x
Convex Datacenter
  • #2017
    Usuário
    Entrada
    13/06/2013
    Local
    Florianópolis/SC
    Posts
    11
    Agradecimentos: 0



    Citação Postado originalmente por Henriquemix Ver Post
    Amigos.....achei um vídeo interessante, que na verdade contradiz com que eu pelo menos achava sobre o funcionamento do acoplamento viscoso.....deem uma olhada e opinem.
    abraços
    Henriquemix,
    Contradiz, mas o que você sabia estava certo! Pois a ventoínha de acoplamento viscoso (viscous fan, "viscofan" ou fan clutch) deste vídeo não é a do tipo térmica como as das Sportage (ano 95 a 03?). Basta olhar que, na parte frontal do acoplamento viscoso da sua, há uma espiral, a qual trata-se de uma mola bimetálica que quando aquecida tem a função de girar, pelo miolo, um mecanismo interno que libera lingueta e bombeia o óleo siliconoso do centro para a periferia, para o disco, causando o acoplamento. É invenção antiga... http://patentimages.storage.googleap.../US3363734.pdf

    Aliás, falando em na dita ventoinha, sei que já foi postado sobre como fazer manutenção nela aqui... Mas aproveito para deixar registrada a experiência obtida ao abrir o acoplamento dela. Tentei usar chave philips bem grande, como sugerido aqui, para afrouxar seus 4 parafusos (provavelmente fixados com trava loctite)... Só me matei de tanto fazer força... Em vão!
    Consegui abrir facilmente furando os parafusos com broca 3,5 mm. Furei-os no sentido axial, passando a broca por dentro deles com cuidado para não quebrá-la ao começar a furar, já que as fendas a travam. Cuidei também para não ferir a rosca... Daí o parafuso fica oco, um tubo, porém com sobras das fendas philips e parede suficiente para ser removido "inteiro". Fica soltinho soltinho... moleza! Depois é só trocar o "gel" que pode ser comprado no ML por uns R$ 25,00 (procurar por silicone 10000 cst para diferencial ou silicone #10000, em aeromodelismo).

    Outrossim, vou aderir também à mudança para a ventoínha elétrica... De que adianta o acoplamento da ventoinha “zero bala”, funcionando perfeitamente, se ela não atua ante a falta de calor? E não atua mesmo! Minha esportage não ferveu, não! Ela sobreaqueceu... Queimou a junta, mas não ferveu, pois não tinha água. O radiador furou embaixo. O sensor (sito junto da válvula termostática), pela falta de água, nada acusou no painel... E a ventoinha também não atuou: sem água no radiador, e com o veículo em movimento, não foi emanado calor suficiente para que, justamente, a tal molinha espiral bimetálica se contorcesse e fizesse com que a viscofan atuasse como deveria...

    Sds.,
    bicho
    4X4 Brasil

  • #2018
    Usuário Avatar de EDuarte
    Entrada
    08/03/2004
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Idade
    53
    Posts
    2,683
    Agradecimentos: 14
    Bicho, vc esta correto em tudo que escreveu, contudo a ventoinha elétrica tbm não aciona se não tiver água, é necessário ter água em contato com o "cebolão" pra ele sentir a temperatura e acionar a ventoinha.

    []s
    (DU)
    Sportage TDI 2001 Curta
    Ex Rocsta 94 "Maçarico"

    Ex Sportage 99 Curta "Recruta"

  • #2019
    Usuário
    Entrada
    13/06/2013
    Local
    Florianópolis/SC
    Posts
    11
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por bicho Ver Post
    ... vou aderir também à mudança para a ventoínha elétrica...
    Alguém teria a informação de qual vazão de ar da viscofan da sportage em m³/h ou cfm (cubic feet per minute = pés cúbicos por minuto)? Pode ser à uma rotação alta do motor (à um giro duns 4000 rpm)... Seria pedir demais se alguém tivesse o gráfico da curva vazão x rpm...
    Isso é só para ter uma idéa do pior caso de necessidade de ventilação, pois não não dá para fazer uma analogia direta entre a elétrica e a viscofan. O modus operandis delas são diferentes, posto que é possível um controle "fino" na elétrica, a qual imagino que poderia, ainda no começo da subida da temperatura, atuar com maior veemência, o que dispensaria uma posterior ventilação com toda a vazão, como a que uma viscofan fortemente acoplada proporciona à altas rotações do motor. Isso implica em dizer que a elétrica atua mais... "preventivamente".
    Num fórum norte-americano, falou-se sobre as viscofans fornecerem algo em torno dos 4000 a 5000 cfm... Todavia, penso numa elétrica duns 2500 cfm (uma 18 polegadas com bom motor). Pelo que observo cá nesse forum, perece que ventoínhas grandes têm servido... A vazão não tem sido algo muito relevante. Mas, seria bom tem alguma certeza.
    Preocupo-me mesmo é com a sobrecarga ao sistema elétrico. Uma boa ventoinha elétrica implica nuns 15 ampères extras... Alguém já teve problemas com o alternador ou notou a necessidade de uma bateria maior, principalmente agora no inverno?
    4X4 Brasil

