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Convex Datacenter
  • #1657
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    Citação Postado originalmente por André Fernandes Ver Post
    poxa cara acho que o meu faz um pouquinho de bolha tambem....
    deve ser normal.
    o carro ta perdendo agua?
    obs adorei o jeito que foi instalado o medidor de temperatura
    Então, na verdade, só copiei o que outros camaradas já haviam feito. O termômetro que usei foi esse:

    http://www.fullgauge.com.br/PDF/TIC-17RGTi.pdf

    Ele já vem com o sensor, mas não era muito adequado para adaptação no carro. O sensor é o "roller bag":

    Full Gauge Controls - Acessórios

    Acredito que o sensor SB28 seria melhor para adaptação, mas não encontrei aqui em Goiânia-GO.

    As fotos em anexo demonstram como instalei, de forma improvisada, o termômetro digital.

    []'s
    Robertofs.

    Sportage fervendo-1-cebola-o-vazio.jpgSportage fervendo-2-tampa-de-tecnil.jpgSportage fervendo-3-cebola-o-com-sensor.jpgSportage fervendo-4-passagem-do-cabo-do-sensor.jpgSportage fervendo-5-liga-o-p-s-chave.jpgSportage fervendo-6-aterramento.jpg

  • #1658
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    não esquece de colocar aditivo de qualidade paraflu ou um ai da bardal de preferencia...
    provavelmente seu carro ta bom cara....
    a menos se ele estiver perdendo agua.(sportage não baixa agua nunca) fui em minas e voltei mais ou menos 1100mil km ida e volta e nada de completar agua...

  • #1659
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    Cool sportage fervendo, perdendo ou "escondendo" água = FINAL DA NOVELA (espero)

    ATENÇÃO PESSOAL:

    Após semanas tentando resolver o problema da minha viatura SPT TDI, e ouvindo "diagnósticos"
    de diversos especialistas (inclusive ex da KIA), F I N A L M E N T E a solução:
    1) fui até uma oficina (pequena, de bairro e de aparencia simples), de radiadores;
    2) expliquei que minha SPT estava "baixando" muita água e que buscava uma solução;
    3) o atendente tirou a tampa do radiador(original), instalou uma tampa com válvula para
    injeção de água, antes da vávula um manometro para ver se havia "fuga de água";
    4) não deu outra COISA. havia fuga de água (VAZAMENTO). Onde? NA MANGUEIRA DO
    AR QUENTE. Localizada atras do motor (são duas), ao lado do turbo;
    5) preço das mangueiras??? R$ 7,00

    Isso mesmo. Ao injetar água no radiador pelo equipamento acoplado na entrada de água do
    radiador, o vazamento apareceu. Mangueira do ar quente, rachada pelo ressecamento.
    É isso aí. Nada de radiador furado, junta de cabeçote queimada, etc., etc..
    Espero ter ajudado.

  • #1660
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    Citação Postado originalmente por tannuri neto Ver Post
    ATENÇÃO PESSOAL:

    Após semanas tentando resolver o problema da minha viatura SPT TDI, e ouvindo "diagnósticos"
    de diversos especialistas (inclusive ex da KIA), F I N A L M E N T E a solução:
    1) fui até uma oficina (pequena, de bairro e de aparencia simples), de radiadores;
    2) expliquei que minha SPT estava "baixando" muita água e que buscava uma solução;
    3) o atendente tirou a tampa do radiador(original), instalou uma tampa com válvula para
    injeção de água, antes da vávula um manometro para ver se havia "fuga de água";
    4) não deu outra COISA. havia fuga de água (VAZAMENTO). Onde? NA MANGUEIRA DO
    AR QUENTE. Localizada atras do motor (são duas), ao lado do turbo;
    5) preço das mangueiras??? R$ 7,00

    Isso mesmo. Ao injetar água no radiador pelo equipamento acoplado na entrada de água do
    radiador, o vazamento apareceu. Mangueira do ar quente, rachada pelo ressecamento.
    É isso aí. Nada de radiador furado, junta de cabeçote queimada, etc., etc..
    Espero ter ajudado.



    que sorte vc n ter tomado nenhuma atitude precipitada.....
    graças a deus

    o sportage é tipo aquele mulher que é tão complicada mais tão complicada que deixa o cara doido
    ai é so consegui oq ela precisa que é so alegria

  • #1661
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    Ainda não estou certo se há um problema ou não. Ontem, retirei o reservatório de compensação, o lavei bem, e aí entendi onde é o nível correto. Montei, coloquei a quantidade certa de água, e depois de dar uma volta com ar ligado, em que a temperatura chegou próximo dos 80 graus, vi que o volume de água no reservatório aumentou, mas depois de esfriar baixou, voltando pro radiador. Fiz isso com uma outra tampa de radiador que consegui. Amanhã farei o mesmo teste com a tampa de 1.1 bar que veio no meu carro.

