Mudando de pau pra cacete, alguem já pensou em instalar um medidor de nível d'água no radiador? Existe isso pronto?
Lembrando que o que me ferrou foi uma mangueira furada e eu rodei com o carro seco...
Versão Imprimível
Mudando de pau pra cacete, alguem já pensou em instalar um medidor de nível d'água no radiador? Existe isso pronto?
Lembrando que o que me ferrou foi uma mangueira furada e eu rodei com o carro seco...
Carma lá, não vamos confundir as cousas...
O sistema da Sportage é pressurizado, sim. Ele não é SELADO.
É possível colocar um medidor dentro do radiador da Sportage, só não sei qual "hardware" user e como fazer a adaptação.
Tem razão dcgomes, é pressurizado e não selado desculpe, troquei as bolas, sem stress aí.
Acredito que não tem espaço dentro do radiador pra tal adaptação, não tem onde colocar uma boia, um sistema "SELADO" seria mais facil e barato.
[]s
(DU)
Entendo, Eduardo... você tava pensando num sistema de boia... realmente, esse aí não dá.
Eu tava pensando em outra coisa, um sensor digital mesmo ou monitorar nível via pressão.
Tava no Google olhando os sistemas disponíveis nos EUA e tem tipo uma sonda "probe" que os caras colocam na tampa do radiador. Ví até tampas substitutas das originais que tem a probe integrada, a ponta dela vai dentro do radiador e em cima sai uns fios.
Sem engenharia industrial, não dá pra alterar a tampa porque aquilo alí é uma peça de precisão que aguenta umas boas pressões, mesmo no sistema não selado da Sportage. Bom, o que dá pra fazer no Brasil?
O lance seria furar a carcaça do radiador em um determinado nível e botar um sensor digital de nível d'água e um manômetro. Eu andei conversando com meu meca hoje, ele falou que é possível fazer, ele vai conversar com um eletricista.
Por que o manometro seria vantajoso?
Veja bem, um dos GRANDES motivos de superaquecimento de radiadores com expansor é a PORCARIA da tampinha do radiador que não segura a pressão dentro do radiador, faz com que a água seja expelida para o expansor a pressões menores e fervendo.
Oras, a água ferve justamente porque a pressão está menor. A pressão está menor porque a tampinha está porcaria.
Logo, se monitorarmos a pressão interna do radiador já é mais de meio caminho andado pro motor não ferver. Se a pressão baixar demais, pode parar que deu merda. Ou a válvula travou fechada e não tá circulando água pra dentro do motor, ou seu sistema furou uma mangueira ou sua tampinha foi pro saco e tá cuspindo água fervendo no expansor.
Se subir demais, pode parar antes que o radiador exploda e leve junto um monte de coisa.
Logo, um MANOMETRO no radiador seria uma maneira muito segura de, já de cara, monitorar o funcionamento de várias pecinhas do sistema de arrefecimento:
Tampinha do radiador
Mangueiras e demais tubulações
Válvula termostática
O que vocês acham?
Daria até pra dispensar o uso do guster, pois "teoricamente" esse sistema seria mais preciso e confiavel. Se conseguir calibrar com a pressão exata de trabalho do sistema com a tolerancia de temperatura pra mais e pra menos de acordo com o regime de trabalho no momento em sí (transito, estrada, trilha, A/C), acredito ser uma boa idéia, pois como vc disse qualquer alteração na pressão indicaria deficiencia no arrefecimento.
Tipo assim, "encosta que vai dar caca".
Poderia usar o proprio furo do sensor de temperatura original.
Legal, gostei dcgomes.
[]s
(DU)
Acho a ideia de medir pressao boa, e tem guster pra isso. O sensor é do tipo de medir pressao de oleo.
Existem tampas de radiador (do vectra antigo e outros modelos) que possuem um sensor de nivel na tampa...mas sao moscas brancas e o pessoal de land é doido pra achar isso.
Agora, tem de ver até onde tudo isso resolve...como ja disse, ja rodei com pouco água, radiador entupido, trilha e tal, e qdo o ponteiro indicava aquecikento, realmente tava quente...fora isso, tudo certo. O guster fica lá apitando e nao se sabe se ta ou nao quente...
Eduarte, tenho a nota aqui e nao vai precisar, pois eles rastreiam o numero de serie do aparelho e sabem se está ou nao na garantia.
dc gomes parece exagero, mas olha isso bhttp://www.siemens.com.br/templates/produto.aspx?channel=7580&channel_ter_nivel=3454&c hannel_quar_nivel=0&produto=17837h - Dá uma olhada, passeia pelo site e vai encontrar de tudo que precisa em termos de indicadores, sensores, sondas e aí coloca um transfomador de corrente 110V para 12V e NUMCA mais vai ter problema. Acho um exagero, mas já ví muita gente procurando por produtos de qualidade e ninguem se lembra da Siemens. Tem tudo.
E as peças são pequenas, olha os catálogos.
Até.
Essa foi uma das melhores idéias que alguém já expressou sobre esse assunto. Tenho um sensor de nível de água e também um sensor de temperatura digital colocados em meu carro, os quais são eficientes mas não foram capazes de evitar a queima da junta com o consequente empeno de um cabeçote novo. Tenho plena convicção que se eu tivesse um manômetro instalado no radiador e soubesse qual era a pressão normal do mesmo eu não estaria substituindo a junta do cabeçote pela 4ª vez. Parabéns pela idéia companheiro.
concordo, um manometro seria bem eficiente no controle do funcionamento correto do radiador. Se bobear, mais eficiente que o guster de temperatura.