  • #2020
    Usuário
    Entrada
    13/06/2013
    Local
    Florianópolis/SC
    Posts
    11
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por EDuarte Ver Post
    ... é necessário ter água em contato ...
    DU,
    bem lembrado! Grato!
    Pretendo usar sistema de controle (fuzzy) com sensor (pequeno: baixa inércia térmica, para respostas rápidas) fixado no cabeçote... Se funcionar direitinho, será possível, mesmo com falta d’água, alarmar (para desligar motor) e acionar a ventoinha à toda. Mas, como “o seguro morreu de velho”, vou também usar o cebolão. Porém, como redundância, por ser simples. Porque o simples é sempre robusto e confiável...
    []
    bicho
    4X4 Brasil

  • #2021
    Usuário Avatar de EDuarte
    Entrada
    08/03/2004
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Idade
    53
    Posts
    2,683
    Agradecimentos: 14
    Citação Postado originalmente por bicho Ver Post
    DU,
    bem lembrado! Grato!
    Pretendo usar sistema de controle (fuzzy) com sensor (pequeno: baixa inércia térmica, para respostas rápidas) fixado no cabeçote... Se funcionar direitinho, será possível, mesmo com falta d’água alarmar (para desligar motor) e acionar a ventoinha à toda. Mas, como “o seguro morreu de velho”, vou também usar o cebolão. Porém, como redundância, por ser simples. Porque o simples é sempre robusto e confiável...
    []
    bicho
    Dessa forma vai funcionar sim, tanto que uso dois sensores, o digital na carcaça da valvula (no lugar do original) e o original no cabeçote.
    Conferindo com infra vermelho os dois tem a mesma medição.
    Ja usei ventoinha eletrica e funciona muito bem no dia a dia, mas na trilha deixou a desejar, como trabalha no limite da temperatura, se falhar não da tempo de fazer nada, voltei pro sistema original que tem ventilação integral, mesmo desacoplada existe uma resistencia no gel e em uma emergencia da pra travar ela facinho.
    O ideal é ter os dois sistemas, gel e eletrica, se um falhar o outro segura a bronca, hj uso a do A/C no cebolão, ja me salvou uma vez. Minha ideia é colocar uma ventoinha maior no lugar da do A/C.
    Mas se a ideia é só usar a viatura no dia a dia a eletrica é eficiente, ja adaptei em tres sportages e estão funcionando muito bem.

    []s
    (DU)
    Sportage TDI 2001 Curta
    Ex Rocsta 94 "Maçarico"

    Ex Sportage 99 Curta "Recruta"

  • #2022
    Usuário
    Entrada
    13/06/2013
    Local
    Florianópolis/SC
    Posts
    11
    Agradecimentos: 0
    DU,

