Vlw Campeão..
EHEHEHEH sabia que eu conhecia com outro nome.. Deve ser coisa de SUL pra Sudeste eheheheh Aqui pelo menos ate onde sei o pessoal chama de "Chave L de boca" ou "Chave L canhão" eheheheheh
E... BRASILZÂO...
Vlw pelas dicas...
Versão Imprimível
Vlw Campeão..
EHEHEHEH sabia que eu conhecia com outro nome.. Deve ser coisa de SUL pra Sudeste eheheheh Aqui pelo menos ate onde sei o pessoal chama de "Chave L de boca" ou "Chave L canhão" eheheheheh
E... BRASILZÂO...
Vlw pelas dicas...
Pessoal,
Estou testando o Prolonga no acoplamento ha dois dias. Rodei pouco mais de uma hora por dia, no trânsito lento, algumas subidas leves pelo centro da cidade e uns km de BR. Percebi que o ponteiro no painel às vezes desce um pouco, ele sempre ficava bem em cima do risco abaixo do meio. Porém... Em alguns momentos ele QUASE passou do penúltimo risco, isso já seria algum problema na válvula termostática? Com a ventoinha travada também acontecia isso.
O funcionamento do gel original acontece por uma reação química, ele engrossa um pouco com o calor deixando a ventoinha mais pesada. O prolonga... Acho todo mundo já sabe que acontece ao contrário. Afinal o Prolonga é aditivo para motores cansados e não gel para acoplamento. Mesmo quando o motor está totalmente frio, se eu girar a hélice com a mão ela vai esta bem pesada, mas depois de girá-la algumas voltas ela fica tão leve como uma ventoinha original. Aí quando rodei pela cidade por mais de uma hora, entrei na garagem e abri o capô sem desligar o motor. Dei umas aceleradas e a hélice puxou tanto ar que até se parecia com a hélice travada com quatro pás que estava instalada antes. Depois desliguei o motor para girar a hélice com a mão e ver se ela ta pesada ou leve. Teoricamente a hélice teria que ficar leve porque o Prolonga afina quando é submetido a muito calor, mas pra minha surpresa a hélice tava um pouco pesada (mais pesada que uma hélice original com motor quente). Então porque a hélice fica leve depois de girá-la algumas vezes com o motor frio, e depois que o motor esquenta, ela pesa mais? Acho que o que acontece é o seguinte: Com o motor frio o Prolonga desce todo e como está frio fica bem pastoso. Nos primeiros segundos ele segura a hélice pra valer (isso acontece até num acoplamento novo). E conforme o acoplamento gira e esquenta, o Prolonga amolece e "flui" para as extremidades da parte interna do acoplamento devido á força centrífuga. E é justamente nesse momento que a hélice começa a pesar, porque o Prolonga se mantém nas extremidades ocorrendo um "atrito" entre as paredes internas do acoplamento, o Prolonga e o disco interno. É muito importante usar o Prolonga em grande quantidade no acoplamento para assegura um bom funcionamento da hélice.
Abraço :concordo:
Pessoal,
Também achei isso: (foto). Eu conhecia óleos SAE 90 e 140 para transmissões e diferenciais, mas este tem viscosidade 250 !!! Deve parecer cimento com pouca água de tão grosso... Mas quem se habilita a testar no acoplamento?
Site do lubrificante: http://www.bralub.com.br/categoria-black.html
Abraço :concordo:
Julio
Até onde sei o dito "gel" não engrossa com a temperatura pois ele é um óleo a base de silicone.
Sua descrição de ficar pesada com o motor frio esta correta, todavia ele não espalha para as extremidades por causa do calor e sim pela força centrifuga como vc mencionou.
Conversando com alguns recuperadores desse sistema, todos me informaram que é só colocar um óleo bem grosso que a ação é a mesma, o óleo afina sim, mas como é um óleo pra alta temperatura, ele não afina tanto ao ponto de não criar o arraste suficinte pra refrigeração.
[]s
(DU)
Hum...:pensativo: Então pode ser que o gel original fique mais grudento quando esquenta, porque quando abri o acoplamento ele tinha uma leve semelhança com uma "cola". E sobre o óleo? Será que aquele SAE 250 serve? Se tu souber de algo mais sobre óleos que possam ser usados dá um toque, será um novo estudo, precisamos de todas as informações possíveis.
Abraço :concordo:
Eduarte,
Peraí... Esqueci de perguntar... O que tu sabe sobre o Prolonga? Não é nada de ruim neh? Porque por aqui já tem três viaturas com Prolonga, incluindo a minha, hehehe!
Abraço :concordo:
Esse 250 é muito grosso, acho que nem iria fluir, acredito que um 90 ou mesmo prolong é suficiente.
Não estou pesquisando muito sobre esse sistema pq pretendo colocar elétrica, mas qquer novidade eu coloco aqui.
[]s
(DU)
Com certesa a válvula termostática está com problemas ou está sem válvula ou ainda alguns mecânicos fazem um furo na base da válvula.
Nesses casos quando o motor é pouco exigido (descidas) a temperatura tende a cair. Não é o ideal.
Dê uma analisada na válvula.
Comenale,
Ainda bem que tu apareceu, queria te fazer uma pergunta: Tu lembra de ter rodado com sua Sportage no trânsito em alguma cidade que tenha registrado 40º de calor? Aqui a temperatura passa disso no verão, por isso to preocupado. Não queria voltar pra ventoinha travada no verão. Mesmo nessa época tem feito muito calor por aqui.
A válvula termostática comprei na Kia, é original, mas acho que vou trocar.
Abraço :concordo:
Ah, se você vai colocar um prolong no motor, já pensou em usar então um vidrinho de Militec? meu irmão usava no peugeot 206 dele, pois ele colocou turbo. Quando ele trocava o óleo e não usava o militec o carro esquentava, era colocar esse militec e o carrim parar de esquentar.
[]'s