    Coincidentemente, vi uma dica de uso de manômetro no post abaixo:

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ki...ml#post1577789

    As mangueiras que vão pro aquecedor da cabine já estavam isoladas. Vou fazer o teste do manômetro.

    []'s
    Robertofs

  • #1662
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    Alguém sabe me dizer se é muito complicado limpar o sistema de arrefecimento, como devo fazer a limpeza e os cuidados com o motor? Quantos litros de agua (vou comprar agua de bateria) e quantos litros de aditivo coloco? Meu mecânico de carro a gasolina não quer fazer, por estar em dúvida do funcionamento do motor a diesel. Devo comprar alguma produto para limpeza e colocar no no radiador e fazer circular antes de colocar a agua e o aditivo, ou simplesmente esgoto o que tem e coloco direto agua e aditivo? Alguem sabe onde posso fazer isso aqui em Curitiba? Obrigado.
    Sportage 02/03 2.0 TDI 8V (Curta) - 225/75/r15

  • #1663
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    Cool sportage fervendo, perdendo ou "escondendo" água = FINAL DA NOVELA (espero)

    Citação Postado originalmente por clairton castro Ver Post
    Alguém sabe me dizer se é muito complicado limpar o sistema de arrefecimento, como devo fazer a limpeza e os cuidados com o motor? Quantos litros de agua (vou comprar agua de bateria) e quantos litros de aditivo coloco? Meu mecânico de carro a gasolina não quer fazer, por estar em dúvida do funcionamento do motor a diesel. Devo comprar alguma produto para limpeza e colocar no no radiador e fazer circular antes de colocar a agua e o aditivo, ou simplesmente esgoto o que tem e coloco direto agua e aditivo? Alguem sabe onde posso fazer isso aqui em Curitiba? Obrigado.
    Clairton,
    Minha sugestão é de que procure uma loja de consertos de radiadores.
    Lá eles vão retirar o radiador, desmontar a parte de cima, "varetear" (passar varetas na colmeia), fazer a limpeza geral.
    Na operação eles esgotam a água do sistema todo, radiador e motor, recolocam as mangueiras, braçadeiras, o radiador e
    repõe água e o produto adequado. É comum ainda, testarem todo o sistema de mangueiras, braçadeiras, tampa do radiador, etc..
    Na minha região, o custo dessa operação gira em torno de R$130 a R$ 250 e o tempo de serviço é de mais ou menos 3 a 4 horas.
    Valeu???
    Abraço. Tannuri Neto

  • #1664
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    Citação Postado originalmente por RegisBarcel Ver Post
    Qual o nome do acoplamento viscoso em ingles para busca no ebay ou para encontra-lo no Rockauto?

    Seria este(no caso o conjunto completo):

    Replacement REPK313701 Fan Clutch | Auto Parts Warehouse


    Ola Regis, não seria este, pois este não é termico, pode ver no anuncio Non-thermal.

  • #1665
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    Citação Postado originalmente por EDuarte Ver Post
    O que tenho foi escaneado e esta em pdf, se o seu tbm for digital podemos enviar por email, se estiver impresso vc me manda por correio ou se vc estiver em SP podemos nos encontrar.

    []s
    (DU)
    Ola EDuarte, teria como me enviar este manual da disel que você tem, pois não consegui baixar da kiatech.
    E também como tenho menos de 50 mensagens postadas, até o momento, o forum não me permite enviar nem receber MP, por esse motivo que postei aqui.

    Obrigado.

  • #1666
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    Tampa radiador

    Estava vendo no site da Flório e eles informam que para a Sportage tem a tampa 83 - que é de 0,9 BAR e a tampa 84 que é de 1,1 BAR.

    Será que seria uma para a Gasolina outra para a diesel?
    Pois como li todas as 139 paginas deste tópico, e se não me engano alguém citou que comprou na kia e era de 1,1 bar.

    Gostaria de saber qual seria a certa para a Sportagem 2000/2001 TDI?

  • #1667
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    Rafa pode usar a de 0,9 que é a correta, a de 1,1 abre um pouco mais tarde e pode ocorrer problemas de aquecimento, outra coisa trabalha com o google tradutor para verificar as informações do site da www.kiatechinfo.com, me passe o seu e-mail que tenho o manual, mas ta em ruso!
    Jabiraca 97, mrdi atualmente sem lift!

  • #1668
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    boa noite amigos!
    seguinte,hoje por fazer muito calor em minha região,e, andando um tempinho em marcha lenta com ar ligado,observei que a agua do radiador ferveu. como sou leigo no assunto tenho dúvidas: 1°- será que causou algum dano? obs: deixei esfriar e reparei que estava faltando agua no reservatório,então completei. A principio parece estar tudo normal. 2°- lendo alguns post dos amigos,reparei que existe uma maneira de alterar o sistema de arrefecimento.Como seria exatamente isso?. Caso alguém possa me ajudar,agradeço muito.
    abraços.

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