Sportage 2.0 16v Gasolina esquentou
Olá Galera sou novo aqui no forum apesar de já ter pesquisado muita informação no mesmo desde o ano passado.
Sou o feliz proprietário de uma Sportage 2.0 16v DOHC Gasolina ano 1999 Modelo 2000.
O Carro está comigo desde Outubro do ano passado e nunca tinha nem furado um pneu. :)
Ja tinha lido superficialmente sobre os problemas da sportage ferver aqui no forum mas como toda vez que checava o nível de água do radiador e do reservatório estava tudo OK, não precisava de completar nem uma gota fui confiando no sistema.
Moro na Chapada dos Veadeiros e ja exigi bastante do Carro, o qual nunca havia me deixado na mão, ou esquentado mesmo subindo serras de Kilometros de extensão e com 800 metros de desnível vertical o carro nunca esquentou. sempre com o marcador de temperatura lá no meio.
No início de Julho eu vinha voltando de uma fazenda de uma amigo as 5 da manhã em um percurso com bastante serra foi quando percebi um cheiro de "borracha" queimada no carro, olhei o marcador de temperatura e ja estava la no 3/4. Manerei na aceleração e logo cheguei em um trecho mais plano, o marcador voltou para o meio o cheiro sumiu, na próxima serra voltou quase la nos 3/4 de novo. Como ja estava chegando no meu destino, acabei de chegar e só no outro dia com o carro frio fui ver o que aconteceu. :cry:
O radiador estava seco, ou quase seco, acho que bebeu pelo menos ums 4,5 lts de água. o o óleo que havia sido trocado pouco tempo antes estava baixo e bem preto. Completei o óleo tbm e dei mais umas voltas no carro.
Quando fui verificar a água denovo notei que estava passando óleo para água. Logo pensei lascou tudo ou pelo menos queimou a junta do cabeçote
No deslocamento de lá até o mecanico fui com o carro numa boa, sem forçar, e verificando óleo e água sempre. Aparentemente o carro não perdeu potencia nem apresenta nenhuma falha.
Ja no mecanico notamos que tbm estava passando água para o óleo. Daí começou minha via crucis.
Abrimos o motor e mandamos o cabeçote para retífica, a qual fez um teste a frio no mesmo e disse que ele estava OK, apenas deram uma plainadinha.
Comprei um jogo de juntas superior do motor, montamos tudo e continuou passando água para o óleo e vice versa...
Abrimos o motor dnovo, conferimos o cabeçote dnovo em outra retífica, testamos também o trocador de calor ( radiador do óleo ) que apesar de parecer estar OK foi isolado na próxima montagem,
Batemos um produto revelador de trinca ( usado geralmente em virabrequim ) no bloco e tudo OK.
comprei outra junta. montamos tudo com um super aperto nos parafusos do cabeçote e a Caca continua. :parede:
Agora vamos testar o cabeçote à Quente abrir o cabeçote e trocar os retentores,ver se o bloco não empenou, encomendei uma junta de Cobre/amianto ( fabricada sobre encomenda )
Gostaria de saber se vcs que ja tem experiencia nesse tipo de problema se há alguma outra coisa que preciso verificar. tipo algum outro retentor em algun lugar até mesmo no bloco que poderia estar causando esse problema.
Se puderem me passar também o Procedimento correto para o aperto do cabeçote vai ser bom.