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Convex Datacenter
  • #2113
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    Boa,

    No aguardo das fotos das adaptações das ventuinhas.

    O Nava me recomendou também instalar um fan eletrico em cima do intercooler, pois em trilha, e trechos de deslocamentos de baixa velocidade, não entra nada no scoop, e entrando ar frio no motor irá ajudar preservar

  • #2114
    Ainda não montei as danadas para poder dar um trato no para-choque dianteiro e retirar o radiador para limpeza e varetamento, já que meu pai que estava com ela a 3 anos, não fez preventiva no sistema, então ao preparar para a manutenção notei que estava com a agua sem aditivo e um pouco turva, melhor esperar mais uns dias para arrumar tudo em vez de te colocar e tirar para fazer isso depois.

  • #2115
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    Olá a todos!
    Como também estou "ajustando" a temperatura de funcionamento minha Viatura, vejam o link abaixo, da MTE-THOMSON(fabricante de vávulas termostáticas, entre outros produtos), onde é possível baixar o catálogo de produtos.
    Isso nos dá várias opções ou mesmo variações


    http://www.mtethomson.com.br/
    4X4 Brasil

  • #2116
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    Pronto pessoal, ficou show o carro, como a mão de obra eu tenho já que temos um mecanico na empresa, gastei a bagatela de 590,00 com o jogo de junta, 190,00 parafusos do cabeçote, 22,00 tampinha nova, 29,00 valvula termoestatica...
    nem preciso falar dos 350,00 da retifica. na rettec. foi que foi... rs

    ficou show de bola, enfim, vida que segue, espero que fique mais 140 mil sem me dar problemas.

    semana agora vou trocar a correia dentada preventivamente com 40 mil rodados.

  • #2117
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    Bem pessoal.....mais um vídeo super interessante pra nós Sporteigeiros.....um vídeo técnico sobre aditivos para radiadores


  • #2118
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    Logo postarei informações da minha SPTG...pois a junta do cabeçote queimou, ( nem cheguei a rodar 1000 Kms ), aproveitei as dicas daqui e mudei muita coisa.....até a hélice , tirei 4 pás....travei o sistema tbm, vávula termostática do opala 75º, troquei todos os selos do bloco e do cabeçote.....tinha 2 furados e nem dava pra perceber ( as vezes a água some e a gente nem sabe....e é esse danado do selo ), agora com os selos trocados....vou colocar o aditivo correto e tudo o mais de direito.Vamos ver como vai ficar.

  • #2119
    A bomba d'agua muitas vezes também faz baixar o nível de água do radiador, DÊ uma boa olhada se não há vazamentos próximos a ela ou marcas de ferrugem. A minha vinha perdendo pouca coisa de água, pensava ser normal ou relacionado a tampa do radiador, porém em uma troca de oléo como de costume fiquei observando o carro por baixo e percebi uma mancha escorrida de ferrugem sobre o diferencial dianteiro, era a dita bomba d1agia vazndo, feita a troca não baixa nada de água!!

  • #2120
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    Opa....valeu pela dica Filipi, mas específicamente no meu caso....retiramos tudo, e aproveitei para analisar todas as peças que poderiam estar com desgaste ou mal instaladas, etc....e a bomba estava normal....
    mas de qualquer maneira vale a dica aí pro pessoal com esse problema.
    abraços

    Citação Postado originalmente por filipezanrosso Ver Post
    A bomba d'agua muitas vezes também faz baixar o nível de água do radiador, DÊ uma boa olhada se não há vazamentos próximos a ela ou marcas de ferrugem. A minha vinha perdendo pouca coisa de água, pensava ser normal ou relacionado a tampa do radiador, porém em uma troca de oléo como de costume fiquei observando o carro por baixo e percebi uma mancha escorrida de ferrugem sobre o diferencial dianteiro, era a dita bomba d1agia vazndo, feita a troca não baixa nada de água!!

  • #2121
    Usuário Avatar de alexandrodorner
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    Citação Postado originalmente por Henriquemix Ver Post
    Logo postarei informações da minha SPTG...pois a junta do cabeçote queimou, ( nem cheguei a rodar 1000 Kms ), aproveitei as dicas daqui e mudei muita coisa.....até a hélice , tirei 4 pás....travei o sistema tbm, vávula termostática do opala 75º, troquei todos os selos do bloco e do cabeçote.....tinha 2 furados e nem dava pra perceber ( as vezes a água some e a gente nem sabe....e é esse danado do selo ), agora com os selos trocados....vou colocar o aditivo correto e tudo o mais de direito.Vamos ver como vai ficar.
    Henrique pençe , pergunta por que o motor mwm 2.8 tem uma vida utio maior do que o nosso mazda ?
    Temperatura operacional , simples assim .
    Veja voce o mazda opera entre 88 a 100 , 103graus (praticamente na temperatura de fuugor ) ja o mwm opera entre 75 a 90 , 93graus (temperatura do fluido dentro do motor) , isso siguinifica que o oleo do motor no mwm e mais viscoso por consequencia a pelicola protetora dos componentes mecanicos sera mais espeça , diminuindo o atrito entre os componentes e o desgaste dos componentes .
    Pergunta como baixar a temperatura operacional do motor ?
    1) Trocar a vauvola termoestatica de 88graus por uma de 75graus . (do opala 2.5 , voce ja fes )
    2) Trocar a ventoinha , pode ser eletrica ou mecanica , se for eletrica tem que ter interrupitor-termoestatico (cebolao) operando entre 82 a 87graus , se for mecanica pode ser do motor maxxion2.5 que opera entre 83 a 86graus .
    3) Transformar o sistema de arrefecimento do tipo aberto para do tipo celado , assim controlando melhor a pressao do sisitema e elevando o ponto de fuugor que de original e de 105graus elevando para 110graus (com tampa do recipiente de espançao de 1.0bar) .
    4) Estalar radiador de oleo esterno , para assim dissipar mais rapido o calor do oleo e redusindo assim a inercia termica , pode se usar do omega motor opel3.0 .
    Todas essas melhorias ja fis e posso diser , funciona , o motor do meu carro nao passa dos 100graus nem no cabeçote nem em subidas fortes .
    Henrique se eu marase perto de voce eu faria pra voce na faixa so tendo o gasto das peças , por ora boa sorte .
    AlexandroDorner

