x
Convex Datacenter
    Usuário
    Entrada
    20/07/2012
    Local
    Santa Rosa/RS
    Agradecimento: 1

Citação Postado originalmente por Djalma colombo Ver Post
    Marcelo, o acoplamento é aquela peça onde fica presa a helice, sua fixação é feita por 4 porcas 10 mm, é só soltar e colocar a peça nova, pode ser usada a da besta, porem tem que refurar, fiz isso e ja usava a quase 3 anos, tive que trocar depois de uma colisão. Vou tirar umas fotos depois posto, aqui em Curitiba achei por 480 pilas, não achei caro visto que é o conjunto acoplamento + helice. Forte abraço!
    Ok Obrigado pelo retorno. aguardo as fotos.

Citação Postado originalmente por alexandrodorner Ver Post
    Henrique pençe , pergunta por que o motor mwm 2.8 tem uma vida utio maior do que o nosso mazda ?
    Temperatura operacional , simples assim .
    Veja voce o mazda opera entre 88 a 100 , 103graus (praticamente na temperatura de fuugor ) ja o mwm opera entre 75 a 90 , 93graus (temperatura do fluido dentro do motor) , isso siguinifica que o oleo do motor no mwm e mais viscoso por consequencia a pelicola protetora dos componentes mecanicos sera mais espeça , diminuindo o atrito entre os componentes e o desgaste dos componentes .
    Pergunta como baixar a temperatura operacional do motor ?
    1) Trocar a vauvola termoestatica de 88graus por uma de 75graus . (do opala 2.5 , voce ja fes )
    2) Trocar a ventoinha , pode ser eletrica ou mecanica , se for eletrica tem que ter interrupitor-termoestatico (cebolao) operando entre 82 a 87graus , se for mecanica pode ser do motor maxxion2.5 que opera entre 83 a 86graus .
    3) Transformar o sistema de arrefecimento do tipo aberto para do tipo celado , assim controlando melhor a pressao do sisitema e elevando o ponto de fuugor que de original e de 105graus elevando para 110graus (com tampa do recipiente de espançao de 1.0bar) .
    4) Estalar radiador de oleo esterno , para assim dissipar mais rapido o calor do oleo e redusindo assim a inercia termica , pode se usar do omega motor opel3.0 .
    Todas essas melhorias ja fis e posso diser , funciona , o motor do meu carro nao passa dos 100graus nem no cabeçote nem em subidas fortes .
    Henrique se eu marase perto de voce eu faria pra voce na faixa so tendo o gasto das peças , por ora boa sorte .
    AlexandroDorner

Caro Alexandro,
    sua sportage é diesel motor mazda? Há tempos penso em adaptar um radiador de óleo no meu tracker diesel, mas não acho uma flange by-pass para a mudança necessária. Como fez a adaptação no seu carro?

Usuário Avatar de alexandrodorner
    Entrada
    25/07/2012
    Local
    jaragua do sul/SC
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Reginaldoteles Ver Post
    Caro Alexandro,
    sua sportage é diesel motor mazda? Há tempos penso em adaptar um radiador de óleo no meu tracker diesel, mas não acho uma flange by-pass para a mudança necessária. Como fez a adaptação no seu carro?
    Fala Reginaldoteles , tudo bem ?
    Sim motor mazda com muito orgulho .
    Para estalar o radiador de oleo nao precisa de by-pass , faça o seguinte fixe o radiador na frente do condençador com suportes (serviço de cauderaria e mecanica ) lenbre-se o radiador nao deve estar a baicho do nivel do carter , ele deve estar na mesma altura do filtro de oleo (ou mais alto ) depois estale uma mangueira do filtro de oleo ate´ o radiador depois estale uma mangueira do radiador ate´ o bloco do motor , ou se ja´ voce vai subistituir aquela mangueira que liga o filtro de oleo ate´ o bloco do motor por este sistema que passei para voce .
    O radiador e´ intereçante sim melhora sim mas eu acredito que a subistituiçao da valvola termo-estatica e ventoinha traria resultados mais siguinificativos .
    Valeu um abraço ate´.
    AlexandroDorner

Fala Reginaldoteles , tudo bem ?
    Sim motor mazda com muito orgulho .
    Para estalar o radiador de oleo nao precisa de by-pass , faça o seguinte fixe o radiador na frente do condençador com suportes (serviço de cauderaria e mecanica ) lenbre-se o radiador nao deve estar a baicho do nivel do carter , ele deve estar na mesma altura do filtro de oleo (ou mais alto ) depois estale uma mangueira do filtro de oleo ate´ o radiador depois estale uma mangueira do radiador ate´ o bloco do motor , ou se ja´ voce vai subistituir aquela mangueira que liga o filtro de oleo ate´ o bloco do motor por este sistema que passei para voce .
    O radiador e´ intereçante sim melhora sim mas eu acredito que a subistituiçao da valvola termo-estatica e ventoinha traria resultados mais siguinificativos .
    Valeu um abraço ate´.
    AlexandroDorner
    Grande Alexandre,
    Deixa ver se eu entendi.
    Você fez um desvio do óleo após o filtro, até o radiador de óleo, voltando para o local que liga o filtro ao bloco do motor? Não usou nenhuma flange ou bomba sobressalente?
    Que válvula termostática você usa?
    Já em relação a ventoinha, o acoplamento viscoso ta funcionando bem e não precisa substituir.
    Aproveitando a oportunidade, meu motor engripou um pistão por deficiência de lubrificação ocasionado pela quebra do jetcooler. Onde compra peça do motor para a sportage, estou precisando comprar o jetcooler e acho que é o mesmo.
    A dica da substituição do sistema aberto para o fechado (arrefecimento) também é uma boa. Vou utilizar o vazo expansor do golf com sensor e a saída de baixo, penso em ligar uma conexão T do opala... mas isso é para depois.

