Postado originalmente por
robertofs
Endosso essa opinião. Sou novo no universo SPTG TDI, sendo uma Grand 2001, e o dono anterior, depois de ter feito o motor, o Meca travou a ventoinha e tirou a válvula termostática. Aqui em Goiânia é quente, mas nem por isso o motor esquentava o bastante pra funcionar com eficiência. A primeira cosa que fiz foi comprar um termômetro digital Fullgauge 17RGTiL, programar ele pra armar o relé a 92 graus (já que válvula termostática se abre completamente a 88), e desarmar a 90, fazendo acender ou apagar um luz de advertência vermelha. Depois de aferir de forma tabajara o sensor, comparando-o com um termômetro de mercúrio caseiro, e também mergulhando-o em água fervente, concluí que havia uma diferença de 1,5 graus para menos em relação ao de mercúrio, e submerso na água indicava 2,5 graus a mais que quando estava só com a parte que realmente estaria realmente em contato com a água no motor. Acrescentei então mais 4 graus pra compensar as diferenças e montei no carro. Durante o dia, com ar ligado, sem válvula, não passava de 75 graus, e a noite, depois de um chuvisco, não passou de 60. No outro dia instalei a válvula original que havia comprado na concessionária, e constatei que o desempenho do motor melhorou muito, marcando 85 graus. Depois disso, me senti seguro em pegar a estrada e rodar 720km rumo à Rondonópolis-MT. Depois de rodados 80km, a temperatura (no sensor, claro) subiu a 91 graus no topo de uma subida, mas na descida baixou. Nova subida e passou de 92 no finalzinho da rampa, que pra minha sorte, tinha um posto, onde parou já com indicação de 94 graus. Desliguei o motor e fui ver como estava lá na frente. A mangueira na saída da tampa da válvula termostática havia rachado. Esperei esfriar, cortei um pedaço e montei novamente. Completei e água e segui em frente. Depois de mais 200km, a temperatura voltou a subir, mas com indicação de 89 graus já parei num outro posto. Sumiu água. Já fiquei preocupado, mas completei e segui em