Pensei em colocar na posição do reservatorio da agua do parabrisa o expansor do novo uno (2010 em diante). Ligar a entrada dele na saida do radiador original que vai para o expansor e a saida dele fazer um nipel bem no cano de ferro que sai do radiador da sportage e vai para o bloco.
Retirar a valvula da tampa original para que apenas vede a agua do radiador para não sair para o ambiente externo.
rpetrucci, esse sistema ja foi feito aqui no forum e funcionou bem, se vc der uma pesquisada vc acha o esquema que fizeram, é isso mesmo que vc ta querendo fazer.
Da uma pesquisada que vc acha.
[]s
(DU)
Sportage TDI 2001 Curta
Ex Rocsta 94 "Maçarico" Ex Sportage 99 Curta "Recruta"
rpetrucci, esse sistema ja foi feito aqui no forum e funcionou bem, se vc der uma pesquisada vc acha o esquema que fizeram, é isso mesmo que vc ta querendo fazer.
Da uma pesquisada que vc acha.
[]s
(DU)
EDuarte o que foi feito, foi tapado o tampão original e dicionado um nipel, e no mesmo lado na parte inferior do radiador outro.
O que quero é não transformar o radiador original e adicionar o nipel no cano que sai do radiador (da parte inferior) e vai para o motor que seria o retorno da agua do expansor ...
Tive outra ideia ... pego um resevatorio do sistema fechado que a tampa aguenta pressão (normalmente até 1.3), coloco no lugar do original. Dai ligo ele pela parte de baixo no topo do radiador (na saida para o expansor) completo o nível e coisa e tal.
Sera que funciona?
So para refrescar a memoria de todos, abaixo o sistema utilizado pelo nosso amigoalexandrodorner
Ele gastou uns 3mil, eu não queria chegar a tanto pois encontrei radiador novo por 1.200,00 visto que o meu problema é apenas o bocal (eu acho).
Ai Petrucci belesa ?
Siguinte , quem regula a pressao no sistema selado e´ a vauvola que esta localisada na tampa do vaso espançor , ela controla a pressao liberando o ar quente que esta localisado dentro do vaso espançor , no sistema original e´a vauvola que esta localisada na tampa do radiador , ela executa essa funçao liberando o fluido para o vaso de alojamento , uma pergunta quem e´mais eficiente o selado ou o aberto ? se voce analisar com cuidado , vera´ no sistema selado o que passa pela tampa e´apenas ar quente e no sistema aberto passa flido , flido esse que pode estar sujo e assim pode trancar a vauvola da tampa do radiador , foi assim que o motor do meu carro foi p/ taia (com o antigo dono ) , trancou a vauvola e estourou vazamento no radiador e ferveu .
O custo p/ faser esta melhoria augo em torno de 300 a 500rs com vaso espançor e tampa e mangueiras e suporte e souda a oxigenio no radiador .
O sistema de arrefecimento que eu fis custou em torno de 3000rs porem e´ todo um sistema e inclui ate´ a troca dos selos mecanico de aço por selos de aluminio torneado (custou em torno de 700rs so´os selos ) .
Petrucci ai vai algumas fotos para ajudar , valeu ate´.
AlexandroDorner
Ai Petrucci belesa ?
Siguinte , quem regula a pressao no sistema selado e´ a vauvola que esta localisada na tampa do vaso espançor , ela controla a pressao liberando o ar quente que esta localisado dentro do vaso espançor , no sistema original e´a vauvola que esta localisada na tampa do radiador , ela executa essa funçao liberando o fluido para o vaso de alojamento , uma pergunta quem e´mais eficiente o selado ou o aberto ? se voce analisar com cuidado , vera´ no sistema selado o que passa pela tampa e´apenas ar quente e no sistema aberto passa flido , flido esse que pode estar sujo e assim pode trancar a vauvola da tampa do radiador , foi assim que o motor do meu carro foi p/ taia (com o antigo dono ) , trancou a vauvola e estourou vazamento no radiador e ferveu .
O custo p/ faser esta melhoria augo em torno de 300 a 500rs com vaso espançor e tampa e mangueiras e suporte e souda a oxigenio no radiador .
O sistema de arrefecimento que eu fis custou em torno de 3000rs porem e´ todo um sistema e inclui ate´ a troca dos selos mecanico de aço por selos de aluminio torneado (custou em torno de 700rs so´os selos ) .
Petrucci ai vai algumas fotos para ajudar , valeu ate´.
AlexandroDorner
Com certeza a vida evolui para melhor, se melhor fosse o original todos os carros continuariam usando e não teriam passado para o seu ...
Minha dúvida é quanto a forma de aplicar com menor custo, pensei em colocar a solução 1 onde usaria a parte inferior do reservatorio para entrar a agua com isso o retorno aconteceria quando a pessão do radiador fosse menor que do reservatório forçando a valvula de retorno da tampa original ...
Meu problema també não é so não gastar muito, mas ter que parar o carro pra mim é uma naba, alem de trabalhar o dia todo, faço faculdade de engenharia a noite (todos os dias até as 23hs) então minha esposa tem o carro dela para ir trabalhar e levar o guri para o colério e coisa e tal, eu ficar sem carro é uma naba ....
Acho que vou comprar um radiador no ferro velho e fazer as modificações necessárias e quando estiver tudo pronto so tiro um e coloco outro, então faço igual ao seu....
Ja comecei hj, coloquei a valvula do opala que abre a 75 com o furinho
Metodo 02: Ligar a saida do radiador original na parte superior do epansor "selado" e a saida infrerior do expansor selado no cano que sai do radiador original e vai para o motor.
- Para todos os métodos será utilizada como valvula termostática a do opla 2.5 com furo de 4mm;
- Para os métodos 1 e 2 o radiador permanecerá com a valvula original de 0.9 mais a do expansor que varia de 1.3 a 1.4 bar;
- Para todos os métodos o radiador deve receber uma solução de 50% de água e 50% de liquido de arrefecimento Motul ou Bardal;
- O método 1 e 2 será experimental, ja o método 3 esta em pleno funcionamento.
Perguntas:
Metodo 1 funciona ? Apresenta risco para o sistema ?
Metodo 2 funciona ? Apresenta risco para o sistema ?