Entrada
    25/07/2012
    Local
    jaragua do sul/SC
    Grande Alexandre,
    Deixa ver se eu entendi.
    Você fez um desvio do óleo após o filtro, até o radiador de óleo, voltando para o local que liga o filtro ao bloco do motor? Não usou nenhuma flange ou bomba sobressalente?
    Que válvula termostática você usa?
    Já em relação a ventoinha, o acoplamento viscoso ta funcionando bem e não precisa substituir.
    Aproveitando a oportunidade, meu motor engripou um pistão por deficiência de lubrificação ocasionado pela quebra do jetcooler. Onde compra peça do motor para a sportage, estou precisando comprar o jetcooler e acho que é o mesmo.
    A dica da substituição do sistema aberto para o fechado (arrefecimento) também é uma boa. Vou utilizar o vazo expansor do golf com sensor e a saída de baixo, penso em ligar uma conexão T do opala... mas isso é para depois.
    Fala Reginaldo .
    E´ isso mesmo fis apenas um desvio , porem tive dificuldade nas conecçoes porque o radiador do omega e´ meio fora de padrao .
    A valvola e´ do opala 4c 2.5 a alco que opera a 75graus .
    Aonde voce pode comprar peças eu so´posso indicar aqui em jaragua do sul na vansul fala com o marcio , gente boa .
    Sobre o recipiente de expançao , fas muita diferença , ajuda muito .
    Nao sei diser se o viscofan do tracker e´ o mesmo da spt mas se for o mesmo posso diser uma coisa E UMA PORCARIA porque dico isso ? nao dura nada , 50 , 70 mil rodado ou 2 anos , muito pouco tempo para a importancia que tem essa peça .
    Valeu ate´.

AlexandroDorner

Fala Reginaldo .
    E´ isso mesmo fis apenas um desvio , porem tive dificuldade nas conecçoes porque o radiador do omega e´ meio fora de padrao .
    Aonde voce pode comprar peças eu so´posso indicar aqui em jaragua do sul na vansul fala com o marcio , gente boa .
    Nao sei diser se o viscofan do tracker e´ o mesmo da spt mas se for o mesmo posso diser uma coisa E UMA PORCARIA porque dico isso ? nao dura nada , 50 , 70 mil rodado ou 2 anos , muito pouco tempo para a importancia que tem essa peça .
    Valeu ate´.

AlexandroDorner
    Caro Alexandre,
    Provavelmente é diferente o viscoso da Tracker, pois o meu é original e funciona muito bem ainda....
    Vou dar uma ligada lá na Vansul para saber o Jetcooler....
    Obrigado pelas dicas!

Entrada
    25/07/2012
    Local
    jaragua do sul/SC
    Caro Alexandre,
    Provavelmente é diferente o viscoso da Tracker, pois o meu é original e funciona muito bem ainda....
    Vou dar uma ligada lá na Vansul para saber o Jetcooler....
    Obrigado pelas dicas!
    Reginaldo siguinte tive na vansul-inports e o marcio tem o jetcooler a pronta entrega liga pra ele , o telefone e´(47)33718208 , valeu ate´.
    AlexandroDorner

Usuário
    Entrada
    20/07/2012
    Local
    Santa Rosa/RS
    Fala Reginaldo .
    Valeu ate´.

AlexandroDorner
    boa noite Alexandro.
    tenho uma sportage 2001 turbo diesel. se colocar uma válvula termostatica sugerida por vc do opala (75°) o consumo vai alterar? pois se o motor ficar mais frio o consumo aumenta segundo alguns relatos no fórum. no seu caso notou o aumento no consumo?

