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  • #1
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    18/04/2012
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    Citação Postado originalmente por Pardal01 Ver Post
    Prezados Amigos,

    Interessante esta questão, principalmente no Rio de Janeiro, com temperatura na sombra de 43°₢ neste verão. . . quando se liga o ar condicionado, e com o radiador do motor já recebendo o ar quente do radiador do ar condicionado. . . fica difícil não ficar preocupado. De forma diversa ao marcador de temperatura do painel da Sportage, cujo ponteiro sempre fica fixo ligeiramente abaixo da marcação central depois do aquecimento do motor . . . . . a indicação do medidor auxiliar de temperatura que instalei no bloco do motor varia bastante com a marcha do veículo, utilização ou não do ar condicionado, etc. . . ao contrário do mestre EDuarte, Doutor "honoris-causa", pouquissimo entendo de mecânica e ainda não achei uma oficina/profissional em terras cariocas ou fluminenses que entenda das "manhas" da Sportage Diesel. . . . de modo que fico curioso/interessado neste assunto. .

    Um abraço,

    Claudio

    tmb enfrendo engarrafamentos todos os dias indo e voltando do centro-rj... mais graças a deus até agora nunca deu defeito nenhum....

  • #2
    Usuário Avatar de Claudio_Mag
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    Olá André,

    Ok, vamos ver se as nossas viaturas "sobrevivem" a estre verão . . . . há algumas semanas fiquei preocupado . . .engarrafado por mais de uma hora, com sol a pino e temperatura externa na sombra acima de 43°C, o medidor auxiliar chegou ao valor inédito de 92 °C . . . desliguei o ar condicionado e ele caiu uns cinco graus, se estabilizando(o medidor original nem se movimentou). . .fica a dúvida se seria possível mais uma hora de engarrafamento com o ar condicionado ligado. . .preferi não arriscar. . . .

  • #3
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    Obrigado EDuarte, pela informação. Acho que se puder fazer o desvio que o pessoal do JPX faz e mandar a água de volta para o radiador e não para o cabeçote terei algum ganho.
    Pardal01, eu acho, na minha ignorância de quem só leu a respeito, que 92 graus ainda é temperatura de funcionamento normal do motor.
    Lautrix

  • #4
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    Glaicon essa dica é valiosa, antes consumo com o carro parado, do que motor fervendo! rsrsrs..
    Jabiraca 97, mrdi atualmente sem lift!

  • #5
    Usuário Avatar de Claudio_Mag
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    Positivo André, a última vez que coloquei um dedinho de água foi ha uns 20.000 km. . . não baixou nada desde então . . . E com relação a ventoinha, confesso que o motor diesel é tão barulhento que não consigo distinguir nitidamente quando a mesma aciona . . . mas o medidor original da minha viatura não desce nada . . . nem sobe nada . . . de 75 a 92 graus (esqueci de informar que antes de instalar, testei o sensor auxiliar no fogão com água fervendo e ele indicou 95 a 96 graus. . . deve estar medindo uns cinco graus a menos do que a temperatura real) . . . outro ponto, seguindo as indicações postadas no forum, efetuei 3 furinhos de 1/8 de polegada (recomendado 5 mm, mas por falta de broca neste diâmetro. . .) na válvula termostática, o que fez a temperatura média cair de 4 a 5 graus. . .

  • #6
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    Citação Postado originalmente por Djalma colombo Ver Post
    Glaicon essa dica é valiosa, antes consumo com o carro parado, do que motor fervendo! rsrsrs..
    Com certeza, Djalma. mesmo porque o incremento do consumo será mínimo.
    Para os amigos fazerem um pequeno teste, com o motor quente e ligado, abram o capô, acelerem a viatura através do cabo junto ao motor e coloquem a outra mão próximo da hélice, sentindo o aumento do calor.
    Essa saída de ar quente é o reflexo da temperatura atual do radiador, mas que internamente diminuirá com o maior ingresso de ar ambiente.

  • #7
    Saudações a todos.
    A muito tempo não apareço por aqui, vi alguns questionamentos sobre a temperatura de trabalho do motor das SPT turbo diesel, segue abaixo resposta que recebi do SAC da Kia a 6 anos atrás:

    "
    Em atenção à sua solicitação informamos que a sub-válvula termostática têm início de abertura entre 78,5ºC a 81,5ºC e a válvula termostática principal entre 86,5ºC a 89,5ºC.
    Ambas estão totalmente abertas a 100ºC.
    A temperatura normal de trabalho do motor situa-se entre a temperatura de abertura da válvula termostática principal e a temperatura de início de acoplamento da hélice do radiador, em torno de 95ºC.
    Com a aditivação correta (40% de aditivo para 60% de água desmineralizada), a temperatura do líquido de arrefecimento atinge 105ºC, quando inicia-se o processo de superaquecimento do líquido.
    "

    []s

  • #8
    Usuário Avatar de Djalma colombo
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    Caraca Marc, levando-se em consideração essas informações explicasse porque temos tantos problemas com aquecimento!
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  • #9
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    Citação Postado originalmente por Djalma colombo Ver Post
    Caraca Marc, levando-se em consideração essas informações explicasse porque temos tantos problemas com aquecimento!

    o meu carro atualmente usa a valvula de um estagio da kia. e até agora nunca tive problema não...

  • #10
    Usuário Avatar de Djalma colombo
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    A minha quando pegue troquei tudo por original, valvula, acoplamento, bobinas entre outras coisas, só me incomodei enquanto estava com gnv, depois que tirei acabou os incomodos!
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  • #11
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    mesmo com tudo em dia com o gnv o carro fervia?

  • #12
    Usuário Avatar de Djalma colombo
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    O antigo dono queimou a junta do cabeçote, na minha mão depois que tirei o gnv e troquei o que estava errado, nem mexe o ponteiro, semana passada peguei 6 horas de congestionamento na saida do litoral do parana ate curitiba e não teve alteração nenhuma!
    Jabiraca 97, mrdi atualmente sem lift!

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