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  • #1
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    Citação Postado originalmente por mfdomingues Ver Post
    Duarte, bom dia
    Segue as fotos que fiz do bocal do radiador, espero ter medida da forma correta, vejo que ele tem mais ou menso os 16mm que você havia comentado.
    Bom dia.
    Tem que medir a parte interna do gargalo e da tampa, mas pelo que pude notar nas fotos o radiador é original, então a altura do gargalo esta correta.
    Reparou se dps de rodar bastante tem agua quente no reservatorio?

    []s
    (DU)
    Sportage TDI 2001 Curta
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  • #2
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    Citação Postado originalmente por EDuarte Ver Post
    Bom dia.
    Tem que medir a parte interna do gargalo e da tampa, mas pelo que pude notar nas fotos o radiador é original, então a altura do gargalo esta correta.
    Reparou se dps de rodar bastante tem agua quente no reservatorio?

    []s
    (DU)
    Boa tarde, não imaginei que era a parte interna, mas, aparentemente tem os 16mm, vou medir de novo por desencargo de consciência e volto a postar aqui.

    Hoje vim para o trabalho, mas não consegui verificar se havia água quente no reservatório, mas, na volta casa vou fazer isto com certeza e também volto a postar.
    Mitsubishi Pajero tr4 - 2.0 - 2005 - Original
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  • #3
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    Citação Postado originalmente por EDuarte Ver Post
    Pelas fotos a tampa do reservatório esta certa.
    No sistema selado, o reservatório tem que ficar a cima ou a linha do minimo na altura do radiador.
    O reservatório da pra colocar vários, C3, gol... Tudo depende de onde vc vai colocar pra saber os lados das saídas das mangueiras.
    Se o problema for na tampa do radiador, vai resolver o problema, se não, vai continuar perdendo água.
    Se o radiador não for original e a cx (parte de cima) não for de plástico, meça a altura do gargalo e da tampa, o gargalo tem que ter 16 mm e a tampa um pouco mais.
    Observe tbm se dps de rodar bastante, tem água quente no reservatório.

    Abs.
    (DU)
    Eduardo,
    Bom dia

    Rodei bastante ontem, quer dizer o motor ficou bastante tempo ligado, mas não quer dizer que rodei mesmo, peguei todo o transito das 17h30 até as 19h00 do Morumbi a Zona Norte (para quem não é de SP, rodei 30 km em 1h30, coisa normal em SP, foi até rápido). Mas fiz de proposito, porque queria verificar o comportamento do motor no transito pesado.

    Caso é que ao parar a viatura fui direto no reservatório e sim, havia água quente no mesmo, não vazou nada pelo ladrão e nem sinal daquele borbulhar (na verdade havia mas bem fraco no interior do radiador, coisa normal).

    Deixei parada por 1h mais ou menos e depois fui checar o radiador e havia água no nível normal, confesso que sempre olho pela manhã com o carro bem frio o nível de água e sempre não vejo água e acabo colocando (é quando pega os 500 ou 700 ml de sempre).

    Hoje pela manhã não olhei, mas, também vim com meu outro carro trabalhar, ela ficou na garagem amanhã checo o nível e vejo o quanto ela pega de fluído.

    Tem mais alguma ideia?

    Valeu
    Mitsubishi Pajero tr4 - 2.0 - 2005 - Original
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  • #4
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    Citação Postado originalmente por mfdomingues Ver Post
    Eduardo,
    Bom dia

    Rodei bastante ontem, quer dizer o motor ficou bastante tempo ligado, mas não quer dizer que rodei mesmo, peguei todo o transito das 17h30 até as 19h00 do Morumbi a Zona Norte (para quem não é de SP, rodei 30 km em 1h30, coisa normal em SP, foi até rápido). Mas fiz de proposito, porque queria verificar o comportamento do motor no transito pesado.

    Caso é que ao parar a viatura fui direto no reservatório e sim, havia água quente no mesmo, não vazou nada pelo ladrão e nem sinal daquele borbulhar (na verdade havia mas bem fraco no interior do radiador, coisa normal).

    Deixei parada por 1h mais ou menos e depois fui checar o radiador e havia água no nível normal, confesso que sempre olho pela manhã com o carro bem frio o nível de água e sempre não vejo água e acabo colocando (é quando pega os 500 ou 700 ml de sempre).

    Hoje pela manhã não olhei, mas, também vim com meu outro carro trabalhar, ela ficou na garagem amanhã checo o nível e vejo o quanto ela pega de fluído.

    Tem mais alguma ideia?

    Valeu
    Se tem água quente no reservatório é sinal que esta passando água pela tampa, e vc disse que não esta vazando pelo "ladrão", então é sinal que a tampa e o gargalo estão certos.

    Qdo vc fez o teste de pressurização do sistema, qto tempo ele ficou sem baixar a pressão? Baixou agua nesse teste? O motor estava quente?

    []s
    (DU)
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  • #5
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    Citação Postado originalmente por EDuarte Ver Post
    Se tem água quente no reservatório é sinal que esta passando água pela tampa, e vc disse que não esta vazando pelo "ladrão", então é sinal que a tampa e o gargalo estão certos.

    Qdo vc fez o teste de pressurização do sistema, qto tempo ele ficou sem baixar a pressão? Baixou agua nesse teste? O motor estava quente?

    []s
    (DU)
    Não lembro quanto tempo ficou sem baixar pressão quando fizemos o teste, mesmo porque o mecânico pressurizou e começamos a procurar, fiquei cerca de 5 a 7 minutos, mas ele continuou e tive que sair. Durante o teste não baixou água, e não localizamos vazamento algum.

    O motor não estava quente, mas, também não estava gelado, havíamos dado algumas partidas e realizado o teste.
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  • #6
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    Citação Postado originalmente por mfdomingues Ver Post
    Eduardo,
    Bom dia

    Rodei bastante ontem, quer dizer o motor ficou bastante tempo ligado, mas não quer dizer que rodei mesmo.Valeu
    Ficar parado muito tempo em congestionamento não vai servir para testar a viatura, pois você estará rodando entre 800 e 1.500 RPM´s.
    Isto não força o motor; apenas o fará esquentar um pouco mais que o normal.
    Excesso de pressão ou vazamento se observa em rodovia, rodando a constantes 2.500 a 3.000 RPM´s, ou seja, entre 90 e 110 KM/h.
    E boa sorte nessa saga.

  • #7
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    Citação Postado originalmente por Glaicon Ver Post
    Ficar parado muito tempo em congestionamento não vai servir para testar a viatura, pois você estará rodando entre 800 e 1.500 RPM´s.
    Isto não força o motor; apenas o fará esquentar um pouco mais que o normal.
    Excesso de pressão ou vazamento se observa em rodovia, rodando a constantes 2.500 a 3.000 RPM´s, ou seja, entre 90 e 110 KM/h.
    E boa sorte nessa saga.
    Glaicon, sim com crtz andar pouco ou ficar parado não adianta muito, contudo, semana passada peguei pista aqui na castelo e foram uns 20 ou 30 km de 100km/h a 120 km/h e mesmo assim perdeu um pouco de água (quase 1 litro).

    Estou tentando submeter a viatura a diversas situações possíveis para obter o maior número de dados.

    Obrigado pela ajuda
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  • #8
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    Citação Postado originalmente por mfdomingues Ver Post
    Glaicon, sim com crtz andar pouco ou ficar parado não adianta muito, contudo, semana passada peguei pista aqui na castelo e foram uns 20 ou 30 km de 100km/h a 120 km/h e mesmo assim perdeu um pouco de água (quase 1 litro).

    Estou tentando submeter a viatura a diversas situações possíveis para obter o maior número de dados.

    Obrigado pela ajuda
    Perder 1 litro de água em 30 Km´s não é pouco.
    Esta situação faz o proprietário perder total confiança no veículo.
    Investigue bem e descubra realmente qual é o problema, para que dê solução antes de problemas maiores ocorrerem.
    Boa sorte.

  • #9
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    Veja se a tampa do radiador está vedando corretamente. Se ela não estiver bem firme acaba perdendo vapor para fora do reservatório de expansão.
    Chevrolet Caravan Comodoro 1982 - Muito chique!

  • #10
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    Citação Postado originalmente por Edintruder Ver Post
    Veja se a tampa do radiador está vedando corretamente. Se ela não estiver bem firme acaba perdendo vapor para fora do reservatório de expansão.
    Truder,

    Troquei de tampa 3 x duas não originais e 1 original (que está com ela agora) a original parece que da mais pressão no sistema (ao remove-la para checar nível de água mesmo após dias parada ouço a pressão e a água bater no fundo do radiador).

    Já apertei ela com ignorância, tirei e coloquei várias vezes, olhei o bocal para ver se há alguma imperfeição ou "empeno".

    Um dos testes foi colocar pressão pelo reservatório para ver se voltava e não volta ar nenhum....

    Vou medir o bocal como o Du indicou, confesso que neste sábado e domingo não andei muito para poder fazer uma medição do que ela andou perdendo com mais exatidão.

    Amanhã vou vir trabalhar com ela, serão uns 80 km do transito travado de SP, vamos ver o que o radiador me conta.

    Obrigado a todos e continuo na busca.
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  • #11
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    Bom dia Domingues , tenho acompanhado seu drama , vou tentar te ajudar .
    1) troque o bocal do radiador , não adianta trocar a tampa se o bocal não veda corretamente .
    2) mande vericicar a taxa de compressão deste motor com ele quente assim voce ira identificar possiveis trincas , a melhor forma é atraves do raio x mas é muito caro .
    3) se você quiser desenvolvo pra você sistema selado , conversamos pelo zap zap .

  • #12
    Usuário Avatar de mfdomingues
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    Citação Postado originalmente por alexandrodorner Ver Post
    Bom dia Domingues , tenho acompanhado seu drama , vou tentar te ajudar .
    1) troque o bocal do radiador , não adianta trocar a tampa se o bocal não veda corretamente .
    2) mande vericicar a taxa de compressão deste motor com ele quente assim voce ira identificar possiveis trincas , a melhor forma é atraves do raio x mas é muito caro .
    3) se você quiser desenvolvo pra você sistema selado , conversamos pelo zap zap .
    Fala Dorner, tudo bem ?

    1) Posso até optar por trocar, contudo, vale lembrar que fizemos o teste de pressão chegando até 1,8 bar e a pressão no sistema não caiu (também não surgiu vazamentos visíveis), será que mesmo assim o bocal pode estar prejudicado?

    2) Fizemos esse motor a cerca de 2 meses (cabeçote e bloco) durante a retifica foi realizado testes no cabeçote e não apresentou fissuras, mesmo assim meu mecânico ao reapertar os parafusos do cabeçote ficou cismado com algo e enviou de novo o cabeçote para outro teste, fizeram toda a limpeza e novo teste e nada foi detectado, posso enviar pela terceira fez, mas confesso que será a ultima opção, pois, o tempo $$$ ta curto.

    3) Quanto ao sistema selado, meu meca sabe fazer, inclusive fez alguns, a questão é que ele é da turma que do mais original melhor, sendo assim que esgotar todas as possibilidades do sistema original para depois passar para a adaptação, caso ele não sinta-se confortável em fazer eu entro em contato com vc para negociarmos.

    Muito obrigado pela ajuda, se houver mais dicas fico muito contente em coloca-las em ação.
    Mitsubishi Pajero tr4 - 2.0 - 2005 - Original
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