Postado originalmente por
Fla_Vinho_Tinto
Beleza galera da SUV (sportage usada velha)
É muita informação, muitos artigos, mas todas contribuiçoes de grande valia, já temos praticamente quase um manual total do veículo, mas as vistas chegam a embaralhar e por isto vamos as dúvidas.Me sinto um caçador de mitos
Tenho uma sportage diesel TDI 2001. Não sou profissional do ramo, trabalhei como mecanico diesel na adolescência antes de entrar para o funcionalismo publico.
-Veiculo fabricado por koreanos visando o mercado Russo, pais de clima muito frio e com neve, daí a necessidade de ser um veiculo 4x4, mas nada impede de rodar no restante do mundo. O fusca foi criado pelos alemaes na 2º guerra para cruzar o deserto(dai a ausencia de agua) mas não impedia o mesmo de rodar no seu próprio pais(frio e neve).
-A tracker diesel teve ediçoes que vinhão com o mesmo motor da sportage diesel, mas sem sofrer com o problema de superaquecimento, tive a oportunidade de olhar estas e constatar visualmente que o radiador é bem maior apesar do mesmo motor.O sistema da sportage é falho? Acredito que não, talvez mais sensível, necessitando trabalhar mais para compensar o clima tropical ou a fortes exigências quando solicitado do motor (subida de serras, trilhas, altas velocidades,...). Para que não ocorra problemas de aquecer é só manter o sistema em dia,( e é este o nosso grande problema ) valvula dagua, radiador limpo , viscosa boa(original é dificil de achar), liquido de radiador de qualidade e outros.devido ao alto custo ninguem faz estas manutençoes de forma preventiva,nem eu, se espera um destes componentes falhar para a troca, e aí é que pode ficar caro,e é batata, ferveu,queima a junta e empena cabeçote. Dar passe no cabeçote é começar outros problemas.
- Para não realizar a manutençao preventiva o que faço? Melhoro o sistema de arrefecimento, se algum componente der problema menimiza os danos não deixando que a temperatura dispare como costuma acontecer.
- Acabei de instalar um termometro digital na viatura com alarme sonoro com intençao de evitar o superaquecimento e pretendo migrar para uma ventuinha eletrica(porque se o sistema original bem cuidado é bom?) Porque eu não farei a troca preventiva das peças do sistema de arrefecimento. E porque acredito ganhar alguns CVs a mais tirando a correia da helice.
-Tenho um uno 2008 completo, ar-condicionado, direção hidraulica etc.. e as vezes eu dirijo na firma um uno fire tambem porem este é pelado e anda bem mais do que o meu.Menos polias para o motor tocar. Com o motor diesel não deve ser diferente, o motor na bancada ligado com um pedaço de madeira voce pressiona a polia e o motor apaga´é muito fraco o que da força é a caixa e o conjunto de engrenagens.O gasolina eu não sei se apaga.
Muito bom vamos as duvidas, que temos dentro do site diferentes informaçoes:
Sportage TDI
-Com quantos graus acopla a viscosa: 90º ou 95º?
-qual a temperatura ideal de trabalho do motor: 90º?
-superaquecimento é acima de 105º?
-o motor sendo exigido 100°, 103º é normal?
-motor trabalhando na casa dos 80° esta sendo refrigerado demais?
Fiz o furo na valvula termostatica e acho que o motor agora esta gelado demais, aqui no rio grande do sul começou o frio acho que vou ter que trocar a valvula.E com base nestes dados vou regular o termometro digital e em caso de emergencia ligar a ventuinha do ar condicionado.
Parabéns aos contribuintes:mecanicos ,eletrecistas,mexanicos como eu e gambiareiros.Não levem o ponto de vista de cada um para o intimo pessoal. Tem que ser como futebol,discussões saudaveis. Acredito no profissionalismo de cada um caso contrario não estariam dedicando seu tempo neste site. Discussões geram soluções!!
agradeço desde já e aquele abraço de quebrar costelas.