Estou testando o Prolonga no acoplamento ha dois dias. Rodei pouco mais de uma hora por dia, no trânsito lento, algumas subidas leves pelo centro da cidade e uns km de BR. Percebi que o ponteiro no painel às vezes desce um pouco, ele sempre ficava bem em cima do risco abaixo do meio. Porém... Em alguns momentos ele QUASE passou do penúltimo risco, isso já seria algum problema na válvula termostática? Com a ventoinha travada também acontecia isso.
O funcionamento do gel original acontece por uma reação química, ele engrossa um pouco com o calor deixando a ventoinha mais pesada. O prolonga... Acho todo mundo já sabe que acontece ao contrário. Afinal o Prolonga é aditivo para motores cansados e não gel para acoplamento. Mesmo quando o motor está totalmente frio, se eu girar a hélice com a mão ela vai esta bem pesada, mas depois de girá-la algumas voltas ela fica tão leve como uma ventoinha original. Aí quando rodei pela cidade por mais de uma hora, entrei na garagem e abri o capô sem desligar o motor. Dei umas aceleradas e a hélice puxou tanto ar que até se parecia com a hélice travada com quatro pás que estava instalada antes. Depois desliguei o motor para girar a hélice com a mão e ver se ela ta pesada ou leve. Teoricamente a hélice teria que ficar leve porque o Prolonga afina quando é submetido a muito calor, mas pra minha surpresa a hélice tava um pouco pesada (mais pesada que uma hélice original com motor quente). Então porque a hélice fica leve depois de girá-la algumas vezes com o motor frio, e depois que o motor esquenta, ela pesa mais? Acho que o que acontece é o seguinte: Com o motor frio o Prolonga desce todo e como está frio fica bem pastoso. Nos primeiros segundos ele segura a hélice pra valer (isso acontece até num acoplamento novo). E conforme o acoplamento gira e esquenta, o Prolonga amolece e "flui" para as extremidades da parte interna do acoplamento devido á força centrífuga. E é justamente nesse momento que a hélice começa a pesar, porque o Prolonga se mantém nas extremidades ocorrendo um "atrito" entre as paredes internas do acoplamento, o Prolonga e o disco interno. É muito importante usar o Prolonga em grande quantidade no acoplamento para assegura um bom funcionamento da hélice.
Abraço
