Postado originalmente por
Henriquemix
Opa Alexandro, muito obrigado pelas dicas, realmente essas adaptações eu farei sim, com certeza...o sistema selado também, quanto ao radiador de óleo, eu já havia pensado a respeito, porém, como o meu motor é aspirado, o capô do motor não oferece aquela abertura de captação para o intercooler, ou seja, não oferece ventilação, então fico restrito quanto a ventilação para o radiador de óleo. Inicialmente irei testar o sistema que o MATT comentou, sobre o ventilador de 4 pás...sempre monitorando a temperatura, mas seguramente quero adaptar uma ventoinha elétrica sim....pensei também em ligar a ventoinha do A/C pra ajudar .
Na verdade analisei todo o sistema quanto a ventilação e resfriamento do motor...cheguei a seguinte conclusão:
O que a gente precisa de forma eficiente, é a captação do ar para o resfriamento da água do radiador, pois a ventilação direta pro bloco, praticamente é nula pois logo atrás da hélice, existe uma barreira onde o ar não passa a ponto de resfriar, portanto, nossos motores tem mesmo que ter um sistema de captação de ar eficiente, para resfriar a água e fazer uma troca de calor também eficiente. Muitos amigos aqui, imaginam que o resfriamento se dá pelo ar que ventila em torno do motor, e isso não acontece de fato, o resfriamento do motor tem que ter a eficiência na água.
Acho que é isso....gostaria inclusive que fosse comentado esse item por você Alexandro ( que entende muito ), e também pelos amigos do fórum.
Alexandro e amigos, me desculpem pelo texto longo, ok ?
abçs