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  • #1
    Usuário Avatar de EDuarte
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    O suporte do sensor esta muito grande, o que o deixa mais frio que a agua que consequentemente mascara a temperatura real (pra menos), tem que ficar mais proximo do cabeçote.
    Peça pro seu mecanico medir com um termometro digital a temperatura nas duas extremidades do suporte do sensor, vc vai ver que tem uma diferença consireravel.

    []s
    (DU)
    Sportage TDI 2001 Curta
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  • #2
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    Pessoal, após algum tempo de inatividade (leia-se anos), tempo esse, consoante com a inércia da viatura, e depois de muito tomar couro desse motor fantástico, volto a postar, inicialmente com dicas que julgo importantes e que aprendi a duras penas.

    Após 3 retíficas e vários cabeçotes, o que tenho pra dizer pra vocês é o seguinte:

    - Pelo fato de ninguém prestar atenção a ela e pela mesma estar intimamente ligada ao desempenho e saúde do motor, é possível que muitos problemas nas Sports sejam decorrentes do mau funcionamento da turbina. No meu caso estava com pressão abaixo de 1,5 bar, bem longe dos 0,8 bar adequados ao motor, além de folgas no eixo e demais componentes.
    O resultado disso foi motor trabalhando à exaustão quando exigido um pouco mais nas estradas. Isso causava superaquecimento geral, incluindo aumento da temperatura e pressão do óleo. Sabe-se que o óleo superaquecido perde suas propriedades de lubrificação, vindo a deteriorar-se. Em um círculo vicioso, o sistema de arrefecimento não dava conta de refrigerar o motor. No meu caso, o primeiro sintoma de merda quase pronta foi o bater de biela.
    Depois de 3 "batidas de biela" e 3 retíficas do motor (do cabeçote falo adiante), é que descobri, eu mesmo, por acaso, antes que o motor sifu pela 4ª vez, que a turbina tinha ido pro saco. E descobri isso da forma mais temida: disparo do motor! A sorte é que o capô estava aberto e minha presença de espírito foi imediata, já que estava com um pano na mão: obstruí a entrada de ar do motor. A vantagem é que a fumaça gerada em alguns segundos foi suficiente pra acabar com os pernilongos do bairro. rs...

    - Trocada a turbina, o carro virou uma moça, mas aí veio outra orelhada de mexânicos: segundo eles, em algumas vezes a culpa foi do sistema de arrefecimento, quando exigiu a troca de junta de cabeçote e do cabeçote. O carro está hoje na oficina com cabeçote novo. Porém, antes de optar por fazer o serviço, fui a fundo em pesquisas e descobri o óbvio nesses casos de reincidência de queima de junta e consequente trinca do cabeçote: basicamente NINGUÉM troca os parafusos do cabeçote, muito menos do guia-prisioneiro do mesmo. E por que fazer isto? Simples. Esses parafusos, assim como o guia-prisioneiro são feitos de metal "elástico", que vai tendo a rosca contraída até chegar ao torque final. Nunca devem ser "desapertados" nesse processo, que normalmente deve ser feito em X, do centro para as extremidades, com torque variando equitativamente até o final. Uma vez "desapertados", perdem de imediato sua propriedade de fixação e travamento, ficando altamente suscetíveis às vibrações e dilatações do motor como um parafuso comum. Aí, o resto a gente já conhece. Uma frestazinha e lá se vai o cabeçote pro saco. Na melhor das hipóteses pra retífica. Isso vale também para o guia-prisioneiro.

    - Outra questão fatídica e muito comum é a famigerada mania de mecânico achar que é engenheiro e alterar as características de funcionamento do motor, retirando, modificando, acrescentando esse ou aquele componente simplesmente por que acha que assim será melhor. É o caso da retirada da válvula termostática. Gente, isso não deve ser feito NUNCA! É errôneo achar que isso vai trazer benefício, principalmente pra quem mora em lugares quentes, como eu.
    É simples de explicar: com a válvula aberta a água está sempre em circulação SEMPRE estará quente (no caso de lugares quentes e demasiado fria em lugares frios)! Eventualmente, devido ao aumento da temperatura da água, o sistema irá promover o acoplamento da ventoinha, mas ela não dará conta de refrigerar, por que foi projetada pra refrigerar apenas a quantidade de água que deveria estar presa no radiador. Como não tem a válvula para segurar a água no radiador, a ventoinha (ou o vento) tentará refrigerar TODA a água do sistema de arrefecimento, o que não ocorrerá. O sobreaquecimento então será iminente, até mesmo em lugares frios, caso o motor seja bastante exigido, como reduzido na neve, etc.
    Como deve ser e como funciona: A água presa no radiador está constantemente refrigerada pelo vento ou, quando necessário, pela ventoinha. Elá só é liberada quando a água que circula no motor estiver em uma determinada temperatura. Assim, a água fria entra no motor, após a válvula abrir, e mistura-se com a água quente, diminuindo a temperatura de imediato. A quantidade de água quente que saiu pro radiador pra dar lugar à água fria fica presa lá, quando a válvula se fecha e aí começa um novo ciclo.
    Outra questão contundente é deixar de usar o etilenoglicol na proporção que recomenda o fabricante. É imprescindível para vida plena do sistema. O fluido além de evitar corrosão, diminui o ponto de fusão (não congela a 0º C) e aumenta o ponto de ebulição (não ferve a 100º C)

    Resumindo: Siga estritamente o que reza o manual do fabricante com relação à manutenção periódica preventiva. Se seguir assim, raramente será necessária uma manutenção corretiva. Porém, nada impede que você instale alguns dispositivos de controle, como manômetros, solenoides, relés, etc. Tenho pra serem instalados na Sport manômetros de pressão do turbo, pressão e temperatura do óleo e temperatura da água, todos da linha Smoke da Auto Gauge. Esse último será instalado no radiador, diferente daquele que existe no painel que mede a temperatura da água do motor, além de um dispositivo que soará um alarme caso não exista água no sistema de arrefecimento e excesso de temperatura da mesma.

    Por conta disso tudo acabei por comprar um Ssangyong Rexton II e confesso que estou apaixonado com o big SUV que também receberá instrumentos da Auto Gauge, porém da linha Tinted Smoke que vem com sensores que acionam um led e alarme caso seja alcançada uma determinada margem de medição na escala.

    É isso aí...
    4X4 Brasil

  • #3
    Usuário Avatar de mfdomingues
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    Citação Postado originalmente por claudinho10001 Ver Post
    Pessoal, após algum tempo de inatividade (leia-se anos), tempo esse, consoante com a inércia da viatura, e depois de muito tomar couro desse motor fantástico, volto a postar, inicialmente com dicas que julgo importantes e que aprendi a duras penas...
    Claudio,
    Concordo em gênero número e grau, veja, estou passando mal com a minha SPTG, por conta de negligência do antigo dono, somente depois que instala-los os medidores notamos que a temperatura não estabiliza (está com válvula termoestatica instalada) meu meca, acha que está ruim ou travada aberta, semana que vem vou ancora-la novamente com ele a turbina não chega perto de 0,6 bar no máximo e chia um pouco.

    O fato do carro trabalhar + / - frio e com a turbina provavelmente com problemas de folga no eixo, fraca etc deve estar fazendo que eu perca óleo (2 lts a cada 5.500 km) porque queima pela turbina (a confirmar) e os pistões, anéis, camisas etc não dilatam o suficiente para vedar (temperatura baixa).

    estou desenvolvendo cabelos brancos além do que imaginava, pois, pode ser o motor recém retificado (pelo antigo dono) ai meu amigo, vai baixar meu astral legal, porque vai saber como foi retificado como você disse acima, trocar parafusos, guia-prisioneiros etc.....

    Enfim, estou na batalha.
    Mitsubishi Pajero tr4 - 2.0 - 2005 - Original
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  • #4
    Usuário Avatar de mfdomingues
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    Citação Postado originalmente por claudinho10001 Ver Post
    Pessoal, após algum tempo de inatividade (leia-se anos), tempo esse, consoante com a inércia da viatura, e depois de muito tomar couro desse motor fantástico, volto a postar, inicialmente com dicas que julgo importantes e que aprendi a duras penas.....
    Claudio,
    Bom dia

    Sabe me dizer quanto de óleo a sua baixava quando o problema foi na turbina?

    Suspeito que a minha esteja babando óleo (ta baixando e não tem vazamento nenhum) vou encostar semana que vem, mas quero ter uma referência para comparar melhor.

    Valeu.
    Mitsubishi Pajero tr4 - 2.0 - 2005 - Original
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  • #5
    Usuário Avatar de Alisson Wagemacher
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    Bom dia amigos!

    Minha Sportage será usada para trilhas, moro em Belém/PA e aqui faz mais de 40º na sombra, uma trilha mais pesada no meio da mata é o mesmo que ficar dando giro no motor dentro de um forno, pois não tem ventilação alguma, então gostaria de dar uma senhora geral no meu arrefecimento, e também fazer um upgrade nele.

