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Convex Datacenter
  • #1645
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    Engenheiros, não erram.Os donos é que não querem gastar e arrumar como os engenheiros sugerem no manual do veiculo.
    Tenha em mente isso que tudo vai bem, pode ter certeza.



    Perfeito, no universo, somente a lei da gravidade. É claro que existem projetos mal feitos, não só automobilísticos. Claro está que o projeto do sistema de refrigeração da Sportage NÃO FUNCIONA ante a quantidade de reclamações a respeito. É obvio, conforme disse, que a manutenção é muito impostante, mas não tem como negar, o projeto de refrigeração da Sportage é falho, sim. Como disse, perdi 2 cabeçotes e 4 juntas, apesar de só usar peças originais e seguir, detalhadamente, o manual. Entretanto, depois que fiz a mudança de sistema nunca mais tive aborrecimento (e olha que já tem mais de 3 anos).

    Já tive vários jipes, conheço razoavelmente de mecânica para externar minha opinião. Então, se você mora no emisfério norte, ou na Patagônia, talvez não venha a ter este tipo de problema (superaquecimento). Mas se mora em país tropical, com certeza, um dia você terá, mesmo fazendo uma manutenção extremamente cautelosa.

  • #1646
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    Há, só mais uma coizinha: chuveu "praca" anteonte e continua até agora (mais fraquinha, tipo garoa). E TÔ SAINDO PRA TILHA ... kkkkkkk.

    Abraços a todos.

  • #1647
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    Citação Postado originalmente por Luiz Roberto Coura Paiva Ver Post
    Perfeito, no universo, somente a lei da gravidade. É claro que existem projetos mal feitos, não só automobilísticos. Claro está que o projeto do sistema de refrigeração da Sportage NÃO FUNCIONA ante a quantidade de reclamações a respeito. É obvio, conforme disse, que a manutenção é muito impostante, mas não tem como negar, o projeto de refrigeração da Sportage é falho, sim. Como disse, perdi 2 cabeçotes e 4 juntas, apesar de só usar peças originais e seguir, detalhadamente, o manual. Entretanto, depois que fiz a mudança de sistema nunca mais tive aborrecimento (e olha que já tem mais de 3 anos).

    Já tive vários jipes, conheço razoavelmente de mecânica para externar minha opinião. Então, se você mora no emisfério norte, ou na Patagônia, talvez não venha a ter este tipo de problema (superaquecimento). Mas se mora em país tropical, com certeza, um dia você terá, mesmo fazendo uma manutenção extremamente cautelosa.
    Endosso essa opinião. Sou novo no universo SPTG TDI, sendo uma Grand 2001, e o dono anterior, depois de ter feito o motor, o Meca travou a ventoinha e tirou a válvula termostática. Aqui em Goiânia é quente, mas nem por isso o motor esquentava o bastante pra funcionar com eficiência. A primeira cosa que fiz foi comprar um termômetro digital Fullgauge 17RGTiL, programar ele pra armar o relé a 92 graus (já que válvula termostática se abre completamente a 88), e desarmar a 90, fazendo acender ou apagar um luz de advertência vermelha. Depois de aferir de forma tabajara o sensor, comparando-o com um termômetro de mercúrio caseiro, e também mergulhando-o em água fervente, concluí que havia uma diferença de 1,5 graus para menos em relação ao de mercúrio, e submerso na água indicava 2,5 graus a mais que quando estava só com a parte que realmente estaria realmente em contato com a água no motor. Acrescentei então mais 4 graus pra compensar as diferenças e montei no carro. Durante o dia, com ar ligado, sem válvula, não passava de 75 graus, e a noite, depois de um chuvisco, não passou de 60. No outro dia instalei a válvula original que havia comprado na concessionária, e constatei que o desempenho do motor melhorou muito, marcando 85 graus. Depois disso, me senti seguro em pegar a estrada e rodar 720km rumo à Rondonópolis-MT. Depois de rodados 80km, a temperatura (no sensor, claro) subiu a 91 graus no topo de uma subida, mas na descida baixou. Nova subida e passou de 92 no finalzinho da rampa, que pra minha sorte, tinha um posto, onde parou já com indicação de 94 graus. Desliguei o motor e fui ver como estava lá na frente. A mangueira na saída da tampa da válvula termostática havia rachado. Esperei esfriar, cortei um pedaço e montei novamente. Completei e água e segui em frente. Depois de mais 200km, a temperatura voltou a subir, mas com indicação de 89 graus já parei num outro posto. Sumiu água. Já fiquei preocupado, mas completei e segui em frente. Mais 200km e a coisa se repetiu. Parei em um posto, e resolvi não correr mais riscos. Retirei a válvula termostática, completei a água e segui em frente, onde a temperatura não passou de 81 graus.

