
Postado originalmente por
Henriquemix
Amigo presta atençao netes diagramas .
Sistema orijinal :
A 78graus o primeiro estajio da vauvola termoestatica começa a abrir , a 82g esta totaumente aberta , a 86g começa a abrir o segundo estajio , a 88g esta totaumente aberto , a 92g começa a acoplar o acoplamento viscoso (embreajem viscosa) , a 95g esta totaumente acoplado e transmitindo integraumente o movimento para a elice , a 105g temperatura de ebuliçao ou fervura , sao dados fornecidos pela propria kia .
Sistema Dorner :
A 75graus começa a abrir o primeiro e unico estajio , a 80g esta totalmente aberto , a 86g o interrupitor temoestatico (famoso sebolao) libera corrente eletrica para alimentar a ventoinha eletrica , fasendo com que a temperatura dessa para 82g e assim desligando a ventoinha , a 105g temperatura de ebuliçao ou fervura , cada componente do sistema foi minuciosamente estudado e para que assim foce bem adecuado ao sistema , esse estudo durou aprocimadamente de 7 a 8 meses .
Ventoinha eletrica:
Eduarte imajina voce numa trilha e atola seu carro , voce fica la asselerando seu carro a 3000rpm derrepente voce olha a temperatura subindo , istintivamente voce vai tirar o pe´ , nesse momento o motor vai dimnuir o foco de calor porem tanbem vai diminuir a rataçao da ventoinha e a capacidade de ventilaçao resultado , ou a temperatura vai se manter aonde esta ou vai continuar a subir ou seja se esta quase fervendo vai permanesser neste quase se ja esta fervendo vai comtinuar a ferver e chegar a fundiçao termal(ja era pro motor) .Agora se seu carro ter ventoinha eletrica acontece justamente o contrario , no momento em que voce tirar o pe´o motor vai diminuir o foco de calor e a ventoinha estara a toda velocidade porque ela nao e´movida pelo motor fasendo com que a temperatura dessa rapidamente , isso nao e´achismo e sim puro raciocinio lojico .
Em resumo , a ventoinha eletrica e´superior em tudo , dura bem mais , conheço carros com 20anos de uso e a ventoinha ainda e´orijinal em quanto a mecanica dura 2anos ou 70milkms . Por nao ser movida pelo motor proporciona uma maior economia . Amenta a vida utio do motor por ser mais precisa no controle da temperatura etc.. So´ faço uma reçauva tem que ser de boa qualidade nada de xingilingue , so´bosh ou similar.
Recipiente de espançao :
Eduarte pença em 2 recipientes A , B no recipiente A cabe esatos 1litro , no recipiente B cabe esatos 1,1litro (ou1litro e 100ml) em ambos vamos abastecer com esatos 1litro de agua , agora vamos aquecelos ate 90graus pergunta o que acontece com os 2 recipientes ? com o aquecimento da agua as moleculas se afastam uma das outras o que almenta o volume da agua resultado , o recipiemte A estoura porque a capacidade dele e de esatos 1litro porem o volume da agua (90graus)a essa temperatura e bem maior , ja no recipiente B nao estoura porque a tem espasso para a agua se espandir , isso nao e´achismo mas e sim pura fisica de materiais .
No sistema orijinal tem uma vauvola de dentro da tampa do radiador , ela e´um embulo que tem uma mola que pressiona o embolo de cima para baixo , em baixo do embolo tem o bouçao de agua que esta sendo aquecido e precionando o embolo para cima ate ele dar vasao para um cano laterau e chegando ao recipiente de alojamento de fluido (uma espese de ospedero temporario).
Recipiente de espaçao e´uma camara onde o fluido circula constantimente e tem espasso para se espandir , aucontrario do outro sistema o fluido circula atraves de mangueiras e nao pela vauvola de pressao , o que passa pela vauvola e´apenas ar quente e nada mais .
Pergunta , qual dos 2 sistema sao mais propicio a falha?No sistema orijinal o fluido passa pelo embolo , qualquer sujeira que tenha na agua e´suficiente para trancalo nao permitindo com que a agua se espanda normaumente resultado estoura vasamento em todo sistema (mangueiras radiadores etc..)ja no recipiente de espaçao a agua nao passa pela vauvola de controle de preçao por isso dificomente ela ira trancar , nao e´achismo e sim conhecimento tecnico.
Eduarte se voce prestar atençao a grande sacada desse sistema nao e´a ventoinha eletrica ou o recipiente de espançao (uma andorinha nao fas verao) mas sim a temperatura operacional mediana de trabalho que e´9graus mais baixo e a armunia de cada componente do sistema .
Vou botar um ponto final nesta pendenga .
No final deste ano eu com minha familia fisemos uma viajen de um dia , rodamos 1500kms por serras (serra do rio do rastro , serra do corvo branco etc...) estradas de chao batido (50kms) , ficamos presos em um engarrafamento por 4horas e pra fexar fis de florianopoles a jaragua em 4horas a uma velocidade de cruseiro de 120 , 130km/hs .Porem acreditem (chupa essa manga eduarte)o fluido do meu carro esta vencido , quando abro a tampa esala um cheiro de saloba (fluido contaminado com ferrujem) a pate de baixo do recipiente esta sujo de ferrujem , este sistema ja rodou 30000kms e tem um ano e meio de uso ou seja eduarte de novo nao tem nada , segundo o que voce disse o sistema orijinal funciona bem quando o fluido esta novo pois bem o meu sistema e´tao eficiente e parrudo que mesmo com fluido velho ou vencido ele da´conta do recado mesmo em uso mais severo .
Eduarte nao estou aqui para mostrar que sou melhor que voce ou alguem aqui do forun mas sim para acabar com esse mitos lendas de sertos cabelos branco que acham que sabem tudo mas na verdade nao sabem nada , estou aqui para ajudar esses petruccis da vida que tanto precisam de ajuda de nos aqui do forun . Eduarte quando fiser algun questionamento sobre meus progetos , faça com enbasamento tecnico nao com achismo , quando fiser faço questao de ler e respomder a autura .
Valeu obrigado pela atençao e boa sorte para todos .
AlexandroDorner