi umas a noite e nao ofuscam nada a vista da gente.....mas elas nao tinham o limpador do farol como vinham nas primeiras frontiers espanholas.......e agora o modelo 2010 a nissan tirou de linha o xenon.....era xenon de +- 4300K

    o unico carro nacional q o pessoal coloca xenon xingling e nao ofusca na minha opinião é o fiat stilo!! um amigo meu usa 8000K e não atrapalha......ja vi varios na cidade e tb nao atrapalham.....mas o bom do stilo é q ele tem regulagem eletrica dos farois....fica uma beleza!!!
    agora ranger, triton, hilux,gol, palio, uno, fiat 147, fusca......atrapalham um pouco quem vem no sentido contrario, mesmo se o farol estiver regulado.
  • 23/11/2009, 15:38
    Pablo Aquino
    Qual o procedimento...
    Citação:

    Postado originalmente por Bruno Sander Ver Post
    Desta vez você esta 100% enganado!

    A minha Triton não veio com Xenon de Fabrica.
    Coloquei Xenon de 6000K (Farol alto, baixo e milha) e REGULARIZEI junto ao Detran.
    No documento do veiculo, na parte de observações, vem escrito "Kit Xenon".

    Nas Blitz, já vão "secos" me parando e, a primeira pergunta que me fazem e: "Sabia que Xenon esta proibido ????"... Eu tenho que segurar para não rir!
    Respondo: "So quando não são regularizados" e mostro, no documento, onde tem escrito "Kit Xenon"!
    Eles nem olham mais nada. Me liberam "P" da vida!

    Bruno Sander


    Caro Bruno,


    Qual procedimento que você utilizou, se dirigiu direto ao Detran para uma vistoria? Quanto pagou ao todo, depois foi emitido novo documento ja com essa observação? a Triton tem regulagem de farol??
    Forte abraço e muito obrigado e você e todos os amigos do forum que espetacularmente tem ajudado a nóis leigos a se situar.
  • 23/11/2009, 16:07
    Pablo Aquino
    Link explicativo
    http://xenonlegal.wordpress.com/2009...ado-07jan2009/



    Galera achei esse link na net como um passo a passo para orientar a batalha de regulamentação do Xenom! Forte abraço!
  • 23/11/2009, 16:33
    Bruno Sander
    A minha Triton foi vistoriada e regularizada com Xenon de 6000k.
    Portanto, e permitido. Do contrário, não passaria na vistoria.
    E, não tem regulagem de altura de farol, esguicho nem limpador!

    Bruno Sander
  • 23/11/2009, 18:04
    Carlos Monaco
    Citação:

    Postado originalmente por Bruno Sander Ver Post
    A minha Triton foi vistoriada e regularizada com Xenon de 6000k.
    Portanto, e permitido. Do contrário, não passaria na vistoria.
    E, não tem regulagem de altura de farol, esguicho nem limpador!

    Bruno Sander

    Bruno, esse negocio de que não passaria na vistoria é meio complicado, tive que passar no Imetro para renovar o documento do meu carro(por causa do GNV) fui na certeza que iria ser reprovado, lampadas de 100w, pneu careca, insufilme (G5 com G20 por cima e G20 no parabrisa), escapamento sem catalizador, e para minha surpresa passaei tranquilo no teste, provavelmente o cara acordou de bom humor no dia.

    Portanto acho que isso vai mais do humor do cara que havalia do que propriamente o carro.

    Só uma pergunta vc que correu atras dos documentos ou pagou para um despachante???
  • 23/11/2009, 18:32
    Bruno Sander
    Fui eu quem fiz tudo!
    1. Entra no Site do Detran e imprime um Formulario de Alteracao de características do veiculo...
    2. Preenche, paga um DAE e leva tudo ao Detran para o Delegado assinar autorizando a instalação do Xenon.
    3. Instala o Xenon e leva ao Inmetro (onde paga outra taxa), com a Nota Fiscal do Xenon, para a vistoria.
    4. Volta ao Detran com a Vistoria do Inmetro, Paga outra taxa, faz outra vistoria, e solicita o novo documento do carro (com a alteração) + Taxa!

    Você vai gastar cerca de R$500,00 so de taxas.

    Bruno Sander
  • 23/11/2009, 21:58
    PAJERO 4X4
    Citação:

    Postado originalmente por Bruno Sander Ver Post
    Fui eu quem fiz tudo!
    1. Entra no Site do Detran e imprime um Formulario de Alteracao de características do veiculo...
    2. Preenche, paga um DAE e leva tudo ao Detran para o Delegado assinar autorizando a instalação do Xenon.
    3. Instala o Xenon e leva ao Inmetro (onde paga outra taxa), com a Nota Fiscal do Xenon, para a vistoria.
    4. Volta ao Detran com a Vistoria do Inmetro, Paga outra taxa, faz outra vistoria, e solicita o novo documento do carro (com a alteração) + Taxa!

    Você vai gastar cerca de R$500,00 so de taxas.

    Bruno Sander

    Teve que colocar o lavador de farois?
  • 23/11/2009, 22:08
    Bruno Sander
    Não, não coloquei o esguicho de faróis.
    Como fiz a vistoria com a Picape 0km (antes de emplacar), não perturbaram!

    Bruno Sander
  • 23/11/2009, 22:12
    vvlfilizzola
    Bruno Sander
    Bruno ele compro no paraguay o 295 liguei hj lá tá 500R$ cada
    tel:067-3431-5232 ou 3431-55-25.
    ou e sobre a velocidade final vc já aferiu quanto tá dando de final agora
  • 24/11/2009, 09:14
    Bruno Sander
    Valeu Victor!
    Velocidade final (aferida no GPS) - até agora: 204km/h.
    Mas, a partir de 160km/h, com esta nova reprogramação... Haja fumaça preta!
    Parece aquelas Picapes filmadas de cima no Rally dos Sertões... Deixa um rastro de fumaça preta prá trás!

    Abaixo de 160km/h (e no transito urbano) a emissão de fumaça está normal.

    Bruno Sander
  • 24/11/2009, 21:05
    vvlfilizzola
    Bruno Sander
    Bruno obrigada pela informação ela da isso em decidas bem longas.
    tava vendo sobre os bilsten 5150 q vc utiliza e achei uma empresa que chama campco especializada em amortecedores bilsten e ele falow q tem para triton:
    Ola Sr. Vitor,

    Precos de Bilstein para L200 Triton :

    Mod. 5125 = R$ 2790 (o jogo de 4 amortecedores)
    Mod. 5150 = R$ 3690 (0 jogo de 4 amortecedores)


    A suas ordenes,

    saludo cordial

    Oscar Campodonico
    Director
    www.campco.com.br
    041.9216-7285

    Bruno oque vc acha ta no preço tava querendo compra nos USA lá é bem mais barato mas tem um monte de modelos 5150 e 5125?

    Quinta to indo para Ponta Pora com um amigo colocar na S10 dele 4 Bfgoodrich 245/75/16 mud vó tira umas fotod dos 295 do lado do 285 para vc da uma olhada.
    abraçosss
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