    A minha uso mais para viajar... Na subida de serra, Floripa-Curitiba, sempre tenho que aliviar o pé, senão ela rateia.
    Já troquei junta 2 vezes (na 2ª, tive que fazer o motor: troca de cabeçote, retífica, anéis, virabrequim, bronzinas etc).
    Uma vez observei que ela somente sofria sobreaquecimento se o turbo entrava (>2000 rpm)... Aí comecei a rodar em baixa rotação (na “manha”, como dizem). Embora o motor diesel tenha torque em baixa rotação, soube da pior forma que isso não era bom, tive problema com o turbo (reparado na 2ª troca de junta) e danifiquei o virabrequim (reparado ante preenchimento, retifica, nitretação e balanceamento: ficou bom).
    Traumatizado desde a 1ª troca de junta, dirijo com um olho na estrada e outro no indicador de temperatura, viajo normalmente com os vidros fechados para ouvir melhor qualquer ruído anormal no motor.
    Disso percebi que, após a 1ª troca, quando o motor era muito solicitado (ainda que não muito quente), escutava um borbulhar forte... resolvido com um reaperto no cabeçote.
    Depois passei a me ligar na questão do turbo... Ainda fico encucado com ele. Lembro de, em subidas de serra, à alto giro, o motor nem estava tão quente, a viscofan não entrava à toda, mas eu ouvia borbulhas... Acho que o turbo é quem as fazia. Penso que a água fervia pontualmente (só nele) e era suficiente para aumentar a pressão muito acima do 0,9 bar da tampa do radiador, purgando água para o tanque de expansão e para fora.
    Mesmo depois de reparado, aquecendo somente seu normal, ainda assim me questiono se acaso o turbo figura entre os vilões das “fervuras”... Ou melhor, não o turbo em si, mas a sua refrigeração.
    Já vi, aqui no fórum, referências ao uso de radiador de óleo (extra) para refrigerar mais o óleo que sai do turbo e retorna ao motor, auxiliando no arrefecimento geral. É de ajuda porque retira calor produzido pelo atrito nos mancais da turbina e roda compressora do turbo (buchas). Mas creio que esse desviar do calor que iria à água, circulante por dutos entre os mancais, nem é tão significante se comparado à enorme quantidade de calor vinda da exaustão... Por isso, pensando na taxa de calor produzido e na taxa de calor retirado (as mangueiras do turbo me parecem finas), fico com a impressão de que a fervura da água começa na turbina antes de propriamente no motor...
    Humm... Isso merece também um sensor para monitorar a temperatura da água que sai do turbo. E, conforme resultado, será o caso de pensar em mangueiras d’água mais grossas...
    Interessante que o motor da sportage tdi 2.0 (mazda FE) é usado sem esse problema crônico de sobreaquecimento em tantos outros veículos (Mazda F engine - Wikipedia, the free encyclopedia). Alguém sabe dizer algo sobre as mangueiras usadas no arrefecimento do turbo do gran vitara? Será que têm a mesma dimensão? Passam pelos mesmos lugares que as da sportage, do radiador ao turbo? É que a figura da página 6B-2 do manual (Sq420wd_diesel - Download - 4shared - Leo Santis) parece ser só um esquema...

    []s
    bicho

    sportage tdi 2.0 ano 2000
    4X4 Brasil

  • #2023
    Usuário
    Entrada
    07/03/2012
    Local
    Porto Alegre/RS
    Posts
    211
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por alexandrodorner Ver Post
    Fala Henriquemix belesa ?
    Entao eu usei o defletor e o eletroventilador do gou g5 encaichou sertinho , so´tive que fazer alguns suportes para fixação , use o sebolao da bosh que opera entre 82 a 87graus no radiador sendo que no motor opera 5graus acima . Henrique so da opinião de que ventoinha tem que ser elétrica por ser mais precisa , mais confiável , e mais econômica posi não consome enrjia motriz do motor , essa e apenas uma opinião . AlexandroDorner

    Fiz o meu adaptachion parcial e funcionou 100% ta beleza a viatura.

  • #2024
    Usuário Avatar de alexandrodorner
    Entrada
    25/07/2012
    Local
    jaragua do sul/SC
    Idade
    45
    Posts
    135
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Henriquemix Ver Post
    Nossa Alexandro....era essa informação mesmo que eu queria, pois conversei hoje com meu eletricista, e ela me disse pra fazermos sim essa adaptação.....ele só me pediu pra saber quais peças dariam certo.....taí....vc acabou de me presentear com essas informações.
    Sem dúvida que vamos sim....fazer essas adaptações, e assim que fizermos, com certeza postarei minhas opiniões, que tenho certeza que serão as melhores possíveis, pois cheguei a pensar como nosso amigo Rpetrucci, a trocar de viatura, mas penso que essa adaptação seja a ideal, pois tropicaliza nosso sistema de arrefecimento.
    Não cheguei a por colmeia tripla no radiador como vc havia recomendado, porém aumentei a vazão......que era de 0,7 mm...para 1,4 mm.....dobrou.
    Bem....agradeço muito suas informações.....com certeza outros amigos irão utilizá-las.
    Grande abraço !!!
    Henrique
    Henriquemix so´ mais um pitaco , no sistema em que eu desenvouvi a grande sacada foi o reservatorio de expaçao (sistema selado ) pois com ele e´ pocivel controlar a pressao interna do sistema de forma mais precisa , no seu carro e´mais fassio de fazer pois nao tem intercooler para atrapalhar , fixe ele na carcassa do carro bem em cima do cabeçote ou o mais alto possivel , acredite o marcador de temperatura passara a medir melhor a temperatura .
    So´ uma ideia para ajudar , bons passeios , boa sorte , valeu ate´.
    AlexandroDorner

