ola junior,adptou ventuinha eletrica,ele tem uma 2.2 diesel,ela tem muitos problemas de super aquecimento o sistema de arrefecimento nao e muito confiavel.abraços
Versão Imprimível
ola junior,adptou ventuinha eletrica,ele tem uma 2.2 diesel,ela tem muitos problemas de super aquecimento o sistema de arrefecimento nao e muito confiavel.abraços
Olá pessoal.
Sou novo aqui no forum, mas a algum tempo acompanho vocês sobre dicas relacionadas a sportage. Pois bem, acho que sou um bom mexanico e gostaria de compartilhar com vocês algumas coisas que acho que seja do interesse de muitos propietarios dessa viatura. Recentemente tive problemas com o cabeçote da minha, e aqui na minha região (Goiânia) encontrei algumas alternativas para diminuir os custos com manutenção. Em uma viajem que fiz a Ilheus-BA depois de ter rodado quase 3 mil Kms vi meu cabeçote indo pro beleleu depois de uma mangueira de agua estourada:putz:. Depois de chegar aqui em Goiânia, eu mesmo desmontei o cabeçote e vi duas brocas grandes nos dois cilindros do meio. Fiquei preocupado porque sei que cabeçote dessas TDI são bem caros (1500R$ aqui em goiania) busquei na net recuperadoras de cabeçote e encontrei algumas. Achei uma em que o cara disse que ja havia feito esse tipo de serviço em varias sptgs, e dava garantia de 6 meses. Levei então o cabeçote pra ele ver. Ele disse que ja havia recuperado bem piores do que o meu. O serviço está sendo feito, ele prometeu me entregar na proxima sexta, Reformado, com sedes novas, 4 valvulas novas, retentores, regulado e pronto pra instalar. Tudo isso por 750R$. Gastei mais 155R$ com junta nova. Silicone, e velas aquecedoras novas. Segundo o cara da recuperadora o motivo do problema foi bico injetor mijando. Levei então os bicos pra um bombista, depois dos testes foi constatado que o cara tinha razão. Os 4 estavam mijando. Troquei os 4 bicos (45R$ cada), pois não davam mais regulagem. Paguei mais 15R$ para fazer a regulagem em cada um. Se tudo der certo domingo estou com a viatura montada e pronta pra testes.
Ah! O Senhor bombista que regulou os bicos me ensinou uma manha de como diminuir o consumo e a fumaça preta da viatura. Tem um parafuso na bomba que regula isso, depois posto pra vocês a foto e como se faz a regulagem:concordo:.
Por enquanto é só pessoal
Logo volto com mais detalhes.
Boa noite amigos.
Acabei de receber a viatura. Fiz o motor, ficou otimo de força e disposição.No entando, está aquecendo. Retirei a valvula termonstática e coloquei a ventuinha travada e mesmo assim, a temperatura vai pros 86-88 graus. é muito alta para motor sem válvula e com ventuinha travada. Acho que se eu continuar o motor vai aquecer mais e pode até passar dos 100graus.
Fazem cerca de tres meses, varetei o radiador.
Outra coisa, não há pressão no radiador.
Alguem pode me ajudar?
Costa junior
Opa...
Se não tem pressão no sistema e não tem vazamento de agua é tampa do radiador ou ta entrando agua pra dentro do motor.
Some agua?
[]s
(DU)
Oi, Eduarte.[
não baixava agua, não pressão nem bolhas de ar na agua.
Ontem, fui verificar o nivel e a agua estava muito baixa.Depois, fiquei observando e percebi microbolhas de ar, como se fosse pequenas bolinhas de espuma. O cabeçote foi testado e nao tinha fissura. Foi faceado o cabeçote e o bloco do motor.
Será que precisa de reaperto no cabeçote?
Costa Junior
Se esta sem pressão, com bolhas e baixando agua com certeza tem vazamento pra dentro do motor.
Se foi faceado cabeçote e bloco, vc verificou se foi colocado uma junta sob medida?
A junta é de amianto ou chapa?
Sempre que é faceado o correto é colocar junta de amianto senão da vazamento.
[]s
(DU)
oi, Júlio.
Vi vc se colocando a diposição para explicar o aperto do cabeçote da sportage.
Vi voces discutindo e falaram que seria 12KG, depois angulação de 90graus mais 90graus.
como é isso?
Primeiro aperto é 12kg, depois libera a viatura pra rodar alguns kilometros e volta para um aperto de angulação de 90 graus, volta a liberar a viatura para rodar mais alguns km e depois faz novo reaperto com angulação de 90graus?
Agradeço e esclarecimento.
Costa Junior
Oi, Eduarte.
foi faceado cabeçote, muito levemente e bloco do motor. Foi colocada a junta multilaminas original.
agora a pouco, fui olhar o radiador que havia completado a cerca de 4 horas atras e ele tinha perdido muita agua. Quando tirei a tampo, ele fez uma sucção, como se tivesse formado um vacuo dentro do radiador.
Olhei a tampa e era um 1,1 bar. troquei por uma original que coloquei na vtr e vou ver como se comporta.
Abraços
Costa Junior
Costa, desculpas por eu ser o chato, mas só a troca da tampa não resolverá nada, pois participei ativamente de história idêntica.:oops:
A minha baixou nível da água enquanto eu conversava com o mecânico.
Perdendo tanta água em tão pouco tempo te impossibilitará de usar o veículo, pois falta de termostática e ventoinha travada não impedirão essa perda.
Bem ou mal apertado o cabeçote não te farão perder tanta água.
Insisto no cabeçote.