    Resultado: acredito que posso estar com uma junta queimada ou cabeçote trincado. Já em Rondonópolis, no outro dia, com motor frio, coube pouco mais de 1 litro de água. Dei partida no motor, e com sem a tampa do radiador observei micro bolhas de ar, embora o motor esteja funcionando aparentemente normal.

    Minha conclusão: é um sentimento muito ruim pensar que posso ter danificado um cabeçote por conta de uma peca que me custou R$ 25,00. O problema também pode ser outro, mas uma coisa é fato: ainda bem que dei uma pesquisada nesse fórum antes e coloquei um sensor de temperatura digital, pois o problema poderia ser muito pior, já que entre 75 e 94 graus que o termômetro digital me mostrou, o termômetro do painel não mudou praticamente nada. A Kia que me desculpe, e os puristas também, mas no sistema de arrefecimento original em não confio mais, fora o receio que estou em voltar rodando pra Goiânia.

    Franca.
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  • #1648
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    Prezado Robertofs, temperaturas de 90/91/94 graus não queimam a junta (se for de boa qualidade/original). O problema já deveria existir ou próximo de dar fadiga na junta por outros aquecimentos anteriores.
    A válvula termostática que usou (original) é a de dois estágios? Tropicalizou a mesma?
    Abraço.
    Curcunda - SPT 97 - Gasol - Lift/Body - AVM - 31x10,5 - Lixado - PX/PY - 200% block - Guincho 12k - Eixos e Suspa Tapera

    Gueixa - XTerra 05 - Preta

  • #1649
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    Citação Postado originalmente por DouglasMac Ver Post
    Prezado Robertofs, temperaturas de 90/91/94 graus não queimam a junta (se for de boa qualidade/original). O problema já deveria existir ou próximo de dar fadiga na junta por outros aquecimentos anteriores.
    A válvula termostática que usou (original) é a de dois estágios? Tropicalizou a mesma?
    Abraço.
    Comprei a válvula na Akar Kia em Goiânia, e não era de dois estágios, o que também me deixou na dúvida, mas como li aqui mesmo que há outro modelo, achei que estava certo, e encaixou perfeitamente. Há. Inscrição. De 88 graus nela, e no teste da panela abriu antes mesmo da água ferver, achei que estava normal. Rodei dois dias antes de pegar estrada, e nem sinal de problemas. Um detalhe relevante é que a tampa do radiador é de 1.1 bar, mas na concessionária garantiram que estava certa, embora já tinha lido aqui que a original é 0.9. Enfim, tentei me informar ao máximo, e comprei até filtro de óleo na concessionária. Também concordo que a temperatura que observei não deveria queimar junta ou trincar cabeçote, mas as micro bolhas sugerem isso.

    Na viajem, raramente passei de 3000 rpm. Enfim, é realmente frustrante.

    Robertofs (ou Roberto, ou França, ou ainda, Niveiro )

  • #1650
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    Citação Postado originalmente por robertofs Ver Post
    Comprei a válvula na Akar Kia em Goiânia, e não era de dois estágios, o que também me deixou na dúvida, mas como li aqui mesmo que há outro modelo, achei que estava certo, e encaixou perfeitamente. Há. Inscrição. De 88 graus nela, e no teste da panela abriu antes mesmo da água ferver, achei que estava normal. Rodei dois dias antes de pegar estrada, e nem sinal de problemas. Um detalhe relevante é que a tampa do radiador é de 1.1 bar, mas na concessionária garantiram que estava certa, embora já tinha lido aqui que a original é 0.9. Enfim, tentei me informar ao máximo, e comprei até filtro de óleo na concessionária. Também concordo que a temperatura que observei não deveria queimar junta ou trincar cabeçote, mas as micro bolhas sugerem isso.