    1 - Minha viscosa está travada, vou colocar uma nova, alguém sabe se serve de outro carro?

    2 - Está sem válvula termostática, vou por uma nova, serve de outro carro? tipo uma com temperatura mais baixa?

    3 - Meu radiador está se vazando todo, vou mandar fazer um novo com mais colmeias.

    4 - Agora vem a dúvida maior, uma vez li em algum lugar daqui, alguém falando que instalou, ou gostaria de instalar um reservatório de água, como posso fazer?

    Li também algo sobre a hélice do motor, foi usada de outro carro que tinha mais capacidade de sucção de ar, procede?

    Infelizmente não lembro onde li, pois foi a um bom tempo atrás quando eu estava pesquisando coisas sobre Sportage antes de fazer a compra da minha.

    Agradeço pela atenção

    abraços
    4X4 Brasil
    Suburban 95 K2500 6.5 Turbo Diesel/C20 CustomS 94/95/Sportage 00/01 Diesel
    Ex Grand Blazer MWM Sprint 4.2 98/99
    Ex F-250 MWM Sprint 4.2 2001

  • #6
    Usuário Avatar de rDuran
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    Citação Postado originalmente por Alisson Wagemacher Ver Post
    Bom dia amigos!

    Minha Sportage será usada para trilhas, moro em Belém/PA e aqui faz mais de 40º na sombra, uma trilha mais pesada no meio da mata é o mesmo que ficar dando giro no motor dentro de um forno, pois não tem ventilação alguma, então gostaria de dar uma senhora geral no meu arrefecimento, e também fazer um upgrade nele.

    1 - Minha viscosa está travada, vou colocar uma nova, alguém sabe se serve de outro carro?

    2 - Está sem válvula termostática, vou por uma nova, serve de outro carro? tipo uma com temperatura mais baixa?

    3 - Meu radiador está se vazando todo, vou mandar fazer um novo com mais colmeias.

    4 - Agora vem a dúvida maior, uma vez li em algum lugar daqui, alguém falando que instalou, ou gostaria de instalar um reservatório de água, como posso fazer?

    Li também algo sobre a hélice do motor, foi usada de outro carro que tinha mais capacidade de sucção de ar, procede?

    Infelizmente não lembro onde li, pois foi a um bom tempo atrás quando eu estava pesquisando coisas sobre Sportage antes de fazer a compra da minha.

    Agradeço pela atenção

    abraços

    1 - Viscosa - DA diesel serve da besta 2.2 e 2.7 da gasolina tem que confirmar, custa média de 240 reais.
    2 - Valvula termostatica do opala 4cil (ele abre antes e não é estagio duplo)

    4 - Acho que você está falando de colocar um sistema selado (Eu não acho grande vantagem pra esse tipo de motor, a nao ser que você queira colocar ventoinha elétrica)
    Sportage 2000/2001 Motor Toyota 3L 2.8TD
    SAS DANA44 - Bloqueio Traseiro/Dianteiro Micromaq - C/P 5.38 - Guincho mecânico
    [|___\==KIA==/___|]

  • #7
    Usuário Avatar de mfdomingues
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    Citação Postado originalmente por Alisson Wagemacher Ver Post
    Bom dia amigos!

    Minha Sportage será usada para trilhas, moro em Belém/PA e aqui faz mais de 40º na sombra, uma trilha mais pesada no meio da mata é o mesmo que ficar dando giro no motor dentro de um forno, pois não tem ventilação alguma, então gostaria de dar uma senhora geral no meu arrefecimento, e também fazer um upgrade nele.


    Infelizmente não lembro onde li, pois foi a um bom tempo atrás quando eu estava pesquisando coisas sobre Sportage antes de fazer a compra da minha.

    Agradeço pela atenção

    abraços
    1 - Minha viscosa está travada, vou colocar uma nova, alguém sabe se serve de outro carro?
    Conforme o Duran respondeu da Diesel a besta são aceitáveis, da gasolina vi muita coisa no fórum, tem de corsa, vectra e ranger, alguém aqui falou uma vez que coloca a de vectra em algumas (contudo, não se recomenda as elétricas para trilhas pelo fato de poderem travar com lama, água etc) pesquise bem isto pode ser o maior diferencial na sua região que é muito quente.

    2 - Está sem válvula termostática, vou por uma nova, serve de outro carro? tipo uma com temperatura mais baixa?
    Serve de vários veículos, inclusive da para fazer uma adaptação na original (retirar o primeiro estágio e fazer uma passagem de 3mm) na minha vou instalar a do opala 4cc 2.5 que abre com 75 C com apenas um estágio.