  • #2122
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    Citação Postado originalmente por alexandrodorner Ver Post
    Henrique pençe , pergunta por que o motor mwm 2.8 tem uma vida utio maior do que o nosso mazda ?
    Temperatura operacional , simples assim .
    Veja voce o mazda opera entre 88 a 100 , 103graus (praticamente na temperatura de fuugor ) ja o mwm opera entre 75 a 90 , 93graus (temperatura do fluido dentro do motor) , isso siguinifica que o oleo do motor no mwm e mais viscoso por consequencia a pelicola protetora dos componentes mecanicos sera mais espeça , diminuindo o atrito entre os componentes e o desgaste dos componentes .
    Pergunta como baixar a temperatura operacional do motor ?
    1) Trocar a vauvola termoestatica de 88graus por uma de 75graus . (do opala 2.5 , voce ja fes )
    2) Trocar a ventoinha , pode ser eletrica ou mecanica , se for eletrica tem que ter interrupitor-termoestatico (cebolao) operando entre 82 a 87graus , se for mecanica pode ser do motor maxxion2.5 que opera entre 83 a 86graus .
    3) Transformar o sistema de arrefecimento do tipo aberto para do tipo celado , assim controlando melhor a pressao do sisitema e elevando o ponto de fuugor que de original e de 105graus elevando para 110graus (com tampa do recipiente de espançao de 1.0bar) .
    4) Estalar radiador de oleo esterno , para assim dissipar mais rapido o calor do oleo e redusindo assim a inercia termica , pode se usar do omega motor opel3.0 .
    Todas essas melhorias ja fis e posso diser , funciona , o motor do meu carro nao passa dos 100graus nem no cabeçote nem em subidas fortes .
    Henrique se eu marase perto de voce eu faria pra voce na faixa so tendo o gasto das peças , por ora boa sorte .
    AlexandroDorner

    Opa Alexandro, muito obrigado pelas dicas, realmente essas adaptações eu farei sim, com certeza...o sistema selado também, quanto ao radiador de óleo, eu já havia pensado a respeito, porém, como o meu motor é aspirado, o capô do motor não oferece aquela abertura de captação para o intercooler, ou seja, não oferece ventilação, então fico restrito quanto a ventilação para o radiador de óleo. Inicialmente irei testar o sistema que o MATT comentou, sobre o ventilador de 4 pás...sempre monitorando a temperatura, mas seguramente quero adaptar uma ventoinha elétrica sim....pensei também em ligar a ventoinha do A/C pra ajudar .
    Na verdade analisei todo o sistema quanto a ventilação e resfriamento do motor...cheguei a seguinte conclusão:
    O que a gente precisa de forma eficiente, é a captação do ar para o resfriamento da água do radiador, pois a ventilação direta pro bloco, praticamente é nula pois logo atrás da hélice, existe uma barreira onde o ar não passa a ponto de resfriar, portanto, nossos motores tem mesmo que ter um sistema de captação de ar eficiente, para resfriar a água e fazer uma troca de calor também eficiente. Muitos amigos aqui, imaginam que o resfriamento se dá pelo ar que ventila em torno do motor, e isso não acontece de fato, o resfriamento do motor tem que ter a eficiência na água.
    Acho que é isso....gostaria inclusive que fosse comentado esse item por você Alexandro ( que entende muito ), e também pelos amigos do fórum.
    Alexandro e amigos, me desculpem pelo texto longo, ok ?
    abçs

  • #2123
    Usuário Avatar de rDuran
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    Bom dia,

    Quais seriam as consequências de deixar a válvula termostática diretamente aberta?

  • #2124
    Usuário Avatar de alexandrodorner
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    25/07/2012
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    Citação Postado originalmente por rDuran Ver Post
    Bom dia,

    Quais seriam as consequências de deixar a válvula termostática diretamente aberta?
    Aumento do conçumo de combustivel , perda de torqui pois o motor nao queima o combustivel de forma correta , e desgaste precosse dos cilindros e pistoes por causa do coeficiente de delataçao dos materiais .
    AlexandroDorner

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