    Na viajem, raramente passei de 3000 rpm. Enfim, é realmente frustrante.

    Robertofs (ou Roberto, ou França, ou ainda, Niveiro )
    Termostatica do SPT - TDI é de dois estágios, tira-se o "pingulin" e faz-se um furo de 4mm (tropicalização indicada pela KIA e dá certo). De um estágio é da gasolina.
    A tampa é de 0,9 bar, 1.1 "atrasa" a refrigeração.
    Então voce tem duas coisas a fazer, trocar a termostática e a tampa. Quanto as bolhas, complete a água e veja de novo.
    Mas nada para desespero, difícil ser cabeçote...pense otimista, junta do cabeçote. Caso precise desmontar, observe na mesma se foi ela que deu passagem para pressão e, se é de boa qualidade etc.
    Não compre gato por lebre e tb não escute esses caras de concessionárias, não sabem nada de SPT TDI. Compre pelo código da peça, caixa KIA e . final.
    Boa sorte e abraço.

    PS:tamos aqui pra ajudar.
    Curcunda - SPT 97 - Gasol - Lift/Body - AVM - 31x10,5 - Lixado - PX/PY - 200% block - Guincho 12k - Eixos e Suspa Tapera

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  • #1651
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    Citação Postado originalmente por DouglasMac Ver Post
    Termostatica do SPT - TDI é de dois estágios, tira-se o "pingulin" e faz-se um furo de 4mm (tropicalização indicada pela KIA e dá certo). De um estágio é da gasolina.
    A tampa é de 0,9 bar, 1.1 "atrasa" a refrigeração.
    Então voce tem duas coisas a fazer, trocar a termostática e a tampa. Quanto as bolhas, complete a água e veja de novo.
    Mas nada para desespero, difícil ser cabeçote...pense otimista, junta do cabeçote. Caso precise desmontar, observe na mesma se foi ela que deu passagem para pressão e, se é de boa qualidade etc.
    Não compre gato por lebre e tb não escute esses caras de concessionárias, não sabem nada de SPT TDI. Compre pelo código da peça, caixa KIA e . final.
    Boa sorte e abraço.

    PS:tamos aqui pra ajudar.
    Douglasmac, agradeço os esclarecimentos. Vou tentar encontrar essas peças.O desafio agora é chegar bem casa.

    []'s
    Robertofs

  • #1652
    Eu ja perdi um cabeçote por problemas de aquecimento e alem disso o dono antigo da viatura não tinha dó do carro e por isso quando eu peguei o carro acabei perdendo o cabeçote, ate mesmo por nao conhecer muito dele. Depois disso o mecanico trocou o cabeçote, colocou a helice de ventilação ligada direto e desligou o marcador original e colocou um sensor de temperatura da marca cronomac, ai nunca mais tive problemas, ja fiz varias viajens do Rio a BH ida e volta sem problemas (uns 600km) e agora acabei de chegar de uma viajem ao sul onde andei mais de 2800km a temperatura na viajem nao passava de 70°. To satisfeito.
    .´.BODES 4X4.´. SPORTAGE 2001 curta
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  • #1653
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    Graças a Deus, consegui chegar bem em casa ontem a noite. Para rodar 720km, tive que completar um total de 4 litros de água. Já fiz uns contatos hoje, e um cara que trabalha em uma recuperadora de cabeçotes, e que tem também uma SPTG Diesel, me disse acreditar que pode ser junta queimada. De forma preventiva, vou aplicar o "solda bloco" pra reduzir a possibilidade de perda do cabeçote por trinca.

