Ah beleza, obrigado pela resposta, vou entrar em contato com o torneiro para ver quanto ele faz,
A sua foi de inox né? quanto saiu para mandar fazer?
Valeu
Fala Rduran beleza ?
Sim fis de inox , o custo foi so´ do material 90 reais pois eu mesmo usinei (sou ferramenteiro ) .
Rduran vi´muitos videos de seu carro fazendo trilha na minha opiniao recomendo voce fazer essas melhorias porque vai te ajudar bastante , so´uma ideia .
Agora , o qui foi aquilo de voce dar um banho no willes ? o motorista nao ficou bravo ?
Valeu Rduran ate´´.
AlexandroDorner
Pessoal, como faço para saber se meu sistema de ventoinha está travada? É do tipo viscoso e consigo rodar com a mão mas não está totalmente livre. Minha VTR é 2.0 TDI ano 2000
Anderson, se você gira a helice, mas não esta totalmente livre é sinal que ela esta otima, pois quando esta travada ela não gira com as mãos e se gira livre é sinal que esta ruime neste caso seu motor ja estaria fervendo.
Fala Henrique .
Henrique seja com a elice mecanica do maxion , seja com a eletrica voce vai conseguir baichar a temperatura do motor e´ isso que reaumente importa pois a ventoinha original entrar em funcionamento em temperaturas muito elevadas o que prejudica a vida utio do motor .
A ventoinha do maxion tem a vantagem de deslocar um volume de ar MUITO grande , é tao grande que praticamente nao precisa mais da ventoinha auciliar do ac ou seja ela sosinha da conta de refrigerar o motor e o ac .
A ventoinha eletrica tem a vantagem de nao consumir energia macanica do motor o que influencia diretamente no consumo de combustivel e no torki .
Eu estou preparando meu carro para expediçoes , minha escolha foi a mecanica , estalei a poucos dias .
Isso mesmo nao deicha de estalar o sistema selado , vai fazer muita diferença acredite .
Valeu Henrique ate´.
AlexandroDorner
Olá Alexandro, tudo bem por aí ?
Então...optei pela ventoinha elétrica mesmo, e vou usar aquele seu sistema, o qual vc havia postado a receita do bolo..rsss....tenho seu desenho aqui,,...do sistema todo.
A ventoinha, vou colocar a do xsara picasso, ela tem 40 cm, e vira muito tbm....e a adaptação é relativamente fácil de fazer...( quando eu terminar, vou postar algumas fotos antes de colocar no lugar ), a válvula termostática vou colocar a de 75 graus.....quanto ao cebolão, já vamos adaptar também na parte de baixo do radiador....só mais uma duvida...( mas não pense que acabaram as dúvidas heim ?....rsss )....na sua opinião.....qual a melhor temperatura do cebolão para disparar a ventoinha ?
Dijalma a sua e´ diesel ?
Se for porque nao botar do maxion ? voce mesmo deu essa ideia a pouco dias atras .
Se voce resouver botar original , na vansul tem original por 380 ,oo reais .
So uma ideia para ajudar valeu .
AlexandroDorner
A minha é a gasolina, rodo pouco por dia e faço viajens curtas, e raramente pego trilhas e quando pego são leves, por isso vou manter original, valeu pela dica do preço do conjunto!
Djalma boa tarde. Não tenho certeza de se o conjunto de viscofan do motor diesel serve para o motor a gasolina,pois comprei para a minha TDI 2003 na www.hangul por 285,00, peça original.Voce pode consultar a loja, informando ano e modelo de sua viatura que eles informan se serve.
Celso Babilon
Valeu pela dica Celso,vou verificar, forte abraço!
Meu pai tinha uma sportage 2001 , ela ferveu e fundiu o motor , depois disso ferveu mais umas 3 vezes. ele foi ve era a junta do cabeçote , e tem q manera no pé tbm , naoo pode força muito pq ae ela sobe a temperatura
Olá Alexandro, tudo bem por aí ?
Então...optei pela ventoinha elétrica mesmo, e vou usar aquele seu sistema, o qual vc havia postado a receita do bolo..rsss....tenho seu desenho aqui,,...do sistema todo.
A ventoinha, vou colocar a do xsara picasso, ela tem 40 cm, e vira muito tbm....e a adaptação é relativamente fácil de fazer...( quando eu terminar, vou postar algumas fotos antes de colocar no lugar ), a válvula termostática vou colocar a de 75 graus.....quanto ao cebolão, já vamos adaptar também na parte de baixo do radiador....só mais uma duvida...( mas não pense que acabaram as dúvidas heim ?....rsss )....na sua opinião.....qual a melhor temperatura do cebolão para disparar a ventoinha ?
Sim tudo bem aqui sim , muitos passeios , um pouquinho de lama (ta uma chuva nesse final de semana aqui em jaragua , um bem do tipo.rs.rs.rs.).
Eu recomendo entre 80 a 85graus essa temperatura vai ser no radiador enquanto no motor uns 85 a 90graus , se voce encontrar , se nao encontrar estale o mais procimo pocivel dessa temperatura .
Me mantenha informado amigo , to curioso .