  • #2025
    Usuário Avatar de alexandrodorner
    Entrada
    25/07/2012
    Local
    jaragua do sul/SC
    Idade
    45
    Posts
    135
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por bicho Ver Post
    DU,

    A minha uso mais para viajar... Na subida de serra, Floripa-Curitiba, sempre tenho que aliviar o pé, senão ela rateia.
    Já troquei junta 2 vezes (na 2ª, tive que fazer o motor: troca de cabeçote, retífica, anéis, virabrequim, bronzinas etc).
    Uma vez observei que ela somente sofria sobreaquecimento se o turbo entrava (>2000 rpm)... Aí comecei a rodar em baixa rotação (na “manha”, como dizem). Embora o motor diesel tenha torque em baixa rotação, soube da pior forma que isso não era bom, tive problema com o turbo (reparado na 2ª troca de junta) e danifiquei o virabrequim (reparado ante preenchimento, retifica, nitretação e balanceamento: ficou bom).
    Traumatizado desde a 1ª troca de junta, dirijo com um olho na estrada e outro no indicador de temperatura, viajo normalmente com os vidros fechados para ouvir melhor qualquer ruído anormal no motor.
    Disso percebi que, após a 1ª troca, quando o motor era muito solicitado (ainda que não muito quente), escutava um borbulhar forte... resolvido com um reaperto no cabeçote.
    Depois passei a me ligar na questão do turbo... Ainda fico encucado com ele. Lembro de, em subidas de serra, à alto giro, o motor nem estava tão quente, a viscofan não entrava à toda, mas eu ouvia borbulhas... Acho que o turbo é quem as fazia. Penso que a água fervia pontualmente (só nele) e era suficiente para aumentar a pressão muito acima do 0,9 bar da tampa do radiador, purgando água para o tanque de expansão e para fora.
    Mesmo depois de reparado, aquecendo somente seu normal, ainda assim me questiono se acaso o turbo figura entre os vilões das “fervuras”... Ou melhor, não o turbo em si, mas a sua refrigeração.
    Já vi, aqui no fórum, referências ao uso de radiador de óleo (extra) para refrigerar mais o óleo que sai do turbo e retorna ao motor, auxiliando no arrefecimento geral. É de ajuda porque retira calor produzido pelo atrito nos mancais da turbina e roda compressora do turbo (buchas). Mas creio que esse desviar do calor que iria à água, circulante por dutos entre os mancais, nem é tão significante se comparado à enorme quantidade de calor vinda da exaustão... Por isso, pensando na taxa de calor produzido e na taxa de calor retirado (as mangueiras do turbo me parecem finas), fico com a impressão de que a fervura da água começa na turbina antes de propriamente no motor...
    Humm... Isso merece também um sensor para monitorar a temperatura da água que sai do turbo. E, conforme resultado, será o caso de pensar em mangueiras d’água mais grossas...
    Interessante que o motor da sportage tdi 2.0 (mazda FE) é usado sem esse problema crônico de sobreaquecimento em tantos outros veículos (Mazda F engine - Wikipedia, the free encyclopedia). Alguém sabe dizer algo sobre as mangueiras usadas no arrefecimento do turbo do gran vitara? Será que têm a mesma dimensão? Passam pelos mesmos lugares que as da sportage, do radiador ao turbo? É que a figura da página 6B-2 do manual (Sq420wd_diesel - Download - 4shared - Leo Santis) parece ser só um esquema...

