x
Convex Datacenter
    Usuário Avatar de EDuarte
    Entrada
    08/03/2004
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Agradecimentos: 14

Citação Postado originalmente por Robert Marley Ver Post
    Mais uma vez agradeço a sua presteza no forum, vou verificar para ver se é de metal ou de plástico, se for de plástico e tiver trincada tem jeito de recuperar?
    É só trocar...

[]s
    (DU)
    Sportage TDI 2001 Curta
    Ex Rocsta 94 "Maçarico"

Ex Sportage 99 Curta "Recruta"

Usuário Avatar de Luiz Gaucho
    Entrada
    03/11/2012
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Agradecimentos: 0
    Boa tarde amigos,

Quando eu dei a geral na minha viatura, visto que troquei tudo, inclusive o radiador, mandei destravar a ventoinha, que estava direta. Porém, agora reparo que, quando ela aciona, o giro sobe consideravelmente. Passa de 850-900 (lenta) para uns 1.400-1.500. É assim mesmo, ou o gel viscoso pode não estar bom, o que geraria um esforço maior ao acoplar ?

Luiz
    GRAND SPORTAGE '99 GASOLINA

Entrada
    08/03/2004
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Luiz, a ventoinha não interfere na rotação do motor.

[]s
    (DU)
    Sportage TDI 2001 Curta
    Ex Rocsta 94 "Maçarico"

Usuário
    Entrada
    16/10/2012
    Local
    Curitiba/PR
    Olá amigos. Esses dias ao olhar a água no radiador, percebi que havia baixado um pouco, ficava sempre até a boca com água, ao verificar o expansor, notei que na tampa há uma borrachinha, deve ser para vedar a tampa, ela estava meio amassada, na última vez que verifiquei a água, devo ter amassado na hora que fui fechar a tampa. A pergunta é: Pode ter entrado ar no sistema devido a essa borracha estar amassada? Qual a maneira mais fácil de tirar o ar do sistema? Parece que está tudo Ok com a viatura.

Obrigado

Abçs
    Sportage 02/03 2.0 TDI 8V (Curta) - 225/75/r15

Usuário Avatar de Glaicon
    Entrada
    22/06/2009
    Local
    Florianópolis/SC
    Agradecimentos: 190
    Citação Postado originalmente por clairton castro Ver Post
    Olá amigos. Esses dias ao olhar a água no radiador, percebi que havia baixado um pouco, ficava sempre até a boca com água, ao verificar o expansor, notei que na tampa há uma borrachinha, deve ser para vedar a tampa, ela estava meio amassada, na última vez que verifiquei a água, devo ter amassado na hora que fui fechar a tampa. A pergunta é: Pode ter entrado ar no sistema devido a essa borracha estar amassada? Qual a maneira mais fácil de tirar o ar do sistema? Parece que está tudo Ok com a viatura.

Obrigado

Abçs
    A tampa do vaso expansor não segura pressão alguma.
    Num sistema perfeito o aumento da pressão do motor jogará um pouco de água do radiador para o vaso expansor e, ao esfriar, o sistema retornará essa água.
    Para isto acontecer bastará a mangueirinha entre o radiador e o vaso expansor não estar furada, bem como ter a mangueira interna do vaso expansor bem fixada na tampa.
    A ponta dessa mangueira sugará água pelo fundo do vaso; portanto, não há como puxar ar.
    Se estás perdendo água do radiador, faça outras verificações dessa fuga.

Usuário
    Entrada
    24/05/2014
    Local
    CURITIBA/PR
    Olá colega estou entrando agora no forum tambem tenho uma gran sportage 99 tb tive que prender a ventuinha no eixo do motor para o aquecimento agora ficou boa, sobre entrada de ar no capo estou pensando em cortar o capo e baixar a lata e fazer acamento lateral.