    []'s
    Robertofs

  • #1654
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    Citação Postado originalmente por robertofs Ver Post
    Endosso essa opinião. Sou novo no universo SPTG TDI, sendo uma Grand 2001, e o dono anterior, depois de ter feito o motor, o Meca travou a ventoinha e tirou a válvula termostática. Aqui em Goiânia é quente, mas nem por isso o motor esquentava o bastante pra funcionar com eficiência. A primeira cosa que fiz foi comprar um termômetro digital Fullgauge 17RGTiL, programar ele pra armar o relé a 92 graus (já que válvula termostática se abre completamente a 88), e desarmar a 90, fazendo acender ou apagar um luz de advertência vermelha. Depois de aferir de forma tabajara o sensor, comparando-o com um termômetro de mercúrio caseiro, e também mergulhando-o em água fervente, concluí que havia uma diferença de 1,5 graus para menos em relação ao de mercúrio, e submerso na água indicava 2,5 graus a mais que quando estava só com a parte que realmente estaria realmente em contato com a água no motor. Acrescentei então mais 4 graus pra compensar as diferenças e montei no carro. Durante o dia, com ar ligado, sem válvula, não passava de 75 graus, e a noite, depois de um chuvisco, não passou de 60. No outro dia instalei a válvula original que havia comprado na concessionária, e constatei que o desempenho do motor melhorou muito, marcando 85 graus. Depois disso, me senti seguro em pegar a estrada e rodar 720km rumo à Rondonópolis-MT. Depois de rodados 80km, a temperatura (no sensor, claro) subiu a 91 graus no topo de uma subida, mas na descida baixou. Nova subida e passou de 92 no finalzinho da rampa, que pra minha sorte, tinha um posto, onde parou já com indicação de 94 graus. Desliguei o motor e fui ver como estava lá na frente. A mangueira na saída da tampa da válvula termostática havia rachado. Esperei esfriar, cortei um pedaço e montei novamente. Completei e água e segui em frente. Depois de mais 200km, a temperatura voltou a subir, mas com indicação de 89 graus já parei num outro posto. Sumiu água. Já fiquei preocupado, mas completei e segui em frente. Mais 200km e a coisa se repetiu. Parei em um posto, e resolvi não correr mais riscos. Retirei a válvula termostática, completei a água e segui em frente, onde a temperatura não passou de 81 graus.

    Resultado: acredito que posso estar com uma junta queimada ou cabeçote trincado. Já em Rondonópolis, no outro dia, com motor frio, coube pouco mais de 1 litro de água. Dei partida no motor, e com sem a tampa do radiador observei micro bolhas de ar, embora o motor esteja funcionando aparentemente normal.

    Minha conclusão: é um sentimento muito ruim pensar que posso ter danificado um cabeçote por conta de uma peca que me custou R$ 25,00. O problema também pode ser outro, mas uma coisa é fato: ainda bem que dei uma pesquisada nesse fórum antes e coloquei um sensor de temperatura digital, pois o problema poderia ser muito pior, já que entre 75 e 94 graus que o termômetro digital me mostrou, o termômetro do painel não mudou praticamente nada. A Kia que me desculpe, e os puristas também, mas no sistema de arrefecimento original em não confio mais, fora o receio que estou em voltar rodando pra Goiânia.

    Franca.

    como assim.... a minha so trabalha com a valvula termo estatica 1 estagio ( o certo é 2) e depois que cologuei junta de qualidade nunca deu nada... provavelmente colocaram junta de amianto ou então erraram o torque porque o sportage não é de perder agua não...

  • #1655
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    Sportage fervendo-1-sensor.jpgSportage fervendo-2-term-metro.jpgSportage fervendo-3-va-lvula.jpgSportage fervendo-4-tampa.jpg
    Citação Postado originalmente por André Fernandes Ver Post
    como assim.... a minha so trabalha com a valvula termo estatica 1 estagio ( o certo é 2) e depois que cologuei junta de qualidade nunca deu nada... provavelmente colocaram junta de amianto ou então erraram o torque porque o sportage não é de perder agua não...
    Então, ainda não sei qual é a causa, mas a situação é essa:



    Robertofs.

  • #1656
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    poxa cara acho que o meu faz um pouquinho de bolha tambem....
    deve ser normal.
    o carro ta perdendo agua?
    obs adorei o jeito que foi instalado o medidor de temperatura

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