Postado originalmente por
comenale
alessandro,
em que condições a viatura está fervendo, trânsito urbano, estrada ou em marcha lenta?
Se o problema for com a ventoinha deve ferver somente no trânsito urbano, pois na estrada a ventoinha não tem função, uma vez que o vento é quem executa a tarefa da mesma e em marcha lenta pode aparecer aquecimento mas não deve atingir o ponto de fervura ou deve demorar muito.
Verifique se há "ar" ou pressão no sistema da seginte forma: Com o motor frio retire a tampa do radiador (observe se não está faltando água/liquido arrefecimento). Dê a partida no motor e mantenha uma acelereção em torno de 3000 giros e verifique se surgem bolhas de ar no movimento da água do radiador. Se isso estiver ocorrendo é possível que houve queima da junta do cabeçote ou empenamento do mesmo, sendo necessária passar por retífica.
Se não houver movimentação de água, o problema está na válvula termostárica, que ao atingir uma temperatura em torno dos 88ºc não está abrindo e dando passagem de líquido.
Outro ponto a ser verificado é a tampa do radiador, que deve ser trocada caso não sustente uma pressão interna em torno de 9bar.
Espero ter ajudado.