AlexandroDorner
Sim tudo bem aqui sim , muitos passeios , um pouquinho de lama (ta uma chuva nesse final de semana aqui em jaragua , um bem do tipo.rs.rs.rs.).
Eu recomendo entre 80 a 85graus essa temperatura vai ser no radiador enquanto no motor uns 85 a 90graus , se voce encontrar , se nao encontrar estale o mais procimo pocivel dessa temperatura .
Me mantenha informado amigo , to curioso .
AlexandroDorner
Opaaa....valeu Alexandro !!!
Pode deixar que aos poucos vou colocando as informação aqui.
Abração amigo
Anderson, se você gira a helice, mas não esta totalmente livre é sinal que ela esta otima, pois quando esta travada ela não gira com as mãos e se gira livre é sinal que esta ruime neste caso seu motor ja estaria fervendo.
Como o tema sobre "aquecimento" de nossas viaturas é muito importante, gostaria de sugerir aos moderadores que criassem um tópico único, do tipo "Sistema de arrefecimento: o que deu certo". E lá, os nossos amigos que já fizeram mudanças, melhorias, alterações, etc... poderiam postar esta informação.
BOA NOITE PESSOAL !!
SOU NOVO NO FORUM E GOSTARIA DE DIVIDIR MINHA EXPERIÊNCIA NESSE ASSUNTO !
A MINHA É DO MODELO GRAND SPORTAGE 2001 4X4, QUANDO ELA AQUECEU ESTAVA EM RODOVIA, PORÉM A NOITE, ELA COMEÇOU A AQUECER E PERCEBIR QUE A LUZ DOA FAROIS TAMBÉM REDUZIRAM ! ATÉ ENTÃO NÃO TINHA COMO LIGAR UMA COISA COM A OUTRA, MAIS DEPOIS DE MADAR ARRUMAR E TROCAR A BOMBA DÀGUA POR OUTRA NOVA, POIS PENSAVAMOS QUE O PROBLEMA TINHA SIDO SIMPLESMENTE A DITA BOMBA DÀGUA QUEBRADA! PRA MINHA SURPRESA E DO MEU MECÂNICO ELA CONTINUAVA A ESQUENTAR E SEMPRE A NOITE, TROQUEI ENTÃO A TAMPA DO RADIADOR E NADA, NA EPOCA O AR CONDICONADO DELA NÃO TAVA BOM, MANDEI ARRUMAR AI FUI PRECEBER QUE ELA COMEÇOU A AQUECER TAMBÉM DURANTE O DIA COM O AR CONDIONADO LIGADO E QUANDO AQUECIA O ARRANQUE NÃO CONSEGUIA GIRAR O MOTOR DEVIDO O AQUECIMENTO E A BATERIA SEMPRE IA EMBORA MESMO SENDO MOURA DE 75 HA E NOVA, FOI QUANDO PERGUENTEI AO MEU MECÂNICO COMO ERA O SISTEMA DE VENTUINA ATÉ ENTÃO EU NÃO SABIA COMO ERA !! FOI QUANDO ELE ME DISSE QUE ERA ELETROMAGNETICA ! FOI QUANDO COMECEI A MATAR O PROBLEMA, ENTÃO LEVEI A UM ELETRICISTA ESPECIALIZADO EM ALTERNADOR ! FOI QUE CONSEGUI RESOLVER O PROBLEMA, DURANTE O DIA QUANDO EU NÃO PRECISAVA USAR A LUZ FUNCIONAVA NORMAL, QUANDO LIGAVA A LUZ PERCEBI QUE DAVA UMA GRANDE QUEDA DE ENERGIA DEVIDO O ALTERNADOR ESTÁ COM PROBLEMA E A VENTUINA POR SER ELETROMAGNETICA PRECISA QUE O ALTERNADOR ESTEJE GERANDO ENTRE 15 E 13 NO MINIMO, O QUE NÃO ACONTECIA QUANDO EU LIGAVA AS LUZES DURANTE A NOITE POR ISSO FIQUEI NO PREGO DURANTE MINHA VIAGEM E DURANTE O DIA DEPOIS QUE EU LIGAVA O AR CONDICIONADO TAMBÉM, PRA FINALIZAR MANDEI ENRROLAR A BOBINA DO ALTERNADOR, TROQUEI O REGULADOR DE VOLTAGEM E NADA RESOLVEU FICOU NA MESMA, FALTANDO APENAS MANDAR ENRROLAR O EXTRATOR, MAIS NÃO QUIS MAIS CORRER O RISCO DE NÃO DAR CERTO ENTÃO COMPREI UM ALTERNADOR NOVO COMPLETO !! ACABOU O MEU PROBLEMA GALERA!! RESUMINDO A VENTUINA PODE SER NOVA COMO FOR, MAIS SE ELA NÃO TIVER A ENERGIA SUFICIENTE VINDA DO ALTERNADOR PARA ELA FAZER A ACOPLAGEM CORRETA ELA VAI FICAR DEVENDO!
ABRAÇOS !!
ESSE FOI O MEU CASO!
ESPERO TER AJUDADO !
Att: SALES SAMPAIO