Postado originalmente por
Juliobf161
Olá Eric,
Não é aconselhável travar a ventoinha nas Sportages a gasolina porque a rotação do motor passa de 4.000RPM, mas nas Sportages a diesel a rotação não chega aos 4.000RPM, aí não tem problema. O que quebra o eixo da ventoinha é o rolamento COM FOLGA. Troque o rolamento da ventoinha se estiver com muita folga. Travar a ventoinha usando parafusos é uma tremenda falta de conhecimento por parte dos mecânicos, na Kia aqui da região o mecânico me ensinou a travar a ventoinha usando uma lixa 80 dobrada dentro do acoplamento viscoso (Eu já publiquei isso não? Eu tenho as fotos no meu pc). Essa é também uma dica do MAAT que trabalha com motores de Sportages ha 29 anos. O ideal quando se trava a ventoinha é cortar 4 pás da hélice (é também uma dica do MAAT), repare que os veículos mais antigos com ventoinha travada sempre têm 4 pás apenas, e o ângulo das pás da hélice da Sportage é bem acentuado. A ventoinha travada com 4 pás puxa tanto ar que até faz a hélice do A/C girar antes das 2.000RPM. Só não é aconselhável passar por trechos alagados quando a ventoinha está travada. Eric, se você usa sua Sportage para trilhas e trechos alagados aconselho comprar uma ventoinha nova e original, optei pela ventoinha travada porque não usarei minha Sportage nas trilhas por um bom tempo.
Pessoal,
No ano passado, em agosto eu relatei que havia travado a ventoinha da minha Sportage e cortado 4 pás dela, lembram? Além disso, eu passei a usar óleo solúvel no sistema de arrefecimento. Eu pensei que minha Sportage não iria agüentar o calor do verão... Os passeios na areia da praia... E as subidas de serra nas viagens... Mas 6 meses depois eu confirmo, realmente o problema das Sportage está na ventoinha e no aperto incorreto dos parafusos do cabeçote. Após uma temporada de muito calor, pela primeira vez minha Sportage se comportou como se fosse um carro novo, sem problema algum.
Agradeço ao MAAT por dar vida nova a minha Sportage. :palmas:
Abraço :concordo: