x
Convex Datacenter
    Usuário Avatar de alexandrodorner
    Entrada
    25/07/2012
    Local
    jaragua do sul/SC
    Agradecimentos: 0

Citação Postado originalmente por marcelo_sma Ver Post
    bom dia
    obrigado pela ajuda.
    tenho minha sportage para trabalho e a pouco tempo tive problema de aquecimento, por isso estou pesquisando melhorias, pois gostei da sportage e não quero me desfazer dela.
    só para entender, pois sou leigo no assunto:
    se eu colocar a válvula termostatica de 75° a temperatura vai trabalhar em torno de 85° como vc sugeriu? Ou o que devo fazer para ela trabalhar em torno de 85°?
    outra pergunta, o que vc se refere em redimencionar o escapamento? que no seu caso melhorou o consumo da sportage.
    Fala Marcelo .
    Entao , 85graus e´um numero mediano da temperatura operacional , a temperatura operacional ocila entre minima e maxima , a minima e´ 75graus e a maxima e´ 95graus (em condiçoes extremas de uso trilha por exmplo ), pergunta quais sao os componentes que controla a temperatura operacinal ? a temperatura minima e´ valvola-termoestatica quem controla e a maxima e´ a ventinha mecanica no seu caso , so´ trocando a valvola-termoestatica nao baixa temperatura operacional pois voce vai baixar a temperatura minima mas a maxima vai continuar como esta , e´ nesseçario trocar a ventoinha um bom modelo seria a do motor maxion2.5 (usado nas ranger , s10 , land rover defender etc... ) essa ventoinha dura bem mais e opera em temperaturas mais baixas redusindo assim a temperatura maxima .
    Marcelo a grande vantagem em baixar a temperatura operacional conciste em baixar a temperatura do oleo lubrificante , baixando a temperatura do oleo aumenta a viscosidade , aumentando assim a espeçura da pelicola protetora que reveste os componentes meconicos , redusindo assim o atrito entre eles e aumentando a durabidade do motor como um todo .
    Sobre redimencionamento do escapamento fica para outro topico (sportage bate-papo livre) beleza .
    AlexandroDorner

