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Convex Datacenter
  • #1525
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    A ventuinha de alguem se comporta como a do video que postei ?
    Coloquei a nova agora a pouco e não faz ... mas agora escuto o barulho quando acelero, a que tava não fazia isso....

  • #1526
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    Citação Postado originalmente por rpetrucci Ver Post
    Aminha começou assim ....
    Ja testou a tua ventoinha ... como ta o teu radiador, ta com valvula termostatica ?
    Ventoinha parece ta normal, radiador ta limpo e ta sem a vávula termoestática
    Sportage TDi 2001

  • #1527
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    Citação Postado originalmente por eduardommelo Ver Post
    Ventoinha parece ta normal, radiador ta limpo e ta sem a vávula termoestática
    Boas noticias ...
    Coloquei o acoplamento viscoso novo, nova agua com aditivo como manda no manual e a valvula termostática original. VUALÁ !!!!! Agora esta tudo OK na viatura.

    Lista do que foi feito no veiculo para solucionar meu problema, um resumão que pode ajudar muitos que passam pelo mesmo que passei.

    PROBLEMA:
    - Agua do radiador vai toda para o reservatório de expansão do carro. Marcador de temperatura não sai do meio e carro anda com a mesma força nem solta fumaça branca.

    Testes:
    1 - Quando frio, complete o radiador e esvazie o reservatório de expansão. Ande o suficiente para encher o reservatorio de expanão. Espere o carro ficar 100% frio, abra o radiador e sopre a mangueira do reservatório de expansão até que toda água dele retorne para o radiador. (é isso que ocorria no meu carro, evidenciando que a água não vazava nem era consumida pelo motor).

    2 - Quando quente, retire a mangueira que vai para tampa do reservatório de expansão e coloque-a em um copo ou recipiente transparente cheio de água, acelere o carro e observe se saem bolhas de ar na água do copo (no meu carro não saia nadinha de ar, absolutamente nada).

    3 - Veja o video postado nesse topico na pagina 127 que mostra o comportamento da ventuinha e verifique se a sua esta igual. ( a minha gira rapido depois de desligado o motor tanto fria como quente, no entanto não fazia a quantidade de vento que a boa do video faz e nem o barulho da ventuinha ficava mais alto conforme acelerava o carro).

    4 - Abra a tampa do radiador com o carro frio, e peça para outra pessoa "bater" o arranque, não pode jogar agua para fora, se jogar a junta do cabeçote foi pro pau (a minha não jogava nada).

    O que foi feito para solucionar o meu problema, digo do carro:

    1 - Limpera completa do radiador e varetamento;
    2 - Troca do acoplamento viscoso;
    3 - Troca do liquido de arrefecimento na proporção de 40% de aditivo e 60% de água; Lembre-se de deixar o sistema de ar quente ligado para realizar esse troca.
    4 - Colocação da Valvula termostática original;
    5 - Completar o reservatório de expansão com aditivo 100%, até o nivel.

    PRONTO, até o momento ( 60km ) nem uma gota pra fora, a temperatura OK.
    Meu carro fazia muita fumaça, com a colocação da valvula FICO 1.000x melhor nem parece a sportage do Dick Vigarista que era. Além disso o ar quente do carro (muito usado aqui no sul no inverno, onde por exemplo hj pela manhã estava 10ºC) ficom muito melhor, mas bota melhor nisso.

    Espero poder colocar na segunda que fiz 1.000km sem problemas, pois essa historia da água acabou com meu feriado de 1º de maio e demais finais de semana.... tinha até pesadelo com isso.

  • #1528
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    Pessoal estou preocupado ... de novo ...
    Depois de realizar todas as alterações acima, rodei 500km na cidade e tudo 100%. No entanto fui viajar no final de semana e após rodar 80km o reservatório de expansão ficou cheio. Abri o radiador e estava no nivel (estranho né...).
    Coloquei uma garrafa na mangueira que sai do reservatório de expansão para ver se iria sair mais água, mas não saiu nada.
    No outro dia pela manhã fui conferir o nível do radiador e estava baixo e o reservatório de expansão cheio...

    Pergunto, é normal isso? A água não teria que ter voltado para o radiador ? Melhor; ela deveria ter saído ?

  • #1529
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    rpetrucci, pitacos.

    Trocou a tampa do radiador?
    Água destilada, certo?
    Ao ligar o motor, o radiador "puxa" de volta a água que foi para o reservatório, veja isso.
    Colocou a termostática de dois estágios ou a de um?
    Faça o famoso furo de 3 a 4mm.

    ATÉ.

    "O que foi feito para solucionar o meu problema, digo do carro:

    1 - Limpera completa do radiador e varetamento;
    2 - Troca do acoplamento viscoso;
    3 - Troca do liquido de arrefecimento na proporção de 40% de aditivo e 60% de água; Lembre-se de deixar o sistema de ar quente ligado para realizar esse troca.
    4 - Colocação da Valvula termostática original;
    5 - Completar o reservatório de expansão com aditivo 100%, até o nivel."
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  • #1530
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    se não volta agua do reservatorio pro radiador é a tampa do radiador ou mangueiras do reservatorio invertidas.

    []s
    (DU)
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  • #1531
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    Citação Postado originalmente por EDuarte Ver Post
    se não volta agua do reservatorio pro radiador é a tampa do radiador ou mangueiras do reservatorio invertidas.

    []s
    (DU)

    Como verifico a posição correta das mangueiras do reservatório ?

  • #1532
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    Citação Postado originalmente por DouglasMac Ver Post
    rpetrucci, pitacos.

    Trocou a tampa do radiador?
    Água destilada, certo?
    Ao ligar o motor, o radiador "puxa" de volta a água que foi para o reservatório, veja isso.
    Colocou a termostática de dois estágios ou a de um?
    Faça o famoso furo de 3 a 4mm.

    ATÉ.

    "O que foi feito para solucionar o meu problema, digo do carro:

    1 - Limpera completa do radiador e varetamento;
    2 - Troca do acoplamento viscoso;
    3 - Troca do liquido de arrefecimento na proporção de 40% de aditivo e 60% de água; Lembre-se de deixar o sistema de ar quente ligado para realizar esse troca.
    4 - Colocação da Valvula termostática original;
    5 - Completar o reservatório de expansão com aditivo 100%, até o nivel."
    Seguem minhas respostas

    Item 1 - Feito
    Item 2 - Feito
    Item 3 - Feito
    Item 4 - Feito
    Item 5 - Feito

    Não fiz o furo de 4mm na valvula seria isso?
    Quando ligo frio, a agua não ta voltando do reservatório para o radiador.

    Sera que a agua pode ter ficado suja de novo, pois meu radiador tava podre, sera que a agua nova circulou e ficou suja e perdeu as propriedades do liquido (aditivo).

  • #1533
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    Citação Postado originalmente por rpetrucci Ver Post
    Como verifico a posição correta das mangueiras do reservatório ?
    Na parte interna da tampa do reservatorio tem uma mangueira, essa mangueira vai conectada no radiador...
    Se a valvula de retorno da tampa do radiador estiver emperrada ou obstruida a agua vai pro reservatorio mas não volta.

    []s
    (DU)
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  • #1534
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    Citação Postado originalmente por EDuarte Ver Post
    Na parte interna da tampa do reservatorio tem uma mangueira, essa mangueira vai conectada no radiador...
    Se a valvula de retorno da tampa do radiador estiver emperrada ou obstruida a agua vai pro reservatorio mas não volta.

    []s
    (DU)

    Se eu sopro a do suspiro do reservatório, com a tampa do radiador aberta, a agua volta, isso indica alguma coisa ?

  • #1535
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    Citação Postado originalmente por rpetrucci Ver Post
    Se eu sopro a do suspiro do reservatório, com a tampa do radiador aberta, a agua volta, isso indica alguma coisa ?
    Sinal que a mangueira esta certa, resta verificar a tampa do radiador.

    []s
    (DU)
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  • #1536
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    Citação Postado originalmente por EDuarte Ver Post
    Sinal que a mangueira esta certa, resta verificar a tampa do radiador.

    []s
    (DU)
    Tampa nova comprei na autorizada KIA ....
    Sera que a agua pode ter ficado suja de novo, pois meu radiador tava podre, sera que a agua nova circulou e ficou suja e perdeu as propriedades do liquido (aditivo).

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