    []s
    bicho

    sportage tdi 2.0 ano 2000
    Em tao existe dois sistema viscoso e´isso mesmo Bicho ? ok e´ bom saber disso porem uso e recomendo eletrico , quanto sobrecarregar o sistema eletrico no meu carro estalei um alternador do motor maxion 2.5 , um bosh mod:127a de 85A .
    Bicho uma pergunta o que voce acha de retirar o trocador de calor do oleo e estalar um radiador de oleo esterno de 550ml da SPATURBO ? levanto essa questao por causa da inercia termica do oleo , ele aquece e demora muito para desser a temperatura .
    Aguardo resposta desde ja´ obrigado pela atemçao .
    AlexandroDorner

  • #2026
    Usuário
    Entrada
    27/04/2013
    Local
    Guarapari/ES
    Posts
    8
    Agradecimentos: 0
    Senhores especialistas em Sportage TDI,
    Adquiri uma TDI 2001 há 3 meses e venho substituindo um monte de peças da mesma, depois de ter lido aqui no fórum quase tudo sobre o tal do superaquecimento. Preciso de uma dica de vocês em relação à substituição do líquido de arrefecimento, pois ao drená-lo pelo bujão inferior do radiador e pela mangueira inferior, estando fora a tampa do radiador, só saíram 4,5 litros. Completei e drenei várias vezes seguidas e não teve jeito, sempre só 4,5 litros, quando o manual indica 7,9 litros. Então eu penso que os outros 3,4 litros poderiam estar "agarrados" no motor pelo fato de a termostática estar fechada durante a drenagem (fria), não deixando entrar ar pela parte superior do motor e com isso a água não desce. Será isso mesmo? Se não for isso, qual é o mistério da água que não aparece?
    Agradeço as possíveis dicas,
    Antonio Carlos

  • #2027
    Usuário
    Entrada
    13/06/2013
    Local
    Florianópolis/SC
    Posts
    11
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por alexandrodorner Ver Post
    ... o que voce acha de retirar o trocador de calor do oleo e estalar um radiador de oleo esterno de 550ml da SPATURBO ? levanto essa questao por causa da inercia termica do oleo , ele aquece e demora muito para desser a temperatura .
    Alexandrodormer,
    grato pela informação do alternador. O original não aguentou?

    Sobre o radiador de óleo, não sei lhe dizer... É sobre isso que eu queria saber também. Saber se realmente ajudaria pôr "mais" um radiador de óleo (já que existe o trocador). Ah se eu soubesse até onde a temperatura da água chega ali na saída da turbina...
    Por hora, fico só fazendo "conjecturas"... Imagino que uma maior refrigeração do óleo ajudaria a baixar a temperatura da água... Reduziria a inércia térmica do óleo... Mas, até que ponto isso seria bom? A queima correta do diesel depende de alta temperatura... (mas não excessiva, é claro)
    A princípio a idéia é instalar um radiador de óleo (caso necessário, dependeria de saber...) entre a saída do turbo e o trocador de óleo (eu não mexeria nele). Cogito instalar porque me lembro de ter lido (acho que nesse fórum) que alguém instalou um radiador numa L200 td.

    Já vi noutros fóruns gente dizendo que até instalou o radiador de óleo antes do turbo, e que esse durou mais tempo sem manutenção... Curioso... Tinha cá prá mim que isso prejudicaria a rápida lubrificação dos mancais da turbina na hora da partida (motor frio)...
    E, só prá apimentar a coisa, há a questão de trocadores que usam flange termostática, só liberando a circulação do óleo após atingir certa temperatura. Não sei se é o caso da sportage tdi, também gostaria de saber isso... O manual técnico não diz; não vou mexer, nem tirar o da minha.
    Além do mais, instalar um radiador de óleo (antes ou depois do turbo) pode implicar numa circulação de óleo um pouco menor, por causa da perda de carga; é mais tubulação se opondo à passagem do óleo.

    Em suma, o que posso dizer é que não tenho resposta... Faço minha a sua pergunta... Tenho tanta curiosidade quanto!

    []s
    bicho
    4X4 Brasil

  • #2028
    Usuário Avatar de Djalma colombo
    Entrada
    11/02/2011
    Local
    Colombo/PR
    Idade
    53
    Posts
    996
    Agradecimentos: 8
    Antonio não sou especialista em tdi, a minha é a gasolina, mas o principio é o mesmo, a água que sai pelo dreno do radiador é esta quantidades mesmo, seu raciocinio esta certo, com a termostatica fechada a água que esta dentro do motor não sai, pra sair vc tem que soltar outra mangueiras e funcionar o motor para retirar toda a água, é um serviço cauteloso mas não é dificil, se a água que saiu do radiador estiver clara, não é preciso fazer esta operação, somente a troca da que esta no radiador. Me corrijam os camaradas mais experientes se eu estiver errado!
    Jabiraca 97, mrdi atualmente sem lift!

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Alterar definições de privacidade