    3 - Meu radiador está se vazando todo, vou mandar fazer um novo com mais colmeias.
    No mínimo 3 colméias.

    4 - Agora vem a dúvida maior, uma vez li em algum lugar daqui, alguém falando que instalou, ou gostaria de instalar um reservatório de água, como posso fazer?
    Certa vez pensei nisto e me desaconselharam a fazer um sistema "selado" sugeriram a dar uma melhorada no sistema original, está neste mesmo tópico o que iria fazer e as respostas, de qualquer forma tem que ser bem projetado e executado.

    Li também algo sobre a hélice do motor, foi usada de outro carro que tinha mais capacidade de sucção de ar, procede?
    Procure uma oficina de preparação, fui em uma aqui e a pessoa tinha uma escala de várias hélices de vários modelos e suas respectivas velocidades e de deslocamento da massa de ar, inclusive, eles confeccionavam caso necessário (alguns motores V8 que modificavam precisava de inclinações especificas nas hélices e motor poderoso para deslocar o ar, eles chamavam elas de typhoon).
    Mitsubishi Pajero tr4 - 2.0 - 2005 - Original
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  • #8
    Usuário Avatar de mfdomingues
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    Citação Postado originalmente por EDuarte Ver Post
    O ideal pra ter uma margem é trabalhar com a temperatura entre 80° e 90°, mais proximo dos 80° sendo que a temperatura ideal de trabalho é 90° mas fica muito proximo do limite.

    []s
    (DU)
    Confrades, abrimos e retiramos a VT da minha viatura, era original e aparentemente nao estava velha, mas, depois de aberta demorava muito para fechar, fazendo o motor trabalha frio. Medimos com termometro laser e o multimetro e estava correta a temperatura, trocamos por uma de opala, agora a temperatura no meu medidor esta entre 75 e 80 graus, nao peguei estrada apenas transito de sp em vespera de feriado (hoje) com calor de 30C.

    Obrigado pela ajuda de todos.

  • #9
    Usuário Avatar de Djalma colombo
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    Pode estar com vazamento no radiador de ar quente e você não percebeu!
    Jabiraca 97, mrdi atualmente sem lift!

  • #10
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    22/03/2016
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    Olá pessoal, venho mostrar a minha contribuição, recentemente comprei uma sportage 2001 diesel e a mesma se encontra na configuração original com 145000km, está andando numa boa e recentemente troquei os amortecedores dianteiros e rodas livres manuais, após pesquisa sobre o sistema de arrefecimento resolvi desmontar a viscosa visto que a mesma não se mostrava muito pesada para girar mesmo quente ( ainda funcionava mas não acoplando como deveria), por ser um ítem vital e com a atual quilometragem aptei por abrir, acredito que tenha vazado um pouco do óleo de silicone mas ainda tinha o produto em seu interior, comprei pelo ML um tubo de 60ml de óleo de silicone na viscosidade 7500cst (após pesquisa achei que fosse a ideal) lembrando com é VISCOSIDADE em cst (centistokes) e não densidade como alguns vendedores mencionam. Deixei dois dias a embreagem aberta escorrendo o óleo velho pois é muito viscoso e leva tempo para escorrer. Limpei bem e removi o maximo que consegui do produto antigo e coloquei o novo óleo de silicone em ambas as partes da embreagem viscosa ( pesquisei muito mas muito sobre a quantidade ideal a ser colocada e encontrei uma gama de respostas divergentes em quantidade e viscosidade do fluido) acabei por colocar quase o máximo possível, acredito que tenha inserido uns 50 ml no total. A embreagem viscosa de algumas toyotas parece muito melhor, pelo sistema e também pela possibilidade de poder regular a abertura das portas que liberam o fluido. Optei por colocar mais fluido que apenas o que caberia no reservatorio por medidas de segurança, prefiro que a ventoinha trabalhe mais mesmo que eleve o consumo (isso verei a média com o tempo) do que ter que retificar o motor por superaquecimento. Fiz o aquecimento da lâmina espiral bimetalica com o secador de cabelo da coroa e verifiquei que a mesma estava funcionando ( abrindo e fechando a passagem) mas como saber qual a temperatura ideal de trabalho? E para calibrar apenas em laboratorio... Enfim, montei tudo ( o anel de vedação pode atrapalhar um pouco mas com paciencia se consegue) e acredito que esteja funcionando como se estivesse acoplada (não travada) girando com "quase" a mesma velocidade do eixo, noto agora o barulho do vento acima de 2000rpm mas nada demais e na lenta é possivel sentir a ventilação. Antes na lenta eu conseguia para a ventoinha com um rolo de jornal, agora não. Espero não ter sido confuso, em anexo seguem algumas fotos, a temperatura de 65ºC é no radiador e imagino que neste momento a válvula termostatica estivesse fechada. Sou da opinião que é melhor manter as coisas originais se não tiver certeza do que esta fazendo ( nada de remover termostatica). VAleu
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Sportage fervendo-img-20160405-wa0002.jpg   Sportage fervendo-screenshot_2016-04-05-02-51-13.jpg   Sportage fervendo-screenshot_2016-04-05-02-50-57.jpg  

  • #11
    Usuário Avatar de mfdomingues
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    Citação Postado originalmente por Raoni Bradacz Ver Post
    Olá pessoal, venho mostrar a minha contribuição, recentemente comprei uma sportage 2001 diesel e a mesma se encontra na configuração original com 145000km, está andando numa boa e recentemente troquei os amortecedores dianteiros e rodas livres manuais, após pesquisa sobre o sistema de arrefecimento resolvi desmontar a viscosa visto que a mesma não se mostrava muito pesada para girar mesmo quente ( ainda funcionava mas não acoplando como deveria), por ser um ítem vital e com a atual quilometragem aptei por abrir, acredito que tenha vazado um pouco do óleo de silicone mas ainda tinha o produto em seu interior, comprei pelo ML um tubo de 60ml de óleo de silicone na viscosidade 7500cst (após pesquisa achei que fosse a ideal) lembrando com é VISCOSIDADE em cst (centistokes) e não densidade como alguns vendedores mencionam. Deixei dois dias a embreagem aberta escorrendo o óleo velho pois é muito viscoso e leva tempo para escorrer. Limpei bem e removi o maximo que consegui do produto antigo e coloquei o novo óleo de silicone em ambas as partes da embreagem viscosa ( pesquisei muito mas muito sobre a quantidade ideal a ser colocada e encontrei uma gama de respostas divergentes em quantidade e viscosidade do fluido) acabei por colocar quase o máximo possível, acredito que tenha inserido uns 50 ml no total. A embreagem viscosa de algumas toyotas parece muito melhor, pelo sistema e também pela possibilidade de poder regular a abertura das portas que liberam o fluido. Optei por colocar mais fluido que apenas o que caberia no reservatorio por medidas de segurança, prefiro que a ventoinha trabalhe mais mesmo que eleve o consumo (isso verei a média com o tempo) do que ter que retificar o motor por superaquecimento. Fiz o aquecimento da lâmina espiral bimetalica com o secador de cabelo da coroa e verifiquei que a mesma estava funcionando ( abrindo e fechando a passagem) mas como saber qual a temperatura ideal de trabalho? E para calibrar apenas em laboratorio... Enfim, montei tudo ( o anel de vedação pode atrapalhar um pouco mas com paciencia se consegue) e acredito que esteja funcionando como se estivesse acoplada (não travada) girando com "quase" a mesma velocidade do eixo, noto agora o barulho do vento acima de 2000rpm mas nada demais e na lenta é possivel sentir a ventilação. Antes na lenta eu conseguia para a ventoinha com um rolo de jornal, agora não. Espero não ter sido confuso, em anexo seguem algumas fotos, a temperatura de 65ºC é no radiador e imagino que neste momento a válvula termostatica estivesse fechada. Sou da opinião que é melhor manter as coisas originais se não tiver certeza do que esta fazendo ( nada de remover termostatica). VAleu
    Raoni, ficou bem bacana mesmo o trabalho que você executou.

    A minha está travada, pois, a viscofan que veio nela não era original e estava danificada (se a original é um pouco frágil imagina paralela) como estava fazendo muita coisa nela e fiquei meio sem grana resolvi trava-la por enquanto, mas, pretendo voltar uma original como pede o projeto.

    Parabéns.
    Mitsubishi Pajero tr4 - 2.0 - 2005 - Original
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  • #12
    Usuário Avatar de EDuarte
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    Raoni, muito bom trabalho no acoplamento da ventoinha, o que costumo fazer é colocar um pouco menos de silicone que vc colocou e na viscosidade 10.000, ventila o tempo todo sem barulho exagerado e qdo aquece ventila bem mais.
    Se vc leu bastante o forum, deve ter notado que sugerimos colocar um marcador auxiliar de temperatura, o original não é confiavel.
    Mesmo o fabricante dizendo que nessa faixa do marcador esta normal, qdo passa muito do meio a caca é certa, coloque um auxiliar que vc não vai se arrepender.

    []s
    (DU)
    Sportage TDI 2001 Curta
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