Entrada
    25/07/2012
    Local
    jaragua do sul/SC
    Citação Postado originalmente por Henriquemix Ver Post
    E aí Alexandro, beleza ?
    Faz uns dias que não entro aqui, pois ainda estou me recuperando do susto....rssss
    Lembra que comentei que minha Spg 2.2 tinha saído da oficina, etc....e que em seguida eu iria fazer uma viagem de 500 km aprox....pois é.....saí de Campinas e fui a São José do Rio Preto, saí por volta das 3 da manhã, pra garantir uma ventilação bem geladinha pro radiador....pois bem....cheguei no destino....e estava tudo em ordem....temperatura na marca certa.....foi só entrar na avenida da cidade e diminuir a velocidade.....( isso já era por volta das 8 da manhã )....o ponteiro da temperatura começou a dar sinal de vida....parei imediatamente....em primeira instancia deixei resfriar um pouco e fui verificar a água.....pois estava 50/50 - aditivo bardhal e água desmineralizada.....que nada....já faltava um litro, corri em uma auto peças e comprei outra tampa do radiador achando que poderia ser a dita cuja, mas não era.
    Bem....vou encurtar a história.....a Sptg ficou por lá mesmo.....depois fui buscar com uma carreta estilo asa deltra....e adivinha....fui buscar e reboquei por 400 e tantos Km com outra Sportage 2.0 TDI.......ou seja....uma enorme dor de cabeça....mas veio super bem....
    Bem, nem vou relatar o que eu já havia feito no motor anteriormente, pois viraria uma novela sem fim....mas de qualquer forma....vou pros finalmente.
    Como já havíamos feito o cabeçote...etc....etc....e etc...., só poderia ter mais duas opções para o acontecido.....ou o bloco estava empenado, ou camisa trincada.....pois de resto já havíamos feito tudo....inclusive cabeçote novo.....e depois dado um passe...pois na segunda vez....havia queimado a junta.
    Bem....tiramos o motor e mandamos pra uma retífica de confiança....para o veredicto.....adivinha só....o bloco estava com empenamento mesmo.... agora o mais inusitado.....havia três....sim.....3 pistões fora de medida....l( não sei dizer ao certo qual medida ), mas eles fizeram uma usinagem em três pistões pra chegar na medida correta ( na altura ).....além é claro....de dar mais um beijinho no cabeçote....agora essa semana iremos montar de novo....trocando tudo de novo...parafusos do cabeçotes.....filtros.....etc....etc....etc....pra ver no que vai dar...
    Pois é meu amigo.....fiquei até com raiva de postar minha saga aqui, pois parece sempre a mesma história....
    Espero de verdade que agora , esse motor fique bom....
    Grande abraço, e assim que montar tudo de novo....posto os resultados aqui, ok ?
    Henrique se eu te peguntar se esta tudo bem seria quase um desrespeito com voce entao nao vou te perguntar nada .
    Vou te fazer um pedido ACREDITE EM MIM SO QUERO AJUDAR .
    O que esta acontecendo com voce ja vi acontecer com o Petruce e fis o mesmo pedido a ele , e ele nao me ouviu o resultado foi um desastre com as pessoas chateadas .
    Nao sou nem um bruxo nem espirita nao leio bola de cristal mas te digo o seguinte , quando li o seu poster disendo ``vou rodar 500kms logo de cara ´´ uma vos me disse ( intuiçao proficinal ) ``vai da sica´´ pois dito e feito deu mesmo .
    OK faça ezatamente o que te digo pois voce nao peder tempo enem dinheiro .
    Nao tire o carro da ofocina nem ande com ele sem fazer as melhorias que vou te passar.
    Troque a ventoinha urgente , esse negosso de retirar pas da elise esta completamente ERRADO e justamente o oposto se voce quer aumentar o desempenho de uma ventoinha voce deve 1) aumentar o diametro esterno 2)aumentar a rotaçao 3)aumentar a quantidade de pas 8 para 11 pas .
    Estale ventoinha eletrica ou mecanica para facilitar , estale do motor maxion nao precisa mudar nada e´ tira uma bota outra simples assim , o que voce vai precisar e de uma peça chamada de eixo-polia se voce quizer eu posto aqui no forun o desenho da peça .
    Estale recipiente de expamçao , nao e´ dificiu e nem demorado um bom mecanico fas em 3, 4horas de trabalho .
    Henrique da uma olhada no neste video no yuotube ``kit gelo para l200´´.

Henrique acredite em min , acredite neçe carro .
    Valeu ate´.
    AlexandroDorner

Usuário Avatar de Henriquemix
    Entrada
    15/01/2013
    Local
    Campinas/SP
    Citação Postado originalmente por alexandrodorner Ver Post
    Henrique se eu te peguntar se esta tudo bem seria quase um desrespeito com voce entao nao vou te perguntar nada .
    Vou te fazer um pedido ACREDITE EM MIM SO QUERO AJUDAR .
    O que esta acontecendo com voce ja vi acontecer com o Petruce e fis o mesmo pedido a ele , e ele nao me ouviu o resultado foi um desastre com as pessoas chateadas .
    Nao sou nem um bruxo nem espirita nao leio bola de cristal mas te digo o seguinte , quando li o seu poster disendo ``vou rodar 500kms logo de cara ´´ uma vos me disse ( intuiçao proficinal ) ``vai da sica´´ pois dito e feito deu mesmo .
    OK faça ezatamente o que te digo pois voce nao peder tempo enem dinheiro .
    Nao tire o carro da ofocina nem ande com ele sem fazer as melhorias que vou te passar.
    Troque a ventoinha urgente , esse negosso de retirar pas da elise esta completamente ERRADO e justamente o oposto se voce quer aumentar o desempenho de uma ventoinha voce deve 1) aumentar o diametro esterno 2)aumentar a rotaçao 3)aumentar a quantidade de pas 8 para 11 pas .
    Estale ventoinha eletrica ou mecanica para facilitar , estale do motor maxion nao precisa mudar nada e´ tira uma bota outra simples assim , o que voce vai precisar e de uma peça chamada de eixo-polia se voce quizer eu posto aqui no forun o desenho da peça .
    Estale recipiente de expamçao , nao e´ dificiu e nem demorado um bom mecanico fas em 3, 4horas de trabalho .
    Henrique da uma olhada no neste video no yuotube ``kit gelo para l200´´.