Reginaldo siguinte tive na vansul-inports e o marcio tem o jetcooler a pronta entrega liga pra ele , o telefone e´(47)33718208 , valeu ate´.
    AlexandroDorner
    Obrigado Alexandre,
    Vou esperar a resposta da WM, pois já paguei o produto lá, mas só até sexta. Caso negativo, irei comprar na vansul

Entrada
    25/07/2012
    Local
    jaragua do sul/SC
    Citação Postado originalmente por marcelo_sma Ver Post
    boa noite Alexandro.
    tenho uma sportage 2001 turbo diesel. se colocar uma válvula termostatica sugerida por vc do opala (75°) o consumo vai alterar? pois se o motor ficar mais frio o consumo aumenta segundo alguns relatos no fórum. no seu caso notou o aumento no consumo?
    Tudo bem Marcelo ?
    Assim Marcelo , segundo a propia mazda a temperatura minima operacional e de 70graus ou seja a valvola abre a 75graus , 5graus acima do minimo nescessario , no meu caso posso afirmar nao aumentou o conçumo e nem a fumaça , o meu carro fasia 9 kms/l na cidade depois que redimencionei o escapamento passou para 10.5 kms/l au meu entender sao bons numeros de conçumo .
    Marcelo nao sei o que voce pretende com seu carro mas posso te dizer uma coisa se voce quer que o motor do seu carro dure , faça ele operar 85graus de media .
    So´ uma ideia para dividir com voce valeu ate´.
    AlexandroDorner

Usuário
    Entrada
    20/07/2012
    Local
    Santa Rosa/RS
    Tudo bem Marcelo ?
    Assim Marcelo , segundo a propia mazda a temperatura minima operacional e de 70graus ou seja a valvola abre a 75graus , 5graus acima do minimo nescessario , no meu caso posso afirmar nao aumentou o conçumo e nem a fumaça , o meu carro fasia 9 kms/l na cidade depois que redimencionei o escapamento passou para 10.5 kms/l au meu entender sao bons numeros de conçumo .
    Marcelo nao sei o que voce pretende com seu carro mas posso te dizer uma coisa se voce quer que o motor do seu carro dure , faça ele operar 85graus de media .
    So´ uma ideia para dividir com voce valeu ate´.
    AlexandroDorner
    bom dia
    obrigado pela ajuda.
    tenho minha sportage para trabalho e a pouco tempo tive problema de aquecimento, por isso estou pesquisando melhorias, pois gostei da sportage e não quero me desfazer dela.
    só para entender, pois sou leigo no assunto:
    se eu colocar a válvula termostatica de 75° a temperatura vai trabalhar em torno de 85° como vc sugeriu? Ou o que devo fazer para ela trabalhar em torno de 85°?
    outra pergunta, o que vc se refere em redimencionar o escapamento? que no seu caso melhorou o consumo da sportage.

Usuário Avatar de Henriquemix
    Entrada
    15/01/2013
    Local
    Campinas/SP
    E aí Alexandro, beleza ?
    Faz uns dias que não entro aqui, pois ainda estou me recuperando do susto....rssss
    Lembra que comentei que minha Spg 2.2 tinha saído da oficina, etc....e que em seguida eu iria fazer uma viagem de 500 km aprox....pois é.....saí de Campinas e fui a São José do Rio Preto, saí por volta das 3 da manhã, pra garantir uma ventilação bem geladinha pro radiador....pois bem....cheguei no destino....e estava tudo em ordem....temperatura na marca certa.....foi só entrar na avenida da cidade e diminuir a velocidade.....( isso já era por volta das 8 da manhã )....o ponteiro da temperatura começou a dar sinal de vida....parei imediatamente....em primeira instancia deixei resfriar um pouco e fui verificar a água.....pois estava 50/50 - aditivo bardhal e água desmineralizada.....que nada....já faltava um litro, corri em uma auto peças e comprei outra tampa do radiador achando que poderia ser a dita cuja, mas não era.
    Bem....vou encurtar a história.....a Sptg ficou por lá mesmo.....depois fui buscar com uma carreta estilo asa deltra....e adivinha....fui buscar e reboquei por 400 e tantos Km com outra Sportage 2.0 TDI.......ou seja....uma enorme dor de cabeça....mas veio super bem....
    Bem, nem vou relatar o que eu já havia feito no motor anteriormente, pois viraria uma novela sem fim....mas de qualquer forma....vou pros finalmente.
    Como já havíamos feito o cabeçote...etc....etc....e etc...., só poderia ter mais duas opções para o acontecido.....ou o bloco estava empenado, ou camisa trincada.....pois de resto já havíamos feito tudo....inclusive cabeçote novo.....e depois dado um passe...pois na segunda vez....havia queimado a junta.
    Bem....tiramos o motor e mandamos pra uma retífica de confiança....para o veredicto.....adivinha só....o bloco estava com empenamento mesmo.... agora o mais inusitado.....havia três....sim.....3 pistões fora de medida....l( não sei dizer ao certo qual medida ), mas eles fizeram uma usinagem em três pistões pra chegar na medida correta ( na altura ).....além é claro....de dar mais um beijinho no cabeçote....agora essa semana iremos montar de novo....trocando tudo de novo...parafusos do cabeçotes.....filtros.....etc....etc....etc....pra ver no que vai dar...
    Pois é meu amigo.....fiquei até com raiva de postar minha saga aqui, pois parece sempre a mesma história....
    Espero de verdade que agora , esse motor fique bom....
    Grande abraço, e assim que montar tudo de novo....posto os resultados aqui, ok ?

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem