Postado originalmente por
robertofs
Endosso essa opinião. Sou novo no universo SPTG TDI, sendo uma Grand 2001, e o dono anterior, depois de ter feito o motor, o Meca travou a ventoinha e tirou a válvula termostática. Aqui em Goiânia é quente, mas nem por isso o motor esquentava o bastante pra funcionar com eficiência. A primeira cosa que fiz foi comprar um termômetro digital Fullgauge 17RGTiL, programar ele pra armar o relé a 92 graus (já que válvula termostática se abre completamente a 88), e desarmar a 90, fazendo acender ou apagar um luz de advertência vermelha. Depois de aferir de forma tabajara o sensor, comparando-o com um termômetro de mercúrio caseiro, e também mergulhando-o em água fervente, concluí que havia uma diferença de 1,5 graus para menos em relação ao de mercúrio, e submerso na água indicava 2,5 graus a mais que quando estava só com a parte que realmente estaria realmente em contato com a água no motor. Acrescentei então mais 4 graus pra compensar as diferenças e montei no carro. Durante o dia, com ar ligado, sem válvula, não passava de 75 graus, e a noite, depois de um chuvisco, não passou de 60. No outro dia instalei a válvula original que havia comprado na concessionária, e constatei que o desempenho do motor melhorou muito, marcando 85 graus. Depois disso, me senti seguro em pegar a estrada e rodar 720km rumo à Rondonópolis-MT. Depois de rodados 80km, a temperatura (no sensor, claro) subiu a 91 graus no topo de uma subida, mas na descida baixou. Nova subida e passou de 92 no finalzinho da rampa, que pra minha sorte, tinha um posto, onde parou já com indicação de 94 graus. Desliguei o motor e fui ver como estava lá na frente. A mangueira na saída da tampa da válvula termostática havia rachado. Esperei esfriar, cortei um pedaço e montei novamente. Completei e água e segui em frente. Depois de mais 200km, a temperatura voltou a subir, mas com indicação de 89 graus já parei num outro posto. Sumiu água. Já fiquei preocupado, mas completei e segui em frente. Mais 200km e a coisa se repetiu. Parei em um posto, e resolvi não correr mais riscos. Retirei a válvula termostática, completei a água e segui em frente, onde a temperatura não passou de 81 graus.
Resultado: acredito que posso estar com uma junta queimada ou cabeçote trincado. Já em Rondonópolis, no outro dia, com motor frio, coube pouco mais de 1 litro de água. Dei partida no motor, e com sem a tampa do radiador observei micro bolhas de ar, embora o motor esteja funcionando aparentemente normal.
Minha conclusão: é um sentimento muito ruim pensar que posso ter danificado um cabeçote por conta de uma peca que me custou R$ 25,00. O problema também pode ser outro, mas uma coisa é fato: ainda bem que dei uma pesquisada nesse fórum antes e coloquei um sensor de temperatura digital, pois o problema poderia ser muito pior, já que entre 75 e 94 graus que o termômetro digital me mostrou, o termômetro do painel não mudou praticamente nada. A Kia que me desculpe, e os puristas também, mas no sistema de arrefecimento original em não confio mais, fora o receio que estou em voltar rodando pra Goiânia.
Franca.