Usuário
    Entrada
    16/10/2012
    Local
    Curitiba/PR
    Citação Postado originalmente por Glaicon Ver Post
    A tampa do vaso expansor não segura pressão alguma.
    Num sistema perfeito o aumento da pressão do motor jogará um pouco de água do radiador para o vaso expansor e, ao esfriar, o sistema retornará essa água.
    Para isto acontecer bastará a mangueirinha entre o radiador e o vaso expansor não estar furada, bem como ter a mangueira interna do vaso expansor bem fixada na tampa.
    A ponta dessa mangueira sugará água pelo fundo do vaso; portanto, não há como puxar ar.
    Se estás perdendo água do radiador, faça outras verificações dessa fuga.
    Pelo que vi a mangueira está ok. Me parece que a aguá do expansor não volta tudo o que deveria voltar de água para o radiador, verifico o nível de água no expansor e está acima do limite e no radiador faltando um pouco. Quando quente e abro a tampa do radiador, solta a pressão e vasa água. Para voltar a água do expansor pro radiador, ela tem que estar totalmente fria? O que será que pode ser? Nunca tinha acontecido antes. Fiquei intrigado com isso, o expansor com água acima do limite e o radiador faltando a água que pode ser o excesso que está no expansor.

Usuário Avatar de Glaicon
    Entrada
    22/06/2009
    Local
    Florianópolis/SC
    Agradecimentos: 190
    Citação Postado originalmente por clairton castro Ver Post
    Pelo que vi a mangueira está ok. Me parece que a aguá do expansor não volta tudo o que deveria voltar de água para o radiador, verifico o nível de água no expansor e está acima do limite e no radiador faltando um pouco. Quando quente e abro a tampa do radiador, solta a pressão e vasa água. Para voltar a água do expansor pro radiador, ela tem que estar totalmente fria? O que será que pode ser? Nunca tinha acontecido antes. Fiquei intrigado com isso, o expansor com água acima do limite e o radiador faltando a água que pode ser o excesso que está no expansor.
    A resposta está neste tópico:
    Pressão do motor indo para as galerias de água, junta do cabeçote queimada, o próprio cabeçote trincado, tampa do radiador danificada. Isso para resumir.
    Tenha uma oficina de confiança em mãos para fazer todas essas inspeções.
    E prepare o bolso!

Entrada
    08/03/2004
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Verifique se a tampa do radiador não esta com a valvula de retorno danificada, na duvida troque, custa baratin...

[]s
    (DU)
    Sportage TDI 2001 Curta
    Ex Rocsta 94 "Maçarico"

Usuário
    Entrada
    16/10/2012
    Local
    Curitiba/PR
    Citação Postado originalmente por EDuarte Ver Post
    Verifique se a tampa do radiador não esta com a valvula de retorno danificada, na duvida troque, custa baratin...

[]s
    (DU)
    A borracha que veda a tampa não está centralizada, será que pode ser a tampa? Ela não faz borbulhas na boca do radiador.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Sportage fervendo-20140525_130809.jpg   Sportage fervendo-20140525_130728.jpg  
    4X4 Brasil

Entrada
    08/03/2004
    Local
    São Bernardo do Campo/SP
    Veja se a valvula de retorno não esta travada e meça a altura do gargalo do radiador, tem que ter 16mm.

[]s
    (DU)
    Sportage TDI 2001 Curta
    Ex Rocsta 94 "Maçarico"

Usuário
    Entrada
    22/05/2014
    Local
    Altamira/PA

radiador da hilux na sportage

Citação Postado originalmente por EDuarte Ver Post
    Veja se a valvula de retorno não esta travada e meça a altura do gargalo do radiador, tem que ter 16mm.

[]s
    (DU)
    É um prazer fazer parte da turma, todos os dias eu aprendo mais sobre sportage.
    Me corrijam se eu estiver falando besteira, no caso da troca do radiador ou melhoria do sistema de arrefecimento da spt, será que seria possivel instalar o radiador+reservatorio+acoplamento viscoso da hilux, pois um amigo meu viaja muito na hilux ano 2006 dele sempre em uma velocidade media de 130 a 150 por hora chegando a percorrer 1000km por dia, as vezes eu acho que o carro dele é indestrutivel, pois o mesmo tá com 350mil km eo motor nao baixa nem oleo nem agua ele so mantem a manutenção em dia.
    Alguem já tinha penssado ou tentado fazer tao façanha?

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem