Gostei de Prolonga não!!
Num compensa...uma original do 2.2 diesel serve em todas e custa R$270 a R$280 na concessionária.
Versão Imprimível
Bom dia,
Minha sportage esta baixando agua do radiador, diariamente.Pela manhã, quando abro o radiador, faz um barulho como se tivesse um vacuo dentro do radiador. Tambem baixa a agua do reservatorio de reposição.
Fiz o motor recentemente. O que pode ser?
Agradeço quem puder ajudar
costa junior
Esse fds fui no "Perdidos na Mata", e quando passei em um atoleiro com um pouco mais de "vontade" eu devo ter quebrado alguma(s) pás da ventoinha e não percebi.
Depois desse atoleiro o motor ameaçava esquentar e eu tinha que ficar de tempo em tempo molhando o radiador para controlar a temperatura, até chegar ao asfalto onde o vento de acordo com a velocidade ajudava a resfriar o motor.
No dia seguinte quando fui levar o carro para lavar dei uma acelerada para dar um ventilada no motor porque estava ameaçando a esquentar e acabou dando um estouro e senti o carro ligeiramente mais forte e a temperatura na água começou a subir rapidamente e parei imediatamente. Quando fui ver a ventoinha estava só com o "cotoco", foi aí que eu percebi o o problema estava ali desde a trilha...
Ainda bem que eu tinha uma em casa e eu mesmo acabei trocando, até que não tem muito segredo.
Agora eu estou pensando como vou me previnir disso da próxima, será vou ter que carregar uma ventoinha extra no carro?
Us PITACOS!!!
Costa Junior, tem de ver a junta mesmo, faça rápido para não prejudicar o restante do motor.
Usa junta original, umas 270 latinhas, e aperto conforme a recomendação da fábrica, se precisar tenho aqui o esquema da SPT gasolina.:concordo:
Seguinte Lucena, voce está usando chapa abaixo do parachoque/motor? Ela ajuda a proteger a entrada de alguma pedra e também muito barro.
Sempre após pasar num "barrão" tenta passar rápido em poças dágua/riachos para tentar tirar um pouco do barro.
A hélice já devia estar ressecada, não?
Mas já vimos telas na dianteira da grade para não passar muito barro por ela.
Sorte ter uma reserva!:palmas:
Lucena
Coloca uma eletrica que vc não tera esse problema, se vc entrar em um atoleiro com ela ligada ela para pq não tem força suficiente, e vc ainda pode colocar uma chave de tres estagios pra ligar direto, desligar ou deixar em auto (cebolão).
[]s
(DU)
Costa Junior, informo que meu carro estava com o mesmo sintoma e problema!!
Pelo que percebo é comum a vávula termostática travar, pode ser devido a alguns aditivos não recomendados ou até a agua usada de torneira. Recomendo em primeiro lugar verificar a Válvula que é mais fácil e barato e depois o resto. No meu caso, fiz uma viagem de 2.000 km puxando carretinha (carro e carreta pesados). Minha preocupação foi o ponteiro do relogio de temperatura (original). O carro foi muito bem mas o que não estava nos meus planos era o gasto adicional com a bateria que, com o motor quente não tinha força para girar o motor (ai na cabeça da gente fica passando uma série de filmes). Bom, nesta viagem a minha valvula era original e tem um furro adicional (que fiz) de 3mm. Quando voltei de viagem resolvi trocar por outra completamente original (sem o furo de 3mm). Rodei 2 meses percebendo irregularidades e passando pela situação que você se encontra hoje, tentando achar supostos defeitos que podiram existir com o super-aquecimento. Tepois de ficar imaginado (junta, tampa do radiador, reaperto de cabeçote, ventoinha) resolvi abrir e trocar a válvula pela anterior que estava funcionando perfeitamente. Para minha felicidade tudo voltou a normalidade, com uma ressalva: Devido a pressão e aquecimento o carro começou a sujar o chão da garagem de oleo. Agora vou ter que verificar de onde esta surgindo esta sujeira. Espero que não tenha danificado algum retentor ou junta!!!
Espero ter ajudado.
Oi, Agradeço a todos pelas opiniões.
Já marquei com o mecanico pra segunda feira , fazer umna revisao na junta do cabeçote,´que é a original. Não entendo como pode ter queimado, se for o caso.Não houve superaquecimento. só se foi erro de montagem.?
Antes, porem, vou trocar a válvula termostatica, conforme recomendou Ebila.
Uma pergunta. Alguem usa junta de amianto? Onde posso encontrar uma confiável?
abraços
Costa Junior
Então Douglas, estou usando chapa sim, mas a sportage acabou submergindo na lama.
MarcSport, não está travada direto, mas devia estar travada naquele instante porque o motor estava em regime de esforço, normal.
Eduardo, estou pensando em fazer isso, mas tenho minhas dúvidas sobre a eficiência desse esquema de sistema selado. Se é o ideal pq não vem de fábrica assim na Sportage e em outros 4x4? Será que não é mais provável o motor da ventoinha elétrica dar pau quando for submersa? Ter uma chave com esses 3 estágios ia ser perfeito.
:concordo:
Lucena
O sistema selado é eficiente, mas vc não precisa fazer este sistema pra colocar a ventoinha elétrica.
Existe sim a chance de a eletrica dar pau, mas com a chave pra liga-la direto te daria a chance de testa-la sempre, ja fiz essa adaptação em sportages e não deu problema passando em alagados, ficou eficiente e confiavel.
[]s
(DU)