Henrique acredite em min , acredite neçe carro .
    Valeu ate´.
    AlexandroDorner

Valeu o puxão de orelha chefe....realmente eu fui muito displicente, mas aprendi a lição ...rss
    Quanto a ventoinha da L200, é com acoplamento viscoso também... ou somente a hélice ?
    gostaria muito se fosse possível vc nos mostrar o desenho da peça....e essa peça eu acho no mercado ou terei que fazer no torneiro ?
    Abração

Usuário
    Entrada
    20/07/2012
    Local
    Santa Rosa/RS
    Agradecimento: 1
    Fala Marcelo .
    Entao , 85graus e´um numero mediano da temperatura operacional , a temperatura operacional ocila entre minima e maxima , a minima e´ 75graus e a maxima e´ 95graus (em condiçoes extremas de uso trilha por exmplo ), pergunta quais sao os componentes que controla a temperatura operacinal ? a temperatura minima e´ valvola-termoestatica quem controla e a maxima e´ a ventinha mecanica no seu caso , so´ trocando a valvola-termoestatica nao baixa temperatura operacional pois voce vai baixar a temperatura minima mas a maxima vai continuar como esta , e´ nesseçario trocar a ventoinha um bom modelo seria a do motor maxion2.5 (usado nas ranger , s10 , land rover defender etc... ) essa ventoinha dura bem mais e opera em temperaturas mais baixas redusindo assim a temperatura maxima .
    Marcelo a grande vantagem em baixar a temperatura operacional conciste em baixar a temperatura do oleo lubrificante , baixando a temperatura do oleo aumenta a viscosidade , aumentando assim a espeçura da pelicola protetora que reveste os componentes meconicos , redusindo assim o atrito entre eles e aumentando a durabidade do motor como um todo .
    Sobre redimencionamento do escapamento fica para outro topico (sportage bate-papo livre) beleza .
    AlexandroDorner
    obrigado pelas informações estão sendo muito útil, pois gosto muito da minha sportage e com as suas dicas e mais as dicas do fórum estou entendendo melhor como lidar com a sportage.
    gostaria de passar uma informação do vendedor da kia. comprei a junta do cabeçote na concessionária (original). o vendedor passou a seguinte informação: na junta do cabeçote tem uns furos de 3mm que passam a agua, estes furos ele falou para aumentar para 4mm, com isso vai melhorar o fluxo da agua.
    preciso de tua ajuda para achar no forum onde está a informação que vc mencionou sobre o redimencionamento do escapamento, não consegui achar.
    um abraço e bom final de semana.

Entrada
    25/07/2012
    Local
    jaragua do sul/SC
    Valeu o puxão de orelha chefe....realmente eu fui muito displicente, mas aprendi a lição ...rss
    Quanto a ventoinha da L200, é com acoplamento viscoso também... ou somente a hélice ?
    gostaria muito se fosse possível vc nos mostrar o desenho da peça....e essa peça eu acho no mercado ou terei que fazer no torneiro ?
    Abração
    Henrique te peço desculpas se te passei a impreçao de puchao de orelha , foi mal mesmo .
    Se voce soube-se a agonia de ter a suluçao de um problema para aguem e voce ve que as coisas estao indo pro brejo , angustiante .
    As l200 Henrique sao (para nos que temos spt ) uma otima fonte de informaçao , da uma olhada no forun das l200.
    Sim a ventoinha das l200 tem sim viscofan , porem existe dois tipos , com 8 pas e 11pas , as de 8pas opera a 90graus e as de 11pas opera 85graus .
    Sobre o eixo-polia voce vai ter que mandar usinar (um torneiro ou um ferramenteiro fas a peça para voce) , porem eu estou com problemas na net aqui de casa para postar o desenho , se voce poder me dar um ou dois dias que eu resouvo isso .
    Valeu ate´.
    AlexandroDorner

Usuário Avatar de Henriquemix
    Entrada
    15/01/2013
    Local
    Campinas/SP
    Henrique te peço desculpas se te passei a impreçao de puchao de orelha , foi mal mesmo .
    Se voce soube-se a agonia de ter a suluçao de um problema para aguem e voce ve que as coisas estao indo pro brejo , angustiante .
    As l200 Henrique sao (para nos que temos spt ) uma otima fonte de informaçao , da uma olhada no forun das l200.
    Sim a ventoinha das l200 tem sim viscofan , porem existe dois tipos , com 8 pas e 11pas , as de 8pas opera a 90graus e as de 11pas opera 85graus .
    Sobre o eixo-polia voce vai ter que mandar usinar (um torneiro ou um ferramenteiro fas a peça para voce) , porem eu estou com problemas na net aqui de casa para postar o desenho , se voce poder me dar um ou dois dias que eu resouvo isso .
    Valeu ate´.
    AlexandroDorner

kkkk....não se preocupe com o puxão de orelha, foi uma brincadeira minha, e é claro que eu sei o quanto a gente se sente agoniado mesmo....sabendo a forma correta de agir e ver um companheiro fazendo de forma errada.....e pior....saber que vai dar cáca....rssss
    Bem, com certeza quero colocar a hélice com 11 pás....vc sabe me dizer se a hélice dá certo no viscoso da Sportage ou terei que trocar todo o conjunto ( a hélice mais o viscoso )....mais uma dúvida...a medida é a mesma do defletor da Sportage ?
    Alexandro...obrigado pelas dicas
    abração

Entrada
    25/07/2012
    Local
    jaragua do sul/SC
    kkkk....não se preocupe com o puxão de orelha, foi uma brincadeira minha, e é claro que eu sei o quanto a gente se sente agoniado mesmo....sabendo a forma correta de agir e ver um companheiro fazendo de forma errada.....e pior....saber que vai dar cáca....rssss
    Bem, com certeza quero colocar a hélice com 11 pás....vc sabe me dizer se a hélice dá certo no viscoso da Sportage ou terei que trocar todo o conjunto ( a hélice mais o viscoso )....mais uma dúvida...a medida é a mesma do defletor da Sportage ?
    Alexandro...obrigado pelas dicas
    abração
    Henrique tudo bem? se nao esta bem pois vai ficar bem , estou postando as fotos .
    Sim , voce vai ter qui trocar o canjunto todo , elice-viscofan .
    Nao , nao precisa trocar o defletor original pois a elce do maxion encaixa sertinho .
    Henrique , eu sei que nao e´ uma melhoria barata , e´ cara , mais acredite voce nao vai mais ter que si preucupar com fervura , se o trabalho de retifica foi bem feito sera o fim do problema no carro .
    Se nao for incomodo me mantenha informado , to curioso pra saber do resultado .
    Valeu ate´.
    AlexandroDornerAnexo 440885Anexo 440886Anexo 440887Anexo 440888Anexo 440889Anexo 440890Anexo 440891

Entrada
    25/07/2012
    Local
    jaragua do sul/SC
    Henrique mais algumas fotos que estavam faltando .
    AlexandroDornerSportage fervendo-dsc01074.jpgSportage fervendo-dsc01075.jpgSportage fervendo-dsc01076.jpgSportage fervendo-dsc01077.jpgSportage fervendo-dsc01087.jpg

Entrada
    25/07/2012
    Local
    jaragua do sul/SC
    Citação Postado originalmente por marcelo_sma Ver Post
    obrigado pelas informações estão sendo muito útil, pois gosto muito da minha sportage e com as suas dicas e mais as dicas do fórum estou entendendo melhor como lidar com a sportage.
    gostaria de passar uma informação do vendedor da kia. comprei a junta do cabeçote na concessionária (original). o vendedor passou a seguinte informação: na junta do cabeçote tem uns furos de 3mm que passam a agua, estes furos ele falou para aumentar para 4mm, com isso vai melhorar o fluxo da agua.
    preciso de tua ajuda para achar no forum onde está a informação que vc mencionou sobre o redimencionamento do escapamento, não consegui achar.
    um abraço e bom final de semana.
    Ai Marcelo tudo bem?
    Intereçante essa de abrir os furos da junta do cabeçote , valeu dica .
    Marcelo da uma olhada nos poster que passei pro Henrique , pois tamben vai te ajudar .
    Marcelo nao me expressei de forma correta sobre redimencionar o escapamento , e´ um assunto que nao dis respeito a super-aquecimento , na verdade dis respeito a turbina , por isso vamkos converçar sobre o assunto no topico spt bate-papo livre .
    valeu ate´ .
    AlexandroDorner

Usuário Avatar de Luiz Gaucho
    Entrada
    03/11/2012
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Boa noite amigos,

Também pretendo fazer algumas das melhorias no sistema de refrigeração da minha Sportage, com base nas dicas aqui do forum. Entretanto, a minha Sportage demora muito para aquecer. Muito mesmo. Desde que eu ligo ela, a ventoinha fica acionada direto e quando eu dou uma acelerada, parece que vai levantar voo. É um tufão de vento, puxando ar quente. Até queria saber se acontece o mesmo com a de vocês.

Um abraço,

Luiz Gaucho
    GRAND SPORTAGE '99 GASOLINA

Usuário Avatar de rDuran
    Entrada
    17/09/2011
    Local
    Curitiba/PR
    Agradecimentos: 3
    Citação Postado originalmente por Luiz Gaucho Ver Post
    Boa noite amigos,

Também pretendo fazer algumas das melhorias no sistema de refrigeração da minha Sportage, com base nas dicas aqui do forum. Entretanto, a minha Sportage demora muito para aquecer. Muito mesmo. Desde que eu ligo ela, a ventoinha fica acionada direto e quando eu dou uma acelerada, parece que vai levantar voo. É um tufão de vento, puxando ar quente. Até queria saber se acontece o mesmo com a de vocês.

Um abraço,

Luiz Gaucho
    Provavelmente o disco fan está travado, você comprou ela e veio assim? o antigo dono deve ter mandado travar, para economizar. (Mas gasta mais combustivel e ocarro não opera na temperatura certa)

Usuário Avatar de Luiz Gaucho
    Entrada
    03/11/2012
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Citação Postado originalmente por rDuran Ver Post
    Provavelmente o disco fan está travado, você comprou ela e veio assim? o antigo dono deve ter mandado travar, para economizar. (Mas gasta mais combustivel e ocarro não opera na temperatura certa)
    rDuran, já comprei ela assim mesmo. Então o melhor é mandar destravar, certo ? Mas, em relação à temperatura, fica mais seguro deste jeito. Porque se o problema for só o aumento no consumo, não vou mexer.
    Quero fazer uma revisão geral no sistema de arrefecimento dela, mas se esta mudança realmente ajudar na refrigeração, não vou mudar não. Prefiro gastar uns pilas a mais de gasolina, do que ficar com aquela preocupação do carro ferver, hehehe.

Obrigado,

Luiz
    GRAND SPORTAGE '99 GASOLINA

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem